FTP Protocolo de Transferência de Arquivos
|
|
- Rosângela Palmeira Rocha
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 FTP Protocolo de Transferência de Arquivos IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm
2 FTP - Protocolo O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores.! A partir do FTP usuários podem receber ou enviar arquivos de ou para outros computadores da Internet
3 FTP - Funcionamento O funcionamento do FTP baseia-se no estabelecimento de uma sessão limitada entre cliente FTP local e o servidor FTP do equipamento remoto. Essa sessão é autenticada de forma semelhante ao serviço telnet, ou seja, é solicitado um login e uma senha de usuário.
4 FTP - Interação
5 FTP - Conexões FTP assim como o HTTP, são protocolos de transferência de arquivos que utilizam o protocolo TCP.! O FTP usa duas conexões TCP:!! Conexão de Controle;! Conexão de Dados.
6 Conexão de Controle É usada para enviar informações de controle entre os dois computadores, tais como identificação de usuário, senha e comandos inerentes ao processo.
7 Conexão de Dados É usada para efetivamente enviar um arquivo.
8 FTP - Utilização Para utilizar o FTP, a estação cliente realiza uma conexão com o servidor FTP na porta 21.! A porta TCP 21 é usada no servidor para controlar a conexão, mas a conexão de dados é determinada pelo método que o cliente usa para se conectar ao servidor.
9 FTP Modo Ativo É uma conexão gerenciável pelo cliente. O cliente envia o comando PORT ao servidor, esse comando solicita ao servidor que estabeleça uma conexão de dados da porta TCP 20 no servidor até o cliente.
10 FTP Modo Passivo É uma conexão gerenciável pelo servidor. Depois que o cliente emite o comando PASV, o servidor responde com uma de suas portas temporárias usadas como a porta do servidor na conexão de dados. O servidor conectase ao cliente usando a porta imediatamente acima da porta do cliente na conexão do controle.
11
12 FTP - Elementos
13 Elementos 1 - Interface com o usuário Aplicativo responsável pela comunicação entre o usuário e o interpretador do protocolo; 2 - Interpretador de protocolo Através da conexão de controle (Porta 21), conversa com o interpretador de protocolo do lado servidor e juntos controlam a transferência. Também controla o processo de transferência de dados do cliente.
14 Elementos 3 - Transferência de dados Responsável pela comunicação com o Server DTP através da conexão de dados (Porta 20). É a parte do cliente que realmente realiza transferência de dados. Controla também o sistema de arquivos local (4).
15 FTP - Comandos Os comandos do FTP são enviados via conexão de controle no formato ASCII de 7 bits.! São compostos por quatro caracteres ASCII maiúsculos, com algusn argumentos opcionais.
16 Comandos! USER username; usado para enviar identificação do usuário ao servidor;! PASS password; usado para enviar a senha do usuário ao servidor;! LIST: usado para pedir ao servidor que envie a lista com todos os arquivos do diretórios remoto;
17 Comandos! RETR filename: usado para obter um arquivo do diretório atual do host remoto;! STOR filename: usado para armazenar, inserir um arquivo no diretório do host remoto;! PORT: Informa ao servidor a porta em que será feita a próxima conexão de dados;
18 Comandos! PASV: Retorna a porta na qual deve ser feita a próxima conexão de dados;! PWD - Exibe a pasta atual no servidor (Print Working Directory);! CWD - Muda a pasta atual no servidor (Change Working Directory).
19 FTP - Respostas As respostas são números de três dígitos seguidos de uma mensagem opcional.! O software interpreta somente a seqüência numérica, o texto é para entendimento do usuário.
20 Respostas 331 Nome do usuário OK, senha requisitada 125 Conexão de dados aberta, iniciar transferência 425 não é possível abrir conexão de dados 452 Erro ao escrever o arquivo 226 Transferência completa
21 FTP - Resumo Protocolo que permite a troca de arquivos entre uma estação local e um servidor remoto Utiliza 2 portas de serviço, sendo uma porta para controle e outra para transferência de dados Pode ser de 2 tipos: ativa ou passiva, no tipo ativo, as portas são fixas (20 transferência e 21 controle), no tipo passivo a porta de controle é a mesma do modelo anterior, mas a porta de transferência é negociada a cada sessão
22 SSH Secure Shell
23 SSH Secure Shell SSH, o Secure Shell, é um popular e poderoso, software baseado na abordagem de segurança de rede. Quando os dados são enviados por um computador para a rede, SSH criptografá-los automaticamente. Quando os dados atinge o seu destinatário, SSH automaticamente descriptografa (unscrambles) ele. O resultado é transparente criptografia: os usuários podem trabalhar normalmente, desconhecem que suas comunicações são criptografadas com segurança na rede. Além disso, SSH usa modernos e seguros algoritmos que atendem em segurança o suficiente requerida em aplicativos críticos de grandes corporações.
24 Servidor SSH O serviço de SSH permite fazer o acesso remoto ao console de sua máquina, em outras palavras,você poderá acessar sua máquina como se estivesse conectado localmente ao seu console (substituindo o rlogin e rsh). A principal diferença com relação ao serviço telnet padrão, rlogin e rsh é que toda a comunicação entre cliente/ servidor é feita de forma encriptada usando chaves públicas/privadas RSA para criptografia garantindo uma transferência segura de dados
25 SSH Secure Shell Secure Shell ou SSH é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada.
26 SSH Em conexões sem criptografia (rsh, rlogin) os dados trafegam de forma desprotegida e caso exista algum sniffer instalado em sua rota com a máquina destino, todo o que fizer poderá ser capturado (incluindo senhas).
27 SSH - Funcionamento SSH opera sobre uma arquitetura cliente/ servidor, como mostrado na figura a seguir. Um servidor SSH programa, que geralmente é instalado e executado por um administrador de sistemas, aceita ou rejeita conexões de entrada para o seu computador anfitrião.! Usuários SSH em seguida, execute o programa cliente, normalmente em outros computadores, para fazer solicitações do servidor SSH, como "Por favor log-in", "Por favor, me envie um arquivo", ou "Por favor, execute o comando". Todas as comunicações entre clientes e servidores são criptografadas e protegido de qualquer modificação.
28 SSH - Funcionamento SSH utiliza um poderoso método de criptografia chamado de Public Key Cryptography que fornece autenticação e encriptação entre os hosts (cliente e servidor) de maneira que nenhum password e nenhum envio de dados sejam facilmente interceptados por outros hosts. Esse método usa uma chave pública (public key) para encriptação dos dados e uma chave privada (private key) para desencriptação. Assim, antes de o PC do João estabelecer conexão com o Mac da Joana, eles passam por um processo de "reconhecimento"de troca de chaves públicas: o PC envia sua chave pública para o Mac reconhecê-la, e o Mac faz o mesmo com o PC. Feita a troca, a comunicação pode ser feita com segurança.
29 SSH - Comandos ssh : Programa usado para logar e executar comandos dentro de uma máquina remota. slogin : Nome alternativo ao comando ssh. scp : Programa utilizado para cópia remota de arquivos. sftp : Similar ao uso do ftp(file Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivo), a diferença é que o sftp realiza todas as operações de forma criptografada.
30
31 O protocolo SSH SSH é um protocolo, e não um produto. É uma especificação de como transmitir através de uma rede de comunicações. O protocolo SSH efetua e garante a autenticação, criptografia, bem como a integridade dos dados transmitidos por uma rede, como mostrado na figura a seguir.
32
33 SSH Definindo Termos Autenticação! Confiantemente determina identidade de alguém. Se você tentar fazer logon em uma conta em um computador remoto, SSH pede a prova de sua identidade digital. Se você passar no teste, você pode entrar em sessão, caso contrário rejeita a conexão SSH.
34 SSH Definindo Termos Criptografia! Embaralhamento dos dados assim tornando-os ininteligíveis, exceto para os destinatários. Isso protege os seus dados quando trafegarem através da rede. Integridade! Garante que durante a transmissão dos dados através da rede, estes cheguem ao destino inalterados. Se um terceiro capturar e modificar os seus dados em trânsito, SSH detecta este fato.
35 SSh - Resumo Em suma, SSH faz conexões de rede entre os computadores, com fortes garantias de que as partes sobre as duas extremidades da conexão são verdadeiras. Ele também garante que todos os dados passando ao longo destas conexões cheguem inalterados e não lidos por terceiros.
36 SSH - Túnel
SSH Secure Shell Secure Shell SSH
SSH SSH Secure Shell O protocolo Secure Shell, é um popular e poderoso, software baseado na abordagem de segurança de rede. Quando os dados são enviados por um computador para a rede, SSH criptografálos
FTP - Protocolo. O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores.
FTP FTP - Protocolo O protocolo FTP é o serviço padrão da Internet para a transferência de arquivos entre computadores. A partir do FTP usuários podem receber ou enviar arquivos de ou para outros computadores
Protocolos Telnet e SSH. Professor Leonardo Larback
Protocolos Telnet e SSH Professor Leonardo Larback Protocolo Telnet O modelo de referência TCP/IP inclui um protocolo simples de terminal remoto: Telnet. O telnet é tanto um programa quanto um protocolo,
PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO
PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 3º ANO / 2º SEMESTRE 2014 INFORMÁTICA avumo@up.ac.mz Ambrósio Patricio Vumo Computer Networks & Distribution System Group Descrição do File Transfer Protocol - FTP FTP significa
Permite o acesso remoto a um computador;
Telnet Permite o acesso remoto a um computador; Modelo: Cliente/Servidor; O cliente faz um login em um servidor que esteja conectado à rede (ou à Internet); O usuário manipula o servidor como se ele estivesse
Configuração de um servidor FTP. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Configuração de um servidor FTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática FTP: o protocolo de transferência de arquivos transferir arquivo de/para hospedeiro remoto modelo cliente/servidor cliente:
Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto
Sistema Operacional Unidade 12 Comandos de Rede e Acesso Remoto Curso Técnico em Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 Protocolo de rede... 3 Protocolo TCP/IP... 3 Máscara de sub-rede... 3 Hostname... 3
Teleprocessamento e Redes
Teleprocessamento e Redes Aula 21: 06 de julho de 2010 1 2 3 (RFC 959) Sumário Aplicação de transferência de arquivos de/para um host remoto O usuário deve prover login/senha O usa duas conexões TCP em
Protocolo. O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta
Protocolo O que é um protocolo? Humano: que horas são? eu tenho uma pergunta Máquina: Definem os formatos, a ordem das mensagens enviadas e recebidas pelas entidades de rede e as ações a serem tomadas
Linux Network Servers
OpenVPN Objetivos Entender como funciona uma VPN Configurar uma VPN host to host O que é uma VPN? VPN Virtual Private Network, é uma rede de comunicação particular, geralmente utilizando canais de comunicação
Lista de Erros Discador Dial-Up
Lista de Erros Discador Dial-Up Erro Código Descrição Ok 1 Usuário autenticado com sucesso e conexão encerrada pelo usuário OK 11 Usuário autenticado com sucesso e discador terminado pelo usuário OK 21
Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br
Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando
3 SERVIÇOS IP. 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança
3 SERVIÇOS IP 3.1 Serviços IP e alguns aspectos de segurança Os serviços IP's são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Redes de Computadores - Camada de Aplicação Curso de Engenharia de Software Prof. Marcos Cesar Madruga/Thiago P. da Silva Material basedado em [Kurose&Ross 2009]
Transferência de Arquivo: Protocolo FTP
Para iniciar uma sessão FTP (File Transfer Protocol) típica e acessar uma conta, o usuário deve fornecer uma identificação e uma senha; Após a identificação o usuário pode realizar operações de transferência
SSH: Uma abordagem geral
SSH: Uma abordagem geral Renê de Souza Pinto Abril / 2013 Renê de Souza Pinto SSH: Uma abordagem geral Abril / 2013 1 / 22 Agenda 1 Introdução Histórico 2 Ferramentas 3 Comandos Básicos 4 Manipulação de
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E TERMINAL SERVICES) Professor Carlos Muniz
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS DE ACESSO REMOTO (TELNET E O que é roteamento e acesso remoto? Roteamento Um roteador é um dispositivo que gerencia o fluxo de dados entre segmentos da rede,
FTP FILE F TRANSFER PROTOCOL. Tópicos
FTP FILE F TRANSFER PROTOCOL Tópicos Revisão da aplicação FTP Implementação simples em Java de uma conexão FTP Implementação simples em Java de um comando de transferência de arquivo Descrição dos exercícios
A Camada de Aplicação
A Camada de Aplicação Romildo Martins Bezerra CEFET/BA Redes de Computadores II Afinal, o que faz a camada de aplicação?... 2 Paradigma Cliente/Servidor [4]... 2 Endereçamento... 2 Tipo de Serviço... 2
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede
EN3611 Segurança de Redes Prof. João Henrique Kleinschmidt Prática Wireshark Sniffer de rede Entregar um relatório contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A seção desenvolvimento pode conter
Transferência de Arquivos FTP
FPROT FTP e DHCP FTP Arquitetura Transferência de Arquivos FTP Transferência de arquivos em sistemas remotos Utiliza o protocolo FTP sobre uma conexão TCP Estabelece conexão TCP com um servidor. Serviço
Laboratório - Exploração do FTP
Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto
Laboratório - Acesso a dispositivos de rede com SSH
Topologia Tabela de endereçamento Dispositivo Interface Endereço IP Máscara de subrede Gateway padrão Objetivos R1 G0/1 192.168.1.1 255.255.255.0 ND S1 VLAN 1 192.168.1.11 255.255.255.0 192.168.1.1 PC-A
Um pouco sobre Pacotes e sobre os protocolos de Transporte
Um pouco sobre Pacotes e sobre os protocolos de Transporte O TCP/IP, na verdade, é formado por um grande conjunto de diferentes protocolos e serviços de rede. O nome TCP/IP deriva dos dois protocolos mais
Manual de Acesso a Servidores SSH
UFF - Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Curso de Engenharia de Telecomunicações Programa de Educação Tutorial Grupo PET-Tele Manual de Acesso a Servidores SSH Autor : Orientador: Vinicius
Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Redes de Computadores e Telecomunicações. Camada de Aplicação. Camada de Aplicação
Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Redes de Computadores e Telecomunicações. A camada da aplicação serve como a janela na qual os utilizadores e processos da aplicação podem
Processo para transformar a mensagem original em uma mensagem ilegível por parte de uma pessoa não autorizada
Criptografia Processo para transformar a mensagem original em uma mensagem ilegível por parte de uma pessoa não autorizada Criptografia Onde pode ser usada? Arquivos de um Computador Internet Backups Redes
Servidor de E-mails e Protocolo SMTP. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes
Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Definições Servidor de Mensagens Um servidor de
Guia de usuário do portal de acesso SSH
Guia de usuário do portal de acesso SSH 18 de novembro de 2010 O acesso ao MASTER via SSH foi reformulado para garantir a segurança e reduzir os pontos falhos no sistema. Para o usuário comum a única modificação
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO
SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.
Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz
Camada de Aplicação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação A camada de aplicação fornece os serviços "reais" de rede para os usuários. Os níveis abaixo da aplicação fornecem
Backups Via FTP (File Transfer Protocol)
O que é FTP? Backups Via FTP (File Transfer Protocol) FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo
Configuração de Digitalizar para E-mail
Guia de Configuração de Funções de Digitalização de Rede Rápida XE3024PT0-2 Este guia inclui instruções para: Configuração de Digitalizar para E-mail na página 1 Configuração de Digitalizar para caixa
Arquitetura de Redes. Sistemas Operacionais de Rede. Protocolos de Rede. Sistemas Distribuídos
Arquitetura de Redes Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistemas Operacionais de Rede NOS Network Operating Systems Sistemas operacionais que trazem recursos para a intercomunicação
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede
Gerência de Segurança
Gerência de segurança envolve a proteção de dados sensíveis dos dispositivos de rede através do controle de acesso aos pontos onde tais informações se localizam Benefícios do processo de gerência de segurança
Data Autor Descrição Revisão Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0
Data Autor Descrição Revisão 06/05/2009 Barbarini Configuração HX600 via Rede Ethernet 1.0 Page 1 / 12 Procedimento de Instalação 1 O módulo deverá ser fixado próximo ao medidor. Para alimentá-lo é necessária
Sistemas de Informação Processamento de Dados
Sistemas de Informação Processamento de Dados Ferramentas e serviços de acesso remoto VNC Virtual Network Computing (ou somente VNC) é um protocolo desenhado para possibilitar interfaces gráficas remotas.
Guia de conexão na rede wireless
1 Guia de conexão na rede wireless Este documento tem por objetivo orientar novos usuários, não ambientados aos procedimentos necessários, a realizar uma conexão na rede wireless UFBA. A seguir, será descrito
PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 6 FTP
PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 6 FTP Aulas : Terças e Quintas Horário: AB Noite [18:30 20:20hs] PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE INTRANETS 1 FTP - Historia File Transfer Protocol FTP; O primeiro protocolo
Tópicos Especiais em Informática
Tópicos Especiais em Informática FTP Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 3 de novembro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 3 de novembro de 2014 1 / 18 Introdução
OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)
Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 FTP... 3 FTP e HTTP... 4 Exercícios... 6 2 Aula 1 FTP FTP significa File Transfer Protocol, traduzindo Protocolo
Acesso Re sso R moto
Acesso Remoto Introdução Em um ambiente de rede, é sempre importante salientar o uso de ferramentas que possam facilitar procedimentos de manutenção, gerenciamento e execução de procedimentos em uma determinada
Conecta S_Line. 2.2 Downloads Para instalar o Conecta S_Line, basta acessar www.sline.com.br/downloads.aspx
1 Introdução O Conecta S_Line permite que o laboratório envie à Central S_Line os resultados de exames gerados pelo Sistema de Informação Laboratorial (LIS) em forma de arquivos digitais. Todo o processo
Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática
Firewall Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas
Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1
Segurança na Web Cap. 5: VPN Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução VPN (Virtual Private Network, ou rede virtual privada) criada para interligar duas redes distantes, através
MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP
MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um
INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima
INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas
ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD
ROTEIRO PARA INSTALAÇÃO DO BITVISE, CONFIGURAÇÃO DE CHAVES SSH, DEFINIÇÃO DAS PORTAS PARA OS TÚNEIS SSH E CONFIGURAÇÃO DO THUNDERBIRD PARTE 1 INSTALAÇÃO DO BITVISE E CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA CHAVE SSH PARA
TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas
Segurança de Rede Prof. João Bosco M. Sobral 1
1 Sinopse do capítulo Problemas de segurança para o campus. Soluções de segurança. Protegendo os dispositivos físicos. Protegendo a interface administrativa. Protegendo a comunicação entre roteadores.
O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome
DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome Camada de Aplicação DNS Telnet e SSH SNMP SMTP, POP e IMAP WWW FTP O espaço de nomes DNS Parte
Figura 2. Comunicação Cliente/Servidor do Protocolo SSH.
SSH Desenvolvido por Tatu Ylonen em 1995 para uso no Unix, o SSH (Secure Shell) é uma ferramenta de acesso remoto com grande ênfase em segurança. Com o SSH, sempre que os dados forem enviados de uma máquina
OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR
OpenSSH WWW.LINUXCLASS.COM.BR OpenSSH: Introdução: O projeto OpenSSH veio para substituir antigos métodos inseguros de comunicação e autenticação, podemos dizer que o OpenSSH é um substituto direto do
MANUAL DO USUÁRIO DE REDE
MANUAL DO USUÁRIO DE REDE Armazenar registro de impressão na rede Versão 0 BRA-POR Definições de observações Utilizamos o seguinte ícone neste Manual do Usuário: Observações indicam como você deve reagir
Transferência de arquivos (FTP)
Transferência de arquivos (FTP) Protocolo de transferência de arquivos (File Transfer Protocol) Descrito na RFC 959 Usa o TCP, a porta 21 (conexão de controle) e a porta 20 (conexão de dados) Em uma mesma
File Transport Protocolo - FTP. Fausto Levandoski, Marcos Vinicius Cassel, Tiago Castro de Oliveira
File Transport Protocolo - FTP Fausto Levandoski, Marcos Vinicius Cassel, Tiago Castro de Oliveira Universidade do Vale do Rios dos Sinos (UNISINOS) Curso Tecnólogo em Segurança da Informação Av. Unisinos,
TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP
TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer
LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER
LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente
PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA
PROJETO INTEGRADOR LUIZ DAVI DOS SANTOS SOUZA Os serviços IP's citados abaixo são suscetíveis de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade de
Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles:
Instalação do Netz Para funcionamento do Netz, alguns programas devem ser instalados e alguns procedimentos devem ser seguidos. São eles: Instalação do Java SE 6, que pode ser instalado através da JDK.
USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP
USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da
Bem vindo ao tutorial de acesso ao serviço VPN-IAG
1 Tutorial VPN IAG Bem vindo ao tutorial de acesso ao serviço VPN-IAG O que é VPN? VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) Vantagens Com este serviço é possível acessar sites restritos à
Segurança e Criptografia de Dados
Segurança e Criptografia de Dados Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux 2012.1 Ibirisol Fontes Ferreira GRACO: Gestores da Rede Acadêmica de Computação DCC: Departamento
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais
1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO
1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO
Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net
Conceitos de relação de confiança www.jpinheiro.net jeferson@jpinheiro.net Procedimento para criar uma árvore O procedimento usado para criar uma árvore com o Assistente para instalação do Active Directory
Capítulo 2: Introdução às redes comutadas (configuração switch)
Unisul Sistemas de Informação Redes de Computadores Capítulo 2: Introdução às redes comutadas (configuração switch) Roteamento e Switching Academia Local Cisco UNISUL Instrutora Ana Lúcia Rodrigues Wiggers
TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP
TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer
Planejando uma política de segurança da informação
Planejando uma política de segurança da informação Para que se possa planejar uma política de segurança da informação em uma empresa é necessário levantar os Riscos, as Ameaças e as Vulnerabilidades de
REDE PRIVADA VIRTUAL (VPN)
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CENTRO INTEGRADO DE TELEMÁTICA DO EXÉRCITO (CITEX) REDE PRIVADA VIRTUAL (VPN) Manual do Usuário - Versão 2.0 Acesso Remoto
REDE PRIVADA VIRTUAL (VPN)
MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E PA R TA M E N T O D E C I Ê N C I A E T E C N O L O G I A CENTRO INTEGRADO DE TELEMÁTICA DO EXÉRCITO ( CITEX ) REDE PRIVADA VIRTUAL (VPN) Manual do Usuário
Andarta - Guia de Instalação. Guia de Instalação
Guia de Instalação 29 de setembro de 2010 1 Sumário Introdução... 3 Os Módulos do Andarta... 4 Instalação por módulo... 6 Módulo Andarta Server... 6 Módulo Reporter... 8 Módulo Agent... 9 Instalação individual...
Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani
Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Camada de Aplicação A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários: E-mail, Acesso a Internet, troca de arquivos, etc. Portas
Protocolo FTP. Professor Leonardo Larback
Protocolo FTP Professor Leonardo Larback Protocolo FTP O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos. Atualmente, o FTP é definido pela RFC 959 File Transfer Protocol (FTP)
Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 7 Samba, SSH e Backup
Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 7 Samba, SSH e Prof.: Roberto Franciscatto Samba Samba Samba Samba Servidor de compartilhamento de arquivos e recursos de rede É compatível com
Manual de Instalação e Utilização do Pedido Eletrônico Gauchafarma
Manual de Instalação e Utilização do Pedido Eletrônico Gauchafarma 1. INSTALAÇÃO Antes de iniciar a instalação do pedido eletrônico, entre em contato com o suporte da distribuidora e solicite a criação
Manual Signext Card Explorer
Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL. Professor Carlos Muniz
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL Na internet, cada computador conectado à rede tem um endereço IP. Todos os endereços IPv4 possuem 32 bits. Os endereços IP são atribuídos à interface
User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0
User Manual Version 3.6 Manual do Usuário Versão 2.0.0.0 User Manual Manual do Usuário I EasyLock Manual do Usuário Sumário 1. Introdução... 1 2. Requisitos do Sistema... 2 3. Instalação... 3 3.1. Configurar
BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO
1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.
Índice. Para encerrar um atendimento (suporte)... 17. Conversa... 17. Adicionar Pessoa (na mesma conversa)... 20
Guia de utilização Índice Introdução... 3 O que é o sistema BlueTalk... 3 Quem vai utilizar?... 3 A utilização do BlueTalk pelo estagiário do Programa Acessa Escola... 5 A arquitetura do sistema BlueTalk...
4º Semestre. Aula 15 Serviços Internet (FTP)
Disciplina: Serviços de Rede Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 15 Serviços Internet (FTP) 2012/2 Roteiro de Aula O Protocolo FTP Funcionamento o FTP Servidor Proftpd Atividade Prática
Tecnologias Web. Lista de Exercícios AV02. Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com
Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Um analista de sistemas deseja enviar para seu cliente um arquivo de 300 Mb referente a uma atualização do software. Para transferir esse
O que são DNS, SMTP e SNM
O que são DNS, SMTP e SNM O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO
MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...
Manual de Transferência de Arquivos
O Manual de Transferência de Arquivos apresenta a ferramenta WebEDI que será utilizada entre FGC/IMS e as Instituições Financeiras para troca de arquivos. Manual de Transferência de Arquivos WebEDI Versão
6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma
6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma empresa. Diferente do senso comum o planejamento não se limita
Serviços de Redes. Servidor de FTP (Vsftp) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes
Serviços de Redes Servidor de FTP (Vsftp) Professor: Alexssandro Cardoso Antunes Atividades Roteiro Objetivos Instalação (projeto) Definições e Características Vantagens Funcionamento (controle de conexão
Segurança da Informação. Prof. Gleison Batista de Sousa
Segurança da Informação Prof. Gleison Batista de Sousa Ao longo do tempo e com a evolução tecnologia surgiram uma quantidade enorme de problemas desafiadores relacionados a segurança da informação. Quais
Passo a passo para instalação de um Servidor SSH
Instalação de um servidor SSH no Windows Introdução Manual desenvolvido pela GEICI05 com objetivo de orientar as Construtoras a configurarem um servidor SSH para recepcionarem os arquivos DCD-online. O
Instruções de Conexão e Transmissão de arquivos.
Instruções de Conexão e Transmissão de arquivos. No browser acessar a url htts://www.filetransfer.orbitallcorp.com.br; Clicar na esfera para inserir o Usuário e Password; Quando clicar no botão Login apresentará
REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com
- Aula Complementar - MODELO DE REFERÊNCIA OSI Este modelo se baseia em uma proposta desenvolvida pela ISO (International Standards Organization) como um primeiro passo em direção a padronização dos protocolos
Falaremos um pouco das tecnologias e métodos utilizados pelas empresas e usuários domésticos para deixar a sua rede segura.
Módulo 14 Segurança em redes Firewall, Criptografia e autenticação Falaremos um pouco das tecnologias e métodos utilizados pelas empresas e usuários domésticos para deixar a sua rede segura. 14.1 Sistemas
INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial
INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro
1 SQL Injection A consulta normal SQL seria:
HTTP Testando aplicação Web. Pegaremos dois tipos de ataques dentre os top 10 do OWASP 1 SQL Injection A consulta normal SQL seria: SELECT * FROM Users WHERE Username='$username' AND Password='$password'
Lista de Exercício: PARTE 1
Lista de Exercício: PARTE 1 1. Questão (Cód.:10750) (sem.:2a) de 0,50 O protocolo da camada de aplicação, responsável pelo recebimento de mensagens eletrônicas é: ( ) IP ( ) TCP ( ) POP Cadastrada por: