14º Encontro de Boas Práticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "14º Encontro de Boas Práticas"

Transcrição

1 14º Encontro de Boas Práticas

2 EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO Experiência: Serviço de Informação Metropolitano LEOMAR AVELINO RODRIGUES Diretor Geral do Consórcio Rmtc

3 Há três itens que eu quero falar para vocês nesta tarde! 3

4 1 Novo cenário / novas necessidades

5 Novo Cenário

6 A atenção do cliente está fragmentada

7 O Cenário da informação MUDOU canais canais canais Jornal Jornal Televisão Revista Rádio Jornal Televisão Revista Rádio Revista Televisão Rádio CD Player Tv a cabo ipod Blogs Vídeos Online Internet Móvel Vídeo Games Games para PC Eight Track Eight Track Computador (PC) ORP Games Fita Cassete Walkman VCR Tv a cabo Computador (PC) Fonte: Piper Video Jaffray Games & Co. (Console) Games para PC Tv por satélite Internet Celular DVD Players MP3 Players Tivo/DVR Slingbox Mobile Games Text Messaging (SMS) Video Mobile Download Movies Podcasts Instant Messaging Social Networks Diversos Canais

8 Não aceitável / Saturação da informação

9 2 SiM Serviço de Informação Metropolitano

10 A Origem do SIM

11 1. A informação ao redor do mundo é tratada de forma absolutamente importante 2. Os aparatos e conteúdo têm sempre um aspecto atrativo 3. A aplicação de tratamento padronizado traduz uma imagem mais confiável 4. O usuário do serviço deseja ter informações em meios estático e dinâmico 5. É fundamental uma rede de disponibilidade e entrega da informação Informações ao redor do Mundo

12 BATISMOS / CADASTROS

13 LINHA - Número Função: Indexar cada serviço especial oferecido. Conteúdo: Diretrizes: Composição alfanumérica que será associada ao serviço. Utilizar nomenclatura alfanumérica composta por até três dígitos. Compor o número sempre após uma letra: A11, H33, X77. As letras podem dar uma pista do serviço. Ex.: linhas saindo do aeroporto podem iniciar com A.

14 LINHA - Nome Função: Dar nome ao serviço oferecido. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, origem, ponto intermediário (testar em laboratório) e destino. Despertar imediato entendimento do roteiro. Evitar abreviações. Preterir a palavra via. Preterir algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis. Exibir de maneira alternada a origem, o ponto intermediário e o destino quando for nos displays eletrônicos frontais e laterais do ônibus. Ex.: 14 Atheneu 14 Redenção 14 Centro

15 LINHA - Traçado Geográfico Função: Apresentar o roteiro do serviço em sobreposição ao mapa georeferenciado da RMG. Conteúdo: Diretrizes: Número e nome da linha. Ponto de origem. Ponto de destino. Traçado do trajeto do serviço com a indicação de todas as paradas. Utilizar espessuras distintas dos traços de acordo com o carregamento das linhas. Utilizar mapa digital de georeferenciamento de boa qualidade. Gerar impressões em escala de 300 m / 1 cm. Utilizar apenas o desenho das quadras e vias de percurso.

16 LINHA - Itinerário Função: Listar o roteiro do serviço, relacionando os nomes das paradas existentes em todo o trajeto. Conteúdo: Número e nome de linha. Ponto de origem. Paradas ao longo do trajeto. Ponto de destino. Indicação de pontos de conexão com outras linhas e serviços. Diretrizes: Evitar abreviações. Destacar pontos de conexão. Elencar as paradas consideradas principais para unificação de itinerários resumidos. Preparar informação do tempo de percurso de cada trecho, para aplicações futuras.

17 PARADA - Nome Função: Nomear cada parada relacionando-as a referências de notório reconhecimento nas imediações. Conteúdo: Diretrizes: Nome de referência perene, facilmente identificado. Ex.: Catedral Metropolitana, Praça Cívica etc. Poderá ser adotada mais de uma referência pela qual a parada será chamada: Ex.: Praça Cívica 85, Praça Cívica 83, Avenida 85 Bougainville, Avenida 85 Ratinho Evitar abreviações. Preterir os algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis.

18 PARADA - Número Funções: Indexar cada ponto de embarque através de números com nomenclatura compatível com o CCO. Referenciar as consultas por vias telefônicas e celulares. Conteúdo: Diretrizes: Número da parada apresentado no cadastro geral dos serviços. Para números com menos de 4 algarismos, eliminar a máscara de zeros. Ex.: 2222, 0777, 0033, 0001 figuram como 2222, 777, 33 e 1.

19 PARADA - Georeferenciamento Função: Indexar cada parada a partir de suas coordenadas globais, para uso em consultas em tempo real sobre horários das rotas. Conteúdo: Diretrizes: Coordenada do Sistema de Posicionamento Global. Para os abrigos, medir o GPS a partir do centro. Para os postes, medir o GPS a partir do espaço entre o poste e o meio-fio.

20 CADASTRO - PV Sitpass Função: Manter atualizado o cadastro dos Pontos de Venda de bilhetagem. Conteúdo: Diretrizes: Número do Ponto de Venda. Nome do estabelecimento. Endereço do estabelecimento. GPS do estabelecimento. Horário de funcionamento. Numerar o ponto de venda de forma que se identifique o tipo de estabelecimento.

21 CADASTRO - Frota Função: Indexar os veículos da Rede, identificando a operadora responsável pelo carro. Conteúdo: Diretrizes: Número do veículo e nome da operadora. Número do telefone da empresa operadora. dos responsáveis por cada reclamação/sugestão em todas as operadoras. A Central de Atendimento SiM deverá encaminhar prontamente as reclamações/sugestões.

22 CADASTRO - Mensagens Institucionais Função: Padronizar as mensagens institucionais veiculadas em todos os canais de informação do sistema. Conteúdo: Diretrizes: Mensagens que facilitem a utilização dos serviços da Rede. Ex.: Compre o sitpass antes do embarque. Assento preferencial. Gentileza é cidadania. Estruturar frases objetivas, curtas. Evitar abreviações.

23 CADASTRO - Aparatos Função: Conteúdo: Diretrizes: Identificar a localização de todo aparato de informação do sistema. Locais de sinalização apontadora. Locais de sinalização nos terminais. Locais de sinalização nos abrigos e postes de parada. Locais de sinalização embarcada. Monitorar a vigência do conteúdo e o estado de conservação de cada elemento de sinalização.

24 INFORMAÇÕES PRÉ EMBARQUE

25 PRÉ EMBARQUE - Tótens Função: Identificar à distância um canal de informação. Conteúdo: Logo do SiM ou ícone de informação i..

26 PRÉ EMBARQUE - PV Sitpass Funções: Conteúdo: Diretrizes: Prover Identificação do ponto de venda à distância e abrigar informação descritiva da Rede. Logo do SiM. Logo do Sitpass. Mapas locais. Tabelas de Horários. Oferecer treinamento sobre fornecimento de informação para os funcionários do ponto de venda. Estabelecer um plano de manutenção periódica de fornecimento dos produtos de informação.

27 PRÉ EMBARQUE - Totem Funções: Prover Identificação do ponto de embarque à distância e abrigar informação descritiva da rede. Conteúdo: Diretrizes: Pictograma padrão de ônibus. Número das linhas que atendam a parada. Nome e número da parada. Tabelas de horários das linhas. Aviso para comprar antecipadamente o bilhete. Definir modelos de diferentes complexidades para cada demanda distinta. Assegurar o fácil acesso ao aparato.

28 PRÉ EMBARQUE - Abrigos Funções: Conteúdo: Prover Identificação do ponto de embarque à distância e abrigar informação descritiva da rede. Metropolitano: nome da parada, número da parada, ícone de acessibilidade, ícone de ônibus. Logomarca do SiM, ícone de referência urbana, mapa da rede, telefones úteis, adesivo você está aqui. Mensagens institucionais permanentes. Coordenadas geográficas da parada. Interno: Teto da cobertura: nome da parada e logomarca do SiM. Parede da coluna: número de telefone SiM. Telhado da cobertura: nome da parada, posicionado paralelo à via. Local: Tabelas de horários. Mapa geográfico local. Telefones úteis. Número do

29 PRÉ EMBARQUE - Mapa Local Função: Agrupar sinopticamente linhas de uma determinada região que atendam uma parada específica. Conteúdo: Diretrizes: Conjunto de linhas que se relacionam. Conexões com outros serviços. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Recomendado para uso nos postes das paradas onde haja sobreposições de linhas.

30 PRÉ EMBARQUE - Mapa Regional Função: Agrupar esquematicamente linhas de uma determinada região. Conteúdo: Diretrizes: Normas: Conjunto de linhas que se relacionam. Conexões com outros serviços. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Recomendado para uso em abrigos, centros de informação e pontos de venda sitpass. Seguir o SiMData e o Projeto de Design da Informação.

31 PRÉ EMBARQUE - Mapa da Rede Funções: Conteúdo: Demonstrar sinopticamente os principais serviços oferecidos pela rede. Representar zonas tarifárias e pontos de conexões. Principais linhas da rede. Conexões. Itinerários das linhas. Nomes das vias do percurso. Indicação de acessibilidade. Legendas, símbolos e logradouros. Referências geográficas relevantes: rios, parques, divisas de municípios etc.

32 PRÉ EMBARQUE - Tabelas Função: Informar os horários de operação de cada serviço. Conteúdo : Diretrizes: Horários de início e término do serviço. Indicação de acessibilidade. Frequência de serviço por faixa de horário. Oferta do serviço por dia da semana. Oferta do serviço nos fins de semana. Usar sempre fundo branco, letras em preto. Proteger as tabelas com equipamento à prova d água e livre de reflexos. Escolher uma disposição que seja legível para portadores de necessidades especiais.

33 PRÉ EMBARQUE - Display nos Abrigos Função: Prover informação sobre a operação em paradas de maior fluxo de passageiros e com maior sobreposição de linhas. Conteúdo: Número e nome de linha. Tempo estimado para o espera do serviço. Número da plataforma de embarque.

34 PRÉ EMBARQUE - Paginação da Frota Função: Conteúdo: Diretrizes: Servir como filtro identificador dos veículos que servem a rede. Paginação que identifique claramente o pertencimento do carro à RMTC. Identificar através de um detalhe ou cor, os veículos que operam o serviço expresso.

35 PRÉ EMBARQUE - Display Frontal Função: Identificar o serviço oferecido pelo carro em aproximação. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, origem, ponto intermediário e destino. O Display deverá despertar imediato entendimento do roteiro. Evitar abreviações. Preterir a palavra via. Preterir algarismos romanos. Adotar nomes mais curtos possíveis. Posicionar o número de linha à esquerda, nome de linha à direita. Exibir de maneira alternada a origem, o ponto intermediário e o destino. Ex.: 14 Atheneu 14 Redenção 14 Centro

36 PRÉ EMBARQUE - Display Lateral Função: Prover informação de confirmação antes do embarque. Conteúdo: Diretrizes: Número de linha, nome de linha (que por sí é um itinerário resumido). O número de linha poderá ser fixado, enquanto se alterna origem, parada intermediária, destino.

37 INFORMAÇÕES PÓS EMBARQUE

38 ÔNIBUS - Uniforme do Motorista Função: Identificar o motorista como provedor de informação e como autoridade de comando. Conteúdo: Diretrizes: O uniforme deverá abrigar a logo da Rede e futuramente identificará patentes de graduação. Para trajar o uniforme, o motorista deverá ter passado pelo programa de treinamento. As patentes indicarão o nível de compreensão da rede e habilidades para relacionamento. O motorista deverá portar e/ou ter acesso a material impresso que ajude na compreensão das instruções requisitadas.

39 ÔNIBUS - Validador Função: Orientar passageiros novatos ao sistema para o correto uso do validador. Conteúdo: Mensagens textuais orientativas. Logo Sitpass, logo SiM, logo RMTC. Ícones e ilustrações que representem o procedimento de validação

40 ÔNIBUS - Ícones Institucionais Função: Padronizar os ícones institucionais veiculados em todos os canais de informação. Conteúdo: Diretrizes: Ícones que facilitem o uso do sistema. Ex.: Elevadores, acessibilidade, câmera de vigilância. Acompanhar o conceito do serviço, primando sempre pela simplicidade.

41 ÔNIBUS - Informação Auditiva Funções: Conteúdo: Diretrizes: Prover informação interna de confirmação, avisos institucionais e prover aos motoristas uma ferramenta de autoridade. Dar informação voltada para a área externa, comunicando o número e nome do serviço quando o veículo chegar na parada. Para fora: número e destino do serviço. Interno: parada atual, conexões, próxima parada, ponto de destino do serviço e avisos do motorista. Definir um padrão de voz com especificações fonoaudiológicas e com sotaque regional. Voz masculina para comandos e voz feminina para informação. Oferecer treinamento de produção vocal aos motoristas para o complemento de informações. O motorista poderá dar instruções ou repreensões a passageiros de forma elegante e indireta, minimizando desgastes. As mensagens serão acionadas através de botões.

42 ÔNIBUS - TV Multimídia Funções: Prover informação de confirmação e entretenimento aos passageiros embarcados. Potencializar os vínculos entre a RMTC e o passageiro. Conteúdo: Informativo: Hora certa. Parada atual, próxima parada, Itinerário da linha, conexões. Entretenimento: Multimídia com linguagem internet, programação com atualização dinâmica.

43 ÔNIBUS - Display Matricial Função: Prover informação de confirmação a bordo. Conteúdo: Diretrizes: Parada atual. Próxima parada. Conexões. Destino do serviço. Considerar esta opção como alternativa ao uso dos monitores de LCD. Nesse caso, os monitores de LCD poderiam ficar apenas com a função de entretenimento.

44 INFORMAÇÕES PÓS DESEMBARQUE

45 DESEMBARQUE - Número do Carro Função: Conteúdo: Diretrizes: Informar o número do veículo para fins de sugestões/reclamações. Número de identificação do carro. Aplicar o número em todas as faces externas e em locais visíveis na parte interna.

46 DESEMBARQUE - Ícones Urbanos Funções: Ilustrar elementos urbanos de notório conhecimento para a identificação de forma rápida e instantânea das informações complementares. Potencializar o reconhecimento cognitivo da Rede. Associar referências da cidade ao sistema de informação do transporte coletivo. Conteúdo: Ilustrações gráficas que remetam ao local a ser identificado: igrejas, monumentos, prédios históricos, parques etc

47 DESEMBARQUE - Mapas dos Arredores Funções: Proporcionar informação local. Complementar informação para a conclusão do trajeto a pé. Prover informação local sobre ruas, quadras, logradouros, parques e locais de utilidade pública. Conteúdo: Diretrizes: Localização do observador em relação ao mapa, do tipo Você está aqui. Norte verdadeiro. Relação das principais ruas e quadras locais.iconografia das referências urbanas aplicada sobre os locais onde se situam no mapa. Considerar a escala de 30m / 1 cm. Adotar desenho minimalista das ruas e quadras.

48 DESEMBARQUE - Nome dos Terminais Função: Dar confirmação de desembarque dentro de um terminal. Conteúdo: Nome do Terminal de Conexão.

49 TERMINAIS - Nicho de Informação Função: Prover informação local, institucional, de utilidade pública e informação sobre a rede. Conteúdo: Logo do SiM, ícone de referência urbana, mapa da Rede, telefones úteis, você está aqui. Mensagens institucionais permanentes. Coordenadas geográficas do painel. Número do 0800, horários das linhas, mapa de quadras, telefones úteis. Relógio. Diretrizes: Utilizar esse aparato tanto em locais de embarque quanto em locais de grande fluxo na cidade.

50 TERMINAIS - Orientação de Fluxo Função: Conteúdo: Orientar o fluxo dentro dos terminais através de sinalização visual, auditiva e assistida. Faixas de solo (conexões e saída). Sinalização indicadora de direção (plataformas, informação). Sinalização localizadora (sanitários, venda de sitpass).

51 TERMINAIS Sonorização Funções: Prover orientação de fluxo e ampliar o alcance da informação para portadores de necessidades especiais. Conteúdo: Diretrizes: Sinal sonoro padronizado para o sistema. Horários de chegada. Horários de partida. Informações institucionais. Padronizar a voz do sistema, primando por um tom tranquilo, de ritmo compassado, de fácil compreensão. Criar nichos auditivos de acordo com cada informação a ser ofertada.

52 TERMINAIS - Sinalização de Embarque Função: Orientar o fluxo para o embarque dentro dos terminais. Conteúdo: Diretrizes: Faixas de solo. Digital Signage. Considerar um itinerário simplificado para informação nas baias de embarque. Ex.: Parada atual e três paradas de referência adicionais ao nome da linha.

53 TERMINAIS - TV Multimídia Funções: Prover informação e entretenimento aos passageiros que aguardam embarque nas estações. Potencializar os vínculos entre a RMTC e o passageiro. Conteúdo Informativo: Hora certa. Informações sobre a operação da RMTC. Entretenimento: Multimídia com linguagem internet, programação com atualização dinâmica.

54 TERMINAIS - icenter Funções: Conteúdo: Sinalizar que alí se encontra uma fonte interativa de informação e distribuir conteúdo. Terminal com acesso pago à internet. A Homepage será:

55 AÇÕES E RESULTADOS

56 Gestão da Marca RMTC Gestão do Relacionamento Comunicação Serviço de Informação Metropolitano SIM O processo GIS GESTÃO DA IMAGEM DO SERVIÇO

57 SIM Serviço de Informação Metropolitano Rede de Informações

58 Informações estáticas e dinâmicas

59 Número Total de Atendimentos - Call Center set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Atendimentos Call Center 0800 Rmtc

60 Acessos ao SMS Acessos SMS Rmtc set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12

61 Acessos ao site RMTC set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Site Rmtc set/11 out/11 nov/11 dez/11 jan/12 fev/12 mar/12 abr/12 mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 Acessos

62 Satisfação dos clientes superior a 90% em relação às informações disponibilizadas. Satisfação dos Clientes

63 3 Novo Produto

64

65 Conceito O PontoaPonto é um índice de medição da velocidade do trânsito e transporte público nas vias arteriais da Região Metropolitana de Goiânia. Trata-se de informação em tempo real da velocidade do trânsito e da fluidez do transporte coletivo nas vias arteriais.

66 Objetivo Geral Contribuir com a melhoria da Mobilidade Urbana, oferecendo índice de mensuração de modo a identificar os gargalos da fluidez do trânsito e transporte público na Região Metropolitana de Goiânia.

67 Público Alvo Formuladores de Políticas Públicas Formadores de opinião Prestadores de Serviços Usuários das vias públicas Clientes do transporte coletivo

68 Índices de Fluidez do Trânsito ORDEM ÍNDICE DOS ÔNIBUS E CARROS PERIODICIDADE FONTE RESPONSÁVEL 1 Velocidade Geral dos Corredores Velocidade e Tempo Médio por Corredor Velocidade e Tempo Médio por Via Arterial Índice comparativo sobre a velocidade média em área de intervenção. NOTA: os índices trazem interpretação clara da situal real do trânsito nas vias arteriais. UMA DAS UTILIDADES DESTES ÍNDICES: Servir de referência para enfrentamento dos problemas relacionados ao trânsito e transporte coletivo. Em Tempo Real Mensal Sazonal / De acordo com intervenções GPS- Central de Controle Operacional Consórcio Rmtc

69 1ª ETAPA: Setembro de Corredores de ônibus 75 km de vias arteriais Abrangência 2ª ETAPA: Dezembro de Corredores de ônibus + 85 km de vias arteriais 3ª ETAPA: Março de Corredores de ônibus + 90 km de vias arteriais NOTA: O PontoaPonto pode ser expandido para qualquer via que tenha transporte público

70 Abrangência Além de índice... O PontoaPonto também é um serviço de notícias do trânsito e transportes coletivos da Região Metropolitana de Goiânia.

71 Como ter acesso? É gratuito

72

73

74

75 % crescimento em 14 dias: 45% Twitter Rmtc

76

77 Empresa Principais Resutados

Sistema de localização e bloqueio veicular por célula de comunicação Objetivo Principal

Sistema de localização e bloqueio veicular por célula de comunicação Objetivo Principal de comunicação Objetivo Principal Prover uma solução de baixo custo para Identificação, localização, bloqueio e recuperação de veículos roubados ou procurados, através de micro circuitos embarcados de

Leia mais

Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira?

Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira? Onde baixar o Aplicativo Cidade de Limeira? Este aplicativo está disponível apenas para aparelhos que possuem sistema operacional Android e pode ser baixado e instalado em seu smartphone pelo GooglePlay

Leia mais

Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo.

Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo. Sistema de informações a usuários do Transporte Coletivo. Autores: Celso Bersi; Economista - Diretor de Transporte Urbano 1) Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba - URBES Rua Pedro de

Leia mais

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA

TRANSDATA SMART RASTREAMENTO E GESTÃO FROTA BRASIL ARGENTINA +55 19 3515.1100 www.transdatasmart.com.br SEDE CAMPINAS-SP RUA ANA CUSTÓDIO DA SILVA, 120 JD. NOVA MERCEDES CEP: 13052.502 FILIAIS BRASÍLIA RECIFE CURITIBA comercial@transdatasmart.com.br

Leia mais

Saiba como usar tantas facilidades.

Saiba como usar tantas facilidades. Saiba como usar tantas facilidades. O que é o Vivo Copiloto É um serviço que transforma seu Vivo em um navegador com GPS. O Vivo Copiloto calcula a rota, indica o caminho no mapa e ainda dá as instruções

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade

Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade Operacionalização de sistemas de transporte público de alta qualidade Otávio Vieira da Cunha Filho, Presidente Executivo da NTU Fórum Mobilidade Volvo, Curitiba PR 20 de maio de 2015 Estrutura 1. Visão;

Leia mais

Novas funções ampliam o serviço

Novas funções ampliam o serviço Novas funções ampliam o serviço O OLHO VIVO está ainda melhor. Agora, além de informar o tempo de viagem e a velocidade média nos principais corredores e vias da cidade, você pode saber onde os ônibus

Leia mais

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso. Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia

Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso. Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Mídia Online: Como estar Presente e ter Sucesso Brasília - 05/05/09 Evento realizado pela Hi-Mídia Redes Sociais: Oportunidades e Desafios Abel Reis Presidente e COO no Brasil, AUDIÊNCIA DIGITAL já é equivalente

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

POLÍTICA DE TRANSPORTE. Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos. Serviço em Rede. Operação Controlada Regularidade Confiabilidade

POLÍTICA DE TRANSPORTE. Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos. Serviço em Rede. Operação Controlada Regularidade Confiabilidade POLÍTICA DE TRANSPORTE QUALIFICAR O Serviço de Transporte por Ônibus Espaço exclusivo Caminhos Desobstruídos Serviço em Rede Flexibilidade de Trajetos Racionalidade de Caminhos Operação Controlada Regularidade

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EcoD A SUA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE IDEAL......para o seu cliente....para sua campanha....para os seus parceiros....para o seu dia

Leia mais

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para

Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transportation Systems) é um conjunto de tecnologias de telecomunicações e de informática para aplicação nos veículos e nos sistemas de transportes. Hoje

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA Anexo II.9 Especificações do Sistema de Monitoramento da Frota PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 2 2 ESPECIFICAÇÃO BÁSICA... 2 2.1 Aquisição de Dados Monitorados do Veículo...

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO

TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO TUTORIAL FERRAMENTA DE PRÉ-AGENDAMENTO ONLINE. MAPLO Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A Maplo traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo de pré-matrícula em nossos

Leia mais

Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho

Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho 1ª OPERACIONAL/2015 Aeroporto Internacional de Porto Alegre Salgado Filho 3º Seminário de Autoridades Aeroportuárias Boas Práticas de Gestão nos Aeroportos AGOSTO/2015 EVOLUÇÃO DO MOVIMENTO DE AERONAVES

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO

(44) 3267-9197 maringa@absalarmes.com.br - E-mail www.absrastreamento Site MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 01 - ACESSO PELA INTERNET... 3 02 - VISUALIZAÇÃO... 4 03 - FERRAMENTAS... 5 04 - ATALHOS... 7 05 - VISUALIZAÇÃO COMPACTA... 8 06 - RELATÓRIOS DE PERCURSO...10 07 - RELATÓRIO DE VELOCIDADE...15

Leia mais

Sistema TrackMaker de Rastreamento e Logística de Transportes. Solução de Despacho Integrada. Manual do Usuário

Sistema TrackMaker de Rastreamento e Logística de Transportes. Solução de Despacho Integrada. Manual do Usuário Sistema TrackMaker de Rastreamento e Logística de Transportes Solução de Despacho Integrada Manual do Usuário Índice Solução de Despacho Integrada... O que é necessário para ter a Solução de Despacho Integrada...

Leia mais

LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal

LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal Aspectos Gerais do Serviço Atual Transporte Coletivo Convencional: 06 Empresas 80 linhas 622 veículos operacionais 4.461 viagens DU 4.029.918 Km operacional Transporte

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Ferramenta de Pré-agendamento Online Tutorial de Utilização para Usuários TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E.

Ferramenta de Pré-agendamento Online Tutorial de Utilização para Usuários TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E. TUTORIAL P R É A G E N D A M E N T O O N L I N E. P á g i n a 1 26 Carta de Apresentação Prezados Parceiros, A SEED Business Group traz uma inovação em seu atendimento, com o intuito de facilitar o processo

Leia mais

Demanda por um sistema integrado de mobilidade urbana, acessível por órgãos gestores, operadoras de transporte e população!

Demanda por um sistema integrado de mobilidade urbana, acessível por órgãos gestores, operadoras de transporte e população! Curso de Gestão da Mobilidade Urbana Ensaio Crítico - Turma 17 Sistema de Informação de Usuários Michel Costa da Silva (*) No Brasil, o crescimento demográfico das grandes capitais, o apoio governamental

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PAINEL DE SENHAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL PAINEL DE SENHAS E GUICHÊ Imagem do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas com Guichê. Há basicamente dois modos de operação no Painel de

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

29 de julho de 2014. 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte 1ª Reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte Mesa 1: Acessibilidade e qualidade do transporte coletivo e das calçadas de Belo Horizonte Em que medida o PlanMob-BH considerou e avançou

Leia mais

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa

Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa Software para Gestão de Equipes Externas Produtividade e Controle sobre sua equipe externa A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento

Leia mais

Soluções em Tecnologia de Automação e Informação

Soluções em Tecnologia de Automação e Informação Soluções em Tecnologia de Automação e Informação INFOBUS GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES DE TRANSPORTE PÚBLICO CADASTRO DE DADOS Pontos de ônibus Linhas de ônibus Itinerários Quadros de horários Tarifas Tipos

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização

Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Sistema Ativo de Segurança Automotiva Manual de Utilização Versão: 2 (05/12/2005) Sistema Ativo de Segurança Automotiva Índice Título Observações Veículos Grupos Páginas 1 2 Rastrear 3 Monitoramento Alerta

Leia mais

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos

Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos Software para Gestão de Frotas Economia e Controle total de seus veículos A MobiView é originada do Grupo Original Brasil, fundado em 1990 e desde 2005 é especializada em desenvolvimento de softwares para

Leia mais

TRBOnet Standard. Manual de Operação

TRBOnet Standard. Manual de Operação TRBOnet Standard Manual de Operação Versão 1.8 NEOCOM Ltd ÍNDICE 1. TELA DE RÁDIO 3 1.1 COMANDOS AVANÇADOS 4 1.2 BARRA DE FERRAMENTAS 5 2. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS 6 2.1 MAPLIB 6 2.2 GOOGLE EARTH 7 2.3

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO. Software para rastreamento

APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO. Software para rastreamento APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO Software para rastreamento TELA DE LOGIN Tela inicial do sistema onde os clientes u lizam para acessar a plataforma. Para acesso, insira Nome de Usuário e Senha e clique em Entrar.

Leia mais

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo

ÍNDICE. GUIa DE UtIlIzaÇÃo Motorola i1 ÍNDICE Introdução... 03 Instalação através do Quick Office do aplicativo assinado...04 Instalação através do Quick Office do aplicativo não-assinado...08 Instalação através do Assistente de

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

Manual de utilização da Plataforma Tracking.

Manual de utilização da Plataforma Tracking. Manual de utilização da Plataforma Tracking. A Plataforma Tracking é a mais moderna ferramenta para o rastreamento e monitoramento de veículos, objetos e pessoas que existe no mercado atualmente. Você

Leia mais

Aplicação de dados para TETRA Rio de Janeiro Nov 2009 - Thierry de Matos Reis -

Aplicação de dados para TETRA Rio de Janeiro Nov 2009 - Thierry de Matos Reis - Aplicação de dados para TETRA Rio de Janeiro Nov 2009 - Thierry de Matos Reis - 09.11.2009 Conteúdo As necessidades de aplicações de dados Missão crítica vs. comercial Serviços de dados Exemplos de aplicações

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97 Guia do Usuário Moovit Android Versão 3.7.0.97 Tela principal (tela do mapa) Itens do mapa: Esse aqui é você (o seu avatar). Este ícone laranja mostra sua posição atual. Importante: Em caso de erro na

Leia mais

MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE. VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca

MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE. VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca ÍNDICE Introdução Usar o MEO Drive pela primeira vez Menu Ir para Pesquisa Rápida Mapa Navegação Opções

Leia mais

Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia

Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia Evite filas: Excursão privada o melhor de Barcelona, incluindo a Sagrada Familia Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X X X

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV)

ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014. Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) ADENDO AO PREGÃO PRESENCIAL 05/2014 Complemento ao Item 2.1.1.2.13 do Termo de Referência - Sistema de Gerenciamento (Anexo IV) DETALHAMENTO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE FROTA E CONTROLE DE TRÁFEGO Os

Leia mais

Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ. Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana

Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ. Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana Tecnologias empregadas no transporte por ônibus no Rio de Janeiro - RJ Richele Cabral Diretora de Mobilidade Urbana Setembro de 2014 Ambiente Institucional Entidades Nacionais Empresariais Empresas Associadas

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

Auto Gerenciamento utilizando a Web ou Celular

Auto Gerenciamento utilizando a Web ou Celular Auto Gerenciamento utilizando a Web ou Celular O FreeTrack é um sistema inovador de Rastreamento e Monitoramento de Frotas, carros, caminhões e motocicletas onde sua criação propõem uma solução econômica,

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER Autor: RANGEL TORREZAN RESUMO 1. Gestão de Portfolio e suas vantagens. A gestão de portfólio de projetos estabelece

Leia mais

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3)

Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Instruções para download e instalação da atualização de Mapa GPS (v3) Antes de iniciar o processo, você precisará um pen drive USB com uma capacidade de 2 GB ou maior. Em caso de dúvida ou dificuldade

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas

Sistema de Rastreamento WEB. Manual do usuário AVANÇADO. para. empresas Sistema de Rastreamento WEB Manual do usuário AVANÇADO para empresas INTERFACE... 3 SUAS FUNCIONALIDADES... 3 GERAL... 4 Aba Sumário... 4 Aba Localização... 4 Aba Trajeto... 5 Aba Últimos Registros...

Leia mais

Eficiência Funcionários Check-In

Eficiência Funcionários Check-In Eficiência Funcionários Check-In Sinalização dos fluxos, através de divisores, displays e sinalização horizontal; Alteração de layout áreas de formação de fila; Triagem dos passageiros na entrada da área

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá

Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá Passo-a-passo para acesso ao novo sistema de reservas de salas no Rochaverá 1. Tela de Acesso (Login) RE = seu RE Senha = CPF sem pontos e traço (para o primeiro acesso). Observação: Você pode trocar a

Leia mais

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA.

EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA. EDITAL CONCORRÊNCIA 02/2015 ANEXO VI - ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA FROTA. 1. Sistema de Monitoramento da Frota O Sistema de Monitoramento da Frota será implantado pela concessionária para

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais

BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais Tribunal de Justiça de Pernambuco Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação BI Gerenciamento e Monitoramento de Informações Processuais Manual do Usuário Recife - 2014 Histórico de Alterações

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Fale Light PLANO ALTERNATIVO N 068 - LC

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Fale Light PLANO ALTERNATIVO N 068 - LC PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Fale Light PLANO ALTERNATIVO N 068 - LC Empresa Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. EMBRATEL. Nome do Plano Plano Fale Light PAS 068 Modalidade do STFC Local. Descrição

Leia mais

Maximize sua Participação na AUTOMEC PESADOS com as Ferramentas de Merchandising

Maximize sua Participação na AUTOMEC PESADOS com as Ferramentas de Merchandising Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Maximize sua Participação na AUTOMEC

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais

6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais 6º Encontro Catarinense de Observatórios Sociais BLUMENAU 13 e 14/08/2015 Auditório da Blucredi - Rua Alberto Stein, 199 - Vila Germânica Comunicação: padronização e ferramentas Início das atividades:

Leia mais

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi

Sistema de Despacho de Serviços de Táxi Sistema de Despacho de Serviços de Táxi é um inovador sistema de despacho eletrônico de serviços de táxi, dotado da mais alta tecnologia de computação móvel e de otimização de mobilidade. O TAXI-LINK está

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL Solução Tecnologia Monitoramento Instalação SOLUÇÃO A solução de rastreamento Unepxmil foi desenvolvida para atender as principais necessidades

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon

Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon Exercício Estudar a descrição do sistema, examinar os planos de projetos

Leia mais

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos).

Todos os Registros no site referem-se aos momentos em que o equipamento estava conectado (decorrente dos dois eventos acima descritos). 1. Como funcionado Equipamento? O Rastreador instalado é um equipamento Hibrido que utiliza tecnologia de transmissão de dados por Satélite e via Operadora de Telefone. O Satélite informa ao equipamento

Leia mais

SP 01/07/92 NT 149/92. Gerenciamento de Eventos Não Programados: Sala de Estratégias. Eng.º Edélcio Meggiolaro - GCO. Introdução

SP 01/07/92 NT 149/92. Gerenciamento de Eventos Não Programados: Sala de Estratégias. Eng.º Edélcio Meggiolaro - GCO. Introdução SP 01/07/92 NT 149/92 Gerenciamento de Eventos Não Programados: Sala de Estratégias. Eng.º Edélcio Meggiolaro - GCO Introdução Em 1991, a CET através das Gerências de Engenharia de Tráfego operou 400 Km

Leia mais

FUNCIONALIDADES DO PHONEPARK

FUNCIONALIDADES DO PHONEPARK FUNCIONALIDADES DO PHONEPARK O PhonePark é uma solução inovadora para estacionamentos rotativos em vias públicas, que permite a compra de créditos e utilização de estacionamento através do telefone celular

Leia mais

Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia

Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia CRONOLOGIA 1975 Estadualização Criação Transurb 1976 1980 1984 1989 1991 1995 1997 1998 1999 2000 Sistema Tronco-Alimentado Corredor Anhanguera

Leia mais

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT.

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. José Eduardo Penna Amorim Pereira Logann Soluções em Tecnologia da Automação e Informação Ltda. Av. Nossa Senhora do Carmo, 45 6º andar - Belo

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 3.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

Rastreamento Veícular

Rastreamento Veícular Manual de Instrução do Usuário Rastreamento Veícular Parabéns pela aquisição do seu Sistema de Rastreamento. Esperamos que ele supere suas expectativas e proporcione muito mais controle e proteção para

Leia mais

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS

Tecnologia e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS PORTAL DE TELEMETRIA SYSTEMTEK PARA GERENCIAMENTO DE FROTAS Características Design inovador Controle de acesso Permite criar usuários com senhas podendo-se definir no sistema quais as funcionalidades cada

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Visão Transportador 2 Sumário Introdução... 3 Requisitos mínimos... 3 Acesso... 3 Primeiro acesso... 5 Navegando pelo sistema... 6 Menu Perfil... 7 Dados do Fornecedor...

Leia mais

MONITORAMENTO WIRELESS EM TEMPERATURA, UMIDADE, PRESSÃO & GPS

MONITORAMENTO WIRELESS EM TEMPERATURA, UMIDADE, PRESSÃO & GPS 1 AR AUTOMAÇÃO EMPRESA & SOLUÇÕES A AR Automação é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas wireless (sem fios) que atualmente, negocia comercialmente seus produtos e sistemas para diferentes

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Maximize sua Participação com as Ferramentas de Merchandising

Maximize sua Participação com as Ferramentas de Merchandising Líder Mundial na Organização de Eventos Qualquer que seja o setor de atuação......criamos contatos, conteúdos e comunidades com o poder de transformar seus negócios. Maximize sua Participação com as Ferramentas

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Passos para importar CNES no Sistema com CDS

Passos para importar CNES no Sistema com CDS e-sus AB Sistema com Coleta de Dados Simplificada - CDS Passos para importar CNES no Sistema com CDS Maio/2013 1 Por que importar o CNES? A importação do CNES deve ser o primeiro passo a ser realizado

Leia mais