MP3-DEMONSTRATIVO E A CAUDA LONGA DA MÚSICA INDEPENDENTE:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MP3-DEMONSTRATIVO E A CAUDA LONGA DA MÚSICA INDEPENDENTE:"

Transcrição

1 MP3-DEMONSTRATIVO E A CAUDA LONGA DA MÚSICA INDEPENDENTE: apontamentos sobre a circulação da música independente através da internet. Márcio Monteiro * Resumo: Este artigo trata da questão do mp3-demo e suas implicações sobre a produção, circulação e consumo de música independente. Aborda ainda a circulação de música em ambientes virtuais a luz da teoria da Cauda Longa, proposta por Chris Anderson. A metodologia consiste em levantamento bibliográfico sobre a temática, pensando a circulação de música independente na internet como alternativa para a cadeia produtiva da música de artistas autônomos. Palavras-Chave: Cauda Longa; Música independente; mp3-demo. Abstract: This article considers the production, distribution and consumption of independent music from the analysis of the phenomenon of mp3-demo. It discusses the movement of music through virtual environments based on the theory of The Long Tail, proposed by Chris Anderson. The methodology consists of bibliographic survey about the subject, so thinking of the movement of independent music through the Internet as an alternative to the production chain of music artists autonomous. Palavras-Chave: The Long Tail; independent music; mp3-demo. 1 Introdução * Márcio Monteiro, radialista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. themarcmont@hotmail.com. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Governo do Estado do Maranhão através da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

2 Este artigo trata do fenômeno da música para experimentação, especialmente beneficiado pelo desenvolvimento e popularização das tecnologias de comunicação. A música para experimentação remete ao material demonstrativo dos artistas em início de carreira. Algumas músicas são gravadas em um suporte para demonstração, seja uma fita, um disco ou um CD e são distribuídas gratuitamente ou mesmo comercializadas, estratégia que funciona como pré-requisito para a carreira das bandas iniciantes. Apresentamos neste artigo o conceito de mp3-demo, formato de demonstração que leva em consideração a circulação de músicas através da internet e a flexibilização do licenciamento de música. Neste artigo, discutiremos como o mp3 têm se sedimentado como ferramenta importante na circulação de música pela internet e na divulgação de artistas independentes. Faz-se necessária, neste sentido, uma breve reflexão sobre o que será tratado como independente e sobre alguns aspectos da reconfiguração pela qual tem passado a indústria fonográfica. O objetivo é buscar compreender um fenômeno que não é completamente novo, não se resolve apenas na perspectiva do determinismo tecnológico, mas que tem se constituído como fator de mudanças na forma como a música é produzida, nos meios por onde esta música circula e no maneira como é consumida. 2 Considerações sobre os independentes Ao pensar sobre a questão da música independente, devemos considerar, pelo menos, duas perspectivas: uma de ordem estética, outra de ordem econômica. O artista é independente porque optou por isso, porque quer conservar e legitimar uma identidade, ou é independente por força de um mercado cada dia mais competitivo e lucrativo que se tornou o mercado musical? Trata-se de buscar independência artística, ou seja, de assumir o controle total das escolhas e, portanto, dos riscos que a empreitada apresenta, ou a questão está relacionada a uma opção possível para o artista iniciante, que ainda não encontrou o tão sonhado lugar ao sol? De acordo com Vaz (1988), em um dos raros livros sobre o assunto, seria possível identificar três níveis de dependência com os quais os artistas se deparam ao pretender furar a cadeia produtiva da música protagonizada pela indústria fonográfica, bloqueio este feito em termos de perspectivas de aceitação e popularidade, dentro dos segmentos de público visados, e do retorno que o investimento teria que proporcionar:

3 a) nível da atuação autônoma: seria o artista independente propriamente dito, aquele que assume integralmente as responsabilidades e os custos envolvidos, sem nenhuma veiculação que implique em subordinação; b) nível da associação cooperativa: artistas se organizam em uma estrutura que atenda às necessidades de cada um, facilitando a execução de atividades que dificilmente seriam realizáveis de forma isolada, tais como distribuição e divulgação; e c) nível de relação comercial: neste nível, o artista mantém algum tipo de relação com o produtor fonográfico. É o nível que mais se assemelha ao modelo praticado pelas grandes gravadoras. Um quarto nível de dependência que sugerimos diz respeito a artistas que viabilizam seus projetos musicais com subsídios de programas governamentais, como por exemplo, a Lei de incentivo à cultura. O que é válido ressaltar aqui é que em qualquer um dos níveis que o artista se encontre, ele tem em mente as três etapas da cadeira produtiva do disco produção, circulação e consumo. Seguindo esta parspectiva, a análise de Vicente (2006) leva em conta os circuitos autônomos de produção musical, ou seja, espaços em que fortes vinculações identitárias [...] e o acesso às tecnologias permitem a formação de uma rede de produção e distribuição cultural fora do âmbito das grandes gravadoras ou das redes nacionais de mídia (VICENTE, 2006, p. 11,2). Como exemplo, o autor cita o rock alternativo oriundo de Brasília e o rap e funk, oriundos das periferias urbanas. O que teríamos hoje, de acordo com o autor, é que a internet estaria se consolidando como alternativa consistente para a divulgação e distribuição dos trabalhos de artistas e gravadoras independentes, enfraquecendo o controle das majors sobre essas áreas vitais dentro de sua estratégia de atuação (Ibid., p. 14). Esta reorganização, implicada em partes pelas novas tecnologias de comunicação, será abordada a seguir, considerando a teoria da Cauda Longa, a dádiva em ambientes virtuais e a reconfiguração da indústria da música.

4 3 A internet e a Cauda Longa da música independente Incrivelmente, o livro que afirmou estarmos passando do mercado de massa para o mercado de nichos se tornou, em poucos meses de venda, Best-Seller. Nesta obra, lançada em 2006, o editor-chefe da revista Wired 1, Chris Anderson, apresenta a idéia de que a internet está tornando tudo disponível para todos. A receita dos poucos grandes produtos que fazem sucesso é igual à receita dos muitos produtos que não fazem, argumenta. Sugere o autor: O novo mercado de nichos não está substituindo o tradicional mercado de hits; apenas, pela primeira vez, os dois estão dividindo o mesmo palco [...] Agora, numa nova era de redes de computadores em rede, na qual tudo é digital, a economia da distribuição está mudando de forma radical, à medida que a Internet absorve quase tudo, transmutando-se em loja, teatro e difusora, por uma fração mínima do custo tradicional (ANDERSON, 2006, p. 06). A teoria é conhecida por advogar a economia da abundância. Tem a ver com a ampla oferta possibilitada pela internet, e por um público consumidor cada vez mais segmentado. Para o autor, estamos assistindo a passagem de um mercado de massa, concentrado em um pequeno número de hits que vendem muito, para um mercado de nichos. A internet seria a protagonista deste novo mercado, que teria três forças: (1) a democratização da produção, em que todos nos tornamos potenciais produtores de conteúdo; (2) a democratização da distribuição, em que o uso de ferramentas on-line possibilita a circulação descentralizada; e (3) a aproximação da oferta e a demanda. Anderson define esta nova realidade nos seguintes termos: A propaganda boca a boca amplificada é a manifestação da terceira força da Cauda Longa: explorar o sentimento dos consumidores para ligar oferta e demanda. A primeira força, democratização da produção, povoa a Cauda. A segunda força, democratização da distribuição, disponibiliza todas as ofertas. Mas isso não é suficiente. Só quando essa terceira força, que ajuda as pessoas a encontrar o que querem nessa nova superabundância de variedades, entra em ação é que o potencial do mercado de Cauda Longa é de fato liberado (ibid., p. 105). Alguns autores já haviam sugerido que vivemos a passagem do consumo massivo de bens simbólicos para o consumo cada vez mais segmentado, a partir da popularização das tecnologias de comunicação. De acordo com Wilson Dizard (1998), estaríamos experimentando um tipo de mídia eletrônica pessoal, composta de agrupamentos de pessoas de mentalidades semelhantes para satisfazer suas próprias necessidades profissionais ou 1 Revista americana especializada em tecnologia. Para mais informações, ver <

5 individuais de informação (DIZARD, 1998, p. 267). Para Manuel Castells (2000), este novo sistema de comunicação [...] tanto está promovendo a integração global da produção e distribuição das palavras, sons e imagens da nossa cultura como personalizando-os ao gosto das identidades e humores dos indivíduos (CASTELLS, 2000, p. 22). Já André Lemos (2002), advoga que a nova racionalidade dos sistemas informatizados age sobre um homem que não mais recebe informações homogêneas de um centro editor-coletor-distribuidor, mas de forma caótica, multidirecional, entrópica, e ao mesmo tempo, personalizada (LEMOS, 2002, p. 85). Em outra oportunidade, Lemos (2003) aponta para a reconfiguração de práticas e modalidades midiáticas, a emergência de novos produtores de conteúdo e a troca independente e autônoma de conteúdos entre os usuários das redes. É o que chama de leis da cibercultura. O autor apresenta a lei da liberação do pólo da emissão como a primeira característica da cultura digital que chama de pós-massiva. Neste sentindo, o antigo receptor teria passado a produzir e emitir sua própria informação, de forma livre, multimodal (vários formatos midiáticos) e planetária, cujo sintoma é às vezes confundido com 'excesso' de informação" (LEMOS, 2007, p. 37). O autor lembra que na indústria cultural massiva havia um emissor de informação que dirigiria sua produção para uma massa de receptores, o público. Outras possibilidades de acesso e produção da informação teriam um alcance bastante limitado. Com a evolução da tecnologia, passou-se a considerar a possibilidade de que cada um seja também produtor e emissor de conteúdo. A lei da conexão generalizada em rede telemática se apresenta como característica fundamental da cibercultura na medida em que a configuração inicial da internet possibilitou um lugar de conexão e compartilhamento de conteúdos. Diz o autor: Não basta emitir sem conectar, compartilhar. É preciso emitir em rede, entrar em conexão com outros, produzir sinergias, trocar pedaços de informação, circular, distribuir (ibid., p. 38). Com a lei da reconfiguração de práticas e instituições da indústria cultural massiva, Lemos reafirma que a cultura digital pós-massiva não representa o fim da industrial massiva, e esta não iria absorver e massificar a cultura digital pós-massiva. A conciliação que o autor advoga é posta nestes termos: A cibercultura é essa configuração onde se alternarão processos massivos e pós-massivos, na rede ou fora dela" (ibid., p. 40). Estas analises dizem respeito de uma reestruturação na troca de informações pela internet. No caso da música, algumas experiências confirmam este argumento. Em 2007, cerca de 60 bandas e artistas participaram do primeiro Festival Virtual de Música Independente. De acordo com a organização, tratou-se de um evento cujos objetivos centrais

6 foram a promoção e apresentação de bandas independentes, oferecendo a elas a oportunidade de apresentar seus trabalhos. E ainda descobrir novos talentos, desenvolver a musicalidade, incentivar e apoiar a produção de música independente, bem como divulgar e promover as bandas. A revista Rolling Stone, em sua edição de fevereiro de 2008, trouxe como especial de capa uma matéria sobre o Radiohead. No subtítulo, a seguinte afirmação: Como eles descartaram a indústria fonográfica, quebraram os paradigmas do mercado e se mantiveram isolados no posto de banda de rock mais importante do mundo (ROLLING STONE, 2008, p. 55). Tudo isto por causa de uma estratégia que a banda inglesa pôs em prática no lançamento do novo disco, In Rainbowns. A frase "it's up to you" (cabe a você), veio estampada no site oficial do grupo, dando a cada usuário o poder de determinar quanto achava que deveria pagar para fazer o download. O grupo foi considerado pela revista como caso expressivo para se pensar o futuro da música. O repórter Mark Binelli, que entrevistou os componentes do Radiohead, disse em sua matéria: In Rainbowns, sétimo disco do Radiohead, foi lançado em outubro, e qualquer discussão sobre seu conteúdo foi imediatamente ofuscada pelo seu método de entrega. Como todos sabem, a banda, em um anúncio-empresa, decidiu disponibilizar o disco para download em seu website, onde fãs podiam pagar o quanto quisessem, qualquer valor entre nada e (aproximadamente R$ 350,00) (ibid., p. 57). Neste mesmo ano, a banda inglesa Coldplay deixou o novo CD, Viva la vida, por uma semana para ser ouvido de graça pelos fãs na sua página do MySpace. O hit do novo disco, lançado pela gravadora EMI, foi disponibilizado gratuitamente no site oficial da banda, e foi baixado mais de dois milhões de vezes. Seguindo a estratégia de divulgação, o grupo anunciou que daria, gratuitamente, ingressos para os shows de lançamento do disco novo, em Nova York e em Londres. O resultado, relacionado ou não à estratégia adotada, foi positivo: Viva la vida vendeu, em um único dia, 125 mil cópias. A própria indústria fonográfica já se deu conta destas mudanças, e tem buscado formas de lidar com a situação. Dados de um documento anual publicado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) mostram que a venda de música pela internet já representa 15% da receita total das vendas das grandes gravadoras. No ano de 2006, a porcentagem era de 11%, e em 2003, segundo dados da IFPI, era praticamente inexistente. O que as majors comemoram é um crescimento de 40% nas vendas de música digital em todo o mundo. No topo da lista dos dez principais mercados de música digital no mundo estão os

7 Estados Unidos, o Japão e a Inglaterra. Apesar de não fazer parte da lista, o Brasil participou do mercado em 2007 com um incremento de 185% nas vendas. A novidade no relatório anual da IFPI são as vendas feitas a partir de telefones celulares, que no País cresceram 157% em Uma questão relacionada a este fenômeno é a passagem do consumo da música gravada, exclusivamente, enquanto bem, para o consumo de um serviço. A pesquisadora inglesa Maria Styvén (2007) trata da questão da intangibilidade da música em ambientes virtuais. De acordo com a autora, na internet, a música gravada, e isso inclui sua licença e distribuição, está deixando de se fixar em bens físicos como o CD, e se tornando essencialmente um serviço. A partir desta distinção, de que bens são caracterizados por ser tangíveis e serviços, por ser intangíveis, a autora argumenta que os produtos que circulam pela internet, além de não poderem ser tocados, são de difícil definição. Para Styvén, a música produzida pelas grandes gravadoras pode ser comercializada em diferentes formas, como concertos ao vivo, vídeos, CDs ou distribuição on-line. Mas, a passagem da música enquanto bem, baseada em um mercado local, para um serviço, num mercado em rede, traria sérios problemas para os executivos da música. Entre os problemas citados estão uma forte abstração dos produtos, aumento nas incertezas e riscos relacionados, problemas ligados a questão dos direitos de propriedade e atribuição de preços. Ora, se a música tem se tornado um serviço, portanto intangível, quando distribuída pela internet, como as empresas podem lidar com isso? Algumas sugestões são apresentadas pela autora, dentre as quais, temos a) insistir em correspondentes tangíveis, tais como fotos, símbolos e informações sobre os artistas; b) criando uma reputação forte na rede; c) oferecendo pequenas demonstrações para os fãs e d) basear o preço no valor real do produto, e não no que as gravadoras consideram justo para ser cobrado. Segundo o ponto de vista de Leonhard Gerd e David Kusek (2005), no futuro, a música será como a água: fluirá de graça e em todos os lugares. Neste futuro, música será ubíqua, móvel, compartilhável, e tão penetrante e diversa quanto as culturas humanas que a produz (GERD; KUSEK, 2005, p. 03, tradução nossa). Para os autores a idéia de que um artista precisa vender centenas de milhares de cópias para que possa se sentir bem sucedido está dando lugar a idéia de que determinado artista pode até vender pouco, desde que consiga chegar às pessoas interessadas em seu trabalho. Isto porque, para cada artista que consegue quebrar a banca existem centenas que ficam de fora do jogo. Concluem:

8 Se nós definimos mobilidade como a capacidade de acessar música de qualquer lugar a qualquer hora, como a capacidade de tomá-la sem encargos indevidos, e a capacidade de trocar músicas com outros, nós temos a própria definição de música digital. O único caminho que isto pode levar é pra cima (ibid., 33,4). Para a pesquisadora Rose Marie Santini (2006), cujo trabalho tem o objetivo de investigar as mudanças nas formas de produção, difusão e consumo da musica na sociedade atual, a gravação digital teria provocado toda esta reconfiguração na produção fonográfica. Isto, na medida em que a gravação e reprodução de música passou a ser possível sem que haja a mediação obrigatória das grandes gravadoras na relação produtor-consumidor. Devido à proliferação de pequenos e médios estúdios digitais de gravação e masterização, além da gravação caseira por computador, novos artistas e bandas podem registrar seus trabalhos e difundi-los de forma autônoma (SANTINI, 2006, p. 47). Artistas estreantes, e mesmo aqueles que já tem algum tempo de carreira, estão se tornando mais propensos a divulgar suas músicas através da internet por duas razões, sugere a autora: primeiro que as grandes gravadoras hesitam em correr riscos, e isto é fruto das regras de mercado. Então, este é um caminho alternativo para os artistas que dificilmente chegaram ao grande público pelas vias tradicionais. Depois, tornou-se lugar comum que, antes de estar na venda de discos, a fonte de renda dos artistas tem sido os shows e as apresentações na mídia. O que importa, acrescentamos a este respeito, para o artista, é que sua música esteja circulando, sendo conhecida pelo público, para que estes possam comparecer aos eventos relacionados àquele artista. A exemplo da banda paraense Calypso, uma das pioneiras que atentou para a divulgação viral de sua produção, várias bandas de forró do Nordeste passaram a dar, gratuitamente, uma cópia de seu CD para cada pessoa que comprasse um ingresso para o show. E se não faz a divulgação pelo formato CD, tais artistas contam ainda com a circulação via internet no formato mp3. Neste sentido, pontua Santini: Além de facilitar a escolha dos ouvintes, os programas de download gratuito revelam um perfil de aficionados que valoriza a experimentação como uma etapa importante no processo de consumo de música (Ibid., p. 153). Parte da popularização da circulação de música pela internet pode ser explicada através da teoria da economia da dádiva. Sobre o assunto, Barbrook (1998) trata da Economia da Dádiva no contexto da CMC. A questão foi inicialmente estudada pelo antropólogo Marcel Mauss, mas reaparece sendo contextualiza por Barbrook, que a aproxima da cultura do

9 compartilhamento em ambientes virtuais. Esta cultura teria sido responsável não apenas pelo aperfeiçoamento das tecnologias empregadas nos primeiros computadores, mas na troca de informações de todo tipo entre a comunidade científica envolvida nestes projetos. Neste sentido, a livre troca de informações estaria embutida nas tecnologias e nas relações sociais desde os primeiros dias do ciberespaço. E ainda que a troca de "presentes" nestes ambientes não necessariamente criem obrigações emocionais entre os participantes, sugere o autor, pessoas ainda assim estariam dispostas a doar o que tem a qualquer pessoa através da internet. Usando como exemplo o compartilhamento de música, o autor sugere que pela livre circulação da informação, músicos podem criar laços de amizade, trabalhar juntos e inspirar uns aos outros, na medida em que passam a disponibilizar on-line a sua produção, e ao mesmo tempo, passam a ter acesso ao que foi disponibilizado por outros. A respeito da flexibilização e espontaneidade da economia da dádiva no contexto da CMC, afirma que "[...] uma nova faixa pode rapidamente se tornar gratuitamente útil para uma audiência global. Se alguém gosta da melodia, pode baixar para audição pessoal, usar como um sample ou fazer seu próprio remix " (BARBROOK, 1998, p. 04, tradução nossa). Um aspecto importante da circulação de música pela internet diz respeito a uma cada vez maior flexibilização no licenciamento. Licenciamento é um é um direito de uso vendido pelos selos, os donos da gravação, bem como pela editora, o representante dos compositores, para que uma determinada música possa ser regravada, ter um trecho incluído em uma nova música ou mesmo ser executada em ambiente público. O Crative Commons 2 é um projeto que estabelece um conjunto de ferramentas que permite aos artistas escolher a forma como querem proteger suas obras. Um resumo do conceito de Commons, dado pelos próprios desenvolvedores do projeto: [...] alguns recursos, uma vez criados, não podem ser esgotados. Nas palavras de Thomas Jefferson, aquele que recebe uma idéia de mim, recebe instrução para si mesmo sem diminuir a minha; assim como aquele que acende sua vela na minha, recebe luz sem apagar a minha. Uma idéia não é diminuída quando mais pessoas a utilizam. O Creative Commons aspira cultivar um commons onde as pessoas sintam-se livres para reutilizar não só idéias, mas também palavras, imagens e música sem pedir permissão por que a permissão já foi concedida a todos (Creative Commons, 2007, online). Atualmente, o Crative Commons pratica seis tipos de licença principais. Dentre elas, destacamos as licenças by-nc-nd, que permite que outros façam download das obras e as 2 Para mais informações sobre o projeto e os tipos de licenciamento, ver <

10 compartilhem, contanto que mencionem a autoria, e a licença by-nc-sa, que permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre a obra com fins não comerciais, contanto que atribuam a autoria. 4 Circulação através da internet como alternativa Algumas experiências de produção e circulação de música independente pela internet, como o Festival citado acima, estão se espalhando pelo Brasil e pelo mundo. Na Bahia, por exemplo, o portal Eletrocooperativa tem trabalhado com a divulgação dos trabalhos produzidos pelas comunidades carentes. De acordo com os idealizadores do portal, os pilares do projeto são: a generosidade intelectual, possibilitada pelas licenças alternativas desenvolvidas pelo Creative Commons, e a interatividade. Já no Rio de Janeiro, a página da gravadora Fronha Records se propõe a atuar na distribuição das músicas no formato mp3, tantos de artistas do seu cast, como de outros músicos que colaboram com o site. E em Nova York, vinte e dois blogs que trabalham na divulgação (informações sobre os artistas, agenda e músicas em mp3) de artistas independentes, realizaram em 2007 o primeiro festival de bandas novas, chamado After the jump fest 3. Além, é claro, dos casos já casos amplamente divulgados pela imprensa especializada, como o projeto Trama Virtual. Pensar a relação entre a produção autônoma de artistas independentes em ambientes virtuais e a reconfiguração pela qual a indústria fonográfica tem passado era o objetivo deste texto. Vimos como as novas tecnologias de comunicação e de produção musical têm possibilitado a reconfiguração da cadeia produtiva da música. As grandes gravadoras têm sido forçadas a pensar maneiras criativas e, acima de tudo, baratas, para competir com a circulação gratuita de músicas pela internet. E se os usuários de programas de compartilhamento de música têm utilizado essas ferramentas para experimentação, artistas independentes podem fazer disso uma arma, um aliado na etapa de circulação da sua produção. Sugerimos, nesta perspectiva. que uma música, após ser gravada em casa, ou em um pequeno estúdio, pode ser convertida em um arquivo no formato mp3 e circular livremente através da internet. Através das páginas pessoais das bandas e artistas independentes, Portais, comunidades virtuais, por ou emissoras de rádio on-line, estas músicas circulam, passando de usuário a usuário. Além disto, podem ser transportadas de um lugar a outro em 3 Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no endereço eletrônico <

11 CDs, pen drives, mp3 players e telefones celulares. O fundamental para a compreensão do sucesso de uma música neste novo contexto requer considerarmos que, neste circuito, o arquivo é transmitido de uma pessoa a outra levando consigo as opiniões daqueles que tiveram a oportunidade e o interesse de ouvi-la. A música, neste sentido segue adiante com a aprovação ou reprovação daquele que a ouviu antes de repassá-la. Em último caso, na verdade o caso extremo de total sucesso da empreitada, o mp3- demo pode chegar às mãos de um produtor de um evento ou de uma gravadora. É o que ocorreu na edição de 2008 do Festival Abril Pro Rock, o mesmo que há dez anos ajudou a revelar o Los Hermanos. Duas bandas foram escolhidas pelo público freqüentador do Portal Link Musical para participar do evento, após uma fase de pré-seleção do produtor. As músicas foram disponibilizadas pelas bandas inscritas, e ficaram à disposição para ser ouvidas e comentadas. O produtor do Festival, Paulo André, afirmou em entrevista que o Portal representa um complemento ao seu trabalho de descobrir bandas novas: Eu vejo isso como uma continuação do trabalho que eu faço de promoção das bandas não só no Brasil quanto no exterior. Possibilita até aumentar a quantidade de artistas que se pode trabalhar 4. Ou então, pode resultar em uma oportunidade como a da banda de pop/rock maranhense MichaelBoyzBand, (MBB) classificada em um festival nacional de música independente após ter enviado um mp3-demo para os organizadores do evento. 4.1 O caso MichaelBoyzBand A banda, formada por quatro músicos, é representativo para ajudar a trazer luz sobre o fenômeno que tratamos neste texto. Os componentes consideram a participação no citado festival uma experiência ímpar. Afirmaram: Produzir uma música no quarto e, de repente, cantar essa música em um programa em rede nacional de televisão, parece surreal. [...] Em um passe de mágica estávamos na frente de artistas consagrados de nossa música, como Tony Garrido e George Israel. Michael Mesquita, idealizador do projeto, diz, orgulhoso, que forma com os amigos a primeira banda de pop/rock do Maranhão a aparecer em programa de televisão em Rede Nacional. Pode parecer arrogante falar isso o tempo todo, mas é um fato e, se alguém faz questão de não reconhecer isso, nós fazemos questão de lembrar. Para os componentes da banda, a condição de independente representa, ao mesmo tempo, dificuldade e desafio. De um lado, restrições na hora de gravar, masterizar ou prensar. 4 Entrevista concedida ao Portal Link Musical. Entrevista disponível no endereço:

12 De outro, desafios para acontecer como banda, usando apenas força de vontade e inteligência para transformar uma idéia em algo concreto. De acordo com Michael, a banda é uma idéia que virou música: Produzi toda a idéia em meu quarto, com o auxílio de programas de edição de áudio e vídeo, instrumentos meus e emprestados; fiz também a arte do CD e do encarte. O grupo confessa ter pensado em uma forma estranha de divulgação. Aliada à divulgação em emissoras de rádio, e à disponibilização para download através da internet, a banda pretende realizar promoções nas páginas da banda, ou através de newsletter. Então disparam: Escolheremos pessoas que vão receber o CD em casa, sem pagar nada. Quer dizer, você pode estar em casa e abrir seu e lá vai estar escrito: Oi, tudo bem? Responda esse com seu nome e endereço e receba nosso CD em sua casa, inteiramente grátis. É um trabalho de divulgação e distribuição meio louco, mas eu sou assim mesmo. Quando questionados sobre de que forma os artista independentes podem usufruir da internet como ambiente de divulgação, Michael Mesquita é taxativo: Acho que é uma questão, principalmente, de inteligência. Para ele, a internet permite, por exemplo, que artistas do Maranhão se inscrevam em festivais no Rio Grande do Sul com apenas alguns cliks. Através da internet, conhecemos pessoas como o produtor Alécio Costa, que já trabalhou com artistas como Déborah Blando, e que fez a finalização do CD da MBB. Temos cinco páginas nas quais divulgamos nossas músicas e clipes. Conhecemos bandas e estilos de outros locais e interagimos com eles. A banda reconhece que a divulgação através da internet não trás, a princípio, nenhum retorno financeiro. Dizem, a propósito, que sua música não está à venda. Ainda não temos produtos que venham a agregar valor financeiro à marca MBB. Os objetivos da banda estão sendo alcançados gradativamente. Nosso retorno é o reconhecimento de um trabalho inteligente, independente e criativo. A nossa classificação para o Gasound até agora foi o maior de todos, o mais representativo, pois nos trouxe visibilidade e crédito. O prazer em fazer, sem a responsabilidade dos shows, é o maior retorno que podemos ter. A banda faz planos de ser contratada por uma grande gravadora. A razão estaria em uma entrevista concedida pelo produtor musical Rick Bonadio. Na entrevista, Bonadio teria dito que, para ele, o que importa é a idéia. Esta estaria acima da eficiência técnica ou de um

13 trabalho bem gravado. Ele escuta a idéia, a sonoridade, ele quer o original. E eu tenho a consciência da originalidade de nosso trabalho. Quando o CD chegar, vou mandar uma cópia para a gravadora dele. Tenho certeza de que ele vai ouvir. Sobre este CD, afirmam que está pronto para ser prensado. Só nos falta fazer o depósito inicial. Mas vamos conseguir, a gente sempre consegue dar um jeito. O trabalho virá com sete faixas e mais uma surpresa inédita na música maranhense Ao contrário do que acontece com os grandes artistas e gravadoras, a pirataria não prejudica os artistas independentes, afirmam os componentes da banda. No nosso caso, a exemplo de muitos artistas que hoje estão brilhando, a pirataria ajudou e muito. Ora, se colocamos nossas músicas de graça na internet é porque queremos que as pessoas reproduzam isso, certo? 5 Considerações e conclusões Toda esta sociabilidade on-line, que sugerimos neste artigo, e vista principamente na emergência, popularização e manutenção de comunidades virtuais, tem sido responsável pelo compartilhamento e, conseqüentemente, pela circulação de produtos culturais cujo controle passa ao largo da grande indústria do entretenimento. A evidente refuncionalização das novas tecnologias possibilitou uma reconfiguração nos processos de criação, circulação e consumo de bens simbólicos. Tornaram a produção mais flexível, mais diversificada. Possibilitaram um ambiente de circulação onde a competição pela audiência assumiu novos parâmetros. E o amplo consumo se tornou fruto da multiplicidade de oferta, da descentralização da produção. Podemos consumir música de forma interativa, simultânea. Obviamente, isto trouxe alguns problemas para as grandes gravadoras, para os estúdios de Hollywood, enfim, para os executivos da grande indústria. Como lidar com o compartilhamento não autorizado de músicas em sites, comunidades do Orkut como a Contra burguês, baixe mp3 ou a Discografias? Como controlar o uso de programas como Emule, Kazaa, e sites como o RapidShare, MegaUpload e Berejeba 5, de modo a resguardar o conteúdo protegido pelas leis de direito autoral? Até o momento, nenhuma resposta satisfatória foi encontrada para estas questões. Enquanto isto, a circulação de conteúdos continua, e não se restringe à ambientes virtuais. O compartilhamento de produtos culturais, sejam eles protegidos ou não, se dá em 5 Berejeba é um portal que disponibiliza gratuitamente seriados de televisão. A maior parte do conteúdo compartilhado é protegido por leis de direito autoral.

14 espaços cuja estrutura se torna a cada dia mais veloz e estável. Mas não se restringe à internet. Se o ciberespaço não é desprendido de lugar, conforme sugeriu Castells, a comunicação individualizada, personalizada e bidirecional tem seu reflexo também em redes de relacionamento off-line. Estaria borrado o limite entre o mundo real e o mundo virtual? Experiências têm mostrado que ajuntamentos urbanos ligados à música, como festivais, organizados pela internet, são frutos de propostas de blogs e comunidades virtuais, mas sinalizam a força das redes de relacionamento reais. A dinâmica de laços sociais em ambientes virtuais é de fácil manutenção. Já que se constitui de modo intencional, fundamentada a partir de interesses comuns, pessoas podem criar fortes laços sociais na internet, e expandir esses laços para fora dela. O que é importante sustentar aqui é que este fenômeno não se resolve nem apenas com as possibilidades da microinformática, nem com a popularização da internet e do formato mp3. A impressão que se tem é a de que as redes de compartilhamento, as comunidades virtuais, os agregadores de conteúdo só dão resultado se corretamente conectadas a realidade local do artista, e da relação de identificação que se estabelece entre o público e a música. Isto porque, enquanto não se encontram maneiras adequadas que permitam que o artista possa, de fato, gerar renda com a circulação de música em ambientes virtuais, a opção tem sido recorrer aos métodos tradicionais, como venda de CDs, shows e festivais e participação em programas de rádio e televisão. E neste caso, é preciso que o artista consiga congregar um público, formado tanto por pessoas que têm acesso constante à internet, como por pessoas que, seja qual for o motivo, ainda não lidam com ambientes virtuais. Referências bibliográficas ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, Associação Brasileira da Música Independente. Disponível em << Acessado em 13 de novembro de Associação Brasileira dos Produtores de Discos. Mercado fonográfico brasileiro Disponível em << Acessado em 13 de novembro de BARBROOK, Richard. The High Tech Gift Economy. First Monday, vol. 3 number 12 (December, 1998). Disponível em: Acessado em 20 de novembro de 2007.

15 CASTELLS, Manuel A sociedade em rede. 4a. Ed. São Paulo: Paz e Terra. CREATIVE COMMONS. Disponível em: < Acessado em: 12 de abril de DIZARD, Wilson P. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., GERD, Leonhard; KUSEK, David. The future of music: manifesto for the digital music revolution. Berklee Press: Boston, LEMOS, André.. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, LEMOS, A. Cibercultura como território recombinante. In: MARTINS, C. D.; SILVA, D. C.; MOTTA, R. Territórios recombinantes: arte e tecnologia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, LESSIG, Lawrence. Cultura livre. Nova York: The Penguin Press, SANTINI, Rose Marie. Admirável chip novo: a música na era da internet. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, SHUKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Hedra, STYVÉN, Maria. The intangibility of music in the internet age. Popular Music and Society, 30:1, 53-74, VICENTE, Eduardo. A vez dos independentes(?): um olhar sobre a produção musical independente do país. E-Compós (Brasília), v. 7, p. 1/19-19/19, VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

SocialDB Social Digital Library

SocialDB Social Digital Library Social Digital Library Laboratório L3P NARRATIVA DO PROJETO SOCIALDB 06/2015 Gestor de uma coleção "Sou produtor cultural (ou fotógrafo) e quero criar um lugar na internet com uma seleção de obras artísticas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312 INTRODUÇÃO A TELEXFREE trabalha com publicidade e telecomunicação há 10 anos nos EUA. Chegou ao Brasil em Março de 2012 e tem como produto um plano de Telefonia VOIP. A empresa trabalha também com o sistema

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ

Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ Mapa Musical da Bahia 2014 FAQ 1. O que é o Mapa Musical da Bahia? O Mapa Musical da Bahia é uma ação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para mapear, reconhecer e promover a difusão da música

Leia mais

6 PILARES DO MARKETING DIGITAL

6 PILARES DO MARKETING DIGITAL 6 PILARES DO MARKETING DIGITAL M 1 2 3 4 5 6 O SEU CONHECIMENTO SOBRE MARKETING ^ AUDIENCIA E COMUNICAÇÃO FERRAMENTAS NECESSÁRIAS CONSTRUÇÃO DE LISTAS DE E-MAILS TRÁFEGO E ESTRATÉGIAS VENDAS PERSUASIVAS

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO

EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO EXPEDIÇÕES FOTOGRÁFICAS: UM NOVO OLHAR SOBRE O BAIRRO Com passos apressados, paisagens se transformam em borrão. Estamos atrasados, com pressa, em cima da hora, ou ainda mesmo com tempo, mas o hábito e

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan.

Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. Entrevista da Professora Rosa Trombetta à rádio Jovem Pan. A Professora Rosa Trombetta, Coordenadora de Cursos da FIPECAFI aborda o assunto elearning para os ouvintes da Jovem Pan Online. Você sabe o que

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto

Projeto Festival Clube da Viola. Resumo do Projeto Projeto Festival Clube da Viola Resumo do Projeto A música brasileira é um dos elementos culturais que contribuem para a criação e o fortalecimento de uma idéia de pertencimento nacional, promovendo uma

Leia mais

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7

ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 1 Índice ÍNDICE... 1 DICAS DE INSTAGRAM... 4 QUEM É ANA TEX?... 5 CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE... 6 QUAL É O VALOR QUE VOCÊ PODE OFERECER PARA A SUA AUDIÊNCIA?... 6 CONSISTÊNCIA NAS POSTAGENS... 7 VOCÊ PRECISA

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

34 respostas. Resumo. 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? 2. Como tomou conhecimento desta oficina? 1 of 7 15-06-2015 17:22

34 respostas. Resumo. 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? 2. Como tomou conhecimento desta oficina? 1 of 7 15-06-2015 17:22 opensocialsciences@gmail.com 34 respostas Publicar análise Resumo 1. Qual sua principal ocupação ou vínculo institucional? Estudante d Estudante d Professor e Professor ou Trabalho e Funcionário Profissional

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Termo de Uso A AGENDA SUSTENTABILIDADE única e exclusiva proprietária do domínio www.agenda SUSTENTABILIDADE.com.br, doravante denominado AGENDA SUSTENTABILIDADE, estabelece o presente TERMO DE USO para

Leia mais

Qual o valor que tenho que pagar para ter um perfil na rede acheifacil?

Qual o valor que tenho que pagar para ter um perfil na rede acheifacil? Perguntas frequentes: Como funciona a Rede Achei Fácil? O Achei Fácil é uma rede de negócios em ambiente virtual, criada para facilitar o contato entre clientes e fornecedores de produtos e serviços, através

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising

THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO. Integrado Ações de Merchandising THE VOICE ESTUDO EXPLORATÓRIO Integrado Ações de Merchandising Imagem ilustrativa. GLOBO.COM THE VOICE A Globo.com propõe a extensão das ações de merchandising na TV, criando envolvimento e interação da

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO

EQUIPE: ANA IZABEL DAYSE FRANÇA JENNIFER MARTINS MARIA VÂNIA RENATA FREIRE SAMARA ARAÚJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO II PROFESSORA: PATRÍCIA

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter?

Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Porque as mulheres seguem empresas no Twitter? Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. A pesquisa foi realizada com 737 mulheres com idade entre

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br

Realização e Organização. www.vamaislonge.com.br Realização e Organização www.vamaislonge.com.br Quem somos... Leonardo Alvarenga, tenho 23 anos, sou criador do Não Tenho Ideia e do #VáMaisLonge. Sou formado em Educação Física mas larguei tudo logo após

Leia mais

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1

Resenha. Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO 1 Resenha As redes sociais na internet: instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento (Redes Sociais na Internet. Raquel Recuero. Porto Alegre: Sulina, 2009) Fernanda Gabriela Gadelha ROMERO

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC!

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! E-BOOK LINK DE OURO DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! (E-Book Link de Ouro! Mais um produto Império do PTC) Apresentação: Aqui você irá

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Oi WiFi. Cenário Atual. O que é a tecnologia wi-fi?

Oi WiFi. Cenário Atual. O que é a tecnologia wi-fi? Oi WiFi Material de Apoio a Vendas Empresarial R1 Oi WiFi Cenário Atual Cada vez mais as pessoas procuram estar sempre conectadas à internet em todos os lugares, como bares, restaurantes, shoppings, aeroportos

Leia mais

e-commerce: 13 maneiras de aumentar a conversão

e-commerce: 13 maneiras de aumentar a conversão e-commerce: 13 maneiras de aumentar a conversão Diego Biscaia prefácio: Aumentar a taxa de conversão é crucial para um e-commerce. Uma boa conversão é um bom volume de vendas. Você sabe exatamente o que

Leia mais

Projeto Incubadora no SecondLife

Projeto Incubadora no SecondLife Projeto Incubadora no SecondLife Motivação do Projeto Ilhas de produção de conteúdo de qualidade no Second Life Um dos problemas encontrados atualmente na Internet é a enorme quantidade de conteúdos de

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014

Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 Relatório de Consumo de Conteúdo Profissional 2014 A ascensão dos Revolucionários de Conteúdo: uma análise minuciosa sobre os principais usuários que consomem conteúdo no LinkedIn e como os profissionais

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente!

COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente! COMO TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JUV Venha fazer história com a gente! A MARCA A JUV é uma marca brasileira de Acessórios fundada em janeiro de 2012 A marca buscou inspiração na Venda Direta para trazer uma

Leia mais

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar?

O que é um Afiliado EaDPLUS? Por que ser Afiliado EaDPLUS? Quais cursos o Afiliado EaDPLUS pode divulgar? ManuaL O que é um Afiliado EaDPLUS? Um Afiliado EaDPLUS é alguém que deseja receber comissões por indicar/promover os cursos do Portal EaDPLUS. Você pode se cadastrar como afiliado gratuitamente e começar

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

SOCIABIIDADE VIRTUAL: INTERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES EM SITES DE RELACIONAMENTOS EM MONTES CLAROS/MG *

SOCIABIIDADE VIRTUAL: INTERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES EM SITES DE RELACIONAMENTOS EM MONTES CLAROS/MG * SOCIABIIDADE VIRTUAL: INTERAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES EM SITES DE RELACIONAMENTOS EM MONTES CLAROS/MG * O objeto: Amanda Cristina Novaes Cangussu Orientador: Leonardo Turchi Pacheco Universidade Estadual

Leia mais