ETNOMATEMÁTICA DAS PROFISSÕES: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA PROFISSÃO DE UM PEDREIRO. Márcio Grego O. Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ETNOMATEMÁTICA DAS PROFISSÕES: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA PROFISSÃO DE UM PEDREIRO. Márcio Grego O. Nascimento"

Transcrição

1 XVII SEMANA DA MATEMÁTICA Ciência, Tecnologia e Comunidade Barra do Bugres-Mato Grosso 02 a 06 de Dezembro de 2016 ETNOMATEMÁTICA DAS PROFISSÕES: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA PROFISSÃO DE UM PEDREIRO Márcio Grego O. Nascimento margreoli@gmail.com Sumária Sousa e Silva Universidade do Estado de Mato Grosso sumariasousa@gmail.com João Severino Filho Universidade do Estado de Mato Grosso joaofilho@unemat.br Resumo Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão de literatura, utilizando uma pesquisa com abordagem qualitativa. Diante disso, foram selecionados trabalhos de teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior- (CAPES) entre os anos de 2013 a 2016 e do acervo de trabalhos do Congresso Brasileiro de Etnomatemática- (CBEM) do ano de Esta pesquisa busca estabelecer a relação entre os conteúdos explicados na teoria em sala de aula e quando são vividos e contextualizados cotidianamente. Neste caso, pelos profissionais da área da construção civil, como o pedreiro. Isso fortalece a importância da Matemática como uma ciência viva e presente em diversas atividades do cotidiano. Palavras-chave: Etnomatemática; Pedreiro; Construção; Geometria 1. Introdução Para D Ambrósio (2004), Etnomatemática é o reconhecimento de que as ideias matemáticas substanciadas nos processos de comparar, classificar, quantificar, medir, organizar, inferir e de concluir, são próprias da natureza humana. Assim, a Matemática é espontânea, própria do indivíduo e moldada pelo meio ambiente natural, social e cultural em que este se insere. Segundo o autor, é possível encontrar elos comuns a todas as Etnomatemáticas e, com a mesma facilidade, estabelecer fatores que as distinguem e as tornem próprias e singulares. Assim cada grupo social tem a sua Matemática. De acordo Disponível em:

2 com Knijnik (1997), desde Platão vê-se que a Matemática tem sido utilizada como selecionador social, como filtro para escolha de elementos úteis a estrutura do poder e exclusão. Os alunos, nos espaços de sala de aula, são conduzidos a memorizar uma Matemática e seus inúmeros axiomas e postulados, e acabam esquecendo que em seu contexto cultural podem entender de uma forma mais dinâmica e simples. Isso cria esse abismo: não perceber a Matemática como uma ciência viva e presente em diversas atividades do cotidiano. maneira: D"Ambrósio continua sua explanação acerca das formas de Matemática, desta Aprender não é mero domínio de técnicas de habilidades, nem memorização de algumas explicações teóricas. Para o autor (IBIDEM. p. 120) a aprendizagem é entendida como [...], a capacidade de explicar, de aprender, de compreender e de enfrentar criticamente situações novas. A Etnomatemática permite o conhecimento de diferentes formas de fazer matemática, utilizadas pelos grupos sociais em suas práticas diárias, na tentativa de resolver e manejar realidades especificas, as quais nem sempre seriam identificáveis sob a ótica da matemática acadêmica (D AMBROSIO, 1993, p. 120, apud HALMENSCHLAGER, 2001, p. 15) Outros pesquisadores demonstram a necessidade, isso fora do contexto escolar, de obter informações que podem ser de grande importância para uma aprendizagem com significado em sala de aula pelos estudantes. Segundo Carraher (2006, p. 27) diferente dos Anais do 5 Congresso Brasileiro de Etnomatemática CBEM 11 a 14 de setembro de 2016, Goiânia, GO. seria de se esperar dentro de uma visão racionalista, pesquisas realizadas por antropólogos e psicólogos tem demonstrados que experiências de vida diária, fora da escola, podem proporcionar oportunidades para a aprendizagem matemática. Em cada profissão existe uma maneira diferente de trabalhar com a matemática, por simples que seja, sempre será realizada com a ajuda da matemática. Neste trabalho será falado especificamente da profissão do pedreiro. A profissão de pedreiro é uma das mais antigas. Desde o início das civilizações humanas, as habitações são erguidas, evidentemente, por pessoas que dominavam a arte da construção. O pedreiro é um profissional contratado ou avulso. Ele atua nas áreas ligadas à construção civil de obras

3 públicas ou privadas, executando alvenarias exteriores e interiores em casas e edifícios; edificando a estrutura de edifícios; revestindo maciços de alvenaria, de pedra, tijolo ou outros materiais, utilizando diversas argamassas. O profissional da área da construção civil precisa conhecer as técnicas para poder manusear suas ferramentas de trabalho. Em decorrência do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, o pedreiro necessita atualizar-se para usar os materiais de modo adequado. Precisa saber ler e interpretar desenhos e outras especificações técnicas; verificar a qualidade do trabalho executado; analisar o plano de execuções de acordo com as dimensões pedidas; enfim, controlar a qualidade da obra. Com base nisso pretende-se utilizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma revisão literária de artigos que abordam a importância da matemática na profissão dos pedreiros seja ela aplicada na teoria ou na prática. 2. Abordagem Metodológica Para a realização deste trabalho realizou-se uma pesquisa ao banco de teses e dissertações Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior- CAPES e ao acervo de trabalhos do 5º CBEM (Congresso Brasileiro de Etnomatemática) entre os dias 10 de Setembro a 10 de Outubro de Onde foram selecionados 03 dos vários trabalhos encontrados. Fez-se a leitura dos trabalhos e foram levados em consideração as seguintes partes: objetivos, sujeitos, contextos e ainda o ano de sua publicação. 2.1 Objetivos, sujeitos e contextos. Trabalho 01- Este trabalho teve como objetivo principal, o desenvolvimento de material didático que explorasse os conceitos geométricos de área e perímetro e escalas presentes no planejamento e na definição de planta e maquete de uma casa a partir de conhecimentos informais de profissionais não especializados da área. O trabalho foi realizado com alunos do ensino médio. Durante a realização deste trabalho foram construídas plantas e maquetes para facilitar a visualização e compreensão dos conceitos geométricos ali aplicados.

4 Trabalho 02 Com o objetivo de investigar a relação que há entre o trabalho desenvolvido pelos pedreiros, participantes da pesquisa, quanto aos conceitos de área e perímetro, e a matemática escolar. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa a entrevista e a observação, tendo em vista o número de não alfabetizados que participariam do estudo. Os participantes, um grupo de pedreiros, residente no Bairro Novo Horizonte na cidade de Senhor do Bonfim-Bahia,foram escolhidos a partir da sua disponibilidade e o processo de produção de dados se dividiu em dois momentos: em um primeiro com todos os 10 sujeitos que aceitaram participar e, em seguida, para delimitar, com os que manifestassem interessem em continuar autorizando, também, as observações. Para esse trabalho, portanto, temos como recorte a prática de dois pedreiros, que foram os que aceitaram participar do estudo. Trabalho 03-Tem por objetivo investigar os procedimentos utilizados por pedreiros na solução de situações que envolvem geometria na cidade de Sumé- PB. É uma pesquisa qualitativa baseada nos conceitos de D Ambrosio(1987). A pesquisa foi realizada com dois pedreiros de Sumé PB com a faixa etária de idade de 50 anos. 3. Resultados A pesquisa que deu origem a este artigo é qualitativa, conforme Gerhardt e Silveira (2009, p. 32), [...] os pesquisadores que utilizam os métodos qualitativos buscam explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores. Dessa forma, efetuou-se uma catalogação de informações relevantes a respeito das principais produções que abordam a etnomatemática e a importância da matemática na profissão de um pedreiro. Para obtenção de dados realizou-se uma pesquisa ao banco de teses e dissertações CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) e ao acervo de trabalhos do 5º CBEM (Congresso Brasileiro de Etnomatemática). Dessa forma, permaneceram no estudo 03 trabalhos relacionados com o tema, os quais são mostrados na Tabela 1.

5 Tabela 1 - Resultado da busca no Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Periódicos da 5º CBEM Fonte de busca Portal de Periódicos da CAPES. 5º CBEM N trabalhos Titulo Autores Ano Instituição Construção Civil e relações geométricas: Um caminho para aprender e ensinar matemática Entre o pedreiro e a geometria : um estudo etnomatemático na cidade de Sumé-Paraíba. 03 Os poetas dos andaimes: os pedreiros e suas experiências com área e perímetro José Donizeti Rodrigues Camila dossantos Batista Feitoza Cleuton dos Santos Silva Américo Junior Nunes da Silva Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar) Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 2016 Universidade do Estado da Bahia (Uneb) De acordo com análise de literatura o trabalho 01 apresentou conceitos geométricos a partir de situações contextualizadas na vida dos alunos. Os mesmos apresentaram interesse e compreenderam a forma lógico-didática sobre a qual a geometria está estruturada e tão presente no cotidiano dos profissionais da construção civil. Já o trabalho 02 a investigação apresenta como conclusão, que a profissão dos pedreiros e suas respectivas funções dentro de um contexto etnomatemático podem servir de grande importância para o ensino e aprendizagem em sala de aula, valorizando os profissionais e interligando essa ponte do exercício da prática com a escola. Por fim o trabalho 03 os resultados mostram que estes profissionais aplicam saberes de natureza matemática particular, de forma prática e intuitiva. Também foi observado que os pedreiros têm a sua matemática que parece ser distante especialmente na forma como se apresenta da matemática formal, embora acredita-se que o dialogo é possível como afirma os princípios da etnomatemática. 4. Considerações finais Embora a profissão de pedreiro seja vista pela grande maioria da sociedade como uma classe de pessoas que possuem poucos conhecimentos escolares, isso inclui a matemática, pode-se concluir, baseado nos trabalhos estudados, que todos os

6 conhecimentos relacionados a matemática que os pedreiros possuem, foram adquiridos na maioria das vezes no desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua profissão, ou seja na prática do dia a dia. 5. Referências CARRAHER, Terezinha; CARRAHER, David; SCHLIEMANN. Na vida dez, na escola zero. 14ª edição, São Paulo: Cortez, D AMBROSIO, U. Prefácio. In BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 FEITOZA, Camila, Entre o pedreiro e a Geometria: um estudo etnomatemático em Sumé- Paraíba, UEPB KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e Resistência: Educação Matemática e Legitimidade Cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, RODRIGUES, José Donizetti -Construção civil e relações geométricas: um caminho para aprender e ensinar UFScar SANTOS, Cleuton ; SILVA, Américo Nunes Os poetas do andaime: Os pedreiros e suas experiências com área e perímetro. Uneb

ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA

ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA ETNOMATEMÁTICA: ENSINANDO A ENSINAR MATEMÁTICA 94824860210 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação matemática Palavras-chave: Matemática escolar; Matemática da vida; Etnomatemática,

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

IDEIAS MATEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS EM PARINTINS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

IDEIAS MATEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS EM PARINTINS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IDEIAS MATEMÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DE CASAS EM PARINTINS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Aldian Gomes Menezes 1 Lucélida de Fátima Maia da Costa 2 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Rodolfo Moreira Cabral, Antonio Carlos Belarmino Segundo Universidade Estadual da Paraíba, rodolfomoreira.16@hotmail.com;

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE

ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE ETNOMATEMÁTICA E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM UMA FEIRA LIVRE Sandra Regina RICCI Mestranda em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás sandraricci@brturbo.com.br

Leia mais

PRÁTICAS EM ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PRÁTICAS EM ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA XVIIIEncontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 PRÁTICAS EM ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Leia mais

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira UEPG joselba@hotmail.com Aline Mendes de Arruda UEPG alimendesa@gmail.com Joseli Almeida Camargo UEPG jojocam@terra.com.br Resumo: A atividade foi desenvolvida

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO

GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO Rubia Oliveira da Silva rubiauesb@hotmail.com Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Marcelo Araujo Lino

Leia mais

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO Aline Cordeiro da Silva 1 acs_uepb@hotmail.com Lincomberg Martins 2 netosume123@hotmail.com José Luiz

Leia mais

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA DE PORIFERA

CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA DE PORIFERA CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA DE PORIFERA Géssica Oliveira Ramos; Josimaria Cardoso de Oliveira; Jéssica da Silva; Paula Idma

Leia mais

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas.

Palavras-chave: Competências; habilidades; resolução de problemas. AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Camilla da Rosa Leandro (Bolsista PUIC) 1 Diva Marília Flemming (Profa. Orientadora) 2 INTRODUÇÃO Na Educação é frequente,

Leia mais

O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA

O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA O QUE DIZEM AS REVISTAS SOBRE AS TIC E O ENSINO DA MATEMÁTICA Emílio Celso de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo emilio.celso@gmail.com Irene Coelho de Araujo Universidade Estadual

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Morais Escola 31 de março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira rcamaral@hotmail.comr Samantha

Leia mais

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA A LEITURA E A ESCRITA NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA Isaías Pessoa da Silva - UEPB, isaias-65@hotmail.com Filomena M. Gonçalves S. C. Moita UEPB, filomena_moita@hotmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO ADITIVO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO ADITIVO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DO CAMPO ADITIVO Yara de Fátima Nascimento Andrade¹ Cleiton de Souza Silva² Universidade Federal da Paraíba (yara_doia@hotmail.com)¹ Universidade

Leia mais

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Freudson Dantas de Lima 1 ; Francisco de Assis Bandeira 2 Mestrando em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DA DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA Laércio Júnior Hartmann 2*, Rosangela Maria Boeno 1 [orientador] 1 Universidade Tecnológica Federal do

Leia mais

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DAS INTERAÇÕES PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Autor: Almir Lando Gomes da Silva (1); Co-autor: Antonio Fabio do Nascimento Torres (2); Coautor: Francisco Jucivanio

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA

LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA na Contemporaneidade: desafios e possibilidades LADOS OPOSTOS E ADJACENTES AOS ÂNGULOS INTERNOS DE PRAÇAS TRIANGULARES: ANALISANDO OS REGISTROS DE ALUNOS DA EJA Marcio Antonio Souza Paim Mestrando em Gestão

Leia mais

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS Artur Torres de Araújo Universidade Federal da Paraíba arturdesume@hotmail.com Georgiano Almeida Ferreira Universidade Estadual da Paraíba george-a-f@hotmail.com

Leia mais

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8

MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 MATEMATICA FINANCEIRA: MODELO DE PAGAMENTOS VIA PRESTAÇÕES MENSAIS. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT8 Renan Fernandes de MORAES Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia

Leia mais

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA

ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA ABORDAGEM A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO MULTIPLICATIVO DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA Hélio Oliveira Rodrigues Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão FAINTVISA Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

O PAPEL DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O PAPEL DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O PAPEL DO LABORATÓRIO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Rodolfo Moreira Cabral; Antônio Carlos Belarmino Segundo Universidade Estadual da Paraíba, rodolfomoreira.16@hotmail.com; Universidade

Leia mais

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II Pollyanna Karollynne Barbosa da Silva; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, karollynne18@hotmail.com Resumo: O presente

Leia mais

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME

PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME PROPOSTA DE EXPERIMETANÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: PREPARAÇÃO DE PERFUME Christiane Marques Rodrigues (1); Wallison Fernando Bernardino da Silva (1); Jefferson Bonifácio Silva (2); Lenilson

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

2016 Curso: Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: Semestre do Curso: 1 - Ementa (sumário, resumo)

2016 Curso: Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: Semestre do Curso: 1 - Ementa (sumário, resumo) PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conteúdos de matemática

Leia mais

PROJETO CUIDE BEM DE MIM: UM RELATO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PROJETO CUIDE BEM DE MIM: UM RELATO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 PROJETO CUIDE BEM DE MIM: UM RELATO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA

Leia mais

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS 1 Arthur Gilzeph Farias Almeida; 2 Samara Araújo Melo. 1 Universidade Federal de Campina Grande, agilzeph@gmail.com; 2 E.E.E.F.M

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA TAXA DE VARIAÇÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E LUCRO DE DOCES ORNAMENTAIS

MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA TAXA DE VARIAÇÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E LUCRO DE DOCES ORNAMENTAIS MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA TAXA DE VARIAÇÃO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO E LUCRO DE DOCES ORNAMENTAIS Jonas Santana Gomes da Silva (1); Hélio Oliveira Rodrigues (2). (1)Estudante do Curso de

Leia mais

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA MÉTODOS E PROCEDIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA Rafaela Luna NASCIMENTO 1, Maria Roberta de Oliveira PINTO 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB.

Leia mais

José Veranildo Lopes da COSTA JUNIOR 1 Josilene Pinheiro MARIZ 2

José Veranildo Lopes da COSTA JUNIOR 1 Josilene Pinheiro MARIZ 2 124 LOPES, Paulo Henrique Moura. A LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS NOS CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DE JUSTIFICATIVA PARA AVALIAÇÃO ORAL A UM USO EFICAZ PARA O FOMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA. Dissertação

Leia mais

Thiago Pereira da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba- Campus I

Thiago Pereira da Silva¹ Universidade Estadual da Paraíba- Campus I DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB PARA O CONTEÚDO DE POLARIDADE. Thiago Pereira da Silva¹ E-mail:thiagoellisson@yahoo.com.br

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Autor: Fernanda Cíntia Costa Matos Universidade Federal do Ceará fcintiacm@gmail.com

Leia mais

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS Walter Pereira do Nascimento Silva wallpsilva@live.com Neemias Manoel

Leia mais

Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada; formação inicial; ensino e aprendizagem.

Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada; formação inicial; ensino e aprendizagem. Revivenciando o Colmeia: reflexões sobre as três células* BRAGA, Cleonice Rocha 1 ; PAES, Ana Kárita Ferreira 2 ; RIBEIRO, José Pedro Machado 3 Palavras-chaves: Educação Matemática; formação continuada;

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN

INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NA INDÚSTRIA CERÂMICA PERUANA/RN Gilberto Cunha de Araújo Júnior 1 Francisco de Assis Bandeira 2 Paulo Gonçalo Farias Gonçalves 3 Eixo Temático: Etnomatemática e a educação

Leia mais

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO 1 CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO Danielle Batista Mestranda em Educação Universidade Federal de Mato Grosso Bolsista Capes Profº. Dr.

Leia mais

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL Matheus Marques de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), marquesmatheusaraujo@gmail.com Gardênia Pereira Brito, Universidade

Leia mais

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ).

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2008-2012). Érica Santana (UFPE) i José Batista Neto (UFPE) ii RESUMO Este artigo apresenta uma síntese integrativa de estudos

Leia mais

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1

COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 COMO O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO TEM SIDO APRESENTADO EM LIVROS DIDÁTICOS DE ANOS INICIAIS 1 Fernanda Lopes Sá Barreto Universidade Federal de Pernambuco fernandasabarreto@gmail.com Rute Elizabete de Souza

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO 23 a 26 de Maio 10 e 11 de Agosto de 2017 https://sesemat.wordpress.com/ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Luana Vieira Ramalho Universidade do Estado

Leia mais

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE CONCEITOS ALGÉBRICOS COM PADRÕES GEOMÉTRICOS E NUMÉRICOS PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE CONCEITOS ALGÉBRICOS COM PADRÕES GEOMÉTRICOS E NUMÉRICOS PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA DE ATIVIDADES SOBRE CONCEITOS ALGÉBRICOS COM PADRÕES GEOMÉTRICOS E NUMÉRICOS PARA ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSAL OF ACTIVITIES ON ALGHERICAL CONCEPTS WITH GEOMETRIC AND NUMERICAL

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário

Cursos Profissionais de Nível Secundário Cursos Profissionais de Nível Secundário Técnico de Apoio à infância e Técnico de Turismo Ano Letivo: 2014/2015 Matemática (100 horas) 10º Ano PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO A1 Geometria Resolução de problemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PROJETO DE PESQUISA A importância do Obeduc à formação de professores: o Polo UFABC Santo André 2017 RESUMO A pesquisa busca desenvolver uma sistematização e síntese dos resultados,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA

ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA ENSINO E APRENDIZAGM DE MATEMÁTICA ATRVÉS DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA Josimar dos Santos Macedo Universidade Estadual da Paraíba UEPB josimarprofmat@bol.com.br Josiel Pereira da Silva Universidade

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 1504 1505 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro - SP) natys_274@hotmail.com

Leia mais

O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS

O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL UTILIZADO PELOS ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER PROBLEMAS Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Mayara de Souza

Leia mais

VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO

VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO MANTOVANI, Alessandra Lima de Moraes (alelimamantovani@hotmail.com); SOUZA, Jessica Martins de (jessicams_almeida@hotmail.com ). Bolsista de Iniciação à

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA Patrícia Melo Rocha 1 Mente Rápida, mrocha.patricia@gmail.com Ana Paula Gomes Barbosa² UEPB, paullag90@live.com Andréia Mendes de Meneses Fragoso³ Mente

Leia mais

Conferência MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PARA A SALA DE AULA

Conferência MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PARA A SALA DE AULA Conferência MODELAGEM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS PARA A SALA DE AULA Vanilde Bisognin 1 Eleni Bisognin 2 Nos dias atuais existe a necessidade de um ensino que permita aos alunos obterem muitas informações

Leia mais

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA

ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA ÂNGULOS O ENSINO DE GEOMETRIA A Geometria desempenha um papel fundamental no currículo escolar, possibilitando ao aluno uma visão do mundo, ao analisar problemas relacionados ao estudo do espaço físico,

Leia mais

A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO

A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL: O USO DA MATEMÁTICA NO TRABALHO DO PEDREIRO Ricardo Oliveira Magalhães 1 George Lucas Santana de Moura 2 1. Introdução Em todos os lugares é possível encontrar a matemática,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1505 / Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1505 / 1506 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0005010A - Fundamentos da Educação Matemática Docente(s) Jose Roberto Boettger Giardinetto Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano

Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Grandezas numéricas em questões de raciocínio combinatório do 6º ao 9º ano Tâmara Marques da Silva Gomes Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE Recife, PE - Brasil tamara_msg@hotmail.com

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS

ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ANA PATRÍCIA PICOLO FÁBIO JOSÉ DE ARAUJO GIOVANA FERREIRA APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS NOVA ANDRADINA - MS MAIO DE 2009 ESCOLA ESTADUAL MARECHAL

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RONDONÓPOLIS-MT Kelly Bomfim Alves de Oliveira - PPGEdu/UFMT/CUR Adelmo Carvalho da Silva - PPGEdu/UFMT

Leia mais

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA PROJETO DE EXTENSÃO NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA Nivelamento em matemática básica PROPOSTA DE TRABALHO É uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem

Leia mais

CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA XVIIIEncontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 CRÔNICAS DA GIOVANNA: BLOG COMO POSSIBILIDADE DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO Maria Luisa da Silva Borniotto (DFE/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Visando uma boa qualidade na comunicação científica, o aluno de graduação precisa

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA I SÉRIE: 2ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSORA: CELINE MARIA PAULEK ANO LETIVO: 2013 EMENTA Metodologia do Ensino

Leia mais

PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012. Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. PORTARIA FAIBI N 014/2012 DE 02/08/2012 Oferta, na FAIBI, o curso de extensão Conteúdos de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O DIRETOR GERAL da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

A MATEMÁTICA NA HUMANIDADE INTRODUÇÃO

A MATEMÁTICA NA HUMANIDADE INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA NA HUMANIDADE Guilherme Zanette (G CLCA - UENP/CJ) Hugo Luiz Santos Oliveira (G CLCA - UENP/CJ) Penha Lucilda de Souza Silvestre (Orientadora CLCA - UENP/CJ) INTRODUÇÃO Neste presente artigo,

Leia mais

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 SANTOS, Alessandra Neckel dos 2 ; GUISSO, Maísa Mayer 3 ; RODRIGUES, Alvori Vidal 4 RESUMO: O presente trabalho é resultado de atividades envolvendo alunos dos anos

Leia mais

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA, DOS MATERIAIS CONCRETOS E DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA GEOMETRIA Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino

Leia mais

Eixo temático 1: Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Práticas Pedagógicas.

Eixo temático 1: Pesquisa em Pós-Graduação em Educação e Práticas Pedagógicas. 1 Contribuições para o Ensino de Função: um panorama a partir de dissertações e teses sobre ensino e aprendizagem com modelagem matemática produzidas no Brasil João Pereira Viana Filho - joão-pvf@hotmail.com

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS

EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS E BÁSICAS Francisco Michell Silva Zacarias Professor da SEE-PB e Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM)- UEPB

Leia mais

ESTUDO DA OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO: DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL À APLICAÇÃO DO ALGORITMO POR ESTUDANTES SURDOS

ESTUDO DA OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO: DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL À APLICAÇÃO DO ALGORITMO POR ESTUDANTES SURDOS ESTUDO DA OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO: DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL À APLICAÇÃO DO ALGORITMO POR ESTUDANTES SURDOS Marcel de Almeida Barbosa Marisa Rosani Abreu da Silveira Evelyn da Silva Soares aprendizagem. Palavras-chave:

Leia mais

POSSÍVEIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS EDUCANDOS

POSSÍVEIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS EDUCANDOS POSSÍVEIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS EDUCANDOS André Ferreira de Lima UEPB andre_lyma@hotmail.com José Edivam Braz Santana UEPB edivamsantana@hotmail.com Flávia Aparecida

Leia mais

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros / Fundação Educacional Montes Claros janinemota@gmail.com João Bosco Laudares Pontifícia

Leia mais

DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DIÁRIO DIALOGADO: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Adenilse Silva de Jesus Fatima Aparecida da Silva Iocca Rejane Riggo de Paula INTRODUÇÃO

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Currículo integrado.

Resumo Aula-tema 03: Currículo integrado. Resumo Aula-tema 03: Currículo integrado. Vimos até agora a necessidade de transformar a escola, de aprender a relacionar conhecimentos e de interpretar e solucionar problemas reais. O que veremos nesta

Leia mais

OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES

OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES OS USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS E MEDIDAS EM SITUAÇÕES ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES Alina Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco spin@ufpe.br Juliana Ferreira Gomes da Silva Universidade Federal

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas.

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO Jéssica

Leia mais

Palavras- chaves: Geometria das abelhas, Formato hexagonal dos favos de mel, Ensinoaprendizagem.

Palavras- chaves: Geometria das abelhas, Formato hexagonal dos favos de mel, Ensinoaprendizagem. EXPLORANDO O FORMATO HEXAGONAL DOS FAVOS DE MEL DAS ABELHAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Rômulo Alexandre SILVA romulo_celia@hotmail.com Cinthia Sany França XAVIER cinthiasany@gmail.com Ayze Jammylle

Leia mais

O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL?

O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL? O QUE OS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UEPB ENTENDEM SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL? Thayrine Farias Cavalcante thayrinec@gmail.com Victor Batista de Lima victorvbl@hotmail.com

Leia mais

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE MAPAS NO CARIRI PARAIBANO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO - PIBID. ED DO CAMPO CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Fabiano Custódio de Oliveira 1 (UFCG); Maria José Barros da Silva (UFCG); Ranieli

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA. Palavras-chave: Origami, Educação Matemática, Ferramenta Metodológica.

USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA. Palavras-chave: Origami, Educação Matemática, Ferramenta Metodológica. USO DO ORIGAMI COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE MATEMÁTICA Renato dos Santos Diniz Universidade Federal da Paraíba (UFPB) diniizmat@gmail.com Josyclesio Lima da Silva Universidade Estadual da

Leia mais

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO ESTRUTURA ADITIVA: UM ESTUDO REFLEXIVO COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Marinalva L. Oliveira (1), Maria Eduarda O. Melo (1) (1) Campus Mata Norte-UPE;

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES

TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES TABELA PERIÓDICA: OS ALIMENTOS E SUAS COMPOSIÇÕES QUÍMICAS- MITOS E VERDADES Nadja Batista dos Santos; Fernanda Paula da Silva Oliveira; Mônica Dias de Souza Almeida; INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP A GEOMETRIA DO CALEIDOSCÓPIO Vitor Hugo Matias dos Santos (vitorhm@ime.usp.br) 1 Resumo O estudo das transformações geométricas planas na Educação Básica

Leia mais

GT - 9 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Janaildo Soares de Sousa Universidade Federal do Ceará UFC

GT - 9 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Janaildo Soares de Sousa Universidade Federal do Ceará UFC A DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ÊXITO DOS ALUNOS NAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA - OBMEP: O CASO DO MUNICÍPIO DE PAULISTA PB GT - 9 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Janaildo Soares

Leia mais

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício.

Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. Para uma análise do livro didático de química proposto pela SEED, por meio de processos cognitivistas, primeiro faremos um pequeno exercício. A CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS Seu estudo é de

Leia mais

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014 A CONTEXTUALIZAÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA BARROSO, Poliana Polinabarroso@saocamilo-es.br BICALHO, Alessandro Erick alessandrobicalho@saocamilo-es.br

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 Yasmini Cristina Vernilo Pinatti; Isabella Alves Brunetti; Ana Laura

Leia mais