DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1"

Transcrição

1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 Prof ª. Eliane Conde

2 Dissídio Individual Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Em termos de organização judiciária e de competência, o Processo do Trabalho se divide em dissídio Individual, quando as partes envolvidas no conflito são identificadas pelo empregado e empregador, e em dissídio coletivo quando as partes são as entidades sindicais ou outras Instituições como Ministério Público do Trabalho.

3 Audiência de Conciliação, Instrução e Julgamento. Audiência: A audiência consiste no ato de escutar, é quando o juiz terá o primeiro contato com as partes. Audiência consiste em um ato determinado pelo juiz para ouvir as partes, as testemunhas, os peritos, bem como conciliar e julgar os conflitos de individuais de trabalho. As audiências podem ser divididas em Audiência de Conciliação, Instrução e Julgamento ou apenas Audiência de Conciliação.

4 Generalidades Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Audiência de Conciliação, Instrução e Julgamento ART. 813,CLT: No processo do trabalho, as audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho são públicas, e realizadas na sede do juízo ou Tribunal, em dias úteis, entre 8 e 18 horas, não podendo ultrapassar 5 horas seguidas, salvo matéria urgente. 1º - Em casos especiais, poderá ser designado outro local para a realização das audiências, mediante edital afixado na sede do Juízo ou Tribunal, com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas. 2º: Sempre que for necessário, poderão ser convocadas audiências extraordinárias.

5 Ás audiências deverão estar presentes, comparecendo com a necessária antecedência, os escrivães ou chefes de secretaria (artigo 814 da CLT). À hora marcada o juiz declarará aberta a audiência, cabendo a um funcionário da vara realizar o pregão, convocando as partes para comparecerem à sala de audiência. A Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), em seu artigo 7º, XX, dispõe que o advogado pode retirar-se do recinto onde se encontre aguardando o pregão após 30 minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido o juiz, mediante protocolização registrada em juízo.

6 No processo do trabalho se o juiz não comparecer ao local da audiência até 15 minutos após a hora marcada, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências. (artigo 815, parágrafo único da CLT). O artigo 362, III do CPC que determina que a audiência poderá ser adiada por atraso injustificado de seu inicio em tempo superior a 30 minutos do horário marcado não se aplica ano Processo do Trabalho, como determina o artigo 2º, VI da Instrução Normativo 39/2016 do TST, pois a CLT possui regra própria.

7 Art. 815 CLT: À hora marcada, o juiz ou presidente declarará aberta a audiência, sendo feita pelo secretário ou escrivão a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer. Parágrafo único : Se, até 15 (quinze) minutos após a hora marcada, o juiz ou presidente não houver comparecido, os presentes poderão retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audiências.

8 Vale esclarecer que não há tolerância para o atraso das partes em audiência, conforme prevê a OJ 245 DA SDI-I do TST, in verbis: REVELIA. ATRASO. AUDIÊNCIA. Inserida em Inexiste previsão legal tolerando atraso no horário de comparecimento da parte na audiência.

9 Do Poder de Polícia do Julgador ART O juiz ou presidente manterá a ordem nas audiências, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem. O poder de polícia do juiz também está previsto no artigo 360 do CPC, in verbis

10 O artigo 817 da CLT determina que o registro das Audiências será feito em livro próprio, constando de cada registro os processos apreciados e a respectiva solução, bem como as ocorrências eventuais. Da citação: Art. 841 CLT: A doutrina chama de notificação citatória. No processo trabalhista a citação é feita pelo Diretor de Secretaria, dentro de 48 horas, que remeterá a segunda via da petição ou do termo ao reclamado, para comparecer à audiência.

11 Fracionamento da audiência Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Art. 849 CLT: Se não for possível concluir a audiência por motivo de força maior, marca-se para a primeira data possível, independentemente de notificação, pois as partes são intimadas na própria audiência para a data seguinte. (Art. 455, CPC: A audiência é una e contínua)

12 Os juízes do trabalho, têm ampla liberdade na direção do processo, portando podem dividir a audiência em três sessões, quais sejam: Audiência de Conciliação Também chamada de audiência inaugural a finalidade é buscar a conciliação, e, não sendo possível, a apresentação da defesa pela reclamada. (art. 846, 1 e 2º, da CLT)

13 Art Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação. (Redação dada pela Lei nº 9.022, de ) 1º - Se houver acordo lavrar-se-á termo, assinado pelo presidente e pelos litigantes, consignando-se o prazo e demais condições para seu cumprimento. (Incluído pela Lei nº 9.022, de ) 2º - Entre as condições a que se refere o parágrafo anterior, poderá ser estabelecida a de ficar a parte que não cumprir o acordo obrigada a satisfazer integralmente o pedido ou pagar uma indenização convencionada, sem prejuízo do cumprimento do acordo. (Incluído pela Lei nº 9.022, de )

14 Ficando claro que é facultado do julgador a homologação de acordo, conforme a Súmula 418 do TST. Súmula nº 418 do TST MANDADO DE SEGURANÇA VISANDO À HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO (nova redação em decorrência do CPC de 2015) - Res. 217/ DEJT divulgado em 20, 24 e A homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

15 Art A decisão será proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliação. Parágrafo único. No caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas. (Redação incluída pela Lei nº , de )

16 Súmula nº 259 do TST Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais TERMO DE CONCILIAÇÃO. AÇÃO RESCISÓRIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e Só por ação rescisória é impugnável o termo de conciliação previsto no parágrafo único do art. 831 da CLT. Do transito em julgado do termo de acordo O termo de acordo transita em julgado na data da sua homologação, conforme entendimento do TST, in verbis:

17 Súmula nº 100 do TST Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais AÇÃO RESCISÓRIA. DECADÊNCIA (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 13, 16, 79, 102, 104, 122 e 145 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e V - O acordo homologado judicialmente tem força de decisão irrecorrível, na forma do art. 831 da CLT. Assim sendo, o termo conciliatório transita em julgado na data da sua homologação judicial. (ex-oj nº 104 da SBDI-2 - DJ )

18 Audiência de Instrução Também chamada de audiência em prosseguimento, com a finalidade de colher provas. Audiência de julgamento Com o único objetivo de dar ciência da sentença às partes, mediante sua publicação em audiência.

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AUDIÊNCIAS Públicas; Realizadas em dias úteis; Das 8 às 18h; Duração de no máximo 5 horas seguidas,

Leia mais

Audiência Trabalhista

Audiência Trabalhista Direito Processual do Trabalho Audiência Trabalhista Oportunidade de ouvir das partes e instruir o processo. É o ato público no qual o réu pode apresentar sua resposta à petição inicial, o juiz procede

Leia mais

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos A AUDIÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1 TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA 2 1) Preparação para o advogado em audiência 2) Perguntas 3) Cálculos 3 1 TEMA 2 AS PECULIARIDADES NA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA

Leia mais

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ACIDENTE DO TRABALHO PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRESCRIÇÃO TRABALHISTA ARTIGO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:... XXIX ação, quanto aos créditos

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS 1) Pretensão: A pretensão é o desejo de uma pessoa de submeter ao seu o interesse de terceiro, de obter certo benefício, como o recebimento de alguma importância ou a imposição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO

PROCESSO DO TRABALHO PROCESSO DO TRABALHO TEMA: PRINCÍPIOS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO PROCESSUAL O QUE É? EXEMPLOS: Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Utilização das Provas nos diferentes procedimentos Prof ª. Eliane Conde As

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 1 1- COMPETÊNCIA 2 CF Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO.

QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Dissídio individual e procedimentos aplicáveis Prof. Cláudio Freitas - Procedimentos (i) Ordinário: artigos 843 e seguintes da CLT

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1 ESQUEMATIZAÇÃO AUDIÊNCIA: I.- PROCEDIMENTO ORDINÁRIO/SUMARÍSSIMO AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1) DISTRIBUIÇÃO - Os feitos serão distribuídos, de regra, de forma aleatória e por sistema eletrônico

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES

INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO GRAVE/AÇÃO DE LEANDRO ANTUNES INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE/AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO/DISSÍDIO COLETIVO LEANDRO ANTUNES PROCEDIMENTOS ESPECIAIS APLICADOS AO PROCESSO DO TRABALHO 1 INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE Art. 853

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio individual e Dissídio coletivo Revelia e seus efeitos Prof ª. Eliane Conde Revelia e seus efeitos Art. 844 da CLT - O não-comparecimento do reclamante à audiência

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5

AUDIÊNCIA TRABALHISTA 1. O jus postulandi... 5 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Audiência contínua... 3 Presença das partes à audiência... 3 Do não comparecimento das partes e suas consequências... 4 O jus postulandi... 5 Atividade proposta... 6 Referências...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Rescisória. Profª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Rescisória. Profª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Profª. Eliane Conde A rescisória é uma ação de conhecimento, de natureza constitutiva-negativa, portanto visa à desconstituição, ou,

Leia mais

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA

AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1 ESQUEMATIZAÇÃO AUDIÊNCIA: I.- PROCEDIMENTO ORDINÁRIO/SUMARÍSSIMO AUDIÊNCIA INAUGURAL CONCILIAÇÃO OU DEFESA 1) DISTRIBUIÇÃO - Os feitos serão distribuídos, de regra, de forma aleatória e por sistema eletrônico

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS:

OAB PRIMEIRA FASE XII EXAME UTI 60 HORAS Processo do Trabalho Aryanna Manfredini. Aula 1 DICAS: DICAS: Aula 1 1 - São órgãos da Justiça do Trabalho (art. 111, CF): Juiz, TRT e TST. Nas comarcas onde não houver juiz do trabalho, o juiz de direito será investido da jurisdição trabalhista, cabendo da

Leia mais

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES QUESTÕES CESPE - MASTER PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TRT8- CESPE 2016 - CEBRASPE TRT 01 - Carlo, cidadão brasileiro domiciliado em Minas Gerais, veterinário e advogado, exempregado público de autarquia federal

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS FACULDADE DE DIREITO Direito Processual do Trabalho Profª. Ms. Tatiana Riemann DISSÍDIO COLETIVO DISSÍDIO COLETIVO 1. Conceito - Dissídio coletivo é o processo que vai dirimir os conflitos coletivos do trabalho, por meio do pronunciamento do Poder Judiciário, criando ou modificando condições de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Direito Processual do Trabalho Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual do Trabalho REVISÃO PRINCIPAIS PONTOS PRINCÍPIOS Jus Postulandi Súmula 425 JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA

Leia mais

Unidade 7 Nívea Cordeiro 2018

Unidade 7 Nívea Cordeiro 2018 Unidade 7 Nívea Cordeiro 2018 O Processo do Trabalho Audiência Trabalhista (arts. 813 a 836 CLT) Visão Geral As audiências na JT são públicas, exceto os casos em que o processo corre em segredo de justiça;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

PROC. DO TRABALHO PEDRO HASS PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ----

PROC. DO TRABALHO PEDRO HASS PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ---- PROC. TRABALHO DO PROC. DO TRABALHO PONTO 1: AUDIÊNCIA PONTO 2: DEFESA - CONTESTAÇÃO PONTO 3: ---- AUDIÊNCIA: é um dos atos mais importantes do processo do trabalho. É ato solene. As partes, representadas

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança Prof ª. Eliane Conde Mandado de Segurança Fundamento legal: art. 5º, LXIX e LXX, da CF e Lei nº 12.016/09 conceder-se-á

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde EMBARGOS NO TST embargos infringentes embargos de divergência 1) Embargos infringentes (CLT, art. 894, I, a c/c art. 2 º,

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de contestação ou defesa, que deve trazer em seu bojo tópico próprio relativamente à prescrição quinquenal de que trata o art. 7.º, XXIX, da Constituição Federal, por meio do

Leia mais

Audiência de Instrução e Julgamento

Audiência de Instrução e Julgamento Audiência de Instrução e Julgamento Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Audiência de Instrução Ato em que são colhidas as provas orais, especificamente: Peritos e assistentes técnicos, para

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Súmulas e OJ s Material Complementar Atualização Prof. Rogério Renzetti Súmulas e OJ s ATUALIZAÇÃO Súmula nº 124 do TST I o divisor aplicável para o cálculo das

Leia mais

PACOTE Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião Teoria e Questões CESPE PROFESSORA: Déborah Paiva

PACOTE Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião Teoria e Questões CESPE PROFESSORA: Déborah Paiva Olá Pessoal, PACOTE Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião Nos últimos anos, ministrei vários cursos na área dos Tribunais Regionais do Trabalho, AFT, MPU, AGU, PFN e TST. Estudaremos com base no perfil

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Princípios. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Princípios. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Princípios Prof. Hermes Cramacon Processo Conjunto de atos coordenados que buscam a prestação jurisdicional. Procedimento É a forma pela qual o processo se desenvolverá.

Leia mais

OAB. expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juízo. PROCEDIMENTO COMUM NOS DÍSSIDIOS INDIVIDUAIS TRABALHISTAS

OAB. expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juízo. PROCEDIMENTO COMUM NOS DÍSSIDIOS INDIVIDUAIS TRABALHISTAS PROCEDIMENTO COMUM NOS DÍSSIDIOS INDIVIDUAIS TRABALHISTAS 1. ORDINÁRIO: Regra geral: valor da causa acima de 40 salários mínimos 2. SUMARÍSSIMO: Art. 852-A e SS: valor da causa de 2 a 40 salários mínimos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde Comunicação dos atos A comunicação dos atos processuais

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

CURSO ON LINE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO TEORIA E EXERCÍCIO PROFESSORA: DÉBORAH PAIVA

CURSO ON LINE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO TEORIA E EXERCÍCIO PROFESSORA: DÉBORAH PAIVA Olá pessoal, Após a apresentação do revisional, com os destaques para os pontos mais importantes da disciplina, estudaremos o tema Audiência no Processo do Trabalho. Espero que tenham gostado do revisional

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA

AUDIÊNCIA TRABALHISTA Aula 1: Fase postulatória... 2 Introdução...2 Conteúdo... 3 Dissídio individual e dissídio coletivo... 3 A fase postulatória do processo... 3 Espécies... 3 Registros das reclamações...4 Requisitos... 4

Leia mais

AUDIÊNCIA TRABALHISTA

AUDIÊNCIA TRABALHISTA Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil 1ª e 2ª Fases da OAB/FGV.

Leia mais

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário.

Aula 07. O preposto da empresa deve ser empregado desta. Exceto quando se tratar de microempresa ou pequeno empresário. Turma e Ano: Master B 2015 Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho Professor: Leandro Antunes Monitor: Rafael Felipe G. do Nascimento Aula 07 Assunto: procedimentos 1 O preposto da empresa deve

Leia mais

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015

DISSÍDIO INDIVIDUAL. Direito Unimonte 2015 DISSÍDIO INDIVIDUAL Paula Freire Direito Unimonte 2015 INÍCIO DO PROCEDIMENTO É feito por meio de um termo de reclamação ou de uma petição inicial. DISTRIBUIÇÃO: será feita entre as Varas, DISTRIBUIÇÃO:

Leia mais

Direito Processual do Trabalho

Direito Processual do Trabalho Direito Processual do Trabalho 01. Assinale a alternativa incorreta: a) A audiência de julgamento será contínua. Porém, se não for possível, por motivo de força maior, concluí-la no mesmo dia, o juiz ou

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Dissídio Coletivo. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Forma de solução pela heterocomposição denominado dissídio coletivo, que nada mais é do que uma ação que vai

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Formas de Execução Prof ª. Eliane Conde Em função da legislação vigente a execução trabalhista encontra-se disciplinada por quatro normas legais a serem

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Citação e Intimação Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal CITAÇÃO E INTIMAÇÃO TÍTULO X Das Citações e Intimações CAPÍTULO I DAS CITAÇÕES

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião Analista Judiciário e Execução de Mandados Teoria e Questões CESPE PROFESSORA: Déborah Paiva

Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião Analista Judiciário e Execução de Mandados Teoria e Questões CESPE PROFESSORA: Déborah Paiva Olá Pessoal, Processo do Trabalho TRT da 8ªRegião O Edital do concurso do TRT da 8ª Região já foi publicado. A banca será CESPE! Espero que estejam todos bem e com muita disposição para o estudo e para

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho.

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. Prazos no processo do trabalho Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. A finalidade do processo é a prestação jurisdicional, que

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Conceito A intervenção de terceiros ocorre quando uma pessoa natural ou

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Nulidades no Processo do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 15 PROCEDIMENTOS APLICADOS NA

Leia mais

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST 19/04/2016 O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Inquérito para Apuração de Falta Grave. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Conceito e Finalidade e Natureza Jurídica A ação de inquérito para a apuração de falta grave é uma ação constitutiva

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO. Profa. Ariovânia

PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO. Profa. Ariovânia PRAZOS NO PROCESSO DO TRABALHO Profa. Ariovânia Sano @direitocomariovaniasano 1 CLASSIFICAÇÃO DOS PRAZOS PROCESSUAIS Os prazos se classificam quanto a ORIGEM, quanto a NATUREZA e quanto ao DESTINATÁRIO.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N.º 045/2014

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N.º 045/2014 PROVIMENTO N.º 045/2014 Altera o Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí - Provimento Nº 20/2014, modificando a disciplina do Plantão Judicial. O Corregedor-Geral

Leia mais

AS CONSEQUÊNCIAS DA SUSPEN- SÃO DA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO NOS JUIZADOS ES- PECIAIS CÍVEIS

AS CONSEQUÊNCIAS DA SUSPEN- SÃO DA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO NOS JUIZADOS ES- PECIAIS CÍVEIS AS CONSEQUÊNCIAS DA SUSPEN- SÃO DA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO NOS JUIZADOS ES- PECIAIS CÍVEIS Rosa Maria Mattos Alves de Santana Britto, Juíza de Direito do 2 º Juizado Especial Cível da Comarca

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 16 PROVAS 113 QUESTÕES (2012 2008) A apostila contém provas de Direito Processual do Trabalho de concursos da Fundação Carlos Chagas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AUDIÊNCIA TRABALHISTA (ATÉ DEFESA DO RÉU) Prof. Antero Arantes Martins (20/03) AUDIÊNCIA UNA. Introdução. a própria Secretaria da Vara, independentemente de despacho do Juiz,

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PROCESSO DO TRABALHO MÓDULO: PROCEDIMENTOS ESPECIAIS E AÇÕES CAUTELARES Professora: Maria Inês Gerardo https://www.youtube.com/user/profmariaines 1 CONTEÚDO PROGRÁTICO AULA 1. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL Via de regra,

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO

COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO COMPETÊNCIA JUSTIÇA DO TRABALHO CONCEITO: É O ESPAÇO DO EXERCÍCIO DO PODER JURISDICIONAL. NOSSO ESTUDO SERÁ DIRECIONADO EM DUAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, E SÃO ELAS: Competência em Razão da Matéria art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1. PRINCÍPIOS 1.1 Princípio da Conciliação Art. 846 - Aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação. Art. 850 - Terminada a instrução, poderão as partes

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Competência na Justiça do Trabalho Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 07 PROCEDIMENTOS APLICADOS

Leia mais