Observe a barra de cor preta à direita esta é a Charm Bar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Observe a barra de cor preta à direita esta é a Charm Bar"

Transcrição

1 DICAS PARA WINDOWS 8 Introdução O Windows 8 foi desenvolvido pela Microsoft com a proposta de atender a dois segmentos: aos tradicionais PCs (desktops e laptops) e aos tablets. Por este motivo, este sistema operacional conta com recursos até então inéditos na família Windows. Mas não se preocupe: com as dicas que o InfoWester disponibiliza a seguir, você aprenderá a utilizar melhor o Windows 8 e acabará com as estranhezas que as suas novidades possam ter causado. Estas dicas foram preparadas tendo como base o Windows 8 em português do Brasil e consideram computadores com mouse e teclado. A maior parte das instruções funciona também em dispositivos equipados com tela sensível ao toque, embora exigindo alguma adaptação. Vamos lá? 1 Domine a barra lateral direita do Windows 8 (Charm Bar) Uma das grandes novidades do Windows 8 é um recurso que a Microsoft denomina Charm Bar. Trata-se de uma barra vertical no lado direito da tela que dá acesso a funcionalidades importantes do sistema, mas que não fica visível o tempo todo. Para vê-la, basta aproximar o cursor do mouse do canto direito inferior/superior ou apertar, ao mesmo tempo, as teclas Windows e C. Observe a barra de cor preta à direita esta é a Charm Bar Ao fazê-lo, você verá cinco botões surgirem na lateral direita e notará que o fundo da barra ficará escuro quando você aproximar o cursor de qualquer um deles. Eis as funções de cada um: - Pesquisar: ao clicar neste botão, o Windows mostrará uma tela de busca. Nela, você pode procurar por arquivos, aplicativos ou configurações existentes no computador, basta escolher o tipo de pesquisa desejada. Também é possível fazer buscas dentro de determinados programas você pode, por exemplo, procurar por uma foto que esteja dentro da sua conta no SkyDrive; - Compartilhar: o Windows 8 é um sistema operacional bastante integrado às nuvens. A opção Compartilhar é prova disso: você pode, por exemplo, enviar por uma foto que estiver visualizando ou publicar um recado no Facebook; - Iniciar: uma forma de alternar entre a tradicional Área de Trabalho e a Tela Inicial, que você conhecerá melhor na dica número 2. Trata-se de uma opção mais interessante para quem utiliza dispositivos com tela sensível ao toque, uma vez que para os demais casos é possível realizar esta tarefa mais rapidamente apertando o botão Windows no teclado; - Dispositivos: uma maneira rápida de ter acesso a dispositivos conectados ao computador no momento, como impressoras, câmeras fotográficas e assim por diante. Nesta opção, também é possível configurar uma segunda tela, como um projetor ou um monitor adicional; - Configurações: aqui você pode personalizar o sistema, gerenciar usuários, mudar a sua senha, verificar atualizações, alterar o volume do áudio, ajustar conexões Wi-Fi, adequar o brilho da tela de um laptop, entrar no Painel de Controle e até mesmo acessar opções de configuração de outros programas.

2 2 Personalize os blocos (tiles) da Tela Inicial Outra característica notável do Windows 8 é que o bom e velho Menu Iniciar foi substituído pela Tela Inicial. A pessoa logo percebe que esta tela é organizada por blocos ( tiles) que contém widgets (pequenos aplicativos) e atalhos para aplicativos. O que pouca gente sabe é que é possível personalizar a Tela Inicial de várias maneiras. Veja a seguir. A Tela Inicial substituiu o Menu Iniciar 2.1 Crie novos blocos Se você tiver pastas ou programas que utiliza bastante, pode fixá-los em sua tela Iniciar, ou seja, criar blocos correspondentes. É fácil: - Pastas: clique com o botão direito do mouse na pasta desejada (ou, em uma tela sensível ao toque, passe o dedo sobre a pasta movimentandoo para baixo) e, depois, em Fixar na Tela Inicial; - Aplicativos: na Tela Inicial, digite o nome do programa ou clique com o botão direito do mouse em uma área vazia e escolha Todos os Aplicativos na parte inferior. Agora, basta localizar o aplicativo desejado, clicar com o botão direito do mouse nele e, novamente na parte inferior, escolher Fixar na Tela Inicial. 2.2 Mude o tamanho ou a posição dos blocos Você pode mudar qualquer bloco de lugar rapidamente. Basta manter o botão esquerdo do mouse sobre ele e movimentá-lo para qualquer posição (ou arrastá-lo com o dedo em telas sensíveis ao toque). Você pode inclusive arrastar o bloco para outro grupo (ou conjunto). Você também pode deixar o tamanho do bloco maior (formato retangular) ou menor (formato quadrado). Para isso, clique com o botão direito do mouse no bloco e, no canto esquerdo inferior da tela, escolha a opção Menor ou Maior. Vale ressaltar que nem todos os blocos podem ser redimensionados.

3 Removendo blocos ou alterando seu tamanho 2.3 Crie grupos de blocos e dê um nome a cada um deles Você pode criar conjuntos de blocos para, por exemplo, dividí-los por temas um grupo de blocos só para aplicativos, outro somente para pastas, um terceiro apenas para jogos e assim por diante. O primeiro passo consiste em organizar os seus grupos. Arraste os blocos para posicioná-los no lugar desejado. Você pode inclusive iniciar um novo conjunto: basta arrastar um bloco para uma área vazia nas laterais e mover os demais itens para lá. Agora, basta criar um nome para cada grupo. Para isso, clique no ícone com o símbolo de menos (ou negativo) no canto direito inferior. Observe que os blocos ficaram menores. Agora, clique com o botão direito do mouse no conjunto a ser nomeado. Em seguida, clique no botão Nome do grupo que aparece na parte inferior da tela e informe o nome que quiser. Dando nomes a grupos de blocos 2.4 Remova um bloco da Tela Inicial Há blocos inúteis em sua Tela Inicial e você quer removê-los? É fácil: clique neles com o botão direito do mouse e escolha a opção Desafixar da Tela Inicial na barra que aparece na parte inferior.

4 3 Personalize o visual da tela Iniciar ou da tela de bloqueio Você pode mudar a qualquer momento a combinação de cores e o plano de funda da Tela Inicial. Para isso, aponte o mouse para o canto direito inferior (ou pressione Windows mais C). Na barra lateral que surgir, clique em Configurações e em Mudar configurações do computador. Em seguida, em Personalizar, clique em Tela Inicial. Agora, basta escolher a imagem de fundo desejada e, mais abaixo, uma combinação de cores. O Windows 8 também permite personalizar a tela de bloqueio, aquela que exibe o campo de login. O caminho é semelhante: Configurações / Mudar configurações do computador / Personalizar / Tela de bloqueio. Escolha uma das imagens disponíveis ou clique em Procurar para optar por uma foto própria. Mais abaixo, você também pode escolher aplicativos para exibir na tela de bloqueio. 4 O botão Desligar sumiu?! Como eu desligo o meu computador mais rapidamente? Com o fim do Menu Iniciar, um dos botões mais utilizados do Windows também sumiu : a opção Desligar. Como é que eu vou desligar o meu computador, então? Na verdade, esta opção ainda existe, mas está em um lugar diferente: vá à Charm Bar, clique em Configurações e encontre o botão Liga/Desliga na parte inferior da barra que surgir. Problema parcialmente resolvido, afinal, agora está mais trabalhoso desligar a máquina. Justificativa aceitável ou não, há uma explicação para isso: a Microsoft entendeu que deveria dar espaço para outros recursos, já que o Windows 8 foi criado também para tablets, dispositivo s que normalmente ficam ligados o tempo todo. Mas, para quem usa laptops ou desktops, há um truque para tornar esta tarefa mais rápida: criar um bloco na Tela Inicial para desligar o computador. Para isso, vá à Área de Trabalho (pressione o botão Windows em seu teclado para acessá-la rapidamente caso esteja na Tela Inicial), clique com o botão direito do mouse em um ponto vazio, escolha Novo e, por fim, Atalho. Aparecerá uma caixa de nome Criar Atalho. No campo Digite o local do item, informe o seguinte comando: shutdown /s /t 0 Clique em Avançar. Na tela seguinte, dê o nome Desligar. Clique em Concluir. Se você quiser, pode alterar também o ícone que representa este atalho. É fácil: clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e faça o seguinte caminho: Propriedades / Atalho / Alterar Ícone. Na janela que abrir, escolha o símbolo que desejar. Repare que há inclusive um de cor vermelha que faz alusão justamente à função de desligamento. Ícone para o botão Desligar Finalmente, clique com o botão direito do mouse no ícone recém-criado e escolha a opção Fixar na Tela Inicial. Agora, toda vez que você quiser desligar o computador, basta procurar esta opção na Tela Inicial.

5 Bloco Desligar na Tela Inicial Você também pode criar uma variação desta função. Para reiniciar o computador em vez de desligá-lo, por exemplo, basta alterar o comando para: shutdown /r /t 0 5 Use e abuse dos gestos Sendo um sistema pensado também para dispositivos com tela sensível ao toque, o Windows 8 permite o uso de gestos para a execução mais rápida de determinadas tarefas. Felizmente, a maioria dos gestos pode ser feita também com o mouse. Eis os principais. 5.1 Acesse a Charm Bar Esta opção você já conhece, mas não custa relembrar: aproxime o cursor do mouse do topo superior ou inferior da lateral direita para a Charm Bar aparecer. Em tablets e afins, arraste o dedo da borda direita da tela em direção o centro desta. 5.2 Veja quais aplicativos que utilizam a interface do Windows 8 estão abertos No Windows 8, você pode executar aplicativos tradicionais e que, portanto, ficam ativos a partir da Área de Trabalho ou utilizar programas compatíveis com a nova interface do sistema. Há vários destes últimos: a loja padrão do Windows 8, o Skype, o cliente de , etc. Para visualizar quais destes aplicativos estão abertos no momento, leve o cursor do mouse para o canto superior esquerdo da tela e o movimente rapidamente para baixo. Você também pode fazer o contrário: levar o cursor para o canto inferior direito e arrastá -lo para cima. Em ambos os casos, uma barra aparecerá no lado esquerdo exibindo miniaturas dos programas aberto. Clique em qualquer um para deixá-lo em primeiro plano.

6 Miniaturas de programas abertos no lado esquerdo No caso de telas sensíveis ao toque, basta arrastar o dedo da borda esquerda em direção ao centro para obter o mesmo efeito. 5.3 Alterne rapidamente entre a Tela Inicial e a Área de Trabalho Você já sabe que pode alternar entre a Tela Inicial e a Área de Trabalho usando a tecla Windows, mas também é possível executar o mesmo procedimento levando o cursor do mouse até o canto inferior esquerdo e clicando na miniatura que é exibida. Em telas sensíveis ao toque, basta levar o dedo ao mesmo ponto. 5.4 Volte à janela anterior Para ver a janela aberta anteriormente quando estiver na Tela Inicial, basta conduzir o cursor do mouse até o canto superior esquerdo e clicar na miniatura que é mostrada. No caso de toques, arraste o dedo do canto esquerdo superior até o centro da tela. 5.5 Faça dois aplicativos aparecerem lado a lado na tela Por padrão, os aplicativos desenvolvidos especialmente para o Windows 8 são exibidos em tela cheia. Mas é possível fazer com que um segundo aplicativo apareça no lado esquerdo ou no lado direito do programa principal. Recurso útil, por exemplo, para consultar informações de uma ferramenta para utilizá-las em outra. Para isso, clique na borda superior do aplicativo e a arraste para a esquerda ou para a direita até que uma grossa linha vertical apareça. Quando isso acontecer, solte o botão. O aplicativo em questão aparecerá na área menor da tela. Basta clicar na linha divisória e arrastá-la para o lado oposto para tornar a sua área maior e diminuir a outra.

7 Programas lado a lado: Desktop e Mapas Repare que se você quiser fazer isso com um aplicativo aberto na Área de Trabalho, precisa minimizar este e outros programas que estiverem ali para exibir o desktop. Quando este estiver aparecendo, basta arrastar a sua borda superior, tal como explicado no parágrafo anterior. Depois, basta clicar no programa em questão para exibí-lo no espaço da tela destinado à Área de Trabalho. Em dispositivos com tela sensível ao toque, basta arrastar a janela do aplicativo a partir de sua borda superior para o lado desejado até a divisória aparecer. Para remover a exibição lado a lado, arraste a divisória para qualquer lado até fazê-la desaparecer. 5.6 Encerre um aplicativo que não tenha o X de fechamento Programas feitos especialmente para o Windows 8 normalmente não têm o botão de fechamento (aquela com um X no canto). Mas fechá-lo é simples: basta arrastar a sua borda superior em direção à parte inferior da tela. Você notará que o cursor se transformará em uma mãozinha fechada enquanto estiver fazendo isso. 6 Ganhe tempo utilizando atalhos de teclado Como não poderia deixar de ser, o Windows 8 também permite que você utilize atalhos de teclado, isto é, combinações de teclas para acessar rapidamente determinadas funcionalidades. Eis algumas das mais úteis (pressione os botões indicados ao mesmo tempo): Windows (também chama de Winkey): alterna entre a Tela Inicial e a Área de Trabalho; Windows mais C: mostra a Charm Bar (barra lateral direita); Windows mais I: exibe a barra de Configurações; Windows mais K: mostra a barra de Dispositivos; Windows mais F: ativa a barra de pesquisa; Windows mais Tab: exibe à esquerda miniaturas de aplicativos abertos; Windows mais D: coloca a Área de Trabalho em primeiro plano; Windows mais M: minimiza todas as janelas abertas e mostra a Área de Trabalho; Windows mais P: abre as configuração de um projetor ou segundo monitor; Windows mais Page Up ou Page Down: alterna entre os monitores instalados; Windows mais X: mostra um menu no canto esquerdo inferior com várias opções de configuração e gerenciamento do sistema; Windows mais R: mostra a opção Executar; Windows mais L: bloqueia o sistema, exigindo digitação de senha para liberá-lo; Windows mais setas laterais: alinha a janela atual para as laterais; Windows mais setas superior e inferior: maximiza ou minimiza a janela atual; Windows mais Enter: abre o Narrador do Windows 8, ferramenta útil para pessoas com deficiência visual; Windows mais Espaço (Backspace): abre as configurações de idioma e layout de teclado; Windows mais Pause: mostras as informações do sistema no Painel de Controle; Windows mais PrintScreen (ou PrtScrn): faz captura de tela. Mais detalhes na dica número 10.

8 Tecla Windows em um notebook 7 Digite o nome para encontrar aplicativos ou arquivos na Tela Inicial Na Tela Inicial, simplesmente comece a digitar o nome de um aplicativo, de um arquivo ou de uma pasta que você queira acessar. Note que não há nenhum campo para isso, simplesmente comece a digitar. O Windows exibirá imediatamente os resultados relacionados, bastando você clicar no item encontrado para utilizá-lo. 8 Desinstale um aplicativo rapidamente O Windows 8 oferece uma maneira bastante rápida de desinstalar aplicativos. Para fazer isso, vá à Tela Inicial e localize o programa a ser removido. Se o aplicativo não estiver aparecendo nos blocos, clique com o botão direito do mouse na Tela Inicial e, no canto direito inferior, acione a opção Todos os Aplicativos. Agora, encontre o ícone do aplicativo em questão, clique nele com o botão direito do mouse e, na parte inferior da tela, escolha a opção Desinstalar. Por fim, basta seguir as instruções de remoção. Dependendo do software, o Windows 8 pode abrir o menu Programas e Recursos do Painel de Controle para que a desinstalação aconteça a partir dali.

9 Desinstalando aplicativos no Windows 8 9 Personalize as notificações do Windows 8 O Windows 8 possui um sistema de notificação bastante abrangente. Assim como nas versões anteriores da plataforma, um aviso que bloqueia a tela toda pode ser exibido para alertar ou para confirmar uma ocorrência mais séria, como a instalação de um programa que faz alterações significativas nas configurações do sistema. Mas as notificações mais frequentes são as que recebem o nome Toast, que são mostradas em caixas retangulares no lado direito. Estas podem exibir tanto mensagens do sistema (por exemplo, informando que há outras opções de programas para abrir um determinado tipo de arquivo) quanto de determinados aplicativos (como recebimento de novos s). Uma notificação do Windows 8

10 Mas, para quem acha estas notificações excessivas ou inconvenientes, é possível configurá-las facilmente. Basta ir em Configurações / Mudar configurações do computador / Notificações. Neste painel, você pode habilitar ou desabilitar os avisos de determinados aplicativos, ativar ou desativar o som dos alertas, entre outros. 10 Faça captura de telas (screenshots) facilmente Você sabia que o Windows 8 é capaz de fazer captura de tela ( screenshots ou print screen) e salvá-las automaticamente? Para isso, basta pressionar os botões Windows e PrintScreen (PrtScn) ao mesmo tempo. A imagem de sua tela será capturada e guardada automaticamente em formato PNG na pasta Bibliotecas / Imagens / Captura de Tela. Se você quiser, pode mudar o caminho desta pasta. Para isso, clique nela com o botão direito do mouse, vá em Propriedades e, por fim, em Local. Nesta última, clique em Mover para escolher o novo diretório. 11 Troque o idioma do Windows 8 Comprou um computador cujo Windows 8 foi instalado em outro idioma? No hay problema! Você pode mudar o idioma padrão do sistema a qualquer momento. Para isso, faça o seguinte: vá ao Painel de Controle (uma forma de fazer isso é digitando este nome na Tela Inicial e clicando no ícone correspondente) e, em Relógio, Idioma e Região, clique em Adicionar um idioma. Na tela que surgir, clique novamente em Adicionar um idioma. Escolha a língua desejada e clique em Adicionar. Depois deste passo, você poderá ter que definir a versão do idioma para uma determinada região. Por exemplo, se você escolher o idioma espanhol, em seguida deverá indicar se prefere a versão argentina, chilena, peruana, etc. Escolhendo um novo idioma para o Windows 8 Agora, clique no link Opções do idioma escolhido. Na tela seguinte, clique em Baixar e instalar pacote de idiomas. Nesta tela, você também pode escolher um layout apropriado para o teclado. Quando o pacote da língua em questão tiver sido baixado (pode demorar) e instalado, você poderá definí-lo como padrão no sistema. Para isso, na tela que lista os idiomas disponíveis, selecione a língua recém-instalada e clique em Mover para cima até deixá-la na primeira posição. Você terá que reiniciar o sistema para que a alteração seja concluída. 12 O Windows 8 não instala os drivers de um dispositivo. O que fazer? O Windows 8 é compatível com praticamente todos os dispositivos que rodam no Windows 7 ou mesmo no Windows Vista, bastando instalar seus respectivos drivers para estas versões. O problema é que, mesmo havendo estes drivers, o Windows 8 pode rejeitar a sua instalação e, com isso, o hardware em questão não é reconhecido pelo sistema.

11 Em muitos casos, isso acontece porque, para evitar problemas no sistema operacional, a Microsoft fez o Windows 8 ser configurado por padrão para aceitar apenas drivers com assinatura digital. Assim, caso você esteja enfrentando um problema do tipo, desativar esta opção pode resolver a questão. Atenção: como se trata de uma alteração referente à segurança do sistema, você deve fazê-lo por sua conta e risco. Pressione as teclas Windows mais C e clique em Configurações. Em seguida, clique no botão Liga/Desliga. Agora, mantenha a tecla Shift pressionada e clique em Reiniciar. Uma tela de fundo geralmente azul será exibida. Escolha a opção Solução de Problemas. Depois, faça o seguinte caminho: Opções Avançadas / Configurações de Inicialização. Agora, será necessário reiniciar a máquina. Quando o sistema voltar a ser carregado, uma tela com os dizeres Configurações de Inicialização mostrará algumas opções. Nela, fazendo uso do teclado número ou das teclas F1 a F9, escolhe o item Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver (normalmente, este fica na posição 7). Por fim, o carregamento do Windows deverá ser concluído. Quando já estiver dentro do sistema, tente instalar o driver novamente. 13 Precisa melhorar o desempenho do computador? Desative os efeitos visuais Se você instalar o Windows 8 em um computador mais antigo, pode ser que enfrente problemas de desempenho. Uma das maneiras de amenizar esta situação é desativando os efeitos visuais do sistema. Para isso, pressione simultaneamente as teclas Windows mais Pause. Na tela que surgir, clique em Configurações avançadas do sistema. Em seguida, procure a divisão Desempenho na aba Avançado e clique no botão Configurações. Na aba Efeitos Visuais, marque a alternativa Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em Ok. 14 Ative o Modo Deus no Windows 8 O Windows 8 preservou um segredo bastante apreciado por alguns usuários das versões anteriores da plataforma: o Modo Deus (GodMode). Não, você dominará o mundo com este recurso, nos desculpe. Por outro lado, terá acesso a uma tela que reúne uma variedade enorme de opções de configuração do sistema. É como se todo os recursos de ajustes estivessem reunidos em um lugar só. Para ativar o GodMode, faça o seguinte: vá à Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse em um ponto vazio, selecione Novo e, depois, escolha Pasta. Você deverá dar exatamente o seguinte nome a esta pasta: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C E01C} Pronto, o Modo Deus está ativo. Agora é só explorá-lo. O GodMode

12 15 Confira se a sua licença do Windows 8 está devidamente ativada Na dúvida se você ativou mesmo a licença de uso da sua cópia do Windows 8? Não se preocupe, há um jeito rápido de verificar. Pressione as teclas Windows mais R ao mesmo tempo e, no campo Executar, digite exatamente o seguinte comando: slmgr.vbs -xpr Depois de alguns segundos, o sistema exibirá um aviso informando se o Windows está devidamente ativado ou não. 16 Aproveite as funcionalidades do novo Gerenciador de Tarefas A Microsoft renovou o Gerenciador de Tarefas do Windows 8. Agora, ficou mais fácil entender o que acontece no sistema ou mesmo fazer determinadas configurações. O caminho para acessá-lo você já conhece: pressione as teclas Ctrl mais Alt mais Delete ao mesmo tempo e escolha Gerenciador de Tarefas. Você verá então várias abas: - Processos: esta divisão agora exibe mais claramente quais recursos de processamento, memória RAM e espaço em disco estão sendo consumidos por aplicativos, processos em segundo plano e funcionalidades do próprio Windows; - Desempenho: aqui, você é informado em tempo real sobre o uso de processador, de memória RAM, de discos e de recursos de rede; - Histórico de aplicativos: esta aba mostra alguns detalhes referentes às atividades dos aplicativos específicos para o Windows 8; - Inicializar: aqui, você descobre quais recursos estão configurados para serem ativados junto à inicialização do sistema. É uma opção interessante para sabe o que pode estar fazendo o Windows demorar para carregar, por exemplo. Clicando com o botão direito do mouse no nome do recurso, você pode conferir suas propriedades ou desabilitá-lo. Ao fazer este último, tome cuidado para não desativar uma ferramenta que lhe é útil; - Usuários: mostra o consumo de recursos de cada conta de usuário; - Detalhes: exibe uma lista mais direta de todos os processos em execução; - Serviços: esta aba lista os serviços do sistemas que estão em execução ou parados. Clicando com o botão direito do mouse em qualquer um deles, você pode pará-lo/iniciá-lo ou ainda reiniciá-lo. Não altere o que você desconhece para evitar problemas no sistema. O novo Gerenciador de Tarefas: muito mais detalhado

13 17 Faça login automático no Windows 8 Se por algum motivo você precisar que o Windows 8 faça login automático, isto é, entre automaticamente em uma conta sem que o usuário tenha que digitar senha, basta executar os passos a seguir. Pressione simultaneamente as teclas Windows mais R e, na janela Executar, digite o seguinte comando: netplwiz Na janela que surgir, na aba Usuários, desmarque a opção Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador. Clique em Aplicar. Na etapa seguinte, o Windows pedirá que você informe um nome de usuário e sua respectiva senha. Informe estes dados (cuidado redobrado para não digitar informações erradas e causar problemas no sistema) e clique em Ok. Janela que surge após o comando netplwiz O usuário informado fará login automaticamente no Windows 8 a partir da próxima inicialização. É importante verificar se esta funcionalidade é realmente útil. Em um notebook, por exemplo, pode não ser uma boa ideia aplicá-la, uma vez que se o equipamento for perdido ou furtado, os arquivos armazenados ali ficarão à disposição de desconhecidos. 18 Faça login usando gestos sobre uma imagem Outra novidade do Windows 8 é a possibilidade que o usuário tem de fazer login usando gestos sobre uma imagem em vez de seguir o tradicional esquema de digitação de senha. Este recurso, na verdade, é voltado especialmente para quem utiliza o sistema em um dispositivo com tela sensível ao toque, mas também pode ser executado em desktops ou laptops tradicionais com o uso do cursor do mouse. Para ativar esta funcionalidade, pressione Windows mais C e vá em Configurações / Mudar configurações do computador / Usuários. Escolha a sua conta e clique no botão Criar uma senha com imagem. No passo seguinte, você deverá confirmar a sua senha e clicar em Ok. Agora, na tela que surgir, clique em Escolher imagem para definir uma figura que servirá como plano de fundo para o login. Clique em Ir para cima caso necessite procurar a imagem em uma pasta específica. Escolhida a imagem, agora você terá que realizar a gravação dos movimentos, que devem ser feitos com o dedo sobre a tela ou com o cursor do mouse. Você terá que fazer três gestos. Podem ser círculos, linhas retas em qualquer direção ou simples toques (repare que há uma demonstração explicando). Guarde esta sequência, pois estes movimentos serão exigidos nos próximos logins. Inclusive, você terá que repetílos duas vezes para confirmar a gravação. Na dúvida, clique no botão Recomeçar para gravar de novo.

14 Gravando um login com imagem no Windows 8 Perceba que, com toques na tela, este recurso funciona melhor. Com mouse, há relativa dificuldade para repetir os movimentos. De qualquer forma, caso você se esqueça da sequência gravada ou não consiga inserí-la, a tela de login exibe um botão onde você pode informar sua senha digitável. 19 Use o Histórico de Arquivos para guardar automaticamente cópias de seu conteúdo O Windows 8 oferece uma ferramenta bastante interessante de backup: o Histórico de Arquivos. Depois de ativado, este aplicativo passa a fazer cópias automáticas regulares dos arquivos guardados nas bibliotecas do usuário (pastas Documentos, Imagens, Vídeos, etc), de favoritos do Internet Explorer, de contatos, entre outros. Para ativar o Histórico de Arquivos, basta digitar este nome na Tela Inicial. Em seguida, você deve clicar no botão Ligar. As cópias não podem ser guardadas na mesma unidade em que o Windows está instalado se esta for danificada, o backup também será perdido. Por isso, o usuário deve instalar um disco rígido ou um SSD adicional em seu computador ou fazer uso de um HD externo ou mesmo de um pendrive. Para definir a unidade que guardará os arquivos, basta clicar no botão Selecionar unidade, na lateral esquerda. Em caso de um dispositivo externo, este deverá estar conectado à máquina para ser listado, obviamente. Escolhida a unidade, basta clicar em Ok.

15 A ferramenta Histórico de Arquivos Em Configurações Avançadas, é possível definir a periodicidade das cópias, o tamanho do cache e se versões anteriores dos arquivos deverão ser preservadas (recomendável). Para recuperar arquivos, basta clicar em Restaurar arquivos pessoais e seguir as instruções. Também é possível recuperar as cópias indo na basta da ferramenta (FileHistory), na unidade escolhida. 20 Habilite no Windows 8 o recurso Hibernar Indo em Configurações / Liga/Desliga, você se depara com três opções: suspender, desligar ou reiniciar o computador. Mas é possível adicionar mais um item a esta lista: o recurso hibernar. Antes, é importante esclarecer que suspender e hibernar são funcionalidades parecidas, mas não iguais. Na suspensão, basicamente, o Windows coloca arquivos e configurações ativas na memória RAM e usa uma pequena quantidade de energia para manter todos estes dados. Com isso, o computador pode entrar em uma espécie de modo de descanso, como se estivesse desligado e, ao ser reativado, o usuário encontrará tudo como deixou. Na hibernação, acontece um processo parecido, mas as informações e configurações são armazenadas no disco rígido e não na memória RAM. Com isso, o consumo de energia é ainda menor (pelo menos teoricamente), o que torna esta opção particularmente útil em laptops que estão longe da tomada. Para ativar a hibernação no Windows 8, faça o seguinte: na Tela Inicial, digite Painel de Controle e clique na opção de mesmo nome que aparecer. Em seguida, faça este caminho: Sistema e Segurança / Opções de Energia / Escolher a função dos botões de energia. Na janela seguinte, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento. Perceba que as opções abaixo, até então bloqueadas, serão liberadas. Na parte inferior da janela, na divisão Configurações de desligamento, veja que a caixa Hibernar está desmarcada. Ative-a e clique em Salvar alterações. Pronto! Agora, a opção Hibernar será mostrada no menu Liga/Desliga. Finalizando É claro que as dicas mostradas aqui não contemplam todos os recursos do Windows 8, mas colaboram para que você tenha uma experiência mais agradável com o sistema e possa, com isso, aproveitá-lo melhor. Pelo menos foi esta a intenção. O interessante é que o Windows 8 tem uma proposta nova, mas não abre mão do seu passado: desconsiderando a sua nova interface, o sistema é bastante parecido com a versão interior. Você pode inclusive conferir estas dicas para o Windows 7 muitas delas continuam válidas no Windows 8.

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.)

INE 5223. Sistemas Operacionais. Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos. Windows (cont.) INE 5223 Sistemas Operacionais Noções sobre sistemas operacionais, funcionamento, recursos básicos Windows (cont.) Baseado no material do IFRN e de André Wüst Zibetti WINDOWS 7 Tópicos Windows 7 Área de

Leia mais

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7

DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 DICAS PARA SE APERFEIÇOAR NO WINDOWS 7 1. MOVIMENTAÇÃO ENTRE PASTAS Todo o funcionamento do Windows Explorer gira em torno da sua capacidade de transitar entre as pastas salvas no disco de armazenamento.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD

Dicas Satux. Adicionando uma Impressora. Configurando o Primeiro acesso. Adicionar/Remover Programas. Como fazer gravações de CD/DVD Dicas Satux Configurando o Primeiro acesso Adicionando uma Impressora Adicionar/Remover Programas Criando atalhos na área de trabalho Como fazer gravações de CD/DVD Como configurar minha Rede Local Como

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1.

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Caderno 1. Caderno 1 Índice MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES

Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES Atualização de computadores CCE para Windows 8.1 ATUALIZAÇÃO SIMPLES ATUALIZAÇÃO SIMPLES O processo de Atualização Simples mantém configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos compatíveis com

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado.

O computador organiza os programas, documentos, músicas, fotos, imagens em Pastas com nomes, tudo separado. 1 Área de trabalho O Windows XP é um software da Microsoft (programa principal que faz o Computador funcionar), classificado como Sistema Operacional. Abra o Bloco de Notas para digitar e participar da

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item "Sites da web".

Na tela dele, clique no sinal de + ao lado do nome do seu computador, para expandi-lo. A seguir, expanda também o item Sites da web. Servidor WEB Desenvolvedores de sites que querem aprender ou testar ASP, ou mesmo profissionais que precisam desenvolver páginas ASP ou ASP.Net, não precisam necessariamente ter um servidor na web com

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de

Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e Visão Geral sobre o tutorial de Utilização de Impressoras Não Fiscais no NFC-e O intuito deste tutorial é descrever com detalhes técnicos como

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br

Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Manual Web Viewer PACS Unimed Rio Claro - http://pacs.unimedrc.com.br Atualizado em 29/01/2013 Este documento orienta sobre a utilização do aplicativo Web Viewer para acesso ao sistema PACS (Sistema de

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco

Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco Processo de Instalação Limpa do Windows 8.1 em Computadores Philco O processo de Instalação Limpa irá remover todos os programas e arquivos de dados do seu computador, substituindo eles com uma instalação

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0

ArcSoft Total Media. HDCam 2.0 ArcSoft Total Media HDCam 2.0 1 Introdução Guia de Início Rápido O ArcSoft Total Media HDCam é um software de área de trabalho que combina gerenciamento de mídia e capacidades de reprodução. Gerenciamento

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais