Características dos diversos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Características dos diversos"

Transcrição

1 Características dos diversos tipos de tintas 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

2 Tipos de tintas A seleção de uma tinta ou esquema de pintura deve levar em consideração vários fatores: tipo de estrutura a proteger; tempo de vida esperado; condições ambientais durante o pré-tratamento e aplicação; condições de serviço e ambiente de exposição. Dentro de um mesmo grupo de tintas as propriedades e o modo de tratá-las pode variar. É importante analisar a ficha técnica do produto e seguir as orientações do fabricante.

3 Alquídicas Existem alquídicas de vários tipos e propriedades porém, na sua maioria são utilizadas para fins decorativos. São consideradas tintas convencionais e nos últimos anos tem perdido espaço para as tintas mais avançadas. São normalmente utilizadas em condições de exposição atmosférica e não indicadas para condições de imersão ou ambientes com elevada umidade. Não possuem boa resistência química, principalmente álcalis (saponificação). Apresentam bom desempenho em ambientes pouco agressivos e rurais. Alquídicas longas em óleo são usadas para pintura externa de casas de madeira, vernizes decorativos e tintas protetoras. Alquídicas médias em óleo são usadas em tintas decorativas, pisos e outros lugares onde se deseja boa resistência ao desgaste. Alquídicas curtas em óleo são utilizadas em tintas industriais, isto é, esmaltes de secagem em estufa e vários primers.

4 Alquídicas VANTAGENS Fácil aplicação a trincha rolo e pistola. Boa aderência ao substrato. Boas propriedades de penetração e molhabilidade do substrato. Boas propriedades de nivelamento. Produto mono componente. Facilidade de reparo durante a aplicação. Boas propriedades anticorrosivas quando pigmentadas com pigmentos que atuam por inibição anódica, como por exemplo o zarcão e o fosfato de zinco. Pode ser aplicada sobre tratamentos de superfície menos apurados tais como St 2 e St 3.

5 Alquídicas LIMITAÇÕES Baixa resistência química principalmente a álcalis (saponificação) Limitada resistência a água e umidade. Limitada resistência a solventes; podem amolecer sob a influência de solventes fortes como xileno, cetonas, álcoois e solventes clorados. A espessura por demão é limitada, entre 30 m e 50 m, até 80 m em alguns casos. Não devem ser usadas sobre primers ricos em zinco em virtude da possibilidade de formação de sabões de zinco. Não podem ser repintadas com tintas contendo solventes fortes.

6 Tintas de secagem física Nos últimos anos, a sociedade tem mostrado interesse crescente em saúde e proteção ambiental. Na área das tintas, maior destaque tem sido dado a emissão de solventes: Compostos Orgânicos Voláteis (VOC). A restrições de VOC tem se tornado mais importantes, o que acarreta uma tendência para utilização de resinas de baixo peso molecular. As tintas de secagem física são constituídas de moléculas de cadeia longa, resultando em tintas com altos teores de solventes. A regulamentações de VOC poderão causar o desaparecimento dessas tintas do mercado, com exceção de casos muito especiais. No futuro, a maior utilização de resinas que formam película por esse mecanismo, serão as dispersas em água pelas razões anteriormente mencionadas.

7 Vinílicas As principais VANTAGENS dessas tintas são as boas propriedades de barreira (oxigênio e umidade), boa resistência química,boa durabilidade ao exterior, boa resistência ao impacto e abrasão. São mono componentes e de fácil aplicação a trincha, rolo ou pistola. São facilmente repintáveis, de secagem rápida mesmo em baixas temperaturas. Um tipo especial dessas resinas, a polivinilbutiral ainda é utilizada em wash-primers com ácido fosfórico para promover aderência de tintas a substratos especiais tais como alumínio e aço galvanizado. Dentre as principais LIMITAÇÕES das vinílicas estão a necessidade de elevado padrão de tratamento de superfície, altos teores de solventes nas tintas e as espessuras de aplicação que não podem ser muitos altas, para evitar a retenção de ar e solventes no interior do filme.

8 Vinílicas VANTAGENS Boas Propriedade de Barreira Boa Durabilidade ao Exterior Resistência a Umidade e Oxigênio DESVANTAGENS Tratamento de Superfície Baixos Teores de Sólidos Baixas Espessuras Resistência ao Impacto Resistência à Abrasão Mono-Componentes Fácil Aplicação Secagem Rápida Um tipo especial dessas resinas, a polivinilbutiral utilizada em wash-primers com ácido fosfórico, para promover aderência a substratos metálicos não ferrosos.

9 Borracha clorada VANTAGENS Boas Propriedades de Barreira Boa Resistência Química Durabilidade ao Exterior Resistência à Abrasão Resistência ao Impacto Resistência a Umidade e Oxigênio Monocomponentes Fácil Aplicação Secagem Rápida DESVANTAGENS Elevado padrão de Tratamento de Superfície Baixo Teor de Sólidos Baixas Espessuras Degrada com Temperatura (Liberação de cloro em temperaturas da ordem de 60 C, gerando processo corrosivo de alta intensidade) Boa Flexibilidade

10 Acrílicas As resinas acrílicas são caracterizadas principalmente pelas propriedades de retenção de brilho e cor ao longo do tempo. São muito claras e transparentes. Apresentam as mesmas limitações das vinílicas em relação à espessura por demão e teor de solventes. Tem sido usadas em tintas de acabamento em sistemas vinílicos, borracha clorada e epóxi. Podem ser de vários tipos e algumas especiais (com elevado teor de hidroxilas) podem servir de base para tintas que curam por reação química, como os sistemas poliuretano-acrílico, muito usados atualmente pela facilidade de repintura e permitir formulação de tintas de baixo VOC.

11 Tintas antiincrustantes Durante muitos anos as tintas antiincrustantes tem sido empregadas para proteger estruturas submersas contra o crescimento de incrustações ( fouling ) marinhas. Estas tintas evoluíram de sistemas bem simples até mais os avançados, direcionados para proteção ambiental. Os principais objetivos de uma tinta antifouling são: prevenir ou reduzir o crescimento de organismos marinhos. Evitar o crescimento/penetração através do revestimento aumentando a vida útil da proteção anticorrosiva. As incrustações marinhas acarretam problemas de peso, navegabilidade e consumo de combustível em navios.

12 Tintas antiincrustantes Como qualquer tinta, são compostas com resinas, pigmentos e solventes. A resina determina a natureza da tinta antifouling. Os pigmentos incluem os agentes antiincrustantes ou biocidas e outros extensores. O Biocida é uma substância química que é liberada em taxas muito baixas e inibe o crescimento da incrustação marinha. O Biocida mais comum, e ainda o mais utilizado, é o Óxido Cuproso. Antes dos últimos anos da década de 1960 começaram a ser usados, inicialmente como aditivos e mais tarde como parte de um copolímero, os compostos orgânicos derivados de estanho, que tornaramse predominantes a partir da década de Basicamente, existem três tipos de Tintas Antifouling : MATRIZ SOLÚVEL ou CONVENCIONAIS. MATRIZ INSOLÚVEL AUTOPOLIMENTO ( SELFPOLISHING)

13 Matriz solúvel Estas tintas tem um produto natural como resina base, o BREU. O Breu se dissolve lentamente em água do mar. Quando a tinta é imersa na água do mar o biocida é lixiviado para fora da tinta. A taxa de liberação, entretanto, logo cai para um nível abaixo do qual o crescimento marinho pode ser controlado. A sua eficiência é geralmente curta, aproximadamente 12 meses. Em águas tropicais a eficiência de todos os tipos de tinta antifouling diminui.

14 Matriz solúvel

15 Matriz insolúvel Nestas tintas a resina é insolúvel em água do mar. Apenas o biocida é liberado do filme de tinta, deixando-o como se fosse um esqueleto poroso. Como essa camada porosa aumenta, a taxa de liberação de biocida diminui e a performance cai drasticamente. A vida útil pode chegar a 24 meses e uma camada porosa significativa permanece, o que problemática a aplicação de uma nova tinta no caso de repintura. Boa quantidade de biocida ainda permanece no filme

16 Matriz insolúvel

17 Autopolimento Foram introduzidas no anos 70, desenvolvendo-se rapidamente em função da melhor eficiência e controle. Tornou-se possível prever a o tempo de vida útil esperado para sistemas antifouling. Estas tintas contêm compostos orgânicos derivados de estanho (TBTO, TBTF) ligados quimicamente à resina, que são liberados a partir da reação de hidrólise em água do mar. O organo-estanho é liberado continuamente e a eficiência da tinta é a mesma, até que tenha sido totalmente removida (polida). Pode haver um desgaste irregular em função de pontos onde a turbulência for maior.

18 Autopolimento

19 Autopolimento livre de estanho As tintas antifouling livres de estanho apresentam mecanismos diferentes. Os fabricantes usam várias misturas de resinas solúveis e sensíveis à água. As primeiras tintas ablativas ou fisicamente deterioráveis tem sido refinadas. O efeito de polimento é similar ao das tintas com estanho, mas a performance não é a mesma, principalmente porque é diferente a reação com a água do mar e devido a ausência dos compostos de estanho como biocidas. A presença de estanho nas tintas antifouling tem sido muito discutida sendo regulamentada pela IMO. Pretende-se proibir a aplicação de tintas com estanho a partir de 2003 e a presença dessas tintas em qualquer embarcação após 2008.

20 Epóxi

21 Resinas epóxi As resinas epóxi podem ser líquidas, semi-sólidas e sólidas dependendo do peso molecular. As sólidas apresentam maior valor de n e, por conseguinte, maior peso molecular molecular. Uma característica única das resinas de Bisfenol-A é que, à medida que o nºde unidades de repetição (n) na cadeia aumenta, o nº de hidroxilas também aumenta, mantendo funcionalidade epoxídica dois. EQUIVALENTE EPOXÍDICO - E.E.W - É o peso de resina epóxi equivalente a um grupamento epóxi. Exemplo : Resina Epóxi Líquida PM= 380 Nº de Grupamentos Epóxi= 2 E.E.W = 380/2 = 190 OUTROS TIPOS DE RESINA EPÓXI RESINA EPOXI NOVOLAC - São resinas semi-sólidas ou sólidas, contando com múltiplos grupos epóxi funcionais. A multifuncionalidade dessas resinas conduz a uma maior densidade de ligações cruzadas que, por sua vez, resulta em melhores propriedades físicas a temperaturas elevadas e melhor resistência química e a solventes, comparando com as resinas de bisfenol-a. RESINAS EPOXI FLEXÍVEIS - Normalmente são resinas de poliglicol de baixa viscosidade e são usadas para melhorar a flexibilidade da resinas epóxi padrão.

22 Estrutura das resinas epóxi

23 Estrutura das resinas epóxi

24 Estrutura das resinas epóxi

25 Estrutura das resinas epóxi

26 Diluentes reativos O O MONOFUNCIONAL: O EPODIL 741 (BGE) O EPODIL 742 (CGE) BIFUNCIONAL: O O O O O O O O EPODIL 749 (NPGDGE) EPODIL 757 (CHDMDGE) PROPRIEDADES 10% - 30% em peso sobre a resina epóxi REDUÇÃO DE VISCOSIDADE

27 Agentes de cura para epóxi AMINAS ALIFÁTICAS - Curam à temperatura ambiente, reagindo com os grupamentos epóxi terminais das resinas. Apresentam baixa viscosidade e elevada toxidez. Normalmente não são utilizadas puras como agentes de cura e sim sob a forma de adutos como forma de diminuir a toxidez e reduzir a formação de blushing (névoa) na película de tinta. Geralmente empregadas em relações de mistura estequiométricas e têm baixo custo. POLIAMIDAS - Também curam à temperatura ambiente da mesma forma que as aminas. Em relação às aminas alifáticas exibem melhor flexibilidade, menor dureza, baixa toxidez, maior viscosidade e menor resistência a altas temperaturas. Ao contrário das aminas alifáticas, as relações de mistura não são tão rígidas. São obtidas a partir da reação entre ácidos graxos dimerizados e poliaminas alifáticas. AMIDOAMINAS - São derivadas da reação de ácidos carboxílicos monobásicos e poliaminas alifáticas. Da mesma forma que as poliamidas podem ser usadas em vários níveis par a reticulação da resina epóxi. Como vantagens podemos citar a maior flexibilidade e resistência à umidade que as aminas alifáticas e a menor viscosidade e cor mais clara que as poliamidas. ISOCIANATOS - Reagem à temperatura ambiente com os grupamentos hidroxila presentes nas resinas epóxi, particularmente as de peso molecular mais alto, conferindo ao sistema excelente aderência e resistência química.

28 Agentes de cura para epóxi AMINAS AROMÁTICAS - São sólidas à temperatura ambiente e tem tempo de cura muito elevado. Normalmente são utilizadas sob a forma de adutos, nos quais amina é fundida com um um diluente não reativo, normalmente um plastificante, a uma temperatura por volta de 100ºC. Para aumentar a reatividade, adiciona-se um acelerador ao aduto, sendo o ácido salicílico o mais usado. Apresentam resistência química superior aos demais agentes de cura à temperatura ambiente. São produtos cancerígenos, sendo esta a razão pelo qual tem seu uso proibido em vários países. AMINAS CICLOALIFÁTICAS - Apresentam boa reatividade e maior pot-life que as aminas alifáticas. Exibem boa aderência e muito boa resistência química. Curam em baixas temperaturas e sob condições de umidade elevada. CURA EM ALTAS TEMPERATURAS Alguns compostos reagem com as resinas epóxi em temperaturas acima de 100ºC, conferindo aos produtos finais certas propriedades, principalmente boa resistência a altas temperaturas. Neste caso, o produto é mono componente e a reação só se processa após exposição à temperatura e tempo necessários para a cura. Como exemplos podemos citar: Anidridos, Resinas Uréiaformaldeído, Melamina-formaldeido, Fenol-formaldeido, etc...

29

30

31

32

33

34 Base de Mannich Vantagens Cura rápida Cura em baixa temperatura Desvantagens Cor elevada Fenol residual

35 Cetimina R NH 2 + O N R + H 2 O Cetimina Produzida pela reação de amina com cetonas, a conversão ocorre com a remoção de água O uso de cetona em conjunto com aminas em sistemas formulados pode resultar na formação de cetimina Cetiminas reagem lentamente com resina epóxi Pode ser útil para promover um aumento no pot-life A presença de água reverte a reação de formação da cetimina

36

37

38 Ciclo de cura do epóxi VISCOSIDADE SÓLIDO (CRISTAL) SOL / GEL TEMPO DE CURA TEMPO DE GEL GRAU DE CURA FAIXA de TRABALHO LÍQUIDO POT LIFE TEMPO VARIAVÉIS QUE INFLUENCIAM A CURVA: Peso equivalente dos componentes Agente de Cura Temperatura

39 Princípios de formulação Os ingredientes usados e suas quantidades relativas são de fundamental importância para as propriedades finais da tinta. Não é uma tarefa fácil formular uma tinta moderna que satisfaça requisitos técnicos, de saúde, segurança, ambiente e econômicos. Pequenas variações nas quantidades relativas dos constituintes podem ocasionar grandes variações nas propriedades finais da tinta.

40 Conceitos matemáticos para formulação COMPOSIÇÃO % P ME (ρ) V PIGMENTOS P ρp VP RESINAS R ρr VV SOLVENTES S ρs VS 100 VT Sólidos por Peso = P + R Sólidos por Volume = (VP + VV ) 100 VT PVC = VP. 100 / (VV + VP)

41 Influência do PVC no brilho

42 Cálculo da estequiometria Para se obter ótimas propriedades com resinas epóxi e agentes de cura, eles devem reagir em quantidades aproximadamente estequiométricas. Exemplo: Determinar a relação estequiométrica para a reação entre uma resina epóxi sólida de peso molecular 1000 e Trietileno tetramina (Teta). 1 - Cálculo do Equivalente Epoxídico da Resina (EEW): As aminas reagem com os grupamentos epóxi da resina. Este tipo de resina tem dois grupamentos epóxi terminais. O EEW. será igual a 1000/2= Cálculo do Equivalente amínico do Agente de cura: A Teta tem peso molecular igual a 146 e seis hidrogênios amínicos portanto, o AHEW desse agente de cura é 146/6=24,3. Então, 24,3 g de Teta reagem estequiométricamente com 500 g desta resina epóxi. PHR Chamamos de phr a quantidade em peso de agente de cura necessária para a reação estequiométrica com 100g de resina epóxi. phr = AHEW x 100/ EEW Exemplo anterior: phr da TETA para resina epóxi de PM=1000 => 24,3 x 100/500= 4,86

43 Diluentes para resinas epóxi DILUENTES REATIVOS - São materiais de baixa viscosidade que, quando adicionados a resinas epóxi mais viscosas, reduzem bastante a viscosidade da resina. Os diluentes reativos são tipicamente compostos que contêm anel epóxi, de baixo peso molecular, monofuncionais ou difuncionais. Os mais comuns são os derivados do glicidil éter alifático. DILUENTES NÃO REATIVOS - São materiais de baixa viscosidade que não têm quaisquer grupamentos reativos e, portanto, não reagem formando a matriz epóxi. Os mais comuns são: nonil-fenol, álcool furfurílico, alcool tetrahidro furfurílico e o dibutilftalato. CÁLCULO DO EEW DE UMA RESINA EPÓXI EEW da mistura = COM DILUENTES Massa Total MA/EEWA +MB/EEWB + MC/EEWC +... Exemplo: Calcular o EEW de uma mistura de resina 240g de Resina epóxi líquida (EEW=190), 150g de resina epóxi sólida (EEW=500) e 100g de monoglicidil éter (EEW=290) EEW da mistura = 490 = 256,8 240/ / /290

44 Exemplo de fórmula Componente A mas. esp. massa volume (g/cm3) (g) (cm3) DER-331 1,16 24,60 21,21 Epodil 748 0,89 1,40 1,57 Bentone 27 1,80 0,30 0,17 Dióxido de Titânio 4,20 13,00 3,10 Modaflow 1,00 0,10 0,10 Talco 2,75 8,91 3,24 Xileno 0,86 2,00 2,33 Etil glicol 0,92 1,00 1,09 Total 51,31 32, Componente B mas. esp. massa volume (g/cm3) (g) (cm3) Ancamide ,01 15,54 15,39 Xileno 0,86 3,69 4,29 Barita 4,45 8,76 1,97 Mica micronizada 2,70 16,80 6,22 Butanol 0,81 0,42 0,52 Bentone 27 1,80 0,42 0,23 Mibk 0,81 3,06 3,78 Total 48,69 32,

45 Tintas epóxi As resinas epóxi convencionais são produtos da reação de Bisfenol A e Eplicloridrina. Existe uma grande variedade de tipos de tintas epóxi, cada uma delas formulada para atingir certos objetivos. Entretanto, os membros da família epóxi apresentam características comuns. Dentre as principais VANTAGENS estão: Boa resistência à água, produtos químicos principalmente álcalis e solventes, boa resistência a danos mecânicos, alta durabilidade, possibilidade de utilização em contato com água potável e alimentos, boa resistência à temperatura, possibilidade de tintas com baixo VOC e mesmo sem solventes. As principais LIMITAÇÕES são: pouca resistência à radiação ultravioleta (calcinação/ chalking ), dificuldade de aplicação em temperaturas muito baixas, cuidados para repintura, ser em dois componentes requerendo boa mistura, pode ocasionar maiores perdas de material e requer maior conhecimento para ser usada corretamente.

46 Dicas para o uso de tintas epóxi Os epóxis, embora antigos, são produtos muito usados e estão em constante desenvolvimento. Requerem um certo conhecimento e experiência do aplicador. Certos cuidados devem ser tomados: Usar a proporção de mistura correta e assegurar que os grupamentos reativos entraram em contato um com o outro. Preferencialmente usar agitador mecânico. Respeitar o pot-life, tempo de indução e intervalo para repintura, espessura por demão, tipo de tratamento de superfície, condições mínimas do ambiente e do substrato, que deverão ser informados pelo fabricante. Diluir somente com solventes e percentuais indicados pelo fabricante. Todos os equipamentos deverão ser limpos antes que o pot-life tenha sido atingido. Usar equipamento de proteção adequado e ter boa ventilação em lugares confinados.

47 Características dos tipos de epóxi

48 Epóxi puro Revestimentos de epóxi são largamente utilizados em aplicações de campo tanto para construções novas quanto para manutenção. Seu uso é mais difundido em ambientes extremamente agressivos, tais como plataformas de petróleo, refinarias, interior e exterior de tanques. O tipo de epóxi a usar depende das condições de serviço, do substrato e de aplicação. Os epóxis puros ou não modificados requerem tratamento de superfície apurado, mínimo Sa 2 1/2. A maioria dos epóxis não modificados age por barreira. São compatíveis com a maioria dos pigmentos inorgânicos e orgânicos. Quando bem selecionados, pigmentos e extensores melhoram as propriedades físicas da tinta, criando um filme mais denso e com melhores propriedades de barreira. Embora estejam disponíveis em grande variedade de cores, não apresentam boa retenção de brilho e cor. Quando o aspecto estético é importante tinta acrílicas ou poliuretanos são usadas na tinta de acabamento nos esquemas de base epóxi.

49 Epóxi fenólica As epóxi-fenólicas exibem melhor resistência química que as epóxi convencionais. São produtos da reação de Fenólicas Novolac e Epicloridrina. As Fenólicas Novolac tem mais grupamentos reativos, resultando em maior densidade de ligações cruzadas e melhoria de algumas propriedades. Os revestimentos epóxi-fenólico promovem superior resistência química e resistência à corrosão. São indicadas para revestimento interno de tanques e tubulações de transporte de fluidos. Algumas necessitam de temperaturas de cura mais elevadas que as epóxi convencionais.

50 Epóxi - alcatrão de hulha Essas tintas conhecidas como coal tar epóxi consistem de resina epóxi, modificada com alcatrãode-hulha e agente de cura. Estes materiais combinam as boas propriedades de ambos, epóxi e alcatrão-de-hulha, para formar um revestimento com melhor resistência à água. A resina Epóxi promove resistência química e o alcatrão-de-hulha, maior flexibilidade, maior impermeabilidade e melhor tolerância ao substrato. As tinta coal tar epóxi funcionam inteiramente por barreira. As principais DESVANTAGENS dessas tintas são: Muito tóxicas o que tem gerado a proibição de sua utilização em vários países com rígida legislação ambiental. O alcatrão-de-hulha contem algumas substâncias cancerígenas. Somente podemos ter acabamentos de cor escura (preto ou marron), o que dificulta a inspeção em tanques e espaços confinados. Ocorrerá sangramento se outra tinta de acabamento for aplicada diretamente sobre ela, prejudicando o aspecto estético.

51 Epóxi mastic As epóxi mastic são consideradas tintas modernas e consistem na maioria das vezes de resina epóxi modificada com resina hidrocarbônica e agente de cura. A resina hidrocarbônica é usada para aumentar a resistência à umidade, a flexibilidade e as propriedades de molhabilidade das resinas epóxi, melhorando a aderência em substratos com tratamento de superfície menos apurados. Essas tintas possuem muitas características semelhantes às dos coal tar epóxi sem os problemas eles apresentados: Podem ser produzidos numa extensa variedade de cores. Exibem excelentes propriedades de penetração, o que implica dizer que podem ser usados em vários tipos de substratos. Tem altos sólidos por volume, 80 a 90% o que reduz a emissão de VOC. Não causam sangramento na tinta de acabamento. Não contem alcatrão-de-hulha; não causam câncer.

52 Epóxi mastic As epóxi mastic são formuladas para serem tolerantes aos mais variados tipos de superfície. As razões para as excelentes propriedades de penetração são o pequeno tamanho das moléculas e a baixa viscosidade da resina, promovendo bom alastramento. Podem ser usados com bons resultados em substratos preparados com ferramentas manuais ou mecânicas, hidrojateadas ou jateadas com abrasivos. Evidentemente, melhores serão os resultados, quanto melhor for o tratamento da superfície. Eles atuam por barreira e para aumentar este efeito alguns mastics são pigmentados com alumínio leafing, que apresentam disposição lamelar, dificultando o acesso de eletrólito ao substrato. Quando se necessita de um aspecto estético melhor, recomenda-se uma demão de acabamento de poliuretano, acrílico ou poliuretano-acrílico.

53 Molhabilidade

54 Epóxi sem solventes Epóxis sem solventes são revestimentos mecanicamente muito fortes, aplicados em altas espessuras e que apresentam elevada resistência química. Usados para revestimentos internos de tanques de estocagem de produtos químicos, tanques de lastro de embarcações e para recipientes e tubulações em contato com água potável e alimentos. Algumas tintas epóxi sem solventes mais modernas são indicadas para aplicações em condições de umidade relativa acima de 85%, sobre superfícies úmidas ou até molhadas, substratos com preparação por ferramentas manuais ou mecânicas ( surface tolerant ). Essas tintas, que se opõem a alguns conceitos tradicionais de aplicações de tintas, mesmo com custo superior às convencionais podem gerar reduções de custos nas obras e permitir pintura sob condições pouco usuais tais como: dias chuvosos, equipamentos em operação, interior de tanques sem necessidade de desumidificação, superfícies molhadas com baixos teores de sais solúveis.

55 Tintas de base aquosa A grande vantagem de se ter a água como solvente de uma tinta é, evidentemente, o caráter ecológico do revestimento, isto é, não venenoso, sem odor, sem riscos para a saúde e não inflamável. A emissão de solventes orgânicos é mínima, e acarreta poucos riscos para o aplicador ou usuário. As acrílicas ainda apresentam boa resistência a UV, secagem rápida, não amarelecem e não saponificam. As desvantagens das dispersões de polímeros em água são a baixa taxa de evaporação em temperaturas baixas e umidade relativa elevada e a necessidade de adição de alguns aditivos (surfactantes) em função da alta tensão superficial. Podem ser aplicadas em vários tipos de substratos, incluindo aço, aço galvanizado, alumínio, concreto e madeira. Em geral, apresentam maior permeabilidade que as tintas de base solvente, razão pela qual não são indicadas para trabalhos sob condição de imersão permanente.

56 Tintas de base aquosa As tintas epóxi a base d água exibem, também, excelente aderência. A formação do filme, entretanto é mais crítica que as epóxi de base solvente, uma vez que, existem dois estágios adicionais no processo de formação do filme; a evaporação da água e o processo de coalescência, que deverão preceder à evaporação de solventes e formação das ligações cruzadas. Isto implica maior controle de temperatura, umidade relativa e ventilação durante a aplicação em comparação com as epóxi de base solvente ou mesmo as epóxi sem solventes. A Epóxis a base d água não podem ser diluídas indefinidamente, sob pena de desestabilização ou quebra da emulsão epóxi-amina. Atualmente, ainda apresentam custo maior que as de base solvente. O pot-life das epóxi a base d água são mais curtos que as de base solvente e nem sempre podem ser imediatamente identificados, uma vez que, geralmente a viscosidade permanece inalterada. Podem ser usadas em sistemas híbridos, combinadas com tintas de base solvente. Ex. Epóxi rica em zinco a base d água.

57 Tintas ricas em zinco A principal razão da aplicação de uma rica em zinco é ter uma tinta de fundo com a propriedade de promover proteção catódica, contribuindo para proteção do aço e reduzindo o risco de corrosão sob o revestimento. Para que o processo de proteção catódica ocorra de forma efetiva é necessário que o teor de zinco metálico na formulação seja suficiente para assegurar continuidade elétrica dentro do revestimento e obter excelente contato entre o zinco e o substrato metálico. Essas tintas são classificadas em orgânicas e inorgânicas, dependendo do veículo. As inorgânicas apresentam melhor condutividade elétrica, razão pela qual exigem menor quantidade de zinco metálico em pó. SSPC Paint 20: 74% mínimo de Zn em peso dos sólidos totais para primers inorgânicos e 77% para os orgânicos. As inorgânicas tem com base silicatos alcalinos de lítio, sódio ou potássio. Nas orgânicas, os silicatos de etila pré-hidrolisados ou sistemas epóxi constituem o veículo. A reação química de cura envolve o respectivo veículo, umidade e CO2 (atmosfera) e o zinco.

58 Tintas ricas em zinco A especificação uma tinta rica em zinco orgânica ou inorgânica vai além de saber qual é a melhor e sim qual a mais apropriada levando-se em consideração o ambiente onde a tinta vai trabalhar e as condições de aplicação. Normalmente as tintas ricas em zinco orgânicas dão melhor produtividade em função de serem menos sensíveis às condições atmosféricas, enquanto as inorgânicas tem melhor condutividade e promovem melhor contato entre o aço e o zinco. As tintas epóxi ricas em zinco são de fácil aplicação e fáceis de repintar. As tintas zinco/silicato de etila devem ser aplicadas com controle rígido de espessura (70 A 80 m) de modo a evitar craqueamento. Ao contrário da Epóxis, normalmente, necessitam de uma tinta seladora ( tie-coat ) antes da demão de acabamento para não prejudicar o aspecto final da pintura (formação de bolhas imediatamente após a pintura). Os silicatos inorgânicos podem ser aplicadas em maior espessura ( 75 a 125 orgânicos. m) que os silicatos

59 Poliuretano, Poliuréia e Poliaspártico Revestimentos baseados em reações com isocianatos

60 Isocianato Designação genérica de ésteres de fórmula geral R-NCO, onde R é um grupo hidrocarbônico. São compostos eletrófilos, sendo reativos com compostos nucleófilos tais como álcoois, aminas e água.

61 Reações com Isocianatos Reação com aminas, formando uréias: Reação com álcoois, formando uretanos:

62 Reação com água, formando aminas e CO 2

63 Maior Velocidade Velocidades relativas de reações com isocianatos 1. Aminas primárias 2. Álcoois primários 3. Água 4. Uréias 5. Álcoois secundários e terciários 6. Uretanos 7. Ácidos caboxílicos 8. Amidas

64 Principais Isocianatos Aromáticas Baixa resistência à UV Fraca retenção de cor Alifáticas Boa resistência à UV Boa retenção de cor

65 Poliuretanos As tintas de poliuretano podem ser mono componentes (curam com a umidade do ar) e de dois componentes, constituídas por uma resina base hidroxilada (poliéster, poliéter, acrílica ou epóxi) e um agente de cura a base de isocianato alifático ou aromático. Apresentam boa aderência e resistência química. Os sistemas poliuretanos curados com isocianatos alifáticos, ao contrário dos Epóxis, fornecem ótimos acabamentos com excelente retenção de brilho e cor. Alguns países restringem sua utilização em função do caráter tóxico dos isocianatos. As alternativas para substituição são os sistemas acrílicos ou epóxi-acrílicos. Os sistemas poliuretano-acrílicos (resina acrílica hidroxilada cura com isocianato alifático ) tem sido muito utilizados atualmente, por apresentarem as mesmas propriedades de acabamento que as outros poliuretanos e, ainda, permitirem a formulação de tintas com baixo VOC e melhores propriedades de repintura (sensíveis a solventes).

66 Poliuretanos na Petrobras Norma N-2677 Tinta de Poliuretano Acrílico Tinta de acabamento Retenção de cor e brilho UB < 10% após 960 horas em UV-A Limita o teor mínimo de isocianato Requisitos brandos quanto à resistência química

67 Poliuréias Vantagens Cura rápida Exige equipamento específico Alta espessura por demão Sem solventes Boas propriedades mecânicas Desvantagens Pot-life curto Equipamento tem custo elevado Requer mão de obra qualificada Custo elevado Limitações de temperatura

68 Poliaspárticos

69 Cura rápida mesmo em temperatura ambiente Velocidade no processo de pintura e retorno à operação Alta espessura por demão Alta produtividade Altos sólidos com possibilidade de NO-VOC Durabilidade superior à de acabamentos de PU alifáticos

70 Polisiloxanos

71 Polisiloxanos Em poucas palavras, polisiloxano = silicone Na indústria de revestimentos, são resinas híbridas orgânico-silicone As mais conhecidas são epóxi-silicone e acrilato-silicone São considerados acabamentos premium Excelente propriedades de acabamento e resistência ao UV

72 Mecanismo de Cura dos polisiloxanos baseados em silanos Ameron 1981 Patent: US A 72

73 Limitações dos polisiloxanos baseados em silanos Característica Depende da umidade para ocorrer hidrólise e da temperatura para condensação Reação do grupo alcoxi leva à perda de massa durante a cura Grupos alcóxi residuais podem continuar reagindo após o filme parecer curado Álcool é um subproduto indesejável da reação Limitação Necessita de controle das condições de aplicação; Causa estresse no filme Causa edurecimento do filme Contribui para a formação de VOC, a ser considerada por aspectos ambientais

74 Cura de epóxi com aminosilanos Sem catalisador de estanho Não depende da umidade do ambiente Sem álcool como subproduto

75 Vantagens dos aminosilanos Silicone Amine Resin Competitive Amino Si Resin Alkoxy Silane-Based Polysiloxane Two-Component Polyurethane Solvent content <1% 10% <1% 25% * Post-cure drift potential Low Low High None HAPS content No Yes (xylene) No No Isocyanate hazard No No No Yes Methanol hazard No No Yes No Application coats Primer/top Primer/top Primer/top Primer/base/top

76 Durabilidade em UV 20 GLOSS AFTER QUV-A EXPOSURE

77 Poliéster e éster vinílica

78 Poliéster e éster vinílica As tintas de poliéster são normalmente de dois componentes (resina poliéster e MEK-Peróxido). Têm pot-life curto é devido a adição de MEK (Metil Etil Cetona) e Peróxido,que provocam o início da reação de cura do poliéster, gerando calor que catalisa a própria reação. A maior aplicação das tintas de poliéster são as reforçadas com fibra de vidro, que podem ser aplicadas em altas espessuras, promovendo resistência química e à corrosão e excelentes propriedades mecânicas a substratos de aço ou concreto. Os revestimentos éster-vinílicos são conhecidos pela excelente resistência a produtos químicos, superiores aos poliésters, mesmo em temperaturas altas (120ºC). O mecanismos de cura e limitações são similares a dos poliésteres. Ambas devem ser aplicadas sobre elevado padrão de preparação de superfície (Sa 2 1/2 mínimo) e não devem ser aplicadas sobre tintas velhas e aço galvanizado.

79 Mecanismos e tipos de tinta Oxidação Alquídica Secagem Física Vinílica Borracha Clorada Acrílica Base Aquosa Acrílica Epóxi Alquídica Cura Química Epóxi Pura Epóxi Fenólica Epóxi Alcatrão-de-Hulha Epóxi Mastic Epóxi Sem Solvente Poliuretanos Zinco Orgânica

80 Tipos de tinta

81 Comparativo Geral de Performance Requisito Mecânico Poliuréia PU Poliéster Epóxi Éster Vinílica Resistência Mecânica Flexibilidade Impacto Abrasão Contração Permeabilidade Resistência à UV Temperatura

82 Comparativo Geral de Performance Requisito Químico Poliuréia PU Poliéster Epóxi Éster Vinílica Ácidos Minerais Ácidos Orgânicos Álcalis Solventes Clorados Solventes Oxigenados Hidrocarbonetos Sais Água

TIPOS DE TINTA. Os principais mecanismos de formação de película das tintas são: SECAGEM FÍSICA (EVAPORAÇÃO DE SOLVENTES) OXIDAÇÃO

TIPOS DE TINTA. Os principais mecanismos de formação de película das tintas são: SECAGEM FÍSICA (EVAPORAÇÃO DE SOLVENTES) OXIDAÇÃO TIPOS DE TINTA 2008 As tintas podem ser classificadas de várias maneiras, isto é, pelo tipo de resina, pela função (fundo, acabamento, protetiva, decorativa). Vamos classificá-las em função da secagem

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para a Indústria de Cimento

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para a Indústria de Cimento Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas A WEG Tintas fornece tecnologia em tintas para diversos tipos de ambientes agressivos. São produtos com maior retenção de cor e brilho,

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Celulose & Papel

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Celulose & Papel Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Celulose & Papel Soluções para Celulose e Papel A WEG Tintas fornece tecnologia em tintas para diversos tipos de ambientes

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume

Produto Rendimento Espessura Textura Catalisador Aplicações Características. K-4060 Catalise 5 X 1 em volume SISTEMA PU - 4000 - Tintas Industriais Esmalte E-4000 6,5 m2/litro sem diluição. 50 a 60 µm K-4060 Catalise 5 X 1 Excelente acabamento para pintura de caixa eletrônico, ônibus, baús, orelhões, painéis

Leia mais

Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características

Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características Tintas Um problema Como escolher a tinta adequada a determinado serviço? A resposta a essa questão requer, primeiro, conhecimentos das características e tipos de tintas. Introdução Na aula anterior, vimos

Leia mais

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7

TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 TINTAS E VERNIZES MCC1001 AULA 7 Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dr. a Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil DEFINIÇÃO: TINTAS

Leia mais

Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Pintura Como Aumentar a Confiabilidade na Eficiência? 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Projeto de Pesquisa Petrobras 1996-2000 Hidrojateamento Qualidade,

Leia mais

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES

Métodos de aplicação. Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Métodos de aplicação 2014 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES Uma pequena diferença Nesse ponto, é importante ter em mente a diferença entre Pintor e Técnico de

Leia mais

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA Celesc Di Celesc Distribuição S.A. ANEXO IV ESPECIFICAÇÃO DE PINTURA PARA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PINTURA SISTEMAS DE PROTEÇÃO ANTICORROSIVA PARA APLICAÇÃO EM : TRANSFORMADORES

Leia mais

SISTEMAS DE PISO EPOXI

SISTEMAS DE PISO EPOXI SISTEMAS DE PISO EPOXI PRODUTO DESCRIÇÃO VEC-601 TUBOFLOOR TEE-556 AUTONIVELANTE Selador epóxi de dois componentes de baixa viscosidade. Revestimento epóxi com adição de sílica para regularização de pisos.

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Marítimo e Offshore

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Marítimo e Offshore Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Marítimo e Offshore Soluções para Marítimo & Offshore A WEG Tintas possui uma linha completa de produtos anticorrosivos

Leia mais

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO

OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO OXY-PRIMER CONVERSOR DE FERRUGEM E PRIMER BOLETIM TÉCNICO O produto OXY-PRIMER é um tipo de tinta de cobertura cimentosa que não é composto de resinas normais, mas que adere como cimento. O cimento adere

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Estruturas Metálicas Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Estruturas Metálicas www.we.net Soluções para Estruturas Metálicas Cada semento de mercado tem suas características específicas.

Leia mais

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso

MECANISMOS DA CORROSÃO. Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO Professor Ruy Alexandre Generoso MECANISMOS DA CORROSÃO De acordo com o meio corrosivo e o material, podem ser apresentados diferentes mecanismos. Os principais são: MECANISMO QUÍMICO

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Tintas Soluções para Energia Motores Automação Eneria Transmissão & Distribuição Tintas Tintas Soluções para Eneria Soluções para Usinas Hidrelétricas WEGPOXI ERD 33 Tinta epóxi poliamida, de alto teor de sólidos Revestimento aplicável

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 04 Isolamento térmico AQUECIMENTO DE TUBULAÇÕES Motivos Manter em condições de escoamento líquidos de alta viscosidade ou materiais que sejam sólidos

Leia mais

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS

DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA N : ET-810-CGC-007 USUÁRIO: CEGÁS 1 de 7 FOLHA: OBJETO AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL RAMAL DE DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDIMENTO A CLIENTES REV. Í N D I C E D E R E

Leia mais

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA

Dicas Qualyvinil PROCESSOS DE PINTURA Processos de pintura Existem diferentes processos de pintura, mas o segredo para o sucesso e durabilidade do acabamento final, depende invariavelmente da habilidade do profissional e da preparação da superfície.

Leia mais

Quando tratamos das propriedades de um material transformado, segundo muitos pesquisadores, estas dependem de uma reciclagem bem sucedida. Para que isto ocorra, os flocos de PET deverão satisfazer determinados

Leia mais

Revestimentos para Usinas

Revestimentos para Usinas Revestimentos para Usinas Sobre nós Fundada em 1995 Fundador: Engº Químico Newton Carvalho Jr. Área de atuação: Revestimentos monolíticos - pisos técnicos, pisos decorativos, proteções de superfície, revestimentos

Leia mais

Atualmente é Sócio Proprietário da DIGITALBRAIN Consultoria e Treinamento Ltda.

Atualmente é Sócio Proprietário da DIGITALBRAIN Consultoria e Treinamento Ltda. Formado em Engenharia Química pela FEI Faculdade de Engenharia Industrial e com cursos de Especialização em Embalagens nos U.S.A. e Alemanha, vem atuando no mercado de embalagens desde 1976 em empresas

Leia mais

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5

APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 APLICAÇÃO DE ELASTRON EM CONCRETO 1,5 1.0 - DESCRIÇÃO Esta literatura tem por finalidade servir de guia de aplicação do Elastron sobre Estruturas de Concreto e a Preparação do Substrato. O Sistema consistirá

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Nº 01 PVC

BOLETIM TÉCNICO Nº 01 PVC Introdução Os produtos de PVC são divididos em duas grandes classes: rígidos e flexíveis. Os plastificantes vêm sendo utilizados há muitos anos na produção de PVC flexível para uma grande variedade de

Leia mais

Propriedade Exame/Padrão Descrição. fosco (0-35) Ponto de fulgor ISO 3679 Method 1 14 C IED (2010/75/EU) (calculado)

Propriedade Exame/Padrão Descrição. fosco (0-35) Ponto de fulgor ISO 3679 Method 1 14 C IED (2010/75/EU) (calculado) 582;583;1525 1,2 582 etil silicato de zinco ^(ValidationDate). 1 Descrição do produto Esta é uma tinta bicomponente etil silicato inorgânico de zinco cerâmico que cura com baixa umidade. É um shop primer

Leia mais

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999

O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 O Conceito de Corrosão Engenharia SACOR, setembro/1999 A corrosão é a deterioração de metais e ligas por ação química do meio ambiente. Sendo este meio a água do mar ou o solo, metais e ligas que nele

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L.

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L. Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Impermeabilização Prof. André L. Gamino Normalização ABNT: Termos Gerais NBR 9575 (2010): Impermeabilização

Leia mais

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE

RESINA POLIÉSTER INSATURADO, ISOFTÁLICA, MÉDIA REATIVIDADE BOLETIM TÉCNICO COMMODITIES ARAZYN 11.0 - BOLETIM TECNICO DA FAMILIA ARA QUÍMICA S/A. RUA ARTHUR CÉSAR, 200 18147-000 ARAÇARIGUAMA SP BRASIL TEL: 0 (XX) 11 4136 1900 BTE DOCUMENTO 000136 RESINA POLIÉSTER

Leia mais

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa;

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa; VIAPLUS 7000-FIBRAS 1. Descrição Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana

Leia mais

Norma Técnica SABESP NTS 159

Norma Técnica SABESP NTS 159 Norma Técnica SABESP NTS 159 Esquema de pintura para equipamentos e materiais em aço-carbono ou ferro fundido pintados e em contato direto com esgoto Especificação São Paulo Rev. 1 - Outubro - 2001 NTS

Leia mais

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized

Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Cortec VpCI - 377 / VpCI - 377 Winterized Descrição do Produto VpCI - 377 é um concentrado à base de água, criado para ser um substituto completo de preventivos à base de óleo para proteção de componentes

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 7: Tratamentos em Metais Térmicos Termoquímicos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Transformações - Curva C Curva TTT Tempo Temperatura Transformação Bainita Quando um aço carbono

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.

ÍNDICE 4.2 IMPERMEABILIZANTES 4.2.1 VANTAGENS DA IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2.2 FATORES QUE PODEM AFETAR NEGATIVAMENTE À IMPERMEABILIZAÇÃO 4.2. ÍNDICE 1 SUPERFICIES CERÂMICAS 2 PROTEÇÃO ÀS TELHAS E TIJOLOS 3 PRINCIPAIS FATORES QUA ALTERAM AS CARACTERISTICAS DAS SUPERFICIES CERAMICAS: HIDROFUGANTES E IMPERMEABILIZANTES 4.1 HIDROFUGANTES 4.1.1 TIPOS

Leia mais

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho

TINTAS. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho. Prof. Roberto Monteiro de Barros Filho TINTAS Conceito Composição química variada, na maioria das vezes orgânica, que apresenta consistência líquida ou pastosa, que aplicada sobre uma superfície, forma um revestimento sólido e contínuo, com

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS E DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

Problemas Comuns. Eflorescência

Problemas Comuns. Eflorescência Problemas Comuns Como em qualquer outra área na construção civil, geralmente ocorrem problemas, seja na preparação da superfície ou no acabamento. Os problemas mais freqüentes são: Eflorescência São manchas

Leia mais

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL

PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 1 de 6 PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO MANUAL Sistema da Qualidade Páginas: 2 de 6 SUMÁRIO Página 1. OBJETIVO... 03 2. PREPARAÇÃO DAS SUPERFÍCIES... 03 3. APLICAÇÃO DO REVEST. POLIKOTE-100...

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/11 ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS METÁLICAS NE-004. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/11 ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E ESTRUTURAS METÁLICAS NE-004. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS Título: NORMA TÉCNICA ESQUEMAS DE PINTURA DE EQUIPAMENTOS E Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/11 NE-004 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

Qualificação de Procedimentos

Qualificação de Procedimentos Qualificação de Procedimentos Os equipamentos em geral são fabricados por meio de uniões de partes metálicas entre si empregando-se soldas. Há, portanto a necessidade de se garantir, nestas uniões soldadas,

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

Curso de pintura industrial para jatista, encarregado e pintor industrial - Parte 08

Curso de pintura industrial para jatista, encarregado e pintor industrial - Parte 08 Curso de pintura industrial para jatista, encarregado e pintor Industrial Parte 08 1. Tipos de tintas e características principais As tintas, devido a evolução da tecnologia, podem ser classificadas pelo

Leia mais

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS]

[MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2015 1 PLASLAK INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA. [MANUAL DE PINTURA PARA PISOS] 2 PINTURA PARA PISOS Porque pintar? Hoje, mais do que nunca, tornam-se imprescindíveis o cuidado e a atenção com o piso, devidos basicamente

Leia mais

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Objetivo Assegurar que a estrutura satisfaça, durante o seu tempo de vida, os requisitos de utilização, resistência e estabilidade, sem perda significativa de utilidade nem excesso de manutenção não prevista

Leia mais

Revestimentos de Alto Desempenho - RAD

Revestimentos de Alto Desempenho - RAD Revestimentos de Alto Desempenho - RAD O mercado de revestimentos para pisos de concreto se desenvolveu mais expressivamente no Brasil na década de 1980. Foi nesse momento que os revestimentos autonivelantes

Leia mais

Revestimentos Especiais Tecnologia em revestimentos para a sua obra

Revestimentos Especiais Tecnologia em revestimentos para a sua obra Revestimentos Especiais Tecnologia em revestimentos para a sua obra Olá! É muito comum encontrar pessoas que pensem que a NS Brazil é apenas uma indústria de pisos monolíticos. Isso porque o termo revestimentos

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços.

Conceito. Tem como compromisso criar vínculos fortes e duradouros com os clientes, oferecendo-lhes os melhores produtos e serviços. Conceito A MAP é uma empresa que atua no mercado na avaliação do processo industrial de seus clientes, com a finalidade de conhecer suas necessidades e gerar soluções específicas para cada uma. Atua aliada

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN)

ROGERTEC MFC FIBRA DE CARBONO. Reforço Estrutural com AN) (MADE IN JAPAN) Reforço Estrutural com FIBRA DE CARBONO MFC (MADE IN JAPAN) AN) Fax: (21) 3254-3259 A ROGERTEC é uma empresa nacional voltada para o fornecimento de produtos, equipamentos e tecnologia no setor das recuperações.

Leia mais

Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM

Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM Revestimentos industriais ecologicamente corretos com NECOWEL TM Desempenho excelente aplicação de qualidade superior e compatibilidade ambiental. Feito sob medida para você. Como especialistas em emulsões

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-101 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Floor Repair Plus_Endurecedor

Leia mais

Construção Civil. Impermeabilização e Injeção

Construção Civil. Impermeabilização e Injeção Construção Civil Impermeabilização e Injeção Membranas moldadas in loco Vantagens da aplicação moldada in loco Agilidade na aplicação Requer cota mínima Aplicado a frio Molda-se perfeitamente ao substrato

Leia mais

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L)

Componente B Catalisador AL 1006 Componente B (12256557) - (1,5L) WEGNILICA CVE 804 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Promotor de aderência bicomponente, formulado a partir de resinas vinílicas com excelente aderência sobre metais ferrosos e não ferrosos. RECOMENDAÇÕES DE USO: Indicado

Leia mais

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise.

Introdução. adsorção física, a adsorção química, a absorção e a catálise. QUAL O CRITÉRIO QUE VOCÊ USA PARA TROCAR OS CARTUCHOS? Introdução Parte integrante do respirador que tem como função a retenção de gases e vapores. A retenção é feita através das reações com os contaminantes.

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

Petróleo e Meio Ambiente

Petróleo e Meio Ambiente Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Petróleo e Meio Ambiente Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Maio de 2012 Completação Objetivo da Completação Deixar o poço

Leia mais

Gaxetas e Anéis Raspadores de Molythane. Catálogo PPD 3800 BR Outubro 2001

Gaxetas e Anéis Raspadores de Molythane. Catálogo PPD 3800 BR Outubro 2001 Gaxetas e Anéis Raspadores de Molythane Catálogo PPD 3800 BR Outubro 2001 Pense em Qualidade, Pense Parker Para nós da Parker, a qualidade é alcançada quando suas expectativas são atendidas, tanto em relação

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

Usinagem Fluido de Corte

Usinagem Fluido de Corte 1 Funções do fluido de corte: Caráter Funcional Redução do atrito entre ferramenta e cavaco Expulsão dos cavacos gerados (principalmente em furações profundas) Refrigeração da ferramenta Refrigeração da

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

Protective Coatings. O seu parceiro a nível mundial

Protective Coatings. O seu parceiro a nível mundial O seu parceiro a nível mundial Sika - Integrada a nível global, presente a nível local Sika é uma empresa da indústria química globalmente activa e integrada - líder mundial no fornrcimento de materiais

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER

MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER MANUAL PASSO A PASSO DE APLICAÇÃO: GS-SUPER 1. INTRODUÇÃO Este Manual de Aplicação do GS-Super demonstra passo a passo o procedimento correto para aplicação do material bem como os cuidados necessários

Leia mais

ABRALIMP Encontro de Associados. Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne

ABRALIMP Encontro de Associados. Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne ABRALIMP Encontro de Associados Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne Projetistas de piso Executores de piso Fabricantes de revestimentos de alto desempenho (RAD) Fabricantes de insumos para pisos e revestimentos

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-007. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/7 NE-007. 1ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: PINTURA DE AÇO CARBONO, COM PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE POR FERRAMENTAS Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência 10.03.2016 1/7 NE-007 1ª Edição 1. OBJETIVO

Leia mais

Construção. Sika Unitherm -Steel S interior. Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas. Descrição do Produto

Construção. Sika Unitherm -Steel S interior. Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas. Descrição do Produto Ficha do Produto Edição 21/03/2014 Identificação 02 06 04 00 003 0 000029 Sika Unitherm -Steel S interior Pintura intumescente base solvente, de rápida secagem, para uso em áreas internas Descrição do

Leia mais

Resina vinílica para aplicação em solução

Resina vinílica para aplicação em solução Resina vinílica para aplicação em solução Resina vinílica para aplicação em solução As resinas Vinisol são polímeros vinílicos solúveis de alto desempenho que podem ser usadas puras ou em combinação com

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

O que são os Ensaios Não Destrutivos

O que são os Ensaios Não Destrutivos Resumo Nesse relatório vamos identificar as descontinuidade de uma peça usando ensaio por líquidos penetrantes, o qual consiste na aplicação do líquido penetrante e de um revelador que irá identificar

Leia mais

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante.

Boletim Técnico. Cores Azul. Textura Lisa e brilhante. Página 1 de 5 Boletim Técnico Produto Esmalte PU Piscinas Descrição Esmalte PU Piscinas é um esmalte poliuretano bicomponente impermeável ideal para pintura de piscinas de concreto e fibra, deixando-as

Leia mais

Resistência à compressão Dureza Barcol 30 40

Resistência à compressão Dureza Barcol 30 40 PROTECTO GLASS 90 é uma série de revestimentos monolíticos termofixos, que têm sido utilizados intensamente nos Estados Unidos e Brasil como uma excelente alternativa técnica para recuperação de equipamentos

Leia mais

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1)

Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) BOLETIM TÉCNICO Produto: KIT MAZAPOXI M298 II (4x1) DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tinta de acabamento epóxi poliamida, bi componente, de baixa espessura, este produto atende a norma Petrobras N 1198 Tipo II. RECOMENDAÇÕES

Leia mais

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas.

Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. Elastron, membrana anticorrosiva e impermeabilizante. Fácil, a frio e sem juntas. SOMA DE VALORES A JR Tecnologia em Superfícies (nome fantasia) iniciou suas atividades em 1991 com o nome JR Gonçalves

Leia mais

Nanotech do Brasil. Rua Curupaiti, 199 Jd. Paraíso Santo André SP CEP 09190-040

Nanotech do Brasil. Rua Curupaiti, 199 Jd. Paraíso Santo André SP CEP 09190-040 1 Rev. 3 D.U.M. 28/08/2015 Produto Nanothermic 3 Isolante térmico Nanothermic 3 é um revestimento térmico, contendo as melhores matérias primas. É um revestimento de múltiplas aplicações que soluciona

Leia mais

PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO

PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO PLASTEEL CERÂMICO PINTÁVEL BRANCO é um revestimento cerâmico bicomponente, na cor branca, ideal para promover proteção pintável às superfícies contra corrosão, abrasão

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006

FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006 FATORES QUE PODEM IMPLICAR EM FALHAS PREMATURAS DE PINTURA INTERNA in situ DE DUTOS 2006 Joaquim Pereira Quintela PETROBRAS/CENPES Victor Solymossy PETROBRAS/CENPES INTRODUÇÃO Vantagens do emprego de revestimentos

Leia mais

LACKTHANE N 2677. B O L E T I M T É C N I C O T i n t a L í q u i d a DESCRIÇÃO DO PRODUTO:

LACKTHANE N 2677. B O L E T I M T É C N I C O T i n t a L í q u i d a DESCRIÇÃO DO PRODUTO: LACKTHANE N 2677 DESCRIÇÃO DO PRODUTO: Tinta de acabamento poliuretano acrílico alifático brilhante bicomponente, de altos sólidos por volume. Produto desenvolvido para compor um sistema de proteção anticorrosiva,

Leia mais

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade.

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. Data da última revisão: 03/2011 DEFINIÇÃO MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. MANTA POLIMÉRICA é fácil

Leia mais

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste.

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Recobrimento metálico Um problema Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste. Essa proteção pode

Leia mais

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS

PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS . PINTURA DE PISOS INDUSTRIAIS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DICAS PARA UMA PINTURA EFICIENTE DE PISO Sempre que desejamos fazer uma pintura de piso, Industrial ou não, devemos ter em mente quais são os objetivos

Leia mais

Linha Telecom m Teleco

Linha Telecom m Teleco Linha Telecom Telecom Linha Telecom Esteiras para telecomunicações... 93 Sistema para condução e distribuição do cabeamento, constituído de barra chata de aço carbono, muito utilizado como solução no cabeamento

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular.

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular. Tensão Superficial Nos líquidos, as forças intermoleculares atrativas são responsáveis pelos fenômenos de capilaridade. Por exemplo, a subida de água em tubos capilares e a completa umidificação de uma

Leia mais

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC

Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC UMA MARCA AXALTA COATING SYSTEMS Revestimentos de Eletrodeposição AquaEC Soluções inovadoras para demandas de E-Coat Um início brilhante de classe mundial com proteção anticorrosiva. O mercado altamente

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PINTURA Página 1 de 7 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS E PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F REV. G REV. H DATA 01.09.1999 10.07.2000 21.07.2004 09.03.09 05.05.09

Leia mais

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT FICHA TÉCNICA DO PRODUTO PRODUTO DA MARCA SEVENCOAT É uma tinta isolante térmica, composta de polímeros acrílicos elastoméricos, microesferas de cerâmicas, e aditivos especiais

Leia mais

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS

CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS CAPÍTULO XX APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES SOBRE MADEIRAS 20.1 INTRODUÇÃO A madeira, devido à sua natureza, é um material muito sujeito a ataques de agentes exteriores, o que a torna pouco durável. Os

Leia mais

NHE-375E BOLETIM TÉCNICO. Condutivo Epóxi

NHE-375E BOLETIM TÉCNICO. Condutivo Epóxi BOLETIM TÉCNICO Revestimento Condutivo Epóxi Bicomponente Cinza Piso com Revestimento Condutivo Epóxi Cinza Claro Resina epóxi + catalisador O Revestimento Condutivo foi desenvolvido para ter uma ótima

Leia mais

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000

TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 TESTES DE CORROSÃO Domingos J C Spinelli SurTec do Brasil Ltda Abril/2000 1 O Teste de corrosão é a interpretação dos resultados que pode ser um dos mais controvertidos assuntos na indústria de galvanoplastia.

Leia mais

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

AMETISTA REVESTIMENTOS

AMETISTA REVESTIMENTOS AMETISTA REVESTIMENTOS Ficha técnica MASSA CORRIDA É composta de emulsão acrílica, carga minerais inertes e aditivos solúveis em água, desenvolvida para a execução de quaisquer correções em ambientes internos.

Leia mais

Equipamentos de Controle de

Equipamentos de Controle de Módulo VI Equipamentos de Controle de Poluição do Ar Equipamentos de Controle de Poluição do Ar Controle da emissão de material particulado Filtros de Manga Coletores Inerciais ou Gravitacionais Coletores

Leia mais

13 o Encontro Técnico DER-PR

13 o Encontro Técnico DER-PR 13 o Encontro Técnico DER-PR Imprimaduras Impermeabilizante e Ligante Osvaldo Tuchumantel Jr. Imprimadura ato ou efe ito de imprima r Impermeabilizante - Aplicação uniforme de material betuminoso sobre

Leia mais