ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MAQUINÉ LEI NO. 327/97 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1997.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MAQUINÉ LEI NO. 327/97 DE 22 DE DEZEMBRO DE 1997."

Transcrição

1 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MAQUINÉ LEI NO. 327/97 DE 22 DE DEZEMBRO DE Institui o PLANO DIRETOR de MAQUINÉ, suas Diretrizes Gerais e dá outras providências. EDENIR JOSÉ RECH, Prefeito Municipal de MAQUINÉ, Estado do Rio grande do Sul, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte. L E I CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Fica instituído o Plano Diretor de Maquiné, suas Diretrizes Gerais de acordo com, a presente Lei. Art. 2 - É objetivo do Plano a organização física de Maquiné para pleno desenvolvimento urbano através de: I Ordenação do crescimento urbano; II Organização espacial adequada às funções urbanas pelo zoneamento de usos e previsão de equipamentos; III Controle de Intensidade de ocupação do solo pela fixação de índices urbanísticos.

2 Lei. Art. 3 - Todos os projetos de obras públicas ou privadas ficam sujeitos ás diretrizes desta Art. 4 - A complementação e revisão do plano serão elaborados pelo órgão de planejamento e encaminhados pelo Executivo à Câmara Municipal após a apreciação de Conselho do Plano Diretor. Art. 5 - A complementação e revisão previstas no artigo anterior deverão ser elaboradas com o objetivo de atualizar e adequar as diretrizes propostas pela presente Lei às novas situações decorrentes de modificações e alterações ocorridas no espaço urbano após a realização de Plano Diretor de Maquiné. Parágrafo Único Prioritariamente, deverão ser revisados e atualizados os seguintes aspectos no Plano de Desenvolvimento Integrado: I Caracterização das áreas de expansão urbana com respectiva definição de usos e índices urbanísticos; II Previsão de áreas industriais compatíveis com a importância do município neste setor; III Traçado urbano que contemple a estrutura espacial da cidade pela definição detalhada de seu sistema viário, conforme o estabelecimento nos artigos 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14. IV Previsão e localização de equipamentos urbanos conforme necessidade de melhoria da qualidade de vida da população, no que se refere a: - Educação; - Lazer e recreação; - Abastecimento; - Saúde e segurança; - Áreas habitacionais para a população de baixa renda; - Áreas de preservação conforme o código florestal. uso. V Revisão do zoneamento com o objetivo de melhor caracterizar as deferentes zonas de Art. 6 - Integra o Plano Diretor, aprovado pela Lei, uma planta na escala 1:2000, contendo diretrizes do sistema viário e do zoneamento dos usos urbanos e uma planta na escala 1:20000 com o plano integrado. CAPÍTULO II DAS DIRETRIZES DO PLANO SEÇÃO I Do Sistema Viário

3 Art. 7 - O sistema viário determinado pelo Plano obedecerá a seguinte hierarquia de vias conforme o quadro de perfis viários: - Rodovias federais, estaduais e municipais; - Avenidas; - E ruas principais, secundarias, de acesso e passagem de pedestres. Art. 8 - No traçado das vias públicas deverão ser observados: a) Ângulo de interseção não inferior a 60 ; b) As curvas reversas evitadas no possível; se existentes deverão ser ligadas por tangentes de comprimento mínimo de 30(trinta) metros. Art. 9 - As dimensões do leito e passeio deverão corresponder a múltiplos de faixas de veículos e pedestres de acordo com, o s seguintes gabaritos: a) Para cada faixa de veiculo estacionado paralelo à guia 2,50m(dois metros e cinqüenta centímetros); b) Para cada faixa de veiculo em movimento (pequena velocidade) 3m(três metros); c) Para cada faixa de veiculo em movimento (grande velocidade) 3,50m(três metros e cinqüenta centímetros); d) Para cada fila de pedestres 0,80m(oitenta centímetros); e) Para cada fila de ciclistas 075m(setenta e cinco centímetros). Art Para efeito desta Lei, as vias públicas obedecerão ao seguinte: AVENIDAS LARGURA(m) DECLIVIDADE MÁXIMA (%) RAIO CURVATURA(m) MÍNIMA 0,5 MÁXIMA 100 Ruas Principais ,5 100 Ruas Secundárias ,5 80 Ruas de Acesso ,5 30 Passagem de pedestres ,5 -- Art Nas áreas industriais, as vias deverão adotar os critérios a serem estabelecidos pelo órgão de planejamento.

4 Art A extensão das vias de acesso, somada a da praça de retorno, não devera exceder a 100(cem) metros e a da praça de retorno deverá ter diâmetro mínimo de 20(vinte) metros. Art Os passeios para pedestres, nas vias de circulação de veículos, terão, no mínimo 1,80m(um metro e oitenta centímetros) e declividade máxima de 3%(três por cento) desde a testada ate a linha do cordão. Art A disciplina do transito sentido, direção, pontos de embarque e desembarque; estacionamento e outras disposições levara em consideração o sistema viário e as diretrizes do Plano. SEÇÃO II Do Zoneamento Art Considera-se zoneamento, para fins da presente Lei, a divisão do Município em áreas de uso diferenciado. Parágrafo Único O Município fica dividido em áreas: a) Urbana; b) Rural. Art As áreas urbanas, seguindo os usos e intensidade de ocupação, serão as seguintes: ZC1 Zona Comercial Um; ZC2 Zona Comercial Dois; ZC3 Zona Comercial Três; ZR1 Zona Rural Um; ZR2 Zona Rural Dois; ZR3 Zona Rural Três; ZI Zona Industrial; ZE Zona de Uso Especial. Parágrafo Único Poderão ser criadas outras zonas de uso, segundo o parecer do órgão de planejamento, devendo haver estudos especiais para cada caso. Art As zonas terão as delimitações constantes na planta de zoneamento, parte integrante desta Lei, em escala 1:2000, do Plano Diretor do Município. Parágrafo 1 - Quando os limites das zonas estiverem entre quadras, o limite a ser adotado devera ser de 40m(quarenta) metros, a contar do inicio da testada do terreno.

5 Parágrafo 2 - Os casos que não se enquadrarem nesta Lei serão analisador, individualmente, pelo órgão de planejamento. Art. 18 Em cada área haverá usos conforme e permissível, proibido qualquer outro. Parágrafo 1 - Por uso conforme entende-se aquele devera predominar na área, dando-lhe características. Parágrafo 2 - Por uso permissível entende-se aquele capaz de se desenvolver na área sem comprometer as suas características. Art Os usos conforme e permissível, segundo as diferentes zonas, são os estabelecidos na Seção III desta Lei. Art. 20 Para efeito desta Lei, considera-se por definição, os seguintes usos: Uso 1 RESIDENCIAL UNIFAMILIAR - Edificações destinadas ao uso de uma família ou habitação unifamiliar, correspondente a uma habitação por lote mínimo de 360m² (trezentos e sessenta metros quadrados), ressalvados os terrenos existentes com menos área, na data da promulgação da Lei. Uso 2 RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR Edificações destinadas ao uso de mais de uma família, em residências dispostas horizontalmente, com espaços e instalações comuns às habitações do conjunto residencial, os quais podem se caracterizar como: a) Conjunto compreendido ate 6(seis) unidades. Deve corresponder a cota ideal de terreno igual ou superior a 250m²(duzentos e cinqüenta metros quadrados) por unidade, e servidos de espaços de utilização comum. b) Conjunto formado por mais de 6(seis) unidades. Deve corresponder a cota ideal de terrenos igual ou superior a 200m²(duzentos metros quadrados) por unidade e servidos de espaços de utilização comum, destinados ao lazer, correspondendo, no mínimo 22% da área total do conjunto. Uso 3 RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR Edificações destinadas ao uso de mais de uma família, em residências agrupadas verticalmente. Devem ser satisfeitas as exigências quanto cota ideal do terreno por unidade, segundo a zona. Uso 4 COMÉRCIO DE ABASTECIMENTO Estabelecimentos de venda direta ao consumidor de produtos alimentícios de utilização diária, como: açougues, armazéns, fruteiras, padarias e mercearias, minimercados e congêneres. Uso 5 COMÉRCIO VAREJISTA Estabelecimentos de venda direta ao consumidor de bens duráveis ou gêneros alimentícios, de aquisição periódica, como: bares, cafés lancherias, restaurantes, confeitarias e bombonieres, supermercados e centros comerciais, livrarias e papelarias, farmácias, drogarias e perfumarias, artigos de couro e vestuário, tabacarias e bares, lojas de ferragens e matérias de construção, desde que a varejo; joalherias, óticas, e cine/foto/som, eletrodomésticos, boutiques, floristas e loja de discos, funerárias, etc.

6 Uso 6 COMÉRCIO ATACADISTA Estabelecimentos de venda por atacado; abastecedores do comércio de abastecimento e varejo, como: armazéns de estocagem de mercadorias, terminais atacadistas, entrepostos de mercadorias, armazéns de frios e frigoríficos, depósitos de materiais de construção, depósitos de gás, máquinas, veículos e equipamentos, depósitos em geral, etc. Uso 7 SERVIÇOS PESSOAIS E ARTESANATO Estabelecimentos de prestação de serviços pessoais, tais como: tinturarias e lavanderias, vigilância, limpeza e dedetizaçao, barbearias e salões de beleza, sapateiros e alfaiatarias, estúdios e ateliês, oficinas de concerto de aparelhos elétricos e objetos de uso domestico, pequenas fabricas de características artesanais ou familiar, como: malharias e calçados sob medida, bijuterias e brinquedos, lapidações de pedras preciosas e ourivesaria, etc. Uso 8 SERVIÇOS DE PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS De formação universitária, como: médicos e dentistas, advogados, engenheiros e arquitetos, administradores e sociólogos, etc; exceto veterinários. Técnicos de nível médio, como desenhistas, topógrafos, protéticos, etc. Uso 9 SERVIÇOS ESPECIAIS Bancos, financeiras e escritórios em geral, hotéis e saunas, agências de viagens ligadas ao turismo em geral, rádio, jornais, telefonia, correios e telégrafos, etc. Instituições de ensino, bibliotecas e museus, creches, centros sociais e culturais, associações assistenciais, templos e locais de cultos em geral, cinemas e teatros, clubes associações esportivas e recreativas, órgãos de segurança, ambulatórios e farmácias, laboratórios de analise clinica, etc. Hospitais, casa de repouso e geriatria, policlínicas, consultórios e/ou clinicas veterinárias. Uso 10 OFICINAS Oficinas mecânicas, serralharias e funilarias, reparações e manutenção de veículos automotores, tornearias e marcenarias, reparações de instalações elétricas, hidráulicas e de gás, etc. Uso 11 GARAGENS E POSTOS DE SERVIÇO Garagens e estacionamento s coletivos para veículos de particulares, postos de abastecimento, lavagem e lubrificação exceto de veículos de transporte, borracharias, postos de revenda de gás domestico com deposito de, no máximo, 500kg(quinhentos quilogramas). Uso 12 SERVIÇOS DE TRANSPORTES Garagens de postos de serviços de empresas transportadoras: caminhões, ônibus, táxis, táxis-lotação, garagens de locadoras de veículos com manutenção dos mesmos, etc. Uso 13 PEQUENA INDUSTRIA A industria cuja instalação não exceda a 200m²(duzentos metros quadrados) de área construída e que não prejudique a segurança, o sossego e a saúde de vizinhança, que possua até 20(vinte) operários, que não elimine gases fétidos, poeiras, trepidações e ruídos acima de 50db(cinqüenta decibéis). Uso 14 MÉDIA INDUSTRIA A industria cuja área construída seja superior a 200m²(duzentos metros quadrados), mas que apresente as mesmas características da pequena industria ou aquela que, mesmo com a área construída inferior a 200m²(duzentos metros quadrados) por suas características, tenha mais de 20(vinte) operários e que possa prejudicar a segurança, o sossego e a saúde da vizinhança. Uso 15 GRANDE INDUSTRIA A industria cuja área construída seja superior a 200m²(duzentos metros quadrados) e que, por suas características, ocasione demasiado movimento

7 de pessoas e veículos que prejudique a segurança, o sossego e a saúde da vizinhança, ou aquela que, com qual quer área construída, determine ruídos, trepidações, poluição, de cursos d água, ou que, de um modo geral seja ou venha a ser prejudicial à saúde pública. Uso 16 CASAS NOTURNAS Boates e discotecas, quando não integrantes de clubes ou associações esportivas ou recreativas, motéis, etc. Parágrafo 1 - Atividades cuja localização será definida caso a caso pelo órgão de planejamento: - Rodoviária; - Supermercados e centros comerciais; - Instituições para menores; - Hospitais e asilos; - Casa de repouso e geriatrias; - Sanitários; - Cemitérios; - Funerárias com capelas mortuárias; - Locais para camping; - E instalações para uso do turismo. Parágrafo 2 - Atividades cuja localização será definida caso a caso pelo Conselho do Plano Diretor: - Estádios, hipódromos, autódromos e pistas de pouso de aeronaves; - Extração de minerais; - Indústrias que, por sua natureza, possam constituir-se em perigo de vida para a vizinhança, ou que apresente elevado grau de nocividade, situando-se necessariamente fora do perímetro urbano. Uso 17 USOS ESPACIAIS Reservas naturais, parques, campings, praças e centros esportivos e recreativos, centro administrativo, estabelecimentos institucionais, exceto escolas, instituições para menores, asilos e sanitários, extração de minerais metálicos ou não e similares, estabelecimentos próprios para desenvolvimento do turismo. SEÇÃO III Dos Índices Urbanísticos

8 Art. 22 Para cada área será fixada a intensidade de ocupação própria através de índices urbanísticos. Parágrafo 1 - Para efeito desta Lei, consideram-se os seguintes índices: a) TAXA DE OCUPAÇÃO TO A percentagem de área do lote, ocupada pela projeção horizontal máxima da edificação; b) ÍNDICE DE APROVEITAMENTO IA O quociente entre a área construída máxima e a área do lote; c) COTA IDEAL CI Fração ideal de terreno por unidade habitacional, para fins de Uso 1, 2, 3. Parágrafo 2 - Não serão computados, para efeito do cálculo do índice de aproveitamento nos prédios de habitação coletiva, as garagens, as sacadas, os terraços e os pavimentos térreos, conforme o Art. 29 desta Lei. Art. 23 Na Zona Comercial Um (ZC1) as edificações obedecerão aos seguintes critérios de intensidade de ocupações: I Para Usos conforme 4, 5, 6, 7, 8, 9: (TO = 70%) (IA = 3). II Para Usos permissíveis 1, 2, 3, 6, 10, 11, 17: (TO = 60%) (IA = 3) (CI 360,25 e 200, 100 para os Usos 1, 2, 3, respectivamente). III São proibidos nesta zona: 12, 13, 14, 15 e 16. Art. 24 As edificações na Zona Comercial Um (ZC1), estão isentas de recuo de frente. As edificações deverão manter recuo(r) em ambas as faces laterais e fundos, a partir do primeiro pavimento, calculado pela fórmula: r=h/12 +1, 5, onde h é contado a partir do piso térreo. Art. 25 Na Zona Comercial Dois (ZC2) as edificações obedecerão aos seguintes critérios de intensidade de ocupação: I Para Usos conforme 4, 5, 7, 8: (TO = 70%) (IA = 2). II Para Usos permissíveis 1, 2, 3, 9, 10, 17: (TO = 60%) (IA = 2) (CI 360, 250 e 200, 100 para os USOS 1, 2, 3, respectivamente). III São proibidos nesta zona: 6, 11, 12, 13, 14, 15, 16. Art. 26 As edificações na Zona Comercial Dois (ZC2) estão isentas de recuos de frente. As edificações deverão manter recuo (r) em ambas as faces laterais e de fundos, a partir do primeiro pavimento, calculado pela fórmula: r=h/12+1, 5, onde h é contado a partir do piso térreo.

9 Art. 27 A Zona Comercial Três (ZC3) terá sua definição pelo COMPLAD (Conselho do Plano Diretor) a partir da vigência desta Lei, em área adequada para tal fim, através de Projeto de Lei. Art. 28 Nas zonas comerciais e residenciais definidas nesta Lei, não serão computados no cálculo da altura, nem como área construída, para efeito de cálculo do índice de aproveitamento, nos casos em que o primeiro pavimento for disposto como área coberta para uso coletivo pilotis sendo ocupado apenas como hall de entrada, caixa de escadas, elevadores, acesso às garagens, sala de contadores, portarias, sanitários, apartamentos de zelador ou outras dependências de caráter de serviço comum. Parágrafo Único A área ocupada por estas dependências não poderá ultrapassar a 50%(cinqüenta por cento) da área coberta do pavimento térreo. Art. 29 Nas Zonas Comerciais Um, Dois e Três (ZC1, ZC2, ZC3), em projeção vertical, é permitido às sacadas, a partir do segundo pavimento, e às marquises um avanço sobre o alinhamento ou recuo do terreno conforme caso, na proporção limite de 1/3(um terço) da largura da calçada para as primeiras até o limite de 1,30m(um metro e trinta centímetros) de largura e 2/3(dois terços) da largura da calçada para as últimas. Art. 30 Nas Zonas Residenciais Um (ZR1), as edificações obedecerão aos seguintes critérios de intensidade de ocupação: I Para Usos conforme 1, 2: (TO = 60%) (IA = 2) (CI 360, 250 e 200). II Para Usos permissíveis 4, 7, 8: (TO = 60%) (IA = 2). III São proibidos nesta zona: 3, 5, 6, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. Art. 31 Na Zona Residencial Dois (ZR2), as edificações obedecerão aos seguintes critérios de intensidade de ocupação: I Para Usos conforme 1, 2, 3: (TO = 70%) (IA = 3) (CI 360, 250 e 200, 100). II Para Usos permissíveis 4, 5, 7, 8, 9, 10 e 17: (TO = 70%) (IA = 2). III São proibidos nesta zona: 6, 11, 12, 13, 14, 15 e 16. Art. 32 A Zona Residencial Três (ZR3), de caráter popular, terá sua definição pelo COMPLAD a partir da vigência desta Lei, em área adequada para tal fim, através de Projeto de Lei. Art. 33 Na Zona Industrial (ZI), as edificações obedecerão aos seguintes critérios de intensidade de ocupação: I Uso conforme 12, 13 e 14. II Uso permissível: 6, 9, 10, 11 e 15.

10 Art. 34 As edificações da Zona Residencial Um (ZR1), deverão manter os seguintes recuos: I De frente: recuo de frente para o ajardinamento, como mínimo de 4m(quatro metros), sendo que, nos terrenos de esquina, o recuo será obrigatório nas duas faces do terreno. II Na Zona Residencial Um (ZR1), as edificações com mais de 7m(sete metros) de altura(h), contada a partir do piso do primeiro pavimento, até o forro do último pavimento, deverão manter recuos(r) mínimos laterais e de fundos calculados pela fórmula: r = h/ III Na Zona Residencial Dois (ZR2): a) Para Usos 1 e 2, as edificações com mais de 7m(sete metros) de altura(h), contada a partir do piso do primeiro pavimento até o forro do último pavimento, deverão manter recuos(r) mínimos de laterais e de fundos, calculados pela fórmula: r = h/ b) Para Uso 3, as edificações com mais de 7m(sete metros) de altura(h), contada a partir do primeiro pavimento, até o forro do segundo pavimento, deverão manter recuos(r) mínimos de laterais e de fundos, calculados pela fórmula: r = h/ IV As edificações de até 4(quatro) pavimentos, quando construídas totalmente afastadas das divisas, poderão manter afastamento lateral e de fundos calculados pela fórmula: r = h/12 + 1,5. Parágrafo 1 - Em projeção vertical, é permitido às sacadas, a partir do segundo pavimento, e às marquises, um avanço sobre o recuo do terreno na proporção limite de 1/3(um terço), da largura da calçada para as primeiras até o limite de 1,30(um metro e trinta centímetros) e 2/3(dois terços) da largura da calçada para a última. Parágrafo 2 - Nos terrenos cuja altura(h) média da testada (média aritmética entre a cota máxima e mínima da testada) esteja 2m(dois metros) acima do graide da rua, é permitido a construção de garagens no alinhamento com o aproveitamento do desnível. Parágrafo 3 - Em terrenos, cuja testada for igual, ou inferior a 13,20m(treze metros e vinte centímetros), será obrigatória a reserva de área para estacionamento ou construção de garagens com capacidades de um veículo para cada 270m²(duzentos e setenta metros quadrados) de área construída, excluindo a área da mesma, observando-se o disposto neste artigo e seus parágrafos. Parágrafo 4 - Para o estabelecido neste artigo e seus parágrafos, somente será computado como estacionamento ou garagem aqueles espaços que permitem no máximo dois automóveis por cada acesso direto. Art. 35 Nas edificações de Usos 6, 13, 14 e 15, deverão ser previstas as áreas para carga e descarga, assim como área para estacionamento. Parágrafo Único Fica estabelecido para este artigo que a are para carga e descarga é aquela área, coberta ou não, que viabilize o estacionamento perfeito de caminhões com até 20m(vinte metros) de comprimento sem utilizar para tanto os espaços destinados a calçadas.

11 Art. 36 As edificações deverão ser regidas por Legislação própria, Código de Obras, devendo ser revisado e atualizado em função da presente Lei, pelo órgão de planejamento. Parágrafo 1 - As edificações executadas em desacordo com as diretrizes deste Plano, ou as normas estabelecidas na Legislação das edificações, ficarão sujeitas a embargo administrativo e demolição, sem qualquer indenização por parte do município. Art. 37 A abertura de qualquer via ou logradouro público ou privado deverá enquadrar-se nas normas deste Plano e dependerá de prévia orientação do órgão de planejamento. Art. 38 Os loteamentos e reloteamentos terão Legislação própria, obedecidas às diretrizes do Plano Diretor e respeitada a Legislação Federal pertinente. Art. 39 O Município poderá promover e incentivar reloteamento. Art. 40 Os loteamentos e reloteamentos estão condicionados às áreas com cota superior a 15m(quinze metros) suficientes contra enchentes. Parágrafo Único Enquadra-se nesta mesma exigência o licenciamento de obras de qualquer natureza dentro do perímetro de zoneamento de uso do solo. Art. 41 Anualmente, nos orçamentos do Município, serão destinados recursos para a execução do presente Plano e que constarão, igualmente, nos programas plurianuais de investimentos, atendendo ao dispositivo da Lei Federal n , de 17 de Março de Parágrafo 1 - O órgão de planejamento elaborará anualmente um plano prioritário de obras, que será submetido à apreciação do Prefeito Municipal. Parágrafo 2 - O plano prioritário aprovado pelo Prefeito, na forma do parágrafo anterior, deverá acompanhar a proposta orçamentária anual do Município, enviada pelo Executivo à Câmara Municipal. Parágrafo 3 - Os recursos destinados à execução do Plano serão aplicados segundo critérios estabelecidos pelo órgão de planejamento. CAPÍTULO III DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS Art. 42 Fica o Executivo Municipal autorizado a criar o Conselho do Plano Diretor COMPLAD. Art. 43 As obras do Plano que propiciem especial valorização nas propriedades, poderão ter seu custo ressarcido mediante Contribuição de Melhoria na forma de Lei. Art. 44 Os casos omissos serão objeto de estudo, ouvido o Conselho do Plano Diretor, e, com o parecer do órgão de planejamento, serão resolvidos pelo Prefeito Municipal. Art. 45 Esta Lei entrará em vigor 60(sessenta) dias após sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

12 GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE MAQUINÉ, 22 de dezembro de REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE

PGT - 1* para AUTOMÓVEIS. 1 vaga / unid com área 150 m² 1 vaga / unid c/ área 150 m² 2 vagas / unidade 1 vaga / 5 unidades

PGT - 1* para AUTOMÓVEIS. 1 vaga / unid com área 150 m² 1 vaga / unid c/ área 150 m² 2 vagas / unidade 1 vaga / 5 unidades USO para AUTOMÓVEIS PGT - 1* para AUTOMÓVEIS para BICICLETAS para MOTOCICLETAS Residências Unifamiliares 1 vaga/ unidade - - - 1 vaga / unidade Condomínios Unifamiliares - 2 vagas / unidade 1 vaga de visitante

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 019, DE 09 DE AGOSTO DE 2006. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI COMPLEMENTAR Nº 019, DE 09 DE AGOSTO DE 2006. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ESTABELECE NORMAS SOBRE EDIFICAÇÕES NO CONDOMÍNIO BOSQUES DE ATLÂNTIDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. CELSO BASSANI BARBOSA, Prefeito Municipal de Xangri-Lá, FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Vereadores

Leia mais

JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. JOÃO DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA, Prefeito Municipal de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber que o Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei: LEI MUNICIPAL

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 1 LEI Nº 142/ 82. DE 20 DE 12 DE 1982. DISPÕE SOBRE O ZONEAMENTO DE USOS DO SOLO URBANO. A CÂMARA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS aprovou e eu PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 3.464, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

LEI MUNICIPAL N.º 3.464, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 ANEXO 2 CATEGORIAS DE ATIVIDADES E CLASSIFICAÇÃO Residências Unifamiliares RU Compreendendo: a) residências unifamiliares isoladas; b) residências unifamiliares agrupadas, geminadas ou em série; c) condomínios

Leia mais

ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES.

ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES. 1 ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES. 1.HABITAÇÃO 2.MEIOS DE HOSPEDAGEM 3.COMÉRCIO VAREJISTA I 4.COMÉRCIO VAREJISTA II 5.COMÉRCIO VAREJISTA

Leia mais

PREFEITURA MU ICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MU ICIPAL DE GOVER O

PREFEITURA MU ICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MU ICIPAL DE GOVER O LEI COMPLEMENTAR Nº 273, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera o art. 59 da Lei nº 386, de 17 de fevereiro de 1993, e dá outras providências. O PREFEITO DE PALMAS Faço saber que a Câmara Municipal de Palmas

Leia mais

LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011.

LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011. LEI Nº 1.275, DE 28 DE JULHO DE 2011. Dispõe sobre o uso e ocupação do solo, limites e prescrições urbanísticas da Área Especial de Interesse Social AEIS Padre João Maria e As Dez, localizado no Loteamento

Leia mais

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI Nº 370, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Lei do Sistema Viário do Município de Cafeara, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE CAFEARA APROVA E EU, PREFEITO DO MUNICÍPIO, SANCIONO A SEGUINTE

Leia mais

LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015

LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015 LEI N.º 4.598/15 DE 28 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre condomínios por unidades autônomas e dá outras providências... TEODORA BERTA SOUILLJEE LÜTKEMEYER, PREFEITA DO MUNICÍPIO DE NÃO-ME-TOQUE/RS. FAÇO SABER

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa

Prefeitura Municipal de Lagoa Santa CEP 33400-000 - ESTADO DE MINAS GERAIS LEI Nº 3.318, DE 12 DE SETEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a implantação do Programa "Minha Casa, Minha Vida" - para famílias com renda entre 3 (três)e 6 (seis) salários

Leia mais

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6

ÍNDICE. Capítulo I...5. Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5. Capítulo II...5. Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 ÍNDICE Capítulo I...5 Do Sub-Sistema Viário Estrutural...5 Capítulo II...5 Do Sub-Sistema de Apoio...5 DISPOSIÇÕES FINAIS...6 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATEÚS PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU

Leia mais

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS

PREFEITURA DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOS LEI COMPLEMENTAR Nº 292, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2014. Dispõe sobre a criação da Zona Especial de Interesse Social ZEIS Palmas Sul, estabelece normas para a implantação de Empreendimento Habitacional de Interesse

Leia mais

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão.

O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Lei 4.052, de 13 de março de 2002 Define condições para a instalação de pólos geradores de tráfego, estabelecendo-lhes exigências; critérios para quantidade de vagas de carga e descarga, embarque e desembarque,

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a:

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 1.º Esta lei complementar estabelece as exigências quanto a: Atualizada até LC 610/2007. LEI COMPLEMENTAR N.º 528 DE 18 DE ABRIL DE 2005 ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO PARA EDIFICAÇÕES EM GERAL E A ADOÇÃO DE MEDIDAS MITIGADORAS ÀS ATIVIDADES

Leia mais

BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95

BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95 BRASIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS LEI MUNICIPAL Nº 460/95 INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A CONSTRUÇÃO OU AMPLIA- ÇÃO DE EDIFICAÇÃO COM FINALIDADE HOTELEIRA,

Leia mais

PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria

PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria 2. COMÉRCIO 2.1.Comércio varejista 2.1.1. Comércio varejista INÓCUO: 2.1.1.1.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR ) 1. RESIDENCIAL:.1. Habitação.2. Habitação para zeladoria 2. COMÉRCIO.1.Comércio varejista.1.comércio varejista INÓCUO:.1. antigüidades.2.

Leia mais

Anexo 11. projetos especiais

Anexo 11. projetos especiais Anexo 11 projetos especiais L.C. 434/99, atualizada e compilada até a L.C. 667/11, incluindo a L.C. 646/10. Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria do Planejamento Municipal PROJETOS ESPECIAIS

Leia mais

LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR Nº 003/2007

LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR Nº 003/2007 LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR Nº 003/2007 DISPÕE SOBRE O PLANO VIÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOIOERÊ EM CONFORMIDADE COM A LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR Nº 001/2007 LEI DO PLANO DIRETOR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A

Leia mais

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN)

Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo. 0,5-0,5 0,5 3 pavim. Altura máxima de 13m. 8,5m 15% - - 15% Das Disposições Gerais (IPHAN) Logradouro: Rua Francisco Manoel, 10 1ª Categoria Terreno: 1400m² Observações: PMP: SIP3 INEPAC: Conjunto XI / 3 IPHAN: 1ª categoria, tipo V Prefeitura INEPAC IPHAN Resumo Taxa de ocupação 30% - 30% 30%

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL 2003. do PORTARIA Nº 260/DGAC, DE 17 DE FEVEREIRO DE Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído Aeródromo Nacional de Aviação - Goiânia.

Leia mais

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html

http://devel.americana.sp.gov.br/americanav5/legislacao/lei_3115.html Page 1 of 5 LEI Nº 3.115, DE 05 DE DEZEMBRO DE 1997. Alterada pelas Leis nº 3.279, de 17/03/1999 e nº 3.611, de 26/12/2001 (Observar a Lei nº 3.502, de 26/12/2000 - Conversão dos valores expressos em unidades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PLANO DIRETOR MUNICIPAL ANEXO XII

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PLANO DIRETOR MUNICIPAL ANEXO XII PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PLANO DIRETOR MUNICIPAL ANEXO XII ÁREAS DESTINADAS A ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS, CARGA E DESCARGA DE MERCADORI-

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Estado do Paraná

Prefeitura do Município de Londrina Estado do Paraná Ofício nº./2014-gab. Londrina, A Sua Excelência, Senhor Rony dos Santos Alves Presidente da Câmara Municipal Londrina - Pr Assunto: Encaminha Projeto de Lei Altera os incisos I, II e III do art. 3º, da

Leia mais

TABELA I CASAS POPULARES OU DE INTERESSE SOCIAL UNIFAMILIAR

TABELA I CASAS POPULARES OU DE INTERESSE SOCIAL UNIFAMILIAR -fl.44- TABELA I CASAS POPULARES OU DE INTERESSE SOCIAL UNIFAMILIAR PÉ DIREITO REVESTIMENTO PAREDES 01 SALA DE ESTAR 2.00 8.00 1/8 1/16 2.50 3 x P.D. - - 02 DORMITÓRIO ÚNICO 2.00 8.00 1/8 1/16 2.50 3 x

Leia mais

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares Lei 1620/1997 - Secretaria de Urbanismo e Controle Urbano - www.urbanismo.niteroi.rj.gov.br 0 Lei

Leia mais

Prefeitura Municipal de Registro

Prefeitura Municipal de Registro Prefeitura Municipal de Registro Departamento Municipal de Administração Rua José Antônio de Campos, nº 250 Centro CEP: 11.900-000 Registro SP Fone: (13) 3828-1000 Fax: (13) 3821-2565 e-mail prefeitura@registro.sp.gov.br

Leia mais

196,6 referente à habitação unifamiliar isolada e habitação multifamiliar única e isolada R$ 196,60.

196,6 referente à habitação unifamiliar isolada e habitação multifamiliar única e isolada R$ 196,60. ANEXO XII LICENÇA PARA EXECUÇÃO DE OBRAS OU SERVIÇOS DE ENGENHARIA 1.0 TERRENO R$ 1.0.1 Análise de terreno referente a desmembramento, remembramento e demarcação, com 163,89 área até 5.000m². 1.0.2 Análise

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Seção III Dos Locais de Reunião Art. 19 - São considerados locais de reunião: I II III IV V - estádio; - auditórios, ginásios esportivos, halls de convenção e salões de exposição; - templos religiosos;

Leia mais

ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO ANEXO III QUADROS DE PARÂMETROS DE USO E SOLO USOS PERMITI PERMISSÍVEL PROIBI Habitação unifamiliar uma por lote Comércio e serviço vicinal de pequeno porte 1 e 2 Comércio e serviço de bairro Comunitário

Leia mais

Lei Municipal N.º 1414

Lei Municipal N.º 1414 Subseção II Dos Estacionamentos e Guarda de Veículos Art. 41 - Os locais para estacionamento ou guarda de veículos podem ser cobertos ou descobertos, podendo se destinar em ambos os casos à utilização

Leia mais

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I Resolução Normativa SÚMULA: Dispõe sobre os parâmetros de ocupação do solo para a Zona Especial de Controle de Gabarito no Município de Guarapuava. O CONCIDADE, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

Notas: Aprovada pela Deliberação Ceca nº 868, de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 19 de maio de 1986

Notas: Aprovada pela Deliberação Ceca nº 868, de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 19 de maio de 1986 IT-1815.R-5 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES (PERMANENTES E TRANSITÓRIAS), GRUPAMENTOS DE EDIFICAÇÕES E CLUBES. Notas: Aprovada pela Deliberação

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 408, DE 2012 Altera a Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências, para alargar a faixa não

Leia mais

LEI Nº 5628/99 O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 5628/99 O PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 5628/99 Altera disposições da Lei nº 3.377, de 23 de julho de 1984, referentes à implantação de postos de revenda de Gás Liquefeito de Petróleo GLP e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996.

PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA AERONÁ UTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 490/DGAC, de 06 de setembro de 1996. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto

Leia mais

PURP 36 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP7 UP7 SETOR DE HOTÉIS DE TURISMO - SHT ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA

PURP 36 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO AP7 UP7 SETOR DE HOTÉIS DE TURISMO - SHT ESCALA PREDOMINANTE: BUCÓLICA AP7 UP7 Folha 1 / 7 AP7 UP7 Folha 2 / 7 VALOR PATRIMONIAL A ATRIBUTOS DE CONFIGURAÇÃO URBANA: TECIDO (MALHA / PARCELAMENTO DO SOLO / CHEIOS E VAZIOS) A orla foi idealizada por Lucio Costa, em consonância

Leia mais

LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP

LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP LOTEAMENTO VILLAGGIO DI FIRENZE Av. Dr. Armando Sales de Oliveira Nº 400 Franca - SP CARTILHA DE CONSTRUÇÃO Seguem especificações para as construções nos lotes do Loteamento Villaggio Di Firenze: A) Conforme

Leia mais

LEI Nº 4.486 DE 28 DE OUTUBRO DE 2014

LEI Nº 4.486 DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 LEI Nº 4.486 DE 28 DE OUTUBRO DE 2014 DISPÕE sobre a aprovação de projetos de condomínios residenciais, horizontal e vertical, no perímetro urbano do Município de Não-Me-Toque... TEODORA BERTA SOUILLJEE

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS 04 vias do processo contendo na capa o número

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº / 05

PROJETO DE LEI Nº / 05 PROJETO DE LEI Nº / 05 DISPÕE SOBRE O USO DA BICICLETA E O SISTEMA CICLOVIÁRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Uberlândia, APROVA: Art. 1º. Esta lei regula o uso da bicicleta e o sistema

Leia mais

PROJETO LEI Nº Autoria do Projeto: Senador José Sarney

PROJETO LEI Nº Autoria do Projeto: Senador José Sarney PROJETO LEI Nº Autoria do Projeto: Senador José Sarney Dispõe sobre loteamento fechado de áreas consolidadas regularizadas ou em fase de regularização, altera em parte as Leis n 6.766/79 e n 6.015/73 e

Leia mais

Parágrafo único. A instalação dos equipamentos e mobiliários referidos no art. 2º desta Lei deverá respeitar o direito à paisagem.

Parágrafo único. A instalação dos equipamentos e mobiliários referidos no art. 2º desta Lei deverá respeitar o direito à paisagem. LEI Nº 13.516, de 04 de outubro de 2005 Dispõe sobre a exploração da utilização e da comercialização, a título oneroso, das faixas de domínio e das áreas adjacentes às rodovias estaduais e federais delegadas

Leia mais

NORMAS APLICÁVEIS A PROJETO DE EDIFICAÇÃO MULTIRESIDENCIAL 2ª Versão 22/11/2005 (Por tipo de planta)

NORMAS APLICÁVEIS A PROJETO DE EDIFICAÇÃO MULTIRESIDENCIAL 2ª Versão 22/11/2005 (Por tipo de planta) 1/7 COORDENADORIA DE CONTROLE URBANO DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO DIVISÃO DE LICENCIAMENTO MULTIRESIDENCIAL NORMAS APLICÁVEIS A PROJETO DE EDIFICAÇÃO MULTIRESIDENCIAL 2ª Versão 22/11/2005 (Por tipo de

Leia mais

Art. 3º - Para fins de coletas, fica definido por região as seguintes. I Região do Picerno, primeira semana do mês de Outubro;

Art. 3º - Para fins de coletas, fica definido por região as seguintes. I Região do Picerno, primeira semana do mês de Outubro; PROJETO DE LEI DE 03 DE MAIO DE 2011. DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA SEMANA DO CATA TRECO NO MUNICIPIO DE SUMARÉ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, promulgo a seguinte Lei: Faço

Leia mais

Dispõe sobre o Sistema Viário Básico do Município de Nova Mutum e dá outras providências.

Dispõe sobre o Sistema Viário Básico do Município de Nova Mutum e dá outras providências. LEI COMPLENTAR Nº 136, DE 15 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre o Sistema Viário Básico do Município de Nova Mutum e dá outras providências. O Sr. Adriano Xavier Pivetta, Prefeito Municipal de Nova Mutum, Estado

Leia mais

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos.

DIRETORIA DE ENGENHARIA. ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para implantação de oleodutos. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio, oleodutos. APROVAÇÃO EM: Portaria SUP/DER-

Leia mais

Prefeitura Municipal de Campinas. Lei de Uso e Ocupação do Solo

Prefeitura Municipal de Campinas. Lei de Uso e Ocupação do Solo Prefeitura Municipal de Campinas Lei de Uso e Ocupação do Solo 1988 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Lei de Uso e Ocupação do Solo compilação 4º. edição de atualização 2011 concluída em Março/2011 sob

Leia mais

Diário Oficial Eletrônico

Diário Oficial Eletrônico LEI N 1314/2014 Estabelece normas para edificação em parcelamento do solo para fins urbanos no Município de Capim Branco, dispõe sobre a regularização e autorização de construção em condomínio fechado

Leia mais

DECISÃO Nº 119, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2011.

DECISÃO Nº 119, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2011. DECISÃO Nº 119, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2011. Aprova o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeródromo de Paraty. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no exercício da competência

Leia mais

II Desenho na escala de 1:100 (uma para cem); III Cotas necessárias à perfeita compreensão do projeto; 1º - O projeto simplificado deverá apresentar:

II Desenho na escala de 1:100 (uma para cem); III Cotas necessárias à perfeita compreensão do projeto; 1º - O projeto simplificado deverá apresentar: Institui Projeto Simplificado e dispõe sobre a forma de apresentação de projetos de construção de edificações residenciais unifamiliares, e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUARATINGUETÁ

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO LEI COMPLEME TAR º 203, DE 17 DE MARÇO DE 2010 Regulamenta os usos admitidos e índices urbanísticos da Área de Urbanização de Interesse Turístico - AUIT do município de Palmas seguinte Lei: O PREFEITO

Leia mais

ANEXO 3.4 folha 1/10 ATIVIDADES PERMITIDAS CONFORME SUA ZONA AMBIENTAL

ANEXO 3.4 folha 1/10 ATIVIDADES PERMITIDAS CONFORME SUA ZONA AMBIENTAL ANEXO 3.4 folha 1/10 ZA R1 de duas economias) comunitários e clubes e ZA R2 comunitários e clubes e ANEXO 3.4 folha 2/10 ZA M1 CATEGORIA 2 - Comercial e de Serviços (com até 300,00 m² de área construída)

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL CONDURB, REALIZADA EM 23 DE SETEMBRO DE 2003.

ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL CONDURB, REALIZADA EM 23 DE SETEMBRO DE 2003. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Aos vinte e três dias de setembro de dois mil e três, foi realizada reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPENSAÇÕES POR NÃO CEDÊNCIA DE TERRENOS PARA EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS DECORRENTE DA APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS

REGULAMENTO DE COMPENSAÇÕES POR NÃO CEDÊNCIA DE TERRENOS PARA EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS DECORRENTE DA APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS REGULAMENTO DE COMPENSAÇÕES POR NÃO CEDÊNCIA DE TERRENOS PARA EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS DECORRENTE DA APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS 1. O Regulamento referente à compensação pela não

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUIS SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E HABITAÇÃO SEMURH

PREFEITURA DE SÃO LUIS SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E HABITAÇÃO SEMURH Projeto de Lei nº, de de de Institui o primeiro plano municipal de incentivo à construção civil, e dá outras providências. O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão Faço saber a todos os seus

Leia mais

ATELIÊ DE PROJETO 2 PROGRAMA DE NECESSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE O TERRENO

ATELIÊ DE PROJETO 2 PROGRAMA DE NECESSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE O TERRENO PROGRAMA DE NECESSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE O TERRENO Prof: Andréa Dall Olio ANÁLISE DO ARQUITETO EXIGÊNCIAS DO USUÁRIO PROGRAMA DE NECESSIDADES Etapa destinada à determinação das exigências de caráter

Leia mais

LEI DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Nº 14.460 DE 16.01.2014

LEI DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Nº 14.460 DE 16.01.2014 LEI DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Nº 14.460 DE 16.01.2014 D.O.E/RS - 17.01.2014 Dispõe sobre o reajuste dos pisos salariais, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, para as categorias profissionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO LIBERDADE PARA TODOS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAMIRANGA CEARÁ

ADMINISTRAÇÃO LIBERDADE PARA TODOS PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAMIRANGA CEARÁ Lei Complementar nº. 05/2009 ADMINISTRAÇÃO Dispõe obre a alteração da taxa e turismo da Lei nº 096/2003 dá outras providências. Luís Eduardo Viana Vieira, Prefeito Municipal de Guaramiranga, Estado do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ESTADO DO ESPÍRITO SANTO LEI Nº668/2005 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO NO CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL - LEI Nº513/2001. O Prefeito Municipal de Venda Nova do Imigrante,

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul LEI Nº 4.833 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 DISPÕE SOBRE O IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO E SOBRE A TAXA DE COLETA, REMOÇÃO E DESTINAÇÃO DO LIXO PARA O EXERCÍCIO DE 2010, CONCEDE ISENÇÕES E DÁ OUTRAS

Leia mais

Minuta. Art. 1 - A tabela do anexo XII da Lei n. 5890/2006 passa a viger nos termos do anexo desta Lei.

Minuta. Art. 1 - A tabela do anexo XII da Lei n. 5890/2006 passa a viger nos termos do anexo desta Lei. Minuta Projeto de Lei n. /2010 Altera a tabela do anexo XII Lei n. 5890 de 31 de Outubro de 2006. A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, Aprova e o Prefeito Municipal

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em indústrias... 331 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

DrsPÕE sobre NoRMAS ffirnts para

DrsPÕE sobre NoRMAS ffirnts para l,.município,e DE TENENTE PORTELA PROJETO DE LEt No 24, DE 23 DE MARçO DE Sala dhe Sogsôes 2? to, Êarí Câmara Municipat de Vereadores de Tenente Portela PROTOCOLO RECEBIDO EM Aslçi.j DrsPÕE sobre NoRMAS

Leia mais

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA

PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA PLANO DIRETOR DA FAHOR FACULDADE HORIZONTINA O CONSELHO DE EDUCAÇÃO da FAHOR Faculdade Horizontina, no uso de suas atribuições aprovou o seguinte Plano Diretor para o Campus Arnoldo Schneider: DISPOSIÇÕES

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU P.32818/99 LEI Nº 4553, DE 08 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre Perfuração de Poços para Captação de Águas Subterrâneas no Município de Bauru e dá outras providências. NILSON COSTA, Prefeito Municipal de Bauru,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 15 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 3 CONTROLE DE FUMAÇA NATURAL EM INDÚSTRIAS, DEPÓSITOS

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB

PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB PLANO DIRETOR DE TRANSPORTE E MOBILIDADE DE BAURU - PLANMOB O QUE É O Plano Diretor de Transporte e da Mobilidade é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município,

Leia mais

Lei Municipal N.º 1413

Lei Municipal N.º 1413 1 EMENTA: -- Disciplina o parcelamento da terra no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. A Câmara Municipal Aprova e Eu Sanciono a Seguinte Lei: -- CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art.

Leia mais

MINUTA DA FUTURA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOP LIFE CLUB & RESIDENCE

MINUTA DA FUTURA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOP LIFE CLUB & RESIDENCE MINUTA DA FUTURA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL TOP LIFE CLUB & RESIDENCE Pelo presente instrumento particular, em cumprimento à determinação contida no artigo 9º da Lei 4.591, de 16.12.1964, MRV

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 10.462 Regulamenta critérios para operação e manutenção de reservatórios de água potável superiores e inferiores (cisternas), de estabelecimentos

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo através

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul LEI Nº 4.944 DE 27 DE OUTUBRO DE 2010 DISPÕE SOBRE O ZONEAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE SÃO CAETANO DO SUL. JOSÉ AURICCHIO JÚNIOR, Prefeito Municipal de São Caetano do Sul, no uso das atribuições que

Leia mais

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS 4.1 Disposições gerais Art. 61 - A execução de obras, incluindo os serviços preparatórios e complementares, suas instalações e equipamentos, embora que temporários,

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007. Estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007. Estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares e dá outras providências. ANTEPROJETO DE LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL PARA ESTABELECIMENTO DE NORMAS ESPECIAIS PARA FUNCIONAMENTO DE BARES E SIMILARES NA REGIÃO DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL LEI MUNICIPAL Nº..., de... de... de 2007

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ KL Serviços e Engenharia S/C PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO PDDU LEI DO SISTEMA VIÁRIO LEI Nº Dispõe sobre o sistema Viário do Município de Quixadá e dá outras

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROJETO DE LEI Nº 051/2012 PROJETO DE LEI Nº 051/2012 Torna obrigatória a adoção de pavimentação ecológica nas áreas que menciona e dá outras providências. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DECRETA: Artigo 1º

Leia mais

Projeto de Lei nº 106/2010

Projeto de Lei nº 106/2010 Projeto de Lei nº 106/2010 Estabelece diretrizes para o controle da poluição sonora na cidade de São Paulo e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA: Art. 1º Esta Lei estabelece

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área

Leia mais

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA

GE.01/202.75/00889/01 GERAL GERAL ARQUITETURA / URBANISMO INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA INFRAERO GE.01/202.75/00889/01 1 / 6 01 REVISÃO GERAL 07.07.05 ARQ. CLAUDIA REV. M O D I F I C A Ç Ã O DATA PROJETISTA DESENHISTA APROVO Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária ESCALA DATA

Leia mais

LAUDE DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO PARA VENDA EM HASTA PÚBLICA

LAUDE DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO PARA VENDA EM HASTA PÚBLICA 0 Helcio Kronberg Avaliador e Leiloeiro Público Oficial R. Emiliano Perneta, 736 Centro - Curitiba/PR Fone/Fax 41 3233-1077 LAUDE DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO PARA VENDA EM HASTA PÚBLICA Processo 0033193-67.2011.8.16.0179-1ª

Leia mais

Indicaçã. Chefe. Poder. Executivo. do egulamentaçã. Recomenda. do Município. ções. edificaçõ

Indicaçã. Chefe. Poder. Executivo. do egulamentaçã. Recomenda. do Município. ções. edificaçõ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMAC Indicaçã ção CONSEMAC nº 032/2013, de 18 de junho de 2013. Recomenda ao

Leia mais

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO

DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DA CASA DE LIXO A entrada do processo é feita no protocolo da EMSURB localizada na portaria do Parque da Sementeira. Após a análise é fornecida a DECLARAÇÃO E O PARECER TÉCNICO

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI N. 1.022, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Institui o Sistema Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e o Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e dá outras providências." O GOVERNADOR

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS 1º. P.D.D.U. PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO DE DOIS LAJEADOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS 1º. P.D.D.U. PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO DE DOIS LAJEADOS PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS LAJEADOS 1º. P.D.D.U. PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DO MUNICÍPIO DE DOIS LAJEADOS PLANO DIRETOR DE DIRETRIZES URBANAS DO MUNICÍPIO DE DOIS LAJEADOS ÍNDICE...PAG DAS

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 2: ESQUEMA GERAL DA TUBULAÇÃO TELEFÔNICA. RECOMENDAÇÕES A tubulação telefônica é dimensionada em função da quantidade de pontos telefônicos previsto para cada parte do edifício. Cada ponto telefônico

Leia mais

LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013

LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013 LEI N. 2.174, DE 08 DE OUTUBRO DE 2013 Poder Legislativo Regulamenta área para estacionamento exclusivo de veículos pesados no Município de Lucas do Rio Verde - MT. O Prefeito do Município de Lucas do

Leia mais

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014

RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 RESOLUÇÃO N 495, DE 5 DE JUNHO DE 2014 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de faixa elevada para travessia de pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO CONTRAN, usando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol.

ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. fls. 1/5 ÓRGÃO: DIRETORIA DE ENGENHARIA MANUAL: ADMINISTRAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO Autorização para Implantação de Ductos para Petróleo, Combustíveis Derivados e Etanol. PALAVRAS-CHAVE: Faixa de Domínio,

Leia mais

LEI Nº 4.753 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº 4.753 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 4.753 Dispõe sobre a regularização de obras e atividades que tenham sido concluídas ou iniciadas até 31 de dezembro de 2000. Cria o Fundo para a Sustentabilidade do Espaço Municipal - FUSEM. CAPÍTULO

Leia mais

PURP 62 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO SETOR DE HABITAÇÕES COLETIVAS SUDOESTE - QUADRAS MISTAS QMSW E CENTRO COMERCIAL - CCSW

PURP 62 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO SETOR DE HABITAÇÕES COLETIVAS SUDOESTE - QUADRAS MISTAS QMSW E CENTRO COMERCIAL - CCSW Folha 1 / 19 PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO Folha 2 / 19 DISPOSITIVOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO VALOR PATRIMONIAL PLANILHA DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS E DE PRESERVAÇÃO A ATRIBUTOS

Leia mais

Santo André, 26 de agosto de 2014. À Prefeitura Municipal de Santo André Conselho Municipal de Política Urbana. Ref.

Santo André, 26 de agosto de 2014. À Prefeitura Municipal de Santo André Conselho Municipal de Política Urbana. Ref. Santo André, 26 de agosto de 2014 À Prefeitura Municipal de Santo André Conselho Municipal de Política Urbana Ref.: Revisão da LUOPS O SINDUSCON-SP Sindicato da Industria da Construção Civil do Estado

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO LOCAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE (ÔNIBUS, MICRO ÔNIBUS E VANS)

ANEXO I PROJETO BÁSICO LOCAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE (ÔNIBUS, MICRO ÔNIBUS E VANS) ANEXO I PROJETO BÁSICO LOCAÇÃO DE TRANSPORTE TERRESTRE (ÔNIBUS, MICRO ÔNIBUS E VANS) PROJETO BÁSICO 2/5 1. DADOS DA INSTITUIÇÃO ORGÃO / ENTIDADE PROPONENTE AADC - AGÊNCIA AMAZONENSE DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Cristiane Vieira Responsável pela Aprovação de Projetos. Operações Centrais de Rede. Apresentação Técnica sobre Instalações Prediais de Gás Natural

Cristiane Vieira Responsável pela Aprovação de Projetos. Operações Centrais de Rede. Apresentação Técnica sobre Instalações Prediais de Gás Natural Cristiane Vieira Responsável pela Aprovação de Projetos Operações Centrais de Rede Apresentação Técnica sobre Instalações Prediais de Gás Natural 2 Índice 1. Objetivo 2. Documentos Necessários p/ a Apresentação

Leia mais

LEI Nº 5138 DE 28 DE DEZEMBRO DE 1992

LEI Nº 5138 DE 28 DE DEZEMBRO DE 1992 LEI Nº 5138 DE 28 DE DEZEMBRO DE 1992 DR. ANTONIO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, Prefeito Municipal de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, usando das atribuições que me são conferidas por lei. FAÇO SABER

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Civil Regulamento Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade

Leia mais

LEI Nº 848/01 DE, 01 DE OUTUBRO 2.001.

LEI Nº 848/01 DE, 01 DE OUTUBRO 2.001. LEI Nº 848/01 DE, 01 DE OUTUBRO 2.001. INSTITUI A COTA DE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA COMUNITÁRIA PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Jaciara, Estado de Mato Grosso, no

Leia mais