General Agenda Schedule

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "General Agenda Schedule"

Transcrição

1

2 General Agenda Schedule Thursday October 25 Room 1 Room 2 Room 3 Room 4 Room 5 Room 6 Room 7 7:45 a.m. 8:30 a.m. Registration 8:30 a.m. 10:00 a.m. 10:00 a.m. 10:30 a.m. 10:30 a.m. 12:00 p.m. Technology Lab Sl2 MagniV S12ZVM Family (Anita Maliverney) MORNING BREAK Sl2 MagniV S12ZVM Family (Anita Maliverney) Analog Prods (Philippe Dupuy) Multimedia for Auto (Renato Frias) Linux for Embedded Systems (e-labworks) Linux for Embedded Systems (e-labworks) Kinetis L M0+ Hands On (Denis/Gonzalo) Kinetis L M0+ Hands On (Denis/Gonzalo) i.mx Ecosystem Track i.mx Ecosystem Track The Freescale Cup Track and Car Testing The Freescale Cup Techincal Revision 12:00 p.m. 1:30 p.m. LUNCH The Freescale Cup Semifinals 1:30 p.m. 3:00 p.m. 3:00 p.m. 3:30 p.m. 3:30 p.m. 5:00 p.m. Technology Lab M4 / M0+ Arquitecture (Drew Barbier from ARM) AFTERNOON BREAK Automotive Trends (Alan Rooke) Body Prods (Juan Romero) Zigbee (Gonzalo Delgado) QorIQ Telco (Johnson Kelly / Robert Oshana) QorIQ Telco (Johnson Kelly / Robert Oshana) Android and i.mx Hands On (Rogerio / Bruno) Android and i.mx Hands On (Rogerio / Bruno) i.mx Ecosystem Track i.mx Ecosystem Track The Freescale Cup Track and Car Testing The Freescale Cup Techincal Revision 5:00 p.m. 6:00 p.m. The Freescale Cup Finals Automotive Enabling Technologies Industrial Networking TFC

3 Desenvolva um Controle de Motor BLDC sem sensores com o MagniV S12ZVM128 Os dispositivos da família S12ZVM são soluções altamente integradas para Controle de Motores Elétricos Trifásicos com foco no mercado automotivo. Esta apresentação fornecerá uma introdução aos módulos relevantes para o controle de motores. A sessão, em seguida, irá mergulhar em um exemplo de uma aplicação de controle para um motor BLDC sem sensores, com base no algoritimo de comutação de 6 passos e implementado no S12ZVM. (Esta sessão será apresentada em inglês) Automotive & Motor Control Track Sobre a apresentadora Sala 2 08h30-12h00 o Família S12VM SoC para Controle de Motores o Disponibilidade de Ferramentas e Biblioteca para Controle de Motores Automotivos o Conceito de Implementação de Controle de Motor BLDC sem sensores o Conceito de Controle and Posição, Envolvimento dos Módulos o Determinação de Posição com Deteção de Cruzamento em Zero/Aproximação o Processamento de Comutação o Controle de Velocidade e Limitação Dinamica de Corrente o Resumo das Vantagens do Dispositivo para Aplicações de Controle de Motores Anita Maliverney trabalhou como Engenheira de Aplicações em Campo na Motorola / Freescale desde os 20 anos no segmento Automotivo e especializou-se em diversos microcontroladores de 8-, 16- e 32bit assim como em soluções System in Package e ICs analógicos, principalmente no espaço de eletrônica para body. Ela está atualmente suportando a nova família MagniV para diferentes segmentos de aplicações na Freescale Munich.

4 Microcontroladores Cortex-M Um mergulho profundo nos Cortex-M4 e Cortex-M0+ Junte-se á ARM enquanto nós exploramos a familia Kinetis de microcontroladres de sinais mistos baseados no ARM Cortex - M da Freescale. Nessa sessão nós mergulharemos nos recursos dos novos cores Cortex-M0+ e Cortex-M4 encontrados na família Kinetis da Freescale. Nós exploraremos a arquitetura de baix-consumo, a unidade de ponto flutuante, recursos de gerenciamento de energia, instruções SIMD (Single Instruction Multiple Data) e muito mais. Aprenda sobre: A arquitetura da família ARM Cortex-M Os múltiplos níveis de gerenciamento de energia na família de microcontroladores Kinetis As funções de DSP e FPU do ARM Cortex-M4 and Cortex- M0+. A infraestrutura de debug dentro da família Cortex-M (Esta sessão será apresentada em inglês) Industrial &Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 2 13h30-15h00 o Introdução á arquitetura ARM Cortex-M Visão geral dos recursos comuns á todos os microcontroladores Cortex-M o Mergulho profundo no Cortex-M4 Configurations (NVIC, bus interfaces, power modes, etc ) Configurações(NVIC, interfaces de barramento, modos de consumo, etc) Instruções de DSP e FPU MPU o Mergulho profundo no Cortex-M0 Configurações(NVIC, interfaces de barramento, modos de consumo, etc) Porta de periféricos de baixa-latência Micro Trace Buffer Drew Barbier, Engenheiro de Aplicação em Campo da ARM, possui uma extensa experiência na engenharia de produtos com processadores baseados em ARM. Seu conhecimento em engenharia e soluções inovadores para prover soluções em funcionamento é um grande recurso para tanto os clientes o qual suporta quanto para o time de vendas da ARM. A experiência de Drew lhe dá uma perspectiva única em todos os aspectos, do projeto ao desenvolvimetno do conceito, definindo requerimentos de projetos, design de interfaces de usuário, integração de hardware/software á resolução de problemas e suporte ao produto final.

5 Uma Nova Era Automotiva: Transportando pessoas & eletrônica de forma segura & eficiente Automotive Track MPG: Miles Per Gallon. o Como a eletrônica viabilizará novas normas sobre eficiência e emissões MPG: My Personal GUI. o Como a eletrônica está guiando a experiência no cockpit MPG: Music Player & Graphics. o Isto está somente trazendo a experiência de eletrônica de consumo a bordo para uma corrida? MPG: More Protective Gear. o Legislação e eletrônica, uma oportunidade para o transporte mais seguro (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentador Sala 2 15h30-17h00 Alan Rooke foi atraído para a indústria Automotiva na Europa com o nascimento da eletrônica automotiva nos anos 80. No início dos anos 90 mudou-se para os EUA e liderou a introdução de semicondutores analógicos para powertrain & controle de emissões na Ford. Juntando-se a Motorola em meados dos anos 90 como FAE Automotivo ele prosseguiu para formar e liderar o time técnico de suporte a OEMs Norte Americanas de veículos na Freescale Detroit. Alan continua na liderança deste time.

6 Processadores Multímedia para Aplicaçoes Automotivas Automotive Track Durante esta sessão apresentaremos os processadores ARM da Freescale voltados para o mercado automotivo. Discutiremos como utilizar os periféricos disponíveis nas famílias i.mx e Vybrid para implementar projetos de painel de instrumento (cluster), centrais multímedia e rádios. Sobre ao apresentador Sala 3 10h30-12h00 o Introdução o Processadores ARM Automotivos Freescale o Detalhes sobre os principais perifericos para projetos multimídia o Demos Renato Frias trabalha como Engenheiro de Aplicações na Freescale em Detroit, EUA onde participa do desenvolvimento de projetos automobilísticos que empregam os SoC ARM da Freescale. Ele é Engenheiro de Sistemas Eletrônicos formado pela Escola Politecnica da Universidade de São Paulo.

7 Atendendo aos Desafios de Eletrônicos de Body Automotivos com as soluções de Microcontroladores da Freescale Automotive Track A Eletrônica de body automotiva continua evoluindo junto com as demandas de redes de altas velocidades e de alto poder de processamento em automóveis. Essa sessão irá prover uma visão geral das tendências no segmento de body junto com uma visão geral de como a Freescale está posicionada para cobrir estas necessidades, não apenas da perspectiva de microcontroladores mas também de todas as ferramentas e recursos para efetivamente atender a este Mercado. (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentado Sala 3 13h30-15h00 o Tendências do mercado de Body automotivo o Estratégia da Freescale para eletrônica de Body o Portfólio / Roadmap,visão geral com destaque para os benefícios técnicos chaves o Visão geral dos Softwares e Ferramentas de desenvolvimento Juan Romero está com a Freescale há 10 anos. Antes de sua posição atual, ele atuou em diferentes funções no segmento automotivo como Engenheiro de Aplicação em Campo e Engenheiro de Sistema, trabalahndo com os maiores clientes automotivos como Continental, Bosch and Delphi de diferentes localidades do mundo (Mexico, US and Germany).Ele é atualmente um dos Gerente de Engenharia de Aplicações focado nos microcontroladores do segmento de body da Freescale Mexico.

8 Desenvolvimento de aplicações de Smart Energy com ZigBee Smart Energy é a um dos mais recentes profiles de aplicação da Aliança ZigBee e tem um relevância significante para o mercado industrial. Essa sessão irá introduzir as especificações do profile Smart Energy, incluindo a especificação Smart Energy 2.0, o software de protocolo wireless BeeKit da Freescale e também as aplicações deste profile. Os participantes poderão ver uma aplicação de Smart Energy em funcionamento.observação: (Esta sessão será apresentada em inglês) Sobre ao apresentador Smart Energy and Networking Track Sala 3 15h30-17h00 o Visão geral do Mercado de IEEE e ZigBee o Visão geral sobre Smart Grid o Plataforma de soluções Freescale o Visão geral da tecnologia IEEE and ZigBee o Visão geral do stack ZigBee 2007 o Smart Energy Profile o Smart Energy 1.x Profile o Future Smart Energy 2.0 Profile o Visão geral do BeeKit o Demo Gonzalo Delgado é FAE na Freescale Semiconductor em Guadalajara, Mexico nas áreas Industrial e Multimarket para a América Latina. Possui mais de 6 anos de experiência com microcontroladores de 8, 32-bits e redes ZigBee. Gonzalo é graduado em Engenharia Elétrica na ITESM Guadalajara.

9 Linux Embarcado com Freescale i.mx53 A utilização de Linux embarcado vem crescendo no mercado global em aplicações que demandam rica interface gráfica, baixo custo de software, flexibilidade entre outros vários benefícios. Durante o treinamento será utilizado o kit de desenvolvimento i.mx53 Quick Start Board da Freescale(com core ARM Cortex-A8). A sessão conta com uma introdução ao Linux Embarcado e demonstrações práticas realizadas pelo instrutor incluindo desenvolvimento e estudo de uma distribuição Linux e projetos práticos incluindo video player, web server e aplicação gráfica em Qt. Venha conhecer este sistema operacional open-sourcrevolucionando o mercado de que está embarcados. Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 4 08h30-12h00 o Introdução ao Linux Embarcado (Hardware, Toolchain, Bootloader, Kernel, Rootfs) o Demonstração 1 - Desenvolvimento de uma distribuição Linux embarcada do zero com o Buildroot. o Demonstração 2 - Estudo da plataforma i.mx53, gravação e testes da distribuição no kit de desenvolvimento. o Demonstração 3 - Desenvolvimento de alguns projetos práticos, incluindo um video player, um web server, e uma aplicação gráfica em Qt. Sergio Prado tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de software para sistemas embarcados, em diversas arquiteturas de CPU (ARM, PPC, MIPS, x86, 68K), atuando em projetos com Linux embarcado e sistemas de tempo real. Hoje é sócio-fundador da Embedded Labworks, uma empresa focada em prover consultoria e treinamento de software para sistemas embarcados

10 Acelere seu próximo projeto multicore com os processadores QorIQ da Freescale Multicore chegou nas aplicações embarcadas e oferece uma forma de aumentar a performance, reduzir a lista de materiais e diferenciar seu produto da compertição. Durante essa sessão, os especialistas da Freescale irão mergulhar nas considerações de projeto de software que precisam serem feitas quando estiver passando sua aplicação de single-core para dual e multi-core; incluindo casos de uso e as ferramentas desenvolvidas pela Freescale para ajustar seu código a performance, paralelismo e balanço de carga de processamento entre muitos cores.nós iremos fornecer uma visão geral dos processadores multicore QorIQ incluindo informações sobre como tirar vantagem da arquitetura de aceleração de datapath para maximizar a performance. (Esta sessão será apresentada em inglês) Networking & Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 4 13h30-17h00 o o o o o Roadmap de produtos multicore da Freescale e visão geral da arquitetura Tirando vantagem da arquitetura de aceleração de datapath Como paralelizar e particionar código para fazer o máximo uso de cada core em um ambiente multicore Calibrando a performance de sua aplicação maximizando recursos compartilhados e aceleradores Visão geral das ferramentas que a Freescale fornece para auxiliar sua transição e desenvolvimento ao ambiente multicore

11 Nova família de microcontroladores 32-bits Kinetis L O portfolio Kinetis de mais de 200 microcontroladores de baixo consumo, alta-performance, construídos sob a arquitetura Cortex -M são designados a reduzir custos de desenvolvimento através de perfomance escalável, integração e memória em uma gama completa de aplicações de consumo e industrial. A série Kinetis L combina a excepcional eficiencia de energia e facilidade de uso do novo processador ARM Cortex -M0+ com a performance, conjunto de periféricos, ferramentas de desenvolvimento e escalibilidade do portfolio de 32-bits de microcontroladores Kinetis. Nesta sessão prática, os participantes aprenderão sobre os recursos e periféricos do Kinetis L e também a criar e desenvolver projetos utilizando as ferramentas de desenvolvimento desta família. Industrial & Enabling Technologies Track Sobre ao apresentador Sala 2 15h30-17h00 o Introdução aos microcontroladores série Kinetis L o Análise do conjunto de periféricos o Ferramentas de desenvolvimento e Ecossistema o Lab1 Criando um novo projeto utilizando o CodeWarrior com o Processor Expert o Lab2 Device Initialization o Lab3 Utilizando ferramentas do ecossistema para desenvolvimento de projetos Denis Shimizu - Engenheiro Elétrico - trabalha atualmente na Freescale Semiconductor Brasil como Engenheiro de Aplicação para os microcontroladores de 8-bits,32-bits e Processadores de Telecomunicações, possui mais de 7 anos de experiência em suporte a desenvolvimento de sistemas embarcados nas mais diferentes indústrias. Co-Presenter: Gonzalo Delgado

12 Praticando Android com i.mx53 Atualmente, mais que um sistema operacional, Android é a plataforma móvel mais popular do mundo, utilizada por milhões de telefones, tablets e outros dispositivos. Enabling Technologies Track Nesta sessão, os participantes, além de terem uma visão geral sobre a arquitetura do Android e sua aplicabilidade em diversos produtos, aprenderão como preparar e rodar o Android no kit Freescale i.mx53 QuickStart Board (ARM Cortex-A8), como fazer modificações ao código-fonte do Android e como usar as ferramentas do Android para o desenvolvimento e a depuração de aplicativos. Ao final, os participantes deverão ter as bases para começar a criar seus próprios dispositivos e aplicações. Sobre ao apresentador Sala 2 15h30-17h00 o Introdução ao Android o Arquitetura do sistema Android o Construindo e rodando uma imagem de sistema Android (BSP baseado no AOSP) o Fundamentos de aplicações em Android o Desenvolvendo aplicações em Eclipse o Integrando aplicações na árvore do Android Rogerio Nunes, Engenheiro de Aplicações em Campo da Freescale Brasil, atua desde o início de 2011 no suporte a produtos baseados nos SoCs i.mx e nos sistemas operacionais Linux e Android. Trabalhou anteriormente por 9 anos no Laboratório de Sistemas Integráveis da USP com pesquisa e desenvolvimento de sistemas multimídia embarcados. Participou da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. Graduou-se e obteve título de Mestre em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP. Co-Presenter: Bruno Castelucci

13 The Freescale Cup Brazil 2012 National Semifinal and Final A Copa Freescale (The Freescale Cup) é uma competição global, onde as equipes de estudantes constrõem, programam e competem com um carro modelo em uma pista de corrida. O carro mais veloz a completar o circuito ganha. A criação deste carro autônomo requer: - Programação de software embarcado e criação de circuitos básicos utilizando componentes e ferramentas Freescale, incluídas no kit inicial; - A criação de hardware e software de controle de motor para impulsionar e dirigir seu carro de forma inteligente; - Os estudantes também deverão criar a interface com uma câmera para permitir que o carro navegue através da pista de corrida, seguindo a linha de guia Convidamos você assista ao nosso jovem talento em ação. Um total de 48 equipes estarão competindo para descobrir quem desenvolveu o carro mais rápido do país. - Competição Semifinal: 12h00 13h30 - Competição Final: 17h00 18h00

General Agenda Schedule

General Agenda Schedule General Agenda Schedule Thursday October 25 Room 1 Room 2 Room 3 Room 4 Room 5 Room 6 i.mx Ecosystem Room 7 7:45 a.m. 8:30 a.m. Registration 8:30 a.m. 10:00 a.m. 10:00 a.m. 10:30 a.m. 10:30 a.m. 12:00

Leia mais

Introdução do Jornalismo Móvel

Introdução do Jornalismo Móvel Introdução do Jornalismo Móvel Semana 1: Visão geral das plataformas móveis, tendências e futuro Instrutor Técnico Móvel: Will Sullivan Instrutora Brasileira: Lorena Tárcia http://visual.ly/reaching-50-million-users

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Industry 4.0 Página 1 de 6 Beckhoff na Hanover Messe: Hall 9 Stand F06 Indústria 4.0 Fórum: Controle baseado em PC como base tecnológica para aplicações em fabricas inteligentes Com o Indústria Integrada

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01. Prof. André Lucio FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 01 Prof. André Lucio Competências do modulo Introdução ao sistema operacional Windows Instalação e configuração do sistema

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados

Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados Departamento de Engenharia Elétrica - FT UnB Projeto de Sistemas Embarcados Microcontrolados Prof. Ricardo Zelenovsky ENE Prof. Geovany Araújo Borges ENE Prof. Adson Ferreira da Rocha ENE E-mails: {zele,gaborges,adson}@unb.br

Leia mais

Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos

Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos Entenda as vantagens dos chips de quatro núcleos Novos processadores começam a aparecer em celulares e tablets Nos próximos meses começam a chegar ao Brasil os primeiros smartphones e tablets com processadores

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida

Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida Primeiro Foguete Brasileiro com Propulsão Líquida Sucesso na Operação Raposa para lançamento do VS-30 no último dia 01/09 Tendências e tecnologias dos sistemas de testes aeroespacial e de defesa Alisson

Leia mais

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis Controladores Programáveis Família CJ2 Novos CLPs com alta qualidade comprovada. >> Flexibilidade em comunicação >> Desenvolvimento mais rápido de máquinas >> Inovação através da evolução Inovação sem

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Sobre Nós. Primeiro, pensamos em construir negócios. O seu negócio!

Sobre Nós. Primeiro, pensamos em construir negócios. O seu negócio! mistura.ws Sobre Nós Primeiro, pensamos em construir negócios. O seu negócio! Depois misturamos a melhor estratégia, design e tecnologia para oferecer excelentes resultados e garantir o seu sucesso. Somos

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 7 de março de 2013 Outline Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa

INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa INTEGRE Diversas fontes de informações em uma interface intuitiva que exibe exatamente o que você precisa ACESSE Informações corporativas a partir de qualquer ponto de Internet baseado na configuração

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Introdução a microinformática William S. Rodrigues HARDWARE BÁSICO O hardware é a parte física do computador. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja,

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Aula Introdutória Alexandre Amory Edson Moreno Apresentação Disciplina: Organização e Arquitetura de Computadores Horário: 3NP e 5NP Email: Alexandre Amory (178):

Leia mais

Sistemas Embarcados Android

Sistemas Embarcados Android Engenharia Elétrica UFPR 13 de novembro de 2014 Desenvolvido para sistemas móveis pelo Google: Android Open Source Project (AOSP) Grande sucesso, devido a combinação de: open source licensing aggressive

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO

UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO S Y S T E M S ASG-PERFMAN 2020 UTILIZAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE TI ATRAVÉS DE UM ABRANGENTE PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE E MODELAGEM DE CARGAS DE TRABALHO ASG ASG-PERFMAN 2020: Visão Global A sua capacidade

Leia mais

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel

4 Estrutura do Sistema Operacional. 4.1 - Kernel 1 4 Estrutura do Sistema Operacional 4.1 - Kernel O kernel é o núcleo do sistema operacional, sendo responsável direto por controlar tudo ao seu redor. Desde os dispositivos usuais, como unidades de disco,

Leia mais

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil

The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil. Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil The Director s Report: The State of ecommerce in Brazil Por Lariza Carrera, Executive Director, etail Brazil etailbrazil.com 2014 O mercado está se ajustando a uma realidade multi-canal não excludente,

Leia mais

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes TInove Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Negócio Otimização de recursos para resultados. Missão Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo:

A consolidação de servidores traz uma séria de vantagens, como por exemplo: INFRAESTRUTURA Para que as empresas alcancem os seus objetivos de negócio, torna-se cada vez mais preponderante o papel da área de tecnologia da informação (TI). Desempenho e disponibilidade são importantes

Leia mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE 20-21 Maio de 2013 Tivoli São Paulo Mofarrej São Paulo, Brasil ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O PALESTRANTE Fernando Cotrim Supply Chain Director, Rio 2016 Perguntas: Quais são os desafios de gerenciar o Supply

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Rápido, Fácil e Barato! TEMPOS DE CRISE REQUEREM PRAGMATISMO E SOLUÇÕES

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito

Leia mais

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo Introdução à Computação Móvel Carlos Maurício Seródio Figueiredo Sumário Visão da Computação Móvel Oportunidades de Pesquisa Alguns Interesses de Pesquisas Futuras Visão da Computação Móvel O que é Computação

Leia mais

Adicionando valor na produção

Adicionando valor na produção Adicionando valor na produção Em um mercado global altamente competitivo e em constantes transformações, a otimização do resultado dos processos de produção é fundamental. Pressões ambientais e de custo,

Leia mais

Sistemas IBM Flex & PureFlex

Sistemas IBM Flex & PureFlex Eduardo (Edu) Pacini Líder Plataforma PureFlex Brasil IBM Systems & Technology Group Sistemas IBM Flex & PureFlex A Tecnologia está liderando as mudanças que impactam os negócios 1 Fatores de impacto:

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES VecTOR atinge excelência operacional. Com 30 anos de experiência e inovação contínua em corte automatizado, a Lectra segue na liderança com a nova geração VecTOR, reunindo

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil

Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação. Daniel Bio SAP Brasil Fábrica Digital - Como a Tecnologia da Informação suporta a Inovação Daniel Bio SAP Brasil Atuação e presença em +120 países, 37 idiomas Cerca de 54.000 funcionários 7 Centros Globais de Suporte, oferecendo

Leia mais

Análise Estratégica. BA Brazil - palestra

Análise Estratégica. BA Brazil - palestra Análise Estratégica 12 novembro 2015 Fundação Vanzolini Ruy Aguiar da Silva Leme (1925-1997) Engenheiro civil pela Poli-USP - Professor-assistente (1949-1953) e interino (1953) - Primeiro chefe do Departamento

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias SP I PR I DF Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG Revit 2011 - o software para projetos de edificações para agora

Leia mais

Seminário de Lei de Informática. Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial

Seminário de Lei de Informática. Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial Seminário de Lei de Informática Francisco Siqueira de Sousa Gerente Comercial Conteúdo Introdução Casos de Sucesso IMPORTÂNCIA DA LEI Estabelece uma Política de Desenvolvimento Nacional; Estimula a inserção

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge. Projeto Demoiselle Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.net Palestrantes: Antônio Carlos Tiboni Luciana Campos Mota 20/07/2009

Leia mais

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre

16:21:50. Introdução à Informática com Software Livre 16:21:50 Introdução à Informática com Software Livre 1 16:21:50 Hardware & Software 2 16:21:50 Hardware Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo,

Leia mais

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada.

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. SYSTIMAX Solutions imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. 1 Toda rede deve ser administrada. A questão é COMO? A visão: Conseguir o sucesso comercial a partir de uma melhor administração de

Leia mais

A Evolução dos Sistemas Operacionais

A Evolução dos Sistemas Operacionais Capítulo 3 A Evolução dos Sistemas Operacionais Neste capítulo, continuaremos a tratar dos conceitos básicos com a intensão de construirmos, agora em um nível mais elevado de abstração, o entendimento

Leia mais

Introdução A Engenharia Da Computação

Introdução A Engenharia Da Computação Introdução A Engenharia Da Computação AULA I Slide 1 O Que é Engenharia? [De engenho + -aria.] Substantivo feminino 1.Arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos e certas habilitações específicas

Leia mais

Inovação InterSystems em Saúde

Inovação InterSystems em Saúde InterSystems, Ensemble e Caché são marcas da InterSystems Corporation. Outros nomes de produtos são marcas registradas de seus respectivos fabricantes. Copyright 2008 InterSystems Corporation. Todos os

Leia mais

Princípios de Linhas de Produtos de Software. Prof. Alberto Costa Neto alberto@ufs.br

Princípios de Linhas de Produtos de Software. Prof. Alberto Costa Neto alberto@ufs.br Princípios de Linhas de Produtos de Software Prof. Alberto Costa Neto alberto@ufs.br Surgimento das Linhas de Produtos Inicialmente produtos eram feitos artesanalmente Mas... Nº de pessoas que poderiam

Leia mais

.Desenvolvimento de Sistemas

.Desenvolvimento de Sistemas .Quem Somos A BS é uma empresa brasileira e referência em soluções inovadoras, flexíveis e customizadas em tecnologia da informação, consultoria e outsourcing. A BS oferece soluções inteligentes proporcionando

Leia mais

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Empresa: Scitum Funcionários: 450+ EMPRESA Empresa

Leia mais

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE

CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE CENTRAL DE SERVIÇOS APOIADA EM SOFTWARE LIVRE Juliano Flores Prof. Wagner Walter Lehmann Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Gestão de Tecnologia da Informação (GTI0034) Prática do Módulo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral Bruno Erik Cabral Smart Grid Agenda Introdução Definição Características Confiabilidade Flexibilidade Eficiência Sustentabilidade Medidores Inteligentes Controle avançado Cenário Internacional Cenária

Leia mais

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência 2 Serviços para gerenciar o ciclo de vida dos inversores de média

Leia mais

Varejo Digital Automação Comercial para Cupom Fiscal Eletrônico

Varejo Digital Automação Comercial para Cupom Fiscal Eletrônico TechnoCorp White Paper Março 2012 Varejo Digital Automação Comercial para Cupom Fiscal Eletrônico Resumo Executivo O Varejo Digital é uma solução de automação comercial focada no uso do Cupom Fiscal Eletrônico,

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG AutoCAD 2010 - o software AutoCAD para arquitetos. Criação, coordenação e colaboração

Leia mais

Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação. Introdução à Engenharia de Controle e Automação

Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação. Introdução à Engenharia de Controle e Automação Rodrigo Baleeiro Silva Engenheiro de Controle e Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) ; Uso de máquinas para controlar e executar suas tarefas quase sem interferência humana, empregando

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. Aplicação dos sistemas embarcados: uma análise teórica Denielso Martins Cardoso denielsomartins@gmail.com Jessé Pacheco jesse_pachecojp@hotmail.com Wellington Carlos Correa Monteiro wc7monteiro@gmail.com

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

Projeto Gráfico de Sistemas. Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino

Projeto Gráfico de Sistemas. Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino Projeto Gráfico de Sistemas Tecnologias e Aplicações na Indústria Pesquisa e Ensino Arnaldo Clemente André Oliveira Perfil Líderes em Medição e Automação Baseados em PC Longa história de crescimento e

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY Julho 2013 FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Prof. Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho Tecnologia Vestível Tecnologia vestível (wearable technology) são acessórios diretamente

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

Convergência por Design

Convergência por Design Convergência por Design Ronaldo Aloise Diretor de Vendas ESSN 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. 1 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. A Transformação

Leia mais

Oficina. Trazer os princípios básicos da criação de jogos educativos para tablets, Windows e Linux com o auxílio do software de autoria Visual Class

Oficina. Trazer os princípios básicos da criação de jogos educativos para tablets, Windows e Linux com o auxílio do software de autoria Visual Class Dados básicos Titulo Autor Instituição Proposta (objetivo) Equipamentos Necessários Oficina Como ser um professor autor de jogos educativos em tablets, Windows e Linux com o Visual Class Luciana Allan,

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

Toolkit para Linux Embarcado. Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer

Toolkit para Linux Embarcado. Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Toolkit para Linux Embarcado Autor: Thiago Waltrik Orientador: Miguel Alexandre Wisintainer Roteiro Introdução Fundamentação Teórica Objetivos Trabalhos Correlatos Desenvolvimento Requisitos Especificação

Leia mais

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013

Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Webinar Freescale Desenvolvimento de sistemas embarcados em Linux com a Thunderboard 11/12/2013 Índice Sobre a Thunderboard Descrição do produto System on Module (SoM) MDP i.mx28 Aplicações Vantagens BSP

Leia mais

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio 2 Access Professional Edition: a solução de controle de acesso ideal para empresas de pequeno e médio porte

Leia mais

Agenda. Noções de Empregabilidade; Profissões tecnológicas ligadas à Computação; Visão do Mercado de Trabalho na Bahia e no Brasil.

Agenda. Noções de Empregabilidade; Profissões tecnológicas ligadas à Computação; Visão do Mercado de Trabalho na Bahia e no Brasil. Prof. Fernando Cardeal fcardeal@ifba.edu.br Agenda Noções de Empregabilidade; Profissões tecnológicas ligadas à Computação; Visão do Mercado de Trabalho na Bahia e no Brasil. Tempo estimado: 40 minutos.

Leia mais

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal. JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Anatel

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal. JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Anatel Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Anatel Brasília/DF Maio/2013 15 anos de LGT Em 1997, na corrida pelo usuário, a

Leia mais

Da conformidade regulatória ao compromisso

Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso Da conformidade regulatória ao compromisso A cada ano, as empresas investem milhões para gerir cursos de capacitação e sistemas que estejam em conformidade com

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60

EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 INTRODUÇÃO REDES EVOLUÇÃO DOS SIST. DE COMPUTAÇÃO DÉC. DE 50 E 60 Computadores eram máquinas grandes e complexas, operadas por pessoas altamente especializadas; Não havia interação direta entre usuários

Leia mais

1. Informações Institucionais

1. Informações Institucionais 1. Informações Institucionais Nossa Empresa Líder mundial em eventos de negócios e consumo, a Reed Exhibitions atua na criação de contatos, conteúdo e comunidades com o poder de transformar negócios Números

Leia mais

Visão geral das redes sem fio

Visão geral das redes sem fio Visão geral das redes sem fio 1 - Introdução O termo redes de dados sem fio pode ser utilizado para referenciar desde dispositivos de curto alcance como o Bluetooth à sistemas de altas taxas de transmissão

Leia mais

Smart Grid Advantage

Smart Grid Advantage Smart Grid Advantage A evolução das Redes Inteligentes Ricardo Van Erven Gerente Geral América Latina GE Digital Energy Smart Grid Forum, SP 27 Novembro, 2013 Áreas urbanas de > 10 milhões 53% Áreas rurais

Leia mais

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Apresentação Institucional 2013 Todos os direitos reservados OCA Projetos Ltda. 1 SUMÁRIO 1- INSTITUCIONAL 2- O QUE É ENGINE 3D 3- VANTAGENS PARA FABRICANTES 4- POR

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE

CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE CONSTRUÇÃO DE VEÍCULO MECATRÔNICO COMANDADO REMOTAMENTE Roland Yuri Schreiber 1 ; Tiago Andrade Camacho 2 ; Tiago Boechel 3 ; Vinicio Alexandre Bogo Nagel 4 INTRODUÇÃO Nos últimos anos, a área de Sistemas

Leia mais

Professor: Curso: Disciplina:

Professor: Curso: Disciplina: Professor: Curso: Disciplina: Aula 1 Turma: Esp. Marcos Morais de Sousa Sistemas de informação Engenharia de Software I Dinâmica da disciplina, plano de curso e avaliação 03º semestre Prof. Esp. Marcos

Leia mais

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Por Christian Vieira, engenheiro de aplicações para a América Latina da GE Fanuc Intelligent Platforms, unidade da GE Enterprise

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais