Manual de Estágio. Pedagogia - 6º Semestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Estágio. Pedagogia - 6º Semestre"

Transcrição

1 Manual de Estágio Pedagogia - 6º Semestre

2 Sumário Manual de Estágio PEDAGOGIA - 6º Semestre Regulamento de estágio curricular supervisionado do curso de pedagogia Estágio supervisionado do curso de pedagogia Informações iniciais do estágio supervisionado ES Calendário de acompanhamento acadêmico e entrega de documentação de estágio supervisionado Procedimentos necessários para a realização do estágio Documentações obrigatórias para os estágios supervisionados Orientação para estágio...07 Orientações para elaboração dos relatórios de estágio supervisionado...11

3 Pedagogia - 6º Semestre Manual de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA INTRODUÇÃO Os Estágios Supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Têm como finalidades básicas proporcionar a complementação da formação escolar e permitir ao estudante ter acesso ao seu futuro campo de atuação profissional. 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA O Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, apresentado à Universidade Paulista (UNIP) é um requisito obrigatório para a obtenção do diploma dos Cursos Superiores de Graduação. Há que se considerar os seguintes parâmetros legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 Art 65 A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia Resolução nº 1 do CNE/CP de 15 de maio de 2006 Art 7º - inciso II 300 horas dedicadas ao estágio supervisionado prioritariamente, em Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso conforme o projeto pedagógico da Instituição. Art 8º - inciso II nos termos do projeto pedagógico da Instituição, a integralização de estudos será efetivada por meio de: prática de docência e gestão educacional que ensejem aos licenciandos a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens do ensino ou de projetos pedagógicos tanto em escolas como em outros ambientes educativos. Neste curso, conforme matriz curricular da UNIP Interativa, o número de horas para a realização do Estágio Supervisionado total é de 400 (quatrocentas) horas a serem cumpridas ao longo do curso, sendo: 50 (cinquenta) horas em Orientação Educacional; 50 (cinquenta) horas em Supervisão Escolar; 100 (cem) horas no Magistério de Educação Infantil; 100 (cem) horas no Magistério do Ensino Fundamental Anos Iniciais; 50 (cinquenta) horas na Administração-Gestão Escolar e 50 (cinquenta) horas na Administração-Gestão da Educação na Empresa. A realização do estágio curricular, por parte do estudante, não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza. (Art. 3º da Lei nº /2008).

4 Manual de Estágio Salienta-se que a avaliação do Estágio Supervisionado, considerará o cumprimento do previsto na matriz e apresentação da documentação proposta, indicando quando APROVADO: A aprovação exige: A entrega da documentação corretamente, No prazo previsto e Deve atender as normas do estágio, conforme o Regulamento de Estágio. Atenção: em caso de não cumprimento haverá PENDÊNCIA a ser cumprida. 1.1 RESPONSABILIDADES DA COORDENAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Analisar, controlar e acompanhar os processos dos alunos referentes aos Estágios Supervisionados; Divulgar o calendário para o cumprimento dos Estágios Supervisionados; Acompanhar e avaliar os resultados das fases elaboradas no Plano de Estágio; OBS: O Coordenador do Estágio Supervisionado da Unip Interativa possui autonomia para deliberar em relação a casos omissos neste Regulamento. 1.2 RESPONSABILIDADES DA UNIP: A UNIP não tem perante a legislação vigente qualquer obrigação de conseguir os referidos Estágios para os alunos, restringindo-se ao acompanhamento acadêmico dos Estágios Supervisionados, conforme estabelece a Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de Poderá, após análise de propostas, colaborar com convênios que não causem qualquer ônus à Instituição. 1.3 RESPONSABILIDADE DO ALUNO: Contatar as Instituições para a realização dos estágios com a documentação determinada. Apresentar relatório e demais documentos conforme prazo previamente estabelecido, proposto pelos Professores Supervisores. Verificar resultado da avaliação, e em caso de alguma irregularidade entrar em contato imediatamente com o tutor do curso de Pedagogia, por meio da disciplina de Prática ou Projetos e Práticas no Blackboard. 1.4 RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO: Orientar e apoiar o aluno na execução do Estágio fornecendo os documentos necessários para comprovação do Estágio Supervisionado; Documentar através de fichas e no prontuário do aluno a efetivação da parte prática supervisionada, conforme exigência legal. Os Coordenadores têm autonomia para deliberar em relação a casos omissos neste roteiro. 2 INFORMAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ES Toda a documentação obrigatória, elaborada no início e no término dos Estágios Supervisionados, integra a avaliação do aluno.

5 Pedagogia - 6º Semestre Por ser parte obrigatória para a obtenção do diploma dos Cursos Superiores de Graduação da UNIP é de responsabilidade da Coordenação de Estágios e do Curso a verificação da entrega da documentação. Conforme a legislação vigente, os estágios deverão ser conseguidos pelos próprios alunos junto às Instituições públicas e privadas, seguindo as solicitações dos professores-supervisores de cada área de formação. O aluno deve entregar, impreterivelmente dentro do prazo, a documentação exigida e citada neste regulamento. Entretanto, o simples ato de entrega não caracteriza APROVAÇÃO. Esta só acontecerá após avaliação de todos os documentos entregues. O aluno que não seguir o regulamento estabelecido ficará em PENDÊNCIA, devendo, providenciar sua matrícula para o semestre seguinte, no estágio correspondente. Toda documentação (cartas de apresentação, fichas de registro de atividades e suas respectivas capas) deverá ser retirada pelo aluno, no site na plataforma de ensino Blackboard em seu ambiente acadêmico, na aba Estágios e Trabalhos de Curso. 3 - CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Calendário de Entrega da Documentação Obrigatória: será postado no Avisos do Blackboard. Os documentos serão recebidos e protocolados pelo Polo que deverá encaminhá-los à Coordenação UNIP Interativa, no endereço: Av. Torres de Oliveira, 330 Jaguaré, São Paulo SP, CEP: PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO O aluno deverá apresentar à Instituição onde estagiará a documentação de início de Estágio, constante neste Regulamento. O aluno também apresentará à Coordenação de Estágios a documentação de término de Estágio, relatórios parciais e final constante do Regulamento de acordo com a data estabelecida pela Coordenação de Estágios da Unip Interativa. 5-DOCUMENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS 5.1 PLANO INICIAL DE ESTÁGIO (Será necessário o envio apenas via para o seu tutor eletrônico) Apresentação de um plano inicial constando a pretensão da realização de estágio com: Identificação do aluno; Identificação do Polo; Escolas em que pretende estagiar (constando nome, tipo de Instituição, se pública ou particular, a modalidade de ensino, nome do diretor responsável, endereço e telefone da Unidade Escolar); OBS: É necessário ter no mínimo duas realidades escolares e/ou outra Instituição conforme a solicitação do semestre. Deverá constar um item onde se informe as necessidades especificas do estagiário e/ou da região em que se pretende estagiar.

6 Manual de Estágio 5.2 FICHA DE CREDENCIAMENTO (CARTA DE APRESENTAÇÃO) PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Devem ser assinadas pelo próprio aluno e pelo professor Coordenador Supervisor da UNIP, sem necessidade do reconhecimento da firma; 5.3- FICHA COORDENADORIA DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO (TÉRMINO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO) Ficha para Estágio Supervisionado - assinada pelo próprio aluno e pelo responsável no local de estágio, com necessidade do carimbo da Instituição e reconhecimento da firma do responsável (em geral, o diretor). Conforme orientação de professor da disciplina de Estágio Supervisionado, apresentação das fichas de: 1º - Fichas Coordenadoria de Estágio em Educação (Em plástico A4 logo após a capa plástica); 2º - Ficha de Credenciamento 3º - Ocorrência diária; 4º - Relatórios; 5º - Portfólio e/ou anexos. O estagiário poderá usar tantos formulários quantos forem necessários, anexando-os por escola ou colocar na ordem da numeração Coordenadoria de Estágio em Educação (não esquecer de colocálas no plástico A4 logo após a capa plástica), ficha de credenciamento, ficha de ocorrência diária, relatório final, portfólio e anexos. 5.4 Local de Estágio O aluno que possuir vínculo empregatício com uma Instituição na qual fará estágio, somente poderá nela contar, até 10% da carga requerida pela Prática de Estágio especifica no semestre, conforme analise realizada pela Coordenação de Estágios da UNIP. Dá-se preferência a outras instituições para estágio, dentre as de natureza públicas, ou para-estatais ou particulares, que não as do próprio trabalho do estagiário. INFORMAÇÕES IMPORTANTES A documentação exigida para o Estágio Supervisionado NÃO PODERÁ CONTER RASURAS. O Relatório de Estágio deverá ser entregue na seguinte ordem: 1º Fichas da Coordenadoria de Estágio em Educação ( em Plástico A4). 2º Ficha de Credenciamento, Fichas de Ocorrência Diária, Portfólio e outros Anexos (Toda a documentação de estágio, a saber: fichas, relatórios e anexos, deverá ser entregue em uma única versão espiralada, respeitando a ordem supracitada). Nas datas determinadas, o conjunto de documentação exigido deverá ser entregue já completo. NÃO SERÁ PERMITIDA ENTREGA PARCIAL DE DOCUMENTOS. Os alunos que não cumprirem os Estágios ficarão em Pendência dos mesmos e deverão providenciar a matrícula novamente, para realizá-los em outra oportunidade. É condição de obtenção do título de licenciado em Pedagogia a integralização de todos os Estágios. Não serão aceitos estágios realizados aos sábados, domingos e feriados (locais ou nacionais). Na entrega da documentação final, o professor ou funcionário responsável deverá protocolar o recebimento. Deve-se respeitar a formatação original dos documentos que foram disponibilizados na plataforma Blackboard. Os alunos deverão imprimir as fichas localizadas no Blackboard na ABA ESTÁGIOS E TRABALHOS DE CURSO.

7 Pedagogia - 6º Semestre OBS: A UNIP Interativa, cumprindo a Lei de Estágios, n , de 25/09/2008, considerará o máximo de 06 (seis) horas diárias corridas de atividades ou 08 (oito) horas com intervalo de uma hora, conforme preconiza a Lei acima citada. ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO Prezados Alunos, As fichas para estágio já estão disponíveis na plataforma Blackboard. É necessário que o aluno acesse o AVA, na aba ESTÁGIOS, onde encontrará o Regulamento de Estágios e outras informações pertinentes ao assunto. Orientações Os cursos de graduação oferecidos pela UNIP se caracterizam pelo compromisso de integrar o ensino com a pesquisa e promover a extensão, visando à formação de sujeitos autônomos, responsáveis e profissionalmente competentes para responder aos desafios da realidade atual. Para tanto, primarão pelo foco no mercado de trabalho e pela qualidade do Projeto Pedagógico, orientação que se espera atingir por meio da sinergia entre os seguintes fatores: a ação indissociável entre reflexão e ação e teoria e prática profissional... (Plano de desenvolvimento Institucional da UNIP). Dentre as competências e habilidades visadas na formação do Pedagogo e previstas no Projeto Pedagógico do Curso, pretende-se: Ampliar as vivências práticas, culturais, cientificas e acadêmicas valorizando conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política social brasileira para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa. Assim, nesta Universidade, os alunos são incentivados a conhecer ambientes escolares e não escolares, entrando em contato com as diferentes realidades. O estágio deve ser realizado em escolas da rede pública federal, estadual, municipal e/ou escolas particulares da Educação Básica e outras Instituições, em conformidade com as exigências do Projeto Pedagógico do Curso. As fichas de estágio devem ser preenchidas rigorosamente de acordo com as orientações do professor e entregues na época estipulada pelos professores de Práticas, ao longo do curso, devidamente datadas, assinadas e com os campos preenchidos. O aluno é responsável por suas fichas até a entrega ao Pólo que as encaminhará à UNIP Interativa. Formulários Os formulários a serem preenchidos são: Ficha de Coordenadoria de Estágio em Educação ; Ficha de Credenciamento; Ficha de Ocorrência Diária O preenchimento das fichas deve ser feito de próprio punho. ( Não serão aceitas fichas digitadas )

8 Manual de Estágio Semestre Carga Horária Área Total 1º º 25 horas Orientação Educacional 25 horas 3º 25 horas 100 horas Orientação Educacional Educação Infantil 125 horas 4º 50 horas Supervisão Escolar 50 horas 5º 100 horas Ensino Fundamental 100 horas 6º 100 horas Prática de Gestão de Escola em Empresa 100 horas PRÁTICA DE GESTÃO EM ESCOLAS Horas Atividades Observação de atividades de gestão em escolas públicas (estadual e/ou municipal) de Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Médio. O que pode ser observado tanto nas escolas públicas quanto nas particulares? A rotina da equipe gestora (direção, vice-direção ou assistente de direção): reuniões; tomadas de decisões; atendimentos aos pais; atendimento aos alunos; negociações com fornecedores; prestações de contas; controle de pessoal; pagamento; visitas aos órgãos superiores (diretorias de ensino, secretarias de educação); participação de eventos; acompanhamento de entrada de alunos; visitação pelas dependências da escola; controle de merenda; controle de estoque de merenda; controle do patrimônio da escola; licitações; controle de serviços de terceiros; organização de eventos; etc. Rotinas da secretaria: preenchimento de formulário; confecção de históricos; preenchimento de documentos diversos de alunos; vida funcional; atendimento ao público; atendimento aos alunos; atendimentos aos órgãos superiores; preenchimento de laudas (publicações do Diário Oficial do Estado ou Município que atualmente tem sido online); demanda com a direção da escola; atendimento aos professores; atendimento aos funcionários; arquivo etc. Há outras possibilidades, pois as atividades de gestão não são rotineiras e variam de acordo com o município ou estado em que a escola encontra-se localizada. Portanto, cabe ao estagiário valer-se das oportunidades que o momento lhe oferecer. Preencher jogo de fichas. Observação de atividades de gestão em escolas particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e/ou Médio. 1 Preencher jogo de fichas. 1 Caso o aluno tenha dificuldade em realizar essas horas em escolas particulares, poderá diluí-las nas escolas públicas. Todavia, é importante que se busque este tipo de experiência, pois, enquanto pedagogos podemos atuar tanto na iniciativa privada quanto na pública.

9 Pedagogia - 6º Semestre 10 5 Total Projeto 1 Análise Socioeconômica da Realidade Escolar: o (a) aluno (a) deverá diagnosticar a realidade socioeconômica, cultural e educacional do entorno das escolas observadas e apresentar, em forma de projeto, uma proposta de melhoria ou de implementação para a realidade observada (Não é necessária a apresentação de tal projeto para a escola estagiada, mas o mesmo deve ser enviado em forma de texto para UNIP). Projeto 2 Implantação da tecnologia na Gestão Escolar: o (a) aluno (a) deverá propor um projeto, mostrando o emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão escolar considerando-se as dimensões: administrativa, financeira e pedagógica. (Não é necessária a apresentação de tal projeto para a escola estagiada, mas o mesmo deve ser enviado em forma de texto para UNIP). Preencher fichas: Coordenadoria de Estágio e Ocorrência Diária Obs.: O professor da Unip assinará as fichas destas atividades. Relatório Final: elaborar relatório final, conforme orientações deste manual. Preencher fichas: Coordenadoria de Estágio e Ocorrência Diária Obs.: O professor da Unip assinará as fichas destas atividades. 50 horas de atividades realizadas JOGO DE FICHAS: Credenciamento/Coordenadoria de Estágio/Ocorrência Diária (quantas forem necessárias para cada realidade escolar). PRÁTICA DE GESTÃO EM EMPRESAS Horas 35 Atividades Observação das atividades desenvolvidas pelo setor e/ou profissional responsável pelo departamento de Recursos Humanos (RH). As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Nestes termos, o capital humano das organizações composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo passou a ser uma questão vital para o sucesso do negócio, ou seja, o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. Dentre as diversas áreas de Recursos Humanos, temos a de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) que é responsável por desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas. Numa dimensão mais ampla algumas empresas, especialmente as de grande porte, passaram a ofertar a educação corporativa por meio de Universidades Corporativas. Diante disso, o estudante de pedagogia deverá buscar nos ambientes não-escolares atividades inerentes à pedagogia empresarial que é uma área de atuação do pedagogo no ambiente corporativo com vistas à observação e análise das rotinas deste e de outros profissionais que realizam a gestão do conhecimento e conseqüentemente da educação neste segmento. Portanto, o estágio poderá ser realizado em empresas públicas e privadas, ONGs, Sindicatos, igrejas, clubes esportivos etc.

10 Manual de Estágio O que pode ser observado? No departamento de Recursos Humanos: a relação entre os colaboradores do departamento; a relação dos profissionais do departamento de RH com os demais colaboradores da empresa; se há algum tipo de treinamento na organização; as etapas do processo de treinamento; que técnicas que são utilizadas nos programas de treinamento; que indicadores de medida de desempenho podem ser identificados quando da avaliação dos resultados em um programa de treinamento; quem pode participar dos treinamentos; como é feita a avaliação do treinamento; que modalidade de curso é oferecida pela organização (presencial ou à distância?); se a organização tem parceria com outras instituições voltadas para o desenvolvimento de recursos humanos ou se o treinamento é feito pela própria empresa; quem são os profissionais responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento na organização; se há pedagogos atuando no departamento de RH etc. Planejamento de recursos humanos: que modelo é utilizado? a) há a procura de mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado; b) há requisição de mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias; c) há substituição de postos de trabalho. Preencher jogo de fichas Total Projeto 1 Programa de treinamento & Desenvolvimento: (a) aluno (a) deverá elaborar um projeto de treinamento na área de gestão de pessoas. O projeto deverá prever os recursos necessários à sua implementação e um roteiro orientando todos os passos que devem ser seguidos para o sucesso do projeto. Deve constar ou pelo menos sugerir estratégias que podem ser empregadas para estimular a adesão das pessoas ao projeto e um modelo de avaliação para o mesmo (Não é necessária a apresentação de tal projeto para a empresa estagiada, mas o mesmo deve ser enviado em forma de texto para UNIP). Projeto 2 Treinamento & Desenvolvimento na era da informação: o (a) aluno (a) deverá elaborar um projeto de treinamento e desenvolvimento de competências de recursos humanos utilizandose da Internet como veículo de comunicação e da mídia impressa para a elaboração de materiais instrucionais. (Não é necessária a apresentação de tal projeto para a empresa estagiada, mas o mesmo deve ser enviado em forma de texto para UNIP). Preencher fichas: Coordenadoria de Estágio e Ocorrência Diária Obs.: O professor da Unip assinará as fichas destas atividades. Relatório Final: elaborar relatório final, conforme orientações deste manual. Preencher fichas: Coordenadoria de Estágio e Ocorrência Diária Obs.: O professor da Unip assinará as fichas destas atividades. 50 horas de atividades realizadas 10 JOGO DE FICHAS: Credenciamento/Coordenadoria de Estágio/Ocorrência Diária (quantas forem necessárias para cada realidade escolar). Etapas para realização dos Projetos Os projetos de ambas as áreas deverão conter de 5 a 8 páginas incluindo referências bibliográficas. Cada projeto deverá contemplar:

11 Pedagogia - 6º Semestre Introdução: apresentação sucinta do assunto. Objetivo: o que se pretende com o projeto. Justificativa: porque é importante realizar o projeto bem como sua contribuição para a formação do gestor. Procedimentos: como poderá ser realizada; quais são os passos que deverão ser percorridos. Avaliação: descrever de que forma o projeto poderá ser avaliado, durante o processo e no término do mesmo. Referências bibliográficas: elencar em ordem alfabética e de acordo com a ABNT eventuais livros, revistas, artigos etc. consultados para a realização do projeto. Orientações para Elaboração dos Relatórios de Estágio Supervisionado Bases para elaboração do relatório Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Nesse procedimento, compete ao estudante assistir às orientações de estágio e se necessário entrar em contato com os tutores para dirimir dúvidas. Não obstante, há várias maneiras de se pensar um relatório, portanto, acreditamos que ele pode ser considerado uma narrativa do que aconteceu durante o estágio. Nestes termos, é importante verificar e registrar tudo o que for ocorrendo, comparar com o previsto e anotar em rascunho para não esquecer detalhes que podem ser relevantes na redação final. A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante. A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem. Formatação Folha: A4 Fonte : Times New Roman ou Arial, 12 Margem superior e esquerda 3,0 cm/ Inferior e direita: 2,5 cm Alinhamento: justificado Espaçamento entre linhas: 1,5 cm Parágrafo ( primeira linha) 1,5 cm Espaçamento entre linhas 1,5 cm Composição do relatório - MÍNIMO 15 folhas A encadernação será em um único espiral (lembrando que após a capa de plástico transparente e a folha de rosto, deverá ser colocado um saco plástico A4 com todas as fichas de Coordenadoria de estágio em Educação, em seguida as demais fichas, bem como o restante do estágio projetos, relatórios, anexos 11

12 Manual de Estágio e outros - seguindo a ordem explicada anteriormente no item 5.3) A capa deverá ser de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso, conforme modelo que segue: Capa Exemplo: Modelo 1 As capas de relatórios devem ser resistentes o suficiente para proteger o conteúdo por tempo razoável e a apresentação deve ser de acordo com o indicado pela instituição (vide exemplos). No relatório, o tema ilustra a capa e este, pode converter-se em título. Sua localização é no centro da capa com todas as letras maiúsculas. Folha de rosto Exemplo: Modelo 2 A folha de rosto tem o mesmo conteúdo da capa e um pequeno texto explicativo. Deverão ainda constar, digitados em caixa de texto, logo abaixo do título finalidade do trabalho, curso, disciplina e nome do professor orientador. Esses dados são digitados com corpo menor (8 ou 10). Local e ano do término do trabalho são referidos a 3 cm do final da folha. 12

13 Pedagogia - 6º Semestre Introdução Nos relatórios das licenciaturas, além do nome completo e endereço deve-se colocar um histórico da escola na qual o estágio foi realizado. Cada estabelecimento recebe o nome de um educador e alguns detalhes sobre sua personalidade devem completar o histórico. Vale dizer que outros comentários sobre a fundamentação teórica e a justificativa também são necessários. Essas e outras informações, em geral, encontram-se no Plano de Gestão das escolas. Desenvolvimento Neste momento deve-se contemplar, o relato de todas as atividades realizadas. É o corpo do trabalho. Nestes termos, entendemos que: Esse relato pode ser em um só corpo. Pode também ser dividido em partes ou capítulos para facilitar a redação, dependendo de como foi elaborada a previsão. Se a proposta ou projeto for eficiente e bem organizado, certamente haverá muito a ser descrito. Não se deve esquecer que o tratamento estatístico torna o trabalho mais completo, auxiliando inclusive nas conclusões (BIANCHI et al., 2003 p. 79). Por outro lado, não é demais lembrar que é absolutamente necessário na licenciatura, durante o estágio, já em rascunhos, que se separe o que foi observado, de acordo com as partes previstas para o relatório. Portanto, portfólio e diário de campo devem ser companheiros inseparáveis dos estagiários. Os aspectos que devem ser contemplados nos relatórios são discriminados a seguir. a) Caracterização da realidade escolar Nesse item o aluno deverá fazer uma descrição geral do local do estágio privilegiando as seguintes informações que foram observadas por ocasião da realização do estágio: Características gerais do prédio da escola (fachada, espaço externo, tamanho, limpeza etc); Espaço interno (iluminação, pintura, limpeza, descrição das dependências); Horário de funcionamento da escola; Número de professores, alunos, funcionários; Número de classes (quando for do 1º ao 5º ano) ou séries (a partir do sexto ano); Outras caracterizações caso julguem necessárias. b) Analisar como são gerenciados os seguintes aspectos: Matrículas; Transferências; Currículo, programas, calendário e horário escolar; Estrutura administrativa da escola; Sistemas de manutenção da disciplina; Relações interpessoais entre o corpo: técnico, administrativo, docente, discente; e a comunidade; Regimento escolar; Plano escolar; Verificação do rendimento escolar; Projeto político pedagógico; Conselho escolar. 13

14 Manual de Estágio c) Dimensões específicas da equipe de gestão escolar Tomando-se como referência as observações feitas no ambiente escolar em que estagiou e eventuais entrevistas, relatar as seguintes atividades: Reuniões; Planejamentos; Estilo de gestão; Sistemas de comunicação e tomada de decisão; Relação escola e comunidade (caracterizar a comunidade: nível socioeconômico, infra-estrutura disponível, características gerais do bairro etc.); Formas de avaliação dos alunos e professores; Sistemas de comunicação (relação) da direção com professores e suporte pedagógico (supervisor de ensino, coordenador Pedagógico, Orientador Educacional etc.); Análise da construção do Projeto Político Pedagógico na escola; Outras atividades julgadas importantes pelo estagiário acerca da dinâmica da escola. ASPECTOS INERENTES À GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA EMPRESA O Relatório final é único para ambas as práticas, tanto de Gestão em Escolas, quanto de Gestão em Empresas, portanto deve-se continuar a elaborar o texto do relatório ao que cabe às Empresas como item d, como segue: d) Perfil da instituição observada Nesse item o aluno deverá fazer uma descrição geral do local do estágio privilegiando as seguintes informações que foram observadas por ocasião da realização do estágio: Histórico da instituição (empresa); Contexto socioeconômico do entorno da empresa; Estrutura organizacional (neste item o aluno ou aluna deverá mencionar qual é o papel de cada membro da organização de forma descritiva e por meio de um organograma); Fluxo decisório; Missão, visão e objetivos da instituição observada; Caracterização do espaço físico da empresa observada; Caracterização dos recursos humanos. Outras caracterizações caso julguem necessárias. e) Atividades específicas de estágio: Descrição da área de atuação do estágio; Modelo do desenho do programa de treinamento; Composição do custo com treinamento e desenvolvimento: despesas com pessoal; despesas materiais; despesas diversas. Conclusão A conclusão é parte muito especial do relatório e representa em profundidade a competência do 14

15 Pedagogia - 6º Semestre estudante. O aproveitamento obtido com esse importante aspecto da aprendizagem na redação final demonstra claramente qual foi à atuação do aluno nas atividades de estágio supervisionado. Data e assinatura do estagiário Perguntas e respostas possíveis sobre o estágio em Gestão escolar. 1. Quem assina a parte interna, da ficha de Coordenadoria de Estágio em Educação? Reposta: o diretor, vice-diretor, assistente de direção, coordenador pedagógico, etc. Ou seja, a autoridade com a qual você estagiou. 2. Quem assina a ficha de Credenciamento? Reposta: o(a) diretor (a) da escola. 3. Preciso reconhecer firma do diretor em todas as escolas que estagiei? Reposta: sim. Cada escola deve ter uma ficha e cada uma delas deve ser assinada pelo diretor e ter sua assinatura reconhecida em cartório. 4. Iniciei o estágio com um diretor, mas ele mudou de escola e agora quem assina? Reposta: a pessoa que estiver respondendo pela direção da escola. Lembre-se: sempre há alguém respondendo pela direção, embora não seja o diretor. 5. Posso fazer o estágio com o coordenador pedagógico da escola? Reposta: não. Esse estágio é de gestão e não de supervisão. Todavia, poderá participar de reuniões ou atividades diversas em que a equipe gestora se reúna 6. A observação de aulas conta como estágio de gestão? Reposta: não. Você até pode acompanhar alguém da direção em visita às salas de aula, pois é comum algum membro da equipe gestora fazer esse tipo de coisa. Mas não significa que possa apenas observar o trabalho docente. Isso você já fez em outro momento. 7. Posso fazer o estágio na mesma escola que fiz o de supervisão? Reposta: sugerimos que não, pois é importante que você conheça outras realidades e realizar todo o estágio em um mesmo espaço não agrega muito à formação do Pedagogo. Perguntas e respostas possíveis sobre a Gestão da Educação na Empresa. 1. Quem assina a parte interna da ficha de Coordenadoria de Estágio em Educação? Reposta: o diretor, gerente ou chefe de seção. Ou seja, a autoridade com a qual você estagiou. 2. Quem assina a ficha de Credenciamento? Reposta: o diretor ou encarregado de setor. 3. Preciso reconhecer firma do diretor da empresa em que estagiei? Reposta: sim. Cada empresa deve ter uma ficha e cada uma delas deve ser assinada pelo diretor ou gerente e ter sua assinatura reconhecida em cartório. 4. Iniciei o estágio com um chefe de departamento ou diretor, mas ele mudou de empresa e agora? Quem assina? Reposta: a pessoa que estiver respondendo pela direção da empresa no término do estágio. Lembrese: sempre há alguém respondendo pela empresa, embora não necessariamente seja o diretor. Outras dúvidas poderão surgir. Sugerimos que perguntem ao seu tutor responsável. 15

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Regulamento de Estágio

Regulamento de Estágio Regulamento de Estágio Capitulo I - Do Estágio e suas Finalidades Capitulo II - Da Forma de Realização Capitulo III - Da Inscrição, Duração e Encerramento do Estágio Capitulo IV - Do Acompanhamento e Avaliação

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF

Faculdade de Alta Floresta - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE ALTA FLORESTA - FAF Alta Floresta/2011 Sumário DA FINALIDADE E DA COORDENAÇÃO 03 DOS OBJETIVOS 04 DO CURRÍCULO E DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR ANEXO C UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (31) 3899-2526. E-mail: cobio@ufv.br NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: Habilitações: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Língua Espanhola e respectivas

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GRADE CURRICULAR 2008-2010 RIO CLARO 2010 1 REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Da Origem, Finalidades e das Modalidades Art. 1º -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 03/2011 Fixa normas para o Estágio Supervisionado em

Leia mais

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia

Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia Curso de Pedagogia Instituto de Ciências Humanas UNIP Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia DP - 5º semestre 2010 Pedagogia REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Alunos do 5º ciclo, a partir de 2012 Arujá - SP 2012 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO Pedagogia - 2º Semestre Sumário ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA...3 1.1 - Responsabilidades da Coordenação do Estágio Supervisionado...4 1.2

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Fatec Sorocaba REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Sorocaba, 2010 Reduza, Reutilize, Recicle REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO :

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Aluno: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : RA: Semestre: Turma: Endereço Completo: _ R. Cep: Telefone: E-MAIL Avaliação do Professor Orientador de Estágio:

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA O Manual ora apresentado visa orientar os alunos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 47/2010 de 30/04/2010) Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2010 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL FACSUL Sociedade de Ensino Superior do Leste do Paraná Ltda Diretor Geral Prof. Antonio

Leia mais

RESOLUÇÃO 001/2014 DA CONCEPÇÃO E DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO 001/2014 DA CONCEPÇÃO E DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO 001/2014 Dispõe sobre o Estágio Curricular Supervisionado do curso em atendimento ao que prevê o Projeto Pedagógico do Curso de Administração. A Coordenação do Curso de Administração, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPÍTULO I CONCEITOS, REQUISITOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPÍTULO I CONCEITOS, REQUISITOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO - 1 - - 1 - REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CAPÍTULO I CONCEITOS, REQUISITOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO Art. 1º Este regulamento normatiza a organização e funcionamento

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados na Gestão e Docência da Educação Infantil e na

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS Art. 1. Os estágios supervisionados específicos, obrigatórios e não-obrigatórios

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESU DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Estágio

Leia mais

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS VOTO CONSU 2009-02 de 23/04/2009 2011-03 de 24/03/2011 2012-19 de 14/06/2012 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO III GESTÃO ESCOLAR Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA Coronel Fabriciano 2012 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1 2. OBJETIVOS 1 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2 4. ATRIBUIÇÕES 2 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E AGENTES DE INTEGRAÇÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTÁGIO DE PEDAGOGIA INTRODUÇÃO Os Estágios Supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

RESOLUÇÃO N 003/2010

RESOLUÇÃO N 003/2010 RESOLUÇÃO N 003/2010 Institui regulamento para o cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da FCH/ FUMEC. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSOS NO USO DE SUAS

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/CP 05/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus CONSEACC

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS Compete à Coordenadoria de Estágios Supervisionados: promover, coordenar, supervisionar e avaliar o Estágio de Prática Forense. O Estágio

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as políticas

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. por. Fábio Zschornack Clarissa Tarragô Candotti CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. por. Fábio Zschornack Clarissa Tarragô Candotti CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS por Fábio Zschornack Clarissa Tarragô Candotti CONCEPÇÃO E COMPOSIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR Conforme

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Art.1º. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Administração da FASIP que visa a proporcionar

Leia mais

O Relatório Final de Estágio deverá ser produzido, obrigatoriamente, na área do curso em que o Estágio tenha sido, ou, esteja sendo realizado.

O Relatório Final de Estágio deverá ser produzido, obrigatoriamente, na área do curso em que o Estágio tenha sido, ou, esteja sendo realizado. 1 Fatec Garça Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica. Conforme Artigo 9º da Deliberação CEETEPS 12, de 14 de dezembro de 2009 o II - Estágio: é o ato educativo escolar

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II)

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FORMATAÇÃO E MODELO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (Estágio I e II) PROFESSOR: EDUARDO OLIVEIRA TELES 2011 FORMATAÇÃO GERAL DO TEXTO Margens:

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO E TCC - LOGÍSTICA Este guia é um resumo das normas sobre Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contidos no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

Instruções para se fazer o estágio obrigatório

Instruções para se fazer o estágio obrigatório Instruções para se fazer o estágio obrigatório 1. O estágio é obrigatório para se concluir o curso de Publicidade O estágio obrigatório está previsto no Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Gastronomia Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade que complemente a formação acadêmica oferecida pelas disciplinas

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica:

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá. Estágio Curricular Obrigatório. 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: Estágio Curricular Obrigatório 1. Considera-se Estágio Curricular a atividade de complementação acadêmica: 1.1 O estágio Curricular é a atividade acadêmica obrigatória para obtenção do Certificado de Conclusão

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLESA, ESPANHOLA E ALEMÃ) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA. 1. Licenciatura Plena UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PEDAGOGIA 1. Licenciatura Plena Prática de Gestão Escolar da Educação Básica Prática de Coordenação e Orientação Educacional da Educação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SET / 2013. INTRODUÇÃO O presente documento visa proporcionar ao aluno inscrito no Estágio Supervisionado do Curso

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

Escola SENAI Anchieta

Escola SENAI Anchieta REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO Versão 02 1. Do estágio O diploma de técnico só será conferido ao aluno que realizar, no país, a complementação curricular obrigatória, na forma de estágio supervisionado prevista

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID) CRONOGRAMA ENTREGA DE DOCUMENTOS Ficha de Estágio Termo de compromisso Controle de frequência Plano de trabalho Relatório final Seminário do Relatório final Avaliação e autoavaliação DATA PREVISTA Antes

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 4 Regulamento de Estágio do Curso de Serviço Social DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio Supervisionado, previsto no Currículo do Curso de Serviço Social será desenvolvido de acordo com as normas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA e CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Os Cursos Técnicos da área de Informática (Informática e Redes de Computadores) estabelecem

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

PRÓ- REITORIA DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA GERÊNCIA DE PÓS- GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

PRÓ- REITORIA DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA GERÊNCIA DE PÓS- GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM COMPUTAÇÃO APLICADA PRÓ- REITORIA DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA GERÊNCIA DE PÓS- GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM COMPUTAÇÃO APLICADA NORMAS PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Em sua Seção III, Regimento

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. APRESENTAÇÃO De acordo com a nova LDB, no Artigo 82, fica estabelecido que: Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

FACULDADE DO GUARUJÁ

FACULDADE DO GUARUJÁ FACULDADE DO GUARUJÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01/2011 REGULAMENTO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS GERAIS Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se em pré-requisito para

Leia mais