Certificação Digital - Previsão Legal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Certificação Digital - Previsão Legal"

Transcrição

1

2 Certificação Digital - Previsão Legal De acordo com o Art. 18 da Portaria GM/MS nº 53, de 16/01/13, o SIOPS passou a adotara Certificação Digital no processo de interface dos usuários. Art. 18. Seráadotada a certificação digital em todo processo de interface dos usuários com o SIOPS, à exceção dos técnicos autorizados pelo gestor do SUS, como meio de garantir a segurança dos procedimentos no sistema. 1º As trocas de informações realizadas por meio do SIOPS serão realizadas por meio digital e assinadas eletronicamente com a utilização de certificados digitais válidos e emitidos por Autoridade Certificadora integrante da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída pelo art. 2º da Medida Provisória nº , de 24 de agosto de 2001, regulamentada pelo Decreto nº6.605, de 14 de outubro de º Os certificados digitais serão de uso individual e intransferível, conforme as normas técnicas estabelecidas pela ICP Brasil, ou de outro tipo com requisitos de segurança mais rigorosos e emitidos por Autoridade Certificadora integrante da ICP-Brasil.

3 Conceitos Básicos sobre Certificação Digital Em sua essência, a certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas, considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram.

4 Conceitos Básicos sobre Certificação Digital A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital. A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente, de chaves criptográficas. Chaves criptográficas são um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações.

5 Conceitos Básicos sobre Certificação Digital O certificado digital, basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc), entidade emissora (você saberá mais sobre isso adiante), prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.

6 Conceitos Básicos sobre Certificação Digital É conveniente que cada nação conte com uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP), isto é, com um conjunto de políticas, técnicas e procedimentos para que a certificação digital tenha amparo legal e forneça benefícios reais àsua população. O Brasil conta com a ICP-Brasil para essa finalidade. A ICP-Brasil trabalha com uma hierarquia onde a AC-Raiz, isto é, a instituição que gera as chaves das ACs e que regulamenta as atividades de cada uma, é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação(ITI). Uma Autoridade Certificadora (AC) é uma entidade, pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais.

7 Tipos de Certificado Na ICP-Brasil estão previstos oito tipos de certificado. São duas séries de certificados, com quatro tipos cada. A série A (A1, A2, A3 e A4) reúne os certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidade na Web, em , em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações. A série S (S1, S2, S3 e S4)reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas. Os oito tipos são diferenciados pelo uso, pelo nível de segurança e pela validade.

8 Tipos de Certificado Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadas no próprio computador do usuário. Nos tipos A2, A3, A4, S2, S3 e S4, as chaves privadas e as informações referentes ao seu certificado ficam armazenadas em um hardware criptográfico - cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória (token USB ou pen drive). Para acessar essas informações você usaráuma senha pessoal determinada no momento da aquisição do certificado.

9 Tipo de Certificado Tamanho (bits) Tipos de Certificado Chave criptográfica Processo de Geração Mídia Armazenadora Validade Máxima (anos) A1 e S Software Arquivo 1 A2 e S Sofware A3 e S Hardware A4 e S Hardware Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave Smart card ou token, com capacidade de geração de chave Smart card ou token, com capacidade de geração de chave 2 3 3

10 Tipos de Certificado Os certificados mais comuns são: A1-de menor nível de segurança, égerado e armazenado no computador do usuário. Os dados são protegidos por uma senha de acesso. Somente com essa senha é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada, e A3 - de nível de segurança médio a alto, é gerado e armazenado em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. Apenas o detentor da senha de acesso pode utilizar a chave privada, e as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas.

11 Tipos de Certificado e-cpf e e-cnpj Falar de certificação digital no Brasil frequentemente remete a duas importantes iniciativas: o e-cpf e o e-cnpj. O primeiro é, essencialmente, um certificado digital direcionado a pessoas físicas, sendo uma espécie de extensão do CPF (Cadastro de Pessoa Física), enquanto que o segundo é um certificado digital que se destina a empresas ou entidades, de igual forma, sendo um tipo de extensão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). O e-cpf e o e-cnpj mais comuns no mercado são dos tipos A1 e A3. Obs: Os certificados digitais financiados pelo MS são padrão ICP-Brasil, E-CPF (Pessoa Física), do tipo A3.

12 Quem emite Certificados Digitais? Para que possa ser aceito e utilizado por pessoas, empresas e governos, os certificados digitais precisam ser emitidos por entidades apropriadas. Sendo assim, o primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora (AC) ou uma Autoridade de Registro (AR) para obter um certificado digital. Uma AC tem a função de associar uma identidade a uma chave e "inserir" esses dados em um certificado digital. Para tanto, o solicitante deve fornecer documentos que comprovem sua identificação. Já uma AR tem uma função intermediária, já que ela pode solicitar certificados digitais a uma AC, mas não pode emitir esse documento diretamente.

13 Quem já tem Certificado Digital precisa emitir outro para acesso às Funcionalidade Restrita do SIOPS? O SIOPS aceita tipos de Certificados A1, A2, A3, desde que estejam no padrão da ICP- BRASIL, observado o seguinte: - Chefe do Poder Executivo e substituto: que já tem certificado digital, desde que esteja válido, não precisará emitir outro para acessar o sistema, podendo utilizar o que possui, seja de pessoa física (E-CPF) ou jurídica(e-cnpj). O certificado pessoa jurídica deve conter nome e CPF do usuário.

14 Quem já tem Certificado Digital precisa emitir outro para acesso às Funcionalidade Restrita do SIOPS? -Secretário de Saúde e substituto (autoridades responsáveis pela homologação dos dados no SIOPS): que já tem certificado digital, desde que esteja válido, não precisará emitir outro para acessar o sistema, podendo utilizar o que possui, desde que seja de pessoa física(e-cpf), devendo conter nome e CPF do usuário. Alertamos para o fato de que o certificado que está sendo financiado pelo MS é do tipo A3 com validade de 3 anos, período superior ao A1 (somente 1 ano) e A2.

15 Por que os Certificados Digitais do Secretário de Saúde e Substituto têm que ser Padrão ICP- Brasil, Pessoa Física (E-CPF)? Devido àresponsabilidade de homologação dos dados ser da pessoa física do Secretário de Saúde ou substituto. Conforme 2º, do art. 39, da LC nº 141/2012:... 2 o Atribui-se ao gestor de saúde declarante dos dados contidos no sistema especificado no caput a responsabilidade pelo registro dos dados no Siops nos prazos definidos, assim como pela fidedignidade dos dados homologados, aos quais se conferirá fé pública para todos os fins previstos nesta Lei Complementar e na legislação concernente....

16 Por que os Certificados Digitais do Secretário de Saúde e Substituto têm que ser Padrão ICP- Brasil, Pessoa Física (E-CPF)? Consoante art. 2º, da Portaria GM/MS nº 53, de 16/01/13:... Para fins do disposto nesta Portaria, são adotadas as seguintes definições:... V - homologação: processo de ratificação, pelo gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), de dados declarados por meio de programa do SIOPS, mediante utilização de certificado digital;... Segundo art. 4º, da mesma portaria:... O SIOPS terá as seguintes características essenciais: I - funcionar como registro eletrônico de declaração e homologação, pelo gestor público de saúde, dos dados de aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde;...

17 Iniciativa do Ministério e Procedimentos a serem observados no Processo de Certificação. O art. 43 da LC 141/2012 expressa que a União prestará cooperação técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com vistas ao cumprimento das normas dessa Lei Complementar. Diante disso, o Ministério da Saúde tomou providências para contribuir com os entes da Federação nesse processo por meio do financiamento da emissão dos certificados digitais e da compra e doação dos tokens. A opção de obtenção do certificado digital com financiamento pelo Ministério da saúde deve ser feita no sítio eletrônico do SIOPS, devendo ser escolhido o posto de atendimento no qual a autoridade deseja ser atendida, dentre aqueles autorizados.

18 Processo de Certificação. Site:

19 Processo de Certificação

20 Envia base de dados TSE SIOPS Armazena CPF e nome governador/prefeito Governador / Prefeito Responsável pelo seu cadastro e indicação do seu substituto e do secretário de saúde. Cadastra Cadastra Substituto Indica o Secretário de Saúde, em nome do Chefe do Poder Executivo Cadastra técnico responsável, transmite e homologa dados, em nome do secretário Cadastra Substituto Secretário de Saúde Cadastra Técnico responsável por operar o SIOPS Transmite e homologa os dados; Assina digitalmente demonstrativo de despesa com saúde do RREO e outros documentos gerados pelo sistema. Não terão permissão para cadastrar pessoas e homologar dados; Acesso através de login e senha de acesso ao sistema; Ajudarão os secretários de saúde quanto aos registros de dados no SIOPS. 20

21 Qual Informação tem os tokens fornecidos pelo MS? 1. Os tokens enviados para os estados e municípios são mídias virgens, ou seja, ainda não possuem certificado digital do usuário dentro. Portanto, cabe aos usuários providenciar a solicitação no site SIOPS e a emissão do certificado digital com uma das Agências Certificadoras credenciadas pelo MS, atendendo o fluxograma e o documento Passo a Passo, disponíveis no site do SIOPS na opção Certificação Digital.

22 Qual informação tem os tokens fornecidos pelo MS? Inicialmente, os Tokens do MS estão apenas com as seguintes configurações: a) Inicializados com PIN/PUK padrão ; b) Com o software Applet PKI no token; c) Label: SIOPS; d)sem a cadeia de certificação. As cadeias de certificação das empresas certificadoras devem ser baixadas para o token e o PIN e PUK padrão modificados para uma senha pessoal, exclusiva do usuário. 2. O modelo do token criptográfico fornecido pelo MS é CUT SCE 6.0 da fabricante GIESECKE &DEVRIENT, o qual está homologado no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), instituição que mantém o Sistema Nacional de Certificação Digital.

23 O que é PIN, PUK e Senha de Revogação do Token? 1.O certificado digital possui as seguintes senhas de proteção: - Senha de utilização PIN (Personal Identification Number): senha pessoal que libera a utilização da chave privada do certificado, sendo necessário digitá-la toda vez que você for utilizar o seu certificado digital; - Senha de desbloqueio PUK: senha pessoal que desbloqueia a senha PIN do token, como por exemplo, no caso em que o usuário esquece sua senha PIN; - Senha de Revogação: esta senha é utilizada para revogar (cancelar) um certificado digital, se necessário, como por exemplo, no caso de perda ou roubo

24 O que é PIN, PUK e Senha de Revogação do Token? Os Tokens disponibilizados pelo MS estão com uma configuração de senha de fábrica PIN e PUK padrão: Essa senha deve ser modificada por você durante a emissão do seu certificado digital para uma senha pessoal e intransferível. -Para alterar sua senha PIN, basta executar o software de gerenciamento/administração do token (Safesign) e seguir as orientações de alteração de PIN do Manual Safesign disponível no site do SIOPS, opção Certificação Digital, tabela Drivers, abaixo da 7ª ETAPA do processo de certificação.

25 O que é PIN, PUK e Senha de Revogação do Token? 2. Uma das ações abaixo acabarápor inutilizar o seu Certificado Digital: -Perda do cartão inteligente ou token; -Perda da senha de seu cartão ou token; - Bloqueio do PIN e do PUK de seu cartão, por exemplo, devido à digitação sucessiva de senha errada; -Bloqueio do PIN/Senha de seu token; -Formatação, limpeza ou inicialização do cartão; -Inicialização ou remoção das chaves de seu token. Atenção: - As tentativas de senha são cumulativas, ou seja, independe de retirar o token e aguardar um momento. - Caso ocorra uma das situações acima será necessária à aquisição de um novo Certificado Digital.

26 Onde são cadastrados os usuários envolvidos no processo de transmissão de dados do SIOPS? Os governadores, prefeitos, substitutos dos governadores e prefeitos, secretários de saúde e substitutos, responsável pelo preenchimento/envio dos dados devem ser cadastrados na Funcionalidade Restrita do site SIOPS chamada Módulo de Gestores, com o uso de certificação digital. Observações importantes: - O governador ou prefeito terá acesso ao seu próprio cadastro, ao cadastro do seu substituto e do secretário de saúde; - O substituto do governador ou prefeito terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro do secretário de saúde;

27 Onde são cadastrados os Usuários envolvidos no Processo de Transmissão de Dados do SIOPS? -O secretário de saúde terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro do seu substituto e dos servidores e/ou pessoas autorizadas a operar o SIOPS; -O substituto do secretário de saúde terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro dos servidores e/ou pessoas autorizadas a operar o SIOPS; - Os servidores e/ou pessoas autorizadas a operar/alimentar com dados contábeis o SIOPS não precisam de certificação digital, necessitam apenas de login e senha. O acesso ao Módulo de Gestor pode ser feito tanto por meio da Etapa 4 do fluxograma de certificação digital da página SIOPS ou por meio do link Funcionalidade Restrita.

28 Onde são cadastrados os Usuários envolvidos no Processo de Transmissão de Dados do SIOPS?

29 Pessoas autorizadas a operar/preencher o SIOPS precisam ter Certificado Digital? 1. As pessoas autorizadas a operar/preencher o SIOPS não terão permissão para cadastrar pessoas e homologar dados. 2. Ao serem indicadas pelos Secretários de Saúde receberão por correio eletrônico um login e uma senha de acesso ao sistema para transmissão parcial dos dados, pois esses estarão pendente de homologação pelo Secretário de Saúde ou seu substituto. 3. Ajudarão os secretários no registro de dados, mas quem homologa os dados e conclui o processo de transmissão são os Secretários de Saúde ou seus substitutos. Atenção: a transmissão dos dados será dada por concluída, somente depois da homologação (assinatura digital das informações e relatórios gerados) das informações pelo Secretário de Saúde (gestor do SUS) ou seu substituto.

30 O que acontece com o antigo cadastro do responsável pelo envio dos dados (documento Comunicação do Usuário )? A partir do exercício de 2013, o cadastro do responsável pelo preenchimento/envio dos dados passa a ser realizado com uso de certificação Digital. Esse cadastro substituirá a antiga Comunicação de Usuário feita em papel, inclusive gerando novo login(que é o CPF) e senha para esse responsável.

31 Quais Configurações no Computador o Usuário que já possui Certificado Digital tem que fazer? 1. Ser usuário administrador da máquina, para que possa fazer as instalações e configurações necessárias; 2. Efetuar a configuração do navegador Internet Explorer para incluir o site do SIOPS como confiável e para estabelecer política de segurança do Controle Active X. (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ª Etapa do campo de certificação digital do site SIOPS);

32 Quais Configurações no Computador o Usuário que já possui Certificado Digital tem que fazer? 3. Instalar o programa CAPICOM (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ªEtapa do campo de certificação digital do site SIOPS); 4. Instalar o Pacote do programa Assinador Digital (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ªEtapa do campo de certificação digital do site SIOPS); 5. Instalar Driver do token/mídia para 32 bits ou 64 bits, conforme seu sistema operacional estáconfigurado. Driver de Token/mídia diferente do modelo fornecido pelo MS não está disponível no site SIOPS, portanto, cabe ao usuário providenciar e instalar o driver específico e correto. Caso seu token seja do modelo fornecido pelo MS, ver tabela Drivers, localizada na aba Certificação Digital da página SIOPS, abaixo da 7ªEtapa;

33 Quais Configurações no Computador o Usuário que já possui Certificado Digital tem que fazer? 6. Instalar o programa gerenciador do Token/mídia Safesign, no caso de tokens fornecidos pelo MS. Programa gerenciador de Token/mídia diferente do modelo fornecido pelo MS não está disponível no site SIOPS, portanto, cabe ao usuário providenciar e instalar o programa gerenciador específico e correto. Caso seu token seja do modelo fornecido pelo MS, ver Tabela Drivers, localizada na aba Certificação Digital da página SIOPS, abaixo da 7ªEtapa, para instalação do software gerenciador Safesign); 7. Reiniciar a máquina; 8. Efetuar teste em duas máquinas, caso necessário.

34 Como serão enviadas as Informações de Despesas com Saúde do Município ou Estado pela Internet? O responsável pelo preenchimento dos dados contábeis do sistema no município ou estado deverá fazer o download do programa no site do SIOPS, de acordo com o período/ano a ser declarado, alimentar o programa, salvar/gravar as informações e enviar os dados por meio da internet, com o uso de seu Login e Senha, sem necessidade de certificação digital, para uma base de dados do servidor do DATASUS/MS. Após o envio pelo responsável pelo preenchimento os dados estarão disponíveis para visualização do Secretário de Saúde ou substituto para análise. Ratificamos que a transmissão dos dados será dada por concluída depois da homologação (assinatura digital das informações e relatórios gerados) pelo Secretário de Saúde ou substituto.

35 Desafios da Implantação do Processo de Certificação Digital: 1)Não recebimento dos tokens enviados pelo MS; 2) Problemas com as empresas certificadoras, devido o não cumprimento do fluxograma de procedimentos disponível na página SIOPS, bem como não ter lido as orientações dessas empresas para emissão de certificado; 3) Problemas de acesso ao Módulo do Gestor devido o usuário não estar cadastrado no sistema com o perfil de substituto do prefeito, secretário de saúde, substituto do secretário de saúde, responsável pelo envio dos dados ( CPF não encontrado na base). 4) Erros de acesso ao sistema por não estar com o Token Conectado na máquina ou por não ter realizado corretamente as configurações de navegador e instalação de drivers/softwares. 5) Usuário não obedece aos Requisitos de Instalação da Certificação Digital na máquina cliente para acesso ao site do SIOPS; 6) Esquecimento de PIN e PUK, que são senhas pessoais e intransferíveis.

36 Obrigada! MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA SAÚDE, INVESTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE ECONOMIA DA SAÚDE SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde Esplanada dos Ministérios Anexo B Sala 474B. CEP: Brasília DF Telefone: (61) /3172/2901/3176/2823 Site:

Certificação Digital - Previsão Legal

Certificação Digital - Previsão Legal Certificação Digital - Previsão Legal De acordo com o Art. 18 da Portaria GM/MS nº 53, de 16/01/13, o SIOPS passou a adotar a Certificação Digital no processo de interface dos usuários. Art. 18. Será adotada

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL Palestrante: Thiago Tavares Pereira Congresso do COSEMS/RS Santa Cruz do Sul RS, 22/05/2014 Conceitos básicos sobre certificação O certificado digital, basicamente, trata-se de um

Leia mais

TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS.

TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS. TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS. Observação: - Basta clicar sobre o item específico de dúvida

Leia mais

Certificação digital e SIOPS Previsão legal

Certificação digital e SIOPS Previsão legal O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é um software desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), em linguagem Delphi, com o objetivo

Leia mais

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores Módulo de Gestores Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores As telas oficiais do Módulo de Gestores estão disponíveis

Leia mais

Entendendo a Certificação Digital

Entendendo a Certificação Digital Entendendo a Certificação Digital Novembro 2010 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. O que é certificação digital?... 3 3. Como funciona a certificação digital?... 3 6. Obtendo certificados digitais... 6 8.

Leia mais

Serasa Experian Orientações SIOPS 04/02/2013 SERASA EXPERIAN

Serasa Experian Orientações SIOPS 04/02/2013 SERASA EXPERIAN SERASA EXPERIAN Orientações para Emissão de Certificado Digital tipo A3, Pessoa Física, com Financiamento pelo Ministério da Saúde para Operadores da Funcionalidade Restrita do Sistema de Informações sobre

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

Certificado Digital A1. Solicitação

Certificado Digital A1. Solicitação A1 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 Pré-Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL 1. Acesse http://siops.datasus.gov.br, opção Certificação Digital. 1.1. Acesse a 1ª ETAPA - Orientações Gerais e leia as informações para ter uma visão

Leia mais

PRESIDÊNCIA 29/07/2013 RESOLUÇÃO Nº 103/2013

PRESIDÊNCIA 29/07/2013 RESOLUÇÃO Nº 103/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA PRESIDÊNCIA 29/07/2013 RESOLUÇÃO Nº 103/2013 Assunto: Estabelece

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

CERTIFICAÇÃO DIGITAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3.CNES - LEGISLAÇÃO EM VIGOR PARA UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL 4.CERTIFICAÇÃO DIGITAL - COMO OBTER E INICIAR UMA SOLICITAÇÃO 5.CNES - COMO INICIAR

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Manual do usuário Certificado Digital e-cpf. Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Manual do usuário Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação 03 O que é um Certificado Digital? 04 Instalando

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Página1 Certificado Digital e-cpf Manual do Usuário Página2 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?... 03 Instalando o Certificado... 04 Conteúdo do Certificado... 07 Utilização, guarda

Leia mais

Certificado Digital e-cpf

Certificado Digital e-cpf Certificado Digital e-cpf Parabéns! Ao ter em mãos esse manual, significa que você adquiriu um certificado digital AC Link. Manual do Usuário 1 Índice Apresentação... 03 O que é um Certificado Digital?...

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 018/2013

NOTA TÉCNICA Nº 018/2013 NOTA TÉCNICA Nº 018/2013 Brasília, 09 de maio de 2013. ÁREA: Finanças TÍTULO: Certificado Digital e a Importância para os Municípios. REFERÊNCIA(S): Cartilha SIOPS; Comunicado CGSN/SE nº 3, de 10 de março

Leia mais

Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente. Certificado Digital Serasa

Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente. Certificado Digital Serasa Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente Certificado Digital Serasa O que é Certificado Digital? O Certificado Digital Serasa é um documento eletrônico que possibilita comprovar a

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Certificado Digital Modelo NF-e. Manual do Usuário

Certificado Digital Modelo NF-e. Manual do Usuário Certificado Digital Modelo NF-e Manual do Usuário Parabéns! Você acaba de adquirir o seu Certificado Digital Serasa Experian. Este manual é composto por informações importantes para que você possa usar

Leia mais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais Renovação Online Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 22 Requisitos para a renovação Para que o processo de renovação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

SISTEMA HOMOLOGNET E CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAMBORIÚ/SC - 2013

SISTEMA HOMOLOGNET E CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAMBORIÚ/SC - 2013 SISTEMA HOMOLOGNET E CERTIFICAÇÃO DIGITAL CAMBORIÚ/SC - 2013 NOVOS CONTORNOS DA ATUAÇÃO SINDICAL NA ASSISTÊNCIA À Rescisão Do CONTRATO DE TRABALHO Zilmara Alencar Consultoria FUNDAMENTO LEGAL PARA ATUAÇÃO

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito)

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 40 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul.

Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul. Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul. Manual Descritivo Índice 1. Introdução 1.1. Objetivo. 1.2. Escopo.

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

I SEMINÁRIO ESTADUAL SIOPS - PARAIBA

I SEMINÁRIO ESTADUAL SIOPS - PARAIBA I SEMINÁRIO ESTADUAL - PARAIBA Portal Processo de Certificação Digital Cenário Carla Emilia Costa Cavalcanti Equipe /DF Maio/2014 Sistema de informação que coleta, recupera, processa, armazena, organiza

Leia mais

Leitora SCR 331. Guia de Instalação

Leitora SCR 331. Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE CERTIFICADOS DIGITAIS COMO SOLUÇÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE CERTIFICADOS DIGITAIS COMO SOLUÇÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO UM ESTUDO SOBRE CERTIFICADOS DIGITAIS COMO SOLUÇÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Emerson Henrique Soares Silva Prof. Ms. Rodrigo Almeida dos Santos Associação Paraibana de Ensino Renovado - ASPER Coordenação

Leia mais

Procedimentos de Solicitação

Procedimentos de Solicitação Passo a Passo para obter Certificado Digital (CD) pela Caixa Econômica Federal Procedimentos de Solicitação Acesse o site da www.caixa.gov.br Clique em VOCÊ e no título Certificado Digital Clique em SOLICITE

Leia mais

Certificado Digital Modelo e-cnpj. Manual do Usuário

Certificado Digital Modelo e-cnpj. Manual do Usuário Certificado Digital Modelo e-cnpj Manual do Usuário Parabéns! Você acaba de adquirir o seu Certificado Digital Serasa Experian. Este manual é composto por informações importantes para que você possa usar

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Guia de Instalação. etoken Aladdin. Guia de Instalação - Token Aladdin. Janeiro/2010. Instalação de Token Aladdin. Página 1 de 12

Guia de Instalação. etoken Aladdin. Guia de Instalação - Token Aladdin. Janeiro/2010. Instalação de Token Aladdin. Página 1 de 12 Janeiro/ Guia de Instalação etoken Aladdin Página 1 de 12 Janeiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token Aladdin) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

M3D4 - Certificados Digitais Aula 4 Certificado Digital e suas aplicações

M3D4 - Certificados Digitais Aula 4 Certificado Digital e suas aplicações M3D4 - Certificados Digitais Aula 4 Certificado Digital e suas aplicações Prof. Fernando Augusto Teixeira 1 Agenda da Disciplina Certificado Digital e suas aplicações Segurança Criptografia Simétrica Criptografia

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J. Solicitação Emissão Download da cadeia de certificação CAIXA Instalação do gerenciador Maio/2009 ÍNDICE 1 Solicitação...

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª Execute o CD de

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Leitora

Leia mais

O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite a identificação segura do autor de uma transação feita na Internet.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite a identificação segura do autor de uma transação feita na Internet. Prezado(a) cliente, Você acaba de adquirir um Certificado Digital ICP BRASIL. O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite a identificação segura do autor de uma transação feita na Internet.

Leia mais

Certificado Digital Modelo e-cpf. Manual do Usuário

Certificado Digital Modelo e-cpf. Manual do Usuário Certificado Digital Modelo e-cpf Manual do Usuário Parabéns! Você acaba de adquirir o seu Certificado Digital Serasa Experian. Este manual é composto por informações importantes para que você possa usar

Leia mais

Aplicativo adicional para cartões

Aplicativo adicional para cartões SAFESIGN para MAC OS Aplicativo adicional para cartões Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021

Leitora Omnikey Cardman 3021 Fevereiro/ Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Página 1 de 6 Fevereiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios: Possuir

Leia mais

Prof. Paulo Barbosa duvidas@paulobarbosa.com.br

Prof. Paulo Barbosa duvidas@paulobarbosa.com.br Prof. Paulo Barbosa duvidas@paulobarbosa.com.br Esse material pode ser denominado Notas de Aulas. Ele não é autodidático, não o utilize como fonte única de consulta para estudos para préconcurso. Use-o

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3

Renovação Online de Certificados Digitais A3 Renovação Online de Certificados Digitais A3 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 45 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 VERIFICANDO

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032

Token USB Rainbow Ikey2032 Junho/ Token USB Rainbow Ikey2032 Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Página 1 de 14 Junho/ Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 13 Pré-requisitos para a instalação Software de Certificação Digital

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1

Renovação Online de Certificados Digitais A1 Renovação Online de Certificados Digitais A1 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 33 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 INICIANDO A

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1 Manual de instalação Certificado Digital A1 ou S1 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Guia CD-18 Público Índice 1. Emissão dos Certificados Digitais PRODERJ... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO l 1. OBJETO Aquisição de certificados digitais para pessoa física e jurídica, para servidores WEB, incluindo opcionalmente serviços de validação on site, leitoras, cartões inteligentes

Leia mais

Editoria e Diagramação Núcleo de Imagem Ascom TJPE. Ilustração Gerência de Atendimento Técnico

Editoria e Diagramação Núcleo de Imagem Ascom TJPE. Ilustração Gerência de Atendimento Técnico Conceitos de Segurança da Informação, Certificação Digital e suas Aplicações no TJPE 3ª Edição - Maio/2013 Elaboração Núcleo de Segurança da Informação SETIC Editoria e Diagramação Núcleo de Imagem Ascom

Leia mais

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Excel 2003 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré-Requisitos para a utilização Para que o processo de utilização tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios:

Leia mais

Certificado Digital A1. Instalação

Certificado Digital A1. Instalação Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Serviços Ibama Certificação Digital

Serviços Ibama Certificação Digital Guia da nos 1. Informações Gerais Objetivando garantir mais segurança ao acesso dos usuários dos Serviços do Ibama, foi estabelecido desde o dia 1º de janeiro de 2014, o acesso por meio de certificação

Leia mais

etoken Aladdin Guia de Instalação

etoken Aladdin Guia de Instalação etoken Aladdin Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token Aladdin)

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL. Certificado Digital Assinatura Digital

CERTIFICAÇÃO DIGITAL. Certificado Digital Assinatura Digital CERTIFICAÇÃO DIGITAL Certificado Digital Assinatura Digital CERTIFICADO e ASSINATURA DIGITAL CERTIFICADO Éo documento eletrônico de identidade emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela AC Raiz

Leia mais

http://www.certificado.caixa.gov.br

http://www.certificado.caixa.gov.br Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para

Leia mais

Instalação das Cadeias de Certificação

Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Certificado Digital A1/S1 e A3/S3 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 11 Pré-Requisitos para a instalação Dispositivos

Leia mais

MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar

MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar MANUAL DO PERSUS - OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS Índice 1. INTRODUÇÃO...5 2. MÓDULO DE GESTÃO DE

Leia mais

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação WatchKey WatchKey USB PKI Token Manual de Instalação e Operação Versão Windows Copyright 2011 Watchdata Technologies. Todos os direitos reservados. É expressamente proibido copiar e distribuir o conteúdo

Leia mais

67 das 88 vagas no AFRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF Conquiste sua vitória ao nosso lado

67 das 88 vagas no AFRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF Conquiste sua vitória ao nosso lado Carreira Policial Mais de 360 aprovados na Receita Federal em 2006 67 das 88 vagas no AFRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF no PR/SC 150 das 190 vagas no TRF Conquiste sua vitória ao nosso lado Apostila

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l

TERMO DE REFERÊNCIA. ANEXO l TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO l 1. OBJETO Aquisição de certificados digitais para pessoa física e jurídica, para servidores WEB, incluindo opcionalmente serviços de validação on site, leitoras, cartões inteligentes

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Certificado Digital Co C mo u sar? r

Certificado Digital Co C mo u sar? r Certificado Digital Como usar? Certificado Digital Documento eletrônico que identifica pessoas físicas e jurídicas e cuja validade é garantida por uma terceira parte de confiança Garante a identidade do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 529, DE 23 DE MAIO DE 2016 Documento nº 00000.029651/2016-57

RESOLUÇÃO Nº 529, DE 23 DE MAIO DE 2016 Documento nº 00000.029651/2016-57 RESOLUÇÃO Nº 529, DE 23 DE MAIO DE 2016 Documento nº 00000.029651/2016-57 Dispõe sobre o uso de Certificado Digital no âmbito da Agência Nacional de Águas ANA. O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE ÁGUAS-ANA,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN Página 1 de 46 1. Emissão dos Certificados... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN)

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2009 Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Nunca foi tão fácil utilizar

Nunca foi tão fácil utilizar Nunca foi tão fácil utilizar o Conectividade Social da CAIXA O que antes era feito com a autenticação de disquetes e precisava do antigo programa CNS para o relacionamento com a CAIXA e prestação de informações

Leia mais

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3 Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3 Para o funcionamento do USB eseal Token V3, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área de download no seguinte endereço http://www.locasuporte.com.br/tokenusb.aspx

Leia mais

Cartilha: Certificado Digital

Cartilha: Certificado Digital Certificação de Entidades Beneficientes de Assistência Social - CEBAS - 1 - Ministério da Educação Secretaria Executiva Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade Diretoria de Tecnologia

Leia mais

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICAS PREFEITURA DE JUIZ DE FORA COMPLEMENTO AO SUPORTE A ATENDIMENTO NÍVEL 1 1.0 Autor: Juiz de Fora, Fevereiro 2015. PÁGINA 1 DE 38 SUMÁRIO 1REQUISITOS MÍNIMOS CONFIGURAÇÕES

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO

INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO CERTIFICADO DIGITAL O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade. Este arquivo pode

Leia mais

www.e-law.net.com.br certificação digital 1 de 5 Introdução

www.e-law.net.com.br certificação digital 1 de 5 Introdução www.e-law.net.com.br certificação digital 1 de 5 Introdução Cada pessoa cria sua assinatura de forma totalmente livre e a utiliza com significado de expressa concordância com os conteúdos dos documentos

Leia mais

Driver da Leitora GemPC Twin Guia de Instalação

Driver da Leitora GemPC Twin Guia de Instalação Certificação Digital Guia de Instalação Guia CD-04 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer

Leia mais

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Para o funcionamento do leitor de smart card Gemalto GemPC USB TR deve ser instalado o driver do leitor, disponível na área de

Leia mais

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin.

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Download do Dispositivo Criptográfico e-token PRO USB Aladdin:

Leia mais

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Pré-requisitos para Instalação Dispositivo de Certificação Digital (Token USB Shell v3). Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer

Leia mais

PORTARIA TC Nº 382, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014. CAPÍTULO I

PORTARIA TC Nº 382, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014. CAPÍTULO I PORTARIA TC Nº 382, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014. Disciplina a utilização dos certificados digitais no âmbito interno, pelos funcionários do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco TCE-PE e demais usuários

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO PE 052/2012

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO PE 052/2012 QUESTIONAMENTOS ACERCA DO PE 052/2012 1) Conforme determinação das normas fiscais, a Certisign está obrigada a fornecer notas fiscais separadas, uma para certificado digital, uma vez que a emissão dessas

Leia mais

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet.

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet. TREINAMENTO Novo processo de emissão de certificados via applet. Introdução SUMÁRIO Objetivo A quem se destina Autoridades Certificadoras Impactadas Produtos Impactados Pré-requisitos para utilização da

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO

INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO INFORMÁTICA PROF. RAFAEL ARAÚJO CERTIFICADO DIGITAL O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade. Este arquivo pode

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação

Leitora GemPC Twin Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 16 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora GemPC Twin) Para que o processo de instalação

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de Instalação e Configuração Projeto CERTUNI com Certificado Digital Versão 2.0 Fevereiro de 2013 Departamento de Inovação Tecnológica Sumário 1. Instalação do Leitor de Cartão

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.381

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.381 Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 13.381 Institui Regime Especial para dispensa da guarda e arquivo das Notas Fiscais de Serviços, condicionada à guarda e ao arquivo, pelo período decadencial, dos respectivos

Leia mais

CONECTIVIDADE SOCIAL CONECTIVIDADE SOCIAL :: DEFINIÇÃO : É um Canal Eletrônico de Relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado às empresas. : Utiliza certificado digital próprio.

Leia mais

SICAP - MÓDULO CARDUG. CAPÍTULO CARDUG Cadastro de Responsáveis das Unidades Gestoras

SICAP - MÓDULO CARDUG. CAPÍTULO CARDUG Cadastro de Responsáveis das Unidades Gestoras SICAP - MÓDULO CARDUG CAPÍTULO CARDUG Cadastro de Responsáveis das Unidades Gestoras Apresentação Caro Aluno, Confeccionamos este capítulo para servir de apoio a você, aos gestores e responsáveis das unidades

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

Driver tokens Ikey 2032 e Aladdin

Driver tokens Ikey 2032 e Aladdin Junho/ Instalação Driver tokens Ikey 2032 e Aladdin Página 1 de 10 Junho/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que o processo de instalação tenha

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

PALESTRA CERTIFICAÇÃO DIGITAL: USOS E APLICAÇÕES 17/MAR/2011

PALESTRA CERTIFICAÇÃO DIGITAL: USOS E APLICAÇÕES 17/MAR/2011 PALESTRA CERTIFICAÇÃO DIGITAL: USOS E APLICAÇÕES 17/MAR/2011 ROTEIRO HISTÓRICO O QUE É E COMO FUNCIONA TIPOS DE CERTIFICADOS USOS E APLICAÇÕES DOS DIVERSOS TIPOS DE CERTIFICADO COMO ESCOLHER COMO COMPRAR

Leia mais

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação Gerenciador do Token PROTOKEN PRO Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-05 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Token Protoken Pro Para que o processo

Leia mais

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-06 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Aplicativo SafeSign Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais