Observe o emprego de dois-pontos nas seguintes passagens do texto:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Observe o emprego de dois-pontos nas seguintes passagens do texto:"

Transcrição

1

2 Língua Portuguesa 01 Teria eu meus seis, meus sete anos. Perto da gente, morava o casal feliz. Ponho as aspas porque o fato merece. Vamos que eu pergunte, ao leitor, de supetão: Você conhece muitos casais felizes? Aí está uma pergunta trágica. Muitos afirmam: A coabitação impede a felicidade etc. etc. Não serei tão radical. Nem podemos exigir que marido e mulher morem um no Leblon e outro para lá da praça Saenz Peña. Seja como for, uma coisa parece certa: o casal feliz constitui uma raridade. Normalmente, marido e mulher têm uma relação de arestas e não de afinidades. Tantas vezes a vida conjugal é tecida de equívocos, de irritações, ressentimentos, dúvidas, berros etc. etc. Mas o casal feliz de Aldeia Campista conseguira, graças a Deus, eliminar todas as incompatibilidades. Era a mais doce convivência da rua, do bairro, talvez da cidade. Quando passavam, de braços, pela calçada, havia o sussurro espavorido: Olha o casal feliz!. Da minha janela, eu os via como dois monstros. Estavam casados há quinze anos e não havia, na história desse amor, a lembrança de um grito, de uma impaciência, de uma indelicadeza. Até que chegou um dia de Carnaval e, justamente, a terça-feira gorda. O marido saiu para visitar uma tia doente, não sei onde. A mulher veio trazê-lo até o portão. Beijaram-se como se ele estivesse partindo para a guerra. E, no penúltimo beijo, diz a santa senhora: Meu filho, vem cedo, que eu quero ver os blocos. Ele fez que sim. E ainda se beijaram diante da vizinhança invejosa e frustrada. Depois, ela esperou que ele dobrasse a esquina. E as horas foram passando. A partir das seis da tarde ficou a esposa no portão. Sete, oito, nove da noite. Os relógios não paravam. Dez da noite, onze. E, por fim, o marido chegou. Onze. O casal feliz foi parar no distrito. Pois bem, contei o episódio para mostrar como o irrelevante influi nas leis do amor e do ódio. Por causa de uma mísera terça-feira gorda, ruía por terra toda uma pirâmide de afinidades laboriosamente acumuladas. No dia seguinte, separaram-se para sempre. (Nelson Rodrigues, O reacionário memórias e confissões. Adaptado) Ao informar por que põe entre aspas a expressão casal feliz (Ponho as aspas porque o fato merece. 1 parágrafo), o narrador destaca a) sua confiança nas relações que se mantêm além das simples aparências externas e atemporais. b) que as relações afetivas podem ser desestabilizadas por acontecimento casual de pouca importância. c) que a opinião pública acerca dos relacionamentos é fator que pode comprometer a perenidade deles. d) a incerteza da maioria das pessoas acerca dos casamentos que se sustentam apenas em aparências. e) que as separações são inevitáveis quando uma das partes deixa de renovar seus votos de amor ao parceiro.

3 02 Assinale a alternativa que apresenta a passagem do texto na qual o narrador reitera sua declaração Não serei tão radical. e se expressa evitando ser categórico acerca do assunto de que trata. a) Seja como for, uma coisa parece certa: o casal feliz constitui uma raridade. b) Aí está uma pergunta trágica. c) Da minha janela, eu os via como dois monstros. d) E ainda se beijaram diante da vizinhança invejosa e frustrada. e) Até que chegou um dia de Carnaval e, justamente, a terça-feira gorda. 03 Observe o emprego de dois-pontos nas seguintes passagens do texto: Seja como for, uma coisa parece certa: o casal feliz constitui uma raridade. (1 parágrafo) Quando passavam, de braços, pela calçada, havia o sussurro espavorido: Olha o casal feliz!. (2 parágrafo) É correto afirmar que esse sinal de pontuação foi empregado para introduzir a) considerações pessoais do narrador em relação do casal de Aldeia Campista, em ambas as passagens. b) um esclarecimento do narrador, na primeira passagem; uma fala do narrador, na segunda passagem. c) falas atribuídas a pessoas que não se identificam com o narrador, em ambas as passagens. d) a citação de uma expressão entre aspas que não é usada pelo narrador, na primeira passagem; uma fala de personagem, na segunda passagem. e) uma explicação do narrador, na primeira passagem; uma fala de alguém que não é o narrador, na segunda passagem. 04 Assinale a alternativa que reescreve o trecho destacado na passagem Meu filho, vem cedo, que eu quero ver os blocos. empregando conjunção que expressa o sentido do original. a) Meu filho, vem cedo, portanto eu quero ver os blocos. b) Meu filho, vem cedo, mas eu quero ver os blocos.

4 c) Meu filho, vem cedo, pois eu quero ver os blocos. d) Meu filho, vem cedo, apesar de eu querer ver os blocos. e) Meu filho, vem cedo, quando eu quero ver os blocos. 05 A alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão de concordância é: a) Estavam casados fazia quinze anos e não existiam entre eles quaisquer desavenças. b) Já era onze horas quando o marido chegou e encontrou a esposa meia descontrolada. c) Existe realmente coisas irrelevantes que influem na relação do casal e a prejudica. d) Dado a história de harmonia do casal, não se esperava desavenças por causa do atraso do marido. e) Diz-se que já não se faz mais casais como os de antigamente, leal e dedicado. 06 A frase do narrador em que ele emprega linguagem figurada para se referir aos relacionamentos é: a) O casal feliz foi parar no distrito. b) Beijaram-se como se ele estivesse partindo para a guerra. c) No dia seguinte, separaram-se para sempre. d) Tantas vezes a vida conjugal é tecida de equívocos, de irritações... e) E ainda se beijaram diante da vizinhança invejosa Na tira, a crítica à televisão e ao celular reside na capacidade de ambos a) evidenciarem a sofisticação das modernas tecnologias. b) provocarem alheamento da realidade. c) levarem os usuários a buscar outras fontes de informação. d) evitarem desentendimento familiar.

5 e) impedirem o uso de tecnologias modernas. 08 A frase em que a palavra como está empregada com o mesmo sentido que tem na fala do primeiro quadrinho é: a) Como eu previa, ele passou a ver televisão todas as noites. b) Tudo na casa continua como ela deixou ao viajar. c) Não se sabe como o celular dele foi parar na mão do garoto. d) Como vamos resolver esse assunto, só Deus sabe! e) Como ninguém conseguia contê-lo, ele se metia em confusões. 09 Assinale a alternativa que substitui as expressões destacadas em (I) Depois, a vida passou a ser (II) dura (III) o tempo todo. exprimindo adequadamente seu sentido no contexto. a) (I) Além disso... (II) resistente... (III) sucessivamente. b) (I) Em seguida... (II) inflexível... (III) temporariamente. c) (I) Posteriormente... (II) árdua... (III) continuamente. d) (I) Seguramente... (II) exigente... (III) em demasia. e) (I) A propósito... (II) rígida... (III) totalmente. 10 Nas minhas pesquisas, tenho constatado que muitas mulheres brasileiras reproduzem e fortalecem, consciente ou inconscientemente, a lógica da dominação masculina. É verdade que o discurso hegemônico atual é o de libertação dos papéis que aprisionam a maioria das mulheres. No entanto, os comportamentos femininos não são tão livres assim; muitos valores mais tradicionais permanecem internalizados. Existe uma enorme distância entre o discurso libertário das brasileiras e seu comportamento e valores conservadores. Não pretendo alimentar a ideia de que as mulheres são as piores inimigas das mulheres, mas provocar uma reflexão sobre os mecanismos que fazem com que a lógica da dominação masculina seja reproduzida também pelas mulheres. Nessa lógica, como argumentou Pierre Bordieu, os homens devem ser sempre superiores: mais velhos, mais altos, mais fortes, mais poderosos, mais ricos, mais escolarizados. Essa lógica constitui as mulheres como objetos, e tem como efeito colocá-las em um permanente estado de insegurança e dependência. Delas se espera que sejam submissas, contidas, discretas, apagadas, inferiores, invisíveis. Em O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir escreveu que não definiria as mulheres em termos de felicidade, e sim de liberdade. Ela acreditava que, para muitas, seria mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar para se libertar. A filósofa francesa afirmou que a liberdade é assustadora, e que, por isso, muitas mulheres preferem

6 a prisão à sua possível libertação. No entanto, ela acreditava que só existiria uma saída para as mulheres: recusar os limites que lhes são impostos e procurar abrir para si e para todas as outras o caminho da libertação. (Miriam Goldenberg, O inferno são as outras. Veja, ) As pesquisas da autora levaram-na a constatar que, a) embora defendam a tese da liberdade feminina, muitas brasileiras têm comportamentos que reforçam a lógica da dominação masculina. b) do ponto de vista patriarcal, as mulheres são superiores aos homens quando preferem a segurança doméstica ao mundo do trabalho. c) mantendo a coerência com o discurso que prega a superação dos limites femininos, há uma clara tendência a posturas conservadoras. d) reforçando a tese da hegemonia masculina, as mulheres brasileiras se mostram cada vez mais propensas a conseguir sua autonomia. e) com a internalização de valores tradicionais, é ampliada a liberdade feminina de comportamentos. 11 É correto afirmar que, do ponto de vista da filósofa Simone de Beauvoir, a) embora vivendo como escravas, as mulheres se sentem libertas de obrigações familiares e sociais. b) as mulheres priorizam a liberdade, que lhes garante viver em zona de conforto provida pelo trabalho. c) a tendência feminina é buscar a saída de sua condição de escravidão num impossível sonho de liberdade. d) a liberdade atemoriza, o que explica que muitas mulheres escolham viver subjugadas. e) a definição de liberdade feminina está atrelada ao grau de conformismo que o trabalho impõe. 12 As palavras destacadas na passagem Delas se espera que sejam submissas, contidas... têm antônimos adequados ao contexto em: a) insubmissas e reservadas. b) intransigentes e instáveis. c) desobedientes e imoderadas. d) soberbas e notáveis. e) dóceis e desmedidas.

7 13 Assinale a alternativa em que a expressão destacada está empregada para introduzir uma ideia que se contrapõe à ideia anteriormente expressa. a)... tenho constatado que muitas mulheres brasileiras reproduzem e fortalecem, consciente ou inconscientemente, a lógica da dominação masculina. b)... o discurso hegemônico atual é o de libertação dos papéis que aprisionam a maioria das mulheres. No entanto, os comportamentos femininos não são tão livres assim... c) Nessa lógica, como argumentou Pierre Bordieu, os homens devem ser sempre superiores... d)... seria mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar para se libertar. e)... afirmou que a liberdade é assustadora, e que, por isso, muitas mulheres preferem a prisão Assinale a alternativa em que a passagem Ela acreditava que, para muitas, seria mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar para se libertar. está reescrita de acordo com a norma-padrão de regência e de emprego do sinal de crase. a) Ela desconfiava de que, para muitas, suportar uma escravidão cega valeria mais à pena do que optar por trabalho que às levasse a libertação. b) Ela desconfiava em que, para muitas, suportar uma escravidão cega valeria mais à pena do que optar por trabalho que as levasse a libertação. c) Ela confiava de que, para muitas, suportar uma escravidão cega valeria mais a pena do que optar por trabalho que às levasse à libertação. d) Ela confiava em que, para muitas, suportar uma escravidão cega valeria mais a pena do que optar por trabalho que as levasse à libertação. e) Ela confiava em que, para muitas, suportar uma escravidão cega valeria mais à pena do que optar por trabalho que as levasse a libertação. 15 Assinale a alternativa em que a expressão entre colchetes substitui o trecho destacado obedecendo à norma-padrão de emprego e colocação do pronome. a) Essa lógica constitui as mulheres como objetos... [constitui elas] b).. Simone de Beauvoir escreveu que não definiria as mulheres em termos de felicidade... [definiria-as]

8 c)... seria mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar... [suportar-lhe] d)... muitas mulheres brasileiras fortalecem a lógica da dominação masculina. [fortalecem-a] e)... muitas mulheres preferem a prisão à sua possível libertação. [preferem-na] 16 Recentemente, acabei me detendo num debate sobre o conceito de reputação. Antes a reputação era apenas boa ou ruim e, diante do risco de ter uma má reputação, muitos tentavam resgatá-la com o suicídio ou com crimes de honra. Naturalmente, todos desejavam ter uma boa reputação. Mas há muito tempo o conceito de reputação deu lugar ao de notoriedade. O que conta é ser reconhecido pelos próprios semelhantes, mas não no sentido do reconhecimento como estima ou prêmio, mas naquele mais banal que faz com que alguém possa dizer ao vê-lo na rua: Olhe, é ele mesmo!. O valor predominante é aparecer e naturalmente o meio mais seguro é a TV. E não é necessário ser um renomado economista ou um médico agraciado com o prêmio Nobel, basta confessar num programa lacrimogêneo que foi traído pelo cônjuge. Assim, gradualmente, foi aceita a ideia de que para aparecer de modo constante e evidente era preciso fazer coisas que antigamente só garantiam uma péssima reputação. E não é que as pessoas não almejem uma boa reputação, mas é muito difícil conquistá-la, é preciso protagonizar um ato heroico, ganhar um Nobel, e estas não são coisas ao alcance de qualquer um. Mais fácil atrair interesse, melhor ainda se for mórbido, por ter ido para a cama por dinheiro com uma pessoa famosa ou por ter sido acusado de peculato. Passaram-se décadas desde que alguém teve a vida destruída por ter sido fotografado algemado. O tema da perda da vergonha está presente em várias reflexões sobre os costumes contemporâneos. Ora, este frenesi de aparecer (e a notoriedade a qualquer custo, embora o preço seja algo que antigamente seria a marca da vergonha) nasce da perda da vergonha ou perdese o senso de vergonha porque o valor dominante é aparecer seja como for, ainda que o preço seja cobrir-se de vergonha? Sou mais inclinado para a última hipótese. Ser visto, ser objeto de discurso é um valor tão dominante que as pessoas estão prontas a renunciar àquilo que outrora se chamava pudor (ou sentimento zeloso da própria privacidade). Também é sinal de falta de vergonha falar aos berros ao celular, obrigando todo mundo a tomar conhecimento das próprias questões particulares, que antigamente eram sussurradas ao ouvido. Não é que a pessoa não perceba que os outros estão ouvindo, é que inconscientemente ela quer que a ouçam, mesmo que suas histórias privadas sejam irrelevantes. Li que não sei qual movimento eclesiástico quer retornar à confissão pública. Claro, que graça pode ter contar as pró- prias vergonhas apenas para o confessor? (Umberto Eco. Por que só a Virgem Maria? Pape satàn aleppe: Crônicas de uma sociedade líquida. Editora Record, Rio de Janeiro: Adaptado) O autor do texto traz uma reflexão sobre uma mudança de comportamento na sociedade atual. Trata-se da

9 a) maneira como a televisão se viu obrigada a banalizar sua programação, em prejuízo da cobertura de notícias relevantes, como uma forma de garantir audiência. b) busca incessante de alguns indivíduos por uma premiação ou por conseguir praticar um ato que lhes possa garantir reconhecimento e uma boa reputação. c) perda da privacidade como elemento preponderante para que as pessoas passassem a refletir sobre o valor até então dado à notoriedade a qualquer custo. d) disposição das pessoas em se submeterem a situações antes consideradas vexatórias como um meio de satisfazer a necessidade de serem percebidas. e) perda gradual do valor que se dava à notoriedade com a conscientização de que, para aparecer, não raro as pessoas eram submetidas a situações humilhantes. 17 A ideia de boa reputação, apresentada no início do texto, é utilizada pelo autor a) para reforçar o ponto de vista por ele defendido de que é impossível construir uma boa imagem quando ações importantes são banalizadas pela mídia. b) como base para o desenvolvimento de sua argumentação sobre a perda do zelo com a própria imagem numa sociedade em que o importante é aparecer. c) a fim de mostrar como o reconhecimento é efêmero, já que uma pessoa que ganha um prêmio importante na área de medicina pode ser esquecida no dia seguinte. d) para refutar a postura daqueles que enxergam falta de limites e descuido com a própria imagem na maneira como as pessoas se esforçam para serem vistas. e) para demonstrar que esse conceito passou por mudanças, pois atitudes que antes melhoravam atualmente comprometem a reputação de uma pessoa. 18 Assinale a alternativa em que o trecho do texto apresenta relação de causa e consequência. a) Mas há muito tempo o conceito de reputação deu lugar ao de notoriedade. b) O que conta é ser reconhecido pelos próprios semelhantes, mas não no sentido do reconhecimento como estima ou prêmio c) O valor predominante é aparecer e naturalmente o meio mais seguro é a TV. d) Assim, gradualmente, foi aceita a ideia de que para aparecer de modo constante e evidente era preciso fazer coisas e) Passaram-se décadas desde que alguém teve a vida destruída por ter sido fotografado algemado.

10 19 E não é que as pessoas não almejem uma boa reputação, mas é muito difícil conquistála, é preciso protagonizar um ato heroico, ganhar um Nobel, e estas não são coisas ao alcance de qualquer um. Os termos em destaque nos trechos almejem uma boa reputação / protagonizar um ato heroico podem ser substituídos, sem prejuízo de sentido à passagem, correta e respectivamente, por a) desejem ardentemente / ser o agente principal de b) desejem morbidamente / desempenhar o papel de c) identifiquem-se com / revelar-se pronto para d) sejam solidárias com / ser capaz de realizar e) pretendam para si / agir conforme 20 E não é que as pessoas não almejem uma boa reputação, mas é muito difícil conquistála, é preciso protagonizar um ato heroico, ganhar um Nobel, e estas não são coisas ao alcance de qualquer um. Assinale a alternativa que substitui corretamente as expressões destacadas nos trechos não almejem uma boa reputação / é preciso protagonizar um ato heroico, de acordo com a norma-padrão de emprego e de colocação de pronomes. a) não almejem-na... / é preciso protagonizá-lo b) não a almejem... / é preciso protagonizar-lhe c) não lhe almejem... / é preciso lhe protagonizar d) não a almejem... / é preciso protagonizá-lo e) não almejem-lhe... / é preciso o protagonizar 21 Recentemente, acabei me detendo num debate sobre o conceito de reputação. Antes a reputação era apenas boa ou ruim e, diante do risco de ter uma má reputação, muitos tentavam resgatá-la com o suicídio ou com crimes de honra. Naturalmente, todos desejavam ter uma boa reputação. Mas há muito tempo o conceito de reputação deu lugar ao de notoriedade. O que conta é ser reconhecido pelos próprios semelhantes, mas não no sentido do reconhecimento como estima ou prêmio, mas naquele mais banal que faz com que alguém possa dizer ao vê-lo na rua: Olhe, é ele mesmo!. O valor predominante é aparecer e naturalmente o meio mais seguro é a TV. E não é necessário ser um renomado economista ou um médico agraciado com o prêmio Nobel, basta confessar num programa lacrimogêneo que foi traído pelo cônjuge. Assim, gradualmente, foi aceita a ideia de que para aparecer de modo constante e evidente era preciso fazer coisas que antigamente só garantiam uma péssima reputação.

11 E não é que as pessoas não almejem uma boa reputação, mas é muito difícil conquistá-la, é preciso protagonizar um ato heroico, ganhar um Nobel, e estas não são coisas ao alcance de qualquer um. Mais fácil atrair interesse, melhor ainda se for mórbido, por ter ido para a cama por dinheiro com uma pessoa famosa ou por ter sido acusado de peculato. Passaram-se décadas desde que alguém teve a vida destruída por ter sido fotografado algemado. O tema da perda da vergonha está presente em várias reflexões sobre os costumes contemporâneos. Ora, este frenesi de aparecer (e a notoriedade a qualquer custo, embora o preço seja algo que antigamente seria a marca da vergonha) nasce da perda da vergonha ou perdese o senso de vergonha porque o valor dominante é aparecer seja como for, ainda que o preço seja cobrir-se de vergonha? Sou mais inclinado para a última hipótese. Ser visto, ser objeto de discurso é um valor tão dominante que as pessoas estão prontas a renunciar àquilo que outrora se chamava pudor (ou sentimento zeloso da própria privacidade). Também é sinal de falta de vergonha falar aos berros ao celular, obrigando todo mundo a tomar conhecimento das próprias questões particulares, que antigamente eram sussurradas ao ouvido. Não é que a pessoa não perceba que os outros estão ouvindo, é que inconscientemente ela quer que a ouçam, mesmo que suas histórias privadas sejam irrelevantes. Li que não sei qual movimento eclesiástico quer retornar à confissão pública. Claro, que graça pode ter contar as pró- prias vergonhas apenas para o confessor? (Umberto Eco. Por que só a Virgem Maria? Pape satàn aleppe: Crônicas de uma sociedade líquida. Editora Record, Rio de Janeiro: Adaptado) Nas frases do 3 parágrafo O que conta é ser reconhecido / Olhe, é ele mesmo!., as aspas são empregadas, respectivamente, para a) intensificar o sentido da palavra / destacar a ironia presente na expressão. b) questionar o sentido da palavra / acentuar o valor significativo da expressão. c) relativizar o sentido da palavra / indicar uma fala atribuída a outra pessoa. d) acentuar o significado da palavra no texto / indicar que a expressão introduz um diálogo. e) realçar a ironia presente na palavra / destacar o efeito de sentido da expressão no texto. 22 Considere o seguinte trecho do texto: Não é que a pessoa não perceba que os outros estão ouvindo, é que inconscientemente ela quer que a ouçam,mesmo que suas histórias privadas sejam irrelevantes. (7 parágrafo) A mesma relação de sentido criada pela expressão em destaque no trecho é estabelecida pelo termo destacado em: a) Mas há muito tempo o conceito de reputação deu lugar ao de notoriedade. b) Assim, gradualmente, foi aceita a ideia de que para aparecer de modo constante e evidente

12 c) para aparecer de modo constante e evidente era preciso fazer coisas que antigamente só garantiam uma péssima reputação. d) a notoriedade a qualquer custo, embora o preço seja algo que antigamente seria a marca da vergonha e) ou perde-se o senso de vergonha porque o valor dominante é aparecer seja como for 23 As expressões destacadas nos segmentos era preciso fazer coisas que antigamente só garantiam uma péssima reputação. / Passaram-se décadas desde que alguém teve a vida destruída por ter sido fotografado algemado., ainda que pertencentes a diferentes classe gramaticais, exprimem ambas ideia de a) modo. b) tempo. c) causa. d) finalidade. e) intensidade. 24 Há muito tempo o conceito de reputação vem sendo transformado, passando, aos poucos, adquirir uma nova representação, até, finalmente, dar lugar ideia de notoriedade, segundo qual o importante é ser percebido, vezes a qualquer custo. De acordo com a norma-padrão de uso do acento indicativo de crase, as lacunas do trecho escrito a partir do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: a) a à a às b) à à a as c) a a à às d) a à à as e) à a a às 25 Vivemos tempos histéricos. Não que isso seja o fim dos tempos. A democracia liberal permite aos cidadãos serem tão hiperbólicos quanto desejarem. Apesar de o exagero ser permitido, não creio que seja bom conselheiro. Ao contrário, penso que uma análise equilibrada dos fatos é o ponto de partida necessário para decisões sábias. (Hélio Schwartsman. Tempos de histeria. Folha de S.Paulo Adaptado) O autor do texto defende que decisões sábias requerem a) resignação e aceitação. b) reflexão e desregramento. c) ponderação e comedimento.

13 d) exaltação e persistência. e) constatação e entendimento. 26 O termo hiperbólicos, em destaque no primeiro parágrafo, tem relação de sentido com a seguinte ideia presente no contexto do texto: a) exagero. b) bom conselheiro. c) análise equilibrada. d) ponto de partida. e) decisões sábias. 27 Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está adequada quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão da língua. a) Vivemos naturalmente imerso na histeria dos tempos modernos. b) Permitem-se aos cidadãos, na democracia liberal, serem hiperbólicos. c) Vivem-se tempos histéricos que inviabilizam a análise equilibrada dos fatos. d) A análise equilibrada dos fatos levam-nos a decisões sábias. e) Apesar de permitidos, o exagero não é bom conselheiro para decisões sábias. 28 Há uma razão simples para o manual de escrita de William Zinsser ter se tornado um best-seller e um clássico contemporâneo: o livro é ótimo. Como Escrever Bem difere de guias de redação convencionais que reinavam absolutos na literatura americana desde Não que ele menospreze gramática e técnica. Voltado para a não ficção, o manual cobre fundamentos do estilo de texto jornalístico aperfeiçoado nos EUA ao longo do século 20 e elevado a arte nos anos Não faltam conselhos para fugir da geleia de mediocridade à qual tende toda escrita, como vem provando mais uma vez a safra internética: perseguir clareza e simplicidade, valorizar verbos e substantivos, desconfiar de adjetivos e advérbios, reescrever, cortar tudo que for supérfluo, pulverizar clichês e palavras pomposas etc. São lições importantes, mas batidas, que Zinsser revitaliza com frases lapidares: Não há muita coisa a ser dita sobre o ponto final, a não ser que a maioria dos escritores não chega a ele tão cedo quanto deveria. Ou ainda: Poucas pessoas se dão conta de como escrevem mal. Contudo, o livro é melhor quando vai além da técnica, revelando um autor apaixonado que não se furta de tomar partido e expor idiossincrasias*. O ofício de escrever aparece como algo vivo, condicionado por miudezas objetivas e complicações subjetivas. A questão do gosto, tão difícil de definir quanto de ignorar, tem sido tratada como falsa pelo pensamento acadêmico. O autor não foge da briga: O gosto é uma corrente invisível que atravessa a escrita, e você precisa estar ciente dele. A tradução, correta e fluida em linhas gerais, tem o mérito maior de preservar o humor de Zinsser. Inevitavelmente, há momentos em que a obra perde na transposição, como ao tratar de modismos e inovações vocabulares do inglês. Nada que passe perto de empanar o brilho de um livro necessário como nunca.

14 * Idiossincrasia: predisposição de um indivíduo para reagir de maneira pessoal à influência de agentes exteriores. (Sérgio Rodrigues. Com frases lapidares, autor ensina a fugir da escrita medíocre. Folha de S.Paulo, Adaptado) Conforme o autor do texto, uma das qualidades do livro Como Escrever Bem, de William Zinsser, consiste em: a) desconsiderar a gramática e o tecnicismo, priorizando a abordagem dos fundamentos de estilo do texto jornalístico. b) trazer orientações sobre como evitar uma escrita de qualidade questionável, como geralmente é o caso da linguagem usual na internet. c) destacar a importância da escrita marcada pela clareza e pela simplicidade, além do uso de frases de efeito e palavras rebuscadas. d) ir além da técnica, evitando assuntos já muito discutidos em outros manuais, como a valorização da clareza e a escolha cuidadosa das palavras. e) fugir da discussão sobre a questão do gosto, considerada de difícil definição, evitando assim cair na mesma pretensão do pensamento acadêmico. 29 Com a frase Não há muita coisa a ser dita sobre o ponto final, a não ser que a maioria dos escritores não chega a ele tão cedo quanto deveria. Zinsser faz uma crítica aos escritores a) concisos, que expressam apenas o essencial. b) subjetivos, que expressam sentimentos muito íntimos. c) objetivos, muito práticos no modo de se expressar. d) confusos, incapazes de se expressar com clareza. e) prolixos, que se estendem demais para se expressar. 30 Assinale a alternativa em que o autor aponta um aspecto negativo na obra Como escrever bem, que chega às mãos do leitor de língua portuguesa. a) Como Escrever Bem difere de guias de redação convencionais que reinavam absoluto na literatura americana desde b) Voltado para a não ficção, o manual cobre fundamentos do estilo de texto jornalístico aperfeiçoado nos EUA ao longo do século 20 c) Não faltam conselhos para fugir da geleia de mediocridade à qual tende toda escrita, como vem provando mais uma vez a safra internética d) O ofício de escrever aparece como algo vivo, condicionado por miudezas objetivas e complicações subjetivas.

15 e) Inevitavelmente, há momentos em que a obra perde na transposição, como ao tratar de modismos e inovações vocabulares do inglês. Noções de Direito 01 Nos termos da Constituição Federal de 1988, são privativos de brasileiro nato os cargos a) de Presidente da República, de Deputado Federal e de Senador da República. b) de Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática e de oficial das Forças Armadas. c) de Presidente da Câmara dos Deputados, de Presidente do Senado Federal e de Presidente do Tribunal de Contas da União. d) de Ministro do Supremo Tribunal Federal, de Ministro da Defesa e de Ministro da Justiça. e) de Prefeito, de Vereador e de Juiz de Direito. 02 De acordo com texto expresso na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar que a lei a) assegurará aos autores de inventos industriais privilégio permanente para sua utilização. b) penal sempre retroagirá, seja para beneficiar ou não o réu. c) regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, a perda de bens. d) poderá excluir da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. e) deverá punir ato atentatório a liberdades com penas restritivas de direito. 03 Salvo em caso de guerra declarada, nos termos expressos da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), não haverá penas a) de morte. b) de banimento. c) de caráter perpétuo. d) de trabalhos forçados. e) de expulsão. 04 No que diz respeito à nacionalidade, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar que o brasileiro

16 a) naturalizado poderá ser extraditado, pela prática de crime de furto, após a naturalização, no caso de condenação por sentença judicial. b) naturalizado poderá ocupar cargo no Conselho da República. c) naturalizado poderá ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça. d) nato poderá ser extraditado no caso de envolvimento no crime de tráfico internacional de entorpecentes. e) nato não poderá ter declarada a perda da nacionalidade. 05 Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar que a) é vedada a acumulação remunerada de dois cargos públicos de professor, independentemente de haver compatibilidade de horário. b) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Judiciário. c) o servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe vedado optar pela sua remuneração. d) os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. e) o servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial ou administrativa, que prescindem de processo prévio em contraditório. 06 São assegurados, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, (CRFB/88) à categoria dos trabalhadores domésticos os seguintes direitos: a) proteção em face da automação, na forma da lei. b) reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho. c) jornada de seis horas para trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento. d) participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, conforme definido em lei. e) piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

17 Noções de Criminologia 01 Para a aproximação e verificação de seu objeto de estudo, a Criminologia dos dias atuais vale-se de um conceito a) empírico e interdisciplinar. b) dedutivo e dogmático. c) dedutivo e interdisciplinar. d) dogmático e lógico-abstrato. e) empírico e lógico-abstrato. 02 A abulomania é um dos fatores desencadeantes do comportamento delituoso de natureza a) sociológica. b) filosófica. c) biológica. d) psicológica. e) religiosa. 03 é conhecida na doutrina por vitimização a) secundária. b) primária. c) quaternária. d) quintenária. e) terciária. 04 A prevenção terciária consiste em a) programas destinados a crianças e adolescentes de resistência ao consumo de drogas e à violência doméstica. b) atuação, por meio de ações policiais, sobre os grupos que apresentam maior risco de sofrer ou de praticar delitos. c) atuação, por meio de punição exemplar do delinquente em público, como meio de intimidação aos demais criminosos. d) programas destinados a prevenir a reincidência, tendo por público-alvo o preso e o egresso do sistema prisional.

18 e) programas destinados a criar os pressupostos aptos a neutralizar e inibir as causas da criminalidade. Noções de Informática e Comunicação 01 Um usuário do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, precisa pesquisar um arquivo existente na pasta Documentos. Esse usuário sabe apenas que o arquivo contém uma imagem colada. Assim, assinale a alternativa que apresenta o único tipo de arquivo que pode ser eliminado da pesquisa, porque não pode exibir uma imagem em seu conteúdo. a).docx b).txt c).xlsx d).pptx e).rtf 02 Tem-se a seguinte tabela criada em um documento no Microsoft Word 2010, em sua configuração original. Com o cursor na célula com o conteúdo M, o usuário pressionou a tecla TAB. Assinale a alternativa que indica o resultado após essa ação. a) b) c)

19 d) e) 03 No Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, um usuário preparou a planilha a seguir. Assinale a alternativa que indica a(s) tecla(s) que foi(ram) pressionada(s) nas células C2 e C3, ao final da primeira linha, para separar o texto em 2 linhas. a) ALT+ENTER b) ENTER c) SHIFT+ENTER d) CTRL+ENTER e) TAB 04 João abriu uma apresentação de 5 slides feita anteriormente por Ricardo, usando o Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original. Ao iniciar o modo de apresentação e avançar os slides, João notou que o slide 3 não foi exibido. Isso aconteceu porque esse slide a) não tem uma transição configurada. b) foi apagado. c) está oculto. d) não tem nenhuma animação configurada. e) tem anotações registradas.

20 05 Um usuário preparou e enviou uma mensagem de correio eletrônico utilizando o Microsoft Outlook 2010, em sua configuração padrão, marcando-a com Alta Prioridade, a partir da guia mensagem, grupo Opções, na janela de mensagem de . Isso significa que os destinatários, usando também o Microsoft Outlook 2010, a) não poderão abrir nenhuma outra mensagem antes de abrir essa mensagem com Alta Prioridade. b) verão sempre essa mensagem no topo da lista de todas as suas mensagens, independentemente do critério de classificação aplicado. c) não poderão excluir essa mensagem sem abri-la antes. d) serão alertados uma vez por dia a respeito dessa mensagem, com um registro na caixa de lembretes, até abri-la. e) verão um indicador visual de Alta Prioridade nessa mensagem, na sua caixa de entrada. 06 No Microsoft Excel 2010, um usuário criou a planilha a seguir, que está com o recurso AutoFiltro ativado. Ao clicar com o botão principal do mouse na seta à direita na célula C1, é exibida uma lista na qual o usuário terá opções de filtragem. Assinale a alternativa que apresenta as opções possíveis logo após a opção. a) Profissão b) Analista, Coordenador, Gerente c) Profissão, Analista, Coordenador, Gerente d)analista, Coordenador, Gerente, 30, 31, 34, 35, 36, 46 e) Profissão, Analista, Coordenador, Gerente, 30, 31, 34, 35, 36, 46, Andre, Angela L., Angela R., Luana, Melissa, Paulo

21 07 No Microsoft Word 2010, em sua configuração original, um usuário está editando o seguinte texto, com conteúdo em 2 linhas. Assinale a alternativa que indica como ficará o texto da segunda linha, ao se selecionar a primeira linha por completo, clicar no ícone Pincel de Formatação, no grupo Área de Transferência, da guia Página Inicial, e depois selecionar a segunda linha por completo. a) Prefeitura Municipal de Barretos b) Prefeitura municipal de Barretos. c) Prefeitura Municipal de Barretos d) Prefeitura Municipal de Barretos e) Prefeitura Municipal de Barretos 08 Tem-se o seguinte conteúdo editado no Bloco de Notas, do Microsoft Windows 7, em sua versão original. Com o cursor posicionado antes do primeiro caractere, o usuário abriu a caixa de diálogo Substituir, utilizando o menu Editar, opção Substituir... e preencheu os campos Localizar: e Substituir por:, conforme imagem a seguir, com um traço e dois-pontos, respectivamente.

22 Assinale a alternativa que contém a resposta correta, com resultado após clicar em Substituir Tudo. a) b) c) d) e)

23 09 Usando o Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, um usuário criou a seguinte estrutura de pastas: Cada uma das pastas contém 5 arquivos. Ao selecionar a pasta Projetos, pressionar CTRL+X e, depois, abrir a pasta Documentos e pressionar CTRL+V, a pasta Projetos a) é criada vazia dentro da pasta Documentos. b) e todos os seus arquivos são movidos para dentro da pasta Documentos. c) é enviada para a Lixeira com todos os seus arquivos. d) é enviada para a Lixeira, mas todos os seus arquivos são movidos para dentro da pasta Documentos. e) passa a se chamar Documentos. 10 No Microsoft Windows 7, em sua configuração original, a(s) tecla(s) de atalho que minimiza(m) todas as janelas abertas, exibindo assim a Área de Trabalho, é(são): a) CTRL + Z b) SHIFT + seta para baixo c) CTRL + ESC d) tecla do logotipo do Windows + M e) ESC 11 Assinale a alternativa que apresenta o texto formatado com alinhamento justificado, no Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão.

24 a) b) c) d) e) 12 A imagem a seguir, do Microsoft Word 2010, em sua configuração original, acessada no grupo Configurar Página, da guia Layout da Página, refere-se ao recurso a) Tabela. b) Alinhamento.

25 c) Colunas. d) Margens. e) Quebra de página. 13 Considerando que a célula C3 tem a fórmula =B3+C2, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo correto nas células C4 e C5, respectivamente, ao se selecionar a célula C3, pressionar CTRL+C e depois selecionar as células C4 e C5 ao mesmo tempo, e pressionar CTRL+V. a) 40 e 70. b) 40 e 50. c) 60 e 100. d) 70 e 140. e) 70 e Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão: Considerando que a célula B9 contém a fórmula =SOMA(B2:B8), ao se ocultarem as linhas 4 e 5, assinale a alternativa que indica o resultado correto que é apresentado na célula B9. a)

26 b) c) d) e)

27 15 Assinale a alternativa que apresenta corretamente quantas vezes a tecla ENTER precisa ser pressionada, no Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, para que, a partir do primeiro slide sendo apresentado no modo de exibição, seja exibido o slide número 6. a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 16 Durante uma apresentação com 10 slides, no Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, e com o slide 9 sendo exibido, o usuário pressionou a tecla ESC. Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto da operação. a) Foi exibido o slide 8. b) A apresentação retornou para o slide 1. c) A apresentação foi finalizada. d) Uma tela em branco foi exibida. e) A apresentação foi para o último slide. 17 Usando o navegador Google Chrome versão 63.0, um usuário abriu uma nova aba de navegação clicando no ícone no canto superior direito e selecionando a opção Nova janela anônima. Essa nova janela a) não solicitará login e senha em nenhum web site. b) será gravada no computador para que seu conteúdo possa ser acessado offline. c) permite que o usuário acesse web sites em geral, exceto serviços de web mail. d) permite que o usuário acesse web sites em geral, exceto sites de compras online. e) não mantém registro de histórico de navegação no Google Chrome.

28 18 Considere a seguinte tela de preparação de mensagens de correio eletrônico do serviço de Webmail Gmail, em sua configuração padrão. O recurso que permite anexar arquivos ao é a) A. b) B. c) C. d) D. e) E. 19 O Windows 10 permite que o seu Explorador de Arquivos possa ser configurado em relação aos arquivos e pastas que manipula. Uma das configurações permitidas é ocultar a) os arquivos criptografados ou protegidos por senha. b) os arquivos de aplicativos não licenciados para o Windows 10. c) as extensões dos tipos de arquivo conhecidos. d) os arquivos que não foram ainda avaliados pelo antivírus. e) os arquivos não manipulados há pelo menos um ano.

29 20 Um usuário de um computador com o sistema operacional Windows 10 clicou no seguinte botão presente na Barra de Tarefas: Esse botão permite que a) a tela seja estendida em um segundo monitor de vídeo conectado no computador. b) a tela do computador seja reproduzida em um projetor. c) todas as janelas abertas sejam fechadas. d) múltiplas áreas de trabalho possam ser criadas ou gerenciadas. e) a lupa do Windows seja ativada para ampliar as informações exibidas na tela. 21 A seguir, é apresentada uma parte do Explorador de Arquivos do Windows 10. A seta para cima presente antes da Barra de Endereço se destina a a) levar à tela seguinte. b) levar ao nível acima do atual, ou seja, Este Computador. c) desfazer a última ação realizada. d) levar à tela anterior. e) levar ao nível abaixo do atual Downloads, se existir. 22 O Windows 10, em sua configuração padrão, permite que o usuário configure o Menu Iniciar, por exemplo, para a) mostrar os aplicativos mais usados. b) bloquear os aplicativos que possam estar infectados por vírus. c) indicar os aplicativos que não foram certificados para o Windows 10. d) ativar automaticamente a Ajuda do Windows a cada erro do usuário. e) restaurar programas apagados acidentalmente.

30 23 No sistema operacional Windows 10, uma das maneiras de encontrar algum programa ou aplicativo disponível no computador é a) digitar o nome do programa ou aplicativo na Barra de Pesquisa do Edge. b) pressionar a tecla do logotipo do Windows + P, que provocará a exibição de todos os programas disponíveis. c) selecionar o ícone Busca de Programas no Painel de Controle e digitar o nome do programa ou aplicativo. d) selecionar o ícone Programas e Aplicativos na Barra de Tarefas, que exibe todos os programas ou aplicativos instalados. e) digitar o nome do programa ou aplicativo na Caixa de Pesquisa na Barra de Tarefas. 24 Em um documento em edição no MS-Word 2016 (versão em português e em sua configuração padrão), tem-se um parágrafo conforme apresentado a seguir. mercado de Peixe. Com esse parágrafo inteiramente selecionado, acionou-se uma das opções disponibilizadas por meio do botão resultado foi o seguinte:, presente no grupo Fonte da guia Página Inicial do aplicativo, e o Mercado De Peixe. Assinale a alternativa que apresenta a opção acionada a partir desse botão. a) minúscula b) alternar maiúsc./minúsc. c) Colocar Cada Palavra em Maiúscula d) Primeira letra da frase em maiúscula. e) MAIÚSCULAS 25 Considere o seguinte botão, presente na guia Página Inicial do MS-Word 2016 (versão em português e em sua configuração padrão). Por meio dele, pode-se adicionar espaçamento a) antes e depois de parágrafo, apenas. b) entre linhas de parágrafo, bem como antes e depois de parágrafo. c) antes de parágrafo, apenas. d) depois de parágrafo, apenas.

31 e) entre linhas de parágrafo, apenas. 26 Uma caixa de texto foi inserida em um documento que estava sendo editado no MS-Word 2016 (versão em português e em sua configuração padrão), por meio da guia Inserir, grupo Texto, botão Caixa de Texto. Caso se deseje alterar a cor da linha dessa caixa de texto, basta ajustar esse parâmetro após se a) selecionar a caixa de texto e pressionar a tecla de atalho Ctrl+T, que esse parâmetro será apresentado em um quadro. b) dar um duplo click com o botão esquerdo do mouse, em sua configuração padrão, sobre a borda dessa caixa, que esse parâmetro será apresentado em um quadro. c) dar um click com o botão direito do mouse, em sua configuração padrão, dentro dessa caixa de texto e selecionar a opção Formatar Borda.... d) dar um click com o botão direito do mouse, em sua configuração padrão, sobre a borda dessa caixa de texto e selecionar a opção Formatar Forma.... e) dar um duplo click com o botão esquerdo do mouse, em sua configuração padrão, dentro dessa caixa, que esse parâmetro será apresentado em um quadro. 27 Considere a seguinte tabela, editada no MS-Excel 2016 (versão em português e em sua configuração padrão). Suponha, ainda, que a fórmula a seguir tenha sido digitada na célula D6. =SE(MENOR(A1:C4;5)<>MAIOR(A1:C4;6); MENOR(A2:B3;2);MAIOR(A1:B4;3)) O resultado produzido em D6 é: a) 12 b) 3 c) 2 d) 1 e) 11

32 28 Analise a seguinte janela, gerada quando um usuário estava imprimindo a sua planilha no MS- Excel 2016 (versão em português e em sua configuração padrão). Ao se apertar o botão Imprimir... dessa janela, em todas as páginas impressas da planilha, será(ão) repetida(s), na parte superior da folha, a) as linhas 1 e 3, apenas. b) a linha 2, apenas. c) a linha 1, apenas d) a linha 3, apenas. e) as linhas de 1 a Um usuário do MS-Excel 2016 (versão em português e em sua configuração padrão) possui uma planilha com o seguinte conteúdo: Em um dado momento, esse usuário selecionou as células do intervalo A1 até C3, conforme apresentado a seguir:

33 Caso, a partir do botão (disponível a partir da guia Página Inicial do aplicativo), seja selecionada a opção Soma, o resultado produzido nas células A3, B3, C1, C2 e C3 será: Dado: O símbolo representa célula não alterada. a) A3: 4; B3: 6; C1: 3; C2: 7; C3: 10 b) A3: ; B3: ; C1: 3; C2: ; C3: c) A3: ; B3: ; C1: 3; C2: 7; C3: d) A3: 4; B3: ; C1: ; C2: ; C3: e) A3: 4; B3: 6; C1: ; C2: ; C3: 30 Quando se recebe uma mensagem por meio do correio eletrônico, há diversas opções de resposta, sendo que na opção encaminhar, a) na mensagem de encaminhamento, não pode ser editado ou alterado o campo Assunto da mensagem original recebida. b) se houver anexos na mensagem original recebida, esta só pode ser enviada para um destinatário. c) se houver anexos na mensagem original recebida, apenas um deles pode ser incorporado à mensagem de encaminhamento. d) tanto o texto da mensagem original recebida quanto eventuais anexos são incorporados à mensagem de encaminhamento. e) não pode haver destinatários em cópia, se houver mais de um anexo na mensagem original recebida. 01 Noções de Lógica Um terreno tem 0,50 quilômetro quadrado de área. Em metros quadrados, a área desse terreno corresponde a a) b) c) d) e) 500.

34 02 Um produto que era vendido a R$ 15,00 passou a ser vendido a R$ 12,50. Logo, das alternativas a seguir, a que mais se aproxima do desconto dado sobre os R$ 15,00 é: a) 9% b) 11% c) 13% d) 15% e) 17% 03 Em um concurso somente para os cargos A e B, cada candidato poderia fazer inscrição para um desses cargos. Sabendo que o número de candidatos inscritos para o cargo A era 3000 unidades menor que o número de candidatos inscritos para o cargo B, e que a razão entre os respectivos números, nessa ordem, era igual a 0,4, então é verdade que o número de candidatos inscritos para o cargo B correspondeu, do total de candidatos inscritos, a a) 3/7 b) 5/9 c) 4/7 d) 2/3 e) 5/7 04 Dois grupos, um contendo 126 técnicos legislativos e outro contendo 72 analistas legislativos, todos recém-contratados, serão divididos em grupos menores para participarem de cursos de formação, cada grupo contendo o mesmo número x de técnicos legislativos e y de analistas legislativos, sendo x e y os menores números possíveis. Sabendo que nenhum desses recémcontratados poderá ficar fora dos grupos menores, o valor de ycorresponderá, do número total de recém-contratados em cada grupo menor, aproximadamente, a a) 32% b) 34% c) 36% d) 38% e) 40% Atualidades 01 A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aumentar os impostos de importação de aço e alumínio pode abalar o comércio mundial e a economia brasileira.

35 (UOL, Disponível em:< Adaptado) Uma das possíveis consequências da decisão de Trump para o Brasil é a) o aumento da produção de aço nacional, devido à demanda de outros países. b) uma crise na oferta de aço, diante da escassez do produto no mercado. c) o impacto nas siderúrgicas nacionais, que exportam muito para os EUA. d) a interrupção da importação de produtos norte-americanos, como retaliação à decisão. e) a redução no consumo de petróleo, muito utilizado na produção de aço. 02 A eleição na Itália terminou sem que nenhum partido conseguisse maioria suficiente para formar um governo. Agora, cada um vai tentar alianças para que os italianos não precisem voltar às urnas. (G1, Disponível em:< Adaptado) Em um cenário de incerteza política, a coligação mais votada nas eleições italianas ocorridas no início de março é de a) centro-esquerda, favorável ao programa de acolhimento de refugiados e à permanência da Itália na União Europeia. b) centro-direita, contrária à recepção de imigrantes resgatados no Mediterrâneo e às medidas de austeridade da União Europeia. c) esquerda, favorável à concessão de cidadania italiana a todos os imigrantes e a uma política econômica desenvolvimentista. d) extrema direita, favorável à expulsão de todos os imigrantes da Itália e à ruptura do país com a União Europeia. e) centro, contrária ao controle mais rígido das fronteiras italianas e às medidas econômicas de ajuste fiscal e redução do Estado. 03 Ao divulgar seu balanço, a Embraer fez curta menção às discussões com a empresa americana para combinação de negócios, sem dar mais detalhes sobre as alternativas que estão sendo analisadas. A empresa afirma que as negociações continuam em andamento e uma eventual estrutura estará sujeita à aprovação do governo brasileiro, dos órgãos reguladores nacionais e internacionais e das duas companhias. Não há garantia de que a referida combinação de negócios venha a ser concretizada. (Valor, Disponível em: < Adaptado)

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ESCREVENTE QUESTÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão 45. De acordo com texto expresso na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB/88), é correto afirmar

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, (A) o arquivo será deletado definitivamente.

Leia mais

a)pincel de Formatação, é possível aplicar a formatação de um local e aplicá-lo a outro.

a)pincel de Formatação, é possível aplicar a formatação de um local e aplicá-lo a outro. 1) No MS-Word 2010, na guia Página Inicial, encontramos no grupo Área de Transferência o ícone:. Por meio desse ícone, denominado a)pincel de Formatação, é possível aplicar a formatação de um local e aplicá-lo

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

Concurso público Prova Objetiva. técnico legislativo

Concurso público Prova Objetiva. técnico legislativo Concurso público 001. Prova Objetiva técnico legislativo Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas. Confira seus dados impressos na capa deste caderno e na folha

Leia mais

Informática - Windows 7

Informática - Windows 7 Informática - Windows 7 Prof. Julio Pimentel - E-mail. julio@profpimentel.com.br 1. O atalho de teclado para alternar janelas abertas no Windows 7 é: a) TAB d) CTRL+TAB b) WINDOWS+TAB e) ALT+TAB c) SHIFT+TAB

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Informática para Concursos 1

Informática para Concursos 1 QUESTÕES CESPE POWER POINT QUESTÕES POWER POINT - CESPE CEF-CAIXA ECONÔMICA EDERAL TÉCNICO BANCÁRIO - 30/04/2006 - A janela do PowerPoint 2003 a seguir apresenta, no slide em edição, outras informações

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP TJSP) Ao encaminhar uma mensagem com arquivos anexados a partir do Microsoft Outlook, na sua configuração padrão, com o botão a) os anexos não serão mantidos na nova mensagem

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe. Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17

Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe. Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17 Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17 41. Com relação ao Microsoft Windows 7, em sua configuração original, assinale

Leia mais

(D) Opção correta. Como um gerenciador de arquivos e pastas do Windows, o Windows Explorer possui a função de apagar e renomear arquivos e pastas.

(D) Opção correta. Como um gerenciador de arquivos e pastas do Windows, o Windows Explorer possui a função de apagar e renomear arquivos e pastas. O professor Victor Dalton, que leciona no curso preparatório Estratégia Concursos, comentou as questões de Informática da prova da Polícia Militar de São Paulo, que foi aplicada no dia 5 de fevereiro,

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 128/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 128/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 128/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 14/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário INFORMÁTICA NÍVEL: Médio DATA: 26/04/2015 QUESTÕES: 16 75. Em um computador com o sistema operacional

Leia mais

Word Ambiente

Word Ambiente Word 2010 - Ambiente Word 2010 Barra de Status Word 2007 - Diferenças Editor de Textos - extensão.docx.doc.rtf Seleção Mouse Ação Aplicar duplo clique sobre qualquer palavra do texto. Aplicar triplo clique

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal.

Informática. Microsoft Word 2013 e Writer. Professor Marcelo Leal. Informática Microsoft Word 2013 e Writer Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX MICROSOFT WORD 2013 E WRITER SUÍTES DE ESCRITÓRIO Conjuntos de programas (aplicativos)

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 MATEMÁTICA Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 01. Caso se deseje, na sessão de uso do IE8 descrita no texto, dar início a uma navegação InPrivate, buscando evitar, dessa

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO VII 1. Ao salvarmos uma típica apresentação do MSPowerPoint 2010 em nosso HD, a extensão padrão do arquivo será: A).xlsx B).ppt C).pdf D).xls E).pptx 2. Com

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III 1. Windows é responsável, entre outras funções, pelo gerenciamento: A) do acesso às páginas da Internet; B) das senhas de login em sites e portais; C) da

Leia mais

NOME DO PROFESSOR MATÉRIA

NOME DO PROFESSOR MATÉRIA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 1 Sistema operacional Windows XP. 2 Microsoft Office: Word 2002, Excel 2002 e Power Point 2002. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio NOME DO PROFESSOR Eletrônico.

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Instrutor: Marco Aurelio Curso: INFORMÁTICA Data: / / Aluno (a): 1 O que é Informática?

Instrutor: Marco Aurelio Curso: INFORMÁTICA Data: / / Aluno (a): 1 O que é Informática? Instrutor: Marco Aurelio Curso: INFORMÁTICA Data: / / Aluno (a): 1 O que é Informática? 2 São os elementos necessários para compor uma informação (b) É um conjunto de dados (c) É manipular dados (d) Ciência

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas.

INFORMÁTICA. Apenas: a) II, III e IV são verdadeiras. b) II, IV e V são verdadeiras. c) II e IV são verdadeiras. d) I, III e IV são falsas. INFORMÁTICA 01. Selecione a alternativa correta: I - Nomes de pastas e arquivos podem ser de até 245 caracteres, mas não podem incluir os caracteres *, \ : < >? / II - A extensão do nome do arquivo costuma

Leia mais

11/04/2017 LEO MATOS INFORMÁTICA

11/04/2017 LEO MATOS INFORMÁTICA LEO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP 2015 CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO/SP) A internet disponibiliza uma série de serviços aos seus usuários, dentre eles o a) DNS. b) URL. c) WWW. d) HTML. e) HTTP. 1 GOOGLE

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org 01 Q126231 Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org Calc BETA Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRE APProva: Analista Judiciário Contabilidade Em relação ao BrOffice.org 3.1,

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

CAPÍTULO 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Word 2016...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 CAPÍTULO 2... Modos de exibição...16 Iniciando a digitação...19 Salvando o documento...21 Senha para seus documentos...23

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

( ) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa.

( ) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa. Questão 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, Ao pressionar o botão F3

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14

Capítulo 1... Iniciando o Word Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 SUMÁRIO Capítulo 1... Iniciando o Word 2013...9 Conhecendo a tela do word...10 Exercício...14 Capítulo 2... Apredendo a digitar um texto...17 Iniciando a digitação...20 Salvando o documento...22 Senha

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F.

a) três vezes com o botão esquerdo do mouse e, depois, pressionar as teclas Ctrl + F. Para orientar os estudos, o professor Fabio Augusto separou uma bateria de questões de Informática visando a prova para escrevente do dia 2. Ao final de cada questão confira o gabarito comentado pelo especialista.

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

Guia prático do. Passo a passo

Guia prático do. Passo a passo Guia prático do BrOffice.org IMPRESS Passo a passo Licenciamento de Uso desta Documentação Este material foi elaborado por Mônica Figueira Câmara, baseado no arquivo de Ajuda do BROffice.org e segue os

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3

INFORMÁTICA. Texto para as questões de 1 a 3 INFORMÁTICA Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma planilha que contém dados relativos a demandas por produtos e serviços da agência central

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado. Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos Ctrl + Shift + > -

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1 - (FEPESE 2017 CIDASC) O ícone/botão do Windows 10 ao lado, localizado por padrão na parte inferior direita da tela do Windows, refere-se: a) ao Chat online. b) à Central de Ajuda.

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital.

5.2 GUIA PRÁTICO 5085N. Flash Câmera frontal. Sensor. Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga. Início/ sensor de impressão digital. 1 Carregar a bateria. GUIA PRÁTICO Sensor Flash Câmera frontal Aumentar/ Diminuir volume Tecla Liga/ Desliga 2 Inserir ou retirar o SIM. 3 Inserir ou retiar o cartão microsd. 5.2 Início/ sensor de impressão

Leia mais

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição:

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: INFORMÁTICA Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: Com o Professor: Rene Maas Caso a célula G20 desta planilha apresente a fórmula =SE(A1A2;MAIOR(A1:B2;2);MÍNIMO(B2:C3)),

Leia mais

Questões Informática. Professora Nanny

Questões Informática. Professora Nanny Questões Informática Professora Nanny professorananielle@hotmail.com 1) Sobre componentes de hardware, analise as afirmativas a seguir. I. Monitor, teclado e mouse podem ser considerados periféricos exclusivos

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III.

INFORMÁTICA. É correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. INFORMÁTICA 01. Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que a) a Unidade

Leia mais

Dicas de utilização do Microsoft Outlook

Dicas de utilização do Microsoft Outlook Dicas de utilização do Microsoft Outlook Qual o aplicativo que fica aberto a maior parte do tempo? Microsoft Outlook? O Microsoft Outlook permite a utilização de diversas teclas de atalho para as mais

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

Aluno: 1. A opção Cabeçalho e rodapé menu Exibir do Microsoft Word, mostrado na figura abaixo, tem a função de:

Aluno: 1. A opção Cabeçalho e rodapé menu Exibir do Microsoft Word, mostrado na figura abaixo, tem a função de: Universidade de Passo Fundo UPF Instituto de Ciências Exatas e Geociências ICEG Área de Informática Prova de Comprovação de Competência em Informática Básica Aluno: 1. A opção Cabeçalho e rodapé menu Exibir

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008.

Copyright by Monica Alvarez Rimoli, Dados para Catalogação. Alvares Rimoli, Monica. Microsoft PowerPoint Campinas: Editora Komedi, 2008. Microsoft PowerPoint 2007 K O M E D I Copyright by Monica Alvarez Rimoli, 2008 Dados para Catalogação Alvares Rimoli, Monica Microsoft PowerPoint 2007 PPTC1.0 Campinas: Editora Komedi, 2008. 94 p. Diretor:

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir.

Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir. 1 - ( Prova: CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário - Área Judiciária / Noções de Informática / Microsoft Word; ) Acerca de sistema operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a

Leia mais

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP/SAA-ESP/2015) Assinale a alternativa que contém o atalho de teclado que permite, no MS-Windows 10, em sua configuração padrão, alternar entre janelas ou programas abertos.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 2/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke. Informática Apresentações Google Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APRESENTAÇÕES GOOGLE O Google Apresentações é um editor de apresentações que faz parte do Google Docs,

Leia mais

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria.

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria. 1 1 Inserir ou retirar a tampa traseira 5 4G Guia Prático Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a bateria 2 5.0 Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume 3 Carregar a bateria * 4 4 4 Inserir ou retirar

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal do Amapá UNIFAP Núcleo De Tecnologia Da Informação NTI WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO WORDPRESS INSTITUCIONAL UNIFAP MANUAL DE USO 2016 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo ser um guia prático para uso básico de um site no WordPress Institucional UNIFAP. Acompanhar as orientações apresentadas

Leia mais

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site;

III. ajustar a tabela completa numa única página para impressão; IV. preparar um arquivo HTML desse material para publicação no site; 01 Qual a função da tecla de atalho CTRL + A quando aplicada a um arquivo de texto no Writer? a) Salvar um documento b) Abrir um novo arquivo. c) Selecionar tudo. d) Sublinhar o texto selecionado. 02 O

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress:

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Informática 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Com relação a essa figura e aos recursos do BrOffice.org Impress, está INCORRETO afirmar que: (A)

Leia mais

Teclas de Atalho do Windows 10

Teclas de Atalho do Windows 10 1 Teclas de Atalho do Windows 10 ou CTRL+ESC ALT+TAB ALT+ESC + A + B + D + E + F + G + I + K + L + M Exibe o Menu Iniciar. Exibe o Menu Iniciar. Alterna entre janelas pedindo confirmação. Alterna entre

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais