Direitos Básicos do Consumidor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direitos Básicos do Consumidor"

Transcrição

1 Direitos Básicos do Consumidor No artigo 6º no Código de Defesa do Consumidor são trazidos os direitos básicos do consumidor, ou seja, aqueles que são direitos fundamentais ao consumidor, que servirão de base na orientação e instrumentalização das relações de consumo. Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados; VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências; IX - (Vetado); X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.

2 Parágrafo único. A informação de que trata o inciso III do caput deste artigo deve ser acessível à pessoa com deficiência, observado o disposto em regulamento. Analisaremos cada inciso do artigo 6º, nesta aula. Inciso I No inciso I, expressa-se a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor em relação ao fornecimento de produtos e serviços perigosos. São direitos fundamentais ao ser humano, pois visam resguardar sua dignidade humana, sendo abarcados pela Constituição Federal. Os produtos e serviços no mercado de consumo não poderão acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores, ressalvando-se os normais e previsíveis devidos a sua natureza e fruição. Nesse sentido, os fornecedores são obrigados a dar informações necessárias e adequadas a seu respeito. Os artigos 8º, 9º e 10 do CDC dispõem sobre o assunto referente a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor: Art. 8 Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito. 1º Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto. 2º O fornecedor deverá higienizar os equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos ou serviços, ou colocados à disposição do consumidor, e informar, de maneira ostensiva e adequada, quando for o caso, sobre o risco de contaminação. Art. 9 O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto. Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. 1 O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários. 2 Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.

3 3 Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito. Inciso II No inciso II, refere-se a educação e divulgação do consumo correto de produtos e serviços, devendo-se assegurar a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações. Nesse contexto, fica claro que o consumidor deve ter total liberdade para escolher aquilo que quiser no mercado, devendo receber as informações necessárias para tal. Inciso III O inciso III, refere-se a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços. Devendo o fornecedor de produtos ou serviços disponibilizar informações ao consumidor em relação a: Especificação correta de quantidade Características Composição Qualidade Tributos incidentes e preço Riscos que o produto ou serviço apresentem Inciso IV O inciso IV, refere-se a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, além de ir contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços. Vemos novamente ênfase na publicidade e transparência, por meio da vedação à propaganda enganosa e abusiva. Além disso, encontra-se aqui a proteção contratual ao consumidor, o qual não pode se sujeitar à onerosidade excessiva. O Artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor abarca tal assunto expresso no inciso IV do artigo 6º do CDC: Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. 1 É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. 2 É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

4 3 Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. Inciso V O código elenca aqui um instrumento para resolver problemas com cláusulas contratuais abusivas ou que se tornem imprevisivelmente excessivamente onerosas (Teoria da Imprevisão), vedadas pelo inciso anterior. Esse dispositivo foi considerado muito avançado à época em que foi editado. Outro ponto importante observar é que a ideia do legislador foi preservar o vínculo contratual, em respeito à PNRC, que possui como pilar o atendimento das necessidades dos consumidores e a proteção de seus interesses econômicos. O Código Civil também evoluiu nos aspectos contratuais de revisão, mas com algumas diferenças: CC/02 CDC Principal Dispositivo Artigo 478 Artigo 6º, VI Tipo de contrato em que se pode invocar a Teoria da Imprevisão Apenas nos contratos de execução continuada ou diferida Não há limitação Sobre a onerosidade excessiva É necessário que uma das partes obtenha extrema vantagem enquanto a outra esteja sob onerosidade excessiva É constatada com a simples subordinação do consumidor à essa situação, sem que se constate a vantagem do fornecedor Relação com os fatos supervenientes O Código diz que devem ser extraordinários e imprevisíveis Posteriores à formação do vínculo contratual Consequência Resolve-se o contrato, com exceções previstas nos artigos 479 e 480 Revisão do contrato Inciso VI

5

6 O inciso VI, refere-se a efetiva prevenção e reparação dos danos causados ao consumidor, sendo eles: patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos. Esse dispositivo traz uma proteção abrangente quanto à reparação de danos, evitando condutas como a de tarifação da indenização, comum nos casos de extravio de bagagem. Com a aplicação desse dispositivo, é garantido ao consumidor a indenização completa sobre o dano experimentado. Inciso VII O inciso VII, refere-se ao acesso aos órgãos judiciários e administrativos buscando assegurar o direito de prevenção ou reparação de danos, resguardada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados. Nesse sentido, o legislador buscou garantir ao consumidor o cumprimento dos demais direitos. Inciso VIII O inciso VIII, refere-se a facilitação da defesa dos direitos do consumidor, incluindo a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for plausível a alegação ou quando for ele hipossuficiente. Nesse sentido, para que haja inversão do ônus da prova será necessário a existência de pelo menos um dos dois requisitos : 1. O elemento objetivo: A verossimilhança das alegações do consumidor segundo as regras de experiência. 2. O elemento subjetivo: Verificação da hipossuficiência do consumidor. Hipossuficiência e Vulnerabilidade são noções diferentes. A hipossuficiência é utilizada no transcorrer do processo judicial, enquanto a vulnerabilidade é usada quando fala-se de direito material. Portanto, todos os consumidores são vulneráveis, todavia, nem todos os consumidores são hipossuficientes. Inciso X O inciso X, refere-se a prestação de serviços públicos em geral de forma adequada e eficaz. Paragrafo único Garantia de acesso à informação para todos os consumidores, com o caráter de inclusão das pessoas com deficiências físicas ou mentais que dificultam a compreensão. Artigo 7º O Artigo 7º do Código de Defesa do Consumidor busca garantir que não sejam excluídos pelos direitos previstos nessa norma: Tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário. A legislação interna ordinária. Regulamentos expedidos pelas autoridas administrativas competentes

7 Direitos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e equidade.

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera o art. 8º da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre o dever do fornecedor de higienizar os equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa

DIREITO DO CONSUMIDOR. Direitos Básicos. Profa. Roberta Densa DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos Profa. Roberta Densa Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 13/06/2018) Elementos complementares das obrigações. Arras ou sinal. Arras/sinal são sinônimos,

Leia mais

Aula 5. Direito básico à segurança

Aula 5. Direito básico à segurança Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 05 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Direito básico à segurança Os consumidores têm o direito

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos básicos do Consumidor Tatiana Leite Guerra Dominoni* 1. Arcabouço protetivo mínimo de direitos consumeristas. O Direito das Relações de Consumo cria um feixe de direitos

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto Entende-se como direitos básicos do consumidor os interesses mínimos, materiais ou instrumentais, relacionados a direitos fundamentais universalmente

Leia mais

Pós-Graduação em Direito da Saúde

Pós-Graduação em Direito da Saúde Pós-Graduação em Direito da Saúde TEMA DA AULA DE HOJE Como Diminuir os Aumentos Abusivos Aplicados pelas Operadoras de Planos de Saúde CONTRATO DE PLANO DE SAÚDE 1. Definição de contrato de plano de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Infrações Penais Prof. Francisco Saint Clair Neto O Código de Defesa do Consumidor tipificou como infração penal contra as relações de consumo os Artigos 63 a 74, sendo certo que

Leia mais

OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR MÓDULO 56 - AULA PARTE 02 OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR 1 PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA E DA INFORMAÇÃO 2 PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA Art. 4º do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por

Leia mais

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO APRESENTAÇÃO No ano em que o Código de Defesa do Consumidor completa 21 anos e o Procon-SP comemora seus 35, lançamos este CDC de bolso para que os consumidores possam ter sempre à mão os temas usualmente

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Código

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR

TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral Processo II Profº Vallisney de Souza Oliveira TRABALHO II - ÔNUS DA PROVA DIREITO DO CONSUMIDOR Maíra Isabel Saldanha Rodrigues Matrícula: 13/0158194

Leia mais

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto

Etec Gino Rezaghi Cajamar Prof. Wilson Roberto 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONSTANTES DO CDC Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, ou seja, é qualquer pessoa que compra um produto

Leia mais

AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC

AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR. PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR PROTEÇÃO DA INCOLUMIDADE FÍSICA DO CONSUMIDOR - Direito à Segurança - Artigo 6º, inciso I, do CDC Vida, saúde e segurança são bens jurídicos inalienáveis

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8078/ 90 PROFESSOR MAURICIO SOARES Banca: FCC Assunto: Conceito de Consumidor e Fornecedor. Lei 8078/90 No tocante aos conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produtos e

Leia mais

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa

Tudo o que você. precisa saber sobre. eliminadores de ar. Cartilha para donas de casa Tudo o que você precisa saber sobre eliminadores de ar Cartilha para donas de casa O ELIMINADOR DE AR O que é o eliminador de ar? 1. O ELIMINADOR DE AR O eliminador de ar é um dispositivo que, como o próprio

Leia mais

Direitos Básicos do Consumidor

Direitos Básicos do Consumidor AULA 04: DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Prof. Thiago Gomes QUESTÃO DO DIA Idineltiston Pereira, durante o tempo que morou Cruzeiro/SP, contraiu a dengue. Considerando a elevação dos casos da doença e receoso

Leia mais

COOKIES E O DIREITO:

COOKIES E O DIREITO: COOKIES E O DIREITO: PRIVACIDADE X INTIMIDADE LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. LÉLIO BRAGA CALHAU PROMOTOR DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE MÓDULO II Contratos em Espécie no Código de Defesa do Consumidor (30 horas-aula) AUMENTO ABUSIVO NAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Aula n. 31 do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PUBLICIDADE ENGANOSA. Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor PUBLICIDADE ENGANOSA Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo: Introdução ao Código de Defesa do Consumidor 1 Publicidade enganosa Não se exige prova da enganosidade real (mera capacidade de indução

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: A Defesa do Consumidor na CF/88 PONTO 2: Elaboração do CDC PONTO 3: Campo de Aplicação PONTO 4: Princípios art. 4º do CDC PONTO 5: Direitos Básicos art. 6º, CDC 1. A Defesa

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução nº 3.849, de 25/3/2010 (REVOGADO) Resolução CMN nº 4.433,

Leia mais

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação

COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 1 COMUNICAÇÃO DIGITAL Ética e Legislação da Comunicação Slide 2 Todo sinal distintivo, usualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos NATUREZA DAS MARCAS

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Texto compilado Vigência Mensagem de veto Regulamento Regulamento Regulamento (Vide Decreto nº 2.181, de 1997) Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras

Leia mais

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Neste módulo trataremos sobre a relação de consumo em nossa sociedade. O CPDC é inovador na medida em que se diferencia de outras esferas jurídicas no país. De

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC I Prof. Francisco Saint Clair Neto Publicidade é um meio de veiculação da informação, e o CDC tem especial preocupação em que a informação que, de qualquer forma,

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 22 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 11/8/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 11/8/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 11/8/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: Definição Conceitos Direitos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL Tópico da aula: Limitação de cobertura para materiais e medicamentos utilizados durante a internação de beneficiário de plano de saúde. Caso prático Beneficiária,

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina DIREITO DO CONSUMIDOR II APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Direito do Consumidor II 2. PROFESSOR Me.

Leia mais

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20

SUMÁRIO Normas de ordem pública e interesse social... 20 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 17 1. Noções iniciais... 17 2. defesa do consumidor e a constituição federal... 17 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 18

Leia mais

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello

LEI Nº 8.078/1990. Código de Defesa do Consumidor - CDC. Profª. Tatiana Marcello LEI Nº 8.078/1990 Código de Defesa do Consumidor - CDC Profª. Tatiana Marcello DISPOSIÇÕES GERAIS CF: art. 5, XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor. - cláusula pétrea CDC:

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR www.markusnorat.com Direitos Básicos do Consumidor O CDC traz um capítulo específico para tratar dos Direitos Básicos do Consumidor.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO RESPONSABILIDADE CIVIL DO CIRURGIÃO PLÁSTICO Aquele que procura um cirurgião plástico não o faz por necessidade, mas tão somente busca melhorar sua aparência não podendo, por óbvio, tê-la

Leia mais

08/11/2013. Social Commerce. Direito Digital

08/11/2013. Social Commerce. Direito Digital Direito Digital 1 Social Commerce Também conhecido como Comércio Social, é uma modalidade de comércio eletrônico que trabalha o relacionamento interpessoal, indo além da simples transação comercial. Exemplos

Leia mais

DIREITO DIGITAL LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE /10/2016 CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. Social Commerce

DIREITO DIGITAL LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE /10/2016 CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR. Social Commerce Direito Digital Social Commerce Também conhecido como Comércio Social, é uma modalidade de comércio eletrônico que trabalha o relacionamento interpessoal, indo além da simples transação comercial. Exemplos

Leia mais

*GisellyFernanda Silva Manso, é fiscal tributário da Prefeitura Municipal de Itajubá/MG. Graduada em Administração de Empresas, especialista em

*GisellyFernanda Silva Manso, é fiscal tributário da Prefeitura Municipal de Itajubá/MG. Graduada em Administração de Empresas, especialista em Fiscalização Orientadora *GisellyFernanda Silva Manso, é fiscal tributário da Prefeitura Municipal de Itajubá/MG. Graduada em Administração de Empresas, especialista em Administração Pública, docente do

Leia mais

PORTARIA N 487, DE 15 DE MARÇO DE 2012

PORTARIA N 487, DE 15 DE MARÇO DE 2012 PORTARIA N 487, DE 15 DE MARÇO DE 2012 Disciplina o procedimento de chamamento dos consumidores ou recall de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, forem considerados

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES DOS PLANOS DE SAÚDE 1 1. Conceito do contrato de plano de saúde O contrato de plano privado de assistência à saúde é o pacto firmado entre a administradora, a operadora

Leia mais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais Danilo Doneda XXXVIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual ABPI agosto 2018 Lei Geral de Proteção

Leia mais

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta)

Projeto de Lei nº de (Do Sr. Marcos Rotta) Projeto de Lei nº de 2016 (Do Sr. Marcos Rotta) Dispõe sobre a proibição de imposição da cobrança de consumação mínima em casas noturnas, bares, boates, restaurantes e congêneres e dá outras providências

Leia mais

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 Dispõe sobre a Proteção do Consumidor e dá outras providências. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte V Prof. Francisco Saint Clair Neto DECRETO Nº 2.181, DE 20 DE MARÇO DE 1997. SEÇÃO II DAS PRÁTICAS INFRATIVAS Art. 12. São consideradas práticas infrativa: I - condicionar o

Leia mais

Questões fundamentadas do Código de Defesa do Consumidor-CDC Lei 8.078/90

Questões fundamentadas do Código de Defesa do Consumidor-CDC Lei 8.078/90 Questões Fundamentadas do 1 APOSTILA AMOSTRA Para adquirir a apostila digital de Questões Fundamentadas do Código de Defesa do Consumidor- CDC Lei 8.078/90 acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Direitos Básicos do Consumidor: Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE INDUSTRIA E COMÉRCIO 1- IDENTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR DIREÇÃO EXECUTIVA - PROCON/SMDE DECISÃO Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda, pessoa jurídica de direito privado, regularmente

Leia mais

BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013

BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013 BASES DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO, DEFESA E PROMOÇÃO DOS INTERESSES DO Escola de Governo-SP 14 de outubro 2013 Carlos Thadeu C. de Oliveira Gerente técnico Contexto Sociedade de consumo Desequilíbrio

Leia mais

Noções do Código da Defesa do Consumidor

Noções do Código da Defesa do Consumidor Professor Luiz Antonio de Carvalho Noções do Código da Defesa do Consumidor Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

PORTARIA Nº 789, DE 24 DE AGOSTO DE 2001

PORTARIA Nº 789, DE 24 DE AGOSTO DE 2001 Nota informativa MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 789, DE 24 DE AGOSTO DE 2001 Regula a comunicação, no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC, relativa

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DO CONSUMIDOR Art. 48 {ADCT}. O Congresso Nacional, dentro de cento e vinte dias da promulgação da Constituição, elaborará código de defesa

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS 4ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE UBÁ PROMOTORIA DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PROCON ESTADUAL RECOMENDAÇÃO Nº 01/2013 PROCON ESTADUAL Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de preços nos estabelecimentos

Leia mais

Carta Idec nº 517/2012

Carta Idec nº 517/2012 Carta Idec nº 517/2012 São Paulo, 29 de outubro de 2012 À Agência Nacional de Saúde Suplementar Aos Senhores Dr. Mauricio Ceschin Diretor Presidente Dra. Stael Riani Ouvidora Ref.: Consulta Publica 51,

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Princípios Gerais Parte IV Prof. Francisco Saint Clair Neto PRINCÍPIO DA HIPOSSUFICIÊNCIA DO CONSUMIDOR (ART. 6º, INC. VIII, DA LEI 8.078/1990) experiências; CAPÍTULO III Dos Direitos

Leia mais

A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa.

A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa. Ouvidoria A Ouvidoria é um canal de atendimento diferenciado, que tem como objetivo defender os direitos dos clientes dentro de uma empresa. Para alcançar o objetivo proposto, cabe à Ouvidoria: receber,

Leia mais

T É C N I C A N.º 03/2015/CONAMP

T É C N I C A N.º 03/2015/CONAMP N O T A T É C N I C A N.º 03/2015/CONAMP Assunto: VTS 13/15 Lei 13.129/2015 - Veto Parcial aposto ao Projeto de Lei do Senado nº 406, de 2013 (nº 7.108/2014, na Câmara dos Deputados - ECD nº 1/2015), que

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Aula 03 Da Proteção Contratual 3.Compra e Venda e Alienação Contratual Bens móveis e imóveis Contratos em moeda corrente Cláusulas Nulas resolução do contrato retomada do bem perda

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR SUMÁRIO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990... 1 TÍTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR... 1 Capítulo I Disposições gerais... 1 Capítulo II Da política nacional de relações

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR OAB Direito do Consumidor Contratos de Consumo Contrato de adesão - Não é ilegal - Claro, legível, esclarecedor - Fonte 12 - Interpretação mais favorável ao

Leia mais

RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015

RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015 RECOMENDAÇÃO nº 04 / 2015 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ, através da Secretaria Executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor DECON/CE, doravante assinado, oficiante nesta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor. Os direitos básicos do consumidor são tratados no artigo

Leia mais

Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO. Profª. Gislaine Stachissini

Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO. Profª. Gislaine Stachissini Unidade III ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Profª. Gislaine Stachissini Ética É o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR II

DIREITO DO CONSUMIDOR II DIREITO DO CONSUMIDOR II PRÁTICAS COMERCIAIS: PUBLICIDADE Prof. Thiago Gomes Conceito Considera-se propaganda qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços, por parte

Leia mais

WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I

WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I RENATA LARROSA Coordenadora Jurídica do Contencioso Cível. Na B2W desde 2012, possui experiência em Direito do Consumidor e tem várias

Leia mais

Relação Jurídica de Consumo

Relação Jurídica de Consumo AULA INTRODUTÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 1. Apresentação do curso de pós-graduação em Direito

Leia mais

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR

O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR O ÔNUS DA PROVA NAS AÇÕES DO CONSUMIDOR MACHADO, Micheli Maria Dias 1 TAKEY, Daniel Goro 2 RESUMO O presente trabalho tem o escopo de compreender um dos temas mais relevantes do Código de Defesa do Consumidor:

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor na Saúde

Código de Defesa do Consumidor na Saúde AULA 56 INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor na Saúde 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica

Leia mais

O caso dos youtubers mirins no Brasil: publicidade direcionada à criança e trabalho infantil. Renato Godoy de Toledo

O caso dos youtubers mirins no Brasil: publicidade direcionada à criança e trabalho infantil. Renato Godoy de Toledo O caso dos youtubers mirins no Brasil: publicidade direcionada à criança e trabalho infantil Renato Godoy de Toledo MISSÃO Honrar a criança 11 ANOS DE ATUAÇÃO MISSÃO Promover a conscientização e a defesa

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução CMN nº 4.433, de 23/07/15 Sobre a constituição e o funcionamento

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Direito do Consumidor Relação de Consumo Fornecedor Consumidor Produto ou serviço Conceitos Produto -Bem Móvel ou imóvel Material ou imaterial Duráveis ou não duráveis Serviço qualquer

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E&O Aspectos Legais Código Civil Lei 10406/02 Artigo 186 Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete

Leia mais

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art.

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art. 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: Responsabilidade Civil do Fornecedor PONTO 2: Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço PONTO 3: Responsabilidade por vício do produto ou do serviço PONTO 4:

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito do Consumidor Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Dos Direitos Básicos do Consumidor (arts. 6º e 7º) No que se refere aos

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90 PROFº SARMENTO TUTELAS DO CDC CONCEITOS E PRINCÍPIOS CIVIL (ART. 8º AO 54) ADMINISTRATIVA (ART. 55 AO 60) CRIMINAL (ART. 61 AO 80) JURISDICIONAL (ART. 81 AO 104) FUNDAMENTOS

Leia mais

NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90. Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde

NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n /90. Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde NEGATIVA DE TRATAMENTO E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (CDC) - Lei n. 8.078/90 Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde 1 2 Quais são as ações judiciais contra as operadoras de planos de saúde 1.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N /90. Relação Jurídica de Consumo INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - LEI N. 8.078/90 Relação Jurídica de Consumo 1 CONCEITO DE CONSUMIDOR Artigo 2º da Lei n. 8.078/90 Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESTADO DO TOCANTINS, neste ato representado pela Promotora de Justiça Titular da ### Promotoria de Defesa do Consumidor,

Leia mais

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR

CURSO DE DIREITO DO CONSUMIDOR RONALDO ALVES DE ANDRADE Mestre e doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Iniciou sua carreira jurídica como advogado e, em 1989, sua carreira na magistratura,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: (...) TÍTULO II Das Infrações Penais Art. 61. Constituem crimes

Leia mais

Aula 4. Princípios da relação jurídica

Aula 4. Princípios da relação jurídica Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Direito Constitucional - 04 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Caroline Gama Aula 4 Princípios da relação jurídica A elaboração do Código de

Leia mais

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR. Professora Maria Eugênia Finkelstein

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR. Professora Maria Eugênia Finkelstein O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR Professora Maria Eugênia Finkelstein SUPERENDIVIDAMENTO A relação entre a concessão de crédito e a inadimplência do consumidor pode ser vislumbrada neste gráfico elaborado

Leia mais

DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR MAURICIO SOARES

DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR MAURICIO SOARES DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR MAURICIO SOARES O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: TÍTULO I CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1 O presente

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI Informações gerais Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas

Leia mais

Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick.

Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick. Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 10 CDC CDC. Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à

Leia mais

Limites da Publicidade Infantil Unboxing e Youtubers mirins

Limites da Publicidade Infantil Unboxing e Youtubers mirins Limites da Publicidade Infantil Unboxing e Youtubers mirins Claudia Pontes Almeida Câmara Técnica de Propaganda e Publicidade Infantil Procon Paulistano Setembro de 2016. 28 DE SETEMBRO DE 2016 SOBRE O

Leia mais