Metodologia. Segue abaixo, a lista dos casos encontrados: Número Discriminação Racial Identidade Ações Afirmativas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia. Segue abaixo, a lista dos casos encontrados: Número Discriminação Racial Identidade Ações Afirmativas"

Transcrição

1 Metodologia As entrevistas e dados do artigo enviado foram extraídos de monografia que realizei em 2011, com o objetivo de analisar a participação das entidades que lutam por direitos dos afrobrasileiros no STF. Nesta monografia, fiz um mapeamento dos casos no STF que envolvem demandas da população afrodescendente. Esse mapeamento teve como fonte direta dos casos a ferramenta de pesquisa jurisprudencial no site do STF ( Coloquei como palavras-chave: discriminação adj racial, racismo, injúria e raça, raça, igualdade adj racial, preconceito adj de adj raça, afrodescendente, quilombo, afro-brasileiro, negro, ação adj afirmativa. Através dessa metodologia de busca, encontrei, até o dia 27 de agosto de 2011, 41 ações. Dividi essas ações em três temas: discriminação racial, identidade cultural e ações afirmativas. Segue abaixo, a lista dos casos encontrados: Número Discriminação Racial Identidade Ações Afirmativas Cultural 1 ADI 3166 / SP ADI 3239 RE / RS 2 Inq 1458 / RJ ADI 4091 / RJ AC 2452 / SC 3 AP 395 / PR AI / DF / DF 4 Inq 1150 / RO MS / DF Pet 4314 / DF 5 AI / RS MS MC/ DF / RJ 6 Pet 1937/ DF MI 630 / MA RE / SP 7 ACO 1168 / RJ RE / RS 8 Rcl 2125 / DF AI / RJ 9 ADI 2858 / RJ 10 Pet 4071 AgR /DF 11 Pet 4084 Agr / DF 12 RE / AM 13 RE / MG 14 RE /AM 15 RE AgR / DF

2 16 RE /PR 17 RE / RS 18 RE / MG 19 AI / MG 20 RE / PE 21 RE / AM 22 RE / RS 23 RE / AM 24 RE / RS 25 RE / AM 26 RE /AM 27 RE / ES Selecionei, a partir desse mapeamento, as ações em que as entidades que buscam a concretização das demandas da população afrobrasileira atuaram como requerentes ou como amici curiae. Segue abaixo a tabela com os sete casos selecionados: Discriminação Racial Identidade Cultural Ações Afirmativas Pet 1937/DF ADIN 3239 Pet 4314 e as 37 notificações 1 ADI 4091 MI 630 / MA Devido ao grande número de entidades que se manifestaram nos sete casos selecionados, estabeleci, para realizar a monografia de 2011, um critério para escolher aquelas cuja participação no STF eu iria analisar. Considerei como principal critério a relação das entidades com as 1 A partir do mapeamento, foram encontradas três ações relacionadas a uma iniciativa para responsabilizar os Ministros de Estado pelo descumprimento do Decreto 4228/02, que regulamenta o Programa Nacional de Ações Afirmativas: a Pet 4071 AgR, a Pet 4084 AgR e a Pet A partir da leitura do voto do Ministro Eros Graus na Pet 4071 AgR, em que o Ministro foi relator, tive conhecimento que os agravantes apresentaram ao Tribunal 37 pedidos idênticos de notificação judicial de Ministros de Estados e outras autoridade a esses equiparados, com o fim de intimá-los a dar cumprimento ao decreto nº 4.228/02. A Pet 4314, por sua vez, não faz parte desses 37 pedidos, contudo, também visa dar efetividade ao Decreto 4228/02 e foi impetrada pelas mesmas entidades.

3 demandas da população afrodescendente, selecionando aquelas que têm como principal objetivo concretizar direitos da população negra brasileira. Segue abaixo tabela com todas as entidades selecionadas: Entidade Ação Associação Brasileira de Negros Progressistas (ABNP) Pet 1937 Associações de quilombolas autoras do MI 630 MI 630 Fundação Cultural Palmares Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA) Pet 4314 ADI 3239 Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (AFROBRAS) Pet 4314 Instituto Casa de Cultura Afro-Brasileira (ICCAB) Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes (ANAAD) Centro de Estudos das relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) GELEDÉS Instituto da Mulher Negra Fala Preta! Organização de Mulheres Negras Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro Centro de Articulação de Populações Marginalizadas Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes (EDUCAFRO) CRIOLA Movimento Negro Unificado Núcleo de Estudos Negros Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum IROHIN Ilé Omi Oju Aro conselho religioso do INDEC MALUNGU/PARÁ Coordenação das Associações das ADI 3239 Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola ADI 3239 Associação dos Quilombos Unidos do Barro Preto e Indaía, ADI 3239 Coordenação das comunidades negras rurais de mato grosso do sul, Associação de moradores quilombolas de Santana Federação N Golo ADI 3239 Associação dos Moradores e agricultores da Comunidade ADI 3239 Espírito Santo (AMECES)

4 Advogados do AMECES Núcleo de Prática Jurídica clínica jurídica de Direito Quilombola projeto de extensão Centro Universitário do Pará (CESUPA) ADI 3239 Em primeiro lugar, os materiais utilizados para realizar essa análise foram: as decisões dos ministros e as peças de amici curiae e demais manifestações das entidades selecionadas. Além dos sete casos apontados acima, no artigo enviado também foi analisado o MS 30925, pois foi mencionado por uma entidade entrevistada. Como o mandado de segurança foi protocolado após o período de busca de casos no sítio eletrônico do STF, não estava dentre os casos encontrados no mapeamento. A maior parte desses documentos pode ser encontrada no site do STF. Nessa fonte de dados, entretanto, não se encontra as petições iniciais referentes à Pet 1937, ao MI 630, à Pet 4314 e os 37 pedidos. Deste modo, obtive os documentos desses casos através do Serviço de Atendimento do STF 2. Em segundo lugar, realizei entrevistas com as entidades selecionadas. O roteiro de entrevista abordou os seguintes temas: a) Relação das entidades com o judiciário e, principalmente, com o STF b) Escolha dos temas levados para o STF e vantagens e desvantagens em trabalhar com eles c) Objetivos da participação d) Estratégias de interação utilizados e) Organização Interna da entidade para a atuação no STF É importante ressaltar que o roteiro de entrevista foi utilizado somente como um norteador, um guia para a entrevista. Foi útil para aumentar a comparabilidade dos dados e para que perguntas relevantes não fossem deixadas de lado. Durante as entrevistas, contudo, diante 2 A petição inicial referente à Pet 4314 não estava disponível. Para analisar os 37 pedidos, representados no mapeamento pelas Petições 4071 e 4084, tive que utilizar um critério de seleção, visto que não podia arcar com os custos para que todas as peças fossem encaminhadas pelo correio de Brasília a São Paulo. Utilizei novamente no site do STF ( a ferramenta de pesquisa jurisprudencial. Coloquei como palavras-chave: Instituto de Advocacia Racial e Ambiental. Após examinar todas as ações relacionadas com os 37 pedidos, escolhi as duas que foram julgadas mais recentemente pelo tribunal: a Pet 4071 e a Pet Analisei a petição inicial e o agravo regimental das Petições 4071 e Analisei, também, os embargos de declaração referentes à Petição 4071, visto que não existem embargos referentes à petição 4092.

5 das respostas dos entrevistados, novas perguntas foram incorporadas, sempre com o intuito de melhor compreender a visão da entidade sobre as possibilidades e limites da atuação no STF. As entrevistas foram realizadas pessoalmente ou por telefone e seu registro foi feito por meio do auxílio de gravador nos meses de setembro e outubro de Entrei em contato com todas as entidades selecionadas, mas consegui realizar entrevistas com nove organizações. As entidades e seus representantes entrevistados foram: Nome Função Entidade José Carlos do Nascimento Galiza Coordenador Administrativo MALUNGU/Pará Daniel Teixeira Coordenador de Projetos CEERT Humberto Adami Presidente IARA Frei David Diretor Executivo EDUCAFRO Aline Caldeira Lopes Coordenadora Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola Dora Lucia de Lima Bertulio Milton Barbosa Procuradora Chefe de Procuradoria Federal na Fundação Cultural Palmares Coordenador Nacional das Relações Internacionais Fundação Cultural Palmares Movimento Negro Unificado Natalia Maria Alves Machado Faz parte da gestão coletiva Nosso Coletivo Negro DF Elisa Larkin Nascimento Coordenação Geral Ipeafro

6 Deste modo, para o presente artigo, utilizei os dados coletados na análise dos sete casos selecionados e no MS 30925, e as transcrições das entrevistas realizadas.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 16/04/2018 RESOLUÇÃO Nº 606, DE 23 DE JANEIRO DE 2018 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO Nº 581, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso

Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Pretos e pardos, metade da população brasileira, são menos de 10% no Congresso Renato Abramowicz Santos Pesquisador da Transparência Brasil 1 Apesar de pretos e pardos representarem metade da população

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*) EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*) O PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, em cumprimento ao disposto na Lei 4.769, de 9 de setembro

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Nível superior Cargo 1: Contador DF Brasília/Sede da Administração Central 35 1820 52,00 Nível médio Cargo 2: Agente Administrativo AC Rio Branco/Sede da SRTE 2 1496 748,00 Nível médio Cargo 2: Agente

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de 05 Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Informações Gerais Número de Grupos: 84 Número de IES: Categoria Administrativa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 13 DE JANEIRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 543, DE 13 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 543, DE 13 DE JANEIRO DE 2015 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências. O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, no uso

Leia mais

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Objetivos: Diagnosticar a situação atual dos municípios brasileiros em relação à Securitização da Dívida Ativa de acordo com a resolução 33

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

RELATÓRIO PRELIMINAR

RELATÓRIO PRELIMINAR Autos: ACOMPANHAMENTO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO - 0005633-70.2010.2.00.0000 Requerente: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ RELATÓRIO PRELIMINAR Como Relator

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLVE: Aprova a Proposta Orçamentária do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social da 1 a., 2 a., 3 a., 4 a., 5 a., 6 a., 7 a., 8

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA OAB 27 ESTADOS. Abril 2012

SUMÁRIO EXECUTIVO PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA OAB 27 ESTADOS. Abril 2012 SUMÁRIO EXECUTIVO PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA OAB 27 ESTADOS Abril 2012 METODOLOGIA Todos os resultados aqui apresentados fazem parte de um estudo de pesquisas quantitativas telefônicas em todos os Estados

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: ,00%

DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: ,00% DADOS ESTATÍSTICOS DE PRETENDENTES - BRASIL TOTAL % 1. Total de Pretendentes cadastrados: 8346 100,00%. Total de Pretendentes que somente aceitam crianças da Raça Branca: 10834 38,% 3. Total de Pretendentes

Leia mais

STF: um espaço de luta do movimento negro 1

STF: um espaço de luta do movimento negro 1 31 STF: um espaço de luta do movimento negro 1 The Brazilian Supreme Court (STF): battleground for the black movement 2 3 Resumo Analisamos a participação de entidades do movimento negro em casos do Supremo

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 20, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2004

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 20, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 20, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2004 Fixa o valor a ser recolhido para o pagamento do porte de remessa e retorno de autos. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições

Leia mais

Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa

Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa RR AP Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa desenvolvedora do PAF-ECF. As Medidas Judiciais que desobrigam a prestação da Carta

Leia mais

SETE TRIMESTRES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO SOBRE OS EFEITOS DA SUSPENSÃO DOS ARTIGOS DA LEI /2012, PELA LIMINAR CONCEDIDA NOS AUTOS DA ADI 4.

SETE TRIMESTRES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO SOBRE OS EFEITOS DA SUSPENSÃO DOS ARTIGOS DA LEI /2012, PELA LIMINAR CONCEDIDA NOS AUTOS DA ADI 4. 12 SETE TRIMESTRES DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO SOBRE OS EFEITOS DA SUSPENSÃO DOS ARTIGOS DA LEI 12.734/2012, PELA LIMINAR CONCEDIDA NOS AUTOS DA ADI 4.917 O conjunto dos Municípios e dos Estados brasileiros

Leia mais

Sete trimestres de produção de petróleo sobre os efeitos da suspensão dos artigos da Lei de 2012 pela liminar concedida nos autos da ADI 4917

Sete trimestres de produção de petróleo sobre os efeitos da suspensão dos artigos da Lei de 2012 pela liminar concedida nos autos da ADI 4917 1 Estudos Técnicos/CNM Maio de 2015 Sete trimestres de produção de petróleo sobre os efeitos da suspensão dos artigos da Lei 12.734 de 2012 pela liminar concedida nos autos da ADI 4917 O conjunto dos Municípios

Leia mais

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa e Acidentes por Unidade Federativa - 2016 Data: 23/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos, Caminhões, Ônibus Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Estados com maior número de mortes e acidentes - 2016 Este

Leia mais

Apresentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN

Apresentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN Apresentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN CONHEÇA O ORGANOGRAMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA - SGEP Fortalecimento da gestão

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATORA AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. ROSA WEBER :CONGRESSO NACIONAL :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EMENTA AGRAVO INTERNO EM MANDADO DE INJUNÇÃO. PRAZO

Leia mais

1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE

1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE 1 OFICINA DA REDE DE AVALIAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS NÚCLEO RIO GRANDE DO NORTE 1 OBJETIVOS Mobilizar atores sociais e pesquisadores para a avaliação do conteúdo

Leia mais

25 Assistente Técnico FG-1 4 FG-3 Assessoria para Assuntos Parlamentares

25 Assistente Técnico FG-1 4 FG-3 Assessoria para Assuntos Parlamentares 25 Assistente Técnico 102.1 14 FG-1 4 FG-3 Assessoria para Assuntos Parlamentares 1 Chefe de Assessoria 101.4 Assessoria de Comunicação 1 Chefe de Assessoria 101.4 Assessoria de Atendimento 1 Chefe de

Leia mais

Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas

Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas Quintos seguem na pauta do STF, que tem quilombolas, terceirização e reservas O Supremo Tribunal Federal realiza nesta tarde, mais uma sessão com pauta cheia que inclui ações de interesse direto de trabalhadores

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça REVOGADO Revogado pela Resolução n. 8 de 23 de abril de 2012 RESOLUÇÃO N. 1 DE 12 DE JANEIRO DE 2012. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 35/2018 SFCONST/PGR Sistema Único nº 65.766/2018 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.704/MG REQUERENTE: Procurador-Geral da República INTERESSADO(S): Governador do Estado de Minas Gerais Assembleia

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 05 3. Consolidado por Região... 06 4. Consolidado por Estado... 09 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS UF Gasolina Automotiva e Álcool Anidro Álcool Hidratado Óleo Combustível Gás Natural Veicular Internas Interesta-duais Internas Interestaduais Internas

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA O movimento Constitucional; O processo de discussão que antecedeu a LDB nº9394/96; A concepção de Educação Básica e a universalização do

Leia mais

Redução de 79,1 % Acervo Atual : 19,9 % do acervo original

Redução de 79,1 % Acervo Atual : 19,9 % do acervo original Redução de 79,1 % Acervo Atual : 19,9 % do acervo original APRESENTAÇÃO Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada RUY BARBOSA A Constituição Federal assegurou a todos, no âmbito judicial,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.396.488 - SC (2013/0252134-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMBARGADO : MARCELO BIGOLIN

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO Nº 01, DE 18 DE JANEIRO DE 2011.(*) Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O VICE-PRESIDENTE DO SUPERIOR

Leia mais

Casos de FHD Óbitos e Taxa de letalidade

Casos de FHD Óbitos e Taxa de letalidade Casos de dengue Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total 2003 20.471 23.612 - - - - - - - - - - 44.083 2002 94.447 188.522 237.906 128.667 60.646 23.350 12.769 10.149 6.682 7.138 9.246 9.052

Leia mais

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014)

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) 8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba

Leia mais

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014)

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014) 7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (1º semestre de 2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes

Leia mais

Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa

Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa RR AP Confira no mapa ao lado os Estados que obrigam a prestação da Carta Fiança / Fiança Bancária por parte da empresa desenvolvedora do PAF-ECF. As Medidas Judiciais que desobrigam a prestação da Carta

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO STJ/GP N. 2 DE 1º DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A PRESIDENTE DO SUPERIOR

Leia mais

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo

Perfil das/dos Dirigentes da CUT. Pesquisa Perfil Afirmativo Perfil das/dos Dirigentes da CUT Pesquisa Perfil Afirmativo Março/2014 Características da Pesquisa Dirigentes da CUT Pesquisa quantitativa Censitária Questionário padronizado Realizada por telefone Campo

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL

PROCURADORIA-GERAL DA FA- ZENDA NACIONAL 1 ANEXO II a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFI- CADAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. UNIDADE CARGO/ FUNÇÃO N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO NE/DAS/ FG 6 Assessor Especial 102.5

Leia mais

Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública CIP nos municípios brasileiros

Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública CIP nos municípios brasileiros Estudo: Análise da situação atual da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública nos municípios brasileiros Julho/2008 Resumo Está tramitando no congresso nacional um projeto de lei que tem como

Leia mais

STJ - O Tribunal da Cidadania NÚMEROS DE ORIGEM PARTES E ADVOGADOS PETIÇÕES. Fonte:

STJ - O Tribunal da Cidadania NÚMEROS DE ORIGEM PARTES E ADVOGADOS PETIÇÕES. Fonte: Fonte: http://www.stj.jus.br STJ - O Tribunal da Cidadania Processos PROCESSO : REsp 1336316 UF: SP REGISTRO: 2012/0157786-6 RECURSO ESPECIAL AUTUAÇÃO : 06/08/2012 RECORRENTE : RODRIGO NINO DE ZEPEDA ARIAS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 8 DE 23 DE ABRIL DE 2012. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO STJ/GP N. 1 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos no âmbito

Leia mais

Educação Superior Enade e IGC dos Estados e DF

Educação Superior Enade e IGC dos Estados e DF Educação Superior Enade e IGC dos Estados e DF Enade 2015 O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos anualmente para os cursos que

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, com base nos seus registros processuais eletrônicos, acessados no dia e hora abaixo referidos CERTIFICA que, sobre o(a) SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA nº 1955/DF, do(a)

Leia mais

Políticas de garantia de acesso aos recursos naturais: como evoluir?

Políticas de garantia de acesso aos recursos naturais: como evoluir? EXPOSIBRAM 2011 14º Congresso Brasileiro de Mineração Painel 5 Políticas de garantia de acesso aos recursos naturais: como evoluir? Márcio Pereira Meio Ambiente e Sustentabilidade Belo Horizonte, 28.9.2011

Leia mais

ESCOLA DE FORMAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE 2012 (SEGUNDO SEMESTRE) Segunda-feira Das 15h30 às 17h30. Quarta-feira Das 15h30 às 17h30

ESCOLA DE FORMAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE 2012 (SEGUNDO SEMESTRE) Segunda-feira Das 15h30 às 17h30. Quarta-feira Das 15h30 às 17h30 ESCOLA DE FORMAÇÃO PROGRAMAÇÃO DE 2012 (SEGUNDO SEMESTRE) Segunda-feira Das 15h30 às 17h30 Quarta-feira Das 15h30 às 17h30 COMO O STF INTERFERE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS? SEMANA 1 6/8: Planos econômicos ADPF

Leia mais

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde INFORME SARGSUS Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde 1 ESFERA MUNICIPAL 1.1 Relatório de Gestão Ano 2013 Até a presente data,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO. Primeira pesquisa Veritá ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO

PESQUISA DE OPINIÃO. Primeira pesquisa Veritá ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO PESQUISA DE OPINIÃO ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO Primeira pesquisa Veritá Outubro de 2014 ÍNDICE Apresentação ------------------------------------------------------ 3 Perfil dos

Leia mais

Evolução das estatísticas de acidentes por Estado

Evolução das estatísticas de acidentes por Estado Evolução das estatísticas de acidentes por Estado Data: 1/8/218 FILTROS: Acidentes: Todos Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Este material destaca a evolução das estatísticas de

Leia mais

Pagamentos em atraso em Pesquisa especial de fim de ano

Pagamentos em atraso em Pesquisa especial de fim de ano Pagamentos em atraso em 2016 Pesquisa especial de fim de ano Objetivo da Pesquisa Metodologia Tópicos da Pesquisa Informações técnicas A pesquisa especial de final de ano 2016 do SEBRAE teve como objetivo:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica ADI ou ADIN Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Cabimento: Pode-se propor ADI contra leis estaduais e federais

Leia mais

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5

ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO SUBSECRETARIA PARA ASSUN- TOS ECONÔMICOS NE/DAS/FG 102.5 ASSESSORIA ESPECIAL DO MI- NISTRO DE ESTADO 1 Chefe de Assessoria 101.5 Coordenação-Geral de Atendimento S E C R E TA R I A - E X E C U T I VA 1 Secretário-Executivo NE 1 Secretário-Executivo Adjunto 101.6

Leia mais

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. CENSO AMIB 2016 OBJETIVO O objetivo desta proposta é prestar serviços de consultoria para a extração e análise de dados do CNES a respeito de leitos de UTI e profissionais da saúde intensivistas, bem como

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO STJ N. 4 DE 1º DE FEVEREIRO DE 2013. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno de autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Diário da Justiça de 01/06/2007 15/05/2007 PRIMEIRA TURMA RELATOR : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI AGRAVANTE(S) : JOSÉ BERNARDO RAMIRES CARAVELAS E ADVOGADO(A/S) : EDUARDO JERONIMO PERES E AGRAVADO(A/S) : CARMELINA

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO UF / Ação de Governo Valor a ser Fiscalizado AC R$ 99.891.435,79 Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (PNAE) R$

Leia mais

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR COORDENAÇÃO GERAL DO SINDEC RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS Brasília, 31 de outubro de 2011

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO UMA EMPRESA COMPLETA! Adubos, Defensivos, Sementes e Assistência Técnica. Atuando na Agricultura e Pecuária! PRINCÍPIOS ESSENCIAIS Missão Visão Valores

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015

TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015 ! TÊNIS DE MESA Nº 03 04/09/2015! Jogos Escolares da Juventude 2015 12 a 14 anos Boletim Oficial de Resultados 04/09/2015 CENTRO DE FORMAÇÃO OLÍMPICA - QUADRA 1 TÊNIS DE MESA - EQUIPE - Feminino 1 09:00

Leia mais

RREO. em foco. Estados + Distrito Federal. 3º Bimestre de Secretaria do Tesouro Nacional Mistério da Fazenda

RREO. em foco. Estados + Distrito Federal. 3º Bimestre de Secretaria do Tesouro Nacional Mistério da Fazenda RREO em foco Estados + Distrito Federal Relatório Resumido de Execução Orçamentária (Foco Estados + Distrito Federal) Subsecretária de Contabilidade Pública Gildenora Batista Dantas Milhomem Coordenador-Geral

Leia mais

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL O conceito de Racismo Institucional foi definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e

Leia mais

Extração e Análise de Informações Jurídicas Públicas

Extração e Análise de Informações Jurídicas Públicas DCC IME USP Extração e Análise de Informações Jurídicas Públicas Alessandro Calò orientação: prof. Dr. Marcelo Finger Acórdãos Web Scraping Busca de padrões Persistência Page Rank Resultados Acórdãos Web

Leia mais

Racionamento de água. Abril/2017

Racionamento de água. Abril/2017 Racionamento de água Abril/2017 Objetivo da Pesquisa Metodologia Tópicos da Pesquisa Informações técnicas Levantar informações sobre temas importantes no contexto atual dos Pequenos Negócios. TEMA ANALISADO

Leia mais

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA PARA O CEARÁ E REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Uma Visão Comparativa Nacional Pós-Plano Real Autores da Pesquisa

Leia mais

Direito Processual Civil Recursos

Direito Processual Civil Recursos ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS Jurisdição quanto ao grau hierárquico dos seus órgãos é: 1) inferior; 2) superior. Essas espécies de jurisdições pressupõe

Leia mais

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL. Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) DOSSIÊ POLÍTICOS CASSADOS POR CORRUPÇÃO ELEITORAL Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Brasília, 04 de outubro de 2007 Índice 1. Apresentação 2. Metodologia 3. Número de políticos cassados

Leia mais

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (e outras ocorrências envolvendo a atividade bancária) (2017-2018) Elaboração: Contraf-CUT e CONTRASP Fonte: Notícias da imprensa, SSP dos Estados e Sindicatos

Leia mais

Vagas autorizadas. 4.146 vagas* autorizadas em 1.294 municípios e 12 DSEIs *35 vagas nos Distritos Indígenas e 361 vagas de reposição

Vagas autorizadas. 4.146 vagas* autorizadas em 1.294 municípios e 12 DSEIs *35 vagas nos Distritos Indígenas e 361 vagas de reposição Vagas autorizadas 4.146 vagas* autorizadas em 1.294 municípios e 12 DSEIs *35 vagas nos Distritos Indígenas e 361 vagas de reposição Fonte: IBGE e MS. Datum: SIRGAS2000 Elaboração: MS/SGTES/DEPREPS Data:

Leia mais

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO

DÉCADA INTERNACIONAL DE. AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DE AFRODESCENDENTES 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024 RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES 1º DE JANEIRO DE 2015 A 31 DE

Leia mais

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional 2014 Superintendência de Controle de Obrigações - SCO Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade - COQL Brasília,

Leia mais

Documento Base do GT Coleta de Assinaturas Partido Pirata

Documento Base do GT Coleta de Assinaturas Partido Pirata Documento Base do GT Coleta de Assinaturas Partido Pirata Resumo da explicação da reunião do dia 06/10/2017 Próxima reunião 20/10/2017 20h Quantidade de Apoios Só é admitido o registro do estatuto de partido

Leia mais

Consed Sistema de Avaliação dos Estados Votação dos cenários. edulab21 Núcleo de Ciência pela Educação IAS/INSPER

Consed Sistema de Avaliação dos Estados Votação dos cenários. edulab21 Núcleo de Ciência pela Educação IAS/INSPER Consed Sistema de Avaliação dos Estados Votação dos cenários edulab21 Núcleo de Ciência pela Educação IAS/INSPER Visão Geral do Projeto Instituição do GT Consed - Avaliação No fim de 2015, o Consed cria

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF UF Tecnologia Velocidade Quantidade de Acessos AC ATM 12 Mbps a 34Mbps 3 AC ATM 34 Mbps

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 21/10/2016 PLENÁRIO RELATOR EMBTE.(S) EMBDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MINISTRO PRESIDENTE :SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO DISTRITO FEDERAL - SINPOL/DF

Leia mais

MAPA ÉTNICO-RACIAL DAS MULHERES NA POLÍTICA LOCAL BRASILEIRA

MAPA ÉTNICO-RACIAL DAS MULHERES NA POLÍTICA LOCAL BRASILEIRA MAPA ÉTNICO-RACIAL DAS MULHERES NA POLÍTICA LOCAL BRASILEIRA Brasília, julho de 2018. MAPA ÉTNICO-RACIAL DAS MULHERES NA POLÍTICA LOCAL BRASILEIRA No primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas,

Leia mais

Tabela 2: PIB Brasil e unidades da federação a preços constantes - R$ de 2000(mil) - Deflacionado pelo Deflator Implícito do PIB nacional

Tabela 2: PIB Brasil e unidades da federação a preços constantes - R$ de 2000(mil) - Deflacionado pelo Deflator Implícito do PIB nacional 56 ANEXOS Tabela 1: Investimentos em Educação e Cultura dos Estados da Região Norte do Brasil 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 AC 41,14 82,62924 97,71488217 112,0076867 169,2800564

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça.

Superior Tribunal de Justiça. Texto atualizado com as modificações ocorridas na norma Superior Tribunal de Justiça Atualizado em 03/12/2018 RESOLUÇÃO STJ/GP N. 2 DE 1º DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais

Leia mais

SIT. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Seminário Internacional OIT. Boas Práticas na Inspeção do Trabalho

SIT. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Seminário Internacional OIT. Boas Práticas na Inspeção do Trabalho SIT Secretaria de Inspeção do Trabalho Seminário Internacional OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho Projeto Fortalecimento dos Serviços de Inspeção do Trabalho Dezembro/ 2010 Seminário Internacional

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO

PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO TRAINEE ASSISTENTE TÉCNICO UMA EMPRESA COMPLETA! Adubos, Defensivos, Sementes e Assistência Técnica. Atuando na Agricultura e Pecuária! PRINCÍPIOS ESSENCIAIS Missão Visão Valores

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018)

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) Companheiros e Companheiras Esta Resolução substitui a Resolução Sobre Distribuição

Leia mais

Coordenação-Geral de Análise

Coordenação-Geral de Análise ANEXO II a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRA- TIFICADAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA. UNIDADE CARGO/ DENOMINAÇÃO NE/DAS/ FUNÇÃO N o CARGO/FUNÇÃO FG 6 Assessor Especial 102.5 1

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO NÚCLEO ECONÔMICO

COMUNICADO TÉCNICO NÚCLEO ECONÔMICO Serviços Indústria de Transformação Construção Civil Agropecuária Extrativo Mineral Serv. Ind. Util. Pública Adm Pública Comércio Total COMUNICADO TÉCNICO NÚCLEO ECONÔMICO 1. Cadastro Geral de Empregados

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt na PET no RECURSO ESPECIAL Nº 1.657.156 - RJ (2017/0025629-7) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES AGRAVANTE : CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO ADVOGADO : OSVALDO PIRES SIMONELLI

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR AGRAVANTE PROCURADOR AGRAVADO ADVOGADO : MINISTRO ARNALDO ESTEVES LIMA : INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA - INCRA : JOSÉ DOMINGOS RODRIGUES LOPES E OUTRO(S) : RUI SOARES BARROS

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Socialistas,

Socialistas, Prezad@s Companheir@s Socialistas, A Executiva Nacional LGBT do PSB apresenta aos LGBT Socialistas e demais militantes filiados ao PSB o seu Planejamento estratégico para o ano de 2013. Este documento

Leia mais