TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS"

Transcrição

1

2 TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS

3

4

5 Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas florestas tropicais/equatoriais até formações xerófilas, como a caatinga. Existe formações típicas de clima temperado como as matas de araucárias, no centro do país temos o cerrado e o pantanal. No litoral os mangues e a mata atlântica

6 Bioma Amazônia Bioma Caatinga Bioma Pantanal Bioma Pampa Bioma Mata Atlântica

7 O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

8

9 BIOMA AMAZÔNIA

10 Amazônia A floresta Amazônica é a maior floresta tropical/equatorial do mundo e representa mais de 35% do total dessas florestas. Ela corresponde a 35% das áreas florestais do planeta englobando vários países da América do Sul como: Peru, Colômbia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

11 Venezuela Colômbia quador Peru Guiana Suriname Guiana Francesa. Bolívia

12 Mapa da Amazônia Legal ou Brasileira Área: Km 2

13

14 Características da Amazônia: É composta por florestas latifoliadas, é perene, heterogênea e densa. Possui um clima equatorial úmido, apresentando solos com baixo nível de nutrientes, desfazendo a ideia de que a exuberância da floresta Amazônica seria produto da grande fertilidade.

15 Distuingue-se em três níveis em relação ao relevo: a mata de igapó, a mata de várzea e a mata de terra firme.

16 Mata de Igapó: Mata submersa, permanentemente alagada pelos rios. Por exemplo, a vitória-régia;

17 Mata de várzea: alagada durante as cheias.

18 Mata de Várzea: Alagada durante as cheias.

19 Mata de terra firme Representa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.

20 É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Por exemplo, a castanha-do-pará e o guaraná.

21

22 Várzea e igapó

23 FRUTO DO GUARANÁ PEIXE BOI

24 Mata Atlântica: O Domínio da Mata Atlântica ou Bioma Mata Atlântica engloba uma área de km², cerca de 15% do território nacional, cobrindo total ou parcialmente 17 estados brasileiros. Esse bioma vem sofrendo a ação humana desde de1500, período de ocupação territorial do Brasil.

25

26

27

28 Mata Atlântica Original Mata Atlântica Atual

29 Características da Mata Atlântica: A sua área original estendia-se desde o Rio grande Norte até o Rio Grande do Sul. Sua formação vegetal é latifoliada, perene, heterogênea, densa e higrófila.

30 Em relação a floresta Amazônica ele se diferencia pela sua localização em maiores altitudes, pelos diferentes tipos climáticos; tropical úmido de altitude e subtropical e também pelo fato de ter maior biodiversidade.

31 MATA ATLÂNTICA

32 MATA ATLÂNTICA

33 ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA TATU BOLA

34 MICO LEÃO DOURADO SAÍRA

35 PREGUIÇA TAMANDUÁ MIRIM

36 Ecossistema: Mata de Araucária: (Bioma Mata Atlântica) Conhecida como mata dos pinhais, ocupava originalmente a região Sul do Brasil, com cerca de 185 mil km 2.

37

38

39 MATA DE ARAUCÁRIA

40 FLORESTA OMBRÓFILA MISTA

41

42 Campos Sulinos É uma vegetação predominantemente herbácea, comuns em áreas planas e de Clima subtropical.

43 PAMPA GAÚCHO (CAMPOS SULINOS)

44

45 Caatinga: Estende-se por todo interior do nordeste oriental, é marcada pelo clima semiárido, com chuvas irregulares. O cenário árido é uma descrição da Caatinga - que na língua indígena quer dizer Mata Branca.

46

47

48

49 Características: Sua vegetação é constituída por arbustos tortuosos que perdem as folhas na estação seca, cactáceas e bromeliáceas (xerófitas), e por vegetação rasteira que surge na estação chuvosa.

50 O solo é rico em sais minerais e paupérrimo em matéria orgânica, pouco profundo e pedregoso. As plantas possuem raízes superficiais para o máximo de absorção destas águas. O relevo é formado por planaltos e depressões e morros isolados ("inselbergs"). BIOMA CAATINGA

51 O Cerrado: É o segundo bioma mais extenso do Brasil, localizado nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Sudeste. A região se tornou um grande produtora de soja, porém os impactos ambientais Cactos xiquexique MANDACARÚ são desastrosos.

52 Características: A sua formação vegetal está associado ao clima tropical continental. Sua forma está apresentada por árvores de pequeno porte com galhos retorcidos e também vegetação rasteira. PREÁ PERIQUITO DA

53 Bromeliáceas Ananás ou Abacaxi

54

55 Bioma Pantanal

56 O Pantanal O pantanal encontra-se na faixa de transição entre as formações vegetais do floresta Amazônica e o cerrado. Devido a diversidade de sua vegetação, utiliza-se a expressão complexo do pantanal para designar o ecossistema em conjunto. Ocupa as terras do Paraguai, da Bolívia e Brasil ( estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

57 O PANTANAL

58 O JACARÉ A SUCURÍ

59 VEADO CAMPEIRO CAPIVARA

60 Bioma Cerrado

61

62

63 O CERRADO Muito parecido com a savana africana, é constituído por uma vegetação caducifólia. Predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa( que retém mais água). Caducifólia: Plantas que perdem as folhas em épocas muito frias ou secas do ano.

64

65

66

67 Zonas Costeiras: Os manguezais são típicos de regiões tropicais. No Brasil, abrange uma área que vai de Santa Catarina até o Amapá.

68 Vegetação litorâneas São ecossistemas formados por dunas, praias e restingas. A vegetação típica é o capim-da-praia, capim-da- areia e a salsa da praia.

69

70

71

72 EXERCÍCIOS DE REVISÃO (EsSA)

73 A formação vegetal na qual predominam espécies de palmeiras como a carnaúba, o babaçu e o buriti, e que é considerada uma zona de transição entre os domínios da Amazônia e o da Caatinga é a(o) A) Mata dos Cocais. B) Pantanal. C) Manguezal. D) Restinga. E)Pradaria.

74

75

76 Assinale a principal atividade econômica da Campanha Gaúcha: A) Pecuária extensiva B) Extrativismo vegetal C) Mineração D) Turismo E) Pesca

77 PAMPA GAÚCHO (CAMPOS SULINOS)

78 As cactáceas, tais como o xique-xique e o mandacaru, são espécies de vegetação brasileira que apresentam folhas de tamanho reduzido para minimizar a perda de água pela transpiração. Tais espécies podem ser encontradas na/no (s): A) Mata Atlântica. B) Manguezais. C) Mata dos Cocais. D) Araucária. E) Caatinga.

79

80 A carnaúba é uma árvore (palmeira) esguia, que se apresenta em formações espaçadas e atinge até 20 metros de altura. Indique a alternativa que apresenta três estados brasileiros onde esta espécie pode ser encontrada. A) Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte B) Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná C) Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina D) São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro E) Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

81

82 O mais importante fator de renda para os extrativistas é a cera extraída das folhas da Carnaúba, que é utilizada na fabricação de cosméticos, ceras industriais e domésticas, graxas, lubrificantes, discos, filmes fotográficos, papel carbono e outras aplicações.

83 O território brasileiro possui vários tipos de florestas e de vegetação arbustiva e herbácea. São exemplos de formações arbustivas: A) Mata dos Cocais e Mata de Araucárias B) Mata de Cocais e Caatinga C) Mata Atlântica e Floresta Amazônica D) Cerrado e Caatinga E) Campos e Mata de Araucárias

84 VEGETAÇÃO ARBUSTIVA CAATINGA CERRADO

85 Na faixa leste do Brasil, desde o século XVI, um domínio natural sofreu extensiva devastação, provocada por extração de paubrasil, plantio de cana e café, expansão urbana e implantação de eixos de transporte. Atualmente, restam apenas 8% deste domínio natural denominado: A) Pampas. B) Mata Atlântica. C) Complexo do Pantanal. D) Cerrado. E) Floresta Amazônica

86 PRIMEIRA ATIVIDADE ECONÔMICA DO BRASIL (EXPLORAÇÃO DE PAU-BRASIL)

87