GESTÃO FINANCEIRA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO FINANCEIRA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL"

Transcrição

1 GESTÃO FINANCEIRA DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO SUL Cleusa Conceição Terres Schuch UFRGS/FACED Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a gestão financeira da escola pública estadual do Rio Grande do Sul, contemplando questões legais, descentralização de recursos financeiros, estratégias utilizadas na gestão de seus recursos. A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas utilizando Análise Documental, e o Estudo de Caso expôs o modus operandi da gestão financeira da escola estadual. A investigação aponta a prevalência dos gastos apenas na manutenção da escola, fator que impede o avanço pela conquista da qualidade do ensino público. Palavras-chave: gestão financeira; descentralização de recursos; escola pública. INTRODUÇÃO Desde a aprovação da Constituição de 1988, na qual um dos princípios da educação é a gestão democrática do ensino, a gestão da escola tem sido objeto de estudo na literatura atual e de discussão nos fóruns educacionais. A LDB/96 determina no seu artigo. 12, incisos I, II e VI, respectivamente, que cada escola deve: I- elaborar e executar sua proposta de trabalho; II- administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; [...] VI- articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. No artigo 15, estabelece: Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas [...] progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa, e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público. O âmbito normativo confere uma certa legitimidade à autonomia da escola. Sua concretização, contudo, é um processo eminentemente político, entendendo-se, por isso, o desenvolvimento de estratégias que oportunizem a prática da autonomia. É essencial, ainda, a garantia de aporte sistemático de recursos públicos a cada unidade escolar, de acordo com suas características e peculiaridades, com o contexto sócio-econômico-cultural em que está inserida, independente de qual governo esteja no poder. No Rio Grande do Sul, os instrumentos da gestão democrática contemplados na Constituição Estadual foram aí inseridos como resultado do novo ordenamento da Carta Maior, das propostas e das lutas políticas do movimento docente na década de A autonomia financeira da escola pública estadual está contemplada na legislação estadual da gestão democrática Lei , de 14 de novembro de 1995.

2 A proposta da autonomia financeira da escola, no Brasil, é uma reivindicação do ideário democrático, assim como se faz presente na ideologia do neoliberalismo e na terceira via, na medida em que é apontada como instrumento de gestão que fomenta a participação de todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões da instituição. De acordo com Souza (2004), a autonomia da escola tem se constituído em uma das bandeiras de luta mais significativas dentre as reivindicações dos educadores brasileiros que acreditam na educação pública, gratuita, universal e democrática. O Manifesto dos Pioneiros 1 já reivindicava a ampla autonomia técnica, administrativa e econômica dos técnicos e educadores que tinham a responsabilidade, direção e administração da função educacional. Quando se referiam aos meios, iam além das verbas orçamentárias sugerindo a criação de um fundo escolar, constituído de patrimônios, impostos e rendas próprias dos governos. O estudo abrange a gestão financeira de duas escolas públicas da rede estadual do RS, evidenciando os recursos com os quais as escolas contam para sua manutenção, a gestão financeira e reflexões acerca dos achados da pesquisa empírica. Não é pretensão fazer qualquer tipo de generalização, uma vez que a amostra da pesquisa reduziu-se a apenas duas escolas num universo de escolas estaduais. Contudo, em alguns momentos pode-se inferir que certas ocorrências sinalizam fatos de rotina em todas as escolas estaduais, como o atraso no repasse dos recursos do governo estadual, a prevalência de recursos públicos para a manutenção das escolas, a preocupação em captar mais recursos dentro e fora da escola. OS RECURSOS As escolas públicas estaduais do RS contam com recursos financeiros advindos do governo federal através do PDDE 2 e PNAE 3, do governo estadual por meio dos repasses quadrimestrais (autonomia financeira), dos projetos especiais e da captação de recursos próprios oriundos de atividades realizadas pela própria escola. A transferência de recursos das mantenedoras públicas para as escolas de suas redes, através da estimativa de um per capita por aluno matriculado, ou valores 1 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em Programa Dinheiro Direto na Escola/FNDE leva em conta o número de alunos matriculados no Ensino Fundamental. 3 Programa Nacional de Alimentação Escola/FNDE

3 repartidos conforme a tipologia da escola, para serem utilizados na manutenção da mesma, tem sido adotada em alguns estados brasileiros, como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e outros, assim como em várias redes municipais. Farenzena (2005) esclarece que as normas e as práticas de alocação de recursos diretamente às escolas trazem a marca da diversidade, seguindo as especificidades de sistemas e redes de ensino públicas constituídas com relativos graus de autonomia regional, estadual e local. Assim, a sistemática de descentralização de recursos aos estabelecimentos de ensino poderá envolver o repasse direto de recursos às escolas por meio de depósitos bancários ou de autorizações de despesas para cada estabelecimento de ensino, ou nenhuma dessas duas hipóteses. No Estado do RS, pode-se dizer que o repasse de recursos diretamente para as escolas estaduais se caracteriza como uma desconcentração, e não parceria, como se observa em outros estados do Brasil. Em Minas Gerais e Pernambuco, o recurso é repassado para a Caixa Escolar da Escola; em São Paulo, para a Associação de Pais e Mestres (APM); ambas instituições de direito privado sem fins lucrativos (unidades executoras privadas). Nas escolas da rede estadual do RS os recursos são depositados em uma conta pública em nome do diretor do estabelecimento de ensino, que gere o recurso juntamente com o Conselho Escolar (recurso público para órgão público). Para Lobo (1990), o governo privilegia a desconcentração em detrimento da descentralização porque a primeira não envolve alterações nos núcleos de poder que levariam a uma maior distribuição do poder decisório. Contudo, ela afirma que não se deve desprezar ou ignorar a desconcentração enquanto legítimo e eficaz instrumento de ação governamental. Dentro de um mesmo estado, como no caso do RS, também encontramos a diversidade na operacionalização da política de destinação de recursos às escolas. No município de Cachoeirinha 4 o recurso é creditado em uma conta especifica em nome da Escola/CPM, e a gestão desse recurso é de responsabilidade do CPM. Já no município de Pelotas 5, o recurso é depositado na conta do Conselho Escolar, assim como acontece em Porto Alegre. Os recursos públicos são calculados basicamente levando-se em conta o número de alunos matriculados, como é o caso do PDDE, ou ainda, tipologia da escola, nível de 4 Lei Municipal Nº 2.026/ Lei Municipal Nº 5.025/2003.

4 ensino e fórmula matemática de acordo com os anexos I e II do Decreto , no caso do repasses quadrimestrais do governo estadual do RS. Na fórmula de cálculo do valor repassado pelo governo estadual às escolas, um fator importante que não é considerado e que contribui para a manutenção da desigualdade de condições de oferta do ensino de qualidade refere-se à forma de como é calculado o valor do repasse, na qual não são levadas em consideração as condições sócio-econômicas dos alunos atendidos. Duas escolas com o mesmo número de alunos, tipologia e nível de ensino, contudo com alunos em condições sócio-econômicas distintas, não poderiam receber o mesmo volume de recursos, uma vez que aquela com menores condições sempre tem mais gastos na manutenção do ensino, pois muitos alunos não possuem caderno, quanto mais material pedagógico, como tesoura, cola, lápis de cor, papel colorido, revistas, etc. Essa escola acaba tendo mais gastos, a fim de dar conta dessas deficiências. O PDDE efetua o repasse de recursos financeiros diretamente às escolas de ensino fundamental, esses recursos se destinam a atender despesas com material de consumo e material permanente. O dinheiro é disponibilizado em conta bancária da unidade executora da escola. Trata-se de uma parceira entre Estado e Sociedade Civil, uma vez que existe a exigência da unidade executora para gerir esses recursos. Nas escolas estaduais o Circulo de Pais e Mestres exerce essa função, face constituírem-se em órgãos com personalidade jurídica própria. Os recursos desse programa são provenientes do Salário-Educação, e repassados a cada estabelecimento de ensino ou às secretarias municipais de Educação. Os recursos provenientes do repasse do governo estadual são geridos pela direção da escola em conjunto com o Conselho Escolar, ao passo que os recursos do PDDE são geridos em conjunto com o Círculo de Pais e Mestres (CPM). A direção se envolve em duas modalidades distintas de gestão de dois recursos públicos, ora em conjunto com um órgão privado, o CPM, ora em conjunto com um órgão público, o conselho escolar. Essa duplicidade de gestão colegiada já foi discutida por Peroni e Adrião (2005) no relatório de pesquisa sobre o PDDE. De outra parte, o modelo de gestão dos recursos do PDDE, isto é, o repasse de recursos a uma instituição privada, parece ter sido disseminado a outros programas estaduais e locais, inclusive permitindo que se diga que constitui exceção a forma de repasse de recursos da política de autonomia financeira nas escolas estaduais do RS.

5 A manutenção das escolas públicas ao longo dos anos tem contado, além dos recursos públicos, com a geração de recursos pela própria escola. Pode-se, inclusive, afirmar que a cobrança de taxas e contribuições nas escolas públicas sustentou boa parte da manutenção dessas escolas durante muito tempo; entretanto, sendo a gratuidade do ensino um dos princípios da educação escolar pública, determina a Constituição Estadual, em seu Art. 202, parágrafo 3º, a proibição da cobrança de taxas ou contribuições nos estabelecimentos públicos de ensino. Contudo, existe a possibilidade legal de geração de recursos próprios pelas instituições estaduais, conforme inciso III do art. 65 da Lei /95. Os recursos próprios são constituídos, de maneira geral, das receitas de multas dos livros da biblioteca que são devolvidos fora do prazo; da locação de espaço físico para funcionamento do xerox e do bar da escola; espaço publicitário, através de cobrança de taxa para colocação de faixas de promoção de eventos na cidade e parcerias, rifas, festas, bingos, feira de roupas usadas, etc. Cada escola se mobiliza para buscar novas fontes de recursos, até mesmo criando arranjos institucionais, como parcerias com empresas, com a sociedade civil, etc., e isso já parece ter se naturalizado na escola pública. Do montante de recursos governamentais repassados às escolas estaduais no RS, os recursos da autonomia financeira representam a maior fatia; são esses que mantém a escola pública estadual. A seguir, apresento o levantamento do montante de recursos financeiros das duas escolas estaduais pesquisadas, o qual abrange o período de 1995 a Essas instituições estão localizadas no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. Os dados da tabela coligem todos os recursos que a escola A teve à sua disposição no período de 1996 a 2005, porém, não se pode afirmar com precisão os valores dos recursos próprios, uma vez que seus registros não obedecem uma normatização rígida. Cada escola tem o seu estilo próprio de efetuar os registros e os respectivos controles.

6 Tabela 1- Recursos da Escola A (em R$) Autonomia FNDE (PDDE) Rec. Próp. Total Ano Manutenção Permanente Manutenção Permanente 1996 Processos não localizados , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,45 974, , , , ,42 970, ,98 Fonte: Processos de Prestação de Contas e Setor Financeiro da 12ª CRE Valores atualizados para julho/2006 IGP-DI A escola não dispõe de todos os processos de prestação de contas, fato que me levou a buscar outra fonte de consulta, no caso, a 12ª Coordenadoria Regional de Educação. Contei com a disposição e a presteza da responsável pelo setor financeiro da coordenadoria, que me deu acesso aos arquivos do setor e também efetuou pesquisa no banco de dados, fornecendo, assim, os valores faltantes. Do total de valores geridos na Escola A no período da pesquisa ( ), observa-se que 78,93% referem-se aos recursos da autonomia financeira, 16,17% aos do FNDE e 4,90% aos recursos próprios, conforme gráfico 1. Cabe apontar que, no período de 1996 a 2003, são significativos os valores dos recursos captados na escola. Pode-se dizer que a escola se mobilizou na busca de outros recursos além daqueles repassados pelo Poder Público. Nos anos de 2004 e 2005, não foi localizado nenhum registro em livros que comprovasse a captação de tal recurso, embora continuasse existindo a contribuição para a biblioteca, a contribuição espontânea dos professores que utilizam o telefone da escola para ligações particulares, e quiçá tenham sido realizadas algumas festividades. Na Escola B, os valores foram apurados através da coleta dos dados constantes nos processos de prestação de contas arquivados na escola, nas atas de reuniões e nos livros do CPM e da biblioteca. Dado o tamanho da escola (1.488 alunos nos seus três turnos de funcionamento), essa conta com um profissional responsável pela gestão de recursos, que ocupa o cargo de assistente financeiro e recebe uma função gratificada. Essa pessoa tem dedicação exclusiva para a tarefa de gestão dos recursos.

7 Tabela 2 - Recursos da Escola B ( em R$) Autonomia FNDE Recurso Próprio Ano Manutenção Permanente Manutenção Permanente Total , , , , , , , , , , , , , , , , , ,44 960, , , , , ,22 870, , , , , ,55 783, , , , , ,67 635, , , , , ,36 578, , , , , ,04 556, , , , , ,28 548, , ,14 Fonte: Processos de Prestação de Contas e Setor Financeiro da 12ª CRE Valores atualizados para julho/2006 IGP-DI Analisando os valores geridos na escola no período de 1997 (implantação da autonomia financeira por meio de repasse de recursos para a conta do diretor da escola) a 2005, observa-se que, como na escola anterior, o maior percentual de recursos repassados e geridos é o da autonomia financeira, na proporção de 91,24%, sendo 2,33% referente a recursos do FNDE e 6,43% de recursos próprios. Não constam valores do FNDE no ano de 1997, tendo em vista que a escola não possui registro dos valores repassados pelo Ministério da Educação, pois o respectivo processo de prestação de contas não foi localizado na escola, nem tampouco constam registros nas atas de reuniões. Nas duas escolas é drástica a redução dos recursos repassados pelo governo federal, sendo que, no ano de 2005, os montantes repassados foram reduzidos em mais de 55%, se comparados com aqueles repassados no ano de 1997 na Escola A, e em 1998 na Escola B. Cabe ressaltar que os valores do FNDE repassados para a Escola A são maiores que os repassados para a Escola B, porque esta possui número bem menor de alunos no ensino fundamental. Na Escola B sobressaem os valores captados e geridos pela própria escola os recursos próprios, os quais não possuem uma sistematização nos seus registros. O levantamento desses valores foi efetuado em dois documentos, a saber: livro-caixa do CPM e o livro caixa da biblioteca. O levantamento foi efetuado item a item; no caso

8 específico da biblioteca, os recursos são registrados dia a dia, pois inexiste um levantamento sistemático. Face à inexistência desse levantamento regular dos recursos captados na escola, os valores que constam na tabela podem não ser exatos, assim, torna-se praticamente impossível afirmar com precisão os valores de recursos próprios captados e geridos por essa escola, pois os registros e controles dos recursos próprios, como na escola anterior, são insuficientes. A GESTÃO DOS RECURSOS Nas escolas estaduais existem normas para a aplicação dos recursos públicos, bem como para aqueles oriundos da captação própria, contudo cada escola possui a sua maneira muito singular de geri-los. Souza (2001) reconhece a existência de uma cultura própria da escola, que a institui de maneira muito particular, com uma prática social única. Os recursos públicos repassados às escolas trazem na sua concepção a exigência de que o planejamento, acompanhamento e controle do uso dos recursos sejam realizados com a participação da comunidade escolar, dando visibilidade à gestão financeira. Apurar com precisão o montante de recursos próprios captados e geridos nas escolas durante a pesquisa foi uma tarefa praticamente impossível, pois os registros e controles são efetuados de forma artesanal (anotações realizadas em cadernos, fichas, dinheiro guardado em caixinha de papelão, etc.). Tudo indica que as escolas adotam uma contabilidade informal no que se refere à captação e gestão dos recursos próprios, isto é, não seguem um procedimento padronizado. Já o planejamento e a aplicação dos recursos públicos, bem as respectivas prestações de contas, seguem normas regulamentadas pelas mantenedoras. O gráfico a seguir expressa a relevância dos recursos públicos (autonomia financeira e PDDE) repassados a Escola A e a Escola B, indicando que são esses recursos que efetivamente mantém essas instituições estaduais, especialmente aqueles oriundos do repasse do governo estadual. GRÁFICO 1. DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS GERIDOS NA ESCOLA A E NA ESCOLA B

9 Autonomia Financeira PDDE Recursos Próprios 0 Escola A Escola B A Escola B recebeu mais recursos do governo estadual na verba da autonomia financeira por possuir número maior de alunos e oferecer todos os níveis de ensino da educação básica, educação profissional e curso normal. Ela se destaca na captação de recursos próprios, pois além de contar com maior número de alunos, está localizada na zona central do município e seus alunos não se encontram em situação sócio-econômica tão precária quanto aos da Escola A, localizada num bairro da periferia. A Escola A por sua vez, recebe mais recursos do governo federal através do PDDE por possuir maior número de alunos no ensino fundamental. No que se refere aos gastos efetuados nas duas escolas com o recurso da autonomia financeira, há situações que se repetem, como a predominância de gastos na verba de manutenção com aquisição de material de consumo e pedagógico, e a contratação de serviço de terceiros, podendo-se concluir que essas são as maiores despesas nessas escolas, fator que impede o avanço pela conquista do ensino de qualidade, na medida em que os recursos para investimentos são bem menores. Na verba para despesas com investimentos, também a situação se repete nas duas escolas; os gastos relevantes ocorrem na aquisição de material permanente e pedagógico, indicando uma preocupação dessas instituições na oferta de condições básicas para um ensino de qualidade. Merece destaque a existência, nas escolas estaduais, de duas gestões paralelas de recursos públicos: uma para o recurso federal (PDDE), e outra para o estadual (autonomia financeira). O primeiro é gerido pelo CPM e pela direção; o segundo, pelo Conselho Escolar e pela direção. Para isso, existem duas contas bancárias, processos de prestação de contas, órgãos colegiados, reuniões, eleições e mandatos distintos. Dessa

10 forma, a escola convive com uma ambigüidade na gestão dos recursos financeiros públicos que a ela chegam. O PDDE exige uma unidade executora de direito privado para sua execução, enquanto a autonomia financeira tem sua gestão unicamente pública. Cabe questionar se essas exigências para a gestão desses recursos não estariam criando excesso de burocracia nas escolas, que adotam procedimentos diferenciados, ocasionando maior envolvimento da direção com as questões administrativofinanceiras, principalmente naquelas instituições que não possuem o assistente financeiro, como é o caso da maior parte das escolas estaduais. O corpo diretivo possui papel importante e determinante nas estratégias que envolvem a gestão dos recursos, uma vez que a assinatura do diretor do estabelecimento é indispensável na movimentação da verba (movimentação de conta bancária, assinatura de cheques e dos processos de prestação de contas, etc.). Nos estabelecimentos estaduais em que existe o assistente financeiro pessoa responsável pelo setor financeiro, as decisões ficam bastante centradas nessa pessoa, que possui dedicação exclusiva e recebe uma gratificação pela função exercida. A Escola B não possui no seu quadro nenhum profissional técnico da área de informática para atender o laboratório de informática, e se utiliza do trabalho voluntário de alunos que possuem conhecimento na área e que estão realizando curso técnico de Informática em uma escola profissionalizante. No curso técnico de celulose a escola conta com o trabalho de 11 professores, funcionários da empresa Aracruz empresa de celulose localizada no município. Tanto essas parceiras como outras encontradas na escola trazem no seu bojo a transferência de responsabilidades do Estado para entidades da sociedade civil ou pessoas. As escolas, na ânsia de resolver suas questões administrativas, financeiras e pedagógicas, criam arranjos institucionais dos mais diversos matizes. A escola pública estadual vem sentindo no seu dia-a-dia os reflexos da escassez de recursos públicos para a manutenção de suas atividades, e continua, como sempre fez, mobilizando esforços na captação de novos recursos dentro e fora da escola. A participação da comunidade escolar na gestão financeira da escola fica às vezes restrita ao cumprimento das normas burocráticas exigidas pela legislação. O grande desafio de envolver a comunidade nos assuntos financeiros da escola exige esforço da equipe diretiva que terá que desenvolver estratégias de participação em todas

11 as etapas da gestão, desde o planejamento até a aplicação dos recursos e não apenas no momento de aprovar as despesas já realizadas. A comunidade estando informada sobre os acontecimentos da gestão financeira poderá sentir-se mais comprometida com a escola, somando-se à direção numa gestão compartilhada. A direção por sua vez, através do apoio recebido não irá sentir-se tão só nos momentos de dificuldade, principalmente diante da escassez de recursos que tem vivenciado. A escola tenta e inventa sua autonomia. São muitos ensaios. É um aprendizado constante que exige um esforço enorme da escola para superar as dificuldades que surgem. CONCLUSÃO A gestão de recursos financeiros na escola estadual é uma proposta que vem avançando e se aprimorando desde 1995, quando teve início a implantação da política da autonomia financeira. Um fator que tem limitado a gestão financeira das escolas pública de uma maneira geral é a insuficiência de recursos públicos, fato mais agravado ainda nas escolas da rede estadual em que se evidencia a falta de periodicidade e atraso no repasse da verba. No ano de 2006, nas duas escolas pesquisadas, as direções de ambas informaram que até o mês de julho tinham recebido apenas o recurso referente ao primeiro quadrimestre daquele ano, e que o recurso sempre chega na escola com atraso. Para 2007, a informação que se tem é que será repassado pelo governo estadual apenas 70% do valor que seria devido às escolas. Através da análise dos dados da pesquisa empírica nas duas escolas, observa-se sempre uma prevalência dos gastos apenas para a manutenção da escola. Isso é muito relevante, pois a literatura tem apontado que somente a manutenção do que se tem não está garantindo a qualidade do ensino público. É necessário investir para além da manutenção, pois só assim ocorrerão mudanças efetivas na qualidade do ensino. O repasse de recursos diretamente às unidades de ensino traz novos horizontes à prática escolar, surgem novos papéis no cotidiano da escola, pois atribuições anteriormente realizadas pelo poder público central passam a ser efetuadas no âmbito local pelas escolas. Desta forma, as instituições locais recebem uma maior capacidade

12 de decisão, resultando num maior compromisso e controle da própria comunidade sobre a gestão dos recursos financeiros. Observa-se que, para a escola vivenciar sua autonomia financeira, faz-se necessária a destinação de recursos que atendam às necessidades da escola, a fim de que ela não se envolva com questões que extrapolam seu objetivo maior, que é a educação, gastando seu tempo na busca de recursos para sua manutenção. Políticas educacionais, como a do repasse de recursos públicos financeiros para serem geridos nas escolas, é um dos instrumentos que possibilita à escola desenvolver uma gestão mais democrática. Entretanto, se as pessoas não estão preparadas, motivadas, tudo custa a acontecer, ou não acontece, fica só no papel. Ou ainda, as decisões ficam centradas em determinadas pessoas, e a escola funciona fragmentadamente, cada indivíduo isolado em seu papel, como se fossem ilhas. A escola, sendo um conjunto de intenções e ações, tem que existir de forma interligada, unindo os setores pedagógico, administrativo e financeiro em uma única proposta, na qual o fazer da escola é a educação escolar, a formação do ser humano. A escola não pode contrariar o que está previsto em lei, no entanto, pode avançar, construir possibilidades e, nessa construção, as pessoas são fundamentais e darão ou não sentido à gestão. A política de repasses de recursos comumente chamada de autonomia financeira na rede estadual de ensino do RS trouxe avanços para a gestão da escola, possui limitações, contudo o grande desafio é o seu aperfeiçoamento. No bojo da gestão financeira da escola pública estadual pode-se afirmar que são esses recursos que, com sérias limitações, mantém a escola. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Legislação e Normas RIO GRANDE DO SUL. Constituição. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, de 03 de outubro de Porto Alegre: CORAG, RIO GRANDE DO SUL. Leis, Decretos, etc. Lei nº , de 14 de novembro de Alterada pela Lei nº , de 10 de dezembro de Dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Publico e dá outras providências..lei nº 9.723, de 16 de setembro de Dispõe sobre o repasse direto e automático de verbas para manutenção e conservação das escolas públicas estaduais, de forma trimestral.

13 .Lei nº , de 11 de dezembro de Dispõe sobre a proibição da cobrança de que trata o artigo 202, parág. 3º, da Constituição Estadual.. Decreto nº , de 19 de dezembro de Regulamenta o Capítulo II Da Autonomia Financeira nos Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Estadual da Lei nº , de 14 de novembro de 1995, e dá outras providências. Livros, artigos e dissertações LOBO, Thereza. Descentralização: Conceitos, princípios, prática governamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (74): 5-10, agosto FARENZENA, Nalú e ARAUJO, Emílio. Espaços de Democratização na Gestão Financeira da Educação. In: LUCE, Maria Beatriz e MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso (orgs.). Gestão Escolar Democrática: concepções e vivencias. Porto Alegre: Editora da UFRGS, PERONI, Vera Vidal e ADRIÃO, Theresa. Público Não-Estatal: Estratégias Para O Setor Educacional Brasileiro. In: O público e o privado na educação Interfaces entre Estado e Sociedade. In PERONI, Vera e ADRÃO, Theresa (orgs.) São Paulo: Editora Xamã, SCHUCH, Cleusa Conceição Terres. Implementação da Política da Autonomia Financeira em Duas Escolas Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul: um estudo de caso. FACED/UFRGS, 2007 (Dissertação de Mestrado). SOUZA, Ângelo Ricardo. A Escola, por dentro e por fora: a Cultura da Escola e o Programa de Descentralização Financeira em Curitiba-PR. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2001 (Dissertação de Mestrado).

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

Marcones Libório de Sá Prefeito

Marcones Libório de Sá Prefeito Mensagem n. 010 /2015 Salgueiro, 14 de Setembro de 2015. Senhor Presidente, Senhores (as) Vereadores (as), Considerando os princípios de descentralização e transparência, que tem levado esta administração

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli

ESTADO DE MATO GROSSO CAMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS Gabinete do Vereador Rodrigo da Zaeli Autoria: VEREADOR RODRIGO DA ZAELI PROJETO DE LEI Nº. 08, DE 28 DE MAIO DE 2013. EMENTA: Dispõe sobre conceder autorização ao poder executivo para a instituição o Programa de VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra

Francisco Paulo Pimenta Maria Tereza de Araújo Serra TEXTO: FINANCIAMENTO (MECANISMOS E INSTRUMENTOS) Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir,

Leia mais

NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014.

NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014. NOTA TÉCNICA N. 17/2014 Brasília, 4 de julho de 2014. ÁREA: Contabilidade Municipal TÍTULO: Contabilização do recurso financeiro transferido para o Município destinado a educação em tempo integral REFERÊNCIA:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE DE 2015. Cria o Fundo de Desenvolvimento Regional FDR - no Estado de Goiás. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual decreta e eu

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania 1) CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PERGUNTA: Em relação ao IGD-M, pode se pagar hora extra, em casos de demandas do MDS, como revisão cadastral, BPC e outras? RESPOSTA DO MEDIADOR: Os recursos do IGD-M podem ser

Leia mais

Brasília, 27 de maio de 2013.

Brasília, 27 de maio de 2013. NOTA TÉCNICA N o 20 /2013 Brasília, 27 de maio de 2013. ÁREA: Desenvolvimento Social TÍTULO: Fundo para Infância e Adolescência (FIA) REFERÊNCIAS: Lei Federal n o 4.320, de 17 de março de 1964 Constituição

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS Art. 1. Os estágios supervisionados específicos, obrigatórios e não-obrigatórios

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

MUNICÍPIO DE PANAMBI RS

MUNICÍPIO DE PANAMBI RS DECRETO MUNICIPAL Nº 064/2014, DE 02 DE JULHO DE 2014. REGULAMENTA A LEI MUNICIPAL 3.681/2013, INSTITUIDORA DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. Miguel Schmitt Prym,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013

NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 NOTA TÉCNICA Nº 016/2013 Brasília, 3 de maio de 2013. ÁREA: Educação TÍTULO: Prestação de contas na Educação. REFERÊNCIA(S): Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Lei Complementar nº 101,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN com vistas em assegurar

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Secretaria Nacional de Assistencia Social. DADOS

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CENTRO DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DA EDUCAÇÃO (Área da Educação) PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO À EDUCAÇÃO NO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991.

ESTADO DO ACRE PREFEITURA MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. LEI Nº 19/091 MÂNCIO LIMA ACRE, 06 DE NOVEMBRO DE 1991. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LUIS HELOSMAN DE FIGUEIREDO, PREFEITO MUNICIPAL DE MÂNCIO LIMA, ESTADO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

O papel do gestor na garantia da educação de qualidade

O papel do gestor na garantia da educação de qualidade O papel do gestor na garantia da educação de qualidade Simone Beatriz Coradini Dirigente Municipal de Educação de Vila Nova do Sul/ RS Vice-presidente da Undime/ RS A Undime como organização É uma associação

Leia mais

Índice. Grupo 5.3 - Módulo 2

Índice. Grupo 5.3 - Módulo 2 GRUPO 5.3 MÓDULO 2 Índice 1. Sistemas de Ensino...3 2. Sistema Federal de Ensino...4 3. Sistema Estadual de Ensino...5 4. Diretoria Regional de Ensino no Sistema Estadual de Ensino...5 2 1. SISTEMAS DE

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO Revoga a Lei n.º 2002/2009, de 11/12/2009 e institui a Guarda Mirim do Município de São Sebastião e dá outras providências. ERNANE BILOTTE PRIMAZZI, Prefeito Municipal de São Sebastião, no uso de suas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO Resolução/CD/FNDE nº 19, de 21 de maio de 2013. Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes

Leia mais

Dom Macedo Costa. ESTADO DA BAHIA Município de Dom Macedo Costa Prefeitura Municipal Onde Pulsa o Desenvolvimento

Dom Macedo Costa. ESTADO DA BAHIA Município de Dom Macedo Costa Prefeitura Municipal Onde Pulsa o Desenvolvimento Terça-feira 54 - Ano I - Nº 98 Dom Macedo Costa LEI MUNICIPAL Nº 400/2010 De 27 de dezembro de 2010 Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

O papel da Undime na construção de políticas educacionais para a Educação Básica

O papel da Undime na construção de políticas educacionais para a Educação Básica O papel da Undime na construção de políticas educacionais para a Educação Básica Cleuza Rodrigues Repulho Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo/ SP Presidenta da Undime A Undime como

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

ANÁLISE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 ANÁLISE DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015 1 INTRODUÇÃO A Avaliação Institucional das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT), planejada, discutida e aplicada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social

Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social Inclusão bancária Acesso a produtos e serviços bancários a cidadãos de baixa renda; Serviços bancários + preocupação social. Ações para inclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.880, DE 9 DE JUNHO DE 2004. Institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE e o Programa de Apoio

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico

Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico Perguntas Frequentes sobre o ICMS Ecológico 1) O ICMS ecológico é um imposto adicional? O consumidor paga a mais por isso? R. Não. O ICMS Ecológico não é um imposto a mais, sendo apenas um critério de

Leia mais

II - obrigatoriedade de participação quando realizados no período letivo; III - participação facultativa quando realizados fora do período letivo.

II - obrigatoriedade de participação quando realizados no período letivo; III - participação facultativa quando realizados fora do período letivo. Capítulo II DA EDUCAÇÃO Art. 182. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada pelo Município, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO?... 3 3 COOPERATIVISMO... 3 4 COOPERATIVA DE CRÉDITO...

Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO?... 3 3 COOPERATIVISMO... 3 4 COOPERATIVA DE CRÉDITO... Manual do Cooperado Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 VOCÊ SABE COMO FUNCIONA UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO?... 3 3 COOPERATIVISMO... 3 4 COOPERATIVA DE CRÉDITO... 3 5 COOPERHIDRO... 3 6 RECONHECIMENTO PARA FUNCIONAMENTO...

Leia mais

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal

Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora e ciclo do Governo Federal Gestão pública empreendedora Gustavo Justino de Oliveira* Consoante documento 1 elaborado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS Estado de Goiás LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, LEI N. 1.233, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1.993. Institui o Fundo Municipal de Saúde e da outras providencias.. O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

Sistematização das deliberações dos GTs Subtema 2: Consolidação da Unifesp: financiamento da universidade pública

Sistematização das deliberações dos GTs Subtema 2: Consolidação da Unifesp: financiamento da universidade pública Sistematização das deliberações dos GTs Subtema 2: Consolidação da Unifesp: financiamento da universidade pública - Tese 1 Aprovada na íntegra em 7 grupos: 1,2,3,4,6,7,10. Remetida à plenária em 3 grupos:

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L

Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Artigos 260 a 260-L Art. 260. Os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc.

LEI N. 084/91. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. LEI N. 084/91 Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALTO TAQUARI, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, etc. Faço saber que a Câmara

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 26 - Ministério da Educação

Indicador(es) Órgão(s) 26 - Ministério da Educação Programa úmero de Ações 13 1060 Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos Objetivo Indicador(es) Garantir acesso e permanência de jovens e adultos a programas educacionais que visam atender as

Leia mais

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003

Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC SALVADOR MAIO/2003 Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SMEC ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO VERSÃO PRELIMINAR SALVADOR MAIO/2003 Dr. ANTÔNIO JOSÉ IMBASSAHY DA SILVA Prefeito

Leia mais

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos

LEI Nº 358/2011. Súmula: Institui o Fundo Municipal de Saúde e dá outras providências. Capitulo I. Objetivos LEI Nº 358/2011 Faço saber a todos os habitantes que a Câmara Municipal de Cafeara, Estado do Paraná aprovou e eu sanciono a presente Lei, que revoga a Lei nº. 084/92 de 17/09/1992. Súmula: Institui o

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Anexo II CARGOS DE DCA

Anexo II CARGOS DE DCA Anexo II CARGOS DE DCA CARGO: COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO FUNDAMENTAL Coordenar atividades específicas de área, participando

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA POLÍTICA ESTADUAL DE APOIO AO COOPERATIVISMO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA POLÍTICA ESTADUAL DE APOIO AO COOPERATIVISMO LEI N. 1.598, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2004 Institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado do Acre decreta

Leia mais

data PROJETO DE LEI N 8035/2010. 1 Supressiva 2. Substitutiva 3. Modificativa 4. Aditiva 5. Substitutivo global

data PROJETO DE LEI N 8035/2010. 1 Supressiva 2. Substitutiva 3. Modificativa 4. Aditiva 5. Substitutivo global Página Artigo: 6º Parágrafo: Único Inciso Alínea EMENDA MODIFICATIVA O parágrafo único do Artigo 6º do PL n 8035 de 2010, passa a ter a seguinte redação: Art. 6º... Parágrafo único. O Fórum Nacional de

Leia mais

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos PROJETO DA CPA Em atendimento ao que dispõe a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 que institui a obrigatoriedade da Avaliação Institucional e por entender a importância do SINAES para o desenvolvimento

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Programa Local de Responsabilidade Social de Ferreira do Alentejo

Programa Local de Responsabilidade Social de Ferreira do Alentejo Regulamento do Programa Local de Responsabilidade Social de Preâmbulo O projeto Ferreira Solidária, financiado pelo Programa dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, prevê, no eixo 1, a implementação

Leia mais

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013

CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 CIRLANE MARA NATAL MESTRE EM EDUCAÇÃO PPGE/UFES 2013 LEGISLAÇÃO E NORMA LEGISLAÇÃO GENERALIDADE PRINCÍPIOS; NORMA ESPECIFICIDADE REGRAS; CONSELHO DE EDUCAÇÃO: - CONTROLE SOBRE O CUMPRIMENTO DA LEI; - NORMATIZADOR

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I Da Educação Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Texto compilado Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO

GABINETE DO MINISTRO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.007, DE 9 DE OUTUBRO DE 2013. Altera a Portaria MEC nº 168, de 07 de março de 2013, que dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Acesso

Leia mais

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS EDUCAÇÃO INFANTIL Maternal I ao jardim II Faixa etária:

Leia mais

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS

LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. CAPITULO I DOS OBJETIVOS LEI Nº 213/1994 DATA: 27 DE JUNHO DE 1.994. SÚMULA: INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. O Sr. Ademir Macorin da Silva, Prefeito Municipal de Tapurah, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal

Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal Perguntas F requentes Relacionadas à Inscrição de Entidades de Assistência Social nos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Distrito Federal 1. Onde localizar os procedimentos para inscrição

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 6/2014 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO Nº 6/2014 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO Nº 6/2014 O Diretor da Faculdade de Direito no uso de suas atribuições, altera a resolução 13/2005 que passará a ter a seguinte redação: TÍTULO I: DOS OBJETIVOS Art. 1º. A avaliação institucional

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes,

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

COMO ENVIAR AS CONTRIBUIÇÕES?

COMO ENVIAR AS CONTRIBUIÇÕES? FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÃO AO APERFEIÇOAMENTO DO TEXTO DA PROPOSTA DE PROJETO DE LEI QUE ALTERA, REVOGA E ACRESCE DISPOSITIVOS DÀ LEI Nº 8.159, DE 1991, QUE DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL

Leia mais

PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS

PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS ORIENTAÇÃO NORMATIVA n 01, de 02 de janeiro de 2010, atualizada em 01 de dezembro de 2012. Toda ação da sociedade em relação à transparência

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA INSTITUTO GEIPREV DE SEGURIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA - PGA Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo do GEIPREV na 123ª reunião realizada em 27/11/2009. 1 SUMÁRIO

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO DR. WASHINGTON ANTÔNIO DE BARROS DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO...

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr

Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil. Fernando Jose Spanhol, Dr Sistema de Educação a Distância Publica no Brasil UAB- Universidade Aberta do Brasil Fernando Jose Spanhol, Dr www.egc.ufsc.br www.led.ufsc.br O Sistema UAB Denominação representativa genérica para a rede

Leia mais

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG

MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG MINUTA DA RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS DO CEFET-MG Regulamenta o processo de implementação e avaliação da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015

COMUNICADO. Assunto: Bolsas de Estudos 2015 COMUNICADO Assunto: Bolsas de Estudos 2015 O Colégio Franciscano Santa Clara informa os critérios para concorrer à bolsa de estudos 2015, aos candidatos que cumprirem com as seguintes condições: 1º Requisitos:

Leia mais

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE

PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE PORTARIA 359 DE 20 DE JANEIRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos para conservação e devolução de livros, bem como o descarte de livros didáticos irrecuperáveis ou desatualizados no âmbito da Secretaria

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados

Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação Procedimentos Possíveis Achados Questão de auditoria Informações Requeridas Fontes de Informação s Possíveis Achados 1 As características da unidade de controle interno atendem aos preceitos normativos e jurisprudenciais? Ato que criou

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 7 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 13.089, DE 12 DE JANEIRO DE 2015. Mensagem de veto Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei n o 10.257,

Leia mais