RCP na Criança. Módulo 4. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RCP na Criança. Módulo 4. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial"

Transcrição

1 Módulo 4 RCP na Criança Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão

2 Introdução RCP na Criança Neste módulo iremos abordar o a Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP) na criança. Consideramos crianças para RCP, todo indivíduo entre 1 ano de idade e os primeiros sinais da puberdade. A maior parte das paradas cardiorrespiratórias em crianças são precedidas de uma hipóxia prévia devido a problemas respiratórios. Por esse motivo, ventilações eficazes assumem um papel de grande importância nesta faixa etária, sendo muitas vezes suficientes para reversão do quadro emergencial. A cadeia da sobrevivência pediátrica traz no seu primeiro elo a prevenção. Muitas das situações de PCR em crianças, podem ser evitadas através de vigilância e prevenção.

3 Mapa do Módulo 1. Introdução 10. Conclusão 9. Observação 2: Parada respiratória 8. Observação 1: Vias aéreas avançadas Módulo 3 : RCP na Criança 2. Mapa do Módulo 3. Compressões Cardíacas 4. Ventilações 5. Avaliação 7. Atendimento em Equipe 6. Atendimento Completo

4 Compressões Cardíacas Como já mencionamos anteriormente no capítulo de RCP o adulto, existem basicamente 4 pontos cruciais para realização de compressões eficazes. Vamos agora pontuar esses 4 pontos para realização de compressões eficazes em crianças. 1.Força: 4 a 5 cm de profundidade 2.Frequência: 100 a 120 compressões por minuto 3.Posição: As compressões podem ser realizadas utilizando apenas uma mão 4.Observação importante: Observar RETORNO COMPLETO do tórax entre duas compressões

5 Compressões Cardíacas Passo a passo para realização de Compressões Cardíacas 1. Localizar a linha Inter mamilar no corpo do Esterno 2. Posicionar a Região Hipotênar no tórax da vítima 3. Posicionar a outra mão realizando abertura das vias aéras 4. Posição correta dos cotovelos e dos ombros O cotovelo do membro que realiza as compressões deve permanecer ESTENDIDO O ombro acima da vítima formando um ângulo de 90º 5. Aplicar Compressões FORTES e RAPIDO com uma das mãos

6 Ventilações no SBV Para ventilar um paciente em Parada Cardiorrespiratória no Suporte Básico de Vida, existem três formas. 1. Boca a Boca 2. Dispositivo Válvula Máscara Pediátrico (Pocket-Mask) ou Máscara Tam. Adulto Invertida 3. Dispositivo Bolsa-Válvula-Máscara Pediátrico (AMBU) ou Máscara Tam. Adulto Invertida Lembrar que a capacidade pulmonar de crianças é costumeiramente menor do que a capacidade pulmonar de adultos. Desta forma, a quantidade de ar a ser insuflada na ventilação será menor. Devemos medir a quantidade de ar a ser insuflada através da elevação torácica. Ar em excesso, provocará insuflação gástrica e diminuirá as chances de sobrevida do paciente.

7 Ventilações no SBV Válvula Máscara (Pocket-Mask) (INVERTIDA) Em crianças devemos utilizar preferencialmente equipamentos pediátricos. Os mesmo possuem tamanho, formato e função desenvolvidos para comtemplar com mais precisão as necessidades deste faixa etária. Na ausência de equipamentos pediátrico, os dispositivos de ventilação tamanho adulto poderão ser utilizados respeitando alguns cuidados. 1. Utilizar a máscara adulto em posição invertida permitirá uma melhorar vedação na face e evitará escape de ar pelas laterais. 2. Abrir a via aérea através da técnica de inclinação da cabeça conforme representado na ilustração. 3. Insuflar um quantidade de ar suficiente para promover uma leve elevação torácica (evitar a qualquer custo a hiper ventilação e a insuflação gástrica.

8 Ventilações no SBV Bolsa-Válvula-Máscara (A.M.B.U) As mesmas observação citadas na página anterior para uso da pocket mask, também valem para uso do AMBU. Atenção com posicionamento de máscara invertida quando utilizado um equipamento tamanho adulto em crianças e atenção com a quantidade de ar insuflada (suficiente para provocar uma leve expansão torácica). Para realizar uma ventilação eficaz com o dispositivo bolsa-válvula-máscara, seguir o passo a passo: 1. O Socorrista deve se posicionar na cabeça da vítima. Acoplar a máscara (invertida) no rosto da vítima de forma a vedar 100% a boca e o nariz do paciente e a não permitir escape de ar pelas laterais, utilizando a técnica do C e do E. 2. Abrir a via aérea com a manobra de inclinação da cabeça com elevação do queixo. 3. Aplicar ventilações observando a elevação do tórax.

9 Avaliação Inicial Avaliação Inicial A avaliação inicial deve envolver a avaliação da cena e a avaliação do paciente. Essa avaliação se aplica em pacientes a priori inconscientes dentro do Suporte Básico de Vida (SBV). O objetivo da avaliação inicial consiste em checar o nível de consciência qualitativamente, a respiração e a presença de pulso carotídeo. Quando necessário, o socorrista deverá pedir ajuda ainda dentro da avaliação inicial. Veremos nas próximas páginas os 4 passos de uma boa avaliação inicial no SBV para pacientes vítimas de morte súbita.

10 Avaliação Inicial Os 4 Passos da Avaliação Inicial Checar a Segurança do Local A segurança da cena é primordial para a equipe de saúde. Não cabe ao profissionais de saúde adentrar a zona quente, sendo esse papel reservado ao corpo de bombeiro e policia, autoridades absolutas nessas circunstâncias. A equipe da saúde deve aguardar a liberação do corpo de bombeiro e/ou policia, uma vez que a segurança da cena esteja garantida, para acessar o local. Em algumas situações, as vítimas são retiradas da zona quente e trazidas para a zona fria para que o atendimento seja efetuado. A segurança do socorrista vem sempre em primeiro lugar!

11 Avaliação Inicial Checar a Responsividade Esse segundo paciente possui diversas funções. Ao mesmo tempo checamos a consciência do paciente, e caso o paciente esteja consciente a perviedade das vias aéreas. Lembrando que neste momento não devemos quantificar o nível de consciência aplicando a escala de Glasgow ou outras e sim qualificar a consciência do paciente em PRESENTE ou AUSENTE. Para isso, devemos adotar a posição do socorrista com um joelho no chão, apoiar as duas mãos na região superior do tórax e aplicar estímulos vigorosos ao mesmo tempo que chamamos o paciente: PODE ME OUVIR?

12 Checar a Respiração + Pulso Avaliação Inicial Caso o paciente não responda aos estímulos táteis e verbais do segundo passo da avaliação, devemos então proceder ao terceiro passo que consiste em checar a respiração e pulso central simultaneamente. Esse passo deve levar entre 5 e 10 segundos. Para isso basta observar se existem movimentos respiratórios eficazes através da elevação torácica e ao mesmo tempo palpar o pulso carotídeo em busca da identificação de presença ou ausência do mesmo.

13 Avaliação Inicial Observações sobre respiração e pulso em crianças Lembrando que em crianças, a presença de gasping ou respiração agônica é frequente. Apesar de haver movimento torácico, esses movimentos não são compatíveis com uma oxigenação alveolar eficaz. Por esse motivo, a respiração agônica deve ser considerada como uma parada respiratória. Crianças em parada respiratória com pulso abaixo de 60 batimentos por minutos e sinais de hipoperfusão, deverão ser tratadas como PCR através de RCP (compressões e ventilações). O Pulso a ser checado em crianças, é o pulso carotídeo assim como em adultos. Atenção! Gasping Pulso < 60 bpm

14 Avaliação Inicial Pedir Ajuda Uma vez identificada a Parada Respiratória, devemos imediatamente PEDIR AJUDA! Para isso devemos Designar alguém que deverá LIGAR PARA O 192 (SAMU) e BUSCAR um DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA). Você! Ligue para o 192 e Traga um DEA! Idealmente deveria ter um DEA por perto para que a desfibrilação não seja retardada (3º Elo da Cadeia da Sobrevivência). A tendência é que esse equipamento seja cada vez mais popularizado e disponível em locais públicos e privados pela importância que possui na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

15 Atendimento Completo Avaliação Responsividade Respiração + Pulso (Atenção: Gasping e pulso < 60 bpm) Ajuda (192 + DEA) RCP 30 Compressões 2 Ventilações Troca de função entre socorristas após cada 2 min

16 Mais de 1 Socorrista na Cena Quando temos a oportunidade de ter mais de um socorrista na cena precisamos aproveitar da melhor forma. Cada um terá uma função durante o atendimento. Enquanto o 1º Socorrista está realizando as compressões cardíacas, o segundo Socorrista se posiciona na cabeça da vítima, mantém a via aéreas aberta e aplica ventilações com o AMBU. Em crianças, devem ser realizados ciclos de 15 compressões para 2 ventilações quando houver mais de um socorrista na cena. Após 2min ou 10 ciclos de 15:2, deve ocorrer a troca de funções entre os socorristas, de forma organizada para que não ocorra perda de tempo. Caso tenha um terceiro socorrista na cena, o mesmo poderá segurar a máscara do A.M.B.U no rosto da vítima, realizando uma vedação otimizada, enquanto o segundo socorrista aplica as ventilações.

17 Vias Aéreas Avançadas Dentro de ambientes de saúde, é possível que pacientes que se encontram em ventilação mecânica através de um tudo endotraqueal, precisem de RCP caso evoluam para PCR. Caso não haja médico presente no momento da identificação na PCR, os profissionais de SBV presentes na cena deverão iniciar a RCP com manobras de SBV. Neste caso, deverão ser realizadas compressões contínuas e paralelamente, 1 ventilação a cada 6 segundos, ou seja, 10 ventilações por minuto. Não devemos interromper as compressões para aplicar as ventilações quando o paciente se encontra com um dispositivo de vias aéreas posicionado. Para isso, basta conectar o dispositivo de ventilação manual (AMBU) à cânula endotraqueal e realizar 1 ventilação a cada 6s enquanto o outro socorrista realizar compressões contínuas por 2 min antes de trocar as funções.

18 Parada Respiratória Ao realizar a avaliação inicial é possível encontrar um paciente que apresente uma ausência de movimentos respiratórios associados à presença de pulso central superior a 60 bpm em crianças. Essa situação caracteriza uma parada respiratória, que se não tratada adequadamente, poderá evoluir para uma parada cardiorrespiratória (PCR). A parada exclusivamente respiratória deverá ser tratada com ventilações de resgate e com a frequência de: 1 ventilação a cada 3 a 5 segundos no adulto. O que equivale a 12 a 20 ventilações por minuto. Neste caso não é necessário realizar compressões, já que existe um pulso central palpável e superior a 60 batimentos por minuto. Após 2 min o socorrista deverá reavaliar o pulso central e a respiração do paciente.

19 Conclusão Esse foi o módulo 4 do treinamento Suporte Básico de Vida programa Multiplicadores do Bem nível I. Nele abordamos os principais conceitos de RCP no criança. Lembrando que crianças para o a RCP são todos os indivíduos a partir de 1 ano de idade e até os primeiros sinais da puberdade. Neste módulo aprendemos como realizar compressões cardíacas na criança e como realizar ventilações no Suporte Básico de Vida com as devidas adaptações quando utilizamos dispositivos tamanho adulto em crianças. Além disso vemos como realizar a avaliação inicial de um paciente inconsciente, pontuando as diferenças em relação à avaliação inicial no adulto e como realizar atendimentos em equipe. No próximo módulo aprenderemos como realizar todos esses passos em lactentes.

RCP no Lactente. Módulo 5. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

RCP no Lactente. Módulo 5. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Módulo 5 RCP no Lactente Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão Introdução RCP no Lactente

Leia mais

RCP no Adulto. Módulo 1. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial

RCP no Adulto. Módulo 1. Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Módulo 1 RCP no Adulto Introdução Mapa do Módulo Compressões Cardíacas Ventilações no SBV Avaliação Inicial Atendimento Completo Atendimento em Equipe Via Aérea Avançada Conclusão Tarefa 1 Introdução RCP

Leia mais

PARADA CARDÍACA PARADA CARDÍACA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CADEIA DE SOBREVIVENCIA

PARADA CARDÍACA PARADA CARDÍACA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CADEIA DE SOBREVIVENCIA PARADA CARDÍACA... é a cessação súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular útil e suficiente, em pessoas sem moléstia incurável e irreversível. " DISCIPLINA: URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARADA CARDÍACA

Leia mais

Desobstrução das Vias Aéreas

Desobstrução das Vias Aéreas Módulo 6 Introdução Desobstrução das Vias Aéreas Mapa do Módulo Adultos/Crianças: Obstrução Parcial Adultos/Crianças: Obstrução Total Adultos/Crianças: Situações Especiais Lactentes: Obstrução Parcial

Leia mais

Suporte Básico de Vida. European Resuscitation Council

Suporte Básico de Vida. European Resuscitation Council Suporte Básico de Vida Objectivos No fim deste curso deverá conseguir: Abordar a vítima inconsciente. Executar compressões torácicas e ventilação boca-a-boca/nariz/nariz e boca. Colocar a vítima inconsciente

Leia mais

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE)

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO (OVACE) Lucimar Aparecida Françoso Definições: Lactente ou bebê: menor de um ano de idade Criança: de um ano até antes do início da puberdade (detectado na

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA RCP PEDIÁTRICA ENFA. MA. AMANDA ROSSI MARQUES-CAMARGO ETIOLOGIA Adulto Criança PCR súbita e de origem cardíaca; PCR resulta de insuficiência respiratória e choque O reconhecimento

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA O SBV é um conjunto de procedimentos que permite reconhecer situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda e iniciar as ações que mantêm a circulação

Leia mais

SOS ODONTO EMERGÊNCIAS MÉDICAS. Renato Aló da Fontoura

SOS ODONTO EMERGÊNCIAS MÉDICAS. Renato Aló da Fontoura SOS ODONTO EMERGÊNCIAS MÉDICAS Renato Aló da Fontoura RIO Introdução às Emergências Médicas Dificuldade Respiratória 116 Obstrução das Vias Áereas 140 Asma 162 20 Anamnese, Exame Físico e Sinais Vitais

Leia mais

Controle de Cópia Impressa

Controle de Cópia Impressa Estabelecido em: MARÇO - 2017 Atividade: Parada Cardio- Pulmonar Cerebral 1. Objetivo Nortear equipe de enfermagem e médicos do setor no atendimento à Parada Cardio-Respiratória 2. Abrangência Docente,

Leia mais

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é:

12/04/2011. O que mata mais rápido em ordem de prioridade é: Regras Básicas de Primeiros Socorros Análise Primária Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Frente ao acidente, não se desespere. Não movimente o paciente, salvo quando for absolutamente necessário. Use barreiras:

Leia mais

American Heart Association LISTA DE CHECAGEM CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA SUPORTE BÁSICO DE VIDA/SBV RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS

American Heart Association LISTA DE CHECAGEM CRITÉRIOS DE EXECUÇÃO PARA SUPORTE BÁSICO DE VIDA/SBV RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS RCP ADULTO 1 ou 2 SOCORRISTAS 1. Verifique se a vítima não responde e se esta sem respiração ou com respiração anormal. Ative o Serviço de Emergência Médica (Fone 193). Posicione corretamente o paciente.

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR. Prof. Marcos Girão

PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR. Prof. Marcos Girão PRIMEIROS SOCORROS - MATERIAL COMPLEMENTAR Prof. Marcos Girão 1. American Heart Association (AHA) - Diretrizes 2010 O negócio é o seguinte: em 2010, a American Heart Associantion (AHA) estabeleceu novas

Leia mais

Uso do Desfibrilador Externo Automático

Uso do Desfibrilador Externo Automático Uso do Desfibrilador Externo Automático Módulo 3 Introdução Mapa do Módulo O Equipamento Passo a Passo para o Uso Situações Especiais Sinalizadores Universais Conclusão Introdução DEA O Desfibrilador Externo

Leia mais

Treinamento SBV Programa MDB Nível

Treinamento SBV Programa MDB Nível Treinamento SBV Programa MDB Nível 1-2017 Módulo 1 Introdução Conceitos Fundamentais Mapa do Módulo A missão dos MDBs A importância do SBV na sociedade Os 4 ritmos de PCR Cadeias da sobrevivência Os 4

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR Reanimação somente com as mãos Seguindo as diretrizes recomendadas pela American Heart Association (AHA) - 2010 que é referência em tratamento de

Leia mais

BOMBEIROS AVEIRO-VELHOS SUPORTE BÁSICO DE VIDA

BOMBEIROS AVEIRO-VELHOS SUPORTE BÁSICO DE VIDA BOMBEIROS AVEIRO-VELHOS SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA O suporte básico de vida (SBV) tem como finalidade manter alguma circulação numa vítima até que socorro médico adequado possa ser instituído.

Leia mais

Urgência e Emergência

Urgência e Emergência 1/31/17 Urgência e Emergência Hemorragias e PCR 1. (AOCP EBSERH 2015) Fibrilação Ventricular, Taquicardia Ventricular sem pulso, Atividade Elétrica sem pulso e assistolia são mecanismos considerados modalidades

Leia mais

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA SUPORTE DE VIDA EM PEDIATRIA CAUSAS DE PCR RN: INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA LACTENTE: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS, SUBMERSÃO, SEPSE E DOENÇAS

Leia mais

Segundo as recomendações do CPR.

Segundo as recomendações do CPR. Suportep básico V Segundo as recomendações do CPR. A morte súbita é a causa de 700 000 morte por ano na Europa. As paragens cárdio-respiratórias por causa traumática, tóxica, afogamento na criança, são

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) EM ADULTOS. Enfª.(s): Cilene Bisagni e Márcia Fernandes Mendes Araújo

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) EM ADULTOS. Enfª.(s): Cilene Bisagni e Márcia Fernandes Mendes Araújo Revisão: 00 PÁG: 1 CONCEITO Associação de técnicas de compressão torácica, abertura de vias aéreas, respiração artificial e desfibrilação que define a sequência primária de ações para salvar vidas.células

Leia mais

RINALDO, A. MARTINS,D.C

RINALDO, A. MARTINS,D.C PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO(POP):PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE JANDAIA DO SUL- PARANÁ RINALDO, A. MARTINS,D.C Resumo: Esse

Leia mais

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Desfibrilador externo automático (DEA)

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Desfibrilador externo automático (DEA) VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Desfibrilador externo automático (DEA) Resumo: Gabriel Rodrigues de Mendonça e-mail: gabriel_enfermagem@hotmail.com Adélia Maria

Leia mais

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS Noções Básicas de Primeiros Socorros Escola Madeira Torres, 2019 CRUZ VERMELHA PORTUGUESA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE É CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE FAZ DELEGAÇÃO DE TORRES

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA

SUPORTE BÁSICO DE VIDA SUPORTE BÁSICO DE VIDA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO No final da acção devem conseguir demonstrar: Como abordar uma vitima inconsciente. Como realizar Compressões é Insuflações. Como colocar uma vitima inconsciente

Leia mais

ATIVIDADES. Karin Scheffel

ATIVIDADES. Karin Scheffel ATIVIDADES Karin Scheffel Em seu plantão no SAMU, você recebeu um chamado para atender um acidente de trânsito, carro x carro, colisão traseira, com duas vítimas. A 1º vítima era uma mulher de 28 anos,

Leia mais

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA. Profª Enfª Luzia Bonfim

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA. Profª Enfª Luzia Bonfim PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA Profª Enfª Luzia Bonfim PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA Interrupção súbita da respiração e da atividade mecânica ventricular útil e suficiente, o que acarreta a inconsciência, ausência

Leia mais

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia PROFª LILIA DE SOUZA NOGUEIRA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA Alguns conceitos PCR: Interrupção da atividade mecânica do coração caracterizada

Leia mais

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia P R O F ª L I L IA D E S O U Z A N O G U E I R A D E P A R T A M E N T O D E E N F E R M A G E M M É D I C O -C IRÚ R G ICA Alguns conceitos PCR: Interrupção

Leia mais

Sabemos que afogamentos são constantes em praias, rios e até mesmo em piscinas, principalmente no verão.

Sabemos que afogamentos são constantes em praias, rios e até mesmo em piscinas, principalmente no verão. 7.0 AFOGAMENTO: Sabemos que afogamentos são constantes em praias, rios e até mesmo em piscinas, principalmente no verão. Calor e água combinam perfeitamente, mas o que costuma estragar essa harmonia são

Leia mais

cuidado dos pacientes que sofrem uma PCR no hospital daqueles acometidos no ambiente extra-hospitalar.

cuidado dos pacientes que sofrem uma PCR no hospital daqueles acometidos no ambiente extra-hospitalar. Este e-book traz, com detalhes, o atendimento da parada cardiorrespiratória (PCR) no adulto segundo as últimas diretrizes (2015) da American Heart Association. É recomendado, agora, o uso de cadeias de

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE GUARDA VIDAS REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO

CURSO PROFISSIONAL DE GUARDA VIDAS REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO EXIGÊNCIAS PARA CONFIRMAÇÃO NO CURSO 1. Cumprir os pré-requisitos abaixo até dia 20/01/2007, antes do teste físico: - Ter ciência e assinar o regulamento do curso. - Ter efetuado o pagamento integral do

Leia mais

AVALIAÇÃO DA 2ª UNIDAD - P8- GRUPO B

AVALIAÇÃO DA 2ª UNIDAD - P8- GRUPO B AVALIAÇÃO DA 2ª UNIDAD - P8- GRUPO B 1 - Marque a resposta que não corresponde as muitas funções dos pulmões: a) São órgãos vitais na manutenção da homeostase orgânica b) Troca gasosa ( não é a principal

Leia mais

Manejo da PCR. Sarah Pontes de Barros Leal PET Medicina UFC

Manejo da PCR. Sarah Pontes de Barros Leal PET Medicina UFC Manejo da PCR Sarah Pontes de Barros Leal PET Medicina UFC Ritmo cardíaco durante a PCR Fibrilação ventricular (60-80%) Taquicardia ventricular sem pulso Bradiarritmia/assistolia Atividade elétrica sem

Leia mais

Edis Rodrigues. Professor. #REPENSE seu modo de estudar

Edis Rodrigues. Professor. #REPENSE seu modo de estudar Professor Edis Rodrigues A prática de Ressuscitação Cardiopulmonar vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, exigindo com o passar dos anos um aprofundamento científico e considerações éticas sobre quando

Leia mais

Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida

Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida. Suporte Básico de Vida Objectivos : Reconhecer Paragem Respiratória Reconhecer Paragem Cardíaca Identificar elos da Cadeia Sobrevivência Algoritmo Oxigenação Paragem Respiratória Paragem Cardíaca Morte Cerebral Morte Súbita

Leia mais

DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS. Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL. Cap Amarildo

DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS. Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL. Cap Amarildo DEFESA CIVIL NA ESCOLA PRIMEIROS SOCORROS Aula 1 ATENDIMENTO INICIAL Cap Amarildo Primeiros Socorros Sumário: Importância da preparação Omissão de Socorro Definições sobre socorro Mecanismo do Trauma Primeiros

Leia mais

Curso de Emergências Obstétricas COLAPSO MATERNO

Curso de Emergências Obstétricas COLAPSO MATERNO Curso de Emergências Obstétricas COLAPSO MATERNO ASPECTOS GERAIS Raro mas extremamente grave Vários fatores etiológicos SOBREVIDA FETAL Ressuscitação agressiva SOBREVIDA MATERNA Fator etiológico Ambiente

Leia mais

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CÓDIGO AZUL

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CÓDIGO AZUL 1 de 8 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 12/11/2012 1.00 Protocolo de Parada Cardiorrespiratória (Código Azul) RB, VM, EM,JC,FO 1 Objetivo Aplicar ações padronizadas e

Leia mais

Parada Cardiorrespiratória

Parada Cardiorrespiratória Parada Cardiorrespiratória RCP de Qualidade RCP de Qualidade Fluxo de avaliação Adaptado de Destaques das Atualizações das Diretrizes da AHA 2015 para RCP, AHA - 2015 Fluxo de avaliação Adaptado de Destaques

Leia mais

QUESTÕES. e) Realizar Reanimação Cardiopulmonar (RCP), iniciando. pelas ventilações. d) Iniciar apenas o procedimento de ventilação.

QUESTÕES. e) Realizar Reanimação Cardiopulmonar (RCP), iniciando. pelas ventilações. d) Iniciar apenas o procedimento de ventilação. Emergências Pré Hospitalares Elton Chaves QUESTÕES 1. Uma mulher de 75 anos, estava saindo de casa e subitamente apresentou uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). Uma pessoa, que estava próxima de sua casa,

Leia mais

FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA

FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA FORMAÇÃO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA JANEIRO 2017 Um gesto simples que pode salvar uma vida: ligue 112 Aqui lhe recordamos um conselho que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112. A chamada é

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade)

REANIMAÇÃO DO RN 34 SEMANAS EM SALA DE PARTO  - Direitos autorais SBP PRÉ E PÓS-TESTE. Local (Hospital e cidade) PRÉ E PÓS-TESTE Data / / PRÉ-TESTE PÓS-TESTE Curso Médico Curso Profissional de Saúde Local (Hospital e cidade) Nome do aluno 01. Quais situações abaixo indicam maior possibilidade de o recém-nascido (RN)

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA) Enfa. Eurilene de Assis Maia

UTILIZAÇÃO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA) Enfa. Eurilene de Assis Maia UTILIZAÇÃO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA) Enfa. Eurilene de Assis Maia Belo Horizonte 2011 DEFINIÇÃO O desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento portátil,bifásico, utilizado em

Leia mais

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS, RCP E DEA - NSC

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS, RCP E DEA - NSC INTRODUÇÃO Segundo as estatísticas, existe uma imensa probabilidade que cada um de nós venha a presenciar uma situação de emergência e levando em consideração que a maioria delas acontece longe dos hospitais,

Leia mais

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Prof. Adélia Dalva URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Prof. Adélia Dalva 1. O tratamento emergencial da hipovolemia grave, em uma unidade de pronto atendimento, causada por choque hemorrágico, compreende as seguintes condutas terapêuticas,

Leia mais

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia

Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia Suportes Básico e Avançado de Vida em Cardiologia PROFª LILIA DE SOUZA NOGUEIRA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA Cenário 1 Você está correndo no Parque do Ibirapuera quando observa um homem

Leia mais

[273] O) e/ ou FiO 2. Parte VI P R O T O C O L O S D E P R O C E D I M E N T O S

[273] O) e/ ou FiO 2. Parte VI P R O T O C O L O S D E P R O C E D I M E N T O S [273] Fixar bem tubos e cateteres. Abrir cateter gástrico, mantendo-o em sifonagem. Verificar o ventilador de transporte, circuitos e pressão do cilindro de oxigênio. Transportar sempre oxigênio de reserva.

Leia mais

Urgência e emergência na atenção primária. Enfª Karin Bienemann

Urgência e emergência na atenção primária. Enfª Karin Bienemann Urgência e emergência na atenção primária Enfª Karin Bienemann ATENDIMENTO INICIAL À VÍTIMA CRÍTICA PANORAMA ATUAL: Como andam as Urgências? AS URGÊNCIAS NO PAÍS Distribuição inadequada da oferta de serviços

Leia mais

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO

OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO PROFª LETICIA PEDROSO OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO Causa perda de consciência e PCR. OVACE deve ser considerada em qualquer vítima, que subitamente

Leia mais

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1

ATENDIMENTO A PCR. Prof. Fernando Ramos -Msc 1 ATENDIMENTO A PCR Prof. Fernando Ramos -Msc 1 HISTÓRICO Primeira reanimação - bíblia Trotar sobre um cavalo com a vítima debruçada sobre este, rolar a vítima sobre um barril 1899 - Prevost e Batelli introduziram

Leia mais

Atender às crianças nos cuidados pertinentes, com uma visão de excelência.

Atender às crianças nos cuidados pertinentes, com uma visão de excelência. Projeto Uniepre de Primeiros Socorros A atenção à saúde e ao bem-estar da criança passam pela prevenção de doenças e de acidentes. Estas prevenções são os focos principais de incansáveis trabalhos no Núcleo

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR Conceito de PCR : interrupção súbita da atividade mecânica cardíaca. É a falência cardio-pulmonar aguda que torna insuficiente o fluxo sangüíneo para manter a função cerebral.

Leia mais

CURSO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM P/ EBSERH Aula nº 9.2 Suporte Básico e Avançado de Vida

CURSO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM P/ EBSERH Aula nº 9.2 Suporte Básico e Avançado de Vida CURSO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM P/ EBSERH Aula nº 9.2 Suporte Básico e Avançado de Vida Equipe Professor Rômulo Passos 2015 Página 1 Aula nº 9.2 Suporte Básico e Avançado de Vida Amigo(a)! Os temas Suporte

Leia mais

Suporte Básico de Vida

Suporte Básico de Vida ACLS CASOS CLÍNICOS Regras Gerais Primeiro avaliar e depois executar a ação apropriada Segurança da equipe em primeiro lugar Líder da equipe: coordena e avalia a qualidade dos cuidados Suporte Básico de

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Procedimento de Emergência AULA 3 O que veremos nesta disciplina... Atendimento Pré-Hospitalar Conceitos importantes; Atributos do socorrista; Responsabilidade

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) Prof. Raquel Peverari de Campos

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) Prof. Raquel Peverari de Campos SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) SBV ou Primeiros Socorros, são as medidas iniciais e imediatas aplicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, para garantir a vida da vítima

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) SBV ou Primeiros Socorros, são as medidas iniciais e imediatas aplicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, para garantir a vida da vítima

Leia mais

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização:

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: CADA VIDA CONTA Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: COLAPSO MATERNO Profa. Arlene Fernandes COLAPSO MATERNO E PCR Incidência 0,05/ 1.000 partos Sobrevida 7% SOBREVIDA FETAL SOBREVIDA MATERNA

Leia mais

TÍTULO: PROVA PRATICA DE (PCR) PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA, TRABALHO DE EQUIPE SALVA VIDA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

TÍTULO: PROVA PRATICA DE (PCR) PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA, TRABALHO DE EQUIPE SALVA VIDA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. TÍTULO: PROVA PRATICA DE (PCR) PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA, TRABALHO DE EQUIPE SALVA VIDA : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA. Escolaridade Provas Práticas. Nível Médio. Nível Médio /Técnico. Curso Superior Especifico do cargo Trauma 1

ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA. Escolaridade Provas Práticas. Nível Médio. Nível Médio /Técnico. Curso Superior Especifico do cargo Trauma 1 ANEXO VII ESPECIFICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA Cargos CONDUTOR SOCORRISTA TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO MÉDICO Escolaridade Provas Práticas /Técnico Trauma 1 Trauma 1 Nº de Estações Curso Superior Especifico

Leia mais

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE:

PREV FIRE TREINAMENTOS TV. AGRIPINA DE MATOS, 2090, SANTARÉM - PA SITE: INTRODUÇÃO Segundo as estatísticas, existe uma imensa probabilidade que cada um de nós venha a presenciar uma situação de emergência e levando em consideração que a maioria delas acontece longe dos hospitais,

Leia mais

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha)

COMO CHEGAR De metro: estação Saldanha (linha amarela ou vermelha), ou estação S. Sebastião (linha Azul ou vermelha) SUPORTE BáSICO DE VIDA (SBV) E DAE PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE CERTIFICAÇÃO AHA E INEM (FEV 2016) - LISBOA Está preparado para salvar uma vida? O curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhador Automático

Leia mais

ATITUDES QUE SALVAM VIDAS. Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares

ATITUDES QUE SALVAM VIDAS. Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares ATITUDES QUE SALVAM VIDAS Dra Marianne Carneiro URMES Urgências Médico Escolares OS 10 MANDAMENTOS DO SOCORRISTA: 1. Mantenha a calma. 2. Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando você estiver

Leia mais

TREINAMENTO DE EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA LEIGOS CURSO OFICIAL DA SBC S I O G E E N I A N O A L U A I

TREINAMENTO DE EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA LEIGOS CURSO OFICIAL DA SBC S I O G E E N I A N O A L U A I A P S I S I A M N T TRINAMNTO D MRGÊNCIAS CARDIOVASCULARS DA SOCIDAD BRASILIRA D CARDIOLOGIA LIGOS CURSO OFICIAL DA SBC O G S L TR L A R R A L U N O C S A OV I D CAR IA C N Ê G R D M VRIFICAÇÃO DA PSSOA

Leia mais

Ressuscitação Cardiopulmonar 2005 Básico e Avançado

Ressuscitação Cardiopulmonar 2005 Básico e Avançado Ressuscitação Cardiopulmonar 2005 Básico e Avançado Manoel Canesin Comitê Brasil ECC / AHA Diretor Científico da SBC / Regional PR Faculdade de Medicina da UEL Centro de Treinamento RCP/ECV Cor/UEL Diretrizes

Leia mais

Como você pode melhorar sua performance na RCP?

Como você pode melhorar sua performance na RCP? www.airliquide.com.br Como você pode melhorar sua performance na RCP? LIDANDO COM A PARADA CARDIORESPIRATÓRIA: É NECESSÁRIO UMA VENTILAÇÃO ADEQUADA PARA OTIMIZAR A CIRCULAÇÃO. Durante a RCP (ressuscitação

Leia mais

BLS Basic Life Support SBV Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde. Treinamentos em Emergências AAGAPE/CTESM

BLS Basic Life Support SBV Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde. Treinamentos em Emergências AAGAPE/CTESM BLS Basic Life Support SBV Suporte Básico de Vida para Profissionais da Saúde Treinamentos em Emergências AAGAPE/CTESM A AAGAPE Santa Marcelina é uma associação de fomento para as ações de ensino, pesquisa,

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Tarde - 14:00 às 20:00 INVESTIMENTO FORMADOR.

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Tarde - 14:00 às 20:00 INVESTIMENTO FORMADOR. SUPORTE BáSICO DE VIDA (SBV) E DAE PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE CERTIFICAÇÃO AHA E INEM (OUT 2016) - LISBOA Está preparado para salvar uma vida? O curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhador Automático

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza

PRIMEIROS SOCORROS. Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza PRIMEIROS SOCORROS Enfa Sâmela Cristine Rodrigues de Souza Primeiros socorros Noções básicas b de sinais vitais Perfil do socorrista Vias aéreas a obstrução Ressuscitação cardiopulmonar RCP Ferimentos,

Leia mais

FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE PARA ATUAREM NA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA: UM ESTUDO PROSPECTIVO

FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE PARA ATUAREM NA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA: UM ESTUDO PROSPECTIVO FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE PARA ATUAREM NA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA: UM ESTUDO PROSPECTIVO Autores : Jadson de Oliveira RODRIGUES; Vanessa de Freitas

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº002 / 2009

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO PARECER COREN-SP CAT Nº002 / 2009 1 PARECER COREN-SP CAT Nº002 / 2009 Assunto: Realização de intubação traqueal por enfermeiros. 1. Do fato Solicitado parecer pela diretoria do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência e Sociedade

Leia mais

INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA

INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA INTRODUÇÃO MOBILIZAÇÃO DO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMA Primeiros Socorros: Conceito São os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Estudando os Pontos. 4º Iniciar as compressões, com 1 ou 2 socorristas para Ad e Adol 30:2;

PRIMEIROS SOCORROS. Estudando os Pontos. 4º Iniciar as compressões, com 1 ou 2 socorristas para Ad e Adol 30:2; Edis Rodriguês Emergência Pré-Hospitalares PRIMEIROS SOCORROS Diretrizes criadas para os profissionais que executam a RCP e ACE. O Guidelines 2015 para RCP e ACE, foi revisado por 250 pessoas de 39 países.

Leia mais

Como reconhecer uma criança criticamente enferma? Ney Boa Sorte

Como reconhecer uma criança criticamente enferma? Ney Boa Sorte Como reconhecer uma criança criticamente enferma? Ney Boa Sorte Passo 1 - Avaliar a criança Prevendo a parada cardiopulmonar A parada cardiopulmonar em lactentes e crianças raramente é um evento súbito!

Leia mais

AUTOR NICOLAU BELLO

AUTOR NICOLAU BELLO nicobelo@hotmail.com 1 EVOLUÇÃO PRIMÁRIA ESTADO DE CONSCIÊNCIA A.------>Abrir vias aéreas. B. ----->Verificar a respiração. V.O.S. C.---> Verificação de circulação. 2 ESTADO DE CONSCIÊNCIA CONSCIÊNCIA:

Leia mais

28/03/ % 52% 19% Pré hospitalar 24h. de internação 48h. de internação 30 dias pós IAM DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO

28/03/ % 52% 19% Pré hospitalar 24h. de internação 48h. de internação 30 dias pós IAM DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO ÓBITOS 2007 EMERGÊNCIAS CARDIOVASCULARES 350000 300000 250000 200000 150000 100000 131032 104498 308466 161491 50000 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle 0 CAUSAS EXTERNAS DE MORBIDADE E MORTALIDADE DOENÇAS

Leia mais

Primeiros Socorros. Profa Fernanda Barboza

Primeiros Socorros. Profa Fernanda Barboza Primeiros Socorros Profa Fernanda Barboza Primeiros Socorros: Conceito São os cuidados de emergência dispensados a qualquer pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito (intercorrência clínica),

Leia mais

O que fazer quando seu bebê engasgar

O que fazer quando seu bebê engasgar O que fazer quando seu bebê engasgar? + Esta cartilha destina-se a todas as pessoas, em especial mães, pais e familiares de crianças menores de 1 ano de idade. Qualquer criança corre o risco de engasgar

Leia mais

REANIMAÇÃO EM CASO DE AFOGAMENTO

REANIMAÇÃO EM CASO DE AFOGAMENTO Página 1 de 5 1. Abordagem. Após a fase de aproximação. 2. Ventilações de emergência na água. Após verificação de inconsciência da vítima. 3. Reboque. Após a abordagem à vítima. Rescue tube, nadadeira,

Leia mais

Novas diretrizes da ressuscitação cardiopulmonar

Novas diretrizes da ressuscitação cardiopulmonar Novas diretrizes da ressuscitação cardiopulmonar Maria Celia Barcellos Dalri I ; Izilda Esmenia Muglia Araújo II ; Renata Cristina de Campos Pereira Silveira III ; Silvia Rita Marin da Silva Canini IV

Leia mais

PRIMEIROS SOCORROS. Apostila REVALIDAÇÃO

PRIMEIROS SOCORROS. Apostila REVALIDAÇÃO PRIMEIROS SOCORROS Versão 2015 Revisada por Rafael Carvalho Data de criação 01/11/2013 Data de modificação 29/07/2015 Tipo de documento Atualizada por Instrutores de Primeiros Socorros COMISSÁRIOS Quando

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 361841 A parada cardiopulmonar é a cessação da circulação e da respiração. É uma emergência dramática, especialmente quando se trata de paciente pediátrico. Requer do enfermeiro conhecimento dos

Leia mais

Memória Descritiva. Curso: Suporte Básico de Vida Adulto (SBV-Adulto) Fundamentação:

Memória Descritiva. Curso: Suporte Básico de Vida Adulto (SBV-Adulto) Fundamentação: Curso: Suporte Básico de Vida Adulto (SBV-Adulto) Fundamentação: As situações de paragem cardiorrespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte que ocorre habitualmente fora

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. 01/11 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. 01/11 CREMEB 1 - DO OBJETO ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº. /11 CREMEB O objeto do Pregão Presencial é a aquisição de Manequins e Equipamentos médicos de treinamento, para montagem do Núcleo

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO MATERNA. Agosto de 2016

RESSUSCITAÇÃO MATERNA. Agosto de 2016 RESSUSCITAÇÃO MATERNA Agosto de 2016 Óbitos maternos segundo Ano do Óbito Período: 2004-2014- DATASUS 1900 1850 1800 1750 1700 1650 1600 1550 1500 1450 1400 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012

Leia mais

[244] 113. TRAUMA PEDIÁTRICO

[244] 113. TRAUMA PEDIÁTRICO [244] Efetuar o transporte da paciente para o hospital em todos os casos. Incluir no exame a avaliação da irritabilidade uterina (presença de contrações e seu ritmo) e a altura do fundo de útero. Prestar

Leia mais

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV)

SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) SUPORTE BÁSICO DE VIDA (SBV) 1 SBV ou Primeiros Socorros, são as medidas iniciais e imediatas aplicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, para garantir a vida da vítima

Leia mais

Corpo de Bombeiros. São Paulo

Corpo de Bombeiros. São Paulo Corpo de Bombeiros São Paulo AFOGAMENTO Afogamento é a aspiração de líquido, causado por submersão. Infelizmente, é uma ocorrência constante e recorrente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO

RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO Diretrizes de 2010 Manual RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO Prefácio O desafio principal deste treinamento é simplificar as ações dos socorristas leigos habilitando-os á realizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ALEJANDRO MACHADO SOSA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ALEJANDRO MACHADO SOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ALEJANDRO MACHADO SOSA ATUALIZAÇÃO EM PARADA CARDIORRESPIRATORIA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA DO SUS EM TOCANTINS Florianópolis-SC 2014

Leia mais

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim INTUBAÇÃO TRAQUEAL Profª Enfª Luzia Bonfim Intubação traqueal consiste na introdução de um tubo na luz da traquéia. Pode ser realizada através das narinas (via nasotraqueal), boca (via orotraqueal) ou

Leia mais