Parabéns!! Você está grávida!

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1 Parabéns!! Você está grávida!

2 Você está grávida e mudanças acontecerão no seu corpo e nas suas emoções. É um caminho, um tempo e uma experiência ímpar, que você não perceberá, mas fará de você uma nova mulher e te ensinará a construir uma família. A expectativa é grande, principalmente quando se vive este momento pela primeira vez. No entanto, há inúmeros cuidados e atenções que a grávida deve seguir para ter um bebê saudável. A informação é o caminho para sua tranquilidade. Aqui te dou algumas dicas baseadas em dúvidas frequentes quando estamos grávidas.

3 Atividade física

4 Atividade física A prática de exercício físico promete um período de gestação repleto de bem-estar, pois melhoram a circulação sanguínea, relaxam, aumentam a capacidade pulmonar e melhora a percepção do próprio corpo, compreendendo melhor as transformações, fazendo sentir-se mais segura e preparandoa para o parto. De preferência acompanhada de um profissional capacitado. Monitore sua frequência manualmente. Evite atividades com impacto e lutas. É importante a orientação de um profissional. Se você já faz atividade física regular, poderá continuar fazendo, mas se não faz, iniciará apenas a partir de 12 semanas, após conversar comigo. Poderá fazer caminhadas, 30 minutos diariamente. Monitore sua frequência cardíaca durante a prática dos exercícios.

5 Alimentação

6 Alimentação A alimentação é fundamental na gestação para a formação do feto. Nós somos formados por 100 trilhões de células que são 100% dependentes de nutrientes. E na gestação o bebê precisa que a mãe se alimente da forma mais adequada possível para que toda a sua estrutura corporal seja formada corretamente.

7 Alimentação Coma de 3/3 horas, pois ajuda na manutenção da glicose e no controle da fome; Insira de 3 a 5 porções de frutas ao dia e vegetais e legumes diariamente, pois eles permitem o melhor funcionamento do organismo da mãe e do bebê. Não esqueça das folhas verdes escuras! Alimentos fontes em Ômega 3 como atum, salmão, sardinha, sarda, são muito importantes nesse período. Nutrientes como Zinco, Selênio não pode faltar na sua alimentação.

8 Alimentação Enlatados, embutidos, temperos prontos, fast-food, alimentos semi-prontos não devem estar presentes na alimentação da gestantes, pois eles contém uma substancia chamada glutamato monossódico que é prejudicial ao feto. Não substitua suco da fruta ou polpa por sucos industrializados. Evite alimentos ricos em gordura saturada ou fritos pois prejudicam a saúde da gestante e do bebê e pode ajudar no ganho de peso excessivo da gestante. Evite também refrigerantes e alimentos ricos em gorduras artificiais como sorvetes, biscoitos, massas folhadas, empadas que são pobres em nutrientes e muito calóricos.

9 Alimentação Adoçantes e alimentos light e diet devem ser consumidos somente sob orientação do nutricionista e/ou obstetra. E não deixe de consultar um nutricionista, pois a alimentação saudável pode fazer muito pelo seu bebê.

10 Remédios

11 Não use medicação sem me comunicar. Adoçantes A sucralose é o ideal. O Aspartame é categoria 2 e por isso são liberados. Atenção: O Ciclamato e a Sacarina são proibidos. Não utilize Stévia.

12 Sintomas comuns na gravidez

13 A grávida fica sonolenta preguiçosa e esquecida. O intestino fica mais lento, é comum acumular gases e precisar de mais força para evacuar. A secreção esbranquiçada vaginal aumenta. O bico do peito escurece pelos hormônios da gravidez. Aumenta a vontade de urinar. Você acordará à noite algumas vezes. Levante lentamente da cama pela manhã. Reduza o stress. As náuseas e vômitos são comuns no início da gravidez. São sinais indiretos de que sua gravidez está bem, mesmo que sejam intensos e você perca peso. Seu bebê utiliza o que você já tem, não se preocupe, passará após 13 semanas. Em algumas mulheres podem persistir até 16 semanas.

14 Siga uma dieta rica em proteína e carboidratos complexos (São mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão... Mas tome cuidado para não exagerar!) eles combatem as náuseas. Coma com frequência, a cada 3 horas e antes de sentir fome. Azia e refluxo são comuns principalmente a partir do 7 mês. Fique atenta com sua alimentação. Não deite após o almoço. Dor lombar -A gravidez muda a coluna e a postura da mulher e pode causar dores. Principalmente a partir de 20 semanas. Não causa problemas para seu filho. A atividade física com alongamento pode te ajudar. O útero é constituído por músculos que se contraem aleatoriamente durante toda a gravidez, são contrações chamadas de Braxton-Hicks. São indolores e podem causar desconforto, são perceptíveis à medida que a gravidez evolui. São elas que mantêm a gravidez.

15 Movimentos do bebê A partir de 20 semanas as mães de primeira vez sentem os movimentos fetais. As mães experientes podem sentir antes. É só observar após as principais refeições.lembre-se que seu bebê dorme. A partir de 30 semanas o bebê tem coordenação motora, os movimentos ficam mais suaves. Lembre-se, a partir de 19 semanas seu bebê já tem audição. Edema nos pés o inchaço aparece a partir de 30 semanas, principalmente a tarde e à noite. As mãos incham principalmente pela manhã com sensação de formigamento e melhoram no decorrer do dia. A pressão do útero crescendo pode provocar varizes ou alguns vasinhos nas pernas com dor ou inchaço. É importante que use meias de compressão. Deite sempre do lado esquerdo.

16 Vacinas Leve seu cartão de vacina na consulta até a 20 semana.

17 Sintomas importantes: O sangramento não deve acontecer em nenhuma fase da gravidez. Avisa-me imediatamente.

18 Lembre-se: Fique confiante e otimista na sua gravidez. Leve para seu filho uma energia positiva. Faça da sua gravidez um tempo saudável. Estaremos juntos por um período de nossas vidas e meus esforços serão para que tenha uma gravidez saudável e feliz física e emocionalmente. Compartilhe suas dúvidas e sentimentos comigo.

19 Importante: Faça uma consulta pediátrica pré-natal Consulta Pré-anestésica no Vitória Apart Conheça a Maternidade onde terá seu parto Curso Gestantes Unimed ( ) Curso de Gestantes Vitória Apart ( ) Fisioterapia se desejar Cinta - comprar com 36 semanas Lavar as roupas a partir de 33 semanas e prepare sua mala e a do bebê Faça seu Plano de Parto Depilação não é necessária, mas se desejar pode ser feita até 37 semanas

20 Os laços afetivos entre mãe e filho vão sendo fortalecidos, à medida que a gravidez avança, mas o parto é, sem dúvida, o momento mágico, onde mãe e filho trocarão o primeiro olhar. É um momento de segurança, acolhimento e muita emoção. Lembre-se de viver intensamente esta fase de vida. Dra. Maria Angélica Cardoso Belonia

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