Modelagem de Processos &

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelagem de Processos &"

Transcrição

1 Modelagem de Processos & Business Process Modeling Notation (BPMN) CONCEITOS

2

3 Modelos são representações simplificadas da realidade. A realidade pode ser tão complexa que dificulte uma visão gerencial dela. Exemplos: modelos matemáticos, modelos de massa para a criação de carros, maquetes de casas e prédios, entre outros.

4 Um das grandes contribuições da utilização de modelos é o apoio à cognição. Pode ser uma boa ferramenta de comunicação do conhecimento.

5 Além de TI, outras áreas encontraram dificuldades de comunicação. Por exemplo, Os primórdios da engenharia civil remontam à origem das civilizações. A rigor, o uso do fogo como instrumento de trabalho - primeiro derrubando árvores e, em seguida, moldando os metais - remete às primeiras tentativas de transformar o meio. Daí em diante, o espírito empreendedor do homem deu origem a obras como o Colosso de Rhodes, na Grécia, as pirâmides do Egito e a Muralha da China.

6 Mas, no começo, era fácil mandar construir uma casa?

7 O problema da comunicação realmente devia ser considerado. Não é fácil explicar ao construtor exatamente como se deseja a casa, cada detalhe, cada cor e textura. A expectativa do cliente, neste caso, é quase uma sensação. Era necessário inventar uma ferramenta de comunicação que ambos entendessem.

8 Uma ferramenta muito interessante é o desenho da planta, que apesar de possuir dados técnicos importantes, e geralmente manter as métricas em escala, é de fácil entendimento para o cliente.

9 Para facilitar ainda mais a compreensão do cliente, os construtores passaram a usar maquetes.

10 Quando a comunicação melhora, aumentam significativamente as chances de sucesso do projeto.

11 Nos projetos de TI a questão da comunicação é tão importante quanto em qualquer outra área. Talvez seja ainda mais importante, porque, em geral, o cliente tem ainda maior dificuldade em materializar os resultados do projeto.

12

13

14 Os modelos utilizados nem sempre são fáceis de entender.

15 É preciso haver uma ponte que ligue os dois universos, que permita a comunicação entre os dois mundos.

16 O modelo de processos pode ser este integrador de mundos. É uma coisa que o cliente certamente entende. E não é tão difícil de ser entendido também pelo analista.

17

18 Mas no caso de soluções em TI, nós atravessamos a ponte para entender o negócio do cliente, ou usuário. Não podemos pedir que ele venha entender da nossa área para propor a solução.

19 Quando isto é feito, o cliente tem dificuldades em compreender as complexidades técnicas, e mesmo a forma como modelamos os requisitos e as estruturas de informação de um sistema, ou de outra solução tecnológica. Os resultados tendem a ser ruins.

20 Por isso é importante, ao modelar processos, não tentar levar a complexidade da solução em TI para o cliente. O objetivo da modelagem de processos é entender os processos. Estes processos são atividades de trabalho do cliente. Nunca confundir com os requisitos da solução.

21 Os processos são na verdade um passo a passo do que as pessoas fazem para chegar a um determinado resultado. É razoável afirmar que uma receita de bolo é um processo.

22 O processo de fabricação de um bolo envolve pelo menos uma entrada, os ingredientes, uma seqüência de atividades, os passos, e pelo menos uma saída, o bolo pronto.

23 Entrada Saída

24 Um determinado conjunto de processos possui, em geral, complexa rede de interligações e interdependências. A utilização de camadas de abstração costuma produzir bons efeitos na compreensão destas complexidades.

25 A proposta da Teoria da Atividade tem sido utilizada com sucesso para separar em camadas os processos organizacionais.

26

27 Uma outra importante questão é extrair informações do cliente com grau de precisão adequado para uma boa modelagem de processos. Muitas vezes ele próprio não tem todas as informações sobre o trabalho que executa. E talvez não esteja convencido disso.

28 Faço isso há 20 anos. Mas tem dificuldade com questões tais como: 1 Com que freqüência acontece? 2 Quanto custa pra fazer isso? 3 Por que gera esta informação? 4 Como manter o processo em caso de alguma falha?

29 Especialmente as questões de interface com outros processos são pouco compreendidas pelo cliente. Que informações ele precisa receber e gerar para os processos relacionados, e por que?

30 Pode haver, ainda, diferente visões sobre o processo de trabalho. Isto ocorre normalmente entre pessoas de diferentes níveis hierárquicos.

31 Um outro problema possível durante a modelagem de processos é quando parte dos clientes revelam a situação atual, e outra parte, a situação desejada. É importante compreender qual é a visão de cada um, e coletar as informações de maneira adequada ao objetivo do trabalho de modelagem.

32 Estas questões todas costumam aparecer em um trabalho de modelagem. É importante que os clientes cheguem a um consenso. Sem isso, é impossível produzir um trabalho de modelagem que gere os resultados esperados pela organização.

33

34 O processo é realizado pelo cliente, e a modelagem vai atendêlo de alguma forma. Por isso, é importante lembrar que ele é dono do processo e também da modelagem. Não adianta tentar obrigá-lo a aceitar um determinado modelo que ele não considere fidedigno.

35 Por isso é importante, durante o trabalho de modelagem, estabelecer pontos de verificação. O cliente deve validar os processos modelados, inclusive de maneira formal. Só então se deve prosseguir viagem.

36 Se isto não for feito ao longo do trabalho de modelagem, todo o trabalho pode ser perdido. No final, a solução de TI recomendada pelos modelos de processos, por exemplo, poderá ser incompatível com as reais necessidades do cliente.

37 A validação dos processos, em geral, é realizada por um pequeno grupo ou comitê, que representa o cliente. Este comitê precisa ter a autoridade necessária, e por isso, é bom que inclua alguém de nível gerencial. Comitês deste tipo funcionam melhor quando compostos de poucas pessoas, talvez duas ou três.

38 Embora a validação seja realizada por poucas pessoas, publicar informações sobre a evolução do trabalho e sobre os próprios processos permite que muitas outras pessoas contribuam. Algumas organizações publicam estas informações em suas Intranets.

39 Continue atualizado Que tal saber mais? Modelagem de Processos Com Bpmn Autor: André L. N. Campos Editora: Brasport

Modelagem de Processos

Modelagem de Processos Modelagem de Conceitos fundamentais Por André L. N. Campos André Campos O QUE É GESTÃO DE PROCESSOS Ciclo de vida da gestão de processos Planejamento Refinamento Análise Controle e monitoramento Desenho

Leia mais

Modelagem de Processos &

Modelagem de Processos & Modelagem de Processos & Business Process Modeling Notation (BPMN) DOS PROCESSOS AOS REQUISITOS 2 Os sistemas de informação, como ferramenta do negócio, podem estar posicionados em diferentes quadrantes

Leia mais

Modelagem de Processos &

Modelagem de Processos & Modelagem de Processos & Business Process Modeling Notation (BPMN) DESCREVENDO REQUISITOS 2 Os requisitos de sistema podem ser descritos em diversos níveis de profundidade. Podem ir de uma simples descrição

Leia mais

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra

(ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Gestão de Processos Parte 4. Prof.ª Karen Estefan Dutra (ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Gestão de Processos Parte 4 Prof.ª Karen Estefan Dutra Modelagem significa que a representação pode ser usada para mostrar o desempenho do que está

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROCESSOS

INTRODUÇÃO À PROCESSOS INTRODUÇÃO À PROCESSOS Na aula de hoje iremos aprender... O que é um processo Quais os tipos de processos A hierarquia de um processo Como representar graficamente um processo Como a qualidade do processo

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação Processo Demoiselle para Modelagem de Negócio Palestrantes: Alisson Wilker alisson-wilker.silva@serpro.gov.br http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/projetos/process 00/00/0000 Agenda

Leia mais

Modelagem de Processos. Rômulo César

Modelagem de Processos. Rômulo César Modelagem de Processos Rômulo César http://romulocesar.com.br/ romulo.andrade@upe.br Professor NOME: RÔMULO CÉSAR DIAS DE ANDRADE Mini CV: Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Federal de

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

Introdução. Introdução. Introdução. Planejamento da disciplina. Modelagem de Processos de Negócio. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Modelagem de Processos de Negócio Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Bibliografia Eriksson, H-E; Penker, M. Business Modeling with UML:

Leia mais

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN

Modelagem e Análise de Processos na área de TI. Josué Vitor Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN Modelagem e Análise de Processos na área de TI Josué Vitor josuevitor16@gmail.com Professor e Pesquisador DEPAD/UFRN CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Um processo de negócio descreve o trabalho executado pelos recursos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ERP

SISTEMA DE GESTÃO ERP SISTEMA DE GESTÃO ERP DEFINIÇÃO, CONCEITUAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE BPM E TÉCNICAS DE MODELAGEM DE PROCESSOS Walison de Paula Silva Agenda BPM MODELAGEM DE PROCESSOS Sistemas de Gestão ERP BPM - Business

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL

PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG PROCESSO DE MODELAGEM DE NEGÓCIO PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL Douglas

Leia mais

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins.

Bibliografia. Quais são os problemas? capacidade de construção. acompanha a demanda por novos programas. ameaçada por projetos ruins. Bibliografia Quais são os problemas? 4 A sofisticação do software ultrapassou nossa capacidade de construção. 4 Nossa capacidade de construir programas não acompanha a demanda por novos programas. 4 Nossa

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Avaliação e Validação da Avaliação e Validação da Esta área de conhecimento descreve as atividades que são executadas para garantir que a solução encontradas atendam à necessidade do negócio e para facilitar

Leia mais

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN

MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS COM NOTAÇÃO BPMN Fonte: Cláudio Márcio / Eder Bart - Pirâmides do Egito - Foram erguidas 2700 a.c. - 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas

Leia mais

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds

TS03. Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE. COTI Informática Escola de Nerds TS03 Teste de Software ESTÁGIOS DO TESTE DE SOFTWARE COTI Informática Escola de Nerds Teste do Desenvolvedor O Teste do Desenvolvedor denota os aspectos de design e implementação de teste mais apropriados

Leia mais

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara

Processos de Negócio. Professor Marco Câmara Processos de Negócio Professor Marco Câmara O que são processos? Uma peça jurídica para obtenção de direitos Um jeito de fazer as coisas Um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo

Leia mais

Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento 2016

Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento 2016 Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 3 3. GOVERNANÇA PARA A GESTÃO DO RISCO OPERACIONAL... 4 3.1 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO... 4 3.2 DIRETORIA

Leia mais

Tópicos da Aula. Conceitos de programação orientada a objetos. Projeto orientado a objetos com UML

Tópicos da Aula. Conceitos de programação orientada a objetos. Projeto orientado a objetos com UML Projeto OO com UML Tópicos da Aula Conceitos de programação orientada a objetos Projeto orientado a objetos com UML Orientação a objetos A orientação a objetos, também conhecida como Programação Orientada

Leia mais

Curso Mapeamento de Processos com BPMN

Curso Mapeamento de Processos com BPMN UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Curso Mapeamento de Processos com BPMN 13, 14 e 15 de fevereiro (12 horas) Horário: 14 às 18 h Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça cmarcio@gmail.com 1 PROCESSOS BPM / BPMN 13/2

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1

Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Capítulo 5 Modelação do Sistema Capítulo 5 Modelação do Sistema 1 Assuntos abordados Modelos de contexto Modelos de interação Modelos estruturais Modelos comportamentais Engenharia orientada a modelos

Leia mais

#pública. Risco Operacional

#pública. Risco Operacional #pública Risco Operacional Estrutura de Gerenciamento 2015 SUMÁRIO 1. Objetivo 3 2. Estrutura Organizacional 3 3. Governança para a Gestão do Risco Operacional 4 3.1 Conselho de Administração 4 3.2 Diretoria

Leia mais

- 7ª Lista de Exercícios -

- 7ª Lista de Exercícios - - 7ª Lista de Exercícios - Validação e Verificação Questão 1) (CESPE, 2015, MEC) Na validação dos requisitos, realiza-se uma reunião estruturada, na qual um grupo cuidadosamente selecionado de partes interessadas

Leia mais

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio

Organização 10/08/2017. Porto Alegre / RS. Apoio Organização 10/08/2017 Apoio 14:00 14:20 A ABPMP, a certificação CBPP e o CBOK Kelly Sganderla - Gestora Regional da ABPMP 14:20 15:10 Mesa redonda 1: a utilização de boas práticas de BPM nas organizações

Leia mais

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1

Processos e Tomada de Decisão. Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 Processos e Tomada de Decisão Sistemas de Informação e Decisão I 2017/1 1 Revisão Revisão O que é um processo? Como, tradicionalmente, é a estrutura gerencial de uma organização? Quais as vantagens de

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Projeto Mapeamento de Processos da DIRAP Diretoria de Administração e Planejamento

Projeto Mapeamento de Processos da DIRAP Diretoria de Administração e Planejamento Diretoria de Administração e Planejamento Priscila Paiva Renata Paz Valéria Marques Roteiro: 1 Histórico da DIRAP/CEFET; Estruturação da Equipe; Escolha da Gestão por Projetos; O que é processo; Nosso

Leia mais

ISO 9001: Abordagem de processo

ISO 9001: Abordagem de processo ISO 9001:2008 0.2. Abordagem de processo Apesar dos requisitos da ISO 9001 propriamente ditos só começarem no item 4 da norma, o item 0.2 Abordagem de processo, é uma exigência básica para a aplicação

Leia mais

02/10/2012. Referências. Processo visando a Usabilidade. Introdução. Engenharia de Usabilidade. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua

02/10/2012. Referências. Processo visando a Usabilidade. Introdução. Engenharia de Usabilidade. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 6-10/05/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software (Caps. 13 e 14 do

Leia mais

Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio

Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio 60 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio Douglas Alves Rodrigues¹ Luciana Alvim Santos Romani² Resumo: Neste

Leia mais

A Computação e as Classificações da Ciência

A Computação e as Classificações da Ciência A Computação e as Classificações da Ciência Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Classificações da Ciência A Computação

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Marcelle Mussalli Cordeiro {mmussalli@gmail.com} Cordeiro Reflexão O que é software?? Cordeiro 2 O que é Software? Programa Dados de configuração Dados de documentação Tudo que esteja

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A ENGENHARIA DE SOFTWARE Processos de Software O PROCESSO É LENTO... Todo software deve ser construído de forma organizada, através de processos. Um processo pode ser

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA /1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO NA ÁREA DE INFORMÁTICA: HABILITAÇÃO TÉCNICO EM INFORMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2008/1 DC 9481 03/10/07 Rev. 00 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 278 do Conselho

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO MODELO DOS PROCESSOS DE SOFTWARE

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO MODELO DOS PROCESSOS DE SOFTWARE INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA MODELO DOS PROCESSOS DE SOFTWARE ALUNO SAMUEL BRAGA LOPES SUMÁRIO - AGENDA INTRODUÇÃO MODELO CASCATA

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

Oficina - Gestão por Processos

Oficina - Gestão por Processos Oficina - Gestão por Processos Isaac da Silva Torres João Francisco da Fontoura Vieira 02/09/2015 Escritório de Processos 1 Tópicos Nesta oficina, apresentaremos a Gestão por Processos e a sua relação

Leia mais

Lista de Exercícios AV1

Lista de Exercícios AV1 Seminários Engenharia Integrados de Usabilidade em Sistemas de Informação SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Lista de Exercícios AV1 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão

Leia mais

MBA em Qualidade e Gestão de Processos

MBA em Qualidade e Gestão de Processos 1 Modelagem de Processos de Negócio Modelagem de Processos de Negócio Marcos Santos Mini Currículo de Marcos Santos Executivo da administração e do comércio internacional, pós graduado em Comércio Exterior

Leia mais

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer Engenharia Software Ení Berbert Camilo Contaiffer Características do Software Software não é um elemento físico, é um elemento lógico; Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

Modelador de Processos Orientado para o Mapeamento das Competências Funcionais. Órion é um modelo adequado para o mapeamento de

Modelador de Processos Orientado para o Mapeamento das Competências Funcionais. Órion é um modelo adequado para o mapeamento de Órion Modelador de Processos Orientado para o Mapeamento das Competências Funcionais Natalia Daher Jaques 1 natdaher@yahoo.com.br Saulo Barbará de Oliveira 2 saulobarbara@gmail.com Órion é um modelo adequado

Leia mais

Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process

Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process Introdução À Engenharia De Software Com Foco No RUP: Rational Unified Process Parte II Disciplinas do RUP Descrição típica de um workflow Propósito Definições e Conceitos Chave Trabalhadores e Artefatos

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática

Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática 2013.2 UM CATÁLOGO DE ERROS SINTÁTICOS E SEMÂNTICOS EM MODELOS BPMN PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluna:

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSO

MODELAGEM DE PROCESSO MODELAGEM DE PROCESSO Helder Marcos Freitas Administrador UFJF Residente de Gestão Hospitalar HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Introdução Processo é uma agregação de atividades e comportamentos

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Visão Geral Profa.Paulo C. Masiero masiero@icmc.usp.br ICMC/USP Algumas Dúvidas... Como são desenvolvidos os softwares? Estamos sendo bem sucedidos nos softwares que construímos?

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Otimização de Processos

Otimização de Processos Otimização de Processos Este conteúdo se baseia no livro Gerenciamento de Processos de Negócios, Editora Érica. Roquemar Baldam, Rogerio Valle, Humberto Pereira, Sérgio Hilst, Maurício Abreu, Valmir Sobral

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única máquina. Este

Leia mais

SIMULAÇÃO. Professor: Adriano Benigno Moreira

SIMULAÇÃO. Professor: Adriano Benigno Moreira SIMULAÇÃO Professor: Adriano Benigno Moreira Modelagem e Simulação de Sistemas Etapa de Planejamento Formulação e análise do problema Etapa de Modelagem Coleta de dados Etapa de Experimentação Projeto

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas

GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES. Alexander Perelló de Freitas GESTÃO POR PROCESSOS NAS IFES Alexander Perelló de Freitas O curso Foco Gerencial. Não visa dizer o COMO e sim apresentar conceitos e situações que incitem pensar e discutir o novo. Estruturação: 1º dia

Leia mais

Linguagens de Domínio Específico

Linguagens de Domínio Específico Linguagens de Domínio Específico Fabio Mascarenhas 2017.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/dsl Por que DSLs? Melhorar a produtividade dos programadores input =~ /\d{3}-\d{3}-\d{4}/ Facilitar a escrita e

Leia mais

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Profª Andrea Padovan Jubileu Definição de SI e software Processo de Software Modelagem de Sistemas 2 Um Sistema de Informação Baseado em Computador (SIBC) é parte integrante

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS PRÁTICAS RECOMENDADAS Prof. Fabiano Papaiz IFRN O RUP recomenda as seguintes práticas que devem ser utilizadas no desenvolvimento de um software: 1. Desenvolver de forma iterativa

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Analista de 3.0 Análise Corporativa: Analise Corporativa Esta a área de conhecimento descreve as atividades de análise de negócio necessárias para identificar uma necessidade do negócio, problema ou oportunidade.

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Estudo de Caso A industria Santos é uma empresa siderúrgica que possui duas plantas industriais em dois municípios do interior de Minas Gerais. A sede da empresa fica no estado de São Paulo, na cidade

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: Bpmn,Processo,IML

Resumo. Palavras-chave: Bpmn,Processo,IML Resumo BPMN- IML CARUARU Kamila Camopos e Tiago Augusto Seminários da Qualidade Professor Rômulo César E-mail:kamilla_camp0s@hotmail.com,tiagoaugusto105@gmail.com Com a necessidade cada vez maior de gerenciar

Leia mais

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Classificação de custos. Prof. Osvaldo Marques 1

Prof.: Osvaldo Marques. DISCIPLINAS : Classificação de custos. Prof. Osvaldo Marques 1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Prof. Osvaldo Marques 1 Frase do dia! Unidade 1 Prof. Osvaldo Marques Classificação e terminologias GASTOS É todo sacrifício financeiro onde a organização efetua desembolso

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Introdução

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Introdução ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução AGENDA Conceitos de Engenharia de Software Processo de desenvolvimento de software ENGENHARIA DE SOFTWARE CONCEITOS CENÁRIO INICIAL Desenvolvimento informal e não suficiente

Leia mais

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura

Engenharia de Software. Projeto de Arquitetura Engenharia de Software Projeto de Arquitetura O que já vimos? Introdução a Engenharia de Software Processos de Software Desenvolvimento Ágil de Software Engenharia de Requisitos Modelagem de sistemas (outra

Leia mais

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas

27/08/2013. Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas Aula 05 Análise Estruturada de Sistemas A maior parte do trabalho do analista de sistema está baseada na construção de modelagem dos sistemas, ou seja, representar de forma gráfica aquilo que o usuário

Leia mais

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM Marcos Sganderlla Henrique Brodbeck Agosto, 2013 Modelos de negócio Processos de negócio Modelos de processos de negócio 2 Modelo de negócio Descrição formal

Leia mais

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula

Estudo de caso. Questões a serem respondidas em sala de aula Estudo de caso Você decidiu começar pelos processos. O desafio é definir uma abordagem sistemática de mapeamento de processos, compreendendo como a empresa cria, captura e entrega valor. Questões a serem

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 9 - Modelagem de Processos com BPMN Prof. Fabiano Nezello, Msc :: Tipos de Notação para modelagem de processos Tipos de Modelagem Hierarquia Fluxograma Rummler-Brache

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua

Modelagem de Processos. Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua Modelagem de Processos Prof a. Silvia Inês Dallavalle de Pádua 1 BIBLIOGRAFIA DEBEVOISE, T;GENEVA,R. The microguide Process Modeling in BPMN. Booksurge, 2008. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem

Leia mais

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTARY INTERNACIONAL ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL DE INFORMAÇÕES DE ROTARACT CLUBS - BRASIL EQUIPE DE PROJETOS GUIA BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 1 INTRODUÇÃO O documento apresenta de forma objetiva

Leia mais

Análise de Sistemas Introdução a Análise de Sistemas

Análise de Sistemas Introdução a Análise de Sistemas Análise de Sistemas www.evelynkarinne.wordpress.com 1. Introdução a Análise de Sistemas Atualmente para construir um software, aplicativo, jogos precisamos não somente saber programar em uma linguagem

Leia mais

1.1. Objetivos do Estudo

1.1. Objetivos do Estudo 12 1. Introdução A utilização de sistemas de informação nas organizações tem auxiliado as empresas no mercado competitivo dos dias atuais, na medida em que, facilitando o trabalho diário com a automatização

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos de Negócios

Introdução à Gestão de Processos de Negócios Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI)

Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) COTIL Análise e Projeto de Sistemas de Informação (APSI) Profa. Simone Berbert Rodrigues Dapólito CAP. 2 FASES DO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Introdução O software/sistema de informação(si) é um produto

Leia mais

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION

BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION BPMN BPMN BUSINESS PROCESS MODELING NOTATION (NOTAÇÃO PARA MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO) Agenda Introdução a BPMN Principais vantagens e benefícios Objetos de Transição, mensagens e associação Eventos

Leia mais

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput* Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20

ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 ADMINISTRAÇÃO GERAL Receita Federal 17 a 20 Gerenciamento de projetos Conceito de Projeto Receita Federal Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

PNV-5005 MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS INTERMODAIS DE TRANSPORTE UTILIZANDO TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO

PNV-5005 MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS INTERMODAIS DE TRANSPORTE UTILIZANDO TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO PNV-5005 MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS INTERMODAIS DE TRANSPORTE UTILIZANDO TÉCNICAS DE SIMULAÇÃO Prof. Dr. Rui Carlos Botter e-mail: rcbotter@usp.br Março de 2015 Etapas de um projeto de simulação OBJETIVOS

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

Modelagem matemática: uma ferramenta importante para aprendizagem do ensino da Matemática no mundo das tecnologias

Modelagem matemática: uma ferramenta importante para aprendizagem do ensino da Matemática no mundo das tecnologias Modelagem matemática: uma ferramenta importante para aprendizagem do ensino da Matemática no mundo das tecnologias Cícero Pinheiro dos Santos Junior Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil ciceropinheiro_mat@yahoocombr

Leia mais

Transformação com a eficiência da

Transformação com a eficiência da BPM + RPA: Como unir a eficácia da Transformação com a eficiência da Robotização A iprocess é uma empresa especializada em soluções de Gestão por Processos e suas tecnologias habilitadoras como BPM, ECM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS E VALIDAÇÃO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS E VALIDAÇÃO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS E VALIDAÇÃO DE SISTEMAS SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES Equipe: Arthur Jorge Diego Reynaux Fernando Neves

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP II Mapeamento de Processos Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 03 de junho de 2009 Objetivos do Workshop II

Leia mais

Protótipo: um brinquedo valioso

Protótipo: um brinquedo valioso Protótipo: um brinquedo valioso Guilherme Siqueira Simões 21/09/2016 2016 FATTO Consultoria e Sistemas www.fattocs.com 1 MISSÃO Apoiar nossos clientes a ter mais visibilidade do desempenho de seus processos

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ OSM - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (60 horas) Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça cmarcio@gmail.com 1 1 FORMAÇÃO Pós-Graduação: Graduação: Processamento de Dados e Administração

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão.

Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Conceito de Plano de Negócio e seu uso como ferramenta de planeamento e gestão. Direcção de Desenvolvimento Agrário DIRDEA Msc. Eng. Agrónoma Elielda Fernandes elieldafernandes@sodepacangola.com Como ser

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

RUP/PSDS. Introdução e Comparação

RUP/PSDS. Introdução e Comparação RUP/PSDS Introdução e Comparação Agenda RUP Introdução Mlehores Práticas Estrutura Tempo Conteúdo Contraponto PSDS Introdução Objetivos Promover planejamento, medição e controle dos projetos Reduzir riscos

Leia mais