Avaliação na Educação Infantil: uma análise da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação na Educação Infantil: uma análise da"

Transcrição

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS WANIA CRISTINA TEDESCHI RAMPAZZO Avaliação na Educação Infantil: uma análise da prática pedagógica PUC-CAMPINAS 2006

2 WANIA CRISTINA TEDESCHI RAMPAZZO Avaliação na Educação Infantil: uma análise da prática pedagógica Monografia com exigência parcial parte final da disciplina Avaliação Psicopedagógica ( trabalho de conclusão de curso ( TCC), para obtenção de créditos no curso de Especialização em Educação e Psicopedagogia da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, sob a orientação da Profª Drª Maria Helena Melhado Stroili. PUC-CAMPINAS 2006

3

4 Dedico este trabalho a todos os professores de educação infantil, para que possam usufruir de Informações atuais e dar continuidade aos estudos sobre a avaliação.

5 Agradecimentos À Profª. Drª. Maria Helena Melhado Stroili Orientadora de meus trabalhos referente a monografia, pelo apoio, atenção e paciência. À Profª. Drª Mara Regina de Sordi Pela dedicação e exemplo de pessoa compromissada com a educação. Às demais Profªs do curso de Psicopedagogia Pelo esforço e dedicação às aulas que resultaram neste trabalho.

6 Resumo Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi. Avaliação na educação infantil: uma análise da prática pedagógica. Campinas, f. Monografia Curso de Pós-Graduação latu-sensu em Psicopedagogia e Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Este trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a importância da avaliação, hoje, nos estabelecimentos de ensino, inclusive na educação infantil a quem não se atribui conceitos ou notas, mas que através de relatórios e registros avalia-se o desenvolvimento infantil sob um olhar subjetivo. Esta subjetividade está ligada a formação dos professores e a instituição a que estão servindo. O fenômeno da avaliação assusta os educadores, pois temem rotular seus alunos, criando certos estigmas que os acompanharão por toda a vida escolar. Enfim, não é um trabalho estanque. Avaliar faz parte do cotidiano de nossas escolas e sempre estará na pauta das discussões, seja em qualquer esfera, desde a educação infantil até o ensino superior. Palavras-chave: avaliação - registros - educação infantil - subjetividade.

7 Abstract Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi. Evaluation in Kindergarten: an analysis of pedagogical practices. Campinas, f. Monografia Curso de Pós-Graduação latu-sensu em Psicopedagogia e Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, This work was conducted with the purpose of knowing the importance of evaluation, nowadays, in all kind of schools, including kindergarten, where it is not attributed concepts or grades, but it is throught reports and records that it is evaluated all the child development on a personal perspective. This personal perspective is conected to the teacher s performance and the specific school they are working. The evaluation s phenomenon scares the teachers, because they are afraid in classifying their students, creating some stigma that will follow them for all their schoolarship life. Finally, this is not a finished work. The evaluation is part of our schools s routine, and it ever will be present in the debates, even in any context, since the kindergarten until the university. Keywords: evaluation kindergarten records - personal perspective.

8 SUMÁRIO 1. Introdução Base Teórica Metodologia Caracterização dos Sujeitos Discussão dos dados obtidos Atuação psicopedagógica Considerações Finais Referências Bibliografia Consultada ANEXOS Anexo A... 28

9 3 1. Introdução Analisar o tema da Avaliação não é um assunto novo, pois a avaliação está inserida no cotidiano escolar de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, porém pesquisar sobre as práticas pedagógicas que determinam a avaliação na Educação Infantil é o que direcionará esta pesquisa. O interesse pelo tema decorre de minha experiência profissional de quinze anos atuando como professora de educação infantil. Atualmente, sou professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Campinas na educação infantil, a qual vem pesquisando junto com seus educadores o tema da avaliação e a importância do registro do desenvolvimento dos alunos. Cada Unidade Escolar, durante o ano letivo de 2006, deverá elaborar a sua forma de registro da avaliação do desenvolvimento infantil, seja através de relatórios descritivos ou roteiros pré-estabelecidos.. A avaliação na Educação Infantil é uma exigência legal e faz parte do planejamento escolar, porém a forma como ela deve ser registrada não é especificada, dando margem a interpretações variadas. Antes de entrar no mérito da questão, é importante ressaltar a importância do direito à Educação Infantil que, pela primeira vez na história de nosso país é considerada a primeira etapa da educação básica, segundo a Constituição Federal, título III, do Direito à Educação e do Dever de Educar, art. 4, IV, que afirma O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de (...) atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade. Sobre a quem compete oferecer a Educação Infantil diz a constituição no título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, art. 11, V, considera-se que: Os municípios incumbir-se-ão de (...) oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas(...).

10 4 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, explicita no art. 30, capítulo II, seção II que: A educação infantil será oferecida em: I creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade; II pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos. Esta lei estabelece o vínculo entre o atendimento às crianças de zero a seis anos e a educação. Ao analisarmos as práticas pedagógicas que determinam a avaliação na Educação Infantil, devemos discernir primeiramente a avaliação formal da avaliação informal para termos com clareza o que iremos estudar. A avaliação formal é objetiva, instrucional e classificatória, pois mede o conhecimento que o aluno atingiu através de provas e trabalhos que conduzem a uma nota. A avaliação informal é subjetiva, comportamental e comparativa, podendo o avaliador se utilizar de juízos de valor construídos nas relações diárias entre professor e aluno. Na Educação Infantil pratica-se a avaliação informal, pois não há provas e trabalhos para se receber uma nota e ser promovido ou retido. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96, seção II, art. 31, referente à avaliação na Educação Infantil diz que:... a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN) é um documento de orientação para o planejamento escolar, porém as escolas possuem autonomia na elaboração de seus planejamentos. O RCN traz os eixos de trabalho que orientam a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que elas estabelecem com os objetos do conhecimento. Os eixos são: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, e Matemática.

11 5 A Rede Municipal de Campinas está promovendo este ano Seminários de Educação Infantil (um por semestre), para que se discuta a necessidade de se avaliar os saberes de cada criança antes de elaborar o planejamento, pois assim, teremos um conteúdo real e significativo a ser desenvolvido com estas crianças. A avaliação aparece no RCN como avaliação formativa, sistemática e contínua ao longo do processo de aprendizagem de cada criança. A avaliação formativa é fundamental na obtenção de dados sobre a aprendizagem e reorientação da prática do professor na elaboração do seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças. Sobre os registros desta avaliação que ocorre na educação infantil é que questiono as práticas pedagógicas do registro da avaliação, tendo como alvo o olhar do educador para a criança num todo; qual é a concepção de aprendizagem que ele espera das crianças; o que o educador deve observar para registrar e de que forma para não rotular a criança; e quais instrumentos utilizar: relatórios, roteiros fechados, fichas individuais, etc. A partir disso, realizei uma entrevista sobre este tema com os professores de Educação Infantil da unidade onde trabalho e com educadores de um curso que freqüento na Unicamp- Proepre para a educação infantil, do qual participam educadores de outras redes municipais, como Mogi-Guaçu, Valinhos, Sumaré e Paulínia e rede particular em Jundiaí e Campinas. Esta entrevista trouxe-me dados significativos. Pude constatar que todas consideram a avaliação na educação infantil importante e como parte do planejamento escolar, a qual serve como um instrumento de reflexão sobre sua prática educacional e como forma de diagnóstico sobre a aprendizagem e o comportamento das crianças. Porém foi na forma de como registrar, que a maioria dos educadores entrevistados demonstraram sua preocupação em não saberem o que é importante considerar como avaliação na educação infantil.

12 6 Este estudo conduzirá a uma reflexão sobre as conseqüências deste registro, e a seguir trarei alguns teóricos que falam dos registros de avaliação na educação infantil. 2. Base Teórica Pode-se entender por registro de avaliação na educação infantil o documento que o professor se utiliza para escrever suas observações relativas ao desenvolvimento da criança. Jussara Hoffmann (2000) diz que Avaliar é registrar ao final de um semestre (periodicidade mais freqüente na préescola) os comportamentos que a criança apresentou, utilizando-se, para isso, de listagens uniformes de comportamentos a serem classificados a partir de escalas comparativas tais como: atingiu, atingiu parcialmente, não atingiu; muitas vezes, poucas vezes, não apresentou; muito bom, bom, fraco; e outras. Em muitas instituições, a prática avaliativa se reduz ao preenchimento dessas fichas de comportamento ou elaboração de pareceres descritivos padronizados ao final de determinados períodos. O cotidiano da criança não é verdadeiramente levado em conta, nem é considerada a postura pedagógica do educador, à semelhança do ocorrido no ensino regular.(p.12) Estes registros periódicos, geralmente ao final de um semestre retratam parcialmente o saber histórico e individual que a criança carrega consigo, além do que ao registrar sempre se compara uma criança com a outra sob um olhar do adulto que almeja um aluno ideal. Este tipo de avaliação que segue listagens uniformes como diz a autora, é uma forma de conceber que todos os alunos são iguais e sabemos que cada indivíduo possui características individuais de aprendizagem.

13 7 Freitas (2003, p.38) diz que a simples estada do aluno na escola já ensina as relações sociais hegemônicas ali presentes: submissão, competição e obediência às regras. Já na educação infantil, os registros de avaliação estabelecem este modelo de relação social de hierarquia, o qual o sistema capitalista impõe que um seja melhor que o outro e isto está presente na escala comparativa citada pela Jussara Hoffmann, em que se compara um aluno ao outro nos resultados que ele atingiu. A submissão está posta quando a criança percebe que seu saber não é valorizado e perde sua autoconfiança, sente-se incapaz, acreditando que somente o professor é detentor do saber. A obediência às regras aparece já nestes registros, pois como diz Freitas(2003, p.41) a avaliação do comportamento do aluno em sala, é um poderoso instrumento de controle em ambiente escolar, já que permite ao professor exigir do aluno obediência às regras. Jussara Hoffmann quando citou as fichas de comportamento que seguem estas listagens uniformes pressupõe-se uma ideologia implícita, que é a de obediências às regras, as quais os alunos começam na educação infantil e seguem por toda a sua vida escolar. Desta forma, para termos um registro de avaliação significativo que priorize a criança em seu desenvolvimento, Hoffmann (2000) diz que Os registros de avaliação significativos procuram documentar e ilustrar a história da criança no espaço pedagógico, sua interação com os vários objetos do conhecimento, sua convivência com os adultos e outras crianças que interagem com ela. Como história individual, devem esses registros revelar trajetórias peculiares, curiosidades, avanços e dificuldades próprias de cada criança, respeitando o seu ser diferente dos outros. Diferenças entre elas entendidas como normais e não como desvantajosas. (p.51) Respeitar a história da criança, as suas diferenças, observar sua convivência e sua interação com os objetos do conhecimento é adotar um olhar cuidadoso e

14 8 perspicaz com relação ao desenvolvimento da criança. Muitas vezes, os registros de avaliação servem para consolidar o trabalho burocrático da escola ou para dar satisfação aos pais, como Jussara Hoffman (2000) coloca a seguir Os professores são orientados a seguir roteiros padronizados para redigir pareceres descritivos, elaborando textos onde precisam comentar sobre todas as crianças em relação a idênticas situações e que acabam por retratar muito mais a rotina diária dos professores, para dar uma satisfação aos pais, supervisores e diretores sobre as atividades desenvolvidas. Esta tarefa de registro cumprida burocraticamente, aliada à ausência de formação teórica para analisar o que acontece com a criança, ou mesmo à pouca preocupação em observá-la no cotidiano, transforma a avaliação em preenchimento de registros sem significado pedagógico. (p.13) Nota-se que nesta preocupação de dar satisfação a alguém, perde-se o sentido da avaliação, enquanto trabalho pedagógico do professor e enquanto desenvolvimento da criança observado no cotidiano, seus avanços e suas conquistas. Jussara Hoffman (2000) diz que A avaliação em educação infantil precisa resgatar urgentemente o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil, de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano como elo da continuidade da ação pedagógica. (p.48) A ação pedagógica é permeada por julgamentos e valores que fazemos das crianças e de nós mesmos, profissionais da educação, pois faz parte do ser humano adotar esta postura. Os registros de avaliação na educação infantil seguem parâmetros subjetivos do educador que avalia. Devemos ter um olhar especial para a formação deste educador; pois é ele quem irá anotar as observações do desenvolvimento infantil, segundo seus critérios de julgamento. Ao avaliar este educador deverá ter o máximo de cuidado para não ser influenciado por juízos de valor como Freitas (2003) diz A parte mais dramática e relevante da avaliação se localiza aí, nos subterrâneos onde os juízos de valor ocorrem. Impenetráveis, eles regulam a relação professor-aluno e vice-versa. Esse jogo de representações vai construindo imagens e auto-imagens que terminam interagindo com as decisões metodológicas do professor. Os professores,

15 9 se não forem capacitados para tal, tendem a tratar os alunos conforme os juízos que vão fazendo deles. Aqui começa a ser jogado o destino dos alunos, para o sucesso ou fracasso. (p.45) Os registros de avaliação que trazem juízos de valor embutidos são vistos negativamente, como crianças rotuladas em que seu destino escolar determinará futuramente para o sucesso ou fracasso escolar. Esta avaliação subjetiva inerente à educação infantil pode ser amenizada de acordo com a abordagem feita pela Jussara Hoffmann (2000) quando diz A subjetividade inerente ao processo avaliativo não é problema à medida em que o educador estiver consciente de tal subjetividade. Tornar-se consciente significa observar mais e melhor as crianças, conversar com elas, assim como discutir sobre suas reações com os pais, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores, outros adultos que convivem com elas. (p.49) Desta forma os registros de avaliação que as instituições realizam devem conter observações neutras sobre o que a criança é, e não o que ela é ou não capaz de realizar, com isso estaremos auxiliando em seu desenvolvimento positivamente. Jussara Hoffmann (2000) diz que Os relatórios de avaliação alcançam o seu significado primeiro à medida em que ultrapassam a função burocrática, para expressar com objetividade e riqueza o processo vivido por alunos e professores no processo educativo. O que lhe dá fundamento é o cotidiano da criança acompanhado pelo professor através de anotações de suas descobertas, de suas falas, de conquistas que venha fazendo nas diferentes áreas do desenvolvimento.(p.67) Seja através de roteiros, cadernos com anotações individuais, fichas individuais, ou mesmo relatórios do desenvolvimento da criança, são documentos de que o educador se utiliza não como caráter sentensivo ou pré-determinado, mas como um documento que sirva de instrumento para que o educador possa adotar uma postura de mediador na construção de sujeitos autônomos, críticos e confiantes de seu saber.

16 10 3. Metodologia Pretende-se desenvolver uma pesquisa com métodos e instrumentos baseados na pesquisa social..segundo Minayo (2004) Entendemos por metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade... A metodologia inclui as concepções teóricas de abordagem, o conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade e o sopro divino do potencial criativo do investigador. Enquanto abrangência de concepções teóricas de abordagem, a teoria e a metodologia caminham juntas, intrincavelmente inseparáveis. Enquanto conjunto de técnicas, a metodologia deve dispor de um instrumental claro, coerente, elaborado, capaz de encaminhar os impasses teóricos para o desafio da prática. (p.16) Trata-se de uma pesquisa empírica com trabalho de campo associado com embasamento teórico. A abordagem desta pesquisa será qualitativa. O método utilizado será por via verbal, através de entrevista e expressão gráfica, através de questionário. Os sujeitos entrevistados são educadores de escolas da rede pública de Campinas, Paulínia, Mogi-Guaçu, Valinhos, Sumaré, Hortolândia e educadores de rede particular de Campinas e Jundiaí. A pesquisa será desenvolvida na Emei em que atuo e no Curso Proepre da Unicamp que freqüento, pois é o lugar onde se concentra um grande número de educadores de diversas redes municipais e particulares de ensino. A coleta de dados para a pesquisa será através dos questionários que os educadores entrevistados terão que responder. Estes dados serão analisados pelo seu conteúdo, observando as semelhanças e diferenças de resultado, porque é através desta análise que estarei

17 11 conhecendo na prática como estão sendo feitos os registros de avaliação na educação infantil, atualmente, nas escolas entrevistadas. 4. Caracterização dos Sujeitos A pesquisa foi realizada com professoras de educação infantil que freqüentam o curso de aperfeiçoamento - PROEPRE fornecido pela Faculdade de Educação da Unicamp, como curso de extensão. As professoras entrevistadas demonstraram grande interesse em estar conversando sobre o tema da avaliação, pois faz parte do cotidiano delas e das instituições em que trabalham que cobram uma avaliação individual de seus alunos. São quatro os sujeitos de pesquisa, os quais serão denominados professora A, B, C e D, respectivamente. Profª A: Formada em magistério no ensino médio e Pedagogia no curso superior. Atua há 7 anos na função de professora de educação infantil.leciona em uma escola particular de Jundiaí chamada Colégio Memorial. Profª B: Formada em magistério no ensino médio, Pedagogia no curso superior e Pós-graduação em Educação Infantil. Atua há 7 anos na função de professora de educação infantil. Leciona em uma escola pública da Prefeitura de Mogi-Guaçu. Profª C:

18 12 Formada em magistério no ensino médio, Pedagogia e Educação Física no curso superior e Pós-graduação em Psicopedagogia e Didática.Atua há 18 anos na função de professora de educação infantil.leciona em uma escola pública da Prefeitura de Sumaré. Profª D: Formada em magistério no ensino médio, Pedagogia no curso superior e Pós-graduação em Psicopedagogia.Atua há 14 anos na função de professora de educação infantil.leciona em uma escola pública da Prefeitura de Campinas. As professoras entrevistadas responderam a um questionário sobre a avaliação na educação infantil. 5. Discussão dos dados obtidos 1 - O que é avaliação para você na educação infantil? Profª A: A avaliação deve ser contínua e individual. Considera a discussão sobre o tema importante e que se deveria ter mais estudos e debates sobre o assunto entre os profissionais da educação. A avaliação não se limita ao aluno, mas aos instrumentos utilizados para estimular o desenvolvimento da criança, os quais devem estar atendendo as necessidades da criança, respeitando as fases de seu desenvolvimento. A avaliação também é para o professor se ele está sendo capaz de fazer com que as crianças aprendam. Profª B:

19 13 A avaliação é diagnóstica, contínua e individual. Avaliar é algo trabalhoso, que exige um olhar atento frente ao dia-a-dia das crianças. Este olhar deve estar voltado à todas as áreas do conhecimento, vendo o aluno como ser individual, em que cada qual tem suas dificuldades e habilidades. Considera que a avaliação auxilia e norteia o trabalho do professor junto aos seus alunos, para que o professor possa atender as necessidades de seus alunos propondo atividades que estimulem o desenvolvimento, respeitando as limitações individuais, mas também propondo desafios. Profª C: A avaliação é diagnóstica, qualitativa e individual. Os alunos são avaliados no início do ano para diagnosticar a fase em que se encontram de desenvolvimento e para que a professora possa planejar as atividades necessárias aos avanços das fases de desenvolvimento.depois há uma nova avaliação no final do ano para comparar o desenvolvimento dos alunos do início ao fim. Profª D: A avaliação é diagnóstica, contínua e individual. Consiste num retorno da prática pedagógica se está sendo adequada ao desenvolvimento dos alunos. A observação diária de seus alunos permite ver seus avanços e suas dificuldades, até mesmo se apresenta algum problema que precise ser encaminhando a algum especialista, como fonoaudiólogo, pediatra, neurologista ou psicólogo. 2 -Como o professor vincula a avaliação ao seu projeto de trabalho e faz os registros desta avaliação? Profª A: A avaliação está vinculada ao seu projeto de trabalho como uma tarefa a ser cumprida bimestralmente em que se faz os registros em forma de relatórios que já

20 14 apresentam um roteiro pré-estabelecido definido pela escola. Cabe ao professor colocar um x nos indicadores facilidade, parcialmente e dificuldade. Profª B: A avaliação está vinculada ao seu projeto de trabalho como uma coleta de dados através de um olhar atento, ou seja, através de observação sistemática. Esta coleta de dados vem de observações que considera importante para um bom planejamento diário de atividades desafiadoras. Profª C: A avaliação está vinculada ao seu projeto de trabalho como uma análise da fase em que a criança se encontra quando inicia o ano letivo, para a partir disto se realizar o planejamento anual. Durante o ano a professora observa se há avanços neste desenvolvimento. Profª D: A avaliação está vinculada ao seu projeto de trabalho através das atividades que a professora propõe. De acordo com a observação individual do desenvolvimento de cada aluno que é diagnosticada pelo resultado das atividades, a professora faz relatórios individuais tendo em vista a criança como um todo, não só o aspecto cognitivo, mas sua socialização, afetividade, comportamento e atitudes através de diversas situações. 3 - Em que aspectos ter um roteiro de avaliação ajuda na observação e registro? Profª A:

21 15 O roteiro de avaliação que auxilia na observação e registro é vinculado as habilidades que se espera o aluno alcançar, mas como é realizado todo bimestre, torna-se um roteiro repetitivo, sendo que outras informações mais importantes que a professora considera para o desenvolvimento da criança não aparecem neste relatório.desta forma, a professora faz um breve relato no campo de observações, salientando mais as qualidades e evitando falar das dificuldades, por se tratar de uma escola particular. Profª B: O roteiro de avaliação que a auxilia nas observações e registro são os Referenciais da Educação Infantil que apresentam conteúdos, objetivos e avaliação sobre o desenvolvimento infantil na matemática, linguagem oral e escrita, lateralidade, aspecto motor, artes, música, moralidade, entre outros. Esta forma de avaliar se apresenta nesta escola da rede municipal de Mogi- Guaçu. Profª C: O roteiro de avaliação que a auxilia nas observações e registro é um caderno elaborado pela escola em que se avalia o desenho da figura humana no início do ano e depois no final do ano para saber em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra. Neste caderno também aparece a avaliação da escrita espontânea a partir de desenhos pré-estabelecidos no meio do ano e depois no final do ano. Esta forma de avaliar se apresenta somente nesta escola da rede municipal de Sumaré. Profª D: O roteiro de avaliação que a auxilia nas observações e registro não existe. A professora considera o aluno no seu desenvolvimento global, ou seja, aspecto cognitivo, aspecto afetivo, aspecto social e perceptivo-motor. O registro em forma de relatório trimestral serve para a professora acompanhar o desenvolvimento de seus alunos e também se avaliar na sua prática pedagógica.

22 Qual é a concepção de avaliação contida nos registros de avaliação? Profª A: O relatório de avaliação apresenta uma concepção de escola tradicional, pois já tem um roteiro fechado de desenvolvimento e não abrange todas as áreas de conhecimento a serem observadas. Sendo assim, torna-se uma avaliação rígida. Profª B: O relatório de avaliação apresenta uma concepção construtivista, porém ao observar a criança para avaliar, segundo os Referenciais da Educação, ainda se sente com um olhar tradicional quando compara uma criança a outra. Portanto, a professora relata que mescla as duas concepções, ora tradicional ora construtivista. Profª C: A concepção de avaliação contida no caderno elaborado pela escola é construtivista, porque é a criança que apresenta suas hipóteses de escrita e o nível do desenho através da figura humana. Profª D: O relatório de avaliação apresenta uma concepção sócio-interacionista, porque prioriza o desenvolvimento da criança no meio social, a forma como interage com o conhecimento através de diversas situações, não somente a escrita ou o desenho, mas através de um jogo ou brincadeira, através de comportamento que apresenta no parque ou no refeitório e outras situações.

23 O método utilizado para avaliação é compatível com a concepção adotada? Profª A: O método é rígido e tradicional e portanto, compatível com a concepção adotada. A professora bimestralmente registra suas observações nos relatórios, colocando um x no roteiro pré-estabelecido, mas que não apresenta flexibilidade de pontuar em que realmente a criança precisa melhorar. Profª B: O método utilizado para avaliação é construtivista e portanto é compatível, pois a coleta de dados permite ao professor ter uma visão construtivista ao elaborar as atividades desafiadoras e que realmente proporcionem a construção do conhecimento. Profª C: O método utilizado para avaliação é construtivista e compatível com o caderno de avaliação elaborado, pois se avalia qualitativamente, diagnosticando em que fase de desenvolvimento a criança se encontra. Profª D: O método é compatível com uma visão sócio-interacionista, porque é através do olhar diferenciado para a criança e visando o seu desenvolvimento e interação que as atividades são planejadas e os registros nos relatórios aparecem como a criança está evoluindo neste processo, não se limitando assim ao que ela sabe ou não sabe fazer.

24 Como a subjetividade do professor aparece nos registros de avaliação? Profª A: A subjetividade aparece como omissão ao desenvolvimento real do aluno, por se tratar de escola particular, a avaliação é para os pais acompanharem o desempenho da escola e de seus filhos e deve ser sempre positiva, ressaltando as qualidades da criança. Algumas informações necessárias são passadas aos pais de maneira individual e verbal. Profª B: A subjetividade aparece nesta coleta de dados, pois é a professora quem vai elencar o que realmente é mais importante e necessário destacar, segundo o Referencial da Educação Infantil, para o desenvolvimento da criança e isto vai de encontro com sua experiência profissional e de sua visão como educadora.isto varia de professor para professor. Profª C: A subjetividade está associada ao que se espera do aluno enquanto meta de desenvolvimento/ faixa etária. Não se deve subestimar as crianças e nossas ações educativas devem estar sempre de acordo com a teoria. Profª D: A subjetividade está presente no cuidado que o professor deve ter ao usar expressões ou palavras que não criem rótulos nos alunos, porque é muito difícil ter um olhar isento para determinadas situações sem emitir julgamentos morais próprios da formação pessoal de quem está avaliando. Portanto, registrar como a criança está naquele momento de desenvolvimento e não rotulando-a dizendo o que ela é, pois a criança está em constante desenvolvimento. Fatores externos também influenciam

25 19 no comportamento desta criança, por isso sua vida familiar também deve ser conhecida antes de ser feito este relatório. 7 A avaliação na educação infantil é destinada à quem? Profª A: A avaliação é destinada aos pais que pagam a instituição para avaliar se seus filhos estão aprendendo ou não. Daí o caráter sempre positivo dos relatórios, para que os pais estejam satisfeitos com a instituição. Por outro lado a cobrança por parte da escola em se cumprir este relatório é maior. A professora solicita que discussões a respeito de uma avaliação eficaz que propicie um desenvolvimento real é necessária, pois não sente apoio da instituição no projeto pedagógico. Profª B: A avaliação é destinada ao professor como um ponto de reflexão para sua prática em sala de aula.para avaliar se as atividades estão sendo desafiadoras aos alunos e se estão adequadas ao seu desenvolvimento. Os pais também tem participação no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos, mas o relatório não tem este caráter, é para o professor mesmo. A escola pede que o professor faça este relatório, mas há liberdade na forma de se registrar as informações sobre a criança. Profª C: A avaliação é destinada a escola, ou seja, ao projeto pedagógico, como um referencial para o professor planejar as atividades que propiciarão a construção do conhecimento das crianças. Os pais tomam conhecimento do desenvolvimento de seus filhos nas reuniões, mas a função primeira deste caderno é pontuar para o professor o nível de desenvolvimento da criança. È uma exigência da escola que se

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Avaliação inicial ou diagnóstica na Educação Infantil

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO

CONSELHO DE CLASSE DICIONÁRIO CONSELHO DE CLASSE O Conselho de Classe é um órgão colegiado, de cunho decisório, presente no interior da organização escolar, responsável pelo processo de avaliação do desempenho pedagógico do aluno.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO P a s s o F u n d o - R S RESOLUÇÃO nº 11 CME, de 14 de outubro de 2008. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Regula a elaboração do Projeto Político Pedagógico, Regimentos Escolares

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

9. Os ciclos de aprendizagem e a organização da prática pedagógica

9. Os ciclos de aprendizagem e a organização da prática pedagógica L 9 Os ciclos de aprendizagem e a organização da prática pedagógica Diretoria Geral de Ensino/SE/Prefeitura do Recife A organização da prática pedagógica em ciclos de aprendizagem requer, necessariamente,

Leia mais

O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Thayssa Stefane Macedo Nascimento Graduanda do curso de Pedagogia da UFPI RESUMO O presente trabalho discute acerca da avaliação na educação infantil tendo como

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Estágio Supervisionado: Educação Infantil 4 e 5 anos Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental Educação Especial (Ensino

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar:

A Educação Bilíngüe. » Objetivo do modelo bilíngüe, segundo Skliar: A Educação Bilíngüe Proposta de educação na qual o bilingüismo atua como possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence.(eulália Fernandes) 1 A Educação Bilíngüe»

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa

ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Profa. Me. Michele Costa ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE Formação de Professores Continuação do diálogo sobre o professor de educação infantil.

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO

A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO A DANÇA E O DEFICIENTE INTELECTUAL (D.I): UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA À INCLUSÃO CARNEIRO, Trícia Oliveira / Centro Universitário Leonardo da Vinci SODRÉ, Marta Patrícia Faianca / Universidade do Estado do

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Formas de registro na avaliação inicial ou diagnóstica

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL GEANE SANTANA ROCHA QUIXABEIRA CMEI Criança Feliz geanezinha@gmail.com ANADIR FERREIRA DA SILVA Secretaria Municipal de Educação laurapso@hotmail.co.uk

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que Introdução A formação continuada iniciou-se com um diagnóstico com os profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil do nosso município para saber o que pensavam a respeito de conceitos essenciais

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO MATERIAL E MÉTODOS Primeiramente, a pesquisa iniciou-se a partir de um estudo bibliográfico. Depois foi realizada a saída à campo, com o intuito de verificar como foi realizada a elaboração e implantação

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

AVALIAÇÃO NA PRÉ- ESCOLA UM OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA

AVALIAÇÃO NA PRÉ- ESCOLA UM OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Universidade Federal de Ouro Preto Professor: Daniel Abud Seabra Matos AVALIAÇÃO NA PRÉ- ESCOLA UM OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 07- Pareceres Descritivos: Uma análise crítica Jussara

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

Estudo e aplicação dos critérios de elaboração e aplicação das avaliações internas previstos no Plano de Ensino-Aprendizagem

Estudo e aplicação dos critérios de elaboração e aplicação das avaliações internas previstos no Plano de Ensino-Aprendizagem Estudo e aplicação dos critérios de elaboração e aplicação das avaliações internas previstos no Plano de Ensino-Aprendizagem A avaliação no Programa de Alfabetização é processual. O seu propósito é o de

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

A Interdisciplinaridade e a Transversalidade na abordagem da educação para as Relações Étnico-Raciais

A Interdisciplinaridade e a Transversalidade na abordagem da educação para as Relações Étnico-Raciais CURSO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E DIREITOS HUMANOS LEILA MARIA DE OLIVEIRA Mestre em Educação: Currículo pelo Programa de Pós Graduação da PUC-SP; professora de educação física; e integrante do Grupo

Leia mais

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO

O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ RESUMO O PSICÓLOGO (A) E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR ¹ CORRÊA, D. M. W²; SILVEIRA, J. F²; ABAID, J. L. W³ 1 Trabalho de Pesquisa_UNIFRA 2 Psicóloga, graduada no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS Daniela Luz Almeida Santos (PIBIC/ARAUCÁRIA), Silvia Christina Madrid Finck (Orientadora),

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Erika Cristina Pereira Guimarães (Pibid-UFT- Tocantinópolis) Anna Thércia José Carvalho de Amorim (UFT- Tocantinópolis) O presente artigo discute a realidade das

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SECRETARIA ADJUNTA DE PROJETOS ESPECIAIS QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO URE: ESCOLA:

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Número de aulas semanais 4ª 2. Apresentação da Disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE Série Número de aulas semanais 4ª 2 Apresentação da Disciplina Considerando a necessidade de repensar o ensino da arte, faz-se necessário refletir sobre este ensino em sua

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais