Informativo Cartsys Notas versão CENSEC: Central Notarial de Serviços eletrônicos Compartilhados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo Cartsys Notas versão CENSEC: Central Notarial de Serviços eletrônicos Compartilhados."

Transcrição

1 Informativo Cartsys Notas versão CENSEC: Central Notarial de Serviços eletrônicos Compartilhados. O login do sistema somente poderá ser efetuado com certificado digital e o usuário esteja previamente cadastrado. Os informes devem ser efetuados quinzenalmente: 1ª quinzena do dia 01 até o dia 15 fechamento no dia 20 2ª quinzena do dia 16 até o dia 30 ou 31 fechamento no dia 05 Observação: No CENSEC a manutenção e ou/fechamento só poderá ser efetuado no próximo dia útil, ou seja, o fechamento e a realização de manutenção de carga não poderão ser executados no mesmo dia em que o upload for efetuado. Após o fechamento não é possível movimentar determinado período. Caso tenha ocorrido algum lapso de informação, o usuário deverá utilizar a opção estorno para abertura do período e, após, fazê-lo por meio de manutenção de cargas. O CENSEC será constituído dos seguintes módulos: CEP: Central de Escrituras e Procurações RCTO: Registro Central de Testamento Online CESDI: Central de Escritura de Separações, Divórcios e Inventários 1- CEP: Central de Escrituras e Procurações 1-1 Escrituras e procurações que devem ser informadas para CEP Ata Notarial Escrituras Procuração Procuração para Fins Previdenciários Renúncia Revogação Substabelecimento Observação: Para os atos de Escritura com Natureza de Rerratificação ou atos de Revogação, Renúncia e Substabelecimento será necessário também informar os dados do ato anterior (cartório que lavrou o ato, livro e folha). Lembrando que para estes atos o cartório deverá enviar também a cópia do ato digitalizada pelo sistema. Para configuração do CEP. 1- Modelos dos atos 2- Condição das partes envolvidas. 1-2 o usuário clicará em menu arquivos modelos dos atos aparecerá a seguinte tela:

2 O usuário preencherá no campo CENSEC o grupo que pertence (CENSEC CEP, CENSEC CESDI OU CENSEC RCTO): Ao preencher o campo CENSEC CEP aparecerá uma caixa de escolha chamada (Tipo do Ato) para ser preenchida como mostra na tela abaixo: Preenchendo o tipo do ato (escritura) aparecerá uma caixa de escolha (Natureza do Ato) para ser preenchida, como mostra a tela abaixo:

3 Observação: Somente no tipo do ato escritura aparecerá a tela de natureza do ato para ser preenchida Campos obrigatórios no cadastro do indicador pessoal para o CEP: Nome da parte CPF da parte/cnpj RG/RNE/OU OUTROS 1-4 Condição das partes envolvidas: Qualidades que podem ser utilizadas em qualquer ato: Outorgado Outorgante Interveniente Usufrutuário (contempla as partes existentes para reserva, instituição e renúncia) Observação: Para cada ato deve ser incluída pelo menos uma parte, independe da qualidade assumida, exceto para os atos do tipo ATA NOTARIAL, para estes é possível incluir o ato sem informar nenhuma parte. Clicando no menu arquivos condição das partes envolvidas aparecerá a seguinte tela:

4 O usuário deverá pesquisar a parte (ex: outorgado) e no campo qualidade da parte (CENSEC) selecionar a parte desejada. Outro exemplo: na procuração temos mandatário e o mandante, na condição mandante seleciono a qualidade da parte (CENSEC) como Outorgante. Dentro da minuta na opção CENSEC CEP E RCTO: A opção Informação sobre o ato lavrado anteriormente é para quando o escrevente desconhece o cartório ou a origem do mesmo no caso de REVOGAÇÃO, RENÚNCIA, SUBSTABELECIMENTO E ESCRITURA DE RERATIFICAÇÃO. Lembrando que para estes atos o cartório deverá enviar também a cópia do ato digitalizada pelo sistema. Possuindo os dados todos os campos abaixo são obrigatórios. Como se verifica na tela abaixo. Nos outros tipos de escritura aparecerá na tela CENSEC CEP E RCTO a tela somente com o valor jurídico dos atos. O valor informado aqui deve ser o valor descriminado no ato, e não o valor pago pela lavratura do ato.

5 2- RCTO Registro Central de Testamento Online 2-1 Na RCTO devem ser informados somente os atos refrentes a testamentos: São eles: Aditamento Testamento Cerrado Revogação Testamento Testamento com Revogação Testamento sem Conteúdo Patrimonial 2-2 No RCTO devem ser enviados apenas os dados do testador. 2-3 Primeiro procedimento no sistema. Acessar o Menu arquivos, opção Condição das Partes Envolvidas O usuário deverá inserir a condição Testador(a): conforme mostra tela abaixo No cadastro de Modelo dos Atos o usuário deverá incluir o tipo do testamento conforme mostra tela abaixo:

6 No preenchimento do testamento, caso seja de Revogação será necessário o preenchimento dos dados referente ao ato que está sendo revogado. Dessa forma será habilitada a aba CENSEC CEP RCTO. Sendo conhecido, todos os campos são obrigatórios. 2-4 Campos obrigatórios no cadastro do indicador pessoal para o RCTO: Nome do testador CPF do testador RG/RNE/ou OUTROS Data de Nascimento do testador Nome da Mãe 3- CESDI Central de Escrituras, Separações, Divórcios e Inventários. Na CESDI deverão ser informados os atos referentes às separações, divórcios e inventários. São eles: Conversão de separação em Divórcio Divórcio Direto Inventário Reconciliação Retificação Separação Sobrepartilha

7 Primeiramente o usuário entrará no modelo dos atos para criar os modelo e vincular o ato no CENSEC, se já possuir o modelo cadastrado somente incluir o tipo do ato ao CENSEC. Procedimento: Acessar o menu Arquivo, opção Modelo dos atos. Incluir conforme tela abaixo: Em seguida o usuário deverá verificar no cadastro da condição das partes envolvidas todas as condições vinculadas a esta central, preenchendo o campo Qualidade da parte (CENSEC), conforme mostra exemplo na tela abaixo. Nos atos de Separação, divórcio direto, conversão de separação em divórcio os campos obrigatórios são: Data do casamento Regime de bens Quantidade de filhos maiores Data do nascimento Local de nascimento UF do local de nascimento Local de residência UF local de residência Município Sexo OBSERVAÇÃO: Em ambos os modelos Separação, divórcio direto, conversão de separação em divórcio devem conter no mínimo três partes e todas no cadastro do indicador pessoal o seu

8 preenchimento terá que constar todas as informações acima citadas como obrigatórias. Vamos analisar cada uma: 3-1 CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO EM DIVÓRCIO Colocar no modelo dos atos que o modelo será enviado para o CENSEC e preencher o tipo do ato. Cadastro da Condição das Partes Envolvidas: O usuário terá que preencher na condição das partes a qualidade (CENSEC). Separando(a) Advogado Cessionário/adjudicatários Cedente Interveniente Anuente Caso o usuário no seu modelo utilize outra condição; é só entrar neste cadastro e marcar na qualidade da parte do (CENSEC) a qual parte deverá estar vinculada. Ex. se o usuário usa a condição outorgante/outorgado na qualidade da parte do CENSEC deverá incluir a parte divorciando(a), conforme mostra tela abaixo.

9 PARA SER ENVIADO PARA O CENSEC O MODELO CONVERSÃO DE SPERAÇÃO EM DIVÓRCIO NA MINUTA, O USUÁRIO TERÁ QUE INCLUIR NO MÍNIMO TRÊS PARTES, SENDO UM E DOIS DIVORCIANDOS. O PROCEDIMENTO DE INCLUSÃO NO MODELO DOS ATOS E DA CONDIÇÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS SERÁ REALIZADO PARA TODOS OS TIPOS. A mudança que ocorrerá é somente na quantidade de parte vinculada e de partes que podem conter em cada ato específico. 3-2 DIVÓRCIO DIRETO - poderá conter as seguintes partes. DIVORCIANDO No mínimo deverá conter três partes que são um advogado e dois divorciando(a). 3-4 SEPARAÇÃO: poderá conter as seguintes partes: SEPARANDO(A) No mínimo deverá conter três partes que são um advogado e dois separando(a). 3-5 RECONCILIAÇÃO: poderá conter as seguintes partes: RECONCILIANDO(A)

10 No mínimo deverá conter três partes que são um advogado e dois reconciliando(a). 3-6 INVENTÁRIO: poderá conter as seguintes partes: FALECIDO VIUVO(A) HERDEIRO(A) No mínimo deverá conter duas partes que são um advogado e falecido. No mínimo deverá conter três partes que são um advogado e dois reconciliando(a). 3-7 SOBREPARTILHA: poderá conter as seguintes partes: FALECIDO VIUVO(A) HERDEIRO(A) DIVORCIANDO(A) No mínimo deverá conter duas partes que são um advogado e um falecido ou divrociando. 3-8 RETIFICAÇÃO: poderá conter as seguintes partes: DIVORCIANDO SEPARANDO FALECIDO VIUVO(A) HERDEIRO(A) Os atos de retificação deverão conter no mínimo uma parte registrada, independente da qualidade informada.

CENSEC Manual do Usuário CEP Central de Escrituras e Procurações

CENSEC Manual do Usuário CEP Central de Escrituras e Procurações CENSEC Manual do Usuário CEP Central de Escrituras e Procurações Versão 1.0 Objetivo: o objetivo desse documento é apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis e a maneira de utilizar

Leia mais

Manual do CENSEC para a equipe do Suporte.

Manual do CENSEC para a equipe do Suporte. Manual do CENSEC para a equipe do Suporte. Verificar se o sistema está atualizado: A partir das versões Módulo Tabelionato: 2.2.0.25 e Módulo Administração: 2.2.0.42. Os recursos do CENSEC estarão no sistema.

Leia mais

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012 Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012 Agenda 2 Provimento nro 18 Sobre as Centrais e seus respectivos dados Prazos para envio Como enviar o arquivo no site da CENSEC Como gerar o arquivo no Notar

Leia mais

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados CENSEC é um sistema administrado pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal - CNB-CF - cuja finalidade é gerenciar banco de dados com informações

Leia mais

CESDI Central de Escrituras de Separações, Divórcios e Inventários e Partilhas 2. CEP Central de Escrituras, Procurações e Substabelecimentos 5

CESDI Central de Escrituras de Separações, Divórcios e Inventários e Partilhas 2. CEP Central de Escrituras, Procurações e Substabelecimentos 5 Caros Colaboradores, Pedimos que leiam o texto abaixo para o correto cadastro dos atos notariais a serem informados ao Colégio Notarial do Brasil, de modo a minimizar os erros no envio das informações

Leia mais

Trâmite de Certidões Manual do usuário

Trâmite de Certidões Manual do usuário 1 Trâmite de Certidões Manual do usuário Desenvolvido por: Renan Luis Gonçalves Soares Versão: 1.0 Equipe responsável: Setor de Tecnologia da Informação 2 3 Controle de Versão de Documento Versão Data

Leia mais

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012. A empresa Sky Informática CENSEC 22/11/2012

Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012. A empresa Sky Informática CENSEC 22/11/2012 Treinamento da CENSEC 24 de novembro de 2012 A empresa Sky Informática 3 22 anos de experiência, atuando única e exclusivamente neste segmento. mais de 6.600 usuários. mais de 950 sistemas instalados em

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Boletim de Atualização Notas CE Versão 2.374

Boletim de Atualização Notas CE Versão 2.374 Release 1 Boletim de Atualização Melhoria O que há de novo e o que foi alterado? Foram realizadas alterações para adaptar o sistema para envio das informações ao E-Selo CE. Foi criada a preferência Habilitar

Leia mais

Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2

Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2 Normatização: Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2 Provimento nº 38/2014 do Conselho Nacional de Justiça Art. 3º - IV. CRC - e-protocolo ferramenta destinada ao envio de documentos eletrônicos

Leia mais

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.:

Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de D.J.: Provimento CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA CNJ nº 18, de 28.08.2012 D.J.: 29.08.2012. Dispõe sobre a instituição e funcionamento da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC. A

Leia mais

Direito Notarial e Registral

Direito Notarial e Registral Revista de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo Ano III n o 24 abril de 2017 CENSEC Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados Sinoreg/ES inicia série sobre cada um dos sistemas

Leia mais

MANUAL E-PROCESS CONTRIBUINTE PELO SERVIDOR FAZENDÁRIO INCLUSÃO DE PROCESSOS

MANUAL E-PROCESS CONTRIBUINTE PELO SERVIDOR FAZENDÁRIO INCLUSÃO DE PROCESSOS MANUAL E-PROCESS CONTRIBUINTE PELO SERVIDOR FAZENDÁRIO INCLUSÃO DE PROCESSOS 1 Ao acessar o servidor fazendário, selecionar a opção e-process, conforme demonstrado na tela abaixo: Aparecerá o menu para

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

PROVIMENTO CG N 07/2013

PROVIMENTO CG N 07/2013 PROVIMENTO CG N 07/2013 Altera o Provimento CG n.º 40/2012 e a redação do capítulo XIV das Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça. O Desembargador JOSÉ RENATO NALINI, Corregedor Geral da Justiça

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado do Mato Grosso do Sul Manual do Cartório Versão 22/03/2018 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Acesso a Central:... 3 3. Validando Comunicações de Venda....

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

Solicitação de Cadastro de Instituição

Solicitação de Cadastro de Instituição Solicitação de Cadastro de Instituição Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 1.2 Equipe suporte

Leia mais

-aprimorar tecnologias com a finalidade de viabilizar os serviços notariais em meio eletrônico;

-aprimorar tecnologias com a finalidade de viabilizar os serviços notariais em meio eletrônico; PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A CENSEC Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados ADMINISTRATIVAS O QUE É A CENSEC? Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados - CENSEC publicada

Leia mais

Tabelionato de Notas

Tabelionato de Notas Escritura Simples Manual do Tabelionato de Notas 1 Sumário Apresentação... 3 Acesso ao Escritura Simples... 4 Configurações iniciais... 6 Aviso de Solicitação de Escritura... 14 Efetuar o login no sistema...

Leia mais

VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO

VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO JUCESC FÍSICO ARQUIVO AUTENT. ANÁLISE CDP EXPEDIÇÃO JUCESC DIGITAL VIABILIDADE DBE RE PROTOCOLO ANÁLISE AUTENT. RE possui assinador digital com certificação digital A3. Aplicação

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH

Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Manual orientativo para formalização do processo Multimarcas via site CNH Índice Área do Cliente Acompanhamento de processos Identificação de Cotas Solicitação de liberação de crédito Pendências para análise

Leia mais

PassoaPasso para o EFD-Reinf

PassoaPasso para o EFD-Reinf PassoaPasso para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações A partir da versão 10.0A-18 do módulo Domínio Escrita

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43

Manual de Apoio. Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental. Versão Janeiro /01/ :43 Manual de Apoio Cadastro de Solicitação de Licenciamento Ambiental Versão Janeiro.0 07 4/0/07-09:43 SOL - Solicitação Online de Licenciamento O empreendedor cadastra uma solicitação no SOL incluindo: Entrada

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Configuração Layout CNAB. Sumário

Configuração Layout CNAB. Sumário Configuração Layout CNAB Sumário Configuração Layout CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Banco utilizado... 2 2.

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Informativo CartSys - Controle de Cartório de Imóveis Versão /

Informativo CartSys - Controle de Cartório de Imóveis Versão / Informativo CartSys - Controle de Cartório de Imóveis Versão 2.10.6.1 / 2.10.6.2 Necessidade de atualização / Prioridade: OBRIGATÓRIA / ALTA Liberação de versão para os Estados: AM, GO, MG Justificativa:

Leia mais

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado de Minas Gerais. Manual do Cartório

Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado de Minas Gerais. Manual do Cartório Central de Comunicação de Venda de Veículos do Estado de Minas Gerais Manual do Cartório Versão 18/12/2018 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Acesso a Central:... 3 3. Acessando o Client ID e Secret ID...

Leia mais

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0

Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação. Versão 1.0 Manual de Uso do Sistema da CBDS Painel Filiada - Federação Versão 1.0 Sumário 1. Visão Geral do Sistema 2. Acesso ao sistema da CBDS - Painel Filiada 3. Painel Filiada para as Federações (Filiação Direta)

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2014 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Manual do Tabelionato de Notas

Manual do Tabelionato de Notas Manual do Tabelionato de Notas para emissão de guias de recolhimento ao FUNREJUS 1 Manual do Tabelionato de Notas PARA EMISSÃO DE GUIAS DE RECOLHIMENTO AO FUNREJUS Versão 01.15 1. Emissão de guias de recolhimento

Leia mais

Tutorial. Conselho de Escola

Tutorial. Conselho de Escola Tutorial Conselho de Escola Este tutorial apresenta o passo a passo para a utilização do módulo Conselho de Escola para as escolas. Os perfis que possuem acesso a esse módulo na escola são: Diretor Vice-diretor

Leia mais

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 O SNGPC Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações,

Leia mais

Passo a Passo para o EFD-Reinf

Passo a Passo para o EFD-Reinf Passo a Passo para o EFD-Reinf Como enviar as informações para o EFD-REINF*? * EFD-REINF Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações No módulo Domínio Escrita Fiscal, já estão disponíveis

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Central de Testamentos

Central de Testamentos ANOREG/SC Central de Testamentos Manual para Comunicação de Testamentos e Requisição de Certidões Gildonei Mendes Anacleto Junior 12/07/2012 Versão 1.0 Sumário Orientações gerais... 2 Procedimentos Básicos

Leia mais

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS 1 Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS A OAB/RJ confeccionou esse roteiro para facilitar o aprendizado do uso do sistema e traz dicas e informações que não constam

Leia mais

CONVERJ Execução Folha de Pagamento

CONVERJ Execução Folha de Pagamento 1 CONVERJ Execução Folha de Pagamento Proponente Versão 1.4 Maio/2016 2 Sumário 1 Inclusão de Folha de Pagamento Via Remessa Eletrônica... 3 1.1 Gerenciar Processo de Compra de Folha de Pagamento... 3

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES LOGANDO... Abrir o aplicativo Interbind, tocando no ícone na tela do smartphone O campo e-mail aparecerá preenchido Inserir senha Entrar Selecionar Condomínio e perfil

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO ADVOGADOS E PROCURADORES

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO ADVOGADOS E PROCURADORES PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 ADVOGADOS E PROCURADORES Esse documento tem como objetivo apresentar as novidades da versão 1.7.1.5 do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), liberada em 31/08/2015.

Leia mais

Proposta de Banca no Portal

Proposta de Banca no Portal Proposta de Banca no Portal Após a entrega do ofício de composição de banca de defesa impresso na secretaria do PPG (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Composição Banca Defesa de

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

Primeiros Passos. Baixar e Instalar o Sistema

Primeiros Passos. Baixar e Instalar o Sistema Primeiros Passos Baixar e Instalar o Sistema Acesse o site do Programa de Apoio ao Estudante e Iniciação Profissional (PAE) desenvolvido pela Fortes Tecnologia, disponível em: ,

Leia mais

Índice. Página 2 de 77

Índice. Página 2 de 77 Página 1 de 77 Índice 1) Entenda o manual... 3 2) Conheça o SCPC... 4 3) Autenticação no sistema... 5 4) Ícones e botões... 8 5) Itens de menu... 10 5.1) Promoções Comerciais... 10 5.2) Cadastro de Solicitante...

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Configurações Gerais SNGPC - Manual

Configurações Gerais SNGPC - Manual Configurações Gerais SNGPC - Manual Assista o vídeo explicativo para geração do arquivo do SNGPC O SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados é um instrumento informatizado para

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.1 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE.

Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE. Procedimentos para realizar cadastro e procuração no sistema empregador web do Ministério do Trabalho e Emprego MTE. O Sistema SD - Empregador Web foi criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego MTE,

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade de São Roque

Manual do Professor da Faculdade de São Roque 1 Manual do Professor da Faculdade de São Roque 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6 MINHAS

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Sistema Cartosoft Módulo DAP Eletrônica Recompe - MG

Sistema Cartosoft Módulo DAP Eletrônica Recompe - MG Sistema Cartosoft Módulo DAP Eletrônica Recompe - MG Manual do usuário Data: 04/09/2018 Versão documento: 1.0 Prefácio 1. INTRODUÇÃO - DAP ELETRÔNICA RECOMPE MG... 03 2. ENVIANDO A DAP ELETRÔNICA... 03

Leia mais

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Para acessar o Peticionamento Eletrônico é necessário utilizar o e-mail e a senha do gestor de segurança. Preencha

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

Manual do Professor da Faculdade

Manual do Professor da Faculdade 1 Manual do Professor da Faculdade Barão de Piratininga 2 Sumário ACESSANDO O NOVO PORTAL UNIESP...3 Selecionando o Contexto...4 Tela inicial no novo Portal...6 QUADRO DE HORÁRIOS...6 DIÁRIO DE CLASSE...6

Leia mais

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão

CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão CAEX Administração 1 Gestão de Ações de Extensão Acesse o CAEX no link: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/ Escolha a opção: Ambiente de Administração 2 Login O seu Login e Senha são os mesmos utilizados

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP. Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico

Guia de Implantação Bluesoft ERP. Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico Guia de Implantação Bluesoft ERP Movimentação de Locais de Estoque CD COM e SEM Endereçamento Logístico Guia de Implantação MOVIMENTAÇÕES DE LOCAIS DE ESTOQUE (CD) O objetivo deste GUIA é auxiliar os profissionais

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS (CGRH) CENTRO DE PAGAMENTO (CEPAG) Manual de Dados Pessoais Sistema GDAE São Paulo SP 2017 ÍNDICE 1 Inserção de Dados Cadastrais do Servidor... 03 2 Alteração dos

Leia mais

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES

SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES SÍNDICO e SUBSÍNDICO CONFIGURAÇÕES LOGANDO... Abrir o aplicativo Interbind, tocando no ícone na tela do smartphone O campo e-mail aparecerá preenchido Inserir senha Entrar Selecionar Condomínio e perfil

Leia mais

Manual do Docente Caderneta Eletrônica

Manual do Docente Caderneta Eletrônica Manual do Docente Caderneta Eletrônica PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 ÍNDICE 1. Principais Conceitos... 4 2. Acessando o SIG@... 4 3. Navegação e Preenchimento... 5 3.1 Tela principal da Caderneta...

Leia mais

Manual do Módulo do Fabricante

Manual do Módulo do Fabricante PROJETO SAT-ISS SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS Manual do Módulo do Fabricante Versão: 1.01 (27/05/2014) Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse:

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD)

Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) Manual Escrituração Contábil Digital (ECD) JUNHO/2013 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema ECD... 3 3. Gerar Arquivo... 5 3.1. Anexar Arquivo RTF... 7 3.2. Gerando Arquivo... 8 4. Signatários...

Leia mais

ENVIO AUTOMATIZADO DE S EMISSOR NFE ADVANCED

ENVIO AUTOMATIZADO DE  S EMISSOR NFE ADVANCED ENVIO AUTOMATIZADO DE E-MAILS EMISSOR NFE ADVANCED Cadastrando E-mails de clientes Para iniciar o funcionamento da ferramenta de envio automático de E-mails, utilizando o emissor NFe Advanced, teremos

Leia mais

Boletim de Atualização Notas Versão 2.388

Boletim de Atualização Notas Versão 2.388 Notas Versão 2.388 Release 3 Boletim de Atualização Foi realizada correção no calculo das custas para que não acrescente R$0,01 a mais. Foi realizada correção para que a folha adicional referencie o ato

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

A outra opção é acessar a página do aplicativo com seu celular : Inschool.com.br/instalar e clicar no ícone da loja do seu celular.

A outra opção é acessar a página do aplicativo com seu celular : Inschool.com.br/instalar e clicar no ícone da loja do seu celular. 1 ) Instalação O aplicativo inschool já está disponível para Android, ios e Windows Phone, para baixá-lo acessar a loja de aplicativos do seu celular e pesquisar por inschool, no caso de Android e ios

Leia mais

Tutorial. Concessão de Login/Perfil para usuários de outras redes de ensino ESCOLA MUNICIPAL/PRIVADA/TÉCNICA

Tutorial. Concessão de Login/Perfil para usuários de outras redes de ensino ESCOLA MUNICIPAL/PRIVADA/TÉCNICA Tutorial Concessão de Login/Perfil para usuários de outras redes de ensino ESCOLA MUNICIPAL/PRIVADA/TÉCNICA Sumário 1 Acesso... 3 2 Pesquisa do Usuário para verificar se já possui cadastro e vinculação

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO

TUTORIAL PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHO 1) Acesse o Portal de Evento do IFRS em http://eventos.ifrs.edu.br e role a página até chegar na Semana de Educação, Ciência e Cultura Campus Bento Gonçalves. Clique em Acessar a conferência. 2) Ao abrir

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

Passo a passo para cadastramento do concurso no site

Passo a passo para cadastramento do concurso no site Passo a passo para cadastramento do concurso no site Um dos pontos essenciais para a realização do concurso é justamente o cadastro no site. Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e garantir

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

Erros e Soluções para esocial

Erros e Soluções para esocial Erros e Soluções para esocial Arquivo XML gerado não foi válidado pelo Schema XSD. Falha na análise do elemento natrubr Ao enviar o Registro S 1010 - TAbela de Rubricas o aplicativo do Governo retorna

Leia mais

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET Ao selecionar o menu "Cobrança", o usuário poderá realizar operações como inclusão de boleto, emissão de 2ª via, baixa, prorrogação, abatimentos e ainda, consultar os boletos,

Leia mais

Passo a Passo para o esocial

Passo a Passo para o esocial Passo a Passo para o esocial Como enviar as informações para o esocial*? * esocial Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas A partir da versão 10.0A-15 atualização

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

Manter Comissão. de Seleção

Manter Comissão. de Seleção MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Manter Comissão Abertura Automática

Leia mais

Manual Central de Sinal Público - Tradutores. Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça

Manual Central de Sinal Público - Tradutores. Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça Normatização: Manual Central de Sinal Público - Tradutores Provimento nº 62/2017 do Conselho Nacional de Justiça Art. 4º Os titulares do serviço notarial e de registro são autoridades apostilantes para

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais