P R O G R A M A M A I S A P R E N D I Z APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P R O G R A M A M A I S A P R E N D I Z APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL"

Transcrição

1 P R O G R A M A M A I S A P R E N D I Z

2 QUEM SOMOS TRANSFORMANDO EMPRESAS EM CENTROS DE CONHECIMENTO E INCLUSÃO Mais Aprendiz é a unidade de inclusão social da Unilehu (Universidade Livre para a E ciência Humana) que desenvolve o Programa de Aprendizagem Pro ssional, destinado a jovens de 14 a 24 anos ou pessoas com de ciência de qualquer idade. Por meio dele, oferecemos um programa diferenciado para as empresas, que alia o cumprimento da Lei de Aprendizagem Pro ssional com as melhores práticas de responsabilidade social. Somos registrados como entidade formadora pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com cursos aprovados em diversas modalidades e durações, com foco no desenvolvimento de competências básicas e especí cas para o mercado de trabalho. Nosso programa se esforça para ir além das contrapartidas legais e sociais de uma entidade formadora, se posicionando como um parceiro estratégico das empresas nas suas demandas de gestão da aprendizagem pro ssional.

3 COMPROMISSO SOCIAL A Lei de Aprendizagem Pro ssional (Lei n /2000) determina que empresas com mais de sete funcionários contratem uma cota de aprendizes (entre 5 e 15%), calculado sobre o total de empregados cujas funções demandem formação pro ssional. O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial para jovens entre 14 e 24 anos ou pessoas com de ciência de qualquer idade, em que o empregador se compromete a fornecer a este aprendiz uma formação técnico-pro ssional por prazo determinado, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Por isso, a empresa que desenvolve o programa de aprendizagem pro ssional deve estar ciente da sua responsabilidade de transformar signi cativamente a vida de um jovem. E também entender que esta lei visa dar oportunidades e abrir possibilidades concretas num mundo de trabalho tão restrito e injusto, em que apenas os mais preparados encontram espaço para o seu desenvolvimento. Esta legislação tem uma função bastante complexa: mais do que inserir, deve promover o desenvolvimento integral dos jovens. Por isso, não basta cumprir a Lei, é preciso aplicá-la com seriedade e consistência para que seja mais do que uma obrigação legal.

4 COMPROMISSO SOCIAL É necessário que as empresas vejam na legislação a grande oportunidade para ultrapassar os limites da simples pro ssionalização e olhar mais adiante. A Lei de Aprendizagem não pode ser vista como um primeiro emprego, mas sim como um processo de educação pelo trabalho, para que no futuro se transforme numa real oportunidade de inclusão social de muitos brasileiros. Neste contexto, a escolha da empresa pela entidade formadora responsável pelo curso de aprendizagem é muito importante. Ela deve ser pautada na capacidade da instituição em formar os pro ssionais do futuro com dedicação e conhecimento técnico e o Programa Mais Aprendiz é exatamente isso, um processo formativo que tem o compromisso social de construir boas relações no trabalho, desenvolver capacidades e habilidades técnicas a partir de novos parâmetros de igualdade social, pautados no respeito, na con ança e na valorização do jovem aprendiz.

5 NOSSOS OBJETIVOS Viabilizar a inserção de jovens, adolescentes e pro ssionais com ou sem de ciência no mercado de trabalho através de um programa continuado de formação desenvolver capacidades e habilidades técnicas e práticas pro ssionais. Fornecer oportunidades de contratação de jovens, adolescentes e pro ssionais com ou sem de ciência na empresa em áreas administrativas, produção e cobrança.

6 NOSSOS DIFERENCIAIS Educação Inclusiva Nossos cursos são completamente preparados e adaptados para atender as necessidades educacionais das pessoas com de ciência. Flexibilidade Oferecemos programas estruturados conforme a demanda de negócio e as estratégias de efetivação da empresa parceira. Terceirização Temos a capacidade técnica, nanceira e jurídica para contratação dos aprendizes pela Unilehu, de acordo com o embasamento legal. Acompanhamento psicossocial Disponibilizamos uma equipe especializada para acompanhamento intensi cado de cada aprendiz, englobando as demandas pedagógicas e sociais existentes. Suporte técnico contínuo - Oferecemos atendimento contínuo às empresas parceiras para o suporte em intervenções necessárias ao bom andamento do programa.

7 CURSOS APROVADOS Auxiliar de Operações Administrativas I Duração: 23 meses Carga Horária Semanal: 20 hrs Formação Teórica 4h: 1 dia na semana Formação Prática 16h: 4 dias na semana Auxiliar de Operações Administrativas II Duração: 15 meses Carga Horária Semanal: 30 hrs Formação Teórica 6h: 1 dia na semana Formação Prática 24h: 4 dias na semana Auxiliar de Linha de Produção Duração: 13 meses Carga Horária Semanal: 30 hrs Formação Teórica 6h: 1 dia na semana Formação Prática 24h: 4 dias na semana Cobrança Interno Duração: 11 meses Carga Horária Semanal: 30 hrs Formação Teórica 12h: 2 dia na semana Formação Prática 18h: 3 dias na semana Cursos de outras áreas e modalidades podem ser aprovados de acordo com o interesse e demanda da empresa, mediante consulta prévia.

8 FASES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSONAL O Mais Aprendiz é oferecido em módulos sequenciais, o que permite a inclusão do aprendiz a qualquer momento no curso, oferecendo mais facilidade e agilidade para a empresa realizar a contratação de seus aprendizes. A partir da abertura da vaga, as principais fases do programa são as seguintes: 1 SELEÇÃO A partir de um banco de dados diferenciado, uma equipe especializada realiza o processo seletivo e de acordo com o per l de aprendiz de nido pela empresa. A partir da aprovação na seleção, o aprendiz é matriculado em uma das turmas de formação teórica e encaminhado para a área da empresa em que fará a formação prática, com integração supervisionada. ALOCAÇÃO 2 3 ACOMPANHAMENTO Todas as atividades do programa são acompanhadas pela equipe técnica, por intermédio do suporte técnico para as empresas e o monitoramento das atividades dos aprendizes (frequência, aproveitamento, abertura de ocorrências e atendimento especializado). Além da formação teórica curricular, os aprendizes são inseridos no PDPP (Plano de Desenvolvimento Pessoal e Pro ssional) e, de forma opcional, em cursos técnicos complementares e atividades culturais. DESENVOLVIMENTO 4

9 FASES DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSONAL 5 VIVÊNCIA Para ampliar os mecanismos de vivência com a aprendizagem pro ssional, trimestralmente são realizados fóruns de empresas e encontro de famílias. Avaliações sobre o aprendizado da formação teórica, o desempenho na prática realizada na empresa e o acompanhamento escolar até a conclusão do Ensino Médio. AVALIAÇÃO 6 7 CERTIFICAÇÃO Na nalização do curso é realizada a avaliação nal, a entrega de certi cados e o desligamento do aprendiz do programa, por efetivação na empresa ou encaminhamento para recolocação pro ssional.

10 INFRAESTRUTURA As atividades de formação pro ssional e o atendimento ao aprendiz ocorrem na sede da Unilehu em Curitiba-PR, na Rua Tamoios, 1500 Vila Isabel. Neste espaço são disponibilizadas salas de aula equipadas e climatizadas, laboratório de informática, central de atendimento e área de convivência para a realização de todas as atividades pedagógicas previstas.

11 EQUIPE DE TRABALHO O Mais Aprendiz possui uma equipe comprometida e capacitada para executar todas as fases do programa de aprendizagem pro ssional, composta por técnicos e estagiários que atuam focados nas demandas das empresas e dos aprendizes. Pelo SAE (Serviço de Atendimento a Empresas) é fornecido suporte técnico contínuo para o andamento do programa com mais qualidade e pro ssionalismo. A área de inclusão é responsável pelos processos seletivos das vagas de aprendizes das empresas parceiras, com foco na mobilização social para a formação de um banco de dados com jovens que tenham o per l compatível com a vaga e com a condição de aprendiz. O processo de aprendizagem pro ssional, incluindo a formação teórica, a prática na empresa, as atividades complementares, o atendimento especializado e a intervenção das ocorrências é realizado por uma equipe de focais designados para cada empresa e aprendiz, sendo uma ponte para todos os serviços e processos do programa em prol do participante aprendiz.

12 EQUIPE DE TRABALHO ORGANOGRAMA PROGRAMA MAIS APRENDIZ SAE Serviço de Atendimento a Empresa APRENDIZAGEM PROFISSIONAL INCLUSÃO FORMAÇÃO TEÓRICA FORMAÇÃO PRÁTICA ACOMPANHAMENTO ESCOLAR ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

13 EMPRESA EDUCADORA Como se tornar uma empresa educadora Para as empresas que desejam realizar o seu Programa de Aprendizagem Pro ssional com o Mais Aprendiz, é necessário que a empresa rme um termo de parceria com a de nição das opções e modalidades de cursos escolhidas. Com esta formalização, há o compromisso com a execução de todas as fases do programa e com o seu papel de empresa educadora. A partir disso, são levantadas todas as informações necessárias para dar início à contratação e alocação dos aprendizes nos ambientes laborais designados. Responsabilidades da Empresa Designar formalmente um representante da empresa, que cará responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento. Garantir o cumprimento de todas as fases do programa, acompanhando a sua execução e desenvolvimento. Realizar a contratação do aprendiz de forma direta ou terceirizada pela entidade formadora, provendo o pagamento de salário mínimo de nido por lei e de acordo com carga horária total da formação prática e teórica.

14 EMPRESA EDUCADORA Garantir que a prática pro ssional na empresa seja condizente com o curso de aprendizagem pro ssional, com condições adequadas de segurança e saúde no trabalho. Acompanhar o desempenho do jovem aprendiz no trabalho, no curso de aprendizagem e na escola regular. Promover possibilidade de aproveitamento e efetivação do aprendiz na empresa, após a conclusão da formação teórica. Subsidiar os custos do curso de aprendizagem que ele realiza na entidade formadora. Manter o Ministério Público do Trabalho MPT e/ou a Superintendência Regional Trabalho e Emprego SRTE/PR informados a respeito do programa. Responsabilidades Mais Aprendiz Realizar o processo seletivo dos aprendizes das vagas abertas pelas empresas educadoras. Disponibilizar um focal para acompanhamento do aprendiz em todas as fases do Programa de Aprendizagem Pro ssional da empresa.

15 EMPRESA EDUCADORA Realizar a formação teórica com infraestrutura adequada e equipe de instrutores devidamente capacitados nos arcos ocupacionais do curso de aprendizagem aprovado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Oferecer atividades e ferramentas complementares de desenvolvimento pro ssional, cursos extracurriculares e atividades culturais aos aprendizes, ampliando sua formação. Disponibilizar atendimento especializado por equipe multidisciplinar para as demandas psicossociais dos aprendizes. Fornecer suporte técnico contínuo para as áreas de RH e para os gestores dos aprendizes, a m de contribuir para o bom andamento do programa na formação prática. Realizar a formação de líderes educadores para a aprendizagem pro ssional, contribuindo para a conscientização do papel do gestor nesse processo, bem como dicas e ferramentas úteis para a condução da formação prática. Dar suporte a empresa na interface com o Ministério Público do Trabalho - MPT e ou Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/RJ Emitir relatórios gerenciais periódicos de acompanhamento do desenvolvimento do programa (faltas, notas, avaliação gestores, avaliação alunos, avaliação da aprendizagem, etc).

16 Mais que uma entidade formadora, o MAIS APRENDIZ é um parceiro estratégico na gestão dos programas de Aprendizagem Pro ssional nas empresas Nosso programa não se limita a fornecer apenas as contrapar das legais e sociais de uma en dade formadora mas também oferece soluções de gestão personalizadas que auxiliam na condução e operacionalização das demandas internas da empresa. Conheça algumas de nossas soluções para a gestão dos programas de Aprendizagem Pro ssional nas empresas

17 TERCEIRIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES A Unilehu como entidade sem ns lucrativos que cumpre os requisitos legais e tendo a titularidade como órgão executor do Ministério do Trabalho e do Emprego, pode ser contratante direta de aprendizes para suprir cotas de empresas, assumindo o contrato de trabalho e a formação técnico-pro ssional. Nesta modalidade de contratação, a empresa educadora deve assumir os custos integrais da folha de pagamento, incluindo os benefícios obrigatórios e opcionais que farão parte do pacote de remuneração do aprendiz contratado. Mesmo neste caso, a empresa continua com a obrigação de proporcionar ao aprendiz a experiência prática da formação técnico-pro ssional metódica a que será submetido. O registro em carteira de trabalho será feito pela Unilehu, com anotação de que o contrato de trabalho decorre de contrato rmado com a empresa para efeito de cumprimento de sua cota de aprendizagem, formalizando a parceria para esta nalidade. A folha de pagamento é gerada em software especí co por uma equipe de administração de pessoal dedicada ao gerenciamento da folha de pagamento, todos os processos inerentes a esta contratação atendem aos requisitos legais de registro e controle trabalhistas. Os benefícios para a empresa são inúmeros, pois do cumprimento deste contrato especial de trabalho ca por conta do Mais Aprendiz, auxiliando a empresa no gerenciamento de sua cota de aprendizes.com e ciência e

18 SUPORTE A GESTÃO - RH APRENDIZ O RH Aprendiz se posiciona como um parceiro estratégico na gestão das demandas e impactos da aprendizagem nos processos internos das empresas, oferecendo soluções e alternativas de suporte técnico e administrativo para que o programa agregue valor às suas demandas e expectativas e consiga melhorar índices de retenção e efetivação dos aprendizes. O foco desta modalidade é prover suporte operacional e técnico contínuo ao RH e gestores conforme a necessidade da empresa, mediante a disponibilização de um focal dedicado e alocado nas dependências da empresa. O escopo deste suporte na gestão da aprendizagem pro ssional é de nido de acordo com a demanda da empresa, podendo ser incluídas as seguintes atividades: Operacionalização dos processos internos de RH: Suporte nos processos de seleção, admissão, integração, rotinas de administração de pessoal, avaliação, treinamento, desligamento, entre outros. Acompanhamento: Intervenção na formação teórica, formação prática, atendimento familiar, acompanhamento escolar e demandas psicossociais existentes. Avaliação de Desempenho: Avaliação periódica sobre as atividades práticas dos aprendizes com os seus gestores, com sessões de feedback conjuntas.

19 SUPORTE A GESTÃO - RH APRENDIZ Atendimento ao Gestor: atendimento contínuo aos gestores responsáveis pela formação prática sobre as demandas legais e sociais do programa. Apoio a gestão do programa: Monitoramento e registro das ações realizadas, documentação legal, relatórios gerenciais, indicadores e demais procedimentos necessários para subsidiar a empresa nas suas demandas de gestão da aprendizagem pro ssional. Apoio a gestão do programa: Monitoramento e registro das ações realizadas, documentação legal, relatórios gerenciais, indicadores e demais procedimentos necessários para subsidiar a empresa nas suas demandas de gestão da aprendizagem pro ssional. O objetivo do RH Aprendiz é assumir as demandas operacionais da gestão da Aprendizagem Profissional da empresa, contribuindo para que a empresa foque seus esforços nas questões mais estratégicas deste processo de inclusão.

20 ALTERNATIVA DE INCLUSÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA Uma das alternativas de inclusão de pessoas com de ciência no mercado de trabalho é por meio da contratação destes pro ssionais como aprendizes, já que para eles, não há limite de idade para ingressarem em programas de aprendizagem. Essa é uma excelente opção em especial aqueles que estão em busca do primeiro emprego e encontram mais di culdade de conquistar uma vag a. Outras vantagens são a carga horária menor do que a do trabalhador comum, variando de quatro a seis horas, o que facilita a adaptação, e o fato da pessoa não perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Unilehu como já atende pessoas com de ciência em seus outros programas e possui expertise em programas de inclusão, oferece pelo Mais Aprendiz um conteúdo adaptado e inclusivo para este público. Com um amplo banco de dados de pessoas com de ciência com o per l de aprendiz,o programa oferece mais facilidade de contratação e auxílio cumprimento da Lei de Cotas das empresas parceira da aprendizagem pro ssional.

21 INCENTIVO FISCAL A aprendizagem pro ssional é um programa de inclusão e, como tal, gera a necessidade de investimentos por parte da empresa, se con gurando como uma importante estratégia de responsabilidade social corporativa. Atenta a este cenário, a Unilehu buscou alternativas para reduzir o impacto nanceiro das eventuais despesas dos programas das empresas, em contrapartida pelos esforços no desenvolvimento pro ssional dos jovens de Curitiba e região. A partir de agora, por intermédio de mecanismos de incentivos scais, parte dos valores destinados ao custeio do programa de aprendizagem podem ser deduzidos do imposto de renda devido pela empresa. Com o objetivo de estimular a contratação de aprendizes em condição de vulnerabilidade social, o Mais Aprendiz teve um projeto de captação de recursos dirigida aprovado no COMTIBA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Curitiba. As empresas que operam em regime de lucro real podem destinar recursos a favor do projeto e deduzi-los integralmente no imposto de renda até o limite de 1% do valor devido. A título de contrapartida, os valores doados serão revertidos para a formação teórica dos aprendizes da empresa, fazendo com que este investimento possa ter incentivo scal.

22 INCENTIVO FISCAL Para ser elegível a este benefício,de forma condicionante a empresa deve optar pela contratação de aprendizes menores de 18 anos e, preferencialmente, optar pela modalidade de curso de 23 meses de duração e com 4h diárias para não atrapalhar o seu desempenho escolar. PASSO A PASSO 1. A empresa de ne o número de aprendizes a serem contratados 2. É feito o calculo do valor total da formação teórica (Ex: 23 meses x valor mensal do curso) 3. Este valor, deve ser depositado no COMTIBA pelo site especí co para este m ( em favor do projeto Aprendiz Unilehu, acrescido de 10% do valor que é destinado a este fundo. A preferência é que a doação seja feita de uma vez só, mas dependendo do número de aprendizes um controle de parcelamento pode ser realizado. 4. Os recibos podem ser utilizados na declaração de imposto de renda da empresa, conforme calendário do ano scal e legislação pertinente. TROQUE O LEÃO Troque o Leão pela PELA INCLUSÃO e ajude a construir um futuro profissional de nossos jovens.

23 INVESTIMENTOS Em um esforço constante de melhorias e aumento de produtividade nos processos da aprendizagem pro ssional, considerando ainda a sedimentação do programa e o aumento de volume no número de aprendizes no último ano, houve uma adequação e redução dos valores para 2016, conforme tabela abaixo: DESCRIÇÃO DO SERVIÇO VALOR 2016 Formação Teórica 6hrs Semanais Formação Teórica 4hrs Semanais Terceirização de Aprendizes RH Aprendizes R$ 290,00 R$ 210,00 Taxa de administração de 10% sobre os valores da folha de pagamento + Gerenciamento de Administração Pessoal Valor calculado pelo numero de Aprendizes Serviços Adicionais Consulta Sob Demanda Contato Aline de Borba gestao@maisaprendiz.org.br (41) (41)

24 SOMOS A UNILEHU Acreditamos no poder das diferenças. Trabalhamos pela transformação social. Vivemos pela inclusão. A Unilehu Universidade Livre para a Eficiência Humana é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal mobilizar os três setores da sociedade em busca da inclusão social no mundo do trabalho. A partir de nossa sede em Curitiba-PR, atuamos em todo o território nacional, realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos pelo desenvolvimento da empregabilidade das pessoas com deficiência, preparamos empresas para que elas se tornem mais aptas para a inclusão desses profissionais. Também mobilizamos a sociedade para a valorização da diversidade por meio de importantes projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda. E ainda vamos além. Somos uma entidade formadora de Aprendizagem Profissional que, por meio de parcerias estratégicas com empresas, é responsável pelo desenvolvimento profissional de jovens com e sem deficiência, que estão em busca de uma oportunidade e de um futuro melhor. São muitas as frentes de trabalho, com um só objetivo: somar esforços para a construção de uma sociedade para todos, de modo amplo e incondicional. Com uma tecnologia social exclusiva, trabalhamos continuamente na busca de soluções para os dilemas e desafios da inclusão em cinco pilares de atuação: SAPcD Serviço de Atendimento à Pessoa com Deficiência SAE Serviço de Atendimento a Empresas Aprendizagem Profissional Relações Institucionais Projetos Institucionais Universidade Livre Para a Eficiência Humana Rua Tamoios, Portão Curitiba-PR (41)

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE INCLUSIVA EM CURITIBA. Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura Municipal de Curitiba

ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE INCLUSIVA EM CURITIBA. Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura Municipal de Curitiba ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE EDUCACAO INFANTIL INCLUSIVA EM CURITIBA VEJA COMO SUA EMPRESA PODE TRANSFORMAR ESTA IDEIA EM REALIDADE { Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura

Leia mais

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade Universidade Livre para a Eficiência Humana Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade MISSÃO Realizar ações inovadoras de inclusão social no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

ESTA NASCENDO UM MODELO INOVADOR DE EDUCACAO INCLUSIVA EM CURITIBA

ESTA NASCENDO UM MODELO INOVADOR DE EDUCACAO INCLUSIVA EM CURITIBA ESTA NASCENDO UM MODELO INOVADOR DE EDUCACAO INCLUSIVA EM CURITIBA VEJA COMO SUA EMPRESA PODE NOS AJUDAR A REALIZAR ESTE PROJETO { Solicitação de doação por incentivo scal } COMTIBA Prefeitura Municipal

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES (11.788, DE 25/09/2008) Definição Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Quem somos. Organização filantrópica, sem fins lucrativos, fundada há 67 anos pela professora Dorina de Gouvea Nowill.

Quem somos. Organização filantrópica, sem fins lucrativos, fundada há 67 anos pela professora Dorina de Gouvea Nowill. . Quem somos Organização filantrópica, sem fins lucrativos, fundada há 67 anos pela professora Dorina de Gouvea Nowill. A necessidade de criar a Fundação surgiu após a dificuldade em encontrar livros em

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 030/2013.

PROJETO DE LEI N.º 030/2013. PROJETO DE LEI N.º 030/2013. Institui o Programa Menor Aprendiz no âmbito do Município de Bela Vista de Minas e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Bela Vista de Minas, Estado de Minas Gerais,

Leia mais

Programa de Excelência Contábil Apresentação SESCON Rio de Janeiro

Programa de Excelência Contábil Apresentação SESCON Rio de Janeiro Apresentação SESCON Rio de Janeiro A Destra e o SESCON Rio de Janeiro apresentam o Programa de Excelência Contábil (PEC) com o objetivo de capacitar e certificar as empresas de contabilidade do Rio de

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

Regulamento de Estágio. Curso de Engenharia de Produção

Regulamento de Estágio. Curso de Engenharia de Produção Regulamento de Estágio Curso de Engenharia de Produção Coronel Fabriciano Julho, 2010 1. INTRODUÇÃO O Estágio Curricular Obrigatório no curso de Engenharia de Produção é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM TESTES DE SOFTWARE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

Formação Profissional

Formação Profissional Formação Profissional Gerência - Alexandre Ambrogi Coordenação Flávia Afonso Coordenadora de Cursos Livres e Aprendizagem Lucilla Panacioni Araujo - Coordenadora de Cursos In Company www.sescoopsp.coop.br

Leia mais

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS VOTO CONSU 2009-02 de 23/04/2009 2011-03 de 24/03/2011 2012-19 de 14/06/2012 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios

Leia mais

Gestão de Empresas Familiares Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão de Empresas Familiares Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 007/2015 - ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO Coordenação: Profª. Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Pôrto Centro de Empreendimentos em Informática da

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Sobre o Programa Aprendiz

Sobre o Programa Aprendiz Sobre o Programa Aprendiz l A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013

PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 PROGRAMA DE ESTÁGIO 2013 Estamos em busca de jovens talentos! Cavalcante Ramos Advogados através do seu programa de estágio tem como objetivo proporcionar ao estagiário o conhecimento das rotinas forenses

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6

P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6 P R O G R A M A T R A I N E E 2 0 1 6 9ª Edição Introdução É com grande satisfação que o Grupo Protege inicia a 9ª edição do Programa Trainee, visando contratar, desenvolver e reter jovens com potencial

Leia mais

JOVEM APRENDIZ. Resultado do Aprofundamento dos Estudos. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação

JOVEM APRENDIZ. Resultado do Aprofundamento dos Estudos. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Resultado do Aprofundamento dos Estudos Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Introdução A formação técnico-profissional de jovens é de grande importância para sua inserção

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora Faculdade Cenecista de Sinop Facenop/FASIPE Mantida REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SINOP / MATO GROSSO 2014

Leia mais

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br)

COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) (Candidaturas serão aceitas até o dia 22/2/2013 envie seu CV para asantos@uniethos.org.br) COORDENADOR SÊNIOR (CONSULTORIAS) DESCRIÇÃO GERAL: O Coordenador Sênior do Uniethos é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos, análise de empresas, elaboração, coordenação, gestão e execução

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9.

Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Diversas pessoas com o objetivo de ir em frente e inovar. Esse é o valor do i9. Fazer a diferença é ser empreendedor de suas próprias ideias O conceito do i9 Quando pessoas de diversos lugares se conectam

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 O que é um curso técnico e quais seus benefícios? Quem pode participar? Os cursos são pagos? Tenho

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE CONTRATO DE APRENDIZAGEM

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE CONTRATO DE APRENDIZAGEM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE CONTRATO DE APRENDIZAGEM Termo que deverá ser assinado entre EMPRESA E APRENDIZ com a presença do responsável legal. (Delegacia Regional do Trabalho Imprimir em Papel Timbrado

Leia mais

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade.

Prezamos pela Transparência, Excelência, Profissionalismo, Ética, Respeito e Solidariedade. JOVEM APRENDIZ A SERCIDADÃO Somos uma organização sem fins lucrativos, certificada como OSCIP que nasceu a partir da atuação de diversos profissionais das diferentes áreas de atuação. Nossos projetos buscam,

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO Considerando o objetivo de formação de docentes em que a atividade prática de prestação de serviços especializados é relevante à sociedade, torna-se necessário

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação.

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. PLATAFORMA AcademiaWeb Sistema de gerenciamento de escola virtual com gestão de conteúdo, transmissão de web-aula ao vivo e interação online com os participantes.

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Fatec Sorocaba REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Sorocaba, 2010 Reduza, Reutilize, Recicle REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo mantém

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

Curso Redes Sociais Corporativas

Curso Redes Sociais Corporativas Curso Redes Sociais Corporativas Ensino a Distância Sobre o Instituto Desenvolve T.I Não existem novas invenções em tecnologia sem a descoberta de novas possibilidades educacionais. Bruno Ladeia Marinho

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Colegiado do Curso de Graduação em Administração

Colegiado do Curso de Graduação em Administração Colegiado do Curso de Graduação em Administração Resolução nº 03/2012 de 08 de novembro de 2012 Fundamentada na LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Regulamenta os procedimentos de Estágio Supervisionado

Leia mais

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351

NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: INSTRUTORIA INTERNA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 463, de 10/09/2012 VIGÊNCIA: 10/09/2012 NORMA DE INSTRUTORIA INTERNA NOR 351 01/07 ÍNDICE 1. FINALIDADE...

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino Escolher o Sponte Educacional é escolher inteligente Sistema web para gerenciamento de instituições

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO Curso: Bacharelado em Administração de Empresas São Paulo 2014 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Política de Nivelamento... 3 4. Diretrizes do Nivelamento...

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES Das

Leia mais