SONHANDO COM UM NEGÓCIO DE SUCESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SONHANDO COM UM NEGÓCIO DE SUCESSO"

Transcrição

1 SONHANDO COM UM NEGÓCIO DE SUCESSO Empresa: Idem per Idem Juiz de Fora/MG Autoria: Mauro Venício da Silva Filho e Murilo Santiago de Souza Introdução Farol do Continente, Atenas de Minas, Princesa do Paraibuna, Princesa de Minas e Primeiro Sorriso de Minas são denominações carinhosas que a cidade de Juiz de Fora, localizada a 272 km de Belo Horizonte, recebeu ao longo de sua história. O município, além de pólo comercial da Zona da Mata mineira, destaca-se pelo dinamismo no ensino, cultura e política. Foi precursor da industrialização em Minas Gerais. No município, foi instalada a primeira usina hidrelétrica da América Latina, além do pioneirismo na instalação de várias indústrias de base. Pelo impulso do seu parque industrial, foi chamado de Manchester Mineira. O município iniciou os anos 80 com uma população de habitantes 2. Juiz de Fora é considerada uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida, entre parques e florestas, cachoeiras e corredeiras, fauna e floras protuberantes. Em 1983, Denise Maria Polato Nicodemos da Silva, uma jovem mineira juizforana, que gostava de voar alto, talvez pela coincidência de estar apenas a 47 km da terra natal de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, concretizou o seu sonho de ser farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi uma emoção indescritível na hora em que anunciaram o nome do ganhador do prêmio. Vibrei mais do que na implantação da ISO, pois eu não esperava ganhar o Prêmio Excelência. Tocou forte na emoção. Era o reconhecimento de um trabalho, de um ideal de vida! Denise Polato 2 IBGE IX Recenseamento Geral do Brasil 1980.

2 46 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 Em viagem comemorativa de sua formatura a Porto Seguro (BA), ela conheceu o paulista Juscelino Ramos de Lima, seu futuro marido que, percebendo seu interesse em aprofundar-se profissionalmente no mercado farmacêutico, contribuiu para que conseguisse um estágio em um laboratório de análises clínicas, em São Paulo. Posteriormente, ela fez um segundo estágio em análises clínicas em outro laboratório paulista. A experiência nos laboratórios e, mais tarde, como plantonista, em hospital, alimentou ainda mais aquele seu desejo de voar alto no campo das realizações profissionais. Queria implementar algo com metodologia e processos inovadores, revolucionários e impactantes na região de abrangência. Queria difundir, em Juiz de Fora, produtos e serviços homeopáticos a partir de uma metodologia fabril de ponta, ante uma tradição farmacêutica local com alta dose artesanal. Surgiu, então, uma questão: conseguiria essa jovem farmacêutica se impor num mercado conservador, impactar hábitos e costumes e ir além? A busca de um ideal Em 19 de janeiro de 1985, Denise Maria Polato Nicodemos da Silva e Juscelino Ramos de Lima casaram-se e continuaram residindo na capital paulista. Tempos depois, por motivo de transferência do domicílio profissional de Juscelino, o casal mudou-se para Poços de Caldas, em Minas Gerais. Nessa época, Denise teve de suportar amargos seis meses de abstinência profissional. Ela acabou assumindo uma nova atividade: redação de um programa de jazz de uma rádio local. Em 1986, a jovem visionária, incansável por natureza, decidiu mudar sua rotina. Respondeu a um anúncio de oportunidade de trabalho em São Paulo. Concorreu à vaga e foi a escolhida. Iniciou sua atividade como balconista na Farmácia Phillippe de Lyon. Pouco tempo depois, foi promovida a farmacêutica responsável. Essa farmácia era homeopática, tradicional, com toda a infra-estrutura possível. Seus produtos e serviços eram de primeira linha, com elevado padrão de qualidade. Localizada no nobre bairro Jardins, destacava-se no atendimento à elite paulistana da região e à classe alta médica. Essa instituição converteu-se em uma rica escola para a farmacêutica mineira.

3 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 47 Denise tinha sede de conhecimento e sua vontade de aprender e empreender era cada vez maior: Minha cabeça fervilhava de idéias. Os acontecimentos na sua vida efetivavam-se de forma muito rápida, precoce. Graduou-se aos 21 anos de idade. Florescia nela o interesse pela homeopatia, mas queria ir além da prática artesanal ofertada pelas farmácias similares. Por isso, adquiriu livros técnicos, pesquisou, aprofundou seus conhecimentos e até extrapolou o tema. Estudou planejamento empresarial e montou seu plano de negócios. Em síntese, São Paulo, uma megalópole de oportunidades e de desilusões para várias gerações de imigrantes brasileiros e estrangeiros, foi palco de capacitação e experiência para a mineira de Juiz de Fora. Fez-lhe borbulhar o ímpeto empreendedor. Na capital paulista, ela aprimorou seus conhecimentos profissionais em clínicas, hospitais e farmácias e, também, fez o curso de pósgraduação em Homeopatia para Farmacêuticos. Sonho empreendedor Em 1988, Denise retornou, de mala e cuia, para Juiz de Fora, decidida a escrever uma nova página na história da sua terra natal. Tinha em mente mudar a cultura farmacêutica local. Na região central da cidade, havia três farmácias de manipulação e três de homeopatia. A movimentada Galeria Salzer parecia um ponto estratégico para montar sua primeira loja. Esse centro comercial, situado na principal e mais movimentada avenida da cidade, a Barão do Rio Branco, era popularmente conhecido como Galeria da Banca do Vasco, por ter como âncora uma banca de revistas. Sendo uma área central, ela considerou o local adequado. A jovem farmacêutica encontrou, nessa cidade mineira, um cenário de oportunidades, mas também de ameaças. Na avaliação da concorrência, percebeu que uma das farmácias homeopáticas seguia, ao longo dos seus 60 anos de mercado, uma linha extremamente tradicional de produção, com um conceito completamente artesanal. Não se tratava de exceção à regra, pois as farmácias locais traziam, em seu bojo, um grande teor de coisas do passado, entranhadas em processos artesanais. Foi aí que lhe fortaleceu a idéia de lançar, no mercado de Juiz de Fora, um novo conceito de farmácia homeopática, com o diferencial de tecnologia e qualidade.

4 48 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 O cenário para ela implementar sua força empreendedora estava montado. Havia um nicho a ser explorado. Obteve o apoio do marido, consultou as economias da família e tomou a decisão. Com a cara e a coragem, ela arriscou. Alugou a loja na Galeria Salzer e abriu seu próprio negócio. Concretização do sonho Em 25 de outubro de 1988, os sócios Denise Maria Polato Nicodemos de Lima e Juscelino Ramos de Lima registraram a Idem Per Idem Farmácia de Manipulação e Homeopatia, nome fantasia, na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. A empresa foi constituída com o capital proveniente da venda de bens. Idem Per Idem é uma expressão latina. Literalmente significa o mesmo pelo mesmo. Contudo, inspirando-se no princípio básico da homeopatia, sua tradução sugere ser semelhante cura semelhante 3. Sua logomarca, um pássaro azul trazendo um ramo no bico, foi inspirada na passagem bíblica sobre o dilúvio, revivendo o sentimento de esperança de Noé, ao ver o retorno do pássaro à arca com o ramo verde. Os primeiros desafios Em 14 de dezembro de 1988, a farmácia foi inaugurada na Galeria Salzer, situada na avenida Barão do Rio Branco nº / loja 5, Centro, Juiz de Fora Minas Gerais. Célia Nicodemos da Silva, tia de Denise, foi uma colaboradora na Farmácia. O início das atividades foi por ela, assim, narrado: Colocamos uma placa, afixando-lhe um passarinho recortado, que era a marca da farmácia, na porta da loja como uma bandeira hasteada. Aos poucos, foram chegando os curiosos. O nosso primeiro cliente foi o Sr. Manuel Chaves, cliente e amigo até hoje. Ele pediu um remédio e Denise disse-me: fique olhando a loja, enquanto vou fazer o remédio. 3 A história da Homeopatia data do final do século XVIII. Foi quando o médico alemão Samuel Friedrich Hahnemann ( ) estabeleceu os princípios do tratamento homeopático fundamentados na lei dos similares, segundo a qual semelhantes curam-se pelos semelhantes. Ou seja, os medicamentos, ministrados em pequeníssimas quantidades, repetidas em pequenos intervalos de tempo, provocariam sintomas semelhantes aos da doença que se pretende curar. Tal reação estimularia a capacidade curativa do organismo humano de forma holística, sem se ater exclusivamente aos sintomas. Através deste fundamento, Samuel recomendava compressas quentes para queimaduras e ópio para a insônia. Fontes:1) História Ilustrada da Medicina / Roberto Margotta São Paulo: Editora Manole Ltda., 1ª edição brasileira, ) Novo Dicionário Médico Ilustrado Inglês-Português / Emmanuel Alves São Paulo: Editora Atheneu, 2004.

5 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 49 Célia estava aposentada. Acostumada a lidar com o público, desde os tempos de funcionária pública, atendia os clientes, enquanto Denise corria escada acima para preparar os medicamentos. Ela concluiu sua narrativa emocionada: Na loja da Galeria, que tinha uma sobreloja, quando chegava um cliente, eu gritava para Denise: onde está aquilo e o que é isso? Acostumada a correr para cima e para baixo, Denise tinha uma larga experiência profissional trazida de São Paulo, que lhe foi muito importante. Naquela época, os produtos homeopáticos eram pouco difundidos na região. A Idem Per Idem apresentava como diferencial a experiência e o compromisso da empresária, farmacêutica com especialização em bioquímica, empenhada em oferecer o melhor em termos de padrão de qualidade, com fundamentos nas Normas Técnicas para Farmácia Homeopática. Passados seis meses da inauguração da loja, sem esperança de sucesso do empreendimento a curto prazo, Juscelino aceitou um convite para trabalhar em São Paulo, a fim de desenvolver a aplicação de um modelo matemático para geração de números aleatórios, em uma empresa do setor de impressões gráficas. Lá, ele priorizou a informática, pensando na sobrevivência da família. Engana-se quem pensar que Denise vacilou. Ela aceitou o desafio de continuar com a Farmácia. Não podia dar errado. Estava em jogo sua realização pessoal e profissional. Foi à luta! No primeiro ano da Idem Per Idem, seu faturamento não foi o esperado. Por essa razão, a empresária deflagrou sua primeira campanha de divulgação. Identificou, na classe médica de Juiz de Fora, potenciais multiplicadores. Apresentou, pessoalmente, sua proposta de prestação de serviços na manipulação de remédios a todos os profissionais da área de homeopatia. Ela distribuiu panfletos: Eu mesma panfletava e distribuía filipetas na galeria. O passo seguinte foi a contratação dos primeiros empregados: uma farmacêutica e uma atendente. A partir desse momento, ela não precisava mais fazer tudo, ou quase tudo, sozinha. Em 1989, Denise voltou a São Paulo para especialização em Homeopatia para Farmacêuticos, na Associação Paulista de Homeopatia. Depois de um ano de idas e vindas, aos finais de semana, ela terminou a pós-graduação. Em 1990, a Idem Per Idem veio a diversificar seus produtos. Lançou a linha Biológica de cosméticos naturais, com cerca de vinte e cinco produtos, entre xampus, condicionadores naturais, loção hidratante para o corpo, cremes

6 50 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 hidratantes para o rosto, loções tônicas, desodorantes, creme de tratamento para os cabelos. Passou a oferecê-los, inclusive, em salões de beleza. Contratou um representante para distribuí-los em cidades da região. Embora o mercado tivesse respondido favoravelmente às suas ações empreendedoras, o primeiro triênio na Galeria Salzer não lhe trouxe um retorno dos mais animadores. A conjuntura a desafiava. Dona de iniciativa e de fibra incomuns, mesmo inserida no contexto globalizado, no qual sobreviver e expandir é exceção e fracassar é a regra, Denise não recuou. Percebeu que não bastava ter um bom produto e um ponto na principal galeria comercial. Aquela galeria popular não tinha o público-alvo da Farmácia. Decidiu mudar de local. Mudar para prosperar Ainda em 1990, a Homeopatia deixou o rol das terapias alternativas, assim que passou a fazer parte do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira. Abriram-se, assim, novas perspectivas de mercado para o segmento homeopático. 4 Conhecendo melhor seu mercado potencial, Denise passou a namorar um ponto comercial, ocupado por uma boutique, em uma galeria de lojas freqüentada por uma clientela mais exigente. Esse namoro resultou em casamento. Em maio de 1992, a Idem Per Idem mudou-se para a Galeria Marechal Center, na rua Marechal Deodoro nº 444 / loja 118, Centro, Juiz de Fora. Com recursos oriundos da venda do carro e do apartamento em São Paulo, foi desenvolvido um projeto arquitetônico, que culminou num novo design de farmácia. Para Denise, a Idem Per Idem mais parecia uma boutique: visual bonito, parede em cores finas e sinalizações, layout arrojado e estantes estrategicamente destacadas. Era um autêntico show-room, exibindo sua linha de produtos. Foi uma atitude pioneira. A mudança do conceito de farmácia homeopática, conceito de bonito, foi o primeiro passo para a modernização da empresa. Isso influenciou a concorrência. 4 Os princípios básicos da Homeopatia foram introduzidos no Brasil pelo médico francês Benoit Jules Mure ( ). Em 1980, a Homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Só em 1990, a Homeopatia deixou o rol das terapias alternativas, ao passar a constar do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira.

7 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 51 Ainda em 1992, a Internet abriu as portas da Idem Per Idem para o mundo, a partir de contato feito por Juscelino Lima com o IBASE 5. Na ECO92, a Farmácia aceitou convite do IBASE, para realizar demonstrações sobre o uso da Internet para a comunidade homeopática nacional. Juscelino enfatizou que era uma época em que só a universidade tinha acesso à Internet e não podia haver nenhuma aplicação comercial. Os três primeiros anos da loja na Marechal Center foram exclusivamente voltados para a demanda na área de homeopatia. A responsabilidade e a ética profissional favoreceram o surgimento de uma demanda espontânea por produtos manipulados oriunda de todas as especialidades médicas, ampliando-lhe o mercado e os horizontes. Em 1994, a empresa contratou mais uma funcionária. Qualidade Total: A força motriz da transformação Em 1995, a tendência regional era de competição mais acirrada. Em nível nacional, o segmento da farmácia homeopática tinha o foco voltado para questões ligadas à oficialização do Manual de Normas Técnicas. Já o meio farmacêutico, em geral, dava seus primeiros passos em direção à implantação das Boas Normas de Fabricação e Qualidade Total. Tendo por diretriz esse pano de fundo, a sócia-diretora resolveu provocar um choque estrutural na Idem Per Idem. A mudança implicaria num processo de reengenharia empresarial. O momento era de repensar métodos, processos e atividades, propiciar uma melhor adequação ambiental no layout do laboratório e investir no desenvolvimento de recursos humanos. A relação médicofarmácia carecia ser fortalecida. Havia necessidade de se oferecer um perfil de trabalho mais profissionalizado, contribuindo para minimizar o caráter artesanal, ainda existente nas farmácias homeopáticas de então. Investir em qualidade era a certeza de crescimento da quantidade de receitas manipuladas e do faturamento. Nesse ano, o SEBRAE tinha aberto inscrição para o curso de Qualidade Total. Seu conteúdo programático ligado à padronização, a sistemas e ao fazer certo 5 O IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, é uma organização não-governamental (ONG). O sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho, foi um de seus fundadores. Em 1987, o IBASE introduziu o primeiro provedor de Internet, não-acadêmico, no Brasil.

8 52 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 na primeira vez vinha ao encontro da necessidade e do interesse da empresária. Aliás, ela já havia experimentado semelhantes métodos na Farmácia Phillippe de Lyon, em São Paulo. O curso iniciou-se em julho de Tinha duração prevista para doze meses, com aulas semanais, além de seis meses de acompanhamento na empresa. Participaram dele a empresária e a funcionária Deyd Jany Quitéria Sabião, escolhida pela equipe. Segundo Denise, no transcorrer do curso, o Consultor Ramiro (SEBRAE) falava em Qualidade Total como pré-requisito para a ISO. Isso mexeu com ela: Eu queria para ontem o certificado, já pensando na ISO. Conseqüentemente, no limiar da segunda etapa do curso (faltavam seis meses), estimulada pelas perspectivas que a Qualidade Total lhe dimensionava, ela resolveu antecipar os acontecimentos: deixou o curso e contratou um consultor do SEBRAE. A Revista Racine, em edição nacional (julho de 1999), publicou que, na Idem Per Idem, foram aplicados diversos padrões de descarte, limpeza, organização, higiene, armazenamento, preservação das matérias-primas e manutenção. No laboratório, foram introduzidas mudanças físicas e novas práticas, além do ajuste e calibragem de máquinas. A empresa foi a primeira na cidade a utilizar balança eletrônica no laboratório homeopático. Em agosto de 1996, término do curso, o Programa de Qualidade Total já estava implantado na empresa. Foi a primeira farmácia da cidade a implantar a Qualidade Total. Esse pioneirismo selou o início de uma nova fase, base para novos desafios e conquistas. A empresa tornou-se mais moderna, enxuta, competitiva e, tecnicamente, mais estruturada para oferecer o melhor para cliente exigente. O curso atendeu às expectativas da funcionária Deyd: O curso Qualidade Total foi muito importante em termos de experiência e poder de transformação. Denise assegura que, o curso Qualidade Total do SEBRAE foi a melhor coisa que fiz para a Farmácia. Foi uma decisão muito radical, na época, porém necessária. Sem ela, não dava para crescer. Ensinou-me muito. Olha, eu digo para todos que, se quiserem competir, primeiro façam o curso de Qualidade Total. Foi o melhor treinamento que tive na vida. No período de 1995 a 1997, a Idem Per Idem se reorganizou para avançar no mercado. Juscelino Lima tinha a responsabilidade da informatização da Farmácia. O quadro de pessoal totalizava, então, cinco empregados. Existiam

9 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 53 em torno de quinze médicos homeopáticos na cidade de Juiz de Fora. Todos foram visitados por Denise. A maioria deles aderiu à sua proposta de serviços e produtos. O atendimento se estendeu, também, a dermatologistas, veterinários, gastroenterologistas, cardiologistas, alergistas, reumatologistas, dentre outros. Tudo isso despertou o interesse de outros empreendedores emergentes, desejosos de investir no setor farmacêutico da cidade. De olho na ISO 9002 Os sócios Denise e Juscelino comungavam os mesmos ideais. Queríamos uma empresa concebida numa mentalidade diferente da convencional. Um novo conceito de produto farmacêutico, voltado para uma vida com melhor qualidade, segundo palavras da sócia. Esse sonho lhes parecia cada vez mais perto de se realizar. A base para a busca contínua do crescimento estava formada. O próximo alvo era a certificação ISO , que passou a ser tema de pesquisa em revistas pela Denise. Em março de 1997, realizou-se, na Idem Per Idem, uma reunião de sensibilização dos empregados quanto às diretrizes, objetivos e metas empresariais estabelecidas para A equipe aderiu plenamente às decisões plenárias. Dito e feito: partiram para a ação! Contrataram o consultor Marcos Bacellar, especialista em engenharia de qualidade, com experiência na implantação da Norma ISO em empresa multinacional. Seguiu-se a definição do cronograma. Marcos Bacellar definiu e orientou a implantação de todas as etapas do programa. Ferramentas e instrumentos foram criados para facilitar a maratona em busca da certificação. Elaborou-se o Manual de Qualidade. Sucedeu-se uma pesada jornada de trabalho e de treinamentos na Idem Per Idem, a qual incluía encontro de trabalho entre Denise e Marcos Bacellar, após o expediente normal, sempre acompanhados das normas do programa debaixo do braço. Era o encontro entre o instrutor e a aluna que, horas a fio, absorvia a matéria e, no dia seguinte, aplicava-a. 6 ISO não é abreviação. É palavra derivada do grego isos (igual), raiz do prefixo iso, como isométrico (de igual medida ou dimensões) e isonomia (igualdade de leis ou de pessoas perante a lei). A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação de organizações de cerca de cem países. A Norma ISO 9002 é um sistema-modelo para garantia da qualidade. Diz respeito à padronização dos processos de empresas (ou áreas) prestadoras de serviços. Com a globalização da economia, passou a ser uma exigência para se fazer negócios a nível internacional. O Brasil é o primeiro em empresas certificadas na América do Sul e o 21º no ranking mundial. Fontes: 1) Dicionário de Tecnologia - São Paulo: Editora Futura, ) Outras fontes.

10 54 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 Para objetivar a certificação, a Farmácia adequou-se aos dezenove requisitos básicos, desde a regulamentação dos procedimentos de atendimento ao cliente até o controle do processo de produção. Para gerar e controlar a documentação, dentro das exigências da norma, Juscelino Lima optou por uma solução informatizada bem simples que, com o passar do tempo, tornou-se tão popular, páginas WEB (HTML), a mesma usada para navegação na Internet. Assim sendo, recorreu a recursos disponíveis, bastando apenas pequenas atualizações. Denise manteve-se sempre no comando de uma equipe comprometida e motivada. Foram dezesseis horas diárias de trabalho, de março a outubro. A gerente Rita de Cássia de Almeida Bolpato, que fez carreira profissional na empresa, fazia parte da equipe: A Idem Per Idem foi meu primeiro emprego. Tudo que sei e aprendi devo a ela e ao Programa DeOLHO do SEBRAE 7. Pra mim, o mais marcante dessa história foi o Programa ISO, que fortaleceu o espírito de equipe. Toda essa movimentação chamou a atenção da concorrência, que logo se mobilizou. Houve até quem tentasse confundir a opinião pública, criando um selo pirata como atestado de qualidade, o selo SISO (Sistema de Implantação da ISO). Fatos como esse levaram a Dra. Marília Coelho de Souza, ginecologista, a comentar, em entrevista, sobre o certificado ISO: Por enquanto, acho que é o certificado que realmente transmite qualidade e confiança, distinguindo-se de outros títulos de qualidade que existem por aí e já caíram. (Jornal Espaço Idem) Certificação ISO 9002 Em novembro de 1997, foi realizada uma pré-auditoria pela ABS Assessoria e Consultoria, de São Paulo. Constatou-se a necessidade de ajustes no processo. Isso criou um impacto negativo na abnegada, porém exausta, equipe da Idem Per Idem. Foi um desastre! Houve desânimo, declarou Denise. Surgiu um dilema: ou se desacelerava o processo, dando férias em janeiro, mantendo a equipe afinada num prazo maior até março de 1998 (data da auditoria ISO), ou se atropelava o cronograma, antecipando a auditoria e fazendo, em tempo recorde, todos os ajustes diagnosticados. 7 DeOLHO é um programa que põe em prática os cinco S da qualidade. Provém do programa de recuperação industrial do Japão, na década de 50. O Programa DeOLHO de Qualidade é composto de cinco etapas: Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem mantida.

11 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 55 Dada a confiança da empreendedora no caminho que trilhava e tendo em conta o ritmo intenso a que vinha submetendo sua equipe, receosa de perder esse pique, preferiu arriscar. Denise antecipou a auditoria ISO para dezembro de Os ajustes foram efetuados. Em 05 de dezembro de 1997, os trabalhos para a certificação foram realizados pelos auditores da DNV - Det Norske Veritas, de Roterdam/Holanda. Então, a grande notícia: atingiram-se 100% de aprovação dentro dos padrões de conformidade internacional. Era caso de Auditoria de Excelência. No mês seguinte, chegou da Holanda o documento emitido pela DNV, que ratificou o pioneirismo da Idem Per Idem: primeira farmácia homeopática do mundo e única de manipulação em Minas a obter o certificado de qualidade ISO Foi motivo de comemoração. Houve almoço de congraçamento, no qual a diretoria da Idem Per Idem homenageou cada funcionário, oferecendo uma placa comemorativa, na presença de seus familiares, em sinal de gratidão pelo empenho incondicional de cada um. Excelência em dose dupla Em dezembro de 1997, o SEBRAE Minas lançou a campanha Prêmio Excelência Empresarial. Denise fez a inscrição motivada pela certificação ISO, mesmo sabendo do grande número de concorrentes inscritos. Foram 532 inscrições de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. No início de 1998, a Idem Per Idem abriu sua primeira filial em Juiz de Fora, com laboratório exclusivo para homeopatia, situada na rua Santa Rita nº 420, região central da cidade. Em março de 1998, foram anunciadas as doze finalistas do Prêmio. A Idem Per Idem estava classificada. Posteriormente, após auditoria realizada na Farmácia por consultores do SEBRAE, as atenções voltaram-se para o dia da cerimônia de premiação, quando seriam conhecidas as vencedoras. Em 22 de maio de 1998, no Minascentro de Belo Horizonte, a Idem Per Idem foi a grande vencedora do Prêmio Excelência Empresarial SEBRAE Minas/ GERDAU 1997/1998, na categoria Comércio. Segundo Denise, foi uma emoção indescritível na hora em que anunciaram o nome do ganhador do prêmio. Vibrei mais do que

12 56 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 na implantação da ISO, pois eu não esperava ganhar o Prêmio Excelência. Tocou forte na emoção. Era o reconhecimento de um trabalho, de um ideal de vida! Em dezembro de 1998, a Idem Per Idem foi novamente inscrita para o Prêmio Excelência Empresarial. Em abril de 1999, foram anunciadas as finalistas ao prêmio. A Idem Per Idem, concorrendo com 678 empresas, estava relacionada entre as finalistas. Em 21 de maio de 1999, também no Minascentro, a Idem Per Idem foi declarada vencedora do Prêmio Excelência Empresarial SEBRAE Minas/GERDAU 1999, na categoria comércio. Coroou-se, assim, com brilhantismo, a competência na gestão da empresa. Sempre à frente dos acontecimentos, Denise destacou-se pela tenacidade, ousadia, pioneirismo e espírito empreendedor, predicados que fizeram da Idem Per Idem uma referência de excelência. Missão cumprida A Idem Per Idem tem como missão participar ativamente no processo de melhoria da saúde da população, através da preparação de medicamentos manipulados de forma adequada e segura que satisfaçam plenamente as necessidades de nossos clientes. Embora toda organização com fins-lucrativos vise ao lucro, a missão da Idem Per Idem condiz com a filosofia que vem regendo a empresa, prioriza o social norteando-se na vocação de melhor servir e contribuir para a qualidade de vida da população. Isso traduz o respeito e a abnegação profissional em prol de um ideal nobre, que tem respaldo das pessoas. Marisa de Fátima Diniz Costa, moradora de Juiz de Fora, comentou: Eu só uso os produtos da Farmácia, porque tenho confiança no trabalho de manipulação e a recomendo a todo mundo. Quanto ao atendimento, também não tenho do que reclamar. Os atendentes fazem por onde, têm simpatia, atenção e educação. Eu costumo me apegar ao lugar onde sou bem atendida e onde vejo que a consideração é recíproca. Na farmácia da Denise, sinto isso. (Jornal Espaço Idem) Para servir dentro dos padrões internacionais de qualidade, a empresa percorreu um longo caminho até obter o distintivo de primeira farmácia homeopática no mundo a ser certificada pela Norma ISO Isso repercutiu junto à classe médica.

13 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 57 Dra. Sandra Maria Gasparetti Casali, dermatologista, em entrevista ao Jornal Espaço Idem, declarou: A cidade de Juiz de Fora está de parabéns pelo fato de ter uma farmácia gabaritada para receber um certificado de tal importância, tranqüilizando a nós, médicos, e aos pacientes, no uso de produtos manipulados. Também o Prof. Aloísio Gamonal, dermatologista, afirmou em entrevista: A ISO 9002 aumenta muito o conceito da Idem Per Idem e esperamos que outras sigam o exemplo, já que uma das dificuldades na nossa área é garantir ao paciente que o medicamento indicado vai atender às especificações exigidas. Para atingir o atual estágio de reconhecimento, a Idem Per Idem passou por um processo de reengenharia empresarial. A busca da excelência foi se fortalecendo em doses homeopáticas, etapa por etapa. Planejamento e controle tornaramse a força motriz que desencadeou um vínculo com a modernidade. O apoio do SEBRAE veio consolidar a implantação de um Programa de Qualidade Total adequado à empresa, abrindo caminho para a certificação. Em entrevista ao Jornal Espaço Idem, Denise deu a receita para a cerificação: É motivo de orgulho para nós sermos de Juiz de Fora e estarmos instalados aqui. Acredito que a certificação de uma empresa pequena, voltada para o comércio, servirá de estímulo para que outras venham a se certificar... Depende de uma série de condições e motivações. É preciso visão empreendedora, liderança, confiança extrema no que se está fazendo para motivar a equipe, definição dos objetivos da empresa no mercado e amadurecimento. Os donos têm que se empenhar... É preciso determinar metas a curto, médio e longo prazo. É fundamental não buscar resultados imediatos. Os louros da vitória Quanto aos resultados de curto prazo, advindos do programa de certificação ISO, destacam-se: a) realização de mais de mil horas de treinamentos pela equipe com reflexos na minimização de retrabalho, aumento de produtividade, amadurecimento e crescimento pessoal e profissional dos empregados e sua maior participação nas decisões; b) reorganização interna, com descrição de todos os procedimentos técnicos e administrativos e implantação das Boas Práticas de Fabricação;

14 58 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 c) maior entrosamento com fornecedores, também preocupados em oferecer melhores produtos e serviços; d) aumento significativo da confiança e respeito da comunidade local, especialmente dos clientes. Quanto à conquista do Prêmio Excelência Empresarial, em duas edições, podese afirmar que a Idem Per Idem foi a primeira farmácia homeopática a receber o prêmio em Minas Gerais. Em entrevista ao Jornal Espaço Idem, Denise teceu comentários: O prêmio vai destacar e promover o reconhecimento de iniciativas de empresas de pequeno porte no Estado, que desenvolvem e aplicam novas tecnologias e métodos de gestão com indiscutíveis resultados em ganho de qualidade, produtividade, competitividade e rentabilidade. As premiações credenciaram Denise e Juscelino a uma missão empresarial no exterior. Foram a Lion, na França, onde visitaram a fábrica do Laboratório Boiron, o maior laboratório de homeopatia francês e o maior fornecedor mundial de matéria prima homeopática. Depois, em Londres, fizeram visita técnica à linha de produção da Body Shop, empresa inglesa do segmento de produtos naturais. Realizaram benchmarking em farmácias londrinas, destacando-se a tradicional Nelson s, onde pesquisaram tudo sobre o segmento homeopático em nível de laboratórios, layout de lojas, embalagens, vasilhames e aparelhos. O caminho da excelência Toda a trajetória, que culminou com o status de excelência empresarial, primou pela incessante busca da diferenciação. Isso exigiu ações, muitas delas em caráter pioneiro, que impactaram a região de abrangência. Dentre as ações, destacam-se: a) investimento em infraestrutura na loja da Marechal Center, introduzindo o conceito de bonito para farmácia homeopática, fato que influenciou concorrentes a investir no visual de suas lojas; b) introdução pioneira do conceito de uso de cartuchos de papelão reciclados, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para proteger as embalagens de medicamentos; c) sistema de padronização da empresa que, após a certificação ISO, tornou-se benchmarking regional;

15 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 59 d) filiação à Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança, por iniciativa de Juscelino Lima, firmando compromissos sociais e tornando-se, em 30 de novembro de 1998, a primeira empresa da região a receber o diploma de Empresa Amiga da Criança ; e) adesão ao Global Compact, projeto da ONU relacionado aos direitos humanos, meio ambiente e normas trabalhistas, objetivando promover um desenvolvimento sustentável no contexto da globalização e dar uma face mais humana ao mercado. Quanto ao modelo de gestão para otimizar resultados nos processos e produtos/serviços, a Idem Per Idem adotou métodos eficazes de gerenciamento de produtividade, qualidade e desenvolvimento de pessoal. Houve reuniões de sensibilização da equipe, treinamentos internos e externos, além de orientação técnica aos empregados prestada por fornecedores. No aspecto comportamental, uma psico-pedagoga incrementou a dinâmica de grupo entre os empregados, com foco na superação de diferenças pessoais, fortalecendo o espírito de equipe. Quanto à sustentação do processo de qualidade, após a certificação, os resultados foram surpreendentes, relatou a Revista Racine, em edição nacional (julho de 1999). Conforme pesquisas de balcão do estabelecimento, realizadas com mais de 160 clientes, de dezembro de 1996 a janeiro de 1997, atingiu-se um patamar de satisfação, com relação ao atendimento e aos produtos, superior a 90%. Fortaleceu-se, também, o vínculo com a classe médica e fornecedores. Quanto à estratégia de Marketing, as ações empresariais foram direcionadas para: a) distribuição de panfletos à população, visita profissional a médicos e participação em feiras; b) implementação de site Web, corporativo e de Marketing, nas versões português e inglês; c) circulação do Espaço Idem, desde 1996, jornal de publicação própria, na versão impressa e on-line; d) expedição do primeiro lote de mala direta, com duzentas cartas comerciais, cujo retorno só não foi nulo, porque um médico homeopata, que continua cliente da Farmácia, manifestou-se em resposta;

16 60 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 e) participação da Denise em programas de rádio e televisão locais, prestando esclarecimentos sobre os benefícios advindos da homeopatia, e como palestrante em outros estados brasileiros; f) vinculação de matéria paga em jornal local, visando a difundir a importância da certificação ISO para as micro e pequenas empresas e para Juiz de Fora. Quanto à fonte de recursos para investimentos, a empresa inicialmente investiu recursos particulares dos sócios, provenientes de reservas financeiras e alienação de bens. Houve, também, reinvestimento de lucros operacionais e captação de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Quanto à continuidade e potencialização, vários fatores sinalizaram crescimento ao longo do tempo, a exemplo da abertura da filial em 1998, a tradição da empresa no mercado há mais de dez anos e a evolução do quadro de pessoal. Assim, na época dos trabalhos para certificação (1997), havia cinco empregados; nove no ano seguinte; doze em 1999 e vinte e quatro em Acrescenta-se a isso a evolução do número de vendas mensais da Farmácia, período 1993/1998: Número de Vendas no Mês Vendas Fonte: Espaço Idem Mês Uma mulher guerreira A Idem Per Idem espelha a postura proativa de sua proprietária. Para o Consultor Fernando Dolabella 8, o empreendedor é aquele cidadão que tem sonhos e busca colocá-los em prática; busca inovação e transformação para melhorar a realidade que o cerca. Denise tem esse perfil. Para se diferenciar num contexto de crescente concorrência, é preciso ter audácia, e ela a tem, pois demonstra postura de liderança e 8 Fernando Dolabella, consultor de empresas Revista Passo a Passo, nº SEBRAE Minas.

17 1 0 A N O S D E E X C E L Ê N C I A E D I Ç Ã O S E B R A E 61 espírito insaciável por realizações e inovações, correndo riscos calculados. Tem quebrado barreiras, dando lições de pioneirismo e impactando a economia e costumes regionais. Suas ações empreendedoras foram motivos de novos reconhecimentos e premiação. Em 1999, a Idem Per Idem foi vencedora do prêmio nacional na área farmacêutica: 2º Prêmio Racine de Qualidade. Em 03 de outubro de 2001, durante o 6º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, a Idem Per Idem foi homenageada no Minascentro, dessa vez pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, recebendo placa comemorativa por seu pioneirismo na conquista da ISO Valeu a pena? Valeu a pena? Denise Polato, mãe de três filhos, deu a resposta ao Espaço Idem, quando mereceu a certificação: Hoje, me sinto realmente gratificada e realizada. Valeu a pena? Sim, mas se a empresa desempenhou seu papel e foi além, a concorrência cresceu e se moderniza num processo continuado. A filial da Idem Per Idem, por exemplo, iniciou o terceiro milênio rodeada por um número considerável de farmácias concorrentes. O mercado consumidor, com diferentes perfis, passou a suprir suas necessidades e desejos por produtos/serviços do segmento, de forma mais exigente e peculiar. Para esses e outros desafios emergentes, urge reflexões necessárias a qualquer organização de fins-lucrativos, que poderiam em sintonia com as diretrizes, objetivos e metas subsidiar futuras decisões. Naturalmente, os pontos pincelados no cenário apresentado requereriam avaliações mais profundas, sistematicamente concebidas num contexto amplo, endógeno e exógeno à empresa, porém, algumas reflexões poderiam ser previamente formuladas. Quais seriam? Poderia ser um ponto de reflexão a estratégia de Marketing? Tendências dos consumidores? Repensar o mix de produtos/serviços por loja? Conquistar novos mercados? Investir mais em publicidade e propaganda, realçando a consagrada marca Idem Per Idem? Sobre esse prisma, pesquisa de balcão realizada junto a clientes em 1996/1997, publicada no Espaço Idem, já constatava: Grande parte dos clientes acha que a Idem Per Idem precisa é de divulgar mais sua imagem e produtos. Para isso, a direção contratou uma Assessoria em Comunicação e já desenvolve projetos, como informativo exclusivo e comerciais em rádio.

18 62 S O N H A N D O C O M U M N E G Ó C I O D E S U C E S S 0 Na realidade, a empresa expandiu-se. A concorrência, idem. Os clientes estão cada vez mais exigentes em questão de qualidade e/ou preços. Faz-se necessário adaptar-se às mutações mercadológicas, ou antecipá-las. Assim, poderiam ser outro ponto de reflexão os aspectos econômico-financeiros? Política de preços? Desempenho por unidade de negócios? São fatos reais o crescimento gradual do quadro de pessoal da empresa e a necessidade natural, comuns a qualquer empresa através dos anos, reciclar conhecimentos e adequar a postura do quadro de pessoal à filosofia da empresa. À luz dos fatos, poderia ser um terceiro ponto de reflexão a política de recursos humanos da empresa? Ou será que todas essas reflexões não passariam de um preciosismo, próprio dos perfeccionistas? Perfeccionistas à parte, os vários méritos evidenciados durante a vida profissional de Denise Polato ainda lhe dão margem a auto-reflexões: Perfeccionista? Sobre isso já me questionei. Não sou perfeccionista. O que quero são as coisas certas. Pontos para discussão 1. A partir das reflexões de ordem econômico-financeira, Marketing e gestão de pessoal, referidas anteriormente, quais são as alternativas de ação estratégica em face ao contexto mercadológico descrito? 2. Sabendo-se que a tomada de decisões em Marketing exige ações rápidas, até que ponto o processo de sistematização poderá reduzir a velocidade de uma empresa na competição do mercado? 3. O fenômeno da auto-organização exige sistemas de comunicação que envolvam todos os agentes internos. Que cuidados são necessários para que essa complexidade deixe de se comunicar com o ambiente externo? 4. A presença de certas estruturas e procedimentos afeta a eficiência da empresa diante do mercado a curto prazo e oferece maiores resultados a longo prazo. Quais são os cuidados necessários para garantir a eficácia do sistema para sua auto-sustentação, no dia-a-dia? 5. Ter uma visão empreendedora, com foco apenas na qualidade do produto, por si só, pode garantir uma participação de mercado com resultados positivos? Justifique sua resposta. 6. Que outras alternativas poderiam ser adotadas para se implantar um novo conceito de farmácia? 7. Por que é importante estudar esses modelos de estudo de caso?

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV

MANUAL DA QUALIDADE Viva Vida Produtos de Lazer Ltda. Manual da Qualidade - MQ V. 1 Sistema de Gestão da Qualidade Viva Vida - SGQVV MANUAL DA QUALIDADE Manual da Qualidade - MQ Página 1 de 15 ÍNDICE MANUAL DA QUALIDADE 1 INTRODUÇÃO...3 1.1 EMPRESA...3 1.2 HISTÓRICO...3 1.3 MISSÃO...4 1.4 VISÃO...4 1.5 FILOSOFIA...4 1.6 VALORES...5

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira

Planejamento Estratégico. Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Planejamento Estratégico Valéria Mendes Meschiatti Nogueira Conceitos básicos de Estratégia Propósito de uma organização: é o impulso, a motivação que direciona para os caminhos que ela escolher. Sem propósito

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising?

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising? A experiência no ambiente de loja é essencial para a relação entre o consumidor e a marca. Não é mais simplesmente uma questão de produtos, é preciso tornar a própria loja interessante e aconchegante para

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá

Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá Turma de intercâmbio FAPPES na McGill University - Canadá O Programa Futuro Executivo da FAPPES foi concebido para mudar sua vida Se você possui um perfil diferenciado e deseja estudar no exterior, esse

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora à vencer as barreiras internacionais.

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental Objetivos da Aula Sistema de Gestão Ambiental 1. Sistemas de gestão ambiental em pequenas empresas Universidade Federal do Espírito Santo UFES Centro Tecnológico Curso de Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... Clique aqui

Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... Clique aqui Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) acaba de aprovar o programa desenvolvido pela Visão Prev. Essa

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências ANÁLISE CALIPER DO POTENCIAL DE DESEMPENHO PROFISSIONAL Relatório de Competências LOGO CLIENTE CALIPER Avaliação de: Sr. Márcio Modelo Preparada por: Consultora Especializada Caliper e-mail: nome@caliper.com.br

Leia mais

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo

Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Título do Case: Desafio de obter a confiança na EJ: Análise de Custos para Grande Empresa. Categoria: Projeto Externo Resumo: Uma detalhada análise dos custos incorridos num processo produtivo é de fundamental

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

_ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN

_ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN _ APLAUSOS - PROGRAMA GLOBAL DE RECONHECIMENTO DA ANGLO AMERICAN Apresentação e Cenário A Anglo American é uma das maiores empresas de mineração do mundo, com operações na África do Sul, América do Sul

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Estamos presentes em 20 estados

Estamos presentes em 20 estados http://goo.gl/7kuwo O IDEBRASIL é voltado para compartilhar conhecimento de gestão com o empreendedor do pequeno e micro negócio, de forma prática, objetiva e simplificada. A filosofia de capacitação é

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

Movimento Humano Treinamento & Desenvolvimento Elaboração de Projetos em T&D

Movimento Humano Treinamento & Desenvolvimento Elaboração de Projetos em T&D CASO 01 CLEANING FOREVER LTDA. Empresa prestadora de serviços, no segmento de limpezas especializadas, monopolista em seu estado mas que, diante do processo de abertura do mercado viu-se repentinamente,

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

03 e 04 de agosto Passo Fundo. O poder da. Liderança. na superação de. resultados

03 e 04 de agosto Passo Fundo. O poder da. Liderança. na superação de. resultados 03 e 04 de agosto Passo Fundo O poder da Liderança na superação de resultados O poder da Liderança na superação de resultados O CONGREGARH Conexão 2016 terá como pauta dois temas fundamentais no ambiente

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS

RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RELATÓRIO FORMADORES DE OPINIÃO E ASSOCIADOS RESULTADOS PESQUISA COM COMITÊS Definição e significado do PGQP para os comitês: Definições voltadas para ao Programa Significado do PGQP Qualificação das organizações

Leia mais

Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani. Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie

Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani. Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie Manufatura de Brinquedos Estrela S. A. Autora: Nádia Pontes Mantovani Orientadora: Profª. Ms. Helane Cabral Universidade Presbiteriana Mackenzie Introdução Este estudo de caso tem como objetivo relatar

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica e Qualidade DISCIPLINA: Estratégia Empresarial

AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica e Qualidade DISCIPLINA: Estratégia Empresarial AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão Estratégica e Qualidade DISCIPLINA: Estratégia Empresarial ALUNO(A): MATRÍCULA: NÚCLEO REGIONAL: DATA: / / QUESTÃO 1: Que escola de pensamento reúne aspectos

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO

01/12/2012 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL Guarantã do Norte/MT A SOCIEDADE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO TAREFAS ESTRUTURA PESSOAS AMBIENTE TECNOLOGIA ÊNFASE NAS TAREFAS Novos mercados e novos conhecimentos ÊNFASE

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE

Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE Maurus Joenk Diretor / Consultor Técnico QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE QUALIDADE COM PRODUTIVIDADE A ARTPOL Assessoria, Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda, atua em empresas transformadoras de plásticos

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Formação Efetiva de Analistas de Processos

Formação Efetiva de Analistas de Processos Formação Efetiva de Analistas de Processos Este Curso visa dar subsídios para reduzir os impactos das constantes transformações organizacionais nas empresas, em face do aumento das demandas por mais competividade.

Leia mais

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS

COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS COACHING: PARCERIA PARA O SUCESSO COM VINÍCIUS MATOS Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz e não nossa escuridão, que

Leia mais