LAZER E PSICOLOGIA NA HOTELARIA UMA BUSCA PELA EXCELÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LAZER E PSICOLOGIA NA HOTELARIA UMA BUSCA PELA EXCELÊNCIA"

Transcrição

1 1 LAZER E PSICOLOGIA NA HOTELARIA UMA BUSCA PELA EXCELÊNCIA RESUMO: A concorrência cada vez maior dentro do Turismo estimula a competitividade que por sua vez provoca a melhoria do padrão de qualidade oferecido pelos segmentos da atividade turística, dentre eles encontra-se a hotelaria. Na busca pela permanência no mercado surgem novas idéias para que seja possível atingir novos segmentos, dentre essas, encontra-se a exploração do lazer como produto turístico. Falar de lazer no turismo é falar de pessoas e não há como lidar com pessoas sem possuir habilidades para compreendê-las melhor e é através de uma pesquisa bibliográfica de alguns conceitos da psicologia que este artigo busca encontrar uma forma de complementar conhecimentos que viabilizem a prestação de serviços com excelência. PALAVRAS-CHAVE: hotelaria, lazer, psicologia, qualidade e competitividade.

2 2 INTRODUÇÃO TURISMO E HOTELARIA A COMPETITIVIDADE COMO INCENTIVO À CRIAÇÃO DE NOVAS IDÉIAS Quando se analisam os conceitos existentes de turismo é possível perceber que eles estão divididos basicamente em três categorias principais, aquelas que possuem uma visão economicista (reconhecem as implicações econômicas ou empresariais do turismo), aquelas que possuem uma visão voltada para a técnica (estudam os objetivos, a duração da viagem e a distância viajada) e por fim, aquelas que possuem uma visão holística, a mais abrangente, pois busca a essência total do assunto (BENI, 2002, p ). Quanto maior o número de pesquisadores que se preocupam em estudar o turismo, mais se evidencia a amplitude e extensão do assunto. As definições são insuficientes e imprecisas, mas para abordar o tema deste artigo existe a necessidade de conceituação, assim sendo, escolheu-se o conceito de Mario Carlos Beni: Tenho conceituado Turismo como um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo intervém inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza motivacional, econômica, cultural, ecológica e científica que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transporte e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para a função tanto material como subjetiva dos conteúdos de sonhos, desejos, de imaginação projetiva, de enriquecimento existencial histórico-humano, profissional, e de expansão de negócios. Esse consumo é feito por meio de roteiros interativos espontâneos ou dirigidos, compreendendo a compra de bens e serviços da oferta original e diferencial das atrações e dos equipamentos a ela agregados em mercados globais com produtos de qualidade e competitivos (BENI, 2002, p. 37). Os alojamentos ou meios de hospedagem fazem parte do conceito de turismo porque integram o produto turístico, ou seja, o composto que será usufruído por aqueles que realizam a atividade turística. Empresa Hoteleira, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) 1, é a pessoa jurídica que explora ou administra meio de hospedagem e que tem em seus objetivos sociais o exercício de atividade hoteleira. 1 Artigo 5º do Regulamento dos Meios de Hospedagem, Embratur.

3 3 CASTELLI (2003, p ) simplifica esse conceito afirmando que: Uma empresa hoteleira pode ser entendida como sendo uma organização que, mediante ao pagamento de diárias, oferece alojamento à clientela indiscriminada. No entanto, por mais que tentemos simplificar esse conceito ele não é tão simplório assim. De acordo com a teoria do Sistur 2...a hotelaria é um subsistema do sistema de turismo e, como tal, interage com as demais partes e influencia, assim como é influenciada, pelo desempenho do todo. O sistema de turismo, por sua vez, está envolvido por outros sistemas maiores, em um meio que vive em um contínuo processo de mutação constituído por inúmeras condicionantes sociais, políticas, culturais, tecnológicas, ambientais e econômicas (PETROCCHI, 2002, p.19). É devido à existência dessa interação com o meio em que se encontra que cada hotel possui suas peculiaridades e seu segmento de atuação. A entrada de redes hoteleiras internacionais no mercado brasileiro ao mesmo tempo que incidiu no aumento da concorrência da oferta hoteleira, também estimulou a competitividade e provocou a melhoria do padrão de qualidade oferecido pelos hotéis. Esta melhoria dos serviços e equipamentos ofertados faz com que seja necessário buscar outros recursos para se destacar e garantir espaço no mercado, porque há muito tempo a simples oferta de cama e banho para o descanso dos hóspedes já não é o suficiente para satisfazê-los. Algumas estratégias como a supersegmentação da demanda, atendimento personalizado e outros acabam se convertendo em instrumentos necessários para conquistar o cliente, que está cada vez mais exigentes e experientes. Em função dessas mudanças a segmentação hoteleira atua diretamente na satisfação dos hóspedes que começam a buscar estabelecimentos super especializados conforme as suas expectativas, motivações e necessidades. É importante atentar que a segmentação da oferta hoteleira diz respeito não somente às estruturas físicas que compõem o hotel, mas também se refere ao tipo de atendimento, tratamento e prestação de serviços diferenciados e condizentes a cada tipologia e perfil de hóspede que se deseja receber. Segmento de mercado é o universo de consumidores com determinados objetivos, anseios, expectativas e necessidades comuns em relação a determinado produto. Em 2 O Sistur (Sistema de Turismo) foi uma teoria criada por Mario Carlos Beni tendo em vista que o Turismo possui constante interação com inúmeros fatores externos e internos, que seriam os chamados subsistemas, todos esses fatores foram estruturados nesse estudo para simplificar uma macro compreensão dessa atividade. A teoria é estudada no livro BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: SENAC, 2002.

4 4 relação ao setor hoteleiro, o segmento de mercado é o conjunto de consumidores cujos interesses irão orientar o tipo de produto, no caso o tipo de hotel, que satisfaça especificamente àqueles interesses...deve-se acrescentar que é em torno de segmentos de mercado que a hotelaria vem se estruturando nas últimas décadas. Os hotéis que trabalham com um público diferenciado...vêm cedendo espaço àqueles destinados a segmentos específicos (ANDRADE, BRITO e JORGE, 2000, p ). É com essa percepção de segmentação hoteleira que este artigo foi criado, a competitividade está cada vez maior e somente com um produto diferenciado e com qualidade será possível permanecer no mercado. Surge então a idéia de se trabalhar atividades de lazer na hotelaria em conjunto com alguns conceitos de psicologia como forma de desenvolver um produto que será prestado com uma preocupação voltada ao atendimento e à satisfação, fator que viabilizará a permanência no mercado. LAZER UM NOVO PRODUTO PARA HOTÉIS demanda. Para falar de produto, antes é necessário um entendimento sobre mercado, oferta e Que conceito fazemos de mercado? A primeira idéia é de uma troca de produtos ou valores o comércio. Analisando um pouco mais, vemos que se estabelece uma relação entre a oferta e a demanda de bens, serviços e capitais. Portanto, todas as pessoas e empresas que oferecem ou demandam tais bens, serviços e capitais determinam o surgimento e as condições de troca. Pode-se então falar de mercados específicos que formam a estrutura das trocas... (BENI, 2002, p. 145). A oferta básica pode ser definida, em linhas gerais segundo BENI (2002, p. 145), como o conjunto de equipamentos, bens e serviços de alojamento, de alimentação, de recreação e lazer, de caráter artístico, cultural, social ou de outros tipos, capaz de atrair e assentar numa determinada região, durante um período determinado de tempo, um público visitante. Ao analisar o conceito de oferta é difícil desvincular a demanda, pois, essa é caracterizada exatamente pelas pessoas que se deslocam temporariamente de sua residência habitual, com propósito recreativo ou por outras necessidades e razões demandando a prestação de alguns serviços básicos (BENI, 2002, p. 211).

5 5 É com isso em mente e com o conceito de segmentação supra citado que se percebe a necessidade da criação de novos produtos capazes de atingir novos nichos, viabilizando a permanência em um mercado cada vez mais competitivo. A idéia de utilização do lazer como produto turístico surge ao se pensar na ludicidade. Quando se questiona o porquê de pensar o lúdico, a indagação leva a fazer reflexões sobre o desenvolvimento humano e suas relações com a ludicidade: Muitos são os estudos que vêm sendo desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento sobre o valor do comportamento lúdico no processo de desenvolvimento humano. Esses estudos apontam que a atividade lúdica se constitui em fator fundamental no processo de desenvolvimento (NEGRINE, 2001, p. 28). Para que o lazer na hotelaria possa de fato converter-se em uma atividade de desenvolvimento humano é necessária à existência de um mediador, o qual irá garantir um lazer voltado ao aprendizado. Vale citar aqui um trecho do livro Recreação na Hotelaria que diz que: Os recreadores, brinquedistas, ludotecários, terapeutas lúdicos, enfim, independente da denominação que se queira dar àqueles que serão os mediadores para que ocorram as atividades de lazer em diferentes contextos, terão um papel fundamental para fomentar uma cultura lúdica ativa. Os estudos vêm sinalizando para a importância do papel da mediação e das ações inovadoras de intervenção pedagógica para que projetos de natureza lúdica tenham sucesso, seja na educação formal, seja na educação não formal (associações, clubes, hotéis, colônias de férias, etc.) (NEGRINE, 2001, p ). Assim sendo, percebemos que por ter um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano, cada vez mais o lazer é visto como um produto de mercado, convertendo-se assim em um potencial a ser explorado. No entanto, se não houver uma base que oriente a forma com que este segmento deve ser explorado, o lazer como produto turístico ao invés de converter-se em diferencial, converter-se-á em uma boa idéia que não deu certo e acabou sendo engavetada.

6 6 A PSICOLOGIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO COM EXCELÊNCIA PETROCCHI (2002, p.22-26) faz uma análise das características dos serviços de hotelaria que serão de extremo interesse para o estudo seguinte. A primeira característica que merece destaque é a intangibilidade, ou seja: Os serviços de hospedagem, embora ocorram em um conjunto de instalações físicas que influenciam no seu desenvolvimento, possuem algo que não se pode tocar ou sentir. A hospedagem é intangível na ambiência da decoração, no oferecimento de um clima de hospitalidade, ou seja, do sentir-se em casa, embora fora de casa, na assistência recebida, na cortesia recebida em cada gesto, no sorriso de um empregado do hotel etc. (PETROCCHI, 2002, p. 23). A hospedagem é complementada por alguns produtos tangíveis como a parte de alimentos e bebidas, a cama, os móveis, os lençóis, os travesseiros e etc., mas quando um serviço é prestado com excelência, isso se deve, com certeza, à natureza intangível daquilo que está sendo oferecido e não à estrutura física acoplada ao serviço. Outra característica interessante é a impossibilidade de fazer estoque, ou seja, terminada a noite, o hotel não pode mais faturar uma diária, eliminando a possibilidade de gerar receita (PETROCCHI, 2002, p. 23). Além dessas, existe ainda a característica das influências externas: A hotelaria é muito afetada por influências externas, tais como, o desempenho do sistema de turismo onde está inserida, cenários socioeconômicos, mudanças em tecnologia, regulamentações governamentais, alterações nos preços de insumos, qualidade nos serviços públicos da região, disponibilidade de mão-de-obra, preservação do meio natural, existência de cultura associativa etc. O gestor da hotelaria tem necessidade de monitorar o meio ambiente como forma de se adaptar a um permanente processo de mudanças, que tem adquirido uma velocidade extraordinária. A gestão estratégica olha permanentemente para fora e para dentro da organização, buscando avaliar oportunidades e ameaças e alterando os rumos

7 7 para atingir objetivos e, sobretudo, buscando sobreviver. (PETROCCHI, 2002, p. 25). É por causa dessa característica que se percebe a importância de analisar constantemente o entorno e de criar meios que viabilizem uma competição de forma cooperada, ou seja, através de um apoio mútuo ambos poderão atingir um crescimento maior e melhor. É importante destacar que o consumo do serviço de hospedagem é simultâneo à sua produção, ou seja, os produtos são criados e entregues na hora. O fato de o serviço ser executado justamente onde se encontra o cliente, torna crítica a realização do controle de qualidade, o hóspede é atingido imediatamente, não há como asegurar a qualidade e em seguida prestar o serviço. Essa simultaneidade torna fundamental o treinamento da equipe (PETROCCHI, 2002, p. 24). Segundo PIMENTA (2004, p. 138), Dentre vários outros cuidados, o desenvolvimento de pessoal é significantemente relevante para a empresa manter-se competitiva. E o cuidado com a competitividade, por si só já seria uma boa razão para se investir em treinamento e desenvolvimento de pessoal. Entretanto, existem diversos outros motivos para esse investimento. Segundo FLORES (2002), muitos empresários, principalmente do setor hoteleiro, recusam-se a investir em treinamento de funcionários. A justificativa seria a especificidade do setor: sazonalidade, grande concorrência, implicando alta rotatividade de profissionais. No entanto, PIMENTA (2004, p ), afirma que...essa tática, resulta em lentidão no processo de melhoria na qualidade dos serviços, baixa satisfação e fuga dos clientes para outros destinos, afetando a sustentabilidade do negócio de turismo, em geral. Como foi visto, anteriormente, o treinamento é um fator determinante na qualidade dos produtos e dos serviços, assim sendo, que melhor ciência para orientar um treinamento adequado que a psicologia? É ela que analisa a alma humana e o comportamento do ser em função do meio em que se manifesta. A psicologia é importante para se prestar um serviço de qualidade porque existem problemas de entendimento entre as pessoas, e esses, precisam ser resolvidos através de um estudo que busque compreender melhor tanto a visão dos profissionais da área quanto a dos hóspedes.

8 8 O livro que irá auxiliar a discussão entre lazer na hotelaria e psicologia é do autor Fernando Brasil da Silva 3, é ele que irá apoiar alguns dos argumentos que serão abordados daqui pra frente. A Psicologia é vista, de uma maneira geral, com maus olhares. Não é difícil ouvir por aí que Psicologia é para loucos ou Se a psicologia fosse boa os psicólogos resolviam seus problemas, mas essas frases não passam de preconceito e desconhecimento. Na realidade, deve-se encarar a psicologia como uma ferramenta que irá ajudar a compreender as mais variadas situações humanas e nortear, muitas vezes, os rumos mais recomendáveis a serem tomados. Antes de analisar mais sobre o comportamento humano e sobre as formas mais adequadas de se lidar com ele, é importante ter em mente que entender um comportamento não significa alterá-lo, pois não há alteração (quando possível) sem haver esforço para tal, seja com recursos próprios ou com ajudas externas. Vale a pena destacar neste momento um parágrafo do livro de Fernando Brasil da Silva:...a Psicologia é uma ciência nova, que a cada dia vem-se fundamentando cientificamente e está sendo desenvolvida por homens e, como qualquer ação humana, passível de erros e acertos...uma coisa é certa e de suma importância: ter sempre na lembrança que o profissional de Turismo & Hotelaria tem seu trabalho voltado para pessoas, isto é, CLIENTE e a Psicologia pode colaborar para torná-lo apto a: perceber, interpretar, agir, evoluir e amadurecer (SILVA, 2000, p ). Uma manifestação seja ela um comportamento, pensamento ou emoção precisa ser analisada dentro de uma noção de intensidade e contexto, porque esses são mais importantes do que a própria manifestação. Ou seja, pode-se ter em mente que muitas manifestações são necessárias para o equilíbrio e a satisfação das pessoas, contudo, quando se dão de forma excessiva, só irão trazer insatisfação e desequilíbrio. Além disso, antes de realizar préjulgamentos deve-se considerar também contexto e o aspecto cultual 4 que podem ser propícios ou não. O primeiro conceito que irá ser discutido é o das manifestações psicossomáticas, fenômenos orgânicos de origem psicológica e que embora tenham suas causas na mente, são 3 A referência do livro é: SILVA, F. B. A Psicologia Aplicada ao Turismo e Hotelaria. São Paulo: CenaUn, Algumas culturas têm comportamentos que podem parecer absurdamente estranhos aos olhos de um observador externo àquela realidade.

9 9 reais e não apenas fantasias das pessoas. Pode-se citar alguns exemplos como o choro, o medo e até mesmo o desenvolvimento de uma doença como gastrite ou úlcera. As tensões podem causar essas manifestações e o lazer na hotelaria tem como função a criação de um ambiente capaz de aliviar as tensões e não aumentá-las e é por isso que o profissional deve estar bem preparado. Esse assunto leva automaticamente a diferença entre terapia e situação terapêutica, a primeira é um processo formal onde existe um paciente e um terapeuta e a segunda é qualquer condição que faz com que a pessoa se sinta bem, equilibrada e tranqüila, portanto, a prática do lazer dentro da atividade turística pode converter-se em um ambiente terapêutico. Como existem muitas fontes de tensão no dia a dia, quanto mais terapêuticas forem as viagens e as hospedagens, maior será o atrativo para os clientes. Além disso, como esse artigo busca analisar não somente o lado dos turistas, mas também dos profissionais, cabe aqui destacar a importância de se existir um clima terapêutico no trabalho, ou seja, aquele ambiente onde as pessoas se sentem bem seja pela competência de seus superiores seja pela afinidade entre a equipe, ambos importantes para o sucesso do trabalho realizado. Quando se pensa em psicologia um dos conceitos que logo vem à mente é o do inconsciente. É muito difícil discutir acerca de um assunto que não pertence a nossa consciência, mas nem por isso, a psicologia deixou de fora de seu estudo esse conceito: Inconsciente é a porção mental não reconhecida pela consciência, ou seja, é um depósito de experiências positivas, negativas e desejos, responsáveis por inúmeros comportamentos e reações. Sendo assim, pode-se ter atitudes de fundo inconsciente ou algumas formas de humor como aquela tristeza ou raiva sem causa aparente, por exemplo (SILVA, 2000, p. 24). Portanto, simplesmente negar ou até mesmo desconsiderar a existência do inconsciente é muito perigoso quando o serviço é direcionado para satisfazer as necessidades das pessoas. Desde o inicio dos estudos da psicologia o homem sempre teve muito desejo de conhecer a personalidade do outro para poder compreendê-lo de fato, no entanto, a concepção do que é personalidade é muitas vezes errônea, ela é a soma dos traços do indivíduo unida à forma com que eles se organizam, esses traços são características individuais (visíveis ou não) e que dependendo da situação podem ter intensidades e manifestações diferentes. É

10 10 importante estudar a personalidade a fundo para que seja possível compreender melhor alguns distúrbios de comportamento que podem afetar tanto os profissionais quanto os hóspedes e que certamente irão prejudicar as atividades de lazer em conjunto. Dentre esses distúrbios podemos citar de forma geral e superficial: o orgulho, a arrogância ou prepotência, o apego, o egoísmo, a ambição, a manipulação, a agressão, o estresse, a depressão, a compulsão, a alienação a um objeto e a insegurança. Além disso, é somente conhecendo melhor os nossos clientes que saberemos como motivá-los, e relacionado à esse assunto, as implicações dentro do contexto turístico/hoteleiro são intermináveis, pois a sobrevivência do produto depende essencialmente da motivação dos clientes; é preciso descobrir quais são as necessidades e as formas de satisfazê-las, após isso, o produto, no caso, o lazer, deve estar bem planejado, equipado, administrado e infraestruturado para receber as pessoas. É preciso considerar também o lado do profissional que sem motivação, não consegue motivar ninguém a participar de determinada atividade e muito menos perceber quais as reais necessidades das outras pessoas. Ao falar de personalidade é difícil não entrar do tema da análise transacional. Essa teoria tem como objetivo o estudo das relações humanas no que tange às formas de comportamento durante a comunicação. Para seu idealizador, Eric Berne 5, todas as nossas experiências desde pequenos são gravadas em uma espécie de fita e no futuro, sempre que necessário, nós exibimos essa fita; os resultados dessas gravações são os chamados estados do ego que são divididos em três principais: pai (subdividido em protetor e crítico), adulto e criança (subdividido em livre, rebelde e submissa). É como se dentro de nós habitassem seis estados do ego diferentes e que se manifestam por palavras, gestos, expressões faciais e entonação da voz, o próprio nome de cada estado já diz muito sobre a postura assumida. Neste momento vale destacar a importância de saber utilizar cada um desses estados de acordo com a situação, visando sempre equilibrar uma relação, seja ela qual for, profissionalcliente, cliente-profissional ou até mesmo profissional-profissional. É interessante discutir sobre psicologia porque um assunto nos leva a outro, no caso agora, a comunicação. Segundo Fernando Brasil da Silva em seu livro: A comunicação é uma transmissão e recepção de idéias, de informações e de sentimentos e tem, como principais componentes, o emissor (quem envia a mensagem), o receptor (quem recebe a mensagem), a mensagem (o conteúdo do que 5 Teoria retirada do livro A Psicologia Aplicada ao Turismo e Hotelaria.

11 11 é transmitido) e o código (veículo em que a informação é transmitida) (SILVA, 2000, p. 91). No entanto, mais do que saber o conceito de comunicação, o relevante é saber ouvir. E saber ouvir é algo muito mais profundo do que simplesmente escutar, é interpretar o que está sendo dito. Além disso, é necessário desenvolver a habilidade de saber a hora certa de falar e de calar, pois tudo isso também irá viabilizar um melhor relacionamento. No contexto em que o assunto está inserido, trabalhar com e em grupos é uma constante, e como já foi visto, cada ego pode ter características extremamente variadas. Projetando esse fato para um grupo, a dificuldade é ampliada, mas nem por isso impossível de ser trabalhada. Segundo Fernando Brasil da Silva, uma das tantas definições de grupo pode ser: Dois ou mais indivíduos que, através da interação, são mutuamente dependentes para representar papéis distintos na busca de objetivos comuns ou interesses. (SILVA, 2000, p. 99). Além do conceito em si, é importante atentar-se ao fato da existência de grupos formais e informais, o primeiro tem sua formação via exigência social, administrativa ou profissional (exemplo: o grupo da atividade de lazer a ser desenvolvida ou os próprios profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessa atividade), já o segundo, tem sua formação de modo espontâneo pelo simples relacionamento e afinidade entre as pessoas, ele não é planejado. A grande questão que merece destaque e que o profissional deverá atentar-se é quando dentro de um grupo maior, formal, é formado um subgrupo informal devido as afinidades entre os participantes, o grande perigo não está na formação de amizades, muito pelo contrário pois em uma atividade recreacionista isso é inclusive incentivado, a questão preocupante se forma quando esse grupo passa a ter muita força dentro do grupo maior e inclusive inibe a posição de liderança do condutor da atividade. É com tudo isso que já foi abordado em mente que volta-se a considerar o conceito de treinamento de pessoal, ou seja, é importante ter consciência de sua importância porque um bom treinamento deve: orientar os colaboradores para que seja possível criar um ambiente adequado, conseguir desenvolver uma boa percepção e compreensão das pessoas, saber motivar e conseguir ensinar aos colaborados como comunicar-se e desenvolver técnicas de como lidar bem com todos esses quesitos dentro de um grupo. Se os profissionais que

12 12 estiverem conduzindo a atividade de lazer não estiverem bem treinados o serviço prestado não será de qualidade. Segundo VIERA (2004, p.19) a qualidade representa a busca da excelência, pois através dessa será possível prestar um serviço que não só irá satisfazer as necessidades dos clientes, mas irá superá-las 6 e somente assim, será possível fidelizá-los e tornar-se competitivo no mercado. Voltamos a lembrar a existência da competitividade porque cada vez mais o consumidor tende a buscar os seus direitos e a criticar com veemência a qualidade do que lhe é fornecido, seja produto ou serviço, somente com profissionais bem treinados, prestando um serviço com excelência dentro de um produto turístico, será possível garantir a sobrevivência da organização. 6 É importante destacar aqui que para superar expectativas é preciso ter em mente que nunca se chegou ao máximo, ou seja, posteriormente a prestação de um serviço com qualidade é preciso melhorar de forma contínua.

13 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS Serviços são ações, atos que, diferentemente dos produtos, possuem um enfoque intangível, pois seu resultado ou produto final é sempre um sentimento, seja ele de satisfação ou não, e isso varia de pessoa para pessoa, isto é, cada cliente poderá ter uma reação diferente para um mesmo tipo de serviço. Partindo desse pressuposto pode-se afirmar que primeiro é necessário estabelecer com quem se quer trabalhar, pois existe um cliente certo para um produto certo, ou seja, de nada adiantará criar milhões de técnicas para a prestação de um serviço com qualidade se o cliente escolhido não for ideal para seu produto, pois ele jamais ficará satisfeito com o que está sendo ofertado, é importante ter em mente que a satisfação com a prestação do serviço varia de acordo percepção de quem está desfrutando dele; posteriormente é preciso ter um produto competitivo no mercado, ou seja, um produto que possua um diferencial e por fim, é preciso, prestar de fato o serviço com qualidade. Somente através dessas três etapas básicas será possível atingir uma excelência na prestação de serviços. A psicologia como orientadora no treinamento de colaboradores é somente uma das inúmeras possibilidades de auxílio à prestação de serviços com excelência, mas existem inúmeras outras formas, e é necessário que se tenha em mente que somente através da união delas será de fato possível atingir grandes resultados. É com tudo isso em mente que esse artigo foi elaborado, não existe a pretensão de estagnar o conhecimento, mesmo porque esse é sem fim! Muito menos há a pretensão de abordar todos os assuntos referente ao turismo, hotelaria, lazer, psicologia, qualidade, competitividade e excelência, espero que esse estudo seja apenas o início de muitos outros que ainda hão de vir, mais completos e profundos, mas todos com um único objetivo: pesquisar cada vez mais na teoria e na prática, sobre essa atividade encantadora que é o turismo para que seja possível, através dele, oferecer uma qualidade de vida melhor para todos!

14 14 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: SENAC, CASTELLI, G. Administração Hoteleira. Caxias do Sul: Educs, PETROCCHI, M. Hotelaria Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura, ANDRADE, N., BRITO, P. L. e JORGE, W. E. Hotel Planejamento e Projeto. São Paulo: SENAC, NEGRINE, A., BRADACZ, L. e CARVALHO, P. E. de G. Recreação na Hotelaria o pensar e o fazer lúdico. Caxias do Sul: Educs, 2001 PIMENTA, M. A. Gestão de Pessoas em Turismo Sustentabilidade, Qualidade e Comunicação. São Paulo: Alínea, FLORES, P. S. O. Treinamento em Qualidade Fator de Sucesso para Desenvolvimento de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Roca, SILVA, F. B. A Psicologia Aplicada ao Turismo e Hotelaria. São Paulo: CenaUn, VIEIRA, E. V. Qualidade em Serviços Hoteleiros a Satisfação do Cliente é Função de Todos. Rio Grande do Sul: Educs, EMBRATUR, Artigo 5º do Regulamento dos Meios de Hospedagem.

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php Eduardo Varela 1 Turnover Voluntário Uma breve análise dos estímulos www.factor9.com.br/educacional.php Turnover

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA

SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA SEMIPRESENCIAL 2014.2 MATERIAL COMPLEMENTAR I DISCIPLINA: GESTÃO DE CARREIRA PROFESSORA/TUTORA: MONICA ROCHA Gestão de Carreira Gestão de Carreira é um dos temas que mais ganhou destaque nesta última década,

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

O turismo e os recursos humanos

O turismo e os recursos humanos Introdução O turismo e os recursos humanos Belíssimas praias, dunas, cachoeiras, cavernas, montanhas, florestas, falésias, rios, lagos, manguezais etc.: sem dúvida, o principal destaque do Brasil no setor

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO

ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? RESUMO ESCOLA: AMBIENTE DE HARMORNIA OU CONFLITO? 1 Sandra Gaspar de Sousa Moura RESUMO Este artigo tem a finalidade de mostrar a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar e como os sujeitos

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino:

Profissionalização em GP GPA010 - Gerenciamento do Escopo. Introdução: Proposta do Treinamento: Atividades: Temos nesse Módulo 4 Unidades de Ensino: Introdução: Este módulo não é um módulo básico e depende de formação geral em Gerenciamento de Projetos, padrão PMI, sendo aplicado no aprofundamento de conhecimentos dessa área Nesse módulo o participante

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conceito de

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

Preparando sua empresa para o forecasting:

Preparando sua empresa para o forecasting: Preparando sua empresa para o forecasting: Critérios para escolha de indicadores. Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Embora o forecasting seja uma realidade, muitas

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Os Problemas de Natureza Econômica

Os Problemas de Natureza Econômica Os Problemas de Natureza Econômica 1 O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA Como já foi visto, a atividade económica numa sociedade é realizada com o propósito de produzir bens e serviços que se destinem à

Leia mais

Assessoria de Imprensa e Media Training

Assessoria de Imprensa e Media Training Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Comunicação Social Habilitação: Relações Públicas Disciplina: Assessoria de Comunicação Profª. Nadege Lomando Assessoria de Imprensa e

Leia mais

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA?

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? Hélio José Ferreira e Hilma Araújo dos Santos * O título provocativo dessa matéria reflete uma situação peculiar pela qual vem passando as ouvidorias no Brasil, que

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a

dim i e m nsão ã o h uma m n a a c p a ac a i c d i ad a e c m o p m etênci c a Importância da Imagem Pessoal na Profissão Profa Elaine C. S. Ovalle Todo ser humano tem necessidade de se destacar naquilo que realiza. O maior responsável pelo desenvolvimento pessoal é o próprio indivíduo.

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL

ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL 212 ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL Cyro de Almeida Durigan Uni-FACEF INTRODUÇÃO O Brasil pode ser considerado, ainda, um país em desenvolvimento no que tange o turismo. Há apenas alguns anos o

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas

6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas 6 Modelo proposto: projeto de serviços dos sites de compras coletivas A partir do exposto, primeiramente apresentam-se as fases discriminadas no modelo proposto por Mello (2005), porém agora direcionadas

Leia mais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais

Objetivos da aula. Definição de Consultoria 1. Processos Gerenciais Processos Gerenciais Prof. Clóvis Luiz Galdino Módulo: Inovação e Continuidade Tema: Consultoria Empresarial Objetivos da aula Apresentar os pressupostos básicos da consultoria e suas definições; Discutir

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 2012 Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil adauto_montenegro@hotmail.com

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes

Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Musculação e Treinamento Personalizado: Marketing Pessoal & Fidelização de Clientes Copyright 2011 Edvaldo de Farias Prof. Edvaldo de Farias, MSc. material disponível em www.edvaldodefarias.com Minha expectativa

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

O ADVOGADO GESTOR. A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker O ADVOGADO GESTOR Ari Lima A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker A competitividade atualmente no setor jurídico tem exigido uma nova postura profissional dos advogados. Tanto para

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização

Tópicos Abordados. Pesquisa de Mercado. Aula 1. Contextualização Pesquisa de Mercado Aula 1 Prof. Me. Ricieri Garbelini Tópicos Abordados 1. Identificação do problema ou situação 2. Construção de hipóteses ou determinação dos objetivos 3. Tipos de pesquisa 4. Métodos

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Planejamento de Marketing

Planejamento de Marketing PARTE II - Marketing Estratégico - Nessa fase é estudado o mercado, o ambiente em que o plano de marketing irá atuar. - É preciso descrever a segmentação de mercado, selecionar o mercado alvo adequado

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Introdução Ao Marketing

Introdução Ao Marketing Introdução Ao Marketing O que é Marketing? Isso não é Marketing Muitas pessoas pensam em marketing apenas como vendas e propaganda e isso não causa nenhuma surpresa; Entretanto, vendas e propaganda constituem

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais