Curso Mozilla Thunderbird

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Mozilla Thunderbird"

Transcrição

1 Curso Mozilla Thunderbird O Thunderbird é um leitor de e news da Mozilla Foundation (mesma criadora do Firefox), que tem funções como bloqueio de imagens e filtro anti-spam embutido. Do mesmo modo que o Firefox tem como objetivo tornar a navegação melhor, o Thunderbird tem como objetivo melhorar a leitura de s e notícias. Os usuários normalmente usam os dois juntos.

2 OBJETIVO Capacitar o usuário para o uso autônomo do cliente de Mozilla Thunderbird e suas ferramentas mais utilizadas. PÚBLICO ALVO Usuários finais ou novatos que desejam migrar os seus sistemas proprietários para software livre, em especial, os que desejam trabalhar com o Mozilla Thunderbird. PRÉ-REQUISITOS Os usuários deverão ter conhecimentos básicos para operar um computador. Mozilla Thunderbird: Direitos autorais dos sites acima estão sob a licença MPL/GPL/LGPL (Mozilla Public License, GNU General Public License e GNU Lesse General Public License. Copyright (c) 2006 Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.1 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation;sem Seções Invariantes, sem Textos de Capa da Frente, e sem Textos da Quarta-Capa. Uma cópia da licença em está inclusa na seção intitulada Licença de Documentação Livre GNU.

3 Módulo 1 - Introdução Veja aqui os conceitos que permeiam o Mozilla Thunderbird tais como a idéia do Software Livre, sua história e objetivos. Aqui, também, você aprenderá a instalar o Mozilla Thunderbird. Conceitos iniciais Um pouco sobre o Mozilla Por que usar o Mozilla Thunderbird? Guia de instalação do Mozilla Thunderbird para Linux Módulo 2 - Acesso e Configuração Básica do Thunderbird Aprenda a abrir e configurar o Mozilla Thunderbird para poder acessar seus s. Nesta etapa, além de aprender os conceitos principais do Thunderbird, você verá vários exemplos de situações cotidianas, que mostram as necessidades de quem utiliza um cliente de . Lição 1 - Acessando o Thunderbird Lição 2 - Configurando contas de Lição 3 - Ambiente e comandos básicos Módulo 3 - Dicas e recursos extras Aqui você aprenderá a personalizar o Thunderbird segundo suas preferências, organizar suas mensagens, verá algumas dicas de uso e aprenderá a usar os recursos de filtros, antispam, corretor ortográfico e RSS, entre outros. Lição 4 - Dicas Gerais Lição 5 - Organizando suas mensagens Lição 6 - Recursos Extras

4 Módulo 1 - Introdução Veja aqui os conceitos que permeiam o Mozilla Thunderbird tais como a idéia do Software Livre, sua história e objetivos. Aqui, também, você aprenderá a instalar o Mozilla Thunderbird. Conceitos iniciais Um pouco sobre o Mozilla "Mozilla" foi o nome de código original para o produto que se tornou conhecido como Netscape Navigator, e, depois, Netscape Communicator. Mais tarde, esse nome foi dado ao mascote da Netscape Communications Corporation, o conhecido dinossauro vermelho. O Projeto Mozilla tem como objetivo manter a escolha e a inovação na Internet. Para conseguir isto, o Projeto Mozilla produz e disponibiliza o Mozilla, o conjunto de aplicações web e de correio eletrônico vencedor de vários prêmios, assim como outros produtos e tecnologias, como o Bugzilla. Fazem parte do Projeto Mozilla os navegadores web Mozilla e Firefox, e o cliente de Thunderbird. O lançamento do Projeto Mozilla em 1998 foi um momento definidor na comunidade Open-Source. Com milhões de usuários, o Mozilla é um dos maiores distribuidores de aplicativos de código aberto. Praticamente todo sistema operacional Linux usa alguma das aplicações do Mozilla. O Mozilla possui uma grande e ativa comunidade de desenvolvimento que interage via grupos de notícias, lista de s, canais de IRC e páginas de internet. Esta é uma das maiores vantagens de softwares livres. O Mozilla Thunderbird é uma remodelagem do componente de do Mozilla, que possui ótima interação com o Firefox.

5 Por que usar o Mozilla Thunderbird? Por que usar um cliente de ? Com um cliente de , você pode: - Verificar rapidamente diversas contas de diferentes; - Guardar suas mensagens em disco (uma vez baixadas as mensagens, você não precisa estar conectado à Internet para lê-las); - Utilizar diversas funcionalidades (anti-spam, verificador ortográfico, etc); Por que usar o Mozilla Thunderbird como cliente de ? O Mozilla Thunderbird torna o seu mais seguro, mais rápido e mais simples do que nunca através das melhores implementações de recursos como o filtro anti-spam inteligente, verificador ortográfico, suporte a extensões e muito mais. A maneira mais inteligente de barrar spam O Mozilla Thunderbird identifica o spam e ajuda você a manter limpa a caixa de entrada Cansado de mensagens indesejadas e propagandas irritantes em sua caixa de entrada? O Mozilla Thunderbird oferece a ferramenta mais efetiva de detecção de spam. Suas ferramentas analisam seu e identificam aqueles que provavelmente são indesejados. Você pode ter seus spams excluídos automaticamente ou pode movê-los para outra pasta. Verificador ortográfico Não há necessidade de utilizar outros programas para verificação da ortografia. O Mozilla Thunderbird já vem com um verificador ortográfico Sólido e seguro O Mozilla Thunderbird oferece recursos adequados a empresas, tais como S/MIME, assinaturas digitais, criptografia de mensagens, suporte a certificados e dispositivos de segurança. Diferente de outros produtos, o Mozilla Thunderbird não permite a execução de scripts por padrão. Isso resulta em um produto mais seguro que outros clientes de e contribui para barrar a propagação de vírus pela rede. Personalize com temas Quase toda a interface pode ser modificada com temas. Com os temas, você pode modificar a aparência da interface do Mozilla Thunderbird. Um tema pode simplesmente alterar os ícones da barra de ferramentas como pode modificar cada elemento da interface. É possível baixar e instalar temas com apenas alguns cliques. Totalmente livre O Thunderbird é um software livre, e de código aberto (open-source). Isto significa que

6 você pode usá-lo sem restrições, mesmo para uso comercial. Na realidade, até o código fonte está disponível para você pesquisar. Você conta com grande número de usuários colaborativos em outras organizações no Brasil e no mundo (este é um dos pontos mais fortes). Com o Thundebird você tem maior facilidade para tirar suas dúvidas, através de diversos fóruns e listas de discussão, e pode até mesmo dar sugestões para futuras versões dos programas. Contribuindo para o desenvolvimento, mesmo se não souber programar. Em outras palavras, você faz o que quiser com o Mozilla Thunderbird. Agora, você mesmo(a) descobrirá outras vantagens. Não esqueça de compartilhá-las com os outros participantes através dos fóruns! Multiplataforma Se você ainda não usa Linux, mas quer começar a se familiarizar com ferramentas livres, o Mozilla Thunderbird é uma ótima opção, pois funciona tanto no Windows, quanto no Linux. Nota: Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation. Guia de instalação do Mozilla Thunderbird para Linux Debian Para instalar o Thunderbird, você deve entrar em um terminal e digitar: 1) Entre como usuário superusuário (root): $su password: (digite o password de root) # 2) A seguir, atualize a base de dados do apt-get: #apt-get update 3) Por fim, faça o download do Mozilla Thunderbird: #apt-get install mozilla-thunderbird Você verá a seguinte janela:

7 Para melhor integração com seu ambiente desktop, se estiver utilizando o GNOME, selecione a opção "GNOME". Se estiver usando o KDE, selecione "Debian". 4) Baixe também o pacote português (br) para o Thunderbird: #apt-get install mozilla-thunderbird-locale-pt-br Mandrake ou Mandriva 1) Entre como usuário superusuário (root): $su password: (digite o password de root) # 2) Instale o Mozilla Thunderbird: #urpmi mozilla-thunderbird Outras distribuições e sistemas operacionais Baixe o arquivo correspondente em: ou

8 Módulo 2 - Acesso e Configuração Básica do Thunderbird Aprenda a abrir e configurar o Mozilla Thunderbird para poder acessar seus s. Nesta etapa, além de aprender os conceitos principais do Thunderbird, você verá vários exemplos de situações cotidianas, que mostram as necessidades de quem utiliza um cliente de . Lição 1 - Acessando o Thunderbird A primeira coisa a ser feita é abrir o Thunderbird. Se você usa o GNOME, o caminho é: Clique em "Aplicações">"Internet">"Thunderbird Mail Client" Isto pode ser visto na figura abaixo: Se você usa o KDE o caminho é: Clique em "K">"Internet">"Thunderbird Mail Client" Pergunta: Sobre o a Mozilla Thunderbird, qual é a maneira correta de abrir o programa?

9 No GNOME: clique em "Aplicações">"Internet">"Thunderbird Mail Client". No KDE: clique em "K">"Internet">"Thunderbird Mail Client". Tanto no GNOME, quanto no KDE, basta clicar em: "Iniciar">"Internet">"Mozilla">"Mozilla Thunderbird". Tanto no GNOME, quanto no KDE, basta clicar no ícone automaticamente criado na área de trabalho quando o programa é instalado. 1) Quando você abre o Thunderbird pela primeira vez, ele pergunta se você quer importar as configurações do Mozilla (ou Netscape) Mail, do Outlook, ou do Outlook Express. Se você usava algum destes dois programas para ler suas mensagens, selecione esta opção, como na figura abaixo. Caso contrário, selecione "Não importar nada". Clique, então, em "Avançar". Nota: Outlook, e Outlook Express são marcas registradas da Microsoft Corporation. 2)A seguir, você verá a janela abaixo, do "Assistente de Contas". Clique em "Cancelar", pois faremos a configuração manualmente.

10 3) A seguir, na janela abaixo, clique em "Sair". 4) Pronto, você está no Thunderbird! O próximo passo é configurar sua conta de !

11 Pergunta: O Mozilla Thunderbird permite a importação de configurações de outros clientes de . Esta afirmação é: Verdadeira Falsa

12 Lição 2 - Configurando contas de Vamos agora a algumas explicações sobre servidores de , para que você possa configurar suas mensagens corretamente. Embora praticamente todas as contas de passam ser acessadas via webmail (via navegador, como o Mozilla ou o Firefox, entrando em uma página), nem todas podem ser acessadas com um cliente de mensagens como o Thunderbird. Para que isto seja possível, é necessário que o responsável pelo gerenciamento das contas disponibilize dois servidores: o pop3 e o smtp. POP3 O pop3 é o servidor que permite a você baixar os s para o seu computador. SMTP Já o smtp é o servidor que lhe permite enviar os s para outras pessoas. IMAP O imap é outro tipo de servidor, semelhante ao pop3. O Hotmail, por exemplo, usa servidor imap. A diferença é que o POP3 oferece a possibilidade de manter cópias das mensagens no servidor. Com o IMAP, a caixa de entrada do programa cliente de é "sincronizada" com a existente no servidor; se uma mensagem é removida em qualquer um dos dois, as mudanças são refletidas no outro. Você pode abrir contas de deste tipo (IMAP) em seu Thunderbird, mas perde algumas das principais vantagens, como poder ler suas mensagens offline(desconectado da internet). Por isso, recomenda-se que você use apenas servidores pop3 em seu cliente de . Ok, mas porque isso é tão importante? 1) Se sua conta de não possui o serviço pop3, você não conseguirá usar o Thunderbird; 2) Você precisará saber quais são estes dois servidores (o pop3 e o smtp) para configurar o seu Thunderbird corretamente. Como eu descubro os servidores pop3 e smtp da minha conta de ? Você precisa entrar em contato com o administrador da sua conta de (se seu for do tipo "gov.br" por exemplo, procure o administrador da rede) para que ele lhe passe esses dados. Uma vez em posse desses dados, você pode passar para o passo seguinte, onde é feita uma descrição genérica de configuração. Além disso, disponibilizamos as configurações para as contas de s mais comuns. Caso tenha alguma dúvida, poste no fórum, sua dúvida pode ser a mesma de outro participante! Lembre-se que você pode acessar quantas contas quiser, ao mesmo tempo, usando o Thunderbird. Para isto, basta seguir o procedimento descrito a seguir para cada uma delas. Depois de configurar sua conta de , vá para a próxima lição: "Lição 3 - Ambiente e comandos básicos". Pergunta: Toda e qualquer conta de pode ser usada com o Thunderbird? Selecione a resposta correta. A maioria sim, mas não todas. 11 Sim, todas.

13 2. Configurando uma conta qualquer de Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o (por exemplo: Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque o servidor pop3 fornecido pelo administrador da sua rede. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com o servidor smtp fornecido pelo administrador da sua rede. Em Nome de usuário preencha o seu ID do . Exemplo: aluno. Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, repita o valor do passo anterior. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta de !. Clique em Concluir. 3. Configurando sua conta de do Yahoo Se o seu siga as instruções abaixo. Recebendo Verifique se o seu acesso POP está habilitado no Yahoo. O Yahoo permite o uso de programas de apenas se você concordar em receber publicidade. Se você já recebe suas mensagens do Yahoo através de outros programas (como o Outlook Express), então seu acesso POP já está liberado. Configurando o Thunderbird Agora abra o Thunderbird e crie uma conta para o Yahoo. Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque pop.mail.yahoo.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com smtp.mail.yahoo.com.br. Em Nome de usuário preencha o seu ID Yahoo. Exemplo: gbundchen. Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, repita o valor do passo anterior. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta Yahoo!.

14 Clique em Concluir. Nesse momento, você já conseguirá receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo Yahoo. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique em Enviar no painel a esquerda. No campo Servidor preencha smtp.mail.yahoo.com.br. Marque a opção O servidor requer autenticação. Preencha Nome de usuário com o seu ID Yahoo. Exemplo: gbundchen. Clique em OK. Está pronto. Agora clique no botão Receber e receba suas mensagens do Yahoo. Resumo Servidor POP (Receber)Servidor POP: pop.mail.yahoo.com.br Nome de usuário: ID Yahoo (exemplo: gbundchen) Servidor SMTP (Enviar)Servidor SMTP: smtp.mail.yahoo.com.br O servidor requer autenticação Nome de usuário: ID Yahoo (exemplo: gbundchen) Saiba mais Ajuda POP do Yahoo 4. Configurando sua conta de do Gmail O Gmail passou a oferecer acesso POP e pode ser utilizado normalmente pelo Thunderbird. Antes você deve habilitar o acesso POP no Gmail. Depois crie uma conta no Thunderbird para receber e enviar as mensagens. Configurando o POP no Gmail Pelo navegador web, entre no Gmail e siga os passos abaixo. No topo da página, clique no link Definições. Clique no link Encaminhamento e POP. Marque a opção Ativar o POP apenas para s que chegarem a partir de agora. Clique no botão Salvar alterações. Configurando o Thunderbird Agora abra o Thunderbird e crie uma conta para o Gmail. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique no botão Nova conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque pop.gmail.com. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com

15 smtp.gmail.com. Em Nome de usuário preencha o seu gmail. Exemplo: Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, repita o mesmo do passo anterior. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Conta Gmail. Clique em Concluir. Agora é necessário configurar a conta recém-criada para que utilize conexões criptografadas. Ainda na janela Configurar contas, clique no painel Receber da conta do Gmail. Marque a opção Usar conexão segura. O campo Porta será 995. Nesse momento já será possível receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo Gmail. Clique em Enviar no painel a esquerda (a última opção). No campo Servidor preencha smtp.gmail.com. Marque a opção O servidor requer autenticação. Preencha Nome de usuário com o seu gmail. Exemplo: Em Usar conexão segura, selecione TLS. No campo Porta coloque 587. Está pronto. Agora clique em OK para fechar a janela. Clique no botão Receber e baixe suas mensagens do Gmail. Caso o Thunderbird não consiga se conectar verifique se algum programa firewall ou antivírus está impedindo a conexão para as portas 587 e 995. Resumo Servidor POP (Editar > Configurar contas > Receber) Usar conexão segura Servidor POP: pop.gmail.com Porta: 995 Nome de usuário: Gmail (exemplo: Servidor SMTP (Editar > Configurar contas > Enviar)Servidor SMTP: Porta: 587 O servidor requer autenticação Nome de usuário: Gmail (exemplo: Usar conexão segura: TLS Saiba mais Ajuda do Gmail: How do I enable POP? Ajuda do Gmail: Configuring your client: Thunderbird 0.x smtp.gmail.com

16 5. Configurando sua conta de do ibest Inicie o Thunderbird e crie uma conta para o ibest: Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque pop3.ibest.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com smtp.ibest.com.br. Em Nome de usuário preencha o seu ibest. Exemplo: Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, repita o valor do passo anterior. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta do ibest. Clique em Concluir. Nesse momento, você já conseguirá receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo ibest. Observe que pode ser necessário estar conectado através do discador do ibest para conseguir enviar mensagens pelo servidor deles. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique em Enviar no painel a esquerda. No campo Servidor preencha smtp.ibest.com.br. Marque a opção O servidor requer autenticação. Preencha Nome de usuário com o seu ibest. Exemplo: Clique em OK. Está pronto. Agora clique no botão Receber e receba suas mensagens do ibest. Resumo Servidor POP (Receber)Servidor POP: pop3.ibest.com.br Nome de usuário: ibest (exemplo: Servidor SMTP (Enviar)Servidor SMTP: smtp.ibest.com.br O servidor requer autenticação Nome de usuário: ibest (exemplo:

17 6. Configurando sua conta de do BOL Você deve se inscrever no serviço POP3 para que o Thunderbird possa receber suas mensagens. Feito isso, inicie o Thunderbird e crie uma conta para o BOL: Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque pop3.bol.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com smtp.bol.com.br. Em Nome de usuário preencha o seu BOL, sem Exemplo: gbundchen. Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, pode deixar em branco. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta do BOL. Clique em Concluir. Nesse momento, você já conseguirá receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo BOL. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique em Enviar no painel a esquerda. No campo Servidor preencha smtp.bol.com.br. Desmarque a opção O servidor requer autenticação. Clique em OK. Está pronto. Agora clique no botão Receber e receba suas mensagens do BOL. Resumo Servidor POP (Receber)Servidor POP: pop3.bol.com.br Nome de usuário: BOL, sem (exemplo: gbundchen) Servidor SMTP (Enviar)Servidor SMTP: smtp.bol.com.br

18 7. Configurando sua conta de do IG Inicie o Thunderbird e crie uma conta para o IG: Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque pop.ig.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com smtp.ig.com.br. Em Nome de usuário preencha o seu IG, sem Exemplo: gbundchen. Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, repita o valor do passo anterior. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta do IG. Clique em Concluir. Nesse momento, você já conseguirá receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo IG. Observe que pode ser necessário estar conectado através do discador do IG para conseguir enviar mensagens pelo servidor deles. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique em Enviar no painel a esquerda. No campo Servidor preencha smtp.ig.com.br. Marque a opção O servidor requer autenticação. Preencha Nome de usuário com o seu IG, sem Exemplo: gbundchen. Clique em OK. Está pronto. Agora clique no botão Receber e receba suas mensagens do IG. Resumo Servidor POP (Receber)Servidor POP: pop.ig.com.br Nome de usuário: IG, sem (exemplo: gbundchen) Servidor SMTP (Enviar)Servidor SMTP: smtp.ig.com.br O servidor requer autenticação Nome de usuário: IG, sem (exemplo: gbundchen)

19 8. Configurando sua contade do POP Você precisa conectar-se pelo discador POP para receber ou enviar mensagens. Inicie o Thunderbird e crie uma conta para o POP: Abra o assistente de contas pelo menu Arquivo > Novo > Conta. Selecione Conta de . Preencha o seu nome e o Selecione POP. No campo Receber mensagens por este servidor coloque correio.pop.com.br. Se houver o campo Enviar mensagens por este servidor SMTP, preencha com smtp.pop.com.br. Em Nome de usuário preencha o seu POP, sem Exemplo: gbundchen. Se houver o campo Nome de usuário do servidor SMTP, pode deixar em branco. Em Nome da conta preencha um nome qualquer. Exemplo: Minha conta do POP. Clique em Concluir. Nesse momento, você já conseguirá receber seus s. Continue para configurar o envio de mensagens pelo POP. Abra o menu Editar > Configurar contas. Clique em Enviar no painel a esquerda. No campo Servidor preencha smtp.pop.com.br. Desmarque a opção O servidor requer autenticação. Clique em OK. Está pronto. Agora clique no botão Receber e receba suas mensagens do POP. Resumo Servidor POP (Receber)Servidor POP: correio.pop.com.br Nome de usuário: POP, sem (exemplo: gbundchen) Servidor SMTP (Enviar)Servidor SMTP: smtp.pop.com.br

20 Lição 3 - Ambiente e comandos básicos Acesso às Ferramentas Existem basicamente duas maneiras de se acessar as ferramentas do Thunderbird: 1) Menu: 2) Barra de Ferramentas: Todas as opções existentes na Barra de Ferramentas também podem ser acessadas via menu. Entretanto, o acesso à Barra de Ferramentas é mais rápido, e portanto, deve ser preferencial. Acesso às Pastas O acesso as pastas é feito do lado esquerdo do Thunderbird. Aqui você pode verificar as seguintes pastas: 1) Mensagens recebidas (pasta "Entrada" ). 2) Mensagens que ainda não foram enviadas, mas já foram escritas (pasta "Saída", que é como a caixa de correio onde você coloca as cartas a serem enviadas). 3) Mensagens que você começou a escrever, mas ainda não terminou, deixando a finalização para mais tarde (pasta "Rascunhos"). 4) Mensagens que já foram de fato enviadas (pasta "Enviadas"). 5) Mensagens excluídas ("Lixeira").

21 Área de mensagens É na área de mensagens você lê os s, organiza, etc. Note que, no canto inferior direito, você pode ver quantas mensagens há na pasta aberta no momento ("Total"), e quantas mensagens ainda não foram lidas ("Não lidas"). Isto será explicado em detalhes mais à frente. Se a configuração descrita na lição anterior for feita corretamente, agora você já pode acessar os seus s pelo Thunderbird. Para isto, clique em Arquivo> Receber das Contas > Todas as contas. Ou então apenas clique no ícone "Receber", no canto esquerdo do programa. Se você tiver mais de uma conta, e quiser receber, em um determinado momento, apenas as mensagens de uma delas, basta clicar em Arquivo> Receber das Contas E escolha a conta desejada. Para ver suas mensagens, basta clicar, à esquerda, em Pastas Locais> Entrada. Pronto, você já pode ver suas mensagens no Thunderbird! Na área de pastas, na pasta "Entrada", é mostrada entre parênteses a quantidade de mensagens não lidas. Na barra inferior da área de mensagens, você pode observar o status do recebimento. Ao lado do indicador de recebimento, você pode observar a quantidade de mensagens "Não lidas", assim como o total de mensagens em uma determinada pasta (indicado por "Total"). Isto pode ser observado na figura abaixo:

22 Configure o Thunderbird para verificar e receber novas mensagens. A configuração é definida em cada conta: Abra a janela Ferramentas > Configurar contas. Em uma das contas no painel a esquerda, selecione Receber. Marque a opção Verificar por novas mensagens a cada minutos. Marque a opção Receber novas mensagens automaticamente. Situação problema: Você deseja que suas contas sejam verificadas a cada 5 minutos. A única maneira de fazer isso é : Clicar em: Arquivo > Receber das contas > Receber todas as contas A cada 5 minutos. Esta afirmação está correta? Sim. Não, você também pode configurar o Thunderbird para verificar automaticamente.

23 3. Lendo s Agora que você baixou suas mensagens, basta dar um clique único com o mouse para ler seu conteúdo. Se quiser, pode ver a mensagem fora do Thunderbird, em outra janela (caso a mensagem contenha muito texto, por exemplo), e esteja difícil de ler. Leitura dentro do Thunderbird:

24 A mesma mensagem, fora do Thunderbird: Assim como no Mozilla Firefox, você pode aumentar ou diminuir o tamanho da letra, dando um "zoom" na mensagem, para facilitar a leitura. Isto pode ser feito pressionando no teclado as teclas "CTRL" e "+" (as duas ao mesmo tempo) ou "CTRL" e "-" (as duas ao mesmo tempo), respectivamente. No Thunderbird, existem diversas maneiras de se escrever s. 1) Criando uma nova mensagem, vazia Você pode criar uma nova, vazia, clicando em Arquivo>Novo>Mensagem ou clicando em "Nova msg", na Barra de Ferramentas: Toda mensagem no Mozilla Thunderbird tem o mesmo formato. O remetente (campo "De"), o destinatário (campo "Para"), o assunto e o corpo da mensagem (que é a mensagem em si). Na mensagem abaixo, o corpo da mensagem é a parte que diz: "Alô, Maria, Boa sorte no curso de Thunderbird".

25 2) Encaminhar uma mensagem recebida. Se você gostou de uma mensagem, e quer passá-la para outra pessoa, pode clicar em "Encaminhar" na Barra de Ferramentas. A seguir, basta colocar no campo "Para" o destinatário desejado 3) Responder uma mensagem recebida. Você pode responder a uma mensagem recebida, clicando no campo "Responder" da Barra de Ferramentas. No corpo da mensagem, você verá "fulano de tal escreveu" (onde fulano de tal é a pessoa que lhe enviou a mensagem) e o texto original, entre barras azuis. Basta, então, colocar os comentários que desejar a respeito da mensagem recebida.

26 Por fim, para enviar a mensagem, clique em "Enviar agora". Mais à frente, você aprenderá como criar "Rascunhos". Antes de serem efetivamente enviadas, as mensagens ficam na pasta "Saída", esperando a conexão com o servidor (se você mandar enviar e estiver desconectado da Internet, por exemplo, as mensagens ficam guardadas esperando a conexão). Depois de enviadas, ficam guardadas na pasta "Enviadas" Situação problema: Você quer enviar uma nova mensagem, vazia a princípio. Quais são as possíveis maneiras de se fazer isso? Clicar em Editar>Mensagem>Nova, no Menu. Clicar em "Mensagem Vazia" na Barra de Ferramentas. Clicar Arquivo>Novo>Mensagem, no Menu Clicar em "Nova msg", na Barra de Ferramentas.

27 O Thunderbird, como qualquer outro gerenciador de mensagens, possui um Catálogo de Endereços, para facilitar o envio de mensagens para destinatários freqüentes. Para acessar o Catálogo de Endereços, clique em "Catálogo" na Barra de Ferramentas, ou no Menu, clique em Ferramentas>Catálogo de Endereços. Você verá a seguinte janela:

28 Criando um novo contato Para criar um novo contato, clique em "Novo Contato" na Barra de Ferramentas do Catálogo de Endereços. A seguir, preencha os dados desejados. Exemplo: Clicando na aba endereços, você tem outras opções. É isso mesmo, o Mozilla Thunderbird pode funcionar de fato como uma agenda telefônica!!!!

29 Criando nova mensagem usando um contato já existente Uma vez adicionado o contato (ou contatos) desejados, é simples enviar uma mensagem para o contato adicionado. Usando uma das maneiras descritas na seção "Escrevendo s" (clicando em "Nova Msg" na Barra de Ferramentas, por exemplo), basta começar a escrever o nome, ou o da pessoa, que o Thunderbird fornece uma lista de opções, autocompletando o endereço (você não precisa digitar tudo). Situação Problema: Você possui um destinatário freqüente de mensagens (um irmão, por exemplo). Para facilitar o envio de mensagens para este destinatário, adicionando-o ao seus contatos, você pode: Clicar no ícone "Lista de s" na Barra de Ferramentas do Thunderbird. Clicar no ícone "Catálogo" na Barra de Ferramentas do Thunderbird. Clicar no ícone "Agenda Eletrônica" na Barra de Ferramentas do Thunderbird.

30 Lição 4 - Dicas Gerais As contas de podem ser configuradas como você quiser: Você pode receber as mensagens de todas as contas numa única caixa de entrada ou separá-las em contas independentes. Cada conta tem a sua própria assinatura e formatação (HTML ou texto sem formatação). Uma conta pode ter várias identidades (o nome e que aparecem como remetente). Tudo isso é definido em Editar > Configurar contas. O Thunderbird não tem uma opção específica para usar papel de carta. Você pode simular essa opção no Thunderbird criando uma mensagem-modelo, com um plano de fundo, assinatura e outras personalizações. Crie uma nova mensagem e formate-a (a barra de formatação aparece apenas em mensagens HTML). É possível importar de um arquivo HTML através do menu Inserir > Código-fonte HTML. Nesse caso cole o código-fonte de um arquivo HTML. Então selecione Arquivo > Salvar como > Modelo. Feche a janela. A mensagem foi salva na pasta Modelos da conta de . A partir de agora, haverá uma pasta modelo na lista de pastas. Para usar esse modelo como base para as suas novas mensagens basta ir a pasta Modelos e dar um duplo-clique na mensagem-modelo desejada. Situação problema: Você deseja criar um papel de carta para o Thunderbird. Uma vez criado o modelo, como você cria uma nova mensagem utilizando este modelo? Clicando na pasta "Modelos". Clicando em "Rascunhos". Clicando em "Nova Msg". Como adicionar vários destinatários de uma vez? Na janela de edição de mensagens do Thunderbird, ative o painel de contatos clicando no botão Contatos. Pressione Ctrl e vá clicando nos destinatários (sem soltar Ctrl). Após selecionar todos, solte Ctrl e clique no botão Para ou CC. Para enviar como BCC (cópia oculta) clique com o botão direito em cima de um dos nomes selecionados e selecione Adicionar ao BCC.

31 Envie mensagens para várias pessoas sem que os destinatários apareçam. Basta indicar os destinatários no campo BCC (blind carbon copy, ou cópia de carbono oculta), em vez do Para ou CC (cópia de carbono) Na janela de edição de mensagens, clique no botão Contatos para mostrar o painel de contatos Clique com o botão direito no nome (ou nomes, você pode selecionar mais de um). Selecione Adicionar ao BCC. Isto é recomendado, pois evita que seu vá parar em uma lista de spam, ou que os destinatários recebam mensagens com aquela lista enorme com as outras pessoas que também receberam a mesma mensagem. Situação problema: Você deseja enviar mensagens para várias pessoas sem que os destinatários apareçam (ou seja, sem que cada um dos destinatários saiba que outras pessoas receberam a mesma mensagem). Para isto, você deve clicar no ícone "Contatos" da Barra de Ferramentas da mensagem, clicar com o botão direito no(s) nome(s) desejado(s), inserindo o(s) mesmo(s) no campo: CC (cópia de carbono) BCC (blind carbon copy, ou cópia de carbono oculta) Para

32 Insira automaticamente uma assinatura nas mensagens. É necessário criar um arquivo com a assinatura e depois selecionar esse arquivo no Thunderbird. Crie um arquivo em um arquivo no formato.html ou.txt (texto sem formatação). Salve esse arquivo. No Thunderbird, abra o menu Ferramentas > Configurar contas. Clique na conta na qual você quer associar a assinatura. Marque a opção Inserir arquivo com assinatura. Pressione o botão Arquivo e localize o arquivo de assinatura que você criou. Situação problema: Você deseja inserir uma assinatura padrão em todas as mensagens que serão criadas em uma determinada conta. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Configurar o Thunderbird para inserir automaticamente a assinatura, a partir de um modelo criado em arquivo. Abrir um arquivo com esta assinatura, selecionar a assinatura desejada, copiar, e colá-la em cada mensagem. Se você está escrevendo uma mensagem, ainda não terminou, e precisa sair, ou fechar o Thunderbird, não há problema. Basta clicar, no Menu da própria mensagem, em: Arquivo>Salvar Como> Rascunho

33 Para enviar a mensagem mais tarde, basta abri-la dentro "Rascunho", dentro das "Pastas Locais", terminá-la e enviar. Lição 5 - Organizando suas mensagens Você pode, dentro de qualquer pasta, ordenar rapidamente as mensagens, por Assunto, Remetente, Data e Anexo, entre outras opções. Para isto, basta clicar na opção desejada, logo acima das mensagens. Para organizar por Data, por exemplo: 1) Antes da ordenação

34 2) Depois da ordenação Outra maneira de ordenar é através do menu: Exibir> Ordenar Por e escolha então o critério de ordenação desejado. Situação Problema: Você deseja ordenar rapidamente, deixando próximas, todas as mensagens que possuem o mesmo "Assunto" existentes na pasta "Entrada". Qual a maneira correta de se fazer isso? Clicar uma única vez em "Assunto", na barra logo acima das mensagens. Clicar em qualquer uma das mensagens com o assunto desejado, botão direito do mouse, "classificar por este assunto". Clicar em qualquer uma das mensagens com o assunto desejado, botão direito do mouse, "ordenar por este assunto".

35 Agrupe mensagens por remetente, tamanho ou data. Com o Thunderbird, as mensagens podem ser agrupadas pela ordem selecionada na pasta. É possível agrupar por remetente, assunto, data, status, rótulo, conta e prioridade, entre outros. A diferença entre ordernar e agrupar é que, usando o agrupamento, as mensagens ficam divididas "em subpastas", e não somente ordenadas. Por exemplo, se as mensagens estão ordenadas pela data (como ilustrado no item anterior), selecione Exibir > Ordenar por > Agrupar pela ordem.

36 Prioridade Remetente

37 Pastas de pesquisa são buscas visualizadas como pastas. O Thunderbird permite salvar suas pesquisas como pastas em suas contas de . Uma pasta de pesquisa aparece junto as demais pastas. Ao abrí-la, o Thunderbird inicia uma busca e mostra apenas as mensagens que obedecem aos critérios de pesquisa. Por exemplo, você pode criar uma pasta de pesquisa que mostre as mensagens com o assunto contendo "reunião" nos últimos 15 dias. O Thunderbird pesquisa pelas mensagens nas pastas que você especificar. Para criar uma pasta de pesquisa use o menu Arquivo > Novo > Pasta de pesquisa. Observe que se você excluir uma mensagem da pasta de pesquisa ela será removida da pasta "real". Mas ao excluir a própria pasta de pesquisa as mensagens não serão apagadas. Saiba como usar os rótulos O Mozilla Thunderbird foi projetado para oferecer tanto uma maior produtividade quanto uma maior facilidade no gerenciamento de s. Um dos recursos mais eficientes para alcançar esses objetivos são os rótulos. Com este recurso, é possível associar cores para as mensagens que chegam na sua caixa de entrada. É possível criar rótulos tanto de modo individual como também é possível criar filtros associados aos rótulos para os remetentes. Mostraremos como você pode aproveitar este recurso. As vantagens são: Uma identificação visual dos s muito mais fácil e eficiente (havendo, portanto, ganho de produtividade). Um gerenciamento fácil e intuitivo de seus s. Identificando o recurso 1- Abra seu Thunderbird e clique em Editar > Preferências. 2- Feito isso, clique no ícone Aparência. Agora, você pode ver os rótulos. A rotulação padrão é: Importante (vermelho), Trabalho (laranja), Particular (verde), Pendente (azul) e Adiar (roxo). No entanto, a rotulação é totalmente configurável. Você pode mudar tanto o nome como as cores dos rótulos de acordo com sua necessidade.

38

39 Rotulando s individualmente É bastante simples rotular s individualmente. Com o Thunderbird aberto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a mensagem a ser sinalizada. No menu, basta escolher o rótulo adequado. Ou apenas selecione a(s) mensagem(ns) e use a tecla 1, 2, 3, 4 ou 5, para Importante, Trabalho, Particular, Pendente ou Adiar, respectivamente

40 Resultado Seus s irão aparecer na caixa de entrada de acordo com os rótulos escolhidos por você. Ao se combinar esse recurso com o campo Visualizar, também na caixa de entrada, você pode optar quais s deseja ver: trabalho, importante, particular, etc. Removendo os rótulos Também é possível remover os rótulos associados aos filtros. Para isso, abra o Thunderbird e clique em Ferramentas > Filtros de mensagens. Agora, basta remover os rótulos de acordo com sua necessidade. Para remover os rótulos individuais, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a mensagem e no menu escolher Rotular > Nenhum (ou use a tecla 0 [zero]). Situação Problema: Você deseja rotular uma mensagem como importante. Quais das maneiras abaixo estão corretas para que isto seja feito? Selecionando a mensagem e usando a tecla 5. Clicando com o botão direito na mensagem, Marcar como>importante. Clicando com o botão direito na mensagem, Rotular>Importante. Selecionando a mensagem e usando a tecla 1.

41 As pastas funcionam como qualquer outro sistema de arquivos. Para melhor organização, você pode criar novas pastas dentro das originais. Pode criar diversas pastas dentro da "Entrada", por exemplo, uma para cada uma das pessoas, ou grupo de pessoas, das quais você mais recebem mensagens. Para isto, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da pasta dentro da qual você deseja criar uma subpasta.

42 O uso de filtros é um recurso muito interessante, pois permite organizar melhor suas mensagens. Para criar filtros: 1) Clique, no Menu, em: Ferramentas>Filtros de Mensagens 2) Na janela que se abrirá, clique em "Novo".

43 3) Crie o filtro desejado. Por exemplo, para criar um novo filtro que guarde todas as mensagens que contenham o Assunto "Debian-RS" na pasta "Debian-RS" (que estará dentro da "Entrada"). a) Crie a pasta Debian-RS se ela ainda não existir. b) Em Nome do filtro, coloque um nome qualquer, para que você mesmo identifique o filtro mais tarde; c) Ao lado de "Assunto", "Contiver", coloque o assunto que será filtrado: "Debian-RS", neste caso) d) Escolha a pasta para onde serão movidas as mensagens.

44 Explore as diversas opções de filtro, você verá que eles são muito interessantes!! Situação problema: Você deseja criar um filtro que guarde todas as mensagens que contenham o assunto "IPVA" em uma pasta chamada "Carro" (esta pasta, por sua vez, deve ser criada dentro da pasta "Entrada"). Quais os passos a serem seguidos? 1) Criar a pasta "IPVA" dentro da "Entrada" 2) Criar o filtro para as mensagens, com o Campo "Assunto" 3) Ao lado de assunto, contiver,escrever "Carro" 4) Selecionar a pasta desejada em "Mover para a Pasta" 1) Criar a pasta "Carro" dentro da "Entrada" 2) Criar a pasta "IPVA" dentro da pasta "Carro" 3) Criar o filtro para as mensagens, com o Campo "Assunto" 4) Ao lado de assunto, contiver, deixar em branco 5) Selecionar a pasta desejada em "Mover para a Pasta" 1) Criar a pasta "Carro" dentro da "Entrada" 2) Criar o filtro para as mensagens, com o Campo "Assunto" 3) Ao lado de assunto, contiver,escrever "IPVA" 4) Selecionar a pasta desejada em "Mover para a Pasta" Lição 6 - Recursos Extras É necessário que o tema seja salvo no seu computador através de um navegador como o Firefox. Na página web da extensão, clique com o botão direito no link de download e selecione Salvar destino como. O comando salvará o arquivo no seu computador. No Thunderbird, abra o gerenciador de extensões através do menu Ferramentas > Extensões. Agora é só arrastar o arquivo salvo pelo navegador para a janela de extensões. Ou clique no botão Instalar e selecione o arquivo da extensão. Saiba mais Extensões (site oficial) https://update.mozilla.org/extensions/?application=thunderbird Extensões (alternativo) Pergunta: para instalar extensões no Thunderbird, após baixar o arquivo desejado, o caminho correto é clicar no menu: Ferramentas Depois em Instalar Depois em Extensões

45 Ferramentas Depois em Extensões Instalar Depois em Novas Depois em Extensões Ative o verificador ortográfico em português. Devido a conflitos entre a licença do Thunderbird e do verificador ortográfico em português, não foi possível trazer o Thunderbird já com o verificador. Para adicioná-lo no Thunderbird salve este arquivo no seu computador e instale-o como extensão no Thunderbird. Nota: o verificador ortográfico não constará na lista de extensões. Veja mais informações sobre como instalar extensões no Thunderbird. Após reiniciar o Thunderbird, clique no botão Ortografia da janela de edição de mensagens. No campo Idioma, selecione a opção Português/Brasil. Para verificar erros, clique em "Ortografia", antes de enviar a mensagem. Exemplo: 1) Foi criada a mensagem abaixo, com um erro de ortografia: "Decupe", em vez de "Desculpe".

46

47 2) Clicando em "Ortografia", você verá a janela abaixo: 3) Clique em "Substituir", depois "Fechar" e pronto, o erro estará corrigido.

48 Situação Problema: Você acaba de redigir uma mensagem importante, e quer saber se não há erro de ortografia na mesma, antes de enviar. Qual é o procedimento correto? Clicar em Ferramentas>Verificar Ortografia Não é preciso fazer nada, pois assim que eu escrevo a palavra errada, o Corretor retifica a palavra automaticamente. Clicar no ícone "Ortografia" na Barra de Ferramentas da mensagem, de modo que as palavras erradas sejam verificadas.

49 3. RSS (Notícias) O que é RSS? RSS é uma forma mais rápida e fácil de acompanhar as notícias online. O padrão RSS facilita o acesso as notícias em vários sites, pois sempre que uma notícia é publicada, você recebe no seu Mozilla Thunderbird o conteúdo com título e resumo e o link para a notícia completa. É uma forma nova de distribuir notícias pela internet. Ao usar o RSS, você não precisa visitar todos os seus sites favoritos para saber o que eles publicaram, pois o Mozilla Thunderbird avisa toda vez que uma nova informação for publicada. Principais sites que possuem canais RSS: IDG Now!, Infoexame, Movimento Software Livre, UOL, Folha de S. Paulo, CNN, brlinux.org, Linux Journal, Linux Today, etc. Como criar uma nova conta RSS no Thunderbird a) Clique em Arquivo>Novo>Conta, no Menu. b) Selecione RSS News&Blogs

50 c)a única informação que o assistente exige é um nome interno para a conta. d) Clique em Concluir e) Agora, dentro da tela de configuração de contas (Editar>Configurar Contas>News&Blogs), você pode configurar o intervalo de recebimento em minutos (Verificar por novos artigos a cada X minutos) e ou ao iniciar o Thunderbird (Verificar por novos artigos ao iniciar). Para adicionar novas fontes RSS, clique em Configurar inscrições.

51 f) Na tela de fontes RSS, clique em Nova e coloque o endereço da fonte em Arquivo-fonte RSS.

52 g) A seguir, em "Arquivo-fonte RSS", coloque o link relativo ao arquivo XML desejado. h) Pronto. Quando você clicar em "Receber contas" as notícias serão recebidas também, sendo guardadas na pasta "News & Blogs", em cima de "Pastas Locais", como pode ser visto na figura abaixo: Algumas páginas que fornecem RSS As página abaixo possuem RSS que podem ser usados no Thunderbird ou no Firefox (como um favorito RSS ou no Sage). Uol Terra Folha Online BBC Brasil IDG Now! Estadão Plantão Info New York Times Feeds Brasil (ndice de RSS)

53 O Thunderbird utiliza um método estatístico para identificar mensagens indesejadas. Você ensina ao filtro que tipo de texto deve ser considerado spam. Com um filtro bem-treinado mais de 95% dos spans serão identificados e você não precisará fazer a triagem manualmente. Treinando a identificação de spam O treinamento é feito marcando as mensagens indesejadas como spam. Utilize o ícone Spam de cada mensagem, o botão Spam na barra de ferramentas ou a tecla J.

54 As mensagens ficarão então marcadas como spam: Após certificar-se de que a mensagem está marcada corretamente você pode apagá-la sem prejuízo a eficiência do anti-spam. Após marcar algumas mensagens, o filtro anti-spam do Thunderbird pode começar a ser utilizado. Serão consideradas indesejadas as mensagens que o Thunderbird considerar parecidas com as marcadas como spam. Identificando spam automaticamente Ative o filtro anti-spam através da janela localizada em Ferramentas > Anti-spam. Na aba Filtro adaptável marque a opção Identificar spam ao receber mensagens desta conta. Da próxima vez que você receber mensagens o Thunderbird vai analisar e decidir se a mensagem é spam ou não. Na aba Filtro adaptável marque a opção Identificar spam ao receber mensagens desta conta. Da próxima vez que você receber mensagens o Thunderbird vai analisar e decidir se a mensagem é spam ou não.

55 Perceba que a quanto mais mensagens o filtro analisar melhor será a eficiência. Você deve desmarcar as mensagens marcadas como spam por engano pelo Thunderbird. Não apague mensagens sem antes corrigir o status de spam! Quando você estiver confiante no filtro, volte a janela do filtro e marque a opção para mover spans para outra pasta. Assim a sua caixa de entrada sempre ficará limpa. Pergunta: Quando você marca uma mensagem como spam: Ela fica oculta. Ela fica guardada na Lixeira, para ajudar a treinar o filtro Anti-Spam. Ela continua na pasta de origem, mas fica marcada, para ajudar a treinar o filtro Anti-Spam. Ela é automaticamente deletada para sempre.

56 5. Temas Como instalar extensões e temas no Thunderbird? É necessário que o tema seja salvo no seu computador através de um navegador como o Firefox. Na página web do tema, clique com o botão direito no link de download e selecione Salvar destino como. O comando salvará o arquivo no seu computador. No Thunderbird, abra o gerenciador de extensões através do menu Ferramentas > Temas. Agora é só arrastar o arquivo salvo pelo navegador para a janela de temas. Ou clique no botão Instalar e selecione o arquivo do tema. Depois, clique em "Usar o tema". Nota: Para que a mudança tenha efeito, você deve reiniciar o Thunderbird! Exemplo de tema instalado: 1) Sem tema (tema padrão) 2) Com o tema "Crossover" instalado

Carreira Policial ESTRUTURA BÁSICA DE APRESENTAÇÕES. TELA DE EDIÇÃO A tela de edição do Impress é composta por vários elementos:

Carreira Policial ESTRUTURA BÁSICA DE APRESENTAÇÕES. TELA DE EDIÇÃO A tela de edição do Impress é composta por vários elementos: BrOffice.Org IMPRESS O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Índice Introdução ao Serviço de E-mail O que é um servidor de E-mail 3 Porque estamos migrando nosso serviço de correio eletrônico? 3 Vantagens de utilização

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores

Leia mais

Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ

Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ Manual de Instalação Mozilla Thunderbird no DATASUS - RJ Conteúdo Sobre Este Documento......2 Conhecimentos Desejados...2 Organização deste Documento...2 Sobre o Mozilla Thunderbird...2 1.Pré-requisitos

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11

Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br INFORMÁTICA AULA 11 INFORMÁTICA AULA 11 INTERNET (CONTINUAÇÃO) Outlook EXPRESS A janela principal do Outlook Express pode ser divida basicamente em: Área de Comando (superior) - Contém a barra de botões e a barra de menus.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird

Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Orientações para o uso do Mozilla Thunderbird Mozilla Thunderbird O Mozilla Thunderbird é um software livre feito para facilitar a leitura, o envio e o gerenciamento de e-mails. Índice Configurando o Mozilla

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Cartilha. Correio eletrônico

Cartilha. Correio eletrônico Cartilha Correio eletrônico Prefeitura de Juiz de Fora Secretaria de Planejamento e Gestão Subsecretaria de Tecnologia da Informação Abril de 2012 Índice SEPLAG/Subsecretaria de Tecnologia da Informação

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2015 Descrição... 2 Possíveis problemas... 5 Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos)... 11 A partir

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2

Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários. Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2 Secretaria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários Manual do Usuário Zimbra webmail 7.2.2 Março de 2013 SUMÁRIO INICIANDO... 6 CONHECENDO SUA CAIXA DE E-MAILS... 6 ENTRANDO

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Gerência de Gestão de Ambientes - GGA Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - CPPC MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Documento Manual do Usuário Expresso Versão 1.0 Equipe Técnica André Luiz de

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

INSTALAÇÃO...32 UTILIZAÇÃO...32 OPÇÕES DO MOZILLA THUNDERBIRD...33

INSTALAÇÃO...32 UTILIZAÇÃO...32 OPÇÕES DO MOZILLA THUNDERBIRD...33 ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...3 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...3 SMTP...3 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...3 POP3...3 IMAP4...3 O E-MAIL...4 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...4 WEBMAIL...4 MOZILLA THUNDERBIRD

Leia mais

E-mail Seguro - Guia do Destinatário

E-mail Seguro - Guia do Destinatário E-mail Seguro - Guia do Destinatário Índice Como abrir sua primeira Mensagem Criptografada... 3 Guia Passo-a-Passo para Abrir Seu Primeiro Envelope... 3 Primeiro Passo:... 3 Segundo Passo:... 3 Terceiro

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central.

APRESENTAÇÃO. questões que constantemente chegam ao Suporte de Informática do Órgão Central. APRESENTAÇÃO O presente documento Aplicativos de E-mail / Webmail Nível Básico Perguntas e Respostas tem como principal objetivo disponibilizar aos servidores das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes,

Leia mais

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee

Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos para instalação do Antivírus McAfee Requisitos Mínimos do computador: Microsoft Windows 2000 (32 bits) com Service Pack 4 (SP4) ou superior, Windows XP (32 bits) com Service Pack 1 (SP1)

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000

APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 APOSTILA MICROSOFT OUTLOOK 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INICIANDO O OUTLOOK 2000 III. OUTLOOK HOJE IV. ATALHOS DO OUTLOOK V. CONFIGURAR CONTA DE CORREIO ELETRÔNICO VI. RECEBER E-MAIL VII. FILTRAR MENSAGENS

Leia mais

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web

Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - NTI GERÊNCIA DE REDES - GEREDES Webmail UFMA Tutorial de Operações Básicas do Usuário Cliente Web São Luís 2014 1. INICIANDO...

Leia mais

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos: Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA

MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO.BA UTILIZANDO O EXPRESSOMAIL UTILIZANDO O EXPRESSOMAIL Figura 1: Icone E-mail O ExpressoMail é o novo módulo de correio do Expresso. Com a aplicação de novas tecnologias, deve

Leia mais

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04 Olá Aluno Os objetivos específicos desta lição são: - reconhecer o Ubuntu como mais uma alternativa de sistema operacional; - conhecer os elementos da área

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird

Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird Instruções Básicas de Instalação - Mozilla Thunderbird Passo a passo da instalação do Thunderbird Introdução O Thunderbird é o leitor de email produzido pela fundação mozilla. O Thunderbird foi projetado

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico

Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC. Treinamento Básico do Correio Eletrônico Departamento de Tecnologia da Informação DTI Coordenadoria de Relacionamento com o Cliente CRC Treinamento Básico do Correio Eletrônico Brasília Março de 2012 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1 Como acessar

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Outlook 2010 para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Outlook 2010 para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Outlook 2010 para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Outlook Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap e smtp da DAC foram

Leia mais

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade Manual do SMS Copyright 1998-2002 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. Graffiti, HotSync, o logotipo da Palm e Palm OS são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo de HotSync e Palm são marcas comerciais

Leia mais

Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express

Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express Backup de E-mails Utilizando o Outlook Express Uma grande dúvida dos usuários do e-mail da Universidade Federal do Piauí é a realização de backups. Uma forma de realizar o backup é configurar programas

Leia mais

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário

MODEM USB 3G+ WM31. Manual do Usuário MODEM USB 3G+ WM31 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo 1 Introdução... 3 2. Instalação... 5 3. Descrição da interface do cliente... 6 4. Conexão... 10 5.SMS... 11 6.Contatos... 14 7.Estatística... 18

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

BlackBerry Desktop Software. Versão: 7.1. Guia do usuário

BlackBerry Desktop Software. Versão: 7.1. Guia do usuário BlackBerry Desktop Software Versão: 7.1 Guia do usuário Publicado: 2012-06-05 SWD-20120605130141061 Conteúdo Aspectos básicos... 7 Sobre o BlackBerry Desktop Software... 7 Configurar seu smartphone com

Leia mais

Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Trojitá. Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga Randall Wood Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o Trojitá 6 2.1 Configurando a sua conta IMAP............................. 6 2.2 Lendo e-mails com o Trojitá................................

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016

Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 MANUAL DO USUÁRIO Documento Manual do Usuário Integra Amazonas Versão 4.0 Data de revisão 01/06/2016 Equipe Técnica José Carlos Torres Adriana dos Santos Alessandro Melo Páginas 71 Páginas 2 Índice Introdução...

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário MODEM USB LTE LU11 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Instalação... 4 3 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 8 5 Mensagens SMS... 10 6 Contatos...

Leia mais

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade

Copyright. Isenção e limitação de responsabilidade Manual do SMS Copyright 1998-2002 Palm, Inc. Todos os direitos reservados. Graffiti, HotSync e Palm OS são marcas registradas da Palm, Inc. O logotipo do HotSync, Palm e o logotipo da Palm são marcas comerciais

Leia mais

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho Outlook 2003 Nivel 1 Objectivos gerais Enviar e Responder a mensagens de correio electrónico, e gestão de contactos, marcação de compromissos e trabalhar com notas. Objectivos específicos Começar a trabalhar

Leia mais

Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC. Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC

Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC. Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC Manual de uso do e-mail institucional FMB e HC 1 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉC. AQUIS. E TRAT. DA INFORMAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CAMPUS DE BOTUCATU - UNESP BIBLIOTECÁRIA

Leia mais

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express)

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) A Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma nova ferramenta para acesso ao e-mail @see. Essa nova ferramenta permitirá

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Faça a migração O Office 365 para empresas tem uma aparência diferente do Google Apps, de modo que, ao entrar, você poderá obter esta exibição para começar.

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

1/20. Curso GNU/Linux. Aula 2. Dino Raffael Cristofoleti Magri

1/20. Curso GNU/Linux. Aula 2. Dino Raffael Cristofoleti Magri 1/20 Curso GNU/Linux Aula 2 Dino Raffael Cristofoleti Magri Julho/2008 2/20 Veja uma cópia dessa licença em http://creativecommons.org/licenses/by nc sa/2.5/br/ 3/20 Sumário 1 FIREFOX NAVEGADOR WEB...5

Leia mais

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1

administração Guia de BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia de administração Publicado: 16/01/2014 SWD-20140116140606218 Conteúdo 1 Primeiros passos... 6 Disponibilidade de recursos administrativos... 6 Disponibilidade

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

OAB Online... 4. Acesso ao Sistema... 9. Publicações... 9. Marcar Prazo...10. Pesquisa por Publicações...11. Configuração de Preferências...

OAB Online... 4. Acesso ao Sistema... 9. Publicações... 9. Marcar Prazo...10. Pesquisa por Publicações...11. Configuração de Preferências... Índice Introdução OAB Online............................................ 4 Sistema OAB On-line Acesso ao Sistema........................................ 9 Publicações............................................

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B

Guia de administração. BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange. Versão: 4.1 Service pack: 4B BlackBerry Professional Software para Microsoft Exchange Versão: 4.1 Service pack: 4B SWD-313211-0911044452-012 Conteúdo 1 Gerenciando contas de usuários... 7 Adicionar uma conta de usuário... 7 Adicionar

Leia mais

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS

Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS Instituto de Física de São Carlos Seção Técnica de Informática Tutorial para configurar o e-mail do IFSC usando o OUTLOOK EXPRESS OBS: Este tutorial foi elaborado usando o Outlook Express, no entanto,

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 16:47 Leite Júnior ÍNDICE PROTOCOLOS DE EMAIL...2 ENVIO DE MENSAGEM - SAÍDA...2 SMTP...2 RECEBIMENTO DE MENSAGEM - ENTRADA...2 POP3...2 IMAP4...2 O E-MAIL...2 ENTENDENDO O ENDEREÇO ELETRÔNICO...2 IDENTIDADE...3 CONFIGURANDO

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

MODEM USB LTE. Manual do Usuário

MODEM USB LTE. Manual do Usuário MODEM USB LTE Manual do Usuário 2 Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Descrição da Interface do Cliente... 4 3 Conexão... 7 4 SMS... 10 5 Contatos... 14 6 Estatística... 18 7 Configurações...

Leia mais

1. Iniciando... 5. 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5. 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5. 1.2.1. Entrando no sistema...

1. Iniciando... 5. 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5. 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5. 1.2.1. Entrando no sistema... Manual de Operações Básicas do Zimbra SUMÁRIO 1. Iniciando... 5 1.1. Conhecendo sua caixa de email... 5 1.2. Entrando e saindo do sistema... 5 1.2.1. Entrando no sistema... 5 1.2.2. Saindo do sistema...

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - STI AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CINTRA CAMARGO ÍNDICE ACESSANDO O WEBMAIL... 04 TRABALHANDO COM O CORREIO ELETRÔNICO... 09 CONCEITOS BÁSICOS... 09 O VISUAL DO CORREIO ELETRÔNICO... 10 CONHECENDO A JANELA INICIAL DO

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Guia do Produto Revisão A. Software Cliente do McAfee Secure Web Mail 7.0.0

Guia do Produto Revisão A. Software Cliente do McAfee Secure Web Mail 7.0.0 Guia do Produto Revisão A Software Cliente do McAfee Secure Web Mail 7.0.0 COPYRIGHT Copyright 2011 McAfee, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida,

Leia mais

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário

BlackBerry Link para Mac OS. Versão: 1.1.1. Guia do usuário BlackBerry Link para Mac OS Versão: 1.1.1 Guia do usuário Publicado: 15/08/2013 SWD-20130815094443327 Conteúdo Noções básicas...5 Sobre BlackBerry Link...5 Conheça BlackBerry Link... 5 Conectando a BlackBerry

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais