2. Projetos de Investimento como Opções Reais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. Projetos de Investimento como Opções Reais"

Transcrição

1 8. Pojetos de nvestimento como Opções Reais Uma fima que possui uma opotunidade de investimento adquiiu algo semelhante a uma opção de compa financeia: ela possui o dieito, mas não necessaiamente a obigação de compa um pojeto em algum momento no futuo. Quando a empesa ealiza este investimento, ela automaticamente exece a sua opção de compa. Assim, os investimentos em capital físico são essencialmente opções sobe ativos eais. Ao longo dos últimos anos, economistas exploaam esta idéia elacionando-a à existência de uma flexibilidade opeacional paa a ealização dos gastos e chegaam à conclusão que intepeta estatégias de investimentos como opções eais muda a teoia e a pática das decisões copoativas de investimentos. Quando avaliamos opotunidades de investimento econhecemos a impotância de tês caacteísticas dos pojetos: a ievesibilidade pesente na decisão sobe a sua implementação ou não, a inceteza em elação ao valo dos fluxos de caixa espeados e a escolha do momento ótimo paa a ealização dos gastos. O ambiente econômico no qual a maioia das fimas deve opea é muito mais volátil e impevisível nos dias de hoje do que foi há 0 anos atás. Esta inceteza eque que os empeendedoes sejam mais sofisticados e cuidadosos com contabilização do isco. Como as opções eais contabilizam o valo da flexibilidade em um mundo inceto, a habilidade de se avalia as incetezas associadas aos pojetos é cucial paa a ealização dos investimentos em capital fixo. Neste capítulo, começaemos a análise da influência da volatilidade atavés do desenvolvimento de uma ega ótima de decisão paa o investimento. Estaemos assumindo que a fima possui um monopólio sobe o seu pojeto, logo não existe inteação estatégica ente os paticipantes de uma mesma indústia. A análise seá ealizada atavés do modelo poposto po MCDONALD e SEGEL 986. A escolha deste modelo esulta na avaliação do poblema mais fundamental do investimento ievesível na pesença de fluxos de caixa estocásticos. Suas hipóteses básicas e caacteísticas não exclusivas pemitem uma adaptação paa a avaliação de pojetos em qualque um dos dois setoes

2 9 escolhidos: telecomunicações e petóleo. Desta foma, podemos nos concenta na análise da influência da volatilidade sobe o valo da flexibilidade associada à decisão sobe a ealização de um típico pojeto de investimento. Existem modelos de investimento sob inceteza que possuem uma estutua mais específica e povavelmente seiam mais adequados paa a avaliação de pojetos em cada uma destas duas indústias, adaptando-se mais facilmente às peculiaidades do seto podutivo, à sua estutua de custos, à inteação estatégica ente competidoes e ao pópio mecado consumido. Entetanto, estas consideações adicionais não invalidam os esultados obtidos na análise da influência da volatilidade sobe o poblema básico de avaliação da opção de espea de um investimento... Modelo de McDonald e Siegel Considee um pojeto de investimento com caacteísticas de inceteza nos fluxos de caixa e ievesibilidades nos gastos iniciais. Dento deste contexto, um modelo paa a avaliação de tal investimento pocua esponde à seguinte pegunta: Qual seia o momento ótimo paa se paga um custo ievesível, implementando um pojeto cujo valo pesente dos fluxos de caixa, epesentado po, segue um movimento bowniano geomético? A ega tadicional, baseada no valo pesente líquido, nos diz que devemos ealiza o investimento quando o valo pesente dos fluxos de caixa supea os gastos iniciais, ou seja, quando >. No entanto, quando existe a possibilidade de adia o investimento esta opção de espea possui um valo, denotado po F. A possibilidade de adia a decisão sobe a ealização dos gastos necessáios paa implementação está associada à obtenção de novas infomações sobe peços, custos e outas condições de mecado elevantes paa a atuação da fima, podendo inclusive detemina a pópia viabilidade ou não do empeendimento. Levando em consideação o valo associado a esta opção eal de flexibilidade do No caso do seto de exploação de petóleo, uma outa possibilidade seia o modelo poposto po PADDOCK, SEGEL e SMTH 988, aplicado paa o caso basileio em DAS 996. Paa o seto de telecomunicações, se consideamos a análise de um investimento estabelecido pelo pogama de antecipação de metas de univesalização da Anatel, temos que considea o compotamento estatégico ente as fimas, de acodo com a metodologia poposta po GRENADER 00. Uma aplicação desta análise paa o seto de telecomunicações no Basil foi desenvolvida po GONÇALES e MEDEROS 00.

3 0 investimento, a fima, agoa, investiá somente quando o valo pesente dos fluxos de caixa espeados do pojeto ultapassa um valo cítico, deteminado de foma endógena pelo modelo. Este valo cítico é supeio a, podendo se duas ou tês vezes maio. Assim, uma opotunidade de investimento é semelhante a uma opção de compa pepétua, sem data de expiação. A decisão sobe o momento ótimo paa o investimento é semelhante à decisão de quando exece tal opção. sto significa que o poblema do investimento pode se visto como o apeçamento de uma opção financeia. A avaliação dessa opção pela flexibilidade pode se ealizada atavés da metodologia de apeçamento dos ativos contingentes, ou atavés da pogamação dinâmica, onde a análise sobe o adiamento ou implementação do investimento é feita em intevalos de tempo infinitesimais, caacteizando a existência de uma ega ótima paa a maximização dos ganhos líquidos da fima em cada peíodo. Utilizaemos inicialmente a abodagem poposta pela metodologia dos ativos contingentes, sendo necessáia uma impotante hipótese sobe o mecado de ativos. Suponha que duas empesas dos setoes de telecomunicações e petóleo, escolhidos paa esta análise possuem opotunidades de investimento do tipo: a constução de uma nova fábica devido a uma expansão da sua áea de atuação no seto, atavés de um investimento em telefonia fixa ou móvel, segundo as metas estipuladas pela Anatel; ou um investimento em uma nova platafoma de pefuação, após a descobeta de um lençol petolífeo. A pesença da ievesibilidade dos custos iniciais significa que estas opotunidades devem se avaliadas sob a pespectiva de se obte um momento ótimo paa a ealização dos gastos. Devido à caacteística das fimas monopolistas deste investimento específico, os pojetos podem, po hipótese, se implementados em qualque momento no futuo. Ou seja, em vez de a empesa te que decidi se implementa ou não o pojeto no momento inicial, ela possui a opção de espea, podendo adia o investimento em busca de novas infomações paa qualifica mais a sua decisão. Equação de Bellman.

4 Queemos detemina uma ega de decisão ótima atavés da qual a empesa possa detemina o momento ideal, definido po t, paa exece esta opotunidade de investimento. Estaemos consideando como hoizonte de análise o peíodo de 0/07/999 até 3/0/00. 3 Dento deste intevalo de tempo, estamos inteessados na influência da inceteza sobe o valo da opção de se espea ou investi. A solução esse poblema, estabelece que o investimento só seá ealizado quando o valo do pojeto ultapassa um valo cítico maio do que os custos iniciais, isto é, quando >>. O custo de implementação do pojeto é não estocástico e conhecido em t=0, logo não existe necessidade de uma análise mais detalhada desta vaiável. Já o valo do pojeto evolui estocasticamente ao longo tempo, sujeito à evelação de novas infomações sobe os potencias de luco do investimento. Assume-se que o valo do pojeto segue um movimento bowniano geomético padão, um passeio aleatóio em tempo contínuo do tipo: 4 d = α dt dz onde dz é um incemento de um pocesso de Wiene. 5 Existe uma popiedade impotante neste tipo de hipótese sobe a lei de movimento paa o valo do pojeto: seu valo coente t, sendo t o momento analisado, é conhecido, apesa dos seus valoes futuos possuíem uma distibuição lognomal com uma vaiância cescente ao longo do tempo. Esta hipótese estabelece que o valo do pojeto na data de análise seá conhecido. Apesa da chegada de novas infomações povoca alteações em, obsevadas pela fima, os seus valoes futuos seão sempe estocásticos. sto significa que quando calculamos o valo da flexibilidade do pojeto em t, definida po Ft sabeemos exatamente o valo do pojeto na data pevista. Po exemplo, no 3 Não estamos supondo que o investimento deve se ealizado dento deste peíodo, tata-se apenas de um peíodo paa a análise e estimação dos paâmetos. 4 é o valo pesente dos fluxos de caixa popocionados pelo pojeto, desta foma: = t FC t e µ τ dτ 5 Uma vaiação no pocesso de Wine pode se definida po, dz = εt dt /, onde ε t é uma vaiável aleatóia com distibuição nomal padão.

5 momento ótimo paa o investimento, deteminado po t, seá possível obseva o valo pesente do pojeto necessáio paa o calculo de Ft. A hipótese sobe a lei de movimento paa é uma abstação teóica. Povavelmente o valo do pojeto não segue um movimento bowniano geomético. Po exemplo, suponhamos que os custos do pojeto já implementado são positivos e a fima decida fecha tempoaiamente a fábica instalada quando o peço do poduto final estive abaixo do custo vaiável. Neste caso, não seguiá a lei de movimento estabelecida pelo modelo. Se o custo vaiável da fima fo positivo e ela não possui a opção de encea suas atividades, devido a estições de egulação no seto, pode tona-se negativo, violando a hipótese de lognomalidade. Outo agumento conta esta hipótese é o fato de que, em um mecado competitivo, o peço final não podeá se muito maio que o custo maginal de longo pazo da indústia, tonando mudanças estocásticas no peço infequêntes, logo deveia segui um pocesso de evesão à média ou um pocesso de Poisson, incopoando saltos. Apesa das falhas, essa hipótese pemite a avaliação do valo da flexibilidade de um investimento atavés do mesmo instumental matemático utilizado no apeçamento das opções financeias, devido à analogia ente os dois poblemas. Estaemos ignoando as deficiências sobe a lei de movimento de paa pode concenta a atenção na influência da volatilidade sobe o tempo ótimo de espea paa a ealização do investimento. O estudo da economia financeia popocionou o desenvolvimento de teoias descevendo a decisão de investidoes, o equilíbio de mecado esultante do agegado das decisões individuais e o conseqüente peço de equilíbio destes ativos. O seu objeto de estudo é uma economia onde são negociados divesos ativos, financeios e eais, com caacteísticas de isco e etono distintas. Paa obte o apeçamento de um novo ativo, financeio ou eal, tentamos eplica suas caacteísticas de isco e etono atavés de um ativo ou uma cateia de ativos com peços já estabelecidos. Se a eplicação das suas caacteísticas de isco e etono fo possível, isso é, se os mecados foem dinamicamente completos, o

6 3 peço do novo ativo deve se igual ao peço da cateia eplicante, caso contáio existiá uma opotunidade de abitagem. 6 Como a fima possui uma opção eal de espea, isto é, tem a opotunidade de paga um custo ievesível em toca de um pojeto que evolui de foma estocástica, podemos enconta o valo desta opção eal atavés da metodologia dos ativos contingentes, deteminando a ega ótima paa o seu execício. Mas, antes, pecisamos de uma hipótese sobe a estutua da inceteza pesente nas mudanças de. Estaemos assumindo que os valoes estocásticos de podem se expandidos 7 pelos ativos existentes. Como a inceteza nessa economia é descita po pocessos de tô, necessitamos da existência de um mecado com uma quantidade suficiente de ativos paa que o componente estocástico da lei de movimento do pojeto seja exatamente eplicado pelo componente estocástico de um ativo negociável. 8 Atavés dessa hipótese, podeemos enconta um ativo ou constui uma cateia dinâmica de ativos com caacteísticas de isco semelhantes às do pojeto. Apesa de um pojeto de investimento epesenta um ativo novo na economia, suas caacteísticas de isco e etono não afetam o conjunto de opotunidades dos investidoes. Tal hipótese seá valida paa a maioia dos pojetos que possuem valo elacionado a commodities negociadas no mecado à vista e no mecado futuo. No caso de investimentos que esultam na podução de bens manufatuados ou na pestação de seviços, também podemos considea a existência de uma coelação ente o isco do pojeto e o isco do peço da ação da empesa que ealiza o investimento, ou até mesmo o peço de uma cateia de empesas dessa indústia. Entetanto, quando se tata do desenvolvimento de um novo poduto, como um novo medicamento na indústia famacêutica, esta hipótese não seá mais válida. Povavelmente os etonos obtidos po um pojeto que desenvolve um poduto inovado seão supeioes aos etonos típicos da sua indústia. 6 e HUANG e LTZENBERGER 988 cap Spaninng. 8 Paa maioes detalhes sobe as condições que pemitem a eplicação do isco de um pojeto ve DXT e PNDYCK 994 cap. 4.

7 4 Atavés da hipótese de eplicação dos movimentos estocásticos de po ativos existentes, podemos detemina a ega ótima de investimento sem qualque hipótese sobe pefeências sobe isco ou taxas de desconto. O poblema do investimento da fima se eduz a um poblema de apeçamento de um ativo contingente. Definindo X como o peço do ativo eplicante que possui, po constução, uma coelação com denotada po ρ 9 X. Como conseqüência, a coelação de com a cateia de mecado, denotada po ρ M, seá igual à coelação ente X e a cateia de mecado. A evolução de X é descita po: dx = µ Xdt X dz onde µ é o coeficiente de dift do pocesso, epesentando sua taxa de cescimento estocástica e é o paâmeto de difusão que coesponde à magnitude da inceteza do incemento no pocesso de Wiene. Estaemos assumindo que este ativo é negociado nos mecados de ativos financeios e possui um peço já estabelecido. Um caso típico de tal situação seia o de fimas em que o poduto final associado ao pojeto de investimento está associado a commodities, como petóleo ou cobe. Como qualque ativo, o ativo X só seá demandado pelos investidoes se popociona um etono espeado alto o suficiente paa compensa seu isco idiossincático ou não divesificável. A cateia de mecado popociona o máximo de divesificação disponível paa o investido. Desta foma, a covaiância do etono do ativo com o etono da cateia de mecado 0 detemina o pêmio de isco pago pelo ativo. Segundo a equação fundamental de equilíbio do CAPM, o etono espeado do ativo X é definido po: E R X = = λ ρ 3 µ M λ = µ XM M 9 Na vedade, é suficiente que apenas o componente de isco na dinâmica de, definido po dz, seja eplicado po uma cateia de ativos negociados. 0 Segundo ROLL 977, não podemos identifica a cateia de mecado do modelo CAPM, o que tona seus testes empíicos inválidos. Não estamos levando em consideação esta cítica ao modelo, com o objetivo de simplifica a análise.

8 5 O paâmeto λ epesenta o peço de isco do mecado; a taxa de juos sem isco é definida po e µ M é o etono da cateia de mecado. Queemos obte o apeçamento da opotunidade de investimento F atavés da constução de uma cateia de ativos negociados com valoes já estabelecidos, eplicando as suas caacteísticas de isco e etono. Na avaliação do investimento, µ epesenta a taxa de etono espeada de possui o pojeto completo, tata-se de uma taxa de etono de equilíbio estabelecida pelo mecado, incluindo o pêmio de isco adequado. Estamos assumindo que α, a taxa de cescimento espeada de, é meno que o seu etono ajustado pelo isco µ. Denotamos po a difeença ente µ e α, isto é: µ = α 4 Podemos intepeta como um custo de opotunidade de adia a execução do investimento em toca de mante viva a opção pelo investimento. Se fo igual a zeo, não haveá nenhum custo de opotunidade de mante a opção viva e o investimento po pate das fimas nunca ocoeá, independente do valo pesente líquido espeado do pojeto. Logo pecisamos que o fluxo de caixa do pojeto seja positivo, isto é >0. Po outo lado, se o valo de fo muito elevado, o valo da opção pelo investimento seá pequena, afinal o custo de opotunidade de se espea seá muito alto. Quando temos que, o valo da opção pela flexibilidade vai paa zeo e as únicas possibilidades são investi agoa ou nunca investi, voltando paa o caso do valo pesente líquido tadicional. Nos modelos envolvendo inteação estatégica ente as fimas, pode efleti o pocesso de entada de novas fimas no mecado e a capacidade de expansão de competidoes, ou simplesmente pode epesenta os fluxos de caixa popocionados pelo desenvolvimento do pojeto. A avaliação do investimento atavés da metodologia dos ativos contingentes ocoe da seguinte maneia: constuímos uma cateia composta po F, o valo da opção pelo investimento, e vendemos a descobeto df/d unidades do pojeto ou do ativo X. O valo da cateia em t=0 é dada po : COCHRANE 00 chama esta metodologia de apeçamento elativo dos ativos.

9 6 Φ = F df d 5 Um investido acional, mantendo uma posição compada no pojeto ou no ativo X, demandaá uma taxa de etono ajustada pelo isco de µ, que inclui os ganhos de capital mais os fluxos de caixa. Como a posição vendida possui df/d unidades de, ela eque o pagamento de df/d po peíodo, caso contáio nenhum investido acional entaia no lado oposto de tal opeação. O etono instantâneo total dessa cateia seá: df df dφ = df d dt 6 d d Tata-se de um ativo sem isco. Paa veifica este fato, encontamos atavés do lema de tô a expessão paa df: df d F df d d d = d 7 onde d = α dt dz αdt dz = dt ; logo temos que: dφ = d F d df dt d 8 Como a vaiação infinitesimal desta cateia não possui o temo dz, o pocesso de Wiene do movimento bowniano, tata-se de uma cateia live de isco. sto significa que seu etono deve se igual à taxa de juos live de isco, logo: df dφ = F dt 9 d gualando as duas equações temos que: dφ = d F d df df dt d, dφ = F dt d Note que F é função apenas de, po isso temos a expessão do lema de tô em temos de difeenciais no luga das deivadas paciais.

10 7 d F d df d df = F 0 d Aumando os temos, encontamos a equação difeencial homogênea de apeçamento da opção eal do investimento: d F df F = 0 d d Esta equação deve se esolvida espeitando as seguintes condições de fonteia: F0=0 F=- alue Matching Ao investi a fima ecebe - 3 F = Smooth-Pasting Condição técnica de otimização 4 A equação é uma equação difeencial odináia de segunda odem, mas existem tês condições paa sua solução, pois não conhecemos. A pimeia condição nos diz que se fo paa zeo, isto é, se o valo do pojeto fo nulo ele pemaneceá estável neste mesmo ponto, logo a opção pelo investimento não possuiá nenhum valo. Como é o valo cítico paa o investimento, a fima ealizaá os gastos iniciais se >, então quando = temos que F=F. A teceia condição é uma condição técnica que gaante a maximização do valo da opção no momento do execício. 3 A equação 3 possui uma outa intepetação inteessante, podemos escevê-la como -F=. Quando a fima investe, ela ecebe o valo do pojeto em toca da opotunidade ou opção pelo investimento. De foma equivalente, podemos esceve = F, onde o valo cítico do pojeto seá igual ao custo total, isto é, o custo de implementação mais o custo de opotunidade de ealiza o investimento. A solução paa o caso de pepetuidade 4 deste poblema esulta numa fómula fechada paa o valo da opção F, obtida atavés da esolução da 3 Maioes detalhes podem se obtidos em DXT e PNDYCK 994 capítulo 4. 4 Pepetuidade significa que a opção de investi não tem pazo de vencimento, isto é, T=.

11 8 equação difeencial, sujeita às condições de fonteia. O esultado é o seguinte sistema de equações abaixo: A F = 5 = 6 = 7 = = A 8 Ou seja: Se > F= - 9 Se F = 0 = F= Esta ega ótima de decisão de investimento pode se esumida atavés da análise das duas pimeias equações. Na pimeia, o valo da opção de espea, definido po F, é igual a uma constante multiplicada pelo valo do pojeto elevado a um expoente maio que. Este expoente é função de paâmetos como a taxa de juos sem isco, do fluxo de caixa do pojeto e da volatilidade. A segunda equação define o valo cítico paa o investimento,. A ega ótima de decisão, no sentido de maximização do valo de mecado da fima, define que o investimento só seá ealizado se o valo do pojeto supea este valo cítico. A vaiável A é deteminada pelo paâmeto e pelo custo do investimento. Podemos nota que como >, temos que / -> e necessaiamente >. sto significa que a ega tadicional de valo pesente líquido pode se bastante incoeta, afinal aceita-se todos os pojetos que possuem >. O valo cítico assume valoes sempe maioes que, como ou 3. Tata-se de uma azão que aumenta de valo quanto maio fo a volatilidade. sto significa que,

12 9 dependendo da inceteza associada ao pojeto, o valo pesente dos fluxos de caixa do investimento deve se duas ou tês vezes maio que o seu custo inicial paa que o empeendimento seja implementado. A pesença da ievesibilidade e de uma maio inceteza sobe o investimento povoca um distanciamento ente e. O fato deste distanciamento depende dietamente da inceteza associada ao pojeto, afinal o paâmeto beta é função da volatilidade, isto é. De acodo com a discussão anteio, nem sempe seá possível eplica as caacteísticas de isco de um pojeto de investimento. Se a eplicação não fo possível, o valo ótimo paa a opção eal do pojeto ainda pode se encontado atavés da pogamação dinâmica, estabelecendo uma taxa de desconto exógena µ. Como o objetivo é enconta uma ega que maximize o valo da opotunidade de investimento, denotada po F, o poblema da fima pode se definido po: onde d µ t { e } F = Máx E t t = α dt dz e t é a data desconhecida em que o pojeto seá executado. A condição de otimização deste poblema de maximização intetempoal, a equação de Bellman 5, popociona o equilíbio atavés de uma queba da otimização em uma seqüência de poblemas compostos po duas etapas, uma condição efeente ao momento inicial, onde as vaiáveis de estado e as vaiáveis de contole são conhecidas e um segundo momento epesentando toda a inceteza estabelecida pelas vaiáveis de estado dos demais peíodos. A equação de Bellman desse poblema possui o seguinte fomato: µ Fdt = E df 3 De outa foma: µ F = Et df 4 dt A opção eal F não popociona nenhum fluxo de enda no momento pesente, logo a equação de Bellman deste poblema iguala a taxa de etono t 5 Assume-se que a taxa de desconto e maio que a taxa de etono espeada do valo do pojeto, µ >α e denotamos =µ-α.

13 0 instantânea do investimento µ Fdt à taxa de valoização espeada do capital definida po E t df, equilibando a otimização intetempoal da fima. Utilizando o lema de tô obtemos a seguinte expessão paa a lei de movimento de F: df df d F df = α dt dz dt 5 d d d Como E t dz=0 e df d F df = α dt dt, podemos d d E t eesceve a equação de Bellman da seguinte foma : d F df α µ F = 0 6 d d Substituindo = µ α, temos que: d F df µ µ F = 0 7 d d Tata-se que uma equação difeencial quase idêntica à equação, logo deve se esolvida espeitando as mesmas condições de fonteia. As soluções seão equivalentes quando existi a possibilidade de eplicação e quando houve inexistência de abitagem, ou seja, sob neutalidade peante o isco. 6.. nfluência de aiações nos Paâmetos da Rega Ótima de nvestimento No modelo analisado na seção anteio, a fima que ealiza o investimento possui monopólio sobe os fluxos de caixa povenientes do pojeto de investimento. Desta foma, estamos ignoando qualque tipo de competição ente as fimas da mesma indústia e suas inteações estatégicas. Como conseqüência, o valo do pojeto pode se modelado como um movimento bowniano aleatóio sujeito somente a choques exógenos. 6 Neste caso, segundo o teoema de Gisanov, a lei de movimento do valo do pojeto pode se ~ substituída po d = dt dw, tonando e -t um matingal sob a medida matingal equivalente.

14 Assim como no caso de uma opção financeia, o valo da opção de investi e o valo cítico aumentam quanto maio fo a volatilidade associada ao pojeto de investimento. Tata-se de um paâmeto cucial nas análises das opções eais. Em um ambiente de maio inceteza a fima ealizaá menos investimentos e talvez até mesmo eduza a sua podução. Faemos agoa uma análise de sensibilidade da ega de investimento ótima poposta pelas equações 5-8. Os exemplos numéicos ajudam a ilusta os esultados pincipais do modelo e a influência de vaiações nas suas pincipais vaiáveis. Paa fins ilustativos da ega ótima de decisão, foam escolhidos os seguintes valoes paa os paâmetos: =0.04, = 0.08, = e =. Analisaemos a influência sobe o valo da opção do pojeto dos seguintes valoes paa a volatilidade: =0., =0.3, =0.4, =0.5 e =0.6. Em economias mais instáveis, como a basileia, estes valoes não são necessaiamente elevados e a volatilidade de um pojeto investimento pode excede 40%. Atavés da tabela., podemos obseva a influência de um aumento na inceteza sobe o valo da opção do pojeto. Uma maio inceteza povoca a elevação do valo da opção de flexibilidade do investimento, assim como do seu valo cítico. sto significa que o empeendimento só ocoeá se o valo do pojeto fo elevado o suficiente paa compensa o isco. Se o cálculo do valo desta opção eal de adia o investimento fo ignoada, estaemos desconsideando o custo de opotunidade de aguada novas infomações. O valo deste custo de opotunidade é exatamente F. Quando <, ou seja, < F, o valo do pojeto é meno que o valo do custo total de podução que inclui o custo de opotunidade do investimento. Paa qualque valo positivo de, o valo cítico paa o investimento seá sempe maio que os gastos iniciais, >. Logo, a ega tadicional de investi quando o valo do pojeto é maio que os seus custos opeacionais está incoeta. No ponto onde o valo do pojeto ultapassa o valo citico, >, a fima ealiza os gastos opeacionais necessáios paa a implementação do pojeto e o valo da opção de espea tona-se -.

15 B A F 0% % % % % Tabela. nfluência da olatilidade sobe as aiáveis da Rega de nvestimento A inceteza aumenta o valo das opotunidades de investimento da fima, mas povoca um cescimento em, ajudando a epimi o investimento. É impotante pecebe que os efeitos de um aumento na inceteza sobe o valo do investimento independem de hipóteses sobe pefeências sobe o isco das fimas, ou da coelação do valo de com uma cateia de mecado. As fimas podem se neutas ou avessas ao isco e a evolução estocástica de pode se completa ou pacialmente divesificada. Em elação ao paâmeto, o seu aumento esulta em um decéscimo de F e em uma diminuição no valo cítico. No limite, quando vai paa o infinito, F tende a zeo quando < e tende paa. sto significa que se os fluxos de caixa popocionados pelo investimento foem muito altos, a decisão ótima seá investi imediatamente, afinal não existe valo associado à espea. Podemos obseva tais fatos na tabela.. d = µ dt dz 8 Na medida em que cesce, a taxa de cescimento de diminui, segundo a equação 8, eduzindo a expectativa de um aumento no valo do pojeto de investimento. B A F % % % % % Tabela. nfluência do Fluxo de Caixa sobe as aiáveis da Rega de nvestimento Apesa do valo da flexibilidade de se adquii, se os fluxos de caixa do pojeto, definida po F, possuíem um valo meno, haveá uma quantidade

16 3 maio de empeendimentos sendo ealizados. Tona-se mais cao espea, ao invés de ealiza imediatamente os gastos ievesíveis. A elevação da taxa de juos eal live de isco povoca um aumento no valo da opção eal de se espea, assim como no seu valo cítico. A elevação em F ocoe pois o valo pesente do gasto ealizado no ótimo paa o investimento t é definido po e -t, enquanto que o valo pesente do pojeto é e -µαt =ê - t. Mantendo fixo, um aumento em povoca uma edução no valo pesente do custo do investimento sem eduzi o seu pagamento espeado. Apesa deste aumento no valo das opotunidades de investimento da fima, o esultado final é uma edução do investimento, afinal uma quantidade meno de pojetos seá ealizada. Um aumento nas taxas de juos eais povoca uma diminuição no investimento agegado, no entanto temos uma intepetação paa este fato difeente da análise tadicional. B A F % % % % % Tabela.3 nfluência da Taxa de Juos sobe as aiáveis da Rega de nvestimento.3. Examinando as Elasticidades do alo Cítico O valo cítico do pojeto epesenta um mak-up sobe o seu custo ievesível. Tata-se de uma vaiável endógena impotante paa a avaliação dos investimentos, afinal o seu valo detemina o quanto o valo de um pojeto deve supea o seu custo paa justifica o execício da opção pela fima. Este valo cítico é uma função de tês vaiáveis: da taxa de juos eal live de isco;do fluxo de caixa, ou custo de opotunidade do pojeto; e da volatilidade do investimento. Na seção anteio, veificamos a influência sobe das vaiações nestes paâmetos e, nesta seção, estamos inteessados em ealiza uma análise compaativa ente as elasticidades do valo cítico. Como o valo cítico do pojeto é definido pela equação 6, substituindo a fómula obtida paa, equação 7, temos que:

17 4 = ; ; 9 O conceito de elasticidade é feqüentemente utilizado como uma medida de sensibilidade que independe da escolha de unidades das vaiáveis analisadas. Paa alcança tal objetivo utilizamos as vaiações pecentuais no luga das vaiações totais. Em elação ao valo cítico do pojeto, este tipo de análise nos fonece sua vaiação pecentual esultante de um aumento de % nas suas vaiáveis exógenas. As expessões analíticas paa as elasticidades de são definidas po: Elasticidade-olatilidade: ε = = = Elasticidade-Juos: ε = = 3 = Elasticidade-Fluxo de Caixa: ε = = 3 = As elasticidades foam calculadas em temos de vaiações contínuas, ou seja, são medidas de elasticidade-ponto. Uma análise compaativa inteessante pode se obtida ao examinamos a magnitude destas elasticidades supondo os mesmos valoes paa as vaiáveis exógenas utilizadas na seção anteio: =4% paa a taxa de juos eal sem isco, = 8% paa a taxa de dividendos ou fluxo de enda das

18 5 commodities e paa custo de implementação do investimento temos que =. Como estamos inteessados no impacto de vaiações da inceteza sobe a avaliação das opções eais, consideamos os seguintes valoes paa as volatilidades: =30%, =35%, = 37%, =40%, =45% e =50%. olatilidade- 30% 35% 37% 40% 45% 50% Elasticidade olatilidade Elasticidade Juos Elasticidade Fluxo de Caixa Tabela.4 Elasticidades do alo Cítico do Pojeto Podemos tia algumas conclusões a pati dos esultados da análise compaativa, expostos na tabela.4. A volatilidade é o paâmeto de maio elasticidade, possuindo uma magnitude supeio a tês vezes a elasticidade dos fluxos de caixa e apoximadamente sete vezes a elasticidade das taxas de juos. sto significa que a inceteza associada a um pojeto de investimento é a vaiável mais impotante paa detemina o seu valo. Em elação aos demais paâmetos do modelo, as mudanças na volatilidade povocam um maio impacto sobe o seu valo cítico, o que significa um aumento ou uma edução na quantidade de pojetos ealizados. Como existe um valo associado à flexibilidade, esultante da possibilidade de se espea paa ealiza os gastos ievesíveis, quanto maioes foem as incetezas associadas aos etonos dos investimentos, meno seá a quantidade de pojetos implementados. O isco possui um papel cucial na sua deteminação, tanto no nível micoeconômico quanto no nível agegado. Se um dos objetivos dos fomuladoes de política econômica é fonece incentivos ao investimento, a simples existência de custos ievesíveis paa a ealização dos pojetos implica que uma edução da inceteza poduz impactos mais expessivos sobe a quantidade de pojetos de investimento ealizados do que um simples cote nas taxas de juos, ou até mesmo incentivos fiscais. A instabilidade na condução das políticas macoeconômicas de um país aumenta as incetezas associadas aos investimentos de longo pazo, povocando um cescimento nos valoes cíticos dos pojetos.

19 6

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário

Unidade 13 Noções de Matemática Financeira. Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto racional ou real Desconto comercial ou bancário Unidade 13 Noções de atemática Financeia Taxas equivalentes Descontos simples e compostos Desconto acional ou eal Desconto comecial ou bancáio Intodução A atemática Financeia teve seu início exatamente

Leia mais

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS

ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS ARITMÉTICA DE PONTO FLUTUANTE/ERROS EM OPERAÇÕES NUMÉRICAS. Intodução O conjunto dos númeos epesentáveis em uma máquina (computadoes, calculadoas,...) é finito, e potanto disceto, ou seja não é possível

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Índice:

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Índice: ANEXO 4 ROTEIRO DE VERIFICAÇÃO DO CÁLCULO DO CUSTO DO CAPITAL Roteio de Veificação do Cálculo do Custo do Capital Índice: Índice: Conceitos Veificações 1 VISÃO GERAL... 3 1.1 O QUE É CUSTO DE CAPITAL...

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

GEOMETRIA ESPACIAL. a) Encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo. GEOMETRIA ESPACIAL ) Uma metalúgica ecebeu uma encomenda paa fabica, em gande quantidade, uma peça com o fomato de um pisma eto com base tiangula, cujas dimensões da base são 6cm, 8cm e 0cm e cuja altua

Leia mais

João Eduardo de Souza Grossi

João Eduardo de Souza Grossi UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MESTRADO PROFISSIONALIZANTE, MODELAGEM MATEMÁTICA EM FINANÇAS MODELO DISCRETO DE APREÇAMENTO

Leia mais

IV SEMEAD TÍTULO SINTÉTICO REPRESENTATIVO DE UM FUNDO DE INVESTIMENTOS. José Roberto Securato 1 RESUMO

IV SEMEAD TÍTULO SINTÉTICO REPRESENTATIVO DE UM FUNDO DE INVESTIMENTOS. José Roberto Securato 1 RESUMO IV SEMEAD TÍTULO SINTÉTIO EPESENTATIVO DE UM FUNDO DE INVESTIMENTOS José obeto Secuato ESUMO O atigo tata da possibilidade de obtemos um título sintético que seja uma mímica em temos de isco e etono de

Leia mais

Análise de Correlação e medidas de associação

Análise de Correlação e medidas de associação Análise de Coelação e medidas de associação Pof. Paulo Ricado B. Guimaães 1. Intodução Muitas vezes pecisamos avalia o gau de elacionamento ente duas ou mais vaiáveis. É possível descobi com pecisão, o

Leia mais

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012

Física Geral I - F 128 Aula 8: Energia Potencial e Conservação de Energia. 2 o Semestre 2012 Física Geal I - F 18 Aula 8: Enegia Potencial e Consevação de Enegia o Semeste 1 Q1: Tabalho e foça Analise a seguinte afimação sobe um copo, que patindo do epouso, move-se de acodo com a foça mostada

Leia mais

EM423A Resistência dos Materiais

EM423A Resistência dos Materiais UNICAMP Univesidade Estadual de Campinas EM43A esistência dos Mateiais Pojeto Tação-Defomação via Medidas de esistência Pofesso: obeto de Toledo Assumpção Alunos: Daniel obson Pinto A: 070545 Gustavo de

Leia mais

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET

ELETRÔNICA II. Engenharia Elétrica Campus Pelotas. Revisão Modelo CA dos transistores BJT e MOSFET ELETRÔNICA II Engenaia Elética Campus Pelotas Revisão Modelo CA dos tansistoes BJT e MOSFET Pof. Mácio Bende Macado, Adaptado do mateial desenvolvido pelos pofessoes Eduado Costa da Motta e Andeson da

Leia mais

MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação. Aula 05. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano

MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação. Aula 05. Prof. Dr. Marco Antonio Leonel Caetano MESTRADO EM MACROECONOMIA e FINANÇAS Disciplina de Computação Aula 5 Pof. D. Maco Antonio Leonel Caetano Guia de Estudo paa Aula 5 Poduto Vetoial - Intepetação do poduto vetoial Compaação com as funções

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FUNDO PATRIMONIAL DE APOIO AO JORNALISMO INVESTIGATIVO (F/ABRAJI) Aprovado pela Assembleia Geral de Associados realizada em.

REGIMENTO INTERNO DO FUNDO PATRIMONIAL DE APOIO AO JORNALISMO INVESTIGATIVO (F/ABRAJI) Aprovado pela Assembleia Geral de Associados realizada em. REGIMENTO INTERNO DO FUNDO PATRIMONIAL DE APOIO AO JORNALISMO INVESTIGATIVO (F/ABRAJI) Apovado pela Assembleia Geal de Associados ealizada em. Capítulo I Disposições Peliminaes At. 1º O pesente egimento

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Unesp 2013) No dia 5 de junho de 2012, pôde-se obseva, de deteminadas egiões da Tea, o fenômeno celeste chamado tânsito de Vênus, cuja póxima ocoência se daá em 2117. Tal fenômeno só é possível poque

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA

Escola Secundária com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Escola Secundáia com 3º Ciclo do E. B. de Pinhal Novo Física e Química A 10ºAno MEDIÇÃO EM QUÍMICA Medi - é compaa uma gandeza com outa da mesma espécie, que se toma paa unidade. Medição de uma gandeza

Leia mais

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON

PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Pofa Stela Maia de Cavalho Fenandes 1 PRINCÍPIOS DA DINÂMICA LEIS DE NEWTON Dinâmica estudo dos movimentos juntamente com as causas que os oiginam. As teoias da dinâmica são desenvolvidas com base no conceito

Leia mais

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência Sistemas Eléticos de Potência. Elementos de Sistemas Eléticos de Potência..4 apacitância e Susceptância apacitiva de Linhas de Tansmissão Pofesso:. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:aphaelbenedito@utfp.edu.b

Leia mais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais

Módulo 5: Conteúdo programático Eq da continuidade em Regime Permanente. Escoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Módulo 5: Conteúdo pogamático Eq da continuidade em egime Pemanente Bibliogafia: Bunetti, F. Mecânica dos Fluidos, São Paulo, Pentice Hall, 7. Eoamento dos Fluidos - Equações Fundamentais Popiedades Intensivas:

Leia mais

9: GREMAUD, TONETO JR. E VASCONCELLOS

9: GREMAUD, TONETO JR. E VASCONCELLOS Capítulo 9: GREMAUD, TONETO JR. E VASCONCELLOS (2002) Política Monetáia POLÍTICA MONETÁRIA o Afeta o poduto de foma indieta. Atavés da política monetáia o Banco Cental define as condições de liquidez da

Leia mais

Gestão de Inventários: Introdução 1

Gestão de Inventários: Introdução 1 Gestão de Inventáios: Intodução 1 Gestão de Inventáios Intodução Definição de inventáio (ou stock) Acumulação de matéias-pimas, podutos semi-acabados e/ou podutos acabados, bem como de sobessalentes necessáios

Leia mais

Fundação Getulio Vargas Escola de Pós-Graduação em Economia Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Fundação Getulio Vargas Escola de Pós-Graduação em Economia Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Fundação Getulio Vagas Escola de Pós-Gaduação em Economia Mestado em Finanças e Economia Empesaial UTILIZAÇÃO DO MODELO DE BLACK-LITTERMAN PARA GESTÃO DE HEDGE FUNDS DO BRASIL Ricado Lafayette Stockle

Leia mais

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material.

Fig. 8-8. Essas linhas partem do pólo norte para o pólo sul na parte externa do material, e do pólo sul para o pólo norte na região do material. Campo magnético Um ímã, com seus pólos note e sul, também pode poduzi movimentos em patículas, devido ao seu magnetismo. Contudo, essas patículas, paa sofeem esses deslocamentos, têm que te popiedades

Leia mais

Índice de Sharpe e outros Indicadores de Performance Aplicados a Fundos de Ações Brasileiros

Índice de Sharpe e outros Indicadores de Performance Aplicados a Fundos de Ações Brasileiros Índice de Shape e outos Indicadoes de Pefomance Aplicados a Fundos de Ações Basileios Gyogy Vaga RESUMO Implementamos e aplicamos divesas medidas estatísticas de avaliação de pefomance aos dez maioes fundos

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009

Termodinâmica 1 - FMT 159 Noturno, segundo semestre de 2009 Temodinâmica - FMT 59 Notuno segundo semeste de 2009 Execícios em classe: máquinas témicas 30/0/2009 Há divesos tipos de motoes témicos que funcionam tanfeindo calo ente esevatóios témicos e ealizando

Leia mais

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL

SEGUNDA LEI DE NEWTON PARA FORÇA GRAVITACIONAL, PESO E NORMAL SEUNDA LEI DE NEWON PARA FORÇA RAVIACIONAL, PESO E NORMAL Um copo de ssa m em queda live na ea está submetido a u aceleação de módulo g. Se despezamos os efeitos do a, a única foça que age sobe o copo

Leia mais

Descontos desconto racional e desconto comercial

Descontos desconto racional e desconto comercial Descontos desconto acional e desconto comecial Uma opeação financeia ente dois agentes econômicos é nomalmente documentada po um título de cédito comecial, devendo esse título conte todos os elementos

Leia mais

A Disposição a Pagar pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Pardinho

A Disposição a Pagar pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Pardinho A Disposição a Paga pelo Uso da Água na Bacia Hidogáfica do Rio Padinho Auto: Augusto Mussi Alvim (CPF: 564402430-04). Douto em Economia, Pofesso Adunto do Depatamento de Ciências Econômicas, PUCRS. Av.

Leia mais

PARTE IV COORDENADAS POLARES

PARTE IV COORDENADAS POLARES PARTE IV CRDENADAS PLARES Existem váios sistemas de coodenadas planas e espaciais que, dependendo da áea de aplicação, podem ajuda a simplifica e esolve impotantes poblemas geométicos ou físicos. Nesta

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Dados da Empesa Razão Social: Pé Vemelho Ensino Pofissionalizante SS LTDA Nome Fantasia: BIT Company Data de fundação: 23/05/2009

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL OBJETIVOS DO CURSO UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL CÁLCULO VETORIAL Fonece ao aluno as egas básicas do cálculo vetoial aplicadas a muitas gandezas na física e engenhaia (noção de

Leia mais

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista.

Caro cursista, Todas as dúvidas deste curso podem ser esclarecidas através do nosso plantão de atendimento ao cursista. Cao cusista, Todas as dúvidas deste cuso podem se esclaecidas atavés do nosso plantão de atendimento ao cusista. Plantão de Atendimento Hoáio: quatas e quintas-feias das 14:00 às 15:30 MSN: lizado@if.uff.b

Leia mais

Alessandro Tadeu Rodrigues Gomides. Avaliação de Riscos em Estratégias de Investimentos de Longo Prazo: Aplicação Prática em um Fundo de Pensão

Alessandro Tadeu Rodrigues Gomides. Avaliação de Riscos em Estratégias de Investimentos de Longo Prazo: Aplicação Prática em um Fundo de Pensão lessando Tadeu Rodigues Gomides valiação de Riscos em Estatégias de Investimentos de Longo azo: plicação ática em um Fundo de ensão EGE/FGV Rio de Janeio, 9 de junho de 004 valiação de Riscos em Estatégias

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Sênio Dados da Empesa Razão Social: Depyl Action Depilações Ltda-ME Nome Fantasia: Depyl Action - Especializada em Depilação Data

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E

Questão 1. Questão 2. Questão 3. alternativa C. alternativa E Questão 1 Dois pilotos iniciaam simultaneamente a disputa de uma pova de automobilismo numa pista cuja extensão total é de, km. Enquanto Máio leva 1,1 minuto paa da uma volta completa na pista, Júlio demoa

Leia mais

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva

De Kepler a Newton. (através da algebra geométrica) 2008 DEEC IST Prof. Carlos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da algeba geomética) 008 DEEC IST Pof. Calos R. Paiva De Keple a Newton (atavés da álgeba geomética) 1 De Keple a Newton Vamos aqui mosta como, a pati das tês leis de Keple sobe

Leia mais

Renato Frade Eliane Scheid Gazire

Renato Frade Eliane Scheid Gazire APÊNDICE A CADENO DE ATIVIDADES PONTIFÍCIA UNIVESIDADE CATÓLICA DE MINAS GEAIS Mestado em Ensino de Ciências e Matemática COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO DE FIGUAS PLANAS NO ENSINO MÉDIO: VAN HIELE, UMA OPÇÃO

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Dados da Empesa Razão Social: Cusos e Empeendimentos VER Ltda Nome Fantasia: Micolins Unidade Nova Lima Data de fundação: 09/03/2007

Leia mais

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas

Aplicação da Lei Gauss: Algumas distribuições simétricas de cargas Aplicação da ei Gauss: Algumas distibuições siméticas de cagas Como utiliza a lei de Gauss paa detemina D s, se a distibuição de cagas fo conhecida? s Ds. d A solução é fácil se conseguimos obte uma supefície

Leia mais

Ivan Correr (UNIMEP) ivcorrer@unimep.br. Ronaldo de Oliveira Martins (UNIMEP) romartin@unimep.br. Milton Vieira Junior (UNIMEP) mvieira@unimep.

Ivan Correr (UNIMEP) ivcorrer@unimep.br. Ronaldo de Oliveira Martins (UNIMEP) romartin@unimep.br. Milton Vieira Junior (UNIMEP) mvieira@unimep. X SMPEP Bauu, SP, Basil, 7 a 9 de ovembo de 2005 Avaliação do índice de utilização de máquinas feamentas CC em uma empesa de usinagem, po meio da análise da técnica de pé ajustagem de feamentas. - van

Leia mais

IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais

IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais IND 2072 - Análise de Investimentos com Opções Reais PROVA P2 1 o Semestre de 2007-03/07/2007 OBS: 1) A prova é SEM CONSULTA. Nota da prova = mínimo{10; pontuação da P2 + crédito da P1} 2) Verdadeiro ou

Leia mais

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão

I~~~~~~~~~~~~~~-~-~ krrrrrrrrrrrrrrrrrr. \fy --~--.. Ação de Flexão Placas - Lajes Placas são estutuas planas onde duas de suas tês dimensões -lagua e compimento - são muito maioes do que a teceia, que é a espessua. As cagas nas placas estão foa do plano da placa. As placas

Leia mais

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA

CAP. 4b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA CAP. b INFLUÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA A influência do Imposto de renda Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha

Leia mais

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F

- B - - Esse ponto fica à esquerda das cargas nos esquemas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) III e IV. b. F. a. F LIST 03 LTROSTÁTIC PROSSOR MÁRCIO 01 (URJ) Duas patículas eleticamente caegadas estão sepaadas po uma distância. O gáfico que melho expessa a vaiação do módulo da foça eletostática ente elas, em função

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Sênio Dados da Empesa Razão Social: MF 1000 FRANQUIA DE COSMÉTICOS LTDA Nome Fantasia: VITA DERM DAY CLINIC Data de fundação: 12/03/1984

Leia mais

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes.

Objetivo Estudo do efeito de sistemas de forças não concorrentes. Univesidade edeal de lagoas Cento de Tecnologia Cuso de Engenhaia Civil Disciplina: Mecânica dos Sólidos 1 Código: ECIV018 Pofesso: Eduado Nobe Lages Copos Rígidos: Sistemas Equivalentes de oças Maceió/L

Leia mais

física eletrodinâmica GERADORES

física eletrodinâmica GERADORES eletodinâmica GDOS 01. (Santa Casa) O gáfico abaixo epesenta um geado. Qual o endimento desse geado quando a intensidade da coente que o pecoe é de 1? 40 U(V) i() 0 4 Do gáfico, temos que = 40V (pois quando

Leia mais

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6

)25d$0$*1e7,&$62%5( &21'8725(6 73 )5d$0$*1e7,&$6%5( &1'875(6 Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a ação de um campo magnético sobe um conduto conduzindo coente. ½ Calcula foças sobe condutoes pecoidos po coentes,

Leia mais

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira

Densidade de Fluxo Elétrico. Prof Daniel Silveira ensidade de Fluxo Elético Pof aniel ilveia Intodução Objetivo Intoduzi o conceito de fluxo Relaciona estes conceitos com o de campo elético Intoduzi os conceitos de fluxo elético e densidade de fluxo elético

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Dados da Empesa Razão Social: Infotec Cusos Pofissionalizantes Ltda. Nome Fantasia: CEBRAC Cento Basileio de Cusos Data de fundação:

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Sênio Dados da Empesa Razão Social: Spoleto Fanchising LTDA. Nome Fantasia: Spoleto. Data de fundação: 07 de feveeio de 1999. Númeo

Leia mais

1E207 - MACROECONOMIA II

1E207 - MACROECONOMIA II LIENIATURA EM EONOMIA (009-0) E07 - MAROEONOMIA II ap. 3 onsumo e oupança Execício 3. Numa deteminada economia, a família epesentativa tem um hoizonte de vida de peíodos (pesente e futuo) e pefeências

Leia mais

Equações Básicas na Forma Integral - I. Prof. M. Sc. Lúcio P. Patrocínio

Equações Básicas na Forma Integral - I. Prof. M. Sc. Lúcio P. Patrocínio Fenômenos de Tanspote Equações Básicas na Foma Integal - I Pof. M. Sc. Lúcio P. Patocínio Objetivos Entende a utilidade do teoema de Tanspote de Reynolds. Aplica a equação de consevação da massa paa balancea

Leia mais

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2

75$%$/+2(327(1&,$/ (/(75267È7,&2 3 75$%$/+(37(&,$/ (/(7567È7,& Ao final deste capítulo você deveá se capa de: ½ Obte a epessão paa o tabalho ealiado Calcula o tabalho que é ealiado ao se movimenta uma caga elética em um campo elético

Leia mais

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO 1. Uma empresa utiliza tecidos e mão-de-obra na produção de camisas em uma fábrica que foi adquirida por $10 milhões. Quais de seus insumos

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 10/08/13 PROFESSOR: MALTEZ ESOLUÇÃO DA AALIAÇÃO DE MATEMÁTICA o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 0/08/ POFESSO: MALTEZ QUESTÃO 0 A secção tansvesal de um cilindo cicula eto é um quadado com áea de m. O volume desse cilindo, em m, é: A

Leia mais

2.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD. 2.6.1 Introdução

2.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD. 2.6.1 Introdução Capítulo Técnicas de Caacteização Estutual: RS.6 RETRODISPERSÃO DE RUTHERFORD.6. Intodução De modo a complementa a análise estutual das váias amostas poduzidas paa este tabalho, foi utilizada a técnica

Leia mais

x p - O Valor do total das actividades consideradas, na região padrão p.

x p - O Valor do total das actividades consideradas, na região padrão p. Conceitos e Metodologias Medidas de Especialização Regional As medidas de análise egional, tadicionalmente utilizadas na análise dos tecidos podutivos egionais e em análises económicas sectoiais à escala

Leia mais

Capítulo III Lei de Gauss

Capítulo III Lei de Gauss ELECTROMAGNETISMO Cuso de Electotecnia e de Computadoes 1º Ano º Semeste 1-11 3.1 Fluxo eléctico e lei de Gauss Capítulo III Lei de Gauss A lei de Gauss aplicada ao campo eléctico, pemite-nos esolve de

Leia mais

GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNCEF/ DIATI / GETIF Enconto da Qualidade e Podutividade em Softwae EQPS Belo Hoizonte - 2008 Basília, 25 de Setembo de 2008 Agenda Sobe a FUNCEF Beve históico Objetivo

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA

EXPERIÊNCIA 5 - RESPOSTA EM FREQUENCIA EM UM CIRCUITO RLC - RESSONÂNCIA UM/AET Eng. Elética sem 0 - ab. icuitos Eléticos I Pof. Athemio A.P.Feaa/Wilson Yamaguti(edição) EPEIÊNIA 5 - ESPOSTA EM FEQUENIA EM UM IUITO - ESSONÂNIA INTODUÇÃO. icuito séie onsideando o cicuito da

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

The Production Structure of Brazilian Economy and Agribusiness: 1980 to 1995

The Production Structure of Brazilian Economy and Agribusiness: 1980 to 1995 MPRA Munich Pesonal RePEc Achive The Poduction Stuctue of Bazilian Economy and Agibusiness: 1980 to 1995 Maia Cistina Otiz Futuoso and Joaquim José Matins Guilhoto Univesity of São Paulo, Univesity of

Leia mais

Relatório Interno. Método de Calibração de Câmaras Proposto por Zhang

Relatório Interno. Método de Calibração de Câmaras Proposto por Zhang LABORATÓRIO DE ÓPTICA E MECÂNICA EXPERIMENTAL Relatóio Inteno Método de Calibação de Câmaas Poposto po Zhang Maia Cândida F. S. P. Coelho João Manuel R. S. Tavaes Setembo de 23 Resumo O pesente elatóio

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

Antenas. Antena = transição entre propagação guiada (circuitos) e propagação não-guiada (espaço). Antena Isotrópica

Antenas. Antena = transição entre propagação guiada (circuitos) e propagação não-guiada (espaço). Antena Isotrópica Antenas Antena tansição ente popagação guiada (cicuitos) e popagação não-guiada (espaço). Antena tansmissoa: Antena eceptoa: tansfoma elétons em fótons; tansfoma fótons em elétons. Antena sotópica Fonte

Leia mais

Levando em conta decisões de investimento não-triviais.

Levando em conta decisões de investimento não-triviais. Levando em conta decisões de investimento não-triviais. Olivier Blanchard* Abril de 2002 *14.452. 2º Trimestre de 2002. Tópico 4. 14.452. 2º Trimestre de 2002 2 No modelo de benchmark (e na extensão RBC),

Leia mais

Structural changes in employment in the economy: 1996 and 2002 compared

Structural changes in employment in the economy: 1996 and 2002 compared MPRA Munich Pesonal RePEc Achive Stuctual changes in employment in the economy: 1996 and 22 compaed Ichihaa, Silvio Massau; Guilhoto, Joaquim J.M. and Amoim, Mácio Guea 27 Online at http://mpa.ub.uni-muenchen.de/31514/

Leia mais

Um estudo da correlação dos resultados patrimoniais e operacionais das seguradoras Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV)

Um estudo da correlação dos resultados patrimoniais e operacionais das seguradoras Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV) Um estudo da correlação dos resultados patrimoniais e operacionais das seguradoras Francisco Galiza, Mestre em Economia (FGV) Este estudo aborda a correlação entre os resultados operacionais e patrimoniais

Leia mais

PR I. Teoria das Linhas de Transmissão. Carlos Alberto Barreiro Mendes Henrique José da Silva

PR I. Teoria das Linhas de Transmissão. Carlos Alberto Barreiro Mendes Henrique José da Silva PR I II Teoia das Linhas de Tansmissão Calos Albeto Baeio Mendes Henique José da Silva 5 Linhas de Tansmissão 1 LINHAS DE TRANSMISSÃO 1.1 Paâmetos distibuídos Um cabo coaxial ou uma linha bifila (mostados

Leia mais

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT)

Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto. Tesouro Selic (LFT) Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto Tesouro Selic (LFT) O Tesouro Selic (LFT) é um título pós fixado, cuja rentabilidade segue a variação da taxa SELIC, a taxa básica

Leia mais

CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO. 1. Leis Físicas Fundamentais. 3 leis escoamentos independentes da natureza do fluido

CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO. 1. Leis Físicas Fundamentais. 3 leis escoamentos independentes da natureza do fluido CAPÍTULO III- DESCRIÇÃO DE UM FLUIDO EM MOVIMENTO 1. Leis Físicas Fundamentais 3 leis escoamentos independentes da natueza do fluido Leis Básicas Equações Fundamentais Lei da Consevação de Massa Equação

Leia mais

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1

digitar cuidados computador internet contas Assistir vídeos. Digitar trabalhos escolares. Brincar com jogos. Entre outras... ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 COMPLETE AS FASES USANDO AS PALAVAS DO QUADO: CUIDADOS INTENET CONTAS DIGITA TAEFAS COMPUTADO A COM O COMPUTADO É POSSÍVEL DE TEXTO B O COMPUTADO FACILITA AS tarefas digitar VÁIOS

Leia mais

ANEXO F: Conceitos Básicos de Análise Financeira

ANEXO F: Conceitos Básicos de Análise Financeira ANEXO F: Conceitos Básicos de Análise Financeira Juros e Taxas de Juros Tipos de Empréstimos Valor Atual Líquido Taxa Interna de Retorno Cobertura de Manutenção de Dívidas Juros e Taxa de Juros Juro é

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueador Sênior PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Sênio Dados da Empesa Razão Social: Spoleto Fanchising LTDA. Nome Fantasia: Spoleto Data de fundação: 07 de feveeio de 1999 Númeo

Leia mais

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação:

Capítulo 12. Gravitação. Recursos com copyright incluídos nesta apresentação: Capítulo Gavitação ecusos com copyight incluídos nesta apesentação: Intodução A lei da gavitação univesal é um exemplo de que as mesmas leis natuais se aplicam em qualque ponto do univeso. Fim da dicotomia

Leia mais

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ

LISTA de GRAVITAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ LISA de GRAVIAÇÃO PROFESSOR ANDRÉ 1. (Ufgs 01) Em 6 de agosto de 01, o jipe Cuiosity" pousou em ate. Em um dos mais espetaculaes empeendimentos da ea espacial, o veículo foi colocado na supefície do planeta

Leia mais

Dimensionamento de uma placa de orifício

Dimensionamento de uma placa de orifício Eata de atigo do engenheio Henique Bum da REBEQ 7-1 Po um eo de fechamento de mateial de ilustação, pate do atigo do Engenheio Químico Henique Bum, publicado na seção EQ na Palma da Mão, na edição 7-1

Leia mais

Fenômenos de Transporte I. Aula 10. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez

Fenômenos de Transporte I. Aula 10. Prof. Dr. Gilberto Garcia Cortez Fenômenos de Tanspote I Aula Pof. D. Gilbeto Gacia Cotez 8. Escoamento inteno iscoso e incompessíel 8. Intodução Os escoamentos completamente limitados po supefícies sólidas são denominados intenos. Ex:

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fonecedo Dados da Empesa Razão Social: Visa do Basil Empeendimentos Ltda. Nome Fantasia: Visa Data de Fundação: 08 de junho de 1987 Númeo

Leia mais

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE

DISCIPLINA ELETRICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈRE DISCIPLINA ELETICIDADE E MAGNETISMO LEI DE AMPÈE A LEI DE AMPÈE Agoa, vamos estuda o campo magnético poduzido po uma coente elética que pecoe um fio. Pimeio vamos utiliza uma técnica, análoga a Lei de

Leia mais

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2

/(,'(%,276$9$57()/8;2 0$*1e7,&2 67 /(,'(%,76$9$57()/8; 0$*1e7,& Ao final deste capítulo você deveá se capaz de: ½ Explica a elação ente coente elética e campo magnético. ½ Equaciona a elação ente coente elética e campo magnético, atavés

Leia mais

Dinâmica Trabalho e Energia

Dinâmica Trabalho e Energia CELV Colégio Estadual Luiz Vianna Física 1 diano do Valle Pág. 1 Enegia Enegia está elacionada à capacidade de ealiza movimento. Um dos pincípios básicos da Física diz que a enegia pode se tansfomada ou

Leia mais

A Análise IS-LM: Uma visão Geral

A Análise IS-LM: Uma visão Geral Interligação entre o lado real e o lado monetário: análise IS-LM Capítulo V A análise IS-LM procura sintetizar, em um só esquema gráfico, muitas situações da política econômica, por meio de duas curvas:

Leia mais

Prova Escrita de Matemática B

Prova Escrita de Matemática B EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Pova Escita de Matemática B 11.º Ano de Escolaidade Deceto-Lei n.º 139/01, de 5 de julho Pova 735/.ª Fase Citéios de Classificação 1 Páginas 016 Pova 735/.ª F.

Leia mais

Viabilidade Financeira: Calculo da TIR e VPL

Viabilidade Financeira: Calculo da TIR e VPL Terceiro Módulo: Parte 4 Viabilidade Financeira: Calculo da TIR e VPL AN V 3.0 [54] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com 1 Viabilidade

Leia mais

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 %

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA. Renda Fixa Plano B 124,0 % 10,0 % Renda Fixa Plano C 110,0 % 9,1 % Selic 71,0 % 6,5 % ENTENDENDO COMO FUNCIONA A RENDA FIXA A partir de 2005 foi iniciado um processo de alongamento dos prazos das carteiras de renda fixa da PSS, que propiciou bons ganhos por oito anos seguidos até o final

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

SISTEMA COMPUTACIONAL PARA O MONITORAMENTO E CONTROLE EM TEMPO REAL DE REDES DE ESCOAMENTO

SISTEMA COMPUTACIONAL PARA O MONITORAMENTO E CONTROLE EM TEMPO REAL DE REDES DE ESCOAMENTO SISTEMA COMPUTACIONAL PARA O MONITORAMENTO E CONTROLE EM TEMPO REAL DE REDES DE ESCOAMENTO Calos de O. Galvão 11, Fancisco V. Basileio 1, Cledson Souto Santana 1, Éica Machado 1, Esthe V. Basileio 1, Buno

Leia mais

4. Revisão Bibliográfica - Trabalhos sobre Opções Reais no Mercado Imobiliário

4. Revisão Bibliográfica - Trabalhos sobre Opções Reais no Mercado Imobiliário 44 4. Revisão Bibliográfica - Trabalhos sobre Opções Reais no Mercado Imobiliário 4.1. Urban Land Prices under Uncertainty (Titman 1985) No artigo publicado em Junho de 1985, Sheridan Titman, ao observar

Leia mais

Rolamentos rígidos de esferas

Rolamentos rígidos de esferas Rolamentos ígidos de esfeas Os olamentos ígidos de esfeas estão disponíveis em váios tamanhos e são os mais populaes ente todos os olamentos. Esse tipo de olamento supota cagas adiais e um deteminado gau

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoria Franqueado PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2011 Categoia Fanqueado Dados da Empesa Razão Social: Cultua Anglo Ameicana de Petolina LTDA Nome Fantasia: Yázigi Petolina Data de fundação 03 de janeio

Leia mais

APLICAÇÕES DA DERIVADA

APLICAÇÕES DA DERIVADA Notas de Aula: Aplicações das Derivadas APLICAÇÕES DA DERIVADA Vimos, na seção anterior, que a derivada de uma função pode ser interpretada como o coeficiente angular da reta tangente ao seu gráfico. Nesta,

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

10 perguntas sobre aplicações financeiras e a Declaração do Imposto de Renda.

10 perguntas sobre aplicações financeiras e a Declaração do Imposto de Renda. 10. Como devo declarar minhas aplicações em Fundos de Investimentos em ações? A tributação é do tipo exclusiva de fonte e, por isso, os rendimentos devem ser informados na ficha Rendimentos Sujeitos à

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física II. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física II Pof. D. Cesa Vandelei Deimling Bibliogafia: Plano de Ensino Qual a impotância da Física em um cuso de Engenhaia? A engenhaia é a ciência e a pofissão de adquii e de aplica

Leia mais

Rotor bobinado: estrutura semelhante ao enrolamento de estator. Rotor em gaiola de esquilo

Rotor bobinado: estrutura semelhante ao enrolamento de estator. Rotor em gaiola de esquilo Coente altenada é fonecida ao etato dietamente; Coente altenada cicula no cicuito de oto po indução, ou ação tanfomado; A coente de etato (que poui uma etutua n-fáica) poduzem um campo giante no entefeo;!"

Leia mais

Opções Reais. Processos Estocásticos. Processos Estocásticos. Modelando Incerteza. Processos Estocásticos

Opções Reais. Processos Estocásticos. Processos Estocásticos. Modelando Incerteza. Processos Estocásticos Modelando Incerteza Opções Reais A incerteza em um projeto pode ter mais do que apenas dois estados. Na prática, o número de incertezas pode ser infinito Prof. Luiz Brandão brandao@iag.puc-rio.br IAG PUC-Rio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA MONITORAMENTO EM LINHA E CONTROLE DE REATORES DE POLIMERIZAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA MONITORAMENTO EM LINHA E CONTROLE DE REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA MONITORAMENTO EM LINHA E CONTROLE DE REATORES DE POLIMERIZAÇÃO Macelo Esposito, Calos A. Claumann, Ricado A. F. Machado, Claudia Saye, Pedo H. H. Aaújo* Univesidade Fedeal

Leia mais