NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO"

Transcrição

1 NÍVEL DE MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas da Silva (Coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: motivação, esporte, escolares. Schelyne Ribas da Silva 1 Gabriel Witonski Jaskulski 2 Zacarias Chumlhak 2 Vinicius Machado de Oliveira 3 Bruna Janaina Estevão 3 Resumo: O estudo tem como objetivo investigar o nível de motivação para a prática esportiva de escolares da rede pública de ensino. A amostra deste estudo foi constituída por 195 escolares de ambos os sexos de 12 a 19 anos, matriculados do 8º ao 2º ano na rede pública de ensino no município de Guarapuava. Foram separados em dois grupos (G1 = 12 a 14 anos (115); G2 = 15 a 19 anos (80)). Para a avaliação foi utilizado o Questionário de motivação Sport Motivation Scale (SMS). Foram utilizados para análise descritiva dos dados a mediana e intervalo interquartílico e o teste de comparação Mann-Whitney U. Utilizou-se o software SPSS 20 e p 0,05. Neste estudo verificou-se que nos grupos G1 e G2 os meninos apresentaram-se mais motivados que as meninas do mesmo grupo, assim como foram observadas as maiores medianas em todas as medianas das subescalas. Em relação aos grupos etários para o mesmo sexo os resultados apontaram que os meninos mais novos e mais velhos apresentam resultados motivacionais semelhantes sem diferenças estatisticamente significativa. No sexo feminino, verificou-se que as mais novas apresentam maior mediana, para as subescalas, em relação às mais velhas. Assim podemos concluir que os escolares do sexo masculino apresentaram maiores escores motivacionais em relação ao sexo feminino, em comparação entre sexo e, as meninas mais novas apresentam-se mais motivadas para prática esportiva, em relação às meninas mais velhas. 1 Mestre. Docente do Departamento de Educação Física, SES/G, da Universidade Estadual do Centro-Oeste. schelys@hotmail.com 2 Acadêmico do Curso de Educação Física, SES/G, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. 3 Graduado do Curso de Educação Física, SES/G, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

2 Introdução A motivação é de fundamental importância para entendermos o motivo pelo qual crianças, adolescentes e adultos realizam a prática esportiva. Segundo Samulski (2009) a motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, a qual depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e fatores ambientais (extrínsecos). Neste sentido, a motivação à prática esportiva está relacionada a fatores psicológicos, como a personalidade, experiências, necessidades, interesses, entre outros. Além dos fatores do meio ambiente, como atividades atraentes, influências sociais e desafios (SAMULSKI, 2009). Sendo assim, a motivação é um fator muito importante na busca de qualquer prática esportiva, estando relacionada a fatores que direcionam os indivíduos às suas escolhas. Esta competência psicológica pode ser utilizada como um meio para se alcançar objetivos, tornando-se um elemento básico para treinadores que buscam resultados. Ainda, a motivação pode ser dividida em desmotivação, motivação extrínseca e intrínseca, assim classificada em fatores psicológicos e ambientais determinantes a prática. Na motivação extrínseca o indivíduo participa por influência externa, na qual a busca por recompensas, status e aprovação social. Já na motivação intrínseca, a participação é por próprio prazer que a atividade proporciona. Weinberg e Gould, (2008) declaram que a motivação é de natureza descritiva, e algumas pesquisas realizadas com crianças têm demonstrado a busca por: alegria, busca de conhecimento, prática com amigos, entre outros (AMOROSE; ANDERSON- BUTCHER, 2007; SILVA, MATIAS, VIANA, ANDRADE, 2012; COIMBRA, GOMES, OLIVEIRA, 2013). Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar o nível de motivação para a prática esportiva de escolares da rede pública de ensino. Metodologia Amostra Participaram deste estudo 195 escolares de ambos os sexos de 12 a 19 anos, matriculados da 8º a 2º ano na rede pública de ensino no município de Guarapuava. Foram separados em dois grupos (G1= 12 a 14 anos (115); G2= 15 a 19 anos (80)). Instrumentos de medida Para a avaliação foi utilizado o Questionário de motivação Sport Motivation Scale (SMS), onde todos os participantes responderam a Escala de Motivação na Prática Esportiva de Pelletier et al. (1995) que foi traduzida por Serpa et al., (2003) e recentemente validada para língua portuguesa por Bara Fillho et al. (2011), composta por 28 itens divididos em sete dimensões, respondidas através da escala de Likert de sete pontos que varia de 1 não corresponde nada a 7 corresponde exatamente. Análise dos dados Foram utilizados para análise descritiva dos dados a mediana e intervalo interquartílico e o teste de comparação Mann- Whitney U. Utilizou-se o software SPSS 20 e p 0,05.

3 Resultados e discussão Tabela 1: Mediana, intervalo interquartílico e comparação das subescalas motivacionais em relação ao sexo e idade. G1(12 a 14 anos) Masculino Feminino Mediana I-IIQ III-IIQ Mediana I-IIQ III-IIQ p DES & ME-RE & ME-IT & ME-ID MI-AO * MI-EE * MI-C * DES (Desmotivação); ME-RE (Motivação Extrínseca para regulação externa); ME-IT (Motivação Extrínseca para introjeção); ME-ID (Motivação extrínseca de identificação); MI-AO (Motivação intrínseca para atingirem objetivos); MI-EE (Motivação intrínseca para experiências estimulantes); MI- C (Motivação intrínseca para conhecer); *comparação entre sexo na mesma faixa etária; & comparação do mesmo sexo em relação à idade p 0,05. Conforme descrevem as tabela 1 e 2, em relação à mediana, intervalo interquartílico e comparação das subescalas motivacionais entre o sexo na mesma faixa etária, verificou-se que nos grupos G1 e G2 os meninos apresentaram-se mais motivados que as meninas do mesmo grupo, assim como foram observadas as maiores medianas em todas as medianas das subescalas. Ainda, para o G1 foi encontrada diferença estatisticamente significativa na comparação entre os sexos da motivação intrínseca para atingirem objetivos (P 0.00*), da motivação intrínseca para experiências estimulantes (P 0.05*), e da motivação intrínseca para conhecer (P 0.03*). Tabela 2: Mediana, intervalo interquartílico e comparação das subescalas motivacionais em relação ao sexo e idade. G2(15 a 19 anos) Masculino Feminino Mediana I-IIQ III-IIQ Mediana I-IIQ III-IIQ p DES & ME-RE & * ME-IT & * ME-ID * MI-AO * MI-EE * MI-C DES (Desmotivação); ME-RE (Motivação Extrínseca para regulação externa); ME-IT (Motivação Extrínseca para introjeção); ME-ID (Motivação extrínseca de identificação); MI-AO (Motivação intrínseca para atingirem objetivos); MI-EE (Motivação intrínseca para experiências estimulantes); MI- C (Motivação intrínseca para conhecer); *comparação entre sexo na mesma faixa etária; & comparação do mesmo sexo em relação à idade p 0,05.

4 Para G2 as diferenças estatisticamente significativas apresentaram-se para as subescalas: motivação extrínseca para regulação externa (p 0,00*), da motivação extrínseca para introjeção (p 0,00*), da motivação extrínseca de identificação (p 0,03*), da motivação intrínseca para atingirem objetivos (p 0,03*), da motivação intrínseca para experiências estimulantes (p 0,00*) e da motivação intrínseca para conhecer (p 0,00*). Em relação aos grupos etários para o mesmo sexo os resultados apontaram que os meninos mais novos e mais velhos apresentam resultados motivacionais semelhantes sem diferenças estatisticamente significativas. No sexo feminino, verificou-se que as mais novas apresentam maior mediana, para as subescalas, em relação às mais velhas, e as diferenças estaticamente significativas foram encontradas para: desmotivação (p 0.03); motivação extrínseca para regulação externa (p 0.02) e motivação extrínseca para introjeção (p 0.04). Semelhante aos resultados do presente estudo Silva, Matias, Viana, Andrade (2012) quando investigaram 417 estudantes de 14 a 18 anos de uma escola pública, utilizando o mesmo instrumento, também identificaram que os meninos foram mais motivados e auto determinados para a prática esportiva do que as meninas. Ainda, Coimbra, Gomes, Oliveira (2013), verificaram que dos 344 atletas de ambos os sexos, com idades de 14 a 47 anos, utilizando-se do mesmo instrumento, os escores motivacionais dos meninos foram significativamente superiores aos escores das meninas. Em contra partida, Pelletier (1995), Amorose e Anderson-Butcher (2007), utilizaram universitários e escolares da mesma faixa etária, aplicou-se o Sport Motivation Scale (SMS), e identificaram que as meninas são mais auto determinadas e motivadas que os meninos. Considerações finais A partir do objetivo e resultado deste estudo, pode-se concluir que os escolares do sexo masculino apresentaram maior motivação em relação ao sexo feminino, em comparação entre sexo, e as meninas mais novas apresentam-se mais motivadas para prática esportiva, em relação às meninas mais velhas. Referências AMOROSE, A. J.; ANDERSON-BUTCHER, D. Autonomy-supportive coaching and self-deter-mined motivation in high school and college athletes: A test of selfdetermination theory. Psychology of Sport and Exercise (2007). COIMBRA. D.R.; GOMES S.S.; OLIVEIRA. H.Z Características motivacionais de atletas brasileiros. Motricidade, vol. 9, n. 4, pp PELLETIER L.; TUSON, K. M.; FORTIER, M.; VALLERAND, R.J.; BRIÈRE, N.; Blais, M.R. toward a New Measure of Intrinsic Motivation, Extrinsic Motivation, and Amotivation in Sports: The Sport Motivation Scale (SMS) Journal of Sport e Exercise Psychology. v. 17 n. 1. p (1995). SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte: um manual para Educação Física, psicologia e fisioterapia. 2ª ed. Barueri: Manole (2009).

5 SERPA, S.; ALVES, P.; BARREIROS, A. Versão portuguesa da Sport Motivational Scale (SMS) e da Sport Academic Scale (AMS): processos de tradução, adaptação e fiabilidade (2011). SILVA, R., MATIAS, T., VIANA, M., ANDRADE, A.. Relação da prática de exercícios físicos e fatores associados às regulações motivacionais de adolescentes brasileiros (2012). WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: Artmed (2008).

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA ESPORTIVA ENTRE ESCOLARES DA EDUCAÇÃO URBANA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas da Silva (Coordenadora da Ação de Extensão) Schelyne Ribas da Silva 1 Vinicius

Leia mais

MOTIVAÇÃO EM ATLETAS ESCOLARES

MOTIVAÇÃO EM ATLETAS ESCOLARES RESUMO MOTIVAÇÃO EM ATLETAS ESCOLARES KELLY CHRISTINE MACCARINI PANDOLFO 1 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 2 ANCO MARCIO URACH DA ROSA 3 TATIANE MINUZZI 4 DANIELA LOPES DOS SANTOS 5 A motivação é fator indispensável

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Luciane Cristina Arantes da Costa (Programa de Pós Graduação em Educação Física, Grupo de pesquisa Pró-Esporte,

Leia mais

ANÁLISE DOS NÍVEIS MOTIVACIONAIS DE ATLETAS DA MODALIDADE ATLETISMO NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO PARANÁ

ANÁLISE DOS NÍVEIS MOTIVACIONAIS DE ATLETAS DA MODALIDADE ATLETISMO NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO PARANÁ ANÁLISE DOS NÍVEIS MOTIVACIONAIS DE ATLETAS DA MODALIDADE ATLETISMO NOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS DO PARANÁ William Fernando Garcia (UEM/UNINGÁ), Vanderlei Alves de Almeida Junior (UEM), Marcus Vinícius Mizoguchi

Leia mais

A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Isabela de Paulo Sousa Ana Luiza Barbosa Anversa Patric Paludette Flores Vânia de Fátima Matias de Souza Luciane Cristina Arantes da Costa A motivação é o processo

Leia mais

Análise dos níveis motivacionais dos corredores de rua de Bragança Paulista

Análise dos níveis motivacionais dos corredores de rua de Bragança Paulista Análise dos níveis motivacionais dos corredores de rua de Bragança Paulista Marcus Vinicius Mizoguchi, William Fernando Garcia, Patrik Felipe Nazario, Betina Mader Lara Resumo O objetivo deste estudo foi

Leia mais

A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES

A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES A MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE TÊNIS: UM ESTUDO COM TENISTAS PARANAENSES DE CLASSES Walter Carlos Galli Junior ESTÁCIO Caio Corrêa Cortela FPT/UFRGS Gabriel Henrique Treter Gonçalves PPGCMH/UFRGS Roberto

Leia mais

Avaliando a Motivação no Esporte

Avaliando a Motivação no Esporte Avaliando a Motivação no Esporte Maicon Rodrigues Albuquerque Faixa Preta 1º Dan Graduado em Ed. Física Mestrando em Ciências do Esporte UFMG e-mail: maiconbhz@yahoo.com.br RESUMO Este texto propõe-se

Leia mais

ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO EM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES

ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO EM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES Recebido em: 14/3/2010 Emitido parece em: 22/3/2010 Artigo original ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO EM ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NOS JOGOS MUNDIAIS ESCOLARES Éricka Fonseca Sales, Kender Richard Moreira de Souza,

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social MOTIVAÇÃO ACADÊMICA E ORIENTAÇÃO DE VIDA EM UNIVERSITÁRIOS PARANAENSES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA José Roberto Andrade do Nascimento Junior (Programa de Pós Graduação em Educação Física, Grupo de pesquisa

Leia mais

NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO EM NADADORES: UMA COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTOEFICÁCIA, SEXO E CATEGORIAS DA MODALIDADE

NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO EM NADADORES: UMA COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTOEFICÁCIA, SEXO E CATEGORIAS DA MODALIDADE NÍVEIS DE MOTIVAÇÃO EM NADADORES: UMA COMPARAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTOEFICÁCIA, SEXO E CATEGORIAS DA MODALIDADE Patrik Felipe Nazario 1 Nayara Malheiros Caruzzo 2 Flávia Evelyn Bandeira Lima 3 Viviane Aparecida

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas Da Silva (Coordenadora da Ação de

Leia mais

Dora Ferreira & Carla C. Borrego

Dora Ferreira & Carla C. Borrego Dora Ferreira & Carla C. Borrego Santarém, 9 de Fevereiro, 2012 No âmbito do futebol, as necessidades dos jogadores são muito variáveis. Ao longo da temporada, a conservação da motivação dos jogadores

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 579 versão eletrônica FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE FUTSAL EM ADOLESCENTES ENTRE 11 E 17 ANOS Felipe Rocha Alves 1 RESUMO A presente investigação teve como objetivo investigar os fatores motivacionais

Leia mais

Agradecimentos. Ao professor Doutor José Pedro Ferreira a disponibilidade sempre evidenciada bem como o rigor e precisão, no âmbito da coordenação.

Agradecimentos. Ao professor Doutor José Pedro Ferreira a disponibilidade sempre evidenciada bem como o rigor e precisão, no âmbito da coordenação. Agradecimentos A consecução deste trabalho deve-se não só ao investimento pessoal que realizei mas também, como não poderia deixar de ser, a todo um conjunto de pessoas que directa ou indirectamente me

Leia mais

TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO QUESTIONÁRIO HOLANDES DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: NUTRIÇÃO

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 268 versão eletrônica OS FATORES MOTIVACIONAIS NO FUTSAL FEMININO NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR Diego Andrade de Paula e Silva 1 RESUMO O Futsal é um esporte que se destaca por sua paixão e facilidade por

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E PERFIL MOTIVACIONAL DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO NO BRASIL

CARACTERIZAÇÃO E PERFIL MOTIVACIONAL DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO NO BRASIL 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente MAURICIO LOBO GIUSTI CARACTERIZAÇÃO E PERFIL MOTIVACIONAL DAS ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DE ALTO RENDIMENTO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE. (Trabalho de Mestrado UNIFAE)

DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE. (Trabalho de Mestrado UNIFAE) 1 DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA A APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE (Trabalho de Mestrado UNIFAE) OLIVEIRA, Rita de Cássia; UNIFAE Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino; Pesquisadora

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS, DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES DE ESPORTES COMPETITIVOS.

ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS, DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES DE ESPORTES COMPETITIVOS. V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE AMBOS OS SEXOS, DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES

Leia mais

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução

AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2. Introdução AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM LUTADORES Carlos José Ferreira Lopes 1, Nelimar Ribeiro de Castro 2 Resumo: A Escala de Agressividade Competitiva avalia a agressividade no contexto da competição esportiva.

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL

RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL RELAÇÃO ENTRE O PERFIL DE LIDERANÇA DO TREINADOR E A MOTIVAÇÃO EM JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL Guilherme Britto Schnaider Paulo Henrique Borges Guilherme Alexandre Borean Borghi Marcos Aurélio de Oliveira

Leia mais

ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA A PRÁTICA DO ESPORTE ADAPTADO EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM MODALIDADES COLETIVAS E INDIVIDUAIS

ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA A PRÁTICA DO ESPORTE ADAPTADO EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM MODALIDADES COLETIVAS E INDIVIDUAIS ANÁLISE DOS MOTIVOS PARA A PRÁTICA DO ESPORTE ADAPTADO EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA EM MODALIDADES COLETIVAS E INDIVIDUAIS Marcus Vinícius Mizoguchi(UFMT/UEM),Francieli Correa dos Santos Mandarino(UNIFAMA),

Leia mais

MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CORREDORES AMADORES DE RUA NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ

MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CORREDORES AMADORES DE RUA NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM CORREDORES AMADORES DE RUA NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ Arthur Okitsu Buark Alves 1, Fábio Ujie Campolino 2, Camila Campos Guerra 3, Silvia Regina Matos da Silva Boschi 4 Estudante

Leia mais

Ansiedade Traço e Estado de Atletas Escolares de Esportes Coletivos

Ansiedade Traço e Estado de Atletas Escolares de Esportes Coletivos Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação Física Trabalho de Conclusão de Curso Ansiedade Traço e Estado de Atletas Escolares de Esportes Coletivos Autor: Dione de Sousa Cabral Orientador: Profª Drª.

Leia mais

MOTIVAÇÃO DISCENTE E ABANDONO ACADÊMICO. Línea Temática: Factores asociados al abandono. Tipos y perfiles de abandono. Factores asociados al abandono:

MOTIVAÇÃO DISCENTE E ABANDONO ACADÊMICO. Línea Temática: Factores asociados al abandono. Tipos y perfiles de abandono. Factores asociados al abandono: MOTIVAÇÃO DISCENTE E ABANDONO ACADÊMICO Línea Temática: Factores asociados al abandono. Tipos y perfiles de abandono. Factores asociados al abandono: DAVOGLIO, Tárcia Rita 1 LETTNIN, Carla da Conceição

Leia mais

COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO

COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL E DA COORDENAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE UM PROJETO ESPORTIVO Área Temática: Saúde Schelyne Ribas Da Silva (Coordenadora da Ação

Leia mais

ISSN e-issn CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Physical Education and Sport Journal [v. 16 n. 1 p ] DOSSIÊ LUTAS

ISSN e-issn CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Physical Education and Sport Journal [v. 16 n. 1 p ] DOSSIÊ LUTAS ISSN 2318-5104 e-issn 2318-5090 CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE Physical Education and Sport Journal [v. 16 n. 1 p. 41-46 2018] RECEBIDO: 26-01-2018 APROVADO: 23-03-2018 DOSSIÊ LUTAS ARTIGO ORIGINAL

Leia mais

Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis

Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis Ideal profile of the volleyball coach for young elite brazilian athletes Mariana Lopes ¹ Dietmar Samulski ¹ Franco Noce

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ATLETAS DE FUTSAL

FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ATLETAS DE FUTSAL FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ATLETAS DE FUTSAL Anderson Ludwig 1 - Celer Faculdades Daniella Paína 2 - UFMG Luiz Maculan 3 - UFMG Darlan Perondi 4 - Celer Faculdades Eixo Temático

Leia mais

MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES NA PRÁTICA DO FUTEBOL

MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES NA PRÁTICA DO FUTEBOL MOTIVAÇÃO DE ADOLESCENTES NA PRÁTICA DO FUTEBOL Thiago Romano 1 Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos Santos 2 Resumo: o presente estudo teve como objetivo avaliar e identificar fatores motivacionais que

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 284 versão eletrônica FATORES QUE MOTIVAM ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES NA PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO FUTSAL ESCOLAR Leandro de Araújo Cavalcanti 1 RESUMO A busca por um ambiente que propicie o desenvolvimento

Leia mais

COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL COM ALTO E BAIXO TEMPO JOGADO NAS PARTIDAS DA CATEGORIA SUB-20

COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL COM ALTO E BAIXO TEMPO JOGADO NAS PARTIDAS DA CATEGORIA SUB-20 DOI: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2911 Artigo Original COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL COM ALTO E BAIXO TEMPO JOGADO NAS PARTIDAS DA CATEGORIA SUB-20 COMPARISON OF THE MOTIVATION LEVEL

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE DANÇA

MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE DANÇA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE DANÇA Lucius Mendes Coltri (UNIOESTE), Verónica G. Silva Piovani (UNIOESTE) RESUMO O objetivo do trabalho foi identificar quais são as motivações que levam as pessoas a praticar

Leia mais

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ENVOLVIMENTO PARENTAL NA PRÁTICA ESPORTIVA DE JOVENS NADADORES

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ENVOLVIMENTO PARENTAL NA PRÁTICA ESPORTIVA DE JOVENS NADADORES Recebido em: 28/10/2011 Emitido parece em: 1/11/2011 Artigo original MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ENVOLVIMENTO PARENTAL NA PRÁTICA ESPORTIVA DE JOVENS NADADORES André Aroni 1, Catarina Sousa 2 RESUMO O envolvimento

Leia mais

O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA

O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA 1 O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, À LUZ DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA Fortaleza-CE, maio/2015. Lucas Renan Monteiro de Oliveira UNICHRISTUS, lucas-renanmonteiro@hotmail.com

Leia mais

Luan Barbosa Dos Reis Francine Costa De Bom Cel. +55 (48)

Luan Barbosa Dos Reis Francine Costa De Bom   Cel. +55 (48) 1 PREDITORES MOTIVACIONAIS DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO (TAD) PARA A ADERÊNCIA À PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA NA CIDADE DE SOMBRIO (SC) Acadêmico Bacharelado em Educação Física pela

Leia mais

EPC323 - MESTRES E DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. Autoria Fernanda Mosseline Josende Coan

EPC323 - MESTRES E DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. Autoria Fernanda Mosseline Josende Coan EPC323 - MESTRES E DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOB A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO Autoria Fernanda Mosseline Josende Coan UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Resumo As barreiras encontradas

Leia mais

CAPITULO III METODOLOGIA

CAPITULO III METODOLOGIA CAPITULO III METODOLOGIA Após o enquadramento teórico dos diversos conceitos implícitos nesta investigação, assim como uma revisão da literatura que se debruçaram sobre esta área de estudo, passamos a

Leia mais

Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contextos académicos

Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contextos académicos XII Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale () em contextos académicos Vítor Gamboa * (vgamboa@ualg.pt) Sandra Valadas*

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 229 SUPORTE PARENTAL E MOTIVAÇÃO DOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL José Roberto Andrade do Nascimento Junior 1, Gislaine Contessoto Pizzo 2 Carla Thamires Laranjeira Granja 1, Daniel Vicentini

Leia mais

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE?

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? 980 O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? Felipe Ruy Dambroz - NUPEF/UFV João Vítor de Assis - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 175 FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DA INICIAÇÃO AO FUTSAL Rogério da Cunha Voser 1 Henrique Policarpo Piccinin 2 Patricia Eloi Gomes Voser 1 José Augusto Evangelho Hernandez 3 RESUMO O estudo objetivou

Leia mais

MOTIVAÇÃO PARA FAZER O DEVER DE CASA E ESTUDAR PARA UMA MATÉRIA DESINTERESSANTE: RELATO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS-SP

MOTIVAÇÃO PARA FAZER O DEVER DE CASA E ESTUDAR PARA UMA MATÉRIA DESINTERESSANTE: RELATO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS-SP MOTIVAÇÃO PARA FAZER O DEVER DE CASA E ESTUDAR PARA UMA MATÉRIA DESINTERESSANTE: RELATO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINAS-SP Elis Regina da Costa (Universidade Federal de Goiás) Evely Boruchovitch

Leia mais

FUTSAL MASCULINO E FEMININO: A COMPARAÇÃO MOTIVACIONAL NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR. Diego Andrade de Paula e Silva 1, Paulo Roberto Machinski 2

FUTSAL MASCULINO E FEMININO: A COMPARAÇÃO MOTIVACIONAL NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR. Diego Andrade de Paula e Silva 1, Paulo Roberto Machinski 2 Artigo Original Cinergis ISSN 2177-4005 FUTSAL MASCULINO E FEMININO: A COMPARAÇÃO MOTIVACIONAL NO MUNICÍPIO DE REBOUÇAS-PR Diego Andrade de Paula e Silva 1, Paulo Roberto Machinski 2 RESUMO O Futsal é

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - ISSN: 2178-7514 v.1, n. 1, 2009 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM ESCOLARES COM IDADE DE 9 E 10 ANOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

Leia mais

Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas

Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas 175 Avaliação da Escala de Motivação Acadêmica em estudantes paulistas: propriedades psicométricas Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly 1 Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil Eli Andrade Rocha

Leia mais

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora

Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Avaliação da Imagem Corporal de adolescentes estudantes do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora Thatiane Aparecida de Oliveira Soares 1, Ana Carolina Soares Amaral² ¹Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura

Leia mais

Características motivacionais de atletas brasileiros

Características motivacionais de atletas brasileiros Motricidade Fundação Técnica e Científica do Desporto 2013, vol. 9, n. 4, pp. 64-72 doi: 10.6063/motricidade.9(4).1179 Características motivacionais de atletas brasileiros Motivational characteristics

Leia mais

A motivação para a Educação Musical em dois cursos superiores no Brasil e em Portugal

A motivação para a Educação Musical em dois cursos superiores no Brasil e em Portugal Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música 2013 A motivação para a Educação Musical em dois cursos superiores no Brasil e em Portugal Tais Dantas Universidade Federal da Bahia Resumo Este artigo

Leia mais

Motivos, interesses e atitudes para a prática físico-desportiva dos universitários de educação física

Motivos, interesses e atitudes para a prática físico-desportiva dos universitários de educação física Motivos, interesses e atitudes para a prática físico-desportiva dos universitários de educação física CDD. 20.ed. 159 613.7 796.011 Silvia Regina DESCHAMPS * Rejane PAROLI ** Luiz Antônio DOMINGUES FILHO

Leia mais

1. Distúrbios da voz 2. Fatores de risco 3. Condições do trabalho

1. Distúrbios da voz 2. Fatores de risco 3. Condições do trabalho Associação entre fatores de risco ambientais e organizacionais do trabalho e distúrbios vocais em professores da rede estadual de ensino de alagoas estudo de caso-controle 1. Distúrbios da voz 2. Fatores

Leia mais

Keywords: Motivation; School; Sports Activity. Recebido em: 02/10/2017 Aprovado em: 06/11/2017

Keywords: Motivation; School; Sports Activity. Recebido em: 02/10/2017 Aprovado em: 06/11/2017 MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS EM ESCOLARES DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ MOTIVATION FOR THE PRACTICE OF SPORTS ACTIVITIES IN SCHOOLS IN THE NORTHWEST REGION OF PARANÁ *Nayara Malheiros

Leia mais

Motivos de prática do triatlo: um estudo com atletas de Santa Catarina

Motivos de prática do triatlo: um estudo com atletas de Santa Catarina ARTIGO ORIGINAL Motivos de prática do triatlo: um estudo com atletas de Santa Catarina Reasons for triathletes practice: a study with athletes from Santa Catarina state Patrik Felipe Nazario Mestre em

Leia mais

RICARDO DONIZETE RIBEIRO PROGRAMA VIDA ATIVA/SMAES/PBH

RICARDO DONIZETE RIBEIRO PROGRAMA VIDA ATIVA/SMAES/PBH ELENCANDO MOTIVOS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO COM IDOSOS DE DOIS NUCLEOS DO PROGRAMA VIDA ATIVA DA PBH - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE MG RICARDO DONIZETE RIBEIRO PROGRAMA VIDA

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE GINÁSTICA EM UMA ACADEMIA DE PALHOÇA*

FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE GINÁSTICA EM UMA ACADEMIA DE PALHOÇA* 1 FATORES MOTIVACIONAIS PARA PRÁTICA DE GINÁSTICA EM UMA ACADEMIA DE PALHOÇA* Franciele Bernardo** Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os fatores motivacionais envolvidos na prática regular de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL RAYANE CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL RAYANE CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL RAYANE CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL EM ATLETAS UNIVERSITÁRIAS DE FUTSAL DO SEXO FEMININO

Leia mais

SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NO ESPORTE ADAPTADO: PERCEPÇÃO DE ATLETAS PARANAENSES DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NO ESPORTE ADAPTADO: PERCEPÇÃO DE ATLETAS PARANAENSES DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS NO ESPORTE ADAPTADO: PERCEPÇÃO DE ATLETAS PARANAENSES DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS Andressa R. Contreira (UEM), Caio R. Moreira (UEM), Vandressa T. Ribeiro

Leia mais

VIRGÍNIA SILVA NORONHA

VIRGÍNIA SILVA NORONHA 1 VIRGÍNIA SILVA NORONHA MOTIVAÇÃO DOS PRATICANTES DE CORRIDAS DE RUA EM BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional/ UFMG 2011 2 VIRGÍNIA SILVA NORONHA

Leia mais

V CLABES ABANDONO ACADÊMICO E CONTEXTO FAMILIAR FRENTE À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

V CLABES ABANDONO ACADÊMICO E CONTEXTO FAMILIAR FRENTE À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA ABANDONO ACADÊMICO E CONTEXTO FAMILIAR FRENTE À EDUCAÇÃO PRIVADA Línea Temática 1: Fatores associados ao abandono. Tipos e perfis de negligenciar. Os fatores associados ao abandono. SANTOS, Bettina Steren

Leia mais

MOTIVOS DE PRÁTICA E ABANDONO EM CORREDORES RECRACIONAIS SOB O PONTO DE VISTA DA PSICOLOGIA SOCIALCOGNITIVA

MOTIVOS DE PRÁTICA E ABANDONO EM CORREDORES RECRACIONAIS SOB O PONTO DE VISTA DA PSICOLOGIA SOCIALCOGNITIVA 80 MOTIVOS DE PRÁTICA E ABANDONO EM CORREDORES RECRACIONAIS SOB O PONTO DE VISTA DA PSICOLOGIA SOCIALCOGNITIVA Edson Medeiros da Silva Stephanney Karoline M. S. F. de Moura Aline Albuquerque Nobrega Rabay

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF)

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF) UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) (2011) Grupo de investigação www.ardh-gi.com

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES: PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES: PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E REGULAÇÕES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES: PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID Gilcemar Dalmagro de Quadros * Elisabeth Baretta ** Rudy José

Leia mais

Motivação do Aprendiz de Medicina: Uso da Escala de Motivação Acadêmica. Learner s Motivation in Medical Studies: Use of the Academic Motivation Scale

Motivação do Aprendiz de Medicina: Uso da Escala de Motivação Acadêmica. Learner s Motivation in Medical Studies: Use of the Academic Motivation Scale Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 2003, Vol. 19 n. 1, pp. 025-031 Motivação do Aprendiz de Medicina: Uso da Escala de Motivação Acadêmica Dejano T. Sobral Universidade de Brasília RESUMO - O propósito

Leia mais

O TÉCNICO DESPORTIVO: ASPECTOS MOTIVACIONAIS

O TÉCNICO DESPORTIVO: ASPECTOS MOTIVACIONAIS O TÉCNICO DESPORTIVO: ASPECTOS MOTIVACIONAIS LORENNA PEREIRA OLIOSI Centro Universitário Vila Velha UVV/ Prefeitura Municipal de Vila Velha PMVV, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil lorenna.oliosi@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Educação Física Semestre: 20182 Disciplina: Psicologia do

Leia mais

Motivação e Ensino de Química no Ensino Médio

Motivação e Ensino de Química no Ensino Médio Motivação e Ensino de Química no Ensino Médio Motivation and Teaching Chemistry in High School Resumo Os tipos de motivação acadêmica predominantes em alunos foram avaliados diante das concepções dos próprios

Leia mais

Motivação, Ansiedade e Burnout em jovens atletas. Agradecimentos

Motivação, Ansiedade e Burnout em jovens atletas. Agradecimentos Agradecimentos Este trabalho foi realizado para conclusão da Licenciatura em Educação Física. Foram dois anos de intenso trabalho e esforço da minha parte. Depois de um dia de leccionação na minha escola,

Leia mais

Características motivacionais de corredores de diferentes provas do atletismo

Características motivacionais de corredores de diferentes provas do atletismo Penna, E. M., & Moraes, L. C. C. A. (2010). Efeito relativo da idade em atletas brasileiros de futsal de alto nível. Revista Motriz, 16(3), 658-63. doi:10.5016/1980- -6574.2010v16n3p658 Raschner, C., Muller,

Leia mais

-80OK POR UMA VIOA MELHOR..

-80OK POR UMA VIOA MELHOR.. -80OK POR UMA VIOA MELHOR.. 22-23 NOVEMBRO 2013 PERCEÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR Teresa Isaltina Gomes Correia 1 Maria Gracinda O.C.G.Amaro 2 1 Escola Superior de Saúde-Instituto

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DONA EUZÉBIA, MG

FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE DONA EUZÉBIA, MG Artigo Original Revista Kinesis, Santa Maria v.36, n.3, p.67-74, set-dez. 2018 Centro de Educação Física e Desportos - UFSM DOI: 105902/2316546426041 :Data de submissão: 06-03-2017 Data de Aceite: 29-11-2018

Leia mais

MOTIVAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARA A PRÁTICA DE NATAÇÃO MOTIVATION OF ADOLESCENTS FOR SWIMMING PRACTICE

MOTIVAÇÃO DOS ADOLESCENTES PARA A PRÁTICA DE NATAÇÃO MOTIVATION OF ADOLESCENTS FOR SWIMMING PRACTICE 22 Amanda Franciele Silva Oliveira 1 Maria Cristina da Silva Rocha 2 Laura Lilian Ferreira Silva 3 RESUMO A natação é um esporte amplamente difundido, sendo vários os fatores motivacionais que podem levar

Leia mais

Palavras chave: Comportamento, escala de agressividade competitiva, esporte coletivo, lutadores, psicologia do esporte.

Palavras chave: Comportamento, escala de agressividade competitiva, esporte coletivo, lutadores, psicologia do esporte. Agressividade competitiva.. 137 7º SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE AGRESSIVIDADE COMPETITIVA EM PRATICANTES DE ESPORTES COLETIVOS E LUTADORES 1 Carlos José

Leia mais

O FLUXO NO VOLEIBOL: RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO, AUTOEFICÁCIA, HABILIDADE PERCEBIDA E ORIENTAÇÃO ÀS METAS

O FLUXO NO VOLEIBOL: RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO, AUTOEFICÁCIA, HABILIDADE PERCEBIDA E ORIENTAÇÃO ÀS METAS DOI: 10.4025/reveducfis.v23i3.17024 O FLUXO NO VOLEIBOL: RELAÇÃO COM A MOTIVAÇÃO, AUTOEFICÁCIA, HABILIDADE PERCEBIDA E ORIENTAÇÃO ÀS METAS FLOW IN VOLLEYBALL: RELATIONSHIP WITH MOTIVATION, SELF-EFFICACY,

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB

Prof. Dr. Francisco Martins da Silva Orientador Educação Física UCB. Prof. Dr. Jonato Prestes Educação Física UCB 1 Artigo de autoria de Wellington Rodrigues de Sousa Junior, intitulado INTERESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, aposentado como requisito parcial para obtenção do grau

Leia mais

Diferencias en función del género en las formas de motivación auto-determinada de deportistas veteranos

Diferencias en función del género en las formas de motivación auto-determinada de deportistas veteranos Diferenças em funcão do género das formas de motivação autodeterminada de atletas veteranos Diferencias en función del género en las formas de motivación auto-determinada de deportistas veteranos Differences

Leia mais

Fatores Motivacionais nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio.

Fatores Motivacionais nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio. Fatores Motivacionais nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tiago Brandão da Silva * José Carlos de Britto Vidal Filho** Curso de Educação Física Universidade Católica de Brasília - UCB. BRASÍLIA

Leia mais

A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste Isac Rufino

A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste Isac Rufino A autodeterminação de licenciandos em música: um estudo em quatro universidades públicas do Nordeste Isac Rufino isac.rufino@gmail.com UFRN/UERN Resumo: A motivação tem sido pesquisada em diversos contextos

Leia mais

INTRODUÇÃO 1. Avaliação Psicológica, 2010, 9(3), pp

INTRODUÇÃO 1. Avaliação Psicológica, 2010, 9(3), pp 413 MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Selma de Cássia Martinelli 1 - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil Fermino Fernandes Sisto - Universidade São Francisco,

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Telf. 253.604.232 Avaliação do Estado Físico e Desportivo (AEFD) Sport Condition Questionnaire (SCQ) Adaptado de Bruin, Oudejans,

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 495 versão eletrônica MOTIVAÇAO DOS PRATICANTES DE TAEKWONDO: ESTUDO REALIZADO EM ACADEMIAS DE BELO HORIZONTE Saulo de Almeida Pinto 1 Gustavo de Conti Teixeira Costa 1 RESUMO O presente artigo tem como

Leia mais

MOTIVAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O TREINAMENTO DO ATLETISMO

MOTIVAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O TREINAMENTO DO ATLETISMO MOTIVAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O TREINAMENTO DO ATLETISMO Renato Siqueira de Souza Universidade Federal de Juíz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil Jorge Roberto Perrout de Lima Universidade

Leia mais

COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS

COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS Resumo COMPORTAMENTO DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS UMEBARA, L.M.; VIROTE, W. Os transtornos alimentares tiveram aumento na incidência nos últimos anos, principalmente entre a

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 416 FATORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NA PRÁTICA DO FUTSAL: UM ESTUDO EM UMA ESCOLINHA NA CIDADE DE PORTO ALEGRE Alam Camejo Sena 1, José Augusto Evangelho Hernandez 2 Miguel Angelo dos Santos Duarte

Leia mais

Capacidade discriminante de testes de rastreamento utilizando variáveis latentes: aplicação de modelagem de equações estruturais

Capacidade discriminante de testes de rastreamento utilizando variáveis latentes: aplicação de modelagem de equações estruturais Capacidade discriminante de testes de rastreamento utilizando variáveis latentes: aplicação de modelagem de equações estruturais Juliana Alvares Duarte Bonini Campos 1 Paula Cristina Jordani 1 Fernanda

Leia mais

CAPÍTULO III METODOLOGIA

CAPÍTULO III METODOLOGIA CAPÍTULO III METODOLOGIA 3.1. Selecção Inicial da Amostra A selecção inicial da amostra foi efectuada com base na tabela classificativa da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), relativa ao ano de 2004/2005.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Patricia Crespo Barbosa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Patricia Crespo Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA Patricia Crespo Barbosa A MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA DO VOLEIBOL: uma revisão bibliográfica. Porto

Leia mais

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL.

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. Diagnes Marostica 1 ; Everton Paulo Roman 2 Resumo Introdução: As questões que envolvem

Leia mais

LEANDRO TELES MACEDO FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM A PRÁTICA DO VOLEIBOL PELOS ALUNOS DA VILA OLÍMPICA REI PELÉ EM SAMAMBAIA DF.

LEANDRO TELES MACEDO FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM A PRÁTICA DO VOLEIBOL PELOS ALUNOS DA VILA OLÍMPICA REI PELÉ EM SAMAMBAIA DF. 1 LEANDRO TELES MACEDO FATORES MOTIVACIONAIS QUE LEVAM A PRÁTICA DO VOLEIBOL PELOS ALUNOS DA VILA OLÍMPICA REI PELÉ EM SAMAMBAIA DF. Artigo apresentado ao curso de graduação em Educação Física da Universidade

Leia mais

MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIFERENÇAS DE GÊNERO

MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIFERENÇAS DE GÊNERO Recebido em: 28/02/2009 Emitido parece em: 04/04/2009 Artigo original MOTIVAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIFERENÇAS DE GÊNERO Lucas Scarone Silva 1,2, Marcelo Calegari Zanetti 1, Afonso Antonio Machado

Leia mais

COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA DE 1 A 3 ANOS.

COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA DE 1 A 3 ANOS. COMUNICAÇÃO E RECURSOS AMBIENTAIS: ANÁLISE NA FAIXA ETÁRIA Palavras-chave: comunicação, creches, família. DE 1 A 3 ANOS. INTRODUÇÃO A infância é uma das fases da vida onde ocorrem as maiores modificações

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG USO DO SOFTWARE LIVRE NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA: importância e perfil

Leia mais

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de MOTIVAÇÃO DE ATLETAS BRASILEIROS DE FUTEBOL AMERICANO

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 20, Nº 211, Diciembre de MOTIVAÇÃO DE ATLETAS BRASILEIROS DE FUTEBOL AMERICANO MOTIVAÇÃO DE ATLETAS BRASILEIROS DE FUTEBOL AMERICANO Victor Cavallari Souza 1 Renan Cardoso da Silva 2 Ricardo Marinho de Mello de Picoli 3 Para citar este artigo (APA): Souza, Silva & Picoli (2015) Motivação

Leia mais

Metodologia III METODOLOGIA. Universidade da Beira Interior 51

Metodologia III METODOLOGIA. Universidade da Beira Interior 51 III METODOLOGIA Universidade da Beira Interior 51 3.1 Instrumento a utilizar Para a realização deste trabalho de investigação vamos utilizar o método de aplicação de uma escala de auto-conceito. O instrumento

Leia mais

OS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E AS REAÇÕES FRENTE À AGRESSÃO EM CRIANÇAS ESCOLARES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO¹

OS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E AS REAÇÕES FRENTE À AGRESSÃO EM CRIANÇAS ESCOLARES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO¹ OS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E AS REAÇÕES FRENTE À AGRESSÃO EM CRIANÇAS ESCOLARES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO¹ Aluna: Paola Couto Picorelli Orientadora: Juliane Callegaro Borsa Introdução No latim, o termo

Leia mais

Futsal de alto rendimento: uma fonte de motivação autodeterminada e satisfação atlética?

Futsal de alto rendimento: uma fonte de motivação autodeterminada e satisfação atlética? Artigo Original Futsal de alto rendimento: uma fonte de motivação autodeterminada e satisfação atlética? Futsal high performance: a source of self-determined motivation and athletic satisfaction? PASSOS

Leia mais

FATORES MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE NATAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ

FATORES MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE NATAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ FATORES MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE NATAÇÃO NA CIDADE DE MACAPÁ INTRODUÇÃO ANE CHRISTINE DE SOUSA BRAGA¹; SENHORINHA SUZANA DE OLIVEIRA CORRÊA¹; JOSÉ LUIS DA CUNHA PENA¹; RUY

Leia mais

DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: Aprendizagem em Disciplinas de Conhecimento Cumulativo de Cotistas e Não Cotistas

DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: Aprendizagem em Disciplinas de Conhecimento Cumulativo de Cotistas e Não Cotistas DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NAS CIÊNCIAS EXATAS: Aprendizagem em Disciplinas de Conhecimento Cumulativo de Cotistas e Não Cotistas DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NAS CIÊNCIAS EXATAS:

Leia mais