PARTE 1 COMPLEMENTO E ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS E SUGESTÕES DISCUTIDOS NA REUNIÃO DA CONSULTA PÚBLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE 1 COMPLEMENTO E ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS E SUGESTÕES DISCUTIDOS NA REUNIÃO DA CONSULTA PÚBLICA"

Transcrição

1 PARTE 1 COMPLEMENTO E ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS E SUGESTÕES DISCUTIDOS NA REUNIÃO DA CONSULTA PÚBLICA

2 EMPRESA: PROMON PROMON QUESTIONAMENTO 1 MÓDULO REDE LAN (CADERNO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA) Item Possuir, no mínimo, 04 (quatro) portas não combinadas 10G Gigabit Ethernet baseada em UTP; [Switch Core II] Pede portas 10GE em UTP e não fibra. Entendemos que a conexão em UTP é limitada para curtas distâncias. Fibra Óptica seria a melhor opção está correto esse entendimento? O item será excluído. Vide item para esclarecimento do questionamento Deverá possuir 48 portas padrão 10 Gigabit Ethernet padrão SFP e SFP+ sem oversubscription; PROMON QUESTIONAMENTO 2 MÓDULO REDE LAN (CADERNO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA) Item Possuir, no mínimo, 04 (quatro) portas não combinadas 10G Gigabit Ethernet UTP; [Switch Core III] Pede portas 10GE em UTP e não fibra. Entendemos que a conexão em UTP é limitada para curtas distâncias. Fibra Óptica seria a melhor opção. Está correto esse entendimento? O item será alterado para: Possuir, no mínimo, 04 (quatro) portas não combinadas 1G Gigabit Ethernet UTP; PROMON QUESTIONAMENTO 3 MÓDULO REDE LAN (CADERNO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA) Item FUNCIONALIDADES GERAIS DE DESEMPENHO DOS SWITCHES Implementar mecanismos de QoS WRR (Weighted Round Robin)

3 O mecanismo SRR (Shared Round Robin) é uma evolução do mecanismo WRR do QoS. Entendemos que podemos ofertar switches que suportam SRR em substituição ao WRR. Está correto esse entendimento? Sugestão acatada. O item será alterado para: Implementar mecanismos de QoS WRR (Weighted Round Robin) ou SRR (Shaped Round Robin) PROMON QUESTIONAMENTO 4 MÓDULO REDE WI-FI Item Deve implementar o padrão 802.3az para consumo eficiente de energia. Entendemos que essa funcionalidade é requerida em equipamentos como switches (4500 e 3560), provedores de energia aos demais componentes da Solução e não necessário no Access Point. Esse entendimento está correto? Não está correto o entendimento. Dataprev irá avaliar e responder posteriormente O item será retirado PROMON QUESTIONAMENTO 5 MÓDULO REDE WI-FI Item Deve ser fornecido acompanhado de kit de instalação que permita fixação do equipamento em teto e parede. Entendemos que os Access Points Outdoors serão instalados em postes/mastros, não em tetos. Com isso, apresentaremos os kits para instalação/fixação dos APs nesses locais. Esse entendimento está correto? Sugestão acatada. Itens do caderno de especificação e serão alterados para: Deve ser fornecido acompanhado de kit de instalação que permita fixação do equipamento de acordo com o local de destino do ponto de acesso Deve ser fornecido acompanhado de kit de instalação que permita fixação do equipamento de acordo com o local de destino do ponto de acesso. PROMON QUESTIONAMENTO 6 MÓDULO WI FI Item Deve ser compatível com o padrão IEEE 802.3at (PoE+).

4 Não atendemos esse item. Solicitamos a retirada desse item para que possamos participar da concorrência. Item será excluído e o item abaixo será incluído: Deve ser compatível com o padrão IEEE 802.3at (PoE+) ou IEEE 802.3af (PoE). PROMON QUESTIONAMENTO 7 MÓDULO WI FI Item O ganho das antenas deverá ser no mínimo de: - 2.4Ghz: 5.0dBi - 5.0Ghz: 5.0dBi. Não atendemos o ganho de 4 dbi na frequência de 2,4Ghz. Solicitamos a revisão do item para que possamos participar da concorrência. O item será alterado Ghz: 4.0dBi PROMON QUESTIONAMENTO 8 MÓDULO WI FI Item As Controladoras deverão possuir, no mínimo, 03 (três) interfaces SFP+ ou XFP 10 Gbps (10GBase-X). Tendo em vista que a maioria dos switches de acesso solicitado não possuirão tráfego em 10Gbps e que as controladoras estarão trabalhando, de modo centralizado no modo flex connect H-Reap com local switching, ou seja, o tráfego do AP não precisará passar pela controladora, justamente para evitar tráfego desnecessário nos links remotos que em sua grande maioria não chegam a 1 Gbps. Entendemos que o número de interfaces de 10Gbps na controller suportado possa ser de 02(duas) interfaces SFP+ ou XFP 10 Gbps (10GBase-X). Está correto esse entendimento? Não está correto o entendimento. Item será mantido. PROMON QUESTIONAMENTO 9 MÓDULO WI FI Item A solução Wi-Fi deverá permitir a criação de conjuntos específicos de

5 regras de firewall para cada SSID criado. Não atendemos. Entendemos que a solução apresenta compatibilidade e suporta que essas regras de firewall sejam criadas nos elementos de borda para os elementos gerenciamentos por ela. Podemos seguir com as regras de firewall, sendo responsável por equipamento dedicado para isso? Não está correto o entendimento. Item será mantido. PROMON QUESTIONAMENTO 10 MÓDULO Wi Fi Item A solução Wi-Fi deverá emitir no mínimo os relatórios abaixo: b) Destinos mais acessados (sites, aplicações, endereços IP, redes internas) Não atendemos. Solicitamos a retirada desse item para possibilitar nossa participação na concorrência. Sugestão não acatada. Trata-se de um item básico, necessário às rotinas da Dataprev. Porém, o item será alterado para: b) Destinos mais acessados (aplicações, endereços IP, redes internas) PROMON QUESTIONAMENTO 11 - MÓDULO WI FI Item As Controladoras deverão permitir gravação de múltiplas configurações no próprio equipamento. Não atendemos. Solicitamos a retirada desse item para possibilitar nossa participação na concorrência. Sugestão acatada. Item será excluído As Controladoras deverão permitir gravação de múltiplas configurações no próprio equipamento. PROMON QUESTIONAMENTO 12 - MÓDULO NAC Item A solução deve integrar de forma transparente com dispositivos de segurança, switches, roteadores e pontos de acesso wireless de todos os principais fabricantes.

6 A solução deverá se integrar com os dispositivos citados desde que os mesmos possuam suporte e licenciamento para as tecnologias necessárias à aplicação dos controles como RADIUS, SNMP, 802.1x e etc. Está correto nosso entendimento? Sim, está correto. Para melhor entendimento, o item será alterado para: Item A solução deve integrar de forma transparente com dispositivos de segurança, switches, roteadores e pontos de acesso wireless, desde que estes possuam suporte e licenciamento para as tecnologias necessárias à aplicação dos controles, tais como RADIUS, SNMP e 802.1x. PROMON QUESTIONAMENTO 13 - MÓDULO NAC Item Para acessos a partir de máquinas pessoais(byod) via rede privada virtual (Virtual Private Network - VPN) empregando Security Socket Layer - SSL, deve ser usada proteção sob demanda integrada ao concentrador de rede privada virtual (Virtual Private Network - VPN), ou ao gateway para validação entre esse concentrador e a rede local. O concentrador VPN e o gateway devem ter a funcionalidade e licenciamentos necessários para integração com a solução de segurança. Entendemos que caso seja necessário licenciamento adicional para essas funcionalidades no concentrador VPN e gateway, a aquisição dessas licenças não fazem parte desse processo. Está correto o nosso entendimento? Sim. Licenciamento de usuários para o tunelamento VPN não faz parte desse processo de aquisição. PROMON QUESTIONAMENTO 14 MÓDULO PROXY Item No modo Off-line, os dados deverão ser arquivados em mídias externas de backup sem acesso direto pela SOLUÇÃO, e que precisam ser restaurados e reativados para consulta. (Mudou para ) A infraestrutura necessária para arquivamento dos dados no modo Off-line será fornecida pela Dataprev. Está correto o nosso entendimento? Não. Para melhor entendimento, o item será alterado para:

7 No modo Off-line, os dados deverão ser arquivados em mídias externas de backup sem acesso direto pela SOLUÇÃO, e que precisam ser restaurados e reativados para consulta quando necessário, desde que seja realizado via rede não será necessário o fornecimento de storage. PROMON QUESTIONAMENTO 15 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item 3.5 O gerenciamento e o monitoramento destinam-se à prevenção, identificação e correção de irregularidades como lentidão, inacessibilidade ou interrupções indesejadas, além de acesso indevido ou não autorizado e ataques, para garantir a disponibilidade e segurança da Solução. Prestação de serviços de gerenciamento e monitoramento, proativo e reativo, da infraestrutura que compõe a Solução, necessários à gestão de falhas, contabilidade segurança, níveis de serviço, desempenho de infraestrutura e configuração de hardware e software, incluindo recebimento de alarmes para detectar as falhas e executar rotinas de reparo antes que ocorram incidentes que resultem na indisponibilidade de um serviço. Não está claro para nós o significado do termo contabilidade neste contexto, poderiam por favor, esclarecer? Sugestão já contemplada na versão divulgada para Consulta Pública. O gerenciamento e o monitoramento destinam-se à prevenção, identificação e correção de irregularidades como comprometimento de desempenho, inacessibilidade ou interrupções indesejadas, além de acesso indevido ou não autorizado e ataques, para garantir a disponibilidade e segurança da Solução. Prestação de serviços de gerenciamento e monitoramento, proativo e reativo, da infraestrutura que compõe a Solução, necessários à gestão de falhas, contabilização, segurança, níveis de serviço, desempenho de infraestrutura e configuração de hardware e software, incluindo recebimento de alarmes para detectar as falhas e executar rotinas de reparo antes que ocorram incidentes que resultem na indisponibilidade de um serviço. PROMON QUESTIONAMENTO 16 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item : a) Hardware e licenças de softwares necessários para o provimento de todas as ferramentas de gerenciamento. Entendemos que a solução de monitoramento e gerenciamento de chamados pode ser na nuvem fora do DC da Dataprev está correto este entendimento? Sim, apenas em relação à ferramenta de registro de chamados. Para melhor

8 esclarecimento, os itens abaixo serão alterados para: Serviço de Gerenciamento O serviço deverá ser executado, nas dependências da CONTRATANTE, em regime 13x5 (segunda a sexta-feira de 7:00 às 20:00h) e contemplar planejamento, operação e gestão de gerenciamento, monitoramento, manutenção e suporte técnico A CONTRATADA deverá fornecer, implementar, gerenciar, monitorar, operacionalizar e manter, nas dependências da CONTRATANTE, uma estrutura adequada, para a prestação dos serviços necessários ao gerenciamento e monitoramento da Solução, contendo no mínimo: a) Hardware e licenças de softwares necessários para o provimento das ferramentas de gerenciamento A CONTRATADA deverá, sob aprovação da CONTRATANTE, prover a infraestrutura de hardware e software com robustez necessária que garanta eficiência no monitoramento dos módulos que compõem a Solução em conformidade com o item Serviço de Monitoramento Consiste no monitoramento proativo do desempenho da infraestrutura de rede e de cada componente individualmente da Solução completa ofertada, para que seja possível substituí-los ou remanejá-los, antes que surjam problemas, na eventual falha ou não atendimento aos requisitos técnicos de desempenho. Abrange o monitoramento proativo dos limites de capacidade dos componentes de hardware, software e middleware da Solução Com a finalidade de identificação de incidentes e antecipação de falhas/defeitos, de modo a garantir a operacionalidade da Solução nos melhores níveis de serviços, o monitoramento deverá ser em regime de 24 horas por 7 dias da semana (24 x 7), sendo: 13x5 (segunda a sexta-feira de 7:00 às 20:00h), nas dependências da CONTRATANTE Fora do horário supracitado, nas dependências da CONTRATADA A CONTRATADA deverá providenciar os registros das solicitações de suporte técnico remoto e/ou manutenção corretiva, independente de sua natureza, feitos por telefone e , cabendo a CONTRATANTE, o devido acompanhamento. Serão disponibilizados à CONTRATANTE os seguintes canais de atendimento para abertura dos chamados: a) Sistema de Registro de Chamados (Website), em ambiente da CONTRATADA. PROMON QUESTIONAMENTO 17 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item C) Gerenciamento de Contabilidade (Accounting)

9 Entendemos que o termo accounting se refere a aditamento e apropriação de custos do uso dos recursos de rede Está correto este entendimento? Sugestão acatada, conforme versão divulgada para Consulta Pública. c) Gerenciamento de Contabilização (Accounting); PROMON QUESTIONAMENTO 18 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item : Gerência de Configuração deverá ser responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração provisionamento dos serviços e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos dos módulos da solução, tais como: a) Versões de hardware e de software; b) Manutenção, adição e atualização dos módulos da Solução em operação; c) Instalação de novos componentes na infraestrutura; d) Manutenção da lista de equipamentos e softwares instalados; e) Atualização de equipamentos; f) Modo de operação de cada dispositivo; g) Captura da configuração, diária, dos elementos da rede, armazenando-as em banco de dados; h) Comparação de cada nova configuração capturada com a armazenada para detecção de alterações não autorizadas nas configurações de elementos; i) Geração de alarme caso seja detectada mudança na configuração; j) Realização de Roll-Back de configurações, quando necessário; k) Realização de upload das configurações nos equipamentos sob demanda ou por agendamento; Entendemos que a manutenção dos parâmetros de configuração está condicionada ao alinhamento com o gerenciamento de mudanças, está correto este entendimento? O modelo de gerenciamento solicitado é o FCAPS. PROMON QUESTIONAMENTO 19 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item : Gerência de Configuração deverá ser responsável pelo registro,

10 manutenção dos parâmetros de configuração provisionamento dos serviços e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos dos módulos da solução, tais como: a) Versões de hardware e de software; b) Manutenção, adição e atualização dos módulos da Solução em operação; c) Instalação de novos componentes na infraestrutura; d) Manutenção da lista de equipamentos e softwares instalados; e) Atualização de equipamentos; f) Modo de operação de cada dispositivo; g) Captura da configuração, diária, dos elementos da rede, armazenando-as em banco de dados; h) Comparação de cada nova configuração capturada com a armazenada para detecção de alterações não autorizadas nas configurações de elementos; i) Geração de alarme caso seja detectada mudança na configuração; j) Realização de Roll-Back de configurações, quando necessário; k) Realização de upload das configurações nos equipamentos sob demanda ou por agendamento; Entendemos que todos os itens listados acima se atentam ao fato de atualização de informações no CMDB, está correto este entendimento? Somente aqueles que forem pertinentes. PROMON QUESTIONAMENTO 20 - MÓDULO GERENCIAMENTO A Gerência de Configuração deverá ser responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração, provisionamento dos serviços e implementação de facilidades para atualização ou modificação dos recursos dos módulos da solução, tais como: Gostaríamos de um esclarecimento sobre o significado de provisionamento de serviços e implementação Item alterado, conforme divulgado na versão para Consulta Pública: A Gerência de Configuração deverá ser responsável pelo registro, manutenção dos parâmetros de configuração, provisionamento dos serviços de configuração e implementação de facilidades de configuração para atualização ou modificação dos recursos lógicos e físicos dos módulos da solução, além das responsabilidades abaixo:

11 PROMON QUESTIONAMENTO 21 - MÓDULO GERENCIAMENTO ITEM: A CONTRATADA, sempre que solicitada, deverá disponibilizar a CONTRATANTE, por meio eletrônico e/ou através de acesso: a) CMDB atualizado de cada módulo da Solução; b) Inventário de hardware e software por localidade; e) Relatório das alterações de configurações nos componentes da Solução. item b: Entendemos que o inventário de hardware poderá ser um inventário lógico, está correto este entendimento? item e: Solicitamos, por favor, informar o período necessário. Item b: Sugestão já contemplada no Termo de Referência divulgado para Consulta Pública, conforme abaixo: b) Inventário Lógico de hardware e software por localidade; Item e: Sugestão não acatada. A CONTRATADA deverá manter a base atualizada com as alterações. PROMON QUESTIONAMENTO 22 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item e) Gerenciamento de Segurança A Gerência de Segurança deverá ser responsável pela proteção das informações, restringindo o acesso à rede e impedindo o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não. Na Gerência de Segurança, a CONTRATADA deverá: Entendemos que este tópico caracteriza um serviço de SOC Centro de operações de Segurança. Está correto este entendimento? Resposta: Não está correto o entendimento. PROMON QUESTIONAMENTO 23 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item A abrangência deste serviço estará condicionada às condições e limites definidos pela área de segurança da Dataprev. Para que possamos apresentar uma proposta mais adequada, solicitamos que sejam

12 descritos os limites exigidos pela área de segurança. Este limites serão definidos no plano de implantação, conforme descrito na alínea e do item e) Gerenciamento de Segurança A Gerência de Segurança deverá ser responsável pela proteção das informações, restringindo o acesso à rede e impedindo o uso incorreto por parte de seus usuários, de forma intencional ou não. Na Gerência de Segurança, a CONTRATADA deverá: Criar, manter e examinar registros de auditoria e logs de segurança, conforme critérios estabelecidos em conjunto com a CONTRATANTE, em reunião do Plano de Implantação item 7.1; PROMON QUESTIONAMENTO 24 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item K) Permitir à CONTRATANTE, em tempo real, consulta a informações detalhadas dos usuários, versões (software, patches e firmware) distribuídas, conexões, políticas em uso, regras de controle de Acesso, utilização de tráfego, erro e status dos componentes da Solução e relatórios dinâmicos e detalhados da rede local. Há métricas sugeridas que dificilmente serão atualizadas em tempo real, devido características da ferramenta de monitoramento quanto à quantidade de dados a serem apresentados em tempo real. Entendemos portanto, que os tempos das métricas acima poderão ser acordados em momento de implantação da solução. Está correto esse entendimento? Sim. Em relação aos tempos das métricas, o item já está contemplado no Termo de Referência divulgado para Consulta Pública, conforme abaixo: O conteúdo detalhado, a forma e os itens de métrica em tempo real dos relatórios técnicos serão definidos pelas partes na reunião do planejamento da implantação, prevista no item 7.1. Para melhor entendimento, o item será alterado para: K) Permitir à CONTRATANTE, em tempo real, consulta a informações dos usuários, conexões, utilização de tráfego, erro e status dos componentes da Solução e relatórios dinâmicos e detalhados da rede local. l) Permitir à CONTRATANTE, consulta a informações detalhadas dos usuários, versões (software, patches e firmware) distribuídas, conexões, políticas em uso, regras de controle de Acesso, utilização de tráfego, erro e status dos componentes da Solução e relatórios dinâmicos e detalhados da rede local.

13 PROMON QUESTIONAMENTO 25 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item A CONTRATADA deverá fornecer à CONTRATANTE, 100 (cem) acessos simultâneos a ferramenta para obtenção de informações on-line do estado geral da infraestrutura da Solução. Esta solicitação poderá ser por demanda da CONTRATANTE e deverá conter, no mínimo: c) Inventário lógico e físico de ativos por localidades; Entendemos que o inventário lógico poderá ser entregue em período mensal e inventário físico em período semestral, está correto este entendimento? Não está correto o entendimento, a DATAPREV incluirá o serviço de inventário físico no catálogo de serviços. PROMON QUESTIONAMENTO 26 - MÓDULO GERENCIAMENTO Item A CONTRATADA deverá disponibilizar, conforme solicitação da CONTRATANTE, em meio eletrônico, os relatórios contendo as características abaixo descritas: b) Relatórios analíticos contendo indicadores que permitam avaliar a qualidade e o desempenho dos serviços prestados com, pelo menos, as seguintes informações: Utilização de CPU e memória de todos os itens; Utilização de recursos diversos (discos, cache, rede, por exemplo); Disponibilidade de cada item; Atualizações de software realizadas no período; Obs: Os dados referentes aos relatórios entregues deverão ser acessíveis por, pelo menos, os últimos 90 (noventa) dias; Solicitamos, por favor, determinar a periodicidade. O referido item b não consta no Termo de Referência divulgado para Consulta Pública. Vide resposta ao questionamento Pós Consulta Pública nº 10 da PROMON (fl.95).

14 PROMON QUESTIONAMENTO 27 - MÓDULO MANUTENÇÃO E SUPORTE TÉCNICO Item Os tempos máximos para atendimento a cada acesso realizado por interlocutor autorizado pela CONTRATANTE, através dos canais existentes e disponibilizados pela CONTRATADA, não poderão exceder aos prazos definidos abaixo: Sistema de Registro de chamados: imediato Sistema de Registro de chamados: imediato Entendemos, de acordo com as melhores práticas, que a contratada deverá considerar um tempo de atendimento para chamado via portal de 30 minutos, está correto esse entendimento? Não está correto o entendimento. No Termo de Referência divulgado para Consulta Pública, constam os seguintes itens: Para os atendimentos por meio de telefone, o tempo máximo de espera devera ser de até 03 (três) minutos Para atendimento aos chamados realizados por , o tempo máximo de retorno com o número de chamado deverá ser de até 30 minutos após a entrega do na caixa postal da CONTRATADA Para atendimento aos chamados realizados por Website, o tempo máximo de retorno com o número de chamado deverá ser de até 30 segundos a partir da finalização do registro na ferramenta da CONTRATADA. PROMON QUESTIONAMENTO 28 - MÓDULO MANUTENÇÃO E SUPORTE TÉCNICO Item Caberá à CONTRATADA realizar o reparo ou a substituição dos defeituosos. No caso da troca, o componente que substituir o defeituoso, deverá componentes possuir características técnicas equivalente ou superior ao componente anterior e ser compatível com toda a Solução Entendemos que os equipamentos devem ser novos, ou seja, sem uso, está correto este entendimento? O entendimento está correto, conforme Termo de Referência divulgado para Consulta Pública:

15 3.6.9 Caberá à CONTRATADA realizar o reparo, conforme item 4 Nível Mínimo de Serviço, ou a substituição dos componentes da Solução, defeituosos. No caso da troca, o componente que substituir o defeituoso, deverá ser novo e possuir características técnicas equivalentes ou superiores ao componente anterior e ser compatível com toda a Solução. PROMON QUESTIONAMENTO 29 - MÓDULO MANUTENÇÃO E SUPORTE TÉCNICO Item A base de conhecimento deverá ser de propriedade da CONTRATANTE, sendo vedada qualquer divulgação ou comercialização por parte da CONTRATADA. (Mudou para ) Entendemos que a base de conhecimento poderá estar em um modulo da própria ferramenta de gerenciamento de chamados, sendo esta, fora das dependências físicas da Dataprev. Está correto este entendimento? Sim, conforme resposta do questionamento 16. No entanto, a propriedade da base de conhecimento é da CONTRATANTE, conforme item abaixo: As informações contidas na base de conhecimento serão de propriedade da CONTRATANTE, sendo vedada qualquer divulgação ou comercialização por parte da CONTRATADA. PROMON QUESTIONAMENTO 30 - MÓDULO MANUTENÇÃO E SUPORTE TÉCNICO ITEM A CONTRATADA deverá disponibilizar serviço de técnico(s) residente(s) para as dependências da CONTRATANTE, em 09 localidades descritas abaixo, no período de 07 às 20 horas, em dias úteis. De acordo com o regime solicitado das 7h as 20h entendemos que a contratada deverá disponibilizar ao menos 02 (dois) profissionais em cada localidade. Este entendimento está correto? A DATAPREV limita-se a definir o horário de disponibilidade do serviço a ser contratado.

16 PROMON QUESTIONAMENTO 31 - PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO Item A CONTRATANTE deverá, em até 10 (dez) dias a partir do recebimento formal do Plano de Implantação, se manifestar sobre sua aprovação, sendo concedido à CONTRATADA, caso necessário, novo prazo de 10 (dez) dias para eventuais ajustes e reapresentação do Plano de Implantação. Entendemos que este prazo se refere a 10 (dez) dias úteis, está correto este entendimento? Não está correto o entendimento. São 10 (dez) dias corridos. PROMON QUESTIONAMENTO 32 - OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA Item A CONTRATADA será responsável por dimensionar, organizar e gerenciar o quantitativo de profissionais em turnos de trabalho, necessários para o cumprimento do acordo dos níveis de serviços exigidos neste TR. (Mudou para 10.34) 1) Entendemos que poderemos utilizar profissionais que atuem no atendimento de forma remota, na dependência da própria empresa contratada, está correto este entendimento? 2) Entendemos que a contratada, poderá ter acesso remoto para realização de rotina para gestão de incidentes e requisições de serviço, está correto este entendimento? Este item está sendo avaliado pela Dataprev e as alterações estarão contidas na nova versão do Termo de Referência (SLA X Atendimento 24x7). PROMON QUESTIONAMENTO 33 - NÍVEL MÍNIMO DE SERVIÇOS NMS Item: Referências para Nível Mínimo de Serviço (NMS) Página 37 De acordo com as melhores práticas de gerenciamento de TI, é sugerido que os graus de prioridade (1,2,3) tenham tempos de atendimento pré estabelecidos e fixados, como por exemplo Prioridade1 = 4 horas. Prioridade2 = 8 horas. Na tabela

17 de atendimento encontramos prioridades iguais com tempos de atendimento distintos. Está correto este posicionamento? Sugestão está sendo avaliado pela Dataprev e, caso acatada, estará contemplada na próxima versão do Termo de Referência. PROMON QUESTIONAMENTO 34 - MÓDULO REDE LAN item: Infraestrutura Vertical - Termo de Referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 1) Entendemos que a solução para cabo UTP Categoria 6 deve possuir a seguinte característica; Cabo U/UTP - Categoria 6 LSZH Possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 CATEGORIA 6; O cabo utilizado deverá possuir certificação Anatel, conforme definido no Ato Anatel número de 20 de julho de 2004, impressa na capa externa; Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte; Deve atender ao código de cores especificado abaixo: par 1: azul-branco, com uma faixa azul (stripe) no condutor branco; par 2: laranja-branco, com uma faixa laranja (stripe) no condutor branco; par 3: verde-branco, com uma faixa verde (stripe) no condutor branco; par 4: marrom-branco, com uma faixa marrom (stripe) no condutor branco. Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, e sistema de rastreabilidade que permita identificar a data de fabricação dos cabos. Capa externa em composto retardante à chama, com baixo nível de emissão de fumaça (LSZH);

18 Deverá ser apresentado através de catálogos ou proposta técnica de produto do fabricante, testes das principais características elétricas em transmissões de altas velocidades (valores típicos) de ATENUAÇÃO (db/100m), NEXT (db), PSNEXT (db), RL (db), ACR (db), para frequências de 100, 200, 350 e 550Mhz; O fabricante preferencialmente deverá possuir Certificado ISO 9001 e ISO Está correto o nosso entendimento? Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Cabo UTP Cat 6 a. Estar em conformidade com categoria 6 da ANSI/TIA/EIA 568-C.2 ou melhor; b. Possuir certificação ANATEL (Ato número ) conforme definido no Ato Anatel número de 20 de julho de 2004; c. Possuir certificado de performance elétrica pela UL ou ETL, conforme especificações ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 CATEGORIA 6; d. O fabricante deverá possuir Certificado ISO 9001 e ISO 14001; e. Possuir capa externa em composto retardante à chama, com baixo nível de de emissão de fumaça (CM); f. Possuir impresso na capa de PVC externa, marcação de comprimento a cada metro, nome do fabricante, marca do produto, e sistema de rastreabilidade que permita identificar sua data de fabricação; g. Deve atender ao código de cores T568A/B; h. Deverá ser apresentado através de catálogos ou proposta técnica de produto do fabricante, os testes das principais características elétricas em transmissões de altas velocidades (valores típicos) de ATENUAÇÃO (db/100m), NEXT (db), PSNEXT (db), RL (db), ACR (db), para frequências de 100, 200, 350 e 550Mhz. PROMON QUESTIONAMENTO 35 - MÓDULO REDE LAN item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da

19 contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 2) Entendemos que a solução para Conector RJ-45 Fêmea - Categoria deve possuir a seguinte característica; Possuir Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED; Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante à chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade); Possuir protetores 110IDC traseiros para as conexões e tampa de proteção frontal (dust cover) removível e articulada com local para inserção, (na própria tampa), do ícone de identificação; Possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de níquel e 1,27 m de ouro; Apresentar disponibilidade de fornecimento nas cores (branca, bege, cinza, vermelha, azul, amarela, marrom, laranja, verde e preta); O keystone deve ser compatível para as terminações T568A e T568B, segundo a ANSI/TIA/EIA-568-C.2; Possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação e permitir inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; O conector fêmea deverá possibilitar a crimpagem dos 8 condutores ao mesmo tempo proporcionando deste modo uma conectorização homogênea. Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11; Suportar ciclos de inserção, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminações 110 IDC; Identificação da Categoria gravada na parte frontal do conector; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA- 568-C.2 Categoria 6; O produto deve cumprir com os requisitos quanto à taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a diretiva RoHS. O fabricante preferencialmente deverá apresentar certificação ISO 9001 e ISO Está correto o nosso entendimento?

20 Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Conector fêmea RJ45 a. Possuir certificação UL ou ETL LISTED/ VERIFIED; b. O fabricante deverá apresentar certificação ISO 9001 e ISO 14001; c. Possuir certificação ANATEL em conformidade com o Ato Anatel número , im pressa na capa externa; d. Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; e. Exceder as características elétricas da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6; f. Ser compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568- C.2, sem a necessidade de trocas de etiqueta; g. Ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante à chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade); h. Possuir protetores 110IDC traseiros para as conexões e tampa de proteção frontal (dust cover) removível e articulada com local para inserção, (na própria tampa), do ícone de identificação; i. Possuir mvias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 de m de ouro;níquel e 1,27 j. Possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação e permitir inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; k. Possibilitar crimpagem simultânea dos 8 condutores; l. Deve suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11; m. Identificação do conector como Categoria 6, gravado no conector; PROMON QUESTIONAMENTO 36 - MÓDULO REDE LAN item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 3) Entendemos que a solução para Patch Panel - Categoria 6 - deve possuir a

21 seguinte característica; Possuir Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED; O produto deve cumprir com os requisitos quanto à taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a norma RoHS. Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Painel frontal em termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), com porta etiquetas de identificação em acrílico para proteção; Apresentar largura de 19, e altura de 1U ou 44,5mm para os Patch Panels de 24 portas e 2U ou 89 mm para os Patch Panels de 48 portas. Ser disponibilizado em 24 ou 48 portas com conectores RJ-45 fêmea na parte frontal, estes devem ser fixados a circuitos impressos (para proporcionar melhor performance elétrica); Os conectores fêmea RJ-45 devem possuir as seguintes características: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6, possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de níquel e 1,27 m de ouro, possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação, permitindo inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; Identificação do fabricante no corpo do produto; Possuir local para aplicação de ícones de identificação (para codificação); Fornecido de fábrica com ícones de identificação (nas cores azul e vermelha); Ser fornecido com guia traseiro perfurado, em material termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade) com possibilidade fixação individual dos cabos, proporcionando segurança, flexibilidade e rapidez na montagem; Ser fornecido com acessórios para fixação dos cabos (velcros e cintas de amarração); Possuir em sua estrutura, elementos laterais em material metálico, que eliminem o risco de torção do corpo do Patch Panel; Suportar ciclos de inserção, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminações 110 IDC; Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750

22 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11; Fornecido com instrução de montagem na língua Portuguesa; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA- 568-C.2 Categoria 6; Compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2, sem a necessidade de trocas de etiqueta; O fabricante preferencialmente deverá apresentar certificação ISO 9001 e ISO Está correto o nosso entendimento? Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Patch Panel (24 portas) Cat 6 a. Possuir certificação UL ou ETL LISTED/ VERIFIED; b. O fabricante deverá possuir certificação ISO 9001 e ISO 14001; c. Possuir certificação ANATEL (Ato Anatel número ) impressa na capa externa; d. Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETLv UL ou ETL; e. Exceder as características elétricas da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6; f. Compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA- 568-C.2, sem a necessidade de trocas de etiqueta; g. Possuir identificação do fabricante no corpo do produto; h. Apresentar largura de 19, e altura de 1U para montagem em rack de 19, conforme norma ANSI/TIA/EIA-310D i. Possuir local para aplicação de ícones de identificação, conforme norma ANSI/TIA 606; j. Possuir painel frontal em termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que, com porta etiquetas de identificação para proteção; k. Ser fornecido descarregado; l. Ser disponibilizado em 24 portas com conectores RJ-45 fêmea na parte frontal, estes devem ser fixados a circuitos impressos; m. Os conectores fêmea RJ-45 devem possuir as seguintes características: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6, possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso m de níquel ecom camadas de 2,54 m de ouro, possuir terminação do tipo 1101,27 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação, permitindo inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG; n. Ser fornecido com guia traseiro perfurado, em material termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade) com possibilidade de fixação individual dos cabos,

23 o. Ser fornecido com acessórios para fixação dos cabos (velcros e cintas de amarração); p. Possuir em sua estrutura, elementos laterais em material metálico, que eliminem o risco de torção do corpo do Patch Panel; q. Deve Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11. PROMON QUESTIONAMENTO 37 - MÓDULO REDE LAN item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 4) Entendemos que a solução para Cordão de Conexão - Patch Cord - Categoria 6 deve possuir a seguinte característica; Patch Cord para interligação entre a tomada lógica e a estação de trabalho ou para manobra na Sala de Telecomunicações; Possui Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED. Deve ter duas certificações Anatel conforme regulamento da entidade: a do cabo flexível e do cordão de manobra; Deve cumprir com os requisitos quanto à taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a norma RoHS. Deve possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL; Deverão ser montados e testados em fábrica, com garantia de performance; O acessório deve ser confeccionado em cabo par trançado, U/UTP Categoria 6 (Unshielded Twisted Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexível, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC não propagante a chama, conectorizados à RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem atender às especificações contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6, ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso

24 com camadas de 2,54 m de níquel e 1,27 m de ouro, para a proteção contra oxidação, garras duplas para garantia de vinculação elétrica com as veias do cabo; Deve possuir classe de flamabilidade no mínimo CM; O Cabo utilizado deve apresentar Certificação ETL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 CATEGORIA 6 (stranded cable); Deve possuir capa protetora (boot) do mesmo dimensional do RJ-45 plug e proteção à lingueta de travamento. Esta capa protetora deve ajudar a evitar a curvatura excessiva do cabo em movimentos na conexão bem como proteger o pino de destravamento dos conectores contra enroscamentos e quebras; Deve ser disponibilizado pelo fabricante em pelo menos 8 cores atendendo às especificações da ANSI/TIA/EIA-606-A; Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA- 568-C.2 Categoria 6; O fabricante preferencialmente deverá possuir certificação ISO 9001 e ISO Está correto o nosso entendimento? Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Patch Cord UTP Cat 6 a. Possuir certificação UL ou ETL LISTED/VERIFIED; b. O fabricante deverá possuir certificação ISO 9001 e ISO 14001; c. Possuir as certificações ANATEL: a do cabo flexível e a do cordão de manobra; d. Deverão ser montados e testados em fábrica, com garantia de performance; e. O Cabo utilizado deve apresentar Certificação ETL em conformidade com a norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 CATEGORIA 6 (stranded cable); f. Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETLv UL ou ETL; g. Deverão Exceder as características elétricas da norma ANSI/TIA/EIA-568-C.2 Categoria 6; h. Deverão ser montados e testados em fábrica, com garantia de performance, confec cionado em cabo par trançado, UTP Categoria 6 (Unshielded Twisted Pair), 24 AWG x 4 pares, composto por condutores de cobre flexível, multifilar, isolamento em poliolefina e capa externa em PVC não propagante a chama, conectorizados à RJ-45 macho Categoria 6 nas duas extremidades, estes conectores (RJ-45 macho), devem

25 atender às especificações contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6 e a FCC part (Interferência Eletromagnética), ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propa gante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), possuir vias de contato produzidas em liga de cobre com camadas de 2,54 μm de níquel e 1,27 μm de ouro, para a proteção contra oxidação, garras duplas para garantia de vinculação elétrica com as veias do cabo; i. Deve possuir capa protetora (boot) do mesmo dimensional do RJ-45 plug e proteção a lingüeta de travamento; j. Deve Possuir classe de flamabilidade no mínimo CM; k. Todos os patch cords deverão ser originais de fábrica, elaborados e construídos pelo mesmo fabricante da conectividade e pré-certificados como estipulado na TIA/EIA e deverão vir em suas embalagens originais. PROMON QUESTIONAMENTO 38 - MÓDULO REDE LAN Item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 5) Entendemos que a solução para Guia de Cabos Fechado Para Alta Densidade Horizontal 1U deve possuir a seguinte característica; Acabamento em pintura de epóxi pó de alta resistência à riscos, protegido contra corrosão, de acordo com as condições indicadas para uso interno, pela EIA 569; Confeccionado em aço SAE 1020; Dimensões: Altura 44 mm, Profundidade 75 mm, Largura: 482 mm; Deverá possuir tampa metálica removível, sem parafusos; Deverá suportar a passagem de até 48 cabos U/UTP CAT.6 ou 24 cabos CAT.6A; Espessura de chapa da estrutura mínima de 1,2mm; Com pintura em epóxi; Deve ser fornecido na cor preta. Todos os componentes da solução de Racks que sejam o Rack Estrutural, os Guias Verticais, e os Guias Horizontais devem ser do mesmo fabricante dos Patch Panels e Distribuidores Ópticos.

26 Está correto o nosso entendimento? Após avaliação, sugestão não será acatada. PROMON QUESTIONAMENTO 39 - MÓDULO REDE LAN Item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 6) Entendemos que a solução para Guia de Cabos Fechado Horizontal Plástico 1U deve possuir a seguinte característica; Confeccionado em termoplástico de alto impacto UL 94 V-0; Deverá ser fornecido na cor preta; Produto resistente e protegido contra corrosão, para as condições especificadas de uso em ambientes internos (TIA/EIA 569B); Apresenta largura de 19, conforme requisitos da norma TIA/EIA-310E; Possuir identificação frontal do fabricante com ícone; Possuir tampa basculante que abra para cima quanto para baixo; Garantir o perfeito gerenciamento dos cabos, respeitando o raio de curvatura mínimo determinado pela norma TIA/EIA-568B; Deverá suportar a passagem de até 24 cabos de categoria 5e e 6; Altura mínima de 44 mm; Deve apresentar uma profundidade mínima útil de 50 mm; Deverá apresentar uma unidade de rack; Deverá ser do mesmo fabricante dos Patch Panels ou dos Distribuidores Ópticos para assegurar a padronização e compatibilidade funcional de todos os recursos; Todos os componentes da solução de Racks que sejam o Rack Estrutural, os Guias Verticais, e os Guias Horizontais devem ser do mesmo fabricante dos Patch Panels e dos Distribuidores Ópticos. Está correto o nosso entendimento?

27 Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Gerenciador de Cabos ou Organizadores de Cabo 19 a. Próprio para montagem em racks de 19 em conformidade com os requisitos da norma TIA/EIA-310E; b. Confeccionados em termoplástico de lato impacto UL 94 V-0 com pintura de alta resistência a riscos e protegido contra corrosão na cor preta; c. Possuir largura de 19 e espessura de 1U, altura mínima de 44 mm e profundidade mínima útil de 50 mm; d. Possuir tampa basculante que abra para cima quanto para baixo; e. Possuir identificação do fabricante com ícone; f. Garantir o perfeito gerenciamento dos cabos, respeitando o raio de curvatura mínimo determinado pela norma TIA/EIA-568C; g. Deve suportar a passagem de até 24 cabos de categoria 5e e 6; h. Deverá ser do mesmo fabricante dos Patch Panels ou dos Distribuidores Ópticos para assegurar a padronização e compatibilidade funcional de todos os recursos; i. Todos os componentes da solução de Racks que sejam o Rack Estrutural, os Guias Verticais, e os Guias Horizontais devem ser do mesmo fabricante dos Patch Panels e dos Distribuidores Ópticos. PROMON QUESTIONAMENTO 40 - MÓDULO REDE LAN Item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 7) Entendemos que a solução para Painel de Fechamento 1U deve possuir a seguinte característica; Acabamento em pintura de epóxi pó de alta resistência à riscos, protegido contra corrosão, de acordo com as condições indicadas para uso interno, pela EIA 569; Confeccionado em aço SAE 1020; Deve apresentar largura de 19, conforme requisito da norma ANSI/TIA/EIA-310E;

28 Deve permitir a fixação em rack aberto; Deverá ocupar 1 unidade de rack. Deve possuir identificação do fabricante no corpo do produto; Está correto o nosso entendimento? Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto: Painel de fechamento 1u e 19 a. Deve ser confeccionado em aço SAE 1020; b. Deve possuir identificação do fabricante no corpo do produto; c. Possuir altura máxima de 1U (uma unidade de rack) e espessura de chapa da estrutura mínima de 1,2mm; d. Deve ser resistente e protegido contra corrosão, para as condições especificadas de uso em ambientes internos (TIA/EIA-569B); e. Deve apresentar largura de 19", conforme requisitos da norma TIA/EIA-310E; f. Deve permitir a fixação em rack aberto; g. Deve ter acabamento em pintura de epóxi pó na cor preta, de alta resistência à riscos e protegido contra corrosão, de acordo com as condições indicadas para uso interno, pela EIA 569; PROMON QUESTIONAMENTO 41 - MÓDULO REDE LAN Item: Infraestrutura Vertical do termo de referência (Mudou para Subsistema de Cabeamento de Backbone de Edifício) Para que possamos dimensionar corretamente, de acordo com as expectativas da contratante, elencamos uma série de entendimentos sobre a infraestrutura que a contratada deverá considerar para apresentar sua proposta. Segue abaixo: 8) Entendemos que a solução para FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR 12 FIBRAS Tight Buffer Multimodo 50pm (OM3) deve possuir a seguinte característica; Permitir aplicação em ambiente externo e interno, com construção do tipo tight buffer, composto por fibras ópticas multimodo com revestimento primário em acrilato e revestimento secundário em material polimérico colorido (900 m), reunidas e revestidas por fibras sintéticas dielétricas para suporte mecânico (resistência à tração) e cobertas por uma capa externa em polímero

29 especial para uso interno e externo na cor preta; Composto por: 12 fibras; Fabricante deste cabo óptico preferencialmente deverá possuir certificação ISO 9001 E ISO 14001; Apresentar Certificação ETL (OFNR) e Certificação Anatel; Este cabo deverá ser constituído por fibras multimodo 50/125 m 3m (OM3), proof-test 100 Kpsi; Apresentar atenuação máxima de: 3,0 db/km em 850 m; 1,0 db/km em 1300 m. Apresentar largura de banda mínima de: 2000 MHz.km em 850 m; 500 MHz.km em 1300 m. Ser totalmente dielétrico, garantindo a proteção dos equipamentos ativos de transmissão contra propagação de descargas elétricas atmosféricas; Possuir resistência à umidade, fungos, intempéries e ação solar (proteção UV); Classe de flamabilidade do revestimento externo: COG; Possuir raio mínimo de curvatura de 15 x diâmetro do cabo durante a instalação e de 10 x diâmetro do cabo após instalado; Possuir resistência à tração durante a instalação de 185kgf; Temperatura de operação de -20 a 65 graus, comprovada através de teste ciclo térmico; Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, data de fabricação, gravação sequencial métrica (em sistema de medida internacional SI); Aplicação em Sistemas de cabeamento intrabuilding e interbuilding, segundo as normas ANSI EIA/TIA 568B e ANSI EIA/TIA 568-B.3; Demais características de acordo com a norma ABNT NBR Está correto o nosso entendimento? Sugestão acatada e será contemplada na próxima versão do Caderno de Especificações Técnicas com o seguinte texto:

REDE ESTRUTURADA DE TELECOMUNICAÇÕES - TEL

REDE ESTRUTURADA DE TELECOMUNICAÇÕES - TEL REDE ESTRUTURADA DE TELECOMUNICAÇÕES - TEL SISTEMA DE RACK FECHADO 44U E ACESSÓRIOS Rack Fechado 44 U Padrão 19 Rack modelo gabinete com altura máxima de 44U; Estrutura básica em perfis de alumínio estrudado;

Leia mais

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED

PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED PAINEL DE ACESSO FRONTAL CATEGORIA 5 ENHANCED Aplicações imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A, uso interno, para cabeamento horizontal ou secundário, em salas de telecomunicações (cross-connect)

Leia mais

Anexo 3 - MEMORIAL DESCRITIVO DA AMPLIAÇÃO DO ALMOXARIFADO - TI ET 07-02-203

Anexo 3 - MEMORIAL DESCRITIVO DA AMPLIAÇÃO DO ALMOXARIFADO - TI ET 07-02-203 Anexo 3 - MEMORIAL DESCRITIVO DA AMPLIAÇÃO DO ALMOXARIFADO - TI ET 07-02-203 1 REDE ESTRUTURADA DE TELECOMUNICAÇÕES Introdução O sistema de Telecomunicações constará alimentação dos pontos de comunicação

Leia mais

FICHA TÉCNICA JACK RJ-45 C5e

FICHA TÉCNICA JACK RJ-45 C5e FICHA TÉCNICA JACK RJ-45 C5e 1- Aplicação: Este produto aplica-se a sistemas de cabeamento estruturado, para tráfego de voz, dados e imagens, em conformidade com os requisitos estabelecidos na Norma ANSI/TIA/EIA-568B.2

Leia mais

FICHA TÉCNICA PATCH PANEL 24 PORTAS C5e RoHS

FICHA TÉCNICA PATCH PANEL 24 PORTAS C5e RoHS FICHA TÉCNICA PATCH PANEL 24 PORTAS C5e RoHS 1- Aplicação: Este produto aplica-se a sistemas de cabeamento estruturado, para tráfego de voz, dados e imagens, do tipo 10BASE-T, 100BASE-Tx, 155M ATM, 4/16MB

Leia mais

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC

Catálogo de. Produtos LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA PRODUTOS INJETADOS MARCAS DISTRIBUÍDAS B5NX-CNC FIBRAS ÓPTICAS E ACESSÓRIOS LABORATÓRIO ÓPTICO FERRAMENTARIA / METALURGIA B5NX-CNC PRODUTOS INJETADOS Catálogo de MARCAS DISTRIBUÍDAS Produtos R A Division of Cisco Systems, Inc. RACKS E ACESSÓRIOS Linha

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento de Compras e Licitações - DCL Campus Universitário Trindade Florianópolis SC CEP 88.040-900 CNPJ/MF n 83.899.526/0001-82 Telefone

Leia mais

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I

PEDIDO DE COTAÇÃO - ANEXO I Folha: 0001 Objeto: Aquisição de Material de e Permanente (Equipamentos e Suprimentos de Informática), para 001 081266-9 CABO UTP CAT5E FLEXíVEL, CAIXA COM 300MT Lote 1- Destino: Uinfor CX 30 002 113294-5

Leia mais

CABO ÓPTICO FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR

CABO ÓPTICO FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR CABO ÓPTICO FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR Tipo do Produto Cabos Ópticos Família do Produto Construção TeraLan Dielétrico Tight Monomodo ou Multimodo Descrição Cabo óptico tipo "tight", constituído por fibras

Leia mais

FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR

FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR Tipo do Produto Cabos Ópticos Construção Dielétrico Tight Monomodo ou Multimodo Descrição Cabo óptico tipo "tight", constituído por fibras ópticas do tipo multimodo ou monomodo.

Leia mais

FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR

FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR FIBER-LAN INDOOR/OUTDOOR Tipo do Produto Construção Cabos Ópticos Dielétrico Tight Monomodo ou Multimodo Descrição Cabo óptico tipo "tight", constituído por fibras ópticas do tipo multimodo ou monomodo.

Leia mais

Especificação técnica. Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz

Especificação técnica. Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz DO - DIRETORIA DE OPERAÇÃO GRP - GERÊNCIA REGIONAL DE PAULO AFONSO SPTL- SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES DE PAULO AFONSO Especificação técnica Conector rj45 macho e fêmea para rede de dados e voz ET-SPTL-006-novembro/2013

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO 1. CABEAMENTO VERTICAL 1.1 INTRODUÇÃO O cabeamento vertical, ou cabeamento de backbone integra todas as conexões entre o backbone do centro administrativo e os racks departamentais,

Leia mais

Aula 4b Elementos da Infraestrutura

Aula 4b Elementos da Infraestrutura Aula 4b Elementos da Infraestrutura Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Elementos de Infra-estrutura São utilizados em projetos de sistemas de cabeamento para estabelecer o tráfego de voz, dados e imagens,

Leia mais

diagrama de ligações, relatórios emitidos pelo Analisador de Cabos

diagrama de ligações, relatórios emitidos pelo Analisador de Cabos ESPECIFICAÇÔES TÉCNICAS 1 CABEAMENTO HORIZONTAL Instalação da rede para padrão T568B constituída de 466 (quatrocentos e sessenta e seis) pontos, devidamente identificados, conforme localização definida

Leia mais

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM

MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM MULTILAN CAT. 5E UTP 24 AWG 4PARES - CM Características Gerais Descritivo: - Modelo TK 1002B - Condutor de cobre nu, coberto por polietileno. - Os condutores são trançados em pares, 04 pares 24 AWG. -

Leia mais

Anexo V: Solução de Pontos de rede local

Anexo V: Solução de Pontos de rede local Anexo V: Solução de Pontos de rede local 1. Objetivo: 1.1. Contratação de solução de Pontos de Rede de telecomunicação para conexão de diversos tipos de equipamentos eletrônicos como computadores, impressoras,

Leia mais

a) Deve possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA-568-C.2 CATEGORIA 6.

a) Deve possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA-568-C.2 CATEGORIA 6. 1 - Cabo UTP - Categoria 6 LSZH a) Deve possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA-568-C.2 CATEGORIA 6.; b) O cabo utilizado deverá

Leia mais

NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B. Projeto Físico de Rede

NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B. Projeto Físico de Rede NORMA ANSI/EIA/TIA 568 - B O PADRÃO BASEIA-SE NOS SEIS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO, QUE SÃO: 1 FACILIDADE DE ENTRADA (Entrance Facility) : É COMPOSTA POR HARDWARE DE

Leia mais

CABLING CABOS CONECTORES PATCH PANEL 19 ACESSÓRIOS

CABLING CABOS CONECTORES PATCH PANEL 19 ACESSÓRIOS CABLING CABOS 04 CONECTORES 05 PATCH PANEL 19 06 ACESSÓRIOS 07 02 CABLING CABLAGENS DE COBRE O EIA/TIA 568, de 1991, foi o primeiro padrão americano para os sistemas de cableamento estruturado. Em 1995,

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 8 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos

Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos Disciplina: Cabeamento de Redes Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. CABEAMENTO ESTRUTURADO- PARTE II Cada nível do subsistema estudado no capítulo anterior foi regulamentado por normas que visam padronizar

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 26430 - INST.FED.DE EDUC.,CIENC.E TEC.S.PERNAMBUCANO 158149 - INST.FED.EDUC.CIENC.E TEC.SERTãO PERNAMBUCANO RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00008/2015-001 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - EQUIPAMENTO

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES RESUMO 1º BIMESTRE - 2º SEMESTRE 1 1. CABEAMENTO ESTRUTURADO Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios

Leia mais

Aula 2 Cabeamento Metálico

Aula 2 Cabeamento Metálico Aula 2 Cabeamento Metálico Prof. José Mauricio S. Pinheiro - 2010 1 Cada meio de transmissão possui características próprias que o tornam adequado para tipos específicos de serviço. Os cabos metálicos

Leia mais

Cabo Óptico Pré Conectorizado Fanout

Cabo Óptico Pré Conectorizado Fanout Cabo Óptico Pré Conectorizado Fanout Tipo do Produto Cabo Óptico Pré-Conectorizado Descrição Cabo Óptico de construção tipo " tight buffer" (indoor ou indoor/outdoor) ou cordão multifibra (somente indoor)

Leia mais

Aumentar Diminuir Procura Tela Cheia Imprimir

Aumentar Diminuir Procura Tela Cheia Imprimir ADAPTER CABLE M8v CATEGORIA 5 ENHANCED Sistemas de Cabeamento Estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos da norma ANSI/TIA/EIA-568A, incluindo o adendo 5 (Categoria 5e), para

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações

Redes de Dados e Comunicações Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Cabo Par Trançado Conector-RJ 45 A norma EIA/TIA padronizou o conector RJ-45 para a conectorização de cabos UTP. Para a conectorização do cabo UTP,

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

CABO GIGALAN AUGMENTED 23AWG x 4 P CAT. 6 F/UTP

CABO GIGALAN AUGMENTED 23AWG x 4 P CAT. 6 F/UTP CABO GIGALAN AUGMENTED 23AWG x 4 P CAT. 6 F/UTP Tipo do Produto Cabos LAN Família do Produto Construção GigaLan Augmented RoHS Compliant Categoria 6A F/UTP (blindado) PVC - CM, CMR Características Gerais

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE 3 Técnicas de cabeamento O cabeamento horizontal Compreende os segmentos de cabos que são lançados horizontalmente entre as áreas de trabalho e as salas de telecomunicações

Leia mais

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC

REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC REFORMA EDIFICAÇÃO PRINCIPAL INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS AVANÇADO IBIRAMA IBIRAMA/SC MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE CABEAMENTO ESTRUTURADO ÍNDICE 1 Informativos gerais 2 Especificações e Tabelas

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Definição. Definição. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC

Cabeamento Estruturado. Definição. Definição. Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC Cabeamento Estruturado Prof. Leandro Pykosz Leandro@sulbbs.com.br Redes de Computadores - UDESC Definição Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infra-estrutura

Leia mais

CFOT-MF/UB. Interno / Externo

CFOT-MF/UB. Interno / Externo CFOT-MF/UB Tipo do Produto Cabos Ópticos Construção Dielétrico Núcleo Seco Tubo Loose (UB) ou Cordão Monofibra (MF) SM ou MM Descrição Conjunto constituído por cordões ópticos ("tight buffer") ou tubos

Leia mais

CABO GIGALAN AUGMENTED CAT. 6A F/UTP 23AWGX4P

CABO GIGALAN AUGMENTED CAT. 6A F/UTP 23AWGX4P CABO GIGALAN AUGMENTED CAT. 6A F/UTP 23AWGX4P Tipo do Produto Cabos LAN Família do Produto Construção GigaLan Augmented RoHS Compliant Categoria 6A F/UTP (blindado) PVC - CM, CMR Características Gerais

Leia mais

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA

PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA PROJETO LÓGICO DA REDE LOCAL DE COMPUTADORES DA REITORIA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA (COTEC) JUNHO/2011 Rua do Rouxinol, N 115 / Salvador Bahia CEP: 41.720-052 Telefone: (71) 3186-0001. Email: cotec@ifbaiano.edu.br

Leia mais

FAST-LAN ETHERNET INDUSTRIAL CAT.6 F/UTP 23AWGx4P

FAST-LAN ETHERNET INDUSTRIAL CAT.6 F/UTP 23AWGx4P FAST-LAN ETHERNET INDUSTRIAL CAT.6 F/UTP 23AWGx4P Tipo do Produto Cabos LAN Família do Produto FASTLAN Construção Categoria 6 F/UTP (blindado) PVC/TPU - CM/CMX Características Gerais Descritivo Ambiente

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado CabeamentoEstruturado Compostoporseiselementos: CabeamentoHorizontal(HorizontalCabling); CabeamentoBackbone(BackboneDistribution); ÁreadeTrabalho(WorkArea); SaladeTelecomunicações(TelecommunicationsRoom

Leia mais

Nome : Empresa : Cargo : Endereço : Telefone : FAX: E-mail : Site :

Nome : Empresa : Cargo : Endereço : Telefone : FAX: E-mail : Site : Nome : Empresa : Cargo : Endereço : Cidade: CEP: Telefone : FAX: E-mail : Site : Assinatura Local e Data IMPORTANTE: Preencher os dados completos e em letra legível pois, em caso de aprovação, as informações

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações:

NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6. PERGUNTA 1: Os itens 15 e 16 do termo de referência, referentes aos treinamentos, trazem as seguintes determinações: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 6 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 4/2015 PROCESSO Nº 04300.003546/2014-01

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARA INSTALAÇÃO DE CABEAMENTO DE REDE LÓGICA

MEMORIAL DESCRITIVO PARA INSTALAÇÃO DE CABEAMENTO DE REDE LÓGICA MEMORIAL DESCRITIVO PARA INSTALAÇÃO DE CABEAMENTO DE REDE LÓGICA 1. ESCOPO DO DOCUMENTO Este documento apresenta o memorial descritivo relativo ao projeto de Cabeamento lógico no Centro Municipal de Saúde

Leia mais

Cabo Óptico Pré-Conectorizado LC/SC

Cabo Óptico Pré-Conectorizado LC/SC Cabo Óptico Pré-Conectorizado LC/SC Tipo do Produto Descrição Cabo Óptico Pré-Conectorizado Cabo óptico de construção tipo tight buffer (indoor ou indoor/outdoor) pré-conectorizado em fábrica com conectores

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES

MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES MEMORIAL DESCRITIVO E DE ESPECIFICAÇÕES SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO OBRA: ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE PROJETO PADRÃO PROPRIETÁRIO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

1 de 6 25/08/2015 10:22

1 de 6 25/08/2015 10:22 1 de 6 25/08/2015 10:22 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Termo de Adjudicação

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores - 1º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 01 Conceitos

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Norma 568

Cabeamento Estruturado. Norma 568 Cabeamento Estruturado Norma 568 1 Resumo Evolução da Norma; Onde e como utilizar a norma; Conhecer como a norma ANSI/EIA/TIA 568B está dividida em subsistemas; D e s c r e v e r a s c a r a c t e r í

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS 06.09.000 SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO 06.09.001 - EQUIPAMENTOS ATIVOS Tipo: Gabinete Rack do tipo bastidor com porta e ventilação forçada 24U x 19"x 670mm, com porta de

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura de Redes de Computadores Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura de Redes de Computadores Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Administração Euber

Leia mais

TEKA ELECTRONICS 81 UTP

TEKA ELECTRONICS 81 UTP 81 UTP CABO U/UTP CAT 5e Cabo com performances até os 100MHz (ANSI/TIA/EIA-568-C2), frequentemente utilizado para redes de voz e dados (100Mbit/s e Gigabit Ethernet). Pares em CCA sólido: 0,51mm (24AWG)

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 53

COMUNICADO TÉCNICO Nº 53 Página 1 de 8 COMUNICADO TÉCNICO Nº 53 FIBRA ÓPTICA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO PADRÃO DE EQUIPAMENTOS APLICADOS NA PROTEÇÃO Diretoria de Engenharia e Serviços Gerência de Automação ELABORADO POR: COLABORADORES:

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS: 1.1. Este roteiro serve como base às obras de Contratação de empresa especializada para o fornecimento de material e mão de obra para execução de rede

Leia mais

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária

Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa especializada para realizar a atualização tecnológica do backbone óptico da rede lógica para o padrão 10 Gigabit Ethernet, integrante do SISTEMA ELETRÔNICO/TELEMÁTICA

Leia mais

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção.

22/02/2014. Cabeamento estruturado garante: Organização; Flexibilidade; Desempenho; Escalabilidade; Simplificação do uso; Simplificação da manutenção. Consiste de um conjunto de produtos de conectividade, empregados de acordo com regras específicas de engenharia; Tais produtos garantem conectividade máxima para os dispositivos existentes e preparam a

Leia mais

DTN WEBEX NOVOS PRODUTOS

DTN WEBEX NOVOS PRODUTOS DTN WEBEX NOVOS PRODUTOS Conectividade 6A Linha de Bandejas Ópticas HDX Linha de Racks ITMAX Linha de Racks Fechados Acessórios de Organização Produtos de alta densidade FTP UTP Descarregado Azul/Branco/Bege

Leia mais

AM@DEUS Manual do Usuário

AM@DEUS Manual do Usuário 80 P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Cabeamento Estruturado. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Cabeamento Estruturado Prof. Marciano dos Santos Dionizio Norma ANSI/EIA/TIA 568B Divide um sistema de cabeamento em subsistemas: 1. Facilidades de Entrada (pela NBR14565: Sala de Entrada de Telecomunicações

Leia mais

CORDÃO ÓPTICO MONOFIBRA OU DUPLEX

CORDÃO ÓPTICO MONOFIBRA OU DUPLEX CORDÃO ÓPTICO MONOFIBRA OU DUPLEX Tipo do Produto Cordão Óptico Família do Produto TeraLan Descrição Cordão Óptico é o cabo óptico monofibra ou duplex com conector óptico nas duas extremidades Aplicação

Leia mais

PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE

PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE São Paulo, 21 de maio de 2010 PROJETO DE REDE LOCAL E BACKBONE 1 Informações e recomendações importantes O projeto foi solicitado pela Unidade para a implantação de rede local para o prédio MAC- IBIRAPUERA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) Às 10:47 horas do dia 25 de setembro de 2015,

Leia mais

Padronização. Rua Lourenço Pinto, 299 - Curitiba Paraná Brasil CEP 80010-160

Padronização. Rua Lourenço Pinto, 299 - Curitiba Paraná Brasil CEP 80010-160 Padronização O presente documento tem o intuito de definir a padronização utilizada para a infra-estrutura de rede de dados e voz, em sites da GVT. Deverá ser usado como base para execução dos projetos

Leia mais

Tiago Pasa 14-06-2015 Projeto Rede Wireless Indoor Thielen Health Center

Tiago Pasa 14-06-2015 Projeto Rede Wireless Indoor Thielen Health Center Tiago Pasa 14-06-2015 Projeto Rede Wireless Indoor Thielen Health Center Este prédio possui quatro pavimentos, sendo que o primeiro é o subsolo com apenas duas salas, o segundo e o terceiro possuem salas

Leia mais

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT

Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT Laudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Rede Wireless do CDT 1. Pré Requisitos Com base no que foi proposta, a rede wireless do Bloco K da Colina deve atender aos seguintes requisitos: Padrão IEEE

Leia mais

Solução Acesso Internet Áreas Remotas

Solução Acesso Internet Áreas Remotas Solução Acesso Internet Áreas Remotas Página 1 ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL... 1 1. ESCOPO... 2 2. SOLUÇÃO... 2 2.1 Descrição Geral... 2 2.2 Desenho da Solução... 4 2.3 Produtos... 5 2.3.1 Parte 1: rádios

Leia mais

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA

GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRONIM, IMPLANTAÇÃO SQL SERVER GOVBR- UEM-MARINGA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEROLA Cliente GOVBR, UEM-MARINGA / Prefeitura Municipal de PEROLA Data 10/09/2015 Versão 1.0 Objeto:

Leia mais

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA

CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA CABEAMENTO ESTRUTURADO NORMAS AMERICANAS EIA/TIA NORMAS AMERICANAS EIA/TIA EIA/TIA 568-B: Commercial Building Telecomunications Cabling Standard Essa norma de 2001 é a revisão da norma EIA/TIA 568-A de

Leia mais

ECO HD. Bloco 110 e Organizadores Bloco 110 Categoria 5e 35 Bloco 110 Categoria 6 36 Organizadores de cabos 38

ECO HD. Bloco 110 e Organizadores Bloco 110 Categoria 5e 35 Bloco 110 Categoria 6 36 Organizadores de cabos 38 Página Patch Panel Patch Panel cat. 6 32 P. Modular 48 portas em 1UR cat.6 32 Patch Panel Modular descar. 24 portas 33 Voice Panel 1UR 50 Portas 34 Bloco 110 e Organizadores Bloco 110 Categoria 5e 35 Bloco

Leia mais

GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS

GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS Tipo do Produto Cabos LAN Família do Produto Construção GigaLan RoHS Compliant Categoria 6 U/UTP (não blindado) PVC (CM/CMR) Características Gerais Descritivo Ambiente

Leia mais

INDICE LINHA DE RACKS FECHADOS LINHA DE RACKS ABERTOS LINHA DE BRACKETS LINHA DE ACESSÓRIOS

INDICE LINHA DE RACKS FECHADOS LINHA DE RACKS ABERTOS LINHA DE BRACKETS LINHA DE ACESSÓRIOS INDICE LINHA DE RACKS FECHADOS Triunfo Standard Triunfo Server Triunfo Left Triunfo Left Server Triunfo Industrial 05 06 07 08 09 LINHA DE RACKS ABERTOS Triunfo Plus Triunfo HD 10 11 LINHA DE BRACKETS

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino Americana. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP) 05/10/2015 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração LatinoAmericana Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00034/2015 (SRP)

Leia mais

GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS

GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS GIGALAN CAT. 6 U/UTP 23AWGx4P - RoHS Tipo do Produto Cabos LAN Família do Produto Construção GigaLan RoHS Compliant Categoria 6 U/UTP (não blindado) PVC (CM/CMR) Características Gerais Descritivo Ambiente

Leia mais

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira (Informática Web designer)

RELATÓRIO. Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira (Informática Web designer) RELATÓRIO Relatório das atividades realizadas período 2014 do Setor de Suporte e Informática. Equipe de Edição: Raimundo Gadelha Fontes Filho (Assessor de Suporte e Informática) Josinécia de Cássia Oliveira

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA. CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. MARCIO BALIAN

REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA. CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. MARCIO BALIAN 1 REDES DE COMPUTADORES - I UNI-ANHANGUERA. CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF. MARCIO BALIAN 2 INTERFACE E CABEAMENTO DE REDES - Parte física da rede - Cabeamento - Placas de rede (interfaces)

Leia mais

Soluções em Automação Industrial Selecionando o cabeamento adequado. Ricardo Avena Technical Sales Manager. Maio 2015

Soluções em Automação Industrial Selecionando o cabeamento adequado. Ricardo Avena Technical Sales Manager. Maio 2015 Soluções em Automação Industrial Selecionando o cabeamento adequado Ricardo Avena Technical Sales Manager Maio 2015 2013 Belden Inc. belden.com @BeldenInc Porque o cabo é importante? Uma infraestrutura

Leia mais

Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG

Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG Projeto da rede de dados para o Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão - NUTEG Diretoria de Suporte à Informática Local: Núcleo de Tecnologias para Educação e Gestão NUTEG Endereço: Av. BPS, 1303

Leia mais

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009

Manual do Usuário. Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 dbi Downtilt Ajustável ANT040009 Manual do Usuário Antena Painel Outdoor 65-806 a 960MHz - 17 i Downtilt Ajustável ANT040009 Este Manual Aplica- se Somente ao Produto que o Acompanha Índice Pag. 1 - Informações Gerais...2 1.1 - Apresentação...2

Leia mais

CAB Cabeamento Estruturado e Redes Telefônicas

CAB Cabeamento Estruturado e Redes Telefônicas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ SANTA CATARINA CAB Cabeamento Estruturado e Redes Telefônicas

Leia mais

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e Implantação 1. Objetivo Esta cartilha tem o objetivo

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Cabeamento Estruturado. Profa. M.Sc. Enga. Maria Cristina Fischer de Toledo cristinaft@osite.com.br 1/2011

Cabeamento Estruturado. Profa. M.Sc. Enga. Maria Cristina Fischer de Toledo cristinaft@osite.com.br 1/2011 Cabeamento Estruturado Profa. M.Sc. Enga. Maria Cristina Fischer de Toledo cristinaft@osite.com.br 1/2011 1 Roteiro da Apresentação Cabeamento Estruturado Evolução Histórico da Padronização Definição Projeto

Leia mais

Documentação Técnica Empresa SA. PR049_10

Documentação Técnica Empresa SA. PR049_10 AS BUILT Documentação Técnica Documentação Técnica serviço de cabeamento lógico, realizado na Empresa SA. Serviço realizado após aprovação da proposta PR049_10, sendo todo projeto acompanhado pelo Sr.

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede Equipamentos de Rede Professor Carlos Gouvêa SENAIPR - Pinhais 2 Introdução Objetivos Finalidade dos equipamentos Equipamentos e descrição Nomenclatura de desenho técnico para redes Exercício de orientação

Leia mais

Cabling. Cabling. Cabling. Cabos HDCS 54 Keystone 62 Patch Cord 66 Patch Panel 72 Faceplate HDCS 80 Ferramentas e acessórios 84

Cabling. Cabling. Cabling. Cabos HDCS 54 Keystone 62 Patch Cord 66 Patch Panel 72 Faceplate HDCS 80 Ferramentas e acessórios 84 Cabos HDCS 54 Keystone 62 Patch Cord 66 Patch Panel 72 Faceplate HDCS 80 Ferramentas e acessórios 84 Cabeamento Estruturado Cabos Montados Conectores DIO Racks FTTx Acessórios Conteúdo Geral A família

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

Camada Física Camada Física Camada Física Função: A camada Física OSI fornece os requisitos para transportar pelo meio físico de rede os bits que formam o quadro da camada de Enlace de Dados. O objetivo

Leia mais

Contingenciamento da Rede Corporativa PLANO DO PROJETO

Contingenciamento da Rede Corporativa PLANO DO PROJETO 1. Escopo ou finalidade do projeto O contingenciamento da Rede Corporativa, objetiva melhoria da comunicação de dados do TJERJ em todo o Estado do Rio de janeiro, assegurando o trafego ininterrupto de

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

Redes de Computadores. Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores. Cabeamento Estruturado Redes de Computadores Ano 2002 Profª. Vívian Bastos Dias Aula 4 Propriedades desejadas de um sistema de cabeamento estruturado: Máxima independência na tecnologia de acessos a redes. Maior adequação à

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações

EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações Laboratório de Redes. Cabeamento Estruturado Pedroso 4 de março de 2009 1 Introdução EM 1991 a EIA (Eletronic Industries Association) publicou um padrão para cabeamento de telecomunicações de edifícios

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00017/2015

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00017/2015 1 de 27 29/05/2015 14:22 Pregão Eletrônico 70017.172015.18983.4661.3574721094.538 PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Ata de Realização do Pregão

Leia mais

Organização de arquivos e pastas

Organização de arquivos e pastas Organização de arquivos e pastas Pasta compara-se a uma gaveta de arquivo. É um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. As pastas podem conter diversas subpastas. Definir a melhor forma de armazenamento

Leia mais

Descritivo Técnico BreezeACCESS-VL

Descritivo Técnico BreezeACCESS-VL Broadband Wireless Access -Visualização da linha de produtos BreezeACCESS VL- Solução completa ponto multiponto para comunicação Wireless em ambiente que não tenha linda de visada direta, utiliza a faixa

Leia mais

TRIBUJ\'AL REGIOJ\'AL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL

TRIBUJ\'AL REGIOJ\'AL ELEITORAL RIO GRANDE DO SUL TRIBUJ\'AL REGIOJ\'AL ELEITORAL ATA DE REGISTRO DE PREÇOS I PREGÃO N. 33/2011 PROCESSO N. 2690/2011 O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL, Órgão do Poder Judiciário Federal, sediado em Porto

Leia mais

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação

Cláusula 1.º Objecto. Cláusula 2.º Especificação da prestação CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJECTO DE ARQUIVO DIGITAL DE INFRA-ESTRUTURAS DE IT O presente Caderno de Encargos compreende as cláusulas a incluir no contrato

Leia mais

Meios Físicos de Transmissão

Meios Físicos de Transmissão Meios Físicos de Transmissão O meios de transmissão diferem com relação à banda passante, potencial para conexão ponto a ponto ou multiponto, limitação geográfica devido à atenuação característica do meio,

Leia mais