Entre a Cidade e a Região Metropolitana: Uma Dupla Análise de Crescimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Entre a Cidade e a Região Metropolitana: Uma Dupla Análise de Crescimento"

Transcrição

1 Entre a Cidade e a Região Metropolitana: Uma Dupla Análise de Crescimento Estudo de caso: Porto Alegre Resumo O projeto de iniciação científica intitulado Entre a Cidade e a Metrópole: Uma Análise de Crescimento trata-se de uma análise da evolução urbana de Porto Alegre tendo como foco o período de 1970 a Este estudo se vincula a uma pesquisa mais ampla que vai analisar o crescimento da cidade, neste mesmo período, relacionado com sua região metropolitana, com sua região mais remota e ainda relacionando-as com outras regiões no Brasil e fora dele, que tiverem envolvimento com essa análise, a partir dos fatores que atuaram neste processo, buscando destacar as funções que o núcleo assumiu no período. Assim os fatores populacionais, econômicos, sócio-culturais, político-institucionais e locacionais, serão investigados para verificação de sua atuação. A tradução desse processo no espaço físico será dada pela estrutura urbana e a paisagem urbana. Esta análise específica se utiliza da mesma metodologia apresentada no livro Porto Alegre e sua Evolução Urbana 1 que trata deste processo da origem da cidade até Por essa razão o período escolhido é o de 1970 a SOUZA, Célia F. de; MÜLLER, Dóris M. Porto Alegre e sua Evolução Urbana. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997.

2 Entre a Cidade e a Região Metropolitana: Uma Dupla Análise de Crescimento Estudo de caso: Porto Alegre Introdução O projeto de iniciação científica intitulado Entre a Cidade e a Metrópole: Uma Análise de Crescimento trata-se de uma análise da evolução urbana de Porto Alegre tendo como foco o período de 1970 a Este estudo se vincula a uma pesquisa mais ampla que vai analisar o crescimento da cidade, neste mesmo período, relacionado com sua região metropolitana, com sua região mais remota e ainda relacionando-as com outras regiões no Brasil e fora dele, que tiverem envolvimento com essa análise, a partir dos fatores que atuaram neste processo, buscando destacar as funções que o núcleo assumiu no período. Assim os fatores populacionais, econômicos, sócio-culturais, político-institucionais e locacionais, serão investigados para verificação de sua atuação. A tradução desse processo no espaço físico será dada pela estrutura urbana e a paisagem urbana. Esta análise específica se utiliza da mesma metodologia apresentada no livro Porto Alegre e sua Evolução Urbana 2 que trata deste processo da origem da cidade até Por essa razão o período escolhido é o de 1970 a Antecedentes A evolução urbana de Porto Alegre está marcada por cinco períodos caracterizados por suas funções. Os antecedentes até 1680 caracterizam o período da criação da Colônia do Sacramento. As terras do atual litoral do Rio Grande do Sul serviram de ligação para os portugueses, que se dirigiam de Laguna para a nova Colônia, embora ainda não houvesse núcleos urbanos. O 1º período, propriamente, vai de 1680 a 1772, fase da formação do território riograndense, até então pertencente às terras de Espanha, de acordo com o tratado de Tordesilhas. Em 1737 ocorre a fundação de Rio Grande ainda como um forte para a proteção portuguesa. Com a formulação do tratado de Madrid, em 1750, e a vinda dos açorianos, vai se criar o povoado do Porto do Dorneles, junto ao Lago Guaíba, que em 1772, será elevado à Freguesia. O 2º período vai de 1772 a 1820, fase em que Porto Alegre assume as funções administrativa, por ter se tornado capital (1773), e também de apoio à produção rural do trigo produzido na região e exportado através de seu porto. O 3º período corresponde à fase da decadência dessa produção, porém a chegada da imigração alemã, em 1824, e da imigração italiana, em 1875, vai produzir uma movimentação comercial na cidade que continua até a proclamação da República, em As décadas foram simplificadas 2 SOUZA, Célia F. de; MÜLLER, Dóris M. Porto Alegre e sua Evolução Urbana. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997.

3 para o período de , que tem na função comercial um grande avanço. De 1890 a 1945, corresponde ao 4º período, quando a função industrial assume uma hegemonia, marcado por muitas transformações urbanas. E o 5º período, mostra uma ampliação das bases regionais com o surgimento natural (não oficial) da região metropolitana, com uma pluralidade de funções. É o período da Metropolização. Esses períodos e tendências para os próximos anos aparecem no livro acima citado. Com a oficialização das regiões metropolitanas em 1973, se pretende agora dar prosseguimento nessa análise para o período que vai desse marco aos dias de hoje em Os fatores de caráter populacional, econômico, sociocultural, político-institucional e administrativo, e de caráter locacional que atuam na cidade, são os mesmos que atuam na região; identificá-los e mostrar suas relações é um dos objetivos desse trabalho. O recorte espacial do objeto estabelece uma análise inicial da cidade e sua região imediata, portanto a região metropolitana, dentro de um recorte temporal, entre 1970 e A pesquisa ainda está no seu início, por isso seus dados ainda insipientes, contudo algumas análises já se encontram bem encaminhadas. figura 1 Quadro da evolução urbana de Porto Alegre Fonte: livro Porto Alegre e sua Evolução Urbana Aspectos Populacionais Analisando os dados populacionais retirados do site do IBGE e comparando-os entre si podemos verificar que as populações, tanto de Porto Alegre quanto do Rio Grande do Sul, estão em crescimento, mas suas percentagens vêm diminuindo com o passar do tempo, sendo que o crescimento populacional de Porto Alegre foi de 39,4% em 1970 e de 5,6% em 2009, e o do RS foi de 24,2% e de 6,6%, respectivamente (figuras 2 e 3). Esse aumento na população também é marcado pela migração vinda do campo na década de 70, quando ocorre a formalização da Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme Lei Complementar nº 14 (08 de junho de 1973),

4 inicialmente formada por 14 municípios (Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão) e que teve sua conclusão apenas no ano de 2001, quando totalizou 31 municípios (Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Glorinha, Ivoti, Nova Hartz, Parobé, Portão e Triunfo, em 1989; Charqueadas, em 1994; Araricá e Nova Santa Rita, em 1998; Montenegro, Taquara e São Jerônimo, em 1999; Arroio dos Ratos e Santo Antônio da Patrulha, em 2000; Capela de Santana, em 2001) População de Porto Alegre População do RS figura 2 Gráfico do crescimento populacional da cidade de Porto Alegre entre os anos de 1900 a figura 3 Gráfico do crescimento populacional do estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1900 a Aspectos Político-Institucionais Porto Alegre nesta fase tem um governo marcado pelo autoritarismo, rígida censura e Ditadura Militar ( ). No campo do desenvolvimento urbano, em 1979, é criado um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para Porto Alegre (pela primeira vez o planejamento atingiu toda a área municipal), e a modificação dos mapas da cidade com a continuação da criação de aterros. Em 1978, ocorreu a implantação de dois grandes parques, Marinha do Brasil e Maurício Sirotsky Sobrinho, na zona aterrada. Os aterros continuaram até 1990 na zona da Praia de Belas, chegando a triplicar o tamanho da área central da cidade. Na década de 1990 a administração de Olívio Dutra cria o Orçamento Participativo com a participação direta da população nos debates. "A prefeitura passou a investir mais em educação, saneamento básico, tratamento de esgotos, coleta seletiva do lixo, pavimentação urbana, habitação popular e regularização de áreas habitacionais em várias vilas populares. (...) A experiência foi erguida e ampliada nas gestões dos prefeitos Tarso Genro e Raul Pont. 3 Em 1992, o Lago Guaíba, que estava vetado ao banho desde o final dos anos 60, volta a ser balneável na praia do Lami. A partir de 1996, Porto Alegre avança no campo de qualidade de vida, 3 DORNELLES, Beatriz. Porto Alegre em Destaque História e Cultura. Ed. EDIPUCRS. Pág. 72.

5 destacando-se assim, ao entrar, em 1998, no ranking das melhores cidades com Índice de Desenvolvimento Urbano da ONU. 4 Em 1997 Porto Alegre completa 225 anos e dedica um maior investimento em educação, saneamento básico, tratamento de esgotos, coleta seletiva do lixo, pavimentação urbana, habitação popular e regularização de áreas habitacionais em várias vilas populares. Antes do final do ano de 1999, foi aprovada a reformulação do novo plano de desenvolvimento urbano, PDDUA, no qual foi incluído um novo foco de preocupação, o patrimônio ambiental urbano. Nos anos de 2001, 2002 e 2003, Porto Alegre realizou as três primeiras edições do Fórum Social Mundial, que no ano de 2010 abrigou a sua décima edição. Entre 2002 e 2006 é aberta a 3ª Perimetral na capital do estado. A Região Metropolitana de Porto Alegre, que inicialmente possuía 14 municípios em 1973, sofre algumas perdas de regiões, devido à emancipação e/ou desmembramento de municípios que faziam parte de seu território (emancipação do município de Parobé, de Taquara e Sapiranga em 1982; emancipação do município de Nova Hartz, de Sapiranga em 1987; emancipação do município de Glorinha, de Gravataí e do município de Eldorado do Sul, de Guaíba em 1988). Mas também recebe a inclusão de 8 novos municípios, somando 22 em Novamente, em 1991, perde parte do seu território com a emancipação de Presidente Lucena e Lindolfo Collor de Ivoti; em 1992 com a emancipação de Nova Santa Rita, de Canoas e em 1993 com a instalação de Picada Café, emancipação de Morro Reuter da cidade de Dois Irmãos e emancipação de Sertão Santana e Mariana Pimentel, de Guaíba. Entretanto seu território volta a aumentar para 23 municípios em 1994 (diminuindo novamente em 1995 com Araricá, emancipado de Sapiranga e Nova Hartz), 25 em 1998 e para 28 municípios em A definição final de território começa em 2000, quando é visto um aumento da Região Metropolitana de Porto Alegre para 30 municípios e para 31 em 2001, sua última modificação em termos de novos territórios. (figura 4) figura 4 Relação de municípios da região Metropolitana de Porto Alegre e sua data de ingresso Fonte: Constituição Federal. Constituição Estadual e Leis 4 Porto Alegre recebe nesse mesmo ano o prêmio de 1º lugar de Mercocidades de Ciência e Tecnologia, com o programa Sistema Híbrido de Simulação para a Propagação de Poluentes, destinado a despoluir o Guaíba.

6 Aspectos Econômicos Durante a ditadura dos anos 70 ocorreu um grande crescimento econômico, em vista do Milagre econômico, com o PIB crescendo a 12% e o setor industrial a 18% ao ano. 5 Nos anos 80 Porto Alegre é marcada pela descentralização do centro histórico, com a saída de grande parte do comércio e dos serviços provocada pelo aparecimento dos Shoppings Centers em bairros mais distantes e pela proliferação de estabelecimentos bancários no centro da cidade especialmente na principal via comercial, a Rua da Praia. O deslocamento de vários ramos da administração, do comércio de luxo, e principalmente do afastamento da habitação da área central, levaram-na a um sério processo de degradação. Os shoppings centers radicalizam as mudanças no comportamento do consumidor. Sua característica principal é configurar uma nova área na cidade. Vão para uma zona vazia, redefinem a geografia, exigem investimentos oficiais em infra-estrutura. Fazem com que essa nova área comece a trazer interesse de novos moradores e mercados de consumos, como foi o caso que ocorreu em Porto Alegre com a implantação do Shopping Iguatemi, mudando o sistema viário e a aparência local. O shopping é o abandono do caráter familiar de consumo. É um empreendimento tipicamente empresarial, do qual o Estado termina participando com investimentos altos na região. 6 Na década de 1990 Porto Alegre perde grande parte da sua função industrial. As indústrias que haviam saído do centro no período colonial para se localizarem próximo às estações de trem da zona norte da cidade, com o sistema rodoviário começam a se deslocar para a região metropolitana, pela BR-116. Com o novo acesso para São Paulo, pela BR-101, a Free Way, que conectava esta estrada com Porto Alegre, começa receber a instalação das novas indústrias. Tal fato era visto como tendência no estudo anterior e agora aparece como realidade. A instalação da GM é sua confirmação. Dessa forma, Porto Alegre vai desenvolver a área da prestação de serviços, que representa 68,82% do PIB. 7 Também é marcada pelo surgimento dos Outlets (uma nova versão dos shopping centers, sendo o DC Navegantes o primeiro deles na cidade). Em decorrência disso, na RMPA, em meados dos anos de 1970, implantaram-se dois importantes distritos industriais nos figura 5 Evolução dos municípios de Cachoeirinha e Gravataí. Esse processo de instalação de acessos da RMPA e indústrias permitiu uma melhoria na rede viária e de infra-estrutura e localização industrial 5 Dados retirados da FEEE de Neiva Shaffer, Geógrafa e autora de uma tese sobre a transformação do consumo na cidade. 7 Dados retirados da FEEE de 1999.

7 equipamentos, além da implantação de conjuntos habitacionais e parcelamentos de glebas rurais e de loteamentos, provocando a densificação desse eixo 8 (figura 5). Com a implantação do trem metropolitano de passageiros, a região tem mais condições de acessibilidade e desenvolvimento. Surge em Triunfo o pólo petroquímico. Aspectos Socioculturais Na década de 1970 ocorreu uma intensa produção cultural nos setores da poesia, romance, teatro e música. Como fruto disso se tem o Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupcínio Rodrigues, inaugurado em 1978, projeto de Edgar do Valle e Sérgio Matte, onde funcionam hoje as salas de teatro Álvaro Moreyra e Renascença. Nos anos 80, em contraposição aos novos centros de consumo (shopping centers) foram criados vários centros culturais, destacando-se o Centro Cultural Mário Quintana. Em 2002, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento da cultura na cidade, foi criado o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. O numero de Universidades cresceu. O setor da saúde sofre grandes modificações. Surgem vários conjuntos habitacionais fruto de uma política do governo federal. Aspectos Locacionais A partir dos anos 70, as transformações da estrutura urbana são iminentes. Acontecimentos como a substituição dos bondes (a última viagem foi realizada em 8 de março de 1970), prolongamento na extensão das linhas de ônibus existentes e as novas linhas, e o aumento do numero de automóveis 9 circulando pela cidade, levam a transformações radicais no sistema viário. Construções como viadutos, elevadas, aplicação das propostas de 1ª e 2ª Perimetrais, o muro da Mauá 10 e criação dos Estádios, também são dessa década. Dentre os viadutos construídos podemos citar o Viaduto Loureiro da Silva que foi concluído em junho de 1970, sendo iniciado em novembro do ano anterior. Podemos citar também os Viadutos Dom Pedro I (de março de 1971 a abril de 1972), Tiradentes (de setembro de 1971 a outubro de 1972), Açorianos (de janeiro a julho de 1973), Obirici (de janeiro de 1974 a janeiro de 1975), Leopoldina (de março de 1972 a março de 1975) e o complexo do túnel da Conceição. Nessa mesma década podemos lembrar a criação de novos parques como o Marinha do Brasil e o Moinhos de Vento (concluídos em 1978 e 1974, respectivamente). (figura 6) figura 6 Construções realizadas em Porto Alegre nas décadas de 70 e 80. Fonte: Como anda Porto Alegre Série: Como andam as Regiões Metropolitanas 8 IPEA, 2000, p A criação da industria automobilística refletiu-se claramente nas cidades, especialmente nas maiores. 10 Como resultado da aplicação de estudos mostrando que esse fazia parte de um plano de contenção contra enchentes que contava também com diques e estações de drenagem 1971.

8 Quando a cidade começou a crescer para os arraiais, surgiu o bonde puxado a burro. O bonde elétrico entrou em cena quando os bairros ficaram mais povoados. Quando boa parte da população foi morar ainda mais longe, o ônibus ganhou terreno. E, finalmente, no momento em que a cidade virou metrópole e se ligou às vizinhas surgiu em Porto Alegre o metrô de superfície 11. Isso caracteriza o surgimento do Trensurb nos anos 90, que liga Porto Alegre à São Leopoldo e futuramente à Novo Hamburgo (primeiro eixo de urbanização da região). Na década de 1970 a região metropolitana tem sua institucionalização através de lei, e participa no desenvolvimento do estado com a instalação da Refinaria Alberto Pasqualini no Vale dos Sinos e a construção da BR-290, penetrando na RMPA por São Jerônimo, passando por Porto Alegre e saindo por Santo Antônio da Patrulha. Outro acesso é pela BR- 116 que travessa o estado no eixo norte-sul, ingressando na RMPA pelo município de Guaíba e saindo pelo município de Dois Irmãos. (figura 7) figura 7 Principais rodovias da Região Metropolitana de Porto Alegre Fonte: Metroplan, DAER Transformações da Cidade A área central da cidade, no período abordado, perdeu, em parte, sua função como área de habitação, item esse que está se tentando recuperar na década atual. Essa área também sofreu uma crise do comércio mais refinado, transferido para os shoppings centers. A criação das perimetrais na cidade foi um importante ponto de transformações. A abertura da Primeira Avenida Perimetral exigiu a construção do complexo de túneis da Avenida Conceição e das passagens elevadas sobre as Avenidas Alberto Bins, Farrapos e Voluntários da Pátria, bem como dos viadutos nas Avenidas João Pessoa e Borges de Medeiros. Obras que previam a desapropriação de m² de terrenos e de m² de prédios, edifícios e armazéns em seu trajeto. 12 A importância da perimetral, logo de início, refletia-se no espaço urbano na medida em que, partindo da Rua João Alfredo (antiga Rua da Margem), dava acesso ao bairro Menino Deus e à região centro-sul, estendendo-se até a Avenida Osvaldo Aranha. Na administração de João Dib, em 1978, é construída a II Perimetral, que engloba as avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Érico Veríssimo. Também são feitos os corredores de ônibus nas 11 História Ilustrada de Porto Alegre. 12 MONTEIRO, Charles. Porto Alegre e suas escritas, histórias e memórias da cidade. Colação Nova Et Vetera 10. EDIPUCS. Pág. 340.

9 avenidas Farrapos, Assis Brasil, Protásio Alves e Bento Gonçalves. A cidade carecia de áreas verdes, adensada pela habitação. 13 Na gestão de João Verle (04/04/2002 a 01/01/2005) foi aberta a III Perimetral para ligar a zona Norte à Sul da cidade, dando continuidade ao ciclo de expansão da cidade, que hoje se vê cada vez mais adensada por edifícios altos. Conclusão Preliminar Como este estudo está em andamento e como o objetivo no Seminário, é a exibição de painéis, o que se pretende é mostrar de um lado o crescimento da cidade e da região por meio de dados quantitativos e qualitativos, e de outro lado as transformações físicas, espaciais e urbanísticas que as mesmas sofreram, através de mapas e fotografias de paisagens urbanas. Este texto fica apenas como uma intenção do que se pretende divulgar. 13 DORNELLES, pág. 71.

10 Bibliografia HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. Companhia das Letras, VIZENTINI, Paulo Fagundes. História do Século XX. Ed. Novo século, SOUZA, Célia F. de; MÜLLER, Dóris M. Porto Alegre e sua Evolução Urbana. Porto Alegre: Ed. UFRGS, DORNELLES, Beatriz. Porto Alegre em Destaque História e Cultura. Ed. EDIPUCRS. FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre, Guia Histórico. Porto Alegre: Ed. da Universidade / UFRGS, FEE. Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, MELLO, Oberon da S. (Elaboração). Evolução populacional segundo sub-regiões da RMPA no período Porto Alegre: Janeiro, MONTEIRO, Charles. Porto Alegre e suas escritas, histórias e memórias da cidade. Colação Nova Et Vetera 10. EDIPUCS. SILVA, Margareth V. M. Processo de Inclusão de Municípios em Regiões Metropolitanas A Experiência da Região Metropolitana de Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, PROPUR, UFRGS. Porto Alegre: FEE. Território, economia e sociedade: transformações na Região Metropolitana de Porto Alegre. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, Como anda Porto Alegre Série: Como andam as Regiões Metropolitanas. Ministério das Cidades, Brasília: História Ilustrada de Porto Alegre. Circulação Jornal Zero Hora, Já Editores, Porto Alegre. Planejar para viver melhor. Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Administração Guilherme Socias Villela. TORRES, Daniel; MARTINS, Lucas; GARCIA, Gabriel; AVANCINI, Jean. A Evolução Urbana dos Anos 70. Trabalho Acadêmico da UFRGS. Porto Alegre. PEREIRA, Daiane M.; PÁDUA, Juliana; BORELLI, Sara. Praça Brigadeiro Sampaio. Trabalho Acadêmico da UFRGS. Porto Alegre: CD-ROM Porto Alegre Terra do Bem Viver. Realização Porto Alegre Turismo e Prefeitura de Porto Alegre- SMIC / Escritório de Turismo. Apoio: SEBRAE. Porto Alegre.

A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO (continuação) Profª Analiese Apelt Turma: 152

A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO (continuação) Profª Analiese Apelt Turma: 152 A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO (continuação) Profª Analiese Apelt Turma: 152 A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO A Capital: capital = principal; sede do governo estadual; onde são tomadas as decisões de interesse do estado;

Leia mais

SÍNTESE: PESQUISA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM IBGE

SÍNTESE: PESQUISA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM IBGE SÍNTESE: PESQUISA DE MEIOS DE HOSPEDAGEM IBGE Divisão de Informações e Estudos Estratégicos do Turismo Secretaria do Turismo Governo do Estado do Rio Grande do Sul Agosto 2013 EQUIPE TÉCNICA Governador

Leia mais

Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA

Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA MOBILIDADE URBANA EM REGIÕES METROPOLITANAS Sistema Metro-Ferroviário e a Integração Metropolitana do Transporte na RMPA Marco Aurélio Spall Maia Diretor Presidente TRENSURB-Porto Alegre Região Metropolitana

Leia mais

APÊNDICE 2.17B. Ilustração do tipo operário tradicional

APÊNDICE 2.17B. Ilustração do tipo operário tradicional APÊNDICE 2.17B Ilustração do tipo operário tradicional Ao todo, esse tipo reunia 18 Áreas de Expansão da Amostra (AEDs) e 12,25% dos ocupados metropolitanos em 2000. Essas áreas estão situadas exclusivamente

Leia mais

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE DOM PEDRO II UFJF Faculdade de Engenharia - Dep. de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Projeto VIII Prof: Luciane Tasca Grupo: Jeanny Vieira, Livia Cosentino, Marília

Leia mais

APÊNDICE 2.14A. Ilustração do tipo operário moderno

APÊNDICE 2.14A. Ilustração do tipo operário moderno APÊNDICE 2.14A Ilustração do tipo operário moderno Ao todo, esse tipo reunia 11 Áreas de Expansão da Amostra (AEDs) e 9,05% dos ocupados metropolitanos em 2000. Essas áreas estão distribuídas nos municípios

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

Plano de Saneamento Regional e Municipais

Plano de Saneamento Regional e Municipais 3º Seminário Internacional de Saneamento e 1ª Conferência Regional dos Planos de Saneamento do Consórcio Pró-Sinos Plano de Saneamento Regional e Municipais FEEVALE Novo Hamburgo 02 e 03/12/2013 Resíduos

Leia mais

os projetos de urbanização de favelas 221

os projetos de urbanização de favelas 221 5.15 Favela Jardim Floresta. Vielas e padrão de construção existente. 5.16 Favela Jardim Floresta. Plano geral de urbanização e paisagismo. 5.17 Favela Jardim Floresta. Seção transversal. 5.18 Favela Jardim

Leia mais

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1

Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Revisão Participativa dos Instrumentos de Planejamento e Gestão da Cidade de São Paulo Volume 1 Entenda quais são os Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana que serão revistos Revisão Participativa

Leia mais

Alpestre Alto Feliz Ararica Bagé Brochier Butiá Cachoeirinha Campo Bom Canoas Capão da Canoa Capão do Leão Capivari do Sul Casca Caxias do Sul

Alpestre Alto Feliz Ararica Bagé Brochier Butiá Cachoeirinha Campo Bom Canoas Capão da Canoa Capão do Leão Capivari do Sul Casca Caxias do Sul Apoio: Apoio: Alpestre Alto Feliz Ararica Bagé Brochier Butiá Cachoeirinha Campo Bom Canoas Capão da Canoa Capão do Leão Capivari do Sul Casca Caxias do Sul Cidreira Ciríaco Cruzeiro do Sul David Canabarro

Leia mais

Metodologia. Resultados

Metodologia. Resultados ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: APROXIMANDO AGENDAS E AGENTES UNESP SP 23 a 25 de abril de 2013, UNESP, Araraquara (SP) AGENTES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Leia mais

O papel do gestor municipal na promoção da sustentabilidade urbana na produção da Habitação de Interesse Social.

O papel do gestor municipal na promoção da sustentabilidade urbana na produção da Habitação de Interesse Social. O papel do gestor municipal na promoção da sustentabilidade urbana na produção da Habitação de Interesse Social. Maria do Carmo Avesani Diretora do Departamento de Produção Habitacional Secretaria Nacional

Leia mais

limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av.

limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av. ÁREA 3-3 Limites e potencialidades limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av. dos Estados e a free-way/ RS- 290. espaço adequado para novas atividades

Leia mais

Urban View. Urban Reports. Fielzão e seu impacto na zona Leste

Urban View. Urban Reports. Fielzão e seu impacto na zona Leste Urban View Urban Reports Fielzão e seu impacto na zona Leste Programa Falando em dinheiro, coluna Minha cidade, meu jeito de morar e investir Rádio Estadão ESPN Itaquera acordou com caminhões e tratores

Leia mais

A urbanização Brasileira

A urbanização Brasileira A urbanização Brasileira Brasil Evolução da população ruralurbana entre 1940 e 2006. Fonte: IBGE. Anuário estatístico do Brasil, 1986, 1990, 1993 e 1997; Censo demográfico, 2000; Síntese Fonte: IBGE. Anuário

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

APÊNDICE 2.19. Ilustração do tipo popular e agrícola

APÊNDICE 2.19. Ilustração do tipo popular e agrícola APÊNDICE 2.19 Ilustração do tipo popular e agrícola Ao todo, esse tipo reunia 11 Áreas de Expansão da Amostra (AEDs) e 5,89% dos ocupados metropolitanos em 2000. Essas áreas situam-se, além de uma em Porto

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Josiane Vill Disciplina: Geografia Série: 2ª Ano Tema da aula: transporte e Telecomunicação Objetivo da aula:. Entender as principais formas de

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Pesquisa Mensal de Emprego EVOLUÇÃO DO EMPREGO COM CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA 2003-2012 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 2 Pesquisa Mensal de Emprego - PME I - Introdução A Pesquisa

Leia mais

Urbanização no Brasil

Urbanização no Brasil Urbanização no Brasil Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

COSMOPOLITANO SHOPPING. orgânico moderno conectado novo completo diverso dinâmico confortável

COSMOPOLITANO SHOPPING. orgânico moderno conectado novo completo diverso dinâmico confortável COSMOPOLITANO SHOPPING orgânico moderno conectado novo completo diverso dinâmico confortável Uma cidade do mundo deve abraçar o mundo. Crescer e prosperar junto com ele. Na era dos novos negócios, coragem

Leia mais

AlphaVille Urbanismo. Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos. Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo

AlphaVille Urbanismo. Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos. Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo AlphaVille Urbanismo Eficiência e qualidade, compromissos cumpridos Sede - AlphaVille Urbanismo AlphaVille, São Paulo História A história de um conceito de bem viver 1974 2008 História A história de um

Leia mais

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade

RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE. Recife 500 Anos uma visão de cidade RECIFE 500 ANOS UMA VISÃO DE CIDADE Recife 500 Anos uma visão de cidade 1 Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã. Victor Hugo 2 Recife 500 Anos uma visão de cidade

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

Diagnóstico da violência, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a partir da incidência de homicídios

Diagnóstico da violência, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a partir da incidência de homicídios 1 Diagnóstico da violência, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), a partir da incidência de homicídios Alexandre da Silva Medeiros UFRGS Juan Mario Fandiño Marino UFRGS Pedro Vargas Fernandes

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU

FATEC ITU. Programa Live@edu da Microsoft Premiação da FATEC ITU FATEC ITU Fatec Itu Notícias O Jornal de Todos Nós Viagem didática Neste 2º semestre, os alunos da Fatec Itu foram levados, pelo professor Eduardo Tadeu Gonçalves, a visitar o Espaço Cultural Catavento

Leia mais

erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo.

erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo. T erceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do Estado, fora da região metropolitana de São Paulo. Ao longo dos últimos 12 anos, Sorocaba vem crescendo expressivamente

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério

A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS. www.tiberiogeo.com.br A Geografia Levada a Sério A URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO E SEUS PROBLEMAS 1 Industrialização e urbanização A industrialização dá o tom da urbanização contemporânea; Teve seu início próxima as áreas de matériasprimas e água; Ela

Leia mais

SHOPPING CENTERS Evolução Recente

SHOPPING CENTERS Evolução Recente ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 2 - AO2 GERÊNCIA SETORIAL DE COMÉRCIO E SERVIÇOS Data: Maio/98 N o 16 SHOPPING CENTERS Evolução Recente Este informe apresenta a evolução recente da indústria de shopping

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

CRESCIMENTO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL FAVORECE A EXPANSÃO DE POSTOS DE TRABALHO E DO RENDIMENTO

CRESCIMENTO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL FAVORECE A EXPANSÃO DE POSTOS DE TRABALHO E DO RENDIMENTO Nº 4 Outubro CRESCIMENTO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL FAVORECE A EXPANSÃO DE POSTOS DE TRABALHO E DO RENDIMENTO Em, a retomada do crescimento econômico em patamar superior ao verificado nos últimos anos

Leia mais

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre

Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre. Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre Licitação do Sistema Ônibus de Porto Alegre Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Porto Alegre Anexo V Diretrizes Futuras para o Sistema de Transporte

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Tânia de Sousa Lemos 1 ; Ana Beatriz Araujo Velasques 2 1 Aluna do Curso de Arquitetura e

Leia mais

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE

abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE abril/2013 CICLOVIA ZONA NORTE introdução Das temáticas de crise das grandes cidades nos dias de hoje, uma das questões mais contundentes é a mobilidade urbana. A cidade de São Paulo, metrópole que sofre

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

4º DISTRITO SECRETARIA DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL PROGRAMA PORTO DO FUTURO

4º DISTRITO SECRETARIA DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL PROGRAMA PORTO DO FUTURO 4º DISTRITO SECRETARIA DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL PROGRAMA PORTO DO FUTURO Grupo de Trabalho / Secretaria do Planejamento Municipal / SPM: Arquitetos: Míriam Maciel Echel Tânia Regina S. C. de Oliveira

Leia mais

Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras

Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras nº 342 outubro 2014 Odebrecht TransPort traça novas rotas brasileiras Odebrecht 70 anos: projetos que contribuem para melhorar as opções de mobilidade urbana das comunidades Odebrecht Infraestrutura Brasil

Leia mais

Sumário. Agradecimentos II Resumo III Resumen V Abstrat X

Sumário. Agradecimentos II Resumo III Resumen V Abstrat X Sumário Agradecimentos II Resumo III Resumen V Abstrat X 1. Introdução Centro da investigação 01 Delimitação do campo de estudo e aproximação metodológica 02 Os percursos da investigação: o Rio Grande

Leia mais

Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010)

Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010) Observatório das Metrópoles INCT/CNPq Porto Alegre: transformações na metrópole e na Região Metropolitana mais meridional do Brasil (1980-2010) Luciano Joel Fedozzi Paulo Roberto Rodrigues Soares Observatório

Leia mais

Fotos Antigas de. Porto Alegre. Trabalho desenvolvido pelos estudantes da T5. nas aulas de Informática Educativa da

Fotos Antigas de. Porto Alegre. Trabalho desenvolvido pelos estudantes da T5. nas aulas de Informática Educativa da Fotos Antigas de Porto Alegre Trabalho desenvolvido pelos estudantes da T5 nas aulas de Informática Educativa da EMEF Porto Alegre/EPA - 1º semestre de 2009 Fotos Antigas de Porto Alegre 1801 a 1969 Século

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando:

RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS. A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: RESOLUÇÃO Nº 311/14 - CIB/RS A Comissão Intergestores Bipartite/RS, no uso de suas atribuições legais, e considerando: a Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regulamenta o Sistema Único

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS

SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS SÃO PAULO GANHA PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE PARA REDUZIR ATROPELAMENTOS Em 2010, a cidade de São Paulo registrou 7.007 atropelamentos resultando na morte de 630 pedestres. Apesar de representar uma

Leia mais

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na

Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na Objetivo 3.2. Melhorar a infra-estrutura de transporte e logística do Estado. As prioridades estaduais, segundo a visão da indústria, estão na ampliação do número de terminais portuários, rodovias, ferrovias

Leia mais

Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento

Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento 1 Chamada para a Seleção Pública do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento O Coordenador Acadêmico de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no uso de

Leia mais

Tema: Diretrizes, Pré-Aprovação e Aprovação Final. Palestrante: Arqº Milton Faria de Assis Júnior

Tema: Diretrizes, Pré-Aprovação e Aprovação Final. Palestrante: Arqº Milton Faria de Assis Júnior Tema: Diretrizes, Pré-Aprovação e Aprovação Final. Palestrante: Arqº Milton Faria de Assis Júnior Rio Preto lidera loteamentos no Estado Nos últimos anos, Rio Preto se mantém como 1ª no ranking dos municípios

Leia mais

Shopping Moxuara. Ótimos negócios para os lojistas.

Shopping Moxuara. Ótimos negócios para os lojistas. Shopping Moxuara. Ótimos negócios para os lojistas. O município de Caricica (ES) acaba de ganhar seu primeiro grande shopping: o Shopping Moxuara. Um empreendimento que vai trazer novas opções de compras,

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

Rio de cara nova. Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos

Rio de cara nova. Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos Rio de cara nova Conheça dez obras que prometem mudar a cara da cidade nos próximos dez anos por Ernesto Neves 01 de Agosto de 2011 Fonte: Revista Veja Rio Cidade do Rock O terreno de 250 mil metros quadrados

Leia mais

APÊNDICE 2.12B. Ilustração do tipo médio heterogêneo

APÊNDICE 2.12B. Ilustração do tipo médio heterogêneo APÊNDICE 2.12B Ilustração do tipo médio heterogêneo Ao todo esse tipo reunia 19 Áreas de Expansão da Amostra (AEDs) e 16,17% dos ocupados metropolitanos em 2000. Essas áreas distribuem-se majoritariamente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA O PLANO DIRETOR: REGIONAL BOQUEIRÃO 18/03/2014 CURITIBA MARÇO/2014 Realizações no dia

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA NO BRASIL

GOVERNANÇA METROPOLITANA NO BRASIL GOVERNANÇA METROPOLITANA NO BRASIL Relatório de Pesquisa Caracterização e Quadros de Análise Comparativa da Governança Metropolitana no Região Metropolitana de Porto Alegre Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Leia mais

SETOR de shopping center no Brasil: UMA VISÃO DO MERCADO

SETOR de shopping center no Brasil: UMA VISÃO DO MERCADO Informativo setorial de shopping centers Nº01 maio 2011 NÚMERO DE SHOPPINGS, 2 Descubra a distribuição dos shoppings por área bruta comercial. FLUXO DE CLIENTES, 6 Entenda o fluxo médio diário e a densidade

Leia mais

SETOR de shopping center no Brasil:

SETOR de shopping center no Brasil: Informativo setorial de shopping centers Nº01 maio 2011 número de Shoppings, 2 Descubra a distribuição dos shoppings por área bruta comercial. Fluxo de Clientes, 6 Entenda o fluxo médio diário e a densidade

Leia mais

Questão 1. Resposta A. Resposta B

Questão 1. Resposta A. Resposta B Questão 1 Ao longo do século XX, as cidades norte-americanas se organizaram espacialmente de um modo original: a partir do Central Business District (CBD), elas se estruturaram em circunferências concêntricas

Leia mais

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS

ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS ESTATAIS Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí S.A PIAUÍ FOMENTO Águas e Esgotos do Piauí S/A AGESPISA Companhia Administradora da Zona de Processamento

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

Textos para Discussão FEE N 112

Textos para Discussão FEE N 112 ISSN 1984 5588 Textos para Discussão FEE N 112 Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser Caracterização da Região Metropolitana

Leia mais

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013

Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 Políticas de integração para mobilidade urbana em cidades coordenadas por diferente modais Wagner Colombini Martins 20/09/2013 A gestão pública brasileira é marcada pela atuação setorial, com graves dificuldades

Leia mais

PESQUISA DE MOBILIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PRINCIPAIS RESULTADOS PESQUISA DOMICILIAR DEZEMBRO DE 2013

PESQUISA DE MOBILIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PRINCIPAIS RESULTADOS PESQUISA DOMICILIAR DEZEMBRO DE 2013 PESQUISA DE MOBILIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO PRINCIPAIS RESULTADOS PESQUISA DOMICILIAR DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO Página Capítulo 3 Objetivos, conceitos utilizados e metodologia 12 Dados socioeconômicos

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

CONSUMOS DE ÁGUA CONSUMOS DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA

CONSUMOS DE ÁGUA CONSUMOS DE ÁGUA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA CONSUMOS DE ÁGUA Componentes da demanda de água de uma população Doméstico Comercial Industrial Público Especial Perdas Desperdícios Principais fatores influenciam a demanda VOLUME DE ÁGUA A SER TRATADA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura Área de concentração: Teoria, História e Crítica Orientação: Prof. Dr. Silvio Belmonte

Leia mais

SANEAMENTO É SAÚDE João José da Silva

SANEAMENTO É SAÚDE João José da Silva Democratização da Política de Serviços de Saneamento Básico por Meio de Inovações Sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios. Seminário do Projeto DESAFIO SANEAMENTO É SAÚDE João José da Silva Recife,

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

O Tangará é um pássaro característico da região sudeste paulista que tem seu nome derivado de duas palavras da língua tupi que significam andar em

O Tangará é um pássaro característico da região sudeste paulista que tem seu nome derivado de duas palavras da língua tupi que significam andar em O Tangará é um pássaro característico da região sudeste paulista que tem seu nome derivado de duas palavras da língua tupi que significam andar em volta. Por isso, é considerado um verdadeiro acrobata.

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

SHOPPING ILHA DO MEL

SHOPPING ILHA DO MEL Cenário atual O Brasil é o 5º maior país do mundo com grande crescimento no setor de Shopping Centers. Segundo pesquisa da Interscience, encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),

Leia mais

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade)

IDEIA FORÇA. Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) IDEIA FORÇA Redução do Tempo de Deslocamento Humano (Mobilidade) DETALHAMENTO: Mobilidade humana (trabalhador precisa respeito); Melhorar a qualidade e quantidade de transporte coletivo (Lei da oferta

Leia mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E URBANIZAÇÃO

PLANO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E URBANIZAÇÃO As ocupações irregulares em áreas de Manancial configuram o principal problema ambiental da Região Metropolitana de Curitiba. A problemática ambiental que envolve o município de Campo Magro é complexa.

Leia mais

Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008

Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008 Sistema Integrado de Transporte e o Metrô de Porto Alegre Março de 2008 Estudo de Planejamento Estratégico de Integração do Transporte Público Coletivo da RMPA Plano Integrado de Transporte e Mobilidade

Leia mais

SP-URBANISMO. Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado

SP-URBANISMO. Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado SP-URBANISMO Nova Luz Projeto Urbanístico Consolidado Setembro 2011 Perímetro da Nova Luz Sala São Paulo Parque da Luz Praça Princesa Isabel Largo do Arouche Igreja de Santa Ifigênia Praça da República

Leia mais

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira É a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam. A regionalização

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

BOLETIM. Produto Interno Bruto paulista continua no patamar de um trilhão de reais

BOLETIM. Produto Interno Bruto paulista continua no patamar de um trilhão de reais patamar de um trilhão Em ano atípico, o PIB do Estado de São apresentou redução real em 2009, mas ampliou sua participação no PIB brasileiro. Em 2009, o PIB, calculado pela Fundação Seade em parceria com

Leia mais

Mobilidade urbana, infra-estrutura e a Copa de 2014

Mobilidade urbana, infra-estrutura e a Copa de 2014 Mobilidade urbana, infra-estrutura e a Copa de 2014 Oportunidades para a arquitetura e a engenharia 8º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo Sinaenco/sp 26 de agosto de 2008 Jurandir

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 1) Leia esta tirinha de Mauricio de Sousa e divirta-se com ela. Em seguida, resolva a questão proposta. NÃO, CHICO! VOCÊ NÃO

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO PROJETO DE LEI Nº 4.992, de 2005 Dispõe sobre o financiamento e desenvolvimento de programas habitacionais sociais, destinados à população de baixa renda e dá outras

Leia mais

DIVISÃO GEOGRÁFICA DE CLASSES SOCIAIS

DIVISÃO GEOGRÁFICA DE CLASSES SOCIAIS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO CURSO TÉCNICO DE... Tema do Pôster DIVISÃO GEOGRÁFICA DE CLASSES SOCIAIS ALUNO: EXEMPLO TURMA: XXXXXXXXXXX CURITIBA 2013 SUMÁRIO

Leia mais

Desmistificando os morros: a evolução do cenário da bicicleta em Belo Horizonte

Desmistificando os morros: a evolução do cenário da bicicleta em Belo Horizonte Desmistificando os morros: a evolução do cenário da bicicleta em Belo Horizonte Augusto Diniz de Ulhoa Cintra Schmidt, voluntário da BH em Ciclo e do Bike Anjo BH Introdução Historicamente, Belo Horizonte

Leia mais

P O R T O M A R A V I L H A

P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A P O R T O M A R A V I L H A Porto do Rio Zona Portuária Hoje Da fundação aos dias de hoje Oficialmente, o Porto do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1910, o que impulsionou o

Leia mais

Situação Geográfica e Demográfica

Situação Geográfica e Demográfica Guarulhos História A memória é a base para a construção da identidade, da consciência do indivíduo e dos grupos sociais de um determinado local. A maioria das fontes de memória de Guarulhos traz que sua

Leia mais

Mercado Imobiliário PIRACICABA - SP

Mercado Imobiliário PIRACICABA - SP Mercado Imobiliário PIRACICABA - SP Fonte: SEADE PIRACICABA CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS Território e População Área: 1.378,501 km² População (estimativa IBGE 2013): 385.287 mil habitantes Densidade Demográfica

Leia mais

VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO

VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO ASSEMAE VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO Título do trabalho O SEMASA E O TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ Nome do Autor ISABEL CRISTINA ALEIXO DIAS CURRÍCULO DO AUTOR

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais