Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010"

Transcrição

1 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

2 O Projecto da União Europeia Módulo III 4 horas 1. Enquadramento histórico A ideia de uma Europa Unida 1.1 A Europa no Pós-Guerra 1.2 Em Direcção a uma Europa Unida 1.3 O Processo de Integração Europeia 1.4 Os Alargamentos 2. As Instituições Comunitárias 2.1 Parlamento Europeu 2.2 Conselho 2.3 Comissão Europeia 2.4 O Processo de Decisão 2.5 Outras Instituições

3 1.1 A Europa no pós-guerra - Máquina produtiva completamente destruída SITUAÇÃO SÓCIO - ECONÓMICA - carência de matérias-primas - carência de capital para investir - Penúria de bens de primeira necessidade - Divisão da Europa em 2 blocos A Cortina de Ferro SITUAÇÃO POLÍTICO-MILITAR - Ocupação de grande parte da Alemanha, dos países do Leste e dos Balcãs pelo exército RUSSO - Os EUA retiram-se, deixando tropas na Alemanha - O exército da Grã-Bretanha desmobiliza

4 1. 2 Em direcção a uma Europa unida Cooperação no plano da defesa 1948 Congresso de Haia Inicia o processo de cooperação. Os países da Europa Ocidental reúnem-se e formam o Movimento Europeu, visando a construção de uma Europa Unida Tratado de Bruxelas (após a sua revisão em 1954 deu origem à UEO - União da Europa Ocidental) Estabelece um sistema de resolução pacífica de conflitos entre os Estados-Membros Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) Os EUA juntam-se à Europa Ocidental com o objectivo de promover, na zona do Atlântico Norte, o bem-estar, a estabilidade e unir esforços para a defesa da paz e da segurança.

5 1. 2 Em direcção a uma Europa unida Cooperação no plano económico 1948 Os EUA aprovam o European Recovery Plan, conhecido por Plano Marshall 1948 Nasce a Organização Europeia de Cooperação Económica (OECE) Estabelece um plano de recuperação comum, operacionalizando, assim, o Plano Marshall. A OECE, em 1960, transforma-se na Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (OCDE).

6 Em direcção a uma Europa unida Cooperação no plano político 1949 É criado o Conselho da Europa. Objectivos: Realizar uma União mais estreita entre os países europeus; Salvaguardar e promover os ideais (verdadeira democracia) alicerçada nos princípios fundamentais (liberdade individual, liberdade política e preeminência do direito) que são património ti i comum; Favorecer o progresso económico.

7 1.3 O processo de integração europeia Fundamentos da União Europeia Estabelecer os fundamentos de uma união cada vez mais estreita entre os povos europeus; Consolidar a defesa da paz e da liberdade; d Melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus povos; Aprofundar a solidariedade entre os povos, respeitando a sua história, cultura e tradições.

8 1.3 O processo de integração europeia Principais etapas Tratado de Paris (CECA) 18 de Abril de 1951 Tratados de Roma (CEE e CEEA) 25 de Março de 1957 Acto Único Europeu 17 de Fevereiro 1986 Tratado de Maastricht (UE) Tratado de Amesterdão Tratado de Nice Tratado Constitucional* 7 de Fevereiro de de Outubro de de Fevereiro de de Outubro de 2004 * Não entrou em vigor Tratado de Lisboa 13 de Dezembro de 2007

9 Tratado de Paris (CECA) 18 de Abril de 1951

10 Tratado de Paris (CECA) de Maio: DIA DA EUROPA Declaração Schuman A Europa não se fará de uma só vez, far-se-á por meio de realizações concretas. É necessário antes de mais criar «solidariedades de facto» CECA Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Tratado de Paris) - Institui uma Organização Supranacional, com uma vigência de 50 anos; - Cria o Mercado Comum do Carvão e do Aço; - Acaba com o conflito Franco-Alemão.

11 Tratados de Roma (CEE e CEEA) 25 de Março de 1957

12 Tratados de Roma (CEE e CEEA) 1957 Tratados de Roma instituem: CEE Comunidade Económica Europeia - Institui uma União Aduaneira; - Lança as bases de um Mercado Comum. CEEA Comunidade Europeia de Energia Atómica - Coordena o desenvolvimento da indústria nuclear; - Respeita a obrigação de explorar a cisão nuclear para fins pacíficos.

13 Tratado de Adesão de Portugal 12 de Junho de 1985

14 Tratado de Adesão de Portugal A integração de Portugal nas Comunidades Europeias traduziu-se na oportunidade de: Garantir a segurança e a estabilidade do território português; Consolidar a democracia em Portugal; Reforçar a salvaguarda dos direitos e das liberdades fundamentais dos cidadãos portugueses; Cimentar a liberdade económica e a liberdade sindical; Reafirmar a confiança e estabilidade política através da integração numa Comunidade com os mesmos valores; Combater o desenvolvimento regional desequilibrado, conseguindo uma convergência real apoiada, também, por fundos comunitários.

15 Acto Único Europeu 17 de Fevereiro 1986

16 Acto Único Europeu 1986 Acto Único Europeu - Trata-se da primeira revisão de fundo dos Tratados comunitários. - Principais objectivos: - realização plena do Mercado Único, que constituiu um desafio mobilizador, designado por objectivo Este grande mercado interno pressupunha p a concretização de quatro liberdades fundamentais: bens, pessoas, serviços e capitais. - reforma institucional: reforço dos poderes do PE, institucionalização das Cimeiras europeias, generalização da maioria qualificada; - atenuação de desigualdades sociais, a protecção do ambiente, o reforço do sistema monetário europeu, a redução das diferenças entre os países mais ricos e mais pobres da UE através do reforço da coesão económica.

17 Tratado de Maastricht (UE) 7 de Fevereiro de 1992

18 Tratado de Maastricht (UE) 1992 Tratado de Maastricht - O Tratado de Maastricht institui a União Europeia, referindo que esta assenta em três pilares: as Comunidades Europeias, a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a Justiça e Assuntos Internos (JAI). - Integra as comunidades existentes (CEE, CECA e CEEA) na UE; -Institui a cidadania da UE; - Estabelece como meta a criação de uma moeda única; - Prevê medidas para combater o tráfico de droga e outros tipos de crime organizado.

19 Tratado de Amesterdão 2 de Outubro de 1997

20 Tratado de Amesterdão 1997 Tratado de Amesterdão - Fazer do emprego e dos direitos dos cidadãos o ponto fulcral da UE, afirmando que a cidadania da União é complementar da cidadania nacional; - Suprimir os últimos entraves à livre circulação e reforçar a segurança; - Permitir que a Europa faça ouvir melhor a sua voz no mundo; - Tornar mais eficaz a arquitectura institucional da UE, tendo em vista o próximo alargamento.

21 Tratado de Nice 28 de Fevereiro 2001

22 Tratado de Nice 2001 Tratado de Nice - Inclusão de um dispositivo de prevenção de violação dos direitos fundamentais por um Estado-Membro; - Composição da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu; - Reponderação de votos no Conselho; - Extensão da maioria qualificada; - Cooperações reforçadas.

23 Tratado de Lisboa 13 de Dezembro 2007

24 Tratado de Lisboa 2007 Assinatura do Tratado de Lisboa* Porquê um novo Tratado? É necessário adaptar as regras de funcionamento das Instituições tu Europeias para que estas possam ser mais eficientes numa Europa alargada. A Europa precisa de instrumentos t que lhe permitam fazer face à globalização e ter um relacionamento eficaz com os outros países. É necessário aproximar os cidadãos da União, proporcionando-lhes p novas oportunidades para que façam ouvir a sua voz e influenciar as actividades da União. * Aguarda entrada em vigor. Todos os Estados Membros já ratificaram

25 Tratado de Lisboa + Eficácia + Democracia + Transparência Melhor Política Externa + Segurança Novas políticas

26 Tratado de Lisboa Mais Eficácia, como? A criação de um novo o quadro institucional: tuc a estrutura actual tem de satisfazer as necessidades da UE a Eficácia - Simplificação do processo de tomada decisão; - O Presidente do Conselho Europeu passa a ser nomeado por 2 anos e meio; - Racionalização da Comissão: limita-se o nº de comissários, a partir de 2014; - Em termos de Política Externa: maior coerência e eficácia.

27 Tratado de Lisboa Mais Democracia, como? + Democracia Instituições mais abertas e novas oportunidades para que os cidadãos europeus façam ouvir a sua voz, através: - direito de iniciativa popular, 1 milhão de cidadãos europeus poderão lançar uma iniciativa europeia; - os parlamentos nacionais e o Parlamento Europeu adquirem novas competências em matéria de controlo o o democrático co (mecanismo s o de alerta rápido); -a Carta dos Direitos Fundamentais assegura a protecção dos direitos dos cidadãos europeus.

28 Tratado de Lisboa Mais Transparência, como? - O Tratado de Lisboa coloca ênfase não só no que mas também no como ; + Transparência - Estabelece uma repartição mais clara de competências entre o nível europeu e os níveis nacionais, para clarificar quem faz o quê; - As posições defendidas pelos Governos nacionais no Conselho de Ministros que deliberam sobre actos legislativos passarão a estar sujeitas ao escrutínio público, porque são públicas.

29 Tratado de Lisboa Melhor Política Externa, como? -A Europa terá uma Política Externa mais coerente e eficaz; - O Tratado cria o cargo de Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança: Melhor Política Externa - Reúne numa só pessoa as tarefas hoje desempenhadas pelo Alto Representante para a PESC e pelo Comissário Europeu responsável pelas Relações Externas; - Será simultaneamente representante do Conselho e Vice-presidente da Comissão Europeia. - O reforço das competências do Alto Representante para as Relações Externas e a Segurança contribuirá para que a União seja mais eficaz no resto do mundo; -A personalidade jurídica da União Europeia irá habilitá-la a actuar como uma única entidade e permitir-lhe-á assinar acordos internacionais.

30 Tratado de Lisboa Mais Liberdade, Segurança e Justiça como? - O compromisso de se definir uma política de imigração e um regime de asilo comuns a toda a Europa; + Segurança - Maior eficácia no combate ao terrorismo e às redes criminosas, prevenção da criminalidade, imigração clandestina e tráfico de seres humanos; - A introdução de uma cláusula de solidariedade permite aos Estados- Membros prestar apoio recíproco em caso de atentado terrorista ou de ocorrência de catástrofes; - Colaboração mais eficaz entre os Tribunais dos Estados-Membros.

31 Tratado de Lisboa Novas políticas, quais? - A consagração do objectivo de combater as alterações climáticas; - A introdução de novas disposições sobre a política energética; Novas políticas Promoção da eficiência e poupança energética e o desenvolvimento de energias novas e renováveis; - A introdução de uma cláusula social geral - que obriga a que as questões sociais (promoção de um nível elevado de emprego, protecção social adequada, luta contra a exclusão social, etc.) sejam tidas em conta quando da definição e aplicação de todas as políticas; - Novas disposições prevendo políticas europeias em domínios como o espaço, o turismo, o desporto e a protecção civil.

32 1. Bélgica 1.4 Os Alargamentos Bulgária 3. República Checa 4. Dinamarca Regiões Ultraperiféricas Alemanha 6. Estónia 7. Irlanda 8. Grécia Espanha 10. França 11. Itália 12. Chipre 13. Letónia 14. Lituânia 15. Luxemburgo 16. Hungria 17. Malta Croácia FYROM Holanda 19. Áustria 20. Polónia 21. Portugal 22. Roménia 23. Eslovénia Turquia 24. Eslováquia Finlândia 26. Suécia 27. Reino Unido

33 2. Instituições Europeias O Triângulo Institucional De que forma estão representados os cidadãos na UE? No processo de elaboração das leis, as posições dos cidadãos são consideradas? Qual a Instituição que representa os cidadãos? Como são tomadas as decisões na UE?

34 2. Instituições Europeias O Triângulo Institucional Directa Cidadão Representatividade Indirecta Indirecta

35 2.1 Parlamento Europeu O que é? Representa os cidadãos e os povos da União; Eleito de cinco em cinco anos. Desde 1979 por sufrágio universal directo; Composto, actualmente, por 736 deputados; Única Instituição europeia que reúne e delibera em público. Como funciona? Reuni iões Reúne e em Plenário e em Comissões Parlamentares a es que cobrem as diferentes áreas. Estrasburgo: Sessões Plenárias Mensais Bruxelas: Comissões e Sessões Plenárias Adicionais Luxemburgo: Sede do Secretariado Geral

36 2.1 Parlamento Europeu Quais as competências? Política Equivalentes às dos parlamentos nacionais. Controlo político sobre o funcionamento das restantes Instituições. i Orçamental Aprova o orçamento. Legislativa Aprova a legislação comunitária em conjunto com o Conselho (co-decisão).

37 2.1 Parlamento Europeu Deputados por Estado-Membro Estado - Membro Situação actual A partir das eleições de 2009 (T.Nice) T.Lisboa * Estado - Membro Situação actual Desde as eleições de 2009 (T.Nice) T.Lisboa * Alemanha Reino Unido França Itália Espanha Polónia Roménia Países Baixos Grécia Bélgica Portugal R. Checa Hungria Suécia Áustria Bulgária Dinamarca Finlândia Eslováquia Irlanda Lituânia Letónia Eslovénia Luxemburgo Estónia Chipre Malta Total *O Tratado de Lisboa prevê o número máximo de 750 deputados no total - o mínimo de 6 e o máximo de 96 deputados por cada Estado-Membro. Assim coube ao PE a elaboração da proposta de distribuição de lugares.

38 2.1 Parlamento Europeu Deputados portugueses Luís Paulo ALVES Regina BASTOS Luís Manuel M.ª da Graça S&D PPE CAPOULAS SANTOS CARVALHO S&D PPE Carlos COELHO PPE Ant.º Fernando CORREIA DE CAMPOS S&D Mário DAVID PPE Edite ESTRELA S&D Diogo FEIO PPE José Manuel FERNANDES PPE João FERREIRA GUE/NGL Elisa FERREIRA S&D Ilda FIGUEIREDO GUE/NGL Ana GOMES S&D Marisa MATIAS GUE/NGL Nuno MELO PPE Vital MOREIRA S&D M.ª do Céu PATRÃO NEVES PPE Miguel PORTAS Paulo RANGEL Rui TAVARES GUE/NGL PPE GUE/NGL Nuno TEIXEIRA PPE

39 2.1 Parlamento Europeu Os cidadãos podem contactar os deputados europeus: directamente enviando um (seleccionar deputados/escrever aos deputados) através do Gabinete em Portugal do PE Largo Jean Monnet, Lisboa Telefones: Fax:

40 2.22 Conselho O que é? É a instituição da União em que estão representados os governos dos Estados-Membros. É presidido pelo Estado-Membro que assegura a presidência da União. Como funciona? Quando se reúnem os Chefes de Estado e de Governo dos Estados- Membros, toma a designação de Conselho o Europeu uopeu(cimeira). Quando é constituído por um Ministro de cada Estado-Membro, de acordo com o assunto a debater (ex. ministros da agricultura, ambiente, etc.), toma a designação de Conselho de Ministros. Reúne em Bruxelas, excepto em Abril, Junho e Outubro (nestes meses as sessões realizam-se no Luxemburgo).

41 2.22 Conselho Quais as competências? Política Principal Órgão de decisão da UE. Coordena as políticas económicas. Celebra acordos internacionais. Orçamental Aprova, em conjunto com o PE, o Orçamento Anual da União. Legislativa Principal Órgão Legislativo da União, sendo grande parte da legislação comunitária adoptada em co-decisão com o Parlamento Europeu.

42 2.22 Conselho Como decide? Por Unanimidade, em domínios considerados mais sensíveis para a UE (PESC, Fiscalidade, etc.); Por Maioria Qualificada, que passou a ser a regra na tomada de decisões; Por Maioria Simples, no caso de decisões processuais. Exº. Refere apenas casamento.

43 2.3 Comissão Europeia O que é? Representa o interesse comum da União; Actualmente é composta por 27 Comissários, um por cada Estado-Membro, com um mandato de 5 anos; Como funciona? O Colégio dos 27 Comissários é presidido por José Manuel Durão Barroso; Existe um Comissário responsável por cada pelouro; Tem sede em Bruxelas. Como decide? Responde politicamente perante o PE; Decide colegialmente.

44 2.3 Comissão Europeia Quais as competências? Direito de Iniciativa Propõe as leis. Poder Executivo Assegura a aplicação das políticas; Executa o orçamento; Gere os programas comunitários. Guardiã dos Tratados Zela pelo cumprimento do direito comunitário. Representante da UE a nível internacional Negoceia os acordos internacionais.

45 Proposta da Comissão para o Parlamento Europeu (PE) e Conselho 1.2 Instituições Europeias Processo de decisão Parecer do Comité Parecer do das Regiões Parlamento Europeu Parecer do Comité Económico e Social Europeu Conselho da União Europeia (Ministros) *Co-decisão = acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho para que o processo legislativo seja bem sucedido Se o Conselho aprovar as emendas do PE, ou o Parlamento aprovar a proposta, o Conselho pode adoptar o acto Se o Conselho não aprovar todas as emendas, ou o Parlamento não aprovar a proposta, o Conselho adopta uma posição comum O Parlamento analisa a posição comum do Conselho O PE aprova a posição do Conselho ou não toma posição. O acto é considerado adoptado O PE por maioria absoluta rejeita a posição comum do Conselho. O acto considera-se não adoptado O PE por maioria absoluta propõe emendas. O processo continua

46 O PE por maioria absoluta propõe emendas Processo de decisão (continuação ) Comissão Europeia Aprova as alterações Rejeita as alterações O Conselho por maioria qualificada aprova as emendas do PE e adopta o acto O Conselho não aprova as emendas do PE. Por mútuo acordo as duas instituições convocam o Comité de Conciliação, no qual a Comissão participa também. O Conselho aprova por unanimidade as alterações do PE e adopta o acto O Comité de Conciliação chega a acordo. O PE por maioria absoluta e o Conselho por maioria qualificada adoptam o acto. Se uma das Instituições recusar, o acto não é adoptado O Comité de Conciliação não chega a acordo. O acto não é adoptado

47 2.4. Processo de decisão e o cidadão Princípio da proximidade - as decisões são tomadas de forma tão aberta e tão próximo dos cidadãos quanto possível; Princípio da transparência todos os cidadãos da União que residam num Estado-Membro, têm direito de acesso aos documentos do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão. Processo legislativo - a Comissão Europeia estabelece um diálogo aberto com os dois órgãos consultivos o Comité Económico e Social Europeu (CESE) e o Comité das Regiões (CR). O Comité Económico e Social Europeu O CESE permite aos representantes das organizações económicas, sociais, socioprofissionais e cívicas serem parte integrante do processo de elaboração das políticas e das decisões a nível da União Europeia. Exemplos de membros: - Associação Empresarial de Portugal; - Confederação Nacional das Associações de Família; - Confederação dos Agricultores de Portugal. O Comité das Regiões Os membros do CR porque ocupam cargos de responsabilidade política a nível local ou regional Pontes entre a UE e os seus cidadãos mantêm-se em contacto com as ideias e preocupações dos cidadãos dã que representam. Este facto permite-lhes trazerem esses contributos para o centro de decisão comunitário e levar a informação de retorno sobre o que se passa na UE.

48 2.5 Outras Instituições Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias Garante que as leis europeias são respeitadas. Tem sede no Luxemburgo. Tribunal de Contas Europeu Fiscaliza as contas da União Europeia. Tem sede no Luxemburgo. Provedor de Justiça Europeu Protege os cidadãos e as empresas da UE contra a má administração. Banco Central Europeu Gere o Euro e a política monetária da UE. Tem sede em Frankfurt (Alemanha).

A Europa rumo ao século XXI

A Europa rumo ao século XXI Tratado de Lisboa Tratado de Lisboa A Europa rumo ao século XXI O Caminho do Tratado de Lisboa Índice 1. Os países da União Europeia 2. Os principais Tratados Europeus 3. Porquê um novo Tratado? 4. As

Leia mais

O Funcionamento do Triângulo Institucional

O Funcionamento do Triângulo Institucional Construção da União Europeia O Funcionamento do Triângulo Institucional 25 de Junho de 2009 Centro de Informação Europeia 1 1 Como funciona a União Europeia? O sistema político da União Europeia tem vindo

Leia mais

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2

E 4 BALCÃO G CABINE 9 K ENTRADA 2 6 5 C D 7 B E 4 F 8 A BALCÃO G CABINE H 9 K I 3 J ENTRADA 2 1 1 x 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA 2 *O CIEJD ENQUANTO ORGANISMO INTERMEDIÁRIO NO QUADRO DA www.eurobuzzy.com 3 4

Leia mais

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social As instituições comunitárias Comissão Europeia Conselho da União Europeia Parlamento Europeu Tribunal de Justiça Tribunal de Contas Comité Económico e Social Comité das Regiões Banco Europeu de Investimentos

Leia mais

INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS

INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS COMISSÃO EUROPEIA Função executiva Tem sede em Bruxelas Durão Barroso é o Presidente, cumprindo o 2º mandato (até 2014); Catherine Ashton é Vice-Presidente e a Alta-Representante

Leia mais

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração

Cidadania Europeia. Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração Cidadania Europeia Trabalho realizado por: Joana Ferreira 11ºH Área de Integração UNIÃO EUROPEIA Momentos Importantes da construção Europeia 1950 - A 9 de Maio deu-se a declaração de Robert Schuman; 1951

Leia mais

A Participação do Cidadão na Construção Europeia

A Participação do Cidadão na Construção Europeia A Participação do Cidadão na Construção Europeia Sessões Locais de Informação e Debate INICIATIVA CONJUNTA: A Apresentação da Iniciativa 400 Sessões Locais de Informação e Debate Iniciativa Conjunta Centro

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS PARLAMENTO EUROPEU Composição: 732 deputados Organizados em grupos políticos Eleitos de 5 em 5 anos por sufrágio directo e universal Reuniões: Estrasburgo Sessões Plenárias mensais

Leia mais

Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º º H

Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º º H Cidadania Europeia T R A B A L H O R E A L I Z A D O P O R : F I L I P A R E S E N D E N º 2 1 1 2 2 1 1 º H Momentos importantes na construção da UE A Cidadania da União Europeia foi estabelecida pelo

Leia mais

Como funciona a UE. Como funciona a UE

Como funciona a UE. Como funciona a UE Como funciona a UE Como funciona a UE Três instituições principais O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos Jerzy Buzek, Presidente do Parlamento Europeu O Conselho de Ministros, a voz dos Estados-Membros

Leia mais

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013

União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 União Europeia Docente: Pedro Moreira Ano Lectivo: 2012/2013 Como Nasceu a União Europeia? Depois da guerra...a paz, a solidariedade na Europa Em 1951, nasceu a primeira Comunidade - a Comunidade Europeia

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? Segundo os seus tratados a União Europeia é um espaço de livre circulação de pessoas, capital, mercadorias e serviços Origem: A EU está relaciona da com

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

QUESTÃO DE PARTIDA COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM MELHOR? PIOR? A UNIÃO EUROPEIA? Ver vídeo

QUESTÃO DE PARTIDA COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM MELHOR? PIOR? A UNIÃO EUROPEIA? Ver vídeo A UNIÃO EUROPEIA QUESTÃO DE PARTIDA COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? MELHOR? PIOR? Ver vídeo A União Europeia (UE) é uma união de países democráticos europeus, que partilham valores comuns

Leia mais

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017

Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Maio Dia da Europa Data de desenvolvimento: maio de 2009 Data de atualização: maio de 2017 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 4 D. Freire e Almeida 1951, (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos-Holanda COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO. (PÓS-GUERRA...) Neste

Leia mais

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009

Maio. Dia da Europa. Maio de 2009 Maio Dia da Europa Maio de 2009 Os Pais da Europa Konrad Adenauer (1876-1967) A visão política de Konrad Adenauer era a de uma Alemanha livre e unificada, dentro de uma Europa livre e integrada. Primeiro

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA.

A UNIÃO EUROPEIA. A UNIÃO EUROPEIA O Centro de Informação Europeia Jacques Delors O Centro foi criado para informar os cidadãos sobre qualquer assunto relacionado com a União Europeia. Jacques Lucien Jean Delors Nasceu

Leia mais

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA?

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? A União Europeia é uma união de países democráticos europeus, que partilham valores comuns e que se encontram empenhados num projeto

Leia mais

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht:

INTRODUÇÃO. O Tratado de Maastricht: O Tratado de Maastricht: INTRODUÇÃO Foi assinado em Maastricht a 7 de Fevereiro 1992 na cidade Maastricht (Holanda), entra em vigor a 1 de Novembro de 1993 e resultou de factores externos e internos. INTRODUÇÃO

Leia mais

Comunidade Europeia do Carvão e Aço. Comunidade Económica Europeia. União Económica e Monetária

Comunidade Europeia do Carvão e Aço. Comunidade Económica Europeia. União Económica e Monetária Processo de Integração Europeia Comunidade Europeia do Carvão e Aço Comunidade Económica Europeia Mercado Único Europeu 60 anos União Europeia União Económica e Monetária União Económica e Monetária

Leia mais

A Cidadania Europeia. As Instituições da União Europeia

A Cidadania Europeia. As Instituições da União Europeia A Cidadania Europeia A importância da cidadania da União reside no facto de os seus cidadãos gozarem de direitos autênticos ao abrigo do direito comunitário. A cidadania da União Europeia não substitui

Leia mais

VERSÕES CONSOLIDADAS

VERSÕES CONSOLIDADAS 7.6.2016 Jornal Oficial da União Europeia C 202/1 VERSÕES CONSOLIDADAS DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA E DO TRATADO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA (2016/C 202/01) 7.6.2016 Jornal Oficial da União

Leia mais

A União Europeia! VAMOS DEBATER...

A União Europeia! VAMOS DEBATER... A União Europeia! VAMOS DEBATER... Centro de Informação Europeia Jacques Delors Jacques Lucien Jean Delors Nasceu em 1925 Presidente da Comissão Europeia (1985-1994) O CIEJD fica em Lisboa, no Centro Cultural

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países

A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países Estados-Membros da União Europeia Países candidatos à adesão Fundadores Novas ideias para uma paz e prosperidade duradouras... Konrad Adenauer Alcide

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO 11.5.2016 L 121/11 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/699 DA COMISSÃO de 10 de maio de 2016 que estabelece os limites máximos orçamentais aplicáveis em 2016 a certos regimes de apoio direto previstos no

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT

UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT UNIÃO EUROPEIA TRATADO DE MAASTRICHT (OU TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA) Assinado a 7 de Fevereiro de 1992 Entrou em vigor a 1 de Novembro de 1993 Instituiu a União Europeia Passa-se de uma integração meramente

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia L 30/6 2.2.2018 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/162 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2017 que altera o anexo I do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho e os anexos II e III

Leia mais

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017

A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento. Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 A História da União Europeia entre o Alargamento e o Aprofundamento Gabinete de Informação do Parlamento Europeu 29 de setembro de 2017 https://www.europarltv.europa.eu/pt/programme/others/teaming-up-withthe-eu

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018.

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018. Jornal Oficial da União Europeia L 165 I Edição em língua portuguesa Legislação 61. o ano 2 de julho de 2018 Índice II Atos não legislativos DECISÕES Decisão (UE) 2018/937 do Conselho Europeu, de 28 de

Leia mais

Ano Europeu da Criatividade e Inovação

Ano Europeu da Criatividade e Inovação Ano Europeu da Criatividade e Inovação Imaginar criar inovar A Lenda da Europa Continua a história O que é a União Europeia? É um conjunto de 27 países que funciona como uma equipa: Valores comuns; Regras

Leia mais

Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais ( e 1939 a 1945).

Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais ( e 1939 a 1945). A UNIÃO EUROPEIA MOMENTO HISTÓRICO Europa destruída após a s d u a s G r a n d e s Guerras mundiais (1914-1918 e 1939 a 1945). Europa dividida entre E u r o p a o c i d e n t a l (capitalistas) e Europa

Leia mais

CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA

CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA CIDADANIA EUROPEIA ATIVA E INFORMADA 2013 - Ano Europeu dos Cidadãos Objetivos: Colocar os cidadãos no centro do debate público Aproximação dos Cidadãos às instituições europeias; Promover e incentivar

Leia mais

PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS

PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS PROTOCOLOS e DECLARAÇÕES anexas ao Tratado de Lisboa PROTOCOLOS Protocolo (N.º 1) relativo ao papel dos Parlamentos nacionais na União Protocolo (N.º 2) relativo à aplicação dos princípios da subsidiariedade

Leia mais

PGI 2. Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) EUCO 7/18. Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8

PGI 2. Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) EUCO 7/18. Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8 Conselho Europeu Bruxelas, 13 de abril de 2018 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2017/0900 (NLE) EUCO 7/18 INST 92 POLGEN 23 CO EUR 8 ATOS JURÍDICOS Assunto: DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que fixa a composição

Leia mais

TRATADO DE AMESTERDÃO

TRATADO DE AMESTERDÃO O Tratado de Amesterdão tem 4 grandes objectivos: fazer do EMPREGO e dos DIREITOS DOS CIDADÃOS o ponto fulcral da União Europeia suprimir os últimos entraves à LIVRE CIRCULAÇÃO e reforçar a SEGURANÇA permitir

Leia mais

Pontos a debater (II)

Pontos a debater (II) Conselho da União Europeia Bruxelas, 1 de julho de 2019 (OR. en) 10824/19 OJ CRP2 25 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES Edifício Europa, Bruxelas 3 e 4 de julho de 2019 (10:00,

Leia mais

CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en)

CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en) CONSELHO EUROPEU Bruxelas, 31 de maio de 2013 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2013/0900 (NLE) EUCO 110/13 INST 234 POLGEN 69 OC 295 ATOS JURÍDICOS Assunto: PROJETO DE DECISÃO DO CONSELHO EUROPEU que

Leia mais

DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA. s s.

DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA. s s. DIREITO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA s s s www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 Zonas de Preferências Tarifárias:...4 Zona de Livre Comércio:... 5 União Aduaneira:... 5 Mercado Comum:... 5 União Política

Leia mais

União Europeia. Carolina Lembo

União Europeia. Carolina Lembo União Europeia Carolina Lembo carolina.lembo@fiesp.org.br Processo de Construção da União Europeia O Processo de Construção da União Europeia 1950: Declaração Schumann A paz mundial não poderá ser salvaguardada

Leia mais

Energia e Alterações Climáticas. Ensino Básico

Energia e Alterações Climáticas. Ensino Básico Energia e Alterações Climáticas Ensino Básico Energia e Alterações Climáticas Índice 1. Os países da União Europeia 2. O caminho para a União Europeia 3. Ambiente na Europa 4. Alterações Climáticas 5.

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS Para atingir os seus objectivos, a União dispõe de uma série de instituições, visando cada uma prosseguir determinados fins específicos, de acordo com o seu carácter próprio.

Leia mais

DIPr_03 - COMUNIDADE EUROPÉIA (atual UNIÃO EUROPÉIA)

DIPr_03 - COMUNIDADE EUROPÉIA (atual UNIÃO EUROPÉIA) 1 DIPr_03 - COMUNIDADE EUROPÉIA (atual UNIÃO EUROPÉIA) 1. OBJETIVOS A Comunidade Européia é o produto de longa evolução, onde o mercado interno vem ali conceituado como um espaço sem fronteiras, com livre

Leia mais

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy

Foto: Kirchberg: Avenue John F. Kennedy O Luxemburgo é um dos países fundadores da União Européia (Comunidade Econômica Européia) em 1957 juntamente com a Alemanha, Itália, França, Paises Baixos e Bélgica. Em 1951 foi assinado um outro Tratado

Leia mais

A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países

A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 27 países Estados-Membros da União Europeia Países candidatos e potenciais candidatos à adesão Fundadores Novas ideias para uma paz e prosperidade duradouras...

Leia mais

Cidadania Europeia - Eleições Europeias 2009

Cidadania Europeia - Eleições Europeias 2009 Cidadania Europeia - Eleições Europeias 2009 Cidadania Europeia Índice 1. Os Estados-Membros 2. O caminho da União Europeia 3. O conceito de cidadania 4. Os direitos dos cidadãos 5. As Eleições Europeias

Leia mais

O Parlamento Europeu em movimento

O Parlamento Europeu em movimento O Parlamento Europeu em movimento O Parlamento Europeu em movimento Índice 1. Os países da União Europeia 2. O Parlamento Europeu 3. As eleições europeias 2009 4. Sabias que 5. Quiz 6. Links úteis 1. Os

Leia mais

A EUROPA DÁ AS MÃOS. Ana Maria Magalhães Isabel Alçada MAPA D A EUROPA. Completar a legenda com o nome dos países da UE

A EUROPA DÁ AS MÃOS. Ana Maria Magalhães Isabel Alçada MAPA D A EUROPA. Completar a legenda com o nome dos países da UE FICHA S DE LEITUR A A EUROPA DÁ AS MÃOS Ana Maria Magalhães Isabel Alçada MAPA D A EUROPA O S PAÍSE S D A U N IÃO EUROPEIA Completar a legenda com o nome dos países da UE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 20 12

Leia mais

BASE JURÍDICA MEMBROS E COMPOSIÇÃO

BASE JURÍDICA MEMBROS E COMPOSIÇÃO O PARLAMENTO EUROPEU: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO A organização e o funcionamento do Parlamento Europeu são definidos pelo seu Regimento. Os órgãos políticos, as comissões, as delegações e os grupos políticos

Leia mais

As Origens da União Europeia

As Origens da União Europeia Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Direito da União Europeia As Origens da União Europeia Rita Carolina Rosa Coelho da Silva nº002139 21 Março 2011 Direito da União Europeia Não há nenhum

Leia mais

A Política Comercial Comum (PCC)

A Política Comercial Comum (PCC) A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COMUNITÁRIO NO MUNDO A Política Comercial Comum (PCC) Política Comercial Comum 17,1% do comércio mundial. 18% das importações de bens. 16% das exportações de bens 1º exportador

Leia mais

Dihn: funcionamento marcado pela tensão e a complementaridade entre os princípios do direito dos tratados, e as exigências de autonomia e de eficácia

Dihn: funcionamento marcado pela tensão e a complementaridade entre os princípios do direito dos tratados, e as exigências de autonomia e de eficácia Colcanopa! Definição! Convenção de Viena sobre direito dos tratados (1969), art. 2.1! i) organização internacional significa uma organização intergovernamental. Organização intergovernamental.! Sir Gerald

Leia mais

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa

Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa CONFERÊNCIA DOS REPRESENTANTES DOS GOVERNOS DOS ESTADOS-MEMBROS Bruxelas, 25 de Junho de 2004 CIG 86/04 Assunto: CIG 2003/2004 Versão consolidada provisória do Tratado que estabelece uma Constituição para

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Direcção-Geral da Comunicação UNIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA 15/09/2008 ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69) Primavera 2008 Primeiros resultados globais:

Leia mais

PORTUGAL. 25 anos de Integração Europeia

PORTUGAL. 25 anos de Integração Europeia PORTUGAL 25 anos de Integração Europeia Dezembro de 2010 Neste reencontro com a Europa, em certa medida um reencontro com a sua própria história, Portugal assumiu em pleno o seu papel de parceiro responsável

Leia mais

NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA

NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA NEGOCIAÇÕES DE ADESÃO DA BULGÁRIA E DA ROMÉNIA À UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 31 de Março de 2005 (OR. en) AA 1/2/05 REV 2 TRATADO DE ADESÃO: ÍNDICE PROJECTO DE ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Junto

Leia mais

A8-0061/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão

A8-0061/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão 8.6.2017 A8-0061/19 Alteração 19 Petra Kammerevert em nome da Comissão da Cultura e da Educação Relatório Santiago Fisas Ayxelà Capitais europeias da cultura para os anos de 2020 a 2033 COM(2016)0400 C8-0223/2016

Leia mais

Diretiva 2010/64 Experiências da transposição nos Estados-Membros. Ana Paula Natscheradetz Direção-Geral da Tradução Comissão Europeia

Diretiva 2010/64 Experiências da transposição nos Estados-Membros. Ana Paula Natscheradetz Direção-Geral da Tradução Comissão Europeia Diretiva 2010/64 Experiências da transposição nos Estados-Membros Ana Paula Natscheradetz Direção-Geral da Tradução Comissão Europeia 1. Génese da Diretiva: necessidades, objetivos e imperativos a que

Leia mais

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de

Bruxelas, COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO. Proposta de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 26.2.2016 COM(2016) 90 final ANNEX 1 ANEXO da Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros, do Protocolo do Acordo

Leia mais

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1974.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2)

ORDEM DO DIA PROVISÓRIA 1974.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2) CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 22 de Julho de 2002 (23.07) (OR. en) 11183/02 OJ/CRP2 29 ORDEM DO DIA PROVISÓRIA de: 1974.ª reunião do COMITÉ DE REPRESENTANTES PERMANENTES (Parte 2) data: Bruxelas,

Leia mais

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.12.2015 COM(2015) 639 final ANNEXES 3 to 4 ANEXOS ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Comunicação da Comissão Europeia sobre A sustentabilidade a longo prazo das finanças públicas na EU COM(2006) 574 final Relatório I Procedimento Nos termos do nº 1 do artigo 7.º da Lei n.º 43/2006, de

Leia mais

O que é a União Europeia?

O que é a União Europeia? O que é a União Europeia? É europeia = está situada na Europa. É uma união = une países e pessoas. Vejamos mais atentamente: O que têm os europeus em comum? Como se desenvolveu a UE? O que faz hoje a UE?

Leia mais

Um projecto para o futuro... inspirado no passado

Um projecto para o futuro... inspirado no passado Um projecto para o futuro...... inspirado no passado O espírito da Escola de Sagres do séc. XV, onde académicos, exploradores e navegadores internacionais se juntavam para aprofundar o conhecimento humano

Leia mais

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE

O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE O PÓS-GUERRA E A CRIAÇÃO DA 1ª COMUNIDADE Durante muito tempo os países da Europa andaram em guerra. A segunda Guerra Mundial destruiu grande parte do Continente Europeu. Para evitar futuras guerras, seria

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Direito Comunitário e Direito Europeu.

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Direito Comunitário e Direito Europeu. DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 2 Prof. Renata Menezes 1992 Tratado de Maastricht: alargamento, aperfeiçoamento e aprofundamento da integração Europeia. Constituiu a base jurídica da União Europeia.

Leia mais

(Actos legislativos) ORÇAMENTOS PARLAMENTO EUROPEU APROVAÇÃO DEFINITIVA. (2010/162/UE, Euratom)

(Actos legislativos) ORÇAMENTOS PARLAMENTO EUROPEU APROVAÇÃO DEFINITIVA. (2010/162/UE, Euratom) 24.3.2010 PT Jornal Oficial da União Europeia L 78/1 I (Actos legislativos) ORÇAMENTOS PARLAMENTO EUROPEU APROVAÇÃO DEFINITIVA do orçamento rectificativo n. o 10 da União Europeia para o exercício de 2009

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO. Informações financeiras sobre o Fundo Europeu de Desenvolvimento

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO. Informações financeiras sobre o Fundo Europeu de Desenvolvimento COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.6.2017 COM(2017) 299 final COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO CONSELHO Informações financeiras sobre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED): previsões

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura Licenciatura 2014-2015 DISCIPLINA DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA (TURMA A) PROFESSORA REGENTE ANA MARIA GUERRA MARTINS Sumário A refundação da União Europeia, operada pelo Tratado de Lisboa, obrigou a reequacionar

Leia mais

Ambiente e Energia. Ensino Básico

Ambiente e Energia. Ensino Básico Ambiente e Energia Ensino Básico Ambiente e Energia Índice 1. O CIEJD 2. Os países da União Europeia (UE) 3. Os símbolos da UE 4. O caminho para a UE 5. Ambiente na Europa 6. Alterações Climáticas 7. Energia

Leia mais

Um órgão consultivo que representa a Sociedade Civil

Um órgão consultivo que representa a Sociedade Civil O que é o CESE? Um órgão consultivo que representa a Sociedade Civil «O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão são assistidos por um Comité Económico e Social e por um Comité das Regiões, que exercem

Leia mais

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA UM ÓRGÃO DECISOR ESSENCIAL DA UNIÃO EUROPEIA O Conselho da União Europeia (também conhecido informalmente por «o Conselho da UE» ou, simplesmente, «o Conselho») é um órgão

Leia mais

Geografia Prof. Franco A FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA E SEUS DESDOBRAMENTOS Email: ffrancogeo@bol.com.br UNIÃO EUROPEIA INTRODUÇÃO UNIÃO EUROPEIA: EVOLUÇÃO PLANO MARSHALL = (EUA) PLANO SCHUMAN = (FRA x

Leia mais

Cidadania Europeia: a participação do cidadão

Cidadania Europeia: a participação do cidadão Cidadania Europeia: a participação do cidadão Março de 2009 Índice Fundamentos da União Europeia Principais Etapas do processo de Integração Europeia Instituições Europeias - Triângulo Institucional Parlamento

Leia mais

11-12 DE FEVEREIRO DE 2010 SEVILHA DECLARAÇÃO DO FÓRUM CONSULTIVO SOBRE INQUÉRITO PAN-EUROPEU SOBRE CONSUMO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS

11-12 DE FEVEREIRO DE 2010 SEVILHA DECLARAÇÃO DO FÓRUM CONSULTIVO SOBRE INQUÉRITO PAN-EUROPEU SOBRE CONSUMO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS 11-12 DE FEVEREIRO DE 2010 SEVILHA DECLARAÇÃO DO FÓRUM CONSULTIVO SOBRE INQUÉRITO PAN-EUROPEU SOBRE CONSUMO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS O QUE ESTÁ NO MENU EUROPEU? INQUÉRITO PAN-EUROPEU SOBRE CONSUMO DE GÉNEROS

Leia mais

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.5.2017 COM(2017) 242 final ANNEX 1 ANEXO do Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a análise da aplicação prática do Documento Europeu Único de Contratação

Leia mais

Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia.

Em 1985, foi adoptado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia. O hino Europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa num sentido mais lato. A música é extraída da 9ª Sinfonia de Beethoven, composta em 1823. O poema exprime a visão idealista de

Leia mais

Sumário. I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra ( )... 17

Sumário. I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra ( )... 17 5 Sumário Siglas utilizadas... 11 Introdução... 13 I. A organização internacional da Europa no pós-segunda Guerra (1945-1949)... 17 A. A Europa no desfecho da guerra: o ano zero... 17 1. Os primeiros esforços

Leia mais

Junto se envia, à atenção das delegações, um documento sobre o assunto em epígrafe, conforme aprovado pelo Conselho (JAI) de 20 de julho de 2015.

Junto se envia, à atenção das delegações, um documento sobre o assunto em epígrafe, conforme aprovado pelo Conselho (JAI) de 20 de julho de 2015. Conselho da União Europeia Bruxelas, 22 de julho de 2015 (OR. en) 11130/15 ASIM 62 RELEX 633 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 10830/2/15 REV 2 ASIM 52 RELEX 592 n.

Leia mais

Despesas Descrição Orçamento Orçamento Variação (%)

Despesas Descrição Orçamento Orçamento Variação (%) PROJETO DE ORÇAMENTO RETIFICATIVO N.º 2/2014 VOLUME 1 - MAPA GERAL DE RECEITAS A. INTRODUÇÃO E FINANCIAMENTO DO ORÇAMENTO GERAL Financiamento do orçamento geral Dotações a cobrir durante o exercício de

Leia mais

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso)

Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Calendarização, por países, da obrigatoriedade da formação contínua para obtenção do CAM/CQM (prazos limite para frequência do primeiro curso) Áustria Bélgica Carta de condução da categoria D: 2015 Carta

Leia mais

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia

A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia A Europa à sua porta Como a UE influencia o dia-a-dia SUMÁRIO Como funciona a União Europeia? Os principais órgãos da UE Comissão Europeia Parlamento Europeu Conselho de Ministros da União Europeia Conselho

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 172. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 9 de julho de 2018.

Jornal Oficial da União Europeia L 172. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 9 de julho de 2018. Jornal Oficial da União Europeia L 172 Edição em língua portuguesa Legislação 61. o ano 9 de julho de 2018 Índice II Atos não legislativos REGULAMENTOS Regulamento de Execução (UE) 2018/963 da Comissão,

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE)

Instituto Nacional de Estatística. stica. Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) Instituto Nacional de Estatística stica Procedimento dos Défices Excessivos () Acordo Institucional Notificação de Setembro/Outubro de 2009 Comparação com outros EM Acordo Institucional Acordo Institucional

Leia mais

Trabalho feito por: João Catarino Nº5 João Campos Nº6 João Morais Nº7 Ricardo Alves Nº14

Trabalho feito por: João Catarino Nº5 João Campos Nº6 João Morais Nº7 Ricardo Alves Nº14 Trabalho feito por: João Catarino Nº5 João Campos Nº6 João Morais Nº7 Ricardo Alves Nº14 ÍNDICE Parlamento Conselho Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça da União Europeia

Leia mais

A União Europeia Ano Europeu do Diálogo Intercultural MNE DGAE

A União Europeia Ano Europeu do Diálogo Intercultural MNE DGAE A União Europeia 2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural Centro de Informação Europeia Jacques Delors Jacques Lucien Jean Delors Nasceu em 1925 Presidente da Comissão Europeia (1985-1994) Importante

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Profº Marcelo Câmara. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

UNIÃO EUROPEIA. Profº Marcelo Câmara. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. UNIÃO EUROPEIA Profº Marcelo Câmara HISTÓRICO Comunidade Europeia do Carvão do Aço/CECA (1951) Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos e Itália. Tratado de Roma: Comunidade Econômica Europeia/CEE

Leia mais

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução

DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA. I. Introdução DIREITO DA UNIÃO EUROPEIA 2015/2016 TURMA: PROFESSOR DOUTOR EDUARDO PAZ FERREIRA PROGRAMA I. Introdução 1. Apresentação da cadeira 1.1. Porquê estudar Direito da União Europeia 1.2. Programa da cadeira

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DECISÃO DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DECISÃO DO CONSELHO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 13.09.2005 COM(2005) 426 final Proposta de DECISÃO DO CONSELHO relativa à assinatura, em nome da Comunidade Europeia, da Convenção n.º 198 do Conselho da Europa

Leia mais

Encontro Regional etwinning

Encontro Regional etwinning Encontro Regional etwinning Escola Secundária de Tondela Auditório ACERT Tondela, 28 de setembro de 2018 Sessão de abertura: DGE Serviço Nacional de Apoio etwinnig: Laura Filipe Diretor CFAE Planalto Beirão

Leia mais

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho

ANNEX ANEXO. Proposta de Decisão do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 1.12.2017 COM(2017) 723 final ANNEX ANEXO da Proposta de Decisão do Conselho relativa à celebração, em nome da União Europeia e dos seus Estados-Membros,de um Terceiro Protocolo

Leia mais

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE)

15410/17 SM/sf DGC 1A. Conselho da União Europeia. Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17. Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) Conselho da União Europeia Bruxelas, 14 de maio de 2018 (OR. en) 15410/17 Dossiê interinstitucional: 2017/0319 (NLE) COLAC 144 WTO 329 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Terceiro Protocolo

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 7.7.2016 C(2016) 4164 final REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO de 7.7.2016 sobre a revisão da tabela aplicável às deslocações em serviço dos funcionários e outros agentes

Leia mais