DIREITO PENAL MILITAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PENAL MILITAR"

Transcrição

1 DIREITO PENAL MILITAR Aplicação da Lei Penal Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz

2 Medidas de segurança... A doutrina afirma que o art. 3º, embora preveja a aplicação da lei vigente ao tempo da sentença, deve ser interpretado à luz do art. 5º, XL da CRFB. Assim, a lei penal posterior somente se aplica aos fatos anteriores a sua vigência se trouxer algum benefício ao réu. (UZEDA DE FARIA, Marcelo. Direito Penal Militar. Bahia: Editora Juspodivm, 2012, p. 38.)

3 Lei excepcional ou temporária: Art. 4º A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. Nesse artigo, à exemplo do Código Penal comum, se admite a utra-atividade gravosa das leis excepcionais e temporárias.

4 Tempo do crime: Art. 5º Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o do resultado. Do mesmo modo que o CP, o CPM adota a teoria da atividade. STF, Súmula A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou a crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

5 Lugar do crime Art. 6º Considera-se praticado o fato, no lugar em que se desenvolveu a atividade criminosa, no todo ou em parte, e ainda que sob forma de participação, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Nos crimes omissivos, o fato considera-se praticado no lugar em que deveria realizar-se a ação omitida.

6 Quanto ao lugar do crime, o CPM difere do CP, pois adota uma um sistema misto. Assim, para o crime comissivo, o lugar do crime é definido de acordo com a teoria da ubiquidade, que reconhece tanto o lugar da conduta quanto do resultado. Entretanto, quanto ao crime omissivo, o CPM adota a teoria da atividade considerando local do crime o lugar em que deveria realizar-se a ação omitida.

7 Em razão da adoção da teoria da ubiquidade, que acaba por evitar o denominado conflito negativo de competência, o CPM expressa em seu art. 8º a vedação ao bis in idem, de modo a compatibilizar os institutos nos casos da esfera militar a respeito dos crimes à distancia, que são aqueles iniciados no Brasil e que se consumam fora dele ou vice-versa. Pena Cumprida no Estrangeiro - Art. 8º A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.

8 Territorialidade, Extraterritorialidade: Art. 7º Aplica-se a lei penal militar, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido, no todo ou em parte no território nacional, ou fora dêle, ainda que, neste caso, o agente esteja sendo processado ou tenha sido julgado pela justiça estrangeira. No que tange à lei penal militar no espaço, a legislação penal militar adota, como regra, a territorialidade e a extraterritorialidade irrestrita e incondicionada.

9 Território nacional por extensão: 1 Para os efeitos da lei penal militar consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e os navios brasileiros, onde quer que se encontrem, sob comando militar ou militarmente utilizados ou ocupados por ordem legal de autoridade competente, ainda que de propriedade privada. Para o direito penal militar considera-se extensão do território nacional, as aeronaves ou navios brasileiros sob comando militar ou militarmente utilizados, ainda que de propriedade privada.

10 Ampliação a aeronaves ou navios estrangeiros 2º É também aplicável a lei penal militar ao crime praticado a bordo de aeronaves ou navios estrangeiros, desde que em lugar sujeito à administração militar, e o crime atente contra as instituições militares. Conceito de navio 3º Para efeito da aplicação dêste Código, considera-se navio tôda embarcação sob comando militar.

11 No que tange à aeronave, dispõe o Código Brasileiro de Aeronáutica em seu art. 106: Considera-se aeronave todo aparelho manobrável em vôo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo, mediante reações aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas.

12 Registre-se que ainda se aplica a lei penal militar brasileira, sem prejuízo da aplicação da lei estrangeira, nos crimes cometidos em embarcações e aeronaves estrangeiros, nos casos do 2º, ou seja, quando o lugar estiver sujeito a administração militar e o crime atente contra as instituições militares brasileiras.

13 Militares estrangeiros: APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR Art. 11. Os militares estrangeiros, quando em comissão ou estágio nas fôrças armadas, ficam sujeitos à lei penal militar brasileira, ressalvado o disposto em tratados ou convenções internacionais. Referência a "brasileiro" ou "nacional" Art. 26. Quando a lei penal militar se refere a "brasileiro" ou "nacional", compreende as pessoas enumeradas como brasileiros na Constituição do Brasil. Estrangeiros: Parágrafo único. Para os efeitos da lei penal militar, são considerados estrangeiros os apátridas e os brasileiros que perderam a nacionalidade.

14 Os militares estrangeiros, em comissão ou estágio nas Forças Armadas são tratados como brasileiros, pois prestam serviço militar. O art. 26 dispõe sobre quem será considerado nacional ou brasileiro. Esses termos são considerados sinônimos na lei penal militar, englobando tanto brasileiros natos quanto naturalizados.

15 Equiparação a militar da ativa: Art. 12. O militar da reserva ou reformado, empregado na administração militar, equipara-se ao militar em situação de atividade, para o efeito da aplicação da lei penal militar. O presente dispositivo tem utilidade para fins de aplicação do art. 9º, II e III do CPM. Contudo, há quem sustente que o dispositivo foi superado pela edição do estatuto dos militares que considera os militares listados acima como inativos.

16 Militar da reserva ou reformado: Art. 13. O militar da reserva, ou reformado, conserva as responsabilidades e prerrogativas do pôsto ou graduação, para o efeito da aplicação da lei penal militar, quando pratica ou contra êle é praticado crime militar. Sobre a condição de militar, vale a transcrição dos dispositivos relacionados do Estatuto do Militares que complementam a norma penal: Lei 6.880/80, Art. 3 Os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

17 1 Os militares encontram-se em uma das seguintes situações: a) na ativa: I - os de carreira; II - os incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar inicial, durante os prazos previstos na legislação que trata do serviço militar, ou durante as prorrogações daqueles prazos; III - os componentes da reserva das Forças Armadas quando convocados, reincluídos, designados ou mobilizados; IV - os alunos de órgão de formação de militares da ativa e da reserva; e

18 V - em tempo de guerra, todo cidadão brasileiro mobilizado para o serviço ativo nas Forças Armadas. b) na inatividade: I - os da reserva remunerada, quando pertençam à reserva das Forças Armadas e percebam remuneração da União, porém sujeitos, ainda, à prestação de serviço na ativa, mediante convocação ou mobilização; e II - os reformados, quando, tendo passado por uma das situações anteriores estejam dispensados, definitivamente, da prestação de serviço na ativa, mas continuem a perceber remuneração da União.

19 lll - os da reserva remunerada, e, excepcionalmente, os reformados, executado tarefa por tempo certo, segundo regulamentação para cada Força Armada. 2º Os militares de carreira são os da ativa que, no desempenho voluntário e permanente do serviço militar, tenham vitaliciedade assegurada ou presumida.

20 Defeito de incorporação: Art. 14. O defeito do ato de incorporação não exclui a aplicação da lei penal militar, salvo se alegado ou conhecido antes da prática do crime. A incorporação é o marco legal definidor da condição de militar para fins penais. Considera-se incorporado aquele que presta serviço militar obrigatório. O presente dispositivo apresenta importância vital para os crimes de insubmissão (art. 183) e deserção (art. 187), pois neles a condição de militar é imprescindível à oferta da respectiva ação penal, ou ao seu adequado prosseguimento.

21 Tempo de guerra: Art. 15. O tempo de guerra, para os efeitos da aplicação da lei penal militar, começa com a declaração ou o reconhecimento do estado de guerra, ou com o decreto de mobilização se nêle estiver compreendido aquêle reconhecimento; e termina quando ordenada a cessação das hostilidades. A guerra é a luta entre Estados. Segundo Enio Luiz Rossetto, tempo de guerra, por sua vez, é o tempo que medeia entre a declaração de guerra pelo Presidente da República e a celebração da paz. (ROSSETTO, Enio Luiz. Código Penal Militar comentado. 1ª edição. São Paulo: Editora RT, 2012, p. 135.)

22 Legislação especial. Salário-mínimo: Art. 17. As regras gerais dêste Código aplicam-se aos fatos incriminados por lei penal militar especial, se esta não dispõe de modo diverso. Para os efeitos penais, salário mínimo é o maior mensal vigente no país, ao tempo da sentença. A parte final do dispositivo, segundo afirma Jorge Cesar de Assis, não foi recepcionada pela constituição, haja vista a dicção do texto constitucional em seu art. 7º, inciso IV que veda a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, inclusive o penal.

23 Pessoa considerada militar: Art. 22. É considerada militar, para efeito da aplicação dêste Código, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada às fôrças armadas, para nelas servir em pôsto, graduação, ou sujeição à disciplina militar. A incorporação é o marco legal definidor da condição de militar para fins penais. Considera-se incorporado aquele que presta serviço militar obrigatório.

24 Segundo Renato Brasileiro de Lima, a praça é o indivíduo que, na hierarquia militar, situa-se abaixo do segundo-tenente. Assim, no Exército, temos como praças o Subtenente, os sargentos, cabos, soldados, etc. Por sua vez são considerados oficiais do Exército o primeiro-tenente, segundo tenente, capitão, major, tenente-coronel, coronel, general-de-brigada, general-de-divisão, general-de-exército e Marechal. (LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal, vol. I, Niterói, RJ: Impetus, 2011, p. 484.)

25

26 O posto não se confunde com graduação. Posto é o grau hierárquico do Oficial. Graduação é o grau hierárquico da Praça. Para uma definição adequada de militar devemos utilizar o estatuto dos militares, pois o conceito do art. 22 não é tido como completo, pois trata apenas dos incorporados e se restringe às Forças Armadas.

Direito Penal Militar

Direito Penal Militar Direito Penal Militar Aplicação da Lei Penal Militar Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal Militar DECRETO-LEI Nº 1.001, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969 Código Penal Militar Os

Leia mais

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR Princípio da Legalidade / Princípio Legalidade / Princípio da Anterioridade Art. 1º Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Lei

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 03 e 04

DIREITO PENAL MILITAR MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA. Aulas 03 e 04 MILITAR RETA FINAL CFO PMMG JOÃO PAULO LADEIRA Aulas 03 e 04 APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR Art. 2 Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de consider crime, cessando, em virtude dela,

Leia mais

I Princípio da Legalidade: Constituição Federal: Art. 5º, XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;

I Princípio da Legalidade: Constituição Federal: Art. 5º, XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; * Princípios* I Princípio da Legalidade: Constituição Federal: Art. 5º, XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal; Código Penal: Art. 1º - Não há crime sem

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: DIREITO PENAL 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO 1.1 PRINCÍPIO DA

Leia mais

Direito Penal. Aplicação da Lei Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Aplicação da Lei Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Aplicação da Lei Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO PENAL PARTE GERAL TÍTULO I Da Aplicação da Lei Penal (Redação dada pela Lei nº 7.209,

Leia mais

TÍTULO I Da Aplicação da Lei Penal Militar - Artigos 1 a 28.

TÍTULO I Da Aplicação da Lei Penal Militar - Artigos 1 a 28. TÍTULO I Da Aplicação da Lei Penal Militar - Artigos 1 a 28. 24 ART.1 - Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. XXXIX-CF/88 Para Delmanto o enunciado do art. 1º

Leia mais

SEFAZ DIREITO PENAL Da Aplicação Penal Prof. Joerberth Nunes

SEFAZ DIREITO PENAL Da Aplicação Penal Prof. Joerberth Nunes SEFAZ DIREITO PENAL Da Aplicação Penal Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal DA APLICAÇÃO PENAL CÓDIGO PENAL PARTE GERAL TÍTULO I Da Aplicação Da Lei Penal Anterioridade da

Leia mais

Direito Penal. Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço Prof.ª Maria Cristina Em que local o crime é praticado? Art. 6º do CP Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR - APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR #AQUIÉMONSTER

DIREITO PENAL MILITAR - APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR #AQUIÉMONSTER DIREITO PENAL MILITAR - APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR #AQUIÉMONSTER Questão 01 A) ERRADO. O art. 2º, 1º, CPM (Código Penal Militar), assegura a retroatividade da lei mais benigna. B) CORRETO : Apuração

Leia mais

Direito Penal. Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço. Prof.ª MariaCristina

Direito Penal. Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço. Prof.ª MariaCristina Direito Penal Parte Geral Teoria do Delito Conflito da lei penal no espaço Prof.ª MariaCristina Em que local o crime é praticado? Art. 6º do CP Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a

Leia mais

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso

Lei 4630/76. Professor Rodrigo Cardoso Lei 4630/76 Professor Rodrigo Cardoso LEI Nº 4.630, DE16 DEDEZEMBRO DE 1976 Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências. Art. 1º - O presente

Leia mais

Atenção tem exceção: No caso de Convenções, tratados e regras de direito internacional.

Atenção tem exceção: No caso de Convenções, tratados e regras de direito internacional. Territorialidade, Extraterritorialidade Art. 7º Aplica-se a lei penal militar, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido, no todo ou em parte no território

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL. Agente da Polícia Federal

POLÍCIA FEDERAL. Agente da Polícia Federal POLÍCIA FEDERAL Agente da Polícia Federal Noções de Dto. Penal Prof. Guilherme Rittel EMENTA NOÇÕES DE DIREITO PENAL: 1 Princípios básicos. 2 Aplicação da lei penal. 2.1 A lei penal no tempo e no espaço.

Leia mais

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO

ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE PROFESSOR PAULO SÉRGIO ESTATUTO DA PMGO LEI Nº 8.033, DE 02 DE DEZEMBRO DE 1975. PROFESSOR PAULO SÉRGIO Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militares do Estado de Goiás e dá outras providências. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Leia mais

DIREITO PENAL Retroatividade da lei Ultratividade da lei

DIREITO PENAL Retroatividade da lei Ultratividade da lei 1 -Aplicação da Lei Penal no Tempo ART. 1o do CP PRINCÍPIO DA LEGALIDADE PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL 2 - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Funções do Princípio da Legalidade: Proibir a

Leia mais

Sumário PARTE GERAL... 7 TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL (Redação dada pela Lei nº 7.209, de )... 7 TÍTULO II DO CRIME...

Sumário PARTE GERAL... 7 TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL (Redação dada pela Lei nº 7.209, de )... 7 TÍTULO II DO CRIME... Sumário PARTE GERAL... 7 TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)... 7 TÍTULO II DO CRIME... 13 TÍTULO III DA IMPUTABILIDADE PENAL... 20 TÍTULO IV DO CONCURSO DE

Leia mais

Direito Penal. Eficácia Espacial

Direito Penal. Eficácia Espacial Direito Penal Eficácia Espacial Lugar do Crime Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado

Leia mais

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Direito Penal. Geraldo Domingos Cossalter

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Direito Penal. Geraldo Domingos Cossalter UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Direito Penal Geraldo Domingos Cossalter Ribeirão Preto Outubro 2012... 1 Geraldo Domingos Cossalter RA B35759-2 Direito Penal Trabalho apresentado ao

Leia mais

PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20.

PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20. PROF. REINALDO CIQUEIRA Pós-graduado em Segurança Pública, Direito Processual e Psicologia Jurídica. Agente de Segurança Judiciária Federal - TRT20. Professor há mais de 20 anos. Aprovado em Concursos

Leia mais

EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES EXTRATERRITORIALIDADE DA LEI PENAL PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES São hipóteses em que a lei brasileira é aplicada aos crimes ocorridos fora do Brasil. Exportação da Lei Brasileira. Obs: intraterritorialidade

Leia mais

Aula 1 DIREITO PENAL

Aula 1 DIREITO PENAL Professor: 1 Aula 1 DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL: 1) ART. 1 : PRINCÍPIO DA LEGALIDADE: ARTIGO 5º,XXXIX C.F. Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Origem

Leia mais

CONCURSO MPU/2013 DIREITO PENAL MILITAR PROF. VLADIMIR LUÍS SILVA DA ROSA

CONCURSO MPU/2013 DIREITO PENAL MILITAR PROF. VLADIMIR LUÍS SILVA DA ROSA CONCURSO MPU/2013 DIREITO PENAL MILITAR PROF. VLADIMIR LUÍS SILVA DA ROSA 22/04/2013 1 Professor Vladimir Luís Silva da Rosa. Doutorando em Direito Penal/UBA-Arg. Mestre em Direito Ambiental/UCS. Especialista

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penal Militar p/ PM-RR (Soldado) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penal Militar p/ PM-RR (Soldado) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penal Militar p/ PM-RR (Soldado) - Pós-Edital Professor: Paulo Guimarães AULA 00 APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR Sumário Sumário... 1 1 - Considerações Iniciais... 2 2 -

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.283, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 Cria a Gratificação de Condição Especial do trabalho - GCET, para os servidores militares federais das forças Armadas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

Direito Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) VUNESP Analista de Promotoria MPE/SP - 2010 Com relação à aplicação da lei penal no tempo e ao princípio

Leia mais

Direito Penal 1 (Material de apoio)

Direito Penal 1 (Material de apoio) APLICAÇÃO DA LEI PENAL PRINCÍPIO DA LEGALIDADE (Art. 1º CP e Art 5º, XXXIX, CF) Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal (cláusula pétrea da Constituição Federal

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 7 Prof. Thiago Almeida Crimes contra a organização do trabalho Competência criminal da Justiça Federal Art.

Leia mais

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 01

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 01 LEI PENAL NO TEMPO Várias teorias tentam explicar o Tempo do Crime: TEORIA Teoria da Atividade Teoria do Resultado Teoria Mista Ou Teoria da Ubiquidade TEMPO DO CRIME Momento da ação ou da omissão (conduta)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Processo Penal Militar e sua aplicação Parte 3 Prof. Pablo Cruz Casos de inadmissibilidade de interpretação não literal 2º Não é, porém, admissível qualquer dessas interpretações,

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Direito Penal Militar p/ PM-MG (Oficial) Professor: Paulo Guimarães DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Direito Penal Militar p/ PM-MG (Oficial) Professor: Paulo Guimarães DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Direito Penal Militar p/ PM-MG (Oficial) Professor: Paulo Guimarães AULA 00 APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR Sumário Sumário... 1 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Introdução:

Leia mais

4.8 Comunicabilidade das condições, elementares e circunstâncias 4.9 Agravantes no concurso de agentes 4.10 Cabeças 4.11 Casos de impunibilidade

4.8 Comunicabilidade das condições, elementares e circunstâncias 4.9 Agravantes no concurso de agentes 4.10 Cabeças 4.11 Casos de impunibilidade Sumário NDICE SISTEMÁTICO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO PENAL MILITAR 1. DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR 1.1 O princípio da legalidade e suas funções de garantia 1.2 Abolitio criminis e novatio legis

Leia mais

DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu

DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu DIREITO PENAL Professor: Eduardo Fernandes - Dudu www.eduardofernandesadv.jur.adv.br LEI PENAL E LUGAR DO CRIME; APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO ESPAÇO O LUGAR DO CRIME: Teoria da Ubiquidade (Teoria Mista),

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Critérios legais Parte 3 Prof. Pablo Cruz Art. 9º, II, alíneas e : e) por militar em situação de atividade, ou assemelhado, contra o patrimônio sob a administração militar, ou a ordem

Leia mais

Aula 02. Sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, aplicam-se as normas deste

Aula 02. Sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, aplicam-se as normas deste Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Militar Aula: Inquérito policial militar. Professor (a): Marcelo Uzêda Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 Código: CPPM, art. 4º - Aplicação no espaço

Leia mais

AP A L P I L CA C Ç A Ã Ç O Ã O DA D A LE L I E P E P N E A N L A Art. 1º ao 12 do CP

AP A L P I L CA C Ç A Ã Ç O Ã O DA D A LE L I E P E P N E A N L A Art. 1º ao 12 do CP APLICAÇÃO DA LEI PENAL Art. 1º ao 12 do CP LEI PENAL NO TEMPO Princípio da Legalidade ou Reserva Legal Art. 5º, inciso XXXIX da CR/88: XXXIX - não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal Militar TEMA: Diversos 1. Uma patrulha motorizada, composta por um segundo tenente e um soldado, ao avistar, logo adiante, um aluno oficial fardado, em trânsito,

Leia mais

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 02

Profº Leonardo Galardo Direito Penal Aula 02 A EXCEÇÃO é a Extraterritorialidade: (Artigo 7º do Código Penal) Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.

Leia mais

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo.

Aula 01 Cronu s concursos Estatuto da PM/RN Jardel Cléber de Araújo ESTATUTO DA PM-RN AULA 01. Jardel Cléber de Araújo. ESTATUTO DA PM-RN AULA 01 Jardel Cléber de Araújo 0 CONTEÚDOS SUMÁRIO AULA 01 PÁGINA GENERALIDADES 02 DO INGRESSO NA POLÍCIA MILITAR 04 QUESTÕES 05 GABARITO E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES 07 Prezados futuros

Leia mais

14) Na forma do Art. 7º, I, do Código Penal, não configura caso de extraterritorialidade incondicionada o crime:

14) Na forma do Art. 7º, I, do Código Penal, não configura caso de extraterritorialidade incondicionada o crime: 13) Em uma embarcação pública estrangeira, em mar localizado no território do Uruguai, o presidente do Brasil sofre um atentado contra sua vida pela conduta de João, argentino residente no Brasil, que

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 13/08/2016 DISCIPLINA DIREITO PENAL PARTE GERAL PROFESSOR FRANCISCO MENEZES

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 13/08/2016 DISCIPLINA DIREITO PENAL PARTE GERAL PROFESSOR FRANCISCO MENEZES CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 13/08/2016 DISCIPLINA DIREITO PENAL PARTE GERAL PROFESSOR FRANCISCO MENEZES MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 02 LEI PENAL NO ESPAÇO Ementa Na aula de

Leia mais

Professor Wisley Aula 10

Professor Wisley Aula 10 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA: MATÉRIA 1. JUSTIÇA FEDERAL: A Justiça Federal NÃO JULGA CONTRAVENÇÕES

Leia mais

2. Distinguir Direito Penal Adjetivo de Direito Penal Substantivo

2. Distinguir Direito Penal Adjetivo de Direito Penal Substantivo UD I DIREITO PENAL MILITAR Assunto 01 A Lei Penal Militar e a Justiça Militar 1. Distinguir Direito Penal de Direito Penal Militar A ordem jurídica militar, que se encontra inserida na ordem jurídica geral

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19 Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 PREFÁCIO... 19 Capítulo I DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... 21 1. Conceito... 21 2. Princípio da legalidade

Leia mais

TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL(arts. 1º a 12) Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL(arts. 1º a 12) Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. Anterioridade da lei TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL(arts. 1º a 12) Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. Lei penal no tempo Art. 2º - Ninguém

Leia mais

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única.

Art. 1º. Os membros da Polícia Militar do Estado do Tocantins são remunerados exclusivamente por subsídios fixados em parcela única. LEI Nº 1.162, DE 27 DE JUNHO 2000. Publicado no Diário Oficial nº 942 *Revogada pela Lei nº 2.578, de 20/04/2012 Dispõe sobre os subsídios dos Policiais Militares do Estado do Tocantins, e dá outras providências.

Leia mais

Ana Cristina Mendonça. Processo Penal. Resumos p Conc v13 -Mendonca -Proc Penal-1ed.indd 3 25/04/ :35:43

Ana Cristina Mendonça. Processo Penal. Resumos p Conc v13 -Mendonca -Proc Penal-1ed.indd 3 25/04/ :35:43 Ana Cristina Mendonça 13 Processo Penal 2016 Resumos p Conc v13 -Mendonca -Proc Penal-1ed.indd 3 25/04/2016 10:35:43 capítulo 1 DA APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Leia a lei: Arts. 1º e 2º, do CPP e

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a LEI Nº 3.670, DE 15 DE MAIO DE 2009. Aprova as tabelas de subsídio dos servidores integrantes das categorias funcionais das Carreiras Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, e dá outras providências.

Leia mais

Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. Anterioridade da Lei (Princípio Reserva Legal/Princípio Anterioridade) Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal. Qual quer lei pode definir crimes? Não,

Leia mais

Direito Militar. Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar

Direito Militar. Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar Direito Militar Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar Como estudar Direito Militar Como Estudar Direito Militar - Estudar o básico de direito penal comum; - Observar o artigo 124, e

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - Artigo 124 da CR À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. - Tal dispositivo trata da competência

Leia mais

TERRITORIALIDADE - Artigo 5 o do Código Penal A lei penal, como qualquer lei de Estado, é elaborada para ter vigência em seu território.

TERRITORIALIDADE - Artigo 5 o do Código Penal A lei penal, como qualquer lei de Estado, é elaborada para ter vigência em seu território. TERRITORIALIDADE - Artigo 5 o do Código Penal A lei penal, como qualquer lei de Estado, é elaborada para ter vigência em seu território. Esse é o âmbito de eficácia da legislação penal. Contudo, em determinados

Leia mais

tempo do crime lugar do crime LEIS DE VIGÊNCIA TEMPORÁRIA Art. 3º do CP

tempo do crime lugar do crime LEIS DE VIGÊNCIA TEMPORÁRIA Art. 3º do CP TEORIA GERAL DA NORMA tempo do crime Art. 4º, CP - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. lugar do crime Art. 6º, CP - Considera-se praticado

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Parte 4 Prof. Pablo Cruz Assunção de comando sem ordem ou autorização Art. 167. Assumir o militar, sem ordem ou autorização, salvo se em grave emergência, qualquer comando, ou a direção

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR DOS CRIMES MILITARES EM TEMPO DE PAZ: Art. 9º Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata êste Código, quando definidos de modo diverso na lei penal

Leia mais

Rodada #1 Direito Penal Militar

Rodada #1 Direito Penal Militar Rodada #1 Direito Penal Militar Professor Bruno Schettini Assuntos da Rodada DIREITO PENAL MILITAR: 1 Aplicação da lei penal militar. 2 Crime. 3 Imputabilidade Penal. 4 Concurso de agentes. 5 Penas principais.

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.923, DE 29 DE JUNHO DE 1981. Dispõe sobre o Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Forças Armadas Professor: André Vieira Direito Constitucional CAPÍTULO II DAS FORÇAS ARMADAS Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica,

Leia mais

Ana Cristina Mendonça. Processo Penal. 2ª edição revista e atualizada

Ana Cristina Mendonça. Processo Penal. 2ª edição revista e atualizada Ana Cristina Mendonça 13 Processo Penal 2ª edição revista e atualizada 2017 capítulo 1 DA APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL Leia a lei: Arts. 1º e 2º, do CPP e arts. 1º, 2º e 6º do Decreto-Lei 4.657/42.

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Teoria da Pena Parte 2 Prof. Pablo Cruz Pena até dois anos imposta a militar Teoria da Pena Art. 59 - A pena de reclusão ou de detenção até 2 (dois) anos, aplicada a militar, é convertida

Leia mais

Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal:

Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal: QUESTÃO 1 Banca: MPE-BA Órgão: MPE-BA Prova: Promotor de Justiça Substituto (+ provas) Analise as seguintes assertivas acerca da norma penal: I Após a realização das operações previstas em lei para o cálculo

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal Tempo do crime (art. 4º, CP) Muitas são as perguntas referentes ao tempo do crime. Para solucionar tal questão, a doutrina elaborou três teorias: a da atividade, a do resultado e a mista ou da ubiqüidade.

Leia mais

Direito Penal Militar

Direito Penal Militar Fabiano Caetano Prestes Ricardo Henrique Alves Giuliani Mariana Lucena Nascimento 36 Direito Penal Militar Parte Geral e Especial 3ª edição revista e atualizada 2017 Capítulo 1 DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL

Leia mais

INATIVIDADE REMUNERADA E PENSÃO DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

INATIVIDADE REMUNERADA E PENSÃO DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS COORDENADORES: FREDERICO AMADO MARCELO BORSIO AUTOR: ROBERTO CARLOS ROCHA KAYAT INATIVIDADE REMUNERADA E PENSÃO DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS TEORIA E PRÁTICA COLEÇÃO PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA 2014 CAPÍTULO

Leia mais

I CONCEITO E PRINCÍPIOS

I CONCEITO E PRINCÍPIOS Capítulo I CONCEITO E PRINCÍPIOS 1. Conceito de Direito Penal Militar Direito Penal Militar Código Penal Militar Dec. Lei 1.001/69 É o ramo especializado do direito Penal que estabelece as regras jurídicas

Leia mais

1 LEI PENAL NO TEMPO RESUMO DA AULA LEI PENAL NO TEMPO TODAVIA, PODE OCORRER CONFLITO DE LEIS PENAIS NO TEMPO, POIS... ART.5, INC.XL, DA C.F.

1 LEI PENAL NO TEMPO RESUMO DA AULA LEI PENAL NO TEMPO TODAVIA, PODE OCORRER CONFLITO DE LEIS PENAIS NO TEMPO, POIS... ART.5, INC.XL, DA C.F. DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL PARTE 02 RESUMO DA AULA 1 LEI PENAL NO TEMPO; 2 LEI PENAL NO ESPAÇO; 3 CONTAGEM DE PRAZO EM DIREITO PENAL; 4 QUSTÕES COMENTADAS. 1 2 LEI PENAL NO TEMPO 1 LEI PENAL

Leia mais

Da aplicação da Lei Penal Militar

Da aplicação da Lei Penal Militar PARTE GERAL CAPÍTULO 1 Da aplicação da Lei Penal Militar SUMÁRIO: 1 Da aplicação da Lei Penal Militar 1.1. Tempo do Crime 1.2 Local do crime 1.3 Territorialidade/Extraterritorialidade 1.3.1. Território

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016

CONCEITOS INICIAIS - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) 03/07/2016 - LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO CBMDF - -Lei nº 7.479/86 Estatuto do Bombeiro Militar CBMDF (Título I) - Professor: Marcos Girão - CONCEITOS INICIAIS 1 LEI FEDERAL Nº 7.479/86 Aprova o Estatuto dos Bombeiros-Militares

Leia mais

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016.

INDICAÇÃO Nº /2016 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2016. INDICAÇÃO Nº /2016 EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO O Deputado infra-assinado, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, requer de Vossa Excelência,

Leia mais

Direito Penal Parte IV Lei Penal

Direito Penal Parte IV Lei Penal Direito Penal Parte IV Lei Penal 1. Lei Penal No Tempo e no Espaço Lei Penal no Tempo e no Espaço Estudar o tempo do crime e o lugar onde foi praticada a ação criminosa é de fundamental importância para

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Penal p/ Polícia Federal (Agente)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Penal p/ Polícia Federal (Agente) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de (Agente) Professor: Da Aplicação da Lei Penal Apresentação...01-02 Introdução...03-04 Análise Estatística...04-05 Análise das Questões...05-15 Pontos de destaque...15-17

Leia mais

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83

Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Legislação Institucional Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Santa Catarina Lei 6.218/83 Leia SEMPRE a norma COMPLETA antes de estudar pelos Slides. O ESTATUTO pode ser obtido na página da ALESC*

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra o serviço e o dever militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz Insubmissão CRIMES CONTRA O SERVIÇO E O DEVER MILITAR Crime propriamente militar: Coimbra Neves e Streifinger apontam:

Leia mais

ubiquidade, conforme a qual o lugar do crime é o da ação ou da omissão, bem como o lugar onde se produziu ou deveria produzir se o resultado.

ubiquidade, conforme a qual o lugar do crime é o da ação ou da omissão, bem como o lugar onde se produziu ou deveria produzir se o resultado. 01) No Código Penal brasileiro, adota se a teoria da ubiquidade, conforme a qual o lugar do crime é o da ação ou da omissão, bem como o lugar onde se produziu ou deveria produzir se o resultado. ( ) CERTO

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

Direito Penal Militar

Direito Penal Militar Coleção Resumos para 36 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Fabiano Caetano Prestes Ricardo Henrique Alves Giuliani Mariana Lucena Nascimento Direito Penal Militar Parte Geral e Especial

Leia mais

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ (PC PI) NUCEPE DIREITO PENAL QUESTÕES 11 A 14

PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ (PC PI) NUCEPE DIREITO PENAL QUESTÕES 11 A 14 PROVA DE DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ (PC PI) NUCEPE DIREITO PENAL QUESTÕES 11 A 14 QUESTÃO NÚMERO 11 GABARITO: letra A LEI EXCEPCIONAL OU TEMPORÁRIA Art. 3º - A lei excepcional ou, embora decorrido

Leia mais

Apresentação Capítulo I

Apresentação Capítulo I Su m á r i o Apresentação... 13 Capítulo I Premissas Fundamentais e aspectos introdutórios... 15 1. A importância do exame da competência criminal... 15 2. Jurisdição e competência... 19 3. Princípio do

Leia mais

Direito Penal Prof. Kleber Pinho - Direito Penal

Direito Penal Prof. Kleber Pinho - Direito Penal Prof. Kleber Pinho - 2 Sujeitos do Crime 2.1.Sujeito ativo É a pessoa que realiza direta ou indiretamente a conduta criminosa. Crime comum (homicídio,art.121); Crime próprio (peculato, art. 312); Crime

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO DIREITO PENAL PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS APLICÁVEIS AO No rol de princípios constitucionais aplicáveis ao direito penal encontram-se: 1. Princípio da presunção de inocência ; 2. Princípio da responsabilidade pessoal

Leia mais

LEI Nº /04/92

LEI Nº /04/92 LEI Nº 9937-20/04/92 Publicado no Diário Oficial Nº 3746 de 20/04/92 Súmula: REAJUSTA, A PARTIR DE 1º DE ABRIL DE 1992, OS NÍVEIS DE VENCIMENTOS DOS CARGOS QUE ESPECIFICA, DO PODER EXECUTIVO, ASSIM COMO

Leia mais

PROCESSO PENAL MILITAR

PROCESSO PENAL MILITAR PROCESSO PENAL MILITAR Prof. RODRIGO VARELA PROGRAMA DE PROCESSO PENAL MILITAR 1. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL MILITAR 2. POLÍCIA JUDICIÁRIA MILITAR / INQUÉRITO POLICIAL MILITAR 3. AÇÃO PENAL MILITAR

Leia mais

DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Fontes do Direito Penal. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034

Leia mais

Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei.

Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei. Conceitos Ab-rogação: é a revogação total de uma lei por outra parte Derrogação: é a revogação parcial de uma lei. Retroatividade pro réu A regra da irretroatividade da lei penal mais gravosa também deve

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Inquérito Policial Militar Parte 5 Prof. Pablo Cruz Reconstituição dos fatos Parágrafo único. Para verificar a possibilidade de haver sido a infração praticada de determinado

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas, constantes da Lei nº 11.784,

Leia mais

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais.

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais. ENCONTRO 08 DAS PENAS ACESSÓRIAS Penas Acessórias Art. 98. São penas acessórias: I - a perda de posto e patente; (considerado inconstitucional) II - a indignidade para o oficialato; (considerado inconstitucional)

Leia mais

Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo

Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo Projeto de Lei Complementar nº 278 /2016 Poder Executivo Dispõe sobre o período e regras de transição com vista à estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores NOÇÕES DE DIREITO PENAL PARA CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL focada no cespe/unb SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PENAL

APLICAÇÃO DA LEI PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL 1.1. Princípios da legalidade e da anterioridade Princípio da legalidade - é aquele segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal.

Leia mais

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo

Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Resumo Reforma da Previdência dos Militares PL 1645/2019 Poder Executivo Legislação Alterada O Projeto de Lei 1645/2019, de autoria do Poder Executivo, altera 5 leis dos Militares (Forças Armadas, Policiais

Leia mais

PROVA Delegado ES (2019)

PROVA Delegado ES (2019) QUESTÃO NUMERO: 01 O Código Penal Brasileiro adotou como fins da pena tanto a visão retributiva quanto a preventiva, assumindo um perfil eclético ou misto. Art. 59 - O juiz, atendendo à culpabilidade,

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Professora Karina Jaques Art. 89. Na vigência do estado de guerra, são órgãos da Justiça Militar junto às forças

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito Penal Militar Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2010 Assunto: Aplicação da Lei Penal Militar (arts. 1º a 28 do CPM) No que concerne ao

Leia mais

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL

LEI Nº , DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL LEI Nº 11.116, DE 22/07/1994 ( DOPE 23/07/1994) GUARDA PATRIMÔNIAL NOTA: Atualizada até a Lei Complementar nº 81,de 20/12/2005 EMENTA: Dispõe sobre a designação de policiais - militares da reserva remunerada

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Parte 8 Prof. Pablo Cruz Exercício regular de direito. É o desempenho de uma atividade ou prática de uma conduta autorizada por lei, penal ou extrapenal, que torna lícito um fato

Leia mais