14º Encontro de Boas Práticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "14º Encontro de Boas Práticas"

Transcrição

1 14º Encontro de Boas Práticas

2 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO Experiência: Serviço de Informação Metropolitano LEOMAR AVELINO RODRIGUES Diretor Geral do Consórcio Rmtc

3 Há três itens que eu quero falar para vocês nesta tarde! 3

4 1 Novo cenário / novas necessidades

5 Novo Cenário

6 A atenção do cliente está fragmentada

7 O Cenário da informação MUDOU canais canais canais Jornal Jornal Televisão Revista Rádio Jornal Televisão Revista Rádio Revista Televisão Rádio CD Player Tv a cabo ipod Blogs Vídeos Online Internet Móvel Vídeo Games Games para PC Eight Track Eight Track Computador (PC) ORP Games Fita Cassete Walkman VCR Tv a cabo Computador (PC) Fonte: Piper Video Jaffray Games & Co. (Console) Games para PC Tv por satélite Internet Celular DVD Players MP3 Players Tivo/DVR Slingbox Mobile Games Text Messaging (SMS) Video Mobile Download Movies Podcasts Instant Messaging Social Networks Diversos Canais

8 Não aceitável / Saturação da informação

9 2 SiM Serviço de Informação Metropolitano

10 A Origem do SIM

11 1. A informação ao redor do mundo é tratada de forma absolutamente importante 2. Os aparatos e conteúdo têm sempre um aspecto atrativo 3. A aplicação de tratamento padronizado traduz uma imagem mais confiável 4. O usuário do serviço deseja ter informações em meios estático e dinâmico 5. É fundamental uma rede de disponibilidade e entrega da informação Informações ao redor do Mundo

12 BATISMOS / CADASTROS

13 LINHA - Número Função: Indexar cada serviço especial oferecido. Conteúdo: Diretrizes: Composição alfanumérica que será associada ao serviço. Utilizar nomenclatura alfanumérica composta por até três dígitos. Compor o número sempre após uma letra: A11, H33, X77. As letras podem dar uma pista do serviço. Ex.: linhas saindo do aeroporto podem iniciar com A.

14 LINHA - Nome Função: Dar nome ao serviço oferecido. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, origem, ponto intermediário (testar em laboratório) e destino. Despertar imediato entendimento do roteiro. Evitar abreviações. Preterir a palavra via. Preterir algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis. Exibir de maneira alternada a origem, o ponto intermediário e o destino quando for nos displays eletrônicos frontais e laterais do ônibus. Ex.: 14 Atheneu 14 Redenção 14 Centro

15 LINHA - Traçado Geográfico Função: Apresentar o roteiro do serviço em sobreposição ao mapa georeferenciado da RMG. Conteúdo: Diretrizes: Número e nome da linha. Ponto de origem. Ponto de destino. Traçado do trajeto do serviço com a indicação de todas as paradas. Utilizar espessuras distintas dos traços de acordo com o carregamento das linhas. Utilizar mapa digital de georeferenciamento de boa qualidade. Gerar impressões em escala de 300 m / 1 cm. Utilizar apenas o desenho das quadras e vias de percurso.

16 LINHA - Itinerário Função: Listar o roteiro do serviço, relacionando os nomes das paradas existentes em todo o trajeto. Conteúdo: Número e nome de linha. Ponto de origem. Paradas ao longo do trajeto. Ponto de destino. Indicação de pontos de conexão com outras linhas e serviços. Diretrizes: Evitar abreviações. Destacar pontos de conexão. Elencar as paradas consideradas principais para unificação de itinerários resumidos. Preparar informação do tempo de percurso de cada trecho, para aplicações futuras.

17 PARADA - Nome Função: Nomear cada parada relacionando-as a referências de notório reconhecimento nas imediações. Conteúdo: Diretrizes: Nome de referência perene, facilmente identificado. Ex.: Catedral Metropolitana, Praça Cívica etc. Poderá ser adotada mais de uma referência pela qual a parada será chamada: Ex.: Praça Cívica 85, Praça Cívica 83, Avenida 85 Bougainville, Avenida 85 Ratinho Evitar abreviações. Preterir os algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis.

18 PARADA - Número Funções: Indexar cada ponto de embarque através de números com nomenclatura compatível com o CCO. Referenciar as consultas por vias telefônicas e celulares. Conteúdo: Diretrizes: Número da parada apresentado no cadastro geral dos serviços. Para números com menos de 4 algarismos, eliminar a máscara de zeros. Ex.: 2222, 0777, 0033, 0001 figuram como 2222, 777, 33 e 1.

19 PARADA - Georeferenciamento Função: Indexar cada parada a partir de suas coordenadas globais, para uso em consultas em tempo real sobre horários das rotas. Conteúdo: Diretrizes: Coordenada do Sistema de Posicionamento Global. Para os abrigos, medir o GPS a partir do centro. Para os postes, medir o GPS a partir do espaço entre o poste e o meio-fio.

20 CADASTRO - PV Sitpass Função: Manter atualizado o cadastro dos Pontos de Venda de bilhetagem. Conteúdo: Diretrizes: Número do Ponto de Venda. Nome do estabelecimento. Endereço do estabelecimento. GPS do estabelecimento. Horário de funcionamento. Numerar o ponto de venda de forma que se identifique o tipo de estabelecimento.

21 CADASTRO - Frota Função: Indexar os veículos da Rede, identificando a operadora responsável pelo carro. Conteúdo: Diretrizes: Número do veículo e nome da operadora. Número do telefone da empresa operadora. dos responsáveis por cada reclamação/sugestão em todas as operadoras. A Central de Atendimento SiM deverá encaminhar prontamente as reclamações/sugestões.

22 CADASTRO - Mensagens Institucionais Função: Padronizar as mensagens institucionais veiculadas em todos os canais de informação do sistema. Conteúdo: Diretrizes: Mensagens que facilitem a utilização dos serviços da Rede. Ex.: Compre o sitpass antes do embarque. Assento preferencial. Gentileza é cidadania. Estruturar frases objetivas, curtas. Evitar abreviações.

23 CADASTRO - Aparatos Função: Conteúdo: Diretrizes: Identificar a localização de todo aparato de informação do sistema. Locais de sinalização apontadora. Locais de sinalização nos terminais. Locais de sinalização nos abrigos e postes de parada. Locais de sinalização embarcada. Monitorar a vigência do conteúdo e o estado de conservação de cada elemento de sinalização.

24 INFORMAÇÕES PRÉ EMBARQUE

25 PRÉ EMBARQUE - Tótens Função: Identificar à distância um canal de informação. Conteúdo: Logo do SiM ou ícone de informação i..

26 PRÉ EMBARQUE - PV Sitpass Funções: Conteúdo: Diretrizes: Prover Identificação do ponto de venda à distância e abrigar informação descritiva da Rede. Logo do SiM. Logo do Sitpass. Mapas locais. Tabelas de Horários. Oferecer treinamento sobre fornecimento de informação para os funcionários do ponto de venda. Estabelecer um plano de manutenção periódica de fornecimento dos produtos de informação.

27 PRÉ EMBARQUE - Totem Funções: Prover Identificação do ponto de embarque à distância e abrigar informação descritiva da rede. Conteúdo: Diretrizes: Pictograma padrão de ônibus. Número das linhas que atendam a parada. Nome e número da parada. Tabelas de horários das linhas. Aviso para comprar antecipadamente o bilhete. Definir modelos de diferentes complexidades para cada demanda distinta. Assegurar o fácil acesso ao aparato.

28 PRÉ EMBARQUE - Abrigos Funções: Conteúdo: Prover Identificação do ponto de embarque à distância e abrigar informação descritiva da rede. Metropolitano: nome da parada, número da parada, ícone de acessibilidade, ícone de ônibus. Logomarca do SiM, ícone de referência urbana, mapa da rede, telefones úteis, adesivo você está aqui. Mensagens institucionais permanentes. Coordenadas geográficas da parada. Interno: Teto da cobertura: nome da parada e logomarca do SiM. Parede da coluna: número de telefone SiM. Telhado da cobertura: nome da parada, posicionado paralelo à via. Local: Tabelas de horários. Mapa geográfico local. Telefones úteis. Número do

29 PRÉ EMBARQUE - Mapa Local Função: Agrupar sinopticamente linhas de uma determinada região que atendam uma parada específica. Conteúdo: Diretrizes: Conjunto de linhas que se relacionam. Conexões com outros serviços. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Recomendado para uso nos postes das paradas onde haja sobreposições de linhas.

30 PRÉ EMBARQUE - Mapa Regional Função: Agrupar esquematicamente linhas de uma determinada região. Conteúdo: Diretrizes: Normas: Conjunto de linhas que se relacionam. Conexões com outros serviços. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Recomendado para uso em abrigos, centros de informação e pontos de venda sitpass. Seguir o SiMData e o Projeto de Design da Informação.

31 PRÉ EMBARQUE - Mapa da Rede Funções: Conteúdo: Demonstrar sinopticamente os principais serviços oferecidos pela rede. Representar zonas tarifárias e pontos de conexões. Principais linhas da rede. Conexões. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Legendas, símbolos e logradouros. Referências geográficas relevantes: rios, parques, divisas de municípios etc.

32 PRÉ EMBARQUE - Tabelas Função: Informar os horários de operação de cada serviço. Conteúdo : Diretrizes: Horários de início e término do serviço. Indicação de acessibilidade. Frequência de serviço por faixa de horário. Oferta do serviço por dia da semana. Oferta do serviço nos fins de semana. Usar sempre fundo branco, letras em preto. Proteger as tabelas com equipamento à prova d água e livre de reflexos. Escolher uma disposição que seja legível para portadores de necessidades especiais.

33 PRÉ EMBARQUE - Display nos Abrigos Função: Prover informação sobre a operação em paradas de maior fluxo de passageiros e com maior sobreposição de linhas. Conteúdo: Número e nome de linha. Tempo estimado para o espera do serviço. Número da plataforma de embarque.

34 PRÉ EMBARQUE - Paginação da Frota Função: Conteúdo: Diretrizes: Servir como filtro identificador dos veículos que servem a rede. Paginação que identifique claramente o pertencimento do carro à RMTC. Identificar através de um detalhe ou cor, os veículos que operam o serviço expresso.

35 PRÉ EMBARQUE - Display Frontal Função: Identificar o serviço oferecido pelo carro em aproximação. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, origem, ponto intermediário e destino. O Display deverá despertar imediato entendimento do roteiro. Evitar abreviações. Preterir a palavra via. Preterir algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis. Posicionar o número de linha à esquerda, nome de linha à direita. Exibir de maneira alternada a origem, o ponto intermediário e o destino. Ex.: 14 Atheneu 14 Redenção 14 Centro

36 PRÉ EMBARQUE - Display Lateral Função: Prover informação de confirmação antes do embarque. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, nome de linha (que por sí é um itinerário resumido). O número de linha poderá ser fixado, enquanto se alterna origem, parada intermediária, destino.

37 INFORMAÇÕES PÓS EMBARQUE

38 ÔNIBUS - Uniforme do Motorista Função: Identificar o motorista como provedor de informação e como autoridade de comando. Conteúdo: Diretrizes: O uniforme deverá abrigar a logo da Rede e futuramente identificará patentes de graduação. Para trajar o uniforme, o motorista deverá ter passado pelo programa de treinamento. As patentes indicarão o nível de compreensão da rede e habilidades para relacionamento. O motorista deverá portar e/ou ter acesso a material impresso que ajude na compreensão das instruções requisitadas.

39 ÔNIBUS - Validador Função: Orientar passageiros novatos ao sistema para o correto uso do validador. Conteúdo: Mensagens textuais orientativas. Logo Sitpass, logo SiM, logo RMTC. Ícones e ilustrações que representem o procedimento de validação

40 ÔNIBUS - Ícones Institucionais Função: Padronizar os ícones institucionais veiculados em todos os canais de informação. Conteúdo: Diretrizes: Ícones que facilitem o uso do sistema. Ex.: Elevadores, acessibilidade, câmera de vigilância. Acompanhar o conceito do serviço, primando sempre pela simplicidade.

41 ÔNIBUS - Informação Auditiva Funções: Conteúdo: Diretrizes: Prover informação interna de confirmação, avisos institucionais e prover aos motoristas uma ferramenta de autoridade. Dar informação voltada para a área externa, comunicando o número e nome do serviço quando o veículo chegar na parada. Para fora: número e destino do serviço. Interno: parada atual, conexões, próxima parada, ponto de destino do serviço e avisos do motorista. Definir um padrão de voz com especificações fonoaudiológicas e com sotaque regional. Voz masculina para comandos e voz feminina para informação. Oferecer treinamento de produção vocal aos motoristas para o complemento de informações. O motorista poderá dar instruções ou repreensões a passageiros de forma elegante e indireta, minimizando desgastes. As mensagens serão acionadas através de botões.

42 ÔNIBUS - TV Multimídia Funções: Prover informação de confirmação e entretenimento aos passageiros embarcados. Potencializar os vínculos entre a RMTC e o passageiro. Conteúdo: Informativo: Hora certa. Parada atual, próxima parada, Itinerário da linha, conexões. Entretenimento: Multimídia com linguagem internet, programação com atualização dinâmica.

43 ÔNIBUS - Display Matricial Função: Prover informação de confirmação a bordo. Conteúdo: Diretrizes: Parada atual. Próxima parada. Conexões. Destino do serviço. Considerar esta opção como alternativa ao uso dos monitores de LCD. Nesse caso, os monitores de LCD poderiam ficar apenas com a função de entretenimento.

44 INFORMAÇÕES PÓS DESEMBARQUE

45 DESEMBARQUE - Número do Carro Função: Conteúdo: Diretrizes: Informar o número do veículo para fins de sugestões/reclamações. Número de identificação do carro. Aplicar o número em todas as faces externas e em locais visíveis na parte interna.

46 DESEMBARQUE - Ícones Urbanos Funções: Ilustrar elementos urbanos de notório conhecimento para a identificação de forma rápida e instantânea das informações complementares. Potencializar o reconhecimento cognitivo da Rede. Associar referências da cidade ao sistema de informação do transporte coletivo. Conteúdo: Ilustrações gráficas que remetam ao local a ser identificado: igrejas, monumentos, prédios históricos, parques etc

47 DESEMBARQUE - Mapas dos Arredores Funções: Proporcionar informação local. Complementar informação para a conclusão do trajeto a pé. Prover informação local sobre ruas, quadras, logradouros, parques e locais de utilidade pública. Conteúdo: Diretrizes: Localização do observador em relação ao mapa, do tipo Você está aqui. Norte verdadeiro. Relação das principais ruas e quadras locais.iconografia das referências urbanas aplicada sobre os locais onde se situam no mapa. Considerar a escala de 30m / 1 cm. Adotar desenho minimalista das ruas e quadras.

48 DESEMBARQUE - Nome dos Terminais Função: Dar confirmação de desembarque dentro de um terminal. Conteúdo: Nome do Terminal de Conexão.

49 TERMINAIS - Nicho de Informação Função: Prover informação local, institucional, de utilidade pública e informação sobre a rede. Conteúdo: Logo do SiM, ícone de referência urbana, mapa da Rede, telefones úteis, você está aqui. Mensagens institucionais permanentes. Coordenadas geográficas do painel. Número do 0800, horários das linhas, mapa de quadras, telefones úteis. Relógio. Diretrizes: Utilizar esse aparato tanto em locais de embarque quanto em locais de grande fluxo na cidade.

50 TERMINAIS - Orientação de Fluxo Função: Conteúdo: Orientar o fluxo dentro dos terminais através de sinalização visual, auditiva e assistida. Faixas de solo (conexões e saída). Sinalização indicadora de direção (plataformas, informação). Sinalização localizadora (sanitários, venda de sitpass).

51 TERMINAIS Sonorização Funções: Prover orientação de fluxo e ampliar o alcance da informação para portadores de necessidades especiais. Conteúdo: Diretrizes: Sinal sonoro padronizado para o sistema. Horários de chegada. Horários de partida. Informações institucionais. Padronizar a voz do sistema, primando por um tom tranquilo, de ritmo compassado, de fácil compreensão. Criar nichos auditivos de acordo com cada informação a ser ofertada.

52 TERMINAIS - Sinalização de Embarque Função: Orientar o fluxo para o embarque dentro dos terminais. Conteúdo: Diretrizes: Faixas de solo. Digital Signage. Considerar um itinerário simplificado para informação nas baias de embarque. Ex.: Parada atual e três paradas de referência adicionais ao nome da linha.

53 TERMINAIS - TV Multimídia Funções: Prover informação e entretenimento aos passageiros que aguardam embarque nas estações. Potencializar os vínculos entre a RMTC e o passageiro. Conteúdo Informativo: Hora certa. Informações sobre a operação da RMTC. Entretenimento: Multimídia com linguagem internet, programação com atualização dinâmica.

54 TERMINAIS - icenter Funções: Conteúdo: Sinalizar que alí se encontra uma fonte interativa de informação e distribuir conteúdo. Terminal com acesso pago à internet. A Homepage será:

55 AÇÕES E RESULTADOS

56 Gestão da Marca RMTC Gestão do Relacionamento Comunicação Serviço de Informação Metropolitano SIM O processo GIS GESTÃO DA IMAGEM DO SERVIÇO

57 SIM Serviço de Informação Metropolitano Rede de Informações

58 Informações estáticas e dinâmicas

59 Número Total de Atendimentos - Call Center set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Atendimentos Call Center 0800 Rmtc

60 Acessos ao SMS Acessos SMS Rmtc set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12

61 Acessos ao site RMTC set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Site Rmtc set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Acessos

62 Satisfação dos clientes superior a 90% em relação às informações disponibilizadas. Satisfação dos Clientes

63 3 Novo Produto

64

65 Conceito O PontoaPonto é um índice de medição da velocidade do trânsito e transporte público nas vias arteriais da Região Metropolitana de Goiânia. Trata-se de informação em tempo real da velocidade do trânsito e da fluidez do transporte coletivo nas vias arteriais.

66 Objetivo Geral Contribuir com a melhoria da Mobilidade Urbana, oferecendo índice de mensuração de modo a identificar os gargalos da fluidez do trânsito e transporte público na Região Metropolitana de Goiânia.

67 Público Alvo Formuladores de Políticas Públicas Formadores de opinião Prestadores de Serviços Usuários das vias públicas Clientes do transporte coletivo

68 Índices de Fluidez do Trânsito ORDEM ÍNDICE DOS ÔNIBUS E CARROS PERIODICIDADE FONTE RESPONSÁVEL 1 Velocidade Geral dos Corredores Velocidade e Tempo Médio por Corredor Velocidade e Tempo Médio por Via Arterial Índice comparativo sobre a velocidade média em área de intervenção. NOTA: os índices trazem interpretação clara da situal real do trânsito nas vias arteriais. UMA DAS UTILIDADES DESTES ÍNDICES: Servir de referência para enfrentamento dos problemas relacionados ao trânsito e transporte coletivo. Em Tempo Real Mensal Sazonal / De acordo com intervenções GPS- Central de Controle Operacional Consórcio Rmtc

69 1ª ETAPA: Setembro de Corredores de ônibus 75 km de vias arteriais Abrangência 2ª ETAPA: Dezembro de Corredores de ônibus + 85 km de vias arteriais 3ª ETAPA: Março de Corredores de ônibus + 90 km de vias arteriais NOTA: O PontoaPonto pode ser expandido para qualquer via que tenha transporte público

70 Abrangência Além de índice... O PontoaPonto também é um serviço de notícias do trânsito e transportes coletivos da Região Metropolitana de Goiânia.

71 Como ter acesso? É gratuito...

72

73

74

75 % crescimento em 14 dias: 45% Twitter Rmtc

76

77 Empresa Principais Resutados

Sistema de localização e bloqueio veicular por célula de comunicação Objetivo Principal

Sistema de localização e bloqueio veicular por célula de comunicação Objetivo Principal de comunicação Objetivo Principal Prover uma solução de baixo custo para Identificação, localização, bloqueio e recuperação de veículos roubados ou procurados, através de micro circuitos embarcados de

Leia mais

RMTC. Rede Metropolitana de Transporte Coletivo

RMTC. Rede Metropolitana de Transporte Coletivo RMTC Rede Metropolitana de Transporte Coletivo RMTC Região Metropolitana de Goiânia PLANO DE NEGÓCIOS Sta Bárbara de Goiás Caturaí Inhumas Trindade Brazabantes Goianira Nova Veneza Sto Antônio de Goiás

Leia mais

Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade

Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade Otávio Vieira da Cunha Filho, Presidente Executivo da NTU Fórum Mobilidade Volvo, Curitiba PR 20 de maio de 2015 Estrutura 1. Visão;

Leia mais

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso. Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso. Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Redes Sociais: Oportunidades e Desafios Abel Reis Presidente e COO no Brasil, AUDIÊNCIA DIGITAL já é equivalente

Leia mais

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA BRASIL ARGENTINA +55 19 3515.1100 www.transdatasmart.com.br SEDE CAMPINAS-SP RUA ANA CUSTÓDIO DA SILVA, 120 JD. NOVA MERCEDES CEP: 13052.502 FILIAIS BRASÍLIA RECIFE CURITIBA comercial@transdatasmart.com.br

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO

LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO SIM da RMBS Sistema Integrado Metropolitano SISTEMA VLT AUDIÊNCIA PÚBLICA AQUISIÇÃO DE SISTEMAS Dezembro/2011 LOCALIZAÇÃO DO TRAÇADO 2 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO VLT Legenda: Traçado VLT: Trecho

Leia mais

Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira?

Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira? Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira? Este aplicativo está disponível apenas para aparelhos que possuem sistema operacional Android e pode ser baixado e instalado em seu smartphone pelo GooglePlay

Leia mais

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 01 - ACESSO PELA INTERNET... 3 02 - VISUALIZAÇÃO... 4 03 - FERRAMENTAS... 5 04 - ATALHOS... 7 05 - VISUALIZAÇÃO COMPACTA... 8 06 - RELATÓRIOS DE PERCURSO...10 07 - RELATÓRIO DE VELOCIDADE...15

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSPORTE. Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos. Serviço em Rede. Operação Controlada Regularidade Confiabilidade

POLÍTICA DE TRANSPORTE. Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos. Serviço em Rede. Operação Controlada Regularidade Confiabilidade POLÍTICA DE TRANSPORTE QUALIFICAR O Serviço de Transporte por Ônibus Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos Serviço em Rede Flexibilidade de Trajetos Racionalidade de Caminhos Operação Controlada Regularidade

Leia mais

Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo.

Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo. Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo. Autores: Celso Bersi; Economista - Diretor de Transporte Urbano 1) Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba - URBES Rua Pedro de

Leia mais

Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho

Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho 1ª OPERACIONAL/2015 Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho 3º Seminário de Autoridades Aeroportuárias Boas Práticas de Gestão nos Aeroportos AGOSTO/2015 EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DE AERONAVES

Leia mais

Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ. Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana

Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ. Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana Setembro de 2014 Ambiente Institucional Entidades Nacionais Empresariais Empresas Associadas

Leia mais

Demanda por um sistema integrado de mobilidade urbana, acessível por órgãos gestores, operadoras de transporte e população!

Demanda por um sistema integrado de mobilidade urbana, acessível por órgãos gestores, operadoras de transporte e população! Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico - Turma 17 Sistema de Informação de Usuários Michel Costa da Silva (*) No Brasil, o crescimento demográfico das grandes capitais, o apoio governamental

Leia mais

LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal

LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal Aspectos Gerais do Serviço Atual Transporte Coletivo Convencional: 06 Empresas 80 linhas 622 veículos operacionais 4.461 viagens DU 4.029.918 Km operacional Transporte

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA Anexo II.9 Especificações do Sistema de Monitoramento da Frota PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 2 2 ESPECIFICAÇÃO BÁSICA... 2 2.1 Aquisição de Dados Monitorados do Veículo...

Leia mais

MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES

MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES IMEDIATAS E EFICAZES JULHO 2015 SÃO PAULO UMA CIDADE A CAMINHO DO CAOS URBANO Fonte: Pesquisa de mobilidade 2012 SÃO PAULO UMA CIDADE A CAMINHO DO CAOS

Leia mais

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Belo Horizonte. Setembro/2013

Code-P1. 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidade-sede: Belo Horizonte. Setembro/2013 CodeP1 5º Balanço de Ações para a Copa (1º Ciclo) Cidadesede: Belo Horizonte Setembro/2013 Belo Horizonte: Distribuição dos Investimentos por Tema e Fonte de s CodeP2 Referência Set/13, Distribuição dos

Leia mais

Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia

Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia CRONOLOGIA 1975 Estadualização Criação Transurb 1976 1980 1984 1989 1991 1995 1997 1998 1999 2000 Sistema Tronco-Alimentado Corredor Anhanguera

Leia mais

O MAIOR GRUPO DE VEÍCULOS OUT OF HOME DO BRASIL

O MAIOR GRUPO DE VEÍCULOS OUT OF HOME DO BRASIL O MAIOR GRUPO DE VEÍCULOS OUT OF HOME DO BRASIL Outernet é uma empresa líder em mídia out of home no Brasil, que engloba soluções de comunicação em transporte público nas principais cidades. Surgimos para

Leia mais

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS Características Design inovador Controle de acesso Permite criar usuários com senhas podendo-se definir no sistema quais as funcionalidades cada

Leia mais

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO

5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5. CLASSIFICAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO 5.1 Placas de identificação Posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias, ou locais de destino. 5.1.1 Placas de identificação

Leia mais

Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral.

Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral. Planejamento das Linhas de ônibus no Rio com a derrubada da perimetral. Aline Leite 1 ; Daniel Lopes 1 ; Eduardo Tavares da Silva 2 ; Eunice Horário Teixeira 2 ; Jorge Tiago Bastos 2 ; Luciana Brizon 2

Leia mais

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para aplicação nos veículos e nos sistemas de transportes. Hoje

Leia mais

Localização e Inteligência Móvel. Com a iguard todos os caminhos levam sua empresa onde ela precisa chegar.

Localização e Inteligência Móvel. Com a iguard todos os caminhos levam sua empresa onde ela precisa chegar. Localização e Inteligência Móvel Com a iguard todos os caminhos levam sua empresa onde ela precisa chegar. 1 2 Localização e Inteligência Móvel Todos os dias sua empresa enfrenta grandes desafios para

Leia mais

Powered By: IMPORTANTE:

Powered By: IMPORTANTE: Powered By: IMPORTANTE: Este manual contém informações seguras de operação. Por favor, leia e siga as instruções desse manual. Falhas podem resultar em ferimentos pessoais, morte, e/ou danos no Delphi

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO. Software para rastreamento

APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO. Software para rastreamento APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO Software para rastreamento TELA DE LOGIN Tela inicial do sistema onde os clientes u lizam para acessar a plataforma. Para acesso, insira Nome de Usuário e Senha e clique em Entrar.

Leia mais

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM SP

DIRETRIZES DA POLÍTICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM SP DIRETRIZES DA POLÍTICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM SP JUNHO 2013 DIMENSÃO DO DESAFIO EM TRANSPORTE COLETIVO PMSP Coletivo 10,1 milhões viagens 56% Individual 7,9 milhões viagens 44% DIMENSÃO DO DESAFIO EM

Leia mais

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo IV Sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus de Porto Alegre

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo IV Sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus de Porto Alegre Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Anexo IV Sistema de Avaliação da Qualidade do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus de Porto Alegre ANEXO IV SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO

Leia mais

Saiba como usar tantas facilidades.

Saiba como usar tantas facilidades. Saiba como usar tantas facilidades. O que é o Vivo Copiloto É um serviço que transforma seu Vivo em um navegador com GPS. O Vivo Copiloto calcula a rota, indica o caminho no mapa e ainda dá as instruções

Leia mais

Apresenta tempos previstos de chegadas dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque da cidade na tela de Smartphone.

Apresenta tempos previstos de chegadas dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque da cidade na tela de Smartphone. SIU MOBILE BH Aplicativo desenvolvido para smartphones Apresenta tempos previstos de chegadas dos ônibus nos pontos de embarque e desembarque da cidade. Apresenta tempos previstos de chegadas dos ônibus

Leia mais

População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros

População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros População 1,8 milhões Área 435 km 2 Extensão Norte-Sul 35 km Extensão Leste-Oeste 20 km 9 regionais 75 bairros 1.º lugar A cidade mais digital do Brasil Fundação CPqD e Momento Editorial 2.º Lugar em 2011

Leia mais

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL. Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL. Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência A Marcopolo lança o seu mais novo e moderno ônibus urbano,

Leia mais

TRBOnet Standard. Manual de Operação

TRBOnet Standard. Manual de Operação TRBOnet Standard Manual de Operação Versão 1.8 NEOCOM Ltd ÍNDICE 1. TELA DE RÁDIO 3 1.1 COMANDOS AVANÇADOS 4 1.2 BARRA DE FERRAMENTAS 5 2. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS 6 2.1 MAPLIB 6 2.2 GOOGLE EARTH 7 2.3

Leia mais

Novas funções ampliam o serviço

Novas funções ampliam o serviço Novas funções ampliam o serviço O OLHO VIVO está ainda melhor. Agora, além de informar o tempo de viagem e a velocidade média nos principais corredores e vias da cidade, você pode saber onde os ônibus

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

Maximize sua Participação com as Ferramentas de Merchandising

Maximize sua Participação com as Ferramentas de Merchandising Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Maximize sua Participação com as Ferramentas

Leia mais

Soluções em Tecnologia de Automação e Informação

Soluções em Tecnologia de Automação e Informação Soluções em Tecnologia de Automação e Informação INFOBUS GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE PÚBLICO CADASTRO DE DADOS Pontos de ônibus Linhas de ônibus Itinerários Quadros de horários Tarifas Tipos

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Você conectado ao mundo com liberdade APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL > ÍNDICE Sobre a TESA 3 Telefonia IP com a TESA 5 Portfólio de produtos/serviços 6 Outsourcing 6 Telefonia 7 Web

Leia mais

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO 6. ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO Este capítulo apresenta uma metodologia para a elaboração de projeto de sinalização de orientação de destino cujas placas são tratadas nos itens 5.2, 5.4,

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

NBR 14022 Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência em ônibus e trólebus, para atendimento urbano e intermunicipal

NBR 14022 Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência em ônibus e trólebus, para atendimento urbano e intermunicipal ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas DEZ 1997 NBR 14022 Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência em ônibus e trólebus, para atendimento urbano e intermunicipal Sede: Rio de

Leia mais

PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO

PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO PICTOGRAMAS DOS TIPOS DE MÍDIA EXTERIOR DO BRASIL UM TRABALHO Academia Monitores LCD com conteúdo e publicidade 02 Aéreo Adesivo de bandeja Cabeçote encosto de cabeça nas poltronas de avião Balão ar quente

Leia mais

MANUAL DO SITE VERMAPA

MANUAL DO SITE VERMAPA MANUAL DO SITE VERMAPA PORTAL DE ACESSO E MAPAS PARA VISUALIZAÇÃO O seu veiculo pode ser localizado pela Internet a partir de qualquer computador com conexão na Internet, com o sistema Java instalado para

Leia mais

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Mesa 1: Acessibilidade e qualidade do transporte coletivo e das calçadas de Belo Horizonte Em que medida o PlanMob-BH considerou e avançou

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Transportes

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Transportes Concorrência n.º 01/2011 - REABERTURA ANEXO II.7 Especificações das Funcionalidades Mínimas do Sistema Integrado de Mobilidade (Tecnologia) e do Sistema de Vigilância da Frota por Câmeras de Televisão

Leia mais

Maximize sua Participação na AUTOMEC PESADOS com as Ferramentas de Merchandising

Maximize sua Participação na AUTOMEC PESADOS com as Ferramentas de Merchandising Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Maximize sua Participação na AUTOMEC

Leia mais

Sistemas inteligentes de informação ao passageiro

Sistemas inteligentes de informação ao passageiro Sistemas inteligentes de informação ao passageiro SAU Sistemas de Apoio ao Usuário A tecnologia deve ser encarada como elemento crítico no sucesso de um negócio. O avanço nas áreas de telecomunicação e

Leia mais

Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma

Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma Excursão turística em ônibus panorâmico pela cidade de Roma Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X X X Quantidade mínima

Leia mais

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM

CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM CEABS Sistema de Monitoramento Manual de Utilização CSM SUMÁRIO Apresentação... - ACESSANDO O SISTEMA... 3 - FUNCIONALIDADES DAS ABAS DO SISTEMA... 6. - VISUALIZANDO ÚLTIMA POSIÇÃO DO OBJETO RASTREADO...

Leia mais

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA.

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA. EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA. 1. Sistema de Monitoramento da Frota O Sistema de Monitoramento da Frota será implantado pela concessionária para

Leia mais

- Somos uma empresa de desenvolvimento de software de criação de ambientes interativos.

- Somos uma empresa de desenvolvimento de software de criação de ambientes interativos. Quem Somos Quem Somos SBMD - Somos uma empresa de desenvolvimento de software de criação de ambientes interativos. - Atuamos na distribuição de conteúdo e ferramentas de comunicação através de telas de

Leia mais

FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS BENEFÍCIOS Antecipa sua comunicação com os visitantes da feira; direto em público altamente qualificado; Ativação de marca; Possibilita

Leia mais

PORTARIA DETRO/PRES. N O 889 DE 23 DE JULHO DE 2008* (*publicada em 12 de agosto de 2008)

PORTARIA DETRO/PRES. N O 889 DE 23 DE JULHO DE 2008* (*publicada em 12 de agosto de 2008) PORTARIA DETRO/PRES. N O 889 DE 23 DE JULHO DE 2008* (*publicada em 12 de agosto de 2008) DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO POR GPS DOS VEÍCULOS UTILIZADOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Leia mais

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar

Leia mais

Tutorial NEGER Telecom COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS

Tutorial NEGER Telecom COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS Tutorial NEGER Telecom COMO IMPLANTAR REDES WIFI EM VEÍCULOS Julho/2010 Objetivo Este tutorial tem como objetivo fornecer informações técnicas e recomendações na utilização de roteadores 3G para implantação

Leia mais

Especificações Técnicas e Funcionais

Especificações Técnicas e Funcionais Introdução Especificações Técnicas e Funcionais A presente Especificação, elaborada pela São Paulo Transporte S.A. SPTrans, tem como objetivo estabelecer os requisitos técnicos, operacionais e funcionais

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO REDE CREDENCIADA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO REDE CREDENCIADA MANUAL DE UTILIZAÇÃO REDE CREDENCIADA PÁGINA INICIAL PARA BUSCA DE REDE CREDENCIADA PESQUISAR REDE CREDENCIADA - INSTRUÇÕES DE USO: Na figura abaixo, estão ilustradas e identificadas as funcionalidades

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Eagle Rastreamento Veicular

Eagle Rastreamento Veicular Softech Software Brasil Ltda. Eagle Rastreamento Veicular Softech Tecnologia em Software Versão 1.4.0.0 13 2 Introdução Objetivo do manual de instruções O presente manual foi elaborado com o objetivo de

Leia mais

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas Sistema de Rastreamento WEB Manual do usuário AVANÇADO para empresas INTERFACE... 3 SUAS FUNCIONALIDADES... 3 GERAL... 4 Aba Sumário... 4 Aba Localização... 4 Aba Trajeto... 5 Aba Últimos Registros...

Leia mais

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização

Segurança do trânsito 8. A sinalização rodoviária Fevereiro 2010. 8. A sinalização 8. A sinalização Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN Através da sinalização, os responsáveis pelo trânsito transmitem

Leia mais

Manual de informações - Primeiro Festival de Minifoguetes de Curitiba 05/03/2014

Manual de informações - Primeiro Festival de Minifoguetes de Curitiba 05/03/2014 Manual de informações - Primeiro Festival de Minifoguetes de Curitiba 05/03/2014 Este manual destina-se a apresentar possíveis informações de interesse para os integrantes da competição: os locais, os

Leia mais

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação

Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação Paradigmas e paradoxos da sociedade da informação As mudanças DebatePapo Mídia Dalton Pastore - ABAP Caio Barsotti - SECOM José Alves - IVC Orlando Lopes - ABA Impacto da Tecnologia Individualização Acesso

Leia mais

Bus Rapid Transit. Possui desempenho e conforto semelhante aos sistemas sobre trilhos, mas com custo entre 4 a 20 vezes. menor;

Bus Rapid Transit. Possui desempenho e conforto semelhante aos sistemas sobre trilhos, mas com custo entre 4 a 20 vezes. menor; 1 BRT MANAUS 2 Bus Rapid Transit O BRT é um sistema de transporte com alta capacidade e baixo custo que utiliza parte segregada da infraestrutura viária existente e opera por controle centralizado, permitindo

Leia mais

TRANSDATA SMART BILHETAGEM ELETRÔNICA

TRANSDATA SMART BILHETAGEM ELETRÔNICA BRASIL ARGENTINA +55 19 3515.1100 www.transdatasmart.com.br SEDE CAMPINAS-SP RUA ANA CUSTÓDIO DA SILVA, 120 JD. NOVA MERCEDES CEP: 13052.502 FILIAIS BRASÍLIA RECIFE CURITIBA comercial@transdatasmart.com.br

Leia mais

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico - Turma 13. Mobilidade urbana e sistemas inteligentes de transporte (its)

Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico - Turma 13. Mobilidade urbana e sistemas inteligentes de transporte (its) Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico - Turma 13 Mobilidade urbana e sistemas inteligentes de transporte (its) Eliomar Aparecido Bertollo (*) Tema: O ITS como agente catalisador para as soluções

Leia mais

PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EcoD A SUA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE IDEAL......para o seu cliente....para sua campanha....para os seus parceiros....para o seu dia

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Rede de Telefonia Fixa Telefonia pode ser considerada a área do conhecimento que trata da transmissão de voz através de uma rede de telecomunicações.

Leia mais

Análise do transporte coletivo urbano do município de Florianópolis SC com base nos dados do sistema de bilhetagem eletrônica.

Análise do transporte coletivo urbano do município de Florianópolis SC com base nos dados do sistema de bilhetagem eletrônica. Análise do transporte coletivo urbano do município de Florianópolis SC com base nos dados do sistema de bilhetagem eletrônica. Victor Marques Caldeira 1 ; Alexandre Hering Coelho 2 Universidade Federal

Leia mais

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015. Aula 5. Características do tráfego (cont.

Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015. Aula 5. Características do tráfego (cont. Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2015 Aula 5 Características do tráfego (cont.) fonte: revista 4 Rodas Publicidade, 1.962 5.1. Planejamento

Leia mais

DISPOSITIVO PARA RASTREAMENTO DE VEÍCULOS, COLETA, TRANSMISSÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL APRESENTAÇÃO

DISPOSITIVO PARA RASTREAMENTO DE VEÍCULOS, COLETA, TRANSMISSÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL APRESENTAÇÃO DISPOSITIVO PARA RASTREAMENTO DE VEÍCULOS, COLETA, TRANSMISSÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL APRESENTAÇÃO Luiz Carlos Miller Araras, outubro de 2010 DA LOCALIZAÇÃO DO DISPOSITIVO: O GPTD captura

Leia mais

SIGMAON SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRAFICA PARA MONITORAMENTO DE ALAGAMENTOS ON-LINE

SIGMAON SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRAFICA PARA MONITORAMENTO DE ALAGAMENTOS ON-LINE SIGMAON SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRAFICA PARA MONITORAMENTO DE ALAGAMENTOS ON-LINE Marcio Jose Mantau,1 Giovane Farias Aita2, Jaison Ademir Savegnani3, Carlos Alberto Barth4 Palavras-chave: Sistemas de

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007

SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007 SITUAÇÃO ENCONTRADA NO DF EM 2007 Frota antiga e tecnologia obsoleta; Serviço irregular de vans operando em todo o DF 850 veículos; Ausência de integração entre os modos e serviços; Dispersão das linhas;

Leia mais

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014

Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 INFRAESTRUTURA PARA A COPA 2014 Obras de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte COPA 2014 Novembro/12 Agosto/2011 Empreendimentos de Mobilidade Urbana BRT Antônio Carlos/Pedro I Meta 1: Interseção com Av.

Leia mais

Eficiência Funcionários Check-In

Eficiência Funcionários Check-In Eficiência Funcionários Check-In Sinalização dos fluxos, através de divisores, displays e sinalização horizontal; Alteração de layout áreas de formação de fila; Triagem dos passageiros na entrada da área

Leia mais

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos).

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos). 1. Como funcionado Equipamento? O Rastreador instalado é um equipamento Hibrido que utiliza tecnologia de transmissão de dados por Satélite e via Operadora de Telefone. O Satélite informa ao equipamento

Leia mais

1. INÍCIO... 2 2. O MAPA... 4 3. PROCURANDO UM DESTINO... 7 4. PONTOS DE INTERESSE (POI)... 9 5. RADARES... 11

1. INÍCIO... 2 2. O MAPA... 4 3. PROCURANDO UM DESTINO... 7 4. PONTOS DE INTERESSE (POI)... 9 5. RADARES... 11 Conteúdo 1. INÍCIO... 2 2. O MAPA... 4 3. PROCURANDO UM DESTINO... 7 4. PONTOS DE INTERESSE (POI)... 9 5. RADARES... 11 6. MEU GPS AIRIS ATUALIZAÇÃO SEMANAL DE CONTEÚDO... 12 7. INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA...

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

Apresentação Free Track

Apresentação Free Track Apresentação Free Track A Free Track é um resultado da união de um grupo de empresários que atua no segmento de rastreamento automotivo, sede própria com laboratório de desenvolvimento localizado na maior

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO

Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Sistema Integrado de Gerenciamento ARTESP MANUAL DO USUÁRIO SIGA EXTRANET - FRETAMENTO Versão 1.0 Julho/2012 ÍNDICE 1 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO... 4 1.1 Equipamento e Sistemas Operacionais 4 1.1.1

Leia mais

BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro

BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro BRT Transoeste: transformando o conceito de transporte público no Rio de Janeiro Richele Cabral 1 ; Eunice Horácio S. B. Teixeira 1 ; Milena S. Borges 1 ; Miguel Ângelo A. F. de Paula 1 ; Pedro Paulo S.

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

DECRETO Nº 52.933, DE 19 DE JANEIRO DE

DECRETO Nº 52.933, DE 19 DE JANEIRO DE PUBLICADO DOC 20/01/2012, p. 1 c. todas DECRETO Nº 52.933, DE 19 DE JANEIRO DE 2012 Regulamenta a Lei nº 15.465, de 18 de outubro de 2011, no que se refere às normas técnicas de instalação dos relógios

Leia mais

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A Maplo traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo de pré-matrícula em nossos

Leia mais

realize o procedimento de backup

realize o procedimento de backup FAQ O banco de dados de radares tem atualização mensal, realizada através do site www.gpsaquarius.com.br na opção suporte e é uma cortesia da GPS Aquarius. Não nos responsabilizamos pela condução do veículo,

Leia mais

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV)

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014 Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) DETALHAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA E CONTROLE DE TRÁFEGO Os

Leia mais

SEJA BEM VINDO A IWEIC RASTRACK VIA SATÉLITE

SEJA BEM VINDO A IWEIC RASTRACK VIA SATÉLITE Manual do usuário: SEJA BEM VINDO A IWEIC RASTRACK VIA SATÉLITE Atuamos dentro dos mais altos padrões nacionais de qualidade, para cumprir nossa missão de proporcionar a nossos clientes o máximo de dedicação,

Leia mais

Plano Municipal de Transporte Coletivo Urbano de Itapoá - SC AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano Municipal de Transporte Coletivo Urbano de Itapoá - SC AUDIÊNCIA PÚBLICA Plano Municipal de Transporte Coletivo - SC AUDIÊNCIA PÚBLICA Maio - 2012 1 - Apresentação A Administração Municipal de Itapoá contratou este estudo técnico com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço

Leia mais

FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS FERRAMENTAS DE MERCHANDISING LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS BENEFÍCIOS Antecipa sua comunicação com os visitantes da feira; direto em público altamente qualificado; Ativação de marca; Possibilita

Leia mais

1.108 IMPACTOS DIA.770 TELAS 9 CIDADES

1.108 IMPACTOS DIA.770 TELAS 9 CIDADES 1.108 IMPACTOS DIA.770 TELAS 9 CIDADES BUSTV BRASIL > Pertencente a HOLDING EUROPEIA do segmento de transporte e mídia > Início da operação no Brasil em 2006 > Uma das MAIORES RESERVAS TÉCNICAS DO SETOR

Leia mais

MANUAL CLIENTE SERVIÇO DE GERÊNCIA VOZ

MANUAL CLIENTE SERVIÇO DE GERÊNCIA VOZ MANUAL CLIENTE SERVIÇO DE GERÊNCIA VOZ TODA A Qualidade GVT AOS OLHOS DOS CLIENTES. TODA A QUALIDADE GVT AOS SEUS OLHOS O Serviço de Gerência é uma ferramenta fundamental para garantir o melhor desempenho

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PAINEL DE SENHAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL PAINEL DE SENHAS E GUICHÊ Imagem do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas com Guichê. Há basicamente dois modos de operação no Painel de

Leia mais

2012-2014 PLATAFORMA DE MONITORAMENTO GPS WWW.TRACKBOX.COM.BR

2012-2014 PLATAFORMA DE MONITORAMENTO GPS WWW.TRACKBOX.COM.BR O software de rastreamento Trackbox possibilita aos provedores de serviço de monitoramento e gestores de frota uma ferramenta confiável, robusta e 100% inovadora, utilizando-se de todo o poder de processamento

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

Sistema de Detecção de Raios

Sistema de Detecção de Raios Tela do Sistema Apresentação Fig A O "Sistema de Detecção de Raios é um sistema de computador desenvolvido em conjunto com um sensor que mede o campo elétrico das descargas atmosféricas e tem a finalidade

Leia mais

COMUNICADO COMUNICADO REFERENTE ÀS PLATAFORMAS DE EMBARQUE, DESEMBARQUE E LOCAIS DE ACESSO AO METRÔ-DF

COMUNICADO COMUNICADO REFERENTE ÀS PLATAFORMAS DE EMBARQUE, DESEMBARQUE E LOCAIS DE ACESSO AO METRÔ-DF COMUNICADO COMUNICADO REFERENTE ÀS PLATAFORMAS DE EMBARQUE, DESEMBARQUE E LOCAIS DE ACESSO AO METRÔ-DF O Colégio Militar Dom Pedro II informa aos pais, responsáveis, servidores, monitores, professores

Leia mais

SGF Sistema de Gerenciamento da Fiscalização

SGF Sistema de Gerenciamento da Fiscalização SGF Sistema de Gerenciamento da Fiscalização Perfil Agente Vice-Presidência de Relacionamento, Desenvolvimento e Tecnologia Gerência de Treinamento a Clientes Centro Educacional Prodam SGF Sistema de Gerenciamento

Leia mais