Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR"

Transcrição

1 Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

2 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

3 ARTIGO CIENTÍFICO 3 Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que seguem as normas editoriais do periódico a que se destina. Pode ser uma síntese de uma monografia, dissertação, trabalho de conclusão de curso ou tese. Pode ser escrito pelo acadêmico de graduação, com um grupo de colegas ou em conjunto com seu professor orientador.

4 ARTIGO CIENTÍFICO 4 Visa publicar informações e resultados de um estudo. Embora tenha formato reduzido (entre doze e quinze páginas), é sempre um trabalho completo, um texto integral. Como ainda, para contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação controvertida.

5 ARTIGO CIENTÍFICO 5 Título do artigo Nome do autor Resumo palavras-chave Breve curriculum do(s) autor(es), em nota(s) de rodapé 1 Introdução 2 Referencial / Revisão de Literatura 3 Métodos 4 Desenvolvimento (análise e avaliação) 5 Considerações finais Referências

6 TÍTULO 6 Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra e pode ser asteriscado para indicar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo. É redigido com o menor número de palavras e transcreve de forma adequada e conteúdo do trabalho

7 AUTORES 7 Indicados do centro para a margem direita, em ordem alfabética ou por titulação. Deve-se asteriscar, indicando, em nota de rodapé: titulação, condição de orientador / orientando / colaborador (indicar a instituição caso não seja aluno de graduação da ULT/FATI).

8 RESUMO 8 Texto, com uma quantidade predeterminada de palavras (cada periódico pode estipular, em função de sua política editorial); onde se expõe o objetivo do artigo que deve incluir o problema, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. Também deve apresentar as considerações finais (Resumos ULT/FATI 250 palavras)

9 RESUMO 9 Exemplo de Resumo Em formato estruturado, contendo os itens: Objetivo, Métodos, Resultados e Considerações.

10 RESUMO 10 Exemplo de Resumo Em único parágrafo, com entrelinhamento menor, sem recuo de parágrafo.

11 PALAVRAS-CHAVE 11 São palavras ou expressões indicativas do tema, que servem para indexar o artigo. No máximo cinco retiradas do texto que representam o seu conteúdo, se destinam a identificar e agrupar os artigos por assuntos/áreas, para que os mesmos possam ser localizados com mais facilidade nas bibliotecas.

12 Introdução: CORPO DO ARTIGO 12 Deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais buscará respostas. Deve-se, ainda, destacar a Metodologia utilizada no trabalho.

13 CORPO DO ARTIGO 13 Exemplo de Introdução: O presente trabalho é sobre (dizer qual é o assunto), mais concretamente (referir um breve apanhado dos subtemas tratados nos vários capítulos/seções). É objetivo / são objetivos desde trabalho (especificar quais são os objetivos do trabalho). Está organizado em X partes/ capítulos. Na parte 1/ capítulo 1, será abordado (especificar o assunto). Na parte 2/ capítulo 2 optamos por abordar (especificar o assunto) e assim sucessivamente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas (ou outra, especificar qual foi).

14 CORPO DO ARTIGO Introdução: 14 Em suma: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo - o quê), os objetivos (para que serviu o estudo), a metodologia utilizada no estudo (como).

15 CORPO DO ARTIGO 15 Referencial Teórico Esta parte do artigo serve para que o autor: Faça uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada; Apresente as demonstrações dos argumentos teóricos e/ ou de resultados que as sustentam com base dos dados coletados.

16 continuação... CORPO DO ARTIGO 16 Revisão de Literatura que tem por objetivo informar o leitor sobre as contribuições de outros autores que já tenham escrito sobre o assunto abordado. O autor demonstra, assim, ter conhecimento da literatura básica do assunto. Neste aspecto, deve-se analisar as informações publicadas sobre o tema até o momento da redação final do trabalho, demonstrando teoricamente o objeto de seu estudo e a necessidade ou oportunidade da pesquisa que realizou.

17 continuação... CORPO DO ARTIGO 17 O corpo do artigo pode ser dividido em quantos itens quantos forem necessários, de acordo com a natureza do trabalho elaborado. Neste aspecto, é importante expor por uma lógica indutiva ou dedutiva, os argumentos, explicativos ou demonstrativos, através de proposições desenvolvidas no corpo do artigo.

18 CORPO DO ARTIGO 18 Metodologia: Descreve as etapas de definição de termos e de variáveis, a delimitação do universo estudado (população e amostra), a técnica de coleta de dados, as limitações da pesquisa. Deve ser escrita de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. Deve permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores.

19 CORPO DO ARTIGO 19 Desenvolvimento Análise e discussões dos resultados. Quando o artigo inclui pesquisa descritiva, deve-se apresentar os resultados que são desenvolvidos através dos dados coletados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20 Após a análise e discussões dos resultados, são apresentadas de forma clara e concisa as conclusões e descobertas do texto. Procura-se evidenciar com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21 Continuação... Neste momento final são relacionadas as diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, num processo de síntese dos principais resultados, com os comentários do autor e as contribuições trazidas pela pesquisa.

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS 22 Continuação... Cabe, ainda, lembrar que as considerações são um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses enunciadas e aos objetivos do estudo, apresentados na Introdução. Não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente.

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23 Exemplo de Consideração Final: Neste trabalho abordou-se o assunto. (fazer um breve resumo do trabalho) e conclui-se que (referir qual foi a grande conclusão do trabalho). Cumprimos todos os objetivos que nos tínhamos proposto/ só cumprimos alguns dos objetivos enunciados, devido, uma vez que/ porque explicar que cumpriram todos os objetivos previstos, ou se não, explicar porquê). Este trabalho foi muito importante para o meu/ nosso conhecimento/ a compreensão/ o aprofundamento deste tema, pois/ uma vez que/ visto que/ porque permitiu-me/nos ficar a conhecer melhor/ compreender melhor., além de ter-me/nos permitido desenvolver/ aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24 Referência bibliográfica é um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diferentes tipos de materiais. As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ULT/FATI.

25 LINGUAGEM DO ARTIGO 25 Impessoalidade: redigir o trabalho na 3ª pessoa do singular; Objetividade: a linguagem objetiva deve afastar as expressões eu penso, eu acho, parece-me que dão margem a interpretações simplórias e sem valor científico;

26 LINGUAGEM DO ARTIGO 26 Continuação Estilo científico: a linguagem científica é informativa, de ordem racional, firmada em dados concretos, onde pode-se apresentar argumentos de ordem subjetiva, porém dentro de um ponto de vista científico;

27 LINGUAGEM DO ARTIGO Continuação 27 Vocabulário técnico: a linguagem científica serve-se do vocabulário comum, utilizado com clareza e precisão, mas cada ramo da ciência possui uma terminologia técnica própria que deve ser observada;

28 LINGUAGEM DO ARTIGO Continuação 28 A correção gramatical é indispensável, onde deve-se procurar relatar a pesquisa com frases curtas, evitando muitas orações subordinadas, intercaladas com parênteses, num único período. O uso de parágrafos deve ser dosado na medida necessária para articular o raciocínio: toda vez que se dá um passo a mais no desenvolvimento do raciocínio, muda-se o parágrafo.

29 LINGUAGEM DO ARTIGO 29 Continuação Os recursos ilustrativos como gráficos estatísticos, desenhos, tabelas são considerados como figuras e devem ser criteriosamente distribuídos no texto. Utilizando o verbo no tempo passado e na forma impessoal, pois descreve o que já foi feito. (selecionou-se, pretendeu-se...)

30 SETE pecados capitais: DICAS 30 1) Frases longas (repletas de vírgulas ou não!). Se uma frase ocupa mais de cinco linhas, revise-a e tente dividi-la em sentenças menores 2) Erros ortográficos (gírias são inadmissíveis) 3) Tradução literal e imbromation 4) Imagens e tabelas ilegíveis 5) Erros gramaticais (concordância, conjugação, crase, etc.) 6) Cópia literal (quando referenciar outros trabalhos, resuma suas ideias principais) 7) Blá-blá-blá-blá (encher linguiça)

31 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS (FATI) 31 Ver modelo de artigo ULT/FATI-ADM, disponível em

32 SEMANA DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS 32 É um evento no qual os alunos da FATI (graduação em Administração), apresentam seus artigos resultantes de seus Relatórios Finais (Estágio Supervisionado) O acadêmico apresenta a comunidade seu trabalho. O andamento do trabalho é avaliado pelos professores coordenadores das salas; bem como seu orientador.

33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 33 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências elaboração. Rio de Janeiro, 2002., NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro, 2012., NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002., NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, MANUAL DE NORMATIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS; Ponta Grossa: UEPG, MARTINS, R. B.; Metodologia científica. Como tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Curitiba: Juruá, p. PORTELA, P. O. Apresentação de trabalhos acadêmicos de acordo com as Normas de Documentação da ABNT: informações básicas. Universidade de Uberaba, MG, p. (Biblioteca Central). Métodos e Sistemas Administrativos 2 - FATI 20/03/15

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador.

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador. ARTIGO CIENTÍFICO 1 2 ALGUMAS REGRAS não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

TEMA: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN. Curso: Disciplina: Data: / / RESUMO: Palavras - chave: ; ;.

TEMA: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN. Curso: Disciplina: Data: / / RESUMO: Palavras - chave: ; ;. TEMA: RESUMO: Aluno: Professor: Faculdade de Teologia Integrada - FATIN Curso: Disciplina: Data: / / Palavras - chave: ; ;. 1 INTRODUÇÃO: 2 2 DESENVOLVIMENTO: (Desenvolvimento e demonstração dos resultados)

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente

Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC. NBR14724:Atualização ano vigente FACULDADE SETE LAGOAS BIBLIOTECA Dr. JAIRO CORRÊA Manual de elaboração de Artigo como Trabalho de Conclusão de Curso TCC NBR14724:Atualização ano vigente Sete Lagoas 2016 FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE

Leia mais

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5]

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5] 1 TÍTULO DO ARTIGO [fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Subtítulo [Se houver, fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Nome do Autor 1 [Fonte Times New Roman 10, Texto

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017

Apresentação. Ementa. Ementa. Ementa. Referências 14/03/2017 Professora: Janaide Nogueira E-mail: nogueirajanaide@gmail.com Materiais: https://janaide.wordpress.com Apresentação Técnica: Informática(IFCE) Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

A LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO A LINGUAGEM CIENTÍFICA TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) LINGUAGEM E CIÊNCIA Cada pessoa: uma personalidade = uma forma

Leia mais

NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC EXPERIENCE 2017

NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC EXPERIENCE 2017 NORMAS PARA A SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO SICTEC EXPERIENCE 2017 Submissão dos Trabalhos: 1) Todos os trabalhos submetidos devem possuir no máximo 1(um) autor, com 3 (três) co-autores

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2017 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS

MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 0 MANUAL PARA TCC DA PÓS GRADUAÇÃO PINHEIROS 2018 1 APRESENTAÇÃO Os trabalhos acadêmicos exigem muita seriedade na sua elaboração, embora se diferenciem pela profundidade e peculiaridade que cada grau

Leia mais

FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE

FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE 1 FACULDADE CASA DO ESTUDANTE - FACE Colegiado do Curso de Administração REGULAMENTO N 04/2006, DE 27 DEZEMBRO DE 2006. Estabelece os procedimentos para a avaliação do processo ensino-aprendizagem do curso

Leia mais

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063

Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO. Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 Métodos e Técnicas de Pesquisas ARTIGO CIENTÍFICO Professor Adm. Walter Martins Júnior CRA-PR 15.063 ALGUMAS REGRAS 2 não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Estrutura de um Artigo. Título. Autor(es) UNIDADEC

ARTIGO CIENTÍFICO. Caro(a) Aluno(a), Introdução. Estrutura de um Artigo. Título. Autor(es) UNIDADEC UNIDADEC Caro(a) Aluno(a), Neste texto você poderá ler sobre os conceitos referentes à estrutura de um artigo científico. Mas o que é um artigo científico? Quais os seus objetivos? Leia a seguinte definição:

Leia mais

ROSY MARA OLIVEIRA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO: DE ACORDO COM A NBR 6022/2018 5ª EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA

ROSY MARA OLIVEIRA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO: DE ACORDO COM A NBR 6022/2018 5ª EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FUPAC REDE DE BIBLIOTECAS ROSY MARA OLIVEIRA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO TÉCNICO E/OU CIENTÍFICO: DE ACORDO COM A NBR 6022/2018 5ª EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA BARBACENA

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (2018)

MANUAL BÁSICO DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (2018) MANUAL BÁSICO DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS (2018) 1. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos

Leia mais

ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO.

ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO. ADENDO AO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS COLEGIADO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS FAFIPA - PARANAVAÍ 1

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5)

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) 1 Modelo de capa FACULDADE ZACARIAS DE GÓES (Espaço duplo, fonte 14) CLAUDIA REGINA ARAUJO RIOS COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO (fonte 14, espaço entre linhas de 1,5) Valença BA 2010 (espaço simples,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CALAFIORI ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Autoria: Profa. Dra. Camila José Galindo e Profa. Ms. Gismar Monteiro Castro Rodrigues SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO 2012 ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes 1 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes O que sabemos é uma gota, o que ignoramos um oceano. (Isaac Newton) SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

ABNT E O ARTIGO CIENTÍFICO. Profª M.Sc. Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante

ABNT E O ARTIGO CIENTÍFICO. Profª M.Sc. Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante ABNT E O ARTIGO CIENTÍFICO Profª M.Sc. Maria Cleide Lima Pereira Cavalcante OBJETIVOS GERAL Normas ABNT Esclarecer sobre a importância das normas da ABNT para elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como,

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês!

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! CONCEITO DE CIÊNCIA Acumulação de conhecimentos sistemáticos. Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte,

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ( ) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser incluídos na cópia final do relatório que ficará arquivada

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO GT5 PROJETO / DESENHO TÉCNICO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO GT5 PROJETO / DESENHO TÉCNICO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO GT5 PROJETO / DESENHO TÉCNICO Este manual para o GT5 Projeto / Desenho Técnico tem como objetivo estipular o modelo para apresentação de Trabalhos de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO NOTA 1 - o aluno que for realizar experimento que envolva pesquisa com seres humanos deverá elaborar um PROJETO DE PESQUISA e submetê-lo ao

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernadete Martins Alves 1 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como, de forma

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 Importância do Domínio da Escrita O aluno/profissional escreve: - Relatório de IC, estágios, TCC; -

Leia mais

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso

Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso PROJETO DE PESQUISA Normas Técnicas para Apresentação do Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso 1. Apresentação Antecede o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o projeto do TCC, que também

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SILVA, Maria 1 SILVA, João 2 emaildoautor@fag.edu.br RESUMO Elemento obrigatório, constituído de

Leia mais

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14)

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL ESCOLA SENAI ETTORE ZANINI CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO (14) NOME DO ALUNO (14) NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018

PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 PROJETO DE PESQUISA FISA/2018 Prof. Alan Nicolaev (Metodologia Científica) Prof.a Lilian Onuki (Produção Textual) Elementos de um PROJETO DE PESQUISA 1. Capa Nome do autor; Título; Local de publicação;

Leia mais

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Prof. Raul Sidnei Wazlawick 1 Escrita da Monografia A escrita de uma monografia depende fundamentalmente da existência de algum conteúdo para ser apresentado.

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO *

ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO * ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO * RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos da Graduação e pós-graduação sobre a publicação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 Nome do acadêmico 2 ORIENTADOR:Nome do orientador 3 RESUMO Inserir aqui o resumo do trabalho,

Leia mais

EDITAL 002/ DG CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL 002/ DG CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL 002/2017 - DG CHAMADA DE TRABALHOS A Revista Diálogos Acadêmicos é uma publicação semestral, produzida pela FAMETRO, criada em 2012 e que busca desenvolver e estimular a produção científica do seu

Leia mais

Construindo um Artigo Científico. Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes

Construindo um Artigo Científico. Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes Construindo um Artigo Científico Curso Design de Moda ICA/UFC Profa Dra Francisca R. N. Mendes O que é... O artigo cientifico é uma das modalidades de apresentação de trabalhos científicos como pesquisas,

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º.

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da Jornada integrada das licenciaturas

Leia mais

III CONGRESSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DIREITO E PODER: ATORES EMERGENTES E A CIDADANIA GLOBAL. SANTO ÂNGELO-RS 27 e 28 de setembro de 2018

III CONGRESSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DIREITO E PODER: ATORES EMERGENTES E A CIDADANIA GLOBAL. SANTO ÂNGELO-RS 27 e 28 de setembro de 2018 III CONGRESSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, DIREITO E PODER: ATORES EMERGENTES E A CIDADANIA GLOBAL SANTO ÂNGELO-RS 27 e 28 de setembro de 2018 EDITAL Nº 01/2018 - PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS 1 EVENTO O III

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA REDAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ESTRUTURA GERAL A disposição dos elementos no texto deve ser a seguinte: Elementos pré-textuais: Capa (obrigatório) Agradecimento(s) (opcional)

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO 1 TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER: DEVEM SER SEPARADOS POR DOIS PONTOS E NA LÍNGUA DO TEXTO. EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO TÍTULO E SUBTÍTULO, SE HOUVER EM INGLÊS: EM CAIXA ALTA, ARIAL, 11, JUSTIFICADO

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da IV Jornada Integrada

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Roteiro com Orientações para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina (EST APS) Curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora Responsável em 2011 : Vânia Franciscon Vieira 1 ÍNDICE

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profº Douglas Rodrigues

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profº Douglas Rodrigues CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profº Douglas Rodrigues DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso UNIDADE: O QUE É UM TCC FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO MANUAL ELABORAÇÃO TRABALHOS ACADÊMICOS ESTRUTURA METODOLOGIA

Leia mais

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena O Trabalho de Conclusão de Estágio deverá envolver

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC DE ARARAS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Nome do Aluno: Bolsista: Não FAPESP

Leia mais

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa

Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Modelo para apresentação de projetos de pesquisa Os pré-projetos de pesquisa do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde do Programa de Pós-graduação Stricto sensu da Faculdade Ciências Médicas

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 15 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas Este manual é uma obra coletiva entre a organização do congresso e sua comissão Científica. Nasce

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO Ipatinga 2017 2 APRESENTAÇÃO Diante das diversas dificuldades que os alunos encontram na elaboração de seus

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO RESOLUÇÃO 01/2017 REGRAS PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade de Caxias do Sul, no exercício das atribuições que lhe

Leia mais

Colégio Pedroso Objetivo. Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha)

Colégio Pedroso Objetivo. Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha) Partes obrigatórias de um artigo científico Colégio Pedroso Objetivo Modelo de Artigo (Professora Talita Cunha) Introdução Deve conter, no mínimo, duas ideias. Em primeiro lugar deve-se anunciar o assunto

Leia mais

Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1. Diretrizes para Autores

Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1. Diretrizes para Autores Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1 Diretrizes para Autores 1. Remessa de textos 1.1. Os artigos enviados devem cumprir as presentes diretrizes e ser submetido diretamente através do e-mail

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Paraná - UFPR Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DO EDITAL 015/2015- CIPEAD/PROGRAD/UFPR

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14)

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) TÍTULO DO TRABALHO ( Arial 14) MACAPÁ-AP/2009 (Modelo de Folha de Rosto) NOME COMPLETO DO(A)

Leia mais

DISSERTAÇÕES E TESES

DISSERTAÇÕES E TESES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DISSERTAÇÕES E TESES Normas para elaboração Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESAG

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESAG ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA ESAG MODALIDADE PESQUISA ESTRUTURA DO RELATÓRIO II - FINAL A modalidade Pesquisa, seja no tipo Estudo de Caso ou Pesquisa-Ação, tem

Leia mais

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS I SEMINÁRIO NORTE E NORDESTE DE SAÚDE E AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO (SENNESA) NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS Os resumos enviados para o I Seminário Norte e Nordeste de Saúde e

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais