ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Outubro/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Outubro/2015"

Transcrição

1 ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Outubro/2015

2 Apresentação baseada em Luis Stephanou (Guia para elaboração de projetos Sociais. São Leopoldo, Sinodal, 2003), Adriana de Toni e Revista do Terceiro Setor.

3 Por que projetos sociais em empresas privadas?! Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil. O movimento de Reforma do Estado (contrarreforma) ocorrido no Brasil a partir da segunda metade dos anos 90 foi determinante, através do programa de publicização, criando-se as Organizações Sociais (OS s) e as OSCIP s.

4 Por que projetos sociais em empresas privadas?! Neste contexto, as mais variadas instituições (inclusive empresas, com o movimento da responsabilidade social e do investimento social privado) têm elegido segmentos ou políticas (crianças/adolescentes, idosos, comunidade em geral, a mulheres, ações afirmativas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência) para atuar ou apoiar, através de projetos sociais. Muitos destes públicos foram considerados por anos como foco apenas das políticas públicas emanadas pelo Estado.

5 Os projetos sociais e a relação público/privado! Projetos se relacionam à mudanças tanto na implantação de políticas sociais/ políticas públicas, como políticas privadas.! Assim, os projetos se constroem a partir de novos perfis e desafios para o enfretamento da questão social brasileira, atualmente assumida por diferentes e diversos atores sociais, ampliando-se o terceiro setor.

6 O que são Projetos Sociais? Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, recursos, responsabilidades e avaliação. Projetos sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.

7 Funções de um projeto Comunicar; Planejar; Auxiliar na gestão; Captar recursos.

8 Um bom projeto social Boa articulação social e política; Visibilidade; Sustentabilidade; Transparência.

9 IMPORTANTE Elaborar projetos não é somente redigir documentos. Trata-se de articular propostas; A credibilidade de uma organização social sempre será seu maior patrimônio;

10 É importante criar uma cultura de gestão social e elaboração de projetos; Um bom projeto produz aprendizagem individual, social e institucional.

11 Viabilidade do projeto Sustentabilidade política e social: haverá apoio/comprometimento suficiente à iniciativa por parte dos atores envolvidos (beneficiários, parceiros, executores)? Sustentabilidade financeira e técnica: a executora e aliados da iniciativa detêm os recursos técnicos e capacidade necessários? Qual a dimensão dos recursos necessários? Como serão captados e quando? Sustentabilidade ambiental: como o projeto se preocupa com o meio ambiente?

12 Projetos sociais Identificação de necessidades, potencialidades e atores Quais as necessidades da população? Que necessidades se traduzem em demandas? Quais as prioridades? Quais as potencialidades de organização? Como podem ser organizadas as reivindicações? Que atores podem apoiar nossas ações? Quais atores se opõem ao nosso projeto? Quem pode ser conquistado para o projeto?

13 Perguntas que um projeto responde Quem? ATORES/SUJEITOS O quê? OBJETO/SITUAÇÃO Por quê? RAZÕES/JUSTIFICATIVA Como?METODOLOGIA Quando?PERÍODO Onde?LOCAL Quanto?RECURSOS

14 Capa Apresentação da organização Contexto Justificativa Objetivos Público alvo Metodologia Equipe e parcerias Cronograma Orçamento Anexos Avaliação Resumo

15 Roteiro de um projeto - CAPA - 1. Identificação 2. Sumário da proposta/sumário executivo 3. Apresentação da organização/considerações gerais 4. Análise do Contexto/justificativa 5. Objetivos e metas 6. Público-alvo e localização 7. Metodologia/Detalhamento do projeto (plano de trabalho) 8. Viabilidade do projeto/suporte institucional 9. Cronograma de atividades 10. Cronograma físico-financeiro (requisitos técnicos/ fontes de recursos) 11 Sistema de controle e avaliação 13. Bibliografia 14. Anexos

16 Modelo de capa TÍTULO DO PROJETO Subtítulo Data, local

17 Dados de identificação INFORMAÇÕES COMO: Nome Endereço completo Site e correio eletrônico Registro jurídico (CNPJ, etc)

18 A identificação tem a ver com a Entidade/Organização Qual é o grupo responsável pelo projeto? Organização Proponente Executora Dados De identificação De qualificação

19 Identificação: Equipe e parcerias Equipe Direta: execução Indireta: acompanhamento Parcerias Intensas: ao longo do projeto Eventuais: alguns momentos Exteriores à organização executora

20 Dados de qualificação CONTEMPLAM: Pequeno histórico Projetos que já realizou Projetos que realiza Prêmios recebidos Entidades das quais recebe apoio Entidades que mantém parceria

21 Dados de identificação (modelo) 1.1. Título do projeto: O título sempre tem relação com o conteúdo do objetivo geral do projeto, que é a grande intenção do projeto, ou seja, para que ele foi elaborado. Cuidado, não é para copiar o objetivo geral, relaciona-se com o conteúdo do objetivo geral. Não dêem títulos vagos, por exemplo: organização social, Grupo de Apoio ao Alcoolismo. O título tem que dar a idéia central do projeto e para quem é. Por exemplo: Profissionalização do Artesanato da Cidade de Chapecó (SC) ; Organização dos Catadores de Material Reciclável da Comunidade do Lageado São José Chapecó (SC) ; Combate ao abuso e exploração sexual na cidade de Chapecó (SC). O título geralmente é curto, não deve ser extenso.

22 Dados de identificação (modelo) 1.2. Entidade proponente: Instituição que está propondo o projeto. É essa a instituição a ser apresentada no item apresentação da organização. Exemplo 1: Prefeitura Municipal de Chapecó Secretaria da Assistência Social e Habitação Exemplo 2: Programa Verde Vida Exemplo 3: Prefeitura Municipal de Chapecó Secretaria da Assistência Social e Habitação Secretaria Municipal da Saúde

23 Dados de identificação (modelo) 1.3. Endereço: Da (s) entidade(s) Proponente 1.4. Parcerias: Se o projeto tiver parceiro, descrever quem é ele/ a.atenção: Parceiro é um co-executor, alguma instituição/ grupo/organização que auxiliará na implementação do projeto. É alguém que apoiará o projeto. Exemplo 1: Escolas das Redes Municipal e Estadual Exemplo 2: GAPA Grupo de Apoio e Prevenção da AIDS

24 Dados de identificação (modelo) 1.5. Responsáveis pela elaboração e execução do projeto: Nome dos responsáveis. Se é uma equipe que vai executar o projeto, pode-se abrir dois sub-títulos: Responsáveis pela coordenação do projeto: (nomes e identificação profissional) Equipe responsável pela execução do projeto: (nomes e identificação profissional) 1.6. Período de execução do projeto: Exemplo: 2 anos Março de 2004 a Março de Data da apresentação do projeto: 1.8. Assinatura dos Responsáveis:

25 Resumo A primeira imagem do projeto Síntese Argumentar sobre A problemática social A relevância da ação A credibilidade da organização Os objetivos do projeto Os recursos da contrapartida Æ Uma página, no começo da proposta.

26 Resumo A primeira imagem do projeto Síntese Resumo Breve Claro Interessante Deve ser feito De forma tranqüila Em separado Linguagem direta Æ Uma página, no começo da proposta.

27 SUMÁRIO DA PROPOSTA (RESUMO DO PROJETO ou APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA) Neste item apresentar a proposta, dizendo do que trata o projeto, numa página só. Fazer algum comentário mais geral sobre a importância do projeto, porque ele está sendo apresentado. Se tem parceiros, falar da importância da parceria, no sentido de potencializar/articular ações. Não esqueçam: falar sobre a viabilidade da proposta econômica, financeira, social.

28 SUMÁRIO DA PROPOSTA (RESUMO DO PROJETO ou APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA) - modelo Exemplo (o que pode entrar no resumo): A proposta central deste projeto é gerar renda e melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 50 famílias que residem na comunidade de São João Batista, na cidade de Chapecó, através da implantação de hortas comunitárias. Essas famílias, constituídas por trabalhadores informais que exercem atividades de diaristas, provem da zona rural. Instalaram-se no município, Chapecó é o maior centro industrial da região oeste de Santa Catarina, na tentativa de conseguir emprego e melhorar as suas condições de vida. Entretanto, em função do baixo nível de escolaridade e desqualificação profissional não preenchem os requisitos exigidos pelo mercado formal de trabalho. Como única opção de sobrevivência, resta-lhes trabalhar na informalidade, sem a garantia de direitos fundamentais, tais como os direitos trabalhistas e previdenciários.

29 A Prefeitura Municipal elabora esta proposta, pois desenvolve ações junto a grupos sociais excluídos do mercado formal de trabalho. Dentre estes grupos, as famílias a serem contempladas com este projeto sinalizaram o interesse de organizar hortas comunitárias, pois se identificam com tal atividade. Parcerias estão sendo firmadas, dentre elas com a Universidade de Chapecó, mais especificamente com o curso de agronomia, através da disponibilidade de alunos para a realização de estágios supervisionados, que irão transferir tecnologia de produção para os beneficiários deste projeto.

30 SUMÁRIO DA PROPOSTA (RESUMO DO PROJETO ou APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA) A viabilidade do projeto consiste na disponibilidade de recursos humanos, que garantirá a transferência de conhecimentos e tecnologia. No que se refere à disponibilidade de recursos financeiros, dependerá da aprovação por parte dos financiadores. Em termos ambientais, também é viável, pois a proposta a ser desenvolvida contempla a perspectiva agroecológica. Em termos sociais conta com o envolvimento ativo dos beneficiários, que conceberam com a equipe gestora a presente proposta. Neste contexto, este projeto fortalece parcerias da mesma forma que fortalece a articulação de políticas públicas de combate à miséria, gerado renda através da criação de hortas comunitárias e o fomento ao cooperativismo, já que se pretende desenvolver a organização social e econômica dos usuários do projeto, através do fomento ao cooperativismo.

31 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Numa página (de preferência) apresenta-se a organização proponente. Se é a Prefeitura Municipal de Chapecó, via Secretaria de Assistência Social e Habitação, fala-se d e s s a S e c r e t a r i a ( s u a estrutura,departamentos,programas/ações relacionadas as ações do projeto em si). Enfim, informações que dêem uma idéia da organização proponente e ações que tem adotado em relação à problemática em questão.

32 JUSTIFICATIVA São os MOTIVOS/RAZÕES DO PROJETO Não esquecer de caracterizar bem bem a problemática a ser enfrentada pelo projeto (trazer DADOS). Deixar claro porque é problema e porque tem que sofrer as ações desse projeto. Caracterizar brevemente o município em relação ao que interessa ao projeto. Não interessa saber quando o município foi fundado, por quem, quem foi o fundador... Informação muito geral só enche lingüiça, acaba ficando sem sentido, sem utilidade. Ao ler a justificativa, ter a certeza de que ela realmente convence, que é consistente. Deixar clara a INTENCIONALIDADE do projeto no final da justificativa.

33 Justificativa: O contexto do projeto Análise da realidade! Nem muito detalhada, nem muito econômica;! Não se orienta por suposições;! Está diretamente relacionado com justificativa. Contexto Artigos (jornais, revistas...); Livros; Dados estatísticos; Mapas, ilustrações gráficas... Relatórios, atas, diário de campo; Internet.

34 Justificativa Por que o projeto deve ser implantado? Demonstra relação do projeto com problemas sociais relevantes: importância Destaca os benefícios que trará à população Ressalta a qualificação da organização Destaca o papel estratégico do projeto

35 Objetivos O que se quer transformar a partir do projeto? Objetivos Geral Específicos Os objetivos se relacionam Justificativa Quadro de metas Geral Específicos

36 Objetivos O acordo em torno dos objetivos é essencial para a coesão do grupo que está viabilizando o projeto Pacto Quanto ao problema Divisão de atribuições O projeto será cobrado por seus resultados Realização dos Objetivos Específicos

37 Objetivos Objetivos são INTENÇÕES. Não descrevam ações, ou o uso de instrumentais de intervenção, tais como, organizar palestras, fazer reuniões, etc Não esquecer: O OBJETIVO GERAL É O IMPACTO QUE SE PRETENDE, a MUDANÇA. Perguntemse: o que se pretende com este projeto, qual a mudança esperada, o que alterar na realidade, em relação à problemática/ objeto? Aí escrevam o objetivo geral.

38 Exemplo: Gerar renda e melhorar a qualidade de vida de famílias que residem na comunidade de São João Batista.

39 Objetivos Específicos Os objetivos específicos são resultados esperados. Devem possibilitar a quantificação das metas e a avaliação qualitativa e quantitativa (gerar indicadores de avaliação quali/quanti).

40 Exemplos: Implantar hortas comunitárias possibilitando a produção e comercialização de hortaliças e legumes; Criar um empreendimento autogestionário e auto-sustentável, desenvolvendo princípio voltados à cooperação e solidariedade; Qualificar e profissionalizar os usuários do projeto em tecnologias de produção e sistemas de gestão que garantam a viabilidade do empreendimento.

41 Quadro de metas Objetivo específico Ações Resultados Outras informações Recursos Prazos Meios de verificação Condições Riscos

42 Quadro de metas Ações Resultados Impactos Resultados Impactos O que se prevê como conseqüência direta das ações desenvolvidas pelo projeto Os possíveis resultados indiretos, que dependem de outros fatores e ocorrem num período posterior, mais longo

43 Universo do projeto: Público alvo/ Área de atuação Público alvo Ä Direto Ä Indireto No universo do projeto pode se considerar Ä Minorias étnicas; Ä Questões de gênero; Ä Populações expostas a situações de risco; Ä Populações com necessidades de políticas compensatórias.

44 Metodologia Como este projeto será executado? ² Formas de pesquisa ² Participação de atores ² Parcerias ² Instrumentos de ação ² Materiais de trabalho A avaliação pode ser descrita na metodologia

45 Metodologia Na METODOLOGIA, abrimos os objetivos nas principais ações. Cuidado! A metodologia deve dar uma idéia quanto à dinâmica das ações (como serão desenvolvidas), qual a postura ético-política a ser assumida, comentando, inclusive, sobre quais (e como) os instrumentais que serão utilizados

46 Exemplo (questões que podem ser escritas na metodologia): Considerando que as famílias a serem contempladas com este projeto já demonstram interesse em implantar as hortas comunitárias pretendemos, num momento inicial, debater com elas sobre como deverá ser desenvolvido o trabalho. Adotarse-á processos e instrumentais participativos no decorrer de todas as ações. Para tanto, serão realizados reuniões com os interessados, abordagens grupais, contatos individuais, caso seja necessário. Este trabalho será coordenado pela assistente social que trabalha na região, contando com a participação de toda a equipe.

47 Quanto ao segundo objetivo do projeto, ou seja, a implantação de um empreendimento autogestionário, poderá ser uma cooperativa/ associação/grupo de produção. Os técnicos do projeto desencadearão reflexões e debates que muito provavelmente ocorrerão através de reuniões e oficinas de formação. Entende-se por oficinas de formação ações que priorizam o enfoque educativo pautado numa visão de mundo, princípios e valores que norteiam a adoção de posturas e comportamentos solidários, alterando relações cotidianas de subordinação.

48 Após as atividades iniciais, onde serão definidos alguns acordos entre a equipe de trabalho e os demais participantes do projeto, serão adotadas providências iniciais relacionadas à implantação das hortas (conforme definição conjunta), tais como, capacitações específicas,...,... (constarão no plano de trabalho). As atividades voltadas à preparação do terreno e demais orientação técnicas sobre plantio estarão sob a responsabilidade dos acadêmicos e professores do curso de Agronomia, garantindo a troca de informações e transferência de tecnologia. DESCREVER INSTRUMENTAIS, ETC...

49 O terceiro objetivo... Reforça-se que abordagem metodológica será participativa, ou seja, as pessoas serão ouvidas e suas opiniões serão respeitadas...

50 Cronograma de atividades Atividades associadas ao período de execução. Elaborado a partir dos objetivos e metodologia.

51 Cronograma Formação da equipe Relatório final

52 Orçamento Previsão de recursos financeiros que possibilitarão a execução das ações. Muitas vezes os orçamentos incluem contrapartidas.

53 Elementos de Despesa Diárias Passagens e Despesa de Locomoção Material de Consumo Serviços de Terceiros (Pessoa Física) Serviços de Terceiros (Pessoa Jurídica) Obras e Instalações Equipamentos e Material Permanente Salários e Encargos Sociais Depreciação ou aluguel (leasing) anual de equipamentos e edificações Outros Total do Projeto RESUMO DO ORÇAMENTO: FUNCITEC Contrapartid a Proponente Contrapartida Interveniente* Total

54 Orçamento Orçamento Ações Todas ações devem estar no orçamento. Tudo que for orçado deve fazer parte do projeto. ² Deve estar atento às condições de financiadores; ² Deve ser objetivo em relação aos gastos; ² Deve ser detalhado e claro quanto aos gastos e receitas; ² Quando possível, indicar contrapartidas; ² Fontes de contribuição local são importantes; ² Quando possível, indicar possibilidades de sustentação própria; ² Citar outros apoios recebidos e outras fontes em negociação.

55 Avaliação Definir o tipo de avaliação a ser adotada no decorrer do projeto, inclusive como será o monitoramento e quais os instrumentos que serão utilizados. Avaliação refere-se sempre à EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.

56 Avaliação Processo constante de revisão do projeto Avaliação Na elaboração da proposta Compromisso Na execução do projeto Papel central A avaliação pode estar descrita na metodologia ou em separado

57 Avaliação Avaliação Momentos de destaque Missão Objetivo geral Impactos Largo prazo Avaliação ou Monitoramento Monitoramento Cotidiano Objetivos específicos Ações Resultados concretos Curto prazo ² Dos objetivos ² Das ações e resultados ² Da metodologia ² Das equipes e parcerias ² Dos recursos

58 AVALIAÇÃO Exemplo(algumas questões): A avaliação deste projeto será tanto formativa quanto somativa. Na medida em que as ações estarão sendo desenvolvidas vários serão os instrumentos utilizados para a avaliação, ou seja, entrevistas, reuniões grupais, aplicação de questionários. Pretende-se, no decorrer das avaliações, verificar se os objetivos deste projeto estão sendo alcançados e se haverá a necessidade de serem reformulados. Neste sentido estaremos nos remetendo à análise de eficácia do projeto. Avaliar-se-á, também se a metodologia está possibilitado o alcance dos resultados pretendidos. Na medida em que avaliarmos o processo, responderemos aos requisitos de eficiência.

59 No que se refere aos sujeitos envolvidos na avaliação ela será predominantemente interna, envolvendo os usuários e a equipe de trabalho.... O enfoque da avaliação será participativo. Os indicadores a serem utilizados serão tanto quantitativos como qualitativos...

60 Avaliação Sugere-se elaborar um quadro que sintetize a avaliação contendo objetivos, ações, instrumentais, cronograma, indicadores de avaliação e meios de verificação.

61 Anexos São material de apoio ao projeto ² Folder da Instituição ² Cartas de apoio ² Mapas, fotos, tabelas, gráficos... ² Dados estatísticos ² Recortes de jornal ² Breve currículo dos responsáveis ² Documentação legal

62 Algumas dicas Uma das maneiras de mostrar a credibilidade e afirmar a legitimidade de sua organização é destacar as entidades que a apóiam, as redes das quais faz parte, parcerias que desenvolve, assim como ter como prática permitir o acesso ao balanço financeiro da organização. Indicar quais poderão ser os meios pelos quais o apoiador poderá acompanhar o andamento do projeto. Mostrar de antemão que as contas do projeto estarão sempre abertas para consultas e auditorias (accountability) é uma grande iniciativa, pois demonstra que a organização está disposta a ter transparência no decorrer do projeto. Algumas agências procuram saber sobre os colaboradores (funcionários) da organização, então é importante ter esta informação organizada e pronta para ser fornecida.

63 Algumas dicas Deve-se ter atenção especial para a temática abordada na hora de enviar uma proposta para uma agência de financiamento, para que esta esteja de acordo com a temática ou filosofia da instituição financiadora. Por isso é fundamental que busquemos informações sobre as organizações que iremos abordar, assim como é interessante verificar previamente os projetos financiados por estas agências. Vale a pena descrever um projeto que já foi ou está sendo implementado pela organização e que possa servir de demonstração de eficiência e sucesso.

64 Algumas dicas É uma boa ideia vislumbrar um projeto que possa ser replicado em outra região ou mesmo em diferente realidade cultural. Também é interessante pensar num projeto que possa chegar a ser transformado em política pública, ou que o mesmo venha a ser um instrumento de desenvolvimento social sendo aplicado em maior escala - e não se limite à manutenção de atividades que já são desenvolvidas pela organização. Ter em mente a contrapartida que será dada por sua organização. Esta não é necessariamente recurso em espécie (dinheiro). São considerados como contrapartida a mão-deobra, instalações, materiais, logística, entre outros.

65 Algumas dicas Especial atenção na revisão do texto do projeto, evitando erros gramaticais e de digitação. O ideal é pedir ajuda a um revisor. É importante dar um formato agradável ao texto, para que ele seja de fácil leitura. Não é necessário utilizar grandes recursos para ter um formato impresso do projeto, mas uma boa apresentação já traz impressões positivas no começo da avaliação. Não esquecer de indicar a pessoa de contato do projeto - o profissional responsável, seus telefones, - para possíveis esclarecimentos.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br Apresentação preparada para: I Congresso de Captação de Recursos e Sustentabilidade. Promovido

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Por que Projetos Sociais?

Por que Projetos Sociais? PROJETOS SOCIAIS Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS: modelos, condições e experiências Jéferson Weber dos Santos Porto Alegre, 16 de agosto de 2012 1 O Projeto

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMUNITÁRIOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 R O T E I R O P A R A E L A B O R A Ç Ã O D E P R O J E T O PROJETO SOCIAL 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do Projeto: Instituição

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos

PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos PROGRAMA AÇÃO PARA CRIANÇAS Guia para elaboração de Projetos A CESE recebe projetos por e-mail, mas não recebe documentos institucionais escaneados (esses devem ser enviados por correio convencional).

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni

Aula 13. Roteiro do Plano de Marketing. Profa. Daniela Cartoni Aula 13 Roteiro do Plano de Marketing Profa. Daniela Cartoni Plano de Marketing: Estrutura Capa ou folha de rosto 1. Sumário Executivo 2. Situação atual de marketing 3. Análise de oportunidades 4. Objetivos

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Regulamento Selo 2015

Regulamento Selo 2015 Regulamento Selo 2015 INTRODUÇÃO O Selo Escola Protetora do Meio Ambiente é uma atividade do Programa Carahá de Cara Nova. O Programa originou-se da campanha Carahá de Cara Nova do Correio Lageano, que

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO Registro na Extensão Nº: Em / / FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE EXTENSÃO 1 - Identificação: 1.1 - Título 1 : 1.2 - Área Temática Principal (assinalar apenas uma área temática, aquela que melhor define o problema

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SERHMACT Fundação de Apoio à Pesquisa - FAPESQ Setembro/Outubro de 2013 TECNOVA

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

EDITAL 010/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO

EDITAL 010/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO EDITAL 010/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO A Fundação La Salle é uma entidade ligada à Rede La Salle, situada no município de Canoas/RS, com atuação nacional, responsável pela execução de projetos

Leia mais

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de projeto refere-se ao Monitoramento do Programa Aprendiz Legal idealizado

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Orientações para Elaboração de Projetos

Orientações para Elaboração de Projetos Orientações para Elaboração de Projetos Para que possam ser cadastrados, os projetos devem ter todas as informações solicitadas. PARTE I 1. Informações Cadastrais da Organização Proponente Nome completo

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Associação Beneficente Salvare ANEXO I FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS DADOS DA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE Razão Social CNPJ Endereço Completo Inscrição Telefone Email Representante Legal

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

Dicas para Elaboração de Projetos Sociais

Dicas para Elaboração de Projetos Sociais Dicas para Elaboração de Projetos Sociais Cleonice Godoy / Luiz Paulo Mafioletti 04.Jun.2013 Encontro de Capacitação sobre Projetos Sociais Capacitado, você pode mais! Definição de Projeto Social Segundo

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS FIN 04 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria Financeira de conciliação das informações repassadas pelos

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data:

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data: ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES Dados Socioeconômicos: Levantamento das Demandas do Município Responsável Técnico pelo Levantamento: Data: Município: Nome do Informante /

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso.

O título do projeto deve refletir a natureza do problema enfocado e ter um impacto significativo em seu leitor. Não deve ser muito extenso. P R O G R A M A D E R E S P O N S A B I L I D A D E S O C I A L C E N T R O U N I V E R S I T Á R I O E S T Á C I O D O C E A R Á E S T Á C I O - F I C CURSO: COORDENADOR: DADOS DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012

Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Publicada no D.O. de 14.06.2012 RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 714 DE 13 DE JUNHO DE 2012 NORMATIZA A SOLICITAÇÃO PARA INCLUSÃO, NOS

Leia mais

BRIEFING. Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca.

BRIEFING. Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca. BRIEFING Unidade curricular: Organização de uma empresa. Professor: Adm. Roberto da Fonseca. Este trabalho consiste em uma ação integradora para projetar, criar e estruturar uma empresa comercial/serviços,

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS

EDITAL CHAMADA DE CASOS EDITAL CHAMADA DE CASOS INICIATIVAS INOVADORAS EM MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTO O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e as empresas

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ

Análise de Projeto Técnico Social APT MUNICÍPIO DE SÃO SEPÉ TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 Análise de Projeto

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA

ANÁLISE DE PROJETO TÉCNICO SOCIAL APT MUNICÍPIO SANTANA DA BOA VISTA TE-SER Social Consultoria e Assessoria de Projetos Ltda. Rua Upamaroti, 1129/121 Bairro Cristal Porto Alegre/RS CEP: 90.820-140 CNPJ: 08.798.484/0001-78 Inscrição Municipal: 510.834.26 ANÁLISE DE PROJETO

Leia mais

Padrões Sociais e Ambientais de REDD+ no Programa ISA Carbono do SISA : Ações e Resultados. Rio Branco, 10 de Maio de 2013

Padrões Sociais e Ambientais de REDD+ no Programa ISA Carbono do SISA : Ações e Resultados. Rio Branco, 10 de Maio de 2013 Padrões Sociais e Ambientais de REDD+ no Programa ISA Carbono do SISA : Ações e Resultados Rio Branco, 10 de Maio de 2013 Processo dos PSA REDD+ em nivel de país 10 etapas 1. Conscientização / Capacitação

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

Modelo de Plano de Negócios

Modelo de Plano de Negócios EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA CONJUNTA ANEEL / BNDES / FINEP DE APOIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO SETOR ELÉTRICO INOVA ENERGIA 01/2013 Modelo de Plano de Negócios Junho - 2013-1 - Introdução Este documento tem

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA. Exemplo prático

O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA. Exemplo prático O ORÇAMENTO PÚBLICO MUNICIPAL E OS RECURSOS PARA A INFÂNCIA Exemplo prático Incluir no PPA as ações do plano Proteção Integral, que envolve programas de interesse da INFÂNCIA Um município quer implantar

Leia mais

Formulário de Apresentação da Proposta Simplificada

Formulário de Apresentação da Proposta Simplificada Formulário de Apresentação da Proposta Simplificada A. Dados Cadastrais A.1. Informações para contato Endereço Completo: Bairro: Cidade: UF: CEP: Telefone: e-mail: Página na Internet: A.2. Caracterização

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos em condições

Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos em condições Programa Fundo Solidário Construído para garantir inclusão socioeconômica Capacitando, assessorando e financiando pequenos empreendimentos solidários a Obra Kolping experimenta um caminho entre empréstimos

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO

1. APRESENTAÇÃO 2. DA ATUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Cooperativa é uma sociedade de pessoas, com forma e caráter jurídico próprio, de natureza civil, constituídas para prestar serviços aos cooperados. Sua missão é promover a qualidade de

Leia mais

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. MODELODEPROJETODEPESQUISA (Form_pesq_01) TÍTULO DO PROJETO Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. AUTORES Relacionar todos os autores participantes do projeto: coordenador,

Leia mais

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR

P4-MPS.BR - Prova de Conhecimento do Processo de Aquisição do MPS.BR Data: 12 de Dezembro de 2006 Brasília) Horário: 13:00 às 17:00 horas (hora de e-mail: Nota: INSTRUÇÕES Você deve responder a todas as questões. O total máximo de pontos da prova é de 100 pontos (100%),

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Licitação de Consultoria RH/2012/061

UNICEF BRASIL Edital de Licitação de Consultoria RH/2012/061 UNICEF BRASIL Edital de Licitação de Consultoria RH/2012/061 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida

Leia mais

Kézia Filgueira da Silva

Kézia Filgueira da Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O RH COM VOCÊ: JUNTOS NA MELHORIA DA SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR DO SUS CUIDANDO DE

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Educar para Libertar!

Fundo de Apoio a Projetos do Educar para Libertar! FÓRUM DE ERRADICAÇÃO DO ALICIAMENTO E COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO NO PIAUÍ Fundo de Apoio a Projetos do Educar para Libertar! 1. Apresentação Caros (as) participantes, o projeto Educar para Libertar, criado

Leia mais

Roteiro para elaboração de Projeto Proposta

Roteiro para elaboração de Projeto Proposta . Capa: - Título do projeto - Nome da instituição proponente - Linha de ação a ser apoiada. Roteiro para elaboração de Projeto Proposta. Identificação da instituição proponente e responsável legal - devem

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos

APRESENTAÇÃO. O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos APRESENTAÇÃO O presente manual tem por finalidade principal orientar técnicos sociais dos municípios no processo de seleção de demanda, na elaboração e na execução do Projeto de Trabalho Social - PTS junto

Leia mais

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade Universidade Livre para a Eficiência Humana Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade MISSÃO Realizar ações inovadoras de inclusão social no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

ROTEIRO I: Projeto de Trabalho Técnico Social

ROTEIRO I: Projeto de Trabalho Técnico Social ROTEIRO I: Projeto de Trabalho Técnico Social Timbre da Proponente (Prefeitura, quando o proponente for o poder municipal) 1 IDENTIFICAÇÃO Empreendimento: Município: UF Endereço : Bairro: Executor: Tel.:

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais