SEGREGAÇÃO ESPACIAL NO MUNICIPIO DE CUIABÁ: um olhar a partir da localização dos conjuntos habitacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGREGAÇÃO ESPACIAL NO MUNICIPIO DE CUIABÁ: um olhar a partir da localização dos conjuntos habitacionais"

Transcrição

1 SEGREGAÇÃO ESPACIAL NO MUNICIPIO DE CUIABÁ: um olhar a partir da localização dos conjuntos habitacionais Sampaio, Vanessa Pinheiro 1 RESUMO O presente artigo tem como objetivo discutir e fomentar algumas discussões de como a construção de Conjuntos Habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida Faixa 1 - no Município de Cuiabá pode agravar e legitimar a Segregação Espacial que impera na Cidade. O estudo parte de referências bibliográficas, bem como observações realizadas durante o Estágio Supervisionado na Secretaria Municipal de Cidades de Cuiabá. A questão habitacional continua tendo destaque significativo dentre os problemas do país, visto que a expansão urbana foi marcada por uma intensa desigualdade, onde as classes mais abastadas têm privilégios na localização nas cidades, se instalam em lugares com maior acesso serviços urbanos e às atividades econômicas, assim, não é de se admirar que as cidades brasileiras sejam marcadas por uma explícita Segregação Espacial das classes sociais. Tendo em vista que a moradia se constitui como uma mercadoria existe uma estreita relação entre o acesso à habitação e o nível de renda da população, sendo a cidade o local onde ocorre a luta de classes. Através do estudo constatamos que a cidade capitalista ao conservar as relações sociais, reproduz a desigualdade social e econômica inerente ao modo de produção vigente no país, onde a distribuição espacial da população em meio ao crescimento desordenado da cidade reflete a condição social e habitacional de seus moradores, manifestando no espaço a segregação que ocorre no âmbito das relações econômicas. No decorrer do artigo serão pontuadas categorias de análise que irão subsidiar a discussão a cerca da Segregação Espacial. Palavras-chave: Segregação espacial, Conjuntos habitacionais e Cidade. Introdução De acordo com o art. 6º da Constituição Federal Brasileira de 1988 todos/as os/as cidadãos/dãs têm o direito social à moradia digna. Nesse sentido que o Estatuto da Cidade (Lei nº /2001) e o Plano Diretor no Município de Cuiabá regulamentam o direito e a função social da terra. Apesar desses serem alguns documentos que asseguram o direito à moradia a todos os cidadãos e cidadãs, o déficit habitacional na capital mato-grossense continua elevadíssimo, cerca de famílias 2 da baixada cuiabana almejam ser atendidas pela política habitacional. 1 Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso 2 Dados retirados da cartilha Tira-dúvidas da Casa cuiabana elaborada pela Secretaria Municipal de Cidades.

2 Destacamos aqui que o déficit habitacional 3 existente no Brasil, decorre inicialmente da intensificação do processo de urbanização na segunda metade do século XX. A migração em direção à cidade instituiu o crescimento acelerado dos grandes centros urbanos, fator que proporcionou a aglomeração populacional nesses territórios. Com o valor diferenciado do solo urbano os grupos sociais ocuparam áreas distintas da cidade, proporcionando assim uma apropriação desigual desses espaços (PINTO, 2004). O padrão mais conhecido de segregação é o centro versus periferia, segundo esse modelo, as classes sociais mais ricas ficariam nas áreas mais centrais dotadas de infraestrutura e com maiores preços, e as classes pobres ficariam relegadas às periferias distantes e desprovidas de equipamentos e serviços. Outro modelo existente nas cidades brasileiras é a segregação espacial das classes sociais em áreas distintas da cidade (VILLAÇA, 2001). Atualmente o Estado e os governos apresentaram algumas políticas públicas direcionadas ao setor habitacional, entretanto tais políticas ainda são insuficientes para atender o déficit habitacional. Como os programas e projetos habitacionais não atendem toda população que anseia por uma moradia, resta-lhes então buscar alternativas para morar, em geral devido ao preço da terra urbana essa população é afastada para as áreas periféricas. Em Cuiabá a Secretaria Municipal de Cidades é a instituição responsável pela implementação dos projetos e programas habitacionais de interesse social que se alicerçam na Política Nacional de Habitação, os quais objetivam viabilizar o acesso à moradia digna, a terra urbanizada, a água potável, ao ambiente saudável, a mobilidade com segurança, e o reassentamento de famílias que residem em áreas insalubres ou de risco. Tais projetos e programas buscam atender prioritariamente famílias de menor renda e consequentemente diminuir mesmo que minimante o déficit habitacional. Segregação Espacial: o reflexo que o fenômeno traz à vida cotidiana dos moradores Os projetos habitacionais executados na cidade de Cuiabá estão localizados em áreas periféricas, dificultando o acesso dos moradores aos bens e serviços públicos essenciais. Os conjuntos habitacionais em geral se encontram em áreas que não oferecem à população beneficiária aparatos públicos como, por exemplo: Unidade Básica de Saúde, Creches, Centro 3 O déficit habitacional, pelo conceito etimológico, é a falta física da unidade habitacional (casa, apartamento, etc.) no estoque de habitações de mercado (Caixa Econômica Federal, 2012, p. 21).

