Lei de Execução Penal Lei 7.210/84. Prof. Gladson Miranda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lei de Execução Penal Lei 7.210/84. Prof. Gladson Miranda"

Transcrição

1 Lei de Execução Penal Lei 7.210/84 Prof. Gladson Miranda

2 Legendas: - Já cobrado de 01 a 04 vezes em provas; - Já cobrado de 05 a 09 vezes em provas; - Já cobrado em Concursos da Banca ou do Cargo;

3 Aplicação e do objeto da Lei de Execução Penal Qual o Objetivo da LEP? Efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. (Art. 1º, Lei n.º 7.210/84)

4 A LEP se aplica igualmente ao preso provisório e ao condenado pela Justiça Eleitoral ou Militar, quando recolhido a estabelecimento sujeito à jurisdição ordinária? (Art. 2º, único, Lei n.º 7.210/84)

5 Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei? (Art. 3º, Lei n.º 7.210/84) O Estado deverá recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança? (Art. 4º, Lei n.º 7.210/84)

6 Classificação do internado e do condenado Os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal? (Art. 5º, Lei n.º 7.210/84) A classificação será feita por Comissão Técnica de Classificação? (Art. 6º, Lei n.º 7.210/84)

7 O condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime fechado, será submetido a exame criminológico para a obtenção dos elementos necessários a uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução? (Art. 8º, Lei n.º 7.210/84)

8 Ao exame poderá ser submetido o condenado ao cumprimento da pena privativa de liberdade em regime semi-aberto? (Art. 8º, único, Lei n.º 7.210/84)

9 Os condenados por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes hediondos, serão submetidos, obrigatoriamente, à identificação do perfil genético, mediante extração de DNA - ácido desoxirribonucleico, por técnica adequada e indolor? (Art. 9º-A, Lei n.º 7.210/84)

10 A identificação do perfil genético será armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo. (Art. 9º-A, 1º, Lei n.º 7.210/84) A autoridade policial, federal ou estadual, poderá requerer ao juiz competente, no caso de inquérito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificação de perfil genético? (Art. 9º-A, 2º, Lei n.º 7.210/84)

11 Assistência ao preso e ao internado A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado? Qual é o objetivo da assistência? Prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade? (Art. 10, Lei n.º 7.210/84)

12 A assistência estende-se ao egresso? (Art. 10, único, Lei n.º 7.210/84) Em que consiste a assistência? Material; à saúde; jurídica; educacional; social e religiosa. (Art. 11, incisos I a VI, Lei n.º 7.210/84)

13 Assistência Material Em que consiste a assistência material ao preso e ao internado? Fornecimento de alimentação, vestuário e instalações higiênicas. (Art. 12, Lei n.º 7.210/84)

14 O estabelecimento disporá de instalações e serviços que atendam aos presos nas suas necessidades pessoais, além de locais destinados à venda de produtos e objetos permitidos e não fornecidos pela Administração? (Art. 13, Lei n.º 7.210/84)

15 Assistência à Saúde A assistência à saúde do preso e do internado de caráter preventivo e curativo, compreenderá atendimento médico, farmacêutico e odontológico? (Art. 14, Lei n.º 7.210/84)

16 Quando o estabelecimento penal não estiver aparelhado para prover a assistência médica necessária, esta será prestada em outro local, mediante autorização da direção do estabelecimento? (Art. 14, 2º, Lei n.º 7.210/84) Será assegurado acompanhamento médico à mulher, principalmente no pré-natal e no pósparto, extensivo ao recém-nascido? (Art. 14, 3º, Lei n.º 7.210/84)

17 Assistência Jurídica A assistência jurídica é destinada aos presos e aos internados sem recursos financeiros para constituir advogado? (Art. 15, Lei n.º 7.210/84) As Unidades da Federação deverão ter serviços de assistência jurídica, integral e gratuita, pela Defensoria Pública, dentro e fora dos estabelecimentos penais? (Art. 16, Lei n.º 7.210/84)

18 As Unidades da Federação deverão prestar auxílio estrutural, pessoal e material à Defensoria Pública, no exercício de suas funções, dentro e fora dos estabelecimentos penais? (Art. 16, 1º, Lei n.º 7.210/84) Em todos os estabelecimentos penais, haverá local apropriado destinado ao atendimento pelo Defensor Público? (Art. 16, 2º, Lei n.º 7.210/84)

19 Fora dos estabelecimentos penais, serão implementados Núcleos Especializados da Defensoria Pública para a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos réus, sentenciados em liberdade, egressos e seus familiares, sem recursos financeiros para constituir advogado? (Art. 16, 3º, Lei n.º 7.210/84)

20 Assistência Social Qual é a finalidade da assistência social? Amparar o preso e o internado e preparálos para o retorno à liberdade. (Art. 22, Lei n.º 7.210/84)

21 Quais as atribuições do serviço de assistência social? Conhecer os resultados dos diagnósticos ou exames; Relatar, por escrito, ao Diretor do estabelecimento, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelo assistido;

22 Acompanhar o resultado das permissões de saídas e das saídas temporárias; Promover, no estabelecimento, pelos meios disponíveis, a recreação; Promover a orientação do assistido, na fase final do cumprimento da pena, e do liberando, de modo a facilitar o seu retorno à liberdade;

23 Providenciar a obtenção de documentos, dos benefícios da Previdência Social e do seguro por acidente no trabalho Orientar e amparar, quando necessário, a família do preso, do internado e da vítima. (Art. 23, incisos I ao VII, Lei n.º 7.210/84)

24 Assistência Religiosa A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa? (Art. 24, Lei n.º 7.210/84)

25 No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos? (Art. 24, 1º, Lei n.º 7.210/84) Preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa? (Art. 24, 2º, Lei n.º 7.210/84)

26 Assistência ao Egresso Em que consiste a assistência ao egresso? Orientação e apoio para reintegrá-lo à vida em liberdade e na concessão, se necessário, de alojamento e alimentação, em estabelecimento adequado, pelo prazo de 2 (dois) meses. (Art. 25, incisos I e II, Lei n.º 7.210/84)

27 O prazo de dois meses poderá ser prorrogado? Uma única vez, comprovado, por declaração do assistente social, o empenho na obtenção de emprego? (Art. 25, único, Lei n.º 7.210/84)

28 Quem é considerado egresso? O liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da saída do estabelecimento e o liberado condicional, durante o período de prova. (Art. 26, incisos I e II, Lei n.º 7.210/84)

29 O serviço de assistência social colaborará com o egresso para a obtenção de trabalho? (Art. 27, Lei n.º 7.210/84)

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Do Objeto e da Aplicação da Lei de Execução Penal Monster Guerreiros, a execução penal é um procedimento destinado à efetiva aplicação da pena ou da medida de segurança

Leia mais

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal LEGALE Sanção Penal Sanção Penal É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal Sanção Penal No Brasil, o atual sistema de sanções é o SISTEMA VICARIANTE Por esse sistema, ou o agente

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma: - Do objeto e aplicação da LEP - Do condenado e do internado - Dos órgãos

Leia mais

Art. 3º Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei. Parágrafo único. Não haverá qualquer

Art. 3º Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei. Parágrafo único. Não haverá qualquer Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Art. 2º A jurisdição

Leia mais

LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI 7.210/1984)

LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI 7.210/1984) LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI 7.210/1984) AULA 1 ASSISTÊNCIA CONCEITOS TRABALHO SANÇÃO DISCIPLINAR Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar

Leia mais

Sumário. Capítulo II Direitos dos condenados Punição e direitos gerais Cooperação da comunidade... 16

Sumário. Capítulo II Direitos dos condenados Punição e direitos gerais Cooperação da comunidade... 16 Sumário Capítulo I Noções gerais... 1 1. Fundamentos constitucionais... 1 2. Conceito de execução penal... 3 2.1. Sentença e decisão criminal... 3 3. Natureza jurídica da execução penal... 3 4. Autonomia

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma: - Do objeto e aplicação da LEP - Do condenado e do internado - Dos órgãos

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Mandado de Segurança Ações de Impugnação Mandado de Segurança Conceito (Hely Lopes Meirelles) É o meio constitucional posto à disposição de toda pessoa física ou jurídica,

Leia mais

1.1.4 Execução penal: conceito, pressuposto fundamental e natureza jurídica

1.1.4 Execução penal: conceito, pressuposto fundamental e natureza jurídica SUMÁRIO 1. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 Direito de execução penal 1.1.1 Direito de Execução Penal e Direito Penitenciário 1.1.2 Autonomia do Direito de Execução Penal 1.1.3 Antecedentes

Leia mais

1. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 Direito de Execução Penal

1. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 Direito de Execução Penal 1. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 Direito de Execução Penal 1.2 Pena 1.1.1 Direito de Execução Penal e Direito Penitenciário 1.1.2 Autonomia do Direito de Execução Penal 1.1.3 Antecedentes

Leia mais

Crise na Execução Penal II - Da assistência material e à

Crise na Execução Penal II - Da assistência material e à saúde Crise na Execução Penal II - Da assistência material e à Por Renato Marcão, Promotor de Justiça. $ERUGDJHPGRWHPD Seguindo a linha de análise a que nos propusemos fazer, tendo por objeto alguns dos

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Lei e Normas de Execução Penal p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário)

Livro Eletrônico Aula 00 Lei e Normas de Execução Penal p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário) Livro Eletrônico Professor: 1 Apresentação... 2 2 - Cronograma... 3 3 Introdução... 4 4 Lei de Execução Penal... 10 4.1 Do Objeto e da Aplicação da Lei de Execução Penal... 10 4.2 - Do Condenado e do Internado...

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penitenciário e Segurança Pública p/ CLDF (Consultor Leg- Constituição e Justiça)

Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penitenciário e Segurança Pública p/ CLDF (Consultor Leg- Constituição e Justiça) Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penitenciário e Segurança Pública p/ CLDF (Consultor Leg- Constituição e Justiça) Professor: Alexandre Herculano Aula 00 - Lei de Execuções Penais - Título I e II (parte

Leia mais

Aula 00 Lei e Normas (MG) de Execução Penal p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário)

Aula 00 Lei e Normas (MG) de Execução Penal p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário) Aula 00 Lei e Normas (MG) de Execução Penal p/ AGEPEN-MG (Agente Penitenciário) Professor: Alexandre Herculano Aula 00 - Lei de Execuções Penais - Título I e II (parte I) SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação

Leia mais

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal LEGALE Sanção Penal Sanção Penal É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal Sanção Penal No Brasil, o atual sistema de sanções é o SISTEMA VICARIANTE Por esse sistema, ou o agente

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 DIREITO DE EXECUÇÃO PENAL Direito de execução penal e direito penitenciário

Sumário CAPÍTULO 1 OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 DIREITO DE EXECUÇÃO PENAL Direito de execução penal e direito penitenciário Sumário CAPÍTULO 1 OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1.1 DIREITO DE EXECUÇÃO PENAL 1.1.1 Direito de execução penal e direito penitenciário 1.1.2 Autonomia do direito de execução penal 1.1.3 Antecedentes

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EXECUÇÃO PENAL 1. Formação da Execução * Após a sentença penal condenatória ou a sentença de absolvição imprópria transitar em julgado, inicia-se a execução. 1. Formação

Leia mais

STJ SUMÁRIO. 11. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECU ÇÃO PENAL - ARTIGOS 1.0 A 4.0 DA LEP Do objeto da execução pena l...

STJ SUMÁRIO. 11. OBJETO E APLICAÇÃO DA LEI DE EXECU ÇÃO PENAL - ARTIGOS 1.0 A 4.0 DA LEP Do objeto da execução pena l... k STJ00091241 SUMÁRIO PREFÁCIO À 2" EDIÇÃO - REN É ARI EL DOTTl..................... 5 I. PRINCÍPIOS DA EXECUÇÃO PENAL..................................... 17 1. Princípios da Execução Penal.....................................

Leia mais

Execução Penal Parte 1. Aula 1

Execução Penal Parte 1. Aula 1 Execução Penal Parte 1 Aula 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito de Execução Penal Buscando uma denominação para o ramo do direito destinado a regular a execução penal, a doutrina internacional consagrou a

Leia mais

Capítulo II DA ASSISTÊNCIA Seção I Disposições Gerais Art Tratamento penitenciário 10.2 Tratamento e assistência 10.3 Assistência ao egresso

Capítulo II DA ASSISTÊNCIA Seção I Disposições Gerais Art Tratamento penitenciário 10.2 Tratamento e assistência 10.3 Assistência ao egresso SUMÁRIO GERAL Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 Título I DO OBJETO E DA APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL Art. 1º 1.1 Natureza da execução penal 1.2 Autonomia do direito penitenciário 1.3 Direito penitenciário

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 3 Título II Do inquérito policial

Leia mais

Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará SUSIPE-PA JN

Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará SUSIPE-PA JN Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará SUSIPE-PA Serviço Social Edital de Concurso Público Nº001/2017 - SEAD/SUSIPE - RETIFICADO JN015-2018 DADOS DA OBRA Título da obra: Superintendência

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 21 Título II Do inquérito policial

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale AÇÕES DE IMPUGNAÇÃO REVISÃO CRIMINAL Ações de Impugnação revisão criminal A revisão criminal é uma ação de impugnação exclusiva da defesa Ações de Impugnação revisão criminal

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2013 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Acrescenta artigos à Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), para dispor sobre a revista pessoal. Art. 1º A Lei

Leia mais

Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984

Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 TÍTULO I DO OBJETO E DA APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar

Leia mais

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume III. Atualização. Arts. 155 a 249 do CP

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume III. Atualização. Arts. 155 a 249 do CP Rogério Greco Curso de Direito Penal Parte Especial Volume III Arts. 155 a 249 do CP Atualização OBS: As páginas citadas são referentes à 10 a edição. A t u a l i z a ç ã o Página 33 Primeira linha. Substituir

Leia mais

Lei de Execução Penal

Lei de Execução Penal Lei de Execução Penal 1 - Nos termos da Lei de Execução Penal, a penitenciária destina- se ao condenado à pena de: a) detenção, em regime fechado b) reclusão, em regime fechado c) detenção, em regime aberto

Leia mais

Comum aos Cargos de Nível Médio e Superior:

Comum aos Cargos de Nível Médio e Superior: Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará SUSIPE-PA Comum aos Cargos de Nível Médio e Superior: - Assistente de Informática e Eletricista - Técnico de Administração e Finanças: Administração,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO DPGE Nº 132, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2017.

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO RESOLUÇÃO DPGE Nº 132, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2017. DEFENSORIA PÚBLICAGERAL DO ESTADO Publicado no D.O.E. nº 9.354, de 20 de fevereiro de 2017 RESOLUÇÃO DPGE Nº 132, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2017. Altera as atribuições dos órgãos de atuação da na comarca de

Leia mais

Resolução CSDP 10/2012

Resolução CSDP 10/2012 Resolução CSDP 10/2012 que atuam na área criminal. Disciplina as atribuições dos membros da Defensoria Pública do Estado de Alagoas O DA DEFENSORIA PÚBLICA, no uso da sua atribuição prevista no artigo

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VIII

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VIII Direito Penal Teoria da Pena Parte VIII 1 - Conceito. - Etapa final da execução da pena privativa de liberdade que permite a desinstitucionalização, ou seja, o cumprimento fora do cárcere sob determinadas

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena II

Direito Penal. Teoria da Pena II Direito Penal Teoria da Pena II Direitos do Preso Art. 38: O preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito à sua integridade física

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PARTE I TEORIA COM DICAS PRÁTICAS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PARTE I TEORIA COM DICAS PRÁTICAS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PARTE I TEORIA COM DICAS PRÁTICAS 1. DO OBJETO E DA APLICAÇÃO DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL... 19 1.1 Introdução... 19 1.2 Natureza jurídica da execução penal... 20 1.3 Princípios

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Liberdade provisória e fiança Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Espécie de medida cautelar (CPP, art. 319, VIII) Liberdade provisória e fiança.

Leia mais

ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS

ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS ENUNCIADOS VOTADOS DURANTE O I FÓRUM NACIONAL DE JUÍZES CRIMINAIS ENUNCIADO N. 1 Para fins estatísticos, será considerado preso definitivo quem ostentar condenação, definitiva ou não, independentemente

Leia mais

LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984.

LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Institui a Lei de Execução Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I DO OBJETO E DA APLICAÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º I prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus; II promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos

Leia mais

Livramento condicional

Livramento condicional Livramento condicional CONDICIONAL ART. 83 E SEGUINTES DO CP CONCEITO CARACTERÍSTICAS ANTECIPADA LIBERDADE CONDICIONAL PRECÁRIA NATUREZA JURÍDICA DIREITO SUBJETIVO DO APENADO - NÃO SE PODE NEGAR A LIBERDADE

Leia mais

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal LEGALE Sanção Penal Sanção Penal É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal Sanção Penal No Brasil, o atual sistema de sanções é o SISTEMA VICARIANTE Por esse sistema, ou o agente

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale AÇÕES DE IMPUGNAÇÃO REVISÃO CRIMINAL Ações de Impugnação revisão criminal A revisão criminal é uma ação de impugnação exclusiva da defesa Ações de Impugnação revisão criminal

Leia mais

LIVRAMENTO CONDICIONAL

LIVRAMENTO CONDICIONAL LIVRAMENTO CONDICIONAL Arts. 83 a 90 do CP e 131 e s. da LEP. Consagrado no CP de 1890, mas com efetiva aplicação pelo Decreto 16.665 de 1924. É mais uma tentativa de diminuir os efeitos negativos da prisão.

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA

COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROGRAMA ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PRÁTICA PROCESSUAL PENAL PROGRAMA I DO INÍCIO DO PROCESSO (o crime e sua natureza) 1 - Crimes públicos, semi-públicos e particulares; 1.1 - Queixa,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ações de Impugnação revisão criminal Órgão competente para julgar a revisão criminal: (art. 624, CPP) Ações de Impugnação revisão criminal STF TFR (???), TJ, TACRIM (???)

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Regimes penitenciários. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Regimes penitenciários. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina - : a) fechado b) Semi-aberto c) Aberto. Art. 33 (...) 1º - Considera-se: a) regime fechado a execução da pena em estabelecimento de segurança

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Competência SÚMULAS SOBRE COMPETÊNCIA Súmula Vinculante 45 A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido

Leia mais

Vou comentar todas as questões sobre a Lei de Execução

Vou comentar todas as questões sobre a Lei de Execução Penal. Vamos lá! Olá, meus amigos! Vou comentar todas as questões sobre a Lei de Execução O art. 52 da LEP menciona que a prática de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione

Leia mais

2. Lei nº 7.210/1984 Lei das Execuções Penais

2. Lei nº 7.210/1984 Lei das Execuções Penais LEGISLAÇÃO ESPECIAL 2. Lei nº 7.210/1984 Lei das Execuções Penais Finalidades A finalidade da Lei de Execuções Penais encontra-se prevista em seu Art. 1º: Art. 1º. A execução penal tem por objetivo efetivar

Leia mais

A 1. Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária. Fonte: FALCONI, 1996.

A 1. Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária. Fonte: FALCONI, 1996. ANEXOS I A 1 Princípios e Valores Fundamentais de Uma Política Penitenciária Fonte: FALCONI, 1996. II 1. Respeito à dignidade do homem, aos seus direitos individuais e coletivos e à crença no potencial

Leia mais

Ponto 11 do plano de ensino. Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica.

Ponto 11 do plano de ensino. Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica. Ponto 11 do plano de ensino Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica. natureza Comparação da suspensão condicional da pena e da suspensão condicional do processo do artigo 89 da Lei 9.099/95.

Leia mais

Ponto 12 do plano de ensino

Ponto 12 do plano de ensino Ponto 12 do plano de ensino Livramento condicional: conceito e natureza jurídica, requisitos (objetivos e subjetivos), concessão, condições, revogação obrigatória e revogação facultativa, prorrogação,

Leia mais

RETIFICAÇÃO LEI DE EXECUÇÕES PENAIS 7.210/1984

RETIFICAÇÃO LEI DE EXECUÇÕES PENAIS 7.210/1984 LEI DE EXECUÇÕES PENAIS 7.210/1984 Inclui-se na disciplina de Noções de Direito Penal e Processual Penal para os cargos: Agente Penitenciário, Enfermeiro, Assistente Social e Psicólogo, o seguinte conteúdo:

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts.

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts. 77 ao 82, CP) Conceito A suspensão condicional da pena, também conhecida por sursis, pode ser conceituada como a suspensão parcial da execução da pena privativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Execução de Sentença e Incidentes de Execução Prof. Pablo Cruz Competência Art 588. A execução da sentença compete ao auditor da Auditoria por onde correu o processo, ou,

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Execução Penal p/ Defensoria Pública Estadual 2019 (Curso Regular)

Livro Eletrônico Aula 00 Execução Penal p/ Defensoria Pública Estadual 2019 (Curso Regular) Livro Eletrônico Professor: Vitor De Luca AULA EXECUÇÃO PENAL. LEI 7210/84. NOÇÕES GERAIS. Sumário 1 - Apresentação......2 2 - Disposições Gerais...4 3 - Execução Provisória...7 4 - Execução da pena imposta

Leia mais

CURSO DE EXECUÇÃO PENAL. Professor: Rodrigo J. Capobianco

CURSO DE EXECUÇÃO PENAL. Professor: Rodrigo J. Capobianco CURSO DE EXECUÇÃO PENAL Professor: Rodrigo J. Capobianco Pena Penas As penas no Brasil têm uma tríplice finalidade adotando-se a teoria da defesa social (mista ou unificadora): Penas Retributiva (teoria

Leia mais

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5 Suspensão Condicional da Pena Aula 5 SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Conceito Instituto importado do direito francês consistente na possibilidade de o juiz liberar o condenado do cumprimento da pena privativa

Leia mais

EXECUÇÃO PENAL. Lei /2015

EXECUÇÃO PENAL. Lei /2015 EXECUÇÃO PENAL Lei 13.167/2015 REGRA GERAL: O preso provisório ficará separado do preso condenado por sentença transitada em julgado. O preso provisório ficará recolhido em cela diferente do preso já condenado

Leia mais

O MITO DA RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO EM FACE DA NÃO APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 10 E 11 DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL

O MITO DA RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO EM FACE DA NÃO APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 10 E 11 DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL O MITO DA RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO EM FACE DA NÃO APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 10 E 11 DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL Ronan Nicolau Franzoi 1 Adriana Spengler 2 SUMÁRIO: Introdução; 1 Da finalidade da Pena; 2 Da

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

Lei núm. 7210, de 11 de julho de 1984

Lei núm. 7210, de 11 de julho de 1984 Lei 7.210, de 11 de julho de 1984 Institui a Lei de Execução Penal. Lei núm. 7210, de 11 de julho de 1984 (DOU 13.7.1984) LGL\1984\14 * V. Exposição de Motivos da Lei de Execução Penal. O Presidente da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 009/2019

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 009/2019 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A EDITAL Nº 009/2019 A, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de concurso para contratação de estagiários de direito para atuarem

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Prisão Preventiva Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PRISÃO PREVENTIVA CÓDIGO DE PROCESSO PENAL TÍTULO IX CAPÍTULO III Da Prisão

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRISÃO PROVISÓRIA A prisão provisória, também chamada de prisão processual ou prisão cautelar se destaca no processo penal brasileiro por ser uma forma de isolar o agente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 31 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

SUMÁRIO. Administração Pública

SUMÁRIO. Administração Pública Administração Pública Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização...3 Organização administrativa:

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES/MATRÍCULA PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA JURÍDICA E MONITORIA JUNTO AO NPJ-FACEAR.

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES/MATRÍCULA PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA JURÍDICA E MONITORIA JUNTO AO NPJ-FACEAR. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES/MATRÍCULA PARA DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE PRÁTICA JURÍDICA E MONITORIA JUNTO AO NPJ-FACEAR. EDITAL N. 03/2016 2º SEMESTRE/2016 O Coordenador do Núcleo de Prática

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI CAPÍTULO I. Seção I DOS PRINCÍPIOS E COMPETÊNCIAS. II garantia da segurança individual e coletiva no âmbito de sua atuação;

ANTEPROJETO DE LEI CAPÍTULO I. Seção I DOS PRINCÍPIOS E COMPETÊNCIAS. II garantia da segurança individual e coletiva no âmbito de sua atuação; ANTEPROJETO DE LEI Regulamenta a carreira de agentes penitenciários e correlatos, sua redenominação e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1 o Esta Lei regulamenta a carreira de agentes

Leia mais

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 5ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 RASCUNHAO DO PROFESSOR RUBENS 2 Lei 9.099 de setembro de 1995; Todas as contravenções penais; Os crimes

Leia mais

Provimento n 17/2008

Provimento n 17/2008 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA Provimento n 17/2008 Ementa: Regulamenta o procedimento referente às inspeções nos estabelecimentos penais pelos juízes responsáveis

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Parte 6 Prof. Thiago Almeida . Atenção para as Súmulas do STJ:. Súmula 21 Pronunciado o réu, fica superada a alegação do constrangimento ilegal

Leia mais

Art. 3º Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei. Parágrafo único. Não haverá qualquer

Art. 3º Ao condenado e ao internado serão assegurados todos os direitos não atingidos pela sentença ou pela lei. Parágrafo único. Não haverá qualquer Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado. Art. 2º A jurisdição

Leia mais

PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO ATENDIMENTO A PESSOAS PRESAS PROVISORIAMENTE

PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO ATENDIMENTO A PESSOAS PRESAS PROVISORIAMENTE PROTOCOLO DE ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO ATENDIMENTO A PESSOAS PRESAS PROVISORIAMENTE Recomenda parâmetros mínimos para atuação de Defensores Públicos brasileiros no atendimento a pessoas presas provisoriamente

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma:

Leia mais

Dispõe sobre o procedimento relativo à execução de pena privativa de liberdade e de medida de segurança, e dá outras providências.

Dispõe sobre o procedimento relativo à execução de pena privativa de liberdade e de medida de segurança, e dá outras providências. Dispõe sobre o procedimento relativo à execução de pena privativa de liberdade e de medida de segurança, e dá outras providências. (Publicada no DJ-e nº 73, em 26/04/2010, p. 03-07). Download do documento

Leia mais

A Carta Magna assegura que ninguém será privado da liberdade sem passar pelo devido processo legal, ou seja, é necessário que haja

A Carta Magna assegura que ninguém será privado da liberdade sem passar pelo devido processo legal, ou seja, é necessário que haja 1 2 A terceira edição da Série é dedicada ao Núcleo de Assistência Jurídica especializado em Execução Penal do Distrito federal. A temática em torno dos direitos da população carcerária e a sua reintegração

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2006-2016 1) FCC Juiz Estadual TJ/GO - 2012 Em relação às testemunhas, é correto afirmar que a) as pessoas impossibilitadas por enfermidade

Leia mais

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (ARTS. 1º A 3º) Art. 1º... 25 Art. 2º... 27 Art. 3º... 33 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

Direito Penal. Espécies de Penas. Professora Mariana Inácio.

Direito Penal. Espécies de Penas. Professora Mariana Inácio. Direito Penal Espécies de Penas Professora Mariana Inácio www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal ESPÉCIES DE PENAS NO DIREITO PENAL BRASILEIRO Penas Proibidas pelo Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO, Expulsão e Deportação 1ª Parte Professora Raquel Perrota 1. Conceito é a entrega, por um estado a outro, e a pedido deste, de pessoa que em seu território deva responder

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação

SECÇÃO III - Prestação de trabalho a favor da comunidade e admoestação Código Penal Ficha Técnica Código Penal LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Da lei criminal CAPÍTULO ÚNICO - Princípios gerais TÍTULO II - Do facto CAPÍTULO I - Pressupostos da punição CAPÍTULO II - Formas

Leia mais

PERFIL DA COLEÇÃO. SOBRE O COORDE. DOR. SOBRE OS AUTORES.. PRINCípIOS DA EXEC ção PE Al. M,\RIO COlMBRtI

PERFIL DA COLEÇÃO. SOBRE O COORDE. DOR. SOBRE OS AUTORES.. PRINCípIOS DA EXEC ção PE Al. M,\RIO COlMBRtI Sumário PERFIL DA COLEÇÃO. SOBRE O COORDE. DOR. SOBRE OS AUTORES.. 5 7 9 r PRINCípIOS DA EXEC ção PE Al M,\RIO COlMBRtI 1. Princípios da Execução Penal..... 19 2. Princípio da legalidade 19 3. Devido processo

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ:

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE 206/2002 D.O.U. 29/01/2002 ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA CNPJ: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Processual Penal III Professor: Marco Antônio de Jesus Bacelar Código: DIR4 Carga Horária: 80 H Créditos: 04

Leia mais

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/43 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 34 Emprego de tempos e modos verbais... 41 Vozes

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE 2012 (Do Senhor João Campos)

PROJETO DE LEI Nº., DE 2012 (Do Senhor João Campos) PROJETO DE LEI Nº., DE 2012 (Do Senhor João Campos) Altera o caput e o 1º do art. 75 e os incisos I, II e V do art. 83, do Código Penal; altera o caput e o 1º do art. 112, da Lei nº 7.210, de 11 de julho

Leia mais

Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria

Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria PRISÃO PREVENTIVA 1 Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria 2 HIPÓTESES: I) Garantia da ordem pública II) garantia da ordem econômica

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DO DISTRITO FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DO DISTRITO FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO: 0034032-34.2011.807.0015 IZAQUIEL VERAS SANTOS, já devidamente qualificado nos autos, vem perante Vossa Excelência,

Leia mais

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Atualização Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Segundo parágrafo e continuação na pág. 26: Texto no livro: O caput do art. 306 do Código de Processo Penal possui a mesma redação do referido inciso LXII,

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

Execução Penal. Prof. Pietro Chidichimo LEI DE EXECUÇÃO PENAL LEI N /84 CONTINUAÇÃO DA AULA DE EXECUÇÃO PENAL

Execução Penal. Prof. Pietro Chidichimo LEI DE EXECUÇÃO PENAL LEI N /84 CONTINUAÇÃO DA AULA DE EXECUÇÃO PENAL LEI DE EXECUÇÃO PENAL LEI N. 7.210/84 CONTINUAÇÃO DA AULA DE EXECUÇÃO PENAL Progressão de Regime Carcerário (art.112da LEP): Obs.: matéria iniciada na aula 1. Quanto à necessidade da realização do exame

Leia mais

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça

Título. Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça Direção-Geral da Administração da Justiça - 2013 DO ARGUIDO (artigo 57.º CPP) Assume a qualidade de arguido todo aquele contra quem for deduzida acusação ou requerida

Leia mais

DIREITO À SAÚDE. A Defensoria Pública na defesa da saúde

DIREITO À SAÚDE. A Defensoria Pública na defesa da saúde DIREITO À SAÚDE A Defensoria Pública na defesa da saúde DIREITO À SAÚDE A Defensoria Pública na defesa da saúde 1 Apresentação A Constituição Federal de 1988 assegura a saúde como um direito de todo cidadão.

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais