MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS DISPENSA DE LICITAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS DISPENSA DE LICITAÇÃO"

Transcrição

1 MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Licitações e Contratos Gerência de Licitações e Contratos Coordenadoria de Contratação Direta Janeiro / 2017

2 SUMÁRIO 1. DAS CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA CONTRATAÇÃO POR MEIO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO DOS PROCEDIMENTOS PARA DIVULGAÇÃO DA CONTRATAÇÃO NO SIASGNET CONSIDERAÇÕES FINAIS... 9 Elaborado por: Cristina Rodrigues dos Santos Ramos Revisado por: Camila Blamberg da Cruz Aprovado por: Marina Milena da Silva

3 2 *** A contratação de serviços, fundamentadas no art. 24, inc. I e II, da Lei n.º 8.666/93, deve ocorrer por meio de Dispensa de Licitação ***. Na maioria das contratações por meio de Dispensa de Licitação a escolha da empresa a ser contratada se dá mediante pesquisa direta a um grupo limitado de empresas, comprometendo desta forma a transparência e a competitividade características do certame licitatório e da Cotação Eletrônica. Do exposto, recomendamos que, ao opinar pela contratação, a Administração considere: Ter cautela ao decidir-se pela modalidade de Dispensa de Licitação. Evitar contratações por Dispensa de Licitação apenas em razão dos custos. Não fracionar as aquisições e/ou contratações de serviços para se dispensar a licitação. Proceder ampla pesquisa de mercado para se definir a melhor proposta para a Instituição. Promover o rodízio de empresas contratadas. 1. DAS CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA CONTRATAÇÃO POR MEIO DE A proposta a ser selecionada será a mais vantajosa economicamente para a Instituição, ou seja, a proposta de MENOR VALOR. O fornecedor deve OBRIGATORIAMENTE possuir regularidade fiscal e trabalhista atualizadas e válidas, SICAF e Certidão de Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT. Fazer constar na Proposta Comercial a manifestação do fornecedor quanto ao de acordo com as condições do Termo de Referência e o integral atendimento do objeto. Anexar ao processo os documentos em conformidade com os exigidos no Termo de Referência. Deverá constar no processo a indicação do fornecedor a ser contratado e a manifestação do requisitante do IFSP, de que a proposta atende as necessidades para a prestação dos serviços.

4 3 Basicamente, as fases da Dispensa de Licitação são: a) Elaboração de Termo de Referência; b) Busca de orçamentos e documentos, em conformidade com o Termo de Referência; c) Elaboração do Mapa Comparativo; d) Definição do fornecedor a ser contratado: proposta comercial mais vantajosa para a Administração, a qual tenha o menor valor, SICAF e CNDT válidos; e) Análise da documentação conforme exigido no Termo de Referência; f) Divulgação da contratação; e g) Formalização do contrato, quando for o caso. 2. DOS DOCUMENTOS PARA FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO Os procedimentos e documentos necessários para formalização dos processos que visam a contratação de serviços por meio de Dispensa de Licitação seguem abaixo, sendo recomendado obedecer a sequência: 2.1 Abertura de processo, no SUAP-Protocolo, devidamente autuado, protocolado, numerado e rubricado, composto por: capa do processo impressa no SUAP, conforme detalhado: Título: Dispensa de Licitação 2017 Nome do câmpus ou Pró-reitoria + SIGLA. (Ex. Dispensa de Licitação 2017 Câmpus São Paulo SPO) Solicitante (Interessado): nome do setor requisitante, Pró-reitoria ou câmpus Assunto: Contratação de serviço (detalhar o objeto do serviço) Destino: DCC - PRA (Diretoria de Licitações e Contratos) 2.2 Memorando inicial contendo (modelo no comunicado nº 05/2015): Objeto (O que se pretende adquirir ou contratar) Objetivo (Para que se pretende adquirir ou contratar o objeto) Justificativa da necessidade do objeto (Por que se pretende adquirir ou contratar) Declaração de verificação de que os itens propostos não estão contemplados nas Atas SRP vigentes do IFSP No caso de contratações de serviços, informar se há contrato vigente bem como a sua validade Informar a Razão Social e o CNPJ do fornecedor que se pretende contratar.

5 Razão ou justificativa da escolha do fornecedor do bem ou do executante do serviço (Art. 26, parágrafo único, II, da Lei n.º 8.666/93) Manifestação quanto ao interesse pela contratação por meio de Dispensa de Licitação e, neste caso, informar se os gastos previstos na contratação estão dentro dos limites estabelecidos para o câmpus conforme Portaria IFSP n.º 1.003/14, que trata da delegação de competência quanto aos procedimentos de descentralização Manifestação do requisitante de que a proposta mais vantajosa para a Administração, proposta de menor valor, atende as necessidades para a prestação dos serviços Justificativa do custo/preço (Art. 26, parágrafo único, III, da Lei n.º 8.666/93) Assinatura do requisitante e autorização do GAD/CAD ou Pró-Reitor. 2.3 Elaboração de Termo de Referência A elaboração do Termo de Referência visa estabelecer as condições gerais para a contratação. Conforme orientação do TCU, a elaboração do Termo de Referência é OBRIGATÓRIA para contratações diretas (Cotação Eletrônica, Dispensa de Licitação e Inexigibilidade). As orientações para elaboração de Termo de Referência poderão ser consultadas em manuais específicos, disponíveis na Nuvem do IFSP. OBS: Recomendamos anexar aos autos comprovação documental em conformidade com a redação do fulcro legal no qual se pretende embasar a contratação: Incisos do art. 24 da Lei n.º 8.666/93. (Exemplo: Pretende-se uma contratação com fulcro no art. 24, XIII, da Lei n.º 8.666/93, portanto, no caso do exemplo, é adequado anexar aos autos cópia do estatuto e/ou regimento da futura contratada). 2.4 Apresentação de pelo menos 03 (três) Propostas Comerciais válidas em conformidade com o objeto e nas condições previstas no Termo de Referência, com detalhamento por itens, se for o caso As Propostas Comerciais deverão ser elaboradas em PAPEL TIMBRADO ou com o CARIMBO do CNPJ DA EMPRESA, sendo que nessas deve constar por escrito o De acordo com o Termo de Referência e o integral atendimento do objeto (Condição imprescindível para a proposta a ser contratada).

6 Ao solicitar as propostas, recomendamos que o Campus encaminhe, juntamente, o Termo de Referência para que os fornecedores tenham conhecimento das condições de contratação, bem como a ciência das características do objeto que se pretende contratar. O fornecedor que apresentar a proposta economicamente mais vantajosa para o IFSP, ou seja, a proposta de menor valor, será o selecionado para a prestação do serviço. No entanto, é necessário que o mesmo tenha cadastro no SICAF e apresente regularidade trabalhista (CNDT negativa ou positiva com efeito negativa). 2.5 Elaboração do Mapa Comparativo, considerando as propostas comerciais apresentadas, contendo a descrição detalhada do objeto, código de serviço (CATSER), valores totais mínimo e médio. Esse documento deverá ser assinado pelo seu elaborador e Diretor do campus / Pró- Reitor. 2.6 Proposta comercial selecionada válida, com a Concordância das condições do Termo de Referência e o integral atendimento do objeto, considerando o tempo necessário para tramitação processual, elaboradas em papel timbrado ou com o carimbo do CNPJ da empresa. 2.7 Após a seleção da proposta mais vantajosa, verificar a regularidade fiscal do fornecedor, em respeito ao art. 29 da Lei nº 8.666/93, bem como a existência de impedimento de licitar, mediante à consulta ao SICAF Caso seja constatado na consulta ao SICAF que o fornecedor apresenta irregularidades quanto às certidões, estas deverão ser comunicadas ao fornecedor, estipulando prazo razoável para a sua regularização. Caso o fornecedor não proceda a regularização, a contratação do mesmo NÃO poderá ser efetivada Caso seja constatado na consulta ao SICAF que o fornecedor possui impedimento de licitar com o IFSP ou com os Órgãos do Governo Federal, este deverá ser desclassificado e comunicado de sua desclassificação Em ambos casos, a Administração deverá realizar pesquisa de preço com mais fornecedores, buscando por aquele que além de apresentar a proposta economicamente mais vantajosa possua cadastro regular no SICAF e CNDT. 2.8 Verificar a regularidade trabalhista do fornecedor, mediante à emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT, ou Positiva com efeitos de Negativa, no site do Tribunal Superior do Trabalho, no link: em respeito ao art. 29, inc. V, da Lei nº 8.666/93.

7 6 *** Caso a certidão emitida do fornecedor seja Certidão POSITIVA de Débitos Trabalhistas, este NÃO deverá ser contratado. Para continuidade processual o campus deverá pesquisar por outra empresa que esteja cadastrada no SICAF e ainda apresente as certidões regulares. 2.9 Alocação de recursos orçamentários ou indicação dos recursos para a cobertura da despesa, conforme orientações da Coordenadoria de Controle Orçamentário CCN / DPL Portaria IFSP n.º 1.003/14, que trata da delegação de competência aos Diretores Gerais dos câmpus do IFSP, quanto aos procedimentos de descentralização Cópia da Portaria MEC n.º 785/12, que trata da celebração de novos contratos administrativos relativos às atividades de custeio Autorização para abertura dos procedimentos licitatórios, assinada pelo Diretor Geral do câmpus ou Pró-Reitor(a) Portaria de substituição da autoridade superior e/ou do ordenador de despesa, quando for o caso Elaboração de Minuta de Contrato, quando necessário Encaminhamento, via SUAP, para a Diretoria de Licitações e contratos - DCC-PRA.

8 7 CONFORME MANUAL DE LICITAÇÕES TRADICIONAIS, OS DOCUMENTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO DEVERÃO SER VIRTUALMENTE ANALISADOS PELAS COORDENADORIAS PERTINENTES, E SOMENTE APÓS AS APROVAÇÕES QUE O PROCESSO FÍSICO SERÁ INSTRUÍDO E ECAMINHADO PARA DCC-PRA, SALVO PARA AS CONTRATAÇÕES DE BAIXO VALOR E SEM CONTRATO. CONTRATAÇÕES DE BAIXO VALOR E SEM CONTRATO Para as contratações de baixo valor (ON nº 46/2014), e sem contrato, após as análises das coordenadorias de Termo de Referência e Contratação Direta, o campus deverá: 1 Imprimir, numerar e rubricar as páginas; 2 Coletar todas as assinaturas pertinentes; 3 Digitalizar todo o conteúdo, inclusive a capa do processo; 4 Disponibilizar o processo digitalizado na nuvem, na pasta específica do campus; 5 Encaminhar para compras@ifsp.edu.br, informando que o processo final está disponível para análise e parecer; 6 Despachar o processo no SUAP, para COD-PRA, certo que o parecer do setor será encaminhado através deste sistema; 7 Após aprovação do setor de compras, imprimir o despacho do SUAP, apensar ao processo e, proceder com as recomendações. *** Portanto, deverá ser contratada a empresa que: Manifestar concordância com o Termo de Referência; Apresentar orçamento de menor valor; Possuir cadastro regular no SICAF; Possuir CNDT negativa ou positiva com efeito negativa, e A proposta apresentada atenda às necessidades da Administração.

9 8 3. DOS PROCEDIMENTOS PARA DIVULGAÇÃO DA CONTRATAÇÃO NO SIASGNET Visando a continuidade dos procedimentos referentes à divulgação da contratação para contratação do serviço, por meio de Dispensa de Licitação, a Administração deverá obedecer, RIGOROSAMENTE, a seguinte sequência: 3.1 Assegurar-se que a análise e o parecer jurídico, quando necessário, emitido pela Procuradoria Regional Federal PRF / RET foram favoráveis à contratação ou atender suas recomendações, quando for o caso, previamente à continuidade da aquisição. 3.2 Verificar se a Proposta Comercial encontra-se válida, atualizando-a caso necessário. 3.3 Verificar a regularidade fiscal e trabalhista do fornecedor (SICAF e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT). Havendo irregularidades, estas deverão ser sanadas previamente à divulgação da contratação. 3.4 Providenciar o número da contratação conforme orientações disponíveis no MANUAL DE LICITAÇÕES TRADICIONAIS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONTRATAÇÕES DIRETA. 3.5 Recomendamos anotar na capa do processo o número referente à contratação (Exemplo: DISP /16). 3.6 Elaborar a AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO, assinado pela Autoridade Competente. 3.7 Verificar se o código de serviço CATSER é compatível com a classificação orçamentária. OBS: Nas contratações de serviços, por meio de Dispensa de Licitação e Inexigibilidade, deve ser selecionado um código de serviço CATSER que seja compatível com a Classificação Contábil, a fim de possibilitar a adequação da divulgação da contratação com as formalidades necessárias para pagamento pelo setor financeiro. Exemplo: Para uma contratação com a Classificação Contábil de código Serviços Gráficos, o código CATSER Gráfico/Formulários Planos, é adequado para a contratação, pois no detalhamento deste notamos que consta a mesma estrutura da Classificação Contábil).

10 9 IMPORTANTE!!! O SERVIDOR DEVERÁ CERTIFICAR QUE ESTÁ EM SUA UASG DE ATUAÇÃO, ANTES DE EFETIVAR A PUBLICAÇÃO. Para isso, consulte o item 8 da ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONTRATAÇÕES DIRETAS. 3.8 Proceder a divulgação da contratação no SIASGnet: conforme orientações constantes no manual Divulgação de Compras Dispensa/Inexigibilidade disponível no caminho: > Gestor de Compras > Publicações > Manuais > SIASGNet > Divulgação de Compras Dispensa / Inexigibilidade. 3.9 Após a divulgação da contratação, anexar ao processo o relatório da publicação da Dispensa de Licitação, conforme caminho: > Acesso aos sistemas > Comprasnet - SIASG > PRODUÇÃO > Perfil: Governo > Login e senha > Serviços do Governo > SIASGnet > Divulgação Compras > Dispensa/Inexigibilidade > Consultar Dispensa/Inexigibilidade Anexar ao processo cópia do Extrato de Dispensa de Licitação, publicado no Diário Oficial da União D.O.U ATENÇÃO!!! - As contratações divulgadas no SIASGnet até as 16h00 são publicadas no D.O.U. no próximo dia útil, as demais serão publicadas no segundo dia útil após a divulgação da dispensa Encaminhar o processo ao setor competente para emissão da nota de empenho e continuidade da contratação. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este manual tem a finalidade de padronizar as aquisições por meio de Dispensa de Licitação de maneira fácil e prática, buscando a descentralização dos procedimentos dessa modalidade de aquisição para a execução do orçamento. As orientações deste manual para a formalização processual e execução dos trâmites para a contratação fica na responsabilidade dos seus executores, e no caso da não observância dos procedimentos, os câmpus estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação. Estamos à disposição para mais esclarecimentos.

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Processo Pró-Reitoria de Administração e Finanças Compra por Inexigibilidade ou Dispensa de Licitação. POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA ADESÃO / CARONA SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Administração Gerência de Compras e Contratos Coordenadoria de Compras 2013 INDÍCE

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO

PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO PROCEDIMENTO PARA CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO 1. Abertura de processo pelo COORDENADOR DO PROJETO, sendo juntados os seguintes documentos: 1.1. Ofício de encaminhamento do projeto, assinado por seu COORDENADOR,

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO nº 18/2015 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC

BOLETIM INFORMATIVO nº 18/2015 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC BOLETIM INFORMATIVO nº 18/2015 DEPARTAMENTO DE CONTRATOS DO IFSC VERIFICAÇÃO DE OCORRÊNCIAS NO SICAF DA CONTRATADA CONSULTA AO SICAF E CNDT 1 Da Previsão legal: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 11 DE OUTUBRO

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: REALIZAR DISPENSA (ARTIGO 24 INCISO II DA LEI 8.666/93) ELABORADO EM: 03/03/2016

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Limite de valor Nº de folha 1 de 6 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO Nº 59.547/2017-DECAMP/SEMED/PMM MODALIDADE: Dispensa de Procedimento Licitatório REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Educação - SEMED OBJETO: Locação do Imóvel pertencente a Sr. Raimundo Felix

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS Orientação Nº 02: CONVÊNIOS COM A FADURPE I. Informações Iniciais I.I Esta orientação abrange os projetos financiados com recursos de instituições públicas que serão executados pela FADURPE através da

Leia mais

UFT Manual para Gestão de Projetos na UFT

UFT Manual para Gestão de Projetos na UFT UFT 2013 Manual para Gestão de Projetos na UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSPRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DIRETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS - CPE Conteúdo GESTÃO DE PROJETOS COM RECURSOS

Leia mais

Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade

Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade Capa do Processo Modalidade; Número sequencial; Objeto a ser contratado ou adquirido; Campus; Número de protocolo. Solicitação de compra Verificar a classificação

Leia mais

DISPENSA DE LICITAÇÃO

DISPENSA DE LICITAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Processo: Secretaria: Empresa: CNPJ: Objeto: LISTA DE VERIFICAÇÕES Justificativa - deverá ser elaborada pela Secretaria Requisitante, a qual identificará a necessidade administrativa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO PPG CHAMADA 01/2017 PPG Manutenção de equipamentos de apoio aos Programas de Pós-Graduação A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), com apoio da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e com Recursos provenientes

Leia mais

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO Via Universitária, s/n. Pitanguinha. Simões Filho - BA CEP: 43.700 000 Tel.: (071) 3396-8400 CNPJ: 10.764.307/0006-27 Inscrição: nº 314.603.001-43 EP MANUAL SINTÉTICO DE PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO INEXIGIBILIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE ROTINAS DOS ADMINISTRATIVOS DA UNIPAMPA BAGÉ/RS REVISÃO: NOVEMBRO / 2011 0 SUMÁRIO 1. CASOS DE

Leia mais

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas CHECK LIST DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA REITORIA Este documento visa orientar a formalização dos processos licitatórios para contratação de obras e serviços de engenharia,

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/14 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ADERIR POR ATA ELABORADO EM: 02/03/2016 REVISADO EM: 23/03/2016 APROVADO

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/ 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS - CAPES PROAP E PNDP 2017 São Paulo, 12 de abril de 2017. Prezado secretário e coordenador de programa de pós-graduação, A Portaria

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO Nº 56982/2017-DEN/SEMED/PMM MODALIDADE: Dispensa de Procedimento Licitatório REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Educação - SEMED OBJETO: Locação do Imóvel pertencente ao Sra. Domingas Rodrigues

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/13 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 02 DE 03 DE ABRIL DE 2012 (Versão Compilada com as alterações e inclusões da /IFTM nº 03/2016) Dispõe sobre procedimentos relativos à formalização, acompanhamento e pagamento

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Adesão a Ata 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

Instrução TÉcnica 03 / SELCC

Instrução TÉcnica 03 / SELCC Instrução TÉcnica 03 / SELCC Informe selcc/proad Colaboradores 1 Dando continuidade as atividades de assessoria a SELCC publica a Instrução Técnica 003/SELCC com foco em trâmites dos contratos administrativos.

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/8 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 Altera a /IFTM n 02, de 03 de abril de 2012. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso das

Leia mais

MANUAL DE LANÇAMENTO DE LICITAÇÕES TRADICIONAIS

MANUAL DE LANÇAMENTO DE LICITAÇÕES TRADICIONAIS 1. INTRODUÇÃO O presente manual tem por objetivo explanar os procedimentos operacionais, passo a passo, para auxiliar o lançamento de licitações tradicionais, modalidade pregão eletrônico, no sistema Comprasgovernamentais

Leia mais

PORTARIA Nº. 010/2018. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais:

PORTARIA Nº. 010/2018. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais: PORTARIA Nº. 010/2018 APROVA A ROTINA DE PROCESSAMENTO DE DESPESA NO ÂMBITO DO CRCSE O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais: Considerando

Leia mais

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folhas 1 de 7 Glossário de Siglas e Termos CCF

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.)

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) I. Informações Iniciais I.I Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019.

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019. DIO/ES de 11/03/2018 ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019. Institui o manual de fluxo dos processos administrativos geradores de despesa para a contratação de obras, serviços e compras da Defensoria

Leia mais

PORTARIA Nº. 02/2013. O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

PORTARIA Nº. 02/2013. O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais; PORTARIA Nº. 02/2013 O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO a necessidade de assegurar o controle e a correta execução

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO EXERCÍCIO 2013 (segunda edição)

PLANO DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO EXERCÍCIO 2013 (segunda edição) 1. OBJETIVO PLANO DE EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO EXERCÍCIO 2013 (segunda edição) O presente documento tem por objetivo orientar os campi/setores da reitoria aos procedimentos de aquisição existentes para a devida

Leia mais

Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Campus São Paulo

Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Campus São Paulo Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Solicitamos especial atenção aos prazos e condições definidos para entrega de pedidos de aquisição de bens e contratações de

Leia mais

Estado da Bahia Câmara Municipal de Vereadores de Correntina

Estado da Bahia Câmara Municipal de Vereadores de Correntina Terça-feira, 02 de Janeiro de 2018 Edição N 380 Caderno I PORTARIA Nº 001/18. De 02 de janeiro de 2018. Nomeia Representante para acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos administrativos desta

Leia mais

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer CGM nº 006/2016 Solicitante: Departamento de Licitação Expediente: Processo Licitatório nº TP010/2015 Modalidade: Tomada de Preço Tratam os autos de

Leia mais

[01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA

[01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA [01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA www.ifrn.edu.br Atualizado em 08/02/2015 1 ÍNDICE 1 [01.03A.] 7 1.1 [01.03A.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS - POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS...

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folha 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CATMAT

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento IT-IPN-0601.03 Revisão 03 Data 08/08/2016 Título CONFORMIDADE DE PROCESSO DE AQUISIÇÃO Classificação OSTENSIVO n o de páginas 05 n o

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Produtos para pesquisa e desenvolvimento PO/PROAD/CMP/06.3 1 de

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA

EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA EDITAL DE AUXÍLIO À PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS EDITAL N 02/2018 APAP - PROPPG - IFPA 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) torna público

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/62 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 04 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS PARACATU do Instituto Federal de

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/17 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CMP

Leia mais

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS A finalidade do processo de aquisição por adesão à ata de registro de preços (ARP) é solicitar a compra de itens de pregões gerenciados por outros órgãos federais. Todavia,

Leia mais

GLOSSÁRIO DE SIGLAS. Pró-Reitoria de Planejamento Institucional. Pró-Reitoria de Administração e Finanças. Superintendência de Gestão Orçamentária

GLOSSÁRIO DE SIGLAS. Pró-Reitoria de Planejamento Institucional. Pró-Reitoria de Administração e Finanças. Superintendência de Gestão Orçamentária Unidade Universidade Federal Rural da Amazônia Pró-Reitoria de Administração e Finanças POP - Procedimento Operacional Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS/CONVÊNIOS FUNDACIONAIS Processo Elaboração

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/61 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 01 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pela Reitoria do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFES UFES 2017 VITÓRIA - ES 2017 1. UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 10 Glossário de Siglas e Termos CATMAT Sistema de

Leia mais

Relação entre UFPR e suas Fundações de Apoio: CONTRATO

Relação entre UFPR e suas Fundações de Apoio: CONTRATO Relação entre UFPR e suas Fundações de Apoio: CONTRATO A parceria com Fundações de Apoio Contrato Tendo em vista as orientações do Ofício Circular 03/2017 da PROPLAN, as parcerias da UFPR com suas Fundações

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 6 Glossário de Termos: AGU Advocacia Geral da União

Leia mais

MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA

MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA VIG: 20.10.2017 1 MÓDULO 8: INAPLICABILIDADE DAS REGRAS DE LICITAÇÃO E DE CONTRATAÇÃO DIRETA CAPÍTULO 2: CONTRATAÇÕES DAS ATIVIDADES FINALÍSTICAS (ART.28, 3º, INCISO I, DA LEI 13.303/16) ANEXO: 1 - Fluxo

Leia mais

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Contratos de Receita / Autorização de Renovação Identificação

Leia mais

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS A finalidade do processo de aquisição por adesão à ata de registro de preços (ARP) é solicitar a compra de itens de pregões gerenciados por outros órgãos federais. Todavia,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS - CAPES PROAP E PNDP 2018 São Paulo, 26 de março de 2018. Prezado secretário e coordenador de programa de pós-graduação, A Portaria

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/61 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 05 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS UBERLÂNDIA do Instituto Federal

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 017/ 2010 Página 1 de 5 SUMÁRIO EXECUTIVO

SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 017/ 2010 Página 1 de 5 SUMÁRIO EXECUTIVO SUMÁRIO EXECUTIVO - RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 017/ 2010 Página 1 de 5 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO AUDITORIA INTERNA SUMÁRIO EXECUTIVO Documento: Relatório de Auditoria EBC nº

Leia mais

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR - 2019 SEI: Iniciar processos Escolha O Tipo: Orçamento E Finanças: Solicitações ou Pagamento a Pessoa Juridica Deverão ser abertos processos diferentes para

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/6 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 02 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos à formalização e pagamento dos contratos firmados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM PARECER JURÍDICO 112/2017 PGM/NR I - LICITAÇÃO: PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 9/2017-025. REGISTRO DE PREÇO. MENOR PREÇO POR ITEM. ANÁLISE JURIDICA PREVIA DO EDITAL E SEUS ANEXOS. AQUISIÇÃO DE VEICULOS TIPO

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo para dada Unidade 1 de 11 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde 1 Quinta-feira Ano VI Nº 2317 Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Fluxos de Processos COGEM. Gestor - Evandro Santos Almeida / Secretário

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CATMAT Sistema de Catalogação

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Acesso à intranet: DTI Emissão de pedido de compra: Diretoria do Campus Caso esteja vinculado a mais do que um centro de custo Local de destino do

Leia mais

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Estabelece procedimentos para liquidação e pagamento no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia. A Pró-Reitora de Planejamento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP. Data de Vigência 06/01/2016 ORGANOGRAMA

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP. Data de Vigência 06/01/2016 ORGANOGRAMA Página 1 de 8 ARQ-GAD: POP ORGANOGRAMA ATRIBUIÇÕES Gerência de Administração 1. Assessorar a Diretoria Geral em assuntos relacionados ao planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação da administração

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/37 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 04 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS PARACATU do Instituto Federal de

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional (pregões para toda UFBA) 1 de 7 Glossário de Termos e Siglas AGU

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Direcionado aos setores administrativos que receberem recursos para acompanhamento da execução de descentralizações Abril/2018

Leia mais

TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO

TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA03/2015 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos

Leia mais

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO MANUAL SINTÉTICO DE PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO Via Universitária, s/n. Pitanguinha. Simões Filho - BA CEP: 43.700 000 Tel.: (071) 3396-8400 CNPJ: 10.764.307/0006-27

Leia mais

Versão I (Março/2014)

Versão I (Março/2014) Versão I (Março/2014) TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS WEB 1ª ETAPA * PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS * AQUISIÇÃO DE BENS ATRAVÉS DA BOLSA ELETRÔNICA DE COMPRAS BEC. Versão I (Março/2014)

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Compra por 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. - Exclusividade 1 de 8 Glossário de Termos e Siglas CATMAT Sistema

Leia mais

Treinamento de compras

Treinamento de compras Treinamento de compras Fonte Programa de Trabalho Programa de Trabalho Resumido Plano Interno Dotação Usuário solicitante CADASTRAR CALENDÁRIO Continuando o processo de compra... Agora a requisição foi

Leia mais

4. Se Prestador de serviço ou fornecedor de bem tipo PESSOA FÍSICA:

4. Se Prestador de serviço ou fornecedor de bem tipo PESSOA FÍSICA: INSTRUÇÃO NORMATIVA PROAD Nº 001/2017 Estabelece novos procedimentos para formalização de processos de Reconhecimentos de Débito para PRESTADORES DE SERVIÇO ou FORNECEDORES DE BENS e OUTROS SEM VÍNCULO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Página 1 de 6 Sumário 1 - ORDEM DA DOCUMENTAÇÃO... 03 2 CHECK LIST... 04 3 PROTOCOLO PROCESSUAL... 04 3.1 NUMERAÇÃO DAS FOLHAS E PEÇAS... 04 3.2 - ENCERRAMENTO DO PROCESSO E ABERTURA DE VOLUME SUBSEQUENTE...

Leia mais

Volume IV. Empenhos MACONFI. Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças. 1ª Edição Janeiro / 2013

Volume IV. Empenhos MACONFI. Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças. 1ª Edição Janeiro / 2013 Volume IV Empenhos MACONFI Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças 1ª Edição Janeiro / 2013 Sumário 1. Conteúdo... 3 2. Despesas não sujeitas a licitação... 3 3. Documentação

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD Define o cronograma anual de compras da UFCSPA para o exercício 2018. O PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/ 1 de 10 Glossário de Termos e Siglas AGU

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/26 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera os anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e I da nº 04, de 14 de maio de 2012 que dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO Florianópolis, 14 de dezembro 2015. Procedimento Operacional Padrão POP: Administração De Compras de Materiais Permanentes por meio Processo Licitatório Pregão Eletrônico 1. Receber os pedidos de compra

Leia mais

MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS.

MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS. Art.24.É dispensável a licitação: MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS. hipóteses de Dispensa previstas no art. 24 da lei 8.666/93: I-para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 08, de 16 de outubro de 2015. Estabelece e regulamenta o Programa de auxílio à apresentação de trabalhos de extensão em eventos, no país e no exterior, por SERVIDORES

Leia mais

UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA. Relatório Final de Auditoria n AUDIN Santa Teresa, 30 de Outubro de 2014.

UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA. Relatório Final de Auditoria n AUDIN Santa Teresa, 30 de Outubro de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SANTA TERESA Rodovia ES-080, Km 21 Bairro São João de Petrópolis 29660-000 Santa Teresa ES 27 3259-7801 UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA Relatório

Leia mais

Rita Barreto Controladora Geral CONISUL Contato: (82) / (82)

Rita Barreto Controladora Geral CONISUL Contato: (82) / (82) Rita Barreto Controladora Geral CONISUL Contato: (82) 3022-2067/ (82)9 9664-0940 ASPECTOS DO CONTROLE INTERNO COMPRAS COMPARTILHADAS L E G I S L A Ç Ã O MUNICÍPIOS X CONSÓRCIO ENTES CONSORCIADOS 1. Lei

Leia mais

PROJETO INTERNACIONAL. PROJETO N o / 20. Distribuição

PROJETO INTERNACIONAL. PROJETO N o / 20. Distribuição PROJETO INTERNACIONAL PROJETO N o / 20 Nome Siape Cargo Lotação Telefone e-mail institucional ASSINATURA DO SERVIDOR: Distribuição PRAZO MÍNIMO PARA TRAMITAÇÃO DO PROJETO: 45 DIAS (Considere a data de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016 Dispõe sobre o fluxo de processos de parcerias no IFSC. A Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Lei 11.892/2008,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2019/PRA/UFPB Regulamenta o Plano Anual

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD SETOR DE GESTÃO DE CONTRATOS Orientação Técnica n.º 003/2015, de 01 de junho de 2015. Assunto: Regulamentação do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ FUNTEF/PR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/ FUNTEF/PR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2018 - FUNTEF/PR Dispõe sobre orientações para solicitação de aquisição e contratação de bens e serviços nacionais com recursos alocados na FUNTEF/PR. Toda a aquisição ou contratação

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇOS CONTRATAÇÕES POR DISPENSA DE LICITAÇÃO (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS/EXECUÇÃO DE OBRAS)

COTAÇÃO ELETRÔNICA DE PREÇOS CONTRATAÇÕES POR DISPENSA DE LICITAÇÃO (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS/EXECUÇÃO DE OBRAS) OBJETIVO Estabelecer parâmetros para equalizar conduta no âmbito da Companhia, visando a legalidade dos atos praticados em contratações por dispensa de licitação por valor, nos termos dos incisos I e II

Leia mais

Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Elaboração e Celebração de. Nº de folhas Acordos de Cooperação

Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Elaboração e Celebração de. Nº de folhas Acordos de Cooperação Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional POP - Procedimento Operacional Padrão ELABORAÇÃO E CELEBRAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Processo

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD O Pró-Reitor de Administração da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga o

Leia mais

ORIENTAÇÃO PRODI/DDRH Nº 01/2018

ORIENTAÇÃO PRODI/DDRH Nº 01/2018 ORIENTAÇÃO PRODI/DDRH Nº 01/2018 Estabelece procedimentos para formalização de Processos Administrativos de Atos de Admissão, conforme recomendação da Controladoria Geral da União Regional de Goiás. Em

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Projetos com Recursos Financeiros a serem Executados por Fundação de Apoio Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento

Leia mais