CIDADES INTELIGENTES Análises para Competitividade Estudo de Caso: Porto Alegre Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIDADES INTELIGENTES Análises para Competitividade Estudo de Caso: Porto Alegre Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva"

Transcrição

1 CIDADES INTELIGENTES Análises para Competitividade Estudo de Caso: Porto Alegre Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2015 Apoio:

2 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados e nas parcerias empresariais. Possui experiência em projetos nas áreas de gestão da inovação, produtividade e cenários. Jersone Tasso Moreira Silva é Professor e Pesquisador Convidado da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nas parceriais empresariais e especialização em gestão em Belo Horizonte. Possui experiência em projetos nas áreas de gestão da inovação, produtividade e análises econômicas.

3 SUMÁRIO EXECUTIVO Sobre o Relatório O presente relatório é o resultado de pesquisas do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da sobre os dados de competitividade de Porto Alegre, através da metodologia PICAM Private Investments Cross Analyses Investments, desenvolvida pelos Professores Hugo Ferreira Braga Tadeu e Jersone Tasso. Sua Relevância O presente relatório é importante, pois compreende análises de dados ao longo do período e , sendo um ótimo guia para análises de competitividade para Porto Alegre e para as cidades brasileiras. Elaboração O relatório atual foi realizado através de reuniões com a IBM e representantes da Prefeitura de Porto Alegre, bem como de pesquisas em bases de dados relevantes no contexto brasileiro, como IBGE, IPEA, Banco Central, entre outras. A estrutura do projeto é dividida em: fundamentação técnica, análises de dados, oportunidades para Porto Alegre e tendências relevantes sobre cidades inteligentes.

4 PANORAMA CIDADES INTELIGENTES A metodologia usual de análises do tema cidades inteligentes normalmente emprega modelos associados ao marco regulatório, sistemas de informação, integração de Secretarias de Estado e gestão do planejamento público, conforme a Figura 1. A proposta da consiste em adotar uma nova metodologia, compreendendo as variáveis megatendências, competitividade, infraestrutura e sustentabilidade, em busca de modelos de futuro. Os pilares detalhados da proposta da podem ser avaliados na Figura 2, em que dados como demografia, urbanização, ambiente econômico, gestão pública, crescimento industrial, investimentos em inovação e ambiente de negócios são contemplados. As Figura 3 e 4 propõem perguntas direcionadoras para as análises da para o projeto. Desta forma, espera-se uma melhor análise do presente e de futuro para as cidades, tornando-as de fato ambientes inteligentes e sustentáveis.

5 PANORAMA CIDADES INTELIGENTES Proposta Contexto Atual Estudos Cidades Inteligentes Megatendências Análises do Marco Regulatório Adoção de Sistemas de Informação Integração de Secretarias de Estado Gestão do Planejamento Público Economia e Compe22vidade Infraestrutura e Sustentabilidade Figura 1 Contexto Atual e Proposta Fonte: WEF (2013) e (2014)

6 PANORAMA CIDADES INTELIGENTES M E G A Megatendências Economia e Competitividade M E G A Infraestrutura Megatrends e Sustentabilidade M E G A Demografia Urbanização Ambiente econômico Sustentabilidade Governança Tecnologias do futuro Cultura Gestão pública Crescimento industrial Formação de clusters Parceria público privada Investimentos em inovação Ambiente para negócios Instituições (como) Políticas público-privada (quais) Infraestrutura e não infraestrutura (como) Sustentabilidade (como) Sistemas e análises de dados (como) Figura 2 Proposta Detalhada Fonte: WEF (2013) e (2014)

7 PANORAMA CIDADES INTELIGENTES GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES INSTITUIÇÕES A liderança pública busca mudanças no ambiente da cidade? Existe um guia prático para mudanças na gestão pública e acesso a dados pela população? Qual o plano de metas para estabelecer fases de desenvolvimento urbano? Quais as práticas de descentralização da gestão pública e investimentos em inovação? Qual o ambiente econômico estabelecido para aumento dos investimentos? Há formação de clusters tecnológicos? AMBIENTE Há aumento dos investimentos em infraestrutura e não infraestrutura? Qual a política de retenção de talentos e formação de gente em alto nível internacional? Quais as práticas internacionais de inovação em cidades, em busca do estabelecimento de um plano de metas criativo e factível? Figura 3 Pilares da Proposta Detalhada Fonte: WEF (2013) e (2014)

8 PANORAMA CIDADES INTELIGENTES GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES CONECTIVIDADE Qual a infraestrutura tecnológica em busca de conectividade, estimulando a utilização de sistemas de informação para rastreamento urbano? Quão compactas são as cidades e com aumento de densidade? Existe um centro de operações conectado, utilizando tecnologias de ponta para analisar dados de mobilidade urbana, saúde, educação entre outros? SISTEMAS Há aumento do investimento em educação? Há aumento do investimento em novas tecnologias educacionais? As escolas tem atuado conectadas em bases de dados nacionais e internacionais? Há adoção de sistemas inteligentes nas escolas? Existe adoção de sistemas de gamification nas escolas? Figura 4 Pilares da Proposta Detalhada Fonte: WEF (2013) e (2014)

9 ESTUDOS DE CASO: VISÃO DE MUNDO GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Como estudo de caso e benchmarking para Porto Alegre temos: Barcelona: integração de toda a base de dados relacionada a infraestrutura, conforme Figuras 5, 6 e 7. Santigo: revitalização urbana e investimentos em P&D, conforme a Figura 8. Cidade do México: investimentos em tecnologia e integração da base de dados pública, conforme a Figura 9. Bogotá: investimentos em inovação, inteligência e instituições, reduzindo a violência urbana e aumentando a competitividade, conforme a Figura 10. Curitiba: investimentos em planejamento urbano, mobilidade e redução das emissões poluentes, conforme a Figura 11. Chicago e Londres: investimentos em reformas políticas, institucionais e inovação, em busca de competitividade, conforme as Figuras 12 e 13, respectivamente. Formação de Clusters: investimentos em clusters tecnológicos e industrias, como alavanca para o crescimento urbano, conforme as Figuras 14, 15, 16, 17 e 18.

10 ESTUDO DE CASO: BARCELONA Figura 5 Barcelona Economic Reforms and Innovation Fonte: European Commission (2013)

11 ESTUDO DE CASO: BARCELONA Figura 6 Barcelona Economic Reforms and Innovation Fonte: European Commission (2013)

12 ESTUDO DE CASO: BARCELONA Figura 7 - Barcelona Economic Reforms and Innovation Fonte: Fortune (2013)

13 ESTUDO DE CASO: SANTIAGO Figura 8 - Santiago Revitalização Urbana e Investimentos em R&D Fonte: Fast & Company (2013)

14 ESTUDO DE CASO: CIDADE DO MÉXICO Figura 9 Cidade do México High Tech City Fonte: Fast & Company (2013)

15 ESTUDO DE CASO: BOGOTÁ Figura 10 - Bogotá Da Violência para a Inovação Fonte: Fast & Company (2013)

16 ESTUDO DE CASO: CURITIBA Figura 11 - Curitiba Green City and Low Carbon Emission Fonte: Fast & Company (2013)

17 ESTUDO DE CASO: CHICAGO Figura 12 - Chicago Economic Reforms and Innovation Fonte: WEF (2013)

18 ESTUDO DE CASO: LONDRES Figura 13 - Londres Economic Reforms and Innovation Fonte: WEF (2013)

19 ESTUDO DE CASO: EUROPE 2050 Figura 14 Europe 2050 KOOLHAAS Fonte: WEF (2013)

20 ESTUDO DE CASO: TERCEIRA ITÁLIA Figura 15 Terceira Itália Cluster Industrial Fonte: WEF (2013)

21 ESTUDO DE CASO: VALE SILÍCIO Figura 16 Vale do Silício Cluster Tecnológico Fonte: WEF (2013)

22 ESTUDO DE CASO: BADEN- WURTTEMBER Figura 17 Baden-Wuettermber Cluster Automotivo e Tecnológico Fonte: WEF (2013)

23 ESTUDO DE CASO: ROTTERDAM Figura 18 - Rotterdam Cluster Industrial e Tecnológico Fonte: WEF (2013)

24 ESTUDO DE CASO: IBM Figura 19 - IBM Tecnologia para Mobilidade Urbana Fonte: IBM (2014)

25 ESTUDO DE CASO: IBM Figura 20 - IBM Tecnologia para Mobilidade Urbana Fonte: IBM (2014)

26 ESTUDO DE CASO: ESRI Figura 21 - ESRI Tecnologia para Serviços Fonte: ESRI (2014)

27 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Para o período * observa-se os seguintes resultados: PIB: taxa de crescimento real desta variável, com destaque observado a partir de Orçamento e Investimento Público: da mesma forma que o PIB, ambas as variáveis apresentam tendência de aumento. Subsídios: observa-se um crescimento significativo desta variável ao longo do período estudado. Mobilidade, Infraestrutura e não-infraestrutura: sugere-se uma queda da alocação de recursos para estas três variáveis. Gastos com Justiça e Criminalidade: estas variáveis apresentam tendência de aumento, destacando a necessidade para possíveis políticas públicas associadas ao tema. Educação: aumento do investimento, sendo um destaque nacional. Treinamento e P&D: queda significativa, podendo comprometer o futuro tecnológico da cidade. * Os dados de 2014 foram estimados.

28 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Produto Interno Bruto Gráfico 1 - Taxa Real de Crescimento PIB Porto Alegre Fonte: autores

29 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Orçamento Gráfico 2 - Taxa Real de Crescimento Orçamento Público Fonte: autores

30 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Inv estimentos Públicos Gráfico 3 - Taxa Real de Crescimento Investimentos Públicos Fonte: autores

31 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Subsídios Gráfico 4 - Taxa Real de Crescimento Subsídios Fonte: autores

32 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com Mobilidade Gráfico 5 - Taxa Real de Crescimento Gastos Mobilidade Fonte: autores

33 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Investimentos em Infraestrutura Gráfico 6 - Taxa Real de Crescimento Gastos Infraestrutura Fonte: autores

34 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Invest. em não Infraestrutura Gráfico 7 - Taxa Real de Crescimento Gastos Não-Infraestrutura Fonte: autores

35 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com Justiça Gráfico 8 - Taxa Real de Crescimento Gastos Justiça Fonte: autores

36 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com Criminalidade Gráfico 9 - Taxa Real de Crescimento Gastos Criminalidade Fonte: autores

37 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com Educação Gráfico 10 - Taxa Real de Crescimento Gastos Educação Fonte: autores

38 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com Treinamento Gráfico 11 - Taxa Real de Crescimento Gastos Treinamento Fonte: autores

39 CONTEXTO ATUAL PORTO ALEGRE Gastos com P&D Gráfico 12 - Taxa Real de Crescimento Gastos P&D Fonte: autores

40 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Para o período * observa-se os seguintes resultados: PIB: taxa de crescimento real desta variável, com destaque observado a partir de Orçamento e Investimento Público: da mesma forma que o PIB, ambas as variáveis apresentam tendência de aumento. Subsídios: observa-se um crescimento significativo desta variável ao longo do período estudado. Mobilidade, Infraestrutura e não-infraestrutura: sugere-se uma queda da alocação de recursos para estas três variáveis. Gastos com Justiça e Criminalidade: estas variáveis apresentam tendência de aumento, destacando a necessidade para possíveis políticas públicas associadas ao tema. Educação: aumento do investimento, sendo um destaque nacional. Treinamento e P&D: queda significativa, podendo comprometer o futuro tecnológico da cidade. * Os dados de foram simulados.

41 PERSPECTIVAS MODUL PARA Niobium PORTO Competition ALEGRE scenario PIB 20,50 20,00 19,50 19,00 18,50 18,00 17,50 17,00 16, Gráfico 13 - Taxa Real de Crescimento PIB Fonte: autores

42 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE MODUL 5 Niobium Competition scenario Orçamento 21,40 21,20 21,00 20,80 20,60 20,40 20,20 20, Gráfico 14 - Taxa Real de Crescimento Orçamento Público Fonte: autores

43 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE INVPUB 19,00 18,80 18,60 18,40 18,20 18,00 17,80 17,60 17,40 17,20 17, Gráfico 15 - Taxa Real de Crescimento Investimentos Públicos Fonte: autores

44 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE Subsidios 17,60 17,50 17,40 17,30 17,20 17,10 17,00 16,90 16,80 16, Gráfico 16 - Taxa Real de Crescimento Subsídios Fonte: autores

45 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 16,00 15,50 15,00 14,50 Gasto Mobilidade 14,00 13,50 13, Gráfico 17 - Taxa Real de Crescimento Gastos Mobilidade Fonte: autores

46 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 18,20 18,10 18,00 17,90 17,80 17,70 INFRA_Total 17,60 17,50 17,40 17, Gráfico 18 - Taxa Real de Crescimento Gastos Infraestrutura Fonte: autores

47 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 19,70 19,60 19,50 19,40 19,30 19,20 INVNINFRA_total 19,10 19,00 18,90 18,80 18, Gráfico 19 - Taxa Real de Crescimento Gastos Não-Infraestrutura Fonte: autores

48 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 16,50 16,00 15,50 Gasto Jus2ça 15,00 14,50 14, Gráfico 20 - Taxa Real de Crescimento Gastos Justiça Fonte: autores

49 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 16,40 16,20 16,00 15,80 15,60 15,40 Gasto Criminalidade 15,20 15,00 14,80 14, Gráfico 21 - Taxa Real de Crescimento Gastos Criminalidade Fonte: autores

50 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 19,00 18,90 18,80 18,70 18,60 18,50 Gasto Educação 18,40 18,30 18,20 18, Gráfico 22 - Taxa Real de Crescimento Gastos Educação Fonte: autores

51 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 16,00 14,00 12,00 10,00 8,00 Gasto Treinamento # 6,00 4,00 2,00 0,00 Gráfico 23 - Taxa Real de Crescimento Gastos Treinamento Fonte: autores

52 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE 11,60 11,40 11,20 11,00 10,80 10,60 Gasto com P&D 10,40 10,20 10,00 9,80 9, Gráfico 24 - Taxa Real de Crescimento Gastos P&D Fonte: autores

53 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE Conforme a Figura 22, em que os dados foram tratados através da metodologia de anáiises cruzadas, destaca-se: 1. Impactos positivos: treinamento, educação e justiça. Recomenda-se um aumento do investimento na capacitação de pessoas, mas fundamentalmente na qualidade do gasto para temas associadas a justiça. Neste caso, destaca-se a melhoria do ambiente institucional, tema tratado nas Figuras 23 e Impactos negativos: criminalidade. Os dados sugerem um aumento significativo do gasto para este assunto. Perguntas importantes: quais deveriam ser as políticas públicas para a redução da criminalidade? Quais os incentivos públicos e até mesmo privados para a redução da criminalidade? Finalmente, os gastos com cultura e lazer são baixos, assim como esporte. Figura 22 - Competitividade e Nível de Aplicação Fonte: Rodrigues (2013)

54 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE Figura 23 - Competitividade e Nível de Aplicação Fonte: Rodrigues (2013) Conforme a Figura 23, os países mais desenvolvidos do mundo, citando a Suíça, Holanda, Japão, Estados Unidos e Cingapura são aqueles que apresentam um maior grau de aplicação de leis, resultando em um ambiente institucional forte e competividade relevante. Em um segundo estágio de aplicação de leis, instituições e competitividade estão os BRICs Brasil, Rússia, Índia e China. No entanto, observa-se um distanciamento significativo entre os B R I C s e m r e l a ç ã o o s p a í s e s desenvolvidos. Nas últimas colocações quanto a aplicação das leis e competitividade estão países como Venezuela, Paquistão e Uganda. A Figura 23 relaciona-se com os Gráficos 20 e 21. Porto Alegre apresenta crescimento da taxa real de criminalidade e justiça, sendo um risco para o seu crescimento e competitividade.

55 PERSPECTIVAS PARA 2024 PORTO ALEGRE Conforme a Figura 24, há um risco para a competividade em países como Brasil. Para tanto, Porto Alegre deveria atuar em algumas frentes de trabalho, uma vez que apresenta um potencial aumento de gastos com justiça e criminalidade, superior aos investimentos com P&D e educação. Sugere-se para Porto Alegre: Coordenação entre organizações públicas: busca de um ambiente institucional forte. Transparência: dados e políticas públicas conhecidas por toda a população. Riscos: redução do protecionismo a setores da economia, estimulando a competitivdade. Rent Seeking: r e d u ç ã o d o s benefícios e subsídios a setores da economia, reduzindo as ineficiência da competição entre empresas. Figura 24 - Competitividade e Vazios Institucionais Fonte: Rodrigues (2013)

56 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES CONCLUSÕES Tecnologia não é um fim, mas um meio para as cidades inteligentes. Logo, não basta apenas investir em sistemas inteligentes, centros de operações e apps. Há que se investir em gestão e melhoria do ambiente econômico. Os investimentos em inovação são essenciais, bem como na melhoria do ambiente de negócios, segurança e mobilidade. Exemplos como de cidades da América Latina Europa e Estados Unidos são bem vindos. O aspecto institucional e de governo é relevante, destacando a minimização dos vazios de gestão. RECOMENDAÇÕES Aumento dos investimentos em educação e em policamento inteligente, reduzindo os gastos com criminalidade. Busca por eficiência na gestão pública, destacando ambientes meritocráticos e parcerias público-privadas. O crescimento das cidades deve ser uma função do investimento em infraestrutura e não infraestrutra. Destaca-se o investimento em pólos industriais e inovação, com visão para modelos de negócio do futuro. Finalmente, torna-se relevante a gestão pública integrada, em que secretarias e prefeitura devem alinhar as suas ações de curto e longo prazo. Fonte: (2014)

57 DESAFIOS DE FUTURO GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da possui metodologia própria para apoiar as análises de projetos. A mesma foi desenvolvida após a interação com empresas e pesquisas de ponta. Para tanto, os pilares de futuro para Porto Alegre são: PILAR 1 Infraestrutura: investimentos em gestão ambiental, energia, urbanização, comunicação e saneamento. Estas variáveis foram escolhidas como prioritárias para investimento, após análise de dados cruzados entre as variáveis econômicas e de infraestrutura, conforme Figura 25. Para o crescimento da cidade, ambas deveriam ser analisadas com destaque no planejamento urbano. PILAR 2 Não-Infraestrutura: investimentos em saúde, cultura, desporto e lazer, gasto com propriedade intelectual, justiça, criminalidade, mobilidade, educação, treinamento e P&D. Estas variáveis foram escolhidas como prioritárias para investimento, após análise de dados cruzados entre as variáveis econômicas e de não-infraestrutura, conforme Figura 25. Fonte: (2014)

58 DESAFIOS DE FUTURO GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Para trabalhos futuros envolvendo Porto Alegre e outras cidades brasileiras, sugere-se analisar as seguintes perguntas: Qual a capacidade da cidade em promover o acesso a cultura, conhecimento e educação? Qual a importância das universidades em promover o desenvolvimento social e tecnológico? Qual a importância da transparência e análises de dados sobre a gestão das cidades? Qual o impacto da densidade populacional para o desenvolvimento urbano? Qual o impacto do investimento em infraestrutura e a maior integração entre pólos regionais para o futuro das cidades? Fonte: (2015)

59 DESAFIOS DE FUTURO GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Para trabalhos futuros envolvendo Porto Alegre e outras cidades brasileiras, sugere-se analisar as hipóteses sugeridas por Becker (1968), Gleiser (2010) e Levitt (2005): O iluminismo somente foi possível em Paris, graças a redução da violência e da criação da primeira força policial do Mundo por Luís XIV, no século 17. Empresas como Google, Facebook, Apple entre outras somente surgiram graças ao investimento em educação promovido por Leland Stanford no início do século 19. Nova York tornou-se uma cidade com grande representação comercial e financeira, graças a redução da corrupção policial e eliminação de gangues, nos séculos 19 e 20. A existência de favelas no Rio de Janeiro deve-se ao contexto histórico da cidade, mas fundamentalmente aos elevados índices de desigualdade da sua região metropolitana em pleno século 21. Fonte: (2015)

60 DESAFIOS DE FUTURO GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES Cidades violetam normalmente são aquelas que apresentam uma força policia corrupta, atividade industrial em queda e elevada taxa de natalidade. Exemplos como Detroit, Chicago e Rio de Janeiro são considerados atualmente. O crime seria uma atividade racional, fruto da inexistência de regras claras e de um ambiente não inclusivo pelo Governo. As cidades do futuro são aquelas que promovem a formação de clusters tecnológicos, na redução da concentração econômica e ao ambiente empreendedor. Finalmente, cidades são soluções para a redução da desigualdade. Os problemas são a sua baixa conectividade, gestão pública focada no curto prazo e ausência de planejamento integrado. Fonte: (2015)

61 METODOLOGIA GIT REPORT 1 STUDY OBJECTIVES AND WORKING MODULES, IBM e Porto Alegre (PoA) Dados PoA Dados Previsão PoA Análises Dados Análises para Futuro Inovação FOCO Antecipando Tendências Quais são os principais direcionadores para os investimentos públicos e privados? Quais as análises macroecônomicas e o impacto na dinâmica da cidade? Quais as análises de competitividade e o impacto para o crescimento da cidade? Capturando Oportunidades Quais são os principais direcionadores para o investimento no curto e longo prazo? Quais são os principais resultados relacionados a competitividade? Como inovar em Porto Alegre, em função dos resultados da pesquisa? Figura 25 Metodologia Autores

62 NOSSA METODOLOGIA Desempenho Econômico Desempenho Cidade Visão de Longo Prazo Fase 1: Análises Macroeconômicas Fontes Utilizadas: IPEA, IBGE e BC Desempenho Cidade Indicadores de Compe22vidade Visão de Longo Prazo Fase 2: Análises Microeconômicas Fontes Utilizadas: IPEA, IBGE e Dados da Cidade Impactos no Planejamento da Cidade Fase 3: Análises de Dados Fontes Utilizadas: Dados da Cidade Figura 26 Metodologia Autores

63 METODOLOGIA Figura 27 Metodologia Autores

64 SOBRE O NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA O Núcleo de Inovação e Empreenderismo da apresenta uma série de atividades técnicas relacionadas a geração do conhecimento, sempre trabalhando junto as empresas, governo e universidades. Maiores informações sobre as nossas práticas de inovação e como poderíamos ser úteis para a sua organização, acesse os links abaixo: Site: Contato: hugo.tadeu@fdc.org.br

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO ANÁLISES DO PERÍODO 1996/2014

CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO ANÁLISES DO PERÍODO 1996/2014 CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO ANÁLISES DO PERÍODO / BOLETIM: OUTUBRO/2015 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RESULTADOS FINANCEIROS Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RESULTADOS FINANCEIROS Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E RESULTADOS FINANCEIROS Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos Fortaleza 2040 Processos Gestão do Plano Fortaleza 2040 Integração de planos setoriais

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos Fortaleza 2040 Processos Gestão do Plano Fortaleza 2040 Integração de planos setoriais DIRETORIA DO OBSERVATÓRIO DA GOVERNANÇA DIOBS Produtos Sala Situacional Rede de Salas de Situação Processos Monitoramento Agenda Estratégica Observatório da Governança DIRETORIA DE PLANEJAMENTO DIPLA Produtos

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

CRI Centro de Referência em Inovação. Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015

CRI Centro de Referência em Inovação. Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015 Relatório 1º Encontro CRI Nacional Ciclo 2014/2015 Setembro/2014 CRI Nacional 17 de Setembro de 2014 ABERTURA: No dia 17 de Setembro de 2014 aconteceu, na sede da Fundação Dom Cabral de São Paulo, a primeira

Leia mais

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL

PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Políticas de Inovação para o Crescimento Inclusivo: Tendências, Políticas e Avaliação PRIORIDADES E DESAFIOS PARA POLÍTICAS EM NÍVEL SUB-NACIONAL Rafael Lucchesi Confederação Nacional da Indústria Rio

Leia mais

ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade

ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS. IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS Uma proposta de trabalho para apresentação ao SESC Serviço Social do Comércio Preparada pelo IETS Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade Maurício Blanco

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Apresentação da Proposta de Trabalho aos ICTs e as Empresas

Apresentação da Proposta de Trabalho aos ICTs e as Empresas Apresentação da Proposta de Trabalho aos ICTs e as Empresas 29 abril 2014 Fundamentação Lei da Inovação Nº 10.973, 02 Dez 2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563, 11 Out 2005 Artigo 20, do Decreto Nº

Leia mais

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte

Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Fomento à Inovação e Negócios em Ciências da Vida em Belo Horizonte Atração de Investimentos, Promoção Comercial e Projeção Internacional Eduardo Bernis Secretaria Municipal de Desenvolvimento Belo Horizonte

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015

A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 A REORIENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL BRASILEIRO IBGC 26/3/2015 1 A Situação Industrial A etapa muito negativa que a indústria brasileira está atravessando vem desde a crise mundial. A produção

Leia mais

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030

Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 Gestão Pública em BH Programa BH Metas e Resultados e BH 2030 5º Congresso de Gerenciamento de Projetos 10 de novembro de 2010 Belo Horizonte Planejamento Estratégico Longo Prazo período 2010-2030 - planejamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo Ecossistemas Regionais de Inovação, por meio do Empreendedorismo de Base Tecnológica e empresas Startups de Classe Mundial Visão de Futuro (2022), Competitividade

Leia mais

Desenvolvimento de Mercado

Desenvolvimento de Mercado Desenvolvimento de Mercado DESENVOLVIMENTO DE MERCADO Frente aos importantes temas abordados pelo Fórum Temático de Desenvolvimento de Mercado, da Agenda 2020, destaca-se o seu objetivo principal de fomentar

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa

10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa Curso Prático para Elaboração de Relatório de Sustentabilidade GRI 4.0 Taubaté- São Paulo 10 Passos para o Relatório de Sustentabilidade da sua Empresa 10 Passos para o seu Relatório de Sustentabilidade

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES NOTAS INTRODUTÓRIAS As cidades - espaços de oportunidades, desafios e problemas Diagnóstico dos espaços urbanos: Transformação demográfica

Leia mais

Apresentação Institucional IEL/SC

Apresentação Institucional IEL/SC Apresentação Institucional IEL/SC Natalino Uggioni Joaçaba, 12 de Maio de 2014 IEL NO BRASIL O Sistema Indústria Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Sistema Indústria é composto

Leia mais

Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do

Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Cidades: O Que Fazer? Competitividade e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Senado Federal Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do regime internacional sobre mudanças climáticas Brasília,

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Jorge Abegão Secretário-Técnico do COMPETE Coimbra, 28 de janeiro de 2015 Estratégia Europa 2020 ESTRATÉGIA EUROPA 2020 CRESCIMENTO INTELIGENTE

Leia mais

Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020

Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020 + competitivo + inclusivo + sustentável Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020 Piedade Valente Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE Santarém, 26 de setembro de 2014 Estratégia Europa 2020 ESTRATÉGIA

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

BRASIL PERDE UMA POSIÇÃO NO RANKING GLOBAL DE COMPETITIVIDADE 2014 DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

BRASIL PERDE UMA POSIÇÃO NO RANKING GLOBAL DE COMPETITIVIDADE 2014 DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL BRASIL PERDE UMA POSIÇÃO NO RANKING GLOBAL DE COMPETITIVIDADE 2014 DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL Ranking traz a Suíça em primeiro lugar, seguida de Cingapura e EUA O Brasil perdeu uma posição no Ranking Global

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

Visão de Futuro (2022), Competitividade & Inovação

Visão de Futuro (2022), Competitividade & Inovação Visão de Futuro (2022), Competitividade & Inovação Roberto A. Paranhos do Rio Branco Vice-Presidente do CONIC-FIESP São Paulo, 29 de Abril de 2014 CONIC Conselho Superior de Inovação e Competitividade

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe Iniciativa PE2020 A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos António Manzoni/Vilar Filipe Novembro 2013 Projeto Engenharia 2020 Preocupações macroeconómicas Papel da engenharia na

Leia mais

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PEQUENOS negócios no BRASIL 99% 70% 40% 25% 1% do total de empresas brasileiras da criação de empregos formais da massa salarial do PIB das exportações

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC

Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina IEL/SC Uma estrutura de apoio à Inovação Eliza Coral, Dr. Eng., PMP Outubro, 2010 Diretrizes Organizacionais Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

de 1,000 (um) for o IDH, melhor a qualidade de vida de sua população.

de 1,000 (um) for o IDH, melhor a qualidade de vida de sua população. RESULTADOS O Espírito Santo que se deseja em 2015 é um Estado referência para o País, na geração de emprego e renda na sua indústria, com conseqüente eliminação das desigualdades entre os municípios capixabas.

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

Desenvolvendo competências nos gestores públicos

Desenvolvendo competências nos gestores públicos Desenvolvendo competências nos gestores públicos Walter Sigollo Superintendente de Recursos Humanos e Qualidade 26/maio/2011 Contexto do País - Mercado Estudo Mercer Consulting Outsourcing - abril 2011

Leia mais

Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1

Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1 Os Princípios do IDFC para Promover um Desenvolvimento Sustentável 1 I. Histórico O Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC) é um grupo de 19 instituições de financiamento ao desenvolvimento

Leia mais

Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador

Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador Impactos da nova regulação de meios de pagamento para o setor supermercadista Em 3 aspectos principais: aceitação, emissor e empregador 25 de Abril de 2014 1 Somos uma consultoria especializada em Varejo

Leia mais

Inovação nas Médias Empresas Brasileiras

Inovação nas Médias Empresas Brasileiras Inovação nas Médias Empresas Brasileiras Prof. Fabian Salum 2012 Com o intuito de auxiliar no desenvolvimento estratégico e na compreensão da importância da inovação como um dos possíveis diferenciais

Leia mais

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE

A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO DO GOVERNO FEDERAL E A MACROMETA DE AUMENTAR O INVESTIMENTO PRIVADO EM P&D ------------------------------------------------------- 3 1. O QUE É A PDP? ----------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Juntos nos multiplicamos.

Juntos nos multiplicamos. Juntos nos multiplicamos. 1 + 1 = 11 Juntos nos multiplicamos. Quem somos Estamos aqui para transformar organizações em empresas de sucesso. Convergir conhecimento, visão sistêmica e resultado, buscando

Leia mais

Estudo sobre Empreendedorismo e Criação de Emprego em Meio Urbano e Fiscalidade Urbana - Apresentação de resultados 13 /Novembro/2012

Estudo sobre Empreendedorismo e Criação de Emprego em Meio Urbano e Fiscalidade Urbana - Apresentação de resultados 13 /Novembro/2012 Estudos de Fundamentação do Parecer de Iniciativa Competitividade das Cidades, Coesão Social e Ordenamento do Território Estudo sobre Empreendedorismo e Criação de Emprego em Meio Urbano e Fiscalidade

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CARTA SÃO PAULO 2006 1 CARTA SÃO PAULO 2006 Visão para inovação, competitividade e renda. Reunidos na cidade de São Paulo-SP, no dia 25 de agosto de

Leia mais

DESAFIOS ATUAIS DESENVOLVIMENTO Cenários e Perspectivas DE REGIONAIS

DESAFIOS ATUAIS DESENVOLVIMENTO Cenários e Perspectivas DE REGIONAIS DESAFIOS ATUAIS DESENVOLVIMENTO Cenários e Perspectivas DE REGIONAIS AGENDA VISÃO GERAL SITUAÇÃO ATUAL DESAFIOS PERSPECTIVAS CONSIDERAÇÕES Avaliação das Empresas os de empresas: e fazem as coisas acontecerem,

Leia mais

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas

AGENDA. Impacto na Região Linhas Estratégicas AGENDA Como Surgiu Situação Atual Variáveis Importantes Governança Conquistas Impacto na Região Linhas Estratégicas Rodrigo Fernandes Coordenador Executivo da COMTEC Como Surgiu A T.I. surgiu para prover

Leia mais

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010

Artigo publicado. na edição 17. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. julho e agosto de 2010 Artigo publicado na edição 17 Assine a revista através do nosso site julho e agosto de 2010 www.revistamundologistica.com.br :: artigo 2010 Práticas Logísticas Um olhar sobre as principais práticas logísticas

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

BOLETIM ELETRÔNICO DO GRUPO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES DE SAÚDE

BOLETIM ELETRÔNICO DO GRUPO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES DE SAÚDE GAI informa junho/2009 ano 1 nº2 BOLETIM ELETRÔNICO DO GRUPO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO E INFORMAÇÕES DE SAÚDE Editorial Neste segundo número do Boletim Gais Informa apresenta-se um resumo das principais discussões

Leia mais

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ

PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ- APOIO AO EMPREENDEDORISMO AVALIAÇÃO DO NÚCLEO MARINGÁ AREA TEMÁTICA: TRABALHO LAIS SILVA SANTOS 1 CARLOS VINICIUS RODRIGUES 2 MARCELO FARID PEREIRA 3 NEUZA CORTE DE OLIVEIRA

Leia mais

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO O Governo do Estado de Santa Catarina apresenta o Programa Catarinense de Inovação (PCI). O PCI promoverá ações que permitam ao Estado

Leia mais

União Metropolitana de Educação e Cultura. Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM

União Metropolitana de Educação e Cultura. Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM União Metropolitana de Educação e Cultura Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação

Leia mais

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 ATENÇÃO: ANTES DE ASSINAR ESTA CARTA, LEIA O CONTEÚDO ATÉ O FINAL E CLIQUE NO LINK. FÓRUM DE AÇÃO EMPRESARIAL PELO CLIMA CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 O desafio da mudança do clima

Leia mais

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras Ideias Criativas em Práticas Inovadoras O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Os determinantes do custo Brasil

Os determinantes do custo Brasil Os determinantes do custo Brasil PET-Economia: Reunião de Conjuntura 14 de Outubro de 2011 Entendendo o O é um termo genérico, usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas

Leia mais

ENERGY EFFICIENCY INDICATOR

ENERGY EFFICIENCY INDICATOR ENERGY EFFICIENCY INDICATOR Resultados 2011 Parceiros Brasil 1 A PESQUISA ENERGY EFFICIENCY INDICATOR Em sua quinta edição, a pesquisa atingiu quase 4 mil respondentes A pesquisa global Energy Efficiency

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. CRI Nacional. Relatório de Evento 11 de Dezembro de 2013

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. CRI Nacional. Relatório de Evento 11 de Dezembro de 2013 Data Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CRI Nacional Relatório de Evento 11 de Dezembro de 2013 Encontro do CRI Nacional 11 de Dezembro de 2013 Cenários Econômicos e Impactos para a Inovação em 2014

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015. Apoio: Cooperação:

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015. Apoio: Cooperação: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015 Apoio: Cooperação: NÚCLEOS DE DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO Alinhada à sua missão e à estratégia de ser referência no desenvolvimento

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

Portfólio de Serviços. Governança de TI. www.etecnologia.com.br Treinamento e Consultoria

Portfólio de Serviços. Governança de TI. www.etecnologia.com.br Treinamento e Consultoria 1 Melhores Práticas para Resumo Executivo: Existem diversos desafios para os gestores do negócio, entre eles estão Assegurar o alinhamento entre a estratégia de TI e a estratégia do negócio e Garantir

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010

Metodologia. Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Público Alvo: Amostra: 500 entrevistas realizadas. Campo: 16 a 29 de Setembro de 2010 Metodologia Pesquisa Quantitativa Coleta de dados: Através de e-survey - via web Público Alvo: Executivos de empresas associadas e não associadas à AMCHAM Amostra: 500 entrevistas realizadas Campo: 16

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO. Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo

SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO. Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo Desenvolvimento do Turismo Promoção de Investimentos ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

PROJETO NITERÓI QUE QUEREMOS ENTREVISTAS QUALITATIVAS SÍNTESE EXECUTIVA OUTUBRO DE 2013

PROJETO NITERÓI QUE QUEREMOS ENTREVISTAS QUALITATIVAS SÍNTESE EXECUTIVA OUTUBRO DE 2013 PROJETO NITERÓI QUE QUEREMOS ENTREVISTAS QUALITATIVAS SÍNTESE EXECUTIVA OUTUBRO DE 2013 OBJETIVOS DAS ENTREVISTAS Levantar percepções dos entrevistados sobre a situação atual Colher contribuições para

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS

PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS PLANO DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2014/2020 FARROUPILHA - RS 22 de Outubro de 2014 AGENDA Relembrar o conceito de Plano Municipal de Turismo Etapas percorridas no desenvolvimento do PMT de Farroupilha

Leia mais

Inovação no Brasil nos próximos dez anos

Inovação no Brasil nos próximos dez anos Inovação no Brasil nos próximos dez anos XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas XVIII Workshop ANPROTEC Rodrigo Teixeira 22 de setembro de 2010 30/9/2010 1 1 Inovação e

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável Viajeo Plus City Showcase in Latin America Plano de Mobilidade Urbana Sustentável Nívea Oppermann Peixoto, Ms Diretora de Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil EMBARQ Brasil auxilia governos e empresas

Leia mais

IEL INSTITUTO EUVALDO LODI

IEL INSTITUTO EUVALDO LODI INSTITUTO EUVALDO LODI IEL Integra o Sistema Indústria juntamente com CNI, SESI, SENAI e Federações Possui mais de 44 anos de atuação em todo o território Brasileiro Tem o compromisso com o aumento da

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Infraestrutura de Transportes no Brasil Impactos de Investimentos no Crescimento do PIB. Luiz F. M. Vieira, PhD Vice-Presidente

Infraestrutura de Transportes no Brasil Impactos de Investimentos no Crescimento do PIB. Luiz F. M. Vieira, PhD Vice-Presidente São Paulo, 4 de Dezembro de 4 Apresentação Evento MBC Infraestrutura de Transportes no Brasil Impactos de Investimentos no Crescimento do PIB Luiz F. M. Vieira, PhD Vice-Presidente O crescimento do PIB

Leia mais

www.reddiamond.com.br

www.reddiamond.com.br www.reddiamond.com.br YOUR BUSINESS STRONGER Somos uma Consultoria Em Estratégia de Negócios e Desenvolvimento de Mercados, com profundo conhecimento em Telecom e Tecnologia, voltada para empresas que

Leia mais

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012

Planejamento Estratégico do Setor de Florestas Plantadas -2012 CONTEXTO O setor de florestas plantadas no Brasil éum dos mais competitivos a nível mundial e vem desempenhando um importante papel no cenário socioeconômico do País, contribuindo com a produção de bens

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria

CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria CONSULTA PÚBLICA Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima Plano Indústria Processo de Construção do Plano Indústria O art. 11 da Lei 12.187/2009 determinou realização de Planos setoriais

Leia mais

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos.

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. Q A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. É uma alusão à essência e ao compromisso da Secretaria

Leia mais

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica CARLOS CAIXETA Vendas e Gestão Estratégica PERFIL Carlos Caixeta é um palestrante de destaque nacional por convergir conceito e prática em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. Essa

Leia mais

Estudo do mercado brasileiro de reposição automotivo

Estudo do mercado brasileiro de reposição automotivo Estudo do mercado brasileiro de reposição automotivo Novo estudo da Roland Berger São Paulo, março de 2015 O mercado de reposição oferece grande potencial, mas empresários do setor precisam de suporte

Leia mais

DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA

DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA DISSEMINAÇÃO ATUARIAL: PERSPECTIVAS PARA A PROFISSÃO ADRIANA OKADA Novos Cenários Crises Recentes: Desaquecimento Econômico e Baixo Retorno Financeiro Mudanças Econômicas Maior Concorrência Novos Cenários

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica

Boletim Benchmarking Internacional. Extensão Tecnológica Boletim Benchmarking Internacional Extensão Tecnológica Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme

Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas. Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Pesquisa Clínica Intercâmbio de Conhecimento e Fator Gerador de Riquezas Dr. Mário Bochembuzio Merck Sharp Dohme Agenda Cadeia de valor e inovação em saúde Desafios e oportunidades Investimentos em P &

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO

FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO Educação Profissional e Tecnológica Sergio Moreira BRASIL ÍNDICE GLOBAL DE COMPETITIVIDADE 2013/2014 Ranking Global de Competitividade BRICS: 2006 a 2013 Brasil ficou em 56º

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

O papel da remuneração no engajamento profissional

O papel da remuneração no engajamento profissional O papel da remuneração no engajamento profissional 15 de Maio de 2014 Agenda 1. Sobre o Hay Group 2. Contexto de mercado 3. Estudo global: O papel da remuneração no engajamento 4. Estudo Brasil: Melhores

Leia mais