Confederação Nacional dos Profissionais Liberais 27 de novembro de 2018 Brasília - DF PROGRAMA DE COMPLIANCE PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Confederação Nacional dos Profissionais Liberais 27 de novembro de 2018 Brasília - DF PROGRAMA DE COMPLIANCE PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS"

Transcrição

1 Confederação Nacional dos Profissionais Liberais 27 de novembro de 2018 Brasília - DF PROGRAMA DE COMPLIANCE PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS

2 Silvia Cristina Lobo Cavalcante Advogada com 21 anos de experiência profissional. Titular do escritório Lobo Cavalcante Advocacia. Professora de Compliance da Pós-graduação em Compliance da UNEPÓS. Pósgraduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade de Brasília e Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Extensão em Compliance e Gestão de Riscos pela Legal, Ethics e Compliance LEC. Diretora da Comissão de Assuntos Regulatórios da Ordem dos Advogados do Brasil Seção DF, Membro do Comitê de Compliance da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, Membro da Comissão Nacional de Direito Regulatório da Associação Brasileira de Advogados ABA e membro da Associação Brasileira de Advogadas ABRA.

3 Programa de Compliance para Profissionais Liberais Pessoas físicas e jurídicas de vários ramos de atividade depositam nos Profissionais liberais alta confiança e têm a necessidade de receber aconselhamento sobre as melhores práticas contábeis, administrativas, jurídicas, monetárias, imobiliárias, na área da saúde etc. A implantação de um Programa de Integridade (Compliance) vai ao encontro da expectativa desses clientes, sendo diferencial competitivo de mercado, assim como trazendo a tranquilidade que os clientes precisam de que as normas e procedimentos regulamentares estejam sendo aplicados rigorosamente de acordo com a lei. O Programa de Compliance diagnostica os riscos, monitora os pontos sensíveis da atividade, diminui os riscos de ações administrativas e judiciais e preserva a integridade dos Profissionais Liberais. Público-alvo Advogados, Administradores, Contadores, Corretores de Imóveis, Economistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Médicos Veterinários, Odontólogos, Técnicos Industriais e Agrícolas etc.

4 Mas o que é Compliance Segundo dados da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), [...] Mas o que significa compliance? Vem do verbo em inglês to comply, que significa cumprir, executar, satisfazer, realizar o que lhe foi imposto, ou seja, compliance é o dever de cumprir, estar em conformidade e fazer cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição. E o que significa ser e estar em compliance? Ser compliance é conhecer as normas da organização, seguir os procedimentos recomendados, agir em conformidade e sentir quanto é fundamental a ética e a idoneidade em todas as nossas atitudes. Estar em compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos. Ser e estar compliance é, acima de tudo, uma obrigação individual de cada colaborador dentro da instituição.

5 Origem do Compliance no Brasil No Brasil, os deveres de Compliance estão diretamente vinculados ao nosso sistema de prevenção do crime de lavagem de dinheiro (arts. 10 e 11 da Lei nº 9.613, de 1998). Eles podem ser resumidos e sistematizados nos seguintes quatro deveres: 1) identificar e cadastrar clientes (art. 10, inciso I); 2) registrar operações (art. 10, inciso II); 3) prestar informações requisitadas pelas autoridades financeiras (art. 10, inciso III); e, 4) comunicar, independentemente de provocação pelas autoridades, a prática de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou simplesmente valor elevado (art. 11). A Lei de Lavagem de Dinheiro afeta algumas categorias de profissionais liberais, tais como advogados, contadores, corretores e empresários de atletas, a cumprirem os deveres de identificação e comunicação previstos nos artigos 10 e 11 da Lei em questão. ADI 4841, de 2012, ajuizada por esta própria CNPL, questiona tais obrigações impostas aos profissionais liberais, eis que o dispositivo ofende diretamente o princípio da proporcionalidade e infringe o dever de sigilo previsto na Lei nº 8.906, de 1994.

6 Legislação Anticorrupção (Lei nº , de 2013) Prevê a RESPONSABILIZAÇÃO OBJETIVA administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Aplica-se às sociedades empresárias e às sociedades simples, personificadas ou não, independentemente da forma de organização ou modelo societário adotado, bem como a quaisquer fundações, associações de entidades ou pessoas, ou sociedades estrangeiras, que tenham sede, filial ou representação no território brasileiro, constituídas de fato ou de direito, ainda que temporariamente. Prevê a RESPONSABILIZAÇÃO INDIVIDUAL DOS DIRIGENTES OU ADMINISTRADORES da empresa ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito. Possibilita a DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA, ou seja, responsabilidade direta de sócios e administradores. Prevê a aplicação de MULTAS ELEVADAS até 20% do faturamento da empresa. Cria um CADASTRO NACIONAL DE EMPRESAS PUNIDAS. Prevê que a DOSIMETRIA de sanções levará em consideração, dentre outros aspectos, a existência e eficácia dos PROGRAMAS DE COMPLIANCE.

7 Pilares do Programa de Compliance Segundo o Decreto nº 8.420, de 2015, os principais pilares do Programa de Compliance são: Engajamento da Alta Administração; Código de Ética e de Conduta do Profissional; Diagnóstico de Riscos; Revisão de cláusulas contratuais; Política de Contratação (know your partner); Treinamento e comunicação; Criação de canal de denúncias.

8 Engajamento da Alta Administração A empresa que objetiva implementar um Programa de Compliance deve iniciar com a mudança da cultura dos diretores e trabalhadores. Isto é, todos os que participam da atividade da empresa diretores, gerentes, funcionários etc. terão de algum modo que alterar o seu status habitual para assumir esse novo compromisso. Essa mudança de cultura e a eficácia do sistema de compliance dependerão necessariamente do engajamento da alta administração da empresa. O impulso deve ser dado constantemente pelos dirigentes, e a demonstração desse envolvimento deve ficar evidente, tanto dentro da empresa como perante terceiros (sociedade como um todo). Trata-se do chamado tone from the top. Esse engajamento pode ser feito, na prática, com a inclusão da ideia do programa de integridade nos discursos dos sócios e diretores dentro ou fora da empresa; com a verificação dos resultados do programa de integridade na pauta das reuniões periódicas; com a destinação de recursos adequados ao programa; bem como com a adoção das medidas cabíveis na hipótese de ser detectado algum ato ilícito. Com isso, vê-se que, um Programa de Compliance que seja sério e eficaz deve começar com o comprometimento efetivo da alta administração da empresa nessa mudança de cultura dentro da organização. Sem esse engajamento, o programa existiria apenas pro forma e, sem sombra de dúvidas, não produziria os resultados que dele se espera.

9 Código de Ética e de Conduta O Código de Ética e de Conduta é um documento que estabelece o conjunto de regras para orientar e disciplinar os padrões éticos aceitos e as condutas permitidas e proibidas na atividade. Ele é dirigido a todos os administradores, empregados e colaboradores da empresa e deve nortear o seu comportamento pessoal e a sua atuação profissional. Estas regras constituem-se em padrões obrigatórios de conduta e de comportamento que devem ser rigorosamente observados por todos. Através delas, espera-se que as condutas profissionais, as relações comerciais e os procedimentos operacionais sejam sempre orientados pelos princípios da transparência, respeito, lealdade e boa fé. Também contribuem para o desenvolvimento da sociedade e da economia do País, através do emprego de ações e práticas Éticas no relacionamento do profissional com seus stakeholders, acionistas, clientes, órgãos públicos, empregados, colaboradores e sociedade.

10 Diagnóstico dos riscos da atividade Visa diagnosticar os maiores riscos éticos e jurídicos aos quais o Profissional está exposto: Identificação dos riscos de corrupção e éticos aos quais o Profissional está sujeito; Verificação dos riscos relacionados à proteção das informações dos clientes; Identificação dos riscos intrínsecos à contratação de bens e serviços; Identificação das fragilidades no processo de escolha de novos clientes; Identificação dos riscos de descumprimento da legislação de lavagem de dinheiro; Identificação do grau de maturidade dos processos organizacionais e de sua observância e eficácia; e Verificação dos principais riscos operacionais.

11 Revisão de cláusulas contratuais Após a realização de uma análise empresarial apurada de seus pontos estratégicos a serem alvo de possíveis infrações, deve-se atuar de diversos modos de acordo com a necessidade e fragilidade de cada empresa. Uma dessas atuações inclui a revisão de contratos firmados para a inclusão de cláusula contratual que atribua responsabilidades a terceiros, a revisão de contratos de trabalho para incluir medidas disciplinares para o caso de descumprimento do Programa e obrigações relacionadas ao Programa, a revisão de contratos para garantir aderência a práticas de ética, compliance e anticorrupção etc.

12 Política de contratação (know your partner) Um dos aspectos de maior relevância na elaboração de um Programa de Compliance é a contratação de terceiros. É que os terceiros muitas vezes não são conhecidos da empresa contratante, tornando o controle e a observância de suas condutas mais difíceis e, deste modo, elevando o risco de ilicitudes e, por consequência, a responsabilização da empresa contratante. Deve ser implementado: Compartilhar as premissas do código de ética de conduta. Caso o parceiro tenha um código de conduta, é importante conhecê-lo e verificar se está alinhado com o da empresa contratante. Formalizar a ciência das práticas anticorrupção, isto é, estabelecer em contrato que o terceiro tem conhecimento e está de acordo com as políticas de conformidade. Ter cláusulas que permitam diligência para realização de verificação de processos na empresa contratada. Observar potenciais conflitos de interesse, consistente em checar se o parceiro conta, por exemplo, com algum ex-funcionário público que possa ter algum privilégio na interface com o governo.

13 Treinamento e comunicação Após a identificação dos riscos, da elaboração dos códigos e políticas, da alteração dos contratos é indispensável que tudo isso seja informado a todos os colaboradores da empresa, stakeholders, clientes etc. No caso dos colaborados e gestores da empresa, é necessário que eles conheçam os objetivos do Programa, as regras e o seu papel para garantir o sucesso do Programa. A consciência sobre os temas de compliance deve ser reforçada mediante a comunicação interna e externa. Sendo assim, todos os funcionários e terceiros devem ser informados sobre as políticas, processos e eventualmente sobre métricas de ações de remediação utilizando todos os canais disponíveis.

14 Canal de denúncias Os canais de denúncias fornecem aos funcionários e parceiros comerciais uma forma de alertar a empresa para potenciais violações ao seu Programa de Compliance ou mesmo a respeito de condutas inadequadas de seus colaboradores ou terceiros que agem em nome da empresa. De acordo com a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) a ferramenta que mais identificou fraudes nas empresas foi o canal de denúncias, responsável por 43% das identificações em A Instrução CVM 509 define que as empresas de capital aberto brasileiros devem possuir meios para receber denúncias, inclusive sigilosas, internas e externas às empresas.

15 Dados que justificam a implantação de Programa de Compliance O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC nº 1.530, de 2017, impõe a necessidade de implementação de Programa de Compliance pelos profissionais e organizações contábeis. Aumento de mais de 1600% de ações judicias contra profissionais da saúde nos últimos 10 anos (CRM-PR, 2018). Os Tribunais brasileiros têm demonstrado a tendência de somente condenar o Profissional Liberal quando ele não demonstrar que realizou uma eficiente gestão dos riscos de sua atividade. Segundo a pesquisa Global Economic Crime and Fraud Survey, da PwC Brasil (2018), metade das empresas brasileiras sofreu algum tipo de crime econômico nos últimos 2 anos, dos quais 22% foram fraudes contábeis. A pesquisa informa que, em 2017, 62% das empresas brasileiras disseram ter passado por alguma ação ou inspeção relacionada à lavagem de dinheiro. Ainda segundo a mesma pesquisa, 52% das empresas ouvidas no Brasil aumentaram os recursos destinados a combater a fraude e o crime econômico.

16 Programas de Compliance específicos Advogados Escritórios de Advocacia têm implementado Programas de Compliance para garantir o cumprimento da legislação de lavagem de dinheiro, combate ao crime organizado e conflito de interesses, além de observância ao Código de Ética da OAB. Contadores Escritórios de Contabilidade têm implementado Programas de Compliance para garantir o cumprimento da Resolução CFC nº 1530, de 2017, que estabelece procedimentos necessários para o cumprimento da legislação de lavagem de dinheiro, prevenção contra o conflito de interesses, a defesa da concorrência e observância do Código de Ética do CFC. Corretores de Imóveis A implantação de Programa de Compliance no mercado imobiliário visa garantir o cumprimento da Resolução COFECI nº 1.168, de 2010, que estabelece procedimentos necessários para o cumprimento da legislação de lavagem de dinheiro, a defesa da livre concorrência e seu Código de Ética. Profissionais da Saúde No caso do Compliance da área da saúde, ele se reveste do caráter de uma Gestão Jurídica preventiva, visando garantir a adequação dos procedimentos na relação da instituição com a indústria, mitigar os principais riscos de processos judiciais, verificar a conformidade dos procedimentos de publicidade ética, aferir os protocolos da relação médico e paciente e de atendimento da instituição, implementar uma estrutura de governança da instituição e definir critérios de tratamento das informações dos pacientes.

17 Principais benefícios para os Profissionais são: Maior segurança dos profissionais e qualidade dos serviços prestados; Diferencial de mercado e vantagem competitiva; Redução do risco de processos administrativos ou judiciais envolvendo os profissionais; Redução dos risco de pagamento de multas e penalidades; Efeitos positivos à imagem do Profissional; Viabilizador de operações de fusão e aquisição e da captação de investimentos; Vantagens econômicas decorrentes da conformidade da atividade; Cumprimento da legislação de Lavagem de Dinheiro e Anticorrupção; Garantia de que o profissional possa ser contratado por empresa que licita com o Poder Público; e Maior confiabilidade e reputação do profissional.

18 +55 (61) OBRIGADA!!!

Cartilha LEI RIO DE JANEIRO

Cartilha LEI RIO DE JANEIRO Cartilha LEI 7.753 RIO DE JANEIRO 2 INTRODUÇÃO Em outubro de 2017, entrou em vigência a Lei 7.753, dispondo sobre a obrigatoriedade da implementação de Programa de Integridade no estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

LEI DISTRITO FEDERAL

LEI DISTRITO FEDERAL Cartilha LEI 6.112 DISTRITO FEDERAL 2 INTRODUÇÃO Em fevereiro de 2018 entra em vigência a Lei 6.112, dispondo sobre a obrigatoriedade da implementação de Programa de Integridade no Distrito Federal, estabelecendo

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE PROGRAMA DE COMPLIANCE VERSÃO 1.0 SETEMBRO/2016 1. NOME DO PROGRAMA Programa de Compliance criado em 30.09.2015 2. OBJETIVO Mitigar os riscos das operações e os negócios atuais e futuros, sempre em conformidade

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nosso Grupo. Percebendo uma mudança na moderna governança corporativa e diante de um cenário complexo com

Leia mais

POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ARIA CAPITAL ASSET ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA

POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ARIA CAPITAL ASSET ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA POLÍTICA DE COMBATE À CORRUPÇÃO ARIA CAPITAL ASSET ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS LTDA JUNHO / 2016 A presente política é de propriedade da Aria Capital Asset, sendo proibida sua reprodução, total ou parcial,

Leia mais

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Caros colaboradores, clientes e demais públicos relacionados com a nossa empresa. Percebendo uma mudança na moderna governança coorporativa e diante de um cenário complexo

Leia mais

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019

Programa de Integridade. Fevereiro de 2019 Programa de Integridade Fevereiro de 2019 Índice 10. Canais de denúncia de irregularidades 13 1. Objetivo 3 11. Medidas disciplinares em caso de violação do Programa de Integridade 14 2. Introdução 3.

Leia mais

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. LEGISLAÇÃO... 3 3. ABRAGÊNCIA... 4 4. DEFINIÇÕES... 4 4.1... 4 4.2 CONFORMIDADE... 5 4.3 INTEGRIDADE... 5 5. DIRETRIZES GERAIS... 5 6. RESPONSABILIDADES... 6 6.1 ADMINISTRAÇÃO/DIRETORIA...

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO > VERSÃO 2 / 8 1. INTRODUÇÃO A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção ( Política ) visa promover a adequação

Leia mais

, conhecida como Lei Anticorrupção e que dispõe sobre a responsabilização objetiva de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública.

, conhecida como Lei Anticorrupção e que dispõe sobre a responsabilização objetiva de pessoas jurídicas por atos contra a administração pública. Pretende-se muito brevemente comentar alguns aspectos dos pilares do programa de compliance elencados no Decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção, com base em práticas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro,

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Capítulo 1 Objetivo do documento A Política de Conformidade (Compliance) da cooperativa estabelece princípios e diretrizes de conduta corporativa, para que todos os dirigentes, empregados

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Lei /2018. kpmg.com.br

Lei /2018. kpmg.com.br Lei 15.228/2018 Aplicação, no âmbito da Administração Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Lei 12.846/13 e do Decreto 8.420/15 e exigibilidade de implementação do Programa de Integridade. kpmg.com.br

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance 1 Objetivo O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes e procedimentos que assegurem o cumprimento das normas de Compliance definidas pelo Grupo VEOLIA e, que essas normas

Leia mais

Programa de Integridade/ Compliance

Programa de Integridade/ Compliance Programa de Integridade/ Compliance Sumário Programa de Integridade... 3 Estrutura Organizacional... 4 Estrutura do Programa de Integridade... 6 1. Diretrizes Institucionais... 7 2. Governança Corporativa...

Leia mais

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED

Política de Conformidade (Compliance) do Sistema CECRED Aprovado por: Conselho de Administração Data aprovação reunião: 23/ SUMÁRIO Capítulo 1 Objetivo do documento... 2 Capítulo 2 Responsabilidades... 3 Capítulo 3 Glossário / Definições... 8 Capítulo 4 Regras...

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios

Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense Governança e Compliance: Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios Curitiba, 29 de abril de 2019 .: Programa de Compliance Do que

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta

Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Workshop Novo Mercado: Compliance e Controles Internos Claudia Pitta Integridade corporativa em evolução 2.0 PREVENÇÃO Prevenção contra perdas Prevenção contra riscos legais e regulatórios 3.0 VALOR Atratividade

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

Política de Prevenção a Fraudes

Política de Prevenção a Fraudes Política de Prevenção a Fraudes Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo ser um dos pilares que visam assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance

Dezembro de 2015 Versão 1.1. Código de Compliance Dezembro de 2015 Versão 1.1 Código de Compliance 1. Finalidade 2 2. Amplitude 2 3. Compliance 2 3.1. Definição de Compliance 2 3.2. Risco de Compliance 3 3.3. Atribuições da estrutura de compliance 3 3.4.

Leia mais

Programa de Compliance Selo CPLP

Programa de Compliance Selo CPLP 9.5.2018 Programa de Compliance Selo CPLP Fernando J. Prado Ferreira 1º Conferência Econômica - CPLP Maputo, Moçambique 1 Significado e importância de Compliance Significado Cumprimento e conformidade

Leia mais

Política de compliance Versão: Jan 2015

Política de compliance Versão: Jan 2015 Política de compliance Versão: Jan 2015 Histórico A Cypress Associates Gestão e Participações pertence ao Grupo Cypress, cujo histórico nos últimos 10 anos foi se especializar em operações de Fusões &

Leia mais

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade

Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade Lei n o. 7.753/2017 Exigibilidade de implementação do Programa de Integridade www.kpmg.com.br Introdução Em 17 de outubro de 2017, foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro a Lei Ordinária

Leia mais

Termo de Compromisso - Compliance

Termo de Compromisso - Compliance Termo de Compromisso - Compliance Código de Conduta A seguir estão registradas as Condutas Adequadas e Inadequadas definidas e recomendadas pela Reta Engenharia a todos os seus stakeholders. Este Código

Leia mais

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG

PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG PLANO DE COMPLIANCE GRUPO BDG OBJETIVOS: A introdução do Programa de Compliance foi aprovado pela Diretoria do Grupo BDG, e se estende a todas as empresas do Grupo, sendo elas: BDG Serviços Financeiros

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola

MANUAL DE COMPLIANCE ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. Brasil Portugal - Angola MANUAL DE COMPLIANCE DA ASK GESTORA DE RECURSOS LTDA. JUNHO DE 2016 ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... 3 2. AMPLITUDE... 3 3. COMPLIANCE... 3 4. ESTRUTURA DE COMPLIANCE DA GESTORA... 5 5. DISPOSIÇÕES GERAIS...

Leia mais

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR

POLÍTICA CONHEÇA SEU COLABORADOR ÍNDICE PÁGINA A INTRODUÇÃO 02 B ABRANGÊNCIA 02 C OBJETIVO 02 D RESPONSABILIDADE 02 E POLÍTICA CONHEÇA SEU 03 F MONITORAMENTO DE ENDIVIDAMENTO 03 G VIOLAÇÃO OU DESCUMPRIMENTO 04 H VIGÊNCIA 05 I BASE NORMATIVA

Leia mais

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance "melhores práticas" Fevereiro/2019

Palestra. Gestão de Riscos, controles internos e compliance melhores práticas Fevereiro/2019 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA. Advª. Cláudia Bressler

AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA. Advª. Cláudia Bressler AS ESTRATÉGIAS DE COMPLIANCE E IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA Advª. Cláudia Bressler Origem Supervisão ineficiente; Falhas de monitoramento; Falta de controle; e Ausência de ações éticas estiveram relacionadas

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME)

Compliance para PME DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) DESAFIOS DA APLICAÇÃO DO COMPLIANCE PARA AS PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS (PME) HISTÓRICO 1988 - Brasil é signatário da Convenção Anticorrupção da OCDE 1992 - Lei 8492/92 improbidade administrativa 1998 -

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE 20 e CONTROLES INTERNOS

MANUAL DE COMPLIANCE 20 e CONTROLES INTERNOS MANUAL DE COMPLIANCE 20 e CONTROLES INTERNOS 1. COMPLIANCE... 2 1.1. MISSÃO DE COMPLIANCE... 2 1.2. COMITÊ DE COMPLIANCE E CONTROLES INTERNOS... 3 2 - ORGANOGRAMA DE RISCO E COMPLIANCE... 5 3 FUNCIONAMENTO

Leia mais

Política de Relacionamento com Clientes e Usuários

Política de Relacionamento com Clientes e Usuários 1 de 7 Política de Relacionamento com Clientes e Usuários Uso Interno Março 2019 Este material foi elaborado pela AZIMUT BRASIL WEALTH MANAGEMENT ( AZBWM ) que é composta pelas empresas AZIMUT BRASIL WEALTH

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO Sumário INTRODUÇÃO... 3 LAVAGEM DE DINHEIRO... 3 FERRAMENTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO AOS CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO... 4 KNOW YOUR CLIENT KYC... 5 MONITORAMENTO...

Leia mais

Compliance. Nosso Compromisso

Compliance. Nosso Compromisso Compliance Nosso Compromisso CARTA DO PRESIDENTE Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim. Para

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 1.OBJETIVO A Política Corporativa de Prevenção à Corrupção tem o objetivo de reforçar o compromisso da MULTILOG

Leia mais

O que é compliance e qual a sua importância? TÉCNICAS DE GOVERNANÇA E PREVENÇÃO DE ILÍCITOS NO ÂMBITO ESPORTIVO

O que é compliance e qual a sua importância? TÉCNICAS DE GOVERNANÇA E PREVENÇÃO DE ILÍCITOS NO ÂMBITO ESPORTIVO COMPLIANCE ESPORTIVO TÉCNICAS DE GOVERNANÇA E PREVENÇÃO DE ILÍCITOS NO ÂMBITO ESPORTIVO O que é compliance e qual a sua importância? O compliance consiste em um conjunto de medidas de controle empresarial

Leia mais

Política de Relacionamento com Clientes e Usuários. Uso Interno

Política de Relacionamento com Clientes e Usuários. Uso Interno Política de Relacionamento com Clientes e Usuários Uso Interno Março 2018 1. PÚBLICO ALVO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS... 4 4. DIRETRIZES GERAIS... 4 4.1 Concepção de

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 1 MANUAL DE COMPLIANCE MQ.04 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DEFINIÇÕES BÁSICAS E OBJETIVO DOS CONTROLES NOS PROCESSOS INTERNOS... 4 3. RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

Leia mais

MANUAL DE COMPLIANCE

MANUAL DE COMPLIANCE MANUAL DE COMPLIANCE Março/2016 Titan Capital Gestão de Recursos Ltda. Av. São João, 2375, Cj. 605 - Jardim das Colinas - São José dos Campos - SP, CEP: 12242-000 www.titancapital.com.br TITAN CAPITAL

Leia mais

Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas A Lei nº /2013

Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas A Lei nº /2013 Belo Horizonte 16 de março de 2017 Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas A Lei nº 12.846/2013 Seminário de Procuradores, Controladores e Ouvidores Municipais Roteiro A Lei nº 12.846/2013

Leia mais

Manual de Compliance, Regras, Procedimentos e Controles Internos

Manual de Compliance, Regras, Procedimentos e Controles Internos MANUAL - ECO GESTÃO DE ATIVOS PAG.: 1 de 7 Manual de Compliance, Regras, Procedimentos e MANUAL - ECO GESTÃO DE ATIVOS PAG.: 2 de 7 ÍNDICE 1) Introdução...3 2) Responsabilidade da Área...3 3) Monitoramento

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

Case Tarjab: da decisão à execução Carlos Alberto de Moraes Borges

Case Tarjab: da decisão à execução Carlos Alberto de Moraes Borges Case Tarjab: da decisão à execução Carlos Alberto de Moraes Borges Compliance e Governança Corporativa Case Tarjab: da decisão à execução Carlos Alberto de Moraes Borges Vice-presidente de Tecnologia e

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO MAIO / 2016 SUMÁRIO 1.1. Introdução... 3 1.2. Lavagem de dinheiro... 3 1.3. Conceitos... 4 1.4. Ferramentas de Combate e Prevenção aos crimes de Lavagem de Dinheiro...

Leia mais

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS

POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS POLÍTICA DE DOAÇÕES E PATROCÍNIOS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 2 4.1. Doações com fins de Responsabilidade Social... 3 4.1.1. Vedações as doações...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. OBJETIVO...1 2. ABRANGÊNCIA...1 3. REGULAMENTAÇÃO...1 4. CONSIDERAÇÕES...1 4.1. Premissas Básicas...1 APENDICE...3 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas para atendimento

Leia mais

QUEM SOMOS. global compliance

QUEM SOMOS. global compliance QUEM SOMOS Somos uma empresa de compliance com exper ses diversas cons tuida com o fim de disseminar a cultura da integridade e é ca no âmbito corpora vo. Prestamos consultoria jurídica, estratégica, contábil,

Leia mais

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO ANEXO 6 DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO 1. OBJETIVO: Determinar as regras para o processo de relacionamento com fornecedores e prestadores

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO

LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO FEPASC Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina CICLO DE PALESTRAS 2018 LEGISLAÇÃO ANTICORRUPÇÃO, COMPLIANCE E O SETOR DE TRANSPORTE COLETIVO André Guskow

Leia mais

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016

Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB. Dezembro/2016 1 Regras de Procedimentos e Integridade do Comitê de Compliance da FSB Dezembro/2016 2 Manual do Programa de Integridade da FSB 1. Introdução O presente Manual do Programa de Integridade da FSB ( Manual

Leia mais

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE

ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE ANEXO 10 - QUESTIONÁRIO DE DUE DILIGENCE QUESTIONÁRIO DE INTEGRIDADE COMPLIANCE PARA FORNECEDORES Prezado Fornecedor: Dentro das exigências do Programa de Integridade estabelecido pelo Grupo Neoenergia

Leia mais

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018

PBTI. Programa de Integridade. Maio 2018 PBTI Programa de Integridade Maio 2018 Introdução A PBTI Soluções tem o compromisso de conduzir seus negócios de acordo com os mais elevados padrões de ética e integridade empresarial. Em 2012 a PBTI lançou

Leia mais

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0

UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0 UNITY CAPITAL GESTORA DE INVESTIMENTOS LTDA. POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS FEVEREIRO / 2019 VERSÃO 2.0 SUMÁRIO 1.1 Objetivo e Abrangência... 3 2.1 Princípios Norteadores... 4 3.1 Diretrizes... 4 4.1 Responsabilidades...

Leia mais

Cartilha de Compliance

Cartilha de Compliance Cartilha de Compliance CARTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim.

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética Código de Conduta Ética O conjunto de princípios e regras dispostas neste Código de Conduta Ética é imponível a todos os sócios, diretores, empregados, colaboradores e prestadores de serviços que venham,

Leia mais

Fiduciária Instrução CVM 558/15

Fiduciária Instrução CVM 558/15 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária - Instrução CVM 558/15 27/11/2017 M.P21.001.01 M.P21.001.01 Manual de Ética e Conduta da Administração Fiduciária Instrução CVM 558/15 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL O sucesso das atividades empresarias envolve a sustentabilidade da organização, refletida na manutenção do negócio a longo prazo e na geração de valor econômico e social a todas

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO DE 2016 Sumário POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 1 Objetivo... 3 2 Abrangência... 3 3 Princípios Norteadores... 3 4 Diretrizes... 4 5 Responsabilidades... 4 6 Endereço

Leia mais

Regras e Procedimentos de Compliance

Regras e Procedimentos de Compliance Regras e Procedimentos de Compliance O presente Capítulo dispõe acerca das políticas relativas ao monitoramento, fiscalização, verificação e aplicação das medidas e penalidades relacionadas ao cumprimento

Leia mais

CódigoConduta.com Todos os direitos reservados

CódigoConduta.com Todos os direitos reservados A CódigoConduta.com é uma Empresa Especializada em Integridade, Conformidade Corporativa e Sistemas Integrados, com o objetivo de oferecer às organizações dos mais variados portes e ramos de negócio soluções

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

PROGRAMA DE CONFORMIDADE DA PERBRAS

PROGRAMA DE CONFORMIDADE DA PERBRAS C O M P L I A N C E PROGRAMA DE CONFORMIDADE DA PERBRAS MENSAGEM DA DIRETORIA Condutas irregulares e atos fraudulentos têm afetado diversos setores da atividade, impactando diretamente o negócio, a confiança

Leia mais

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT.

Serviço Social do Transporte Serviço Nacional de. Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. SEST SENAT INSTRUÇÃO DE SERVIÇO IS-DEXISEST/SENAT N. 013/2017 Dispõe sobre a Política de Prevenção contra Atos Ilícitos Público Interno no âmbito do SEST SENAT. O Departamento Executivo do SEST e do SENAT,

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Atualização Junho de 2016 Índice POLITICA DE CONTROLES INTERNOS... 3 Objetivo... 3 Abrangência... 3 Princípios Norteadores... 3 Diretrizes... 4 Responsabilidades... 4 Vigência

Leia mais

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Junho/2016. REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 Em atendimento ao disposto no art. 19 da ICVM

Leia mais

SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental da Ambev.

SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental da Ambev. REGULAMENTO Nº: AC.1.POL.JUR.00000 1 / 10 DATA APROVAÇÃO: /09/26 TÍTULO: POLÍTICA DE RELACIONAMENTO GOVERNAMENTAL SUMÁRIO Este documento define regras e controles da Política de Relacionamento Governamental

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 11/08/2017 INFORMAÇÃO INTERNA SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVO... 3 3

Leia mais

CAPÍTULO VIII COMPLIANCE

CAPÍTULO VIII COMPLIANCE CAPÍTULO VIII COMPLIANCE 1. O presente Capítulo dispõe acerca das políticas relativas ao monitoramento, fiscalização, verificação e aplicação das medidas e penalidades relacionadas ao cumprimento do disposto

Leia mais

A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias. Por Andréa de Sousa Machado (*)

A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias. Por Andréa de Sousa Machado (*) A lei anticorrupção e os impactos em operações societárias Por Andréa de Sousa Machado (*) Uma das grandes inovações da Lei Anticorrupção, se não a principal, é a possibilidade de a pessoa jurídica ser

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES

POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES POLÍTICA CORPORATIVA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, À LAVAGEM E À OCULTAÇÃO DE BENS, DIREITOS E VALORES 13/5/2016 Informação Pública ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESCOPO... 3 3 APLICABILIDADE...

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À CORRUPÇÃO E À FRAUDE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 CONCEITOS... 4 5 DIRETRIZES... 5 6 ORIENTAÇÕES GERAIS...

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA.

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E SUPERVISÃO DE GESTORES E FUNDOS DE TERCEIROS PARA ALOCAÇÃO MAIO DE 2017 Página 1 de 5 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO 1.1. A REAG Gestora

Leia mais

Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E RISCOS DA COPASA MG

Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E RISCOS DA COPASA MG Companhia de Saneamento de Minas Gerais REGIMENTO INTERNO DA SUPERINTENDÊNCIA DE CONFORMIDADE E DA COPASA MG Sumário Da Finalidade... 3 Da Estrutura... 3 Das Competências... 4 Do Orçamento Próprio... 5

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO... 3 2- ABRANGÊNCIA... 3 3- OBJETIVO... 4 4- TERMOS E DEFINIÇÕES... 4 5- DIRETRIZES... 6 6- ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 8 7- DOCUMENTOS RELACIONADOS...

Leia mais

Instrução Normativa IN CO Política de Compliance da CIP

Instrução Normativa IN CO Política de Compliance da CIP Instrução Normativa IN CO011 2017 Política de Objetivo: Estabelecer as diretrizes que regem o funcionamento da estrutura de Compliance, em consonância com a Visão, a Missão, os Valores e Princípios da

Leia mais

MANUAL ANTICORRUPÇÃO

MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 1 MANUAL ANTICORRUPÇÃO MQ.03 rev.00 Pagina 2 SUMÁRIO 1.Introdução... 3 2.Da abrangência... 3 3. Das condutas a serem observadas... 3 3.1 Vantagem indevida:... 3 3.2 Participação em

Leia mais

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance) A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidad A Norma ISO 19600:2014 A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance)

Leia mais

Governança e Compliance nas Cooperativas de Assistência Médica. A Direção da Cooperativa, seus Processos e o Cooperado

Governança e Compliance nas Cooperativas de Assistência Médica. A Direção da Cooperativa, seus Processos e o Cooperado Governança e Compliance nas Cooperativas de Assistência Médica A Direção da Cooperativa, seus Processos e o Cooperado Agenda A B C Contexto de Governança e Compliance em operadoras de Saúde Compliance

Leia mais

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas:

O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE O procedimento de DDI é fundamentado em riscos e consiste nas seguintes etapas: Etapa 1 - Aplicação do Questionário de Due Diligence de Integridade (DDI) O Questionário

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Atualizado em 30 de Março de 2017 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 1. Manuais e políticas internas... 3 2. Segurança da Informação... 3 3. Programa de Treinamento... 4 4. Investimentos Pessoais...

Leia mais

Art. 1º - Fica estabelecida a exigência do Programa de Integridade às. empresas que celebrarem contrato, consórcio, convênio, concessão ou

Art. 1º - Fica estabelecida a exigência do Programa de Integridade às. empresas que celebrarem contrato, consórcio, convênio, concessão ou LEI Nº 7.753 DE 17 DE OUTUBRO DE 2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE NAS EMPRESAS QUE CONTRATAREM COM A ADMINISTRA- ÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS

Leia mais

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1 Sumário 1 Apresentação... 3 1.1 Introdução... 3 2 Objetivo da... 3 3 Referências... 4 4 - Comissão Analisadora da... 4 5 Abrangência... 4 5.1 Princípios da... 4 6 Definições... 5 6.1 Requisitos Básicos...

Leia mais

Lei nº /13. Decreto nº 8.420/15. Regulamentação Federal

Lei nº /13. Decreto nº 8.420/15. Regulamentação Federal Lei nº 12.846/13 Decreto nº 8.420/15 Regulamentação Federal ESTRUTURA DO DECRETO 1 Aspectos Gerais 2 4 3 Sanções Multa: Regras para o Cálculo Acordo de Leniência Programa de Integridade (Compliance) 5

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução Em cumprimento à Resolução CMN 4.327 a FOCO DTVM desenvolveu uma Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA em acordo com as melhores práticas

Leia mais

Programa de Integridade

Programa de Integridade Programa de Integridade 1 1. Introdução O Programa de Integridade do Grupo BR Partners, aprovado pela BR Partners Holdco Participações S.A. para todas as suas subsidiárias diretas e indiretas (em conjunto,

Leia mais

Manual de Conformidade

Manual de Conformidade Manual de Conformidade Divisão de Conformidade BB Gestão de Recursos DTVM S.A. SUMÁRIO Introdução... 2 Definições... 3 1. Capítulo 1 - Segregação na Administração de Recursos de Terceiros... 4 2. Capítulo

Leia mais

SGI 002 Política de Combate à Corrupção

SGI 002 Política de Combate à Corrupção SGI 002 de Combate à Corrupção Controle de Revisão Revisão D. Revisão Alteração Resp. Revisão D. Aprovação Aprovado Por 00 N/A Elaboração da Sistemática Kássio Soares N/A N/A 01 28/02/18 Revisão Geral

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS JUNHO / 2016 SUMÁRIO POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS... Erro! Indicador não definido. 1.1. Objetivo...1 1.2. Abrangência...2 1.3. Princípios...2 1.4. Diretrizes...2 1.5. Responsabilidades...3

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Fraude... 1 3.2 Corrupção... 1 3.3 Programa de Integridade... 2 4. PRINCÍPIOS... 2 4.1 Repúdio a ações de fraude e corrupção direta ou

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Objetivo Esta política tem por objetivo estabelecer regras, procedimentos e descrição dos controles a serem observados para

Leia mais