O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS"

Transcrição

1 O DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero

2 Estudo de Caso 01 Segurado (homem de 65 anos de idade completos em 2016) contribuiu durante 13 anos e 06 meses para o RGPS e recebeu auxílio-acidente por 03 anos (período em que não contribuiu). Pretende lhe seja concedida a aposentadoria por idade pelo INSS. Pergunta-se: a. O segurado possui direito à concessão do benefício? b. Em caso de ingresso de ação judicial, é necessário o prévio ingresso na via administrativa? c. É possível a cumulação da aposentadoria com o auxílio-acidente?

3 Estudo de Caso 02 José, segurado empregado do RGPS, trabalhou em exposição à benzeno durante 23 anos. Ainda quando trabalhava nessas condições, afastou-se em auxíliodoença (B31). O benefício por incapacidade foi cessado após 03 anos de sua concessão, depois da realização de perícia médica pelo INSS (operação pente-fino), que concluiu pela inexistência de incapacidade para o trabalho. O segurado pretende lhe seja concedida a aposentadoria especial. Analise o caso.

4 Estudo de Caso 03 Segurado (empregado), casado há 03 anos, com 05 anos de tempo de contribuição, preso após 11 meses de desemprego. Último salário-de-contribuição de R$ 2.000,00. Sua esposa, hoje com 45 anos de idade, requer ao INSS a concessão de auxílio-reclusão, pedido este que é indeferido, sob a alegação de que o valor do último salário-de-contribuição (11 meses atrás) seria superior ao valor-limite de R$ 1.319,18, na forma da Portaria Interministerial MF nº 1/2018 e do art. 80, da Lei 8.213/91. Analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução.

5 Estudo de Caso 04 Segurado aposentou-se por tempo de contribuição (Tc = 35 anos; DIB = ; Data do 1º pagamento = ), com 53 anos de idade. Sua aposentadoria foi calculada com aplicação do fator previdenciário 0,68. Conforme PPP emitido em janeiro de 2015, antes de se aposentar, o Segurado trabalhou em exposição à fungos, vírus e bactérias, de modo habitual e permanente durante exatos 25 anos. Quando do requerimento de concessão da aposentadoria não fora apresentado qualquer documento comprobatório da atividade mencionada.

6 Estudo de Caso 04 O segurado ingressou com ação visando o reconhecimento do seu direito à aposentadoria especial, em detrimento da aposentadoria por tempo de contribuição já concedida. A especialidade do tempo trabalhado, não havia sido analisada no Processo Administrativo, tendo em vista que o trabalhador não apresentou PPP ao INSS. Este documento foi apresentado no processo judicial, tão somente.

7 Estudo de Caso 04 A ação tramitou pela Justiça Federal comum e foi julgada improcedente sob o argumento de que o direito do autor à revisão do ato concessório de sua aposentadoria, já haveria decaído, na forma do art. 103, da Lei 8.213/91. Analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução, inclusive no que diz respeito ao recurso cabível contra a sentença e o seu prazo de interposição.

8 Estudo de Caso 05 Aposentadoria por tempo de contribuição (Mulher; Tc = 30 anos; DIB = ; Data do 1º pagamento = ). Não há trabalho após a jubilação. Em outubro de 2018, em uma de suas auditorias periódicas, o INSS observou que computou equivocadamente 06 meses de tempo de contribuição da beneficiária, concluindo, com razão, que no momento de sua aposentadoria a segurada não teria direito ao benefício.

9 Estudo de Caso 05 A decisão administrativa definitiva, tomada a após a apresentação de Defesa e Recursos Administrativos pela segurada, foi pelo cancelamento do benefício e devolução dos valores recebidos indevidamente nos últimos 05 anos. O benefício foi efetivamente cancelado. Analise o caso, apontando a saída técnica para a sua solução.

10 Estudo de Caso 06 Segurado ingressou com ação judicial para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, requerendo o reconhecimento de tempo rural trabalhado dos 12 aos 14 anos de idade (02 anos). Considerando este período, somaria 35 anos de tempo de contribuição. No entanto, não apresentou início de prova material. Por este motivo, a ação foi julgada improcedente em 1º e 2º graus de jurisdição, sendo o processo extinto com resolução de mérito, segundo ambas as decisões.

11 Estudo de Caso 06 Como advogado previdenciarista, analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução, inclusive no que diz respeito ao recurso cabível contra o acórdão proferido pelo Tribunal Regional Federal com o intuito de reformar o que restou decidido -, o seu prazo e o prequestionamento da matéria objeto do recurso.

12 Estudo de Caso 07 Segurado requereu a concessão de aposentadoria ao INSS em abril de 2015, quando possuía 60 anos de idade, sendolhe deferida a aposentadoria por tempo de contribuição, com exatos 35 anos. Desses 35 anos de contribuição, 25 foram trabalhados na mesma empresa, B. Energia Ltda., em exposição à eletricidade acima de 250 Volts. Outros 04 anos foram trabalhados na empresa A. Ltda., sem exposição à agentes nocivos. O INSS reconheceu 15 anos trabalhados pelo segurado na empresa B. Energia Ltda. como especiais.

13 Estudo de Caso 07 Este tempo especial foi convertido em comum (período trabalhado até Decreto 2.172/97). O período laborado posteriormente a esta data (10 anos até ), nas mesmas condições de trabalho, não foi reconhecido como especial pela Autarquia Previdenciária, sob o argumento de que após a edição do Decreto 2.172/97 a eletricidade deixou de ser considerada agente nocivo para fins de caracterização do tempo como especial, posto que não mais presente nas listagens de agentes nocivos dos Decretos regulamentadores.

14 Estudo de Caso 07 Analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução.

15 Estudo de Caso 08 Ação judicial proposta perante a Justiça Estadual, requerendo o restabelecimento do auxílio-doença acidentário. A tutela antecipada foi deferida liminarmente. A perícia médica judicial concluiu, entretanto, pela capacidade da autora para o trabalho. A ação foi julgada improcedente em 1º grau, sendo revogada a tutela anteriormente deferida.

16 Estudo de Caso 08 Diante deste cenário, pergunta-se: a. Qual o recurso cabível contra a decisão interlocutória que defere ou indefere tutela antecipada? Qual o seu prazo? b. Mantida a decisão de improcedência, com trânsito em julgado, o INSS poderá obter a restituição dos valores pagos à título de auxílio-doença, em face da concessão da tutela antecipada?

17 Estudo de Caso 09 Empregada doméstica pretende seja reconhecido como tempo de contribuição o período que fora registrado em CTPS, entretanto sem o recolhimento das contribuições previdenciárias, para fins de aposentadoria. Como advogado previdenciarista, analise o caso, apontando a saída técnica para a sua solução.

18 Estudo de Caso 10 Segurado aposentado por idade, após 05 anos de benefício, torna-se inválido, absolutamente dependente da supervisão de terceiros. Pergunta-se: teria direito ao acréscimo de 25%, conhecido como complemento de acompanhante, previsto no art. 45, da Lei 8.213/91? Como advogado previdenciarista, analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução.

19 Estudo de Caso 11 Segurado aposentado (B42), aos 56 anos de idade, com 35 anos de contribuição reconhecidos pelo INSS. DIB fixada em Fator previdenciário de 0,72. Quando da análise do processo administrativo de concessão da aposentadoria é possível constatar que o INSS deixou de reconhecer como especiais, 10 anos trabalhados pelo segurado em exposição à ruído de 92 db (prova: PPP e LTCAT), sob a argumentação de utilização de EPI eficaz. Analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução PRÁTICA.

20 Estudo de Caso 12 Segurado, com 60 anos de idade, ensino fundamental incompleto, trabalhador braçal, portador de hérnia discal L4- L5 L5-S1, requer, em ação judicial, a concessão de aposentadoria por invalidez com pedido subsidiário de restabelecimento de auxílio-doença. O laudo pericial concluiu pela incapacidade parcial e temporária do segurado, razão pela qual a ação foi julgada procedente para restabelecimento do auxílio-doença em 1º grau de jurisdição (JEF). Analise o caso apontando a saída técnica para a sua solução.

21 Estudo de Caso 13 Menor sob guarda tem pedido administrativo de concessão de pensão por morte indeferido pelo INSS sob o argumento de que não é considerado dependente para fins previdenciários, na forma do art. 16, da Lei 8.213/91 (DER: ; óbito: ). Como advogado previdenciarista, analise o caso, apontando a saída técnica para a sua solução.

22 Estudo de Caso 14 Ação judicial com pedido de concessão da aposentadoria por invalidez julgada improcedente sob o fundamento de que da análise do conjunto probatório restou constatada apenas a incapacidade parcial e temporária para o trabalho, o que daria ensejo a concessão do auxílio-doença, benefício não requerido na ação. Analise o caso, apontando a saída técnica para a sua solução.

23 Estudo de Caso 15 Pensionista do INSS, na qualidade filho menor de 21 anos de idade, consulta o advogado previdenciarista no sentido da possibilidade de prorrogação do pagamento da pensão por morte até os 24 anos ou término do ensino superior, tendo em vista ser universitário. Analise o caso.

24 Operação Pente Fino Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. Jim Rohn

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS)

O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS) 1 O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ (ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS) Professor Rodrigo Sodero Advogado. Professor de Direito Previdenciário de pós-graduação e cursos de extensão. Coordenador

Leia mais

ESTUDO DE CASOS PRÁTICOS RECURSOS NO JEF

ESTUDO DE CASOS PRÁTICOS RECURSOS NO JEF ESTUDO DE CASOS PRÁTICOS RECURSOS NO JEF Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Rodrigo Sodero II e Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Estudo de Caso 01 Segurado aposentou-se

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS

DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS DIREITO PREVIDENCIÁRIO EM ESTUDOS DE CASOS PRÁTICOS Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Estudo de Caso 01 Segurado (homem de 65 anos de idade

Leia mais

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico

Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico Benefícios por Incapacidade do RGPS e o Novo Cenário Jurídico 1 Revisão: Benefícios Por Incapacidade: * Medida Provisória 739 permite a execução das revisões e, agora, os segurados poderão ser convocados

Leia mais

Benefícios por incapacidade

Benefícios por incapacidade Benefícios por incapacidade Professor Rodrigo Sodero Facebook: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Prof. Rodrigo Sodero Advogado Previdenciarista. Coordenador e

Leia mais

Incapacidade parcial e permanente para o trabalho, decorrente de acidente; Acidente de qualquer natureza; ou doença equipara a doença do trabalho;

Incapacidade parcial e permanente para o trabalho, decorrente de acidente; Acidente de qualquer natureza; ou doença equipara a doença do trabalho; RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 12 DE NOVEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS AUXÍLIO ACIDENTE Incapacidade parcial e permanente para o trabalho, decorrente de acidente;

Leia mais

] = 0,524. Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário

] = 0,524. Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário Exemplo de cálculo do Fator Previdenciário Maria Marta, 47 anos de idade, contribui para a previdência desde os 17 anos de idade, contando com 30 anos de contribuição. Sua expectativa de sobrevida, de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE EDUCACIONAL AULA INAUGURAL: ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA NA ATUALIDADE Professor Rodrigo Sodero Facebook: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero Instagram:

Leia mais

Salário maternidade para homem

Salário maternidade para homem Salário maternidade para homem Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de

Leia mais

Auxílio-reclusão. Normas relacionadas à pensão por morte: são aplicáveis ao auxílio-reclusão.

Auxílio-reclusão. Normas relacionadas à pensão por morte: são aplicáveis ao auxílio-reclusão. Fundamentação: artigo 201, inciso IV, da CF, art. 80 da Lei 8.213/91, art. 116 e 119, do Decreto 3.048/99, art. 381 a 395, da IN INSS/PRES 77/2015. Definição: É o benefício previdenciário devido aos dependentes

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Auxílio Doença Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - AUXÍLIO-DOENÇA - Art. 59 a 63 da Lei 8.213/91 - Art. 71 a 80 do Decreto 3.048/99 - AUXÍLIO-DOENÇA - O benefício

Leia mais

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade?

Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Qual a carência exigida? Que benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade? Aposentadoria Aposentadoria por idade Quem tem direito? Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais

Leia mais

A incapacidade é total e permanente, e permanente não pra vida toda, e sim indeterminado.

A incapacidade é total e permanente, e permanente não pra vida toda, e sim indeterminado. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 05 DE NOVEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO RGPS Aposentadoria por invalidez BENEFICIÁRIOS Segurados de todas as categorias Obrigações

Leia mais

Estudos de casos práticos: Pensão por morte e benefícios à família. Prof. Rodrigo Sodero

Estudos de casos práticos: Pensão por morte e benefícios à família. Prof. Rodrigo Sodero Estudos de casos práticos: Pensão por morte e benefícios à família Prof. Rodrigo Sodero Estudo de caso 01 Dependente requer a pensão por morte decorrente do óbito do segurado falecido em 08.11.2018, desempregado

Leia mais

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade.

Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Advocacia previdenciária: temas em destaque no Direito Previdenciário na atualidade. Legislação Básica: * Lei 8.212/91 * Lei 8.213/91 * Decreto 3.048/99 * IN 77/2015 MP 871/19 A MP 871/19 altera diversos

Leia mais

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum;

Artigo 109: ou será julgada pela Justiça Federal comum e JEF, ou será julgada pela Justiça Comum; RESUMO DA AULA 20 DE MARÇO 2019 PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIO PROF. RODRIGO SODERO COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA Fundamentação legal artigo 109 da CF/88. Duas possibilidades: Artigo 109: ou

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero De início,

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO Informativo Concity Concity Pessoal - 2018 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Principais requisitos: Regra 85/95 progressiva Não

Leia mais

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS

APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS APOSENTADORIA: MANUAL BÁSICO AOS CIDADÃOS 1 NOTA DA AUTORA A presente cartilha se destina a população em geral, com a finalidade de informar/orientar de forma sucinta através de uma linguagem de fácil

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Esclareça todas as suas dúvidas!

Esclareça todas as suas dúvidas! Esclareça todas as suas dúvidas! Queridos amigos, Estamos felizes por concluir a nossa terceira cartilha sobre benefícios previdenciários. Falaremos sobre o papel da Previdência Social, quem são os segurados,

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Benefícios em espécies Aposentadoria por Invalidez Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo Jurisprudência: PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 20 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Vanessa M. Tocantins. Aula 20

Curso/Disciplina: Direito Previdenciário Aula: 20 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Vanessa M. Tocantins. Aula 20 Página1 Curso/Disciplina: Direito Previdenciário - 2016 Aula: 20 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Vanessa M. Tocantins Aula 20 RESOLUÇÃO DA LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE

Leia mais

Sendo assim, saiba quais são os tipos de aposentadoria e quais as condições que o trabalhador deve observar para cada um deles:

Sendo assim, saiba quais são os tipos de aposentadoria e quais as condições que o trabalhador deve observar para cada um deles: O trabalhador brasileiro pode ter acesso à aposentadoria de várias formas, dependendo das condições de saúde, idade, tempo em que o empregado trabalhou com carteira assinada, bem como se o cidadão trabalhou

Leia mais

AUXÍLIO-DOENÇA. Prof. DANILO CÉSAR SIVIERO RIPOLI

AUXÍLIO-DOENÇA. Prof. DANILO CÉSAR SIVIERO RIPOLI AUXÍLIO-DOENÇA Prof. DANILO CÉSAR SIVIERO RIPOLI Lei nº. 8.213/91, art. 59 à 63 e RPS, art. 71 à 80. Contingência: incapacidade temporária do segurado para o seu trabalho habitual. Porém, somente será

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios Previdenciários Professor Hugo Goes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Previdenciário BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PRESTAÇÕES DO RGPS Benefícios Serviços PRESTAÇÕES

Leia mais

ACÓRDÃO. Rio de Janeiro, 29 de setembro de Des. Fed. MESSOD AZULAY NETO. Relator

ACÓRDÃO. Rio de Janeiro, 29 de setembro de Des. Fed. MESSOD AZULAY NETO. Relator Nº CNJ : 000393-79.206.4.02.9999 (206.99.99.00393-5) EMENTA PREVIDENCIÁRIO. APOSENTADORIA POR IDADE. ADICIONAL DE 25%. ARTIGO 45 DA LEI 8.23/99. NÃO CABIMENTO. ADICIONAL EXCLUSIVO À APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

Leia mais

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS

Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS Continuação do estudo dos benefícios em espécie do RGPS 3. Aposentadoria por idade (art. 48 da lei n. 8213/91): Vem a concretizar a proteção social contra a velhice, nos termos da Constituição Federal

Leia mais

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129).

Aposentadoria do segurado; Morte do segurado; Emissão de certidão de tempo de contribuição (RPS, art. 129). DCB BENEFÍCIO Data da cessação do benefício Recuperação da capacidade (art. 60); Retorno à atividade (art. 60, 6º e 7º); Transformação em aposentadoria por Auxílio invalidez (art. 62, parágrafo único);

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO PROCESSO Nº: 0800286-13.2014.4.05.8201 - APELAÇÃO APELANTE: VICENTE SEBASTIAO DE LIMA ADVOGADO: MARCOS ANTONIO INACIO DA SILVA APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários

Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários Convenção Coletiva de Trabalho 2009 Sinpro/RS e Sinepe/RS Direitos Previdenciários 1. APOSENTADORIA NO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 1.1 Aposentadoria por Invalidez Para os professores cuja incapacidade

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Benefícios Incapacitantes Auxílio-doença, Auxílio-acidente e Aposentadoria por Invalidez Índice Auxílio-doença Auxílio-acidente Aposentadoria por Invalidez 3 4 6 Autor Benny Willian

Leia mais

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários

Previdência social LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA. Os beneficiários 1 Previdência social Conceito Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios

Leia mais

AUXÍLIO ACIDENTE. COMPETENCIA benefício pago benefício a pagar diferença

AUXÍLIO ACIDENTE. COMPETENCIA benefício pago benefício a pagar diferença AUXÍLIO ACIDENTE DA RMI Para a devida caracterização da competência judiciária da presente Ação, bem como para a atribuição do valor da causa, é necessário que se faça análise do valor do benefício a que

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Bom dia, hoje trago um modelo de petição de pensão por morte e, razão da morte do filho com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal

Leia mais

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios:

AULA Existem cinco perguntas para qualquer tipo de benefícios: Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Direito Previdenciário / Aula 07 Professora: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 07 1 CONTEÚDO DA AULA: RGPS (continuação). Auxílio

Leia mais

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014 ADRIANA MENEZES https://www.facebook.com/profadrianamenezes?ref_type=bookmark site: www.adrianamenezes.com QUADROS RESUMOS DE S MP 664/2014 AUXÍLIO DOENÇA REQUISITOS CARÊNCIA SALÁRIO DE SB RENDA MENSAL

Leia mais

PENSÃO POR MORTE. Professor: Rodrigo Sodero. FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III.

PENSÃO POR MORTE. Professor: Rodrigo Sodero. FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III. PENSÃO POR MORTE Professor: Rodrigo Sodero FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Pensão por morte - Fundamentação Fundamentação: Art. 201, inciso

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES A pensão por morte extingue-se para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, pela emancipação ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência

Leia mais

01 Q21351 Direito Previdenciário Seguridade Social. 02 Q21354 Direito Previdenciário Seguridade Social

01 Q21351 Direito Previdenciário Seguridade Social. 02 Q21354 Direito Previdenciário Seguridade Social 01 Q21351 Direito Previdenciário Seguridade BETA Acerca da seguridade social no Brasil, de suas características, contribuições e atuação, julgue os itens a seguir. Em que pesem os inúmeros avanços alcançados

Leia mais

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS PELO INSS E MINISTÉRIO DO TRABALHO. APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Principais requisitos Regra 86/96 progressiva Não há idade mínima Soma da idade + tempo de contribuição

Leia mais

RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO

RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO RECURSO HIERÁRQUICO PROCESSO N. 0000211-41.2014.8.19.0810 RECORRENTE: MÔNICA BLÓRIS NABUCO, T.A.J. RELATOR: DES. MARCUS BASÍLIO RECURSO ADMINISTRATIVO HIERÁRQUICO. SERVIDORA APOSENTADA POR INVALIDEZ COM

Leia mais

Competência da justiça estadual, para julgar ações que envolvem acidente do trabalho, incluindo o individual: STJ, CC /DF

Competência da justiça estadual, para julgar ações que envolvem acidente do trabalho, incluindo o individual: STJ, CC /DF RESUMO DA AULA 25 DE MARÇO 2019 PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PROF. RODRIGO SODERO COMPETÊNCIA EM MATÉRIA PREVIDENCIÁRIA ACIDENTE DE TRABALHO DE CONTRIBUINTE INDIVIDUAL: Competência da justiça estadual,

Leia mais

Benefícios por incapacidade no RGPS

Benefícios por incapacidade no RGPS Benefícios por incapacidade no RGPS Continuação... AUXÍLIO-ACIDENTE BENEFICIÁRIOS: Não é devido a todos os segurados. É devido ao empregado, empregado doméstico (entra no rol com a LC 150/2015), trabalhador

Leia mais

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016

PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PORTARIA Nº. 152, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 Determina que o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleça prazo para a recuperação da capacidade para o trabalho de segurado do Regime Geral de Previdência

Leia mais

PORTARIA 258 PGF, DE (DO-U DE )

PORTARIA 258 PGF, DE (DO-U DE ) PORTARIA 258 PGF, DE 13-4-2016 (DO-U DE 26-4-2016) O Ato em referência orienta a atuação dos órgãos de execução da PGF Procuradoria- Geral Federal em relação aos processos que tratem da concessão ou restabelecimento

Leia mais

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br

CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL. Crédito da imagem: brasil.gov.br CURSO ONLINE: PREVIDÊNCIA SOCIAL Crédito da imagem: brasil.gov.br O QUE É E PARA QUE SERVE A PREVIDÊNCIA SOCIAL A Previdência Social é um seguro solidário que objetiva promover o bem estar social, e cobre

Leia mais

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios

Sumário. Abreviaturas. PARTE I A Previdência Social e seus benefícios Sumário Abreviaturas PARTE I A Previdência Social e seus benefícios 1. O Regime Geral de Previdência Social 1.1. A Constituição de 1988 e a Seguridade Social 1.2. Princípios do Direito Previdenciário 2.

Leia mais

Benefícios por incapacidade no RGPS

Benefícios por incapacidade no RGPS Benefícios por incapacidade no RGPS Continuação... AUXÍLIO-DOENÇA Alta Programada: Em 09.08.2005 tivemos uma alteração na legislação e o INSS passou a adotar a alta programada (programa data certa). Passou

Leia mais

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade.

A partir de que momento começa a contar o benefício? Para o segurado empregado, é a contar do 16.º dia do afastamento da atividade. É possível a concessão de aposentadoria por invalidez havendo moléstia preexistente? Retornamos a resposta do questionamento anterior, ou seja, o INSS submete o segurado à pericia, justamente para constatar

Leia mais

SALÁRIO- MATERNIDADE

SALÁRIO- MATERNIDADE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Artigo 7º, XVIII c/c Artigo 201, II, ambos da CF Artigo 71 a 73, da Lei 8213/91 Artigo 93 a 103 do Decreto 3048/99 Artigo 340 a 358, IN 77 CONCEITO O salário-maternidade é o benefício

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 2 a Vara Federal de Niterói

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Rio de Janeiro 2 a Vara Federal de Niterói 77 PROCESSO: 0107650-80.2013.4.02.5102 AUTOR: MARCELO SILVA DE ANDRADE REU: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS SENTENÇA tipo A I O requerimento administrativo é de 17/12/2012 e foi processado como

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Salário-de-contribuição Prof. Bruno Valente Salário-de-contribuição Lei nº 8.212/91 Art. 28 Lei nº 8.213/91 Art. 32 Decreto nº 3.048/99 Art. 34 e 214, 1º Salário-de-contribuição

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONTROLE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONTROLE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS AUDITORIAS E INSPEÇÕES REALIZADAS PELO TCM-CE ATOS DE ADMISSÃO DE PESSOAL, S E PENSÕES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 71 O controle externo, a cargo do Congresso

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO MUNICÍPIO DE RIO CLARO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO O QUE É O IPRC? O Instituto de Previdência do Município de Rio Claro IPRC nasceu em 20 de setembro de 2007, através da Lei Complementar Municipal 023/2007. É uma Autarquia Municipal

Leia mais

RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI. Processo nº

RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI. Processo nº RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI Processo nº 0001210.42.2011.5.01.0004 O processo tramita na 4º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, foi distribuído em 23/09/2011, marcada audiência, esta foi

Leia mais

COMO FICOU COMO ERA. Exigência de prova contemporânea; Nos casos de dependente menor de 16 anos, não havia prazo para

COMO FICOU COMO ERA. Exigência de prova contemporânea; Nos casos de dependente menor de 16 anos, não havia prazo para Auxílio-Reclusão COMO ERA COMO FICOU Era isento de carência; Fazia jus em regime fechado ou semi-aberto; Era compatível com salário maternidade, pensão por morte e auxílio-doença; O cálculo para aferição

Leia mais

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável).

1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). 1. Qualidade do que é previdente. 2. Previsão do futuro; conjectura (inferir ou deduzir que algo é provável). A Previdência Social é um seguro público que tem como função garantir que as fontes de renda

Leia mais

Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL

Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL Direito Previdenciário - aulas 13 e 14 Profa. Soraya Santos PLANO DE BENEFÍCIOS DA PREVIDENCIA SOCIAL SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO Art. 31 do Decreto 3.048/99 CONCEITO: é o valor básico utilizado para cálculo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro APELAÇÃO / REEXAME NECESSÁRIO (APELREEX) Nº 17028/SE (0000855-62.2010.4.05.8500) APELANTE : INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL REPTE : PROCURADORIA REPRESENTANTE DA ENTIDADE APELADO : ALOIZIO DOS

Leia mais

TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS TUTELA ANTECIPADA NAS AÇÕES PREVIDENCIÁRIAS Professor: Rodrigo Sodero Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero TUTELAS PROVISÓRIAS NO CPC Novo CPC: tutelas

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL 66 SISTEMA PREVIDENCIÁRIO DO BRASIL No Brasil, há benefícios devidos ao segurado e àqueles que dependem do segurado. Para ter direito aos benefícios, é preciso estar inscrito no INSS e manter suas contribuições

Leia mais

Sumário. Abreviaturas... PARTE I A Previdência Social e seus benefícios

Sumário. Abreviaturas... PARTE I A Previdência Social e seus benefícios Sumário Abreviaturas... XIX PARTE I A Previdência Social e seus benefícios 1. O Regime Geral de Previdência Social 1.1. A Constituição de 1988 e a Seguridade Social 1.2. Princípios do Direito Previdenciário

Leia mais

Pensão por Morte. Prof. Danilo Ripoli

Pensão por Morte. Prof. Danilo Ripoli Pensão por Morte Prof. Danilo Ripoli Definição: A pensão por morte é o benefício da previdência social devido aos dependentes do segurado em função da morte deste. Será devido ao conjunto de dependentes

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012)

Cód. barras: STJ (2012) Cód. barras: STJ00095904 (2012) SÚMARIO 1 Introdução..,.. "...,...,...,...,...,...,...,... ", 23 2 Conceito.. ".. ".. ".. """,,,..,,..,,.. "" ".. ".. ".. ",...,""'" """""" """.. ", 31 2,1 O Que é Acidente""""..."""""...

Leia mais

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS

Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Cálculo da Renda Mensal Inicial - RGPS Continuação... Salário família tem valor fixo e o salário maternidade tem forma de cálculo próprio. Todos os demais benefícios possuem a mesma forma de cálculo. Passo

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO A

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO A JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº200870500208531/PR RELATOR : Juiz Federal Leonardo Castanho Mendes RECORRENTE : Roberto Osvaldo Heil RECORRIDO : INSS VOTO DIVERGENTE Trata-se de recurso do autor

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 1. ABRANGÊNCIA DO RGPS... 17 2. COBERTURA... 18 3. LEGISLAÇÃO DE REGÊNCIA... 19 4. ADMINISTRAÇÃO... 19 5.

Leia mais

REGRAS DE APOSENTADORIAS

REGRAS DE APOSENTADORIAS REGRAS DE APOSENTADORIAS Cartilha elaborada para reunião com professores da E.M. Barão do Rio Branco - Vianópolis - 02/Agosto/2014 O IPREMB O IPREMB é uma autarquia que operacionaliza e administra o Regime

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 1. Noções iniciais e definição do salário de contribuição... 15 2. Limites do salário de contribuição... 16

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

A lei 9528/97 retirou proteção previdenciária do menor sob guarda. Artigo 33, par. 3º do ECA o menor sob guarda merece a mesma condição do filho;

A lei 9528/97 retirou proteção previdenciária do menor sob guarda. Artigo 33, par. 3º do ECA o menor sob guarda merece a mesma condição do filho; RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 21 DE NOVEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO PENSÃO POR MORTE DEPENDENTES DE 1ª CLASSE MENOR SOB GUARDA A lei 9528/97 retirou proteção previdenciária do menor sob guarda.

Leia mais

Rio de Janeiro, 19 de novembro de ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA Juiz Federal Convocado EMENTA ACÓRDÃO

Rio de Janeiro, 19 de novembro de ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA Juiz Federal Convocado EMENTA ACÓRDÃO Apelação Cível/Reexame Necessário - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0129378-89.2014.4.02.5120 (2014.51.20.129378-7) RELATOR : Desembargador Federal PAULO ESPIRITO

Leia mais

Evento Anual. RendaPrevi: O Segredo do Mercado Inexplorado. Professor Elias Evangelista

Evento Anual. RendaPrevi: O Segredo do Mercado Inexplorado. Professor Elias Evangelista Evento Anual RendaPrevi: O Segredo do Mercado Inexplorado Professor Elias Evangelista NO FINAL DESTE TREINAMENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE: 1. Aprender como ingressar nesta nova profissão 2. Saber quais espécies

Leia mais

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor)

(o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 17 DE SETEMBRO DE 2018 PROF. RODRIGO SODERO BENEFICIÁRIOS DO RGPS (o que está entre parênteses refere-se a algum tema fora o material ou opinião do professor) MANUTENÇÃO

Leia mais

As previdenciaristas Legale, em 08/03/2019. Por Gisele Paiva

As previdenciaristas Legale, em 08/03/2019. Por Gisele Paiva As previdenciaristas Legale, em 08/03/2019 Por Gisele Paiva A judicialização JUDICIALIZAÇÃO dos benefícios DOS BENFICIOS dos trabalhadores DOS TRABALHADORES rurais após a RURAIS APÓS MP 871/19 A MP 871/19

Leia mais

E não é porque recebe adicional de periculosidade que tem direito a aposentadoria especial.

E não é porque recebe adicional de periculosidade que tem direito a aposentadoria especial. RESUMO DA AULA PÓS PREVIDENCIÁRIO 47 24 DE OUTUBRO DE 2018 PROF. ADRIANE BRAMANTE APOSENTADORIA ESPECIAL Para o frentista, o agente de exposição é o BENZENO. No ambiente há a evaporação dos agentes; no

Leia mais

AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS

AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS MARCOS VICHIESI AUXÍLIO- RECLUSÃO PARA ADVOGADOS CRIMINALISTAS O auxílio-reclusão é praticamente um tema inexplorado no Direito. Não existe uma súmula da TNU tratando sobre o assunto e só foi encontrado

Leia mais

UNIFORMIZAÇÃO DAS DECISÕES DAS TURMAS RECURSAIS DOS (JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS)

UNIFORMIZAÇÃO DAS DECISÕES DAS TURMAS RECURSAIS DOS (JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS) UNIFORMIZAÇÃO DAS DECISÕES DAS TURMAS RECURSAIS DOS (JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS) SÚMULA 1 A conversão dos benefícios previdenciários em URV, em março/94, obedece às disposições do art. 20, incisos I e

Leia mais

Enunciados da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNUJEFs)

Enunciados da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNUJEFs) Enunciados da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNUJEFs) SÚMULA 41 A circunstância de um dos integrantes do núcleo familiar desempenhar atividade urbana não implica, por

Leia mais

CESSAÇÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E PAGAMENTO DO SALDO RESIDUAL CONSEQUÊNCIAS

CESSAÇÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E PAGAMENTO DO SALDO RESIDUAL CONSEQUÊNCIAS CESSAÇÃO DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E PAGAMENTO DO SALDO RESIDUAL CONSEQUÊNCIAS ANDRÉ LUIZ MORO BITTENCOURT Com a nova sistemática do pente fina determinada pelo governo federal, mais especificamente

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Parte 2 Prof. Bruno Valente Requisitos: 3) Tempo mínimo de contribuição do instituidor; Se o óbito do segurado decorrer de acidente de qualquer natureza ou

Leia mais

DICAS DE NOVEMBRO / 2014

DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICA 01 O segurado especial é o único segurado da previdência social que poderá ter sua inscrição feita após sua morte. DICA 02 O benefício de prestação continuada da Assistência

Leia mais

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na

A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na A reforma da Previdência (PEC 287/16), em discussão na Câmara dos Deputados, teve muitas alterações no substitutivo aprovado na comissão e, na quarta-feira (9). Para conhecer o parecer do relator, deputado

Leia mais

Previdencia e Perícia Medicina do Trabalho. Regime Previdenciário

Previdencia e Perícia Medicina do Trabalho. Regime Previdenciário Previdencia e Perícia Medicina do Trabalho Regime Previdenciário Auxilio-Doença Benefício concedido ao segurado temporariamente incapaz ao trabalho, Carteira assinada: os primeiros 15 dias são pagos pelo

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Dicas importantes para um melhor benefício www.ndmadvogados.com.br Índice Introdução Aposentadoria: 4 dicas para evitar prejuízos financeiros Aposentadoria Especial: 3 dicas para

Leia mais

Esclarecimentos referentes a Lei , de 18 de junho de 2019, fruto da conversão da Medida Provisória n.º 871, de 18 de janeiro de 2019.

Esclarecimentos referentes a Lei , de 18 de junho de 2019, fruto da conversão da Medida Provisória n.º 871, de 18 de janeiro de 2019. Brasil, 19 de junho de 2019 Esclarecimentos referentes a Lei 13.846, de 18 de junho de 2019, fruto da conversão da Medida Provisória n.º 871, de 18 de janeiro de 2019. Prezados alunos do curso formação

Leia mais

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global

MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global MODIFICAÇÕES DA ÚLTIMA PROPOSTA APRESENTADA PELO GOVERNO emenda aglutinativa global Não será exigida idade mínima para pessoas com deficiência, mais será exigida CONTRIBUIÇÃO, 35 anos de contribuição (deficiência

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 7.147.160,89 7.072.068,73 7.147.160,89 7.072.068,73 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 2.973.418,55 6.640.726,86 2.973.418,55 6.640.726,86 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 3.007.804,12 2.972.803,61 3.007.804,12 2.972.803,61 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 1.135.148,28 1.279.579,38 1.135.148,28 1.279.579,38 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 1.199.194,22 1.201.592,11 1.199.194,22 1.201.592,11 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 2.372.258,49 8.032,85 2.372.258,49 8.032,85 b) Aos servidores afastados

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 1.132.208,47 1.139.519,22 1.132.208,47 1.139.519,22 b) Aos servidores

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 7.188.772,91 7.052.625,42 7.188.772,91 7.052.625,42 b) Aos servidores

Leia mais

PENSÃO POR MORTE. Professor: Rodrigo Sodero. FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III.

PENSÃO POR MORTE. Professor: Rodrigo Sodero. FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III. PENSÃO POR MORTE Professor: Rodrigo Sodero FANPAGE/Facebook: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Pensão por morte - Fundamentação Fundamentação: Art. 201, inciso

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia PENTE FINO DO INSS Lei 13.457/17 Regulamenta as regras das perícias para manutenção dos benefícios

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR 1 - BASES DE CÁLCULO DAS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS, RELATIVAS ÀS FOLHAS DO ENTE 1.1 - Do ENTE ("patronal"), relativa: a) Aos servidores 2.848.560,22 2.884.865,73 2.848.560,22 2.884.865,73 b) Aos servidores

Leia mais