3 de Referência de Assistência Social - CRAS, Escolas e Lazer. É indiscutível a presença da segregação espacial na cidade de Cuiabá, pois os conjuntos não são construídos em locais ocupados pelas classes mais abastadas, estas residem em regiões mais valorizadas e/ou centrais, assim a população mais pobre é afastada para as áreas periféricas. Um dos Programas habitacionais em execução na Secretaria Municipal de Cidades e o Minha Casa, Minha Vida- Faixa 1 4, o qual já entregou para a população cuiabana sete Residenciais, são eles: Nova Canaã I 1ª etapa; Nova Canaã II 2ª etapa; Alice Novack; Nilce Paes Barreto, Jamil Broutos Nadaf; Altos do Parque I- 1 ª etapa e Altos do Parque II- 2 ª etapa 5. O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), foi instituído no dia 07 de julho de 2009, pela Lei e alterado pela Lei , de junho de 2011 e, objetiva diminuir em longo prazo o déficit habitacional do país. Cabe destacar que as construções são realizadas pela iniciativa privada, as construtoras passam por um processo de licitação para assumir a edificação do residencial. A título de exemplo cabe mencionar que em 2013, no mês de julho, o Município de Cuiabá e o estado de Mato Grosso entregaram a 472 famílias o Residencial Altos do Parque I, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros (acesso para Santo Antônio), região do Coxipó. O residencial conta com um único equipamento público, sendo este uma quadra Poliesportiva descoberta. Como os serviços e equipamentos públicos essenciais não estão presentes no Altos do Parque I, os moradores não veem outra alternativa se não ir buscar atendimento nos bairros mais próximos. A partir do exposto acima podemos perceber que apesar da PNH prever que os residenciais sejam entregues com toda infra-estrutura e com os serviços sociais inseridos na sua área, as ações não vêm sendo postas em prática, haja vista que no momento da sua inauguração os residenciais resumem-se às unidades habitacionais. O fato de as moradias populares se localizarem em locais periféricos e precários e as políticas habitacionais não desenvolverem estratégias de garantir o acesso à cidade, impede que esses moradores se beneficiem da vida urbana. Segundo Silva (2012, p.15) As 4 Este programa possui várias faixas de aten9dimento, a faixa 1 apresenta como públicos prioritários: famílias residentes em área de rico ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, assim definidas pela defesa civil; famílias em vulnerabilidade social, dentre as quais se destacam: famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e, que tenham como dependentes menores de idade; famílias de que façam parte pessoas com deficiência e/ou idosos. Sendo reservado um percentual de 3% de cada empreendimento; ter renda familiar de R$ 0 à 1.600,00 reais (CUIABÁ, MINHA CASA, MINHA VIDA ) 5 Dados retirados da Secretaria Municipal de Cidades de Cuiabá.

4 urbanizações periféricas, por sua vez, trarão custos adicionais para os municípios, com gastos em infraestrutura, transportes e serviços públicos. O modo de produção de moradias populares para além dos limites da cidade tem consequências graves que acabam prejudicando a todos. Além de encarecer a extensão das infraestruturas urbanas, que precisam alcançar locais cada vez mais distantes, o afastamento entre os locais de trabalho, os equipamentos urbanos e as áreas de moradia aprofundam as segregações socioespaciais e encarecem os custos da mobilidade urbana. As longas viagens diárias entre a residência e os locais de trabalho ou de ensino congestionam as vias e os transportes coletivos, prejudicando a qualidade de vida coletiva (Ibidem 2012, p.14). Silva (2012) nos evidencia que os moradores dos conjuntos habitacionais edificados nas periferias da cidade, podem apresentar inúmeros desafios em sua vida cotidiana. Ela afirma que para morar bem não basta dispor de uma unidade habitacional, mas também de condições favoráveis para realização das atividades diárias. Segregação Espacial como reflexo do capitalismo Não podemos discorrer sobre a segregação espacial, sem fazermos alusão de como a mesma foi concebida dentro da sociedade brasileira. Para tanto, mencionaremos alguns aspectos relevantes relacionados a habitação. O problema habitacional no Brasil não é um fato histórico, mas que se acentuou com o passar dos anos, principalmente com o crescimento da industrialização e da urbanização no século XX. A mudança da economia agrária para a economia urbana acarretou um aumento do fluxo migratório da população em direção à cidade, fator este que ocasionou a concentração populacional nos centros urbanos. Com isso a necessidade por moradia aumentou, e a única alternativa para a população mais pobre era morar de forma improvisada (DIAS, 2012, p.1) No Estado de Mato Grosso, a urbanização passou a ser incentivada pelo Governo Federal no ano de 1930, momento em que empresas particulares se instalaram na região. Estas empresas propiciaram a vinda de inúmeros trabalhadores (DIAS, 2011, p.58). Com a chegada dessa população criou-se uma demanda de novos espaços e equipamentos urbanos. Segundo Dias (2011), o acelerado crescimento populacional da cidade de Cuiabá após a década de 1960 ocasionou uma alta demanda por moradias, e as respostas

5 tardias do poder público ao problema habitacional eram insuficientes para atender essa demanda. Em seu processo de desenvolvimento, Cuiabá foi uma cidade marcada pela falta de planejamento urbano, bem como pela apropriação desigual dos bens econômicos. Muitas famílias por não encontrar um lugar de moradia recorreram à ocupação e à autoconstrução nas áreas de expansão da cidade. Para Pinto (2004) a urbanização das cidades se baseou na modernização excludente. Os trabalhadores que não possuíam meios de garantir sua sobrevivência e não tinham condições de pagar por uma moradia digna, eram lançados às ruas, periferias e cortiços. Para o autor, foram as relações sociais capitalistas estabelecidas na produção e reprodução da divisão do trabalho que, ao transformar a moradia em uma mercadoria, introduziu uma relação entre a habitação e o nível de renda da população. O protagonismo dos movimentos sociais organizados pela sociedade civil foi primordial para a criação das políticas públicas direcionadas ao setor habitacional, as manifestações da população por moradia e por melhores condições de vida, pressionaram os governos a se posicionarem diante de tal expressão da questão social. O primeiro órgão federal brasileiro voltado para a área da habitação ocorreu no Governo Vargas, em 1946 foi criada a Fundação da Casa Popular (FCP), tinha como objetivo principal saciar as necessidades habitacionais da população que não tinha acesso aos Institutos de Aposentadorias e Previdência (IAPs), haja vista que este almejava atender somente seus associados, ou seja, os trabalhadores formais. A FCP não alcançou seu objetivo, dado que os recursos e as condições de financiamento definidas para a efetivação da referida política eram ineficazes (BRASIL, 2004). Com o golpe militar na década de 1960, destacou-se uma política de incentivo às atividades das indústrias privadas de construção civil, garantindo assim a expansão do capitalismo. Ainda, durante o período do regime militar, mais especificamente no ano de 1964 foram criados o Banco Nacional de Habitação (BNH) e o Sistema Financeiro Habitacional (SFH), iniciando assim uma nova política habitacional. Os conjuntos habitacionais foram erguidos distantes dos centros urbanos, a população ficava desassistida, em áreas sem nenhuma infra-estrutura básica, equipamentos e serviços públicos (DIAS, p ). Ainda que a atual política habitacional implantada pelo Ministério das Cidades se insira na concepção de desenvolvimento urbano integrado, no qual a habitação não se

6 restringe a casa, mas incorpora o direito à infra-estrutura, saneamento ambiental, mobilidade e transporte coletivo, equipamentos e serviços urbanos essenciais, buscando garantir direito à cidade, o recorte setorial ainda existe (PNH, 2004, p.12). Geralmente os conjuntos habitacionais são construídos em áreas com precária infra-estrutura e sem equipamentos urbanos. Destacamos aqui a ineficiência do poder público em assegurar a esta população o direito à moradia. Segundo Kowarick (1979, p.80), os chamados problemas habitacionais devem ser analisados nos aspectos socioeconômicos e políticos, pois determinam a produção e o uso excludente do espaço de uma cidade, refletindo assim sobre a terra urbana a segregação espacial. Para Villaça (2001, p.146), a segregação espacial é entendida como um processo no qual diferentes classes ou camadas sociais tendem a se concentrar cada vez mais em diferentes regiões gerais ou conjuntos de bairros na metrópole. O modelo de segregação espacial das cidades brasileiras mais conhecido é o de centro periferia, onde o primeiro é ocupado pelas classes de renda mais alta e em seu território estão presentes a grande maioria dos serviços urbanos, públicos e privados. Já as áreas periféricas são ocupadas predominantemente pelas classes mais pobres e em seu território, muitos equipamentos públicos e privados não se fazem presente. Constatamos assim, que é o modelo capitalista que dita as regras da produção do espaço urbano, os que têm maior poder aquisitivo são os que se instalam nas regiões com melhor infra-estrutura e com acesso facilitado aos bens e serviços urbanos, ou seja, a segregação espacial está diretamente associada à distribuição desigual de renda. O espaço como reprodução da pobreza Existe uma inseparável relação entre território e sujeitos, ou território e população, permitindo assim uma visão da dinâmica do cotidiano vivido pelos moradores de um lugar. O espaço apresenta-se como uma organização histórica que engloba a totalidade da vida social, e corresponde às transformações sociais feitas pelo homem na natureza. O espaço reproduz a totalidade através de transformações determinadas pela sociedade, modos de produção, distribuição da população, entre outras necessidades, desempenham funções evolutivas na formação econômica e

7 social, influencia na sua construção e também é influenciado mas demais estruturas de modo que torna um componente fundamental da sociedade e de seus movimentos (SANTOS,1979 p. 10) O território é o lugar onde os cidadãos e cidadãs exercem sua cidadania, pois cidadania significa vida ativa no território, onde se concretizam as relações sociais, as relações de vizinhança e solidariedade, as relações de poder (KOGA, 2003, p. 33). O território também é o local onde as desigualdades sociais são estabelecidas de forma mais evidente entre os indivíduos. As condições de vida de moradores de uma mesma cidade são postas de forma diferente, a ausência dos equipamentos sociais, da infra-estrutura e a qualidade dos serviços públicos apresentam-se mais significantes para a classe trabalhadora (KOGA, 2003). No Brasil, o déficit habitacional é impulsionado pelo modelo capitalista altamente concentrador e excludente. A desigualdade na distribuição de renda acentua ainda mais a pobreza existente no país. Os baixos salários e o elevado nível de desemprego, muitas vezes impossibilitam que a classe trabalhadora adquira uma moradia, haja vista que o acesso a este bem está diretamente relacionado ao poder aquisitivo do/a cidadão/ã. Marques (2011) ao escrever sobre o fenômeno da pobreza urbana associa-a com a produção do espaço. A centralização da pobreza e a relação dos seus espaços à marcas territoriais negativas, ligadas principalmente à violência, faz com que o Estado implante a lógica da penalização. A segregação sócio-territorial é justificada pela identidade e segurança que determinado grupo tem como o território Para o referido autor a pobreza é um fenômeno de caráter multidimencional, sendo assim influenciada por diversos processos sociais, os indivíduos, ainda que consigam sobreviver, não tem o acesso facilitado aos mais relevantes benefícios das sociedades urbanas atuais. A forma de acesso aos bens e serviços públicos tem relação direta com a localização dos indivíduos no espaço urbano e com as redes sociais que fazem parte. A pobreza não tem uma forma única, mas sim formas distintas de se manifestar, associa-se a características diversas ligadas à estrutura etária, à composição familiar e a inserção no mercado de trabalho (MARQUES, 2010). Discute-se sobre algumas variáveis quando se analisa a categoria pobreza, a que mais se destaca relaciona-se ao nível de escolaridade, onde se cultiva a ideia de que a pobreza é produzida pela capacidade individual de obter rendimentos de forma atomizada no mercado

8 (Ibidem, p. 30), ou seja, a responsabilidade da pobreza é atribuída ao indivíduo de formas distintas. É diretamente influenciada pelas relações sociais estabelecidas em um dado espaço. A distribuição espacial dessas formas de pobreza aumenta ainda mais a complexidade do fenômeno, já que a inserção desses grupos no espaço urbano pode facilitar ou dificultar ao acesso aos bens, serviços e oportunidades. O direito à Cidade e Habitação Para discutir essa categoria, partiremos da concepção de que o direito à cidade engloba o direito à moradia digna, à terra urbanizada, ao saneamento ambiental, ao transporte público coletivo e seguro que democratize o acesso e garante a mobilidade, à infra-estrutura urbana, ao serviços e equipamentos urbanos e de qualidade, além dos meio de geração de renda, acesso à educação, saúde, informação, cultura, esporte lazer, segurança pública trabalho, enfim ao serviços urbanos essenciais para a efetivação da cidadania plena. Como a expansão urbana ocorreu de forma desordenada, o setor imobiliário prosseguiu com a ocupação espacial, apropriando-se de grandes áreas situadas próximas aos centros da cidade à espera da valorização imobiliária. As áreas disponíveis para aquisição livre das classes pobres eram as mais distantes da cidade, locais estes que dispunham de pouca ou nenhuma infra-estrutura (KOWARICK, 1979). Percebe-se que a valorização imobiliária tem intrínseca relação com o fato dos projetos habitacionais da cidade de Cuiabá serem executados em locais periféricos, assim as produções estudadas referentes à especulação imobiliária visam estabelecer a associação entre os interesses das empresas imobiliárias e os interesses da população demandatária do setor habitacional. Neste cenário, a questão habitacional tornou-se uma questão de mercado, na qual a iniciativa privada assume o protagonismo na construção das unidades habitacionais, pois a alta valorização das terras atende aos interesses do mercado imobiliário, dificultando o acesso das populações mais pobres as áreas centrais da cidade. Para Maricato (1982) a cidade é o espaço por excelência da luta de classes, e a articulação do capital imobiliário acaba assumindo o comando da cidade. A habitação é uma mercadoria especial vinculada à terra, sendo o produto de consumo privado mais caro para a

9 classe trabalhadora. Por estar ligada à renda o direito à cidade depende de uma política urbana de estruturação, que repense, principalmente, o uso e a democratização do solo. Em qualquer lugar em que a habitação é mercadoria e propriedade privada a questão da habitação se identifica com a questão da casa própria. Seja pela forma em que a iniciativa privada encaminha a questão, através da publicidade incentivando a aquisição da casa, seja pela forma como o Estado encaminha, oferecendo financiamento para compra ou construção da casa própria, a questão da habitação fica bastante dirigida, deslocando para o campo da ficção discussões e estudos a cerca de inovações arquitetônicas coletivistas que se referem a um novo modo de habitar(pag.71). Percebe-se assim que o direito à cidade não é apresentado de forma homogenia para todas as classes da sociedade: as classes mais pobres, por residirem em locais mais distantes do centro têm seu acesso aos serviços urbanos dificultados. A construção de conjuntos habitacionais para população de baixa renda legitima tal realidade, pois os conjuntos se localizam em lugares afastados do centro da cidade. O poder público viabiliza uma solução habitacional popular, barata, segregada, compatível com a baixa remuneração dos trabalhadores. Tendo em vista que a atual Política Nacional de Habitação apresenta o desenvolvimento social como um de suas diretrizes e a moradia digna com direito de vetor de inclusão social garantindo padrão mínimo de habitabilidade, infra-estrutura saneamento ambiental, mobilidade, transporte coletivo, equipamentos e serviços urbanos essenciais como um de seus princípios, é um tanto contraditório o fato de os projetos habitacionais serem executados em locais tão distantes e sem o mínimo de acessibilidade (POLITICA HABITACIONAL, 2004, p. 30). Esta realidade é fruto da correlação de forças que confronta os interesses do Estado, das empresas privadas de construção Historicamente no Brasil, a maioria das políticas habitacionais propostas foram ineficazes, devido a inúmeros determinantes políticos, sociais, econômicos e culturais. Conseqüentemente esse processo resultou em um elevado déficit habitacional no país. Segundo Silva (2013, p.27) as políticas de desenvolvimento econômico alicerçaram-se na manutenção das desigualdades sociais, refletindo-se no espaço urbano através das múltiplas expressões da segregação espacial e exclusão sócio-territorial dos bairros populares e periferias da cidade.

10 disserta: Ao abordar o Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, a autora A produção por construtoras, para faixas de renda mais baixas, entre 0 a 3 salário mínimos por famílias (ate R$ 1.600,00), é feita por oferta privada ao poder público. Isso significa que a construtora define o terreno e o projeto, aprova-os junto aos órgãos competentes e vende integralmente aquilo que produzir para a Caixa Econômica Federal, sem gastos de incorporação imobiliária e comercialização, sem riscos de inadimplência dos compradores ou vacância das unidades (p.53). Esse fato influência diretamente na localização dos conjuntos habitacionais, que são construídos em locais periféricos da cidade, cabe destacar que quanto mais distante, mais gastos municipais serão realizados, pois terá que se levar a estes locais infra-estrutura, transporte e serviços públicos (Ibidem, p.59). Em consonância com a Constituição Federal de 1988 que considera a habitação como direito fundamental de todos/as cidadãos/ãs, a atual Política Nacional de Habitação objetiva promover as condições de acesso à moradia digna a todos os segmentos da população, especialmente o de baixa renda, contribuindo, assim, para a inclusão social (BRASIL, PNH, 2004, p.29), entretanto o direito à moradia é assegurado para uma mínima parcela da população de baixa renda, em detrimento da manutenção da reprodução das relações sociais capitalistas. A PNH, estabelecida pelo Ministério das Cidades, define que morar não se limita a obtenção da casa, mas sim as condições de habitar no local: [...] dentro da concepção de desenvolvimento urbano integrado, no qual não se restringe a casa, incorpora o direito à infra-estrutura, saneamento ambiental, mobilidade e transporte coletivo, equipamentos urbanos e sociais, buscando garantir direito à cidades (Ibid., p.12) Os programas e projetos habitacionais do governo federal, estadual e municipal delimitam o atendimento a um público prioritário, sendo que somente uma parcela desse público tem acesso à moradia garantido, pois os programas e projetos são insuficientes para atender a demanda habitacional. Outro fator que contribui para a permanência do elevado déficit habitacional é a demora na construção dos residenciais, pois geralmente a entrega da unidade habitacional ao morador, demora em média dois anos.

11 A cidade se caracteriza como um espaço de expressões contraditórias e antagônicas entre as classes sociais, contradições essas advindas da apropriação desigual da riqueza socialmente produzida.assim Kowarick discorre: É o capital e não a força de trabalho que deteriora a vida na cidade. Para o capital, a cidade e a classe trabalhadora interessam como fonte de lucro. Para os trabalhadores a cidade é o mundo onde devem procurar desenvolver suas potencialidades coletivas. Entre os dois existe um mundo de diferenças. E um mundo de antagonismo (1979, p.53). A organização das cidades visa favorecer a ordem capitalista, respondendo aos movimentos de reprodução do capital e da reestruturação do mercado de trabalho. Conclusão Podemos perceber assim, que o processo de segregação espacial foi definido por inúmeros fatores que atuam sobre o espaço urbano, afastando a população em vulnerabilidade social para áreas mal equipadas e distantes. Como descrito anteriormente, a urbanização ao acentuar a questão habitacional forçou os trabalhadores a residir onde sua renda lhe permitisse, por isso as possibilidades de localização habitacional da população estão diretamente ligadas a renda familiar, o que explica o alarmante número de moradores vivendo em casas precárias. Muitas vezes o próprio poder público reforça esse cenário segregatório, haja vista que prioriza os investimentos e melhorias em áreas onde concentra-se a população com maior renda, ignorando assim as áreas mais pobres da cidade. Outro aspecto que fortalece a segregação espacial dos conjuntos habitacionais é o fato deles serem desassistidas dos bens e serviços públicos básicos. Enfim, a questão habitacional é uma expressão das contradições inerentes à relação capital versus trabalho no espaço urbano, desta forma, a cidade é uma expressão da luta de classes. Constata-se assim que a realidade atual vem afastando cada vez mais a população em vulnerabilidade econômica do centro urbano da cidade de Cuiabá, dificultando assim o acesso aos serviços e equipamentos urbanos e dificultando a realização das atividades diárias dos moradores dos residenciais.

12 Referencias BRASIL, POLÍTICA NACIONAL DE HABITAÇÃO. Cadernos Mcidades Habitação. Brasília, Disponível em: Acesso em: 12 de mar Estatuto das Cidade: guia para implementação pelos municípios e cidadaos. Brasilia, Disponível em : Acesso em: 27 de jun Ministério das Cidades, Plano Nacional de Habitação Produto 05. Relatório. Plano de Ação Estratégias e mecanismos de implementação do PlanHab. Secretaria Nacional de Habitação. Brasília, Ministério das Cidades, Portaria nº 21 Dispõe sobre a aprovação do Manual de Trabalho Social nos Programas e Ações do Ministério das Cidades. Brasília, 22 de janeiro de Lei Federal nº de 07 de julho de 2009 Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. Disponível em < Acesso em: 6 jul Lei Federal nº de 16 de julho de 2011 Altera a lei nº de 07 de julho de Dispõe sobre Programa Minha Casa, Minha Vida PMCMV e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. Disponível em < Acesso em: 6 jul BARROCO, Maria Lúcia. Serviço Social e Pesquisa: Implicações Éticas e Enfrentamentos Políticos. Temporalis/ Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS. Brasília, Ano IX, n.17, p , jan. - jul DIAS, Lucimberg Camargo. A Política de remoção e Reassentamento na Cidade de Cuiabá: Análise do Processo de Remoção dos Moradores do Entorno do Corrégo Gumitá p. Dissertação (Mestrado em Política Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Remoção da população de assentamentos precários e áreas de risco em Cuiabá (MT). Argumentum, Vitória, v.4, n.1, p , jan. jun CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Demanda Habitacioanal no Brasil. Disponível em: Acesso em: 2 jul KOGA, Dirce. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

13 KOVARICK, Lúcio. A Espoliação Urbana. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, MARICATO, Ermínia (org.). A produção Capitalista da Casa. 2 ed. São Paulo: Editora Alfa- Omega, 1982.p MARQUES, Eduardo. Redes sociais, segregação e pobreza. Rio de Janeiro: Editora UNESP; Centro de Estudos de Metropole, p SILVA, Francismary de Amorim. Política Pública de Habitação em Cuiabá: o Trabalho Técnico Social no PHBB p. Dissertação (Mestrado em Política Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, PINTO, Maria Barbosa. Questão Habitacional como expressão da questão social na sociedade brasileira. Libertas On Line, Revista da Faculdade de Serviço Social/ UFF Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Juiz de Fora, v.4 e 5, n. especial, p , jan-dez VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP p

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO As condições para o financiamento do desenvolvimento urbano estão diretamente ligadas às questões do federalismo brasileiro e ao desenvolvimento econômico. No atual

Leia mais

Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi. FGV EAESP 25 de Setembro de 2015

Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi. FGV EAESP 25 de Setembro de 2015 Desafios e perspectivas do Trabalho Social Profa. Rosana Denaldi FGV EAESP 25 de Setembro de 2015 estrutura da apresentação Trabalho Social? O trabalho social tornou-se componente obrigatório nos programas

Leia mais

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS. Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social SEMINÁRIOS TEMÁTICOS Mesa 1: Produção Habitacional : programas de financiamento da habitação de interesse social Maria do Carmo Avesani Diretora do Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3

O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3 O PROGRAMA CASA FÁCIL-UNIFIL: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INSERÇÃO SOCIAL Gilson Jacob Bergoc 1, Ivan Prado Jr 2 e Ivanóe De Cunto 3 Pode-se dizer que a cidade contemporânea sofre de um mal crônico, senão

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS

Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS Curso de Formação para a Elaboração, Monitoramento e Acompanhamento do PLHIS Módulo IV Política Habitacional e as políticas urbanas Política Habitacional: o papel dos estados e municípios Regina Fátima

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

Planejamento Urbano Governança Fundiária

Planejamento Urbano Governança Fundiária Planejamento Urbano Governança Fundiária Instrumentos de Gestão, Conflitos Possibilidades de Inclusão Socioespacial Alexandre Pedrozo agosto. 2014 mobiliza Curitiba...... de antes de ontem...... de ontem......

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

4º CONFERENCIA ESTADUAL DAS CIDADES 07 a 09 abril 2010 Foz do Iguaçu PR

4º CONFERENCIA ESTADUAL DAS CIDADES 07 a 09 abril 2010 Foz do Iguaçu PR 4º CONFERENCIA ESTADUAL DAS CIDADES 07 a 09 abril 2010 Foz do Iguaçu PR CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL Avanços, Dificuldades e Deságios na Implementação

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro

Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos. Demian Garcia Castro Políticas de moradia: entre o direito e a violação de direitos humanos Demian Garcia Castro Hipótese central: a nova rodada de mercantilização da cidade vem ampliando os processos de segregação socioespacial

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis

O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis O programa de urbanização de favelas da prefeitura de São Paulo um estudo de caso da favela de Heliópolis Fabiana Cristina da Luz luz.fabiana@yahoo.com.br Universidade Cruzeiro do Sul Palavras-chave: Urbanização

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS 1 Industrialização e urbanização A industrialização dá o tom da urbanização contemporânea; Teve seu início próxima as áreas de matériasprimas e água; Ela

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Ministério Público do Estado de Mato Grosso 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá Carlos Eduardo Silva Promotor de Justiça Abr. 2015 Direito à Cidade/Mobilidade Urbana O ambiente

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA CONTEXTO O déficit habitacional no Brasil, em 2008, segundo a

Leia mais

Questão 1. Resposta A. Resposta B

Questão 1. Resposta A. Resposta B Questão 1 Ao longo do século XX, as cidades norte-americanas se organizaram espacialmente de um modo original: a partir do Central Business District (CBD), elas se estruturaram em circunferências concêntricas

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto

Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto INÊS MAGALHÃES Secretária Nacional de Habitação Ministério das Cidades Seminário Trabalho Social em Programas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos APRESENTAÇÃO O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos municípios no processo de seleção de demanda, na elaboração e na execução do Projeto de Trabalho Social - PTS junto

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos

Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais. Secretaria Nacional de Programas Urbanos Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais Secretaria Nacional de Programas Urbanos CONCEITOS Área Urbana Central Bairro ou um conjunto de bairros consolidados com significativo acervo edificado

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 Dispõe sobre o financiamento e desenvolvimento de programas habitacionais sociais, destinados à população de baixa renda e dá outras

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Minha Casa Minha Vida 2 Eng. Mário de Almeida, MBA em Real Estate pelo NRE Prof.Dr. Fernando Bontorim Amato, pesquisador do NRE A primeira

Leia mais

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Rita de Cássia da Conceição Gomes Natal, 11/09/2011 As Desigualdades socioespacias em nossa agenda de pesquisa: Dialética apresentada Pesquisa

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova:

PROJETO DE LEI Nº 70/2011. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: PROJETO DE LEI Nº 70/2011. Institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana. A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA aprova: Mobilidade Urbana. Art. 1º Fica instituída, no Município de Ipatinga, a Política Municipal

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

O papel do estado no urbano

O papel do estado no urbano O papel do estado no urbano O papel do estado na afirmação da segregação Fabiana Rezende Poliana Alessandra Lorena Yoshiko A segregação no espaço urbano pode ser encontrada em várias esferas, iremos analisar

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS

SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SEAS VISÃO Ser referência na região norte na efetivação de políticas sociais que promovam o desenvolvimento regional com inclusão social. MISSÃO Contribuir

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Considerando a ratificação do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que reconhece o direito de todos a um adequado nível de vida, incluindo alimentação adequada,

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 19/2015

NOTA TÉCNICA Nº 19/2015 NOTA TÉCNICA Nº 19/2015 Brasília, 3 de Novembro de 2015. ÁREA: Planejamento Territorial e Habitação TÍTULO: Novidades na operacionalização do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em sua Terceria Fase

Leia mais

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337.

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337. PROGRAMA TÉMATICO: 6229 EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES OBJETIVO GERAL: Ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos por meio do desenvolvimento de ações multissetoriais que visem contribuir para uma mudança

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE RONDA ALTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

Como estruturar empreendimentos mistos

Como estruturar empreendimentos mistos 1 Como estruturar empreendimentos mistos Por Mariana Borges Altmayer Advogada esclarece dúvidas sobre o registro de incorporação, a convenção de condomínio e o modelo de gestão para empreendimentos de

Leia mais

Ministério das Cidades MCidades

Ministério das Cidades MCidades Ministério das Cidades MCidades Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS São Paulo, 02 de junho de 2014 Roteiro 1. O processo de urbanização no Brasil: histórico. 2. Avanços institucionais na promoção

Leia mais

RECOMENDAÇÃO GT/HIS Nº 02, de 26 de novembro de 2014

RECOMENDAÇÃO GT/HIS Nº 02, de 26 de novembro de 2014 RECOMENDAÇÃO GT/HIS Nº 02, de 26 de novembro de 2014 Inquérito Civil Público nº 1.22.000.002106/2010-13 O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, por intermédio do Grupo de Trabalho Intercameral Habitação de Interesse,

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS?

O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS? O que é o PLHIS? Quais são os beneficiários do PLHIS? Quais são as exigências do PLHIS? Planejamento Planejamento é uma das condições para a prática profissional dos Assistente Social (BARBOSA, 1991).

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014

Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 Flávio Ahmed CAU-RJ 15.05.2014 O espaço urbano como bem ambiental. Aspectos ambientais do Estatuto da cidade garantia da qualidade de vida. Meio ambiente natural; Meio ambiente cultural; Meio ambiente

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA.

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA. VIII Jornada de Estágio de Serviço Social O SERVIÇO SOCIAL NA PROLAR: BUSCANDO A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À MORADIA. LIMA Evelyn Paula Soares Matioski de 1 RIBEIRO Juliana 2 SANTOS Marcia Pedroso dos 3 SCHIMANSKI

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO. Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa

O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO. Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa Promoção: O DIREITO À MORADIA E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO SOLO Instrumentos de planejamento e gestão do solo urbano em disputa Rosane Biasotto Coordenadora técnica Planos de Habitação de Interesse Social

Leia mais

Políticas Públicas no Brasil. Secretaria Nacional de Juventude

Políticas Públicas no Brasil. Secretaria Nacional de Juventude Políticas Públicas no Brasil Secretaria Nacional de Juventude Prioridades 2012 PPJ como política de Estado Articulação Intersetorial (Comitê, Avaliação do Projovem) Marcos Legais Estatuto da Juventude

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08

LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08 LEI MUNICIPAL Nº2.557 0/08 INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Caeté, Minas Gerais, aprova: Art. 1º - Fica instituída a Política

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG BRENO FURTADO LIMA 1, EDUARDO OLIVEIRA JORGE 2, FÁBIO CHAVES CLEMENTE 3, GUSTAVO ANDRADE GODOY 4, RAFAEL VILELA PEREIRA 5, ALENCAR SANTOS 6 E RÚBIA GOMES

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA E DEMANDA HABITACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA E DEMANDA HABITACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES MUDANÇAS NA DEMOGRAFIA E DEMANDA HABITACIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES ALESSANDRA D AVILA Diretora do Departamento de Urbanização de Assentamentos Precários Rio de Janeiro/RJ, 03 de Setembro de 2015 AVANÇOS

Leia mais

TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL

TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Julho 2009 Desafios do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida Profa. Dra. Sílvia Maria Schor O déficit habitacional brasileiro é

Leia mais

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA Tipologia da Vulnerabilidade Social na Bacia Hidrográfica do São Francisco, Brasil Adma Figueiredo Geógrafa IBGE Eloisa Domingues Geógrafa

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Rogério Medeiros medeirosrogerio@hotmail.com

Rogério Medeiros medeirosrogerio@hotmail.com Programa Nacional de Capacitação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social CAPACITASUAS CURSO 2 Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do BSM Ministrado por Rogério de Souza Medeiros

Leia mais

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS PAIF IMPORTANTE INTERRELAÇÃO ENTRE PAIF E CRAS CRAS O

Leia mais

MUDANÇAS DA ORDEM URBANA DAS METRÓPOLES LIVROS COMPARATIVOS Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia

MUDANÇAS DA ORDEM URBANA DAS METRÓPOLES LIVROS COMPARATIVOS Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia MUDANÇAS DA ORDEM URBANA DAS METRÓPOLES LIVROS COMPARATIVOS Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Capítulo 6 Organização Social do Território e formas de provisão de moradia Seminário

Leia mais

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013 Colégio Santa Clara Prof. Marcos Densidade e crescimento demográfico brasileiro (FUVEST 2011) E este mapa, por que que ele difere dos demais? a) Correlacione as informações

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KUBITSCHEK Estado de Minas Gerais MENSAGEM Nº

PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KUBITSCHEK Estado de Minas Gerais MENSAGEM Nº MENSAGEM Nº Senhores membros da Câmara Municipal, Submeto à elevada deliberação de V. Exªs. o texto do projeto de lei que institui o Plano Plurianual para o período de 2002 a 2005. Este projeto foi elaborado

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família Gestão Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família Gestora Olegna Andrea da Silva Entrevistadora e Operadora de Cadastro Ana Paula Gonçalves de Oliveira A porta de entrada para receber os bene?cios

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Incubadoras Sociais: O Assistente Social contribuído na viabilização de uma nova economia.

Incubadoras Sociais: O Assistente Social contribuído na viabilização de uma nova economia. Incubadoras Sociais: O Assistente Social contribuído na viabilização de uma nova economia. Autores: Ana Claudia Carlos 1 Raquel Aparecida Celso 1 Autores e Orientadores: Caroline Goerck 2 Fabio Jardel

Leia mais

SOLUÇÕES CAIXA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. Residencial Jacinta Andrade Teresina - PI

SOLUÇÕES CAIXA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. Residencial Jacinta Andrade Teresina - PI SOLUÇÕES CAIXA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Residencial Jacinta Andrade Teresina - PI SOLUÇÕES EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL A CAIXA tem um importante papel de contribuir na redução do déficit habitacional

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE, CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DA DIVISÃO DE MEIO-AMBIENTE E

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Justificativa O tema estudado no presente trabalho é a expansão de habitações

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ

Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ Cidadania na Sociedade do Conhecimento Habitação Social e Cidadania: a experiência do programa Morar Feliz em Campos/RJ Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda Bolsista da CAPES Processo 10394125, Brasil. Doutoramento

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA

FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA FGTS 45 ANOS DE DESENVOLVIMENTO O BRASIL E PROMOVENDO A CIDADANIA Inês Magalhães Secretária Nacional de Habitação Ministério das Cidades Brasília, 24 de novembro de 2011 Política Nacional de Habitação

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 4.095, DE 2012 Altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece

Leia mais

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos 10 de novembro de 2010 Belo Horizonte Planejamento Estratégico Longo Prazo período 2010-2030 - planejamento

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Maio 2012 BAIRROS PLANEJADOS UMA REALIDADE NO BRASIL Ivo Szterling, Arquiteto Urbanista Diretor de Urbanismo da Cipasa Desenvolvimento

Leia mais

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos

Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos Prevenção e mediação de conflitos fundiários urbanos 1 Fatores geradores dos conflitos fundiários urbanos Reintegração de posse de imóveis públicos e privados, em que o processo tenha ocorrido em desconformidade

Leia mais

AS INTERFACES DO PLANEJAMENTO URBANO COM A MOBILIDADE

AS INTERFACES DO PLANEJAMENTO URBANO COM A MOBILIDADE AS INTERFACES DO PLANEJAMENTO URBANO COM A MOBILIDADE Quando focalizamos a condição de sermos moradores de um aglomerado, isso nos remete a uma posição dentro de um espaço físico, um território. Esse fato,

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL SANTANA DA VARGEM www.santanadavargem.cam.mg.gov.br

CÂMARA MUNICIPAL SANTANA DA VARGEM www.santanadavargem.cam.mg.gov.br LEI Nº 1342 /2014 Dispõe sobre a criação e regulamentação do Programa Social de Garantia aos Direitos Fundamentais de Moradia, Alimentação e Saúde no Município de Santana da Vargem, a organização e o funcionamento

Leia mais

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal

Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal Carta de Princípios dos Adolescentes e Jovens da Amazônia Legal A infância, adolescência e juventude são fases fundamentais no desenvolvimento humano e na formação futura dos cidadãos. No plano social,

Leia mais

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

PLANO DIRETOR MUNICIPAL PLANO DIRETOR MUNICIPAL Todos os municípios têm por atribuição constitucional a responsabilidade de exercer o controle sobre o uso e ocupação do solo, e criar condições para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015

Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social. Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015 Serviço Social e o Trabalho Social em Habitação de Interesse Social Tânia Maria Ramos de Godoi Diniz Novembro de 2015 Sobre o trabalho social O trabalho social nos programas de, exercido pelo (a) assistente

Leia mais

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA No Brasil, as capitais nordestinas são as que mais sofrem com a especulação imobiliária. Na foto, Maceió, capital do estado de Alagoas. Especulação imobiliária é a compra ou aquisição

Leia mais

Parte V Financiamento do Desenvolvimento

Parte V Financiamento do Desenvolvimento Parte V Financiamento do Desenvolvimento CAPÍTULO 9. O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS CAPÍTULO 10. REFORMAS FINANCEIRAS PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO. Questão central: Quais as dificuldades do financiamento

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais