A ISO 9000 COMO CONTEÚDO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ISO 9000 COMO CONTEÚDO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 A ISO 9000 COMO CONTEÚDO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO AUTOR: Jodriam Soares Amorim de Freitas Vidal Sunción Infante INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Rua Régulo Tinôco, 1254 Tirol Natal RN Fone: (084) INTRODUÇÃO Desde que surgiram no contexto internacional em 1987, como reflexo de uma evolução nos instrumentos normativos voltados para a questão da Qualidade, as Normas ISO Série 9000 têm ganhado uma popularidade crescente nos meios empresariais. Confirmando este comportamento, estão as estatísticas de empresas certificadas segundo as normas ISO série 9000, no Brasil e no Exterior que apontam um crescimento acentuado ao longo dos anos. Segundo Jardim (1996:15), o Brasil, com 1071 certificados emitidos até março de 1996, ocupa a 19ª colocação ente as nações com mais de 300 certificados emitidos e em todo o mundo somam-se certificados. A experiência tem mostrado que o estudo e a implantação dos requisitos das Normas ISO série tem sido predominantemente feito no ambiente empresarial, com muito pouca influência do meio acadêmico. Isto é, conquanto sejam normas gerenciais, que poderiam ser objeto de trabalho dos administradores, a busca da interpretação e de formas de operacionalização dos requisitos da ISO Série 9000 são feitas pelos empresários com pessoal predominantemente da área operacional ou com a ajuda de consultores organizacionais. Por outro lado, conforme coloca LUCKESI (1995:49), Temos como pressupostos básicos que o conhecimento só nasce da prática com o mundo, enfrentando os seus desafios e resistências e que o conhecimento só tem seu sentido pleno na sua relação com a realidade. As reflexões propostas neste trabalho fazem uso, portanto, de uma dupla perspectiva: de uma lado a indiscutível difusão do modelo ISO Série 9000 no ambiente empresarial e, de outro, a responsabilidade das universidades em desenvolver em seus alunos a capacidade de influir eficazmente no ambiente externo. CARATERÍSTICAS DAS NORMAS ISSO SÉRIE 9000 A ISO Série 9000 compreende as seguintes normas: ISO Gestão da Qualidade Normas de Garantia da Qualidade Diretrizes para Escolha e Uso das Normas ISO 9001 Sistemas da Qualidade Modelo para a Garantia da Qualidade em Projeto/Desenvolvimento, Produção, Instalação e Serviços Associados. ISO 9002 Sistemas da Qualidade Modelo para a Garantia da Qualidade em Produção, Instalação e Serviços Associados. 1 Chamaremos doravante de requisitos apenas.

2 ISO 9003 Sistemas da Qualidade Modelo para a Garantia da Qualidade em Inspeção e Ensaios Finais. ISO 9004 Sistemas da Qualidade Modelo para a Garantia da Qualidade e Elementos de sistamas da Qualidade. Parte I: Diretrizes. As Normas ISO 9000 especificam requisitos mínimos para que, através de ações gerenciais, as empresas possam assegurar a qualidade de seus produtos e serviços perante a comunidade. Por se tratar de Normas voltadas para uma ampla gama de atividades, nas várias funções que afetam a qualidade, as Normas ISO 9000 não contêm especificações sobre os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. As Normas ISO-9001, 9002 E 9003 são as únicas que podem ser utilizadas para fins contratuais, nas relações entre fornecedor e comprador. Entretanto, cada uma delas constitui uma especificação para um sistema da qualidade, definido pela ISO -8402: 1994 como Estrutura organizacional com responsabilidades, processo e recursos para implementação da Gestão da Qualidade. A ênfase do Sistema da Qualidade delineado nas três Normas contratuais está na chama Garantia da Qualidade. A Garantia da Qualidade é definida pela ISO-8042: 1994, como sendo Todas as ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover confiança de que um produto ou serviço atenda a requisitos da Qualidade. Há poucas coisas arbitrárias nas Normas ISO Série 9000 e raramente é prescrita uma condição específica. Na maioria dos requisitos as Normas requerem que a empresa estabeleça seus procedimentos próprios. As Normas se aplicam a empresas dos mais variados ramos, envolvendo produtos ou serviços. Verifica-se esta aplicabilidade ao consultar, por exemplo, o diretório publicado anualmente pela Revista Controle da Qualidade (v. 5, n. 42 nov p ) que lista as empresas certificadas pelas Normas ISO Neste anuário pode-se observar a presença de empresas tipicamente manufatureiras 9fabricação e montagem de motocicletas, motores, et.(e de empresas com grande ênfase na prestação de serviços (consultoria, transportes, serviços bancários, etc.). No ambiente interno das empresas, os requisitos das Normas ISO-9000 são aplicáveis na organização das atividades que influem na qualidade. Tais atividades abrangem todo o ciclo de vida do produto. A figura 01 apresenta o ciclo de vida de um produto, conforme a ISO (1994:6). Deve ser observado que as atividades de marketing e pesquisa de mercado e disposição ou reciclo ao final da vida [útil não estão inclusas nas Normas ditas contratuais (ISO -9001, ISO-9002 e ISO-90030)].

3 FIGURA 01 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO DISPOSIÇÃO OU RECICLO AO FINAL DA VIDA ÚTIL ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PÓS-VENDA INSTALAÇÃO E COMISSIONAMENTO MARKETING E PESQUISA DE MERCADO Q PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO AQUISIÇÃO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PRODUÇÃO OU PROVISÃO DE SERVIÇOS VENDAS E DISTRIBUIÇÃO INSPEÇÕES, ENSAIOS E EXAMES EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO A QUESTÃO DOS CONTEÚDOS Segundo TURRA (1992:104), dois aspectos contribuem para que a determinação dos conteúdos constitua um problema difícil de resolver: a natureza da dinâmica do conteúdo e a determinação do diagnóstico da realidade. O primeiro dos aspectos citados reflete, cada vez com mais propriedade, ritmo das mudanças no mundo contemporâneo. No âmbito da Administração estas mudanças se nos apresentam sob a forma de novas metodologias, reedições de antigos conceitos, novas exigências da sociedade, internacionalização de ofertas e demandas de bens e serviços, etc. Como decorrência prática para o meio acadêmico, este panorama impõe que os conteúdos sejam continuamente atualizados além de propiciar elementos para a evolução do conhecimento humano sistematizado. Por outro lado, é necessário que os conteúdos sejam adaptados à realidade 9presente ou futura) dos alunos. Ao buscar a identificação das necessidades e interesses dos alunos estamos tratando do diagnóstico da realidade. Portanto, conclui TURRA (1992:105), os conteúdos a serem trabalhados devem estar atualizados e de acordo com as necessidade vitais de quem aprende. Estas medidas além de oportunizarem o domínio de informações, favorecerão ao aluno a compreensão de si mesmo, dos outros e do meio em que vive A ISSO SÉRIE 9000 COMO OPÇÃO DE CONTEÚDO Na análise de TURRA (1992:111), a seleção de conteúdos passa pela avaliação segundo cinco critérios disciplinadoras ; Validade, Flexibilidade, Significação, Possibilidade pessoal e Utilidade. Faremos, então, uma análise da ISO Série 9000 sob o julgo destes cinco critérios. A) Validade Um conteúdo será válido se for não só digno de confiança, mas também representativo. Durante o período de nove anos, desde sua primeira emissão em 1987, a aplicação prática das Normas ISO já permitiu a constatação de que se trata de algo consistente, adaptável às realidades das empresas e que permite resultados positivos às empresas. Exemplos de estes resultados ser vistos da Tabela 01.

4 Tabela 01 Exemplos de resultados obtidos eom a aplicação das Normas ISSO Série 9000 EMPRESA PRODUTO CERTIFICAÇÃO RESULTADOS Sulver do Brasil Bomba Centrifuga para refinarias de petróleo ISSO 9001, em 1990 Aumento no percentual de produção exportada, de 5% para 45% Embraco Compressores ISSO 9001, em 1992 O percentual de desperdício, em relação à matéria-prima caiu de 1,14% par 0,64% Philco Eletrodomésticos ISSO 9002, em 1992 O tempo entre a concepção e o lançamento de televisores e vídeo cassete caiu de 1725 para 746 dias Fonte: Revista Exame, 25/05/94, Tais constatações tornam as Normas ISO-9000 merecedoras de confiança enquanto conteúdo a ser trabalhado. Uma rápida análise da figura 01, por outro lado, revela o caráter multidisciplinar (e representativo) do modelo baseado nas Normas ISO Série Este caráter multidisciplinar, aliado à abrangência dos requisitos na estrutura organizacional (envolvendo requisitos que devem ser cumpridos desde a Administração com Responsabilidade Executiva (ISO -9001:1994) até o chão-de-fábrica ) faz com que seu estudo seja, necessariamente multidisciplinar, com influências nos três tipos básicos de habilidades que devem ser desenvolvidas pelos Administradores (KATZ apud STONER & FREEMAN 1995:8): Habilidade Técnica Capacidade de usar os procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização ; Habilidade Humana Capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las como indivíduos ou como membros de grupos ; Habilidade Conceitual Capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica em ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetará o todo Algumas das interfaces entre os requisitos da ISO : 1994 e os conteúdos típicos dos cursos de Administração são apresentados na Tabela 02. B) Flexibilidade Um conteúdo deve ser passível de alterações e ajustes para o atendimento das necessidades próprias de classe, de cada alunos, do próprio conteúdo e da realidade imediata (TURRA 1992:112). A característica genérica da ISO Série 9000 encerra em si própria a característica da flexibilidade, imprescindível para o alcance pretendido das normas The International Standards in the ISO 9000 family are intended to provide a generic core of quality system standards applicable to a broad range of industry and economic sectors (ISO :3). Podemos explorar a operacionalização dos requisitos da ISO 9001, exige que a partir do uso de fontes apropriadas de informação, a empresa determine os passos necessários para lidar com quaisquer problemas que requeiram ação preventiva, inicie a ação, aplique controle para assegurar que a ação é efetiva e informe à administração da empresa das informações relevantes sobre as ações tomadas. 2 Preferimos exemplificar este modelo por ser o mais abrangente e contratual.

5 Para operacionalizar este item, os alunos podem desenvolver 9Árvores de falha, Análise de modos e efeitos de falhas FMEA, etc. ), quanto um programa de sugestões, onde funcionários da empresa forneçam idéias para lidar com problemas potencial. A própria ordem com que os requisitos estudados pode ser flexibilizada para adequar-se ao plano das disciplinas e não necessariamente seguir a itemização das Normas. C) Significação Esta relacionado ao campo exponencial do aluno. Um conteúdo terá significação para o aluno quando, além de despertar seu interesse leva-o a aprofundar o conhecimento por iniciativa própria (TURRA 1992:112). Dado que a ISO Série 9000 se aplica a qualquer tipo de organização, os professores poderão incentivar os alunos a buscar paralelos entre os requisitos expostos e a realidade de empresas nas quais estejam estagiando, trabalhando ou nas quais possam fazer algum trabalho de campo. A abertura inerente ao caráter genérico das normas permite que o aluno busque novos conhecimentos a partir dos textos básicos ( e mínimos ) dos requisitos. A significação para o aluno também sofrerá influência do intensivo esforço de marketing que é feito pelas empresas que conquistaram o certificado de conformidade com as normas ISO Série Assim, ao estudar algo que é visto pelas empresas como diferencial de imagem, o aluno pode ter seu interesse aguçado. D) Possibilidade pessoal Segundo TURRA (!((@:112) implica manejo intelectual que os estudantes devem fazer do conteúdo aprendido, a fim de favorecer experiências pessoais. Situações como associar, comparar, compreender, selecionar, organizar, criticar e avaliar idéias devem ser oportunizadas ao aluno. Através de estudos de casos (reais ou simulações) é possível fazer com que o aluno trabalhe os aspectos cognitivos citados por Turra. A experiência em cursos de extensão nos mostrou que intercalação de análises de casos com a exposição dos requisitos contribui positivamente para diminuir o cansaço mental e ajuda grandemente na interpretação dos textos genéricos dos requisitos. Por outro lado, a ISO Série 9000, como qualquer outro conteúdo de ensino, deve ser objeto de análise crítica. Favorece-nos, neste caso, a existência de literatura onde os aspectos conceituais e operacionais da ISO Série 9000 são discutidos por autores tais como CROFT (1994:4) E ROSCH (1994). Os artigos destes autores, por exemplo, podem ser utilizados como ponto de partida para discussões em sala. E) Utilidade A crescente utilização da ISO Série 9000 com modelo básico para os Sistemas da Qualidade das empresas, alinhado aos resultados reais obtidos, vão ao encontro da satisfação deste critério, pois, de acordo com Turra (1192:112), o critério de utilidade vai levar-nos a atender diretamente o problema do uso posterior do conhecimento, em situações novas. Na seleção de conteúdos, ele estará presente quando conseguirmos harmonizar os conteúdos selecionados para o estudo, com as exigências e características do meio em que vivem nossos alunos. CONCLUSÃO Poder-se-ia argumentar que o trabalho acadêmico deveria enfocar apenas teorias mais amplas e o modelo ISO Série 9000, sendo uma representação simplificada e consensual (representando, portanto, requisitos mínimos) não deveria se objeto de conteúdo de ensino. Entretanto, as considerações feitas apontam vários pontos benefícios no uso das Normas ISO Série 9000, em conjunto com os demais conteúdos da Administração, de modo que é perfeitamente plausível (e desejável) sua inclusão em cursos de Administração.

6 Tabela 02 Algumas interfaces entre requisitos da ISSO 9001: 1994 e os conteúdos típicos dos Cursos de Administração Item da ISSO 9001: Responsabilidade Administração 4.2. Sistema da Qualidade 4.3. Analise Crítica dos Contratos 4.6. Aquisição 4.9 Controle de processos 4.14 Ação corretiva e Ação preventiva da 4.15 Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega 4.17 Auditorias internas da qualidade 4.18 Treinamento Resumo dos Requisitos Interfaces com temas tais como: Definir, documentar e Liderança implementar a política da Processo decisório qualidade. Delegação de autonomia Definir responsabilidades e Planejamento autoridades. Designar representante da administração. Analisar periodicamente o sistema da qualidade Estabelecer, documentar e manter um sistema da qualidade, incluindo a elaboração de procedimentos e planejamento para a qualidade. Planejamento Padronização Comunicação Sistemas de Informação Abordagem sistêmica O&M Analisar um contrato ou Planejamento pedido para assegurar que os Pesquisa de mercado requisitos estão Negociação adequadamente definidos, resolver diferenças e assegurar a capacidade em atender aos contratos e pedidos Assegurar que os produtos Logística adquiridos estão de acordo Relacionamento com com as necessidades da fornecedores empresa. Compras Avaliar e selecionar fornecedores adequados Identificar e planejar os Gerência de operações processos de produção, Logística instalação e serviços pósvenda. Assegurar que estes processo sejam execut ados sob condições controladas. Assegurar que as causas de Delegação não conformidades reais ou Controle potenciais sejam analisadas e tratadas. Garantir a qualidade do produto nas atividades de manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega. Estabelecer ações para o automonitoramento do sistema da qualidade Identificar necessidades e providenciar os treinamentos para satisfazê-las. Estabelecer critérios de qualificação de pessoal Logística Gerência de materiais Distribuição Controle Treinamento Motivação Plano de carreira Seleção e contratação

7 4.19 Serviços associados Garantir a qualidade nos serviços pós-venda Assistência pós-venda Marketing REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CROFT, Nigel. TQC e ISSO 9000 de mão dadas. Informe da Qualidade Total. Fundação Christiano Ottoni, Belo Horizonte, p. 4, n. 10, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR ATANDARDIZATION. ISO-8042:QUALITY VOCABULARY, Genebra, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR ATANDARDIZATION. ISO -8042:QUALITY MANAGEMENTE AND QUALITY ASSURANCE STANDARDS. Part. I Guidelines for selection and use. Genebra, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR ATANDARDIZATION. ISO -8042:QUALITY SYSTEM: Model for quality assurance in design, developement, production, installation and servicing. Genebra, INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR ATANDARDIZATION. ISO -8042:QUALITY MANAGEMENTE AND QUALITY SYSTEM ELEMENTS. Part. 1 Guidelines. VOCABULARY, Genebra, JARDIM, Simone Silva. Qualidade made in Brasil. Revista ABTN. V. 1, N. 1, P , LUCKESI, Cipriano Carlos et. Al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. Cortez, São Paulo, 1995, 7 ed., 232 p. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. ISO-9000: um caminho para a Qualidade Total? Revista de Administração. V. 29, n. 4, p , STONER, James ª F. & R. Edwards Freeman. Administração. Prentice-hall do Brasil, Rio de Janeiro, 1995, 533 p. TURRA, Clódia Maria Godoy et. Al. Planejamento de Ensino e Avaliação. Sagra, Porto Alegra, 1992, 11 ed., 307 p.

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Modelo da Série NBR ISO 9000 Modelo da Série NBR ISO 9000 A Garantia da Qualidade requer uma ação coordenada de todo sistema produtivo da empresa, do fornecedor de insumos de

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando?

ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? ISO 9001:2015 Nova versão porque e quando? A publicação prevista para Novembro de 2015 tem como propósito refletir as mudanças no ambiente em que a norma é usada e garantir que a mesma mantenha-se adequada

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000

SÉRIE ISO 14000 SÉRIE ISO 14000 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão ISO 9001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 9001 em sua nova versão está quase pronta Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 9000 foram emitidas pela primeira vez no

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Preparando a Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade Preparando a Implantação de um Projeto Pró-Inova - InovaGusa Ana Júlia Ramos Pesquisadora em Metrologia e Qualidade e Especialista em Sistemas de Gestão da Qualidade 1. Gestão Gestão Atividades coordenadas

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE

CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Maio de 2003 CICLO DE EVENTOS DA QUALIDADE Dia 12/05/2003 Certificação e homologação de produtos, serviços e empresas do setor aeroespacial,com enfoque na qualidade Dia 13/05/2003 ISO 9001:2000 Mapeamento

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS

NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS Sumário NBR ISO 14012 - DIRETRIZES PARA AUDITORIA AMBIENTAL- CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências normativas...2 3. Definições...2 3.1.

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Introdução à ISO 9001:2015

Introdução à ISO 9001:2015 Trilhando o caminho das mudanças da nova versão Clique aqui para para conhecer-me. Introdução à ISO 9001:2015 Apresentar e interpretar As mudanças da norma versão da ABNT ISO 9001:2015 em relação à ABNT

Leia mais

ESTRUTURA ISO 9.001:2008

ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) ESTRUTURA ISO 9.001:2008 Objetivos: Melhoria da norma existente; Melhoria do entendimento e facilidade de uso; Compatibilidade com a ISO 14001:2004; Foco Melhorar o entendimento

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Gestão da Qualidade de periódicos científicos

Gestão da Qualidade de periódicos científicos Gestão da Qualidade de periódicos científicos Silvia Galleti Pesquisadora Científica Instituto Biológico Editora chefe AIB Vice Presidente ABEC Breve apresentação... 1997-atual: Pesquisadora Científica

Leia mais

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente

Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Videoconferência Difusão da Certificação ISO 9001 da Embrapa Meio Ambiente Data: 22 e 24 de março de 2011 Objetivo Difundir a experiência da Embrapa Meio Ambiente com o processo de obtenção da certificação

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos INTERPRETAÇÃO ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade CAPÍTULO: Preâmbulo ISO 9001:2008 0.1 - Generalidades: foi esclarecido que a conformidade com requisitos

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE AULA N.3 Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Qualidade de Software Profa. : Kátia Lopes Silva 1 QUALIDADE DE SOFTWARE Objetivos: Introduzir os três modelos para implementar

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP

Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP Planejamento Avançado da Qualidade Elementos APQP São descritos a seguir objetivos, expectativas e requisitos relativos à documentação dos elementos individuais do APQP Status Report (ver QSV / S 296001

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Noções de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Noções de Engenharia de Produção Curso de Engenharia de Produção Noções de Engenharia de Produção Qualidade Evolução: - Taylor: INSPEÇÃO; - Ford: Metrologia; - 1920: surge o Controle da Qualidade; - 1930: normalização para a Qualidade;

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A expressão ISO 9000 (International Organization for Standardization) designa um grupo de normas técnicas que estabelecem

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO

ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO ASSESSORIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, CONFORME ABNT NBR ISO 9001 E ASSESSORIA EM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 Hall Consult Produtos/ Serviços:

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001. Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Curso: Ciências Biológicas - UFAM

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001. Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Curso: Ciências Biológicas - UFAM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: ISO 14001 Material Didático: IBB 254 Gestão Ambiental / 2015 Conceitos Gerais A gestão ambiental abrange uma vasta gama de questões, inclusive aquelas com implicações estratégicas

Leia mais

ISO 9000-3 3 e ISO 9001

ISO 9000-3 3 e ISO 9001 QUALIDADE DO PROCESSO ISO 9000-3 3 e ISO 9001 Baseado no material do prof. Mario Lúcio Cortes http://www.ic.unicamp.br/~cortes/mc726/ 1 Normas da Série ISO 9000 Introdução ISO 9000 (NBR ISO 9000, versão

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios

Módulo 2. Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Módulo 2 Estrutura da norma ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos 0, 1, 2, 3 e 4/4, Exercícios Norma NBR ISO 9001:2008 - Índice 0 - Introdução 1 - Escopo 2 - Referência Normativa 3 -

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007

ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 ATO NORMATIVO Nº 006 /2007 Dispõe sobre os cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia, e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave ISO14004 uma diretriz ISO 14004:2004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Prof.Dr.Daniel Bertoli Gonçalves FACENS 1 Seu propósito geral é auxiliar as

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000

Correspondência entre OHSAS 18001, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Anexo A (informativo) Correspondência entre, ISO 14001:1996, ISO 9001:1994 e ISO 9001:2000 Tabela A.1 - Correspondência entre, ISO 14001:1996 e ISO 9001:1994 Seção Seção ISO 14001:1996 Seção ISO 9001:1994

Leia mais

Apresentação do Manual de Gestão de IDI

Apresentação do Manual de Gestão de IDI Seminário Final do Projeto IDI&DNP Coimbra 31 de março Miguel Carnide - SPI Conteúdos. 1. O CONCEITO DE IDI (INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO) 2. OVERVIEW DO MANUAL 3. A NORMA NP 4457:2007 4. A

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Função Gerencial. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua

Função Gerencial. Autor: Ader Fernando Alves de Pádua Função Gerencial Autor: Ader Fernando Alves de Pádua 1. INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo levar aos seus leitores à uma aproximação teórica dos estudos da administração empresarial, enfocando a importância

Leia mais