CURSOS DE MESTRADO FORMAÇÃO DE QUALIDADE RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSOS DE MESTRADO FORMAÇÃO DE QUALIDADE RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE"

Transcrição

1

2

3 CURSOS DE MESTRADO FORMAÇÃO DE QUALIDADE RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE

4 No ano letivo de 2015/, a Escola de Economia e Gestão (EEG) oferece 14 cursos de Mestrado, correspondentes a aproximadamente 550 vagas, nas áreas da Administração Pública, Economia, Gestão e Relações Internacionais. Atualmente, nos Mestrados da EEG, estão inscritos cerca de 800 alunos. A oferta de cursos de Mestrado da EEG reflete quer o crescimento consolidado das suas áreas científicas quer as necessidades demonstradas pelo mercado de trabalho. Os cursos de Mestrado promovem a atualização dos conhecimentos dos que se encontram já no mercado de trabalho e complementam os programas de licenciatura, fornecendo as competências necessárias a uma rápida e bem-sucedida integração no mercado de trabalho por parte dos recém-licenciados. A aposta na formação do seu corpo docente, em universidades europeias e norte-americanas tão diversas como as Universidades de Oxford, Manchester, Nottingham, Warwick, Lancaster, Essex, Cornell, Estocolmo, London School of Economics, Instituto de Tinbergen ou Instituto Europeu de Florença posicionou a EEG num lugar cimeiro na investigação em Portugal, com 3 centros de investigação com a classificação máxima de Excelente. Assim, a oferta de cursos da EEG contempla cursos de Mestrado que permitem prosseguir os estudos de Doutoramento tanto em Portugal como no estrangeiro. Prof. Doutor Manuel J. Rocha Armada Presidente da Escola de Economia e Gestão

5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O mestrado em Administração Pública oferece formação científica avançada no domínio da gestão e das políticas públicas, destinado a licenciados de qualquer área. Responde aos desafios da gestão pública moderna e oferece uma sólida preparação teórica articulada com a prática, nas áreas da inovação e qualidade, gestão de Recursos Humanos, gestão orçamental e análise e avaliação de políticas públicas. Este curso promove o desenvolvimento de competências cruciais para a gestão de organizações públicas e sem fins lucrativos. // Portugal Prof. Doutor Joaquim Filipe Araújo Área(s) de especialização: Gestão Pública e Políticas Públicas; Governo e Administração Local. As especializações só funcionam com o mínimo de 15 alunos inscritos. Numerus clausus: 40 Língua de Instrução: Português É necessário ter conhecimentos de inglês. equivalente legal em Administração Pública, Gestão, Relações Internacionais, Economia, Direito e, em geral, no domínio das Ciências Sociais ou em outro domínio, desde que estes candidatos prestem serviço na Administração Pública. Dois semestres letivos (parte escolar) e um semestre para a elaboração de uma dissertação semanais compreendidas no seguinte horário sexta-feira das 09h00 às 21h00, sábado das 09h00 às 13h00. Valor das propinas: Valor igual à propina do 1º Ciclo/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações CIÊNCIA POLÍTICA O Mestrado em Ciência Politica (MCP) permite o estudo avançado de fenómenos políticos, destinando-se a graduados desta área do saber e de outras ciências sociais que desejem expandir e consolidar competências como peritos na elaboração, monitorização e avaliação de políticas públicas, como agentes de marketing eleitoral, consultores de couching político, analistas de comportamento político e eleitoral, técnicos de sondagens, entre outras funções altamente especializadas, antes da entrada no mercado laboral. O MCP também se destina a todos os licenciados que estando inseridos no mundo profissional, desejam um enriquecimento do perfil científico num contexto de crescente competitividade laboral. // Portugal Prof.ª Doutora Isabel Estrada Carvalhais Área(s) de especialização: Ciência Política equivalente legal em qualquer área das ciências sociais. Numerus clausus: 30 Dois semestres letivos e um semestre para a elaboração de dissertação ou estágio e relatório de estágio. semanais no seguinte horário: das 17h00 às 23h00. Preferencialmente concentradas em dois dias por semana Valor das propinas: Valor igual à propina do 1º Ciclo/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português e Inglês.

6 CONTABILIDADE O mestrado em Contabilidade oferece formação avançada em Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade aos profissionais de topo de empresas privadas ou públicas, nacionais ou internacionais e em ambientes dinâmicos e competitivos. O curso destina-se ainda a recém-licenciados que pretendam ser Técnicos Oficiais de Contas, Revisores Oficiais de Contas, Inspetores Tributários e docentes e investigadores na área. O plano de estudos do primeiro ano procura equilibrar a componente prática com a componente de investigação. Prof.ª Doutora Lídia Oliveira equivalente legal em Contabilidade, Gestão, Economia, Administração Pública e áreas afins. Numerus clausus: 40 Dois semestres letivos (parte escolar) e dois semestre para a elaboração da dissertação, trabalho de projeto ou estágio e elaboração do relatório de estágio. semanais compreendidas no seguinte horário sexta-feira das 14h00 às 21h00, sábado das 9h00 às 13h00. Valor das propinas: euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português É necessário ter conhecimentos de inglês. ECONOMIA O Mestrado em Economia dá continuidade à formação do 1º ciclo em Economia ou Gestão. Oferece uma formação sólida em Economia sem descurar a possibilidade de adquirir conhecimentos em algumas áreas da Gestão. Garante o desenvolvimento das competências necessárias para uma carreira profissional de sucesso num leque diversificado de instituições: grandes empresas, PME s de elevado crescimento, empresas e entidades do setor público, consultoras, banca, Banco de Portugal, entidades reguladoras, autoridade da concorrência e diversas agências e organismos internacionais. Prof.ª Doutora Rosa Branca Esteves equivalente legal em Economia ou Gestão Numerus clausus: 30 Dois semestres letivos (parte curricular) e um semestre para elaboração de dissertação ou estágio e elaboração relatório de estágio. Horário: Regime Diurno. 12 horas letivas semanais compreendidas no seguinte horário segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 ou das 14h00 às 17h00.. Valor das propinas: Valor igual à propina do 1º Ciclo/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português e Inglês.

7 ECONOMIA INDUSTRIAL E DA EMPRESA O Mestrado em Economia Industrial e da Empresa contribui para a formação avançada de profissionais, proporcionando-lhes conhecimentos técnicos e científicos capazes de aumentar as suas competências na análise, interpretação e compreensão do funcionamento dos mercados e das decisões empresariais. Conjuga diferentes áreas do saber e conhecimentos aplicáveis e relevantes para os domínios da economia industrial e da empresa. Prof.ª Doutora Ana Paula Faria equivalente legal em Economia ou Gestão. Outras licenciaturas ou equivalente legal (por exemplo em, Administração Pública, Relações Internacionais, Negócios Internacionais) também serão admissíveis desde que demonstrem uma competência adequada nos domínios da teoria económica. Numerus clausus: 40 Dois semestres letivos (parte curricular) e dois semestres para elaboração de dissertação ou realização de estágio e elaboração do relatório de estágio. Horário: Regime Diurno. 12 horas letivas semanais das 09h00 às 21h00, preferencialmente concentradas em 2 dias da semana.. Valor das propinas: 1250,00 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português ou inglês É necessário ter conhecimentos de inglês. ECONOMIA MONETÁRIA, BANCÁRIA E FINANCEIRA O Mestrado em Economia Monetária Bancária e Financeira oferece formação avançada a licenciados que pretendem melhorar os seus conhecimentos e competências na área bancária e financeira. Os mestrandos aprofundarão a sua compreensão sobre o funcionamento dos mercados monetários, bancários e financeiros e estarão mais aptos a contribuir produtivamente para o setor financeiro da economia. O plano de estudos deste curso inicia-se com formação teórica de base, seguindo-se disciplinas aplicadas à área bancária e financeira e terminando com investigação ou estágio profissional curricular. Prof.ª Doutora Maria João Thompson equivalente legal em Economia, Gestão, Negócios Internacionais, Matemática, Estatística, Administração Pública, Relações Internacionais (Ramo Económicas e Políticas) ou áreas afins. Numerus clausus: 40 Dois semestres letivos (parte curricular) e dois semestres para elaboração de dissertação ou realização de estágio e elaboração do relatório de estágio. Horário: Regime Pós-Laboral. 12 horas letivas semanais compreendidas no seguinte horário: segunda a sexta-feira das 18h00 às 21h00 Valor das propinas: 1250,00 eur/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português É necessário ter conhecimentos de inglês.

8 ECONOMIA SOCIAL O Mestrado em Economia Social posiciona-se no panorama atual da formação pós-graduada num domínio inovador que aborda a natureza social e histórica dos fenómenos económicos. Visa criar e desenvolver competências no domínio da política social, do marketing social e da estratégia de gestão para as organizações do Terceiro Setor, abordando ainda temas de estudo emergentes nomeadamente cidadania, multiculturalidade e inclusão social, turismo e economia informal. Prof. Doutor Paulo Mourão Áreas de especialização: não se aplica equivalente legal em Economia, Administração Pública, Gestão, Sociologia, Psicologia, Educação, Relações Internacionais ou em áreas afins. Numerus clausus: 25 Dois semestres letivos (parte curricular) e um semestre para elaboração e apresentação da dissertação ou trabalho de projeto. semanais compreendidas no seguinte horário: sexta-feira das 09h00 às 21h00, sábado das 09h00 às 13h00 Valor das propinas: 1250 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português É valorizado ter conhecimentos de Inglês. ESTUDOS DE GESTÃO O Mestrado em Estudos de Gestão proporciona formação avançada em Gestão nas suas diversas vertentes. Destina-se a licenciados de qualquer área científica que no desenvolvimento das suas carreiras pretendam adquirir uma formação complementar e desenvolver competências nas áreas de Gestão. Esta formação proporciona aos mestrandos uma visão global da organização e/ou da área de negócio onde exercem atividades, e auxiliá-los-á no desempenho de funções diretivas ou de gestão e coordenação. Prof. Doutor José António Crispim Condições de Admissão: Licenciatura ou equivalente legal Numerus clausus: 45 Dois semestres letivos e um semestre para a elaboração da dissertação ou trabalho de projeto. semanais compreendidas no seguinte horário: sexta-feira das 09h00 às 21h00, sábado das 09h00 às 13h00 Valor das propinas: 1750,00 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português. É essencial ter conhecimentos de Inglês, oral e escrito

9 FINANÇAS//FINANCE The Master Programme in Finance is designed for those who wish to acquire and deepen their knowledge and training in various domains of finance. Based on the more recent and theoretical structures of finance, this programme extends and enhances professional competencies, combining the latest developments in finance theory with the analysis of complex real cases. Hence, it aims at develop highly qualified professionals in the evaluation of investments (real and financial assets), financial institutions management, mergers, acquisitions, corporate governance and assessment, international finance, finance derivatives and risk management, volatility characterisation and forecasting, behavioural finance, including strong incentives to a first approach to scientific research in these areas. The instruction language of the programme is English. The completion of the programme awards an MSc. In Finance Venue: University of Minho, Campus de Gualtar, Braga Head of the Programme: Prof. Maria do Céu Cortez Admission: Undergraduate degree programme or equivalent, preferably in the areas of management, economics, sciences and engineering. Numerus Clausus: 40 Duration and structure of the Programme: Two semester long coursework and one semester long dissertation or project. Timetable: twelve-hour corsework per week in daytime regime. offered on Monday, Tuesday and Friday at: 14h00 17h00 Academic Calendar: from September 2015 to July. Tuition Fees: 1750,00 euros/year, phased out in six instalments. Language of instruction: english Note: Students may choose to realise the Master Programme in a partial-time regime. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Mestrado em Gestão de Recursos Humanos estimula a compreensão dos desenvolvimentos teóricos e análise crítica das questões de Gestão de Recursos Humanos em contextos organizacionais. Favorece a resolução de problemas de gestão de recursos humanos, permitindo aos seus gestores a conversão em agentes de mudança e de reforço do desempenho e do bem-estar organizacional. Permite ainda integrar conhecimentos e lidar com questões complexas, aperfeiçoando capacidades de comunicação. Prof.ª Doutora Regina Leite Área(s) de especialização: não se aplica Condições de Admissão: Licenciatura ou equivalente legal Numerus clausus: 45 Dois semestres letivos (parte curricular) e um semestre para a elaboração da dissertação ou trabalho de projeto. semanais compreendidas no seguinte horário: sexta-feira das 09h00 às 21h00, sábado das 09h00 às 13h00 Valor das propinas: 1750 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português É necessário ter conhecimentos de inglês.

10 GESTÃO DE UNIDADES DE SAÚDE A introdução de novos modelos e instrumentos de gestão empresarial nas instituições de saúde visa incutir maior flexibilidade, eficiência e rigor no funcionamento do sector. O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pretende dotar os profissionais de saúde de competências abrangentes na área de Gestão, que lhes permita uma intervenção prática e eficaz no contexto das organizações da saúde, sejam elas públicas ou privadas. Prof. Doutor Nelson Areal Condições de Admissão: Licenciatura ou equivalente legal Numerus clausus: 40 Dois semestres letivos (parte curricular) e um semestre para elaboração de dissertação ou trabalho de projeto. semanais compreendidas no seguinte horário: sexta-feira das 09h00 às 21h00, sábado das 09h00 às 13h00 Valor das propinas: 1750,00 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português É essencial ter conhecimentos de Inglês, oral e escrito Obs.: Os alunos podem requerer a realização do mestrado em regime de tempo MARKETING E ESTRATÉGIA O Mestrado em Marketing e Estratégia evidencia os grandes temas e desafios da gestão do marketing e da estratégia em contextos dinâmicos e globais. O marketing e a estratégia desempenham um papel fundamental na definição da filosofia, linha de atuação e prática organizacional. Neste mestrado, o marketing e a estratégia são abordados como plataformas geradoras de valor e competitividade. Prof. Doutor Vasco Eiriz Condições de Admissão: Licenciatura ou equivalente legal. Numerus clausus: 45 Dois semestres letivos e um semestre para a elaboração da dissertação. Horário: Regime Diurno. Horário:12 horas letivas semanais das 09h00 às 21h00, preferencialmente concentradas em dois dias da semana.. Valor das propinas: 1750,00 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português e, pontualmente, inglês. É necessário ter conhecimentos de inglês.

11 NEGÓCIOS INTERNACIONAIS O público-alvo do mestrado em Negócios Internacionais são os jovens licenciados que desenvolvem ou pretendem desenvolver a sua carreira profissional em empresas ou entidades com operações internacionais. O programa tem como finalidade última transmitir conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados internacionais e sobre os principais aspetos da gestão operacional e estratégica dos negócios internacionais. Prof. Doutor Manuel Herédia Caldeira cabral equivalente legal em Economia, Administração Pública, Gestão, Sociologia, Psicologia, Educação, Relações Internacionais ou em áreas afins. Numerus clausus: 30 Dois semestres letivos (parte curricular) e dois semestres para elaboração de dissertação/estágio+relatório. semanais concentradas à sexta-feira das 09h00 às 21h00 e ao sábado das 09h00 às 13h00 e/ou outro dia da semana das 18h00 às 21h00. Valor das propinas: 1750,00 euros/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português e Inglês. RELAÇÕES INTERNACIONAIS O Mestrado em Relações Internacionais é um programa de formação avançada no domínio das Relações Internacionais e das problemáticas de agenda mundial. Proporciona o desenvolvimento especializado de competências intelectuais e técnicas em áreas específicas, tais como Negociação Internacional, Diplomacia, Integração, Geopolítica, Segurança, Estratégia, Direitos Humanos e Cidadania Prof.ª Doutora Sandra Fernandes Área(s) de especialização: não se aplica equivalente legal Numerus clausus: 40 Dois semestres letivos (parte curricular) e dois semestres para a elaboração de dissertação ou relatório de estágio. semanais compreendidas no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 17h00 às 23h00.Preferencialmente concentradas em dois dias por semana. Valor das propinas: Valor igual à propina do 1º Ciclo/ano Forma de pagamento: Faseado em 6 prestações Língua de Instrução: Português. É necessário ter conhecimentos avançados de inglês.

12 POLÍTICAS COMUNITÁRIAS E COOPERAÇÃO TERRITORIAL* Parceria entre a (EEG e ICS) e a Universidade de Vigo * no ano lectivo 2015/ o mestrado irá funcionar no Instituto de Ciências Sociais da O 2º Ciclo de Estudos em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial é um mestrado oficial reconhecido no Espaço Europeu do Ensino Superior, em cotutela entre a e a Universidade de Vigo. O Mestrado oferece um plano de estudos interdisciplinar destinado a alunos interessados em aprofundar os seus conhecimentos teóricos e práticos no domínio das políticas públicas comunitárias. Com o apoio do Centro Europeu de Excelência Transfronteiriço, este curso interuniversitário internacional promove a mobilidade docente, no primeiro semestre (unidades curriculares obrigatórias), e discente, no segundo semestre (unidades curriculares opcionais). Os seus destinatários são licenciados de qualquer área do conhecimento, trabalhadores da administração pública (central/regional/ local), de empresas privadas ou do 3º Setor e profissionais com formação universitária que, no exercício da sua atividade, desejem completar a sua formação inicial, especializarem-se e/ou adquirirem uma formação pós-graduada sobre políticas da União Europeia e cooperação territorial. : u.c. obrigatórias, 1º semestre; u.c. opcionais, 2 º semestre Campus da Universidade de Vigo: unidades curriculares opcionais, 2º semestre Direcção do curso Prof. Doutª Ana Paula Marques Condições de Admissão: Licenciatura ou equivalente legal em qualquer área científica. Numerus clausus: 20 Três semestres, dois dos quais letivos e um dedicado a estágio numa instituição/empresa, ou trabalho de projeto inserido numa investigação coletiva enquadrada pela Universidade do Minho. Nos dois casos, o estágio ou o trabalho de projeto dá origem à redação de um relatório a ser discutido em sessão pública perante um júri. Horário: 8 horas letivas semanais compreendidas no seguinte horário: 1º semestre: quinta-feira: das 18h00 às 22h00, sexta-feira das 18h00 às 22h00 e sábado das 9h00 às 13h00 2º semestre: Unidades Curriculares Opcionais () das 18h00 às 22h00 (dia da semana a definir) Unidades Curriculares Opcionais (Universidade de Vigo das 15h30 às 19h30 (dia da semana a definir) Valor das propinas: 1250,00 euros/ano Língua de Instrução: Português e Espanhol.

13

14

Licenciaturas. Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo

Licenciaturas. Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo Licenciaturas Organização e Gestão Hoteleira Gestão de Empresas Turismo L I C E N C I A T U R A O R G A N I Z A Ç Ã O E G E S T Ã O H O T E L E I R A O B J E T I V O Formar profissionais competentes para

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação Intercultural Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de 2015

Leia mais

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014

MBA Negócios Internacionais. Edital 1ª Edição 2013-2014 MBA Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é um curso de pós-graduação desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais

Leia mais

Curso de Especialização em Sociologia Mobilidades e Identidades

Curso de Especialização em Sociologia Mobilidades e Identidades Curso de Especialização em Sociologia Mobilidades e Identidades Objectivos O Curso de Especialização em Sociologia Mobilidades e Identidades pretende fornecer aos futuros profissionais da área da Sociologia

Leia mais

Sistemas de Suporte à Decisão

Sistemas de Suporte à Decisão Pós-graduação Sistemas de Suporte à Decisão 1ª edição 2008/2009 Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Pós-graduação em Sistemas de Suporte à Decisão Mensagem da Directora do DICT O DICT está certo

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Administração Educacional Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa julho de

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. MBA em Negócios Internacionais Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação MBA em Negócios Internacionais Edital 1ª Edição 2012-2013 1 Enquadramento O MBA em Negócios Internacionais é

Leia mais

Caracterização dos cursos de licenciatura

Caracterização dos cursos de licenciatura Caracterização dos cursos de licenciatura 1. Identificação do ciclo de estudos em funcionamento Os cursos de 1º ciclo actualmente em funcionamento de cuja reorganização resultam os novos cursos submetidos

Leia mais

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança)

Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente e Segurança) 1 - Apresentação Grau Académico: Mestre Duração do curso: : 2 anos lectivos/ 4 semestres Número de créditos, segundo o Sistema

Leia mais

Master in Management for Human Resources Professionals

Master in Management for Human Resources Professionals Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com: Master in Management for Human Resources Professionals Em colaboração com APG Um dos principais objectivos da Associação Portuguesa

Leia mais

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA ESPECIAL 2006/2007 (De 10 de Setembro a 19 de Setembro de 2007) Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CALENDÁRIO DE EXAMES DA ÉPOCA ESPECIAL 2006/2007 (De 10 de Setembro a 19 de Setembro de 2007) Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Licenciatura em Administração Pública Licenciatura em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DATA 1º ANO Hora 2º ANO Hora 3º ANO Hora 4º ANO Hora Seg. 10/09 Direito Administrativo I Gestão Financeira Gestão Financeira

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição

Pós-Graduação. Mercados Internacionais e Diplomacia Económica. 1ª Edição Pós-Graduação Mercados Internacionais e Diplomacia Económica 1ª Edição 2011/2012 Mercados Internacionais e Diplomacia Económica Coordenação Científica Prof. Doutor Joaquim Ramos Silva Prof. Doutor Manuel

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Curso de Especialização

Curso de Especialização Curso de Especialização em GESTÃO AUTÁRQUICA OBJETIVO O Curso de Especialização em Gestão Autárquica visa proporcionar uma formação avançada no domínio do planeamento estratégico, da estruturação e desenvolvimento

Leia mais

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos Apresentação do curso O Curso de Especialização Direito das Empresas para Executivos (CEDEE) visa satisfazer a necessidade existente no mercado dos gestores e executivos das empresas conhecerem o direito

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL INTERNACIONAL E DIPLOMACIA ECONÓMICA Gestão Empresarial Internacional e Diplomacia Económica International Management and Economic Diplomacy 2 O aumento das exportações

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Relações Internacionais

Relações Internacionais Curso de Graduação Bacharelado em Relações Internacionais O curso de Relações Internacionais está enquadrado no campo da ciência Humana e social, onde estuda-se em profundidade as políticas Internacionais

Leia mais

Plano de Atividades 2015

Plano de Atividades 2015 Plano de Atividades 2015 Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho 1. Missão Gerar, difundir e aplicar conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e áreas afins, assente na liberdade de pensamento,

Leia mais

MBA - Executivo. Edital 2ª Edição 2013-2014

MBA - Executivo. Edital 2ª Edição 2013-2014 MBA - Executivo Edital 2ª Edição 2013-2014 Sines, Junho de 2013 Enquadramento e Objectivos O MBA Executivo é uma realização da Escola Superior de Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Setúbal

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: História da Educação (Regime a Distância) Edição Instituto de Educação da Universidade de

Leia mais

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação O Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) é um estabelecimento de ensino superior dirigido preferencialmente às necessidades de todo o Setor Financeiro.

Leia mais

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES

ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES ISAL INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E LÍNGUAS PLANO DE ATIVIDADES 2015 2 Formar gestores e quadros técnicos superiores, preparados científica e tecnicamente para o exercício de funções na empresa

Leia mais

Plano de Actividades do CEA para 2006

Plano de Actividades do CEA para 2006 Plano de Actividades do CEA para 2006 A Direcção do CEA propõe-se preparar as condições para atingir diferentes objectivos e procurar apoios para a sua realização. 1. Objectivos Prioritários 1.1 Redesenhar

Leia mais

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão Departamento de Gestão Licenciatura em Gestão Novo Plano de Estudos versão de 21 de Março de 2002 Meio Envolvente Licenciados em Gestão: capacidade de decisão e aprendizagem e flexibilidade Actual plano

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO NOME DO CURSO: Curso de Administração TÍTULO: Bacharel em Administração TURNO: Diurno e Noturno CARGA HORÁRIA: 3.300 horas aula NÚMERO DE VAGAS: 200 Anuais COORDENADOR:

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO

REGULAMENTO ESPECIFICO DO CURSO DE MESTRADO EM DESPORTO 2009 REGULAMENTO Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior MESTRADO EM DESPORTO REGULAMENTO Artigo 1º Natureza e âmbito de aplicação 1. O curso pretende atingir os objectivos apresentados

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01746 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Coimbra

Leia mais

MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA

MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION E MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA Angra do Heroísmo 2007 1 MBA MASTER BUSINESS ADMINISTRATION MBAH MASTER EM GESTÃO HOTELEIRA E TURISTICA Objectivos dos dois

Leia mais

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2 DENOMINAÇÃO: PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: PORTARIA DE RECONHECIMENTO: REGIME ESCOLAR: NÚMERO DE VAGAS ANUAIS: TURNOS DE FUNCIONAMENTO: NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA:

Leia mais

Versão 006 20-mar-15

Versão 006 20-mar-15 Versão 006 20-mar-15 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU A Sustentare Escola de Negócios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos e práticas

Leia mais

LEADERSHIP & MANAGEMENT

LEADERSHIP & MANAGEMENT 4ª edição PÓS-GRADUAÇÃO LEADERSHIP & MANAGEMENT 2013/14 4ª edição Coordenação Científica Prof. Doutor José Manuel Veríssimo Prof.ª Dr.ª Teresa Passos Natureza do curso e perfil da formação O curso de Pós-Graduação

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão Logística Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão Logística Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento Tem vindo a ser reconhecida, por políticas governamentais

Leia mais

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ROLL DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Linguagem e Interpretação de Texto 80 Contabilidade I 80 Economia 80 Matemática 80 Teoria Geral da Administração

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma novidade da oferta formativa da ESTG, para o

Leia mais

OFERTA FORMATIVA BRAGA

OFERTA FORMATIVA BRAGA 20 OFERTA FORMATIVA BRAGA Rua Diogo Botelho, 127 416-005 Porto T. +51 226 196 260 F. +51 226 196 259 www.catolicabs.porto.ucp.pt Campus Camões 4710-62 Braga T. +51 25 206 100 F. +51 25 206 10 www.braga.ucp.pt

Leia mais

Contabilidade e Fiscalidade

Contabilidade e Fiscalidade www. indeg. iscte-iul. pt ARTICULA OS PRINCIPAIS TEMAS DE RELEVÂNCIA ATUAL E FUTURA NA ÁREA DA ATRAVÉS DE UMA ESTRUTURA PROGRAMÁTICA SÓLIDA E ABRANGENTE NA ÁREA CIENTÍFICA DA CONTABILIDADE Contabilidade

Leia mais

GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIPLOMA CONFERIDO: BACHAREL NÚMERO DE VAGAS: 100 VAGAS ANUAIS NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: 50 alunos

Leia mais

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. 15ª Edição. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância

Guia de Curso. Administração e Gestão Educacional. Mestrado em. 15ª Edição. Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta Sede R. da Escola Politécnica, 147 1269-001 Lisboa Campus do Taguspark Av. J. Delors, Edifício Inovação I 2740-122 Porto Salvo, Oeiras Coordenadora: Guia de Curso Lídia Grave-Resendes

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1

PÓS-GRADUAÇÃO ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. 2013/2014 GESTÃO EMPRESARIAL WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL 2013/2014 ENTRA NUM NÍVEL SUPERIOR. WWW.IDEFE.PT PÁG. 1 GESTÃO EMPRESARIAL 4ª EDIÇÃO COORDENAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2009 PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Índice Introdução 1 Recursos Humanos afectos ao PSE... 3 1.1 Caracterização...

Leia mais

Curso de Técnico Comercial Bancário

Curso de Técnico Comercial Bancário Curso de Técnico Comercial Bancário Este curso é integralmente financiado pelo Estado Português e Fundo Social Europeu não tendo quaisquer custos para os participantes. OBJECTIVOS Os Cursos de Aprendizagem

Leia mais

1 INFORMAÇÕES SOBRE O TITULAR DA QUALIFICAÇÃO. 1.1 Apelido(s): xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 1.3 Data de nascimento (ano/mês/dia): xxxxxxx

1 INFORMAÇÕES SOBRE O TITULAR DA QUALIFICAÇÃO. 1.1 Apelido(s): xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. 1.3 Data de nascimento (ano/mês/dia): xxxxxxx SUPLEMENTO AO DIPLOMA Este Suplemento ao Diploma segue o modelo elaborado pela Comissão Europeia, pelo Conselho da Europa e pela UNESCO/CEPES. A finalidade deste Suplemento é fornecer dados independentes

Leia mais

1911 2011 A caminho do Centenário

1911 2011 A caminho do Centenário 1911 2011 A caminho do Centenário Licenciaturas ISEG 1º Ciclo de Bolonha ISEG: Uma Escola de referência. O ISEG forma Economistas e Gestores com espírito de liderança e inovação assente numa sólida capacidade

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

Estudos em Direito. 2º Ciclo Mestrado. Apresentação. Ano Lectivo 2010 2011

Estudos em Direito. 2º Ciclo Mestrado. Apresentação. Ano Lectivo 2010 2011 Estudos em Direito 2º Ciclo Mestrado Ano Lectivo 2010 2011 Apresentação O 2º Ciclo de Estudos em Direito tem a designação internacional corrente de Master. Com a oferta do seu Programa de Mestrados 2º

Leia mais

CET. Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial

CET. Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial CET Cursos de Especialização Tecnológica Gestão Administrativa de Recursos Humanos Secretariado de Direção e Comunicação Empresarial Técnicas de Turismo Ambiental Gestão Comercial GESTÃO ADMINISTRATIVA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLO DE GESTÃO E FISCALIDADE PARA PME S CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO E INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Angra do Heroísmo 2010/2011 1 Objectivos Este curso de pós-graduação

Leia mais

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA MÓDULO III Bolsas e Estágios Bolsas e Estágios Bolsas Acção Social do Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Instituto

Leia mais

I - Proposta do Programa

I - Proposta do Programa Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior SERVIÇO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE 04 Ano Base 01_02_03 SERVIÇO SOCIAL / ECONOMIA DOMÉSTICA CAPES Período de Avaliação: 01-02-03 Área

Leia mais

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação

gestão 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Natureza do curso e perfil da formação 6ª EDIÇão PÓS-GRADUAÇÃO gestão EMPRESARIAL 2014/15 6ª EDIÇão Coordenação Científica Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof.ª Doutora Carla Curado Prof. Doutor Pedro Verga Matos Natureza do curso e perfil

Leia mais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais

O Social pela Governança. Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais O Social pela Governança Mestrados Profissionalizantes Planos Curriculares Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais ÍNDICE CONTABILIDADE, FISCALIDADE E FINANÇAS EMPRESARIAIS... 3 OBJECTIVOS...

Leia mais

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei

Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Assunto: Candidatura a eventual vaga no Aldeamento Pedras del Rei Tavira, 17 de Julho de 2012 Exmo/a Sr/a do Departamento de Recursos Humanos Acabo de me Licenciar no curso de Gestão, na Escola Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Faculdade de Ciências Sociais e Humanas REGULAMENTO DO 2º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Artigo 1º Natureza O presente regulamento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS 2015-2016 2 PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS COORDENAÇÃO Prof. Doutor Paulo Lopes Henriques Prof. Doutor Sérgio

Leia mais

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universitas, Crl A.1.a. Descrição

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (Resumido) FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Curso de Administração reconhecido pelo Decreto Federal nº 78.951, publicado no D.O.U. de 16-12-1976 Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H.

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H. -TURNO DIURNO COMPOSIÇÃO CURRICULAR Seriado Semestral I SEMESTRE 360 HORAS 201101 Contabilidade Básica I 60 Básico 201102 Economia I 60 Básico 201103 Matemática Aplicada a Administração 60 Básico 201104

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Banca, Seguros e Mercados Financeiros Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Banca, Seguros e Mercados Financeiros Edital 2ª Edição 2011 1 Enquadramento A Escola Superior

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS 1.ª Edição 2011-2012 Nos termos do disposto no artigo 8.º, n.º 1, a), do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, aprovado

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa GESTÃO EDUCACIONAL INTEGRADA: Oferecendo 04 Habilitações: supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão Educacional

Leia mais

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto

Estratégia Empresarial. Capítulo 4 Missão e Objectivos. João Pedro Couto Estratégia Empresarial Capítulo 4 Missão e Objectivos João Pedro Couto ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Pensamento Estratégico Análise do Meio Envolvente Análise da Empresa Análise Estratégica Missão, Objectivos

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS SOBRE O CURSO O administrador é um profissional com um mercado vasto, pois é um generalista por natureza e pode trabalhar nas mais diversas áreas. O profissional

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Ana Teresa Bernardo Guia RUA CENTRO REPUBLICANO, 70 2º ESQ 2300 359 TOMAR, PORTUGAL Telefone 966 166 243 Correio

Leia mais

ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS

ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS ENCONTRO DA COMISSÃO SECTORIAL PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CS/11 ANÁLISE SWOT DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS OPORTUNIDADES, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO GT2 - Ensino Superior

Leia mais

Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso

Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso W o r k s h o p Como Ofertar Serviços Profissionais para Empresas e Instituições e Desenvolver Alianças de Sucesso Gerando mais Receita e Lucratividade A Arte de combinar Marketing com Vendas e Estruturar

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

31956 Monografia II 31926

31956 Monografia II 31926 Currículo Novo 2006/01 Duração: 182 créditos 2.730h, acrescidas de 270h de atividades complementares, totalizando 3.000h 31544 Teoria das Organizações I - 31554 Matemática I - 31564 Teoria das Organizações

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 OBJETIVOS DO CURSO OBJETIVO GERAL SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: DIREITO MISSÃO DO CURSO Desenvolver um ensino que propicie sólida formação ao aluno, constante aprimoramento docente e atualização curricular periódica.

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Missão A principal missão do Curso de Relações Internacionais é formar, a partir de pesquisa e desenvolvimento pedagógico próprios, mediante

Leia mais

Pós-graduação em. Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais

Pós-graduação em. Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais 1 Duração O curso de pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais tem uma duração global de 204 horas, com uma

Leia mais

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau

Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares. Artigo 1.º Grau Pós-Graduação em Arte Contemporânea Normas regulamentares Artigo 1.º Grau A Escola Superior Artística do Porto confere a Pós-Graduação em Arte Contemporânea Artigo 2.º Objectivos do curso 1. A Pós-Graduação

Leia mais

Experiências Pré-Profissionais. Na Direção Regional de Educação. Conceito de Experiências Pré-Profissionais

Experiências Pré-Profissionais. Na Direção Regional de Educação. Conceito de Experiências Pré-Profissionais Na Direção Regional de Educação As equipas de educação especial da Direcção Regional de Educação (DRE) atendem uma população variada, com diferentes problemáticas que determinam a necessidade de diferenciar

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Regulamento do 2.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Educação pela Arte Artigo 1.º Objectivos Os objectivos dos cursos de mestrado (2.º ciclo), da Escola Superior de Educação João de Deus

Leia mais

Pós-graduação Gestão da Sustentabilidade do Edificado. Edital 1ª Edição 2012-2013

Pós-graduação Gestão da Sustentabilidade do Edificado. Edital 1ª Edição 2012-2013 Pós-graduação Gestão da Sustentabilidade do Edificado Edital 1ª Edição 2012-2013 Barreiro, Maio de 2012 ENQUADRAMENTO A Pós-Graduação em Gestão da Sustentabilidade do Edificado (PGGSE) é uma realização

Leia mais

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10

Data 17/05/2012 Revisão 00 Código R.EM.DE.10 Artigo 1º Objectivo e âmbito O Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Coordenação de Unidades de Saúde, adiante designado por curso, integra a organização, estrutura curricular e regras de funcionamento

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

MBA Master Business Administration

MBA Master Business Administration MBA Master Business Administration Objectivos O Master pretende complementar os conhecimentos teóricos e práticos de gestão em geral, proporcionando informação sobre as técnicas de gestão e de apoio à

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.672 DE 06 DE MARÇO DE 2008 Homologa o Parecer nº 013/2008-CEG que aprova o Projeto Político

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

MARKETING RELACIONAL. Como Transformar a Fidelização de Clientes numa Vantagem Competitiva? Regime b-learning. mestrado 2012 > 2013

MARKETING RELACIONAL. Como Transformar a Fidelização de Clientes numa Vantagem Competitiva? Regime b-learning. mestrado 2012 > 2013 2012 > 2013 mestrado MARKETING RELACIONAL Regime b-learning escola superior de tecnologia e gestão instituto politécnico de leiria Como Transformar a Fidelização de Clientes numa Vantagem Competitiva?

Leia mais

apresentação corporativa

apresentação corporativa apresentação corporativa 2 Índice 1. Apresentação da BBS a) A empresa b) Evolução c) Valores d) Missão e Visão 2. Áreas de Negócio a) Estrutura de Serviços b) Accounting/Tax/Reporting c) Management & Consulting

Leia mais

Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro Licenciatura (1º Ciclo) em Engenharia do Ambiente: Duração: 3 anos Grau: Licenciatura Director de Curso: Prof.ª Doutora Ana Isabel Couto Miranda Objectivos: A Licenciatura em Engenharia

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais