UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO ESTOMATOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO ESTOMATOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO ESTOMATOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA CIMENTOS RESINOSOS ADRIANA COELHO WEIDGENANT Monografia apresentada à disciplina de Dentistica - UFSC, como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Especialista em Dentistica. e^, r - Orientador: Prof. Gilberto Arcari FLORIANÓPOLIS, 2004

2 Dedico este trabalho aos meus pais, a minha irmã, e ao meu namorado Stephan.

3 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1. HISTÓRICO COMPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS CIMENTOS RESINOSOS Reação de polimerização Espessura de película Resistência de união Biocompatibilidade e sensibilidade pós-operatória Estética Viscosidade Radiopacidade Resistência a abrasão "3 3. APLICAÇÕES CLÍNICAS Restaurações indiretas de porcelana Restaurações indiretas metálicas Restaurações indiretas de resina composta CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO 32 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34

4 INTRODUÇÃO As restaurações estéticas indiretas, atualmente são procedimentos que estão em grande uso e por sua vez, em grande desenvolvimento. Concomitantemente, os cimentos resinosos também sofrem grande evolução. Segundo BRUKL et al, em 1985, o cimento e o elo mais fraco da estrutura formada pela associação peça protética cimento dente. Essa deficiência desperta o interesse pelo assunto e contribui para o aumento da variedade de agentes cimentantes. Os cimentos de fosfato de zinco representaram, por muito tempo, a principal opção para a cimentação de restaurações indiretas. Mas a capacidade de adesão proporcionada por agentes adesivos as estruturas dentais aliada a vantagem estética, proporcionada pela possibilidade de cores, fazem dos cimentos à base de resina uma alternativa cada vez mais utilizada nos consultórios odontológicos. O cirurgião dentista deve estar a par das características, que incluem composição, espessura de película, características estéticas, validade, resistência, dentre outras, bem como a indicação precisa desses materiais para proporcionar um tratamento atual e de qualidade para os seus pacientes.

5 "AMMO. r, '- ' 5 A importância, as vantagens, bem como as desvantagens, o modo de utilização, os tipos existentes e outras informações necessárias serão abordadas nessa revisão de literatura.

6 I. HISTÓRICO A evolução dos materiais e dos sistemas adesivos odontológicos proporcionaram uma grande ascensão da Dentistica Restauradora, principalmente aos aspectos ligados Estética, segundo PINTO et al (2002). A melhoria da saúde bucal, dos materiais restauradores e das técnicas empregadas na Odontologia permitiram o desenvolvimento de procedimentos mais conservadores, principalmente os estéticos adesivos, tanto para dentes anteriores quanto posteriores. Segundo CARVALHO e PRAKKI (2001), desde os primórdios da -era adesiva" em 1955, é notado um constante aprimoramento das resinas compostas e dos materiais de adesão as estruturas dentais. PINTO et al (2002), citam que historicamente, o interesse pela estética nas restaurações coronárias não é recente. Segundo HOFFMAN-AXTHELM(1973), restaurações do tipo inlay em cerâmica eram utilizados como soluções estéticas desde desenvolvimento da restauração do tipo inlay de cerâmica ocorreu em 1882, sendo relatada pela primeira vez por BRUCE (1891). Assim, NYMAN (1905), relatou que a falta de um agente cimentante eficiente e as características das porcelanas que apresentavam baixa resistência, no inicio do século XX

7 7 tornaram o ouro e a amálgama materiais restauradores padrões para uso em restaurações dos dentes posteriores. 0 mais significante evento desta época, em relação à evolução dos materiais estéticos, provavelmente tenha sido o desenvolvimento da resina epóxica. Sendo assim, justamente como o desenvolvimento das resinas compostas, os materiais de fixação também evoluíram muito e, com o advento dos cimentos a base de resina, problemas como resistência de unido, resistência ao desgaste e outros, puderam ser contornados em relação aos cimentos de fosfato de zinco, que proporcionavam adequada resistência mecânica, porém, solubilidade relativamente alta em ambiente bucal, de acordo com CARVALHO e PRAKKI (2001). FONSECA et al (2000), citam que concomitantemente ao desenvolvimentos das restaurações estéticas indiretas, surgiram os cimentos resinosos de ativação química, fotoquimica e fotoativada cuja constituição assemelha-se à das resinas restauradoras, porém em proporções diferentes para preencher os requisitos necessários aos procedimentos de cimentação, ou seja, consistência e resistência adequadas. EL-MOWAFY, EL-BADRAWY e RUBO (1999), relatam que as aplicações dos cimentos resinosos têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Eles são materiais de escolha para a cimentação de inlays cerâmicos e restaurações do tipo onlays, restaurações de resina composta indireta, coroas cerâmicas, bem coin facetas de porcelana e pinos intraradiculares.

8 o De acordo com PINTO et al (2002), citam-se como características ideais de uma agente cimentante : adesividade ao dente, aos materiais utilizados para preencher o preparo, pequena espessura de película, alto escoamento, tempo de trabalho longo, presa rápida quando ativada quimicamente, se capaz de corrigir eventuais falhas de adaptação e fácil remoção de excessos quando polimerizado, porém, infelizmente, não podemos encontrar atualmente um produto que desempenhe isoladamente suas funções satisfatoriamente. Apesar disso, os cimentos resinosos têm evoluído rapidamentejunto com a evolução dos sistemas adesivo e, cada vez mais a sua utilização tem crescido por vantagens como modos de ativação diferenciados, possibilidades de cores, alta resistência, baixa solubilidade e alta retenção micromecfinica e química, quando comparados aos cimentos tradicionais.

9 2. COMPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS CIMENTOS RESINOSOS Os cimentos resinosos são resinas compostas, porém com menor quantidade de carga, a fim de apresentarem a fluidez necessária A cimentação. Isso quer dizer que a base é o sistema monomérico BIS-GMA ( Bisfenol-A metacrilato de glicidila) em combinação com moniimeros de baixa viscosidade, além de cargas inorgânicas ( vidros com cargas metálica, Si02) tratadas com silano. As partículas inorgânicas se apresentam nas formas angulares, esféricas ou arredondadas, com conteúdo em peso variando entre 36 a 77% e diâmetro médio entre 10 e 15um. Os agentes de união são monemeros resinosos bifuncionais polimerizáveis ( 4-META, PMDM,HEMA e outros ) e solventes orgânicos : água, acetona e álcool. Isso confere a adesão A dentina e a adesão ao esmalte é conferida pelo condicionamento ácido. (CARVALHO e PRAKKI, 2001)

10 lo 2.1 REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÂO Quanto à reação de polimerização, os cimentos resinosos podem ser classificados em : autopolimerizaveis, polimerizaveis por ação de luz visível e dupla reação ("dual"). Neste a reação de polimerização é iniciada pela emissão da luz visível e por reação química ( peróxido de benzoila ), monômeros fotoiniciadores, como as acetonas aromáticas (canforoquinona) e aminas promotoras da reação de polimerização. Essa categoria serve para assegurar a completa polimerização do cimento, mesmo sob restauração opacas e espessas, onde a luz não é capaz de alcançar. (CARVALHO e PRAKKL 2001) Segundo BADRAWY et al, em 1999, durante a cimentação de uma restauração tipo inlay, as partes periféricas da interface de cimento, principalmente o aspecto oclusa!, são praticamente as imicas partes que podem se beneficiar largamente de ambos, auto cura e cura pela ação da luz. Já em partes remotas do cimento, como o assoalho gengival da cavidade, deve-se confiar mais no componente de auto cura do sistema de polimerização. Vale ressaltar que a dupla ativação oferece ao clinico a vantagem do controle da polimerização, facilitando a remoção de excessos do material e diminuindo o tempo necessário para finalização do procedimento. (CARVALHO e PRAK1U, 2001).

11 FOXTON et al, em 2002, cita que em utilizando cimentos resinosos (duais) é recomendado que se direcione a luz do fotopolimerizador sobre a restauração indireta em várias direções para se certificar que a maior quantidade de luz possível atinja a camada de cimento.

12 I ESPESSURA DE PELÍCULA A espessura de película é uma das propriedades de grande importância na eleição de um cimento. Caso ela seja excessivamente alta, pode resultar em recidiva de cárie e/ou deslocamento e remoção da peça cimentada (ANDRADE et al, 2000) Ainda segundo ANDRADE et al (2000) a espessura de película é característica inerente a cada cimento, relacionada a fatores como o tamanho e a forma das partículas, consistência e grau de polimerização. Mas deve-se ressaltar que a quantidade de partículas de um cimento resinoso está ainda relacionada as suas propriedades mecânicas, ou seja, quanto maior for a sua espessura de película, melhores sell() suas propriedades mecânicas e menor a contração de polimerização. LE1NFELDER et al (1989), concluíram que a desadaptação marginal de restaurações estéticas indiretas não deve ser superior a 100um, pois uma desadaptação superior a este valor poderia resultar em desgaste excessivo do agente de cimentação, dando origem a fratura das margens, infiltração e cáries secundárias. Sendo que ADABO et al (2001), em estudo realizado, acharam valores de espessura de película para os cimentos resinosos, Enforce, Variolink e Scothbond Resin Ciment muito próximos aos preconizados pela American Dental Association (ADA) para o cimento de fosfato de zinco que é de 25um.

13 I RESISITÊNCIA DE UNIÃO 0 sucesso das restaurações indiretas é dependente, entre outros fatores, da efetividade do agente de fixação que promove a adesão entre a restauração e a estrutura dentária, segundo BLAIR at al (1993). Segundo CREPALDI, PINHEIRO e SOUZA (2000), a capacidade de adesão dos cimentos resinosos As estruturas dentárias, bem como As restaurações indiretas 6, em grande parte, responsável pelo selamento das restaurações. Nessas restaurações existe maior quantidade de Area de aderência (superfície dentária de restauração) do que livre, ou seja, a linha de cimento resinoso. Sendo assim, quando ocorre a contração de polimerização, não existe área suficiente para o relaxamento das tensões geradas, desta forma, estas tendem a se concentrar justamente na interface adesiva, dai a importância de haver resistência elevada, tanto na interface dente/cimento resinoso, quanto na interface material restaurador/cimento resinoso. CARVALHO e PRAKKI (2001) citam que, a resistência adesiva do esmalte se deve a criação de microporosidade na sua estrutura através de um condicionamento ácido efetivo. Isso acontece pois o esmalte dentário é um substrato extremamente homogêneo. Contudo a dentina apresenta uma morfologia extremante complexa, com uma estrutura fisiologicamente dinâmica e vitalizada. Por esses motivos, a qualidade de adesão obtida ai é inferior quando comparada a do esmalte. 0 que se busca então é a hibridização, processo esse que seria completo se a polimerização do agente de união ocorresse imediatamente após à sua aplicação sobre a dentina.

14 I 4 Isso se explica pois os fluidos intradentinários que afloram dos Kibulos por ação intrapulpar do dente vital diluem o agente adesivo após a sua aplicação, até o momento de polimerização, interferindo assim no seu processo de interpenetração pela rede coldgena. CREPALDI, PINHEIRO e SOUZA (2000), relatam que a adesão do agente cimentante porcelana é dada as custas de retenção mecânica promovida pelo condicionamento da superficie interna da restauração associado à união química proporcionada pelo agente silano. Nos sistemas cerâmicos que tem alumina infiltrada com vidro (In-Leram-Vita) não se utiliza exatamente o mesmo método que usado para as cerâmicas feldspáticas convencionais, onde se faz um condicionamento com ácido fluoridrico à 2% e tratamento com agente silano, simplesmente. Isso porque no caso do sistema In-leram, tal procedimento enfraqueceria a união adesiva, própria da eliminação da matriz vitrea após o condicionamento. ANDREATA et al (2003), citam um método de tratamento para cerâmica ahuninizada infiltrada com vidro, que é o tratamento com jateamento da superficie aluminizada com o sistema Rocatec (3M-ESPE). Esse sistema compreenderia o Rocatec-Pre, onde é feito o jateamento com óxido de alumínio (110mm), seguido do Rocatec- Plus, que é uma camada de pó de silica especial (30inm) e por fim o Rocatec-Fil, com a aplicação do agente silano. Nas restaurações indiretas metálicas ou, nas restaurações em que a superficie interna for metálica, a retenção mecânica pode ser obtida através de condicionante eletroquimico, químico ou jateamento com óxido de alumínio, cuja granulação média deve ser de aproximadamente 50 micrômetros, segundo FRANÇA (2002).

15 F RR CI Dibliamace, gq,40.,) por De acordo com CARDOSO, FRANÇA e MUENCH (1998), a resistência de união em uma superficie metálica está relacionada com o tratamento que ela recebe. Esses autores concluíram em estudo realizado, que superficies lisas em metal promovem valores baixos de resistência de união. Já o ataque eletrolitico e o jateamento com o "Micro-Etcher" promovem valores mais altos de resistência. Mas o sistema silicoater (Kulzer), que consiste em um jateamento com óxido de alumínio seguido da aplicação de várias camadas conforme orientações do fabricante, é o que promove a maior resistência de unido em superficies metálicas. CONSANI et al (2000), citam que os cimentos resinosos promovem superior resistência coesiva e união adesiva As superficies metálicas do que os cimentos convencionais como o cimento de fosfato de zinco e o cimento de ionômero de vidro. Em restaurações indiretas de resina composta ( Inlays, Onlays), a resistência de união aumenta quando se faz uma ligeira abrasão na parte interna do inlay/onlay com uma ponta diamantada ou um microjateamento com óxido de alumínio a 50 micrômetros, pois isso gera uma superfície mais reativa da restauração de resina e causa retenção micromecfinica segundo BARATIERI (2001).

16 I G 2.4 BIOCOMPATIBILIDADE E SENSIBILIDADE PÓS-OPERATÓRIA A sensibilidade dental após cimentação de restaurações indiretas com cimentos resinosos é um fator normalmente relacionado a problemas como, excessiva pressão na adaptação de uma restauração, contração de polimerização, fratura dos dentes ou das restaurações, insuficiente polimerização do cimento resinoso, entre outros fatores. Segundo CARVALHO e PRAKKI (2001), a excessiva pressão na adaptação de uma restauração gera uma pressão hidráulica no dente, podendo causar reações pulpares e conseqüentemente sensibilidade pós operatória. Outros problemas como a contração de polimerização dos cimentos, fraturas dos dentes ou das restaurações, podem gerar fendas marginais causando infiltração. PEGORARO et al (2002) citam que a redução da espessura do remanescente dentindrio aumenta a permeabilidade denfindria porque um maior numero ou uma maior largura dos tiibulos dentinários ficará exposta, e pela proximidade da polpa, aumenta o potencial de irritação pulpar. Essas alterações podem ser causadas ainda por remoção do "smear layer" e pela pressão hidráulica que ocorre no momento da cimentação com diferentes efeitos dependendo de qual parte do dente for preparada.

17 17 Estudos clínicos de restaurações de porcelana cimentadas com materiais resinosos indicam uma incidência de sensibilidade pós-operatória variando de 14 a 30%, segundo CAR VALHO e PRAKKI (2001). BEATTY et al. (2002), citam que os produtos utilizados para reduzir a sensibilidade dentindria podem ocluir, selar ou reestruturar o tübulo dentindrio aberto. A ação dos adesivos resinosos é considerada promissora para a desensibilização a longo prazo. Quando polimerizado, uma sólida camada de resina fica ancorada na superficie dentinaria, selando dessa forma os tfibulos dentindrios abertos. Essa abordagem é eficaz para a desensibilização de dentina cervical exposta por intervalos maiores que um ano. Infelizmente, certos ainda reportam sensibilidade dentinaria logo depois da colocação desses materiais, e acredita-se que isso aconteça pois uma inadequada polimerização causa descolamento precoce e infiltração entre o adesivo e a dentina. Segundo PEGORARO et al (2002), a toxicidade dos materiais esta diretamente relacionada com a permeabilidade dentindria, que varia de acordo com a localização, profundidade, idade, duração de exposição, quantidade de dentina esclerótica, troca de fluidos por evaporação, estimulação térmica causada por trauma durante o preparo dental. Para reduzir o risco de inflamação e conseqüentemente irritação pulpar, algumas preocupações durante a pré-cimentação devem ser tomadas : Perfeito selamento da restauração provisória; Remoção do "semear layer" superficial;

18 I 8 Tratamento da dentina com uma solução anti-bacteriana; Cobertura da dentina com um adesivo para reduzir permeabilidade dentinária; Manutenção da espessura do remanescente dentindrio por volta de 1,5mm após preparo dental; Cimentação definitiva o mais cedo possível.

19 Is 2.5 ESTÉTICA Segundo QUINTELLA et al (2000), as observações clinicas ao longo do tempo, detectaram uma grande dificuldade relacionada a cor fmal na colagem de restaurações estéticas indiretas. E a cor do material de cimentação utilizado influi diretamente no resultado final do trabalho. Isso se torna particularmente importante em facetas de dentes anteriores, onde o dentista tende a preparar minimamente o dente e restaura utilizando uma cerâmica translúcida ou material resinoso. Devido A. essa translucidez da porcelana, o resultado estético ficou na dependência dos cimentos resinosos que oferecem uma gama maior de cores para a colagem destas peças. Mas por sua vez, a grande variedade de cores desses cimentos, tem sido a principal causa de dúvida entre os profissionais, que estão preocupados com os resultados estéticos de seus trabalhos. FRANÇA (2002), cita que a maior parte dos cimentos resinosos ativados quimicamente é branco opaco por serem destinados à cimentação de restaurações metálicas. JA os cimentos resinosos universais apresentam uma (mica cor que tenta se adaptar as cores de todos os dentes, Sendo que a grande maioria dos cimentos resinosos apresentam opções de cor. 0 Variolink II (Vivadent) apresenta 3 cores : branco, amarelo, marrom, além de um opaco e um transparente. Já o Enforce (Dentsply) como vários outros cimentos resinosos apresenta escala de cores baseada na escala "Vita". 0 Opal Luting Composite da 3M apresenta um sistema que combina cores com 3 tipos de opacidade.

20 20 Outro fator importante relacionado A estética é a estabilidade de cor dos cimentos resinosos. Estudos prévios têm demonstrado que tanto os cimentos resinosos fotopolimerizáveis, autopolimerizáveis e "duais" podem mudar a sua coloração com o passar do tempo por descoloração intrínseca ou extrínseca. A mudança de cor pode resultar de descoloração superficial, descoloração marginal associada a microinfiltração, de mudanças de morfologia superficial atribuída ao desgaste a degradação interna do material. A descoloração intrínseca é material dependente e de dificil controle por parte do profissional. Segundo BANASR e NATHANSON (2002), os cimentos resinosos duais revelam significativamente maior chance de alterarem a cor com o passar do tempo do que os cimentos resinosos fotopolimerizáveis. Isso provavelmente se deve a amina presente na reação de dupla cura. É muito importante ressaltar ainda, que sempre o cimento resinoso quando está coberto pela restauração indireta descolore menos do que quando está exposto ao meio bucal. Considerando que em dentes anteriores, muitas vezes a margem de cimento fica exposta em urna faceta de porcelana por exemplo, a descoloração marginal comprometia e muito o resultado estético com o passar do tempo.

21 2 I 2.6 VISCOSIDADE Segundo FRANÇA(2002) a resistência ao escoamento é conhecida como viscosidade. Esta propriedade nos cimentos resinosos está ligada A capacidade de difusão, molhamento, penetração do adesivo no substrato poroso e adesão. Apesar da importância da escolha da viscosidade do agente cimentante, poucas são as marcas comerciais que permitem essa alternativa. 0 Variolink (Vivadent) e o Hexus(Kerr) são exemplos de cimentos que se apresentam que se apresentam com duas viscosidades, baixa e alta ( heavy e light), de acordo com o catalisador escolhido. Viscosidade utilizada depende de cada caso clinico. Restaurações indiretas com ótima adaptação necessitam de um cimento resinoso mais fluido. Enquanto que peças indiretas com adaptação inferior A. média (sistema CAD/CAM, por exemplo), necessitam de um cimento resinoso de alta viscosidade.

22 RADIOPACIDADE As restaurações estéticas indiretas feitas de porcelana ou resma composta são normalmente cimentadas com cimentos resinoso "duais". É essencial então que esses cimentos resinosos tenham radiopacidade suficiente para a detecção de excessos marginais, margens gengivais abertas, bem como recorrência de caries em Areas gengivais. Os cimentos resinosos autopolimerizáveis são os cimentos de escolha para a cimentação de pinos não metálicos, como os pinos de fibra de carbono. Como esses pinos são radiohicidos, é importante que o cimento utilizado seja suficientemente radiopaco para posterior verificação do completo envolvimento de cimento pelo pino, bem como sua presença no interior do canal, se esse necessitar de um retratamento endodõntico, segundo MOWAFY e RUBO (1998) MOWAFY e RUBO (1998), em estudo realizado, verificaram que para uma imagem radiográfica com bom contraste, a radiopacidade dos cimentos resinosos deveria ser maior que a da dentina e idealmente ser igual ou maior que a do esmalte.

23 RESISTÊNCIA À ABRASÃO Segundo SUZUKI et al (1995), o valor do desgaste do agente cimentante depende diretamente do material utilizado para a confecção da restauração. Os cimentos exibem menor desgaste quando utilizados sob restaurações indiretas de resina composta e desgaste superior quando associados à porcelana. Isto ocorre pois as porcelanas são materiais friáveis, portanto não absorvem forças mastigatórias e as transmitem para o material de cimentação. CARVALHO e PRAIUU (2001), citam que testes de resistência ao desgaste mostram que os compósitos de microparticulas, são mais resistentes à abrasão devido a sua lisura superficial. Por outro lado, os cimentos resinosos de dupla polimerização compostos de micropartículas não resistem bem ao desgaste causado por contatos oclusais, devido a perda de partículas prépolimerizadas do material. Como usualmente, a fenda do cimento é estreita e não submetida a forças oclusais primárias, a performance clinicas dos cimentos "duais" é muito boa. Nos casos onde a fenda marginal é grande ou onde o paciente ocluird diretamente sobre ela, será prudente a escolha de um material com partículas de carga maiores. FRANÇA (2002), relata que levando-se em consideração que sempre haverá uma espessura de película acima de 100tun para inlays/onlays estéticas, é importante avaliar a resistência a abrasão dos cimentos resinosos. Pois apesar de os cimentos resinosos serem resinas compostas, não é possível afirmar que terão a mesma resistência a abrasão, pois apresentam porcentagem menor de partículas inorgânicas. Atualmente existe a preocupação em se adicionar o

24 24 máximo possível de partículas inorgânicas ao cimento resinoso na tentativa de melhorar seu desgaste sem, entretanto, aumentar demais a sua viscosidade. Em estudo feito, ANDRADE et al (2000), citam que um cimento resinoso com uma espessura de película elevada apresenta contração de polimerização reduzida e propriedades mecânicas como resistência á. compressão e á. abrasão melhoradas, apesar de ter um potencial maior de gerar desadaptação da peça protética. 0 sistema de ativação dos cimentos resinosos é um fator importante que deve ser levado em consideração. BRAGA, CÉSAR e GONZAGA (2002), relatam que os cimentos resinosos de dupla cura dependem da fotoativação para alcançar um grau ótimo de conversão monômero/polimero. E é de conhecimento, que a intensidade de luz reativa ao cimento é drasticamente reduzida quando ela é transmitida através de uma restauração cerâmica ou de resina composta. A intensidade da luz decresce em função da espessura da restauração. Por sua vez, cimentos resinosos inadequadamente polimerizados estão associados a problemas como sensibilidade pós-operatória, microinfiltração, recorrência de cáries, e principalmente decréscimo em suas propriedades mecânicas, como resistência ao desgaste levando a um maior suscetibilidade a degradação e descoloração com o passar do tempo. HOFMANN et al (2001), citam que as propriedades mecânicas, como a resistência ao desgaste do material são influenciados pelo tipo e composição da matriz resinosa, do tipo de ativador, da quantidade de carga e do modo de polimerização. Onde uma adequada cura do

25 U r Eltildidoe. Cs Ns k 25 cimento é um importante pró-requisito para a estabilidade e biocompatibilidade da restauração indireta. Segundo FRANÇA (2002), o desgaste apresentado pelo cimento resinoso possui um padrão característico que, após determinado ponto tende a estabilizar. Observando este padrão pode-se afirmar que o desgaste resultante não afeta de forma significativa o selamento marginal da restauração, portanto, a implicação clinica deste acontecimento parece ser pequena associada também ao fato de que a linha de cimento nunca deve coincidir com areas de estresse oclusal, sendo submetidas apenas ao esforço do bolo alimentar.

26 3. APLICAÇÕES CLÍNICAS Concomitantemente, ao desenvolvimento das restaurações indiretas, surgiram os cimentos resinosos de ativação química, fotoquimica ou fotopolimerizáveis cuja constituição assemelha-se A das resinas restauradoras, segundo ADABO et al (2000). As indicações de uso clinico dos cimentos resinosos são varias, podendo atualmente ser usados para cimentação de restaurações indiretas metálicas, de resina composta, de cerâmica, facetas de porcelana, de pinos intrarradiculares, entre outros. Para cada caso clinico e tipo de material restaurador empregado, tratamento e técnicas diferentes deverão ser utilizadas.

27 RESTAURAÇÕES INDIRETAS DE PORCELANA Segundo PINTO et al (2002), dentre os materiais restauradores estéticos, as porcelanas odontológicas são aquelas que mais se assemelham visualmente As estruturas dentárias. Sendo assim, o tratamento que a superflcie interna da porcelana deve receber é muito importante para assegurar a sua estabilidade e unido ao elemento dental com o passar do tempo. BARATIER1 (2001), relata que tem sido comprovado que o condicionamento da porcelana com ácido fluoridrico 9 a 12% por 2 a 5 minutos é o tratamento mais adequado para superficie interna da porcelana. Este condicionamento é fundamental para que ocorra uma ótima interação entre o cimento resinoso e a restauração cerâmica, favorecendo a retenção, proporcionando resistência à restauração e minimizando a microinfiltração. Posteriormente, devese aplicar um agente silano na superflcie condicionada da cerâmica, pois favorece a união entre o componente inorgânico da cerâmica e o componente orgânico da resina de cimentação. De acordo com ANDREATTA et al (2003), a resistência de união entre as cerâmicas feldspdticas convencionais e os agentes de cimentação resinosos é obtido e melhorado condicionando a supefflcie da cerâmica com ácido fluoridrico 2% e tratamento coin um agente silano. Contudo, este método não é aplicado para os sistemas cerâmicos que contenham alumina infiltrada com vidro, pois isto não promoveria apropriada resistência de união com os cimentos resinosos. Dessa maneira, ocorreria um enfraquecimento da união adesiva, próprio da eliminação

28 28 da matriz de vidro da superficie cerâmica após o condicionamento. Recomenda-se então, um jateamento com óxido de alumínio (110mm), seguido de aplicação de uma camada de p6 de silica especial (30mm), e por fim a aplicação de agente silano. Quanto ao cimento resinoso que deve ser utilizado nas restaurações indiretas, pode-se dizer que tanto cimentos autopolimerizáveis, fotopolemerizáveis ou duais podem sem empregados, dependendo da localização na cavidade oral, do caso clinico que sell realizado, bem como o tipo de porcelana utilizada. FOXTON et al (2002), relatam que estudo clínicos têm demonstrado, que ambos matriz da porcelana utilizado e sua espessura, bem como duração da exposição afetam a quantidade de luz que irá reagir com o cimento resinoso. Segundo FRANÇA (2002), no caso das restaurações cerâmicas posteriores, somente os cimentos resinosos que possuem a reação de polimerização iniciada quimicamente e pela exposição de luz visível ("dual") deveriam se usados. Embora, na maioria desses cimentos a reação de polimerização ocorra em 3 minutos e exija rapidez na técnica de manipulação e assentamento da restauração, a principal vantagem está exatamente no processo de autopolimerização do cimento nas regiões em que a luz visível não tem acesso por causa da espessura ou opacidade da porcelana. Entretanto após o assentamento da restauração e remoção dos excessos de cimento, é recomendado a aplicação da luz visível nas margens da restauração afim de que se possa ativar os fotoiniciadores presentes no cimento e auxiliar no processo de reação de polimerização.

29 29 Os cimentos resinosos somente fotopolimerizáveis, são indicados principalmente para a cimentação de laminados ou facetas de porcelana, onde a translucidez do material restaurador permite a passagem de luz para completa polimerização do cimento. Os laminados de cerâmica normalmente apresentam espessura que variam entre 0,5 e 1,0 micrômetros e mesmo nesta espessura, limitam a transmissão da luz visível em aproximadamente 60%. Então o tempo da exposição da luz ser maior que o recomendado pelo fabricante, para que não se tenha um insuficiente polimerização. De acordo com MOWAFY et al (1999), que testaram o endurecimento de cimentos resinosos polimerizados através de inlays cerâmicos, foi concluído que para todos os cimentos testados, havia um diminuição significativa nos valores de endurecimento quando a espessura do inlay cerâmico era superior a 2-3mm.

30 RESTAURAÇÕES INDIRETAS METÁLICAS Nas restaurações indiretas metálicas, a retenção mecânica pode ser obtida através de condicionamento eletroquimico, químico ou jateamento com óxidos de alumínio, cuja granulação média deve ser de 50 micrómetros. Após isso, a peça deverá ser limpa para que seja feita a cimentação, de acordo com FRANÇA (2002). Segundo CARVALHO e PRAKIU (2001), para as restaurações metálicas indica-se os cimentos resinosos químicos ou seja, autopolimerizaveis. Isso se deve, pois neste casos não ha passagem de luz pela estrutura metálica, impedindo então a utilização de cimentos resinosos "duais" ou fotopolimerizáveis. CONSANI et al (2000), estudaram a influência de agentes cimentantes na resistência tração de coroas totais metálicas fundidas fixadas em dentina, e concluíram que o cimento resinoso proporcionou resistência estatisticamente superior na remoção de coroas, quando comparado a cimentos tradicionais como o cimento de fosfato de zinco, cimento de ion6mero de vidro e cimento de ionómero de vidro modificado por resina.

31 RESTAURAÇÕES INDIRETAS DE RESINA COMPOSTA Para as restaurações indiretas de resina composta recomenda-se a utilização de cimentos resinosos "duais" ou de polimerização química. Sendo que em restaurações opacas e espessas, a preferência recai sobre um sistema em que a ativação química seja o componente primário de cura. De acordo com BARATfERI (2001), deve-se fazer uma ligeira abrasão na parte interna do inlay/onlay com uma ponta diamantada ou microjateamento com óxido de alumínio 50 micrômetros, para expor uma resina mais reativa e causar uma retenção micromecânica, alem de propiciar espaço para o cimento resinoso, com cuidado de não danificar as margens da peça.

32 CONCLUSÃO Os cimentos resinosos são materiais em franca expansão na Odontologia moderna, podendo ser utilizados para cimentação de inlays/onlays de resina composta, como de porcelana, para fixação de facetas de porcelana, de pinos intraradiculares, de coroas totais, entre várias outras aplicações. Sendo assim, nessa revisão de literatura foram mencionados aspectos sobre tais materiais que nos levam a crer que apesar de apresentarem uma técnica mais complexa e exigente de manipulação e aplicação, são cimentos que possuem vantagens como resistência de união, possibilidade de cores, insolubilidade no meio bucal, dentre outras quando comparados aos cimentos tradicionais. Deve-se lembrar, que dependendo de cada caso clinico deverá ser utilizado um ou outro tipo de cimento resinoso ("dual", fotopolimerizavel ou autopolimerizavel) que mais se adequa a situação, para que assim possam se extrair ao máximo as qualidades de cada tipo de cimento A indicação correta aliada a procedimentos de preparos dentais corretos, manipulação cuidadosa dos cimentos, cuidado na fixação de pecas proteticas, remoção eficiente dos excessos, estão dentro do controle do profissional e farão com que se chegue muito próximo do ideal. Sendo que, nenhum dos cimentos resinosos disponíveis no mercado estão livres de alguma deficiência clinica, mas o conhecimento de suas características e demais aspectos já citados se

33 33 fazem necessários e são essenciais para que se alcance o sucesso neste procedimento tão importante que é a cimentacào.

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADABO, G.L. et al. Adaptação marginal de "inlays" de porcelana em função de diferentes cimentos resinosos. Rev. APCD. São Paulo, v.55, n.3, p , Mai-Jun ADABO, G.L. et al. Avaliação da dureza superficial e do conteúdo de carga de cimentos resinosos. Rev. APCD. São Paulo, v.54, n.1, p30-33, Jan-Fey ANDRADE, M.F. et al. Avaliação in vitro da microilfiltração marginal em restaurações indiretas "inlays" de porcela. Efeito de diferentes agentes cimentantes. Rev. JBD. Curitiba, v.1, n.2, p , Abr-Jun ANDRADE, L.H. et al. Avaliação da espesura de película de cimentos resinosos. Jornal Brasileiro de Clinica e Estética em Odontologia. Sao Paulo, v.4, n.23, p , Set-Out ANDREATTA, O. D. et al. Effect of thermocycling on the bond strength of a glass-infiltrated ceremic and a resin luting cement. Appl Oral Sci. St. Louis, v.11, n.1, p , Abr BAHILLO, J.D. et al. In vitro study of endodontic post cementation protocols that use resin cements. J. Prosthet Dent. St. Louis, v.89, n.2, p , Feb BANASR, F.; NATHANSON, D. Color stability of resin cements in vitro study. Pract Proced Aesthet Dent. Boston, v. 14, n.6, p , Jun BARATIERI, L. N. et al. Restaurações indiretas com Resinas Compostas. In. Odontologia Restauradora. Sao Paulo: Quintessence, p BARATIER1, L. N. et al. Restaurações Cerâmicas do tipo Inlay/Onlay. In: Odontologia Restauradora. Sao Paulo: Quintessence, p BEATTY, M. W. et al. Clinical evoluation of two adhesive composite cements for the suppression of dentinal cold sensitivity. Journal of Prosthetic Dentistry. Lincoln, v. 88, n. 1, p , Jul BONFANTE, G. et al. Microscopic evaluation of the human dental pulp after full crown cementation with resin cement. Cienc. Odontol. Bras. Bauro, v. 5, n. 3, p. 6-12, Set/Dez BRAGA, R.R.;CESAR,P.F.; GONZAGA,C.C. Mechanical properties of resin cements with different activation modes. Journal of Oral Rehabilitation. Boston, v.29, n.1, p , Jan

35 35 CARDOSO, P.E.;FRANÇA, R.O.; MUENCH, A. Resistência de união entre liga de níquelcromo e cimentos resinos. Rev. Odontol. Univ. São Paulo. São Paulo, v.12, n.3, p , Jul- Set CARVALHO, R.M.; PRAKKI, A. Cimentos resinosos dual: características e considerações clinicas. Rev. Fac. Odontol. São José dos Campos. São José dos Campos, v.4, n.1, p.21-26, Jan-Abr CONSANI, S. et al. Influência de agentes cimentados na resistência à tração de coroas totais metálicas fundidas fixadas em dentina. Rev. Fac. Odontol. Sao José dos Campos. Sao José dos Campos, v.3, n.2, p.90-96, Jul-Dez CREPALDI, D.; SOUZA, M. O.; PINHEIRO, R.F. Avaliação da resistência adesiva de porcelana fixada à dentina com três cimentos resinosos de dupla polimerização. Jornal Brasileiro de Clinicas e Estética em Odontologia. Sao Paulo, v.4, n.24, p.53056, Nov-Dez DIJKEN, J. W.; MOLIN M. ; SJOGREN, G. A5-year clinical evoluation of ceramic inlays (Cerec) cemented with a dual cured or chemically cured resin composite luting agent. Acta Odontol. Scand. Umea, v.56, n.1, p , Mar DUNNE, S. MILLAR, B.J. ROBINSON, B. In vitro study of the number of defects in monophase and two-phase addition silicone impressions. J. Prosthet Dent. St. Louis, v.80, n.1, p , Jul EL-MOWAFY, 0.M.; RUBO, M.H. Radiopacity of dual-cured and chemical-cured resin-based cements. Int. Journal Prosthod. Toronto, v.11, n.1, p , Mar EL-MOWAFY, 0.M.; EL-BADRAWY, W.A; RUBO,M.H. Hardening of new resin cements cured through a ceramic inlay. Operative Dentistry. Toronto, v.24, n.1, p.38-44, Aug FOXTON, R.M. et al. Durability of the dual-cure resin cements/ceramic bond with different curing strategies. J. lidhes Dent. v.4, n.1, p , FRAGA, L.R.;FRAGA, R.C.; P1MENTA,A.F. Physical properties of resinous cements: an in vitro study. J. Oral Rehabilitation. Boston, v. 27, n.1, p , HOFMANN, N. et al. Comparison of photo-activation versus chemical or dual-curing of resinbased luting cements regarding flercural strength, modulus and surface hardness. J. Oral Rehabilitation. Boston, v.28, n.1, p , MAURO, S.A. et al. Influencia dos cimentos resinosos na cor dos laminados e nas coroas ocas de porcelana.rev. Estética Contemporânea. Bauru, v.1, n.2, p.70-'79, MOTTA, L.G.; MOTTA, R.G. Cimentos resinosos Odontologia Clinica. São Paulo, v. 2, n. 9, p , atualização. Jornal Brasileiro de

36 3G OGUNYINKA, A. A simple method of increasing the adhesion between resinous cements and tinplated gold alloys: a pilot study. J. Prosthet. Dent. St. Louis, v.80, n. 3, p , Set TRAITEL, M. Avaliação dos cimentos resinosos Enforce e Dual Cement na cimentação de restaurações de porcelana pura através de teste de tracionamento pelo sistema expansor Emic. Rev. RBO. Rio de Janeiro, v.55, n. 2, p , Mar-Abr

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm;

Marcação dos contatos: Ajuste interno e dos contornos proximais: Carbono líquido ou Base leve silicone e carbono Accufilm; DEFINIÇÃO AJUSTES E CIMENTAÇÃO Desgaste e polimento necessários para o correto assentamento da peça protética sobre o preparo, garantindo o vedamento marginal e um adequado equilíbrio de contatos proximais

Leia mais

Cimentos para cimentação

Cimentos para cimentação Curso de Auxiliar em Saude Bucal - ASB Faculdade de Odontologia - UPF Requisitos de um agente cimentante ideal Cimentos para cimentação Ser adesivo; Ser insolúvel no meio bucal; Permitir bom selamento

Leia mais

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil

Clinical Update Publicação de Atualização Profissional da Dentsply Brasil Enforce - Sistema Multiuso de Cimentação Adesiva, com Flúor Desde que foi lançado no Brasil, o sistema de cimentação adesiva Enforce com Flúor passou a fazer parte do dia-adia dos profissionais que realizam

Leia mais

Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível

Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível Lentes de contato dental: construindo um protocolo previsível Weider Silva Especialista em Dentística. Especialista em Prótese. Especialista em Implantodontia. Professor do Curso de Especialização de Dentística

Leia mais

Classificação dos Núcleos

Classificação dos Núcleos OBJETIVO Núcleos Permitir que o dente obtenha características biomecânicas suficientes para ser retentor de uma prótese parcial fixa. Classificação dos Núcleos Núcleos de Preenchimento Núcleos Fundidos

Leia mais

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Em um dente íntegro, suas imagens são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Estudamos as imagens das estruturas anatômicas, suas

Leia mais

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa.

27/05/2014. Dentística I. Classe III. Classe I. Classe V. Terapêutica ou protética; Simples, composta ou complexa. Mauro A Dall Agnol UNOCHAPECÓ mauroccs@gmail.com Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Classe I Classe II Classe III Classe IV Classe V Dentística I Terapêutica ou protética; Simples, composta

Leia mais

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond

Aprovados sem restrições para cavidades oclusais. Diamond Grandio SO Heavy Grandio SO Heavy Aprovados sem restrições para cavidades oclusais Com o lançamento do compósito compactável, a VOCO introduziu no mercado um material de restauração semelhante ao dente

Leia mais

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS

SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS SEQUÊNCIA DE POLIMENTO DE CERÔMEROS Dr. Alex Antônio Maciel de Oliveira Especialista em Implantodontia Consultor científico do Sistema Friccional de Implantes Kopp Contato: alexamaciel@hotmail.com Nos

Leia mais

ODONTOLOGIA ESTÉTICA

ODONTOLOGIA ESTÉTICA ODONTOLOGIA ESTÉTICA O sorriso enaltece os dentes que podem assim como outros elementos da face denunciar a idade cronológica do ser humano por meio de desgastes ou mesmo pela alteração da cor. Nesse contexto,

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + +

www.dentaladvisor.com Quick Up Editors Choice + + + + + www.dentaladvisor.com Material autopolimerizável para a fixação de attachments e elementos secundários em próteses Editors Choice + + + + + A SOLUÇÃO EM UM KIT É muito comum as próteses totais apresentarem

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Materiais Professora: Patrícia Cé Introdução AULA I Vernizes Cimento de hidróxido de Cálcio Cimento de Ionômero de Vidro Cimento de

Leia mais

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens

Adper Easy One. Adesivo Autocondicionante. Um adesivo Um frasco. Muitas vantagens Adper Easy One Adesivo Autocondicionante Um adesivo Um frasco Muitas vantagens Um adesivo. Uma camada. Uma única etapa. Rápido! PRATICIDADE EM UM FRASCO Com o Adper Easy One, você precisa de apenas um

Leia mais

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP

Curso de Extensão em Clínica Odontológica Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP Restauração Indireta em Dente Posterior Associando Adesivo e Compósito com Nanopartículas Mario Fernando de Góes Cristiana Azevedo Vinicius Di Hipólito Luís Roberto Martins Cláudio Bragoto Curso de Extensão

Leia mais

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato

Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato Tutora: Tathiane Lenzi Prof. José Carlos P. Imparato ... vedar... obliterar... isolar do meio externo SELANTE É: Barreira Física Os selantes oclusais são reconhecidos como uma medida efetiva na PREVENÇÃO

Leia mais

Soldagem de manutenção II

Soldagem de manutenção II A UU L AL A Soldagem de manutenção II A recuperação de falhas por soldagem inclui o conhecimento dos materiais a serem recuperados e o conhecimento dos materiais e equipamentos de soldagem, bem como o

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Analisando-se a imagem de um dente íntegro, todas as suas partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos sua escala de radiopacidade e posição

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante:

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante: 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PRÓTESE DENTÁRIA 21. Quanto ao mecanismo de fratura de um dente, podemos considerar como principal fator determinante: a) Tratamento endodôntico. b) Perda da estrutura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas

Cobertura com telhas asfálticas. Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas Cobertura com telhas asfálticas A cobertura conhecida como shingle é uma manta asfáltica composta por elementos descontínuos. A telha possui, na composição, camadas à base

Leia mais

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE

Protemp TM 4. Material Provisório à Base de Bisacril. Restauração provisória. qualidade. com a 3M ESPE Protemp TM 4 Material Provisório à Base de Bisacril Restauração provisória com a qualidade 3M ESPE Protemp TM 4 Com 40 anos de experiência em materiais provisórios e amplo conhecimento em produtos com

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

Profilaxia. Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio. Bifluorid 12 em embalagens Single Dose. Indicações: Indicações:

Profilaxia. Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio. Bifluorid 12 em embalagens Single Dose. Indicações: Indicações: Bifluorid 12 Bifluorid 12 Single Dose Verniz de flúor transparente com fluoreto de cálcio e de sódio Bifluorid 12 em embalagens Single Dose Reparação de cerâmica directa Tratamento de hipersensibilidade

Leia mais

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório!

Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Nós acreditamos. Conheça o seu novo laboratório! Bons profissionais procuram bons parceiros e fornecedores. Trabalhar com profissionais diferenciados, prestando serviços de alta qualidade é a nossa prioridade.

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA RESTAURADORA CIMENTOS RESINOSOS

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA RESTAURADORA CIMENTOS RESINOSOS F mum.44 co ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL SECÇÃO SANTA CATARINA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTiSTICA RESTAURADORA CIMENTOS RESINOSOS Monografia apresentada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Odontólogo (Unidade Móvel) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I N S T R

Leia mais

Quando inicio um novo

Quando inicio um novo A r t i g o s Materiais e Técnicas com Wanderley de Almeida Cesar Jr. Entendendo a química dos cimentos e adesivos: você está cimentando suas peças estéticas corretamente? Quando inicio um novo artigo,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

1 Introdução. 2 Material

1 Introdução. 2 Material TUTORIAL Criação de Engrenagens em Acrílico Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 18/01/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio

Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA ESTÉTICA Técnica de impressão em dois tempos Técnica de afastamento com duplo fio Prof. Dr. Glauco Rangel Zanetti Doutor em Clínica Odontológica - Prótese Dental - FOP-Unicamp

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

REPARO EM PORCELANA. 3M ESPE Adper Single Bond TM 2 Adesivo Fotopolimerizável

REPARO EM PORCELANA. 3M ESPE Adper Single Bond TM 2 Adesivo Fotopolimerizável REPARO EM PORCELANA Preparação: Isole e limpe a superfície. Deixe a superfície metálica rugosa com uma broca ou através da técnica de jateamento. Remova toda porcelana enfraquecida. Bisele as margens.

Leia mais

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr

UERJ CRR FAT Disciplina ENSAIOS DE MATERIAIS A. Marinho Jr Tópico 05 ENSAIOS MECÂNICOS - DUREZA Parte A - Dureza Brinell Introdução A dureza de um material é uma propriedade difícil de definir, que tem diversos significados dependendo da experiência da pessoa

Leia mais

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença?

Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Capítulo15 Fundamentos essenciais na remoção de pinos pré-fabricados não metálicos: onde a magnificação faz a diferença? Patrick Baltieri patrick baltieri Graduado em Odontologia pela FOP- UNICAMP (2003);

Leia mais

pro-telo inox Perfil metálico quinado em forma de U. Lateral de 8 mm de altura. Lado à vista liso de 10, 25 ou 40 mm.

pro-telo inox Perfil metálico quinado em forma de U. Lateral de 8 mm de altura. Lado à vista liso de 10, 25 ou 40 mm. Fica técnica pro-telo Perfil decorativo de metal para revestimentos cerâmicos. Lina metálica sem abas, para ladrilos de todas as espessuras. Disponível numa grande variedade de materiais, acabamentos e

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

Vidro comun ou vidro Float

Vidro comun ou vidro Float Vidros Vidro comun ou vidro Float O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio

Leia mais

COTIP Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Escola de Ensino Médio e Educação Profissional da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

COTIP Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Escola de Ensino Médio e Educação Profissional da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) 1 MOENDAS 1. Moendas Conjunto de 04 rolos de moenda dispostos de maneira a formar aberturas entre si, sendo que 03 rolos giram no sentido horário e apenas 01 no sentido antihorário. Sua função é forçar

Leia mais

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO

PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS METALÚRGICOS DE FABRICAÇÃO Amanda Alves PEIXOTO 1 Chelinton Silva SANTOS 1 Daniel Moreira da COSTA 1 Rosângela Chaves dos Santos GUISELINI 1 Eduardo Tambasco MONACO 2 RESUMO Este trabalho visa

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

Single Bond Universal Adesivo. Single Bond. Universal. O adesivo que você. sempre quis

Single Bond Universal Adesivo. Single Bond. Universal. O adesivo que você. sempre quis Universal Adesivo Universal O adesivo que você sempre quis Chegou o Universal O adesivo mais versátil e confiável do mundo O Universal é o primeiro e único adesivo que pode ser utilizado sob qualquer técnica

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

Materiais de restauração (Compósitos) x-tra fil. x-tra fil Caps. Material de restauração posterior fotopolimerizável

Materiais de restauração (Compósitos) x-tra fil. x-tra fil Caps. Material de restauração posterior fotopolimerizável x-tra fil x-tra fil Caps Material de restauração posterior fotopolimerizável x-tra fil em cápsulas de aplicação directa Restaurações classe I e II Reconstrução de núcleos Fotopolimerizável em camadas de

Leia mais

13 o Encontro Técnico DER-PR

13 o Encontro Técnico DER-PR 13 o Encontro Técnico DER-PR Imprimaduras Impermeabilizante e Ligante Osvaldo Tuchumantel Jr. Imprimadura ato ou efe ito de imprima r Impermeabilizante - Aplicação uniforme de material betuminoso sobre

Leia mais

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 1 O Teste de corrosão é a interpretação dos resultados que pode ser um dos mais controvertidos assuntos na indústria de galvanoplastia.

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA

ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA ALL BOND 3 GUIA TÉCNICO DPO IMP. EXP. E COM. DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS LTDA Rua Itapicuru, 495 Perdizes CEP 05006-000 São Paulo SP Fone (11) 3670-1070 www.oraltech.com.br INFORMAÇÕES GERAIS ALL BOND 3

Leia mais

Resinas compostas: o estado da arte

Resinas compostas: o estado da arte Caso Selecionado Resinas compostas: o estado da arte Maurício U. Watanabe Na Odontologia atual, a resina composta é o material de eleição quando se trata de reconstruções de coroas fraturadas de dentes

Leia mais

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem

Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Aula 3: Forjamento e Estampagem Conceitos de Forjamento Conceitos de Estampagem Este processo é empregado para produzir peças de diferentes tamanhos e formas, constituído de materiais variados (ferrosos

Leia mais

Harmonia. Caso Selecionado. Sidney Kina e José Carlos Romanini

Harmonia. Caso Selecionado. Sidney Kina e José Carlos Romanini Caso Selecionado Harmonia Sidney Kina e José Carlos Romanini Na busca para encontrar uma composição agradável no sorriso, alguns fatores de composição estética devem ser observados, para orientação na

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS. Informação ao paciente. Degussa Dental

Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS. Informação ao paciente. Degussa Dental Para todos os casos! Implantes-ANKYLOS Informação ao paciente Degussa Dental Fornecido pelo seu cirurgião-dentista: Prezado(a) paciente, Mais cedo ou mais tarde acontece com cada um de nós: os primeiros

Leia mais

Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph

Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph Geopolímero para reparo e reabilitação de vigas de concreto armado por P. Balaguru, Professor Stephen Kurtz e Jon Rudolph À prova de fogo Reparos externos e reabilitação estrutural para infraestruturas

Leia mais

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO.

REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. REABLITAÇÃO ESTÉTICA E FUNCIONAL DA GUIA ANTERIOR E CANINA UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) DE UMA PACIENTE COM EROSÃO E BRUXISMO. Caso clínico realizado pelo especialista em Dentística Restauradora

Leia mais

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador

Clinical Update. Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico. Procedimento Restaurador Restauração com Resina Composta de Dentes Anteriores Fraturados Relato de Caso Clínico Dr Saul Antunes Neto Desde o surgimento das resinas compostas, das técnicas de condicionamento ácido, das estruturas

Leia mais

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos

Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos Alta confiabilidade em cortes e canais mais profundos As necessidades do usuário final......para operações de cortes e canais mais profundos foram reconhecidas nos primeiros estágios de desenvolvimento

Leia mais

A influência das. lâmpadas na gravação

A influência das. lâmpadas na gravação A influência das lâmpadas na gravação Uma boa gravação garante a qualidade da impressão e a durabilidade da matriz. Veja como as lâmpadas influenciam esse processo Por Márcio Moraes dos Santos, da Vision-Cure

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 Forjamento Ferreiro - Uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substituídos por máquinas e matrizes

Leia mais

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes

pro-part Ficha técnica Aplicações recomendadas Materiais Suportes Ficha técnica pro-part Perfil decorativo para revestimentos cerâmicos; alternativa à tradicional faixa cerâmica decorativa. Adequados para o remate de esquinas e transições entre ladrilhos cerâmicos. pro-part

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

O MELHOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA DE BRASÍLIA

O MELHOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA DE BRASÍLIA O MELHOR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA DE BRASÍLIA Objetivo: Proporcionar ao profissional um elevado padrão técnico-científico; capacitá-lo para bem desempenhar suas funções e com substrato básico

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta.

Casos Clínicos. Caso Clínico: Importância do Acabamento e Polimento na Obtenção de Excelência Estética com Resina Composta Direta. Autor: Dr. LUIZ RAFAEL CALIXTO ESPECIALISTA EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP MESTRE EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP DOUTORANDO EM DENTÍSTICA PELA UNESP- ARARAQUARA/SP PROFESSOR DOS CURSOS

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES Nestes tipos de fechamento podem ocorrer três tipos de trocas térmicas: condução, convecção e radiação. O vidro comum é muito

Leia mais

"A vantagem do alumínio"

A vantagem do alumínio "A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Clinical Update. Uso Combinado de TPH - ESTHET-X na Resolução de Fratura em Dentes Anteriores - Relato de Caso Clínico. Introdução.

Clinical Update. Uso Combinado de TPH - ESTHET-X na Resolução de Fratura em Dentes Anteriores - Relato de Caso Clínico. Introdução. Uso Combinado de TPH - ESTHET-X na Resolução de Fratura em Dentes Anteriores - Relato de Caso Clínico PEREIRA, Marcelo Agnoletti Especialista em Dentística restauradora FUNBEO-FOB-USP Mestre em Dentística

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 8 Especialidade: DENTÍSTICA RESTAURADORA

Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 8 Especialidade: DENTÍSTICA RESTAURADORA Tabela de Procedimentos Odontológicos Página: 1 de 8 Grupo: 100-Diagnose - As consultas deverão ser faturadas em Guias de Atendimento - GA, separadamente dos demais procedimentos, que serão faturados na

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DA FORMA DOS LATERAIS CONÓIDES UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X)

TRANSFORMAÇÃO DA FORMA DOS LATERAIS CONÓIDES UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) TRANSFORMAÇÃO DA FORMA DOS LATERAIS CONÓIDES UTILIZANDO RESINA COMPOSTA (ESTHET-X) Caso clínico realizado pelo especialista em Dentística Restauradora HECTOR GREGORY SOCIAS JUNIOR (República Dominicana).

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA

CURSO EXTENSIVO DE ENCERAMENTO E CERÂMICA Dr. Dario Adolfi Dr. Ivan Ronald Huanca Duração: 6 meses/módulos de 2 dias. Datas: 11 e 12 de março de 2010 8 e 9 de abril de 2010 13 e 14 de maio de 2010 17 e 18 de junho de 2010 15 e 16 de julho de 2010

Leia mais

Aula 7 - Ensaios de Materiais

Aula 7 - Ensaios de Materiais Aula 7 - Ensaios de Materiais Tecnologia dos Materiais II Prof. Lincoln B. L. G. Pinheiro 23 de setembro de 2010 1 Ensaios de Dureza A dureza é uma propriedade mecânica que mede a resistência do material

Leia mais

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes?

Implantes Dentários. Qualquer paciente pode receber implantes? Implantes Dentários O que são implantes ósseos integrados? São uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 6O, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade pela comunidade científica

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal. Materiais Dentários. Professora: Patrícia Cé Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Materiais Dentários Professora: Patrícia Cé Introdução AULA II Materiais de Moldagem Alginato Polissulfeto Poliéter Silicone de condensação

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

ressaltadas por autores como Sturdevant, 2 3 Gilmore et al, Celenza e Litvak, entre outros. O 4

ressaltadas por autores como Sturdevant, 2 3 Gilmore et al, Celenza e Litvak, entre outros. O 4 VERTICULADOR EMPREGO DO VERTICULADOR EM DENTÍSTICA RESTAURADORA A técnica de utilização dos verticuladores foi desenvolvida há cerca de 50 anos atualmente encontra-se em grande evidência graças a precisão

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes

Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Estudo comparativo de tintas e vernizes na flexografia: curável por raios ultravioletas e à base de solventes Ana Paula Alves da Silva 1, a, Aline Resmini Melo 1,b, Carolina Resmini Melo 1,c. 1 Engenharia

Leia mais

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Márcio Moraes dos Santos 17/05/2006 RESUMO O presente artigo discutirá importantes aspectos relacionados ao comportamento dos campos eletromagnéticos

Leia mais

Catálogo Dentística e prótese

Catálogo Dentística e prótese Catálogo Dentística e prótese Pinos e Núcleos Exacto Metal Free Pino intra-radicular cônico em fibra de vidro CURSOR PARA O AJUSTE DE CORTE Apoio de restaurações e coroas protéticas Fibra de vidro: alta

Leia mais

Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4

Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4 Dentes Alemães Classic A Solução Perfeita 4x4 Carta Molde Informação de Produto Magister Dentes anteriores Classic Magister Dentes anteriores com 4 camadas Os dentes Magister apresentam estética semelhante

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são:

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são: 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROTESE DENTÁRIA 21. Segundo Bonachela, os polígonos importantes a serem avaliados na condição de estabilidade da PPR são: a) Polígonos de Roy e de Kent. b) Polígono

Leia mais

HIPERSENSIBILIDADE. Pasta Dessensibilizante Colgate Sensitive Pró-Alívio TM com tecnologia Pro-Argin TM

HIPERSENSIBILIDADE. Pasta Dessensibilizante Colgate Sensitive Pró-Alívio TM com tecnologia Pro-Argin TM Pasta Dessensibilizante Colgate Sensitive Pró-Alívio TM com tecnologia Pro-Argin TM HIPERSENSIBILIDADE Produto em processo de aprovação junto à ANVISA www.colgateprofissional.com.br Apresentando Pro-Argin

Leia mais