II Workshop Internacional ENUMAS 2010 REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "II Workshop Internacional ENUMAS 2010 REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA"

Transcrição

1 II Workshop Internacional ENUMAS 2010 Oportunidades em Atividades Nucleares no Brasil: Medicina, Agricultura e Indústria REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA Antonio Teixeira e Silva Unicamp-Campinas, 19 e 20 de agosto de 2010

2 Reatores Nucleares - História 1920 É proposta a existência dos nêutrons por Rutherford. Em 1920, Ernest Rutherford, prosseguia com estudos em relação à estrutura nuclear do átomo. Ele percebeu que quando comparamos a razão massa pela carga de diferentes átomos, achamos números diferentes do esperado. Por exemplo, se dividirmos a massa do hidrogênio pela sua carga achamos 1,04375 x 10-8 kg/c, que era um valor esperado para qualquer outro átomo, mas se fizermos o mesmo para átomo de hélio acharemos 2,0875 x 10-8 kg/c. Ernest Rutherford ( ) Rutherford supor a existência de mais uma partícula no núcleo atômico com massa ligeiramente maior que a do próton e não portadora de carga chamada de nêutron.

3 Reatores Nucleares - História 1932 Verificada a existência dos nêutrons por Chadwick. A hipótese da existência do nêutron foi confirmada em 1932 por James Chadwick ( ) em um artigo publicado com titulo de Possible Existence of a Neutron, esse trabalho realizado com partículas emitidas por um material radioativo natural rendeu para seu autor o Prêmio Nobel de Física de James Chadwick ( )

4 Reatores Nucleares - História 1934 Fermi observa o comportamento dos nêutrons lentos. Em 1934, um grupo de pesquisadores liderados por Fermi verificaram que resultados obtidos para a radioatividade induzida eram diferentes quando se mudava a mesa que transportava o pesado espectroscópio Hilger, isto é, dependia do fato de ser a mesa de madeira ou de mármore. Verificou-se mais tarde que o fato poderia ser explicado pela moderação de velocidade dos nêutrons no hidrogênio da madeira. Enrico Fermi ( ) No dia 18 de outubro de 1934, para esclarecer este "mistério", começaram a estudar sistematicamente este problema.

5 Reatores Nucleares - História 1934 Fermi observa o comportamento dos nêutrons lentos. Para evitar a dispersão de nêutrons na experiência, foi constituído um pequeno anteparo de chumbo. Sem que ninguém soubesse o por quê, Fermi substituiu o pesado anteparo por parafina. No dia 22 de outubro de 1934, foi utilizada pela primeira vez parafina na moderação de nêutrons. Fermi convocou todos os membros do Instituto para verificar um estranho fenômeno: a parafina multiplicava grandemente o efeito da radioatividade produzida pelos nêutrons. Fermi concluiu que: I - os nêutrons lentos eram mais eficazes que os rápidos na produção de reações nucleares em certos elementos; Enrico Fermi ( ) II - a parafina agia como moderador, isto é, no choque dos nêutrons com os núcleos de hidrogênio (elementos leves) da parafina, eles perdiam grande parte da energia cinética.

6 1938 Otto Hahn e Lise Meitner descobriram a fissão nuclear Otto Hahn e Fritz Strassmann, dois cientistas alemães, bombardeavam uma amostra de urânio com nêutrons na t e n t a t i v a d e c r i a r e le m e n t o s m a i s p e s a d o s e acidentalmente criaram bário no meio do experimento, o que os deixou muito surpresos. Sem saber o que de fato havia acontecido, Hahn enviou os dados para sua colega Lise Meitner ( ). Otto Hahn ( ) e Fritz Strassmann ( ) E l a a n a lis o u o s d a d o s j u n t o c o m s e u s o b r i n h o O t t o F r i s c h. Após da analise dos dados enviados por Hahn, Lise e seu sobrinho chegaram a seguinte conclusão: que o átomo de urânio ao ser atingindo pelos nêutrons partiuse em dois, como uma célula em processo biológico e chamaram esse fenômeno de fissão.

7 Reatores Nucleares - História 1939 Fermi (já nos EUA) e colaboradores mostraram ser possível uma reação em cadeia com nêutrons de fissão. O Governo americano é informado da possibilidade de se fazer um poderoso explosivo com urânio. Liberação de US$ 1,400, para ajudar as pesquisas na Universidade de Columbia.

8 Reatores Nucleares - História 1940 Criação do NDRC ( National Defense Research Committee) para pesquisas associadas à defesa) Transferência das pesquisas da Universidade de Columbia para a Universidade de Chicago.

9 Reatores Nucleares - História 1942 Primeiro Reator Nuclear com reação em cadeia auto-sustentada: Chicago Pile

10 Reatores Nucleares - História 1955 Primeiro PWR (Submarino Nautilus)

11 Reatores Nucleares - História 1956 Primeiro reator comercial - Calder Hall (Inglaterra).

12 OBTENÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DA FISSÃO FISSÃO INDUZIDA POR NÊUTRONS Reação nuclear que ocorre mediante incidência de nêutrons com qualquer energia cinética em nuclídeos físseis, por exemplo: U n I Y n + γ + ν Nuclídeo Nêutrons físsil Nêutron Produtos emitidos Raios-gama incidente de fissão prontos γ Raios-gama de decaimento Anti-neutrinos ν β Partículas beta negativas

13 NUCLÍDEOS FÍSSEIS 235 U (0,72 % do urânio natural) enriquecimento do urânio natural por difusão gasosa ou ultracentrifugação. 239 Pu (não existe na natureza) captura radiativa de nêutrons pelo 238 U: β ; T 1 / 2 = 23,5 min 239 β ; T1 / 2 U(n, γ) U Np = 2,36 d 239 Pu 233 U (não existe na natureza) captura radiativa de nêutrons pelo 232 Th: β ; T 1 / 2 = 22,3 min 233 β ; T1/ 2 Th(n, γ) Th Pa = 27,0 d 233 U Os nuclídeos 238 U e 232 Th são denominados férteis, sendo fissionados mediante a incidência de nêutrons rápidos.

14 Características importantes da fissão nuclear induzida por nêutrons Seção de choque para fissão do 235 U em função da energia cinética do nêutron incidente:

15 Características importantes da fissão nuclear induzida por nêutrons Seção de choque para fissão do 239 Pu em função da energia cinética do nêutron incidente:

16 Características importantes da fissão nuclear induzida por nêutrons Seção de choque para fissão do 233 U em função da energia cinética do nêutron incidente:

17 Características importantes da fissão nuclear induzida por nêutrons Seções de choque para fissão do 238 U e do 232 Th em função da energia cinética do nêutron incidente: Energia de limiar para fissão do 238 U por nêutrons cerca de 1,0 MeV Energia de limiar para fissão do 232 Th por nêutrons cerca de 1,4 MeV

18

19

20 REAÇÃO NUCLEAR DE FISSÃO EM CADEIA AUTO-SUSTENTADA Ocorre em um sistema contendo nuclídeos físseis para o qual: k = Número Número de de fissões fissões da de uma geração geração precedente 1 sendo k denominado fator de multiplicação efetivo. Segundo o valor de k, um sistema pode ser classificado como: k < 1 sistema subcrítico não há reação em cadeia auto-sustentada k = 1 sistema crítico reação em cadeia no estado estacionário k > 1 sistema supercrítico reação em cadeia divergente

21 Material absorvedor de nêutrons controlar a reação em cadeia, através da regulagem do número de nêutrons em circulação no sistema; Moderador desacelerar os nêutrons rápidos em nêutrons lentos, através do espalhamento elástico por núcleos leves; Refrigerante remover o calor gerado pela reação em cadeia controlada, por intermédio de convecção forçada.

22 Configuração do sistema Configuração heterogênea o moderador e o combustível nuclear são separados; Combustível nuclear material contendo nuclídeos físseis, em meio ao qual ocorrem as fissões nucleares que, nesta configuração, são causadas majoritariamente por nêutrons térmicos

23 Características importantes da fissão nuclear induzida por nêutrons Valor médio da energia total liberada na fissão de um núcleo de 235 U por nêutron térmico: Energia cinética dos fragmentos de fissão Energia cinética dos nêutrons emitidos Energia dos raios-gama prontos Energia do decaimento beta Energia do decaimento gama Energia dos anti-neutrinos ENERGIA TOTAL DA FISSÃO 167 MeV 5 MeV 7 MeV 5 MeV 5 MeV 11 MeV 200 MeV Resultados análogos são obtidos para 239 Pu e 233 U.

24 Reação nuclear de fissão em cadeia auto-sustentada Controlada taxa de ocorrência das fissões é mantida constante reator nuclear Fissão de 1 kg de 235 U libera 2, kwh Cilindro metálico com 3,2 cm de diâmetro e 6,6 cm de comprimento 1000 MW(t) 300 MW(e) 24 horas E = 30% Equivalente ao consumo médio diário de brasileiros Enquanto isso, para gerar 300 MW(e) ao longo de 24 horas em uma usina termoelétrica... Combustível fóssil consumido toneladas de carvão mineral toneladas de óleo combustível toneladas de gás natural CO 2 emitido toneladas toneladas toneladas

25 FONTES DE ENERGIA USADAS PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA Todo o progresso tecnológico ocorrido mundialmente ao longo dos últimos 120 anos teve como base o uso intensivo de energia elétrica. Atualmente, cerca de um terço de toda a energia primária do mundo é utilizada para gerar energia elétrica.

26 USO DE ENERGIA NUCLEAR PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA Efetuado pelo funcionamento de reatores nucleares de potência que equipam usinas nucleoelétricas. A) Usina termoelétrica B) Usina nucleoelétrica

27 Dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) referentes a agosto de 2010: 440 usinas nucleoelétricas funcionando em 31 países; Capacidade geradora total de MW elétricos; 13 países utilizavam usinas nucleoelétricas para gerar mais do que um terço da eletricidade que consomem; Maior uso de energia nuclear para gerar eletricidade França (78,1%); Maior capacidade nucleoelétrica instalada EUA (104 usinas, MW elétricos, 20,2% da eletricidade gerada).

28 2000 International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:12: International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:10:02.

29 2000 International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:12:37.

30 2000 International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:12:37.

31 2000 International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:12:37.

32 2000 International Atomic Energy Agency. Comments to Project Officer This page was automatically created on 16 Aug 2010, 16:12:37. NUCLEAR POWER PLANTS INFORMATION Under Construction Reactors by Type Under Construction Type BWR FBR LWGR PHWR PWR Total: No. of Units Total MW(e)

33 FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA NO MUNDO

34 FONTES DE ENERGIA UTILIZADAS PARA GERAR ENERGIA ELÉTRICA NO MUNDO

35 Tipos de reatores nucleares de potência Combustível Enriquecimento Moderador Refrigerante Tipo de reator País de origem UO 2 2% a 4% H 2 O H 2 O PWR EUA UO 2 2% a 4% H 2 O H 2 O (fervente) BWR EUA U metálico Grafite CO 2 GCR Reino Unido UO 2 2% a 4% Grafite CO 2 AGR Reino Unido EUA ThC 2 + UC 2 93% Grafite He HTGR Reino Unido Alemanha UO 2 D 2 O D 2 O PHWR Canadá UO 2 2% a 4% D 2 O H 2 O (fervente) SGHWR Reino Unido UO 2 2% a 4% Grafite H 2 O (fervente) RBMK URSS UO 2 + PuO 2 Na 0 líquido FBR Vários

36 Tipos de reatores nucleares de potência Primórdios dos reatores nucleares de potência Data Local Evento Nome Tipo Potência 20/12/1951 Arco, Idaho, EUA Primeiro reator nuclear a gerar energia elétrica EBR - 1 FBR 0,2 MWe (não conectado) 27/06/1954 Obninsk, Rússia, URSS Primeiro protótipo de usina nucleoelétrica AM - 1 RBMK 5 MWe 17/01/1955 EUA Primeiro submarino com propulsão nuclear USS Nautilus (SSN - 571) PWR 6 MWe (estimativa) 01/10/1956 Cúmbria, Reino Unido Primeira usina nucleoelétrica Calder Hall GCR 50 MWe 31/08/1957 Pleasanton, Califórnia, EUA Primeiro protótipo de usina nucleoelétrica com reator nuclear refrigerado a água fervente Vallecitos Nuclear Center BWR 5 MWe 02/12/1957 Shippingport, Pensilvânia, EUA Primeira usina nucleoelétrica com reator nuclear refrigerado a água pressurizada Shippingport PWR 75 MWe

37 Tipos de reatores nucleares de potência

38 Distribuição dos reatores nucleares de potência por tipo: PWR (reator refrigerado a água pressurizada) 60,5% BWR (reator refrigerado a água fervente) 21,5% PHWR (reator refrigerado a água pesada pressurizada) 9,8% RBMK (reator refrigerado a água fervente e moderado a grafite) 3,6% AGR (reator avançado refrigerado a gás) 3,2% GCR (reator refrigerado a gás) 0,9% FBR (reator rápido) 0,5% Fonte: AIEA, julho/2007

39 Função dos componentes principais de um reator nuclear de potência: Núcleo do reator constituir a fonte de energia do reator nuclear (componente onde ocorre, de maneira auto-sustentada e controlada, a reação nuclear de fissão em cadeia); Vaso de pressão conter o refrigerante e proporcionar suporte mecânico ao núcleo do reator; Blindagem biológica evitar o escape de radiações ionizantes (raiosgama e nêutrons) para o meio-ambiente; Trocadores de calor permitir a transferência de calor do refrigerante do reator para o fluido operante no ciclo de potência; Bombas de refrigeração fazer com que o refrigerante circule através do núcleo do reator e dos trocadores de calor.

40 REATOR NUCLEAR REFRIGERADO A ÁGUA LEVE PRESSURIZADA(PWR)

41 REATOR NUCLEAR REFRIGERADO A ÁGUA LEVE PRESSURIZADA(PWR) Tipo de reator nuclear de potência mais utilizado atualmente em todo o mundo; Desenvolvido inicialmente nos EUA para propulsão de submarinos (USS Nautilus, 1955); Adaptado para uso civil com a finalidade de gerar energia elétrica (Shippingport, Pensilvânia, EUA, 75 MW elétricos, 1957); Acidente na usina nucleoelétrica de Three Mile Island, Pensilvânia, EUA, ocorrido em 28/03/1979, evidenciou falhas de segurança corrigidas em projetos subseqüentes; Após 35 anos de desenvolvimento, a tecnologia de reatores PWR atingiu um estágio em que as características de projeto dos reatores deste tipo tornaram-se bastante semelhantes.

42 Características típicas de um reator nuclear PWR: Combustível nuclear Tipo Dióxido de urânio (UO 2 ) com grau médio de enriquecimento em 235 U igual a 2,5%. Formato Pastilhas cilíndricas com 8 mm de diâmetro e 10 mm de comprimento, acondicionadas dentro de um revestimento metálico. Revestimento metálico Tubo de Zircaloy-4 com 10 mm de diâmetro e 4 m de comprimento, pressurizado com gás He e lacrado por soldagem para constituir uma vareta combustível.

43 Disposição Arranjo quadrado com 20 cm de lado, contendo 16 x 16 varetas, mantidas fixas por meio de grades espaçadoras para constituir um elemento combustível.

44 Elemento combustível típico de um reator PWR Westinghouse 17x17.

45 Barras de controle e segurança Distribuição Feixes contendo 20 varetas de controle cada. Material Liga de prata - índio - cádmio (Ag - In - Cd) na proporção respectivamente de 80% - 15% - 5%, revestida com aço inoxidável. Dimensões As mesmas dimensões externas de uma vareta combustível. Núcleo do reator Configuração Elementos combustíveis posicionados lado a lado dentro do vaso de pressão. Dimensões 3,8 m de diâmetro e 3,7 m de altura (parte ativa).

46 Vaso de pressão Material Aço carbono revestido internamente por uma camada de aço inoxidável. Dimensões 4,7 m de diâmetro interno, 10 m de altura e 215 mm de espessura total de parede. Água no sistema de refrigeração primário Pressão 153 atm. Temperatura de entrada 295 C. Temperatura de saída 330 C.

47 Vapor de água no sistema de refrigeração secundário Produção Trocador de calor (gerador de vapor). Pressão 73 atm. Temperatura 290 C. Potência gerada Térmica MW. Elétrica MW. Eficiência térmica geral 34%. Sistema de refrigeração terciário Resfria e condensa o vapor de água após este haver passado pela turbina, utilizando a água do mar ou de um rio.

48 Reator nuclear refrigerado a água pressurizada (PWR)

49 USINAS NUCLEOELÉTRICAS DO BRASIL

50

51

52 Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto Unidade 1 Usina Angra 1 (PWR 657 MW elétricos). Unidade 2 Usina Angra 2 (PWR 1354 MW elétricos). Localização Praia de Itaorna, Angra dos Reis RJ. Angra 1 e Angra 2 em conjunto fornecem aproximadamente 45% da energia elétrica consumida atualmente no Estado do Rio de Janeiro. Angra 1 foi adquirida em 1972 pelo Governo Brasileiro junto à empresa norte-americana Westinghouse Electric Corporation e entrou em operação no ano de Angra 2 é a primeira usina nucleoelétrica resultante do Acordo Nuclear Brasil Alemanha (assinado em 1975) e entrou em operação no ano de 2000.

53 ANGRA 1 Combustível nuclear Tipo Dióxido de urânio (UO 2 ) com grau médio de enriquecimento em 235 U igual a 2,6%. Carga total 51 toneladas de urânio. Formato Pastilhas cilíndricas com 8 mm de diâmetro e 10 mm de comprimento, acondicionadas dentro de um revestimento metálico. Revestimento metálico Tubo de Zircaloy-4 com 10 mm de diâmetro e 3,65 m de comprimento, pressurizado com gás He e lacrado por soldagem para constituir uma vareta combustível. Disposição Arranjo quadrado com 20 cm de lado, contendo 16 x 16 varetas, mantidas fixas por meio de 8 grades espaçadoras para constituir um elemento combustível.

54

55 Barras de controle e segurança ANGRA 1 Distribuição 33 feixes, cada um contendo 20 varetas de controle. Material Liga de prata - índio - cádmio (Ag - In - Cd) na proporção respectivamente de 80% - 15% - 5%, revestida com aço inoxidável. Dimensões As mesmas dimensões externas de uma vareta combustível Núcleo do reator Configuração 121 elementos combustíveis, posicionados lado a lado dentro do vaso de pressão.

56 ANGRA 1 Vaso de pressão Material Aço carbono revestido internamente por uma camada de aço inoxidável. Dimensões 3,35 m de diâmetro interno, 12 m de altura e 20 cm de espessura total de parede. Água no sistema de refrigeração primário Pressão 157 atm Temperatura de saída 324 C

57 ANGRA 1 Vapor de água no sistema de refrigeração secundário Produção Trocador de calor (gerador de vapor) Pressão 65 atm Temperatura 287 C Potência gerada Térmica 1876 MW Elétrica 657 MW Eficiência térmica geral 35% Sistema de refrigeração terciário - Resfria e condensa o vapor de água após este haver passado pela turbina, utilizando a água do mar.

58

59 ANGRA 2 Combustível nuclear Tipo Dióxido de urânio (UO 2 ) com grau médio de enriquecimento em 235 U igual a 2,5%. Carga total 103,5 toneladas de urânio. Formato Pastilhas cilíndricas com 9 mm de diâmetro e 10 mm de comprimento, acondicionadas dentro de um revestimento metálico. Revestimento metálico Tubo de Zircaloy-4 com 10,75 mm de diâmetro e 3,90 m de comprimento, pressurizado com gás He e lacrado por soldagem para constituir uma vareta combustível. Disposição Arranjo quadrado com 20 cm de lado, contendo 16 x 16 varetas, mantidas fixas por meio de 9 grades espaçadoras para constituir um elemento combustível.

60

61 Barras de controle e segurança ANGRA 2 Distribuição 61 feixes, cada um contendo 20 varetas de controle. Material Liga de prata - índio - cádmio (Ag - In - Cd) na proporção respectivamente de 80% - 15% - 5%, revestida com aço inoxidável. Dimensões As mesmas dimensões externas de uma vareta combustível. Núcleo do reator Configuração 193 elementos combustíveis, posicionados lado a lado dentro do vaso de pressão.

62

63

64 Máquina de Carregamento e Transferencia de Combustível na Piscina de Estocagem de Combustível Queimado

65 ANGRA 2 Vaso de pressão Material Aço carbono revestido internamente por uma camada de aço inoxidável. Dimensões 5,75 m de diâmetro interno, 13 m de altura e 25 cm de espessura total de parede. Água no sistema de refrigeração primário Pressão 161 atm. Temperatura de saída 329 C.

66 ANGRA 2 Vapor de água no sistema de refrigeração secundário Produção Trocador de calor (gerador de vapor). Pressão 70 atm; Temperatura 284 C. Potência gerada Térmica MW; Elétrica MW. Eficiência térmica geral 36%. Sistema de refrigeração terciário Resfria e condensa o vapor de água após este haver passado pela turbina, utilizando a água do mar.

67

68

69

70 MUITO OBRIGADO Antonio Teixeira e Silva teixeira@ipen.br Centro de Engenharia Nuclear IPEN-CNEN/SP

I SENCIR SEMANA DE ENGENHARIA NUCLEAR E CIÊNCIAS DAS RADIAÇÕES ESCOLA DE ENGENHARIA UFMG

I SENCIR SEMANA DE ENGENHARIA NUCLEAR E CIÊNCIAS DAS RADIAÇÕES ESCOLA DE ENGENHARIA UFMG I SENCIR SEMANA DE ENGENHARIA NUCLEAR E CIÊNCIAS DAS RADIAÇÕES ESCOLA DE ENGENHARIA UFMG Belo Horizonte, 29-31 de Maio de 2012 TECNOLOGIA DOS REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA E DE PESQUISA Dr. Clarysson

Leia mais

Distribuição Percentual das Fontes de Geração de Eletricidade no Mundo

Distribuição Percentual das Fontes de Geração de Eletricidade no Mundo A ENERGIA NUCLELÉTRICA 1 HISTÓRICO Até 1954, a energia elétrica que alimentava as residências e as indústrias, era de origem hídrica ou da queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo). Naquele ano,

Leia mais

Energia nuclear 1 INTRODUÇÃO 2 FISSÃO NUCLEAR. leve usa como combustível o urânio 235 (também chamado de urânio enriquecido) e como

Energia nuclear 1 INTRODUÇÃO 2 FISSÃO NUCLEAR. leve usa como combustível o urânio 235 (também chamado de urânio enriquecido) e como 1 INTRODUÇÃO Energia nuclear Energia nuclear, energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muito

Leia mais

Reatores Nucleares - Conceitos

Reatores Nucleares - Conceitos Reatores Nucleares - Conceitos Observa-se na mídia, em decorrência do acidente nas usinas nucleares do Japão, um grande interesse sobre os reatores nucleares, o acompanhamento das causas do acidente, sua

Leia mais

ASPECTOS GERAIS DA ENERGIA NUCLEAR E A ESTRUTURA DO SETOR NUCLEAR NO PAÍS

ASPECTOS GERAIS DA ENERGIA NUCLEAR E A ESTRUTURA DO SETOR NUCLEAR NO PAÍS ASPECTOS GERAIS DA ENERGIA NUCLEAR E A ESTRUTURA DO SETOR NUCLEAR NO PAÍS Apresentação no Senado Federal Aquilino Senra COPPE/UFRJ 23/03/2011 AS PRINCIPAIS ÁREAS DA ENGENHARIA NUCLEAR TECNOLOGIA NUCLEAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Energia Nuclear. A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia. A geração núcleo elétrica é uma das alternativas menos poluentes; permite a obtenção de muita energia em um espaço físico relativamente

Leia mais

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE. 1.0 Introdução EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE 1.0 Introdução O presente trabalho é resultado de uma visão futurística acerca da preservação do meio ambiente e da manutenção da vida. Alguns anos de estudo e pesquisas na área

Leia mais

2014-LAS-ANS Symposium on

2014-LAS-ANS Symposium on Panorama do Setor Nuclear Brasileiro para Geração Elétrica 2014-LAS-ANS Symposium on Small Modular Reactors for Nuclear Power Rio de Janeiro, 21-24 July 2014 Luiz Soares Diretor Técnico 2014-LAS-ANS Symposium

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 MÁQUINAS TÉRMICAS MOTORES A PISTÃO Também conhecido como motor alternativo, por causa do tipo de movimento do pistão.

Leia mais

Vantagens da Energia Nuclear sobre Combustíveis Fósseis

Vantagens da Energia Nuclear sobre Combustíveis Fósseis Vantagens da Energia Nuclear sobre Combustíveis Fósseis Reservas mundiais de U devem bastar para, pelo menos, mais 100 anos de geração de energia elétrica no mundo. Independência estratégica. Emissão zero

Leia mais

Transporte do Ciclo de Combustível Nuclear

Transporte do Ciclo de Combustível Nuclear WNTI W O R L D N U C L E A R T R A N S P O RT I N S T I T U T E FICHA DESCRITIVA Transporte do Ciclo de Combustível Nuclear Materiais Front End (da etapa inicial) Dedicado ao transporte seguro, eficiente

Leia mais

Caldeiras Manoel O. A. Méndez

Caldeiras Manoel O. A. Méndez Caldeiras Manoel O. A. Méndez FEAU - Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo 12 de agosto de 2015 Manoel Méndez Caldeiras 1/24 Sumário Introdução 1 Introdução 2 Descoberta do vapor Uso do vapor

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR

O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR rimeira Semana de Engenharia Nuclear e Ciências das Radiações - UFMG 29/05/2012 Ilson Soares Chefe da Divisão de Treinamento SUMÁRIO INSTITUIÇÕES

Leia mais

Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Balanço de Energia Nacional (BEN - 2010)

Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Balanço de Energia Nacional (BEN - 2010) Aspectos Químicos Basicamente, a química envolvida nas matrizes energéticas se relaciona à obtenção de energia a partir de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e a partir de fissão nuclear.

Leia mais

Química. Prof. Arilson. Aluno(a):

Química. Prof. Arilson. Aluno(a): Produção de energia Projeções indicam que até 2050 o consumo de energia terá um aumento de 160%.Uma das possíveis opções para solucionar esse problema de produção de energia é a utilização da energia nuclear.existem

Leia mais

REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA

REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA MESTRADO EM RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA MONOGRAFIA DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES REATORES NUCLEARES DE POTÊNCIA Gabriel Fonseca da Silva Rezende Luciano Santa Rita Oliveira Marcela Tatiana Fernandes Mauro Otto

Leia mais

ÍCONES ORGANIZADORES ATENÇÃO AVALIAÇÃO DEFINIÇÃO/CONCEITO SAIBA MAIS. Olá!

ÍCONES ORGANIZADORES ATENÇÃO AVALIAÇÃO DEFINIÇÃO/CONCEITO SAIBA MAIS. Olá! Manual do aluno Sumário ÍCONES ORGANIZADORES... 3 EMENTA... 4 Objetivo do curso... 5 Público-alvo... 5 Pré Requisitos... 5 Carga-horária... 6 Dicas para estudo... 6 Exercícios de fixação e Avaliação...

Leia mais

ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA

ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DISCIPLINA: SEMINÁRIOS I ENERGIA SOLAR NO AQUECIMENTO DA ÁGUA Francisco Ronaldo Belém Fernandes Orientador:

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Físico-Química II Professora: Claudia Aluno: Julys Pablo Atayde Fernandes Células a Combustível:

Leia mais

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início

Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Aula 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é um início Itens do capítulo 5 A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5. A energia não é o começo de tudo, mas já é o início 5.1 O consumo

Leia mais

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais.

Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Engenharia Agrícola Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Tipos e fontes de energias alternativas e convencionais. Robson

Leia mais

A4 - CINÉTICA DE REATORES

A4 - CINÉTICA DE REATORES A4 - CINÉTICA DE REATORES 4. INTRODUÇÃO Ao estudarmos o "Fator de Multiplicação Subcrítica"verificamos que a população de nêutrons permanece constante para um determinado K

Leia mais

Aula 23 Trocadores de Calor

Aula 23 Trocadores de Calor Aula 23 Trocadores de Calor UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Definição: Trocadores de Calor Os equipamentos usados para implementar

Leia mais

Anexo 4 - Projeção de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados)

Anexo 4 - Projeção de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados) Anexo 4: Demanda de Eletricidade 1 Anexo 4 - de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados) O Conceito de Energia Equivalente As fontes energéticas classificadas

Leia mais

Energia Nuclear e Contaminação Radioativa. Prof. Dr. Fábio Luiz Melquiades Departamento de Física - Unicentro

Energia Nuclear e Contaminação Radioativa. Prof. Dr. Fábio Luiz Melquiades Departamento de Física - Unicentro Energia Nuclear e Contaminação Radioativa Prof. Dr. Fábio Luiz Melquiades Departamento de Física - Unicentro Motivação Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos

Leia mais

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA Iria Müller Guerrini, No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas

Leia mais

A GERAÇÃO DE ENERGIA HOJE Processos de transformação em larga escala

A GERAÇÃO DE ENERGIA HOJE Processos de transformação em larga escala 30 capítulo 4 a geração de energia hoje 4 A GERAÇÃO DE ENERGIA HOJE Processos de transformação em larga escala No último século, a maior parte das sociedades constituiu complexos regimes de energia envolvendo

Leia mais

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA 14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA O calor gerado pela reação de combustão é muito usado industrialmente. Entre inúmeros empregos podemos citar três aplicações mais importantes e frequentes: = Geração

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101

MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

Prof. Eduardo Loureiro, DSc.

Prof. Eduardo Loureiro, DSc. Prof. Eduardo Loureiro, DSc. Transmissão de Calor é a disciplina que estuda a transferência de energia entre dois corpos materiais que ocorre devido a uma diferença de temperatura. Quanta energia é transferida

Leia mais

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de INSTALAÇÕES E SERVIÇOS INDUSTRIAIS. Instalações e Serviços Industriais 1

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de INSTALAÇÕES E SERVIÇOS INDUSTRIAIS. Instalações e Serviços Industriais 1 Caldeiras Notas das aulas da disciplina de INSTALAÇÕES E SERVIÇOS INDUSTRIAIS Instalações e Serviços Industriais 1 Geradores com câmara de combustão Caldeiras Tipo de combustível sólido, líquido, gasoso,

Leia mais

Energia Nuclear e Impacto Ambiental

Energia Nuclear e Impacto Ambiental José Marcus de Oliveira Godoy Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Sistemas de Armazenamento de Energia

Sistemas de Armazenamento de Energia Sistemas de Armazenamento de Energia (Storage Systems) Prof. Marcello Mezaroba Novembro 2012 Objetivos: Assegurar a confiabilidade do sistema elétrico; Melhoria da qualidade da energia fornecida; Integração

Leia mais

Um guia para principiantes acerca de Energia e Potência

Um guia para principiantes acerca de Energia e Potência Um guia para principiantes acerca de Energia e Potência Artigo entregue por N Packer, Universidade de Staffordshire, RU, Fevereiro 2011 Energia A Energia é a capacidade de realizar o trabalho. Como acontece,

Leia mais

TANQUES DE ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE ASFALTO E COMBUSTÍVEL

TANQUES DE ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE ASFALTO E COMBUSTÍVEL TANQUES DE ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE ASFALTO E COMBUSTÍVEL TANQUES DE ARMAZENAMENTO E AQUECIMENTO DE ASFALTO E COMBUSTÍVEL A ampla linha de tanques de armazenamento e aquecimento de asfalto da Terex

Leia mais

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX

DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX DESIDRATAÇÃO, SEPARAÇÃO E LIQUEFAÇÃO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX REV C Por Luiz Henrique V. Souza Com Agradecimentos Especiais ao Engº Eduardo Gertrudes, CTGÁS/RN. Dezembro, 2010. ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO.

Leia mais

Espectometriade Fluorescência de Raios-X

Espectometriade Fluorescência de Raios-X FRX Espectometriade Fluorescência de Raios-X Prof. Márcio Antônio Fiori Prof. Jacir Dal Magro FEG Conceito A espectrometria de fluorescência de raios-x é uma técnica não destrutiva que permite identificar

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Competência de área 1 Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis

Leia mais

Radioatividade. Por Marco César Prado Soares Engenharia Química Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 2013

Radioatividade. Por Marco César Prado Soares Engenharia Química Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 2013 Radioatividade Por Marco César Prado Soares Engenharia Química Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP 2013 Dados históricos: Descoberta por Henri Becquerel. Em 1903, Rutherford e Frederick Soddy propuseram

Leia mais

478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito

478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito MODELOS ATÔMICOS 478 a.c. Leucipo e seu discípulo Demócrito - A matéria após sofrer várias subdivisões, chegaria a uma partícula indivisível a que chamaram de átomo. - ÁTOMO a = sem tomos = divisão - Esta

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD)

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE BIOLOGIA (EAD) TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL RAQUEL ALVES DA SILVA CRUZ Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008. TRABALHO DE BIOLOGIA GERAL TERMOELÉTRICAS

Leia mais

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica Geração de Energia Elétrica Aspectos Dinâmicos da Geração Hidroelétrica Joinville, 21 de Março de 2012 Escopo dos Tópicos Abordados Controle de Carga-Frequência Regulação Primária Modelo do Sistema de

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

MODELOS ATÔMICOS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio MODELOS ATÔMICOS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio PRIMEIRA IDEIA DO ÁTOMO 546 a.c. Tales de Mileto: propriedade da atração e repulsão de objetos após atrito; 500 a.c. Empédocles:

Leia mais

Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial.

Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial. Radioatividade II e Energia Nuclear Meia-vida Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial. Meia-vida Tempo necessário para que a atividade

Leia mais

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa)

Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aspectos Tecnológicos das Fontes de Energia Renováveis (Biomassa) Aymoré de Castro Alvim Filho Eng. Eletricista, Dr. Especialista em Regulação, SRG/ANEEL 10/02/2009 Cartagena de Indias, Colombia Caracterização

Leia mais

Exercícios Terceira Prova de FTR

Exercícios Terceira Prova de FTR Exercícios Terceira Prova de FTR 1) Existe uma diferença de 85 o C através de uma manta de vidro de 13cm de espessura. A condutividade térmica da fibra de vidro é 0,035W/m. o C. Calcule o calor transferido

Leia mais

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes

ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais. Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes ENERGIA Fontes e formas de energia Impactos ambientais Prof. Dra. Carmen Luisa Barbosa Guedes Disciplina: - 2014 A energia esta envolvida em todas as ações que ocorrem no UNIVERSO FONTES DE ENERGIA FONTES

Leia mais

Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente.

Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente. Módulo VIII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Regime Permanente, Dispositivos de Engenharia com Escoamento e Regime Transiente. Bocais e Difusores São normalmente utilizados em motores

Leia mais

Corte Plasma. Processo de corte plasma

Corte Plasma. Processo de corte plasma Corte Plasma Processo de corte plasma CORTE PLASMA Plasma Três estados físicos da matéria: Sólido - Gelo Líquido - Água Gasoso - Vapor A diferença básica: o quanto de energia existe em cada um deles. Gelo

Leia mais

5. Resultados e Análises

5. Resultados e Análises 66 5. Resultados e Análises Neste capítulo é importante ressaltar que as medições foram feitas com uma velocidade constante de 1800 RPM, para uma freqüência de 60 Hz e uma voltagem de 220 V, entre as linhas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL A ENERGIA NUCLEAR HOJE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL A ENERGIA NUCLEAR HOJE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA NUCLEAR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS RADIOLÓGICAS A ENERGIA NUCLEAR HOJE: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA Alberto

Leia mais

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal.

Período de injeção. Período que decorre do início da pulverização no cilindro e o final do escoamento do bocal. CAPÍTULO 9 - MOTORES DIESEL COMBUSTÃO EM MOTORES DIESEL Embora as reações químicas, durante a combustão, sejam indubitavelmente muito semelhantes nos motores de ignição por centelha e nos motores Diesel,

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA NA

ENGENHARIA MECÂNICA NA ENGENHARIA MECÂNICA NA Gonçalo Falcão Marta Ramos Paulo Fernandes Pedro Lima Pedro Forte Pedro Seabra 1M05_03 Supervisor: Monitor: Ana Reis Mário Silva Mestrado Integrado Engenharia Mecânica Motores Energy

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS EM ENERGIA NUCLEAR

GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS EM ENERGIA NUCLEAR GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS EM ENERGIA NUCLEAR A Acelerador Aparelho para aumentar a velocidade e a energia de partículas elementares carregadas, como elétrons e prótons, utilizando campos elétricos e/ou

Leia mais

Acidente de Ejeção de Barra de Controle para a Usina de Angra 2, considerando o Limite Superior do Coeficiente de Temperatura do Moderador

Acidente de Ejeção de Barra de Controle para a Usina de Angra 2, considerando o Limite Superior do Coeficiente de Temperatura do Moderador 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 Acidente de Ejeção de Barra

Leia mais

A AMAZÔNIA E O NUCLEAR

A AMAZÔNIA E O NUCLEAR A AMAZÔNIA E O NUCLEAR Witold Lepecki * 1. AMAZÔNIA: CASA DE FORÇA DO BRASIL Segundo o Plano Nacional de Energia até 2030, elaborado pela Empresa de Planejamento Energético (EPE) do MME No cenário de referência,

Leia mais

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER

NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER NUCLEARINSTALLATIONSAFETYTRAININGSUPPORTGROUP DISCLAIMER Theinformationcontainedinthisdocumentcannotbechangedormodifiedinanywayand shouldserveonlythepurposeofpromotingexchangeofexperience,knowledgedissemination

Leia mais

4. O Ciclo das Substancias na Termoelétrica Convencional De uma maneira geral todas as substâncias envolvidas na execução do trabalho são o

4. O Ciclo das Substancias na Termoelétrica Convencional De uma maneira geral todas as substâncias envolvidas na execução do trabalho são o 1.Introdução O fenômeno da corrente elétrica é algo conhecido pelo homem desde que viu um raio no céu e não se deu conta do que era aquilo. Os efeitos de uma descarga elétrica podem ser devastadores. Há

Leia mais

Carolina Luiza Rizental Machado

Carolina Luiza Rizental Machado Carolina Luiza Rizental Machado INTRODUÇÃO A energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de algum combustível, tanto de fontes renováveis, quando de fontes não renováveis; As usinas termoelétricas

Leia mais

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões Energia: Capacidade de realizar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica: No

Leia mais

TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR

TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR TERMODINÂMICA EXERCÍCIOS RESOLVIDOS E TABELAS DE VAPOR Prof. Humberto A. Machado Departamento de Mecânica e Energia DME Faculdade de Tecnologia de Resende - FAT Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP

Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP 1 Participantes Alunos regularmente matriculados no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da UNIP Pré-requisitos Ter estudado e compeendido o conteúdo das páginas 5 até 23 do e-book Radiologia Industrial

Leia mais

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2 Juliana Cerqueira de Paiva Modelos Atômicos Aula 2 2 Modelo Atômico de Thomson Joseph John Thomson (1856 1940) Por volta de 1897, realizou experimentos estudando descargas elétricas em tubos semelhantes

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente.

Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente. Módulo VII - 1ª Lei da Termodinâmica Aplicada a Volume de Controle: Princípio de Conservação da Massa. Regime Permanente. Conservação da Massa A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva,

Leia mais

VENTILADORES INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores são equipamentos essenciais a determinados processos

VENTILADORES INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores são equipamentos essenciais a determinados processos Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS HIDRÁULICAS AT-087 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Como outras turbomáquinas, os ventiladores

Leia mais

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

USO DO GÁS NATURAL DE PETRÓLEO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PÓS - GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA ADP8088 - SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA AGRÍCOLA II USO DO GÁS NATURAL DE

Leia mais

Energia Nuclear. Apostila educativa

Energia Nuclear. Apostila educativa Por ELIEZER DE MOURA CARDOSO Colaboradores: Ismar Pinto Alves José Mendonça de Lima Pedro Paulo de Lima e Silva Claudio Braz Sonia Pestana Comissão Nacional de Rua General Severiano, 90 - Botafogo - Rio

Leia mais

ELETRONUCLEAR ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A. ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A.

ELETRONUCLEAR ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A. ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A. ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A. SYMPOSIUM 2008 REACTIVATION OF NUCLEAR POWER PLANTS CONSTRUCTION IN LATIN AMERICA ESTOCAGEM INICIAL DE COMBUSTÍVEL IRRADIADO ELETRONUCLEAR S.A. LAS/ANS EXPO NUCLEAR ENERGY

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

Santos/SP, outubro de 2014.

Santos/SP, outubro de 2014. RECUPERAÇÃO DE EROSÃO CAVITACIONAL EM TURBINAS DE AÇO CARBONO COM APLICAÇÃO DE AÇO INOXIDAVEL COM COBALTO DAS UNIDADES GERADORAS TIPO FRANCIS DA UHE CACHOEIRA DOURADA. Santos/SP, outubro de 2014. Introdução

Leia mais

5. Fusão Nuclear. Hinrichs, R.A.; Kleinbach, M. Energia e Meio Ambiente, Pioneira Thomson Learning, SP, 2003.

5. Fusão Nuclear. Hinrichs, R.A.; Kleinbach, M. Energia e Meio Ambiente, Pioneira Thomson Learning, SP, 2003. 5. Fusão Nuclear Hinrichs, R.A.; Kleinbach, M. Energia e Meio Ambiente, Pioneira Thomson Learning, SP, 003. As reservas mundiais de petróleo e gás natural, nesta ordem, sofrerão grandes declínios neste

Leia mais

Fusão nuclear controlada: uma fonte da energia para o futuro. Prof. Dr Milan Lalic Departamento de Física - UFS

Fusão nuclear controlada: uma fonte da energia para o futuro. Prof. Dr Milan Lalic Departamento de Física - UFS Fusão nuclear controlada: uma fonte da energia para o futuro Prof. Dr Milan Lalic Departamento de Física - UFS Disponibilidade de energia: um requisito essencial para o crescimento econômico e a melhora

Leia mais

Tipos de Embalagens Usadas para o Transporte de Materiais Radioativos

Tipos de Embalagens Usadas para o Transporte de Materiais Radioativos WNTI W O R L D N U C L E A R T R A N S P O RT I N S T I T U T E FICHA DESCRITIVA Tipos de Embalagens Usadas para o Transporte de Materiais Radioativos Dedicado ao transporte seguro, eficiente e confiável

Leia mais

de diminuir os teores de carbono e impurezas até valores especificados para os diferentes tipos de aço produzidos;

de diminuir os teores de carbono e impurezas até valores especificados para os diferentes tipos de aço produzidos; 1 ANEXO XIII Limites de Emissão para Poluentes Atmosféricos gerados nas Indústrias Siderúrgicas Integradas e Semi-Integradas e Usinas de Pelotização de Minério de Ferro 1. Ficam aqui definidos os limites

Leia mais

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente 3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente Este capítulo introduz um modelo evolucionário para a otimização dos parâmetros de uma construção de modo a minimizar o impacto da mesma sobre os

Leia mais

Defensores (argumentos utilizados)

Defensores (argumentos utilizados) A Energia Nuclear Nem todo avanço científico e tecnológico vem acompanhado de expectativas positivas pela sociedade. Muitas são recebidas com inquietação e ansiedade, devido aos efeitos colaterais Usinas

Leia mais

Humberto Vitor Soares Patrícia Amélia de Lima Reis

Humberto Vitor Soares Patrícia Amélia de Lima Reis Humberto Vitor Soares Patrícia Amélia de Lima Reis Tópicos INTRODUÇÃO Aspectos gerais da energia nuclear Elemento urânio Urânio como combustível nuclear Indústrias Nucleares do Brasil- INB Reservas de

Leia mais

INTERAÇÃO DOS RAIOS-X COM A MATÉRIA

INTERAÇÃO DOS RAIOS-X COM A MATÉRIA INTERAÇÃO DOS RAIOS-X COM A MATÉRIA RAIOS-X + MATÉRIA CONSEQUÊNCIAS BIOLÓGICAS EFEITOS DAZS RADIAÇÕES NA H2O A molécula da água é a mais abundante em um organismo biológico, a água participa praticamente

Leia mais

EFEITO FOTOELÉTRICO. J.R. Kaschny

EFEITO FOTOELÉTRICO. J.R. Kaschny EFEITO FOTOELÉTRICO J.R. Kaschny Histórico 1886-1887 Heinrich Hertz realizou experimentos que pela primeira vez confirmaram a existência de ondas eletromagnéticas e a teoria de Maxwell sobre a propagação

Leia mais

Armazenamento de energia

Armazenamento de energia Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica 3 º. trimestre, 2015 A energia solar é uma fonte de energia dependente do tempo. As necessidades de energia

Leia mais

P R O V A DE FÍSICA II

P R O V A DE FÍSICA II 1 P R O V A DE FÍSICA II QUESTÃO 16 A figura mostra uma barra rígida articulada no ponto O. A barra é homogênea e seu peso P está em seu ponto médio. Sobre cada uma de suas extremidades são aplicadas forças

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização A qualidade do ar em um sistema de ar comprimido tem variações e todas elas estão contempladas no leque de opções de produtos que a hb ar comprimido oferece.

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES

Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Comandos Eletro-eletrônicos SENSORES Prof. Roberto Leal Sensores Dispositivo capaz de detectar sinais ou de receber estímulos de natureza física (tais como calor, pressão, vibração, velocidade, etc.),

Leia mais

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO

GERADOR EÓLICO 1 INTRODUÇÃO FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA Projeto de Pesquisa da Primeira Série Série: Primeira Curso: Eletrotécnica Turma: 2123 Sala: 234 Início: 17 de junho de 2009 Entrega: 17 de julho

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões. de toneladas de CO2

Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões. de toneladas de CO2 MAKING MODERN LIVING POSSIBLE Economize energia e CO2 hoje As soluções estão prontas! 517milhões de toneladas de CO2 poderiam ser economizadas se a Europa dobrasse o uso que faz de aquecimento distrital

Leia mais

Projeto Gerador Eólico. Lucas Barros de Assis /Jácson de Oliveira Miguel Schuh Alles / Nathan Silveira Schneider

Projeto Gerador Eólico. Lucas Barros de Assis /Jácson de Oliveira Miguel Schuh Alles / Nathan Silveira Schneider Projeto Gerador Eólico Lucas Barros de Assis /Jácson de Oliveira Miguel Schuh Alles / Nathan Silveira Schneider Justificativa O Brasil é rico em correntes de vento. Fonte infinita. Água tende a não ser

Leia mais

TERMELÉTRICA. Eficiência Energética 11/2015

TERMELÉTRICA. Eficiência Energética 11/2015 TERMELÉTRICA Eficiência Energética 11/2015 O que é uma Termelétrica? É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida Questão 46 Nesta questão, o candidato precisa saber que um filtro de luz realiza a refração seletiva, deixando passar as cores que o compõe e absorvendo substancialmente as outras cores. Assim, para absorver

Leia mais

MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO

MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO MFL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA CHAPAS DE FUNDO E TETO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO Certificada ISO 9001:2008 1 A técnica de MFL consiste na magnetização com imãs permanentes poderosos capazes de criar um campo

Leia mais

Energia Nuclear. Fissão Fusão Aplicações

Energia Nuclear. Fissão Fusão Aplicações Unidade 3 Energia Nuclear Fissão Fusão Aplicações ENERGIA NUCLEAR Produção de energia queima de combustível Carvão: reação química envolvendo elétrons das últimas camadas dos átomos de carbono e oxigênio,

Leia mais

Energia, Riqueza e População

Energia, Riqueza e População Energia, Riqueza e População Legenda - Colunas à Esquerda: Crescimento relativo da oferta total de energia - Colunas Centrais: Crescimento relativo do Produto Interno Bruto (PIB) - Colunas à Direita: :

Leia mais

ANEXO A. NORMAS DA CNEN www.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp

ANEXO A. NORMAS DA CNEN www.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp ANEXO A NORMAS DA CNEN www.cnen.gov.br/seguranca/normas/normas.asp A.1. GRUPO 1: INSTALAÇÕES NUCLEARES Resolução CNEN N o 109/2011, Licenciamento de Operadores de Reatores Nucleares, D.O.U. de 01/09/2011.

Leia mais