ABORDAGEM E IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO XMPP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABORDAGEM E IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO XMPP"

Transcrição

1 ABORDAGEM E IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO XMPP Nilson Mori Douglas Pires Ineia 2009 Unipar

2 2 ABORDAGEM E IMPLANTAÇÃO DO PROTOCOLO XMPP Nilson Mori** Douglas Pires Ineia* Resumo A utilização de comunicadores de mensagens instantâneas em redes corporativas tem ganhado respaldo e gerado interesse pelas classes administrativas de várias empresas, porém a falta de controle sobre as redes sociais que se utilizam de protocolos proprietários como o MSN, ICQ ou Yahoo, para conversas particulares desviando a atenção dos funcionários e atrapalhando o desempenhar de suas funções acabam denegrindo a imagem deste tipo de comunicação e criando um descontentamento por parte destas classes. Este artigo tem como foco a apresentação, implementação e utilização do Protocolo XMPP, muito difundido entre as comunidades pró software livre como uma solução corporativa para substituição dos comuns meios de telecomunicações focando a integração de matriz-filial. Palavras-chave: Servidor, Jabber,XMPP, Comunicador Instantâneo. **Diretor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação Prefeitura de Guaíra Tecnólogo em Informática UNIPAR Universidade Paranaense Campus Guaíra Técnico em Informática Colegio Estadual Mendes Gonçalves nilsonmori@gmail.com *Auxiliar de Informática - UNIPAR Universidade Paranaense Campus Guaíra *Técnico em Informática - F1 Informática Tecnólogo em Informática UNIPAR Universidade Paranaense Campus Guaíra douglaspires83@gmail.com

3 3 INTRODUÇÃO Através de aplicativos de mensagens instantâneas podemos gerenciar uma lista de pessoas com as quais pretendemos manter em contato através do intercâmbio de mensagens instantâneas. Além da conversa em tempo real existem benefícios, tais como: chat rooms, transferência de arquivo, shared whiteboard para a visualização de desenhos feitos por um interlocutor, conexão simultânea com dispositivos de prioridades diferentes (a partir do celular e do computador dando preferência a um para a recepção de mensagens). Jabber / XMPP que é um conjunto de protocolos e tecnologias que permitem o desenvolvimento de sistemas distribuídos de mensagens. Este protocolo é público, aberto, flexível, extensível, distribuído e seguro, tão confiável que é utilizado pela Google, seu serviço de mensagens o Google Talk.

4 4 História dos Comunicadores Instantâneos Os comunicadores instantâneos (Instant Messages) são mais antigos que a própria internet, pois os mesmos tiveram início em meados dos anos 60. Inicialmente utilizados para envio de mensagens de impressão, logo tiveram um grande salto na utilização para a comunicação entre usuários de um mesmo computador (utilização entre usuários de terminais de Mainframe). Com o desenvolvimento das redes de computadores os protocolos utilizados por Comunicadores Instantâneos começaram a evoluírem, alguns ainda eram pontoa-ponto e alguns já se apresentavam com implementações de servidores para disponibilização do serviço. Curiosamente o primeiro software de comunicação instantânea não foi nem o tão conhecido MSN Messenger ou o Lendário ICQ, mas sim um software chamado PowWow (termo utilizado na América do Norte para reunião dos povos nativos, evento de onde indígenas e não indígenas se reúnem para celebrar a cultura dos povos indígenas norte-americanos) desenvolvido pela Tribal Voice empresa do milionário John McAfee. O PowWow, foi o primeiro software com interface gráfica pra Windows, além de implementar características encontradas nos comunicadores contemporâneos o mesmo já trazia ideias inovadoras tais como comunicação de voz entre os usuários, sintetizador de voz, transmissão de mensagens offline, etc. Em 17 de novembro de 1996 quatro jovens israelenses, donos de uma empresa chamada Mirabilis conceberam o ICQ, alterando para sempre a maneira de se comunicar pela internet. Uma febre virtual foi à utilização deste que fora o mais simpático dos comunicadores de tempo real de todos os tempos. Então em 22 de Julho de 1999, a gigante Microsoft Corporation entra em cena apresentando o MSN Messenger atualmente Windows Live Messenger, que obtivera uma quantidade estratosférica de usuários. Tal sucesso teve como base a integração com o serviço de Hotmail, onde o usuário passou automaticamente a ter uma conta de MSN apartir do momento que possui uma conta de e aqueles que não possuem conta no hotmail podem criar um Passaport.net passando a fazer parte da rede.

5 5 Em 1998 Jeremie Miller inicia o projeto Jabber que passa a ser público em Maio de 2000, este projeto possibilita a criação de uma rede privada utilizando o protocolo XMPP, o grande foco do projeto foi à criação de uma alternativa aos protocolos fechados predominantes no mercado naquela época (ICQ e MSN). Um conceito interessante apresentado neste projeto é a conceito de gateways que permite que os usuários possam entrar nesta rede utilizando outros protocolos. Finalmente em 24 de agosto de 2005 a Google apresenta o Google Talk, comunicador baseado no protocolo XMPP trazendo uma popularização para o protocolo. Utilização de mensagens instantâneas em âmbito corporativo Como uma grande parte dos usuários de computadores por todo o mundo passaram a utilizar softwares de comunicação instantânea, as empresas viram uma oportunidade de economia para os gastos com telecomunicações tanto com clientes, como entre matriz e filiais. Um estudo publicado em 2008 no Journal of Computer Mediated Communication por Garrett Danziger aponta que as pessoas que usam mensagens instantâneas no trabalho relataram menos interrupção do que os colegas que não a fazem. A pesquisa mostrou que as mensagens instantâneas são usadas como um substituto para outras formas mais perturbadoras de comunicação como o telefone e conversas pessoais. Descobriu-se que as conversas são mais curtas ao usar mensagens instantâneas do que com as outras formas de comunicação. Devido à sua configuração original, estes softwares permitem aos usuários controlar como e quando se comunicam com seus colegas de trabalho dando às pessoas a capacidade para sinalizar a sua disponibilidade ou adiar as respostas para um momento mais conveniente. Apesar de inúmeras vantagens apresentadas pela utilização de Mensageiros Instantâneos nas organizações empresariais, este recurso apresenta também uma gama de riscos que podem ser apontados em ordem de importância.

6 6 Segurança: Estes mecanismos têm servido a crackes como meio de distribuição de códigos maliciosos em técnicas de phishing (uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sigilosas, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Na prática do Phishing surgem artimanhas cada vez mais sofisticadas para "pescar" (do inglês fish) as informações sigilosas dos usuários.) Uso Inadequado: Sua natureza informal, imediata e ostensivamente anônima de mensagens instantâneas torna-se uma ferramenta para diversos tipos de abusos no trabalho. O tema do uso inadequado deste mecanismo tornou-se notícia de destaque em outubro de 2006, quando o congressista Mark Adam Foley renunciou a sua cadeira após admitir o envio de mensagens instantâneas de natureza sexualmente ofensiva para menores de idade de seu microcomputador do escritório do Congresso norteamericano. O escândalo Mark Foley serviu para alertar os riscos da utilização de mensageiros instantâneos de forma inadequada nos locais de trabalho. Na maioria dos países, as corporações têm uma responsabilidade legal de inibir o assédio no ambiente de trabalho. O uso de computadores de propriedade da empresa, redes e/ou softwares para assediar, denegrir ou propagar linguagem inadequada, cria uma responsabilidade não só do ofensor, mas também do empregador. Uma pesquisa feita em março de 2007 pelo provedor de segurança Akonix Systems Inc., mostrou que 31% destes casos tinham sido realizados através de mensagens instantâneas. Companhias agora incluem mensagens instantâneas como parte integrante de suas políticas sobre o uso adequado de computadores, internet, e outros ativos corporativos.

7 7 Roubo de Informações Além dos problemas supra apontados existe ainda a possibilidade dos utilizadores de Comunicadores Instantâneos vazarem informações confidenciais e estratégicas de suas empresas, devido uma série de motivos que vão desde insatisfação salarial até mau-caráter do próprio usuário. Este motivo gerou uma corrida no desenvolvimento de aplicativos para controle, armazenamento e monitoramento as Mensagens trafegantes em redes corporativas. Que mantém tal nicho de mercado sempre aquecido, pois qualquer diretoria de uma empresa de médio porte está preocupada com as informações que seus funcionários permutam através deste mecanismo de comunicação.

8 8 O protocolo XMPP O protocolo XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), também conhecido como Jabber é um protocolo aberto, extensível, baseado em XML, para sistemas de mensagens instantâneas, desenvolvido originalmente por solicitação do IETF (Internet Engineering Task Force, uma comunidade internacional de técnicos, agências, fabricantes, fornecedores, e pesquisadores, preocupados com a evolução da arquitetura da Internet e seu perfeito funcionamento, descrita pela RFC 3160). Jeremie Miller iniciou o projeto Jabber em O produto principal do projeto é o jabberd, um servidor em que os clientes XMPP se conectam para intercomunicar-se. Este serviço pode ser usado tanto em uma rede privada, como também juntar-se à rede XMPP global. O XMPP (RFC3920) surgiu como alternativa aos protocolos fechados de comunicação predominantemente utilizados em aplicações com ICQ e MSN Messenger. Por ser um protocolo que se baseia em Licença GNU GPL (Licença idealizada por Richard Stallman no final da década de A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux), sua utilização pode ser feita sem a necessidade de permissões especiais ou pagamento de royalties. Um conceito chave do sistema XMPP são os transportes, também conhecido como gateways, que permite aos utilizadores acederem a redes usando outros protocolos - tais como o AIM, o ICQ, MSN Messenger, etc. Ao contrário dos clientes de multiprotocolo, como o Trillian ou Pidgin, XMPP fornece este acesso no nível de servidor comunicando via serviços especiais de gateway em um computador remoto. Qualquer utilizador XMPP pode se registrar com um destes gateways fornecendo a informação necessária para aceder a essa rede, e pode então comunicar-se com os utilizadores dessa rede como se fossem utilizadores de XMPP. Isto significa que qualquer cliente que suportar inteiramente o protocolo XMPP pode ser usado para aceder a qualquer rede em que exista um gateway, sem necessitar de código extra no cliente.

9 9 Usuários podem escolher a aplicação que mais lhe convém desde que ela compreenda o protocolo. Existem diversas aplicações que usam XMPP como Pidgin, Miranda, Kopete, Adium, etc. Em agosto de 2005, a empresa Google lançou o Google Talk, baseado em XMPP, o que ajudou a popularizar o protocolo, em função da grande quantidade de usuários deste produto. Mais tarde o protocolo continuou sendo usado nos outros serviços de comunicação da empresa, mais precisamente, os serviços de comunicação instantânea embutidos no Gmail e Orkut. O protocolo XMPP tende a ganhar grande respaldo, pois as aplicações web de tempo real para comunicação de Help Desk passaram por um aumento de demanda, juntamente com o amadurecimento do protocolo BOSH (Streams Bidirecionais Sobre HTTP Síncrono), acoplado com o ressurgimento de bibliotecas Javascript. O que levará as empresas de médio porte a oferecer serviços, suporte e consultoria através destes mecanismos embarcados em seus portais.

10 10 Configurando um servidor Jabber / XMPP com ebox ebox Platform é um servidor de rede unificada que proporciona uma administração simples e eficiente de redes de computadores para pequenas e médias empresas. Esta plataforma auxilia no gerenciamento da infra-estrutura de rede, como gateway de Internet, servidor de arquivos, servidor comunicações com jabber/xmpp dentre outras funcionabilidades. Todas suas características são integradas, automatizando as tarefas, evitando erros e economizando tempo do administrador dos sistemas. Todos esses serviços de redes são gerenciados através de uma interface web precisa e intuitiva, desenvolvido modularmente o ebox Plataform pode ser utilizado apenas para os serviços necessários de situação onde será implantado. Também é publicado sob uma licença de software livre (GPL), o que garante a autonomia do usuário sem necessidade de pagamento de royalties e/ou mensalidades para seu uso. Suas principais características destacam-se em administração unificada e eficiente de serviços, automatização de tarefas e integração de serviços. Instalação O Ebox plataform foi projetado para ser instalado em um computador real ou virtualizado (EX: VMware, xen, virtualbox etc.), isso não impede que sejam instalado a outros serviços não gerenciados através da interface web. Ele funciona sob o sistema operacional GNU/Linux Ubuntu 8.04 Server Edtion LTS (Long Term Support). A instalação pode ser feita de duas maneiras, adicionado em uma instalação pré existente do Ubuntu 8.04 Server, ou através de um cd de instalação que pode ser obtido diretamente no site do projeto. Iremos apresentar a instalação através do cd de instalação, conforme segue.

11 11 EBox Platform Installer EBox Platform Installer é baseado no instalador do Ubuntu, o processo de instalação é muito familiar para quem está acostumado. Tela de inicialização Installer Depois de instalar o sistema base e reiniciar, começará a instalação da plataforma ebox. Existem dois métodos para selecionar características do sistema. Seleção do método de instalação Simples: Instala um conjunto de pacotes que reúnem uma grande variedade de recursos, dependendo da tarefa que está a usar o servidor. Avançado:

12 12 Os pacotes serão selecionados individualmente. Se um pacote depende de outra unidade, será selecionado automaticamente. Se a escolha é simples, a lista de perfis estará disponível. Seleção de perfil Gateway ebox: E a porta de entrada para a rede local, oferecendo acesso à Internet segura e controlada. ebox Unified Threat Manager: Protege a rede local de ataques externos, invasões, ameaças à segurança interna e permite a interconexão entre redes locais seguras através da Internet ou de rede externo. Infra-estrutura ebox: Administra a infra-estrutura de rede local com serviços básicos: DHCP, DNS, NTP, HTTP, etc. Office ebox: E um servidor de recursos de compartilhamento para rede local: arquivos, impressoras, calendários e contatos, autenticação e perfis de usuários e grupos, etc. ebox Unified Communications: Torna-se o centro de comunicações da sua organização, incluindo correio eletrônico, mensagens instantâneas e voz sobre IP. Podemos selecionar perfis e combinar suas funcionalidades. Além disso, a escolha não é definitiva e você pode instalar e desinstalar pacotes quando necessário.

13 13 Módulo de seleção Após selecionar os componentes a instalar, começa a instalação que mostra sua situação com uma barra de progresso: Instalação da plataforma ebox Após a instalação, ele pede a senha para acessar a interface de administração web da plataforma ebox: Você precisa confirmar a senha.

14 14 O instalador tratará de pré-configurar alguns parâmetros importantes dentro da configuração, primeiro, se uma das interfaces de rede está fora da rede local, ou seja, se você for usar para se conectar a Internet. Serão Aplicadas as políticas estritas para todo o tráfego através das interfaces de rede externa. Pode não haver interface externa, dependendo da função de servidor. Selecionando a interface de rede externa Em segundo lugar, se módulo de for instalado, será solicitado para configurar domínio virtual, por padrão como sistema principal.

15 15 Domínio virtual de primário Depois de respondidas estas questões, haverá a pré-definição de cada um dos módulos instalados pronto para uso a partir da interface web. Progresso da configuração Quando esse processo for concluído, uma mensagem informando como se conectar a interface web da plataforma ebox.

16 16 Instalação concluída O processo de instalação está completo e o ebox Platform System Console aparecerá onde você pode autenticar com o usuário criado durante a instalação do Ubuntu. A senha para plataforma ebox é exclusivo para a interface web e não tem nada a ver com o usuário administrador desta máquina.

17 17 A interface web de administração Depois de instalado ebox Platform, acessamos a interface de administração web através de um navegador qualquer no seguinte endereço A primeira tela que aparece é para digitar a senha do usuário ebox: Depois de autenticar, aparece a interface de administração, que é divida em três partes fundamentais. Tela Principal Lado Esquerdo Menu:

18 18 Contém links para todos os serviços que podem ser configuradas usando plataforma ebox, separados por categoria. Quando um serviço é selecionado neste menu você poderá ver um menu para configurar questões específicas desse serviço. Menu Topo: Contém as ações para salvar as alterações no conteúdo e torná-los eficazes e também logout. Ativação Do Modulo Jabber Primeiro, precisamos ativar o módulo. Para fazer isso vá para o módulo menu modulo stats e marque a caixa de Jabber. Se não tiver habilitado o modulo usuários e grupos, deve ser ativado anteriormente, porque o jabber depende dele.

19 19 Configurações Gerais do Serviço Jabber A configuração geral do servidor é acessado através do menu de serviço Jabber, uma vez que só precisamos configurar os seguintes parâmetros: Nome do domínio: Especifica o nome do servidor, isto fará com que as contas de utilizador são da forma domínio, onde nome de domínio qualquer nome de domínio que nós determinamos. Conectar a outros servidores: Temos que marcar esta caixa se quer que os nossos clientes possam entrar em contato com usuários de outros servidores externos. Se em vez disso, queremos um servidor privado, apenas para a nossa rede interna, deve deixar desmarcada. Habilitar MUC (Multi User Chat): Habilita salas de conferências, para que existem salas onde há mais de dois usuários. Dando possibilidade de convites, moderação e administração do espaço, tipos de salas especializadas, entrada com senha, etc. Estas salas podem ser criadas em caráter permanente ou temporário no servidor. Suporte SSL: Especifica se a comunicação com o servidor será criptografada. Nós podemos desligá-lo, tornando-se uma exigência ou deixá-lo como opcional. Se deixá-lo como opcional é na configuração do cliente onde você especifica se você quer usar SSL. Para registrar os usuários no serviço Jabber / XMPP faremos diretamente na página de edição das propriedades do usuário. Simplesmente temos que ir para o menu usuários, e adicionar o usuário e criar uma nova conta de utilizador no servidor Jabber, ou editar o usuário se você quiser ativar conta Jabber para alguns dos usuários existentes.

20 20 Configurando uma conta de usuário no Jabber Na figura acima, vemos uma seção chamada conta Jabber, onde podemos selecionar se a conta esta ativada ou desativada. Também podemos especificar se o usuário em questão deve ter privilégios de administrador no servidor Jabber marcando a caixa. Privilégio de administrador pode ver os usuários conectados ao servidor, enviar mensagens, configurar a mensagem exibida quando conectar (MOTD, Message Of The Day) e enviar um aviso a todos os usuários (broadcast). Conectando-se a um servidor Jabber/XMPP Utilizaremos como cliente de conexão o pidgin, que é um cliente multiprotocolo para gerenciar várias contas de uma vez. Além do Jabber / XMPP ele suporta a muitos outros protocolos como IRC, MSN, Yahoo, e outros. Ao iniciar o pidgin, se nós não temos nenhuma conta criada, vamos ver a janela de gerenciamento de conta, como mostrado na foto.

21 21 A partir desta janela você pode adicionar contas, como modificar e apagar contas existentes. Ao clicar no botão Adicionar janela de configuração aparece na conta, que é dividido em dois guias de configuração básica e avançado. Para a configuração básica do nosso próprio Jabber / XMPP, devemos primeiro selecionar o protocolo XMPP. O nome de usuário e senha devem corresponder aos dados de qualquer um dos usuários que ativou a conta Jabber a partir da interface ebox. O domínio deve ser o mesmo que temos selecionado na configuração do serviço Jabber no ebox. No campo Data colocamos o nome que queremos mostrar os nossos contactos. Na guia Avançado no campo Connect to Server, colocamos o domínio ou IP do servidor. Se também definir o serviço para exigir SSL Jabber, devemos marcar as caixas Requer SSL / TLS e Forçar SSL Legado, e alterar a porta de conexão para Aqui está uma imagem da tela de conversação:

22 22 Aqui uma tela com lista de contatos:.

23 23 Conclusão: Através deste artigo apresentamos de forma prática e rápida a implantação de um servidor XMPP e um breve histórico da comunicação instantânea. o Protocolo XMPP é uma alternativa aos protocolos proprietários vigentes, possuindo uma robustez digna de um software livre devido sua participação colaborativa da comunidade de desenvolvedores e uma instalação e configuração simples, objetiva e segura, levada a prova todos os dias por milhares de utilizadores pelo mundo todo, sendo através da rede jabber pública ou provedores de acesso que embarcaram esta solução.

24 24 Bibliografia:

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014.

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores : Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Professor: Marissol Martins Alunos: Edy Laus,

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Utilização do Certificado Tipo A3 Com Navegador Mozilla Firefox 35.0.1 1/17 Controle de Revisões Tabela 1: Controle de alterações do documento Nome do responsável Assunto/

Leia mais

Via Prática Firewall Box Gateway O acesso à Internet

Via Prática Firewall Box Gateway O acesso à Internet FIREWALL BOX Via Prática Firewall Box Gateway O acesso à Internet Via Prática Firewall Box Gateway pode tornar sua rede mais confiável, otimizar sua largura de banda e ajudar você a controlar o que está

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04

Guia de Prática. Windows 7 Ubuntu 12.04 Guia de Prática Windows 7 Ubuntu 12.04 Virtual Box e suas interfaces de rede Temos 04 interfaces de rede Cada interface pode operar nos modos: NÃO CONECTADO, que representa o cabo de rede desconectado.

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual do Remote Desktop Connection. Brad Hards Urs Wolfer Tradução: Marcus Gama

Manual do Remote Desktop Connection. Brad Hards Urs Wolfer Tradução: Marcus Gama Manual do Remote Desktop Connection Brad Hards Urs Wolfer Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 O protocolo do Buffer de Quadro Remoto (Buffer de Quadro Remoto) 6 3 Usando o Remote Desktop

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos.

Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. Conheça a nova solução de servidor que ajuda pequenas empresas a fazer mais Com menos. O papel de um servidor Introdução à rede básica Sua empresa tem muitas necessidades recorrentes, tais como organizar

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Atualizado em 9 de outubro de 2007

Atualizado em 9 de outubro de 2007 2 Nettion R Copyright 2007 by Nettion Information Security. Este material pode ser livremente reproduzido, desde que mantidas as notas de copyright e o seu conteúdo original. Envie críticas e sugestões

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos.

possível até impedir o funcionamento do Windows. Faz-scuidado redobrado ao ativar determinados recursos. AULA 4: DIRETIVAS DE GRUPO Objetivo: Conhecer e aplicar conceitos sobre restrições de acesso ao sistema operacional Windows através de diretivas de grupo. Diretivas de Grupo: Computadores com mais de um

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Março de 2015 Introdução O acesso móvel ao site do Novell Vibe pode ser desativado por seu administrador do Vibe. Se não conseguir acessar a interface móvel do

Leia mais

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança

3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança 3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade

Leia mais

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING Frederico Sotero* Este breve manual destina-se aos participantes das redes sociais desenvolvidas pela MANTRUX na plataforma Ning. Trata-se essencialmente de um

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual do PolicyKit-kde. Daniel Nicoletti Tradução: Luiz Fernando Ranghetti

Manual do PolicyKit-kde. Daniel Nicoletti Tradução: Luiz Fernando Ranghetti Daniel Nicoletti Tradução: Luiz Fernando Ranghetti 2 Conteúdo 1 Resumo 5 2 Como funciona 6 2.1 Resumo............................................ 6 2.2 O problema.........................................

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-mf Lexmark Versão: 4.0.3 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Bruno Nercolini Ceron Data: 22/11/2010 Aplica-se à: Clientes e Revendas Alterado por: Release Note: Detalhamento de

Leia mais

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD

COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EaD TUTORIAL MOODLE VERSÃO ALUNO Machado/MG 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. EDITANDO O PERFIL... 5 2.1 Como editar o perfil?... 5 2.2 Como mudar a senha?... 5 2.3

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Processo de Envio de email

Processo de Envio de email Processo de Envio de email Introdução O envio de documentos de forma eletrônica vem sendo muito utilizado, assim o envio de arquivos, relatórios, avisos, informações é realizado via e-mail. O sistema disponibiliza

Leia mais

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL 1. VISÃO GERAL 1.1 Informações sobre o Mikogo: Mikogo é uma ferramenta de uso e manipulação simples, permite compartilhamento de arquivos, visualização da área de trabalho remota ou compartilhamento de

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20

Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20 Guia de utilização Índice Introdução... 3 O que é o sistema BlueTalk... 3 Quem vai utilizar?... 3 A utilização do BlueTalk pelo estagiário do Programa Acessa Escola... 5 A arquitetura do sistema BlueTalk...

Leia mais

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br

Guia do Usuário. versão 1.2. GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Guia do Usuário versão 1.2 GiuSoft Tecnologia - www.giusoft.com.br Sumário Introdução 2 O que é o Alitem? 3 Portal de aplicativos na Internet 3 Site de relacionamentos 3 Infra-estrutura de desenvolvimento

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do servidor DHCP dhcp_response série 3.2 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Microsoft Access XP Módulo Um

Microsoft Access XP Módulo Um Microsoft Access XP Módulo Um Neste primeiro módulo de aula do curso completo de Access XP vamos nos dedicar ao estudo de alguns termos relacionados com banco de dados e as principais novidades do novo

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

1 de 5 Firewall-Proxy-V4 :: MANTENDO O FOCO NO SEU NEGÓCIO ::

1 de 5 Firewall-Proxy-V4 :: MANTENDO O FOCO NO SEU NEGÓCIO :: 1 de 5 Firewall-Proxy-V4 D O C U M E N T A Ç Ã O C O M E R C I A L FIREWALL, PROXY, MSN :: MANTENDO O FOCO NO SEU NEGÓCIO :: Se o foco do seu negócio não é tecnologia, instalar e manter por conta própria

Leia mais