UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO. Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO. Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social"

Transcrição

1 UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social CURITIBA PR

2 Título do Projeto de Pesquisa: Ética, direitos fundamentais e responsabilidade social I. Autor Nome do professor: Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini Titulação com a instituição e ano: Doutor, UFPR, 2004 Telefone e , II. Área de concentração Direito empresarial e cidadania III. Linha de pesquisa Atividade empresarial e Constituição: inclusão e sustentabilidade IV. Resumo Centra-se a presente pesquisa na tentativa de se demonstrar a relação existente entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social, em especial a responsabilidade empresarial. Procura-se delimitar o tema a partir da análise das gerações de direitos fundamentais, com ênfase nos direitos das minorias, do meio ambiente e da probidade na Administração Pública, cuja implementação não pode olvidar da ética geral e da ética empresarial, na senda da efetivação dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Por fim, busca-se selecionar e estudar alguns documentos internacionais firmados pelo Brasil, relacionados com a pesquisa. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1 OBJETO 1.1 Tema Necessidade da correta compreensão da relação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social.

3 1.2 Tema delimitado A construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a garantia do desenvolvimento nacional; a erradicação da pobreza, da marginalização e a redução das desigualdades sociais; e a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, são objetivos constitucionais que demandam para a sua materialização o conhecimento do discurso constitucional e o compromisso ético de sua implementação pelos atores sociais. 1.3 Formulação do problema O arcabouço dogmático produzido a partir da Constituição de 1988 é suficiente para permitir a adequada compreensão da correlação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social? Esse dogmatismo, de natureza positivista, não demandaria uma revisão critica, ou, até mesmo o seu afastamento, para o conhecimento do discurso e do projeto constitucional? 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Compreender as relações e conexões entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social no contexto da Carta de 1988 e do mundo globalizado do século I. 2.2 Objetivos Específicos Compreender os direitos fundamentais na sua perspectiva histórica, internacional e no contexto da Constituição de 1988; Aprofundar estudos sobre ética; Realizar a crítica de conceitos jurídicos e do processo de globalização; Estudar os objetivos fundamentais da Carta brasileira Relacionar a atividade empresarial com os direitos fundamentais e a ética, na perspectiva da concretização dos objetivos fundamentais da CF/1988.

4 3 JUSTIFICATIVA O projeto de iniciação científica tem como premissa familiarizar o estudante com conceitos jurídicos, filosóficos, históricos e econômicos básicos que permitam compreender e desenvolver idéias em torno da relação entre ética, direitos fundamentais e responsabilidade social. Para alcançar os objetivos propostos o projeto apóia-se em dois eixos: leitura e escrita. Busca-se estimular o estudante para a leitura de textos críticos e de reflexão que possam complementar a ênfase acadêmica do atual modelo de ensino jurídico de aprendizagem direcionada para manuais didáticos, que limita a compreensão da complexidade dos problemas da sociedade contemporânea e retarda no tempo o desenvolvimento de capacidades. Além da ênfase na leitura, o projeto orienta-se para a descoberta da capacidade criativa do estudante; não basta apenas consumir informação e conhecimento; é necessário refletir sobre a informação para produzir novas idéias; à prática da leitura deve somar-se a da elaboração de textos. A tarefa do Professor orientador será a de complementar leituras e estimular a produção de idéias. De modo a sustentar o projeto, a revisão bibliográfica contempla desde textos básicos de filosofia e sociologia até livros estritamente jurídicos. A base bibliográfica deve permitir aos estudantes estabelecer relações e conexões e compreender o papel do direito na sociedade contemporânea. O alargamento da base cultural do estudante deve permitir-lhes trabalhar com a cláusulas abertas no Direito, com valoração e interpretação de princípios e regras constitucionais. De forma a manter a necessária aderência ao eixo temático da linha de pesquisa, os estudantes devem relacionar o tema do projeto à atividade empresarial na realidade social e econômica brasileira. A presente pesquisa justifica-se diante da atualidade do tema, e da necessidade de reflexão sobre as conseqüências socioeconômicas da correlação suscitada.

5 4 METODOLOGIA Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa seguir-se-á o método de abordagem indutivo, eis que a partir dos dados coletados e sistematizados segundo os objetivos propostos, originados (os dados) de leituras de textos e reuniões semanais, espera-se a produção científica correspondente. 5 RESULTADOS ESPERADOS Expor os resultados em artigos científicos individuais ou em co-autoria sempre sob a orientação do coordenador do grupo, para a publicação em periódicos qualizados pelo CNPq. Apresentação do resultado do trabalho em eventos institucionais de extensão tais como palestras seguidas de debates e de iniciação científica, no CONPEDI e em outros eventos. 6 VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA GRADUANDOS, PÓS-GRADUANDOS, MESTRANDOS E MESTRES Disponibilizam-se 5 vagas, assim distribuídas: 01 para mestrandos ou doutorandos; 03 para graduandos do Curso de Direito do UNICURITIBA que já tenham cursado, com aproveitamento, as disciplinas de Direito Constitucional e de Direito Administrativo; 02 para alunos do Curso de Especialização; Inscrições abertas até 7 de abril de A seleção dar-se-á no dia 9 de abril de 2010, por meio do currículo escolar da graduação, conforme Edital a ser expedido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica - NPEA. Para a inscrição exige-se o protocolo de uma cópia impressa do Currículo na Plataforma Lattes do CNPq.

6 7 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA O desenvolvimento da pesquisa dar-se-á em 9 (nove) meses (de abril de 2010 a dezembro de 2010), conforme o cronograma abaixo. ATIVIDADES PERÍODO DE EECUÇÃO Meses do ano abr mai jun jul ago set out nov dez Apresentação do projeto Seleção dos graduandos e mestrandos pesquisadores Início da Pesquisa Encontros com a orientador reuniões do Grupo de estudo Levantamento de dados Leituras básicas e fichamentos Redação da primeira parte de cada artigo, em co-autoria e sob a supervisão do orientador Redação da segunda parte do artigo Redação da terceira parte do artigo Entrega da primeira versão completa do artigo para revisão dos mestrandos Repasse dos textos revistos pelos mestrandos para as correções e complementações do orientador Aprimoramento dos textos pelos orientandos Entrega da versão final dos artigos para a revisão final do orientador Entrega da versão definitiva dos artigos científicos e do relatório de pesquisa à Coordenação do Programa de Mestrado para encaminhamento das publicações 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental, 7ª ed. Rio de Janeiro : Editora Lumen Juris, CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

7 CANOTILHO, José Joaquim Gomes Constituição dirigente e vinculação do legislador. 2a ed. Coimbra: Coimbra Editora, CANOTILHO, José Joaquim Gomes ; LEITE, José Rubens Morato (organizadores). Direito Constitucional ambiental brasileiro, 3ªed. rev. São Paulo : Saraiva, CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos Fundamentais e Direito Privado. Almedina, Lisboa. COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos, 6ª ed. São Paulo : Saraiva, CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: ama, CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social de mulheres, negros, homossexuais e portadoras de deficiência. Belo Horizonte: Del Rey, DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. São Paulo: Max Limonad, DOMINGUES, José Maurício. Cidadania, direitos e modernidade. In: SOUZA, Jessé (Org.). Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: UnB, P DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, Estado e o futuro do capitalismo. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, Faria, José Eduardo. Direito e Economia na Democratização Brasileira, Malheiros, São Paulo.. O Direito na Economia Globalizada. Malheiros, São Paulo FURTADO, Celso. O capitalismo global. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, Formação econômica do Brasil. 34ª ed. São Paulo, Compainha das Letras, GHERSI, Carlos Alberto (Dir.) Daños: medio ambiente, salud, familia, derechos humanos. Buenos Aires: Rubinzal, GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade. O direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, GOMEZ, Jose Maria. Globalização, Estado-Nação e cidadania. Rio de Janeiro, PUC, GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de ed. São Paulo: Malheiros, HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, LARENZ, Karl. Metodologia da ciência do direito. Tradução: José Lamego. 3a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, LIMA, Abili L. Castro. Globalização econômica política e direito. Análise das mazelas causadas no plano político-jurídico. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: Doutrina Jurisprudência Glossário. 3. ed. rev. São Paulo: RT, NEVES, Marcelo. Constitucionalização Simbólica, Martins Fontes. PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional, 11ª ed. São Paulo : Saraiva, 2010.

8 REQUIÃO, Rubens. A função social da empresa no estado de direito. Curitiba: Executive, SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). A constituição concretizada: construindo pontes com o público e o privado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, A eficácia dos Direitos Fundamentais, 3ª ed. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, STRECK, Lênio Luiz. Jurisdição constitucional e hermenêutica. Uma nova crítica do direito. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, Hermenêutica jurídica e(m) crise : uma exploração hermenêutica da construção do direito, 4ª ed. Porto Alegre : Livraria do Advogado, TORRES, Ricardo Lobo (Org.). Teoria dos direitos fundamentais. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, VILLEY, Michel. A Formação do Pensamento Jurídico Moderno, São Paulo, Martins Fontes, 2005.

Direito Penal Econômico

Direito Penal Econômico CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO FÁBIO ANDRÉ GUARAGNI Direito Penal Econômico Projeto de Pesquisa Científica que vem sendo desenvolvido em Grupo, no Programa de Mestrado em

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO EDUARDO MILLÉO BARACAT

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO EDUARDO MILLÉO BARACAT CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO EDUARDO MILLÉO BARACAT ATIVIDADE EMPRESARIAL DE RISCO E REPARAÇÃO DO DANO TRABALHISTA Projeto de Pesquisa Científica a ser desenvolvido em

Leia mais

Projeto de Pesquisa: Direito empresarial e direito ambiental no contexto de crise socioambiental.

Projeto de Pesquisa: Direito empresarial e direito ambiental no contexto de crise socioambiental. Grupo de pesquisa: Epistemologia e Direito Projeto de Pesquisa: Direito empresarial e direito ambiental no contexto de crise socioambiental. Professor Responsável: Prof. Dr. José Edmilson de Souza Lima

Leia mais

Grupo de Pesquisa: Atividade empresarial de risco e reparação do dano trabalhista

Grupo de Pesquisa: Atividade empresarial de risco e reparação do dano trabalhista Grupo de Pesquisa: Atividade empresarial de risco e reparação do dano trabalhista Projeto de Pesquisa: Controle do Empregado pelo Empregador: discriminação e tutela do trabalhador com HIV/AIDS Professor

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Tópicos Especiais Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Estado moderno e Constitucionalismo.

Leia mais

EDITAL Nº 5, DE 7 DE MARÇO DE 2014 COMISSÃO ESPECIAL FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº 5, DE 7 DE MARÇO DE 2014 COMISSÃO ESPECIAL FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 5, DE 7 DE MARÇO DE 2014 COMISSÃO ESPECIAL FACULDADE DE DIREITO SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DA FACULDADE DE DIREITO FADIR, instituída pela Instrução de Serviço

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ATUAÇÃO PREVENTIVA DO ESTADO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ATUAÇÃO PREVENTIVA DO ESTADO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 377 V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS LICENCIAMENTO AMBIENTAL: ATUAÇÃO PREVENTIVA DO ESTADO À LUZ DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Auro de Quadros Machado, Carlos Alberto Molinaro

Leia mais

Grupo de Pesquisa: Analise Econômica do Direito. Projeto de Pesquisa: Analise Econômica do Direito

Grupo de Pesquisa: Analise Econômica do Direito. Projeto de Pesquisa: Analise Econômica do Direito Grupo de Pesquisa: Analise Econômica do Direito Projeto de Pesquisa: Analise Econômica do Direito Professor Responsável: Prof. Dr. Fabio Leandro Tokars Objetivo Geral: Demonstrar que através da análise

Leia mais

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz

1. RESUMO. na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz 1. RESUMO Os direitos fundamentais trabalhistas estão inseridos na Constituição Federal, portanto, a análise do tema deve ser estudada à luz do Direito do Trabalho e dos princípios que orientam o Direito

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de 2006 - D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO 2015

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de 2006 - D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO 2015 DE DIREITO DO ESTADO 2015 EMENTA O Direito Constitucional é a referência axiológica para a aplicação de todos os ramos do Direito. Nesse sentido, este curso de Prática Jurídica Constitucional possibilita

Leia mais

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

ABELHA, Marcelo. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Ementa: Bem jurídico ambiental e aspectos do Meio Ambiente. Meio ambiente e legislação; Fundamentos constitucionais da proteção do ambiente; Política Nacional do Meio Ambiente; Sistema Nacional do Meio

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Regime Jurídico dos Recursos Minerais Tópicos em Direito Constitucional Carga Horária: 28 h/a 1 - Ementa Poder Constituinte e a Constituição

Leia mais

DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES EDITAL DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente edital disciplina as atribuições e funcionamento

Leia mais

Liberdade de Iniciativa, Dignidade da Pessoa Humana e Proteção ao Meio Ambiente Empresarial: inclusão, sustentabilidade, função social e efetividade

Liberdade de Iniciativa, Dignidade da Pessoa Humana e Proteção ao Meio Ambiente Empresarial: inclusão, sustentabilidade, função social e efetividade CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO CARLYLE POPP Liberdade de Iniciativa, Dignidade da Pessoa Humana e Proteção ao Meio Ambiente Empresarial: inclusão, sustentabilidade, função

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS

2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS 2. FUNDAMENTOS DO DIREITO E DO ESTADO CONTEMPORÂNEOS I DISCIPLINA Fundamentos do Direito e do Estado Contemporâneos II - PROFESSOR Francisco Cardozo Oliveira III - CARGA HORÁRIA/PERÍODO 30 horas aulas

Leia mais

Revista. Artigo. Conclusão

Revista. Artigo. Conclusão Artigo Revista Apontamentos sobre a necessidade de divulgação da pesquisa de preços no edital do pregão, apesar da jurisprudência do Tribunal de Contas da União em contrário. Gabriela Moreira Castro Elaborado

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 DISCIPLINA: DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS PROFESSOR: DAURY CESAR FABRIZ TURMA: OFERTA

Leia mais

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira.

DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO. Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. DIREITO FUNDAMENTAL NÃO-CUMULATIVIDADE NOS TRIBUTOS SOBRE CONSUMO Túlio Marcantônio Ramos Filho, Paulo Caliendo Velloso da Silveira. Mestrando em Direito, Faculdade de Direito, PUC/RS. Introdução Trata-se

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina POLÍTICAS SOCIAIS E DIREITO

Leia mais

CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168

CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168 DISCIPLINA: Direitos Humanos CH Total: 36h SEMESTRE DE ESTUDO: Eletiva TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 168 1. EMENTA: Origem e evolução histórica dos Direitos Humanos. Dignidade humana e os Direitos

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Estudo e compreensão dos Direitos Fundamentais a partir de uma Teoria Geral da efetividade dos Direitos Humanos.

2. OBJETIVO GERAL Estudo e compreensão dos Direitos Fundamentais a partir de uma Teoria Geral da efetividade dos Direitos Humanos. DISCIPLINA: Direitos Fundamentais CH Total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 3º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR117 1. EMENTA: Teoria dos Direitos Fundamentais. Conceito de Direitos Fundamentais.

Leia mais

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004

Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Lições de Cidadania - um Projeto em Construção Área Temática de Direitos Humanos Resumo No presente

Leia mais

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aulas dia 28.04.2015 e 05.05.2015 ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Tema: Contratos Regulados Professor: Gabriel Schulman (gabriel@schulman.com.br)

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental e Recursos Hídricos INTRODUÇÃO AO DIREITO AMBIENTAL Carga Horária: 28 h/a

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL I CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 h.a. N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

E D I T A L Nº 030/2015

E D I T A L Nº 030/2015 E D I T A L Nº 030/2015 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA FDV (DOUTORADO E MESTRADO) 2016/1 A Faculdade de Direito de Vitória - FDV,

Leia mais

EDITAL 02/2012 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES

EDITAL 02/2012 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES EDITAL 02/2012 Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Curso recomendado pela CAPES SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM DIREITO Área de Concentração: Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária E-06 10º 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina DIREITOS HUMANOS Curso DIREITO D- 30 DIREITO CONSTITUCIONAL III (MATRIZ 2008/01) D- 32 DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Projeto de Pesquisa: Fomento Público às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Projeto de Pesquisa: Fomento Público às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Projeto de Pesquisa: Fomento Público às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Professor Responsável: Prof. Dr. Daniel Ferreira Discentes: Pesquisadores: Aline Cristina Koladicz e Rodrigo Vissotto Junkes

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Introdução ao Direito I Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Civil PLANO DE ENSINO EMENTA Acepções, enfoques teóricos

Leia mais

Direitos Fundamentais i

Direitos Fundamentais i Direitos Fundamentais i Os direitos do homem são direitos válidos para todos os povos e em todos os tempos. Esses direitos advêm da própria natureza humana, daí seu caráter inviolável, intemporal e universal

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO MARTA MARÍLIA TONIN ÉTICA EMPRESARIAL: SUSTENTABILIDADE E DIREITOS ESPECIAIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO MARTA MARÍLIA TONIN ÉTICA EMPRESARIAL: SUSTENTABILIDADE E DIREITOS ESPECIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO MARTA MARÍLIA TONIN ÉTICA EMPRESARIAL: SUSTENTABILIDADE E DIREITOS ESPECIAIS Projeto de Pesquisa Científica a ser desenvolvido em Grupo, no

Leia mais

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a

Ementas das disciplinas do 4º período. DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a 1 DISICIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II (SOC. EMPRESARIAIS) C/H: 80h/a Teoria geral do direito societário. Sociedade empresária. Constituição das sociedades contratuais. Sociedades contratuais menores. Sociedade

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 PMVS

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 PMVS CONCURSO PÚBLICO Nº 001/20 PMVS RETIFICAÇÃO Nº 001/20 PMVS A Prefeitura Municipal de Varre-Sai(RJ) e a G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística tornam pública a RETIFICAÇÃO ao Edital 001/20

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Grupo de Pesquisa Institucional em Direito Privado Proposta de Implementação I Objeto Realização de estudos e pesquisas pela comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Campos, sobre a pessoa humana

Leia mais

A ARTE DE EDUCAR FRENTE AOS DI REITOS FUNDAM ENTAIS

A ARTE DE EDUCAR FRENTE AOS DI REITOS FUNDAM ENTAIS A ARTE DE EDUCAR FRENTE AOS DI REITOS FUNDAM ENTAIS ELIANE FLAUZINO 1 FAPI FACULDADES DE PINHAIS PINHAIS-PR DOURIVALDO TEIXEIRA DE ARAÚJO 2 FAPI FACULDADES DE PINHAIS PINHAIS-PR Área: Direito Eixo: Salud

Leia mais

EDITAL Nº 057, de 18 de dezembro de 2015

EDITAL Nº 057, de 18 de dezembro de 2015 EDITAL Nº 057, de 18 de dezembro de 2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE DOCENTES DO CURSO DE DIREITO O Diretor Geral da Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA, devidamente autorizado por sua Mantenedora Pró-Ensino

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

Os direitos humanos no Brasil

Os direitos humanos no Brasil Camila Bressanelli* Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher: Convenção de Belém do Pará (1994) A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar

Leia mais

BALERA, Wagner, Noções preliminares de direito previdenciário, São Paulo: Quartier Latin, 2004.

BALERA, Wagner, Noções preliminares de direito previdenciário, São Paulo: Quartier Latin, 2004. BIBLIOGRAFIA CCP - MÓDULO III - DIREITO PREVIDENCIÁRIO: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE CASTRO PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL NA ORDEM JURÍDICA VIGENTE BALERA, Wagner, Noções preliminares de direito previdenciário,

Leia mais

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia

Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação. MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Faculdade de Administração Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação MBA em Propriedade Intelectual e Tecnologia Direito autoral e software Carga Horária: 64 h/a 1- Ementa Direito autoral:

Leia mais

UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO

UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA PROGRAMA stricto sensu DE MESTRADO EM DIREITO TUTELA DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE NA ATIVIDADE EMPRESARIAL: OS EFEITOS LIMITADORES NA CONSTITUIÇÃO DA PROVA JUDICIÁRIA

Leia mais

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015

AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS. RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 RETIFICAÇÃO AO EDITAL Nº. 003/2015 No Edital nº. 003/2015, publicado no Diário Oficial do Estado nº. 2459 de 05/02/15, em Anexo IV Temas para prova didática, à fls. 11-13: 1. No anexo IV Temas para prova

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina LEGISLAÇÃO PARA ENGENHARIA

Leia mais

ÉTICA, MEIO AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS.

ÉTICA, MEIO AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS. ÉTICA, MEIO AMBIENTE E DIREITOS HUMANOS. ANDREI MOHR FUNES 1 FACULDADES DE PINHAIS PR GILMARA PESQUERO FERNANDES MOHR FUNES 2 NARA FERNANDES BORDIGNON 3 1 Especialista em Direito pela Universidade do Oeste

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EDITAL 6/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 2014 A coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EMENTA: Novas tendências na produção, distribuição e consumo da comunicação com vertentes no jornalismo diante nova reconfiguração capitalista em um cenário neoliberal. AVALIAÇÃO: A avalição será feita

Leia mais

I. Apresentação Geral... 3

I. Apresentação Geral... 3 Programa de Pós- Graduação Lato Sensu Especialização em Direito Constitucional Entrada: 2011 1º Semestre Índice I. Apresentação Geral... 3 II. Especialização em Direito Constitucional... 4 1. Plano de

Leia mais

JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS Curitiba/Pr, Porto Alegre/RS, Chapecó/SC Promoção PPGD - Unibrasil, Pr PPGD - PUC-RS PPGD UNOESC Centro de Estudios Costitucionales de Chile (Universidad

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Grupo de Pesquisa Institucional de Acesso à Justiça e Tutela de direitos Proposta de implementação I Objeto: Realização de estudos e pesquisas pela comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Campos

Leia mais

JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS JORNADA SUL-AMERICANA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS Curitiba/Pr, Porto Alegre/RS, Chapecó/SC Promoção PPGD - Unibrasil, Pr PPGD - PUC-RS PPGD UNOESC Centro de Estudios Costitucionales de Chile (Universidad

Leia mais

2. OBJETIVO GERAL Discutir os pressupostos, os conceitos e técnicas fundamentais para a produção e aplicação do conhecimento jurídico.

2. OBJETIVO GERAL Discutir os pressupostos, os conceitos e técnicas fundamentais para a produção e aplicação do conhecimento jurídico. DISCIPLINA: Introdução ao Estudo do Direito CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 1 Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR101 1. EMENTA: Epistemologia jurídica. Norma Jurídica. Ordenamento Jurídico.

Leia mais

Francisco José Carvalho

Francisco José Carvalho 1 Olá caro leitor, apresento a seguir algumas considerações sobre a Teoria da Função Social do Direito, ao qual considero uma teoria de direito, não apenas uma teoria nova, mas uma teoria que sempre esteve

Leia mais

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA EDITAL N. 02 /2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO DE DIREITO DO ESCRITÓRIO MODELO - DOM PAULO EVARISTO ARNS Área de TUTELA COLETIVA - Projetos Sociais Para futuras contratações

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DO PARÁ - ACEPA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA PROCESSO SELETIVO PARA O GRUPO DE PESQUISA DA CLÍNICA JURÍDICA DE DIREITOS HUMANOS EDITAL Nº 001/2015 1.

Leia mais

Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos Os sistemas global e americano de proteção dos direitos humanos parte I Camila Bressanelli* A Declaração Universal dos Direitos Humanos Antes mesmo da análise dos sistemas global e americano de proteção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. EMENTA (Síntese do Conteúdo) OBJETIVOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. EMENTA (Síntese do Conteúdo) OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Código: EASD026 Pág/Pág: 01/05 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos*

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos* Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado Direito Cronograma 2015 1ºMódulo 2ª feira (noite) - 19h Teoria dos Direitos Humanos* 3 a feira (manhã) - 8h CAMPUS POA Temas de Antidiscriminação I 3ª feira

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA NPEA. Edital Nº 46/2015 PIC

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA NPEA. Edital Nº 46/2015 PIC NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA NPEA Edital Nº 46/2015 PIC PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES ORIENTADORES PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC / 2016 A Supervisora do Núcleo de Pesquisa

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2656 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: FILOSOFIA DO DIREITO Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: MANHÃ Período: 9 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60 TEÓRICA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO NÚCLEO DE PESQUISA JURÍDICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO NÚCLEO DE PESQUISA JURÍDICA CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO-AMERICANO NÚCLEO DE PESQUISA JURÍDICA EDITAL DE SELEÇÃO 01/2010 PARA PROVIMENTO DE VAGAS AOS DISCENTES NOS GRUPOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do Curso de Direito e a

Leia mais

I PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

I PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO I PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO Áreas de Direito Ambiental Direito Internacional Temas indicados para Referências sugeridas para Temas indicados para Referências sugeridas para 1) Regime Jurídico Internacional

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 1º semestre de 2007

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 1º semestre de 2007 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 1º semestre de 2007 O Coordenador Acadêmico do da Universidade Estácio de Sá comunica a abertura do processo

Leia mais

O PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE - DESENVOLVIMENTO X MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO: O CASO DOS PNEUS REMOLDADOS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

O PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE - DESENVOLVIMENTO X MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO: O CASO DOS PNEUS REMOLDADOS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA O PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE - DESENVOLVIMENTO X MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO: O CASO DOS PNEUS REMOLDADOS E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ALUNO BOLSISTA: Euler Vital de Lima ORIENTADORA: Daniela Bucci UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Campus Campinas Edital de Abertura de Inscrições ao Programa de Iniciação Científica da 1º Semestre de 2013 A Assessora de Pesquisa da da Universidade Presbiteriana

Leia mais

FÓRUM JUSTIÇA: proposta de construção coletiva de espaço para discutir política judicial com participação popular

FÓRUM JUSTIÇA: proposta de construção coletiva de espaço para discutir política judicial com participação popular FÓRUM JUSTIÇA: proposta de construção coletiva de espaço para discutir política judicial com participação popular 1. Fórum Justiça: um compromisso O Fórum Justiça é um compromisso da Associação Nacional

Leia mais

DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre

DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre DISCIPLINA: Direito das Obrigações SEMESTRE DE ESTUDO: 4º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CH total: 72h CÓDIGO: DIR120 1. EMENTA: A relação jurídica-obrigacional. Distinção entre as categorias patrimoniais.

Leia mais

1 TEMA... 2 2 JUSTIFICATIVA... 2 3 PROBLEMA DA PESQUISA... 3 4 OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS...

1 TEMA... 2 2 JUSTIFICATIVA... 2 3 PROBLEMA DA PESQUISA... 3 4 OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS... SUMÁRIO 1 TEMA... 2 2 JUSTIFICATIVA... 2 3 PROBLEMA DA PESQUISA... 3 4 OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS... 3 4.1 OBJETIVO GERAL... 3 4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO... 3 5 REFERENCIAL TEÓRICO... 4 6 METODOLOGIA

Leia mais

Projeto de Pesquisa: Ética Empresarial: sustentabilidade e direitos especiais

Projeto de Pesquisa: Ética Empresarial: sustentabilidade e direitos especiais Projeto de Pesquisa: Ética Empresarial: sustentabilidade e direitos especiais Professor Responsável: Profa. Dra. Marta Marília Tonin Discentes: Graduandos: Anderson Kampmann, Carina Pielak Portella, Felipe

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... APRESENTAÇÀO... PREFÁCIO... ESTRUTURA DA COLEçÃO... ÍNDICE DE AUTORES... CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... APRESENTAÇÀO... PREFÁCIO... ESTRUTURA DA COLEçÃO... ÍNDICE DE AUTORES... CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS SUMÁRIO SOBRE OS ORGANIZADORES... APRESENTAÇÀO... PREFÁCIO... ESTRUTURA DA COLEçÃO... ÍNDICE DE AUTORES... 5 7 9 12 19 CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1. Vulnerabilidade socioambiental ANDRÉA BULGAKOV

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Reconhecida pelo Decreto Federal Nº 55.754, de 12 de fevereiro de 1965 DISCIPLINA: Teoria da Constituição PROFESSORA: Dra. Lílian Márcia Balmant Emerique EMENTA: Teoria constitucional. Teoria do Poder Constituinte. Mutação constitucional. Eficácia e aplicabilidade das normas

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: Direito Administrativo II Código: DIR-369-b Pré-requisito: Direito Administrativo I Período

Leia mais

Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP

Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP Edital de inscrições para o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Público da Faculdade de Imperatriz - FACIMP A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade de Imperatriz - FACIMP faz saber ao Corpo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016

EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO - TURMA 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul comunica a abertura do processo

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012)

Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012) Red Derechos Humanos y Educación Superior Taller 1 Metodología de la enseñanza de los DDHH en la Educación Superior (Lima, 16-17 de julio de 2012) O Ensino de Direitos Humanos da Universidade Federal do

Leia mais

LISTA DE OBRAS PARA FICHAMENTO EM 2016-1

LISTA DE OBRAS PARA FICHAMENTO EM 2016-1 Colegiado de Direito Núcleo Docente Estruturante LISTA DE OBRAS PARA FICHAMENTO EM 2016-1 Calendário PARIPIRANGA 2016-1 1º PERÍODO Campo de Observação: Ingressos ao curso Obs.: Os professores de MTC e

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: NEGOCIAÇÃO COLETIVA E SINDICALISMO 099

PLANO DE ENSINO. Disciplina: NEGOCIAÇÃO COLETIVA E SINDICALISMO 099 PLANO DE ENSINO Disciplina: NEGOCIAÇÃO COLETIVA E SINDICALISMO 099 Código: DV Pré-requisito: Carga horária: 30 (trinta) horas aula Créditos: 2 (dois) Natureza: semestral Docente: EMENTA História do sindicalismo.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.º 5/2011

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL EDITAL N.º 5/2011 EDITAL N.º 5/2011 Edital de abertura de inscrições para seleção de docentes na área de Ciências Sociais Aplicadas, para atuação no Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Turismo e em ensino, pesquisa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS CULTURAIS PARA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS CULTURAIS PARA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1 A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS CULTURAIS PARA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE E CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Gina Vidal Marcílio Pompeu Nardejane Martins Cardoso ** O ordenamento jurídico brasileiro, especificamente

Leia mais

CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES COLEGIADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS

CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES COLEGIADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES COLEGIADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS EDITAL Nº 04/2014 A Profa. Dra. Maria Thereza Veloso, Coordenadora

Leia mais

Direito Tributário Constitucional

Direito Tributário Constitucional Faculdade de Direito Milton Campos Reconhecida pelo Ministério da Educação Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário Direito Tributário Constitucional Carga Horária: 32 h/a 1- Ementa Repartição

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL,

FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Especialização: Direito Penal Ênfase: Segurança Pública PÓS-GRADUAÇÃO 2012 A FACULDADE DE DIREITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE FDCL, Instituição de Ensino Superior, aprovada pelo Decreto Estadual n. 73.815,

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Reconhecimento renovado pela portaria MEC nº 608 de 19.11.13, DOU de 20.11.13 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -569 Pré-requisito: ------ Período Letivo:

Leia mais

BRA/12/018 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

BRA/12/018 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL BRA/12/018 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA E REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR A INFLUÊNCIA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA FORMULÇÃO DA LEI nº 11.096/2005 PROUNI

Leia mais

EDITAL PÚBLICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA: EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO TURMA - 2013

EDITAL PÚBLICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA: EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO TURMA - 2013 EDITAL PÚBLICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA: EQUIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO TURMA - 2013 O Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade, vinculado a Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL No 01/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÕES LATO SENSU

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL No 01/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÕES LATO SENSU UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL Transformada em Universidade pela Lei n 6.785, de 28 de dezembro de 2006 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N - Alto Cruzeiro - Arapiraca - Alagoas - CEP.: 57312-000

Leia mais

Renata Guadagnin 1, Ingo Wolfgang Sarlet 1 (orientador) Resumo

Renata Guadagnin 1, Ingo Wolfgang Sarlet 1 (orientador) Resumo XI Salão de Iniciação Científica PUCRS OBJETO DO DIREITO À SAÚDE E SOCIOAMBIENTALISMO Parâmetros Normativos à Judicialização do Direito à Saúde na Perspectiva do Estado Socioambiental de Direito Renata

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ALEXY, Robert. El concepto y la validez del derecho. Barcelona: Gedisa, 1997. ALEXY, Robert. Teoria de los derechos fundamentales. Tradução de Ernesto Garzón Valdés. Madrid:

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 274, DE 2007 Acrescenta parágrafo 3º ao art. 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Benefícios

Leia mais

Projeto de Pesquisa: Fomento Público à Responsabilidade Social Empresarial pela via das Licitações e dos Contratos Administrativos

Projeto de Pesquisa: Fomento Público à Responsabilidade Social Empresarial pela via das Licitações e dos Contratos Administrativos Grupo de Pesquisa: Atividade Empresarial e Administração Pública Projeto de Pesquisa: Fomento Público à Responsabilidade Social Empresarial pela via das Licitações e dos Contratos Administrativos Professor

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO Código: ADM- 261 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE - UNIFLU FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DIREITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES RODRIGO DE ALMEIDA

Leia mais

DESAFIO FSG REGULAMENTO 2015/02 ÁREA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

DESAFIO FSG REGULAMENTO 2015/02 ÁREA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DESAFIO FSG REGULAMENTO 2015/02 ÁREA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS A Coordenação da Área de Ciências Jurídicas e Sociais, composta pelos Cursos de Direito, Relações Internacionais e Ciência Política,

Leia mais

Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais

Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais RELATÓRIO Samira Santana de Almeida 1 1. Apresentação

Leia mais