O que é a fraude ou phishing online?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que é a fraude ou phishing online?"

Transcrição

1 Página 1 de 8 O que é a fraude ou phishing online? Uma forma corrente de fraude online, conhecida como "phishing," refere-se à prática de enviar spams aos destinatários com mensagens falsas que parecem ser válidas de uma empresa ou site bastante conhecido no qual os destinatários possam confiar, como uma administradora de cartão de crédito, banco ou instituição de caridade. O objetivo dessas mensagens falsas é enganar os consumidores, levando-os a fornecer informações pessoais importantes. Infelizmente, muitos destinatários incautos são vítimas desses esquemas de phishing e inadvertidamente fornecem as seguintes informações pessoais: Número da carteira de identidade. Senha ou PIN. Número da conta no banco. Número do cartão de débito ou de crédito. Código de validação do cartão de crédito ou valor de verificação do cartão. Telefone e endereço. Os criminosos usam essas informações de várias maneiras para obter ganhos financeiros. Uma prática comum é o furto de identificação, na qual o marginal rouba suas informações pessoais, assume sua identidade e pode fazer o seguinte: Candidatar-se e receber crédito em seu nome. Esvaziar sua conta bancária e estourar seus cartões de crédito. Transferir fundos de seus investimentos ou contas de linha de crédito para a sua conta corrente e usar uma cópia do seu cartão de débito para sacar dinheiro dessa conta em caixas eletrônicos de todo o mundo. Para obter dicas sobre o que fazer para não ser vítima de fraudes online, consulte a seção Melhores práticas para se proteger contra fraudes online posteriormente neste artigo. Exemplos de esquemas de phishing Alguns exemplos de esquemas de phishing incluem: s falsos que parecem ter sido enviados pelo seu banco ou administradora de cartão de crédito avisando-o sobre a necessidade de verificação de suas informações ou sua conta será suspensa. Uma combinação de fraude em leilão e sites de caução falsos. Isso ocorre quando os itens são colocados à venda em leilões online legítimos para levá-lo a fazer pagamentos para sites de caução falsos. Transações de vendas online falsas, nas quais um criminoso oferece-se para comprar algo de você

2 Página 2 de 8 e solicita o pagamento de um valor bem acima do preço do item sendo adquirido. Em retorno, o marginal pede a você que lhe envie um cheque com a diferença. O pagamento não é enviado a você, mas seu cheque é sacado e o criminoso embolsa a diferença. Além disso, o cheque enviado contém o número da sua conta, o código de destinação do banco, o endereço e o telefone. Falsas instituições de caridade pedindo doações. É lamentável, mas muitos criminosos tiram proveito da boa vontade. Infelizmente, pode ser difícil, à primeira vista, identificar se uma mensagem é fraudulenta. Por exemplo, muitos s falsificados contêm links para logotipos de empresas reais. Entretanto, você poderá estar atento ao seguinte: Solicitações de informações pessoais em um A maioria das empresas legítimas têm a política de não solicitar informações pessoais por . Desconfie de qualquer mensagem que solicite essas informações, mesmo que ela possa parecer autêntica. Texto insistente O texto nos s de phishing geralmente é educado e gentil. Quase sempre tenta levá-lo a responder à mensagem ou a clicar no link incluído. Para aumentar o número de respostas, os criminosos tentam criar um senso de urgência para que as pessoas respondam imediatamente, sem pensar. Normalmente, os s falsos NÃO são personalizados, enquanto as mensagens válidas de seu banco ou empresa de comércio eletrônico são. A seguir é apresentado um exemplo de um esquema real de phishing: Prezado cliente do banco, chegou ao nosso conhecimento que é necessário atualizar as informações de sua conta devido a relatos de membro inativo, fraudes e mistificações. A não atualização de seus registros resultará na exclusão da conta. Clique no link abaixo para confirmar seus dados. Links falsos Nas mensagens com formato HTML, os links em que você é instruído a clicar contêm o nome completo ou parte do nome de uma empresa real e são "mascarados", o que significa que o link exibido não o leva para o endereço, mas para um local diferente, em geral um site falsificado. Observe que neste exemplo com o Outlook que colocar o ponteiro sobre o link revela o endereço real na caixa com o fundo amarelo. A seqüência de números ocultos não se parece em nada com o endereço da empresa na Web ou URL, um sinal óbvio de que você deve desconfiar. Outra técnica comum empregada pelos criminosos é o uso de uma URL que, à primeira vista, é o nome de uma empresa bem conhecida, mas uma investigação mais cuidadosa revela uma ligeira alteração. Por exemplo, poderia aparecer como:

3 Página 3 de 8 A Microsoft ganhou recentemente dois processos judiciais contra indivíduos que utilizaram esse tipo de URLs para falsificar propriedades legítimas da Microsoft. No entanto, a prática permanece disseminada e com freqüência é protegida por fronteiras nacionais. O corpo da mensagem é uma imagem Para evitar a detecção pelos filtros de spam, os s falsos usados no esquema de phishing freqüentemente usam uma imagem, em vez do texto no corpo da mensagem. Se o spam enviado usar texto real, o Filtro de Lixo Eletrônico do Outlook muito provavelmente moverá a mensagem para a pasta Lixo Eletrônico. A imagem do corpo da mensagem é geralmente um hiperlink. É possível identificar isso porque quando você coloca o ponteiro sobre o corpo da mensagem, ele se torna uma mão. Outros tipos de imagens colocadas em s podem estar vinculadas a um servidor de spams e atuar como beacons da Web. Quando você abre a mensagem, as imagens são baixadas e as informações são passadas ao servidor. Essas informações são usadas para verificar se o endereço de é válido e, por isso, você poderá receber spams novamente. Por padrão, o Outlook bloqueia automaticamente esses tipos de imagens externas. Para obter mais informações, consulte Sobre como proteger sua privacidade bloqueando downloads automáticos de imagens. Anexos Muitos esquemas de phishing solicitam a abertura de anexos, que podem infectar o computador com um vírus. Não abra anexos em s de procedência duvidosa. Qualquer anexo que você queira exibir deverá ser salvo primeiro e verificado com um programa antivírus atualizado, antes de ser aberto. Para ajudá-lo a proteger seu computador, o Outlook e o Microsoft Outlook Express bloqueiam automaticamente certos tipos de anexos que podem disseminar vírus. Para obter informações adicionais, consulte Como o Outlook ajuda a proteger seu computador contra vírus. Promessas que parecem boas demais para serem verdadeiras Use o bom senso e desconfie quando você receber ofertas de dinheiro e descontos que pareçam muito boas para serem verdadeiras. Como faço para saber se um site é uma fraude? Semelhantes aos s fraudulentos, os sites falsificados contêm imagens de logotipos e links convincentes. Isso dificulta sua identificação como fraudulentos. A melhor estratégia é procurar itens que legitimem sites, como:

4 Página 4 de 8 Segurança SSL Os sites legítimos usam SSL (Camadas de Soquete de Segurança) ou outra tecnologia de segurança para auxiliar na proteção das informações pessoais inseridas quando você abre uma nova conta e durante a conexão posterior ao site. A segurança é indicada na barra de status do navegador por um ícone de cadeado. Além disso, o endereço da Web é precedido por em vez do comum na barra de endereços do navegador. Importante Observe que o item às vezes é falsificado nos links, como no exemplo de "link mascarado" mostrado na seção Links falsos. Um certificado digital para o site Uma outra vantagem do SSL é a autenticação o processo de identificar um site para você. O SSL oferece esse benefício com o uso de um certificado digital, que o site apresenta ao navegador durante a conexão. Para exibir o certificado, clique duas vezes no ícone de cadeado no canto inferior direito do navegador e examine o campo Emitido para. O nome mostrado no certificado deverá corresponder ao site no qual você acha que está. Por exemplo, se o site for realmente do Wood Grove Bank, o nome em Emitido para deverá corresponder à URL "woodgrovebank.com." Caso esse nome seja diferente, pode ser que você esteja em um site falsificado. Novamente, tenha muito cuidado com pequenos erros ortográficos. Se o certificado estiver vencido, não for aprovado pela autoridade de certificação ou tiver um nome que não corresponda ao exibido na barra de endereços, o Microsoft Internet Explorer exibirá uma mensagem de aviso.

5 Página 5 de 8 Para saber mais sobre o certificado, clique na guia Detalhes. Se você não tiver certeza em relação à legitimidade de um certificado, não insira nenhuma informação pessoal. Aja com segurança e saia do site. Para conhecer mais métodos para determinar se um site é seguro, leia Como o Internet Explorer ajuda a manter a segurança dos dados. Melhores práticas para se proteger contra fraudes online Nunca responda a s que solicitem informações pessoais Desconfie sempre de qualquer de uma empresa ou pessoa que solicite informações pessoais ou que envie informações pessoais e solicite sua confirmação ou atualização. Em vez disso, use o número de telefone de um de seus recibos; não ligue para o número mostrado na mensagem. De forma semelhante, nunca ofereça espontaneamente nenhuma informação pessoal para alguém que faça uma chamada não solicitada a você. Não clique em links suspeitos Não clique em um link presente em uma mensagem suspeita. O link pode não ser confiável. Em vez disso, visite os sites digitando a URL no navegador ou usando o link de Favoritos. Use senhas de alto nível e altere-as com freqüência Se a conta permitir, as senhas de alto nível combinam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, o que dificulta sua adivinhação. Não use palavras reais. Use uma senha diferente para cada conta e altere-as com freqüência. É difícil lembrar de todas essas senhas e é fácil perdê-las, portanto, anote-as ou armazene-as em um dispositivo como token USB, mas não se esqueça de mantê-las em local seguro! Para obter mais dicas sobre como criar senhas de alto nível e como lembrar e armazenar senhas com segurança, consulte Criando senhas de alto nível. Não envie informações pessoais em s comuns Os s comuns não são criptografados e isso é mesmo que enviar um cartão postal. Se for necessário usar s para transações pessoais, use o Outlook para assinar digitalmente e criptografar as mensagens com a segurança S/MIME. Os programas MSN,

6 Página 6 de 8 Hotmail, Outlook Express, Microsoft Office Outlook Web Access, Lotus Notes, Netscape e Eudora oferecem suporte à segurança S/MIME. Faça negócios apenas com as empresas que você conhece e nas quais confia Use empresas estabelecidas, bem conhecidas, e que sejam famosas por seus serviços de qualidade. O site de uma empresa sempre deve ter uma declaração de privacidade que mencione especificamente que a empresa não repassará seu nome e informações a outras pessoas. Verifique se o site usa criptografia O endereço da Web deverá ser precedido por em vez do comum na barra de endereços do navegador. Além disso, clique duas vezes no ícone de cadeado na barra de status do navegador para exibir o certificado digital do site. O nome após Emitido para no certificado deverá corresponder ao site no qual você acha que está. Se você achar que um site não é o que deveria ser, deixe-o imediatamente e reporte. Não siga nenhuma das instruções apresentadas. Ajude a proteger seu PC É importante usar um firewall, manter seu computador atualizado e utilizar software antivírus. Para obter informações sobre como fazer isso, visite Proteja seu PC. Isso será especialmente importante se você se conectar à Internet por meio de um modem a cabo ou DSL (Linha de Assinante Digital). Para obter mais informações sobre a proteção contra vírus, consulte Melhores práticas para a proteção contra vírus e Melhores práticas para ajudar a evitar spams. Monitore suas transações Examine as confirmações de seus pedidos e os extratos do cartão de crédito e do banco assim que recebê-los para confirmar que apenas as transações feitas por você estão sendo cobradas. Informe imediatamente qualquer irregularidade as suas contas discando o número mostrado no seu extrato. O uso de apenas um cartão de crédito para as compras online facilita o controle das transações. Use cartões de crédito para as transações na Internet Na maioria dos locais, sua responsabilidade pessoal caso alguém exponha seu cartão de crédito é significativamente limitada. Em contrapartida, se você usar débito direto de um cartão do seu banco ou de débito, a responsabilidade pessoal freqüentemente corresponde ao saldo total da sua conta bancária. Além disso, prefira suar um cartão de crédito com um limite pequeno na Internet, porque isso limita o valor que um ladrão poderá roubar caso o cartão seja exposto. Melhor ainda, várias administradoras de cartões de crédito importantes estão oferecendo aos clientes a opção de comprar online com números de cartões virtuais, usados uma única vez, que expiram em um ou dois meses. Para obter mais detalhes, pergunte ao banco sobre números de cartões de crédito virtuais transitórios. Como faço para reportar fraudes online e furto de identidades? Se você achar que recebeu s fraudulentos ou que foi vítima de uma fraude online, informe o problema para os seguintes grupos: FBI A IFCC (Internet Fraud Complaint Center) do FBI funciona em todo o mundo com a imposição da lei e do setor para fechar imediatamente sites de phishing e identificar os responsáveis pela fraude. FTC Se você achar que suas informações pessoais foram expostas ou roubadas, reporte as circunstâncias para o National Resource for Identity Theft do FTC e visite o site desse grupo para saber como

7 Página 7 de 8 minimizar os danos. Encaminhe os s falsos para as autoridades O encaminhamento das mensagens falsas às autoridades auxilia nos esforços para combater os esquemas de phishing. Alguns endereços de que você pode usar para reportar s suspeitos são: reportphishing@antiphishing.com do APWG (Anti-Phishing Working Group), uma associação do setor que dedica-se à eliminação do roubo de identidades e de fraudes resultantes do problema crescente do phishing e da falsificação de s. spam@uce.gov da FTC. abuse@msn.com do MSN. abuse@microsoft.com da Microsoft. Siga estas etapas de acordo com o programa de utilizado. Outlook 5. Abra a mensagem falsa que você deseja reportar e, no menu Exibir, clique em Opções. 6. Selecione todo o texto na caixa Cabeçalhos de Internet. 7. Pressione CTRL+C para copiar o cabeçalho completo e clique em Fechar. 8. Na mensagem falsa que você deseja reportar, clique em Encaminhar. 9. Na linha Para, digite o endereço de da autoridade para a qual você está reportando. 10. Clique no corpo da mensagem e pressione CTRL+V para colar o cabeçalho completo no Clique em Enviar. Outlook Express 12. Na lista de mensagens, clique na mensagem falsa que você deseja reportar. 13. Clique em Encaminhar. 14. Na linha Para, digite o endereço de da autoridade para a qual você está reportando. 15. Clique em Enviar. Hotmail 16. Na lista de mensagens, na mensagem falsa que você deseja reportar. 17. Clique em Encaminhar. 18. Na linha Para, digite o endereço de da autoridade para a qual você está reportando.

8 Página 8 de Clique em Enviar. Outlook Web Access (OWA) 20. Na lista de mensagens, clique na mensagem falsa que você deseja reportar. 21. Clique em Encaminhar. 22. Na linha Para, digite o endereço de da autoridade para a qual você está reportando. 23. Clique em Enviar. Dicas sobre compras e transações bancárias mais seguras Se você quiser mais informações da Microsoft sobre os métodos para ajudar a proteger suas informações pessoais durante as compras ou transações bancárias online, visite o site Fraudes Online. Tenha em mente que nem todos os ladrões de identidade são hackers com muitos conhecimentos tecnológicos. Alguns deles usam métodos limitados, como dumpster diving (a coleta de itens descartados), para o furto de informações pessoais. Compre um cortador de papéis e destrua recibos, ofertas de cartão de crédito pré-aprovadas e outros documentos com informações pessoais antes de jogá-los fora ou reciclá-los. Tenha cuidado e pense antes de clicar.

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Segurança em Computadores GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa.

mais segurança na internet próximo Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. mais segurança na internet Um guia para você tirar suas dúvidas sobre segurança na internet e proteger sua empresa. Suas atitudes na internet podem influenciar a segurança da sua empresa. Você é cuidadoso

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdo F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerenciar assinatura...4 1.2 Como me certificar de que o computador está protegido...4

Leia mais

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet.

CORREIO inotes. Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. CORREIO inotes Para acessar o Correio inotes é necessário acessar a Internet. Na sua Área de Trabalho execute dois cliques rápidos no ícone do Internet Explorer. Ao ser exibida a primeira tela do Internet

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA CARTÕES BANCÁRIOS Manual de Boas Práticas para Cartões Bancários 2014 2 Índice 1. Introdução 2. PIN 3. O Cartão 4. Usar o Cartão nos POS 5. Tentativas de Burla 6. Usar o Cartão

Leia mais

Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel

Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel Tipos de pragas Virtuais; Como funciona os antivírus; Principais golpes virtuais; Profº Michel Tipos de pragas virtuais 1 Vírus A mais simples e conhecida das ameaças. Esse programa malicioso pode ligar-se

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Verificação em duas etapas. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Verificação em duas etapas. <Nome> <Instituição> <e-mail> Verificação em duas etapas Agenda Senhas Verificação em duas etapas Principais tipos e cuidados a serem tomados Outros cuidados Créditos Senhas (1/4) Servem para autenticar

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdo 2 Conteúdo Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerenciar assinatura...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como me certificar de

Leia mais

CARTILHA DE SEGURANÇA

CARTILHA DE SEGURANÇA ESTADO DE SERGIPE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO CARTILHA DE SEGURANÇA COORDENADORIA DE INFORMÁTICA Sumário O que é informação... 3 Cuidado com a Engenharia Social... 3 Dicas de Senhas... 4 Recomendações

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail> Privacidade Agenda Privacidade Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Privacidade (1/3) Sua privacidade pode ser exposta na Internet: independentemente da sua

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

http://cartilha.cert.br/

http://cartilha.cert.br/ http://cartilha.cert.br/ Usar apenas senhas pode não ser suficiente para proteger suas contas na Internet Senhas são simples e bastante usadas para autenticação em sites na Internet. Infelizmente elas

Leia mais

MHOLLWEG@TERRA.COM.BR Pág.: 1

MHOLLWEG@TERRA.COM.BR Pág.: 1 Ola pessoal, Tivemos neste ultimo dia 05 de Fevereiro a aplicação de mais uma prova para o Tribunal Regional Eleitoral, desta vez do estado do Parana, prova esta organizada pela banca Fundação Carlos Chagas.

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

compras online com Segurança

compras online com Segurança 12 Dicas para realizar compras online com Segurança As compras online chegaram no mercado há muito tempo e, pelo visto, para ficar. Com elas também despertaram os desejos dos cibercriminosos de se apropriarem

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Certificado Digital A1. Instalação

Certificado Digital A1. Instalação Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

Prevenção. Como reduzir o volume de spam

Prevenção. Como reduzir o volume de spam Prevenção Como reduzir o volume de spam A resposta simples é navegar consciente na rede. Este conselho é o mesmo que recebemos para zelar pela nossa segurança no trânsito ou ao entrar e sair de nossas

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente.

O Firewall do Windows vem incorporado ao Windows e é ativado automaticamente. Noções básicas sobre segurança e computação segura Se você se conecta à Internet, permite que outras pessoas usem seu computador ou compartilha arquivos com outros, deve tomar algumas medidas para proteger

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

para Mac Guia de Inicialização Rápida

para Mac Guia de Inicialização Rápida para Mac Guia de Inicialização Rápida O ESET Cybersecurity fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense, o primeiro mecanismo de verificação

Leia mais

Segurança em Internet Banking. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Internet Banking. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Internet Banking Agenda Internet Banking Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Internet Banking (1/4) Permite: realizar ações disponíveis nas agências

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Outlook 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Personalize-o Personalize o Outlook.

Leia mais

E-mail Seguro - Guia do Destinatário

E-mail Seguro - Guia do Destinatário E-mail Seguro - Guia do Destinatário Índice Como abrir sua primeira Mensagem Criptografada... 3 Guia Passo-a-Passo para Abrir Seu Primeiro Envelope... 3 Primeiro Passo:... 3 Segundo Passo:... 3 Terceiro

Leia mais

Certificado Digital: Como Funciona (www.bry.com.br)

Certificado Digital: Como Funciona (www.bry.com.br) Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7

Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Aula 12 Lista de verificação de segurança para o Windows 7 Use esta lista de verificação para ter certeza de que você está aproveitando todas as formas oferecidas pelo Windows para ajudar a manter o seu

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdos 2 Conteúdos Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerir subscrição...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como ter a certeza de que

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Contatos: enviar e-mails, localizar e gerenciar seus contatos

Contatos: enviar e-mails, localizar e gerenciar seus contatos Contatos: enviar e-mails, localizar e gerenciar seus contatos Com o Google Apps, você pode facilmente organizar, localizar, entrar em contato e rastrear informações sobre todas as pessoas e grupos com

Leia mais

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos: Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Autenticação de dois fatores no SonicOS

Autenticação de dois fatores no SonicOS Autenticação de dois fatores no SonicOS 1 Observações, cuidados e advertências OBSERVAÇÃO: uma OBSERVAÇÃO indica informações importantes que ajudam a usar seu sistema da melhor forma. CUIDADO: um CUIDADO

Leia mais

Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário Sistema de Cancelamento Eletrônico Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice Sumário I. Uso do sistema pelo credor... 4 1. Acesso ao sistema... 5 1.1 Uso da assinatura digital... 5 2. Criação

Leia mais

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9

IREasy Manual do Usuário Versão do manual - 0.0.9 OBJETIVOS DO PROGRAMA DE COMPUTADOR IREasy Permitir a apuração do Imposto de Renda dos resultados das operações em bolsa de valores (mercado à vista, a termo e futuros). REQUISITOS MÍNIMOS DO COMPUTADOR

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL

GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL GUIA ENVIO DE EXTRATO POR E-MAIL ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo...3 2. Requisitos...3 3. Configurações...3 Página 2 de 11 1. Objetivo Este guia tem como objetivo orientar sobre como realizar a configuração

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Licenciamento por volume da Adobe

Licenciamento por volume da Adobe Licenciamento por volume da Adobe Admin Console para clientes do VIP Guia do usuário do Value Incentive Plan (VIP) Versão 2.5 November 21, 2013 Sumário O que é o Admin Console para clientes do VIP?...

Leia mais

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos SBCTrans A tecnologia facilitando a vida do cidadão Índice Cadastro e Primeiro Acesso... 05 Acessando o Sistema... 08 Menu de

Leia mais

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida

ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop. Guia de Inicialização Rápida ESET NOD32 Antivirus 4 para Linux Desktop Guia de Inicialização Rápida O ESET NOD32 Antivirus 4 fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no mecanismo de

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird

Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird Passo a passo da instalação do Thunderbird Introdução O Thunderbird é o leitor de email produzido pela fundação mozilla. O Thunderbird foi projetado

Leia mais

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 BENTO GONÇALVES Julho de 2005 ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 5.1 Para acessar o sistema 5 5.2

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Acesse o Portal da Instituição (http://www.mp.sp.gov.br), e clique na figura.

Acesse o Portal da Instituição (http://www.mp.sp.gov.br), e clique na figura. Seja bem-vindo ao serviço de Correio Eletrônico do Portal do Ministério Público do Estado de São Paulo. O WEBMAIL é um serviço disponível no Portal do Ministério Público do Estado de São Paulo, que permite

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Norton 360 Online Guia do Usuário

Norton 360 Online Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Online Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Guia para Administração de E mail de Clube para Office365

Guia para Administração de E mail de Clube para Office365 Melhorando a vida de mulheres e meninas através de programas que levam a capacitação econômica e social. SOROPTIMIST INTERNATIONAL OF THE AMERICAS Guia para Administração de E mail de Clube para Office365

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Segurança na internet

Segurança na internet Segurança na internet Perigos da internet Cyberbullying Uso da internet para praticar ofensas e humilhações a alguém de forma constante Discriminação Quando há publicação de mensagem ou imagem preconceituosas

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdos F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdos Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerir subscrição...4 1.2 Como ter a certeza de que o meu computador está protegido...4

Leia mais

http://cartilha.cert.br/

http://cartilha.cert.br/ http://cartilha.cert.br/ Atualmente, graças à Internet, é possível comprar produtos sem sair de casa ou do trabalho, sem se preocupar com horários e sem enfrentar filas. Eainda receber tudo em casa ou

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais