REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. (Unidade-Disciplina-Trabalho) MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. (Unidade-Disciplina-Trabalho) MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS"

Transcrição

1 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (Unidade-Disciplina-Trabalho) MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS PROJECTO DE APOIO À GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA (PAGEF) TERMOS DE REFERÊNCIA RESPONSÁVEL ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DO PROJECTO I. Contexto e Justificação O Governo da República Democrática de São Tomé e príncipe beneficiou de um donativo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do FAD (Fundo Africano de Desenvolvimento) e da FEF (Facilidade a favor de Estados Frágeis), para o financiamento do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira PAGEF, sob a tutela do Ministério do Plano e Finanças. O PAGEF visa coadjuvar o país no reforço de capacidades institucional e técnica, em matéria de gestão económica e financeira e na diversificação da economia. Sob esse desígnio, os domínios de intervenção do projecto serão estruturados no âmbito da gestão das finanças públicas e planificação estratégica; da responsabilização pública e transparência na gestão dos recursos petrolíferos; e da promoção do turismo e a melhoria do ambiente de negócios propícios à diversificação da economia. Os principais resultados esperados com a implementação deste projecto consistem em: melhoria da planificação e da gestão das finanças públicas; melhoria da mobilização dos recursos internos; reforço da responsabilização pública; conquista do estatuto de país conforme no âmbito da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE); melhoria do ambiente de negócios, com ênfase na redução dos custos de insularidade; e promoção do pequeno e médio empresariado a operar no sector do turismo, com destaque para as empresas de iniciativa feminina e juvenil. O projecto articula-se em três componentes: i) apoio à planificação, gestão das finanças públicas e transparência no sector petrolífero, ii) apoio à melhoria do ambiente do sector privado e à promoção do sector do turismo, e iii) gestão do projecto.

2 II. Identificação do Posto Responsável Administrativo e Financeiro do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira (PAGEF). III. Função Como membro da Célula de Execução do Projecto (CEP), o responsável administrativo e financeiro do projecto exercerá as suas funções sob a autoridade directa do Coordenador do Projecto e estará sujeito à supervisão do mesmo. O responsável administrativo e financeiro é responsável por todas as questões relacionadas com a administração e finanças no âmbito da execução do projecto. IV. Descrição das Tarefas O(A) titular do cargo/posto desempenhará as tarefas seguintes: Aplicação dos procedimentos financeiros previstos no Manual de execução e de procedimentos administrativos, financeiros e contabilísticos; Participação, em colaboração com outros elementos da CEP, na elaboração final do orçamento anual a ser submetido ao BAD antes de 31 de Dezembro de cada ano; Monitorização regular do orçamento do projecto, visando uma gestão eficaz e um controlo eficiente da utilização de fundos postos à disposição do projecto; Monitorização regular do aprovisionamento da conta especial do projecto, com vista a rápida liquidação das despesas contratadas no âmbito da execução do projecto; Elaboração de planos de tesouraria do projecto: centralização de todas as necessidades financeiras de cada componente e assegurar a disposição dos fundos, de acordo com o cronograma aprovado; Análise e produção de relatórios sobre o estado de progresso do projecto e os relatórios de gestão, de acordo com as demonstrações financeiras e contabilísticas, e conforme os níveis de avanço dos trabalhos (produzidos pelo sistema informático instalado e fornecendo detalhes para cada categoria de despesa, componentes, subcomponentes e actividades); Controlo da elegibilidade das despesas a serem realizadas através da ordem ou comprovativo de encomenda, e ordem de compra através da caixa (tesouraria), antes da aprovação e assinatura do Coordenador do Projecto; Gestão dos imobilizados e dos serviços do projecto; Elaboração, manutenção e actualização dos arquivos do pessoal da CEP, elaboração das folhas de salário e das declarações fiscais e de segurança social a elas relacionadas.

3 V. Qualificação exigida O(A) candidato(a) deverá ser titular de um mestrado ou diploma equivalente (pósgraduação), numa das seguintes especialidades: Gestão, Finanças ou áreas afins. VI. Requisitos necessários O(A) candidato(a) deverá possuir: Experiência profissional mínima de 5 anos na gestão administrativa e financeira de projectos de desenvolvimento, em particular num país em vias de desenvolvimento; Conhecimento dos circuitos administrativos e financeiros em vigor em São Tomé e Príncipe; Conhecimento e/ou experiência das regras e procedimentos (contabilidade, orçamento, aquisições, finanças) de projectos financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento ou por outros doadores; Bom conhecimento na utilização de ferramentas informáticas bem como de softwares especializados (contabilidade e gestão financeira, em particular); Ter um bom domínio da língua francesa. Um nível muito bom da língua portuguesa será uma mais-valia. VII. Qualidades pretendidas O(A) candidato(a) deverá ter: Sentido de organização, de responsabilidade, de análise e de observação; Dinamismo, proactividade, comunicatividade; Capacidade de trabalhar em ambientes adversos e exigentes; Capacidade de trabalhar em equipa; Honestidade, integridade e discrição. VIII. Indicadores para avaliar o trabalho do responsável administrativo, financeiro e contabilista Qualidade de relatórios produzidos; Competência técnica; Prazo de execução. IX. Duração do Contrato O(A) responsável administrativo e financeiro do projecto será contratado por um período de 36 meses, a contar da data de entrada em funções, conforme indicado no contrato, sob reserva de uma avaliação de desempenho anual satisfatória.

4 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (Unidade-Disciplina-Trabalho) MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS PROJECTO DE APOIO À GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA (PAGEF) TERMOS DE REFERÊNCIA CONTABILISTA DO PROJECTO I. Contexto e Justificação O Governo da República Democrática de São Tomé e príncipe beneficiou de um donativo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do FAD (Fundo Africano de Desenvolvimento) e da FEF (Facilidade a favor de Estados Frágeis), para o financiamento do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira PAGEF, sob a tutela do Ministério do Plano e Finanças. O PAGEF visa coadjuvar o país no reforço de capacidades institucional e técnica, em matéria de gestão económica e financeira e na diversificação da economia. Sob esse desígnio, os domínios de intervenção do projecto serão estruturados no âmbito da gestão das finanças públicas e planificação estratégica; da responsabilização pública e transparência na gestão dos recursos petrolíferos; e da promoção do turismo e a melhoria do ambiente de negócios propícios à diversificação da economia. Os principais resultados esperados com a implementação deste projecto consistem em: melhoria da planificação e da gestão das finanças públicas; melhoria da mobilização dos recursos internos; reforço da responsabilização pública; conquista do estatuto de país conforme no âmbito da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE); melhoria do ambiente de negócios, com ênfase na redução dos custos de insularidade; e promoção do pequeno e médio empresariado a operar no sector do turismo, com destaque para as empresas de iniciativa feminina e juvenil. O projecto articula-se em três componentes: i) apoio à planificação, gestão das finanças públicas e transparência no sector petrolífero, ii) apoio à melhoria do ambiente do sector privado e à promoção do sector do turismo, e iii) gestão do projecto.

5 II. Identificação do Posto Contabilista do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira (PAGEF). III. Função Como membro da Célula de Execução do Projecto (CEP), o contabilista do projecto exercerá as suas funções sob a autoridade directa do Coordenador do Projecto e estará sujeito à supervisão do mesmo. O contabilista é encarregue de todas as questões relacionadas com a contabilidade no âmbito da execução do projecto. IV. Descrição das Tarefas O(A) titular do cargo/posto desempenhará as tarefas seguintes: Aplicação dos procedimentos contabilísticos e financeiros previstos no Manual de execução e de procedimentos administrativos, financeiros e contabilísticos; Participação, em colaboração com outros elementos da CEP, na elaboração final do orçamento anual a ser submetido ao BAD antes de 31 de Dezembro de cada ano; Manutenção da contabilidade de acordo os princípios contabilísticos globalmente aceites, redigir as declarações e os relatórios solicitados pela administração tributária e outros serviços do Estado; Elaboração e manutenção de demonstrações financeiras e contabilísticas do projecto (balancete, balanço, tabela de indicadores, estados dos imobilizados, compromissos, atrasados, ), em conformidade com o sistema informático estabelecido e fornecer simultaneamente detalhes para cada categoria de despesa, componentes, subcomponentes e actividades; Acompanhamento da gestão de tesouraria e previsão dos fluxos de caixa; de realçar que o titular deste posto co-assina todas as autorizações de despesa assumidas pela CEP e os meios de pagamento dessas despesas; Monitorizar a implementação do sistema de contabilidade (orçamento, contabilidade geral, contabilidade analítica), em tempo real, para todas as componentes, bem como de um sistema de controlo interno, apropriado e fiável; Consolidação das contas do projecto, nomeadamente a reconciliação bancária da conta especial do projecto e a situação financeira de cada componente do projecto; Elaboração de planos de tesouraria do projecto: centralização de todas as necessidades financeiras de cada componente e assegurar a disposição dos fundos, de acordo com o cronograma aprovado;

6 Elaborar o inventário de bens adquiridos no âmbito da execução do projecto; Preparar a chegada dos auditores, garantir a execução dos trabalhos de auditoria periódica sobre a situação financeira do projecto em conformidade com os Acordos dos Donativos, colaborar com o gabinete seleccionado na realização da auditoria independente, e relatar ao Coordenador os resultados da referida auditoria apresentando-lhe em seguida os comentários consequentes. V. Qualificação exigida O(A) candidato(a) deverá ser titular de um mestrado ou diploma equivalente (pósgraduação), numa das seguintes especialidades: Finanças, Contabilidade ou áreas afins. VI. Requisitos necessários O(A) candidato(a) deverá possuir: Experiência profissional mínima de 3 anos no exercício da contabilidade em projectos de desenvolvimento, em particular num país em vias de desenvolvimento. Experiência num gabinete de revisores de conta / auditoria é desejável mas não obrigatória; Conhecimento do Plano Contabilístico em vigor em São Tomé e Príncipe; Conhecimento e/ou experiência das regras e procedimentos (contabilidade, orçamento, aquisições, finanças) de projectos financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento ou por outros doadores; Bom conhecimento na utilização de ferramentas informáticas bem como de softwares especializados (contabilidade e gestão financeira, em particular); Ter um bom domínio da língua francesa. Um nível muito bom da língua portuguesa será uma mais-valia. VII. Qualidades pretendidas O(A) candidato(a) deverá ter: Sentido de organização, de responsabilidade, de análise e de observação; Dinamismo, proactividade, comunicatividade; Capacidade de trabalhar em ambientes adversos e exigentes; Capacidade de trabalhar em equipa; Honestidade, integridade e discrição.

7 VIII. Indicadores para avaliar o trabalho do responsável administrativo, financeiro e contabilista Qualidade de relatórios produzidos; Competência técnica; Prazo de execução. IX. Duração do Contrato O(A) contabilista do projecto será contratado por um período de 36 meses, a contar da data de entrada em funções, conforme indicado no contrato, sob reserva de uma avaliação de desempenho anual satisfatória.

8 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (Unidade-Disciplina-Trabalho) MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS PROJECTO DE APOIO À GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA (PAGEF) TERMOS DE REFERÊNCIA ESPECIALISTA EM AQUISIÇÕES E LICITAÇÕES DO PROJECTO I. Contexto e Justificação O Governo da República Democrática de São Tomé e príncipe beneficiou de um donativo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do FAD (Fundo Africano de Desenvolvimento) e da FEF (Facilidade a favor de Estados Frágeis), para o financiamento do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira PAGEF, sob a tutela do Ministério do Plano e Finanças. O PAGEF visa coadjuvar o país no reforço de capacidades institucional e técnica, em matéria de gestão económica e financeira e na diversificação da economia. Sob esse desígnio, os domínios de intervenção do projecto serão estruturados no âmbito da gestão das finanças públicas e planificação estratégica; da responsabilização pública e transparência na gestão dos recursos petrolíferos; e da promoção do turismo e a melhoria do ambiente de negócios propícios à diversificação da economia. Os principais resultados esperados com a implementação deste projecto consistem em: melhoria da planificação e da gestão das finanças públicas; melhoria da mobilização dos recursos internos; reforço da responsabilização pública; conquista do estatuto de país conforme no âmbito da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extractivas (ITIE); melhoria do ambiente de negócios, com ênfase na redução dos custos de insularidade; e promoção do pequeno e médio empresariado a operar no sector do turismo, com destaque para as empresas de iniciativa feminina e juvenil. O projecto articula-se em três componentes: i) apoio à planificação, gestão das finanças públicas e transparência no sector petrolífero, ii) apoio à melhoria do ambiente do sector privado e à promoção do sector do turismo, e iii) gestão do projecto.

9 II. Identificação do Posto Especialista em Aquisições e Licitações do Projecto de Apoio à Gestão Económica e Financeira (PAGEF). III. Função Como membro da Célula de Execução do Projecto (CEP), o especialista em aquisições do projecto exercerá as suas funções sob a autoridade directa do Coordenador do Projecto e estará sujeito à supervisão do mesmo. O especialista em aquisições é responsável pela programação e administração de todas as actividades relacionadas com os processos de aquisições e contratos, assim com do plano de implementação de um sistema estruturado, eficiente e eficaz de aquisições e do respectivo relatório de actividades, no âmbito da execução do projecto. IV. Descrição das Tarefas O(A) titular do cargo/posto desempenhará as tarefas seguintes: a) Programação Preparar e implementar o plano de aquisições e assegurar a sua coerência com o programa de desembolsos, no estrito cumprimento do plano previsional de realização dos objectivos do projecto; Assegurar o seguimento regular e a actualização periódica do plano de aquisições; Assegurar a publicação de avisos gerais de aquisições, avisos específicos de termos de referência, de pré-selecção e de manifestação de interesse; Garantir a manutenção de uma ficha de seguimento de cada contrato, de acordo com um modelo aceitável pelo BAD, que inclua a modalidade de aquisição, o valor do contrato, o prazo de execução, o prazo de cada etapa incluída no contrato, bem como os constrangimentos e as soluções; Manter e actualizar uma base de dados sobre as empresas, fornecedores e consultores. b) Preparação dos dossiers de caderno de encargos Constituir dossiers relacionados com as diferentes actividades de adjudicação de contratos: manifestações de interesse, solicitação de propostas, elaboração dos dossiers de concurso, citações de solicitação, constituição de listas restritas, elaboração de drafts de contratos, etc, em função da modalidade de aquisição e da dimensão do contrato previsto no documento do projecto; Garantir a qualidade dos cadernos de encargos e das solicitações de propostas, de acordo com as regras e procedimentos do BAD em matéria de aquisições de bens, obras e serviços de consultoria.

10 c) Aquisições/Adjudicação de contratos Preparar e acompanhar o lançamento e a observância dos cadernos de encargos; Organizar e liderar as sessões de aberturas públicas dos envelopes, de avaliação das propostas, bem como das sessões de adjudicação de contratos; Redigir os relatórios de avaliação das propostas, em conformidade com o dossier-padrão do BAD, e garantir que estes relatórios recebam a necessária aprovação dos membros competentes da Administração do BAD; Delinear o draft dos contratos e garantir que os mesmos sejam aprovados e assinados em tempo útil; Preparar os dossiers e correspondências a serem submetidos ao BAD para solicitar a não-objecção necessária. d) Gestão e execução de contratos Garantir o seguimento e execução do contrato no cumprimento das disposições contratuais, em estreita colaboração com o perito técnico; Garantir a manutenção de uma ficha de seguimento dos contratos, de acordo com um modelo aceitável pelo BAD; Participar, em conjunto com as diferentes estruturas implicadas na execução do projecto, na recepção dos bens, serviços e equipamentos adquiridos, visando a verificação da conformidade da entrega; Elaborar os relatórios trimestrais sobre a situação dos contratos de obras, bens e serviços de consultoria (evolução, seguimento e avaliação, situação financeira). e) Arquivo dos documentos de aquisição Classificar e arquivar todos os dossiers de caderno de encargos, de solicitação de propostas, de relatórios de abertura, de processos verbais de negociação, de contratos e de ordens de serviço; Pôr em prática igualmente um sistema de arquivo electrónico e a respectiva recuperação de documentos. f) Respeito pelas disposições do donativo Garantir o estrito respeito dos procedimentos descritos nos Acordos de Donativos, em todas as fases de aquisições de bens, obras e serviços de consultorias; Assegurar que os montantes adstritos aos diferentes contratos não ultrapassem o valor previsto nos Acordos de Donativos; Garantir o seguimento das recomendações dos auditores externos e do BAD, em matéria de aquisições;

11 V. Qualificação exigida O(A) candidato(a) deverá ser titular de uma licenciatura em Engenharia Civil ou Arquitectura ou de um mestrado ou diploma equivalente (pós-graduação), numa das seguintes especialidades: Economia, Gestão, Administração ou Direito. VI. Requisitos necessários O(A) candidato(a) deverá possuir: Sólida experiência em Gestão de Programas ou Projectos; Experiência profissional mínima de 3 anos no exercício de um posto similar, e em particular na gestão administrativa de licitações em projectos de desenvolvimento; Conhecimento dos circuitos administrativos e jurídicos em vigor em São Tomé e Príncipe; Conhecimento e/ou experiência das regras e procedimentos de licitações públicas em São Tomé e Príncipe e de projectos financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento ou por outros doadores; Ter conhecimentos dos procedimentos internacionais de licitações. Uma formação específica em matéria de licitações será uma vantagem; Bom conhecimento na utilização de ferramentas informáticas e seus aplicativos; Ter um bom domínio da língua francesa. Um nível muito bom da língua portuguesa será uma mais-valia. VII. Qualidades pretendidas O(A) candidato(a) deverá ter: Sentido de organização, de responsabilidade, de análise e de observação; Dinamismo, proactividade, comunicatividade; Capacidade de trabalhar em ambientes adversos e exigentes; Capacidade de trabalhar em equipa; Honestidade, integridade e discrição. VIII. Indicadores para avaliar o trabalho do responsável administrativo, financeiro e contabilista Qualidade de relatórios produzidos; Competência técnica; Prazo de execução. IX. Duração do Contrato O(A) especialista em aquisições do projecto será contratado por um período de 36 meses, a contar da data de entrada em funções, conforme indicado no contrato, sob reserva de uma avaliação de desempenho anual satisfatória.

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA (Unidade-Disciplina-Trabalho) DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS PROJECTO DE APOIO À GESTÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA (PAGEF) TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O RECRUTAMENTO

Leia mais

COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO

COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO COMISSÃO DA BACIA DO ZAMBEZE OPORTUNIDADES DE EMPREGO Instituição: Comissão da Bacia do Zambeze (ZAMCOM) Local de Trabalho: Harare, Zimbabwe Duração: Inicialmente um ano com possibilidade de renovação

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE

MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DO PLANO E FINANÇAS GABINETE DA MINISTRA Unidade Técnica da Reforma Da Administração Financeira do Estado - UTRAFE MODELO DE GESTÃO DO SISTAFE Maputo, 12 de Julho de

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140907-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças

TERMOS DE REFERÊNCIA. Diretor/a de Administração e Finanças TERMOS DE REFERÊNCIA Diretor/a de Administração e Finanças O Secretariado Executivo da CPLP pretende contratar um/a (1) Diretor/a de Administração e Finanças para exercer funções nas instalações da sua

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS Artigo 1.º (Âmbito) 1 - O presente Regulamento estabelece a estrutura orgânica e as competências dos Serviços Administrativos e Financeiros

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Prestação de serviços para o desenvolvimento e auditoria de sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE CENTRO DE BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. CAPÍTULO I Das disposições gerais

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE CENTRO DE BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. CAPÍTULO I Das disposições gerais UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE CENTRO DE BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I Das disposições gerais ARTIGO 1 (Denominação, natureza jurídica e finalidade) O Centro de Biotecnologia,

Leia mais

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso.

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:20052-2013:text:pt:html L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:312029-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:267125-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125

Leia mais

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 Fax: 517844

Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 Fax: 517844 SA11715 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone 517 Fax: 517844 MECANISMO REVISTO DE ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria do Planejamento e Gestão SEPLAG Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE

Governo do Estado do Ceará Secretaria do Planejamento e Gestão SEPLAG Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE Governo do Estado do Ceará Secretaria do Planejamento e Gestão SEPLAG Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE ESPECIALISTA EM LICITAÇÕES PARA O

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I.

REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I. REGULAMENTO SOBRE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELO REVISOR OFICIAL DE CONTAS E PELO AUDITOR EXTERNO DOS CTT-CORREIOS DE PORTUGAL, S.A. I. Âmbito e Objetivo A Comissão de Auditoria ( CAUD ) no exercício das

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS I. Introdução TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O POSTO DE CONSELHEIRO EM GESTÃO DE FINANÇAS PUBLICAS O melhoramento da prestação de serviços públicos constitui uma das principais prioridades do Governo da Província

Leia mais

República de Moçambique. Ministério Das Finanças

República de Moçambique. Ministério Das Finanças República de Moçambique Ministério Das Finanças CEDSIF Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O OBJECTO 1 E/OU OBJECTO 2 MAPUTO, Setembro de 2012 2 Introdução

Leia mais

Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001

Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001 Decreto Legislativo Regional nº. 003/2001 REVALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS DO PESSOAL TÉCNICO CONTABILISTA E DE AUXILIAR DE CONTABILIDADE DA DIRECÇÃO REGIONAL DO ORÇAMENTO E TESOURO O Decreto Regulamentar Regional

Leia mais

Finance. Estudos de Remuneração 2012

Finance. Estudos de Remuneração 2012 Estudos de 2012 Estudos de Finance 2012 2 Nota preliminar pág. 3 Finance Auditor Interno Controller Financeiro Contabilista Accounts Payable Accounts Receivable Técnico de Controlo de Crédito e Cobranças

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO REGULAMENTO INTERNO DAS REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza) As representações são órgãos de execução

Leia mais

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163953-2012:text:pt:html E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE

AFRICAN UNION UNION AFRICAINE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 011-551 7700 Fax : 011-551 7844 website : www. au.int Criada como um organismo Pan-africano continental único,

Leia mais

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:287593-2015:text:pt:html França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:84398-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398 Anúncio

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Concurso n. o SANCO/2012/C4/03 relativo a um projecto-piloto relacionado com o

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:190978-2014:text:pt:html Áustria-Viena: Serviços de limpeza a favor das instalações da Casa da União Europeia em Viena

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto Lei nº 10/96 De 18 de Outubro A actividade petrolífera vem assumindo nos últimos tempos importância fundamental no contexto da economia nacional, constituindo por isso,

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378383-2013:text:pt:html Polónia-Varsóvia: Contrato-quadro para desenvolvimento de Intranet com base em SharePoint, sistema

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:253827-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:253827-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:253827-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: SANCO/2014/A4/021 Atividades relacionadas com arquitetura de sistemas, desenvolvimento,

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239089-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS

CONSELHO DE MINISTROS CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 35/02 de 28 de Junho Considerando a importância que a política comercial desempenha na estabilização económica e financeira, bem como no quadro da inserção estrutural

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica)

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) No decorrer da execução do Projeto, e tão logo sejam definidos os perfis dos consultores necessários para a consecução dos produtos

Leia mais

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL Diretor Geral O Diretor Geral supervisiona e coordena o funcionamento das unidades orgânicas do Comité Olímpico de Portugal, assegurando o regular desenvolvimento das suas

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os órgãos

Leia mais

Estudo de Remuneração 2015

Estudo de Remuneração 2015 2015 FINANCE Temporary & permanent recruitment www.pagepersonnel.pt Editorial Page Personnel ir ao encontro do talento A Page Personnel recruta para os seus clientes os melhores perfis qualificados, sendo

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163950-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Apoio à Gestão Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Apoio à Gestão Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Apoio à Gestão Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 ÁREA DE ACTIVIDADE - ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO OBJECTIVO GLOBAL

Leia mais

GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669. Anúncio de concurso.

GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:411669-2012:text:pt:html GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669

Leia mais

DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONSULTORIA SOBRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TERMOS DE REFERÊNCIA FEVEREIRO de 2014 INDICE 1.TITULO... 3 2. CONTEXTO.3

Leia mais

DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE REPÚBLICA DE CABO VERDE ASSEMBLEIA NACIONAL REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ASSEMBLEIA NACIONAL PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre o Certificado Sucessório Europeu eletrónico, os registos nacionais

Leia mais

Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal

Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal 1 Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal 1. A Câmara Municipal de Almeida tem, nos termos da lei e dos estatutos, autonomia administrativa, financeira e

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405184-2014:text:pt:html Finlândia-Helsínquia: Prestação de serviços TI para aplicações TI da Agência Europeia dos Produtos

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:63712-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local

Leia mais

Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS

Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO PRUDENCIAL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 10 de Março de 2014 001 Índice Enquadramento 2 Evolução do normativo

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso.

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:16086-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265083-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo relativo ao papel da digitalização e da inovação para a criação de

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:199811-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e manutenção de um novo carro de bombeiros para o corpo de bombeiros do

Leia mais

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição

Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição Regime de qualificações nos domínios da construção urbana e do urbanismo Perguntas e respostas sobre a inscrição/renovação da inscrição 1. Quais as instruções a seguir pelos técnicos que pretendam exercer

Leia mais

COMITÉ NACIONAL DE ITIE-STP Plano de Trabalho para 2015

COMITÉ NACIONAL DE ITIE-STP Plano de Trabalho para 2015 COMITÉ NACIONAL DE ITIE-STP Plano de Trabalho para Objetivos gerais: Promover uma efetiva gestão do sector petrolífero mediante reforço e estruturação do quadro legal e institucional para uma melhor transparência

Leia mais

PROPOSTA DE PROJECTO DE ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA

PROPOSTA DE PROJECTO DE ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA SÃO TOMÉ E PRINCIPE PROPOSTA DE PROJECTO DE ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ESTATÍSTICA 1. FINALIDADE Os objectivos da ENDE de São Tomé e Príncipe são reforçar o SEN

Leia mais

Ministério do Comércio

Ministério do Comércio Ministério do Comércio Decreto Executivo nº /07 De 03 de Setembro Convindo regulamentar o funcionamento do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério do Comércio; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:158472-2012:text:pt:html UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472 Anúncio de concurso

Leia mais

O seu parceiro de negócios. APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1

O seu parceiro de negócios. APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1 O seu parceiro de negócios APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1 Serviços prestados A AGEMPER iniciou a sua actividade há mais de 50 anos e actualmente presta serviços em diversas áreas Contabilidade

Leia mais

FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS)

FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS) FUNÇÃO: Coordenador do Departamento de Comunicação (C_DCOM) e do Departamento de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social (C_DEDAS) LOCALIZAÇÃO: Sede - Lisboa Duração do Contrato: 1 ano, eventualmente

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Contrato-quadro relativo a serviços de apoio a atividades de comunicação no

Leia mais

REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS. (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro)

REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS. (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro) REGULAMENTO DO CONTROLO DE QUALIDADE DA ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS (Artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 487/99, de 16 de Novembro) CAPÍTULO I Objectivos e caracterização do controlo de qualidade

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:244605-2015:text:pt:html Itália-Parma: Serviços de cantina, cafetaria e restauração e fornecimento de café e outras bebidas

Leia mais

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas Centro de Ciências Matemáticas Campus Universitário da Penteada P 9000-390 Funchal Tel + 351 291 705181 /Fax+ 351 291 705189 ccm@uma.pt Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas I Disposições gerais

Leia mais

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência e Tecnologia Decreto n.º4/01 De 19 de Janeiro Considerando que a investigação científica constitui um pressuposto importante para o aumento da produtividade do trabalho e consequentemente

Leia mais

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel.

A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. A certificação de Qualidade para a Reparação Automóvel. Projecto A Oficina+ ANECRA é uma iniciativa criada em 1996, no âmbito da Padronização de Oficinas ANECRA. Este projecto visa reconhecer a qualidade

Leia mais

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008

Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Orientação de Gestão nº 06/POFC/2008 Enquadramento no Sistema de Apoio às Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) de Projectos de IC&DT em todos os domínios científicos Projectos

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html Reino Unido-Londres: Prestação de serviços de colocalização, serviços de fornecimento de serviços

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS

MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS Decreto executivo n.º 128/06 de 6 de Outubro Havendo a necessidade de se definir a estrutura e regulamentar o funcionamento dos órgãos da Casa da Juventude, ao abrigo

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA SECERTÁRIO DA COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA PARA O DIREITO INTERNACIONAL -10000517

ANÚNCIO DE VAGA SECERTÁRIO DA COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA PARA O DIREITO INTERNACIONAL -10000517 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis-Abeba (ETHIOPIE) P. O. Box 3243 Téléphone (251-11) 5517 700 Fax : 551 78 44 Website : www.au.int ANÚNCIO DE VAGA SECERTÁRIO DA COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA

Leia mais

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145424-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

AICEP Portugal Global

AICEP Portugal Global AICEP Portugal Global Sessão de Esclarecimento / Seminário PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO EXTERNA DA UNIÃO EUROPEIA Oportunidades de negócios para as empresas portuguesas A importância das Delegações da União

Leia mais

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste:

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste: Protocolo de Cooperação Relativo ao Desenvolvimento do Centro de Formação do Ministério da Justiça de Timor-Leste entre os Ministérios da Justiça da República Democrática de Timor-Leste e da República

Leia mais

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira

Regulamento do inventa rio. Junta de freguesia da Carapinheira Regulamento do inventa rio Junta de freguesia da Carapinheira 24-11-2014 Índice Página CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1º - Objecto 3 Artigo 2º - Âmbito 4 CAPÍTULO II Inventário e cadastro Artigo 3º

Leia mais

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso.

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:254863-2012:text:pt:html E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO F O R M A Ç Ã O A V A N Ç A D A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS ENQUADRAMENTO O CEGE/ISEG é um centro de investigação e projectos do ISEG Instituto

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:433388-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apólice de seguro de assistência e de vida/invalidez a favor dos membros,

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316749-2014:text:pt:html Suécia-Estocolmo: Serviços de gestão de documentos e serviços de bioinformática, bioestatística,

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:154249-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFPR

REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFPR REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFPR DA NATUREZA Art.1 o No Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Econômicas, as diretrizes curriculares incluem o estágio

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DO PRESIDENTE CAPÍTULO I Objecto ARTIGO.º (Objecto) O presente regulamento define a composição e o regime jurídico do pessoal do Gabinete do Presidente do Tribunal de Contas.

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo de viabilidade sobre um «portal europeu de mobilidade em matéria de

Leia mais

QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA

QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA GRANDE GRUPO 1 QUADROS SUPERIORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRIGENTES E QUADROS SUPERIORES DE EMPRESA Os quadros superiores da administração pública, dirigentes e quadros superiores de empresa dão pareceres

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE

SISTEMA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE 2014 FIDIC GAMA ANNUAL CONFERENCE LOCAL INVOLVEMENT IN MAJOR PROJECTS FOR SUSTAINABILITY MAPUTO: 23 TO 26 TH MARCH 2014 Group of African Member Associations International Federation of Consulting Engineers

Leia mais

França-Angers: «2014-05/Cleaning» Serviço de manutenção das instalações e limpeza das janelas 2014/S 088-153188. Anúncio de concurso.

França-Angers: «2014-05/Cleaning» Serviço de manutenção das instalações e limpeza das janelas 2014/S 088-153188. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:153188-2014:text:pt:html França-Angers: «2014-05/Cleaning» Serviço de manutenção das instalações e limpeza das janelas

Leia mais

GOVERNO. Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal

GOVERNO. Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE GOVERNO Decreto N. 2/ 2003 De 23 de Julho Estatuto Orgânico do Ministério da Administração Estatal O Decreto Lei N 7/ 2003 relativo à remodelação da estrutura orgânica

Leia mais

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci

REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci REGULAMENTO DE MOBILIDADE DE DIPLOMADOS Leonardo da Vinci Tendo a Coordenação em colaboração com o DGA RI, elaborado e submetido uma candidatura ao Programa Leonardo da Vinci, foi esta aprovada pela Agência

Leia mais

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS Destina-se a apoiar. nas explorações agrícolas para a produção primária de produtos agrícolas - Componente 1. na transformação e/ou comercialização de produtos agrícolas

Leia mais

REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I

REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I REGIMENTO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IF SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º A Auditoria Interna do IF Sudeste de Minas Gerais, está vinculada ao Conselho Superior,

Leia mais

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:284879-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879 Anúncio de concurso

Leia mais

ANEXO 10 TDR AUDITORES

ANEXO 10 TDR AUDITORES ANEXO 10 TDR AUDITORES PROJETO DE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DE PERNAMBUCO PSHPE (N. DO EMPRÉSTIMO) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA AUDITORIA DO XX ANO DO PROJETO DE

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:274501-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501 Anúncio de concurso

Leia mais

Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211. Anúncio de concurso. Serviços

Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405211-2013:text:pt:html Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211 Anúncio

Leia mais

Aumento do investimento: Considerações sobre a gestão do investimento público

Aumento do investimento: Considerações sobre a gestão do investimento público Aumento do investimento: Considerações sobre a gestão do investimento público COMENTÁRIOS DE ENRIQUE BLANCO ARMAS, BANCO MUNDIAL MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 Estrutura dos comentários Por que razão a gestão

Leia mais

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:288060-2012:text:pt:html UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060 Anúncio

Leia mais

B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos e melhores práticas 2013/S 084-140896

B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos e melhores práticas 2013/S 084-140896 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140896-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos

Leia mais

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:172131-2014:text:pt:html Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais