E BEM-ESTAR TAMBÉM. exercícios para fazer com SEM ESTRESSE MELHOR IDADE DE VERDADE GESTANTE FELIZ

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1 O GRANDE guia de PILATES E BEM-ESTAR 40 exercícios para fazer com bola, no solo e nos aparelhos MELHOR IDADE DE VERDADE Conheça o segredo para ganhar mais vitalidade e ainda evitar quedas GESTANTE FELIZ 10 motivos para eleger o pilates na gravidez e garantir mais saúde ao bebê e mais: SEM ESTRESSE Saiba por que o método é usado para combater a ansiedade e a depressão TAMBÉM PARA HOMENS A dobradinha pilates e musculação garante um treino mais eficaz EFEITOS PARA A POSTURA, OS GRUPOS MUSCULARES TRABALHADOS E O USO TERAPÊUTICO EM HOSPITAIS

2 Outras modalidades Pilates Foto: divulgação/andréa Melo na água É possível unir os benefícios do esporte aquático ao método tradicional de Joseph Pilates 70

3 Uma boa notícia para quem gosta de praticar exercícios físicos na água: o método de Joseph Pilates também chegou às piscinas. O water pilates mescla rolamentos, mobilizações e exercícios do Mat tradicional dentro da água, define Andréa Melo, autora do livro Método Pilates na Água (Editora Phorte) e coordenadora do JF Pilates Studio Andréa Melo, de Juiz de Fora (MG). A especialista explica que a individualidade prevalece nas aulas, mesmo quando a modalidade é ministrada para pequenos grupos. O professor está o tempo todo dentro da água para corrigir e auxiliar os alunos, afirma Andréa, que destaca a união dos benefícios de um esporte praticado no meio aquático, como a perda de peso, o efeito massageador e a melhora na circulação periférica, aliado aos benefícios proporcionados pelo método de Joseph Pilates, ou seja, maior consciência corporal, alinhamento da postura, desbloqueio da respiração e reequilíbrio das cadeias musculares e osteoarticulares. Reabilitação na água Luiz Augusto Rino Siqueira Silva e Rosana Barbosa Alves Siqueira, fisioterapeutas e sócios da Fisio Aquática, de Goiânia (GO), adaptaram inúmeros exercícios do método de Joseph Pilates para o meio aquático, utilizando acessórios como alças de pé, alças de mão, alças de borda com velcro, molas longas e curtas, faixas elásticas e o magic circle (anel pilates). Por lá, a modalidade também é usada na reabilitação e indicada para pacientes com doenças ortopédicas, reumatológicas, pós-operatórios em geral, gestantes e pós-parturientes. É importante reforçar que o water pilates pode ser realizado como forma de reabilitação física apenas por fisioterapeutas, profissionais que estão habilitados para trabalhos com diagnósticos, avaliação e reabilitação física, principalmente para problemas severos de movimentos, como fibromialgia (síndrome dolorosa não inflamatória), artrose (degeneração da cartilagem articular), artrite (inflamação das articulações), mal de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC) de grau moderado e leve, esclerose múltipla, lombalgia (dor na região lombar) e cervicalgia (dor cervical), hérnia de disco, degenerações discais específicas e entorses de tornozelo e joelho. Ainda é indicado no pós-operatório em geral, pós-fratura consolidada, para escoliose (deformidade vertebral), hiperlordose (alteração postural) e cifose (curvatura da coluna para frente), explica a fisioterapeuta Rosana Siqueira. Cuidados importantes Andréa Melo recomenda alguns cuidados na execução do water pilates. Como é uma atividade individualizada, podemos escolher melhor os exercícios de acordo com cada aluno. Por exemplo, pessoas que estejam fazendo radioterapia ou quimioterapia deverão aguardar o tratamento terminar, pois o nosso corpo absorve os produtos químicos que são adicionados à água da piscina. O ideal é que esses alunos passem por uma avaliação e anamnese criteriosa e que todos os profissionais envolvidos no seu tratamento troquem opiniões antes de iniciar a atividade, alerta. É importante reforçar que o water pilates pode ser realizado como forma de reabilitação física apenas por fisioterapeutas, profissionais que estão habilitados para trabalhos com diagnósticos, avaliação e reabilitação física, principalmente para problemas severos de movimentos Rosana Siqueira 71

4 Outras modalidades Benefícios para praticantes Aumento da resistência física Alongamento e maior controle corporal Correção postural Aumento da flexibilidade Melhora da coordenação motora Maior mobilidade das articulações Fortalecimento dos músculos do core (centro) e músculos estabilizadores na coluna vertebral Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue Aumento da concentração Controle respiratório Aumento da autoestima Proteção das articulações Equilíbrio entre corpo e mente Condicionamento físico Força Prevenção de contusões Consciência corporal Fortalecimento abdominal Alinhamento de coluna Estímulo do sistema circulatório e oxigenação do sangue Aumento da concentração Alívio do estresse Estabilização do tronco Equilíbrio de tônus muscular O professor está o tempo todo dentro da água para corrigir e auxiliar os alunos Andréa Melo Fonte: Fisio Aquática Foto: divulgação 72

5 Para saber mais Método Pilates na Água Editora Phorte A autora Andréa Melo compartilha estudos e aplicações sobre o water pilates, apresentando a atividade como algo prazeroso, lúdico e que traz os resultados esperados pelos praticantes. Atenção! O water pilates não é indicado para pessoas com dor aguda, hipertensão descontrolada, tímpano perfurado, problemas dermatológicos que impedem a entrada na piscina e indivíduos com trauma ou medo de água. A autora Andréa Melo praticou water pilates durante a gestação O water pilates mescla rolamentos, mobilizações e exercícios do Mat tradicional dentro da água Andréa Melo Foto: divulgação 73

6 Outras modalidades Conheça também Yogalates Método que propõe a integração do ioga com a diversidade do pilates. As aulas procuram trabalhar a postura, a consciência corporal, a força, o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade. A ideia é proporcionar os ganhos corporais de ambas atividades em uma só aula. Suspended Pilates Trainer (PST) Por meio do aparelho PST, o instrutor transforma o peso corpo em resistência variável de acordo com a angulação aplicada. Dessa forma, é possível trabalhar a força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e o controle do movimento, transformando a aula em uma atividade completa. Movimentos Dinâmicos de Solo (MDS) Reúne exercícios de solo com os mais diversos acessórios (bolas, rolos, elásticos, halteres, cama elástica, discos de equilíbrio, rotação, cones e outros). Vibrating Pilates A união entre pilates e a plataforma vibratória é um trabalho muscular eficiente, com ganhos musculares significativos. Uma sessão de 30 minutos equivale a 60 minutos de musculação, pois a atividade promove o recrutamento de 80% das fibras musculares. Body Flying A modalidade recém-chegada no Brasil foi desenvolvida pela italiana Antonella Faleschini e é definida como a união de pilates, ioga, ginástica artística e alongamento, por meio de exercícios suspensos, como no formato circense. De acordo com a instrutora do Maha Studio Pilates, Roberta Rubaudo, é possível identificar os primeiros benefícios a partir do segundo mês. Aula de water pilates com o acessório Magic Circle, na Fisio Aquática Foto: divulgação 74

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