O Estado de S. Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Estado de S. Paulo"

Transcrição

1

2

3 3 Este manual tem como objetivo recomendar a forma mais adequada de criação, tratamento de imagem, fechamento de arquivos e envio de anúncios que serão impressos no sistema de impressão Offset Web Cold Set (jornal). As recomendações não tem a intenção de limitar a criatividade dos produtores dos anúncios, buscam fazer com que os materiais sejam produzidos da forma mais adequada para este sistema de impressão. Além disso, sugerimos que ao enviar o seu arquivo pela primeira vez, em caso de dúvidas, consulte o nosso setor de Tecnologia Gráfica. Estes procedimentos contribuirão para que o produto final seja satisfatório ao leitor, ao cliente, ao produtor e ao veículo. Por que PDF? Os arquivos PDFs são bem menores do que os PostScript (EPS e PS) e seu algorítmo de compactação não compromete as informações, ou seja, não há perda de qualidade. Outra característica é o fato de que este formato é multiplataforma, isto quer dizer que pode ser aberto em PC ou Macintosh. Vale ressaltar que, por ser um formato de arquivo fechado, o PDF conterá todas as informações (corretas ou não) do arquivo que o gerou. Sendo assim, é imprescindível fazer a verificação prévia em todos os elementos que compõe o arquivo antes de gerar o arquivo PDF. O formato PDF é o ideal para a satisfação geral, economizando espaço em disco, tempo de processamento e para que o anúncio seja impresso exatamente como foi criado.

4 4 Na criação do documento (largura e altura), utilizar o tamanho exato do anúncio a ser publicado, sem margem; Quanto a geração de cores utilizar somente o modo CMYK (C=cyan, M=magenta, Y=amarelo, K=preto); Seguir as orientações de tipologia e padrões de impressão que estão neste manual; Exportar o arquivo final para o formato EPS; Gerar arquivo PDF com o Acrobat DISTILLER utilizando a configuração OESP (vide item Configuração do Distiller ); Verificar o arquivo PDF com o Acrobat, utilizando recursos disponíveis no software. Ex: Overprint Preview; Imprimir prova do PDF, se possível em uma impressora postscript com separação de cores; Enviar arquivo PDF (vide item Forma de Envio ) no prazo estipulado, possibilitando assim um maior controle e garantia da qualidade do mesmo; Confirmar a chegada do arquivo no jornal via tel. ( ); Aguardar pelo retorno da análise do anúncio via sistema; Face às peculiaridades do processo de impressão de jornal, as provas recebidas serão utilizadas apenas como referência. Exceto provas de contrato, ou seja, com gerenciamento de cores (papel específico, perfil ICC, etc...).

5 5 Todas as imagens devem estar no modo CMYK com resolução de 200 ppi, já nas dimensões finais; Imagens no modo RGB não podem ser reproduzidas no processo de impressão. Caso estejam, os arquivos serão rejeitados; Imagens P/B devem estar no modo GRAYSCALE com a mesma resolução acima, já nas dimensões finais; Imagens a traço devem estar no modo BITMAP com resolução mínima de 400 ppi, já nas dimensões finais; A qualidade final das imagens depende da captura, da qualidade dos originais e/ou da digitalização; Rotacione, recorte ou redimensione as imagens nos programas de ilustração ou de tratamento de imagens antes de importar para um programa de layout (PageMaker, QuarkXPress ou InDesign). Esta operação reduz o tempo de processamento do arquivo, diminui o seu tamanho e previne contra possíveis erros em seu trabalho; Simplifique ao máximo o recorte de imagens, efetuando com o menor número de pontos possíveis. Prefira a utilização da ferramenta Path do Photoshop para efetuar os recortes; A criação de Duotones e Tritones deve ser feita com cores do modo CMYK; Evite criação de cores combinadas que resultam próximas ao gris. Estas, ao mínimo desvio, poderão sofrer mudanças significativas na cor. Caso necessário, prefira a utilização da tinta preta pura.

6 6 Vetoriais Programas gráficos disponíveis para as criações vetoriais: Illustrator Freehand CorelDraw Recomendações para o CorelDraw Observações para este programa: Ao se utilizar o recurso de efeito Misturar (Blend), deve-se limitar a 128 o número de etapas; Cuidado com as texturas existentes no programa, as quais suportam apenas cores RGB, não devem ser utilizadas no Layout; Evite utilizar a ferramenta interativa para criar sombras. Estas são criadas em BITMAP, não são próprias para arquivos postscript. As sombras podem ser criadas no PHOTOSHOP; Não utilize a versão 8 para fazer anúncios P/B, pois no processamento, o RIP pode gerar o arquivo final em quatro cores; O PDF gerado pelo engine do CorelDraw fica em média duas vezes maior do que o gerado pelo Distiller do pacote Acrobat, portanto, evite utilizar esse recurso; Não utilize o recurso Copy/Paste de imagens (do programa de tratamento de imagem para o CorelDraw), pois estas ficarão em baixa resolução. Isso também aplica-se à outros programas, como QuarkXPress, PageMaker, InDesign, etc...; Evite utilizar este aplicativo para finalizar o anúncio. Dê preferência aos aplicativos de layout. Ex: QuarkXPress, PageMaker e InDesign. Após a finalização do arquivo vetorial no CorelDraw, exporte para EPS e efetue a paginação do arquivo no software de layout.

7 7 Imagens O Photoshop é o programa mais recomendado para fazer o tratamento das imagens e também algumas criações. Ex.: degradê. Antes de iniciar qualquer trabalho no Photoshop faça alguns procedimentos: Faça com que o ambiente onde serão manipuladas as imagens tenha a menor influência possível de luz externa e também que o ambiente seja neutro (cinza); Faça calibração do monitor onde será efetuado o tratamento das imagens. Utilize um colorímetro, se não tiver o equipamento, uma boa ferramenta é o software Adobe Gamma; Faça a configuração dos ColorSettings com os perfis de RGB e CMYK que será utilizada para conversão das imagens. (vide pág. 9); Obtenha o máximo de informações possíveis deste sistema de impressão para facilitar o tratamento das imagens; É recomendado efetuar todo o tratamento das imagens em modo RGB e converta-as para CMYK quando estas estiverem prontas; Efetue o máximo de limpeza possível das cores complementares, principalmente em cores secundárias. Exemplo: Nos tons vermelhos diminuir o máximo possível de ciano contido na imagem; Abuse do afiamento dos contornos (Unsharp Mask). Os valores corretos dependerão de cada imagem. O melhor valor é o maior valor possível, ou seja, sem que apareçam os defeitos contidos na imagem (granulação, pixealização, etc...).

8 8 Imagens Informações importantes: No processo de impressão Offset Web Coldset a lineatura normalmente utilizada é a de 100 lpi (AM) e 30 microns (FM); O ganho de ponto médio na impressão de jornal é de 26%; Em reprodução de imagens Grayscale, fazer o ajuste da curva tonal de acordo com a tabela de porcentagem abaixo: Altas Luzes 0% Branco 3% Meios Tons 30% Sombras 95% Em reprodução de imagens coloridas, usar UCR ou GCR Light, limite de preto de 90% e sobreposição de tintas de 240% (o perfil ICC fornecido já contém estas informações internamente); Fazer o ajuste da curva tonal nas imagens de acordo com a tabela de porcentagem abaixo: Áreas Ciano (C) Magenta (M) Amarelo (Y) Preto (K) Altas Luzes 0% 0% 0% 0% Branco 2% 1% 1% 0% Meios Tons 28% 21% 20% 5% Sombras 54% 48% 45% 90% Todas as imagens e fundos coloridos devem estar no modo CMYK;

9 9 Color Settings do Photoshop Para configurar o Color Settings do Photoshop com perfil ICC disponibilizado pelo jornal efetue os seguintes procedimentos: 1- Solicite os perfis (ISOnewspaper26v4 e ISOnewspaper26v4) pelo e- mail: 2- Insira os perfis no diretório do seu sistema onde ficam os perfis (solicite também os procedimentos para inserir os perfis no photoshop); 3- No Photoshop escolha o menu Edit/ColorSettings e configure como na janela abaixo. Após a configuração salve-a e utilize-a para tratar as imagens.

10 10 Layout QuarkXPress PageMaker Indesign Prefira os programas acima para a finalização e fechamento dos arquivos; Finalize os arquivos e salve-os ou exporte-os para EPS; Caso prefira efetuar o fechamento em PS (Postscript), deverá atentar para a utilização de Drivers e PPDs conhecidos, confiáveis e compatíveis com o formato do arquivo e com a linguagem postcript para evitar problemas posteriores; Evite gerar o PDF diretamente pelo software de layout, a configuração não é totalmente confiável. Caso necessite realmente fazer este procedimento, atente para configurar corretamente o mesmo. Caso tenha dificuldades, solicite o arquivo de configuração. Após a utilização das fontes no arquivo final, indique nas configurações do Distiller o diretório de fontes onde se encontram as fontes utilizadas; Observe na paleta de cores se há alguma cor fora da cor de processo CMYK. Caso haja, converta-a; Mantenha as configurações originais do software (default), como as informações de trapping, overprint, entre outros, diminuindo a probabilidade de problemas posteriores.

11 Fontes / Textos 11 Evite a utilização de fontes True Type. Caso venha a utilizá-las, verifique se as mesmas estão embutidas no arquivo PDF final; Prefira a utilização de fontes postscript. Estas fontes são nativas da linguagem postscript, próprias para arquivos fechados; Não utilize os estilos que aparecem na barra de ferramentas dos programas (Bold, Italic, Bold Italic, Outline, etc...). Certifique-se de que a fonte possua o estilo próprio. Desta maneira, o mesmo resultado obtido em tela será obtido na impressão; Em textos sobre fundo branco, utilizar corpo superior a 7 pontos; Não usar fonte light com corpo inferior a 11 pontos, principalmente sobre fundos de cores sólidas, reticulados e fotos; Não usar texto com corpo inferior a 11 pontos, vazados (branco) ou não sobre fundos coloridos ou sobre fotos; Quando usar texto preto ou de cor escura sobre fundos reticulados, a porcentagem da cor do fundo deve ser igual ou inferior a 40%; Quando usar texto vazado (branco) sobre um fundo reticulado, a porcentagem da cor de fundo deve ser igual ou superior a 50%; Quando usar texto vazado (branco) sobre um fundo reticulado ou de cores sólidas e também sobre fotos, NUNCA aplique o recurso OVERPRINT no texto, pois o mesmo não será impresso; Nunca rasterize o texto, prefira mantê-lo como fonte, caso seja necessário, converta-o para curvas.

12 12 Rasterização Não é recomendado rasterizar os arquivos vetoriais; Mantenha as características originais de cada elemento; Se o arquivo vetorial for rasterizado, ou seja, transformado em um arquivo bitmap (mapeamento de bits), o mesmo assumirá uma resolução, podendo não ser a adequada para o desenho de um texto ou de um arquivo vetorial. É Recomendado mantê-lo vetorial, desta forma o arquivo será formado por cálculos matemáticos (segmentos de retas), conseguindo uma melhor definição no produto final, evitando neste caso o efeito de serrilhamento. Exemplos de Rasterização AFonte Imagem Vetor Imagem Vetor Imagem Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Anúncio Mantido as Características Originais Anúncio Rasterizado

13 13 Compressão de Imagens Não opte pelo formato JPEG nas imagens para confecção dos anúncios, pois neste formato será efetuado compressão na imagem; Prefira formatos de arquivo que não efetuem compressão. Ex: TIF ou EPS; Caso exista a necessidade ou a imagem nativa já esteja neste formato, procure utilizar fatores de compressão aceitáveis (que não causem o efeito de pixealização no arquivo final). Fatores Aceitáveis: Compressão média para baixa, ou seja, qualidade média para alta. Comparativo de uma imagem no formato TIF com uma no formato JPEG, quando esta sofreu compressão excessiva. A diferença se tornará mais evidente numa saída em alta resolução. Imagem TIF Imagem JPEG

14 14 Sobreposição de Tintas Pode não parecer um fator muito importante para quem efetua o tratamento das imagens, porém é de suma importância para o produto final impresso. Se a somatória das tintas forem superiores às recomendadas neste manual (tanto em imagens como em criações de cores), os efeitos indesejáveis que poderão ocorrer são muitos: Decalque; Falta de contraste na imagem; Entupimento (falta de detalhes) das áreas de sombra; Efeito transpasse; Sujidade geral. Não existe vantagem alguma em trabalhar com a sobreposição de tintas acima do recomendado, pois comprovadamente, o efeito visual de um impresso com 240% (recomendado) é o mesmo de um impresso com sobreposição de tintas com 280%, 300%, 320%, neste sistema de impressão. Sobreposição de Tintas

15 15 Texto Preto nas 4 Cores Não é recomendado criar texto preto nas quatro cores. Pequenos desvios de registro, as vezes inerentes à este processo de impressão, causarão dificuldade de leitura. Use 100% de preto, ou ainda, 100% de preto com um calço de 30% de ciano. Exemplos de textos nas 4 cores fora de registro

16 16 Criação de Cores Não se pode limitar, nem dizer qual é a melhor composição de cores para ser impressa neste sistema de impressão, mas é possível orientar aos criadores a evitarem algumas composições que podem ao mínimo desvio provocar mudanças significativas no resultado final. Evite composições de cores muito próximas ao gris (cinza); Evite combinações de cores com valores muito altos (+ que 30%) de tinta preta; Evite combinações de cores com valores muito altos (+ que 40%) de três ou 4 cores. Ex: Marrom escuro (50%C + 70%M + 100%Y); A cor azul violeta tem um espaço de cor pequeno e tende a amagentar neste sistema de impressão. Caso tenha que utilizá-la, procure manter a porcentagem de ciano 25% a mais (no mínimo) do que a porcentagem de magenta. Para visualizar a cor escolhida próxima da cor do material impresso, configure o software de tratamento de imagens com as setagens de tintas de jornal e de ganho de ponto, em um monitor calibrado, com luz ambiente adequada e observe o resultado; O melhor procedimento em todos os casos seria procurar conhecer o máximo possível das características deste sistema de impressão, do processo de produção e de seus insumos (tintas, papel, sistema de impressão, etc.) Entre em contato conosco para uma ajuda técnica.

17 17 Overprint O overprint não é um problema, mas um recurso disponível na maioria dos softwares gráficos. É utilizado para evitar possíveis filetes brancos entre o elemento de cima e o elemento de baixo no impresso. Quando acionado significa que a cor de baixo na criação não vazará, ou seja, somará com a cor do elemento de cima. Mantenha a configuração de fábrica (default) dos softwares; Caso o elemento de baixo tenha cores acima de 70%, prefira por não aplicar o overprint, ou se o mesmo já está aplicado, retire-o; Nunca aplique overprint se não tiver total conhecimento do recurso e consequentemente do resultado final; Nunca aplique overprint em textos brancos sobre um fundo colorido. Exemplos de Overprint Preto 100% sem Overprint sobre fundo colorido. Risco de Filete Aplicação de Overprint no texto colorido sobre o fundo. Resultado Inesperado Aplicação de Overprint no texto preto sobre o fundo colorido com cores acima de 70%. Mudança na Cor

18 18 Perfil ICC Embutido Perfil ICC (International Color Consortium) é um arquivo digital com dados que descrevem as características de cor de um equipamento. Não embuta perfil nas imagens ou em arquivos finais, a não ser que tenha um processo de gerenciamento de cores específico de jornal; O software Photoshop permite embutir o perfil no momento de salvar o arquivo. É recomendado desmarcar esta função. Outros softwares gráficos contém gerenciamento de cores na área de preferências do software. Desabilite esta função. Perfil ICC no Photoshop

19 19 Versão PC Pro XI (Portugues) No menu Configurações faça as seguintes configurações: Nesta janela, adicione o diretório onde estão localizadas as fontes utilizadas na criação.

20 20 Versão PC Pro XI (Portugues) Obs: Se preferir, solicite o arquivo de joboptions com as configurações específicas do Distiller, facilitando a configuração do mesmo.

21 21 Versão PC Pro XI (Portugues)

22 22 Versão PC Pro XI (Portugues)

23 23 Versão PC Pro XI (Portugues)

24 24 Versão PC Pro XI (Portugues)

25 25 Versão PC Pro XI (Portugues) Obs: Finalizado a configuração, salve o arquivo.jobotions (OESP.jobotions) para utilização da geração do PDF.

26 26 Pela Internet A empresa dispõe de um endereço para envio de anúncios: Para ter acesso e direitos de envio dos anúncios, é necessário contatar a área de Coordenação de Publicidade nos Telefones: e Faça a solicitação de usuário webtake. Neste contato fará um cadastro, receberá uma conta para acessar o endereço mencionado e terá as informações necessárias. Informações Adicionais: No software Acrobat, selecione no menu File, Document Properties, Description, especifique o Título, Autor, Agência, Contato, Telefone e Tamanho do Anúncio.

27 27 Adobe Gama - Software da Adobe instalado junto com o Photoshop e utilizado para efetuar a calibração de monitores. Bitmap - Formato de arquivo de mapeamento de bits (imagem). Compressão - Compactação de arquivos para ocupar um menor espaço de armazenamento ou para diminuir o tempo de transmissão. Cores Primárias - Na síntese subtrativa (tintas) são as cores ciano, magenta e amarelo. Cores Secundárias - Na síntese subtrativa (tintas) são as cores verde, vermelho e azul violeta. Duotone/Tritones - Imagem com duas ou três cores. EPS - Formato de arquivo encapsulado postscript (bitmap ou vetorial). Grayscale - Modo de arquivo em escala de cinza (gris). É um arquivo preto e branco com variações de gris. Jobopitions - Extensão de arquivo que o software Distiller interpreta e preenche a configuração. JPEG - Joint Photogaphic Experts Group - Grupo que desenvolveu um formato de arquivo, projetado para comprimir imagens coloridas ou monocromáticas. Offset Web Coldset - Sistema de impressão de Jornal, sendo: Offset - Sistema de impressão. Web - Alimentação por bobina. Coldset - Tinta com característica de não secagem, apenas por absorção. Overprint - Recurso disponível na maioria dos softwares gráficos. Quando acionado, significa que a cor do elemento que estiver por baixo não vazará, ou seja, somará com a cor de cima. Muito utilizado com texto preto sobre um fundo colorido.

28 28 PDF - Portable Document Format. Formato de arquivo gerado pelo software Acrobat. Quando gerado corretamente permite embutir fontes, compactar imagens (sem perda da qualidade), carregar todos os elementos utilizados na criação, tudo isto em um arquivo normalmente pequeno. Perfil ICC - Espaço de cor de um dispositivo gráfico. Para a criação deste arquivo é necessário efetuar o gerenciamento de cores com software gerador de perfil e um hardware (espectrofotômetro). PPI - Pixel per inch - Pixel por polegada. O valor significa a quantidade de pixels dentro de uma polegada linear da imagem. Rasterização - Ato de transformar arquivos vetoriais em mapeamento de bits (imagem). RGB - Red, green and blue - Vermelho, verde e azul violeta. Espaço de cor de vídeo (monitor). RIP - Raster Image Process - Processo de Rasterização de Imagens. Equipamento com software e hardware que serve para gerar um arquivo próprio para gravação em uma imagesetter ou platesetter. Trapping - Existem dois tipos de trapping: Trapping de Pré-impressão, cuja finalidade é o aumento das bordas dos elementos para evitar os filetes brancos entre os mesmos. Trapping de Impressão, é a sobreposicão das tintas de impressão ou a aceitação de uma tinta sobre a outra. Tipologia - Configuração e escolha dos tipos (fontes) quanto ao corpo, estilo, fonte, etc... True Type - Tipo de fonte desenvolvida pela Microsoft e Apple como alternativa para a fonte postscript.

29 Trabalho elaborado por Tecnologia Gráfica. Gerência de Manutenção. Diretoria Industrial. Obs: Dúvidas no entendimento deste manual e/ou em algum item específico, favor entrar em contato. Telefones :

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material MANUAL DE ENVIO DE MATERIAL 2013 Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material Resolução Formatos Conteúdo Prova de cor Layout Marcas de corte Cores Clique no número

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Este tutorial tem por finalidade esclarecer algumas dúvidas sobre arquivos abertos e arquivos fechados. Leia e entenda um pouco mais sobre PDF, diferenças

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _recomenda.shtml Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia para textos em preto, para evitar problemas de registro na impressão. Evite

Leia mais

DICAS. #gruposantaedwiges

DICAS. #gruposantaedwiges DICAS Para você que irá confiar o fechamento à nossa gráfica, recomendamos que você se atente a pequenos detalhes de seu arquivo, pois estes farão enorme diferença na qualidade final do seu impresso gráfico.

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

Apresentação do Projeto Gráfico

Apresentação do Projeto Gráfico Arte-final Arquivo feito no computador utilizando softwares específicos que permitem a produção de um fotolito para impressão gráfica. Programas Utilizados para a Produção de Arte-final. Dependendo das

Leia mais

CorelDRAW. versões 11,12 e X3

CorelDRAW. versões 11,12 e X3 CorelDRAW versões 11,12 e X3 No menu Arquivo (File), escolha Imprimir (Print) Na divisão Geral Selecione a impressora Acrobat Distiller ( setar a porta da impressora no Painel de Controle/Impressoras/Preferências/

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Imagens Digitais Tratamento de Imagens

Imagens Digitais Tratamento de Imagens Imagens Digitais Imagens de Bitmap Bitmap = Mapa de Bits ou Imagens Raster São as imagens formadas por pixels em oposição às imagens vetoriais. Imagens de Bitmap Imagem de bitmap Imagem vetorial Imagens

Leia mais

Como Converter Arquivos.DOC em PDF

Como Converter Arquivos.DOC em PDF Como Converter Arquivos.DOC em PDF Conceito de Arquivo PDF O formato PDF (Portable Document Format), nativo do Adobe Acrobat, é considerado o sucessor do arquivo, chamado fechado (PRN, PS ou EPS). No Brasil

Leia mais

Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais

Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais 2015 Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais Introdução Você tem em mãos a nova versão do Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais do

Leia mais

Imagens (miolo_ papel jornal) Resolução:.................200 dpi (lineatura 100 lpi) Modo de Cor:...............CMYK (imagens Cor) Grayscale ou Tons de Cinza (imagens P&B) Dot Gain:..................30%

Leia mais

Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados Como evitar erros http://grafica.abril.com.br/como_evitar_erros.php A quadricromia não deve ser utilizada

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho Cartilha da Pré-Impressão A JACUÍ apresenta sua Cartilha da Pré-Impressão, elaborada especialmente como ferramenta de auxílio aos nossos clientes/agências. Facilitar o desenvolvimento de seus impressos

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Índice (clique no item para ir ao tópico)

Índice (clique no item para ir ao tópico) Índice (clique no item para ir ao tópico) Envio de arquivos para paginar/editorar Orientações para envio de arquivos já diagramados Package (Pacote) no InDesign Fechamento de arquivos para a gráfica Exportação

Leia mais

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão Arquivo aberto vs Arquivo fechado Arquivo aberto: Pacote de arquivos Na gráfica: Pacote de arquivos abertura do arquivo checagem de links conferência de imagens conferência de fontes edição de retoques

Leia mais

Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos

Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos Gazeta do Povo -vs02- Recomendações para preparação da arte final Segue abaixo algumas dicas

Leia mais

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático.

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. Prof. Reginaldo Brito Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA Joseph-Nicéphore Niepce * França, (1765-1833) James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. 1826,

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

WEB DESIGN ELEMENTOS GRÁFICOS

WEB DESIGN ELEMENTOS GRÁFICOS ELEMENTOS GRÁFICOS Parte 4 José Manuel Russo 2005 24 A Imagem Bitmap (Raster) As imagens digitais ou Bitmap (Raster image do inglês) são desenhadas por um conjunto de pontos quadrangulares Pixel alinhados

Leia mais

Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário

Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Glossário 2004 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos das Avisos de caráter legal deste produto. 45044849

Leia mais

Comitê de Tecnologia Grupo de Trabalho Pré-Impressão e Impressão. Padrões de Produção de Anúncios para Impressão em Jornal (versão AGO/2006)

Comitê de Tecnologia Grupo de Trabalho Pré-Impressão e Impressão. Padrões de Produção de Anúncios para Impressão em Jornal (versão AGO/2006) Comitê de Tecnologia Grupo de Trabalho Pré-Impressão e Impressão Padrões de Produção de Anúncios para Impressão em Jornal (versão AGO/2006) Padrões de Produção de Anúncios para Impressão em Jornal 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB.

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. O Portal Art3 é um sistema que permite uma grande flexibilidade na entrega e aprovação de seus

Leia mais

Referência de cores Fiery

Referência de cores Fiery 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 11 de junho de 2014 Conteúdo 3 Conteúdo Introdução à referência de cores

Leia mais

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica.

Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica. Planejamento & Sucesso de um Trabalho Gráfico Alexandre Keese alekeese@dtp.com.br Editor da Revista Desktop e

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Dicas de Pré-impressão

Dicas de Pré-impressão RAUL KAWAMURA - 1 Dicas de Pré-impressão IMAGENS 1. As imagens deverão estar entre 266 a 300 dpi em seu tamanho final, no espaço de cor CMYK. Resoluções menores irão gerar imagens serrilhadas com perda

Leia mais

Introdução. Tipo de Cor

Introdução. Tipo de Cor Introdução Este material foi pensado pela Gráfica Cartões Mais Barato, com o propósito de facilitar a produção dos seus materiais. Para isso, preparamos o melhor compilado de textos a cerca do fechamento

Leia mais

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL GERENCIAMENTO DE COR CONFORME ISO 12647-2:2004 Buscando qualidade, agilidade e fidelidade nas cores dos materiais impressos aos nossos clientes, a Dinâmica

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA EDITORA GLOBO NA PRODUÇÃO DE ANÚNCIOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA EDITORA GLOBO NA PRODUÇÃO DE ANÚNCIOS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA EDITORA GLOBO NA PRODUÇÃO DE ANÚNCIOS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DA EDITORA GLOBO NA PRODUÇÃO DE ANÚNCIOS A Editora Globo recomenda que o trabalho final de montagem dos anúncios

Leia mais

Fechamento de Arquivos

Fechamento de Arquivos Fechamento de Arquivos Para impressão Felipe Santos www.infoprepress.ppg.br Copyright 2009 Adobe Systems Incorporated. All rights reserved. 1 CONCEITOS O que é Arquivo Fechado? Linguagem PostScript RIP

Leia mais

Digitalização para PC

Digitalização para PC 1 Criarumperfildedigitalização... 2 Usar o utilitário ScanBack....................... 2 UseaspáginasdaWebnoMarkNet... 4 Personalizar configurações de parapc... 7 Criar um perfil de digitalização parapc

Leia mais

Atualização: JULHO/2011

Atualização: JULHO/2011 Uso do logo Teuto Pfizer Este material também é conhecido por manual da marca Teuto Pfizer. Ele é destinado a profissionais de comunicação, agências de publicidade, fornecedores e usuários em geral que

Leia mais

Introdução. Como produzir arquivos PDF/X-1a. O que é reprovado!

Introdução. Como produzir arquivos PDF/X-1a. O que é reprovado! 2 Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais 3 Introdução Você tem em mãos a nova versão do Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais do

Leia mais

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK Introdução A Cartilha de Fechamento de Arquivos a seguir foi preparada pela equipe de criação da gráfica Cores, com o intuito de ajudar seus clientes a criarem artes o mais precisa possível, evitando assim

Leia mais

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA PRODUÇÃO GRÁFICA PUBLICIDADE & PROPAGANDA Prova Semestral --> 50% da nota final. Sistema de avaliação Atividades em laboratório --> 25% da nota final Exercícios de práticos feitos nos Laboratórios de informática.

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO

FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO 2 3 4 5 FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO DIFERENÇAS ENTRE IMRESSÃO OFFSET E DIGITAL O processo de impressão Offset é indireto. Cada uma das cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), são gravadas

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4

Leia mais

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009 16 a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. 17 Marca Dinâmica e evolutiva, a marca Bematech é formada pelo símbolo e logotipo. Suas elipses simbolizam a essência de uma empresa empreendedora.

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Imagens Uma imagem é representada por uma matriz

Leia mais

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery Fiery Color Server Referência de cores Fiery 2007 Electronics for Imaging, Inc. As informações desta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45066674 01 de outubro

Leia mais

Definição de cores e suas diferenças. RGB, CMYK e Pantone

Definição de cores e suas diferenças. RGB, CMYK e Pantone Introdução Esta cartilha foi criada com o objetivo de facilitar e ensinar de maneira didática o processo de fechamento de arquivos, desde os processos iniciais, até a exportação do seu arquivo para o PDF/X-1a.

Leia mais

Guia de Instruções de Trabalho

Guia de Instruções de Trabalho Guia de Instruções de Trabalho Este guia foi desenvolvido para orientá-lo durante o processo de produção de arte para ser enviada à Gráfica Manchester. Siga as instruções para que não tenha problemas de

Leia mais

Sumário. Criação de anúncios digitais... 3. Medidas dos jornais do Grupo RBS... 4. Tipografia... 6. Imagens... 7. Ilustrações... 7. Cores...

Sumário. Criação de anúncios digitais... 3. Medidas dos jornais do Grupo RBS... 4. Tipografia... 6. Imagens... 7. Ilustrações... 7. Cores... 2 Grupo RBS - Mídia Impressa Sumário Criação de anúncios digitais... 3 Medidas dos jornais do Grupo RBS... 4 Tipografia... 6 Imagens... 7 Ilustrações... 7 Cores... 8 Gerais... 8 Elementos complexos...

Leia mais

TRATAMENTO DE IMAGENS. Elisa Maria Pivetta

TRATAMENTO DE IMAGENS. Elisa Maria Pivetta TRATAMENTO DE IMAGENS Elisa Maria Pivetta CATEGORIAS DE IMAGENS Distinguem-se geralmente duas grandes: Bitmap (ou raster) - trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos

Leia mais

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Fundamentos da fotografia digital: Câmeras digitais CCD e CMOS Resolução Armazenamento Softwares para edição e manipulação de imagens digitais: Photoshop e Lightroom

Leia mais

CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO

CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO CARTILHA DE PRÉ-IMPRESSÃO gráfica e editora MARGENS DE SEGURANÇA Utilize este QRcode para me adicionar à agenda de contatos do seu celular. Malires Gráfica 41 3346.6498 malires@malires.com.br www.malires.com.br

Leia mais

FECHANDO ARQUIVOS EM CORELDRAW

FECHANDO ARQUIVOS EM CORELDRAW FECHANDO ARQUIVOS E CORELDRAW OSTRAREOS COO FECHAR ARQUIVOS E U DOS PROGRAAS DE ILUSTRAÇÃO AIS CONHECIDOS PELO USUÁRIO DE PC, O CORELDRAW. VEJA, PASSO-A-PASSO, QUAIS OS PROCEDIENTOS NECESSÁRIOS. ENU FILE

Leia mais

MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0

MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0 MANUAL DO ARQUIVO FECHADO PageMaker 6.5 Acrobat Distiller 4.0 Maio/2003 MANUAL DO CLIENTE IMAGENS E CORES: Verifique se todas as imagens coloridas de seu arquivo estão em CMYK, não podem estar em RGB,

Leia mais

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores Fiery E100 Color Server Impressão em cores 2011 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45098264 09 de agosto

Leia mais

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press Impressão em cores 2013 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão contempladas pelos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

PASSO PASSO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

PASSO PASSO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO PREPARO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO INTRODUÇÃO Para que possamos apresentar o desempenho correto e agilidade na produção gráfica, o conteúdo deste manual orienta o preparo de arquivos para envio e início

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Guia de Impressão. Formatos & Sangria. Cor & Imagem. Tipografia. Finalização

Guia de Impressão. Formatos & Sangria. Cor & Imagem. Tipografia. Finalização Guia de Impressão Guia de Impressão Formatos & Sangria Formatos de Papel 01 Formato Aberto ou Fechado 02 Folhas e Páginas 03 Lâminas 04 Sangria e Margens 05 Cor & Imagem A Impressão CMYK 06 O Preto no

Leia mais

Guia do Usuário de Toner Transparente do Servidor de Impressão Xerox FreeFlow Dê ênfase ao brilho!

Guia do Usuário de Toner Transparente do Servidor de Impressão Xerox FreeFlow Dê ênfase ao brilho! Impressoras em Cores Xerox 800/1000 Servidor de Impressão FreeFlow Guia do Usuário de Toner Transparente Guia do Usuário de Toner Transparente do Servidor de Impressão Xerox FreeFlow Dê ênfase ao brilho!

Leia mais

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5 A cor e o computador Introdução A formação da imagem num Computador depende de dois factores: do Hardware, componentes físicas que processam a imagem e nos permitem vê-la, e do Software, aplicações que

Leia mais

MANUAL DE PRÉ-IMPRESSÃO

MANUAL DE PRÉ-IMPRESSÃO MANUAL DE PRÉ-IMPRESSÃO Para fechamento e envio arquivos digitais para impressão 1 PRÉ-IMPRESSÃO Introdução Objetivo Trabalhar com as principais tecnologias ligadas à préimpressão, atualizando os profissionais

Leia mais

Introdução (21) 2534-5312. Disque Digital

Introdução (21) 2534-5312. Disque Digital Índice Introdução.................................02 Disque Digital..............................02 Digitalização de originais.....................03 Tratamento de imagens......................03 Características

Leia mais

SUMÁRIO Manual de fechamento de arquivo UMA

SUMÁRIO Manual de fechamento de arquivo UMA MANUAL SUMÁRIO Apresentação... 5 Impressão... 6 Distribuição... 7 Soluções Editoriais... 8 Soluções Comerciais... 9 Variedade de Papéis e Cuidados ambientais... 10 Manual de fechamento de arquivo UMA...

Leia mais

CASA DA MOEDA DO BRASIL

CASA DA MOEDA DO BRASIL CASA DA MOEDA DO BRASIL SETEMBRO 2005 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. a) este caderno, com o enunciado das 30 questões das Provas Objetivas, sem

Leia mais

Desenho e Apresentação de Imagens por Computador

Desenho e Apresentação de Imagens por Computador Desenho e Apresentação de Imagens por Computador Conteúdo s: Aspetos genéricos sobre o trabalho com imagens computacionais. Imagens computacionais e programas que criam ou manipulam esse tipo de imagens.

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Editores vetoriais são frequentemente contrastadas com editores de bitmap, e as suas capacidades se complementam. Eles são melhores para leiaute

Leia mais

Manual de utilização do selo

Manual de utilização do selo Manual de utilização do selo Introdução O manual do selo Empresa Parceira da Saúde tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia a parceira, compreendendo padrões e regras de

Leia mais

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica A natureza da imagem fotográfica PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital - 1 Antes do desenvolvimento das câmeras digitais, tínhamos a fotografia convencional, registrada em papel ou filme, através de um processo

Leia mais

- VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor.

- VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor. GUIA DE ARQUIVOS - VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor. - LINEATURA A lineatura do arquivo fechado

Leia mais

Alguns métodos utilizados

Alguns métodos utilizados Alguns métodos utilizados TIF Algumas pessoas exportam o trabalho feito no Corel em formato TIF,que é um procedimento comum para impressão em jornais e publicações impressas. Para exportar desta forma

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress Introdução a Informática - 1º semestre AULA 04 Prof. André Moraes Objetivos desta aula: Criar apresentações básicas com uso do LibreOffice Impress; o Manipular a estrutura de tópicos para a digitação de

Leia mais

ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA. versão 1.0. Criação. Aprovação. Produção. Desenvolvido por

ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA. versão 1.0. Criação. Aprovação. Produção. Desenvolvido por ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA versão 1.0 Criação Produção Aprovação Entrega Desenvolvido por EQUIPE : Daniel Augusto Design, Diagramação e Conteúdo Larissa Lopez Direção de arte e Conteúdo Planejar, Conceber

Leia mais

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica Diferenças entre Mídia Impressa e Eletrônica Resolução Web >> 72dpi Impressão >> 300dpi Padrão de cores Web >> RGB Impressão >> CMYK Tipos de Arquivos Web >> GIF / JPEG Impressão >> TIF / EPS Tamanho dos

Leia mais

Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho

Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho Arte-final Check-list para arte-finalizar um trabalho Resumo da comunicação apresentada em Tomar, no Artec 21, a 13 Abril 2011 por Ângela Rodrigues «Arte-finalista é o profissional que finaliza tecnicamente

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

Organização de uma sequência para tratamento de imagem

Organização de uma sequência para tratamento de imagem Aula 7 Tratamento Organização de uma sequência para tratamento de imagem SEMPRE guarde o arquivo original. Crie uma pasta para as imagens tratadas Verifique a qualidade da imagem e também se a resolução

Leia mais

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica professor Rafael Hoffmann Cor Modelos cromáticos - Síntese aditiva/cor-luz Isaac Newton foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria das cores. Em

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

TABELA DE PREÇOS 2014

TABELA DE PREÇOS 2014 JORNAL DO COMMERCIO TABELA DE PREÇOS 2014 WWW.COMERCIALJC.COM.BR TABELA DE PREÇOS 2014 TABELA POR SEGMENTO DE MERCADO NOTICIÁRIO SEGMENTO PREÇO CM/COL (R$) DIAS ÚTEIS PREÇO CM/COL (R$) DOMINGO Indústria

Leia mais

Perguntas Frequentes. como enviar arquivos para a Programação Visual

Perguntas Frequentes. como enviar arquivos para a Programação Visual Perguntas Frequentes como enviar arquivos para a Programação Visual 03 Sumário Configurações do Arquivo 05 Imagens e Ilustrações 08 Cores 11 Fontes e Textos 13 16 Revisão e Autorização + Lista de Checagem

Leia mais

Infiniti. Como criar perfis de cor para a Infiniti Fina através do PhotoPRINT

Infiniti. Como criar perfis de cor para a Infiniti Fina através do PhotoPRINT Infiniti Como criar perfis de cor para a Infiniti Fina através do PhotoPRINT O procedimento abaixo ilustra como criar um perfil de cor no PhotoPRINT para as impressoras Infiniti FINA SERIES através do

Leia mais

Fiery QX100 para igen4. Fiery Graphic Arts Package

Fiery QX100 para igen4. Fiery Graphic Arts Package Fiery QX100 para igen4 Fiery Graphic Arts Package 2009 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45074097 24 de

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Padrões da Marca de Bandeira Cirrus

Padrões da Marca de Bandeira Cirrus ORIENTAÇÕES DA MARCA Padrões da Cirrus Versión 8.0 Abril 2015 Cirrus A Cirrus pode aparecer apenas nas versões aprovadas. A escolha da versão depende da aplicação, das restrições orçamentárias, das limitações

Leia mais

Fechamento de arquivos. Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format)

Fechamento de arquivos. Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format) Fechamento de arquivos Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format) Para instalar a impressora PostScript no seu sistema, utilize o PsPrinter da Abode chamado de Generic PostScript, que você encontra

Leia mais

Instruções de Fechamento de Arquivos. Illustrator CS. para CtP e Fotolito

Instruções de Fechamento de Arquivos. Illustrator CS. para CtP e Fotolito Instruções de Fechamento de Arquivos Illustrator CS para CtP e Fotolito Illustrator CS Na divisão General No campo Printer escolha Agfa ApogeeX; No campo PPD escolha Agfa ApogeeX; No campo Copies selecione

Leia mais

2 Editoração Eletrônica

2 Editoração Eletrônica 8 2 Editoração Eletrônica A década de 80 foi um marco na história da computação. Foi quando a maioria dos esforços dos desenvolvedores, tanto de equipamentos, quanto de programas, foram direcionados para

Leia mais