GAMIFICAÇÃO DE UM TEMA DA DISCIPLINA ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GAMIFICAÇÃO DE UM TEMA DA DISCIPLINA ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"

Transcrição

1 GAMIFICAÇÃO DE UM TEMA DA DISCIPLINA ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Rogério Ferreira Sgoti¹ ¹Prof. Esp. da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, FATEC, rsgoti@fatecbt.edu.br 1 INTRODUÇÃO Os estudos sobre novas tecnologias aplicadas à educação trazem com frequência a temática dos jogos e, mais recentemente, também a da gamificação como importantes ferramentas 1 a contribuírem com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Segundo Otsuka et al. (2017, p. 4), existem inúmeras pesquisas comprovando a efetividade da utilização de jogos no apoio a processos educacionais, contribuindo para aumentar a motivação e o engajamento dos estudantes. Já para Rhodes (2008), os jogos fazem parte da essência humana e permitem ao homem escapar da realidade e, ao mesmo tempo, imitá-la. Na visão de Mastrocola (2012, p. 32), uma cultura onde o game e as interfaces lúdicas se fazem presentes com regularidade fez surgir, recentemente, o conceito de gamificação, ou, para o referido autor, mecânicas de jogos aplicadas a elementos que não são jogos. Para Oliveira e Falcão (2016, p. 13), a palavra inglesa gamification caracteriza esse tipo de recurso, o qual tem sido usado também em outras áreas além da educação, como fonte de motivação para equipes corporativas, propiciando comprometimento dos colaboradores em atividades com intuitos de produtividade. No meio escolar, a essência é a mesma, entretanto, objetiva envolver os estudantes e entregar maior dinâmica ao processo de ensino e aprendizagem. Ainda para estes autores, a gamificação lança mão dos mecanismos, da estética e do modelo de pensamento de jogos nos processos educacionais, utilizando conceitos como feedback, premiações, aprendizado por tentativa e erro, entre outros. Nos apontamentos de Gee (2009, p. 170), os bons jogos carregam em si bons princípios de aprendizagem, dentre eles: a frustação prazerosa, a customização, o codesign, a identidade, ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído, e pensamento sistêmico. Para Otsuka et al. (2017, p. 7), estes princípios de aprendizagem se mostram como importantes referências de características e elementos dos (bons) jogos que 1 Neste trabalho, os termos jogos e gamificação são tratados como conceitos inter-relacionados.

2 permitem sua exploração em outros contextos além dos jogos propriamente ditos, como na área educacional, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais envolventes. Nesse sentido, o presente trabalho buscou aplicar algumas das propriedades dos jogos que os tornam tão envolventes em uma atividade educacional, objetivando a gamificação de uma lista de exercícios da disciplina Algoritmos e lógica de programação presente em um Curso Superior de Tecnologia na área de ciência da computação na cidade de Botucatu-SP. 2 MATERIAL E MÉTODOS Segundo Silva e Menezes (2005, p. 21), na Pesquisa Experimental se determina um objeto de estudo, selecionam-se variáveis com capacidade de influenciá-lo e definemse os modos de controlar e observar os efeitos produzidos no objeto. Desse modo, o presente trabalho se apropriou da referida metodologia para aplicar no objeto de estudo uma lista de exercícios de raciocínio lógico de forma não convencional uma estratégia diferenciada e alternativa de aplicação da mesma variável com capacidade de influência do objeto uma vez que contou também com a observação direta do resultado do experimento quando aplicado a uma (ainda) única turma da disciplina retro citada. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES A partir de um trabalho de estudo, análise e compreensão dos elementos presentes nos jogos (regras, objetivo, desafio, recompensa), assim como dos princípios de aprendizagem dos mesmos [abordados anteriormente e com referência a Gee (2009)], a próxima etapa, mediante apropriação dos resultados do referido estudo, foi a criação de uma atividade gamificada em substituição a aplicação convencional de uma lista de exercícios de raciocínio lógico. Tal lista de exercícios aborda um tema introdutório e de fundamental importância aos iniciantes no estudo dos algoritmos e da lógica de programação de computadores. Os objetivos do referido tema são: desenvolver e estimular a criatividade por meio de exercícios de raciocínio lógico; ressaltar a importância da habilidade de raciocínio lógico na criação de algoritmos e softwares; e demonstrar que o processo criativo pode ser desenvolvido utilizando técnicas simples.

3 3.1 Apresentação da estratégia de gamificação Na tentativa de melhorar o desempenho e diminuir a evasão das turmas da referida disciplina, foi construída a estratégia de criar um modo alternativo de aplicar, para as novas turmas do segundo semestre letivo de 2017 do referido curso, a mesma lista de exercícios de raciocínio lógico que era aplicada em todas as turmas durante os últimos sete anos, as quais, até o primeiro semestre do presente ano, não se interessaram muito em resolvê-la. A referida lista de exercícios foi a mesma, porém, aplicada de uma maneira diferente: gamificada como descrito anteriormente. Nesse sentido, a estratégia educacional e gamificada foi tornar a aplicação de uma simples lista de exercícios em algo que fosse mais desafiador para os alunos ao mesmo tempo que contemplasse algum elemento lúdico. Foi assim, então, que este autor a transformou em uma espécie de jogo de desafio para um contexto educacional, criando algumas regras e um novo modo de apresentá-la aos estudantes. A partir da análise dos elementos e princípios de aprendizado dos bons jogos e o desejo de incorporá-los em uma aplicação para um contexto educacional, foi possível identificar a presença de grande parte dos referidos princípios nesta proposta ora apresentada. Além disso, o autor acredita que com essa nova roupagem da sua velha lista de exercícios, os estudantes possam se engajar de modo mais responsável e compromissado com as metas do desafio, ou seja, olharem com mais atenção para um assunto convencionalmente não muito bem aceito entre os estudantes do primeiro ciclo do referido curso. 3.2 Elementos de jogos e princípios de aprendizagem de bons jogos aplicados a uma lista de exercícios de raciocínio lógico Frustração prazerosa Simplesmente trocar o nome ou o título de uma atividade que se aplica aos alunos na primeira semana de aula, já pode contribuir muito para que eles sintam uma frustração prazerosa com a atividade. No lugar de apresentar uma simples Lista de Exercícios de Raciocínio Lógico, alterou-se para uma proposta de um desafio aos estudantes: JOGOS (QUASE) VORAZES Desafios de Lógica. O título é o cartão de visitas da atividade.

4 É o primeiro contato do aluno com a atividade. Isso pode mudar tudo, pois passa a ser um desafio. Estratégias: - Foi elaborado um texto de apresentação com certo suspense e caráter desafiador aos estudantes; - Criou-se um sistema de recompensa (acréscimo de 1 ponto na média final, por exemplo) para quem vencer o desafio (solucionar todos os exercícios em menos tempo nesse caso, o objetivo do jogo ) Customização É possível aplicar o desafio individualmente. Porém, a atividade pode apresentar resultados mais satisfatórios com a possibilidade de certa customização, por exemplo, formando 2, 3 ou 4 grupos, gerando uma disputa entre eles. Outra possibilidade de customização é que o desafio pode ser aplicado todo de uma vez (30 exercícios) aos alunos (individualmente ou em grupos), ou também pode ser interessante aplicar o desafio em duas partes: primeira etapa (com 20 desafios mais simples) e segunda etapa (com 10 desafios mais difíceis). Estratégias: - Para cada desafio solucionado (deve ser apresentado antes e somente ao professor), um aluno ou alguém do grupo vai até a lousa e escreve o número do desafio resolvido, podendo, também, escrever o número e mais uma frase (moleza, fácil demais, etc.), na intenção de intimidar os outros colegas ou os grupos concorrentes. Isso é uma regra e contém um elemento lúdico; - Quando aplicado em grupos, é possível que internamente seus membros criem diferentes estratégias para solucionar os desafios mais rapidamente que os outros grupos. Por exemplo: todos se concentram em um único desafio até solucioná-lo; ou podem decidir que vão dividir os desafios entre eles Co-design Como quase todos os desafios (exercícios de raciocínio lógico) propostos podem ser solucionados por meio do método de tentativa e erro, as tentativas dos estudantes (ações e decisões) influenciarão diretamente nas suas experiências de solução dos desafios, neste caso, o jogo em questão.

5 3.2.4 Identidade Como a proposta é criar uma disputa entre os estudantes (individual ou por grupos), existe uma grande chance de assumirem uma nova identidade. Os estudantes (individualmente ou em grupos) podem se engajar e desenvolver um forte desejo de integração no processo de aprendizagem que pode auxiliá-los a atingir as metas no jogo e, assim, resolver todos os desafios em menos tempo, ou seja, vencendo os outros colegas (se aplicado individualmente) ou vencendo os outros grupos concorrentes (se aplicado em grupos). Estratégias: - Se a aplicação for individual, cada estudante assumirá toda a responsabilidade de encarar o desafio e de se engajar para tal. Se aplicado em grupos, cada um deles podem eleger um líder e verificar internamente entre si, quais membros do grupo possuem mais facilidade em resolver determinados tipos de problemas, como: os que demandam mais habilidades visuais, os mais matemáticos, os mais lógicos, os melhores em interpretação de textos, etc.), assumindo, assim, seus respectivos papéis Ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído Pode ser criada outra regra para o desafio, como por exemplo, um aluno ou um grupo ter o direito de abrir um envelope contendo uma dica de como resolver os exercícios mais complexos, gradativamente, a cada 3 desafios resolvidos de forma correta. Isso implica em perceber que os desafios mais simples devem ser resolvidos primeiro. Nesse sentido, os estudantes podem contar com uma ferramenta inteligente para enfrentar os maiores desafios encontrados, ou seja, os exercícios mais difíceis da lista Pensamento sistêmico Estar atento ao conjunto das regras definidas e observar o empirismo das tentativas e erros, ajudam a estabelecer as relações entre os eventos e fatos contidos na prática de solucionar os exercícios de raciocínio lógico (desafio). Com isso, os estudantes estarão o tempo todo refletindo de forma sistêmica, ou seja, pensando e observando as relações existentes no desafio como um todo. Quando aplicada à turma de calouros da disciplina Algoritmos e lógica de programação do segundo semestre de 2017 a atividade gamificada de desafios de lógica

6 denominada Jogos (quase) Vorazes Desafios de lógica, pôde-se constatar, por meio da observação direta e acompanhamento da atividade e também por meio da análise dos formulários entregues pelos estudantes, que o resultado da mesma se mostrou muito satisfatório em comparação com as outras turmas em que foram aplicadas de modo convencional (uma simples lista de exercícios para ser resolvida e entregue ao professor). Segundo Montanaro (2016, p. 27), a gamificação configura-se como uma nova perspectiva para o desenvolvimento estratégico de atividades lúdicas e interessantes com objetivo de envolver os estudantes de uma forma mais agradável, levando-os a um empoderamento da responsabilidade de superar obstáculos. Nesse sentido, verificou-se um engajamento muito superior dos estudantes quando da aplicação da referida atividade na forma gamificada, fazendo com que todos os estudantes procurassem superar os concorrentes, resolvendo as questões do desafio. 4 CONCLUSÕES Pôde-se constatar, com o presente trabalho, que é possível aplicar as propriedades dos jogos em uma atividade educacional com ganho de bons resultados, como no presente experimento que propiciou a gamificação de uma lista de exercícios, incorporando o fator lúdico à atividade e promovendo, portanto, melhoria no processo de ensino e aprendizagem. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p , jul Disponível em: < Acesso em: 14 set MASTROCOLA, V. M. Ludificador: um guia de referências para o game designer brasileiro. São Paulo: Independente, p. MONTANARO, P. R. A cultura da convergência e a narrativa transmídia na EaD. In: MILL, D.; REALI, A. M. de M. R. (Org.) Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, p OLIVEIRA, O. de; FALCÃO, P. M. de P. Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas. Coleção educação e tecnologia. São Carlos: Pixel, OTSUKA, J.L.; BEDER, D. M.; BORDINI, R. A. Introdução aos jogos na educação. Coleção educação e tecnologia. São Carlos: Pixel, RHODES, G. Desenvolvimento de games com Macromedia Flash Professional 8. São Paulo: Cengage Learning, p. SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, p.

GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL

GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL GAMIFICAÇÃO DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DA DISCIPLINA ALGORITMOS E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO MODO CONVENCIONAL GAMIFICATION OF AN EXERCISES LIST OF ALGORITHMS DISCIPLINE AND ANALYSIS OF

Leia mais

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução

s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução s y n e r z i g Aprendizagem Baseada em Jogos: uma Introdução Prof. Me. Thiago Schaedler Uhlmann Maio de 2016 Por que usar jogos? Já não temos problemas demais para resolver? Todo dia, quando você acorda,

Leia mais

Quizlet: aplicativo gamificado à disposição de professores e alunos

Quizlet: aplicativo gamificado à disposição de professores e alunos Quizlet: aplicativo gamificado à disposição de professores e alunos JULIANA G. S. ZANCANARO IFSP SBV zjulianagiseli@yahoo.com.br FERNANDA C. de O. Prado IFSP SBV fernanda.prado@ifsp.edu.br WELCOME EVERYBODY!!!

Leia mais

Experiência baseada em Gamificação no Ensino sobre Herança em Programação Orientada a Objetos

Experiência baseada em Gamificação no Ensino sobre Herança em Programação Orientada a Objetos Experiência baseada em Gamificação no Ensino sobre Herança em Programação Orientada a Objetos Janderson Jason Barbosa Aguiar UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UFCG Contextualização Muitos alunos enfrentam

Leia mais

Métodos de Ensino. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 7) Péricles Miranda

Métodos de Ensino. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 7) Péricles Miranda Métodos de Ensino Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 7) Péricles Miranda Objetivos desta aula Apresentar métodos de ensino para educadores de cursos de computação. Discutir as vantagens e desvantagens

Leia mais

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English

A motivação como elemento propulsor da aprendizagem implícita da pronúncia de palavras em inglês por meio do game Pac-English CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens CLÉBER PIMENTEL BARBOSA A motivação como elemento propulsor

Leia mais

Gamificação, transmidialidade e engajamento estudantil

Gamificação, transmidialidade e engajamento estudantil Gamificação, transmidialidade e engajamento estudantil Dr. Paulo Roberto Montanaro ^ Cultura da Convergencia Jenkins Em Cultura da Convergência, Henry Jenkins explora questões acerca das transformações

Leia mais

APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA SUSTENTAÇÃO DE SISTEMAS

APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA SUSTENTAÇÃO DE SISTEMAS APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NA SUSTENTAÇÃO DE SISTEMAS MARTINS, Eduardo Cândido 1 ; PARREIRA JÚNIOR, Walteno Martins 2 RESUMO: Este trabalho apresenta uma proposta para empregar a gamificação na equipe responsável

Leia mais

Introdução ao Pensamento Computacional. Maristela Alcântara

Introdução ao Pensamento Computacional. Maristela Alcântara Introdução ao Pensamento Computacional Maristela Alcântara Junho 2015 Aprender a programar, programar para aprender Muito se tem discutido sobre a influência das tecnologias no desenvolvimento das habilidades

Leia mais

Com(ns)ciência na Gamificação. Como superar a lógica reativa

Com(ns)ciência na Gamificação. Como superar a lógica reativa Com(ns)ciência na Gamificação Como superar a lógica reativa Meus desafios Desenvolver posturas investigativas e complexificadora Experiências CRÉDITOS DA IMAGEM Projeto DEEP Game DEEP Espectro: dos games

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS

BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS BINGO COM PRODUTOS NOTÁVEIS Francieli Pedroso Gomes Padilha 1 Fernando Carvalho Padilha 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade didática em forma de um jogo de bingo, ou

Leia mais

A Interação na aprendizagem das disciplinas Matemática, Física e Química de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do IFRN em Pau dos Ferros

A Interação na aprendizagem das disciplinas Matemática, Física e Química de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do IFRN em Pau dos Ferros A Interação na aprendizagem das disciplinas Matemática, Física e Química de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do IFRN em Pau dos Ferros Isis Gomes de Oliveira 1 e Ednaldo de Paiva Pereira 2 1 Estudante

Leia mais

RECURSOS EDUCACIONAIS. Tecnologias e Gamificação UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA

RECURSOS EDUCACIONAIS. Tecnologias e Gamificação UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA RECURSOS EDUCACIONAIS Tecnologias e Gamificação UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A RESOLUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS EM FARMACOLOGIA 1 André Demambre Bacchi Universidade Estadual de Londrina andre.bacchi@outlook.com

Leia mais

Metodologias Ativas. Parte 05 - Gamefication. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Metodologias Ativas. Parte 05 - Gamefication. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Metodologias Ativas Parte 05 - Gamefication Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Nossa Agenda... 09:00 09:20 - Metodologias Ativas (teoria) 09:20 09:40 - Método de Estudo de Caso 09:40 10:00 - Aprendizagem baseada

Leia mais

EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação

EDU Canvas. A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação EDU Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação Fortaleza/CE, 2016 CONCEITOS DE ADAPTAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS PARA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A base de atuação da Equipe Innovares é

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JOGOS DIGITAIS DO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE JOGOS DIGITAIS DO MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO GAMIFICADA

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO GAMIFICADA Patrocínio, MG, junho de 2016 COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO GAMIFICADA Igor Bagnara (IFTM Campus Patrocínio) 1 ; Cintia Carvalho Oliveira (IFTM Campus Patrocínio) 2 Grupo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME

INTRODUÇÃO 1º MOMENTO: MIND MAP GAME INTRODUÇÃO No dia 14 de junho de 2018, no horário de 8h30 às 12h30, reservado a disciplina de Criatividade do PPGCIMES, a Equipe Map ministrou a atividade Ferramentas e Métodos de Geração de Ideias cuja

Leia mais

Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências

Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências Fernando Chade De Grande e-mail: tiensdesenhos@hotmail.com João Fernando

Leia mais

Laboratório de Métodos de Pesquisa nas Ciências Sociais: Novas Práticas e Técnicas de Processamento e Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos

Laboratório de Métodos de Pesquisa nas Ciências Sociais: Novas Práticas e Técnicas de Processamento e Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos Laboratório de Métodos de Pesquisa nas Ciências Sociais: Novas Práticas e Técnicas de Processamento e Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos Prof. Lorena G. Barberia Departamento de CiênciaPolítica

Leia mais

Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar

Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar Página 26 Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar Categoria: Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) Beatriz Silva da Silva 1 Sandro Rogério Brabo Souza 2 Iris Maciel Pantoja 3 Jaimiro Oliveira

Leia mais

Gamification George Marcel Smetana

Gamification George Marcel Smetana Gamification Gamification George Marcel Smetana 4251.gsmetana@bradesco.com.br Gartner s 2014 Hype Cycle: Emerging Technologies Gartner s 2015 Hype Cycle: Digital Marketing Gamificação: Definição 1. O que

Leia mais

E-commerce

E-commerce E-commerce QUEM SOU EU? CESAR Instituto privado, sem fins lucrativos e autossustentado que inova em produtos, serviços e empresas com TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação. Nossa missão é identificar,

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

Uma proposta para minimizar uma defasagem conceitual na disciplina de Cálculo I nos cursos de Engenharias

Uma proposta para minimizar uma defasagem conceitual na disciplina de Cálculo I nos cursos de Engenharias Engenharias Uma proposta para minimizar uma defasagem conceitual na disciplina de Cálculo I nos cursos de Engenharias Ana Carolina Costa Pereira Universidade de Fortaleza Brasil carolinawx@gmail.com Katiuscia

Leia mais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Primeira Fase Compreensão

Leia mais

O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A DISCIPLINA ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS Erick John F. Costa (Voluntário), Anderson Alves de Lima (Voluntário), Gilberto Farias de S. Filho (Coordenador) Universidade Federal

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Rafael Savi Vania Ribas Ulbricht

XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Rafael Savi Vania Ribas Ulbricht XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Rafael Savi Vania Ribas Ulbricht Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento UFSC Efeito motivador: Prazer e diversão inseridos nos processos

Leia mais

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO Rômulo Batista Ventrella 1, Renato Luiz Gambarato 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios, FATEC Botucatu,romulo.ventrella@gmail.com. 2 Mestre em

Leia mais

DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO. Maurício Vianna III Forum HBR Brasil. Novembro 2014

DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO. Maurício Vianna III Forum HBR Brasil. Novembro 2014 DESIGN THINKING E GAMIFICAÇÃO: GERANDO CRESCIMENTO ATRAVÉS DE INOVAÇÃO Maurício Vianna III Forum HBR Brasil Novembro 2014 A MJV Geramos soluções inovadoras e customizadas para negócios com nossas três

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO Caroline Saúgo EXPLORANDO A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Passo Fundo 2016 PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL:

Leia mais

Como funciona? Importante:

Como funciona? Importante: O Strike? é um jogo de estratégia baseado no boliche tradicional, criado com os mais inovadores conceitos da gamificação para engajar equipes no planejamento e conquista e metas individuais e coletivas.

Leia mais

A EaD na sociedade contemporânea

A EaD na sociedade contemporânea Workshop comemorativo aos 20 anos da EaD A EaD na sociedade contemporânea Educação mediada por tecnologias, novas tendências Vani M. Kenski- USP Educação mediada por tecnologias, novas tendências 1. Novas

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

TÍTULO: OBJETO DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO DIAGRAMA DE CASO DE USO

TÍTULO: OBJETO DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO DIAGRAMA DE CASO DE USO TÍTULO: OBJETO DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO DIAGRAMA DE CASO DE USO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER

JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER JOGOS BOOLE: A MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER 1. INTRODUÇÃO Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar,

Leia mais

ENCONTRO DE UNIVERSIDADES REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS CONCURSO DE JOGOS PROPOSTAS DE GAMIFICAÇÃO

ENCONTRO DE UNIVERSIDADES REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS CONCURSO DE JOGOS PROPOSTAS DE GAMIFICAÇÃO REGULAMENTO SUBMISSÃO DE PROPOSTAS SOBRE CRIAÇÃO DE JOGOS E/OU APLICATIVOS Ao considerar o tema do 2 Encontro de Universidades, sobre o Futuro do Trabalho, a Comissão Organizadora do referido evento decidiu

Leia mais

Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís

Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL ESCOLA DA AUTORIA Campo Grande 2018 CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL -BRASIL ESCOLA ESTADUAL AMÉLIO DE CARVALHO BAÍS Eletiva Educação

Leia mais

SOFTWARES EDUCATIVOS

SOFTWARES EDUCATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA - NCE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - PGTIAE SOFTWARES EDUCATIVOS Anne Caroline de Oliveira

Leia mais

Uma Intervenção Metodológica para Auxiliar a Aprendizagem de Programação Introdutória: um estudo experimental

Uma Intervenção Metodológica para Auxiliar a Aprendizagem de Programação Introdutória: um estudo experimental Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros - CMPF Uma Intervenção Metodológica para Auxiliar a Aprendizagem de Programação Introdutória: um estudo experimental

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO SAS PLATAFORMA DE EDUCAÇÃO O SAS acredita que o estudo precisa estar integrado à vida, por isso nossos alunos dispõem de uma plataforma de produtos e serviços desenvolvidos para colaborar

Leia mais

Porque a gamificação faz tanto sentido. O que é a gamificação e porque o aprendizado é mais eficaz com esta nova tendência.

Porque a gamificação faz tanto sentido. O que é a gamificação e porque o aprendizado é mais eficaz com esta nova tendência. Porque a gamificação faz tanto sentido O que é a gamificação e porque o aprendizado é mais eficaz com esta nova tendência. Porque a gamificação faz tanto sentido Gamificação ou gamification, em inglês,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA

A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA A UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS RIO E SPACE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA Carolina Pereira Aranha Docente da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, cp.aranha.fisica@gmail.com André Flávio

Leia mais

Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico

Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico Society of Petroleum Engineers (SPE) Planejamento Estratégico Março 2018 Introdução SPE atingiu seu sexagésimo ano de operações ao longo desses três anos muito difíceis para a indústria que trabalhamos.

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ESCOLA POLITÉCNICA ESCOLA POLITÉCNICA ESCOLA POLITÉCNICA A Escola Politécnica reúne 14 cursos que englobam as Engenharias e as áreas de Indústria, Energias Renováveis e Pilotagem Profissional de Aeronaves. Com metodologia

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE

C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO C-60 - COMO DESENVOLVER EQUIPES AUTÔNOMAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA MEDIADORA MARCELO CLEMENTE Marcelo Clemente Mestre em Educação e Saúde UNIFESP.

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ

Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação. PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE TUTORIA Edital nº 09/2016 PROGRAD/UFRRJ A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por meio

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 OBJETIVOS DO CURSO Ciência da Computação Você aprende junto a pesquisadores e próximo do mercado de trabalho. As empresas participam

Leia mais

II Ciclo de Palestras PECS/UEMA

II Ciclo de Palestras PECS/UEMA Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Tecnológicas Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação e Sistemas II Ciclo de Palestras PECS/UEMA Jogos Sérios e Gamificação Antonio Fernando

Leia mais

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA Luana Aparecida Nunes 1, Fabiana da Penha Rhodes 2. 1 Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu(

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Excel para Engenharia Civil Introdução à Computação Engenharia Civil Objetivo da aula: foco no Excel Trabalhos na área da Engenharia Civil Tese: Proposta de um modelo de planejamento e controle de custos

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE EMBU. Curso Técnico em Contabilidade. Isabella Inocente da Silva Joice Santos Alves da Silva Maysa Clemente de Souza Leitão

CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE EMBU. Curso Técnico em Contabilidade. Isabella Inocente da Silva Joice Santos Alves da Silva Maysa Clemente de Souza Leitão CENTRO PAULA SOUZA ETEC DE EMBU Curso Técnico em Contabilidade Isabella Inocente da Silva Joice Santos Alves da Silva Maysa Clemente de Souza Leitão INTERETEC: CAMPEONATO DE CONHECIMENTO CONTÁBIL EMBU

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Mayky Francley Pereira de Lima 1 ; Diego Rabelo dos Santos 1 ; Josildo José Barbosa da Silva 2 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

RESULTADO PARCIAL - PROVA DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PID-2017

RESULTADO PARCIAL - PROVA DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PID-2017 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 2017 EDITAL N 02/2017 RESULTADO PARCIAL - PROVA DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PID-2017 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: COMPUTAÇÃO PROJETO:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E JOGOS NO ENSINO DO SND - SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL Maria Betânia de Castro Nunes Santos Escola Municipal Itália Cautiero Franco CAIC/Rede Municipal de Lavras, mbetaniacns@gmail.com

Leia mais

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada A Geometria nos animais com Realidade Aumentada Acadêmicos matemática: Geovana Zappelline Guilherme Tironi Vinicius Giovani Jacintho Acadêmicos computação: Gabriel Felipe Medeiros Lucas Gomes Raquel Paola

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Matemática. Araribá Matemática As páginas de

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR. Resumo

18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR. Resumo 18ª OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES: UM DESAFIO INCENTIVADOR Amanda Riedel-UNIVATES 1 Marli Teresinha Quartieri-UNIVATES GE: Pesquisa e Educação Básica. Resumo A Olimpíada de Matemática da Univates (OMU)

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

APRESENTAÇÃO DO CURSO Pós-Graduação em Comunicação e Design Digital - EAD APRESENTAÇÃO DO CURSO Informações Central de Relacionamento: (11) 4007 2375 De segunda a sexta feira: das 9h às 20h30 relacionamentoead@espm.br Skype:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

Showcase Big Brain Education

Showcase Big Brain Education 1 Showcase Big Brain Education 2 Objetivo O objetivo deste documento é apresentar cases educacionais no programa Big Brain Education O Programa Vantagens: Acesso ao conhecimento de qualquer lugar, a qualquer

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO 1 2 3 6 Resumo Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Patrocínio, MG, junho de 2017 A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Clanderlei Pereira de Souza (IFTM Campus Uberlândia Centro) 1 Walteno Martins Parreira Júnior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 056, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis

P.RCKT. 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis P.RCKT 4 passos para engajar sua equipe e gerar resultados incríveis índice 1. Entendendo o problema 2. Diagnosticando o seu problema 3. Implementando ações estratégicas 4. Acompanhamento do progresso

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Gamification. Além do joguinho. Leandro Guarino

Gamification. Além do joguinho. Leandro Guarino Gamification Além do joguinho Leandro Guarino Que graça tem? Que graça tem? Que graça tem? Game lembra... O que você lembra? Game também lembra... Gamification é mais do que isso... Processo de fazer sistemas,

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável... Pergunta: De que a forma

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

Gamificação aplicada a gestão de TI. Gustavo Santarém Agosto de 2015

Gamificação aplicada a gestão de TI. Gustavo Santarém Agosto de 2015 Gamificação aplicada a gestão de TI Gustavo Santarém Agosto de 2015 O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 4 X MAIOR QUE O MERCADO DA MÚSICA O PODER DOS GAMES 84 BI EM 2014 4 X

Leia mais

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM

A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO CAMINHO DA APRENDIZAGEM XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 A MATEMÁTICA E O ALUNO SURDO: INCLUSÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Aumento de Produtividade Através da Gamificação na Gestão de Projetos

Aumento de Produtividade Através da Gamificação na Gestão de Projetos Aumento de Produtividade Através da Gamificação na Gestão de Projetos Aumento de Produtividade Através da Gamificação na Gestão de Projetos Uma tendência cada vez mais presente no mundo moderno, dentro

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª Série Administração de Recursos Humanos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Exemplo do Plano de aulas Temática: desenvolvimento de produtos ATIVIDADE 03: Desenho do produto

Exemplo do Plano de aulas Temática: desenvolvimento de produtos ATIVIDADE 03: Desenho do produto Exemplo do Plano de aulas Temática: desenvolvimento de produtos ATIVIDADE 03: Desenho do produto Nessa atividade, será apresentada às equipes a importância do uso RESUMO OBJETIVOS ORGANIZAÇÃO DA TURMA

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Joseane Tavares Barbosa 1 ; Maria Janaína de Oliveira 1 (orientadora) Joseane Tavares Barbosa 1 (autora)

Leia mais

Design de IHC PoliFacets

Design de IHC PoliFacets 1 Design de IHC PoliFacets INF1403 Introdução a IHC Aula 17 Marcelle Mota 13/05/2013 Scalable Game Design (SGD) Originado na Universidade do Colorado Objetivo: Promover a aquisição de raciocínio computacional

Leia mais

Trabalhos Futuros e Conclusões

Trabalhos Futuros e Conclusões 109 6 Trabalhos Futuros e Conclusões Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates) O objetivo deste capítulo é resumir a pesquisa apresentada nesta dissertação, enfatizando as

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA *Rayane Tayná da Costa Torres 1 (IC), Glauber Cristo Alves de Carvalho 2 (PQ). 1 rayane_torres27@hotmail.com Formosa Resumo: O projeto reforço escolar para

Leia mais

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA TICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR Denise Borges Sias CEFET-RS [denise@cefetrs.tche.br] Rejane Maria Ribeiro Teixeira IF-UFRGS [rejane@if.ufrgs.br] VII Ciclo

Leia mais

RESOLVENDO PROBLEMAS ABERTOS USANDO WEBQUESTS

RESOLVENDO PROBLEMAS ABERTOS USANDO WEBQUESTS RESOLVENDO PROBLEMAS ABERTOS USANDO WEBQUESTS GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Ednei Luis Becher - Escola E. Prudente de Morais edneilb@terra.com.br Lisandro B.

Leia mais